| | | | – Giro pelos Blog’S Quinta-feira (02/02/2023) – | | | |

blog do Finfa

Deputados eleitos falam com exclusidade ao Blog, sobre a expectativa dos seus mandatos.

Expectativa – Os prefeitos Márcia Conrado (Serra Talhada) e Alessandro Palmeira (afogados da Ingazeira), prestigiaram a posse dos deputados estaduais de Pernambuco ontem (01), na Alepe. Em entrevista a este blogueiro, eles falam da expectativa dos mandatos de Luciano Duque e José Patriota.

Disse – “Tive, hoje, a alegria de assumir nosso mandato de deputado federal, concedido pelo povo pernambucano, para representá-lo no Congresso Nacional. Nesse novo ciclo, coloco meu mandato como instrumento de transformação, pra melhorar a vida das pessoas. Encerramos um período de muito trabalho e realizações, onde tive a honra de ser vereador, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa, assumir o Governo algumas vezes e prestar nosso serviço à população com muita dedicação. Momento marcante na Alepe, hoje Eriberto Filho também assumiu mandato de deputado estadual, dando continuidade ao nosso trabalho. Agradecemos a Deus e a todos que contribuíram pra essa conquista!”. (Deputado federal do PSB Eriberto Medeiros)

Eleitos – Após a posse dos 49 parlamentares da 20ª Legislatura (2023-2027), foi realizada a eleição da Mesa Diretora que comandará as atividades legislativas e administrativas no biênio 2023/2024. Os deputados Álvaro Porto (PSDB) foi proclamado presidente da Casa e o deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade), primeiro-secretário. eleitos por unanimidade. Confira a composição: Presidente: Álvaro Porto – 49 votos, Primeiro Vice-presidente:  Aglailson Victor (PSB) – votos 28,  Segundo Vice-presidente: – Francismar Pontes (PSB) – 25 votos, Primeiro secretário: Gustavo Gouveia (Solidariedade) – 49 votos, Segundo secretário:  Cleiton Collins (PP) – 44 votos, Terceiro secretário:  Socorro Pimentel (União Brasil) – 46 votos, Quarto secretário: Joel da Harpa (PL) – 45 votos, Primeiro suplente: Rodrigo Farias (PSB) – 48 votos,  Segundo suplente:  Henrique Queiroz Filho (PP) – 46 votos, Terceiro suplente: Gilmar Júnior (Federação – PV, PT, PC do B e PSOL) – 45 votos, Quarto suplente:
Alberto Feitosa (PL) – 46 votos, Quinto suplente:  William Brígido (Republicanos) – 45 votos, Sexto suplente:  Joãozinho Tenório (Patriotas) – 48 votos, Sétimo suplente: – France Hacker (PSB) – 48 votos.

Buffet pronto – Os aliados do deputado estadual e Presidente Estadual do PT, Doriel Barros, estavam todos na noite de ontem 1º de fevereiro, na sede da Fetape na Rua Gervásio Pires, esperando o resultado da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, onde Doriel estava disputando a segunda vice-presidência. Uma fonte em conversa com este blogueiro, afirmou que o buffet estava todo pronto, somente esperando o resultado da eleição, quando no final o petista não obteve êxito perdendo para o deputado estadual Francismar Pontes (PSB). “Não sei o que fizeram com tanta comida, cantar vitória antes de contar os votos não é certo”, disse a fonte.

No gabinete – Após a sua posse, familiares e amigos, estiveram no gabiente do deputado estadual José Patriota, que será comandada pela competente Lúcia Gomes. O prefeito Sandrinho Palmeira, esteve marcando presença.Fotos: Finfa

Você sabia – Que a parlamentar mais jovem eleita no país, Chiara Biondini (PP) só poderá tomar posse como deputada estadual de Minas Gerais a partir do dia 22 de fevereiro, quando vai completar 21 anos, a idade mínima para assumir o cargo. Nesta quarta-feira (1º), os outros 76 deputados eleitos no estado foram empossados na Assembleia Legislativa.

