| | | Giro Pelos Blog’s ( 07/Junho/2024 ) /// Sexta-feira | | |

blog do FinFa

Aderiu – A Prefeitura de Santa Terezinha, aderiu ao Programa Moradia Legal Pernambuco. “O Programa Moradia Legal Pernambuco, visa promover a regularização fundiária em núcleos de interesse social. “Este programa oferece orientação a cartórios e municípios, garantindo moradia digna e cidadania para todos.Agradecemos imensamente à Coordenadora Drª Sara pelo empenho e dedicação em levar o Moradia Legal para nosso município”, disse o prefeito Delson Lustosa, que participou do evento deste programa que foi realizado ontem (06) na cidade de São José do Egito.

Cidadão recifense – O ex-deputado federal, Gonzaga Patriota, receberá o título de cidadão recifense, uma proposta do vereador Romerinho Jatobá. A solenidade será no próximo dia 17 junho às 18 horas no Plenário da Casa José Mariano.

Presidente de honra – O deputado estadual, José Patriota será empossado na próxima terça-feira 11 de junho, como presidente de honra da Amupe. Com mais de 40 anos de vida pública dedicada ao povo Pernambucano, Patriota ficou a frente da Amupe por mais de 10 anos, onde construiu uma história sólida e de luta pelo municipalismo no Brasil, chegando a ocupar a 1ª secretaria da Confederação Nacional de Municípios (CNM). A assembleia começa às 08 horas, na sede da Associação no Recife, segundo nota da entidade.

Hoje – Acontece nesta sexta-feira (07), a partir das 19 horas na Associação Comercial e Empresarial do Cabo, o lançamento da pré-candidatura do Dr. Celso Cunha (PMN) à prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. O cirurgião-dentista e empresário de 42 anos é sobrinho do Dr. Samuel e ativo na vida pública do município. Através das suas redes sociais, Dr. Celso já vem denunciando a triste realidade na saúde, educação, segurança, entre outros, e agora consolida seu nome na disputa ao Palácio Joaquim Nabuco. Impulsionado pelo movimento “Bora Fazer Diferente!” e aclamado pela direção municipal do Partido da Mobilização Nacional (PMN) , Dr. Celso Cunha se apresenta como uma alternativa ao ciclo político que administra o município há 30 anos.

Visitou – Na sua passagem pelo Recife, na última terça-feira (04), o prefeito da Ingazeira, Luciano Torres e o Presidente da Câmara de Vereadores Argemiro Morais, fizeram uma visita de cortesia ao filho ilustre da cidade Mãe do Pajeú, o Desembargador Dr. Bartolomeu Bueno, no seu gabinete no Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Você sabia? – Que a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) vai investir, nos próximos cinco anos, R$ 223 milhões em infraestrutura para a região Agreste do Estado. O montante faz parte do planejamento estratégico da Companhia até o ano de 2029. Esses recursos contemplam a expansão da rede para mais quatro municípios, ampliando para 15 o número de municípios atendidos na região. A primeira etapa foi entregue na última sexta-feira (31.05), com a entrega da requalificação da Base Operacional de Caruaru (BOC), em evento que contou com a presença da governadora Raquel Lyra.

Frase – “A gente vai estar junto, vai ajudar a reconstruir, a gente vai recuperar a dignidade do povo do Rio Grande do Sul”. (Presidente Lula  durante sua quarta visita ao estado, nesta quinta-feira (06), após as fortes enchentes que assolaram a região)Entregou – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, entregou na manhã desta quinta-feira (06), o Pátio da Feira Livre Maria da Guia dos Santos. A nova infraestrutura traz benefícios significativos para feirantes, comerciantes e toda a população. Na ocasião, o gestor também anunciou a construção de 01 creche no Bairro Maria de Lourdes, 01 nova UBS, 01 quadra multiuso e aquisição de 02 retroescavadeiras, totalizando mais de R$ 8 milhões em ações.

