| | | Giro Pelos Blog’s ( 14/MAIO/2024 ) /// Terça-feira | | |

blog do FinFa

Deve apoiar – Informações chegadas a este blogueiro, dão conta que o candidato a prefeito pela oposição na eleição de 2020 em Iguaracy, Rogério Lins, vai apoiar a chapa governista apresentada pelo prefeito Zeinha Torres, Dr. Pedro Alves e Marquinhos Melo. Segundo este blogueiro apurou com a fonte, Rogério não vem sozinho, com ele também vem os pré-candidatos a vereadores do MDB que são ligados a Lins.

Rogério tornou-se uma forte liderança do grupo de oposição de Iguaracy, jovem, bem articulado e comprometido com a população, e agora deve se somar a chapa da situação, fortalecendo a pré-candidatura de Dr. Pedro e Marquinhos e mostrando que política se faz com diálogo, comprometimento e respeito.

Fez campanha – O Governo de Custódia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cras 1, Cras 2, Creas, Criança Feliz, CMDCA, SFCV e Conselho Tutelar, realizou uma importante mobilização de campanha e panfletagem no comércio da cidade nesta segunda-feira 13.O objetivo foi conscientizar a população sobre o “Maio Laranja” e “Faça Bonito” que é uma campanha nacional de combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes, em especial, no dia 18 de maio, dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.Informações Juliano Oliveira.

Hoje – Através de uma solicitação do mandato do deputado Doriel Barros, a Assembleia Legislativa de Pernambuco criará a Frente Parlamentar de Combate ao Racismo. O objetivo da Frente é criar Leis e implementar ações que possam dar passos significativos na luta contra a discriminação racial no estado. Doriel será o coordenador-geral da Frente, que será instalada nesta terça-feira (14), no Plenarinho I da Alepe, a partir das 9h. A Frente terá como membros os deputados João Paulo, Diogo Moraes, João de Nadegi, João Paulo Costa, Joãozinho Tenório, Joaquim Lira e Luciano Duque, e as deputadas Rosa Amorim, Dani Portela e Simone Santana. A instalação também terá as presenças de Lindinere Ferreira, Coordenadora Regional Nordeste da CONEN – Coordenação Nacional de Entidades Negras, e de Lepê Correia, pesquisador da cultura afro e doutor em Educação, além de representantes de entidades sociais que seguem na luta contra o racismo.

Reunião – O prefeito da Ingazeira, Luciano Torres, teve uma reunião ontem (13), com o Bispo Diocesano Dom Limacedo Antônio, os Padres Luisinho e Rogério Marinho, o vereador e presidente da Câmara Argemiro Morais, a vereadora e técnica do IPA, Deorlanda Carvalho, o secretário municipal de agricultura, Antônio Carlos e a diretoria da Colônia de Pescadores da Barragem da Ingazeira.Segundo Luciano, foram tratados assuntos referentes a exploração adequada da barragem, bem como do apoio aos pescadores para que possam desenvolver suas atividades pesqueiras. Dessa reunião saíram diversos encaminhamentos, que serão apresentados ao Ministro da Pesca e Aquicultura André de Paula.

Anuncia – O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro,anuncia nesta terça-feira (14), às 16 horas, na Academia das cidades, no bairro São João da Escócia, serão anunciadas às ações voltadas à segurança pública de Caruaru e região, além de entrega de novos equipamentos.

Disse – “Os acidentes automobilísticos se tornaram coisa do passado, não tendo sido registrada nenhuma morte após
a instalação do redutor eletrônico de velocidade, trazendo alívio a quem precisa utilizar a rodovia. Contudo, há alguns meses a lombada eletrônica, tão festejada pela população da região, encontra-se inexplicavelmente desligada, trazendo, novamente, preocupação para motoristas e passageiros”.(Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco,deputado Álvaro Porto, que encaminhou, ao governo do estado, solicitação para que a lombada eletrônica existente na PE-177, na altura da ponte sobre o Rio Canhoto,  entre os municípios de Canhotinho e Angelim, seja reativada com urgência)

Frase – “O senhor mistura os assuntos, projeto de fim das faixas e eleições 2026. Nosso partido tem posição. Não aprovaremos nada de goela abaixo do Governo de Pernambuco”. (Deputado estadual Diogo Moraes, rebatendo o colega João Paulo do PT, ontem na Alepe)

Perguntar não ofende – O ex-prefeito de Iguaracy Francisco Dessoles poderá apoiar a chapa governista?

blog Cenário

Com críticas públicas ao PSB, o deputado João Paulo (PT) tem feito um grande malabarismo para justificar a defesa feita à governadora Raquel Lyra (PSDB) e, principalmente os votos favoráveis que foram dados aos projetos encaminhados pelo Executivo estadual, como foi o caso do das faixas salariais.

