| | | Giro Pelos Blog’s ( 21/MAIO/2024 ) /// Terça-feira | | |

blog do FinFa

Reconhecimento – A Prefeitura de Custódia, através da  Secretaria Municipal de Educação, foi mais uma vez reconhecida pelos serviços prestados a população, recebendo o Certificado Ouro pelo serviço de excelência no Sistema Presença, ofertado pela Secretaria Estadual de Educação e Esportes de Pernambuco, através da Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família na Educação. ”Esse certificado tem o comprometimento e responsabilidade no acompanhamento dos estudantes beneficiários do programa social e seus consequentes registros de frequência no Sistema Presença”, disse o prefeito Manuca.

Anunciou – O prefeito de Santa Terezinha, Delson Lustosa, acompanhado do vice-prefeito Dada de Adeval, anunciou a pavimentação das ruas João Ferreira Costa e Joana Darc Liberal de Vasconcelos. “Essa obra vai garantir mais segurança, conforto e qualidade de vida para todos os moradores e frequentadores destas vias. Agradecemos a paciência de todos durante o período das obras e seguimos trabalhando para construir uma cidade cada vez melhor”, disse o prefeito Delson.

Você sabia? – Que os pré-candidatos oposicionistas de Carnaíba, Ilma Valério e Glebson Martins, postaram nas suas redes sociais, que o Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde, estava realizando exames ginecológicos dentro de uma igreja na Comunidade do Açude do Caroá. Já Glebson Martins afirmou que ao lado existe um prédio de uma escola abandonado, que facilmente poderia ser transformada em um Posto de Saúde com uma pequena reforma, proporcionando atendimento de qualidade e um ambiente adequado para a população do Açude do Caroá.

Disse – “Junto ao presidente Paulo Ziulkoski e aos presidentes das Associações Municipalistas do Brasil, foram abertos os trabalhos da nossa assembleia geral aqui na Marcha. O debate foi focado também na questão da Emenda da PEC 66, que trata da desoneração e outros diversos temas pelos quais estamos, junto ao congresso nacional e o executivo, soluções para os municípios do Brasil”.(Presidente da Amupe e prefeito do Paudalho, Marcelo Gouveia)

Hoje – A Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru (SMS), por meio da Gerência de Assistência Farmacêutica (GAF), promove, nesta quarta-feira (22), uma ação alusiva ao Dia Nacional do uso Racional do Medicamento, comemorado em 5 de maio. A ação será realizada no Marco Zero, das 08h às 12h, com a oferta de diversos serviços gratuitos para a população, como aferição de parâmetros clínicos (pressão arterial), glicemia capilar, consulta farmacêutica, ventosaterapia, auriculoterapia, entre outros. O Conselho Regional de Farmácia – CRF/PE será parceiro nesta ação. “É uma ação onde estaremos chamando a atenção da população sobre o uso racional do medicamento. Um dos nossos papéis como farmacêuticos é garantir que os medicamentos sejam seguros e eficazes, por isso, estaremos fornecendo informações sobre dosagem e efeitos colaterais para quem se interessar em participar”, destacou a coordenadora da Central de Abastecimento Farmacêutico de Caruaru, Nathana Magalhães.

Entregou – O deputado federal Eriberto Medeiros (PSB) entregou uma nova viatura à Guarda Civil Municipal (GCM) do Recife, fruto de emenda parlamentar através do Ministério da Justiça, atendendo uma solicitação do vereador Eriberto Rafael (PSB) e do deputado estadual Eriberto Filho (PSB), buscando fortalecer e melhorar as ações de segurança pública do Recife.

Prorrogou -A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, prorrogou as inscrições para os Editais Convocatórios do 32º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Atendendo a solicitação de membros da classe artística e produtores culturais em geral, a medida estende o prazo final para inscrições até a próxima quarta-feira (22). Os editais estão disponíveis no Portal da Prefeitura de Garanhuns, na Aba Editais Cultura (garanhuns.pe.gov.br/editaiscultura).

