Blog do FinFa
Premiado – O prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares (PSB) recebeu ontem (28), na cidade de Caruaru-PE, o prêmio “Prefeito Expressão 2017/2020”, um reconhecimento da gestão 2017/2020 que premeia prefeitos que foram destaques nos seus municípios. A premiação foi organizada por várias entidades, como o Movimento Viver Pernambuco, Uninassau Ser, Rede Nova Nordeste, e a Revista Movimentto.
Evandro Valadares está no seu quarto mandato como prefeito de São José do Egito, o único na história do município. Em pesquisas recentes o gestor acumula cerca de 67% de aprovação popular.
O prefeito esteve acompanhado do Chefe de Gabinete, Roberto Sampaio, e do Prefeito de Ouro Velho-PB, Dr. Augusto Valadares.
Participou – A Prefeita da cidade de Floresta-Pe, Rorró Maniçoba (PSB), participou da reunião de planejamento e monitoramento da Secretaria de Saúde, no Hotel Floresta, com a participação de Karla Millene, gerente da XI Geres – Gerência Regional de Saúde em Serra Talhada.O encontro proporcionou troca de saberes e melhores estratégias a serem utilizadas em benefício do avanço da saúde do povo florestano. “Parabenizo o município de Floresta por ser referência em desempenho de trabalho com competência para os demais municípios de Pernambuco”, disse a gerente Karla Millene.
Tá certo? – Um internauta enviou ao blog, esta foto da implantação deste poste às margens da PE-292 que liga Afogados da Ingazeira à Iguaracy, pela Celpe. “Pelo que entendo existe uma distância do meio da pista até o acostamento, a empresa está executando serviços na comunidade Gangorra e ontem implantou este poste em cima do meio fio e em uma curva, podendo lá na frente causar transtornos, está certo esta distância?”, perguntou a fonte. Com a palavra a CELPE!
Você sabia – Que mesmo com a pandemia atinge todo o Brasil, o Governo de Pernambuco está trabalhando sério por aqui para salvar vidas e retomar a economia do Estado. A indústria pernambucana foi a que mais cresceu durante a pandemia. Já são 170 novos empreendimentos, que vão gerar mais de 7.800 empregos diretos.
Ver de perto – O deputado federal Augusto Coutinho, esteve ontem na comunidade de Rancharia, na Zona Rural do município de Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco. Augusto foi verificar de perto o poço artesiano perfurado por meio de recursos de emendas do seu mandato e executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). “Esse poço está fazendo a diferença na região. Ele é equipado com placa de energia solar e tem uma vazão de 8 mil litros de água por hora. São essas ações que nos motivam para continuar trabalhando pelo homem do campo em Pernambuco”, disse o deputado.
Iniciando pagamento – A Prefeitura de Ingazeira, inicia nesta quinta-feira (29), o pagamento dos servidores municipais, referente ao mês de Julho. Segundo a secretária de Finanças Gabriella Torres, recebem hoje efetivos ecomissionados da prefeitura e Ação Social, amanhã recebem servidores da Educação e Saúde.
Frase – “O mapeamento foi realizado seguindo a metodologia e dados utilizados pela secretaria de Assistencia e Desenvolvimento Social e incrementado com informações adicionais para conseguirmos ter uma visão macro da realidade existente no município. Ao todo foram mapeadas 87 famílias, em 17 localidades do município”.(Prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, quando entregou ontem o mapeamento ao Presidente da Fundação Nacional de Saúde- FUNASA, o Cel. Giovane Gomes da Silva, em Brasília)
Reunidos – O deputado federal, André de Paula, esteve reunido com o prefeito Vitória de Santo Antão,Paulo Roberto, que estava acompanhado do deputado estadual Joaquim Lira, o secretário executivo de Desenvolvimento Industrial, Marcos Mendes, e do empresário e presidente municipal do MDB, Alexandre Ferrer.Na pauta asprioridades da gestão atual.
