ProntoMaisLab

Sertão Online

Supermercado Queiroz

Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus

Restaurante Império Gourmet SJE

BMG Correspondente Antônio Filho

F. e P. Droga Center

Clínica Santa Lúcia

Casa Shopping Center

ADRIANTUR

Dr. Diego Aragão

O Centenário

Costa Lira

Informatic Center

Eduardo da Fonte

Centro Clinico

Eletro Móveis

Deixe Seu Like

Bolsonaro suspende contratos para fabricar 19 remédios de distribuição gratuita

O Ministério da Saúde suspendeu, nas últimas 3 semanas, contratos com 7 laboratórios públicos nacionais para a produção de 19 medicamentos distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A reportagem é do jornal Estado de S.Paulo. A reportagem ainda informa que os laboratórios que fabricam por PDPs fornecem a preços 30% menores do que os de mercado. E já estudam ações na Justiça. Associações que representam os laboratórios públicos falam em perda anual de ao menos R$ 1 bilhão para o setor e risco de desabastecimento – mais de 30 milhões de pacientes dependem dos 19 remédios. A lista inclui alguns dos principais laboratórios: Biomanguinhos, Butantã, Bahiafarma, Tecpar, Farmanguinhos e Furp. À fabricação de remédios para pacientes que sofrem de câncer e diabete e transplantados.

UMA LÁGRIMA PELO GUITARRISTA HAROLDO SANTOS

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas no palco, pessoas tocando instrumentos musicais e violão

(Por Inaldo Sampaio)

Morreu hoje (15), no Recife, e será sepultado nesta terça-feira (16), em São José do Egito, o guitarrista Haroldo Santos, um dos melhores músicos que o sertão pernambucano já conheceu. Não resistiu a um câncer de pulmão, dado que era fumante há mais de 50 anos.

Eu e Haroldo nos conhecemos em 1970, em São José do Egito, nossa terra comum, quando, ainda adolescentes, fomos convidados para fazer parte de uma banda de Jovem Guarda: VÊNUS 6. Que muito sucesso fez na região nos seis anos seguintes.

Éramos autodidatas. Eu, tocando Sax-Tenor, sem que nunca tivesse tido uma aula desse instrumento. Ele, nascido no distrito de Bonfim, tocando contra-baixo, embora já tivesse chegado à cidade dominando bem o violão.

Completavam nossa “banda de yê yê yê” no início de sua formação Carlos Fernandes (teclado), Zezé Gonçalves, o “Rato”, o maior baterista que já vi na vida – e olha que já tive oportunidade de assistir Ringo Star (ex-Beatles), Netinho (ex-Incríveis) e muitos outros – Cláudio Silva (trompete), Renato Leite (guitarra) e Joacil Menezes (crooner), hoje morando em Brasília.

Haroldo era um bom sujeito, embora um pouco desconfiado. Só se aborrecia quando não conseguia tocar corretamente a música no primeiro ensaio. Era aplicado, correto, direito, humilde e tinha um ouvido de fazer inveja a gente muito mais talentosa do que ele.

Para prosseguir meus estudos, mudei-me para o Recife em 1974, mas todos os finais de semana – sem exceção – voltava a São José para cumprir a agenda da banda, que vivia permanentemente repleta, e era sempre uma alegria rever Haroldo.

Não havia as bandas de “forró fuleiragem” de hoje (obrigado, José Teles, pela feliz expressão), as festas se realizavam nos clubes, não faltando contratos para as bandas de Jovem Guarda que existiam na época.

Na região, além de “Vênus 6”, costumavam se apresentar OARA (Arcoverde), Marajoara (Sertânia), Edésio e seus Red Caps (Serra Talhada), Os Admiráveis (Pesqueira), Os Jovens e Z-7 (Patos-PB), Os Tropicais (Monteiro-PB), Ases do Ritmo (Crato-CE) e Ogírio Cavalcanti e seu conjunto (Campina Grande-PB).

Aliás, foi esse “Ases do Ritmo” que nos viu tocando em Serra Talhada, num baile em que foi escolhida a futura “Miss Pernambuco” (Cilene Aubry), e de lá mesmo nos “roubou” Zezé Baterista, o que quase nos mata de tristeza.

De lá o “Rato” foi embora para o Ceará, daí para Paulo Afonso (BA), e da Bahia para São Paulo na banda do cantor Nilton César. Morreria alguns anos depois num acidente de carro quando voltava de uma tocata no interior paulista, mesmo trágico fim que também teve o nosso ex-tecladista Carlos Fernandes (“Carlinhos de Bernardo”) quando já não estava mais conosco e sim morando em Imperatriz. Morreu na estrada que liga Imperatriz a Açailândia quando voltava de um show (cerração na pista).  

Devo confessar que tenho pena dos jovens de hoje por não terem tido oportunidade de conhecer as bandas da década de 70, restando-lhes (com todo respeito), dentre outras, Vilões do Forró, Aviões do Forró, Solteirões do Forró, Calcinha Preta, Saia Rodada e centenas de outras.

Meu último encontro musical com Haroldo Santos foi em janeiro deste ano, em São José do Egito, na tradicional Festa de Reis. Reunimo-nos no “Jair Som”, misto de bar e casa de gravações (CDs, DVDs, etc) para um “show” sem compromisso na companhia de outros músicos da terra.

Passamos cerca de quatro horas desfilando por todos os gêneros (Jovem Guarda, Bossa Nova, Romantismo, Forró Pé de Serra, Frevo, etc.) com a agradável participação de amigos comuns como Sales Rocha (violão e voz), Aluísio Lopes (voz), Édson Antônio (violão e voz) e outros de que não me recordo agora porque eram muitos.

Poucos dias depois, fomos surpreendidos pela notícia da morte de Almir Correia de Melo, tecladista da “Banda PINGA FOGO”, que fundei e dirijo na capital há 20 anos. Era diabético e morreu em Patos (PB), onde residia, vítima de infecção generalizada. Já havia amputado uma perna num hospital do Recife (IMIP), mas continuava tocando normalmente, apesar de quase cego. Sua morte foi um baque para todos nós. Vencido pelo diabetes.

Agora se vai também Haroldo, com pouco mais de 60 anos de idade. Era muito querido em nossa terra, São José, onde iremos lembrar sempre dele pelo lado da alegria, e não da tristeza. Dele irei recordar sempre do solo de guitarra que fazia na música “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, exatamente como foi gravada no primeiro LP do “Quinteto Violado”.

“Eu queimo os dedos, mas vou aprender a tocar essa gota serena”, desabafou num dos nossos ensaios. Pena que Toinho Alves (baixista do Quinteto, já falecido) e Marcelo Melo (ainda no comando do grupo e criador do solo) não tenham tido oportunidade de ver Haroldo executá-lo.