Frase – “Temos muito o que aprender enquanto comunidade com os povos originários. A Assembleia Xukuru do Ororubá, que acontece anualmente e reúne indígenas de todo o Brasil, nos lembra disso. Estou imensamente, feliz de participar mais um ano desse evento”.(Deputado estadual Luciano Duque)Na Marcha – Me encontro em Brasília para cobrir a XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada pela Confederação dos Municípios –  CNM, que será aberta às 9 horas desta terça-feira (21) e vai até a próxima quinta-feira (23). Registrei alguns deputados estaduais que chegaram a Brasília para participar do evento, entre eles, Diogo Morais, Joãozinho Tenório, Edson Vieira, Cléber Chaparral, Rodrigo Farias, prefeitos do Pajeú, Zeinha Torres, Luciano Torres, Adelmo Moura, Marconi Santana, Márcia Conrado.

Perguntar não ofende – Quem será o adversário do prefeito de Santa Terezinha Delson Lustosa nas eleições de outubro?

blog Fala PE

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco passou a ser referência para as demais cortes do Brasil. Não é de hoje que o tribunal pernambucano tem se dedicado à inovação e ao aprimoramento das boas práticas, mas fato é que o reconhecimento obtido na cerimônia do 1º Prêmio de Inovação Eleitoral, realizada em Brasília, colocou os holofotes sobre a atual gestão.

O TRE-PE recebeu, ao todo, quatro prêmios, tendo conquistado dois primeiros lugares e dois segundos lugares, feito alcançado apenas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Coube ao Sistema de Combate à Desinformação (SCDE), projeto desenvolvido em parceria com o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, garantir para o estado o topo do ranking nas categorias de Comunicação e Combate à Desinformação; e de Soluções de Tecnologia da Informação, Gestão e Proteção de Dados.

Somados às outras premiações, voltadas aos setores de transparência e fortalecimento da imagem da instituição, os projetos reafirmam o compromisso da corte com a lisura do processo eleitoral, órgão que tem papel determinante na preservação da democracia.

Marcha dos Prefeitos–Dados da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), presidida pelo prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (Podemos), apontam que cerca de 600 gestores e representantes dos governos municipais pernambucanos irão participar da 25ª da Marcha dos Prefeitos a Brasília. Entre as principais pautas da edição de 2024 estão o pacto federativo e a desoneração da folha de pagamento.

Recife–O prefeito João Campos (PSB) dedicou o fim de semana a entregar obras de contenção de barreiras em áreas de morro nos bairros de Beberibe e Linha do Tiro, no Recife. Apenas neste ano, de acordo com o socialista, a prefeitura investiu mais de R$ 314 milhões na Operação Inverno, que conta, entre outros, com serviços como proteção de encostas, limpeza e expansão da rede de drenagem de águas pluviais.

Jaboatão dos Guararapes–A preocupação com a chegada do período de chuvas intensas foi também alvo de debate no Jaboatão dos Guararapes. Ex-prefeito e pré-candidato do PT ao Executivo Municipal, Elias Gomes (PT) endereçou um ofício ao presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) solicitando avaliação do corpo técnico do órgão no tocante à questão do desassoreamento da Barragem Duas Unas. A cidade foi palco de uma das maiores tragédias da história do estado, quando, em 2022, 64 pessoas morreram em decorrência do desabamento de barreiras.

Xexéu —Se a oposição não conseguir se articular a tempo, o prefeito Thiago de Miel corre o risco de protagonizar mais um daqueles cenários onde a disputa eleitoral vai contar com apenas um candidato. Thiago disputa a reeleição com um índice de aprovação da gestão que beira os 70%, enquanto isso, a oposição tem se desencontrado e até agora não apresentou um nome válido para o embate.

blog Cenário

Após deixar o Palácio do Campo das Princesas com um alto índice de rejeição, chegando a ser “escondido” na última campanha eleitoral, o ex-governador e atual presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, vem ostentando números expressivos à frente do órgão federal.