Perguntar não ofende – A gestão da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, têm os débitos que o vereador Vaninho da Saúde, aponta?

blog Cenário

Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal, Luciana Santos deixou para, no último dia em que poderia se afastar do cargo, tornar público o que todos já sabiam: que ela não irá abrir mão do espaço que ocupa atualmente para mais uma vez disputar a Prefeitura de Olinda.

Luciana foi prefeita da Marim dos Caetés em duas ocasiões e deixou o Palácio dos Governadores com boa aprovação, conseguindo eleger o atual deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB) como seu sucessor. Seu posicionamento oficial vinha sendo aguardado com bastante ansiedade, porque além de influenciar no cenário municipal, define os próximos passos da esquerda na cidade.

Como ela é presidente nacional do PCdoB, a expectativa agora recai para saber qual o caminho que deve trilhar a legenda responsável por comandar a cidade durante 16 anos. A comunista afirmou em um vídeo que Olinda estará nas preocupações do partido, garantindo que a sigla terá participação ativa no pleito.

Suspense – Data limite para que secretários fossem exonerados, esta quinta (6) foi marcada pelo afastamento de membros do primeiro escalão e ordenadores de despesa de diversos municípios, como Caruaru, Recife e Olinda. Como estratégia, os gestores afastaram mais de um nome, para ter mais opções e esconder o jogo sobre o escolhido.

Prioridade – A governadora Raquel Lyra (PSDB) realizará em Caruaru na próxima segunda (10) uma agenda do governo estadual. A cerimônia vai entregar cerca de 185 ônibus escolares para municípios de todas as regiões. O fato de ser realizada na Capital do Agreste demonstra o empenho que a tucana tem demonstrado para se fazer presente na cidade, onde é bastante influente.

Alternativa – A disputa eleitoral para a OAB Caruaru promete ser a mais acirrada de sua história. Nomes de peso da advocacia caruaruense participaram de reunião na noite desta quinta (6). O grupo de advogados ligados ao ex-presidente da ordem Almério Abílio garante que em breve haverá a divulgação de um nome que encabeçará a chapa para disputar as eleições da OAB deste ano. Pode ser a primeira vez que a eleição da ordem terá terceira via no município.

Interinos – O Governo de Pernambuco informou ontem (6) que o secretário executivo de Gestão e Políticas Públicas, Daniel Leite, e a secretária executiva de Políticas para Mulheres, Juliana Gouveia, irão assumir interinamente as secretarias de Turismo e Lazer e da Mulher, respectivamente. A oficialização foi publicada no Diário Oficial do Estado.

Segurança pública – Nesta quinta (4), o deputado Joãozinho Tenório (PRD) foi recebido na SDS, pelo chefe da pasta, Alessandro Carvalho. Em pauta, a segurança pública em Pernambuco. O parlamentar agradeceu pessoalmente o reforço do policiamento nos distritos de Alto Bonito e Bentevi, em Bonito. Fruto de solicitação do vice-líder.

blog Fala PE

“É hora de novos desafios. Hoje, deixo de ser secretário de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco para poder debater a cidade [do Recife].” Foi com essa declaração que o agora ex-secretário do governo Raquel Lyra (PSDB) apontou para decisão de novamente se colocar à disposição do povo recifense como opção para, se eleito, gerenciar a capital do estado pelos próximos quatro anos.

Daniel deixou o cargo ontem (6), dentro do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral. E fez questão de prestar contas à sociedade do trabalho desempenhado nesses quase um ano e meio à frente de uma pasta que atua como principal canal de venda dos atrativos turísticos do estado para o mundo.

Pernambuco apresentou alta de 4,5% no setor turístico no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, o que pavimenta o crescente interesse do turista interno (pernambucano) e externo pelo estado, tendo superado a média nacional e ainda um índice de 0,4% a mais quando comparado a outros destinos turísticos do país.

Pernambuco alcançou o 4º lugar no ranking e receita das atividades turísticas no primeiro trimestre de 2024. O Aeroporto do Recife registrou, no último mês de abril, o maior número de passageiros dos últimos cinco anos.

