Cineasta, pesquisador e game designer de Itapetim leva a Madrid, na Espanha, palestra sobre inovação na salvaguarda do patrimônio cultural nordestino
O jornalista, documentarista, mestre em Letras pela UFPE e game designer Jefferson Sousa participa nesta quinta-feira (16) de uma aula-palestra na Casa do Brasil em Madrid, com o tema “Pajeú Encantado e outras travessias: salvaguarda e difusão da cultura popular dos sertões nordestinos através do cinema e de jogos digitais”.
A atividade aborda as inovações na preservação do patrimônio cultural nordestino, discutindo como o cinema, a literatura e as experiências interativas podem fortalecer o pertencimento e a memória coletiva. Amparado em autores como Walter Benjamin, Stuart Hall, João Sautchuk e Luís da Câmara Cascudo, Jefferson reflete sobre as formas de representação da cultura popular e da oralidade.
Durante a apresentação, serão exibidos trechos de seus filmes Pedro Tenório de Lima e a enxada de um poeta iletrado (2021) e A Torre de Itapetim (2025), além do jogo educativo Pajeú Encantado, que já ultrapassou 100 mil jogadores infantis em todo o país, unindo tecnologia, literatura e tradição oral sertaneja.
Com obras premiadas e exibições em mais de vinte países, Jefferson destaca como a arte e os jogos digitais podem ser instrumentos de memória, identidade e transformação social.
Data: 16 de outubro, às 18h
Local: Casa do Brasil em Madrid (Avenida de la Memoria, 3)
Entrada gratuita