Ainda ontem (20), foi anunciado que o BNB encerrou o primeiro trimestre de 2024 com resultado operacional de R$ 942,3 milhões. O valor representa acréscimo de 12,2% em relação ao resultado do mesmo período de 2023. Os bons resultados da estatal têm como principais alavancas o crédito e apoio a micro e pequenas empresas e a empreendedores individuais.

O bom trânsito com o presidente Lula e a liberdade para tocar projetos têm feito o banco alcançar resultados positivos que podem projetar Paulo para novos desafios em 2026, realçando sua capacidade de gestão. No meio político já é dada como certa uma candidatura para a Câmara Federal. O trabalho desempenhado servirá de vitrine para os futuros desafios.

Laços no Recife – Não é só a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, que será homenageada pela Câmara do Recife, o polêmico jornalista Leo Dias também. A propositura é do vereador Almir Fernando (PSB), que apresentou como justificativa os laços familiares existentes na cidade e sua relação direta com a capital pernambucana.

Nomeação – O defensor público-geral, Henrique Costa da Veiga Seixas, foi reeleito nesta segunda (20) pelos membros da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPE-PE) para o biênio 2024-2026. Ainda ontem (20), ele recebeu homenagem na Câmara do Recife. A governadora Raquel Lyra (PSDB) já publicou sua nomeação no Diário Oficial de hoje (21).

Adiamento – Apesar da sugestão do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), de que seria um debate pertinente o possível adiamento das eleições municipais no estado, o Tribunal Superior Eleitoral não cogita uma nova data para o pleito e não pretende interferir, já que é uma prerrogativa do Congresso Nacional, através de emenda à Constituição.

Modificação – O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD), está obstinado em debater o fim da reeleição para chefes do Executivo municipal e estadual, além de presidente da República. Ele pretende abrir o debate de maneira mais ampla ainda este ano e afirmou que a maioria dos senadores é favorável a isso. Caso haja alguma mudança, só começará a valer em 2030.

Presença confirmada – O Palácio do Planalto confirmou. Presença do presidente Lula na abertura da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A confirmação vinha sendo aguardada com bastante ansiedade. A expectativa agora é saber qual aceno será feito pelo chefe do Planalto aos prefeitos.

blog do Elielson

Por Guilherme Camilo, colunista interino

A Câmara Municipal do Recife concedeu, nessa segunda-feira (20), o Título de Cidadã do Recife à deputada federal Gleisi Hoffmann, também presidente nacional do Partido dos Trabalhadores. O projeto, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), é justificado pelos laços estreitos que Gleisi tem com a cidade, o que é contestado pela oposição da casa.

Na votação em plenário, a proposta recebeu 25 votos a favor, uma abstenção e quatro votos contrários. Entre os que declinaram do projeto estão os vereadores Alcides Cardoso (PL), Felipe Alecrim (Novo), Fred Ferreira (PL) e Ronaldo Lopes (PP). A abstenção foi registrada por Ana Lúcia (Republicanos).

A proposta já tinha sido apresentada em março e iniciou a tramitação em regime de urgência. No entanto, a oposição pediu vistas, gerando o adiamento da matéria.

MOVIMENTAÇÃO: Em ritmo de pré-campanha à prefeitura de Caruaru, a deputada estadual Rosa Amorim (PT) circulou pela cidade nesse fim de semana, marcado pelo aniversário de 167 anos de Caruaru. A parlamentar esteve presente em eventos como o “Caruaru Solidário”, onde foram doados diversos alimentos para a população em situação de vulnerabilidade social. Além disso, Rosa esteve nos acampamentos José Marlúcio e Jean Carlos, ambos do MST, na zona rural da cidade, para ouvir as demandas e necessidades das famílias. Junto a ela, estiveram também pré-candidatos a vereadores e até mesmo Zé Queiroz (PDT), que também é pré-candidato à prefeitura da cidade.

ISENTOS: O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou, nessa segunda-feira (20), que todos os candidatos do Rio Grande do Sul vão ter a isenção no pagamento da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A medida também é válida para aqueles que não se enquadram nos critérios estabelecidos e deve atingir cerca de 40 mil estudantes do estado. Além disso, um estudo para que haja um calendário diferenciado para os candidatos da região está em processo de avaliação. As inscrições começam no dia 27 de maio e vão até 7 de junho.