Ainda no ano passado o Partido dos Trabalhadores anunciou que iria atuar na oposição à tucana, mas na Alepe o ritmo é outro. A postura do petista que iniciou sua trajetória política no movimento sindical tem rendido puxões de orelha de correligionários, a exemplo da senadora Teresa Leitão.

João Paulo chegou a argumentar que seus posicionamentos têm a intenção de defender a governabilidade de Raquel, mas no meio político as movimentações vêm sendo interpretadas de outra maneira, atuando como um verdadeiro aliado direto da governadora.

Surpresa – O deputado André Ferreira (PL) soube da exoneração dos seus aliados no Detran justamente no momento em que participava de um evento ao lado da governadora Raquel Lyra (PSDB), na cidade de São Joaquim do Monte. De acordo com fonte ligada ao parlamentar, ele discursou após ser informado e a empolgação no evento já não foi mais a mesma.

Saudades – O deputado Romero Albuquerque (UB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para criticar a falta de projetos da causa animal na gestão Raquel Lyra e ironizou a relação da Alepe com o Palácio. “Estou até com saudades do governo Paulo Câmara, quando tínhamos, pelo menos, diálogo“, disse.

Debate – A Comissão de Educação e Cultura da Alepe, realizou, nesta segunda (13), uma audiência pública para debater as ameaças ao Festival de Inverno de Garanhuns, que este ano será realizado pelo governo municipal. O que chamou atenção é que nenhum representante da Prefeitura marcou presença.

União – A vereadora do Recife, Natália de Menudo (PSB), usou as redes sociais para celebrar a parceria firmada entre ela e o presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB). O prefeito João Campos (PSB), o secretário de Governo da PCR, Aldemar Santos, e o ex-vereador Estefano Menudo participaram do encontro.

Homenagem – Por iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT), a Câmara Municipal do Recife vota, nesta terça (14) o Título de Cidadã do Recife para a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann. O momento deve gerar um intenso debate entre os petistas e os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

blog do Elielson

Por Guilherme Camilo, colunista interino

A Câmara Municipal do Recife aprovou, nesta segunda-feira (13), um requerimento que solicita, ao prefeito João Campos (PSB), a adoção de ações necessárias para que a Guarda Municipal seja armada. Em pelo menos 20 capitais do país, os agentes já atuam com armas. O Recife, no entanto, é a única capital do Nordeste que não aderiu ao modelo de segurança.

A matéria é de autoria do líder da oposição, o vereador Alcides Cardoso (PL), que contou com 15 votos a favor, seis contrários e duas abstenções. Caberá agora ao gestor do Recife acatar ou não o requerimento, que é um assunto de extenso debate entre os poderes e representantes dos guardas municipais.

NA BRONCA: O deputado estadual João Paulo (PT) utilizou a tribuna da Alepe para criticar o PSB e a correligionária de legenda, a senadora Teresa Leitão. O parlamentar lembrou a votação do projeto que pôs fim às faixas salariais dos policiais e bombeiros militares, aprovado na semana passada. Ele destacou a incoerência da aliança entre PSB e PL na Casa. Já em relação à Teresa Leitão, a crítica se baseou nas declarações da senadora quanto à vaga de vice-prefeito do Recife ser definida entre conversas de Lula (PT) e João Campos (PSB), considerando qualquer projeção precipitada. O petista falou sobre a importância do debate e da crítica construtiva em um partido que é regido pela pluralidade de vozes.

EMBATE POLÍTICO: A ausência do prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), na audiência pública promovida pela Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), evidenciou ainda mais o conflito entre a gestão do município e o Governo do Estado em torno da organização do Festival de Inverno de Garanhuns. O motivo da falta foi justificado por nota, considerando que o debate expirou as tentativas de conciliação entre as partes, haja vista que o município já decidiu realizar a 32ª edição do FIG.

