||| Giro Pelos Blog’s ( 19/10/2023 ) /// Quinta-feira |||

blog do FinFa

 

Ilma Valério reúne apoiadores em Carnaíba – A empresária e pré-candidata a prefeita de Carnaíba,  Ilma Valério, realizou na noite desta quarta-feira (18), uma reunião de alinhamento com apoiadores da sua pré-candidatura, onde houve  o lançamento do movimento, que tenta eleger a primeira mulher prefeita da história da terra de Zé Dantas.

O movimento contou com um bom grupo de apoiadores,  três vereadores de mandato, Neudo da Itã, Vanderbio e Irmão Paulinho, lideranças, comerciantes, profissionais liberais, entre outros.

Na oportunidade, Ilma  justificou sua pré-candidatura: “Quero dizer para vocês que não tenho nenhuma vaidade em me tornar prefeita, também não tenho interesse financeiro nesse cargo, enxergo essa tarefa como uma missão de vida, de melhorar a vida dos carnaibanos, que tem passado por maus momentos, esse é na verdade meu intuíto. O que desejei para mim, eu já conquistei, hoje quero apenas poder contribuir com a minha terra e meu povo trazendo um modelo de gestão pública diferenciada, moderna, parcerias com a iniciativa privada, onde gera emprego e renda. A minha decisão em ser pré-candidata foi motivada por um sentimento de gratidão, em olhar para trás e ver que tudo que sou e tudo que tenho eu devo à Carnaíba, foi aqui que tudo começou.”

Inaugura – O prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, ao lado do vice-prefeito Dr. Ecleríston Ramos, estarão inaugurando nesta quinta-feira (19), às 19 horas, a pavimentação da Rua Rua Severino Vieira Machado, no Bairro Ipiranga

Convidou ou não? – Este blogueiro foi informado, que o prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, convidou o ex-sub comandante do 23º BPM, Cel. Julierme Veras de Moura (foto), para comandar a Guarda Municipal.

Na casa Civil – O deputado estadual José Patriota, articulou com o Secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, para receber nesta quinta-feira (19), seis prefeitos pajeuzeiros, para tratar de demandas dos seus municípios. Estarão na reunião os prefeitos Luciano Torres (Ingazeira), Sandrinho Palmeira (Afogados da Ingazeira), Adelmo Moura (Itapetim), Djalma Alves (Solidão), Anchieta Patriota (Carnaíba) e Luciano Bonfim (Triunfo).

‘Alepe impõe fim de trégua à Raquel’

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

Com dez meses de gestão e sem ninguém capaz para fazer uma articulação política eficaz para ampliar a sua base de apoio na Assembleia Legislativa do Estado, hoje com apenas 12 deputados, a governadora Raquel Lyra (PSDB) acumula derrotas na Alepe. Cabe lembrar que, foi sob sua gestão que o Governo não elegeu, pela primeira vez na história, um nome de sua indicação para o posto de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Em alguns gestos de boa-fé, os deputados até que, por um breve momento, tentaram ignorar essa falta de articulação, e terminaram cedendo aos caprichos da tucana, que conseguiu algumas vitórias importantes para sua gestão. Afinal, quem não se lembra da aprovação do aval da Casa para a tucana pegar R$ 3,4 bilhões emprestados? E o Piso do Magistério, que deixou mais de 52 mil profissionais da educação sem qualquer reajuste neste ano? Ou a mais recente – a aprovação do Descomplica PE?

A sequência de vitórias do Governo, porém, chegou ao fim na última terça-feira. Em uma clara demonstração de que acabou a trégua dada ao Governo Raquel Lyra, a maioria dos deputados disse um sonoro não aos vetos feitos pela governadora ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO).

Eram necessários 25 votos, porém, 30 deputados rejeitaram os vetos da governadora às modificações feitas pela Comissão de Finanças, sob relatoria final do deputado Alberto Feitosa (PL), na tramitação do projeto original do Executivo Estadual na Casa, no mês passado.

Nos bastidores, o que se escuta é que, além de impor sua independência enquanto Poder Legislativo, a derrubada dos vetos feitos por Raquel no PLDO foi, na verdade, uma resposta da Casa à postura desrespeitosa de Raquel para com os parlamentares.

Sem comunicar sequer ao líder do Governo na Alepe, nem ao presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB), a tucana sancionou o PLDO com os vetos às modificações feitas pelos deputados um dia depois do plenário da Alepe aprovar o projeto Descomplica PE. O projeto do Executivo torna Pernambuco, a partir do próximo ano, o Estado com a segunda maior alíquota de ICMS do Brasil.