Frase – “O trabalho que a gente vai fazer aqui na Assembleia vai ser um trabalho conjunto. A gente mostrou essa união, nós tivemos os 49 votos, e o nosso compromisso é com os pernambucanos. Nós vamos aprovar o que for de bom para o povo pernambucano, para a sociedade pernambucana”. (Presidente eleito da Alepe, Álvaro Porto, após o resultado da eleição da Mesa Diretora)

PREOCUPADOS – Moradores e motoristas que transitavam na PE-380, trecho que liga Afogados da Ingazeira ao Distrito de Ibitiranga estão preocupados com a volta das chuvas a região, isso porque, os serviços de pavimentação asfáltica foram paralisados e com as chuvas, a estrada vira um verdadeiro lamaçal, com veículos flutuando no barro vermelho, liso igual a sabão, deixando completamente atolados. O prefeito de Carnaíba Anchieta Patriota (PSB) já apresentou a demanda a governadora e deve está otimista com o retorno da execução da obra.

ACOMPANHA – O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira (PSB) acompanha na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, nesta quarta-feira (01/02), a posse dos 49 deputados estaduais eleitos para os próximos quatro anos. O deputado estadual, José Patriota (PSB) será um dos representantes do Pajeú neste mandato da Alepe. Para Palmeira, a vitória de Coimbra é fundamental porque irá o ajudar muito a governar Afogados. A trajetória de Coimbra é de muita luta e dedicação em prol da população de Afogados e de toda região. O blog deseja todo o sucesso para o deputado nos próximos quatro anos de mandato!

PINGO É LETRA – Hoje integrante do bloco de sustentação do governo do prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira (PSB), o vereador Rubinho do São João (PSD) não descarta caminhar com a oposição nas eleições de 2024. A afirmativa do parlamentar foi proferida durante entrevista na Rádio Pajeú FM, após projetar e analisar possibilidade de conjunturas políticas. Rubinho é um dos nomes que está com o nome colocado à disposição para o processo de escolha do candidato a vice-prefeito de Sandrinho. O parlamentar deixou claro que se lhe for oferecido um bom projeto não exitará em abraçá-lo. Para um bom entendedor, pingo é letra…

POR FALAR NELE… – O presidente da Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira, Rubinho do São João (PSD) participou do Encontro de Mesas Diretoras realizado na cidade de Bonito- PE, entre os dias 26 e 28 de janeiro. O evento reuniu vereadores de vários municípios e foi promovido pela União dos Vereadores de Pernambuco – UVP. Os temas abordados foram voltados para prestação de contas, orçamento, controle interno, contrações públicas e licitações.

“CONVENIÊNCIA” – Socialistas ligados ao prefeito do Recife, João Campos (PSB) enxergaram a saída do ex-governador Paulo Câmara do Partido Socialista Brasileiro (PSB) como mero oportunismo e conveniência. Para os chamados ‘joãozistas’Paulo Câmara deixa a legenda depois de se locupletar com cargos na gestão de Eduardo Campos e se eleger governador por duas vezes. “Quer dizer que enquanto ele estava sendo beneficiado o PSB era as mil maravilhas e agora porque ficou sem ser indicado em um dos ministérios de Lula, o partido não serve mais para ele, é pura conveniência”, completou.

VAI DEVOLVER – Em pouco tempo a frente da Câmara Municipal de Tabira, vereador e presidente da Casa Eduardo Rodrigues, Valdemir Filho (MDB) prestou informação dos gastos do Poder Legislativo, bem como apresentou aos pares o valor do Duodécimo que é de R$ 307.770,00 reais. Segundo o presidente, a Câmara tem em caixa atualmente mais de R$ 100.000,00 mil reais, valor que será devolvido a prefeitura para compra de colchões da Casa de Apoio e outra quantia para a construção de calçamento. Valdemir afirmou que o que a partir deste mês de fevereiro, o dinheiro que sobrar  na Câmara de Tabira será devolvido a prefeitura para em parceria realizar pavimentação.

