Fredson da Perfil: A gente tem que olhar para frente, acender os faróis e não ficar olhando para politicagem pequena”

Em entrevista concedida ao Blog do Finfa, Fredson da Perfil, empresário e pré-candidato à prefeito de São José do Egito, explica sua motivação para entrar na política e disputar as eleições municipais de 2024.

Ele critica a ineficiência das políticas públicas na cidade nos últimos oito anos e destaca a necessidade de uma gestão participativa e transparente. Fredson também menciona a importância de melhorar a saúde pública e a infraestrutura da cidade, que atualmente sofre com problemas graves como a falta de saneamento básico e ruas mal conservadas.

Fredson conta com o apoio de vários vereadores e do ex-deputado Zé Marcos de Lima. Ele destaca que está em constante diálogo com outras figuras políticas, incluindo o Dr. Romero Guimarães, visando fortalecer a oposição e unir forças para um plano de governo sólido.

Fredson também criticou a atual administração, apontando falhas na gestão da saúde e na valorização dos professores e aposentados, e prometeu uma gestão eficiente baseada em sua experiência empresarial.

Confira na íntegra:

Blog do Finfa: O senhor é um empresário bem-sucedido, mas como egipciense que é, o que levou Fredson da Perfil a ser pré-candidato nas eleições de 2024?

Fredson da Perfil: Finfa, obrigado pela oportunidade. Excelente pergunta. Como filho da terra que sou, vendo as políticas públicas não funcionarem há mais de oito anos na nossa cidade, resolvi colocar meu nome à disposição para que possamos trazer um modelo de gestão de desenvolvimento e de clareza, que seja uma gestão participativa. Então, não poderia fugir da luta com essas oportunidades que surgem nas eleições que teremos agora em 2024.

Blog do Finfa: O senhor partiu na frente dos seus concorrentes. Lançou sua pré-candidatura alguns meses atrás. Como está a caminhada nessa sua jornada junto ao seu vice, já declarado, o ex-deputado Zé Marcos de Lima?

Fredson da Perfil: Lá atrás, quando resolvi ser pré-candidato, eu não tinha conhecimento político na minha cidade. As pessoas não conheciam Fredson Brito, Fredson da Perfil, como político, mas sim como empreendedor, gestor e empresário. Então, eu precisava me apresentar à população, mostrar minhas propostas e ideias. Por isso, no final do ano, lancei meu nome à disposição e fui conversar com as pessoas, ouvi-las, para que elas entendessem junto comigo o novo projeto para São José do Egito. E assim foi feito, no final do ano de 2023 para 2024.

Blog do Finfa: A sua pré-candidatura tem o apoio de seis ou sete vereadores de mandato, correto?

Fredson da Perfil: Exatamente. Os vereadores de mandato entenderam que era hora de uma mudança, de um novo projeto para São José do Egito. Eles nos procuraram para conversar sobre isso. Haviam outros nomes importantes na oposição, como o deputado Zé Marcos, João de Maria e Dr. Romério. E aí, meu nome também foi ventilado como uma nova opção, uma nova mudança para São José, um novo projeto. Assim, fizemos essa união com os vereadores que entenderam que estava na hora de trazer um novo projeto para São José.

Blog do Finfa: A sua candidatura está de vento em polpa? Está animado?

Fredson da Perfil: Estou muito animado. O poder de pertencimento das pessoas voltou a aflorar. As pessoas estão entendendo que é hora de mudança. Elas têm um sentimento igual eu tenho, e eu pensei que só eu tinha isso, mas a população está me abraçando, especialmente a comunidade rural, e isso me deixa muito feliz.

Blog do Finfa: O senhor, que vê de perto a atual administração, do que acha que São José está carente ultimamente?

Fredson da Perfil: Desde dezembro, estamos visitando todos os cantos de São José do Egito, e nossa saúde está muito deficitária. Temos um problema sério de atenção básica; as pessoas estão desassistidas. Então, nosso maior desafio é trazer uma saúde pública digna para nossa cidade.

Blog do Finfa: Sendo do ramo da construção civil, o que o senhor tem a falar da infraestrutura da capital da poesia?