Ausência de diálogo – No entendimento do presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), que iniciou a votação já se posicionando pela derrubada dos vetos, apesar das tentativas da Casa em buscar o diálogo para chegar a um acordo, diante da ausência de um posicionamento do Governo, caberia ao plenário da Casa validar o texto aprovado anteriormente pelos parlamentares.

O sabor da vitória – Do relator das modificações feitas na Comissão de Finanças no PLDO, coronel Alberto Feitosa (PL), sobre a derrubada dos vetos da governadora Raquel Lyra. “A decisão do plenário mostra, mais uma vez, aos pernambucanos, a autonomia da Alepe. E mais uma vez passa a mensagem para Raquel que ela foi eleita governadora, não imperadora”.

Puxão de orelha – Dez dos 12 deputados que formam a base do Governo na Alepe foram chamados, ontem, para uma reunião de portas fechadas no Palácio do Campo das Princesas. Pelo que se sabe, a governadora Raquel Lyra não ficou nenhum pouco satisfeita com a derrubada dos vetos e quer saber como trazer para o seu lado os 30 deputados contrários ao seu Governo.

Como fica a PLDO – Com a derrubada dos vetos de Raquel, as mudanças feitas pela Comissão de Finanças da Alepe no PLDO incluem a obrigatoriedade do pagamento das emendas parlamentares pelo Estado até junho de 2024, antes do período eleitoral. Também determina que, em caso de superávit em 2023, o Executivo distribua o valor da arrecadação extra aos demais Poderes. Além disso, foi incluído uma série de novos setores aptos a receber recursos da Agência de Fomento do Estado de Pernambuco S/A e exigência de que a abertura de créditos adicionais pelo Executivo seja solicitada ao Parlamento por meio de projeto de lei.

Muito estranho – Causou bastante estranheza o líder da Federação formada pelo PT, PV e PCdoB na Alepe, o deputado João Paulo (PT), votar a favor da manutenção dos vetos da governadora, na última terça-feira. Em sua justificativa, ele afirmou que, apesar de reconhecer a necessidade de a governadora rever o seu diálogo com Casa, inclusive com o seu presidente, a proposta apresentada mais cedo pelo Governo – pagar 50% das emendas parlamentares até junho de 2024 e o restante até dezembro – seria um bom acordo.

CURTAS

LIVRO – Hoje, será a vez de Afogados da Ingazeira receber, às 19 horas, na Câmara de Vereadores, com apoio do prefeito Sandrinho Palmeira, o lançamento do livro ‘O Estilo Marco Maciel’, do jornalista e titular deste Blog, Magno Martins. Vários prefeitos da região confirmaram presença e a noite de autógrafos promete se transformar num ato em homenagem ao ‘Marco de Pernambuco’, como era conhecido Marco Maciel.

MARATONA – Amanhã, o lançamento da biografia de Marco Maciel será em Sertânia, às 19 horas, na Câmara de Vereadores, com apoio do prefeito Ângelo Ferreira e do presidente da Casa, Antônio Henrique, o Fiapo. A maratona desta semana será encerrada em Arcoverde, no próximo sábado, às 19 horas, no Sesc, com apoio do prefeito Wellington Maciel.

Perguntar não ofende: Quando a governadora vai encontrar um articulador político tão eficaz quanto Aldemar Santos, o Dema, é para o prefeito João Campos?

Blog do Silvinho

O recuo do PT foi estratégico?

Com a oposição no Recife sem um nome definido, a atenção termina voltando-se para qual será a atitude do PT diante da eleição na capital. Na semana passada, o deputado estadual e ex-prefeito do Recife, João Paulo, disse que o partido poderia ter candidato próprio na cidade ou mesmo apoiar um nome indicado pela governadora Raquel Lyra que tem buscado se aproximar do presidente Lula. O parlamentar também disse que uma das possibilidades é apoiar o prefeito João Campos.

Na última terça-feira, o vereador recifense Osmar Ricardo disse que o partido vai se reunir para debater sobre a eleição do Recife. “Nós apresentaremos o Grupo de Trabalho Eleitoral, que internamente estamos chamando de GTE, para coordenar o processo pré-eleitoral e montar a estratégia política. É o GTE também quem vai coordenar as ações em conjunto com a federação nacional. Na reunião do Clube das Pás, nós vamos debater as eleições municipais do Recife de 2024”, afirmou o vereador Osmar Ricardo.

O fato é: o PT vai mesmo apoiar a reeleição de João Campos ou irá lançar um nome na corrida?