FRASE DO DIA: “A grande reflexão que devemos fazer sobre reeleição é: foi positivo, foi proveitoso? As respostas que ouço é que não. E adianto que a ampla maioria no Senado é favorável ao fim da reeleição”, disse Rodrigo Pacheco, durante reunião-almoço no Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp) na capital paulista.

RÁPIDAS

REFORÇO: A Guarda Civil Municipal (GCM) do Recife recebeu uma nova viatura, fruto de emenda parlamentar através do Ministério da Justiça. O veículo, uma caminhonete 4×4, foi entregue pelo deputado federal Eriberto Medeiros (PSB) e havia sido solicitada pelo vereador da capital pernambucana, Eriberto Rafael (PSB), e pelo deputado estadual Eriberto Filho (PSB), com o objetivo de fortalecer as ações da segurança pública na cidade.

CAPACITAÇÃO: A Alepe abriu, nessa segunda-feira (20), as inscrições, de forma gratuita, para o seminário “Eleições 2024: Novas Regras”. O evento tem o intuito de atualizar e capacitar servidores, gestores públicos e agentes que se interessem pelo processo eleitoral, como candidatos, advogados eleitorais e dirigentes partidários para o pleito deste ano. O debate será realizado no dia 11 de junho, das 8h às 17h, no Auditório Sérgio Guerra, sede da assembleia.

NOVAS URNAS: O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) deu início à distribuição dos modelos 2022 e 2020 das urnas eletrônicas para os polos eleitorais no interior do estado. Os equipamentos vão substituir os modelos 2010 e 2011, que já estão no ciclo final de uso e serão recolhidos para descarte.

PINGA-FOGO: O título de cidadã do Recife para Gleisi Hoffmann é merecido?

blog do Edmar Lyra

A desoneração da folha e a Marcha dos Prefeitos

A semana promete ser agitada no Congresso Nacional, com a desoneração da folha de pagamentos no centro das atenções. O Senado começa a debater o tema na terça-feira (21), mas ainda há um longo caminho para um consenso, especialmente sobre a reoneração dos municípios após 2024.

Esse debate ganha ainda mais relevância com a Marcha dos Prefeitos em Brasília, que começou na segunda-feira (20) e se estende até quinta-feira (23). O evento contará com a presença do presidente Lula (PT) e dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tornando-se um espaço crucial para discussões e articulações políticas.

Os parlamentares estão sob pressão para apresentar uma solução viável e rápida. A expectativa é que o Senado aprove o projeto ainda esta semana, para que ele siga para a Câmara dos Deputados. Um ponto de concordância já alcançado é a desoneração de 17 setores da economia, mas os detalhes sobre como será a transição para a reoneração dos municípios ainda precisam ser ajustados.

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT), será o relator do projeto. O texto atual prevê que os municípios deixem de pagar 20% sobre a folha de pagamento, reduzindo a alíquota para 8%. Esse alívio está acordado para ser mantido até o final de 2024. No entanto, o governo federal argumenta que essa renúncia fiscal não é sustentável a longo prazo, exigindo uma reavaliação criteriosa.

A presença dos prefeitos em Brasília poderá influenciar significativamente as negociações. Os gestores municipais são diretamente afetados pelas mudanças na folha de pagamento, e sua pressão pode ser decisiva para moldar o desfecho das discussões.

Enquanto isso, os olhos do país estão voltados para o Congresso, esperando por uma solução que equilibre o alívio fiscal necessário para setores estratégicos da economia e a sustentabilidade fiscal dos municípios. A resposta a essa questão não só impactará a gestão municipal, mas também refletirá nas políticas econômicas do governo Lula.

Esta semana, portanto, será um verdadeiro teste para a capacidade de articulação e negociação do governo e dos parlamentares. A solução para a desoneração da folha de pagamentos não é apenas uma questão técnica, mas um jogo de forças políticas que definirá o rumo das finanças públicas nos próximos anos.