Ex-vereador do Recife, ex-deputado estadual e ex-deputado federal, Daniel entra de vez para a disputa, mas, dessa vez, com uma bagagem muito mais robusta, com experiência administrativa no Executivo, e com números que lhe darão cobertura para eventuais discursos. Eleva o nível do debate e, no fim das contas, ganha o eleitor do Recife, que passa a contar com candidatos cada vez mais qualificados.

Inajá O prefeito Marcelo de Alberto (PSD) comemorou a decisão do conselheiro Rodrigo Novaes, do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Pernambuco, que negou um pedido de medida cautelar para suspender a realização da Festa de Santo Antônio de Pádua. Principal atividade do calendário religioso-cultural do município, o festejo se inicia nesta sexta-feira (7) e se estende até a próxima quarta-feira (12), com a previsão de fomentar a cadeia econômica da cidade.

Olinda A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), não irá abrir mão do cargo para voltar a disputar a Prefeitura de Olinda. Apesar de bem cotada para o Executivo Municipal na Marim dos Caetés, a ex-prefeita e presidente nacional do PCdoB optou por permanecer na Esplanada para, segundo ela, dar continuidade à missão que lhe foi confiada pelo presidente Lula (PT) no projeto de “reconstrução nacional” do país, mas assegurou que vai estar debruçada sobre o xadrez eleitoral.

Recife  A agora ex-secretária da Mulher do Governo de Pernambuco, Mariana Melo, deixou o cargo a pedido na data limite estipulada pela Justiça Eleitoral. Filiada ao PSDB de Raquel Lyra, Mariana é cotada para ocupar a vaga na vice de Daniel Coelho (PSD) na disputa pela Prefeitura do Recife. A decisão vai surgir por meio de consenso entre os partidos da base aliada ao Palácio do Campo das Princesas.

blog do Edmar Lyra

Escolha de vice ocorrerá em breve 

A decisão do prefeito João Campos exonerar apenas dois integrantes da sua equipe para ficarem aptos para a disputa majoritária afunilou a escolha para Victor Marques e Marília Dantas, que já estavam cotados para a função com outros dois nomes. Victor filiou-se ao PCdoB, sendo uma opção que atenderia aos anseios da federação liderada pelo PT, enquanto Marília Dantas, filiada ao MDB, seria uma escolha no sentido de manter a presença feminina na chapa.

O fato é que independentemente do escolhido, a decisão se dará em completa sintonia entre João Campos e o presidente Lula. O socialista nutre uma relação muito próxima do chefe do Palácio do Planalto, herdada do seu pai, o ex-governador Eduardo Campos, que era muito admirado por Lula quando foi seu ministro.

Apesar de bem-avaliado, João Campos tem a nítida dimensão da importância de Lula em Pernambuco e também no Recife, não apenas pelo cargo que ocupa mas principalmente pela identificação que Lula tem com seu estado natal e a capital. Então qualquer movimento que for realizado se dará com o conhecimento prévio do presidente.

Fontes ligadas ao prefeito afirmam que a definição não demorará muito tempo, pois ele quer a escolha oficializada para focar em outras questões inerentes a sua gestão e posteriormente à reeleição. Então a expectativa é que nos próximos dias já tenhamos uma definição que certamente manterá unida a Frente Popular e com um sentimento de harmonia entre todos os partidos que dão sustentação ao projeto liderado pelo prefeito.

Substitutos – A governadora Raquel Lyra oficializou Daniel Leite na secretaria de Turismo e Lazer e Juliana Gouveia na secretaria da Mulher. Eles ocupam os postos deixados por Daniel Coelho e Mariana Melo, respectivamente, que deverão compor a chapa majoritária como prefeito e vice apoiados pela governadora na disputa do Recife.

Encontro – No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, o deputado federal Clodoaldo Magalhães (PV/PE) esteve com o cacique Raoni Metuktire, um dos maiores ambientalistas brasileiros, há décadas sendo a voz dos povos indígenas em todo o mundo. O encontro se deu na comemoração do aniversário do Rei Charles III, promovido pela Embaixada Britânica no Brasil.