Descansa em paz, querido amigo!

Giro pelos Blog’S (16.o7.2019)

Coluna Fogo Cruzado – 16 de julho de 2019

Desde o falecimento de Eduardo Campos em 2014, consolidou-se no Brasil a impressão de que o PSB é um “partido pernambucano”. Não só pela passagem de Arraes e do seu neto pela presidência nacional, bem como pela presença de um grande número de pernambucanos em seus cargos dirigentes. Isto é verdade, em parte. Pois o atual presidente Carlos Siqueira também é pernambucano e, o governador Paulo Câmara, um de seus vice-presidentes. Além disso, a maior bancada de parlamentares de um mesmo estado é a de Pernambuco, que elegeu cinco deputados federais e 13 estaduais em 2018, sendo que dois anos antes já tinha elegido 70 prefeitos, alguns de cidades importantes como Recife, Cabo, Paulista, Vitória, Surubim, Limoeiro, Bezerros, Arcoverde e Petrolina. Agora, diante do que for decidido pelo Conselho de Ética, que instalou ontem processo disciplinar contra os 11 deputados federais que deram “sim” à reforma previdenciária, entre eles Felipe Carreras, saberemos se o partido é ou não “pernambucano”. Se for, impedirá a expulsão de Carreras por infração partidária (o PSB fechou questão contra a reforma). Mas, mesmo que não seja, Pernambuco tem força suficiente na direção nacional para evitar o expurgo de um de seus mais atuantes parlamentares.

Pedido de informações

Alberto Feitosa (SD) fez um pedido de informações à Seplag sobre a situação do FEM (Fundo de Apoio dos Municípios): morreu ou continua vivo? Já que o Governo nega a morte, o deputado quer saber como estão os projetos, repasses, as prestações de contas, etc. Porque simplesmente dizer que o projeto “não morreu”, apesar de todas as evidências, não é resposta.

Bagagem e destino

Fernando Bezerra Coelho (MDB) disse ontem a este Jornal que 16 anos de hegemonia do PSB em PE está de bom tamanho, e que as oposições devem se unir em 2002 para tentar a reconquista do governo. O senador seria um bom candidato. Tem experiência, currículo e vontade. Mas falta ainda combinar com o “destino”, dado que, na política, é um componente importante.

De alma leve

Augusto Coutinho (SD), André de Paula (PSD), Raul Henry (MDB), Daniel Coelho (CID) e Felipe Carreras (PSB) nunca foram tão cumprimentados em Pernambuco como agora por terem votado a favor da reforma previdenciária. Eles não tinham o condão de adivinhar que a maioria dos brasileiros se convenceria da importância dessa reforma, e por isso estão de alma leve.

Caciquismo superado

No Brasil, infelizmente, partidos políticos têm “proprietários” a ponto de impedir que eles se organizem em diretórios para não perder o seu controle. É o que ocorre com o PDT. O presidente Carlos Lupi tornou-se seu “dono” após a morte de Brizola e nunca mais largou o osso. Sua última estupidez foi a ameaça de expulsar Tábata Amaral (SP) pelo apoio à reforma da previdência.

Time no aquecimento

Arcoverde, porta de entrada do sertão pernambucano, começou a definir seus candidatos de 2020. A prefeita Madalena Brito (PSB) inclina-se a apoiar seu vice, Wellington Araújo. E o ex-deputado Zeca Cavalcanti (PTB) será o candidato das oposições. Se surgirem mais candidatos será surpresa, pois a eleição caminha para a polarização. Zeca foi prefeito entre 2005 e 2012.

A vitrine na vitrine

O Governo do Pará está inclinado a construir unidades do “Compaz” semelhantes às do Recife na capital, Belém, e em Ananindeua. O governador Hélder Barbalho (MDB) já entrou em contato com o PSB com esta finalidade. Já a paulistana Priscila Cruz, do movimento “Todos pela Educação”, faz mais propaganda dos Compaz do Recife que o prefeito Geraldo Júlio (PSB).

Vergonha cultural

Com magro apoio da Fundarpe, terá início dia 18 a 48ª Festa Universitária de São José do Egito. Para um evento como este, nascido em 1971 a fim de engajar os estudantes na luta contra a ditadura, oferece-se (vejam só!) Pedro Neto, Luan Douglas, Márcio Diniz e Victor Santos (uma VERGONHA!). Já para o Festival de Inverno de Garanhuns serão “mais de 500 atrações”, segundo a propaganda oficial.

Felipe pode prejudicar João

Embora o Conselho de Ética do PSB tenha aberto, ontem, processo de punição contra os 11 deputados que votaram a favor da reforma da Previdência, a tendência é que o castigo seja atenuado. Quem manda, hoje, no partido, é o núcleo pernambucano, liderado por Paulo Câmara e Geraldo Júlio, que já defenderam para Felipe Carreras tratamento diferenciado em relação aos demais rebeldes.

Por que tal distinção? Evitar a fuga de Carreras para outra legenda é manter intacta a pré-candidatura de João Campos à Prefeitura do Recife. Tão logo se confirmou o posicionamento firme do deputado no plenário da Câmara, lideranças de outros partidos passaram a assediá-lo.

A oposição não tem um nome em potencial para enfrentar João e por isso mesmo Carreras, se vier a tamanho impasse que o leve a ser afastado do PSB, se transforma, automaticamente, no adversário que o PSB não esperava na sucessão de Geraldo Júlio.

Só advertência – O presidente do Conselho de Ética, Alexandre Navarro, é pernambucano, cria do ex-governador Eduardo Campos. Mora em Brasília há muito tempo, trabalhou no Ministério da Ciência e, hoje, é fiel escudeiro do prefeito Geraldo Júlio. Seu parecer, portanto, não será pela expulsão dos 11 deputados, mas por uma simples advertência, ou seja, nem um cartão amarelo.

Pelo diretório – Os deputados objetos de processo no PSB têm até 10 dias para suas defesas junto ao Conselho de Ética. O parecer do presidente Alexandre Navarro vai à votação por um colegiado amplo, o diretório nacional, e não pela executiva nacional. Tem parlamentar afirmando que não aceitará nenhum tipo de punição, nem mesmo advertência. Problemão para o partido.

Injeção – Nos próximos dias, no embalo da aprovação da reforma da Previdência, o Governo deve anunciar uma série de medidas para injetar dinheiro da economia, como a liberação do FGTS e o programa de privatizações. Bolsonaro e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, estão decididos a aprovar projetos que beneficiem o Governo Federal com recursos de curto prazo.

Defesa – O deputado Alberto Feitosa, coordenador da Frente Parlamentar da Execução dos Orçamentos Federal e Estadual, tem sido um grande defensor das bandeiras municipalistas. Depois de cobrar ao Governo a liberação das emendas, defendeu, ontem, um cronograma para pagamento do FEM.