Voos – O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, anunciou a retomada dos voos comerciais na Base Aérea de Canoas (RS). A medida, parte de um plano de ampliação da malha aérea regional, foi autorizada pela Anac. A concessionária Fraport operará emergencialmente na base, com a venda de bilhetes iniciando nesta terça-feira (21). A Base Aérea de Canoas terá 35 voos semanais, totalizando 134 voos semanais para o Rio Grande do Sul.

Fortalecido – O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB) está se fortalecendo na busca pela reeleição. Com uma gestão bem-avaliada, alavancada por obras e recursos, Sivaldo poderá ter uma reeleição consagradora em outubro, o que lhe transformará num líder regional.

Inocente quer saber – Como se dará a desoneração da folha de pagamento?

blog do Silvinho

Jaboatão sem números

Até o momento neste ano de 2024 não se viu uma pesquisa sequer registrada para a divulgação sobre a corrida eleitoral para a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. Um fato que chama muito  a atenção devido a importância do município no cenário político de Pernambuco. A ausência dos números nos faz crer que a disputa na cidade deve ser bastante polarizada. Para se ter ideia da ausência de pesquisas, a última que foi divulgada sobre a corrida ainda traz o nome da ex-deputada Marília Arraes como pré-candidata.  Agora, apenas com o prefeito que é pré-candidato à reeleição Mano Medeiros, e com Elias Gomes, Clarissa Tércio e Daniel Alves, a certeza cada vez mais é que não será uma disputa de apenas um turno, mas de dois. No entanto, quem serão os dois nomes com força de ir pra o segundo turno, é complicado dizer.

Elias Gomes, ex-prefeito e pré-candidato pelo PT, usa a mesma estratégia de Fernando Haddad quando disputou a presidência em 2018. Vai fazer toda a campanha de primeiro turno em cima da força de Lula e do prestígio do prefeito João Campos que influencia positivamente nas eleições da região metropolitana. Além disso, o ex-prefeito ainda faz um comparativo com suas gestões na cidade que vão desde 2009 a 2016.

Já Clarissa Tércio apresenta ações de seu mandato à frente da Câmara Federal e também da Assembleia Legislativa, levando em conta todas às emendas que foram destinadas através dela para o município de Jaboatão e apresentando também através de um alinhamento mais à direita e conservadora, um plano de ação para caso vença o pleito.

Do mesmo campo político de Clarissa, o prefeito Mano Medeiros apresenta ações e se apresenta como um prefeito de ruas, de visitas e de corpo a corpo (ainda) sem se preocupar com a campanha política que se inicia nos próximos meses. Esses são sem sombra de dúvidas os nomes mais fortes para a corrida que ainda tem correndo por fora, o ex-vereador Daniel Alves.

Pela lógica, um segundo turno seria entre o atual prefeito Mano Medeiros que tem a chave da cidade e a máquina contra o ex-prefeito Elias Gomes que conta com o apoio de Lula e de importantes partidos da então Frente Popular.  Mas nada descarta uma surpresa com o nome de Clarissa.. Mas até que se tome conhecimento de uma pesquisa, vivemos de achometro como lideranças que acreditam que na cidade um está bem próximo do outro sem querer arriscar quem está na frente.

Polarização///O ex-prefeito Elias Gomes (PT) está confiante em sua ida para o segundo turno. Segundo aliados de Elias, pesquisas internas o colocam na liderança deixando em segundo lugar o atual prefeito Mano Medeiros. Elias conseguiu reunir um número considerável de partidos que até então faziam parte da Frente Popular de Pernambuco e angariou apoios como do prefeito do Recife João Campos e da vice-presidente nacional do Solidariedade Marília Arraes.

Firme no trabalho///Homem das ruas, o prefeito Mano Medeiros tem investido fortemente em sua presença em eventos, na visita a obras e também na questão da prevenção de acidentes e desastres naturais como o que ocorreu em 2022 tão logo ele assumiu a Prefeitura. Mano que é filiado ao PL do ex-presidente Jair Bolsonaro disse recentemente em entrevista que não acredita em polarização para a disputa na cidade, mas sim no trabalho que vem sendo realizado. Vale lembrar que como assumiu em abril de 2022, Mano só tem direito a disputar esta eleição para a Prefeitura. Logo, estará fora da próxima disputa municipal caso obtenha sucesso.