Disse – “A gente sabe o quanto a renda renascença tem uma importância econômica para o município. E precisamos valorizar esse trabalho tão minucioso e bonito. Jataúba precisa desse empreendimento e com a união de forças do Governo do Estado e da prefeitura, teremos esse espaço que vai fortalecer o turismo do município. Já para a cidade de Santa Cruz, pleiteamos melhores estruturas para a Serra do Pará, com a sinalização turística do local e a inclusão do ponto no Passaporte Pernambuco, ação do Governo estadual que tem como objetivo fortalecer o Turismo no Estado. Quem é de Santa Cruz do Capibaribe sabe o quanto encantadora é a Serra do Pará. E para tornar o lugar ainda mais atrativo, articulamos, junto ao secretário de Turismo, Rodrigo Novaes, toda a sinalização do local. A previsão é que ainda neste semestre a gente tenha essa melhoria”.(Deputado Estadual Diogo Moraes)
Inaugura – O prefeito da cidade de Quixaba-PE, Zé Pretinho, anunciou que nesta sexta-feira (30), estará inaugurando a ampliação da Escola Municipal Manoel Joaquim de Santana e a Unidade Âncora Marcelino Pereira Nunes no Distrito de Lagoa de Cruz, o evento será às 8:30 horas.
Iniciou – A Prefeitura de Recife,iniciou o Programa ‘Campo no Brilho’, o primeiro beneficiado foi o campo do Alto do Eucalipto, São 24 novos projetores de LED instalados para proporcionar segurança e iluminar grandes jogadas. E não para por aí, o programa vai contemplar mais de 100 campos de futebol de várzea na cidade do Recife.
Perguntar não ofende – Haverá consenso na oposição de Pernambuco?

A ascensão do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, ao poderosíssimo Ministério da Casa Civil diz mais sobre Jair Bolsonaro do que sobre o Centrão. A convocação do parlamentar piauiense, um político de carreira, foi a última cartada de um presidente da República que não tem mais alternativas nem para recuperar popularidade, nem para impedir um Impeachment.
Bolsonaro, que ganhou a eleição pregando a não política, agora, depende única e exclusivamente dela, a política. Aí você pode entender por política o que quiser entender. Mas é ela, justamente a política, o último fio de esperança do presidente, que só perdeu em dois anos e sete meses de um mandato exercido em meio à pior pandemia da história – sem falar da crise econômica colossal.
Não são os militares, outrora tão enaltecidos pelo presidente, agora descartados sem a menor cerimônia, nem os extremistas de Direita, seguidores de uma mescla de astrônomo e filósofo que podem salvar a pele de Bolsonaro. Mas, sim, os políticos. É, no mínimo, uma ironia do destino, uma reviravolta de jogo ou acerto de contas divino (para quem acredita), que o presidente tenha que se dobrar a tudo que “combateu” para escapar. São coisas dela, da política. Aguardemos para ver no que dará.
SOLUÇÃO – O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros, cobrou uma solução para o acúmulo de veículos parados no entorno de delegacias e batalhões de polícia em Pernambuco. O parlamentar usou as redes sociais para questionar a situação, constatada em visitas que fez a esses locais no interior do estado. Ele afirmou, ainda, que irá procurar articular com a Justiça uma resolução para o caso. De acordo com o posicionamento do deputado, o acúmulo de carros e motos no entorno desses espaços, sofrendo a ação do tempo, pode acarretar doenças, animais nocivos à comunidade local, além da própria insalubridade.
CONVIVÊNCIA – O Governo de Pernambuco anunciou, ontem, durante coletiva de imprensa, novas flexibilizações no Plano de Convivência com a Covid-19 em todo o Estado. A partir da próxima segunda-feira (02), bares, restaurantes e demais serviços de alimentação vão poder funcionar das 5h até meia-noite, todos os dias da semana. As atividades esportivas coletivas e individuais e os clubes sociais também seguirão esse novo limite de horário. Já os eventos corporativos, que continuam com permissão de funcionamento até às 23h, poderão ser realizados para um público de até 200 pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor.
AVANÇO – A cidade de Mirandiba, no Sertão Central, alcançou 89% da população adulta com pelo menos uma dose da vacina contra Covid-19. Com tal cenário, o prefeito Doutor Evaldo anunciou, nessa quarta-feira (28), a nova faixa de idade para vacinação, a partir dos 18 anos. “Estamos investindo em logística e aplicando as doses de vacinas assim que chegam à nossa cidade. Continuamos trabalhando muito para que, em breve, Mirandiba supere a pandemia e nossos munícipes, gradativamente, tenham sua vida de volta ao normal”, destaca o gestor.