PEDIU RESPEITO – O vereador de Tabira, Vianey Justo (MDB) fez duras críticas e acusações ao ex-presidente da Câmara Municipal, Djalma das Almofadas (PT). Durante a última sessão ordinária, disse na tribuna que Djalma havia se vendido em uma disputa da Mesa Diretora da Casa, onde chegou na dita ocasião, escoltado por um policial. Vianey ainda taxou o petista de pula-pula. O discurso foi tão pesado que o presidente usou da fala para pedir respeito, pelo bem do povo tabirense e pelo zelo da imagem da Casa.

NOTA ZERO – De volta a função profissional, o ex vice-prefeito e Delegado da Polícia Civil de Pernambuco, Israel Rubis (PP), deu nota zero a administração do prefeito de Arcoverde, Wellington da LW (MDB) A avaliação de Rubis, foi feita durante uma live no Olha Aqui Notícias transmitida ao vivo. Segundo o ex vice-prefeito, o município de Arcoverde está em situação de desespero e nada funciona bem. Rubis citou a falta de capacidade de governança do atual prefeito, que deixa faltar, médicos, além de medicamentos em postos de saúde, prometeu trazer indústrias para a geração de emprego, mas nada fez para amenizar a situação no município. O delegado ainda lembrou da insegurança que vive a cidade de Arcoverde. Por fim, Rubis se disse frustrado por ter contribuído para um projeto medíocre e cheio de vaidades.

REPUDIOU – O vereador de Arcoverde, Luciano Pacheco (Patriota) usou suas redes sociais  para denunciar que foi vítima de notícias falsas expostas na internet. Luciano taxou as mentiras de ataques baixos e infundados, os quais segundo o parlamentar, fazem parte do preço que se paga, ao alcançar uma vida pública vitoriosa. Repúdio tais atos, que atacam a mim e aos meus familiares. “Aproveito para salientar que, a produção de tais conteúdos, textuais e audiovisuais, bem como a reprodução e compartilhamento, fortalece a propagação das referidas ofensas, e constitui ato criminoso, igualmente previsto em lei”, escreveu Luciano.

SABERÁ QUEM É QUEM… – A saída do ex-governador de Pernambuco Paulo Câmara do PSB, pode até ter sensibilizado aliados mais próximos, mas poucos devem acompanhar o ex-gestor, após a sua tomada de decisão. No momento, apenas os ex-prefeitos de Capoeiras, Neide Reino e Neném anunciaram que vão se desfiliar do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em solidariedade a Câmara, que agora sem o poder da caneta na mão, saberá quem esteve com ele durante os seus oitos anos de mandato…

ALEPE E AMUPE – Por falar em CANETA, a governadora Raquel Lyra (PSDB) fará a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe e ainda elegerá o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe. Entre os nomes colocados para a disputa estão o do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB) e da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PTB), ambos aliados da governadora. Com a Alepe e a Amupe na mão, Raquel fará o dever de casa direitinho, na perspectiva de tirar oito anos de mandato.

EMPATE – O bloco do PL, PP e Republicanos representa 23 votos para a campanha de Rogério Marinho, candidato a presidente do Senado. Mesmo número dos votos de PSD, PT e PDT, Rede e PSB para Rodrigo Pacheco.

FIÉIS DA BALANÇA – Com 12 senadores no União Brasil e 10 no MDB, os partidos devem ser fiéis da balança na eleição para o comando do Senado. O Podemos, do senador e candidato a presidente Eduardo Girão (CE), tem 6 votos.