FRASE DO DIA: “Não teremos problemas em aprovar as coisas na Câmara, Senado, Tribunal de Contas da União e na Suprema Corte, porque tudo será feito de comum acordo para atender o mais rápido possível as necessidades do povo gaúcho”, disse Lula, em fala transmitida durante reunião com o governador do RS, Eduardo Leite (PSDB).

RÁPIDAS

ARTICULAÇÃO: O Partido Liberal (PL) continua circulando por Pernambuco, na tentativa de emplacar candidatos da legenda nas prefeituras do estado. O nome da vez foi o do vice-prefeito de Venturosa, Ernandes Albuquerque, que, em ato com a presença do presidente do PL, Anderson Ferreira, na cidade, foi oficializado como pré-candidato a prefeito nas eleições deste ano.

ALÍVIO DE CONTAS: O prefeito de Paudalho, Marcello Gouveia (Podemos), que também é presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), esteve em Brasília para participar de uma sessão, no Senado Federal, com o objetivo de debater propostas e estudar soluções para a desoneração da folha dos municípios brasileiros.

DÍVIDAS NA UNIÃO: O presidente Lula (PT) anunciou que um projeto de lei complementar foi enviado, ao Congresso Nacional, com o objetivo de suspender, por pelo menos três anos, o pagamento de 100% da dívida do Rio Grande do Sul com a União. Com a medida, o Estado terá uma folga de cerca de R$11 bilhões no orçamento.

PINGA-FOGO: O prefeito João Campos vai sancionar a lei que vai armar a guarda do Recife?

blog do Edmar Lyra

Semana de entregas – O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), continua em ritmo acelerado. A semana começou com a reinauguração da Biblioteca Álvaro Lins e a requalificação de uma creche no Sítio Rafael. Durante esta semana, entregará equipamentos de segurança, a nova praça do Xique-Xique e a via de acesso da rádio Cultura. Já no sábado, dia 18, no aniversário da cidade, tem a grande entrega da nova estação ferroviária.

Processos – O presidente do Supremo Tribunal Federal, Roberto Barroso, ampliou suspensão da contagem dos prazos processuais de todas as ações em andamento na Corte que envolvam o Estado do Rio Grande do Sul ou seus municípios, bem como daquelas que sejam oriundas das varas e tribunais do estado ou cujas partes sejam representadas exclusivamente por advogados inscritos na seccional gaúcha da OAB. A suspensão, que inicialmente terminaria nesta sexta (10), foi ampliada para 31 de maio, atendendo a pedido do Conselho Federal da OAB.

Denúncia – O ministro Alexandre de Moraes notificou os acusados pelo homicídio da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes para oferecerem resposta, em até 15 dias, acerca de denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República. O Ministério Público Federal apresentou denúncia pelo suposto crime contra o deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro Domingos Brazão e o delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa. Alexandre retirou o sigilo do inquérito por entender que “não há mais a necessidade de restrição de publicidade”.

Inocente quer saber – Célia Sales conseguirá eleger Adilma Lacerda em Ipojuca?

blog do Silvinho

A indefinição segue em Olinda 

Faltando pouco mais de um mês para o prazo máximo de desincompatibilização do Ministério de Ciência e Tecnologia, a ministra Luciana Santos não deu nenhum sinal de que pretende deixar a pasta para disputar a Prefeitura do município. Inclusive, cresceu a especulação de que o deputado federal Renildo Calheiros (do mesmo partido de Luciana) pode disputar na cidade contando com o seu apoio. No início do ano acreditava-se que a ministra pretendia entrar no jogo, mas nas últimas semanas, esse fato passou a ser observado como menos provável possível.

No entanto, o nome de Renildo Calheiros pelo PC do B pode não ser tão competitivo quanto o da ministra. O histórico de Luciana à frente da administração de Olinda é positivo. Inclusive conseguiu eleger seu próprio sucessor que foi Renildo Calheiros. Mas, já o do ex-prefeito não foi tão bom assim que fez a própria Luciana amargar uma derrota histórica na cidade que deixou o seu partido na eleição municipal de 2016, em quarto lugar.