Fortalecido – Depois do estrondoso São João que promoveu em Gravatá, o prefeito Joaquim Neto (PSDB) virou um bicho papão para a oposição. Se já estava forte, passou a ser apontado como imbatível na disputa pela reeleição. Até agora, não surgiu na oposição um nome competitivo.

POPULISMO – Nem o secretário estadual de Meio Ambiente, Antônio Bertoti, nem mesmo administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha, meteram a colher na manifestação populista de Bolsonaro de acabar a taxa paga por turistas na ilha. O Governo emitiu uma nota dizendo que a taxa é federal.

Perguntar não ofende: E Carlos Bolsonaro vai ser indicado para qual Embaixada?

Médico\ Prefeito- estuprador chamava pacientes de bebê, no Ceará

O ginecologista e prefeito do município de Uruburetama (CE), José Hilson de Paiva (PCdoB), 70 anos, foi denunciado por, pelo menos, 63 violações sexuais mediante fraude, o mesmo crime pelo qual responde o médium João de Deus. A denúncia foi divulgada pelo Fantástico, na noite deste domingo (14/07/2019). Em todas as filmagens mostradas, médico chama as vítimas de “bebê” enquanto eram abusadas. Conforme o dominical da TV Globo, os abusos ocorriam em dois consultórios do médico, sendo um deles na própria casa, onde José Hilson atendia. O outro fica no hospital público da cidade, que tem cerca de 20 mil habitantes. A revista digital ouviu seis vítimas do médico. Uma delas contou que foi abusada pela primeira vez aos 14 anos e disse só ter voltado a se consultar porque o prefeito também é o único ginecologista da cidade. Outras repetiram uma versão parecida: a de que José Hilson teria abocanhado os seios delas sob o pretexto de identificar se havia secreção nas mamas – que também se repete em praticamente todos os vídeos no qual ele aparece cometendo os abusos.

PREFEITA TÂNIA MARIA VAI INAUGURAR 7 RUAS CALÇADAS E ENTREGAR 4 VEÍCULOS À POPULAÇÃO

A prefeita Tânia Maria da cidade de Brejinho/PE, ao lado doo deputado estadual Aglailson Víctor, vai inaugurar 07 calçamentos em ruas do Bairro Alto da Boa Vista, entregar 04 veículos a população sendo 02 KWID RENAULT para a Secretaria de Saúde, 01 CAMINHONETE MITSUBISHI para o setor de Vigilância Sanitária, 01 HONDA CIVIC para o Conselho Tutelar (veículo doado pelo TJPE) e ao final vai haver a tradicional Festa de Santo Antônio que todos os anos é comemorada junto com a comunidade do bairro tendo como atração o cantor Delmiro Barros. No próximo sábado dia 20 em Brejinho

SJEGITO PERDEU O MÚSICO E INSTRUMENTISTA HAROLDO SANTOS

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas no palco, pessoas tocando instrumentos musicais e violão

SJEgito e a música perderam HAROLDO SANTOS

Haroldo, descanse em paz. Que Deus conforte os,seus familiares e te recebas de braços aberto em sua Morada Eterna.

Faleceu hoje em Recife, há 1:00h. da manhã, o nosso inesquecível Haroldo Santos. O seu corpo será velado na Central de Velório do PASC à partir das 15:00h. O sepultamento será  na manhã dessa terça 16/07, às 9:00h. no cemitério Apóstolo Pedro.

Desde já a família agradece o comparecimento de todos.

Haroldo tocou nas melhores bandas da Região e foi um exímio músico, trabalhava no ramo da eletrônica. Haroldo deixou três filhas e muitos amigos enlutados.

HAROLDO SANTOS – VANESSA SANTOS "Pai e Filha" Interpretando a música Gospel: "ESPÍRITO SANTO " SÍTIO DE RAULINO AMORIM – ITAPETIM PE.VÍDEO: Autor desconhecido

Publicado por Gilberto Lopes em Sábado, 8 de julho de 2017

“Em tom menor a música pausou, o velho guitarrista deixou o palco…Foi embora para sempre!” (Aluísio Lopes)

ADEUS HAROLDO SANTOS! “Em tom menor a música pausou, o velho guitarrista deixou o palco…Foi embora para sempre!” (Aluísio Lopes)Minha pequena homenagem ao grande e inesquecível Amigo Haroldo Santos. A guitarra hoje está mais triste!" Música: O velho quadro (Aluísio Lopes / Arlindo Lopes) Intérprete|: Aluísio Lopes Montagem do vídeo: Gilberto Lopes Compartilhe!

Publicado por Gilberto Lopes em Segunda-feira, 15 de julho de 2019

Quadrilha é presa com dinamite, submetralhadora e kit para explosão de bancos em Teixeira-PB

A Polícia Militar interceptou uma quadrilha, no início da madrugada desta segunda-feira (15), na cidade de Teixeira-PB, e apreendeu todo o material que o bando estava transportando para possivelmente atacar bancos no Sertão da Paraíba, esta semana. Até agora, três pessoas foram detidas e a PM continua as buscas na região para prender mais envolvidos. A ação policial, realizada pela 4ª Companhia do 3º Batalhão, começou pouco depois da meia noite. Um veículo que vinha na PB-110, na região de Teixeira, não obedeceu a ordem de parada dada pela PM e teve início uma perseguição. O grupo criminoso acabou perdendo o controle do carro e bateu em uma pedra.

Duas pessoas foram detidas ainda no local. Um terceiro suspeito foi preso na manhã dessa segunda(15), em São José do Bonfim. Até agora, foram apreendidas vinte e cinco bananas de dinamite, fuzil, duas submetralhadoras, pistola, carregadores, quase seiscentas munições de armas de grosso calibre, várias espoletas, cinco coletes balísticos, touca ninja, lanternas de cabeça, motosserra, lixadeiras, alicate grande, discos de corte, um rádio comunicador e outros materiais usados por quadrilhas que atacam bancos.

Cem anos de perdão: Cunha vetado em campeonato

Lauro Jardim – O Globo

Começou na semana passada um campeonato de futebol na penitenciária de Bangu, onde parte da turma da Lava-Jato está presa. Os dois presos mais famosos, no entanto, não participam do torneio. Sérgio Cabral não foi escalado para jogar. Segue em isolamento até o final do mês por determinação da Secretaria de Administração Penitenciária.

Eduardo Cunha se apresentou para atuar como juiz. Mas foi vetado pelos times, sob o argumento de que não confiavam em sua lisura.

