Equipes do IFPE Afogados são campeãs e vice da 46ªJornada de Foguetes

Uma equipe de estudantes do IFPE Afogados foi campeão e outras duas equipes foram vice-campeãs da 46ªJornada de Foguetes, da Mostra Brasileira de Foguetes.

A MOBFOG é um evento integrante da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, OBA 2023.

A competição avalia, entre outros aspectos, as distâncias máximas alcançadas pelo lançamento dos foguetes e aconteceu entre os dias 02 e 05 de outubro, em Barra do Piraí, estado do Rio de Janeiro.

A competição é voltada para alunos do ensino médio que lançam foguetes de bicarbonato de sódio e vinagre, uma mistura que, estando contida em uma câmara de combustão, gera a propulsão necessária para que o foguete decole.

Os competidores colocam em prática seus conhecimentos em ciências desde a fabricação dos foguetes, feito com materiais recicláveis, até o lançamento e a medição das marcas alcançadas.

Os nove estudantes viajaram com as despesas custeadas pelo IFPE e foram acompanhados pelos professores do campus Ladjane Coelho e Newton Souza.

A diretora-geral do IFPE Afogados comemorou o resultado e destacou o trabalho em equipe para tornar a participação dos estudantes possível.

“Gostaria de agradecer aos esforços dos servidores administrativos e professores envolvidos, aos pais pela confiança em nós e, principalmente, parabenizar aos estudantes que levaram o nome do Sertão do Pajeú para Barra do Piraí”.

Vice-campeões em 2022

É a segunda vez que estudantes do Campus Afogados participam da competição, em 2022, a equipe formada pelo trio de estudantes foi vice-campeã. José Fernando Araújo Rodrigues, João dos Santos Leite Virgínio Neto e Gabriel Farias Silva Costa alcançaram a marca de 122,4 metros de lançamento, na modalidade de foguetes com propelente de vinagre de bicarbonato de sódio.

O seu projeto ficou entre os 10 melhores em inovação das 63 equipes da competição.

Conheça as equipes vencedoras:

Equipe 61 – Vice-campeã – Alcance: 185,6 m

Nicole Souza Gomes – 6º período Saneamento Integrado, Gabriel Farias Silva Costa – 6º período Informática Integrado e Pedro Vinícius Gaudêncio de Santana Fônseca – 4º período Informática Integrado.


Equipe 62 – Vice-campeã – Alcance: 130,3 m

Lucas Matheus de Alcântara Pereira – 6º período Saneamento Integrado, Lucas Teixeira dos Santos Filho – 6º período Informática Integrado e José Fernando Araújo Rodrigues – 6º período Informática Integrado.


Equipe 63 – Campeã – Alcance: 224,6 m

Ellen Lays Marques de França – 6º período Informática Integrado, Maria Eduarda de Carvalho Olegário – 2º período Saneamento Integrado e José Pedro Rick Alves Cavalcante – 4º período Informática Integrado.