Hoje no município se tem certeza de nomes como: Márcio Botelho, atual vice-prefeito pelo PP. Izabel Urquisa que vai disputar a Prefeitura pelo PL. Mirella Almeida que disputará pelo PSD com o apoio de Lupércio e Antonio Campos que disputará pelo PRTB. Dois partidos tem um compromisso com a ministra Luciana Santos que é o PT, que tem hoje colocado o nome de Vinícius Catelo e o PSB da deputada estadual Gleide Ângelo.

Caso Luciana decida realmente por não entrar na disputa e anuncie a pré-candidatura de Renildo Calheiros, ainda não se sabe se o PSB caminhará junto, ou se lançará a deputada Gleide Ângelo que já disse que está disposta a entrar na briga. Já o PT, como faz parte da federação com o PC do B, deverá decidir se luta para obter a vaga na cabeça de chapa da majoritária, ou aceitaria a indicação da vice.

Alinhamento///Em detrimento aos últimos acontecimento envolvendo o seu partido, o PL, e o Governo de Pernambuco, o prefeito Mano Medeiros está cada vez mais alinhado com a governadora Raquel Lyra. Na semana passada, Mano registrou um encontro que teve com a governadora em Brasília e ontem foi recebido no Palácio para tratar da suspensão da reintegração de posse de terreno em Cavaleiro.

Defesa///O deputado estadual João Paulo (PT) usou a tribuna da Assembleia para denunciar o que chamou de alinhamento do PSB com o bolsonarismo em Pernambuco. A declaração ocorre após as duas legendas votarem de acordo no projeto do fim das faixas salariais. O petista está cada vez mais próximo da governadora Raquel Lyra e tem se mostrado um forte defensor da governabilidade tanto de Raquel quanto de Lula.

Garanhuns ///A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, vai divulgar, nesta terça-feira, quais serão os artistas nacionais que vão integrar a programação do Festival Gospel – Ano III e Festival Viva Jesus 2024, que serão realizados de 05 a 13 de julho e de 18 a 22 de setembro, respectivamente. O anúncio será a partir das 16h, em coletiva no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga).

Orocó // Com a confirmação da inelegibilidade do ex-prefeito Dedi, o grupo político de situação na cidade já planeja lançar sua esposa Neure de Dedi para concorrer a Prefeitura da cidade contra o tucano Ismael Lira. Dedi ainda está com o nome colocado na disputa mas a possibilidade de uma troca de nomes tão logo passe a convenção já está sendo orquestrada.

blog do Magno

Prefeitos a um passo da reeleição

Um levantamento do Portal Poder360, divulgado recentemente, mostra os prefeitos que lideram ou empatam a corrida para as eleições deste ano em dez capitais do País. A sondagem foi realizada em vinte cidades, entre os meses de março e maio deste ano.

Mesmo estando inelegível e sem nenhum mandato ativo, o ex-presidente Jair Bolsonaro tem se mostrado um cabo eleitoral ativo. O PL, seu partido, tem sete pré-candidatos competitivos nas vinte capitais brasileiras com pesquisas disponíveis e lidera o ranking. Esses 7 políticos estão em primeiro lugar de forma isolada ou empatados dentro da margem de erro com um ou mais concorrentes. O segundo partido com mais competitividade é o União Brasil.

No Recife, o prefeito João Campos (PSB) lidera a corrida eleitoral com folga. Candidato à reeleição, João aparece na pesquisa com 57% das intenções de voto enquanto o pré-candidato do PL, o ex-ministro Gilson Machado Neto, figura 21%. O mesmo acontece com outro jovem gestor, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, conhecido como JHC, do PL. Ele apresenta 71%, enquanto todos os outros adversários aparecem com 13%.

Outra disputa sem surpresas pode acontecer em Salvador, o atual prefeito, Bruno Reis (UB), tem 62% das intenções do eleitorado, já o seu principal adversário, Geraldo Júnior (MDB), apresentou apenas 14%. O levantamento afirmou que as pesquisas divulgadas são uma fotografia do momento. Ainda pode haver alterações. O 1º turno das eleições de 2024 será em 6 de outubro.

