| | | | – Giro pelos Blog’S Sexta-feira (03/02/2023) – | | | |

blog do FinFa

Pagou gratificação – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, esteve reunido com a Secretária Municipal de Educação, Luciana Paulino, e parte da equipe da Secretaria, para anunciar o pagamento da Gratificação Anual de Incentivo à Melhoria de Índices de Aprovação e Desempenho Educacional (GADE). “Foi realizado o pagamento da bonificação aos professores, equipe gestora, equipe pedagógica e secretários escolares, que apresentaram melhor desempenho de função durante o ano letivo de 2022. O pagamento da GADE acontece desde 2019 como forma de incentivo e valorização dos profissionais do magistério, visando melhorar ainda mais a educação de Itapetim”, disse o prefeito.

Agenda em Brasília – O prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, acompanhado da deputada federal, Iza Arruda, teveuma agenda corrida ontem (02), em Brasília, buscando recursos e ações para a terra da Pitú. Estiveram no Ministério da Pesca e Aquicultura, onde foram recebidos pelo nosso conterrâneo, André de Paula; no Ministério das Cidades, onde se reuniram com o ministro Jader Filhoe e no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com a também ministra pernambucana, Luciana Santos.

Assume – O vice-prefeito de São José do Egito, Eclériston Ramos, assume, nesta sexta-feira (o3), o cargo de prefeito interino da Capital da Poesia.  A posse está marcada para às 12 horas, na Câmara de Vereadores. Em contato com este blogueiro, Dr. Eclériston, afirmou ficará a frente do Governo Municipal, este mês de fevereiro, podendo ser estendido, já que o prefeito Evandro Valadares, vai resolver vários assuntos pessoais, como consultas e exames de rotinas.

A primeira – Vai acontecer na próxima terça-feira (07), a primeira reunião do CIMPAJEÚ – Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú, com os prefeitos associados. Será às 9 horas na sede da entidade na Rua Luciano Barbosa de Araújo, 75 – Bairro Manoela Valadares, Afogados da Ingazeira – PE, uma das pautas será a presença de representantes da Caixa Econômica Federal.

Inaugura unidade – A Prefeitura de Serra Talhada e o Instituto promovem no próximo dia 07 de fevereiro a inauguração da Unidade de Processamento de Materiais Recicláveis (UPMR), que fica localizada na Avenida Luiz Cosme de Magalhães, 1281, Bairro Nossa Senhora de Fátima, em Serra Talhada. A proposta da unidade de processamento é de gerar redução de custos na região com a coleta, melhorar o transbordo de resíduos e a limpeza da cidade, além de contribuir com a diminuição do uso de aterros sanitários e evitar a poluição ambiental. Como parceira do projeto, a prefeitura é responsável por executar a Coleta Seletiva nos bairros e fiscaliza a aplicação da Lei Municipal de Coleta Seletiva.

Agenda – Após se reunir com todos os gestores pernambucanos, a governadora Raquel Lyra, tem reunião marcada para às 10 horas,com os Deputados Estaduais, no Palácio do Campo das Princesas, a noite às 18:30 horas, participa da Solenidade de posse dos membros da nova Diretoria Executiva e dos Conselhos eleitos para o triênio 2023-2025 da AMEPE, na Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE) – Rua Desembargador Otílio Neiva Coêlho, s/n, Ilha de Joana Bezerra, Recife.

Visitou – O prefeito da cidade de Quixaba-PE, Zé Pretinho, esteve visitando o ex-deputado federal Sebastião Oliveira, que no último pleito disputou a vice, na chapa da candidata Marília Arraes. “Antes de finalizar seu mandato, Sebastião contemplou mais uma vez a nosso município, liberou através de emenda R$ 1 milhão para investirmos na saúde, R$ 500 mil para infraestrutura e 10 poços artesianos.Só tenho que agradecer pela parceria, e dizerque agora com seu irmão Waldemar Oliveira, estaremos juntos para alavancar recursos para nossa querida Quixab”, disse o prefeito Zé Pretinho.

Frase – “Gratidão é dívida que não se prescreve!” (Saudoso vereador do Recife, Liberato Costa Júnior)

Festa tradicional -Tem início nesta sexta-feira (03), e vai até a próxima segunda-feira (06), a tradicional Festa de Nossa Senhora do Bom Parto da cidade de Buenos Aires na Mata Norte de Pernambuco, organizada pela Prefeitura Municipal. Haverá shows de: Tayara Andreza, Casacão de Couro e Ciranda Bela Rosa; Priscila Senna, Banda Aquarius e Swing do amor; Raphaela Santos, Arreio de Ouro e Pe. Joãozinho, Capim com Mel, Tocha e Luanny Vital. Segundo o prefeito Fabinho, os shows serão realizados na Praça Pública.

