| | | Giro Pelos Blog’s ( 10/Junho/2024 ) ///Segunda-feira | | |

blog do FinFa

Visitas ilustres – No último sábado (08), o prefeito de Flores, recebeu no seu município figuras de destaque da esfera federal e regional, os senadores Humberto Costa e Fernando Dueire, além do presidente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Danilo Cabral. A ocasião contou ainda com a presença de diversas lideranças políticas, empresários e representantes da sociedade civil.Marconi Santana expressou em receber dois senadores e o Superintendente da Sudene, e destacou a importância do encontro: “Hoje, tivemos a honra de receber em nossa cidade os senadores da República, Fernando Dueire e Humberto Costa, além do nosso amigo Superintendente da Sudene, Danilo Cabral, que estão colaborando muito com o nosso município, só tenho que agradecer a todos”, disse Marconi.

Agenda – A governadora Raquel Lyra inaugura, na manhã desta segunda-feira (10), às 11 horas, a cozinha comunitária do município de Bezerros, no Agreste Central. O equipamento vai distribuir 200 refeições diárias à população em situação de insegurança alimentar e nutricional.À tarde, às 16 horas, em Caruaru, no Centro de Convenções do Senac, a gestora entrega 184 novos ônibus escolares a todos os municípios durante o Seminário Juntos pela Educação. Com esta nova remessa, o Governo de Pernambuco terá entregado, em pouco mais de um ano, 364 veículos aos municípios.

Vai apoiar -O ex-prefeito de Custódia, Dr. Luiz Carlos, anunciou no último sábado (08), seu apoio à pré-candidata a prefeita Luciara de Neemias.Este anúncio representa um importante reforço para a campanha de Luciara, e dá demonstração de fortalecimento da pré-candidatura da atual vice-prefeita que busca chegar à prefeitura para implementar seu trabalho como gestora.

Anuncia e inaugura – O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, anuncia nesta segunda-feira às 10:30 horas, a programação do XXXII Festival de Inverno de Garanhuns, que será realizado de 11 a 28 julho. O anúncio será no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante. Às 15:30 horas, Sivaldo Albino, Inaugura a quadra poliesportiva da Escola Prof. Letácio Brito Pessoa Bairro: Boa Vista.

Parceria – A Sudene, durante a Missão Climática pela Caatinga, nesta segunda-feira (10), anuncia parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Univasf para ações de combate à desertificação. O superintendente Danilo Cabral acompanha a agenda da ministra Marina Silva em visita à Comunidade de Fundo de Pasto de Malhada da Areia em Juazeiro (BA), pela manhã, e em ato político em Defesa da Caatinga e pelo Enfrentamento à Desertificação, à tarde, na sede da Universidade em Petrolina. A parceria entre Sudene, MMA e Univasf é voltada para a atualização dos Planos de Ação Estaduais de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAEs) de 10 Estados da área de atuação da Autarquia.

Comemorou – Ontem o Subtenente da Polícia Militar, Eder Valério Praxedes, comemorou seu aniversário na Chácara de Odair Morato, no município de Carnaíba, onde reuniu familiares, amigos e colegas de profissão. A animação ficou por conta do eclético Gustavo Pinheiro. Quero agradecer a Praxedes pela recepção conosco.

Você sabia? – Que tem prefeito no Pajeú, que anda a ver navios, com o seu pré-candidato a prefeito que não decola. O prefeito não pode ouvir falar que alguém ligado ao seu grupo conversou com alguém da oposição, que o gestor vai imediatamente na casa desta pessoa e oferece logo empregos para familiares.

Frase –  “Qual é a dúvida que tem disso? O PSDB não tem candidato a prefeito em Afogados da Ingazeira, o partido aliado, o PSD, tem candidato a prefeito e esse candidato a prefeito é Danilo Simões”. (Secretário Executivo da Casa Civil, Rubens Júnior, confirmado que Danilo Simões é o candidato da governadora Raquel Lyra em Afogados da Ingazeira)

Entregou – O prefeito de Santa Terezinha, Delson Lustosa, esteve participando da entrega dos uniformes para os alunos da Escola Municipal José Paulino de Siqueira e da Escola Municipal Mônica Tavares. Segundo Delson, os demais alunos das escolas municipais também serão contemplados ao longo desta semana.

