| | | Giro Pelos Blog’s ( 24/Abril/2024 ) /// Quarta-feira | | |

blog do FinFa

Doou – O prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, fez questão de marcar presença na doação de terrenos à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de PE para a construção de casas populares no bairro conjunto habitacional, dentro do Programa Morar Bem, do Governo de Pernambuco. “Mais um passo importante para garantir moradia digna aos nossos egipcienses”, disse o prefeito.

Comemorando – O deputado estadual Luciano Duque, comemora a entrada da Missa do Vaqueiro na cidade de Serrita, que agora entrou no Calendário Oficial de Eventos do Estado. “Mais uma forma de reconhecer esse evento que representa toda fé e religiosidade do povo sertanejo”, disse Duque.Iniciativa pioneira – O Centro de Equoterapia HBA é uma iniciativa pioneira que busca utilizar cavalos como parte de um tratamento terapêutico inovador e eficaz em Petrolina-PE. Através da equoterapia, o centro oferece benefícios comprovados para pessoas de todas as idades, promovendo o bem-estar biopsicossocial de indivíduos com deficiências físicas ou motoras, sejam elas permanentes ou temporárias, além de distúrbios psíquicos e problemas de relacionamento pessoal.  A abordagem do centro é predominantemente interdisciplinar, integrando as áreas de saúde, educação e equitação para oferecer uma experiência terapêutica completa e personalizada. Os cavalos, já inseridos na rotina diária do centro, desempenham um papel fundamental no tratamento, auxiliando os pacientes a alcançarem melhor qualidade de vida e superarem desafios físicos e emocionais. O trabalho realizado pelo centro de Equoterapia HBA representa um avanço significativo no campo da terapia assistida por animais e continua a contribuir para a melhoria da saúde e do bem-estar de seus pacientes.

Parceria – O prefeito da Ingazeira, Luciano Torres, acompanhado da vereadora e veterinária do IPA, receberam em seu gabinete o coordenador do Crediamigo do BNB, Weudes Antônio da Silva, e firmaram uma parceria. “A partir de maio, estaremos disponibilizando uma sala, aqui no prédio da prefeitura municipal, para atendimento ao público do nosso município”, disse Torres.

Convida – A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes de São José do Egito, convida toda classe artística para participar do Fórum de escutas sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, que acontece nesta quarta-feira (24), no Centro de Cultura Prof. Bernardo Jucá, às 18:30 horas. A participação de toda classe cultural é fundamental para o exercício democrático da construção coletiva das Políticas públicas municipais e para a melhor aplicabilidade da PNAB.

Frase – “Através do Juntos pela Segurança nós estamos trabalhando incansavelmente para garantir que cada pernambucano e cada pernambucana se sinta em paz no nosso Estado”.(Governadora Raquel Lyra, ao anunciou, nesta terça-feira (23), a contratação da empresa AOCP – associação civil de caráter assistencial e educacional, para organizar o concurso público da Polícia Científica)Você sabia – Que o prefeito de Flores, Marconi Santana, no Dia Estadual dos Trabalhadores Rurais, formalizamos a entrega de caixas (melgueiras) para os apicultores florenses, que estão sendo acompanhados pelo curso de apicultura fornecido pela prefeitura em parceria com o SEBRAE.

Reunida – A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, teve uma reunião com os empresários Antônio Caiçara, Mauricio Melo, Everaldo Lima, e também o vereador Agenor de Melo, na pauta, o desenvolvimento de Serra Talhada. “Conversa muito produtiva,  Serra Talhada é, e continuará sendo sinônimo de desenvolvimento e potencialidade”, disse a prefeita.

Disse – “A demora e o silêncio do governo do estado não podem continuar a angustiar as famílias. Este caso merece e vai ser tratado com a urgência que a gravidade das crianças exige. E esta Casa não vai aceitar calada o pedido de socorro das mães destas crianças. Vamos nos mobilizar para construir soluções que recuperem a dignidade das crianças e dos seus familiares”.(Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, em discurso nesta terça-feira (23.04), no plenário, mostrando o compromisso de buscar soluções urgentes para aliviar o sofrimento extremo de crianças com microcefalia que esperam por cirurgias corretivas de luxação dos quadris)  

Perguntar não ofende – Existe farra de combustíveis na Prefeitura de Serra Talhada, como diz o vereador Vandinho da Saúde?

Sem prazo – Para não se comprometer, a governadora Raquel Lyra (PSDB) preferiu não cravar uma nova data para a entrega do hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru. Durante agenda na cidade, ela foi questionara pela imprensa local e, apesar de garantir que a obra está avançada, não informou o dia da inauguração. O cronograma foi refeito.