Assumiu – O deputado federal pernambucano, Waldemar Oliveira (Avante), foi indicado para assumir a vice-liderança do Governo Federal na câmara dos deputados. O convite foi feito nesta manhã, em reunião como o presidente Lula e com o líder do Governo, deputado José Guimarães. A indicação de Waldemar foi intermediada pelo presidente nacional do Avante, o deputado Luiz Tibet. “Tomei posse como vice-líder do governo, momento em que tivemos a primeira reunião da bancada com o presidente. O presidente Lula está sensível às mudanças que precisam ser formuladas e precisará do nosso máximo esforço no plenário da Câmara para aprovar as medidas encaminhadas. Em nossa conversa ele não deixou de falar sobre o nordeste e do nosso estado. Afirmou que o desenvolvimento estrutural de Pernambuco e do nordeste será uma prioridade neste início de Governo”, disse Waldemar Oliveira.

Perguntar não ofende – Até quando irão reinar os empregos de algumas famílias no Governo Municipal de Afogados da Ingazeira?

BLOG DO EDMAR LYRA

Unanimidade garante legitimidade política a Alvaro e Gustavo 

Os deputados estaduais Alvaro Porto (PSDB) e Gustavo Gouveia (Solidariedade) foram eleitos para a presidência e primeira-secretaria, respectivamente, da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Eles não tiveram adversários, mas surpreenderam quando conseguiram a totalidade dos votos para as duas principais funções da Casa de Joaquim Nabuco.

O episódio confere grande legitimidade política ao novo presidente da Alepe e o primeiro secretário, e traz também uma grande responsabilidade no trato diário com os pares. Já investidos nos cargos, Alvaro Porto e Gustavo Gouveia terão a incumbência de resgatar o funcionamento normal da Alepe, comprometido pela pandemia nos últimos três anos.

Aliado da governadora Raquel Lyra, Alvaro Porto será um presidente altivo, que respeitará a relação entre o legislativo e o executivo, mas quando for necessário, terá que fazer a defesa da Casa, pelo menos essa é a expectativa dos deputados estaduais. Gustavo Gouveia, por sua vez, fica com a incumbência de manter uma relação harmônica com o presidente e garantir o pleno funcionamento administrativo daquele poder.

A Alepe agora viverá um novo tempo sob nova direção, e poderá ser cada vez mais próxima da sociedade e capaz de ser a caixa de ressonância dos pernambucanos. Quanto mais próxima da população for, melhor será a situação dos parlamentares, que terão muitas condições de imprimir um ritmo de trabalho mais efetivo que os integrantes da legislatura anterior.

Prisão – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, reestabeleceu a prisão do ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado pelo plenário do STF a ​oito anos de reclusão, em regime fechado, por crimes de ameaça ao Estado Democrático de Direito. Alexandre destacou que o ex-deputado desrespeitou “centenas de vezes” as medidas cautelares impostas pelo Supremo, como o uso de tornozeleira eletrônica, a proibição de dar entrevistas e de usar redes sociais. Em relação ao indulto concedido pelo então presidente Jair Bolsonaro ao ex-deputado, Alexandre reafirmou a necessidade de se aguardar o julgamento da constitucionalidade do decreto presidencial para análise de eventual extinção de punibilidade de Silveira.

Visitas – Alvaro Porto (PSDB) dá início às visitas institucionais como presidente da Assembleia Legislativa nesta sexta-feira. Acompanhado de parlamentares da 20ª legislatura da Casa de Joaquim Nabuco, encontra-se com a governadora Raquel Lyra (PSDB), no Palácio do Campo das Princesas.

Francismar Pontes – O deputado estadual Francismar Pontes (PSB) venceu a disputa contra o seu colega Doriel Barros (PT) pela segunda vice-presidência da Alepe. Francismar sempre foi muito querido pelos pares e na sua primeira tentativa oficial a um cargo na mesa acabou vitorioso.

Vice-líderes – Integrantes da coligação que apoiou Marília Arraes na disputa pelo governo de Pernambuco, os deputados federais Maria Arraes (Solidariedade) e Waldemar Oliveira (Avante) foram escolhidos para a vice-liderança do governo na Câmara dos Deputados.

