A última pesquisa realizada pelo Instituto Opinião em parceria com o blog mostra um cenário relativamente inalterado em relação à pesquisa anterior, divulgada em setembro.
No bloco governista, apesar do puxa e encolhe, o prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares (União Brasil) lidera os levantamentos. A impressão é de que todo o vai e vem em torno de seu nome fortaleceu sua percepção junto à opinião pública.
Na oposição, a novidade é que o nome do ex-prefeito e ex-deputado José Marcos de Lima aparece com mais força que o do ex-prefeito Romério Guimarães e que o presidente da Câmara João de Maria.
O empresário Fredson Brito, como esperado, ainda carece de mais inserção e conhecimento junto à opinião pública. Usar mais veículos de massa seria um caminho, somado à articulação que tem feito com os nomes da oposição. Mas já empata tecnicamente em segundo quando o Instituto quer saber qual o melhor nome do bloco.
Um dos cenários estimulados incluiu Augusto Valadares, Eclérinston Ramos, Zé Marcos, Romério Guimarães, João de Maria, Fredson Brito, Dr Júnior de Gilvaney e o Secretário de Cultura Henrique Marinho. Augusto chega a 37,5%, contra 10% de Zé Marcos, 9,3% de Eclérinston Ramos, 7,3% de Romério Guimarães, 6% de João de Maria, 4,3% de Fredson Brito, 1,5% de Dr Júnior de Gilvaney e 0,8% de Henrique marinho. Não sabem ou não opinaram 13%. Brancos, nulos ou nenhum somam 10%.

O Opinião perguntou qual o melhor nome da base governista para disputar as eleições. Para 68%, o melhor nome é o de Augusto Valadares. Um total de 19,4% escolheram Eclérinston Ramos, 2,95 disseram ser Júnior de Gilvaney, 2,4% citaram Henrique Marinho e apenas 0,5% citaram o empresário Edílio Lira.

Augusto lidera todos os cenários pintados pelo Opinião. Contra Zé Marcos, tem 50,9% contra 26,8% do ex-deputado. Branco, nulo e nenhum somam 11,5%. Indecisos e não sabem, 10,8%.
Quando o opositor é Romério Guimarães, tem 50,6% contra 28,8% do ex-prefeito. 11,3% disseram votar branco, nulo ou em nenhum. E indecisos são 9,3%.
Quando o nome da oposição é Fredson Brito, 57,95 para Augusto contra 13,8% do empresário. Brancos, nulos e nenhum vão a 15,8%. Indecisos são 12,5%. Contra João de Maria, 53,9% contra 20,8%. Brancos, nulos e nenhum são 13,8%. E 11,5% são indecisos ou não sabem 11,5%.




Está provado que, à exceção de Augusto Valadares, o melhor nome é o do vice, Eclérinston Ramos, que tem declarado não ser candidato por questões pessoais. Ele não tem o mesmo desempenho do prefeito de Ouro Velho, mas bateria Zé Marcos (43,4% x 30,3%), João de Maria (46,6% x 24,3%), Fredson Brito (49,4% x 17,3%) e Romério Guimarães (42% x 30,5%). Edílio Lira não repete o desempenho de Augusto e Eclérinston.




O Opinião perguntou qual seria o melhor nome da oposição para a disputa municipal. O ex-prefeito e ex-deputado José Marcos de Lima lidera com 35% das intenções. Na sequência, um empate técnico entre Romério Guimarães (16,5%), Fredson Brito (16,5%) e João de Maria (15,2%).

Espontânea
Na pesquisa espontânea, em que não são oferecidas opções para o eleitor, Augusto Valadares tem 14,3%. O prefeito Evandro Valadares,que não pode ser candidato, tem 10,3%. Na sequência, Fredson Brito (2,8%), Romério Guimarães (1,5%), João de Maria (0,8%), Eclér00inton Ramos (0,5%), Zé marcos (0,5%) e Henrique Marinho (0,3%). Indecisos e não sabem, como é comum nesse cenário, somam 63%. Brancos, nulos e nenhum, 6%.

Poder de transferência
O prefeito Evandro Valadares continua tendo bom poder de transferência de votos. O Opinião perguntou: o senhor votaria em um(a) candidato (a) a prefeito apoiado ou indicado por Evandro Valadares? um total de 47,9% disseram que sim, contra 26,3% que disseram não votar de jeito nenhum e 21,8% que disseram votar, dependendo do candidato. Não responderam 4%.
Avaliação governo Evandro Valadares
O Opinião perguntou: na sua opinião, como o(a) sr.(a) avalia a administração do prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares? Para 15,4% a gestão é ótima, contra 27,3% que a avaliam como boa, 34,4% como regular, 8% dizem ser ruim, 11,5% dizem ser péssima e 3,5% não sabem ou não opinaram.
Quando a população foi perguntada se aprova ou não a gestão, 56% disseram aprovar contra 29,5% que desaprovam. Não sabem ou não opinaram 14,5%.