Confirmou o anúncio –

O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, em conversa com este blogueiro, confirmou que após o São Pedro, será anunciado o seu pré-candidato a prefeito para as eleições de outubro próximo.

 

Perguntar não ofende – Até quando Afogados da Ingazeira, vai continuar com o trânsito desta forma?

 

blog do Magno Martins 

A história sepultada

No fim de semana, em duas postagens seguidas neste blog, trouxe à tona a situação do lamentável abandono do histórico prédio do Diário de Pernambuco, localizado na chamada Pracinha da Independência. Felizmente, despertou a atenção de muita gente importante e sensível.

Já há, inclusive, a iniciativa de um advogado que anunciou uma ação popular contra o Governo do Estado (era Jarbas Vasconcelos), que pagou R$ 2 milhões pela compra com o propósito de transferir para o local o novo Arquivo Público Estadual, projeto que nunca se viabilizou e não se sabe até hoje a destinação dessa montanha de dinheiro na época (2004).

Descobri, entretanto, que o Estado continua sem preservar sua memória, porque existem outros símbolos culturais igualmente abandonados, como o prédio do Antigo Liceu, de 1880, no centro do Recife. Iniciativa da Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais de Pernambuco, nasceu para reunir profissionais ligados às artes. Situado entre o Palácio do Campo das Princesas e o Teatro de Santa Isabel, o imóvel de estilo classicista imperial foi tombado, mas está fechado desde 2007, quando as atividades foram transferidas para o prédio do antigo Colégio Nóbrega.

Também às moscas está a torre de atração de zeppelins, provavelmente a última que ainda permanece de pé no mundo, no Recife, mais precisamente no Parque do Jiquiá, na Zona Oeste. A estrutura foi construída para receber o dirigível, que aportou no Recife pela primeira vez no dia 22 de maio de 1930. A torre foi a primeira estação aeronáutica voltada para este tipo de transporte na América do Sul.

Também abandonado, permanece o Conjunto Fabril da Tacaruna. Ali, em 1890, um imóvel histórico para o Estado passou a ser construído: a Usina Beltrão, tornando-se o empreendimento que seria considerado a primeira e mais moderna refinaria da América do Sul. As obras foram concluídas em 1895. A usina de açúcar pouco tempo depois fechou as portas e deixou o prédio inativo por 27 anos. Em 1925 passa a funcionar como indústria têxtil, a Fábrica Tacaruna, que funcionou até 1955.

Igualmente, a casa em que Clarice Lispector viveu durante a infância e parte da adolescência no Recife tornou-se mais um dos inúmeros símbolos de abandono da capital pernambucana. Localizada em frente à Praça Maciel Pinheiro, no bairro da Boa Vista, o imóvel está com a porta principal bloqueada por tijolos, a fachada foi tomada por lixos e pichações, além dos danos à estrutura, como furos no telhado e buracos nas paredes.

Outro prédio histórico abandonado é o Palácio Frei Caneca, antiga sede da Vice-Governadoria do Estado. O imóvel também serviu de dependência oficial de vice-governadores por mais de cinco décadas. Está fechado e degradado há muitos anos, com pichações e mato na fachada.

Construído em 1967, o prédio dá nome a um dos principais baluartes da Revolução Pernambucana de 1817. Joaquim do Amor Divino Rabelo, conhecido por Frei Caneca. O nome teve origem por causa da infância modesta, quando vendia canecas nas ruas do Recife, no período do Brasil Colônia.

GOVERNO INSENSÍVEL – No início do mês passado, a governadora Raquel Lyra (PSDB), ao invés de restaurar um patrimônio, anunciou a construção de um habitacional de interesse social no terreno do tradicional Edifício Frei Caneca, destinado aos moradores da comunidade de Santa Terezinha. A iniciativa, segundo argumentou, faz parte das ações do Morar Bem Pernambuco. O primeiro estágio do projeto irá contemplar 48 famílias que moram em palafitas e conta com um orçamento estimado de R$ 6,7 milhões, oriundos do Governo do Estado. Se o prédio é tombado, símbolo do poder, da história e da cultura, o projeto é uma agressão à memória dos pernambucanos.