TÍTULO – Em Sessão Solene realizada na última terça-feira (27), no Plenário da Câmara Municipal de Paudalho, o deputado federal Ossesio Silva recebeu o Título de Cidadão Paudalhense. Foi uma bela homenagem pelos relevantes serviços prestados ao município de Paudalho. “Quero agradecer ao vereador Junior Dona pela indicação ao título, ao prefeito Marcelo Gouveia e a todos os paudalhenses pela homenagem. Agradeço também às autoridades parlamentares e eclesiásticas, além da minha amiga Eliana Macedo, aos obreiros, FJU e membros que ali estiveram participando conosco”, comentou o deputado.
O povo quer saber: Ciro Nogueira será capaz de acalmar os ânimos do governo?
Bastidores e a força do rádio
Na entrevista com o presidente Bolsonaro, terça-feira passada, no Palácio do Planalto, fiz questão de informá-lo e ouvir a sua opinião de um exemplo, entre tantos outros, da fragilidade da sua área de comunicação. Passou-se em Caruaru, quando os ministros Marcelo Queiroga (Saúde) e Gilson Machado (Turismo) estiveram na crise da ameaça de falta de oxigênio e de vacina, mas após a solução do problema a população atribuiu o feito à prefeita Raquel Lyra (PSDB) e não ao Governo Federal.
“É a Imprensa que não nos ajuda”, queixou-se o presidente. Bolsonaro trava um duelo com a mídia, especialmente com as organizações Globo, mas, na verdade, sua área de comunicação pecou por muito tempo – dois anos e meio – e ainda está se ajustando. A internet para geração da minha entrevista, por exemplo, para mais de 400 emissoras no Norte e Nordeste, só ficou disponibilizada cinco minutos antes.
A esta altura, meu celular pipocava de reclamações das emissoras parceiras alegando a falta de som. O sinal para geração do link só saiu por causa de um wi-fi disponibilizado de última hora, quando nossa equipe técnica precisava de um cabo central seguro, que não caísse em nenhum momento. Resultado: com o wi-fi provisório, chegamos a perder entre três a cinco minutos da entrevista, provocando uma reclamação geral entre as emissoras.
Em resumo, isso é amadorismo. Bolsonaro chegou ao Salão de Audiências, local da entrevista, faltando exatamente oito minutos para o início da entrevista. Começou um pouco tenso, mas o deixei bem à vontade, chegando a relaxar, bater duramente no ex-presidente Lula e encarar toda pauta com destemor.
Para o grande público, o presidente passou uma imagem completamente diferente das outras aparições em entrevistas. Parece ter sido orientado para evitar declarações polêmicas, não pisar em cascas de banana. Tanto que, nem quando o provoquei sobre o “acidente” envolvendo a deputa Joice Hasselmann (PSL-SP) derrapou. Respondeu com serenidade, achando apenas esquisito o incidente.
Por fim, ao trazer esses bastidores, não poderia destacar que o Governo descobriu a pólvora, depois de dois anos e meio de gestão: falar em rádio, veículo que nunca morre, sempre atual, que ganhou mais vitalidade ainda com o advento da internet, quando muitos imaginavam que perderia seu poder de fogo na formação da opinião pública. Bolsonaro quer falar toda a semana em rádio e essa tem sido uma estratégia já delineada pelo seu novo secretário de Comunicação, André de Souza Costa, que nos recebeu com muita distinção, dando total apoio para a entrevista.
Tensão e alívio – Tão logo acabou a entrevista, o presidente disse: “Gostei, Magno”, para em seguida reclamar que fazia tempo que havia ficado tão à vontade. Na realidade, em nenhum momento o presidente deixou de responder as questões levantadas, nem mesmo quando se tratou das suspeitas de corrupção em seu Governo nas denúncias de um contrato superfaturado para compra de vacina que não chegou a ser assinado. “A entrevista depende muito do entrevistador”, comentou.
Gilson senador – Embora tenha sete ministros do Nordeste em sua equipe, o presidente se referiu apenas ao pernambucano Gilson Machado Neto como um possível candidato a senador, mas com a ressalva de que dependeria das articulações envolvendo os partidos aliados da sua base em Pernambuco. Para o líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra, ao não se referir a Machado como candidato a governador, o presidente deixou transparecer que pode se sensibilizar à tese, defendida pelo próprio FBC, de que, para derrotar Lula em Pernambuco, o presidente tem que se convencer da necessidade de múltiplas candidaturas a presidente.