Inocente quer saber – A relação entre PT e PSB no estado foi prejudicada pelo resultado da mesa diretora da Alepe?

Blog do Silvinho

Izaias Régis e a missão de liderar o governo na Alepe

O deputado estadual e líder do governo, Izaias Regis (PSDB), recebeu uma missão e tanto da governadora Raquel Lyra (PSDB): assumir a liderança do governo tucano na Assembleia Legislativa. A missão por si só é única e desafiadora. Izaias assume em um momento novo quando Raquel ainda está tomando a verdadeira noção do governo pernambucano e em meio a cobranças que é natural neste processo. O papel não é apenas de defender às ações do governo na Alepe, mas também de apresentar soluções para demandas que deverão serem apresentadas pelos seus colegas.

Este é o quarto mandato de Izaias que inicia após deixar o comando da cidade de Garanhuns. Esta inclusive deve ser a próxima missão do tucano tendo em vista que em várias oportunidades ele já disse a pessoas próximas que deverá enfrentar o atual prefeito Sivaldo Albino que venceu a disputa em 2020 contra o candidato apresentado pelo tucano. Izaias conseguiu vencer o grupo de Sivaldo Albino no ano passado nas eleições gerais quando concorreu ao cargo de deputado e saiu-se vencedor na cidade.

Entretanto, até às eleições municipais de 2024, a dedicação de Izaias será em representar bem a população do agreste e também o governo Raquel Lyra na Alepe. O tucano disse que é uma honra retornar a Assembleia e com uma missão confiada pela governadora Raquel Lyra. Para o deputado, a governadora tem muito a fazer por Pernambuco e não tem dúvidas de sua capacidade como gestora de resolver problemas de um longo período de governo do PSB.

NOTAS DA COLUNA

Histórico – A votação obtida pelo presidente Álvaro Porto e pelo primeiro secretário Gustavo Gouveia ficou na história da Alepe. Foram 49 votos. Os parlamentares que no início da sondagem dos nomes tinham adversários, conseguiram chegar através do diálogo a um consenso na casa sem nenhum divergência.

Agenda – A governadora Raquel Lyra (PSDB) se encontra hoje às 10 da manhã com os deputados estaduais. O encontro acontece no Palácio do Campo das Princesas. A noite, a governadora participa da solenidade de posse dos membros da nova Diretoria Executiva e dos Conselhos eleitos para o triênio 2023-2025 da AMEPE. Nova derrota – A senadora Teresa Leitão classificou a vitória do senador Rodrigo Pacheco para a presidência do Senado como uma nova derrota para o ex-presidente Bolsonaro. “A vitória de Pacheco foi uma evidente sinalização para o equilíbrio democrático do Senado e para a defesa das instituições. Sua postura firme e serena certamente contribuiu para a vitória. Por outro lado, os adversários caracterizaram a eleição do presidente do Senado como um terceiro turno das eleições pra Presidente da República e aí não há como não concluir que, de novo , Bolsonaro foi derrotado”, ressaltou a senadora.

Maria Arraes – Recém chegada na Câmara Federal, a deputada Maria Arraes (SD) assumiu uma nova missão: será vice-líder do governo Lula na Câmara Federal. “Estou muito honrada com mais essa responsabilidade. Com muito diálogo, confiança e coerência, vamos trabalhar pelas transformações que o nosso País precisa para enfrentar as desigualdades e voltar a crescer, com emprego e comida no prato” disse a parlamentar.

Waldemar Oliveira – Quem também assume um papel de destaque no governo Lula é o deputado federal Waldemar Oliveira. Ele foi indicado pelo presidente do Avante, deputado Luiz Tibet, para vice-liderança do Governo na Câmara.

 

blog do Magno Martins

Coitado dos professores e herdeiros!

Desde que lei é lei e deve ser cumprida, professores da rede estadual do ensino têm recorrido a este blog com frequência, em tentativas desesperadas, para que não apenas meu canal, mas toda a mídia do Estado, assuma a defesa do pagamento dos seus precatórios do Fundef. No apagar das luzes, o ex-governador sinalizou, pagou uma parte, mas deixou muita gente na mão.