Pacto pela Morte – A Polícia Civil divulgou, ontem, um relatório estarrecedor sobre a violência em Pernambuco. Só neste ano, em cinco meses, já ocorreram 1.577 homicídios, uma média de 315 assassinatos por mês. Se isso for verdadeiro, Pernambuco voltou a ser, proporcionalmente, por grupo de cada mil pessoas, o Estado mais violento do País. Se Eduardo Campos criou o programa Pacto pela Vida, Raquel Lyra Mandacaru (PSDB) inovou, fez uma revolução do mal, instituindo o “Pacto pela Morte”.

O maio mais sangrento – No levantamento da Polícia Civil, com base nos crimes disponíveis no site oficial da Secretaria de Defesa, os números apontam que maio somou 266 assassinatos, se tornando o mês com menor registro de Mortes Violentas Intencionais (MVI), neste ano no Estado. O interior continua sendo a região mais violenta, com 149 homicídios. Já na Região Metropolitana foram 83 e na capital 34. Na estatística oficial da Secretaria de Defesa Social (SDS), em janeiro foram registrados 355 Mortes Violentas Intencionais, em fevereiro 310, em março 324 e em abril 322.

Sinpol desmoraliza o Governo – Na semana passada, a governadora anunciou uma redução de 11,6% no número de homicídios, apontando o último mês de maio como o melhor de toda a série histórica do levantamento, iniciada em 2004, com 266 MVIs. No Recife, segundo ela, se deu o menor resultado dos últimos cinco anos, com 33 MVIs, número 34% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado. Mas o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE), Áureo Cisneiros, contestou os números oficiais. Segundo ele, de janeiro a maio deste ano, foram 1584 MVI e no mesmo período, em 2023, ocorreram 1468 MVI.

PEC barrada – A PEC das Praias, um dos maiores absurdos do Congresso nos últimos anos, felizmente está com seus dias contados. Depois da repercussão negativa e do debate polarizado sobre o tema, sairá de pauta. A avaliação de líderes partidários é que a proposta precisa ser mais amadurecida e debatida. A possibilidade de fazer uma sessão de debates no plenário sobre o tema tem sido avaliada, a fim de esclarecer pontos que causam discussão nas redes sociais. Um requerimento de autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO) solicitando a sessão, ainda sem data definida, foi aprovado na última semana. O assunto tomou as redes sociais depois de uma audiência pública na Casa Alta a respeito da PEC.

CURTAS

ESVAZIAMENTO – A chegada das comemorações juninas deve, a partir da próxima semana, diminuir o ritmo das atividades parlamentares no Congresso. Os festejos movimentam a economia, sobretudo em cidades do Nordeste e, em ano de eleições municipais, a presença de deputados e senadores em seus redutos eleitorais é imprescindível.

RECESSO – Já na próxima quinta-feira, comemora-se o dia de Santo Antônio. Na última semana do mês, os dias de São João (24/6) e de São Pedro e São Paulo (29/6) costumam esvaziar ainda mais as comissões e plenários do Legislativo. Algumas pautas prioritárias podem ser prejudicadas, tendo em vista que os congressistas só têm, aproximadamente, um mês antes do recesso parlamentar, que começa em 17 de julho.

PAUTA – Ao sair da reunião de líderes partidários do Senado Federal na última semana, a senadora Tereza Cristina (PP-MS) citou projetos importantes para a pauta dos próximos dias, mas resumiu: “Tem muita coisa aí pra acontecer nessas próximas duas semanas e o São João também, no Nordeste”. O senador Carlos Portinho (PL-RJ) também relembrou que junho “é um mês muito prejudicado”.

Perguntar não ofende: O gato comeu os R$ 2 milhões do Estado na compra da sede abandonada do DP?

blog Cenário

Audiência – Canal oficial da Prefeitura de Caruaru, a PrefTV tem dado um show de transmissão no São João, sendo uma opção para quem está distante, mas não quer perder a festividade junina. O pico de audiência no último sábado (8) foi quando mais de 70 mil pessoas estiveram assistindo ao mesmo tempo uma das apresentações no Pátio do Forró.

Prestígio – Também no sábado (8), o prefeito de Caruaru Rodrigo Pinheiro (PSDB) recebeu no seu camarote nomes influentes do judiciário, a exemplo do presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto. Quem também esteve por lá foi o desembargador Paulo Augusto, o juiz federal Thiago Aguiar e o o desembargador eleitoral, Humberto Vasconcelos. Todos fizeram questão de ir prestigiar a festa junina.