Chapa feminina – Cresce nos bastidores a possibilidade de Camila Godoy (Avante) ser a vice da prefeita Márcia Conrado (PT) na eleição deste ano. Com passagem pela Compesa, onde teve uma atuação destacada, ela seria uma indicação do ex-deputado federal Sebastião Oliveira, que recentemente anunciou uma aliança com a atual gestora.

Polêmica – Repercutiu nacionalmente a declaração do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, em entrevista ao colunista do SJCC, João Alberto, sobre a criação de uma calçada da fama do poder judiciário, para evidenciar os ex-presidentes do TJPE ainda vivos.

Movimento orquestrado – A eleição nem começou, mas a disputa político-administrativa já é pauta em Belo Jardim. O prefeito Gilvandro Estrela (UB) lamentou o que chamou de manobra política dos vereadores de oposição ligados ao pré-candidato Maneco, para que o TCE impeça o gestor de investir no município recursos de um empréstimo aprovado pelos próprios parlamentares.

Urgência – O presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), chamou atenção para a situação de 138 famílias de crianças com microcefalia que precisam de cirurgias paralisadas pelo Estado. A pauta vem sendo recorrente entre os parlamentares. “Esta Casa não vai aceitar calada o pedido de socorro das mães”, disse Álvaro ao anunciar a convocação da secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, para prestar esclarecimento.

Izaías a um passo do rompimento

O que já se esperava, aconteceu: o líder do Governo na Assembleia Legislativa, Izaías Régis (PSDB), perdeu a paciência e foi à tribuna da Casa fazer cobranças à governadora Raquel Lyra (PSDB), também tucana. Disse que ela tem que cumprir promessas de campanha, especialmente em relação à área de saúde, e que não aguenta mais ouvir reclamações da população quanto à falta de ações no município.

Ouvido, ontem, por este colunista no Frente a Frente, Régis disse que sua intenção não foi criticar o Governo na condição de líder, mas apenas cobrar que Raquel reiterasse o seu compromisso de construir o hospital Mestre Dominguinhos e uma maternidade, duas das suas principais promessas para Garanhuns. “O hospital está sendo esperado desde a gestão de Eduardo”, disse o deputado.

A cobrança de Régis foi tão dura que, ontem, nos corredores da Alepe e no plenário, estava sendo chamado de líder da oposição e não do Governo. “Mas isso foi uma brincadeira do presidente da Casa, Álvaro Porto”, disse Régis. Também tucano, Porto tem uma postura de independência em relação ao Governo. Há muito, o líder do Governo anda insatisfeito com o tratamento recebido pela governadora.

O que até as paredes da Alepe sabem é que a governadora, conhecida como Raquel Mandacaru, porque não dá sombra nem encosto a ninguém, nunca deu demonstração pública de que prestigia o seu líder. Os deputados da oposição dizem que o vice-líder do Governo, João Tenório (PRD), tem mais prestígio de fato do que o líder, além de trânsito fácil no Palácio.

Se mostrou insatisfação e está com os nervos à flor da pele, não será surpresa se Izaías Régis vir a entregar a liderança e abandonar a base de sustentação do Governo, até porque seu projeto, de disputar a Prefeitura de Garanhuns também não conta com o entusiasmo da governadora.

Nenhum pio – Depois do desabafo de Izaías Régis, não apenas a governadora silenciou, mas todo o Governo. Nem mesmo o secretário da Casa Civil, Túlio Villaça, que cuida da articulação política, deu sequer um telefonema para saber o que teria levado o líder a levar a público sua profunda decepção com a gestão de Raquel, especialmente a falta de ações concretas em Garanhuns, maior colégio eleitoral do Agreste Meridional.

A espera do PSB – Em entrevista, ontem, ao Frente a Frente, programa que apresento pela Rede Nordeste de Rádio, a deputada Gleide Ângelo (PSB) disse que está animada para disputar a Prefeitura de Olinda, mas que, individualmente, não pode avançar no projeto. “Isso é uma decisão do PSB, que está nas mãos dos seus principais líderes, como o prefeito João Campos, e o deputado federal Pedro Campos”, afirmou.

Conversa sigilosa – Lula fez questão de manter sigilo da conversa que teve com Arthur Lira, no domingo, no Palácio da Alvorada. A reserva é natural, mas, nesse caso, não foi à toa. “Eu não tive uma reunião com Lira, eu tive uma conversa com Lira. É diferente de uma reunião. Se eu tivesse uma reunião, teria trazido meu líder da Câmara, o líder do Congresso Nacional para poder fazer uma reunião sobre as coisas da Câmara. Foi uma conversa entre dois seres humanos, eu peço para vocês que não sou obrigado a falar sobre a conversa que tive com Lira”.