Cidade importante///A cidade de Jaboatão dos Guararapes é muito importante para o grupo de Anderson Ferreira, presidente estadual do PL e também do deputado federal André Ferreira. Foi justamente neste município, a partir do ano de 2016 que o grupo conquistou o protagonismo na política estadual que mantém até hoje.

Qualifica PE///Raquel Lyra lançou o programa Qualifica PE. A iniciativa se divide nas modalidades Qualifica Trabalho, com abertura de 15 mil vagas de formação profissional até dezembro de 2024, e Qualifica Empreendedor, com nove mil vagas de qualificação empreendedora até 2025. Os cursos oferecidos serão executados por entidades do Sistema S (Senai, Senac e Sebrae). A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas por meio do site www.sedepe.pe.gov.br, a partir de hoje. As primeiras aulas terão início a partir de 3 de junho.

Cidadania recifense///A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann será cidadã do Recife. A homenagem foi aprovada ontem. O PL que concedeu a cidadania da capital a Gleisi foi apresentada pela vereadora petista Liana Cirne. Após aprovação da matéria, Liana Cirne participou de uma videochamada com Gleisi Hoffmann, que agradeceu aos demais vereadores pela aprovação da homenagem: “Estou muito orgulhosa. Eu adoro o Recife e fiquei muito honrada”.

blog do Magno

Inserções provocam crise no PL e vira galhofa

Candidato mais competitivo do bloco das oposições no Recife, tendo aparecido com 22% das intenções de voto na pesquisa do Atlas Intel sem nem ter posto o bloco na rua, o ex-ministro Gilson Machado continua tendo que se sujeitar aos caprichos da família Ferreira no PL, seu partido.

Tudo isso, mesmo sendo hoje a maior liderança e tendo o apoio incondicional do ex-presidente Jair Bolsonaro. Exemplo mais recente desta situação pode se tirar da leitura das inserções de 30 segundos na propaganda eleitoral na TV, que serão veiculadas ao longo desta semana.

Segundo o blog tomou conhecimento, ao invés de o presidente do partido, Anderson Ferreira, propagar a imagem de Gilson, o dirigente se escalou como papagaio de pirata, usando o tempo significativo das inserções para uma campanha de filiação partidária. O que chama atenção ainda é a decisão de Anderson de fazer Gilson dividir o tempo com outros candidatos, ao invés de priorizar a disputa na Capital e Jaboatão.

As inserções, claro, já geraram um novo conflito interno no PL, que continua sendo comandado de forma isolada pela família Ferreira. Nos próximos dias, serão 40 inserções de 30 segundos divididas entre todos os pré-candidatos. Se isso não fosse mais que uma trapalhada, o cômico é ver Anderson, que nem está na disputa municipal, encerrar todos os comerciais pedindo filiação ao partido.

Segundo as bancadas do PL na Câmara Federal e na Alepe, as inserções deveriam priorizar os candidatos a prefeito de peso e não pedidos de filiação partidária. Há inserções com até três pré-candidatos, “uma verdadeira lambança”, conforme definiu um dos liberais.

Os aliados de Gilson acham que Anderson está prejudicando fortemente o processo natural do ex-ministro de conquistar o eleitorado recifense além da fronteira bolsonarista. O mais lógico, evidentemente, seria Gilson ser a vitrine dessas inserções nos horários nobres da televisão. Mas a família Ferreira, sobretudo Anderson, insiste em tocar o partido como se fosse propriedade patriarcal, uma extensão dos seus interesses domésticos.

Mas o que já é evidente é que ele não lidera nem mesmo Mano Medeiros em Jaboatão, que já entendeu que para se reeleger precisa ser ele próprio.

Maior partido do Brasil, o PL parece ser provinciano em Pernambuco.