Parceria – A ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, estará nesta segunda (10) na cidade de Petrolina, para, em conjunto com a Sudene e Univasf, participar de agenda em Defesa da Caatinga e pelo Enfrentamento à Desertificação. Antes, a representante do governo Lula tem compromisso em Juazeiro da Bahia.

Justa homenagem – Nesta terça (11), o deputado José Patriota (PSB) receberá o título de presidente de honra da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Eleito cinco vezes para comandar a associação, ele será homenageado durante assembleia extraordinária. O parlamentar é o representante do municipalismo na Casa de Joaquim Nabuco.

Sucessão – A notícia trazida pelo Blog Cenário na última quinta (6), de que o PDT nacional não iria intervir no partido em Araripina, abalou a pré-candidatura de Evilásio Mateus ao Executivo. Ele almeja ser o nome da legenda na disputa este ano, mas o projeto será sepultado muito em breve, no período das convenções.

Fala PE

A menos de cinco meses do primeiro turno, é esperado que as festividades juninas acabem por impulsionar as pré-candidaturas à reeleição dos prefeitos de Caruaru, no Agreste, e de Petrolina, no Sertão, Rodrigo Pinheiro (PSDB) e Simão Durando (UB), respectivamente.

Apesar de a festa não ter conotação política, em obediência à legislação, fato é que os dois gestores, sucessores dos ex-prefeitos Raquel Lyra (PSDB) e Miguel Coelho (UB), têm se deparado ano após ano com eventos de grandes proporções e cuja repercussão os tem aproximado dos eleitores.

Ao passo em que se tornam mais conhecidos do público, Rodrigo e Simão têm coletado resultados positivos advindos do aquecimento da economia. O São João de Caruaru e de Petrolina é responsável por movimentar o setor não apenas nas duas cidades, mas em municípios vizinhos, com alta nas redes hoteleira e gastronômica, bem como na geração de empregos diretos e indiretos.

Em ano eleitoral, e tendo em vista que o maior desafio dos dois pré-candidatos segue sendo vencer o desconhecimento, carimbar a imagem à frente de um evento de alta proporção pode acabar sendo uma mão na roda.

Elias Gomes  Ex-prefeito e pré-candidato do PT ao Executivo Municipal, Elias Gomes conseguiu o apoio da federação Psol/Rede e, com isso, ampliou para nove o número de partidos que dão sustentação ao seu palanque na disputa pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. Elias é responsável por comandar uma ampla frente progressista-democrática e que resulta na maior aliança política da história da segunda maior cidade de Pernambuco.

Itapissuma  “Desespero da oposição”, diz o pré-candidato a prefeito de Itapissuma, Júnior de Irmã Teca, sobre acusações de compra de votos. A informação surgiu no fim da semana passada após a divulgação de áudios em grupos de WhatsApp onde um cidadão, identificado como Abdias, disse ter recebido vantagens financeiras em troca de apoio ao pré-candidato. “Notícia delirante”, garantiu Júnior.

Recife  A capital pernambucana irá sediar o 1º Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais, a ser realizado entre os dias 12 e 14 de junho na Igreja do Pátio de São Pedro. Especialistas irão discutir e propor soluções para a revitalização dos centros urbanos brasileiros e elaborar um acordo de cooperação técnica entre as cidades envolvidas na rede de urbanismo em áreas centrais.

Sudene  O superintendente Danilo Cabral acompanhou a agenda da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva (Rede), na cidade baiana de Juazeiro, quando anunciou uma parceria entre o ministério, a Sudene e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para ações de combate à desertificação. O objetivo principal é tornar os planos de ação de mitigação dos efeitos da seca dos dez estados da área de atuação da superintendência em instrumentos mais efetivos.

blog do Edmar 

Rodrigo Pinheiro lidera corrida em Caruaru

Rodrigo Pinheiro, prefeito de Caruaru, desponta como líder absoluto para as eleições municipais de 2024. Pesquisa do Instituto DataTrends, divulgada nesta segunda-feira, coloca Pinheiro à frente em todos os cenários analisados, refletindo uma aprovação significativa de sua gestão e um forte apoio popular.