É até estranho imaginar uma disputa no Recife sem o PT. O partido comandou a capital por doze anos. Em 2020 mesmo fazendo parte do governo do então prefeito Geraldo Júlio, o partido decidiu lançar Marília Arraes para a disputa. Embora a decisão tenha partido do Diretório Nacional. Quem observa bem as últimas disputas eleitorais da capital, não acredita que o PT entregue de bandeja a Prefeitura e a Vice. “Que o partido pode mesmo apoiar a reeleição do prefeito é um fato palpável e até pode-se dizer um caminho natural. O que dificilmente eu acho que venha a ocorrer é eles (o PT) não quererem a vice” avalia um observador do cenário eleitoral.

Em resumo: todas as figuras petistas sabem muito bem que o prefeito João Campos está quase que imbatível para 2024 e um rompimento seria um péssimo caminho. No entanto, João pode até não precisar do PT para a eleição municipal mas precisará e muito para o seu grande projeto eleitoral de 2026 e seria um erro não fazer uma aliança bem feita com o partido já de agora.

Eu só acredito vendo////Um parlamentar disse em off ao Blog que age como São Tomé com relação ao PT e a disputa no Recife. Para ele, o PT disputar o comando da capital é quase uma questão de honra e apenas um projeto maior faria com que o partido abrisse mão.

Pegar a estrada///Alguns acreditam que tão logo vença o pleito municipal de 2024, João Campos deve se dedicar a percorrer o estado de Pernambuco preparando já o seu nome para a corrida pelo Governo. Este inclusive deverá ser um assunto explorado na campanha política.

Agenda///A governadora Raquel Lyra participa da inauguração do Mix Mateus em Olinda. A tarde, a gestora participa da solenidade militar da entrega da Medalha Pernambucana do Mérito Bombeiro Militar. Ao final do dia, Raquel participa da abertura da Feira Integrada de Produtos da Agricultura Familiar – IPA.

Aplausos ////Fiquei lisonjeado com a homenagem recebida pelos vereadores da cidade de Garanhuns. O nosso Blog recebeu votos de congratulações da Câmara de Vereadores da cidade. A proposta foi de autoria do vereador Johny Albino, do PSB.

Bem na fita///Segundo pesquisa do Instituto Opinião, o empresário Albino da Click da cidade de Condado está em uma situação bastante confortável para a eleição do próximo ano. Albino que disputou como a terceira via no município em 2020, é um nome forte para o pleito vindouro.

Blog do ElielsonO Partido dos Trabalhadores (PT), na cidade do Recife, está com uma plenária marcada para o próximo sábado, dia 21. Segundo fonte petista, um documento está sendo preparado para ser aprovado como resolução que vai confirmar o apoio formal à reeleição do prefeito João Campos.

Essa definição do PT do Recife faz parte de um movimento nacional de posicionamento eleitoral entre o PSB com a sigla do presidente. A articulação para concretizar esse anúncio passou pelas mãos de muitas lideranças estaduais, incluindo a senadora Teresa Leitão.

Há um ano da eleição, manter o PT em sua base dá ao prefeito João Campos uma tranquilidade para preparar sua reeleição, haja vista que uma candidatura própria da sigla petista poderia fragmentar o eleitorado lulista na capital do estado.

VICE DO PT – Mesmo evitando essa discussão da composição da chapa, o PT vem sondando alguns quadros internamente para apresentar ao prefeito João Campos na hora certa. Um nome que vem ganhando força é o auxiliar do ministro Padilha e ex-vereador Mozart Sales. Mesmo tendo algumas arestas dentro da legenda em Pernambuco, ele é um ponto de intersecção de pessoas próximas ao prefeito e ao presidente Lula.

PURA IRREVERÊNCIA – No seu melhor estilo, o deputado estadual João Paulo Lima (PT) leu, na tribuna da Assembleia Legislativa, as notas desta coluna que fizeram um paralelo das mudanças na sua atuação política com a famosa letra de ‘Metamorfose ambulante’, de Raul Seixas. Agradecemos a audiência do petista!

FRASE DO DIA: “Eu sou mesmo e prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”, disse o deputado João Paulo Lima, parafraseando a música sucesso de Raul Seixas.

RÁPIDAS

HOMENAGEM – Por proposição do deputado estadual João de Nadegi, a Assembleia Legislativa concedeu o título de cidadão pernambucano ao jogador de futebol Diego Souza. A cerimônia foi bastante concorrida.

TRAZENDO PRA PERTO – O almoço da governadora Raquel Lyra com o G10, grupo dos dez deputados que votaram com o Governo, informação que este blog trouxe com exclusividade, deu o que falar nas coxias da Alepe. A tucana começa a formatar uma base para chamar de sua.