Fredson da Perfil: Trabalho há quase 30 anos na construção civil e fico triste, Finfa, ao ver nossa cidade decaída. São José do Egito está aos buracos – conhecida como a cidade dos buracos. É com esse intuito, com essa gestão que sei fazer bem, que quero reerguer nossa cidade, tornando-a bonita. Queremos que São José do Egito seja como Afogados da Ingazeira, Itapetim, Tuparetama e Brejinho, que são cidades bonitas. Nossa cidade está feia, triste, sem infraestrutura, sem saneamento básico, com ruas mal calçadas. Estamos muito preocupados com nossa infraestrutura e vamos avançar para ter uma cidade decente para se viver.

Blog do Finfa: O senhor se filiou ao Partido Republicanos, do ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho. Os Republicanos estão incluídos no seu projeto totalmente?

Fredson da Perfil: Totalmente. Quero agradecer ao nosso ministro Sílvio Costa Filho, que abraçou essa causa e entendeu que São José precisa de mudança. Nós somos o partido 10, hoje fortes nesse processo de construção.

Blog do Finfa: O Dr. Romero Guimarães publica em suas redes sociais, vai a emissoras de rádio e confirma sua pré-candidatura pelo Solidariedade. O senhor tem conversado com o Dr. Romero?

Fredson da Perfil: Temos conversado. Dr. Romério tem todo direito de ser pré-candidato. Como ex-prefeito, ele deixou grandes exemplos na educação e faz parte da oposição em São José do Egito. Estamos conversando democraticamente, entendendo as propostas necessárias para São José, respeitando o Dr. Romério em seu processo democrático. Acreditamos que podemos juntos fomentar um grande plano de governo para mudar São José do Egito.

Blog do Finfa: O senhor tem esperanças de que o Dr. Romero poderá lhe apoiar?

Fredson da Perfil: Sim. Nosso lema é a esperança. Até a convenção, vamos conversar com o Dr. Romério. Ele é um grande ser humano, um homem que ama São José do Egito. Juntos, se Deus quiser, nossa esperança é unir forças e acalentar nossa população, entendendo que São José pode mais.

Blog do Finfa: Dentro do seu plano de governo, li que o senhor é um idealista da cultura popular. Qual é o sonho do pré-candidato Fredson da Perfil para a cultura de São José do Egito?

Fredson da Perfil: Obrigado pela pergunta, muito importante. Nós somos a terra da poesia. Não podemos deixar nossos filhos sem conhecer nossa história. Vamos valorizar nossos artistas locais, criar uma legislação própria para defendê-los. Precisamos reformar o mercado público, ter um teatro e um cinema em São José do Egito, e palcos públicos para nossos artistas se apresentarem.

Preocupado com o primeiro emprego e jovem aprendiz, vamos gerar empregos e esperança para nosso povo. Nossa terra também está carente na empregabilidade, e a poesia e cultura vêm junto. Envolvendo toda a área e ouvindo nossas oficinas, faremos um plano de governo lindo na área da cultura e da gestão de empregos, trazendo arte e cultura para nossa terra.

Blog do Finfa: Em entrevista recente ao blog, o candidato governista George Borja citou as “administrações desastrosas” de São José do Egito. O que o senhor tem a comentar sobre isso?

Fredson da Perfil: A gente tem que olhar para frente, acender os faróis e não ficar olhando para politicagem pequena. Eles querem comparar o ruim com o ruim. Eu quero comparar o bom com o melhor. Penso grande para São José do Egito. Estou preocupado com a administração desastrosa atual, que está a 300 metros da prefeitura e ainda assim temos a pior saúde do Pajeú. Estou preocupado com a administração desastrosa que deixa os professores há quatro anos sem aumento e os aposentados sendo esquecidos. Esse é um exemplo de administração desastrosa que está aí há oito anos. Estou preocupado com a infraestrutura sem saneamento básico. Gestão se faz olhando para frente, apoiando as pessoas e fazendo bem feito. Faço isso nas minhas empresas e está dando muito certo. Quero trazer esse modelo de gestão para São José do Egito. Quem fez errado que cumpra com seu passado. Estou olhando para frente, com farol aceso, sei fazer bem feito e vamos fazer a melhor administração que São José do Egito já teve.