No levantamento espontâneo, onde eleitores mencionam seus candidatos sem sugestão de nomes, Pinheiro lidera com 19% das intenções de voto. Zé Queiroz aparece com 12% e Delegado Lessa com 5%. Um expressivo 57% ainda não decidiu em quem votar, indicando um grande potencial de crescimento.

Nos cenários estimulados, Pinheiro amplia sua vantagem, atingindo 37% das intenções de voto, enquanto Zé Queiroz marca 23% e Delegado Lessa 12%. Outros candidatos, como Fernando Rodolfo, Armandinho, Tonynho e Michele Santos, ficam abaixo de 4%.

A pesquisa também analisou cenários com apoios políticos. Com o apoio de Raquel Lyra, Pinheiro mantém 37% das intenções, enquanto Zé Queiroz, apoiado por Lula, segue com 22%. Esses números confirmam a força da candidatura de Pinheiro, independentemente das alianças políticas. A gestão de Pinheiro é bem avaliada por 59% dos entrevistados, contrastando com 31% de desaprovação. Este índice de aprovação fortalece sua liderança nas pesquisas.

Quando questionados sobre quem acreditam que vencerá as eleições, 43% dos eleitores apontam Pinheiro, seguido por Zé Queiroz com 23%. A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº PE-03489/2024, com margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95%, sugere que a candidatura de Pinheiro está bem encaminhada para um possível triunfo nas próximas eleições, uma vez que já teria 46% dos votos válidos quando são excluídos brancos, nulos e indecisos. O desafio para seus adversários será reverter esse cenário e conquistar a confiança dos eleitores indecisos para evitar uma vitória de Pinheiro já no dia 6 de outubro.

Prestigiado – No último sábado, o prefeito Rodrigo Pinheiro reuniu diversos segmentos da sociedade no camarote da prefeitura do São João de Caruaru. Passaram por lá o presidente do TJPE, o desembargador Ricardo Paes Barreto, o também desembargador Paulo Augusto de Oliveira Freitas, a secretária de Cultura, Cacau de Paula e outros nomes da sociedade pernambucana que se fizeram presentes durante a festividade que contou com Bell Marques e Henrique e Juliano como principais atrações.

Falha da organização – O camarote da Empetur em Caruaru cometeu um equívoco ao fechar toda a visão do camarote do TJPE. Isso aconteceu porque os organizadores decidiram colocar um painel que acabou prejudicando a visão dos que estavam no camarote vizinho. Certamente haverá uma solução que beneficie as duas partes para que todos possam acompanhar os festejos juninos na capital do forró.

Serra Talhada – A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, vive um momento extremamente favorável na busca pela reeleição. Sem seu principal adversário, Luciano Duque, no páreo, Márcia atraiu o apoio dos irmãos Waldemar e Sebastião Oliveira e consolidou uma ampla frente política para disputar o segundo mandato. A petista mostrou que sabe jogar o jogo da política e fez o dever de casa corretamente.

Inocente quer saber – A governadora Raquel Lyra irá solucionar o impasse do camarote da Empetur em Caruaru?

blog do Elielson

Uma fonte muito próxima à presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, revelou à coluna que a legenda está preparando um ato para anunciar, formalmente, o apoio da sigla à reeleição do prefeito João Campos (PSB) no Recife.

Ainda sem previsão de quando irá acontecer, a expectativa é que seja ainda neste mês, revelou fonte em reserva. Isso se confirmando é a prova de que os petistas pernambucanos se convenceram, ou foram levados ao convencimento pelo presidente Lula, de que a prioridade é a aliança com o PSB e, por consequência, a presença na chapa em 2026.

FATO INÉDITO – Essa é uma das poucas vezes, ou até a única vez desde a redemocratização, que o PT não terá candidatura própria a prefeito do Recife, sendo um fato inédito na política local. Nem irá disputar nem indicar o vice. A sigla de Lula sairá muito pequena desta eleição no Recife, ou melhor, de um pleito que nem entrará em campo.

GOLPE? – Após derrota nas eleições do Parlamento Europeu, presidente francês Emmanuel Macron decidiu dissolver o parlamento e convocar novas eleições na França. Para ele, a ascensão de nacionalistas é um perigo para a Europa. “O resultado das eleições da União Europeia não é bom resultado para o meu governo”, afirmou o presidente. Isso é golpe ou não?