Trata-se de uma categoria sofrida, com e sem vínculo com o Estado, além dos que estão como herdeiros. Apelam porque o Governo Raquel Lyra não dá a mínima para o clamor deles. A retomada do pagamento do valor do rateio dos precatórios a quem têm direito constitucional é uma obrigação da governadora. Ontem, em Brasília, numa entrevista ao Frente a Frente, o deputado Fernando Rodolfo (PL), porta-voz da classe abandonada, falou grosso.

“Esse direito está sendo negado pelo Governo. Se a governadora não pagar pode, inclusive, responder a crime por improbidade administrativa, pois está em descumprimento com o que estabelece a Constituição”, disse o parlamentar. O Congresso fez sua parte, que foi a de garantir a segurança jurídica e constitucional para que o governo pagasse.

“Por isso que a primeira parcela o ex-governador Paulo Câmara já pagou. Esta segunda parcela tem que ser paga este ano, mas a governadora precisa se manifestar”, acrescentou. Segundo ele, o único recurso que os prejudicados têm, neste processo penoso e humilhante, é recorrer à justiça, mas advogado custa caro.

Rodolfo não sabe exatamente quantos professores estão nessa situação. “É um número, principalmente envolvendo os herdeiros que ainda não receberam. A gente precisa de uma resposta. A governadora tem que se manifestar”, enfatizou. O deputado promete, enfim, cobrar uma resposta do Governo através de ofício encaminhado à Secretaria de Educação, para que se manifeste sobre o planejamento de pagamento da segunda parcela.

Carta de cobrança – Professores sem vínculos e herdeiros de professores já falecidos com direito aos precatórios enviaram, ontem, um ofício de cobrança à governadora. Assinado por cerca de 100 signatários, apela para que seja imediatamente efetuado o pagamento dos recursos de quem, a exemplo deles, já formalizaram, no site do Fundef, os dados bancários para receber os valores. Outro pedido é que o governo crie um canal de comunicação direta entre o governo e os beneficiários, uma vez que os disponíveis não conseguem sequer esclarecer o motivo do não pagamento.

A façanha de Porto – O novo presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB), chega ao poder fazendo história. Além de não ter tido adversários, obteve a unanimidade da Casa, recebendo o voto dos 49 parlamentares, façanha que se deu pela primeira vez na recente literatura política da Assembleia. Mas tudo pelos seus méritos. Além de ter ido buscar os votos um a um, o tucano revelou uma incrível capacidade na construção do diálogo e no poder da articulação.

Dema e Maria – No dia seguinte à estreia como deputado federal, o advogado Valdemar de Oliveira, o Dema, irmão do ex-deputado Sebastião Oliveira, foi confirmado, ontem, como um dos vice-líderes do Governo Lula na Câmara dos Deputados pelo Avante. Também novata, Maria Arraes, do Solidariedade, foi incluída na relação dos líderes que vão se revezar na Casa em defesa dos interesses do Governo.

Golpe da carochinha – A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) negou, ontem, qualquer envolvimento com o suposto plano golpista revelado pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES). Em nota, informou que “não está absolutamente envolvida em qualquer iniciativa relacionada à possibilidade de gravação de conversas de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)”. Marcos do Val afirmou que participou de reunião com o ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) e o ex-presidente Jair Bolsonaro, na qual teria sido planejada uma conspiração para cometer um golpe de Estado.

Representação pela cassação – O PSOL entrou com uma representação no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados pedindo a cassação do mandato da deputada federal Clarissa Tércio (PP). Segundo o portal da Folha de Pernambuco, foi protocolada ontem, quando ela virou de fato parlamentar em decorrência da posse. Assim como a representação anterior, encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 9 de janeiro, o PSOL alega que a deputada apoiou os ataques golpistas e de vandalismo de bolsonaristas radicais, no dia 8 de janeiro, em Brasília, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas.

CURTAS

REGIME FISCAL – Em mensagem ao Congresso, lida, ontem, na primeira sessão conjunta da Câmara e Senado, o presidente Lula defendeu a construção de um novo regime fiscal no Brasil e fez ressalvas às medidas aprovadas pelo Congresso antes mesmo de sua posse, como a PEC da Transição. O presidente também destacou a necessidade de construir um novo regime fiscal para o País.

PISO EM MORENO – O prefeito de Moreno, Edmilson Cupertino (PSB), aproveitou a sua passagem por Brasília, para posse dos deputados Dudu da Fonte e Lula da Fonte, do PP, para tentar recursos que garantam o pagamento do novo piso nacional dos professores.

Perguntar não ofende: Cadê o dinheirinho dos precatórios, governadora?