| | | Giro Pelos Blog’s ( 24/MAIO/2024 ) /// Sexta-feira | | |

blog do FinFa

Harmonia – Vindo de Brasília ontem, encontrei na cidade de Arcoverde, os vereadores da cidade de Tuparetama, Danilo Augusto, Domenico Perazzo, Plácio Galvão e a vereadora Luciana Paulino, onde conversamos por um bom tempo. Nesta conversa, uma coisa que chamou a atenção foi o clima de harmonia entre eles, mesmo Danilo sendo pré-candidato a prefeito pela oposição, contra a vereadora Luciana Paulino, que é pré-candidata a vice na chapa governista. Que isso sirva de exemplo para alguns políticos do Pajeú que vive o revanchismo embutido no corpo. Parabéns aos vereadores pela corformidade que existe entre eles.

Receber título – O conselheiro do TCE-PE, Ranilson Ramos, vai receber o título de ‘Cidadão do Recife’ da Câmara de Vereadores da capital. A homenagem foi proposta pelo vereador e presidente da Casa José Mariano, Romerinho Jatobá, e acontecerá às 16h da próxima quarta-feira (29). Natural de Orocó/PE e graduado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ranilson Ramos ingressou no TCE-PE em maio de 2013, por indicação da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). No Tribunal, ocupou todos os espaços da Mesa Diretora, chegando à presidência no biênio 2022-23.

Declarou apoio  – A pré-candidata a prefeita de Carnaíba, Ilma Valério (Republicanos), ganhou ontem o apoio do pré-candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Sonson da Matinha, que era um aliado do atual prefeito Anchieta Patriota. O anúncio foi ao lado do pré-candidato a vice-prefeito Glebson Martins. Ilma já recebeu os apoios de outros pré-candidatos que deixaram o grupo do atual prefeito, Jeovane Adriano, Nadson Pulsa, Clécio da Vidraçaria, Rita do Barreiro do Fabiano, Júnior da Patrol, Noquinha de Ibitiranga, Luiz Alberto e Irmão Josa, entre outros.

Coletiva – Nesta sexta-feira (24), o deputado Luciano Duque (Solidariedade) vai conceder às 10 horas, uma coletiva de imprensa para tratar sobre eleição 2024. Será no auditório do Posto do Vale do Ipsep, na Academia das Cidades, em Serra Talhada.

Frase – “Raquel Lyra dá ordem de serviço com dinheiro em caixa. A governadora jamais dará uma ordem de serviço próximo a eleição para enrolar as pessoas. Ela tem um compromisso muito grande com Pernambuco”. (Deputado estadual Joãozinho Tenório  à Rede Pernambuco de Rádios e Blog do Alberes Xavier)Na marcha – O prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes(Manuca), esteve participando da XXV Marcha em Defesa dos Municípios, que se encerrou nesta quinta-feira (23). Manuca levou uma grande comitiva, secretários municipais e vereadores, acompanharam o prefeito, que também fez visitas a parlamentares pernambucanos, um deles foi o deputado federal, Waldemar Oliveira, que é majoritário no seu município e também estiveram com o senador Fernando Dueire.
Entregou – A Prefeitura Municipal de São José do Egito, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Endemias, realizou a entrega de 25 conjuntos com bolsas e botas para os agentes de endemias do nosso município.”Os EPIs são importantes para garantir o bom trabalho dos nossos servidores. No ato de entrega foi servido um café da manhã para os agentes, que tanto tem trabalhado, para nos manter distantes de uma epidemia de dengue e outras doenças”, disse o secretário Paulo Jucá.

Na próxima sexta-feira –

A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha, realiza na próxima sexta-feira (31) às 9 horas, o lançamento do Edital de Chamamento Público de Premiação nº 001/2024 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, que será na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Terezinha.

Disse –

“Não temos aqui um projeto pessoal de poder, estamos buscando alianças para um modelo de governo diferente, ouvindo as pessoas, respeitando as lideranças, debatendo ideias e construindo um plano de governo com a participação de todos. O povo carnaíbano está cansado de apenas uma pessoa decidir tudo sobre todos, eles querem ser ouvidos e é isso que estamos fazendo”. (Pré-candidata a prefeita de Carnaíba, Ilma Valério)

Perguntar não ofende – Poderá mudança de chapa em alguma cidade do Pajeú?

blog do Silvinho

PT e PSB reforçam Elias em Jaboatão

Está confirmado para o próximo sábado um grande evento de apoio à pré-candidatura de Elias Gomes na cidade de Jaboatão dos Guararapes que contará com a presença do prefeito do Recife, João Campos (PSB). Aliados de Elias estão trabalhando para levar para o mesmo evento a ex-deputada Marília Arraes que é vice-presidente nacional do Solidariedade.

O intuito do evento é reforçar que o nome da frente ampla de centro-esquerda na cidade de Jaboatão é Elias Gomes. O motivo é claro: tanto o PSB quanto o PT precisam da vitória de Elias na cidade para não ter em 2026 a Prefeitura no palanque de oposição que pode ser até mesmo o da governadora Raquel Lyra. Isso porque caso vença o atual prefeito Mano Medeiros ou mesmo a deputada federal Clarissa Tércio, a Prefeitura estará nas mãos de adversários do PSB.