Festa com dinheiro alheio – De Bolsonaro, na entrevista à Rede Nordeste: “Se tivéssemos uma lei dizendo que eles (governadores e prefeitos) pudessem comprar vacinas sem a certificação da Anvisa e sem licitação. O que você acha que iria acontecer? Ia ser uma festa. Agora, o senador Omar Aziz, que está na CPI, o irmão do Renan Calheiros, Renildo Calheiros, juntamente com o Randolfe (Rodrigues), que está na CPI, tentaram modificar uma medida provisória nossa para que governadores e prefeitos pudessem comprar vacina sem a certificação da Anvisa e sem a licitação. Então, eles ficaram frustrados com isso e estão nos acusando daquilo que eles tentaram fazer e não conseguiram”.
Suape em ferrovia – A divulgação do plano de retomada das obras da ferrovia Transnordestina surpreendeu e gerou revolta na bancada federal de Pernambuco. “Suape não pode ficar de fora, considerando tudo o que representa no contexto da Transnordestina. É o momento de sairmos em campo buscando uma definição”, diz o governador Paulo Câmara, ao falar sobre a possibilidade de o Estado ficar sem o ramal até Suape. Ele tem encontro marcado com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, o dia 16 de agosto. Na entrevista à Rede Nordeste, o presidente não quis se aprofundar sobre o caso, sob a alegação de que precisa se inteirar com o ministro da área.
O esporro e o som – Um ruido que chamou atenção durante a entrevista do presidente foi um carão que ele deu aos que estavam conversando no mesmo ambiente. A conversa, entretanto, não foi provocativa nem intencional. Na verdade, se deu entre dois assessores da deputada Bia Kicis (PSL-DF) que tentavam ajustar o som que estava muito baixo para geração nas redes sociais. Nada mais além disso.
CURTAS
NO PROGRAMA – No Frente a Frente de ontem, direto dos estúdios da Rádio Cultura de Caruaru, os prefeitos de Vertentes, Agrestina e São Caetano, respectivamente Romero Leal, Josué Mendes e Josafá Almeida falaram sobre os primeiros seis meses de suas gestões. A convidada de hoje, também da Cultura, é a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB).
GRANDE POOL – O Governo do Estado anunciou, ontem, um novo avanço no plano de convivência com a Covid-19. A partir da próxima segunda-feira, bares e restaurantes terão o horário de funcionamento ampliado até a meia-noite. Além disso, o número de pessoas em eventos corporativo vai passar de 100 para 200 pessoas ou 50% da capacidade do espaço.
Perguntar não ofende: Quanto, ao final, Bolsonaro já investiu no Nordeste?
Coluna da Folha’PE/ Edmar Lyra
PP ganha protagonismo nacional e busca convergência estadual
A nomeação do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, como ministro da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro foi bastante comemorada por integrantes do PP em Pernambuco, isso porque na condição de comandante da articulação política do governo federal, Ciro Nogueira poderá ser fundamental na liberação de recursos para os estados, em especial Pernambuco onde o deputado federal Eduardo da Fonte possui excelente relação com o novo ministro.
O partido, que já é grande nacionalmente e deverá crescer ainda mais na abertura da janela partidária, também ganhou um peso significativo em Pernambuco, com dois deputados federais, onze deputados estaduais e o comando da Assembleia Legislativa de Pernambuco, através do deputado estadual Eriberto Medeiros.
Recentemente, o vice-presidente da sigla, Lula da Fonte, iniciou um diálogo com o presidente da Alepe que ajudou a distensionar a relação entre Eriberto e Eduardo da Fonte, e ambos estão chegando à conclusão que o melhor para os dois é a busca pela convergência no estado. A movimentação ajudou a baixar a temperatura e poderá culminar na permanência do presidente da Alepe no partido.
Ele, inclusive, poderá ser uma alternativa para a composição majoritária de 2022. Sendo um importante ator da política pernambucana, Eriberto Medeiros poderia ser a indicação do PP, um importante pilar de sustentação da Frente Popular, para o cargo de vice-governador, o que acabaria contemplando Eduardo da Fonte e contribuiria com o partido na montagem das chapas proporcionais.
