Por Franklin Portugal*
Boa parte de Pernambuco está em festa. Estes dias todos adiante devem ser com justiça de festa e comemoração. É seu direito agora, muito direito, de vibrar, de celebrar pelo acesso do Náutico finalmente à Série B. O torcedor do Timbu precisou de coração forte para suportar os acontecimentos que decidiriam pela volta do Náutico a segunda divisão nacional. Partida que dependia do confronto entre Ponte Preta e Guarani, em Campinas. O Náutico precisava ganhar. O Guarani precisava perder. Que situação. Bem, as coisas já se mostravam favoráveis quando a Ponte Preta abriu o placar. E teve o gol de Hélio Borges pelo alvirrubro no primeiro tempo. Até aí, o Náutico estava conquistando o acesso. Mas, quem ia garantir que a equipe suportasse o Brusque até o final? Eis que o Brusque, de Santa Catarina, empatou no segundo tempo, aos 29 min. Sabe aquela sensação de coração gelado? Foi como se uma ideia passasse pela cabeça: de novo os sonhos vai morrer na praia? A Ponte Preta aumentou a vantagem pra 2 a 0 em cima do Guarani. E aos 39 min. do segundo tempo o Náutico sofre um pênalti. Paulo Sérgio fez 2 a 1, placar que se manteve. E não antes do Brusque que ter um pênalti, só que a arbitragem marcou impedimento antes. Ufa!
De resto, o estádio dos Aflitos em Recife, foi invadido por uma torcida frenética e alegre, podendo gritar de maneira livre e garantida: somos de novo Série B! O Náutico atingiu a meta ao lado da Ponte Preta, no grupo portanto com Guarani e Brusque. No outro, subiram para Série B – Londrina e São Bernardo, no grupo que também tinha Floresta e Caxias.
O sucesso da equipe veio depois do acesso de outro pernambucano, o Santa Cruz, que da Série D subiu para Série C. Com o objetivo garantido, o tricolor dá prosseguimento aos planos futuros. Por exemplo, já teve a proposta de transformação em SAF aprovada pelo Conselho Deliberativo.
Quanto ao Sport, o Leão está para jogar a 28ª rodada da Série A. É o lanterna com 16 pontos, faltando 9 para sair da zona de reabastecimento. Muitos ainda alimentam o sonho de ver o Sport salvo e permanecendo na primeira divisão. Não custa nada sonhar!
Nesta terça-feira, tem o segundo amistoso da Seleção Brasileira, após a classificação garantida para a próxima Copa do Mundo.
Depois dos 5 a 0 aplicados na Coreia do Sul, sexta-feira passada, nesta terça-feira o adversário é o Japão. Dependendo do horário que o leitor esteja acompanhando nossa coluna, a partida já deve ter sido encerrada.
Agenda da Semana:
Terça-feira
Amistosos da Seleção
- Japão x Brasil, no Ajinomoto Stadium, às 07h30.
Quarta-feira
Série A
- Sport x Ceará, na Ilha do Retiro, às 20h.
Domingo
Série A
- Internacional x Sport, no Beira-Rio, às 18h30.
*Franklin Portugal é repórter da TV Asa Branca – Afiliada Globo em Caruaru – e colabora semanalmente com crônicas esportivas para o Blog PE Notícias.