ARREPENDIDO – Após quase 40 anos, Roberto Requião trocou o MDB pelo PT, mas não anda muito feliz. Diz que já ouviu no partido que o PT não precisava dele. “Foi um erro meu?”, refletiu aparentemente arrependido.

blog do Edmar Lyra

Reeleições de Lira e Pacheco fortalecem Planalto 

Os deputados federais e senadores foram às urnas ontem para escolherem os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Os dois presidentes foram reconduzidos, primeiro a escolher o presidente, o Senado reelegeu Rodrigo Pacheco (PSD/MG) com 49 votos contra Rogério Marinho (PL/RN), que obteve 32 votos. Já a Câmara dos Deputados reconduziu Arthur Lira (PP/AL), que obteve 464 votos, atingindo a maior votação da história da Casa.

Políticos historicamente de centro-direita, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco serão grandes fiadores do governo Lula, que enfrenta um país completamente dividido e com grandes desafios pela frente na economia, no social, e no diálogo com a outra metade da sociedade cada vez mais hostil ao seu governo.

A força do Congresso Nacional vem se fazendo latente desde o governo Dilma Rousseff, uma vez que senadores e deputados atingiram um protagonismo muito grande com o orçamento impositivo, ficando cada vez menos dependentes do governo federal.

Apesar de ter figuras mais ao centro no comando do Congresso Nacional, o Palácio do Planalto pulou grande fogueira com a reeleição de Rodrigo Pacheco no Senado Federal, pois uma eventual vitória de um adversário do PT seria muito difícil para a governabilidade. O resultado de 49 votos também garante a base no Senado, o que deixa Lula com maior tranquilidade para novos embates daqui por diante.

Mesa diretora – Na Câmara dos Deputados, o primeiro-secretário Luciano Bivar (União Brasil) foi reconduzido para a função com 411 votos. Já André Ferreira (PL) atingiu 382 e ficou na suplência da mesa diretora. Com isso, Pernambuco fica com duas vagas no comando da Câmara Federal.

Augusto Coutinho – O deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos-PE), que tomou posse nesta quarta-feira, terá entre as prioridades de seu quarto mandato a concretização da Escola de Sargentos em Pernambuco. O parlamentar foi um dos articuladores da escolha do estado para sediar a escola, que trará investimentos de R$ 1,8 bilhão.

Posição – O senador Fernando Dueire (MDB) foi bastante elogiado pela sociedade e pelo meio político quando decidiu tomar uma posição em favor de Rogério Marinho. O emedebista poderia ter ficado em silêncio sobre seu apoio ou até mesmo declarar voto em Rodrigo Pacheco, mas ao se posicionar, terminou emitindo um sinal de independência e irá ser cada vez mais ouvido a partir de agora pelos próprios pares.

Legado – O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, estabeleceu como prioridade garantir a Escola de Sargentos do Exército em Pernambuco. Caso a obra se concretize, será um grande legado deixado por Múcio que construiu uma brilhante trajetória em Pernambuco e na capital federal.

Alepe – Conforme o previsto, Alvaro Porto (PSDB) e Gustavo Gouveia (Solidariedade) foram eleitos presidente e primeiro-secretário, respectivamente, da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Paulista – A votação obtida por Dido Vieira (Republicanos) para deputado estadual o credenciou para disputar a prefeitura de Paulista em 2024. Ele obteve quase 30 mil votos, e consolidou sua força política dentro da cidade para a sucessão de Yves Ribeiro, de quem é vice-prefeito.

Inocente quer saber – Arthur Lira e Rodrigo Pacheco serão 100% alinhados com o governo Lula?

Blog do ElielsonCom a maior votação da história da Assembleia Legislativa, os deputados Álvaro Porto (PSDB) e Gustavo Gouveia (SD) foram eleitos de forma unânime pelos parlamentares estaduais. Ou seja, todos os 49 estiveram presentes e registraram os votos neles.

Esse resultado é fruto do discurso da unidade pregado pelos candidatos e também um crédito de confiança dado pelos deputados à nova administração estadual. Seguir unidos e tirar do papel projetos que edifiquem o Parlamento serão as missões principais dos novos gestores da Casa de Joaquim Nabuco diante dessa votação expressiva.