Impacto de R$ 82 bi – Relatório produzido pela Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado Federal estima que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 10/23, conhecida como PEC do Quinquênio, pode gerar um impacto de quase R$ 82 bilhões aos cofres da União e dos estados entre 2024 e 2026. Aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na última semana, a PEC é de autoria do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso Nacional, e prevê pagamento de uma parcela mensal de valorização por tempo de exercício de magistrados e membros do Ministério Público. O benefício havia sido extinto em 2006.

O novo algoz do Governo – Coube a Fabrizio Ferraz, que é coronel da PM, mas da base de Raquel, o voto de minerva para a derrota de Raquel na Comissão de Segurança da Alepe na aprovação do substitutivo ao projeto das faixas salariais, de autoria da deputada Gleide Ângelo (PSB). “Eu sempre disse que meu voto vai de acordo com a minha consciência, e não pelo fato de ser oposicionista ou governista. Fiz oposição ao Governo Paulo Câmara (PSB) e mesmo assim não deixei de votar nos projetos importantes para Pernambuco. Sou da base da governadora Raquel Lyra, mas nem por isso posso deixar de votar com a minha consciência. Enxerguei nesse momento que o reajuste apresentado foi muito baixo em relação a outras instituições e outras categorias”, disse o parlamentar.

CURTAS

RECAPEAMENTO – O prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, iniciou, ontem, a requalificação da Rua 95, no bairro de Maranguape 2. O trabalho consiste na aplicação de uma nova pavimentação asfáltica nos 680 metros da via. A operação, que é coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, também fará o mesmo serviço na Rua 52.

LIVRO DA COMPESA – O livro ‘Cristais de Vida’, de autoria do escritor José Luiz Mota Menezes, viaja no tempo e resgata a história do saneamento em Pernambuco, no período de 1535 a 2000. A obra foi lançada ontem, no centro administrativo da Compesa. O evento foi uma homenagem ao escritor falecido em 6 de setembro de 2021, aos 85 anos, e contou com a presença da sua filha Luciana Meneses e da irmã, Diamantina Teles.

HOLIDAY – O Tribunal de Justiça de Pernambuco concluiu o processo de avaliação para determinar o valor mínimo pelo qual o Edifício Holiday será leiloado. O laudo de avaliação técnica constatou que o prédio tem valor de mercado estipulado em R$ 34,9 milhões. O resultado da avaliação foi divulgado ontem.

Perguntar não ofende: Izaías joga a toalha ou a governadora faz a sua degola?

blog do Edmar Lyra

Acesso em Serra Talhada – O senador Fernando Dueire (MDB) viabilizou os recursos para a construção do acesso ao equipamento do SESC que deverá ser inaugurado no dia 23 de maio, em Serra Talhada. O presidente do FECOMERCIO/SESC, Bernardo Peixoto, fez um reconhecimento público do gesto do senador no café da manhã institucional promovido ontem pela entidade. A prefeita Márcia Conrado já acelera o passo providenciando a licitação para as obras de pavimentação do acesso.

Araripina – Com uma gestão bem-avaliada, o prefeito Raimundo Pimentel (União Brasil) terá que decidir sobre quem será o nome escolhido para a sua sucessão. O vice-prefeito Evilasio Mateus sonha acordado com a indicação, enquanto Edson de Maru também poderá ser o escolhido pela relação de plena confiança com o gestor. Ambos estão filiados ao PDT e Raimundo terá que decidir por um dos dois.

Workshop – Nesta quarta-feira será realizado o workshop  “Eleições 2024 – Saiba o que está valendo” com os advogados Marcelo Cumaru e Pablo Bismack e o jornalista Edmar Lyra. O evento começa a partir das 14 horas no auditório do RioMar Trade Center e promete reunir políticos, assessores e juristas do direito eleitoral para avaliar a conjuntura da disputa de outubro.

Novo – Em João Pessoa, o Partido Novo fez uma aliança com o PL para apoiar a pré-candidatura do ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, indicando o vice. No Recife, o Novo decidiu lançar Tecio Teles para a disputa. O ex-ministro Gilson Machado avalia reeditar a aliança entre os dois partidos na capital pernambucana, e não descarta colocar Tecio em sua vice.

Inocente quer saber – Qual será a escolha de Raimundo Pimentel em Araripina?