TUPARETAMA: ABERTAS INSCRIÇÕES PARA AULAS DE MÚSICA NA FILARMÔNICA PAULO ROCHA

A prefeitura de Tuparetama através da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo do Município está com as inscrições abertas para aulas de música da Banda Filarmônica Paulo Rocha a partir desta segunda-feira (15). Estas estão sendo feitas de segunda-feira à sexta-feira, das 8hs às 13hs e das 14hs às 16hs, na Casa da Cultura, na Rua Monsenhor Rabelo, nº 9, no Bairro do Centro em Tuparetama. Podem fazer estas aulas pessoas a partir de 10 anos.
Estas aulas estão sendo direcionadas às pessoas que queiram tocar instrumentos de sopro. Estão sendo oferecidas 6 turmas sendo 3 na terça-feira e 3 na quinta-feira, com aulas das 9hs às 10h30, das 14hs às 15h30 e das 18hs às 19h30. As aulas da terça-feira vão ser realizadas na sede da banda, no Bairro Bom Jesus, e da quinta-feira no Teatro Municipal Manoel Filó, no Bairro do Centro. As inscrições e o curso são gratuitos. De acordo com Gleydson, hoje, a banda tem 22 instrumentos disponíveis prontos para serem entregues aos alunos que passarem por as aulas teóricas. “Em média um aluno leva 3 meses de aulas teóricas até conseguir pegar o instrumento”, disse Gleydson.

Bolsonaro contesta o Papa sobre Lula

“Da minha parte, espiritualmente, admiro o Papa Francisco e, nessa questão pessoal, como ser humano, não compartilho com as ideias dele sobre Lula, que causou um grande mal ao Brasil”, disse Jair Bolsonaro. O papa Francisco, ao contrário, tem dado sucessivas demonstrações de que vê Lula como um preso político. O pontífice pediu ao ex-presidente, através de uma carta enviada em maio deste ano, que não desanimasse, nem deixasse de acreditar em Deus.

Com 879,7 mm Brejinho ainda é o ‘Campeão das Chuvas’, em seguida vem Triunfo 878 mm e Stª Terezinha com 866,5 mm. Nos últimos; Itapetim com 528 mm, Tuparetama com 507 mm e Serra 494 mm

 

Desde o mês do final de março  Stª Terezinha liderava as chuvas no Pajeú com 560  mm, mas a Terra Mãe do Rio Pajeú , o município de Brejinho com 870,7 mm lidera o ranking das chuvas no Sertão do Pajeú, do inicio do ano até hoje dia 22 de abril. Se naquele mês os números atingiam 296 milímetros no município, ao final do primeiro trimestre do ano, Santa Terezinha soma de acordo com o IPA em janeiro até abril um total de 560 milímetros.

Prova disso é a situação da Barragem do Cascudo em Santa Terezinha, uma das que abastece o município.  Com capacidade de aproximadamente 400 mil m³. VEJA A QUANTIDADE DE CHUVAS DESDE O INICIO DO ANO NOS MUNICÍPIOS PAJEUZEIROS:

 

BREJINHO – 879,7 mm
Triunfo – 878 mm
Stª Terezinha – 866,5 mm
Flores-  833,6  mm
Afogados- 797,8  mm
Solidão- 760,6 mm
Tabira 690,5 mm
Carnaíba- 662 mm
Stª Cruz B.Verde- 782,3 mm
Ingazeira- 625 mm
Calumbi- 638,4 mm
Iguaracy- 690  mm
SJEgito- 716 mm
Quixaba 602 mm

Itapetim- 528,5  mm

Tuparetama –507 mm
SERRA TALHADA- 494 mm

Chama a atenção regiões como a Borborema de Tabira, onde as chuvas somam mais de 990 milímetros no mesmo período. A região de Vila de Fátima, Lagoa dos Campos em Brejinho e  Lagoa do Mizael em Stª Terezinha, já ultrapassam os 999 mm.

MATÉRIA ATUALIZADA NESSA SEGUNDA-FEIRA(15\07\2019) ÀS 8:42 h

PREFEITA TÂNIA MARIA RECEBE UM VEÍCULO DOADO PELO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO

A prefeita Tânia Maria esteve nesta no Tribunal de Justiça de Pernambuco, com o juiz assessor especial da presidência, Dr. Targino, acompanhada do deputado Estadual Clodoaldo Magalhães. Na ocasião a prefeita recebeu um veículo doado pelo TJPE para os serviços do Conselho Tutelar em Brejinho/PE. “Quero agradecer a força e o empenho do desembargador, Alberto Virgínio, que nos deu esta conquista que tanto vai fazer diferença para o nosso povo”. Concluiu a prefeita Tânia Maria.

Giro pelo Blog’S(15.o7.2019)

PSB solidário, Felipe atira flecha

O fim de semana no núcleo duro do PSB não foi de relax, mas de trabalho intenso para discussão de uma estratégia com a finalidade de ignorar as ameaças do presidente do diretório nacional, Carlos Siqueira, de expulsar os 11 deputados que votaram a favor da reforma da Previdência. A preocupação central foi Felipe Carreras.

No início da tarde do sábado, começaram a chegar aos blogs e redações notas de solidariedade a ele. Em entrevista ao Frente a Frente, na quinta, Siqueira não só admitiu a degola como revelou que o partido doou à campanha do rebelde R$ 1,3 milhão. As manifestações começaram por deputados estaduais, tiveram o DNA do presidente do diretório, Sileno Guedes, e desembocaram no prefeito Geraldo Júlio.

No entanto, enquanto a operação segura Felipe era desencadeada, o deputado postava no seu Instagram uma fina ironia segurando uma flecha: “Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida”. Para um bom entendedor…

Só um dos quatro – Dos quatro deputados que compartilham com Felipe Carreras a bancada federal de Pernambuco na Câmara, apenas um – Danilo Cabral – havia se pronunciado, até o fechamento desta coluna, manifestando solidariedade ao parlamentar ameaçado de expulsão. Em sua nota, o prefeito Geraldo Júlio foi enfático. Disse que Felipe vai permanecer firme no PSB.

Afinados – A ONG RenovaBR, bancada por empresários que pregam mudanças, promoveu cursos de formação política para jovens lideranças, elegendo 16 deputados federais, inclusive campeões de votos, como João Campos e Tábata Amaral (PDT-SP), que na Câmara atuam afinados contra Bolsonaro. Divergiram apenas na reforma da Previdência – ele contra e ela a favor.

TCE rala – O Tribunal de Contas está tendo muito trabalho com a Prefeitura de Jaboatão, que não se corrige. No último dia 11, por exemplo, o Diário Oficial do município publicou mais uma dispensa de licitação, agora no valor acima de R$ 4 milhões, para contratar uma empresa especializada na locação de equipamentos para realização de exames em amostras humanas.

Distrital – Uma proposta do TSE, entregue ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, propõe adotar, já para as eleições do ano que vem, o sistema distrital misto em cidades com mais de 200 mil habitantes. A ideia é separar os municípios em distritos, que elegeriam seus representantes isoladamente.