Diferentemente do PL de Bolsonaro, que optou por lançar muitos candidatos próprios para a disputa eleitoral, o partido do presidente Lula, o PT, deve abrir mão de algumas capitais e de grandes cidades para apoiar nomes de siglas aliadas, tudo isso porque está de olho nas eleições de 2026. As prioridades do PT são: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

No Rio de Janeiro, o PT deve entrar numa aliança pela reeleição de Eduardo Paes. Em Belo Horizonte, é esperado que lance o deputado Rogério Correia. Já em São Paulo, a disputa é considerada nacional entre eleitores de Lula (que apoia Boulos) e de Bolsonaro (que apoia a reeleição do atual prefeito paulistano, Ricardo Nunes, do MDB). Siglas do chamado Centrão, como União Brasil, MDB e PSD, aparecem no top 5 do ranking de partidos com mais candidatos competitivos nas capitais.

Maioria não quer reeleição de Lula – A primeira edição da pesquisa Genial/Quaest sobre a eleição presidencial de 2026 mostra que, se a eleição fosse hoje, 55% da população não daria nova chance ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Enquanto isso, 42% apoiam a reeleição do petista e os 3% restantes, não sabem ou não responderam, de acordo com o levantamento divulgado ontem. Assim como na eleição de 2022, Lula tem maior apoio no Nordeste, onde o percentual dos entrevistados que dariam nova chance ao petista é de 60%.

Desabrigados no Bolsa Família – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia, com a equipe de ministros, medidas para ajudar as famílias atingidas pela tragédia climática do Rio Grande do Sul. Entre as propostas estão uma ajuda financeira de R$ 5 mil (parcela única) para cerca de 100 mil famílias – ou seja, a um custo de R$ 500 milhões e a inclusão no Bolsa Família de quem foi desabrigado e perdeu renda temporariamente. O pacote deve ser debatido hoje em uma nova reunião com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Dívida suspensa – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que enviará ao Congresso um projeto de lei complementar para adiar, por 36 meses, o pagamento da dívida do Rio Grande do Sul com a União. Com a proposta, o estado pode ter uma folga orçamentária de quase R$ 11 bilhões exclusivamente para ações de reconstrução, após as enchentes que devastaram a região. Ainda de acordo com Haddad, o formato da retomada do pagamento ao fim dos 36 meses de suspensão ainda será debatido. “Vamos avaliar ao final do período. Esperamos que até lá as coisas tenham se normalizado”, disse.

Leite diz que decisão não é suficiente – O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou que a medida de suspensão da dívida do Estado não é o suficiente, mas representa um “passo” no tema. Segundo ele, será preciso pensar em “soluções mais perenes” de longo prazo para o Estado. “Infelizmente não posso dizer que será suficiente essa medida. Vamos precisar de outros tantos apoios, outras frentes”, acrescentou o governador gaúcho.

Greve da enfermagem mantida no HCP – Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros do Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), no Recife, decidiram continuar com a paralisação durante assembleia realizada com as categorias na noite de ontem. Os trabalhadores realizarão atos em frente à instituição hoje, a partir das 7h. “Não abriremos mão de suspender a paralisação desde que o dinheiro entre na conta dos trabalhadores. Estamos abertos ao diálogo, mas continuaremos mobilizados até uma resposta concreta”, ressaltou o presidente do Satenpe, Francis Herbert.

CURTAS

FLAGRANTE – Uma mulher de 34 anos foi presa em flagrante após ser filmada agredindo uma bebê de 8 meses e uma criança de 2 anos e 4 meses. A mãe descobriu o caso através das imagens das câmeras de segurança do condomínio em que mora. O caso aconteceu no domingo, no Dia das Mães. Segundo o TJPE, Adriana da Silva Dias teve a prisão em flagrante convertida em prisão preventiva e foi levada para a Colônia Penal Feminina do Bom Pastor.

COMBATE AO RACISMO – Através de uma solicitação do mandato do deputado Doriel Barros (PT), a Assembleia Legislativa de Pernambuco criará a Frente Parlamentar de Combate ao Racismo. O objetivo da Frente é criar Leis e implementar ações que possam dar passos significativos na luta contra a discriminação racial no Estado. Doriel será o coordenador-geral da Frente, que será instalada hoje, no Plenarinho I da Alepe, a partir das 9h.

CASAMENTO – A Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE) e o Tribunal de Justiça (TJPE) estenderam o prazo de inscrição para evento do Casamento Comunitário que contemplará 500 casais. Agora, os interessados terão até o dia 24 de maio para se inscreverem. A cerimônia está programada para o dia 11 de junho, às 15h, no Geraldão.

Perguntar não ofende: O brasileiro perdeu a confiança em Lula?