Com vacinação infantil contra Covid em ritmo lento, Pernambuco anuncia ‘Dia C’ de imunização de crianças

Com vacinação infantil contra Covid em ritmo lento, Pernambuco anuncia ‘Dia C’ de imunização de criançasDesde o início da vacinação contra Covid-19 de crianças entre 5 e 11 anos em Pernambuco, no dia 14 de janeiro, pouco mais de 25% desse público recebeu a primeira dose do imunizante. Considerando o ritmo lento da campanha, a Secretaria de Saúde do estado anunciou, nesta quinta-feira (17), o “Dia C” da vacinação infantil, no sábado, dia 26 de fevereiro.

O secretário apontou que os números indicam uma desaceleração da pandemia no estado, mas que ainda não é momento de relaxar e que é preciso reforçar a vacinação. “Vivemos hoje uma pandemia de não vacinados. Quatro de cada cinco mortes e quatro de cada cinco internados são pessoas que não tomaram todas as vacinas que deveriam ter tomado e atualmente”, declarou.

Já foram distribuídas 640.380 doses de vacinas contra a Covid-19 destinadas às crianças para os municípios pernambucanos. Destas, 300.979 foram aplicadas pelas cidades até a quarta-feira (16).

As estratégias dos municípios para avançar na imunização de crianças devem incluir, além do Dia C, vacinação nas escolas entre a segunda-feira (21) e a sexta-feira (25), bem como outros locais por onde os pequenos circulam, ao longo da semana.

A superintendente afirmou que não devem faltar unidades de vacina, já que o estado deve receber mais de 227 mil doses, entre remessas de Coronavac e Pfizer pediátrica, destinadas ao público infantil.