Corre risco – Dos 17 integrantes da Comissão de Relações Exteriores do Senado, seis não votam pela indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixador dos EUA, outros sete afirmaram ser favoráveis e quatro estão em cima do muro. Depois da sabatina, Eduardo se submete a uma votação secreta.

QUE NÍVEL! – Eduardo disse que tem experiência para ser embaixador: fala inglês, espanhol, fez intercâmbios, fritou hambúrguer, passou muito frio na fronteira com o Canadá e o pai revelou que ele é amigo dos filhos de Trump. É um diplomata perfeito. Nem precisa mais passar pelo Instituto Rio Branco!

Perguntar não ofende: O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, vai sair desmoralizado do affair Felipe?

Coluna Fogo Cruzado – 15 de julho de 2019

A esquerda está-se convencendo de que chegar a 2022 com o mesmo discurso de 2018 é suicídio. Embora o governo Bolsonaro só seja avaliado positivamente, segundo o Datafolha, por 1/3 dos brasileiros, voltar às ruas com o “Lula livre” e dizendo que o impeachment de Dilma foi “golpe” seria burrice. A esquerda precisa atualizar o seu discurso e apresentar algo de novo ao país além do combate ao atual presidente. Como diz o historiador ranzinza Marco Antônio Villa, o Brasil é muito maior que o “lulismo” e o “bolsonarismo”, por isso só o discurso do contra não serve ao país. Opor-se ao atual governo é um direito e até um dever das oposições, mas com um discurso que não tente fazer o povo de idiota tal qual ocorreu no debate da reforma previdenciária. O que elas propuseram à nação em lugar do projeto patrocinado pelo ministro Paulo Guedes? A taxação das grandes fortunas, sabidamente inexequível porque no dia seguinte os endinheirados mandariam seus “trocados” para o exterior (se fosse fácil, Lula teria feito), e a cobrança dos devedores do INSS. Sendo que a maioria deles sequer existe como empresa, como é o caso da Varig, Vasp e Transbrasil. Foi esse discurso pobre do PT e seus satélites que levou a reforma a ser aprovada em primeiro turno por 379 votos ante 131. E, para surpresa dos democratas, até o ex-ministro Ciro Gomes aderiu ao discurso demagógico e populista do PSB, do qual sempre se manteve distante, ao defender a expulsão dos deputados do seu partido (oito) que votaram a favor do parecer do deputado Samuel Moreira. Significa que para ter alguma chance de vitória em 2022, as oposições terão que reinventar o discurso e a postura. Porque votaram contra Gonzaga Patriota (PSB) e Eduardo da Fonte (PP) justificaram neste final de semana por que votaram contra a reforma da previdência. O primeiro disse que o projeto “sacrifica” os trabalhadores, como se fosse possível fazer uma reforma que institui idade mínima sem “sacrifício”. E o segundo que assumiu compromisso com seus eleitores em 2018 de que votaria contra.

O cancão piou

Lideranças políticas do Araripe estiveram ontem em Araripina para a festa dos 70 anos do ex-prefeito e ex-deputado estadual Emanuel Bringel (PSDB). Ele diz que “o cancão piou” em seu “Rancho 45”, pois para o churrasco que foi oferecido aos cerca de 3 mil amigos e correligionários que passaram por lá, “morreu boi, bode, porco, pato, carneiro, galinha, peru e guiné”.

Fidelidade mútua

Poucos deputados estaduais se mantêm fieis a suas bases como Antônio Moraes (PP). Ele mantém no seu grupo político praticamente os mesmos prefeitos de quando iniciou sua carreira política. Um deles é o de Tabira, Sebastião Dias (PTB), cidade que visitou neste final de semana e que visitará novamente no dia 14/8 para participar da tradicional Festa da Padroeira.
Festivais de Inverno Garanhuns (PE) e Campos do Jordão (SP) têm em comum o fato de estarem em cima de serras e terem criado um Festival de Inverno. Ambos são realizados no meio do ano. O de cá se realizará de 18 a 27 do presente mês, com shows de artistas populares. E o de lá de 29/6 a 27/7 apenas com música erudita, sendo o maior festival de música clássica da América Latina.

Ainda não é tempo

Foi devido à pressão do presidente Rodrigo Maia que a Câmara Federal excluiu do projeto da reforma previdenciária o sistema de “capitalização” das contas dos segurados do INSS, que passariam a contribuir para as suas próprias aposentadorias. Maia alegou que a matéria não está madura para ir a plenário e que é preciso primeiramente discuti-la com a sociedade.

A fuga dos turistas

Até o início da década de 90, o Recife costumava receber milhares de turistas do mundo inteiro. Hoje, o turismo em Pernambuco está restrito Fernando de Noronha e a Porto de Galinhas. Um dos desafios do secretário Rodrigo Novaes é fazer com que a capital pernambucana volte a despertar o interesse dessas pessoas, mesmo que a sua rede hoteleira esteja escolhendo.

Todos por Carreras

Chamado de “traidor” e ameaçado de expulsão do PSB pelo presidente Carlos Siqueira por ter votado a favor da reforma da previdência, o deputado Felipe Carreras renasceu neste final de semana. Paulo Câmara determinou que vários quadros do partido saíssem em defesa dele, que assim nem será mais expulso nem rotulado de “traidor”. Siqueira deve estar “p” da vida.

Delmiro Barros e ‘A Volta’ aos palcos…

A imagem pode conter: 12 pessoas, incluindo Michelle Guimaraes, pessoas sorrindo, pessoas em pé e multidãoO poeta e forrozeiro Delmiro Barros, ex-presidente da Câmara Municipal de São José do Egito-PE, que se encontrava sem cantar profissionalmente , voltou aos Palcos do Pajeú, foi nesse sábado (13), no Club do Binhas, Delmiro gravou um novo CD, com o título ‘A VOLTA’; nesse novo trabalho , que saiu do forno nessa sexta-feira(12) são 12 músicas : três regravações e nove canções inéditas.
A partir de agora o forrozeiro poderá se apresentar em qualquer cidade do país, fato que não acontecia desde o mês de dezembro de dois mil e dezessete. Esse fato gerou grande alegria e expectativa dos fãs já que o mesmo é um grande ídolo da música nordestina. Cantor. Compositor. Nascido na cidade pernambucana SJEgito, apelidada como “Terra da Poesia”. Começou a compor seus versos em sua terra natal, oralmente, ao pastorear o gado. Em 1987, mudou-se para São Paulo para tentar a sorte na música. Em 1993, ao lado dos cantadores de viola Raimundo Borges, Fenelon Dantas e Nelson Barros, seu irmão, gravou um disco. Em 1994, lançou outro disco, centrado no universo do aboio. O LP rendeu-lhe apresentações em São Paulo (SP). Em 1997, voltando à sua terra natal, lançou o CD “Vaquejada forrozada”, em uma festa universitária. Até 2013, gravou 10 discos de carreira, cada um deles com média de 20 mil cópias vendidas, sendo a maioria das composições próprias, com parceiros como Sirano (da dupla Sirano e Sirino), Fenelon Dantas e Lostiba, e que tratam de temáticas do interior nordestino. Durante a carreira, apresentou-se em todos os estados nordestinos. Em 2013, teve sua música “Choro de saudade” gravada por Sérgio Reis no CD “Questão de tempo”, lançado pela Radar Records. O Clube do Binhas recebeu um bom público e muitos amigos foram prestigiar a VOLTA de Delmiro Barros aos palcos; O Presidente do Sicoob-PE Evaldo Campos, o Ex.Prefeito de SJEgito Romério Guimarães, o vice de Ouro Velho Ike, o presidente da Câmara de SJEgito Rogaciano Jorge, Dr. Antonio Junior e uma legião de fãs acompanharam  a apresentação de Delmiro no Binhas.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas no palco, pessoas dançando, noite e showA imagem pode conter: uma ou mais pessoasA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas no palco e área internaSábado(20) Delmiro Barros  vai à Brejinho, se apresentar nas Festividades e Stº Antonio.

