A Festa do Louro do Pajeú mostra a cada ano, que cultura junta gente

Pode ser uma imagem de 7 pessoas, violão, multidão e texto que diz "AM M NHO"Pode ser uma imagem de 3 pessoas e texto que diz "BODEGA JOB PATRIOTA 109 109ANOS ANOS DELOURO ELOURG 100 BEATRIZ LIZAÇÃO: BATISTA CASADO REPENTE PRODUÇÃO pagina21"A cada ano mais gente vem a cidade de São José do Egito, localizada no Sertão do Pajeú, que se encheu de música e poesia nesse inicio de janeiro para celebrar os 109 anos de Lourival Batista Patriota (o Louro do Pajeú), os 100 anos de Beatriz Marinho, mas os verdadeiros  homenageados da edição de 2024 foi o caldo cultural da “Festa de Louro do Pajeú”, festival que acontece e movimenta as cabeças pensantes desde 2012. Hotéis lotados , casas de amigos e até pousadas de cidades vizinhas tinha gente do ‘Louro’, em suas dependências; Itapetim, Tuparetama e Teixeira foram represadas com turistas que estiveram na Festança cultural do Louro.

Na programação, começou terça-feira (2), com  muitas atrações, entre filmes, shows, recitais, cantorias de viola, missas, debates, palestras, mostra de fotografias, lançamentos de livros, que acontecem em espaços espalhados pela cidade e várias atividades voltadas para o público infantil.

A festa celebra o aniversário de Lourival Batista Patriota (nascido em 6 de janeiro de 1915), “O Rei dos Trocadilhos”, um dos mais importantes nomes na história da cantoria de viola. A cada ano, a homenagem estende-se a outros poetas importantes.  Com os irmãos Otacílio e Dimas, Lourival Batista formou uma trinca lendária de poetas do repente. Louro do Pajeú, como era conhecido, costumava promover memoráveis festas de aniversário em sua casa em São José do Egito. Depois que faleceu, em 1992, a festa deixou de acontecer por alguns anos. A família voltou a celebrar o aniversário de Louro, tendo à frente filhos e netos do repentista.

Há cerca de 10 anos, a festa tomou corpo, entrou para o calendário cultural pernambucano, atraindo a cada ano um número maior de visitantes a São José do Egito. Realizada pelo Instituto Lourival Batista – Casa do Repente, com produção da Página 21, a programação tornou-se mais aberta, com shows de artistas de nome nacional, feito Xangai, Geraldo Azevedo, Ednardo, Sivério Pessoa, Vital Farias, Maciel Melo, Alceu Valença, Vate e Viola entre outros. Resta a saudade e esperar 2025…. e Viva Louro do Pajeú !