Novas urnas – O Tribunal Regional Eleitoral iniciou, ontem, a distribuição dos modelos mais atuais de urnas eletrônicas para os colégios eleitorais do Interior. O novo modelo vai substituir as que foram usadas nas eleições de 2010, já no ciclo final de uso. Serão recolhidas para descarte. Petrolina foi a primeira cidade a receber um total de 980. A troca vai contemplar 10 dos 18 polos eleitorais do Estado.

Salve-se quem puder!  – O plano de segurança que a governadora Raquel Mandacaru Lyra lançou, prometendo reduzir em 30% os homicídios no Estado, não serve para absolutamente nada. Sem proteção policial nas ruas, as pessoas vão escapando da morte por milagres, como é o caso de um entregador que reagiu a uma tentativa de assalto em Abreu e Lima e foi “salvo” pela mochila que carregava nas costas. Segundo testemunhas, os bandidos atiraram contra a vítima, mas o tiro atingiu a mochila. O crime foi filmado por uma câmera de segurança e enviado para a TV-Globo.

Duplo feminicídio – Em menos de 24 horas, duas mulheres foram assassinadas no Grande Recife. No domingo, a Polícia Civil registrou a ocorrência em que uma mulher, de nome e idade desconhecidos, foi morta a tiros em via pública, na Comunidade de Cabo Verde, no bairro de Sapucaia, em Olinda. Já em Jaboatão, uma mulher de 25 anos foi encontrada morta dentro de casa, com diversos sinais de ferimentos causados por arma branca. A ocorrência foi registrada pela Força-Tarefa de Homicídios da Região Metropolitana Sul como feminicídio. O corpo da vítima foi encontrado no quarto da residência onde ela morava, na Rua Frei Caneca, no bairro de Cajueiro Seco,

E aí, Governo Lula? – Os números da dengue não param de crescer. O Brasil alcançou, ontem, a marca de 5.100.766 de casos prováveis de dengue em 2024. A informação consta na mais recente atualização do Painel de Monitoramento das Arboviroses, abastecido com base em dados do Ministério da Saúde. No total, são 2.827 mortos pela doença. Esta é a maior quantidade de óbitos confirmados desde o início da série histórica no país, em 2000. O número supera, inclusive, o recorde registrado em todo o ano de 2023 (1.094 mortes).

Fim da era socialista – O reinado do PSB em São José do Egito, no Sertão do Pajeú, terra sagrada da poesia, pode terminar nas eleições deste ano, com a chegada ao poder pela oposição. Já liderando todas as pesquisas, o terror do prefeito Evandro Valadares, que lançou um dentista sócio do seu genro por não poder mais concorrer, atende pelo nome de Fredson Brito, empresário bem-sucedido na área da construção civil e hotelaria. Terá como vice o ex-deputado José Marcos, uma lenda na política do faraó do mote Rogaciano Leite.

Curtas

DÍVIDA – Em entrevista logo após tomar posse, ontem, em Brasília, para mais um mandato à frente da CNM, Paulo Ziulkoski disse que o valor das dívidas de 4,2 mil prefeituras com o sistema regime geral é de R$ 248 bilhões. Segundo ele, está em negociação o chamado refis, cujo volume de recursos não implica em nenhum tipo de recurso da União.

IMPACTO – Pelos dados da CNM, além da situação das prefeituras com a previdência geral, 81% dos 2.180 municípios com Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) têm débitos; e o valor da dívida está em mais de R$ 312 bilhões. No entanto, segundo Ziulkoski, a questão mais grave é o impacto do aumento da folha, assim como o cálculo atuarial dos Fundos Próprios de Previdência.

CONTRATAÇÕES – O funcionalismo público, segundo o presidente da CNN, cresceu 12,5% entre 2010 e 2022, aumentou de 11 milhões para 12,4 milhões. Contudo, enquanto a União e os Estados tiveram contingente de 2,4% e 10,2% maior, respectivamente, as prefeituras precisaram contratar 31% a mais, passando de 5,8 milhões para 7,6 milhões.

Perguntar não ofende: Quantos prefeitos do PSB estão na lista das creches que Raquel Mandacaru mandou licitar?