Parceria – O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou em parceria com a Azul Linhas Aéreas o aumento significativo na capacidade de passageiros nos voos entre Recife e Caruaru durante o período de São João. A partir de 10 de junho, a rota será operada por uma aeronave ATR 72-600, com capacidade para 70 pessoas, representando um aumento de 600% em relação ao volume atual. Segundo Costa Filho, essa medida é essencial para atender à demanda de turistas que visitam a “Capital do Forró” e estimular a economia regional.

Inocente quer saber – Quem é o preferido de Lula para a vice de João Campos?

blog do Elielson

Com a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, fora do páreo, após optar em ficar na pasta, o cenário em Olinda ficou completamente em aberto, sobretudo para a esquerda.

O PT já decidiu pelo vereador Vinicius Castelo como pré-candidato a prefeito. Já o deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB) sonha em entrar na corrida eleitoral na cidade que já governou e não saiu bem. Por fim, o PSB tem a missão interna de convencer a deputada Gleide Angelo.

Segundo pesquisas, Gleide poderá ser o fato novo. Se ela não topar, o prefeito Lupércio tem tudo para eleger sua sucessora Mirella Almeida.

PRAGMATISMO – Em conversa com as lideranças políticas do PT pernambucano, o presidente Lula (PT) foi taxativo ao deixar o prefeito João Campos (PSB) à vontade na escolha do seu vice. O líder petista combinou um script com Campos, que seguiu à risca. O olhar do presidente é para 2026.

VICE IDEAL – A agora ex-secretária estadual da Mulher, Mariana Melo (PSDB), é a vice ideal para Daniel Coelho (PSDB). Mulher, negra e da periferia do Recife, com uma trajetória de vida que merece respeito. A governadora acertou na escolha.

FRASE DO DIA: “Quase 40 anos depois, vamos finalmente regulamentar e estender essa licença aos pais, para fazer justiça com as mulheres na divisão da responsabilidade com os filhos e, principalmente, para que essas crianças tenham seus pais presentes de verdade, em todos os tipos de famílias”, afirmou o deputado federal Pedro Campos (PSB).

RÁPIDAS

PASSIRA – O prefeito Silvestre vem se preparando bem para disputar a reeleição. Com uma gestão equilibrada e acertos na política, ele caminha bem para conseguir mais quatro anos de mandato.

ARTICULADORES – Dois nomes têm peso na articulação próxima ao prefeito João Campos: o ministro Silvio Costa Filho e o deputado federal Renildo Calheiros. Além de serem conselheiros, trabalham em Brasília diuturnamente pelo gestor recifense.

GOIANA – A Frente Popular se juntou para garantir apoio à pré-candidatura de Quinho Fenelon (Republicanos). A expectativa agora é quem será o nome escolhido do prefeito Eduardo Honório.

PINGA-FOGO: Gleide Angelo vai se convencer em ser candidata em Olinda ou deixar o cavalo passar selado como em Jaboatão?

blog do Silvinho

Sem espaço para o PT

No apagar das luzes do prazo de desincompatibilização para que secretários deixem os cargos visando disputar o cargo de prefeito ou vice, João Campos exonerou dois dos seus secretários que são tidos como prováveis nomes para a vice do prefeito. A vaga também é motivo de disputa do PT. Na semana passada, o prefeito foi até o presidente Lula e informou que não teria como colocar o partido na vice. A reunião repercutiu em Pernambuco e mexeu com os petistas. E, embora algumas figuras do partido acreditem em uma reviravolta nesta questão, está praticamente descartada.

Os nomes cotados hoje são o de Marília Dantas do MDB e Victor Marques do PC do B. Os dois secretários são nomes bem próximos do prefeito João Campos o que lhe dão total segurança de em sendo reeleito no próximo mês de outubro, possa deixar a gestão da cidade para disputar o Governo de Pernambuco. “Com um nome que não seja do PT, mas seja próximo do prefeito, João Campos dá um recado claro: vai disputar o Governo” avalia uma fonte ao Blog. Este inclusive é o motivo pelo qual o prefeito não deseja compor com o PT.