INVESTIMENTOS – Em entrevista, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, garantiu investimentos para o Aeroporto de Caruaru no valor entre R$60 e R$80 milhões. Além disso, ele falou da possibilidade de criação de um aeroporto na cidade de Goiana, na Mata Norte.

PINGA-FOGO: Quem será o nome do vice que o PT vai indicar?

LÁ PRA ADIANTE – Caso venha a enfrentar Danilo Simões nas urnas, o prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira (PSB) terá que descascar um abacaxi daqueles… É que, o deputado estadual José Patriota (PSB) quando esteve prefeito abriu o guarda chuva, para uma túia de aliados fiéis da ex-prefeita Giza Simões. No bojo, ex-assessores e pessoas da sua mais alta confiança. Sem sobra de dúvidas, será consultado um a um, se a candidatura do espólio de Giza se consolidar. Quem fica e quem sai, só saberemos lá pra diante…

SUCESSÃO EM FLORES – Em Flores, o clima tem sido ameno, mesmo vivenciando um ano pré-eleitoral. Pelo menos até o omento não houve movimentações de pré-candidaturas, nem mesmo de atos partidários. Lá, somente três partidos políticos estão vigentes: PT, PSB e PP. O cenário da disputa de 2024 mostra que haverá duas candidaturas: Pela oposição, Soraya Morioka ou Onofre de Souza e pela situação, o prefeito Marconi Santana (PSB) ainda não deu sinais de quem será o seu sucessor ou sucessora. Há uma possibilidade de a chapa oposicionista ser composta por Soraya e Onofre ou vice e versa. Marconi tem em seu grupo, nomes bons como o da vereadora Jeanne Lucas e do secretário Júnior Campos, mas o que se comenta nas rodas de conversa é que o indicado de Marconi venha do meio empresarial. E assim vai se formando o jogo da disputa eleitoral pela Prefeitura de Flores. No início de 2024 o clima deverá esquentar com movimentações das peças no tabuleiro. Vamos aguardar!

GAMELEIRA – Aos poucos, a pré-candidatura a prefeito do ex-secretário municipal, Jailson da Garagem (Sem Partido), se consolida no município de Gameleira, no Litoral Pernambucano. Jailson será candidato a prefeito pelo grupo de oposição.

PESQUISA EM CAMPO- Por falar em Gameleira tem instituto de pesquisa fazendo levantamentos na cidade. No formulário, peguntas sobre a administração do prefeito Dr. Leandro (PL) e ainda cenários com possíveis disputas na pesquisa de intenção de votos.

SUCESSÃO EM ITAÍBA – Em Itaíba, a prefeita Regina da Saúde (Podemos) ainda não anunciou o nome da sua sucessão, mas o grupo fechado do grupo governista já sabe muito bem quem é o indicado. O rompimento político com o vice-prefeito Vado do Pipa, agora filiado ao PT, deixou Regina aliviada para escolher seu candidato, mas a ruptura pode lhe trazer prejuízos eleitorais. É que o grupo Claudiano Martins sairá unido na disputa…

A DISPUTA VAI SE REPETIR – Em Inajá o prefeito Marcelo de Alberto (PSD) disputará à reeleição contra o ex-prefeito, Leonardo Martins (PP). A incógnita é o ex-prefeito Airon Timóteo que pode colocar a esposa no páreo. Em 2020, o prefeito à época Adilson Timóteo, irmão de Airon desistiu da reeleição, indicando Marcelo de Alberto como seu candidato à sucessão. Uma semana antes da eleição, Leonardo liderava as pesquisas em todos os cenários, mas acabou sendo sucumbido nas urnas, perdendo por menos de 2%.

DISPUTA EM BELO JARDIM – A disputa pela prefeitura de Belo Jardim, até o momento conta com dois candidatos a prefeito nas eleições de 2024: Gilvandro Estrela (UB) que vai tentar à reeleição e Dr. Rômulo pela oposição. Natural de Caruaru, Rômulo é delegado aposentado da Polícia Civil, já foi bancário e comerciante. Ingressou na política em 2015, tendo obtido na ocasião 678 votos e ficado na suplência. É do partido Democratas e foi eleito em 2020 com 1084 votos. Gilvandro é paraibano, advogado, já foi vereador e presidente da Câmara Municipal.