A Alepe sai da eleição fortalecida e hegemônica para sentar à mesa com os demais poderes, com uma força nunca antes vista na história, parafraseando o presidente da República.

VIROU NO DISCURSO – Além de ser muito bem relacionado na Casa, o deputado Francismar Pontes (PSB) ganhou muitos votos de última hora pelo discurso que adotou. Ele nominou um a um dos seus pares e fez referências pessoais a cada parlamentar. Francismar venceu o presidente do PT de Pernambuco, deputado Doriel Barros.

DERROTA DO PSB – Após o PSB bancar as candidaturas oficialmente de Simone Santana e Doriel Barros para primeira e segunda vice-presidências, respectivamente, a vitória de Aglailson Victor e Francismar Pontes, mesmo filiados à legenda, foi uma grande derrota para o comando dos socialistas.

PROFESSORA NO SENADO – Teresa Leitão fez história ao ser a primeira mulher empossada senadora por Pernambuco. “Pela democracia, pelo povo de Pernambuco e pelas mulheres de Tejucupapo”, fez questão de usar esses termos em seu juramento de posse. Além de destacar sua trajetória como professora do estado. A educação será uma de suas bandeiras de atuação parlamentar.

GABINETE PÉ QUENTE – Mal assumiu o gabinete que foi de Guilherme Uchoa e também de Guilherme Júnior, o deputado Romero Albuquerque já sentou na cadeira de presidente. Desta vez, para conduzir a sessão de eleição da Mesa Diretora. Ele passou no teste da presidência.

RÁPIDAS

LÍDER – A escolha de Izaias Regis (PSDB) para líder do Governo na Assembleia foi elogiada por todos os deputados, inclusive por membros da Oposição. À coluna, ele destacou sua experiência e pregou diálogo. O tucano vai ser o maior interlocutor entre a Alepe e o Palácio do Campo das Princesas. O telefone dele agora não vai parar de tocar.

COMISSÕES – O deputado Antônio Moraes vai presidir a comissão de Justiça. Já a deputada Débora Almeida será a comandante da comissão de Finanças. “Sobre os outros espaços, ainda vamos definir os nomes com os partidos”, disse Izaías Regis, líder do Governo.

APROXIMAÇÃO – Em seu discurso durante a posse dos deputados, a governadora Raquel Lyra (PSDB) destacou a relação entre os Poderes e deixou a porta aberta para o diálogo e parcerias com o Parlamento. A aproximação não ficou só no discurso: o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça e seus executivos fizeram questão de participar do jantar da vitória.

RECADO AO BOLSONARISMO – A reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD) para presidente do Senado foi um trabalho do Governo Lula para derrotar o vestígio de bolsonarismo no Congresso Nacional. Nos últimos dias, o senador Rogério Marinho cresceu muito, mas claramente Lula agiu para evitar a vitória do ex-ministro de Bolsonaro.

PINGA-FOGO: O PSB vai conseguir ser uma bancada na Alepe ou será cada um por si?

Blog do Silvinho

PSDB no comando de Pernambuco

O deputado estadual Álvaro Porto (PSDB) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa na noite de ontem e comandará a Casa pelo biênio que se encerra em 31 de janeiro de 2025. Essa será a primeira vez na história que o PSDB comandará a Assembleia Legislativa. O partido tomou uma proporção gigante em Pernambuco desde o segundo turno quando Raquel Lyra foi eleita governadora.

Álvaro teve um papel importante na campanha da tucana ao Governo de Pernambuco e foi um aliado de primeira hora. Ingressou no PSDB no prazo de filiação partidária dando um grande reforço a campanha tucana tendo em vista se tratar (na época) do único parlamentar do PSDB filiado ao partido.