Algumas figuras do PT insistem ainda no espaço dentro da chapa do prefeito, considerando que não colocar alguém do partido na vaga de vice seria uma forma de deselegância com o presidente Lula. Em recente entrevista ao podcast Inteligência Limitada, o próprio prefeito João Campos já tinha feito questão de destacar que sua eleição no ano de 2020 tinha sido pelo campo de centro-esquerda e bem distante do bolsonarismo e do lulismo. João lembrou ainda que no ano de 2024, os assuntos a serem tratados com a população são os problemas locais e não de pauta nacional.

A declaração na época foi entendida como um recado ao próprio PT que ao que tudo indica, fica mais longe de conquistar o espaço na majoritária do Recife.

Não vai  A ministra Luciana Santos que vinha fazendo mistério sobre sua participação na eleição de Olinda, decidiu. Vai permanecer à frente da pasta. Na cidade, quem deve disputar a Prefeitura é o deputado federal Renildo Calheiros que governou o município por dois mandatos antes da vitória do prefeito Lupércio.

Daniel Coelho  Aos poucos começa a ser formatada a chapa do pré-candidato a prefeito do Recife, e ex-secretário estadual de Turismo, Daniel Coelho (PSD). No PSDB, ganha força o nome de Mariana Melo que deixou ontem a Secretaria Estadual da Mulher.

Substituição  O Governo de Pernambuco informou que o secretário executivo de Gestão e Políticas Públicas, Daniel Leite, e a secretária executiva de Políticas para Mulheres, Juliana Gouveia, vão assumir interinamente as secretarias de Turismo e Lazer e da Mulher, respectivamente.

Fora da disputa   Recentemente filiado ao Republicanos, o ex-prefeito de Catende, Otacílio Cordeiro, anunciou ontem que não vai disputar a Prefeitura da cidade. O Republicanos estará reunido no próximo sábado e anuncia na próxima semana qual será o nome para a Prefeitura que será apoiado pelo partido.

blog do Magno

CNI declara guerra a Lula

Se o Governo Lula não se bica com o agronegócio, segmento que segura o crescimento do PIB, com a desoneração atraiu para si a ira do empresariado nacional. Em nota, a Confederação Nacional da Indústria anunciou, ontem, que vai judicializar a MP (medida provisória) 1.227 de 2024.

Trata-se da compensação tributária da desoneração da folha de salários de empresas e de municípios por meio de mudanças nas regras de créditos tributários do PIS/Cofins (Programa de Integração Social/Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social). “Chegamos ao nosso limite. Somos um vetor fundamental para o desenvolvimento do País e vamos às últimas consequências jurídicas e políticas para defender a indústria”.

O desabafo partiu do presidente da CNI, Ricardo Alban, após participar de uma comitiva oficial do governo federal para a China e Arábia Saudita. Segundo o comunicado, ele deixou o compromisso internacional e antecipou sua volta ao Brasil por causa da medida provisória. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), participa da viagem.

Ele disse ainda que a medida provisória traz mais custos tributários às empresas da indústria. Ressaltou que o setor já está “sobretaxado” e mencionou o impacto de R$ 29,2 bilhões em 2024 estimado pelo Ministério da Fazenda ao anunciar a compensação. Para 2025, a expectativa é que o impacto negativo da medida compensatória atinja R$ 60,8 bilhões.

Na contramão, a confederação citou um impacto positivo de R$ 9,3 bilhões com a desoneração da folha em 2024. A entidade relembrou outras medidas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que, segundo ela, dificultaram o crescimento do setor industrial no País. Usou a retomada do voto de qualidade do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) como exemplo.

“O impacto negativo total dessas medidas para a indústria soma R$ 79,1 bilhões neste ano […] Todas elas vão em sentido contrário à política do governo de restaurar a competitividade da atividade industrial no Brasil”, diz a nota.