Então, em um cenário tão concorrido como o de Jaboatão é importante para o PT e para o PSB a eleição de Elias. Ainda mais do que para o próprio João Campos, a eleição de Elias é importante para o PT que conquistaria uma cidade do porte de Jaboatão. A aliança com o PSB também é um sinal de compromisso com o partido no Recife que está numa luta tremenda pela indicação da vice de João Campos.

Elias montou um verdadeiro time que vai desde partidos de esquerda como é o caso do PT e do PSB, a partidos de centro como o MDB, Republicanos e Solidariedade. O ex-prefeito que é pré-candidato pelo PT espera contar com a presença de Lula na cidade pedindo votos durante a campanha. O presidente venceu às eleições no município no ano de 2022 mesmo com o prefeito Mano Medeiros e todo o grupo dos Ferreiras dando apoio a Jair Bolsonaro.

O ex-prefeito busca retomar o comando da cidade amparado em todo o seu trabalho realizado no município e reforçado a isso a modernidade de gestão apresentada por João Campos e também com a força e o prestígio de Lula.

Cassação O cenário político na cidade de Água Preta fica totalmente aberto após a cassação que aconteceu ontem pelo TSE, da chapa eleita e composta por Noé Magalhães e seu vice Neto Cavalcanti. Os dois estavam dominando o cenário da política na cidade, apesar de haver uma terceira pré-candidatura que é a de João Fernando Coutinho, ex-deputado federal e filho de Eduardo Coutinho ex-prefeito e líder político na cidade.

Água Preta Com a decisão do TSE de cassar a chapa eleita em 2020, assumirá o mandato de prefeito da cidade de Água Preta, o vereador Antonio Manoel, conhecido por Miruca. Ainda não se sabe se ocorrerá uma eleição indireta no município para completar o mandato atual até 31 de dezembro de 2024.

Visita A governadora Raquel Lyra estará presente hoje na cidade de São Bento do Una para inauguração do Mercado da Carne Dr. Altino Soares da Rocha, no Centro. A tucana será recebida pela deputada estadual Débora Almeida e o seu pai, José de Almeida que é pré-candidato a prefeito pelo PSDB.

Raquel Antes de ir para São Bento do Una, a governadora Raquel Lyra realiza entregas de unidades da Casa do Trabalhador, da Casa da Trabalhadora, do Centro de Qualificação da Mulher e do Espaço Bora Empreender no município de Igarassu, na Região Metropolitana. Além de inaugurar a Subestação da Neoenergia na Via Mangue.

Os pingos nos is O deputado estadual Luciano Duque (SD) concede nesta sexta-feira uma entrevista coletiva para falar sobre o cenário político de sua cidade, Serra Talhada. A expectativa é grande tendo em vista que o parlamentar é hoje o nome mais forte para enfrentar a atual prefeita, Márcia Conrado (PT).

Diálogo O ministro Silvio Costa Filho continua dialogando com às principais lideranças políticas de Pernambuco. Ontem, o ministro esteve conversando com a vice-presidente nacional do Solidariedade, Marília Arraes, que está em Brasília. Na semana passada, Silvio esteve conversando com o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.

blog do Elielson

O clima das eleições municipais nem chegou ainda na pauta do povo, mas incrivelmente a sucessão estadual de 2026 já está na ponta de língua de muitos, sobretudo na antecipação da polarização entre a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito João Campos (PSB).

Os dois principais polos gravitacionais da política, João e Raquel, já vêm dividindo os lados nos municípios Pernambuco afora. Mesmo que, paulatinamente, a classe política venha alimentando o debate, que só deverá ocorrer de fato daqui a dois anos, isso demonstra que nem sempre a política obedece ao transcorrer ordinário do calendário.

Essa antecipação ajuda diretamente João Campos, que vive seu melhor momento na gestão, e cobra ainda mais da governadora Raquel Lyra para que imprima um ritmo em seu governo, fugindo até do tempo de maturação natural das gestões.

ALERTA NA METROPOLITANA- As últimas pesquisas apontam que o Governo do Estado precisa focar mais suas ações e presença na Região Metropolitana do Recife por vários fatores. O mais importante é por concentrar uma fatia considerável do eleitorado pernambucano.

ESTÁ PRÓXIMO – O clima no alto escalão do União Brasil é de que o anúncio oficial que a legenda ficará com João Campos sairá nos próximos dias, como confirmou uma fonte próxima ao prefeito. “Iria acontecer essa semana, faltam apenas uns detalhes”, garantiu. Essa é mais uma costura que visa 26.

FRASE DO DIA: “Ainda não tem nada definido. Eu tenho minha posição e ela é clara. Se não for acatada, vou ter que abrir os braços (em sinal de rendição)”, garantiu o deputado federal Mendonça Filho à coluna.

RÁPIDAS

DECOLANDO – O novo secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, já se movimentou na primeira semana no posto. Foi até São Paulo se reunir com os diretores de todas as companhias que operam no país. Além disso, ele se encontrou com o diretor do Aeroporto de Guarulhos, um dos principais terminais do Brasil.

