POR DENTRO DAS 4 LINHAS

Por Franklin Portugal*

O torcedor do Sport teve dois motivos para comemorar ontem: o primeiro foi a demissão do técnico Lisca, no Santos. Isso ocorreu após duas derrotas seguidas. O torcedor gostou porque o treinador deixou justamente o Sport e foi para o Santos há algumas semanas. Não vou julgar, acho que Lisca viu uma oportunidade de crescimento profissional ao trocar de clube. A outra razão para comemorar foi ter vencido o Bahia, pela Série B  na Ilha do Retiro: placar de 1 a 0. O resultado foi excelente porque deixou o Leão só a dois pontos de entrar no G4. O Vasco ainda vai jogar na próxima sexta-feira, pode vencer e fazer o Sport ficar mais longe do G4. Mas por enquanto a situação dar esperança.

E para quem é fã de novela, interessante é acompanhar o Náutico nessa luta contra o relógio, para sair do Z4, e antes que seja tarde demais, se livrar do temido rebaixamento na Série B. Trajetória com pitadas de aventura e de expectativa, elementos daquela história em que o personagem principal tenta alcançar um objetivo. Pois é, na conta do Timbu, nas últimas duas rodadas, foram duas vitórias seguidas: (2 x 0, no Ituano; e 1 x 0, no Brusque). Ou seja, não houve melhora só na pontuação, melhorou também lá atrás, em que o sistema defensivo não foi vazado. Algo inédito, já que é a pior defesa da competição com 40 gols sofridos. Estes seis pontos conquistados não tiraram o Náutico da lanterna da Série B ainda, mas deixaram o time mais perto de sair dessa zona. É o último colocado, mas está a 4 pontos de sair do grupo dos últimos quatro colocados, justo a zona de rebaixamento. Situação comemorada pelo técnico Dado Cavalcanti. O treinador aliás espera a recuperação do atacante Kieza, que, com dores no tendão de Aquiles, não esteve presente na reapresentação da equipe ontem. Mas, que ao longo da semana deve se juntar normalmente ao elenco.

E por falar em elenco, o Santa Cruz está de olho na formação de um para as disputas da pré-Copa do Nordeste, que pode ser confirmada pela CBF, para ser realizada só em janeiro de 2023. No atual momento do Santa Cruz, no entanto, o foco é enxugar gastos. Daí porque a ação tem sido emprestar atletas para outras equipes. Assim, o tricolor garante jogadores com contrato firmado, mas para não ficarem parados, o empréstimo vai bem para que se movimentem sem que os custos caiam na folha salarial do clube. Assim ocorreu recentemente com o zagueiro e capitão Alemão. Alemão renovou o contrato até outubro de 2023. Só que por enquanto, por empréstimo, vai atuar pelo Anapolina, equipe da segunda divisão de Goiás. Alemão já é o 9⁰ atleta negociado assim nos últimos dias.

E já que mencionei a segunda divisão de Goiás, aproveitar então para dizer que a nossa Série A2 teve o início. Na estreia, os clubes de Petrolina fizeram dever de casa: jogando em casa, em dias diferentes, o 1⁰ de Maio bateu o Serrano, de Serra Talhada, por 1 a 0. O Petrolina venceu o Pesqueira por 2 a 0. A competição também reúne dois grandes do futebol pernambucano: o Porto ficou no 0 a 0 contra o Ypiranga, e o Central venceu o Belo Jardim por 1 a 0.

Agenda da Semana:

Quarta-feira (14)

Série A2 PE

  • Jaguar x Ferroviário do Cabo, no Gileno de Carli, às 15h.

Sexta-feira (16)

Série A2 PE

  • Chã Grande x Maguary, no Barbosão, às 15h.

Série B

  • Vasco x Náutico, estádio de São Januário, às 19h.

*Franklin Portugal é repórter da TV Asa Branca – Afiliada Globo em Caruaru – e colabora semanalmente com crônicas esportivas para o Blog PE Notícias.