TRE divulga edital de seleção de estágio para nível médio

As vagas se destinam a estudantes de escolas públicas da rede estadual e são ofertadas para a região metropolitana e interior do estado

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) publicou, por meio do DJE nº 130 desta quinta-feira (04), o Edital de Abertura de Inscrições de seleção para estágio de nível médio. As vagas são destinadas a estudantes de escolas da rede pública estadual de ensino, que não estejam matriculados em regime integral, para atuar em cartórios e postos de atendimento biométrico na região metropolitana e interior do estado. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas no período de 12 a 22 de julho através do link: https://sisacad.educacao.pe.gov.br/tre/etapa1.php

Cabeça do Pajeú registra chuva na noite deste sábado; confira a previsão da Apac para este domingo

Itapetim registrou na noite deste sábado (13) 08 milímetros de chuva, segundo dados do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). No Sítio Gameleira – zona rural do município, os moradores registraram 04 mm. Na região do Ambó , segundo Rogerio Ventiladores choveu 10 mm. Também choveu em outras localidades rurais. Em SJEgito 1,2 mm. Em Brejinho, em algumas comunidades rurais a chuva chegou a 8 mm.

Para este domingo (14), a previsão da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) para o sertão de Pernambuco é de céu parcialmente nublado sem chuva ao longo do dia.

Sertão do Pajeú

Parcialmente nublado sem chuva ao longo do dia.
Temperatura(ºC): Estável
Máxima: 32º Mínima: 17º

Presidente da Amupe, José Patriota avalia o Seminário dos Municípios Pernambucanos

Na última terça-feira, 09 de julho, o Centro de Convenções de Olinda recebeu o Seminário dos Municípios Pernambucanos, evento promovido pela Amupe em parceria com o Governo do Estado, Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Sebrae, Prefeitura do Recife e Prefeitura de Olinda. Foi um dia inteiro de debates e explanação de ideias, com participação do ex-prefeito de Medellín Alonso Salazar e seis mesas de discussões de temas relevantes para os municípios.

Para o presidente da Amupe José Patriota o evento foi um sucesso, desde o número de inscrições aos assuntos debatidos. “O Seminário dos Municípios Pernambucanos contou com a participação além do que esperávamos. Foram temas enriquecedores com exemplos reais, tivemos a presença de Alonso Salazar, ex-prefeito de Medellín, que esteve aqui dando uma verdadeira aula de como se resolve problemas sociais, problemas de violência com ação social”, pontuou Patriota.

Patriota também lembrou da troca de conhecimento propiciada pelas mesas de debate e da explanação sobre o Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná – Codinorp, feita pelo prefeito do Município de Prado Ferreira Silvio Damasceno, que também é o presidente da iniciativa pioneira no Brasil, e tem como principal objetivo driblar as dificuldades e qualificar os atendimentos na educação por meio de consórcio público. O Seminário dos Municípios Pernambucanos também lançou a XIII Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Autoridades Locais Latino-Americanas, com a presença do secretário executivo da Federação Latino\americana de Alcaides (Flacma) Sérgio Arredondo . Foi contabilizada a presença de mais de 100 prefeitos, além de 250 secretários.

Elba, Roberta Miranda e Nação Zumbi na 61ª Festa dos Estudantes de Triunfo

A Prefeitura de Triunfo, em parceria com a Fundação do Patrimônio Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) divulgou  a programação oficial da 61ª Festa dos Estudantes.

O evento tradicional do calendário acontecerá entre 20 a 27 de julho. A tradicional Festa dos Estudantes, aquece a economia da cidade e sempre atrai visitantes de diversos lugares.

Entre as principais atrações da 61ª Festa dos Estudantes, no Pátio de Eventos Maestro Madureira, estão JM Puxado, Roberta Miranda, Elba Ramalho, Nação Zumbi, Seu Pereira e Pedrinho Pegação.

Veja a programação oficial:

Sábado, 20 de julho:

10h00 – Trupeçando: A Trupe de um homem só
14h00 – Desfile dos Caretas
20h30 – Isaías Lima (concerto)
22h00 – Elba Ramalho
00h00 – JM Puxado

Domingo, 22 de julho

14h00 – Tarde Infantil
17h00 – Trupeçando: Perfeitamente Imperfeito

Segunda, 22 de julho

20h00 – Seresteiros de Triunfo

Terça, 23 de julho

20h00 – Som dos Barzinhos
Luall na Ativa, Gerson Miller, Rafa Lima, Zé Marques e Cidinha Guedes

Quarta, 24 de julho

Mugunzá Sonoro
18h00 – Sarau Pantim
19h00 – Ambrosino
20h00 – Alexandre Revoredo
21h00 – Jessica Caitano
22h00 – Seu Pereira
00h00 – Dj Luana Flores

Quinta, 25 de julho

17h00 – Banda Sinfônica da escola de música Maestro Israel Gomes. Regente Cacá Malaquias
22h00 – Rafael Veríssimo
00h00 – Pedrinho Pegação

Sexta, 26 de julho

17h00 – Coco Pisada Segura
20h30 – Igor Alves Tenor
22h00 – Roberta Miranda
00h00 – Michele Andrade

Sábado, 27 de julho

15h00 – Treca Espedita Trindade
16h00 – Concurso dos Caretas
18h00 – Sanfônica Maestro Israel Gomes
20h30 – Neto Sales
22h00 – Nação Zumbi
00h00 – Danilo Pernambucano

Coluna do Domingão por Nill Júnior(14 de julho de 2019)

por Nill Júnior

Argumento de Sileno reforça necessidade de expulsão e não perdão de Carreras

O PSB atuou firmemente em Pernambuco para minimizar a possibilidade de expulsão do partido de Felipe Carreras, por conta do seu voto favorável à reforma da previdência. O Presidente estadual, Sileno Guedes, afirmou que a penalidade não seja a mesma para todos. “Deve-se levar em conta a história de cada um”.