ÁGUA PRETA – A cassação do prefeito Noé Magalhães e seu vice, pelo Tribunal Superior Eleitoral, além de torná-los inelegíveis, mudou completamente a cena política da cidade da Mata Sul. O presidente da Câmara assume e a oposição comemora.

DE VOLTA AO BATENTE – Após oito dias de descanso, verdadeiras miniférias, volto com tudo e renovado para a correria deste ano eleitoral. Agradeço à equipe do blog pela dedicação, em especial ao jornalista Guilherme Camilo, que tocou esta coluna com maestria.

PINGA-FOGO: A governadora fará mudanças no secretariado?

Fala PE blog

Água Preta///O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os mandatos do prefeito e do vice-prefeito de Água Preta, Noé Magalhães e Neto Cavalcanti. A chapa vencedora nas eleições de 2020 foi acusada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) de abuso de poder econômico. Cassados por unanimidade, ambos tornaram-se inelegíveis, decisão que irá afetar diretamente o xadrez político no município, tendo em vista que, até então, ambos sustentavam pré-candidaturas a prefeito.

Olinda///Pré-candidato do PP ao Executivo Municipal, o vice-prefeito Márcio Botelho conseguiu derrotar na Justiça o prefeito Professor Lupércio (PSD). Decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STF) determinou ao pessedista que readmitisse os cargos em comissão previamente lotados no gabinete da vice-governadoria. Há alguns meses, aliados de Botelho, segundo ele, teriam sido exonerados “por perseguição política” de Lupércio.

Paulista///Recém-filiado ao Partido Democrático Trabalhista, o ex-vice-prefeito do Paulista, Francisco Padilha, participa, em Brasília, do 6º Congresso Nacional do PDT. Até o fim de semana, vice-governadores, parlamentares, prefeitos e vereadores irão debater os desafios do país. “E Paulista não poderia ficar de fora dessa discussão”, pontuou o pré-candidato de oposição a Yves Ribeiro (PT).

blog do Edmar Lyra

Bolsonaro aposta no potencial de Gilson 

Em conversa com esta coluna em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro avaliou o cenário nacional, onde criticou as medidas do presidente Lula na recuperação do Rio Grande do Sul após a tragédia ocorrida pelas chuvas. Bolsonaro lembrou que a pandemia fez com que seu governo distribuísse o auxílio emergencial para 68 milhões de brasileiros, e questionou a inércia do atual governo em amparar financeiramente as vítimas das chuvas.

O ex-presidente também afirmou que seu governo projetou excelentes ministros, a exemplo do senador Jorge Seif e do governador Tarcísio Gomes de Freitas, e comparando ao atual governo disse que ninguém conhece mais do que cinco ministros dentre os quase quarenta nomeados pelo presidente Lula.

Sobre Pernambuco, e mais precisamente o Recife, Bolsonaro demonstrou ânimo com a postulação de Gilson Machado na disputa pelo comando da capital pernambucana. Em relação a sua vinda nos dias 7 e 8 de junho, o ex-presidente nem confirmou nem desmarcou, mas ficou muitos dias parado por conta de um problema de saúde recente. Bolsonaro disse que irá iniciar uma campanha de donativos para os municípios atingidos pelas chuvas do Rio Grande do Sul, mas sublinhou que não repassará as doações ao governo federal nem ao governo estadual por não confiar que elas chegarão a quem precisa, segundo ele os donativos ficarão nas mãos dos prefeitos, independente de coloração partidária.

Multa – O Tribunal Superior Eleitoral aplicou multa de R$ 30 mil aos deputados federais Carla Zambelli (PL-SP) e Gustavo Gayer (PL-GO) e aos senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Cleiton Gontijo de Azevedo (Republicanos-MG) por divulgação de propaganda eleitoral negativa contra o então candidato a presidente Lula (PT) na campanha de 2022. Logo após o primeiro turno das eleições, os parlamentares foram acusados de propagar, nas redes sociais, notícias falsas que associavam Lula ao satanismo. O youtuber Bernardo Kuster e o músico Roger Moreira também foram condenados ao pagamento da multa, que deverá ser quitada de forma individual.

Expectativa – Caso o União Brasil fique com João Campos, como provavelmente ficará, a expectativa recai sobre a posição do ex-ministro Mendonça Filho na disputa. Um dos principais expoentes da direita em Pernambuco, Mendonça é esperado no palanque de Gilson Machado abrindo uma dissidência no União Brasil. A grande questão é que apesar de ser de direita, Mendonça sempre demonstrou ser um homem de partido, o que dificulta a materialização do apoio ao postulante do PL.

Coletiva – Nesta sexta-feira, o deputado estadual Luciano Duque concederá uma coletiva de imprensa sobre as eleições de 2024. O evento será realizado no auditório do Posto do Vale do Ipsep, na Academia das Cidades, em Serra Talhada, às 10h. A expectativa é para que ele anuncie o rumo do seu grupo político na cidade para enfrentar a prefeita Márcia Conrado.

Inocente quer saber – Bolsonaro virá a Pernambuco em junho?