POR ONDE ANDA JOÃO? – Por falar em Belo Jardim, o ex-prefeito e ex-deputado estadual, João Mendonça (PSB) que já foi o mito político da terra do bitury, anda afastado da política local. Depois de duas derrotas consecutivas, João pouco tem participado dos movimentos políticos, embora ainda conte com um grupo de apoiadores. Na última eleição municipal, sua esposa e ex primeira dama Isabelle Mendonça (PSB) disputou a prefeitura contra Gilvandro Estrela (UB), mas não obteve êxito nas urnas. Isabelle somou apenas 29,50%, o equivalente a 12.999 votos, enquanto Gilvandro obteve mais de 50% dos votos.

INTÉ TU MARINA? OXE! – Habituada a discursos lacradores contra combustíveis fósseis, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, parece não abrir mão do uso do querosene de aviação, um dos mais poluentes. Ela já decolou pelas asas dos jatinhos da Força Aérea Brasileira por 22 vezes em dez meses, conforme registro de voos, incluindo viagens internacionais e até mesmo para a curtíssima distância entre Brasília e Goiânia, que Marina, em 11 de agosto, fez decolar um jato da FAB para voar por 25 minutos.

AQUI O COCO É SECO! – Visite nossa página www.blogdoitamar.com.br com várias atualizações diárias e fique informado de todos os acontecimentos de Afogados da Ingazeira e região. Também tratamos da questão nacional no nosso facebook, instagram e num magote de grupos de whatsapp. Aqui num tem fricote de ajustar texto com eufemismo e formalização da gramática. Aqui o coco é seco!

Nenhuma descrição disponível.

Foto: Divulgação

Miguel confiante na reeleição de João 

O ex-prefeito de Petrolina e ex-candidato a governador pelo União Brasil, Miguel Coelho, que recentemente aproximou-se do prefeito do Recife, João Campos, indicando o deputado estadual Antônio Coelho como secretário de Turismo, fez uma avaliação sobre o cenário político do estado e mais precisamente das eleições municipais do próximo ano.

No segundo turno da disputa pelo governo de Pernambuco, Miguel foi o único candidato a posicionar-se a favor de uma das duas finalistas declarando voto na governadora Raquel Lyra, porém o apoio não recebeu reciprocidade da tucana e o ex-prefeito de Petrolina acabou migrando para a oposição ao seu governo.

A aliança com João Campos, um reencontro da dobradinha vitoriosa de Fernando Bezerra Coelho e Eduardo Campos em 2006, reaproximou Miguel do PSB, partido por onde elegeu-se deputado estadual em 2014 e prefeito de Petrolina em 2016, traz perspectivas para o futuro, onde o próprio Miguel poderá ser candidato majoritário em 2026.

Miguel disse acreditar no volume de entregas da gestão de João Campos e apostou que o socialista tem todas as condições de ser reeleito em 2024. O ex-candidato a governador também apostou na reciprocidade do apoio do PSB em Petrolina no projeto de reeleição do prefeito Simão Durando, dizendo acreditar que PSB e União Brasil caminharão juntos tanto na capital quanto na cidade sertaneja.

O líder petrolinense afirmou que irá intensificar as suas andanças por todo o estado para ajudar a eleger prefeitos aliados do litoral ao sertão. E sobre 2026, apesar de não antecipar seus movimentos, sinalizou que poderá integrar novamente uma disputa majoritária atuando no campo político da Frente Popular.

Fiador – Miguel disse que um dos principais fiadores do seu entendimento com João Campos foi o hoje ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que foi fundamental para fazer a ponte entre o prefeito do Recife e Miguel e transformar essa aliança em um projeto sólido para as próximas eleições tanto municipais quanto estaduais.

Acordo – A Procuradoria-Geral da República enviou ao Supremo Tribunal Federal pedido de homologação dos primeiros três acordos de não persecução penal firmados com réus que respondem por incitação no caso dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Os réus confessam os crimes cometidos e concordam em pagar multas de R$ 50 mil, em um caso, e de R$ 5 mil em dois. Também se comprometem a cumprir obrigações como prestação de 300 horas serviços à comunidade.

Planalto – Ao analisar mais uma ação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o Tribunal Superior Eleitoral entendeu que a concessão de entrevistas coletivas nas dependências do Palácio do Planalto não configurou abuso do poder político. A decisão foi dada por maioria. A ação ainda apontava que Bolsonaro recebeu no Palácio da Alvorada diversos artistas sertanejos para realizar propaganda em favor de sua campanha. “Levando em consideração a magnitude do pleito presidencial e a característica episódica dos fatos que restaram efetivamente provados, concluo pela não configuração do abuso de poder político”, disse o relator, ministro Benedito Gonçalves.

Inocente quer saber – Qual será o papel de Miguel Coelho nas eleições de 2024?