Sobre Carreras: “o deputado Felipe Carreras, apesar da sua decisão, tem uma trajetória de muitos anos no PSB e isso não se pode negar. É sua única filiação partidária. Defendo que haja atenuantes levando-se em conta a história e a renovação de compromissos de cada um”.

Ora, a leitura deve ser justamente a inversa. Quão mais fiel e conhecedor da caminhada partidária, maior foi o tamanho da traição aos seus princípios e encaminhamentos. Assim, mais exemplar deveria ser a punição. Se conhece mais, viveu mais a história da legenda e sabe como funciona organicamente, mais fidelidade deve.

Se conheceram jovens, tiveram um lindo namoro, casaram  de papel passado e tudo no ato de filiação. Como prova desse amor partidário e relação sólida, um investiu na carreira do outro. Para que ele chegasse à função desejada, disponibilizou R$ 1,3 milhão necessários para sua ascensão federal. Em contrapartida, ouviu juras de fidelidade. E justamente na hora mais importante, onde todos esperam um não à tentação em nome desse amor político, ele vai lá e diz sim? É esse que para Guedes deve ser perdoado? Então, fica a certeza de que o PSB  pode até defender ser estável politicamente, orgânico, mas se dá esse exemplo a outros Deputados, Senadores, vereadores interior afora, não passa de mais do mesmo.

Pior é ouvir isso de Sileno, Geraldo Júlio, ou seja do núcleo duro na legenda do Estado. No bojo, o desinteressem perder Carreras para o MDB e tê-lo em 2020.

Algo parecido com o que ocorre em relação a Tábata Amaral, a infiel do PDT. O colega Mário Heringer (PDT-MG) pediu que sua situação seja reavaliada sob a ótica de que ela “é uma flor que merece e precisa ser cultivada” e que tem certeza de que ela votou pela reforma “por convicção”.

Outra constatação é que isso prova mais uma vez a necessidade de uma reforma política decente. O Brasil vive uma anarquia política. Raros os que seguem a rigor o programa partidário, quem dirá o que dizem seus eleitores. Veja o caso de Kajuru, que voltamos a lembrar para exemplificar.  Eleito pelo PRP, abrigado depois no PSB, tendo passado por PPS e PSOL e agora cortejado de PSL a PT, defendeu o decreto das armas e disse que seu eleitor pode se lascar, em tradução sertaneja. Um escárnio.

A política, parafraseando Rodrigo Maia, deve ser o caminho para nossas demandas. Mas sem uma reforma política decente a vista, já que ninguém tem coragem de enfrentar, vamos seguir com essa situação que desencoraja muitos a enfrentarem as urnas. Continuaremos reféns da má política.

Primeiro racha

Solidão é a primeira cidade onde o racha foi formalizado, depois que Cida Oliveira decidiu não apoiar Djalma Alves, o atual prefeito que teve seu apoio em 2016 e que ainda pode disputar a reeleição. A decisão de Cida é a busca pela sobrevivência política. Sabe que se não for agora, verá Djalma ter hegemonia ainda maior no processo em 2024, pelo rumo da gestão, bem mais equilibrada do ponto de vista fiscal que as dela.

Próxima senha

Depois de Solidão, a próxima cidade onde um racha pode acontecer dentro de um grupo hegemônico é mesmo Afogados da Ingazeira. Todos cantam a possibilidade de Totonho Valadares romper com a Frente Popular e disputar contra Alessandro Palmeira, que é o candidato de José Patriota, até que se prove o contrário. Assim como em Solidão, caso ocorra, a cisão política vai gerar uma eleição interessantíssima de assistir. Quem viver verá…

Mudança de planos

A que ponto chega a disputa pela indicação governista em Serra Talhada. Márcia Conrado tinha pensado em não ir à última noite da  ExpoSerra neste sábado.   Mas foi saber que o prefeito Luciano Duque confirmara presença também no encerramento da programação e ela mudou de ideia, montou-se e foi para sair na foto. Mais agora depois que o nome em evidencia na programação foi o de Marcus Godoy, Presidente da CDL e seu principal rival interno.

Não gostou

Por incrível que pareça, não foi a exoneração de função ou repercussão negativa que incomodou o ex-gerente do INSS Tabira, Berinaldo Leão, alvo de críticas por rotular pejorativamente nordestinos em fala a Anchieta Santos. Sobre isso, ele só soltou que não tem apego a cargo. Mas não gostou que fosse levantado seu histórico político e eleitoral, achando que isso poderia ser usado contra ele.

“Fui contraaaaaaa!”

O Deputado Federal Gonzaga Patriota tem buscado até loca de Tatu pra gritar dentro dizendo eu votou contra a reforma da previdência. É uma tentativa de eliminar a noda sobre sua trajetória de acordo com os setores esquerdistas pelo voto a favor do impeachment de Dilma Rouseff em 2017, quando foi taxado de traidor e golpista. Ele não gosta nem assume o rótulo. Já prometeu processar Clóvis Lira por isso.

Jeitinho no ar

Uma das notícias da semana foi a do cancelamento da outorga às emissoras de Fernando Collor (PROS/AL).  Dispositivo da Constituição que proíbe congressista de “firmar ou manter contrato com empresa concessionária de serviço público”, licenciado. Mas eles dão um jeitinho. Que digam Inocêncio Oliveira, Gonzaga Patriota, Mendonça Filho, Efrain Filho na Paraíba e tantos outros. São donos de várias, mas não são donos de nenhuma.

Os fatos

Há uma confusão feita por políticos e formadores de opinião que defendem a reforma da previdência aprovada esta semana na Câmara. Porque dizem que a reforma é inevitável, uma verdade, mas escondem que no texto aprovado, a economia que Paulo Guedes exige para o mercado sairá em 80% dos que ganham até dois salários mínimos.

Frase da semana:

“O Nordestino não lê, só vive de moleza, só vive de querer ajeitado, de jeitinho brasileiro”– do servidor do INSS Berinaldo Leão.

Solidão: Djalma Alves conta com apoio da maioria dos vereadores para disputa em 2020

Por Anchieta Santos

Agora é mesmo oficial: O Prefeito Djalma Alves (PSB) e a ex-Prefeita Cida Oliveira (PSB), estão rompidos e vão se enfrentar na próxima eleição municipal em Solidão. Os programas Rádio Vivo e Cidade Alerta e o Blog do Nill já haviam adiantado, mas faltava a palavra de um deles.