Tão logo venceu a disputa renovando o seu mandato e viu Raquel passar ao segundo turno, o nome de Álvaro passou a ser naturalmente cogitado. Concorria com ele na época, o deputado estadual Antonio Moraes que terminou retirando-se da disputa no último domingo. Álvaro reuniu todos partidos em torno de seu nome e conseguiu eleger praticamente toda a chapa apresentada para a mesa diretora da Alepe.

“Construímos um caminho de consenso, buscando a pacificação, para que possamos fazer uma legislatura marcada por um trabalho executado com unidade e harmonia”, disse Álvaro Porto. Conhecido por ser um homem de posição firme e até mesmo duro em suas colocações, o tucano promete um mandato na presidência da Casa de muito diálogo.

Gustavo Gouveia – Quem também conquistou uma vitória consagradora ontem foi o deputado estadual Gustavo Gouveia que se tornou o primeiro secretário da Assembleia Legislativa para o biênio que vai até janeiro de 2025.

Liderança – O deputado estadual Izaias Régis (PSDB) foi anunciado como líder do governo Raquel Lyra na Alepe. A confirmação partiu da própria governadora presente na posse dos deputado estaduais eleitos. Izaias ganha uma projeção ainda maior no parlamento estadual e consequentemente, visibilidade, o que é muito bom para o tucano que disputará a Prefeitura de Garanhuns em 2024.

Unidade – A governadora Raquel Lyra esteve presente na solenidade de posse dos novos deputados estaduais. No seu discurso, a tucana falou sobre trabalhar em união entre Executivo e Legislativo. “O povo pernambucano precisa que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário colaborem entre si para fazer avançar uma agenda capaz de resolver velhos problemas e de construir o futuro que nossa história merece. Diálogo e cooperação são premissas do trabalho do Governo de Pernambuco daqui para frente” disse Raquel.

Nacional – Rodrigo Pacheco (PSD) venceu a disputa pelo comando do Senado contra Rogério Marinho (PL). Já na Câmara Federal, o deputado Arthur Lira (PP) venceu a disputa com uma votação consagradora.

Perguntar não ofende – Para quem achava que a relação da prefeita Márcia Conrado com o deputado estadual Luciano Duque, estava arranhada, podem mudar de opinião porque ontem, eles demonstraram total sintonia!

blog Magno Martins

Desequilíbrio no Congresso

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foi reeleito, ontem, com uma votação aquém do que esperava, mas seu adversário, o senador Rogério Marinho (PL-RN) também esperava ter mais votos, além dos 32 que recebeu, contra 49 do eleito. Havia até quem apostasse numa vitória de Marinho, tamanho se deu o seu crescimento nos últimos dias.

O senador potiguar perdeu, na verdade, para o rolo compressor do Planalto. O presidente Lula recebeu sinais de que a reeleição de Pacheco corria risco no último fim de semana, mas a virada de votos se concretizou na noite de ontem, virando a madrugada de hoje. O chefe da Nação, em alguns casos, teve que entrar pessoalmente na conquista de votos que pareciam perdidos.

Conforme declarou o senador Fernando Dueire (MDB), substituto de Jarbas Vasconcelos enquanto este cumpre licença para tratamento de saúde, havia entre os senadores um sentimento de que a eleição na Casa teria que ser encarada como um equilíbrio entre os poderes. Já que na Câmara era certa e líquida a reeleição de Arthur Lira (PP-AL), o Senado deveria ser presidido por alguém independente do Palácio do Planalto.

“A democracia sobrevive dentro de um pêndulo sagrado de pesos e contrapesos. O Senado Federal é a casa do equilíbrio federativo, portanto, devemos colaborar para oferecer espaço ao contraditório, evitando a concentração de poder unicamente nas mãos dos que já ocupam praticamente todas as plataformas de comando”, disse Dueire.

No seu entender, os princípios republicanos e de razoabilidade o levaram a votar no senador Rogério Marinho. “Essa é uma reflexão sólida e que tem a ver com o zelo na construção de um País verdadeiramente democrático, firme na contenção de supremacias e não subalterno a falsos clichês de ocasião, seja de que lado for”, afirmou.