FRASE DO DIA: “O Nordeste brasileiro é grande parte da solução do Brasil no que diz respeito à transição para a nova economia e Pernambuco está pronto”, disse a governadora Raquel Lyra, durante Fórum Esfera, em São Paulo.

ROMPEU O SILÊNCIO – A ex-primeira dama de Pernambuco, Renata Campos, foi até Salgueiro para acompanhar a inauguração da UPA Eduardo Campos. Por homenagear seu esposo, ela fez um emocionante discurso, rompendo o silêncio e a discrição que lhe são bem peculiares.

DE VOLTA AO AGRESTE – A governadora Raquel Lyra (PSDB) inaugura, hoje, uma cozinha comunitária em Bezerros. Depois vai a Caruaru participar do seminário Juntos pela Educação e vai realizar entrega de ônibus escolares para vários municípios pernambucanos.

PINGA-FOGO: O PT vai aproveitar a agenda de Gleisi em Recife no próximo dia 27 para fazer o ato pró-João Campos?

blog do Silvinho

Pior do que se imagina  
 
O prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel, recebeu mais uma péssima notícia neste final de semana após a divulgação dos números da pesquisa IPEC. Enquanto o gestor assistiu o crescimento dos dois principais nomes de oposição: o do ex-prefeito e ex-deputado Zeca Cavalcanti e a ex-prefeita Madalena Britto, ele viu também quem confirmou que votaria nele em uma campanha diminuir em 50%. Quando o IPEC realizou a primeira pesquisa, eram 12% que declaravam que votariam no prefeito, agora são apenas 6%.
Diante desses números, como será que o atual gestor pretende reverter tamanha impopularidade na cidade?
É muito complicado. E o cenário de desgaste não atinge apenas o prefeito. A oposição também vive este momento. A pré-campanha da ex-prefeita e pré-candidata Madalena Britto vive um trabalho intenso para afastar de si a imagem do atual prefeito. É fato: foi a ex-prefeita Madalena que apresentou para a população de Arcoverde o nome de Wellington e tá na cara que se arrependeu. No entanto, vai ter que passar a pré-campanha e a  campanha explicando a população o motivo do apoio a Wellington que durou até o ano de 2023 e também o que a levou a se afastar dele.
O prefeito vai para a reeleição já que disse que de maneira alguma desiste de disputar, mas deve pelo que se apresentam nas pesquisas, sofrer uma derrota acachapante na cidade que observa a cada pesquisa, a liderança intacta do ex-prefeito Zeca Cavalcanti que vem conseguindo manter o favoritismo no município.
Agenda    A governadora Raquel Lyra cumpre agenda hoje em Bezerros e Caruaru. Na cidade de Bezerros a gestora realiza a entrega de uma cozinha comunitária. Já em Caruaru, a gestora entrega 184 novos ônibus escolares a todos os municípios durante o Seminário Juntos pela Educação.
Elias Gomes   Com a oficialização do apoio da federação Rede/PSOL, o pré-candidato a prefeito de Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes (PT), conseguiu reunir a maior frente de partidos de centro e de esquerda para disputar a Prefeitura do município. O pré-candidato chega forte como uma opção viável.
Parceria  A Sudene, durante a Missão Climática pela Caatinga, nesta segunda-feira (10), anuncia parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Univasf para ações de combate à desertificação. O superintendente Danilo Cabral acompanhará a ministra Marina Silva em agenda que ela realiza em Juazeiro e Petrolina.
Maratona   O prefeito Mano Medeiros cumpriu uma maratona de 24 horas de entregas e serviços na cidade de Jaboatão dos Guararapes. A agenda intensa começou no sábado  em Sotave com um grande mutirão de limpeza urbana e melhorias na iluminação pública e se estendeu até este domingo.
Camila Machado  A prefeita de Sirinhaém, Camila Machado, caminha a passos largos para ganhar mais uma eleição na cidade. Pré-candidata à reeleição, Camila fez diversas alianças políticas de destaque e que possibilitaram repetir a dobradinha vitoriosa de 2016 em uma aliança com o deputado France Hacker que indicou seu filho Hildo Hacker como pré-candidato a vice.