Argumento – O senador Fernando Bezerra Coelho iniciará uma ofensiva junto ao diretório nacional do MDB no sentido de garantir a legenda do partido para que Miguel Coelho seja candidato a governador. O argumento dos Coelho junto ao presidente nacional do partido, Baleia Rossi, é o de que somente com a candidatura própria o partido poderá eleger deputados federais e estaduais em 2022, em caso de não ter candidato a governador, corre o risco de não eleger ninguém.
Fundão – Sobre a distribuição do dinheiro, a Lei 13.488/2017 estabelece que 2% dos recursos do Fundão Eleitoral devem ser distribuídos de maneira igualitária entre todos os partidos registrados. Outros 35% são destinados aos partidos que elegeram pelo menos um deputado federal, na proporção dos votos obtidos na última eleição. Mais 48% são distribuídos proporcionalmente ao número de deputados federais de cada partido. Os 15% restantes são divididos na proporção da representação de cada partido no Senado.
Resultado – Pela primeira vez em 2021, a taxa de ocupação de leitos de UTI em Pernambuco ficou abaixo de 50%. O resultado se dá graças ao avanço da vacinação no estado e por isso permitirá uma abertura mais efetiva das atividades sociais e econômicas na próxima semana, que foi anunciada pelos secretários estaduais ontem.
Mudanças – Com a nomeação de Ciro Nogueira na Casa Civil, o senador Luiz Carlos Heinze tornou-se membro titular da CPI da Covid no Senado, o que abriu espaço para o senador Flavio Bolsonaro ocupar o posto na condição de suplente.
Inocente quer saber – Se garantir o MDB, Miguel Coelho será o candidato da oposição a governador em 2022?
Blog do Elielson
Vitoriosa desde 2006 nas eleições estaduais e no Recife desde 2012, a Frente Popular já repete quase a mesma cartada em todas as vezes que disputou e a Oposição insistindo no erro.
Na eleição municipal na capital, a Frente Popular deixa o PT de fora todas as vezes, diante do perfil de centro que tem o recifense. Por sua vez a Oposição faz a unidade acontecer, porém erram deixando os os nomes da esquerda soltos como foi em 2020.
Já na eleição estadual, a Frente Popular parte unida com o PT por saber da força do lulismo no interior do estado ao mesmo tempo que ganha gás pelo peso do somatório de siglas na aliança. A Oposição tenta sempre construir uma unidade evitando um segundo turno, como aconteceu em 2018. Com múltiplas candidaturas no pleito estadual a chance de um fato novo no segundo tempo da eleição é grande.
Portanto, para Oposição o cenário é mais de dois nomes fortes. Caso contrário a chance do PSB faturar mais uma é enorme.
SENADO – Mesmo dizendo que quase um terço do seus ministros poderão ser candidatos no próximo ano. Bolsonaro descartou Gilson Neto disputando o Governo de Pernambuco. “No máximo ele pode ir para o Senado”, disse Bolsonaro.
EM BUSCA DO SIM – O senador Fernando Bezerra Coelho vai se apoiar recorrer ao diretório nacional do MDB para tentar reverter a decisão da manutenção da aliança com o PSB. Com algumas brechas por causa da prorrogação do mandato do diretório, a nacional poderá se meter na história. Essa briga está com cara que terminará na Justiça de novo.
CANDIDATÍSSIMO – Miguel Coelho já está com uma equipe de peso na comunicação. Jader França e César Rocha, eles coordenaram juntos a campanha de Ruy Carneiro a prefeito de João Pessoa ano passado e na eleição anterior fez a de Armando, em PE, e Jader a de Ibaneis Rocha, governador do DF. Isso deixa claro que sua candidatura não tem volta.
RÁPIDAS
SINTONIZADOS – Os comentários é que Miguel Coelho e Raquel Lyra mostraram sintonia durante a visita da comitiva dos Coelhos na capital do forró.
PAVIMENTANDO – O ex-ministro da Educação Mendonça Filho (DEM) vem pavimentando seu retorno à Câmara. Ele tem duas boas largas em Belo Jardim e Bezerros.
EM ROMA – Gilson Machado Neto está na capital italiana para participar da reunião dos ministros de turismo do G-20.
Pinga-fogo: Terá alguma novidade de Ângela Coutinho na eleição do próximo ano em Paudalho?