Tom de pacificação – Tão logo foi confirmada a sua reeleição, Rodrigo Pacheco fez um rápido discurso no qual afirmou que a “polarização tóxica” no País deve ser “erradicada”. Pacheco também pediu união e defendeu a pacificação da política e do país. “Pacificação não significa se calar diante de atos golpistas. Pacificação é buscar cooperação. Pacificação é lutar pela verdade. Pacificação é abandonar o discurso de nós contra eles e entender que o Brasil é imenso e diverso, mas é um só. O Brasil é um só”, afirmou o presidente do Senado e do Congresso.

Votação recorde – Já na Câmara, conforme estava escrito nas estrelas, o presidente Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito com a maior vantagem de votos na história desde a promulgação da Constituição. Foram 464 votos. Lira assume a condição de principal força política no Congresso com quem o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá que manter diálogo. Empoderado, o político alagoano deu ao Centrão os principais postos de comando da Casa. Chico Alencar (PSOL-SP) e Marcel van Hattem (Novo-RS), os únicos deputados na disputa, tiveram 21 e 19 votos, respectivamente. Foram cinco votos em branco.

Uso da máquina – Na votação, Lira superou os 434 obtidos por Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), em 1991, e João Paulo Cunha (PT-SP), em 2003. Lira usou o cargo para distribuir recursos e benesses aos colegas da Casa. Só em benefícios, segundo o Estadão, foram R$ 70 milhões, incluindo até mesmo aumento na ajuda de custo para deputado pagar aluguel em Brasília. Sem o orçamento secreto, mecanismo de distribuição de recursos públicos sem transparência que foi declarado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Lira recebera pressão do baixo clero para garantir privilégios aos parlamentares.

Mudança de postura – Mais cedo, antes de ao embate das urnas em plenário, Rodrigo Pacheco entregou aos colegas um discurso com acenos tanto a aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quanto a opositores do petista e críticos da atuação do STF (Supremo Tribunal Federal) nos últimos anos. Com apoio explícito do Palácio do Planalto na disputa contra Rogério Marinho (PL-RN), o senador mineiro defendeu a aprovação de uma reforma tributária e de uma âncora fiscal que substituísse o teto de gastos –pautas caras ao governo Lula. Exigiu, contudo, que o Executivo também corte despesas.

Bivar, prefeito de Casa – A Primeira-Secretaria da Câmara dos Deputados continua nas mãos do deputado pernambucano Luciano Bivar (UB), reeleito, ontem, em acordo de partidos na distribuição de cargos na Mesa. Na função, Bivar é, na prática, o prefeito de Casa, com um orçamento de R$ 40 bilhões para administrar por ano. De volta à Casa, Mendonça Filho, do mesmo partido de Bivar, ainda ensaiou para medir forças com o colega de Estado, mas acabou desistindo a pedido do presidente reeleito Arthur Lira.

CURTAS

COM ALIADOS – Na chapa que montou para dirigir a Câmara, Lira deu mais protagonismo a seus aliados mais próximos. O Republicanos e o União Brasil acumularam a vice-presidência e a primeira-secretaria — que controla as despesas da Câmara — com os presidentes nacionais das legendas, Marcos Pereira (SP) e Luciano Bivar (PE), respectivamente, nos principais cargos na mesa diretora indicada por Lira.

RESTANTE DA MESA – O PT tem a deputada Maria do Rosário (PT-RS) na segunda-secretaria, uma vaga de menor importância, cargo que já ocupava durante o governo Jair Bolsonaro (PL). O atual presidente da Frente Parlamentar Evangélica, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), ficou com a segunda vice-presidência. Dois deputados do Centrão, Júlio César (PSD-PI) e Lucio Mosquini (MDB-RO) ocupam a terceira e quarta secretarias.

Perguntar não ofende: Quando Lula retoma as nomeações do segundo escalão?