ENTENDA A BRONCA – O PIS e o Cofins foram alvos de medida para evitar a cumulatividade, ou seja, a sequência de pagamento do mesmo tributo em uma cadeia. O sistema tributário permite que uma empresa recolha créditos quando o tributo já foi pago anteriormente ao longo da cadeia. Esse crédito podia ser usado para abater débitos tributários. O empresário poderia, por exemplo, usar o valor do crédito no pagamento do CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), do IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica) e da contribuição previdenciária. O que o governo propõe: o uso do crédito só será limitado para abater créditos do próprio PIS-Cofins.

Quem paga a conta – Segundo a equipe econômica, liderada pelo ministro Fernando Haddad, a medida impactaria as maiores empresas, que são predominantemente aquelas que pagam impostos no regime de lucro real (com faturamento superior a R$ 78 milhões por ano). As companhias podem deduzir o imposto pago na etapa anterior da cadeia de produção para evitar a cumulatividade do PIS/Cofins. A mudança impactará as empresas que têm grandes estoques de crédito e que poderiam ser abatidas em outros impostos. As exportadoras são as mais impactadas. O motivo: não pagam o PIS/Cofins e, por isso, não terão como usar os créditos.

Combustíveis perdem – Outro setor prejudicado é o de combustíveis, uma vez que o tributo é pago integralmente nas refinarias no momento da venda às distribuidoras, que ficam impedidas de usar os créditos para abater outros tributos. O secretário especial da Receita Federal declarou que a alíquota efetiva do PIS/Cofins é muito baixa no Brasil, e quanto maiores são as empresas, “maiores são as distorções”.

Créditos presumidos – Outra mudança do governo é em relação aos créditos presumidos do PIS/Cofins, que têm uma lógica diferente daqueles concedidos na lógica de não cumulatividade do tributo. São vistos pelo Ministério da Fazenda como um benefício tributário que foi dado ao longo dos anos para determinadas empresas e setores. As empresas têm hoje R$ 20 bilhões em créditos presumidos de PIS/Cofins. O coordenador-geral de Tributação da Receita Federal, Rodrigo Verly, disse que os recursos foram concedidos por lei, porque a empresa adquire produtos ou serviços de pessoa física ou cooperativa, como o agronegócio e transportes.

Dias sombrios para João – Principal nome do PT no Recife para uma eventual disputa pela Prefeitura em faixa própria, o deputado estadual João Paulo, ex-prefeito da capital por dois mandatos, não vai engolir a seco o anúncio da chapa de João Campos (PSB), na disputa pela reeleição, sem presença de um representante petista. “Vamos aguardar o anúncio oficial para não precipitar uma crise”, disse ele, numa conversa, ontem, com este blogueiro. João não acredita que o PT caminhe com suas próprias pernas na eleição municipal na capital, mas por enquanto prefere não antecipar o que pode vir pela frente, em razão, segundo ele, do descontentamento geral nas mais variadas correntes do partido.

Curtas

TJ BARRA CPRH – O Tribunal de Justiça proibiu a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) de derrubar o muro de troncos de coqueiros que limita um terreno privado no Pontal de Maracaípe. A construção é alvo de queixas de comerciantes que trabalham na faixa de areia e se sentem prejudicados pela obra. Em 23 de maio, a CPRH determinou a retirada da estrutura após denúncias de frequentadores do local.

INDENIZAÇÃO – A Caixa Econômica Federal vai indenizar os donos de apartamentos em prédios-caixão interditados e com alto risco de desabamento na Região Metropolitana do Recife (RMR). A medida vai permitir a realização de acordos com proprietários de apartamentos em 431 prédios-caixão com risco elevado de cair, totalizando R$ 1,7 bilhão.

EXPECTATIVA – Suspense em Araripina: o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, destituiu a comissão provisória do partido no município, mas ainda não publicou na justiça eleitoral a composição da nova executiva, que será presidida por Bringel Filho, herdeiro político do ex-prefeito Emanuel Bringel. Essa mudança viabiliza a pré-candidatura a prefeito do vice-prefeito Evilásio Mateus.

Perguntar não ofende: Lupi oficializa a nova comissão provisória do PDT em Araripina ou cede às pressões da governadora Raquel Mandacaru?