Blog do Silvinho

Deputados estaduais de olho nas Prefeituras

A Assembleia Legislativa de Pernambuco pode sofrer mudanças significativas a partir de 2025 após a eleição municipal. É que alguns parlamentares já estão em plena pré-campanha pelo comando de algumas prefeituras pelo estado a fora. Um exemplo é o deputado Cleber Chaparral (União Brasil) que é pré-candidato a prefeito em Surubim e lidera até o momento às pesquisas de opinião de votos por lá. Caso o deputado seja mesmo eleito prefeito, quem assume em seu lugar de forma definitiva é o deputado estadual Edson Vieira que está assumindo atualmente durante a licença de Antonio Coelho que assumiu a pasta do Turismo no Recife.

Outro nome que é ventilado como possível pré-candidata é Gleide Ângelo (PSB) na cidade de Olinda. O nome da parlamentar passou a ser figurado como provável após a sua recente mudança de domicílio do Recife para a cidade de Olinda. Gleide já foi majoritária na cidade no ano de 2018 e em 2022 foi bem votada por lá. Caso ela seja candidata a prefeita e obtenha sucesso, Davi Muniz (que atualmente deixou o PSB pelo PSD) assume o mandato de deputado estadual. Em caso do parlamentar abrir mão tendo em vista que o mesmo é pré-candidato à reeleição no Recife, quem assumiria a vaga seria o Cayo Albino.

O deputado estadual Luciano Duque (SD) já colocou seu nome à disposição para enfrentar a disputa pelo comando de Serra Talhada. No entanto, o parlamentar espera pelo posicionamento da deputada Marília Arraes a quem Duque sempre foi leal desde o ano de 2017 quando praticamente a lançou para governadora de Pernambuco, mas que hoje sente enormes dificuldades para obter legenda no município sertanejo. Caso Duque obtenha a legenda e tenha sucesso na disputa em Serra Talhada, Wanderson Florêncio retornaria a Alepe.

Além de Luciano Duque, o deputado estadual Lula Cabral que está filiado ao Solidariedade também vai disputar uma vaga no executivo. A vice-presidente nacional do Solidariedade, Marília Arraes, anunciou o seu nome para disputar a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho onde Lula lidera todas às pesquisas de intenções de votos divulgadas até o momento. Por lá, Lula deve enfrentar seu ex-aliado Keko do Armazém a quem já enfrentou nas urnas ano de 2020.

Quem também está de olho em deixar o legislativo pelo executivo é o deputado Izaias Régis (PSDB) que vai tentar voltar ao comando de Garanhuns. No entanto, o ex-prefeito que liderava às pesquisas até o ano passado, assiste a um banho dado pelo prefeito Sivaldo Albino (PSB) em qualquer levantamento feito e divulgado no município. Numericamente, Sivaldo já aparece com mais da metade das intenções de votos. Caso acontecesse uma verdadeira reviravolta na cidade e Izaias viesse a ser eleito quem assumiria seu lugar na Alepe seria Lucinha Mota (que assumiu recentemente o mandato de vereadora de Petrolina) ou Jadson Caetano (de Escada). Jadson é pré-candidato a prefeito na cidade de Escada.

Pode entrar Quem também pode entrar na disputa é a deputada Dani Portela (PSOL) que é líder da oposição na Alepe. A parlamentar deverá disputar pela federação que é composta além do PSOL, o partido REDE. Quem disputa a indicação com ela, é o deputado federal Túlio Gadelha que já está em pré-campanha pela cidade.

Sem futuro O deputado Joel da Harpa (PL) ainda ensaiou uma pré-candidatura a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho mas não vingou. O parlamentar descobriu uma velha regra eleitoral que deixa os prováveis candidatos sem chances de se elegerem que é a inelegibilidade por falta de votos.

Não vai Embora também tenha ensaiado uma pré-candidatura a Prefeitura de Moreno, o deputado estadual Nino de Enoque abriu mão para continuar despachando da Assembleia Legislativa. Indicou o seu filho, Heitor, e tentará elegê-lo numa eleição que não será nada fácil.

Alberto Feitosa Campeão de votos na última eleição para deputado estadual, o Coronel Alberto Feitosa (PL) teve o seu nome lembrado para concorrer em Olinda e em Paulista. No entanto, o parlamentar preferiu continuar se dedicando a seu projeto de defensor do bolsonarismo em Pernambuco e também na defesa da classe policial e deve trabalhar seu nome para a Câmara Federal em 2026.

Acabando com às especulações Tão logo foi anunciado o apoio do PP a pré-candidatura de Daniel Coelho no Recife, uma notícia passou a circular no meio político sobre a cidade de Jaboatão dos Guararapes. O PSD poderia deixar a base do prefeito Mano Medeiros e ingressar no palanque da deputada Clarissa Tércio. A notícia foi rechaçada pela direção local na cidade, mas a confirmação de que o PSD fica na base de Mano Medeiros veio ontem com o aval do ministro André de Paula o que acabou com qualquer especulação de mudança de rota do partido na cidade.