Ontem o Prefeito Djalma Alves falou a Rádio Cidade FM e disse que a ex-prefeita lhe surpreendeu ao anunciar o rompimento logo depois da aprovação de suas contas pela Câmara de vereadores.

O argumento foi de que não vinha sendo atendida pela gestão. Djalma disse que já tinha ficado desconfiado do afastamento da ex-prefeita desde o momento de sua posse quando ela não compareceu.

O Prefeito declarou acreditar que dos 9 vereadores, apenas três, Antônio Bujão, Viturino Melo e Edleuza Godê apoiarão a ex-prefeita. Ele disse que está conversando com a vereadora de oposição Eliana de Genivado para assim contar com o apoio de seis parlamentares.

A ex-prefeita Neta Melo está entre os apoios contabilizados pelo gestor. Mesmo o PSB sendo comandado pelo grupo de Cida Oliveira, onde o marido Jesus preside a legenda, o prefeito Djalma disse já ter conversado com a direção estadual e recebeu a garantia que disputará a reeleição pelo partido do Governador Paulo Câmara. A ex-prefeita teria apoiado o candidato do PTB Armando Monteiro na eleição em 2018.

15º FESTIVAL DO FRIO DA BORBOREMA EM TABIRA

A imagem pode conter: uma ou mais pessoasAcontece mais uma vez o tradicional Festival do Frio no Povoado de Borborema, em Tabira.

O evento nos dias 12 e 13 de julho, na praça do povoado, que fica localizado há 14 quilômetros do centro da Terra das Tradições.

O Planalto da Borborema, também conhecido como Chapada Pernambucana – devido a estar situada em parte da antiga Capitania de Pernambuco – Serra da Borborema, ou ainda, Planalto Nordestino, é uma região serrana no interior da região Nordeste do Brasil.

A Borborema fica em cima da Serra, que faz divisa com Pernambuco e a Paraíba, entre os municípios de Tabira e Água Branca, a Região fica aproximadamente uns 850 metros acima do nível do mar.  Para quem vai curtir a festa e o frio da Borborema nesse final de semana, o secretário garante uma ótima trafegabilidade. “A estrada está ficando um tapete”, disse Beto. Além das melhorias na estrada, os moradores de Borborema também serão contemplados com algumas ordens de serviço que serão assinadas pelo Prefeito Sebastião Dias na noite do sábado, dia 13.

Festival acontece em meio a onda de frio na região; termômetros registraram madruga mais fria do ano.

Iniciado ontem com os shows de Lindomar Souza e Everton Freitas, a 15ª Edição do Festival do Frio da Borborema, distrito de Tabira chega concluído hoje com as suas principais atrações. Banda Versátil, Seu Marquinhos e Maciel Melo serão as grandes atrações da noite com o 1º show começando às 20h30. A temperatura média nas noites da Borborema tem atingido 14 graus.

Madrugada mais fria do ano no Pajeú – Esfriou outra vez na madrugada das cidades sertanejas. Em Afogados da Ingazeira os termômetros assinalaram 16 graus durante a madrugada.

A mesma temperatura foi registrada em Iguaracy, Ingazeira, São José do Egito e Tabira. Carnaíba assinalou 17 e Serra Talhada 18. Triunfo a mais fria com 14 graus.

Até o momento foi a madrugada com menor temperatura em Afogados e outras cidades da região.

Giro pelos Blog’S (13.o7.2019)

Felipe CarreraFelipe pode disputar a Prefeitura

O capitulo da reforma da Previdência, aprovada em primeiro turno na última quarta-feira, pela Câmara, acabou gerando o primeiro desdobramento político nas eleições para prefeito do Recife. O voto a favor do deputado Felipe Carreras, contrariando o seu PSB, que fechou questão contra, é, sem dúvida, um aviso que está buscando a fase desmame do grupo mais ramificado no partido.

E que vai dos jardins das Princesas, onde despacha o governador Paulo Câmara, ao Palácio do Capibaribe, bate ponto do prefeito Geraldo Júlio, ambos fechados com a pré-candidatura de João Campos. Carreras sempre sonhou em disputar a Prefeitura depois de eleito federal, pela primeira vez, em 2014, com o troféu de campeão de votos na capital – mais de 100 mil votos.

No pleito passado caiu, teve 67 mil votos no Recife, mais ainda foi segundo mais votado, abaixo apenas de João Campos. Carreras está incomodado no PSB e pode se libertar pela janela do MDB.

FUNDO IMORAL

Mais uma excrescência do Congresso: o aumento em dobro do fundo eleitoral para 2020, saindo dos atuais R$ 1,7 bilhão para R$ 3,7 bilhão, R$ 2 bilhões a mais, portanto. O mais grave é que a grana para financiar campanhas de políticos jorrará dos generosos cofres públicos, enquanto faltam investimentos na saúde, na educação e na melhoria das estradas no País.

BATEU, LEVOU – Não foi a primeira vez que o senador Humberto Costa (PT) se envolveu, como na última quinta-feira, no aeroporto de Brasília, em incidentes com cidadãos comuns. Na Argentina, reconhecido por um brasileiro, quase foi às tapas como provocador, que o xingou e gravou um vídeo. Numa livraria do Paço Alfandega, em 2017, trocou socos no chão com um popular.

QUEM GANHA– A deputada Marília Arraes (PT) acha que se Felipe Carreras for expulso do PSB quem sai ganhando é a oposição, com mais um candidato à Prefeitura do Recife. “Se expulsar os outros que votaram a favor, tem que expulsar Felipe também. Se não expulsar ninguém, o PSB se desmoraliza”, afirmou.

PAPITOCRACIA– De Marília Arraes sobre a indicação do filho de Bolsonaro para embaixador dos EUA: ”Estarrecedor, revoltante e apavorante. A “papitocracia” de Bolsonaro e Trump é apenas o pano de fundo para uma intervenção sem precedentes na soberania e diplomacia do Brasil”.

RENOVAÇÃO– Em Machados, na Zona Mata Norte, o empresário João Morais está fazendo, nos próximos dias, a travessia partidária do PL para o DEM. É o candidato do ex-ministro Mendonça Filho para disputar a Prefeitura, alternativa de renovação da política do município.

ASSALTO– O mais provável em João Alfredo é que a prefeita Maria Sebastiana (PSD), aliada do deputado André de Paula, tenha sido vítima de uma tentativa de assalto quando seu carro foi alvejado por dois tiros, quinta-feira passada.  E não, como os apressados sugerem, um atentado político.

Perguntar não ofende: A Câmara de Goiana, que abriu impeachment, cassa o prefeito Osvaldo Lima Filho?

Coluna Fogo Cruzado – 13 de julho de 2019

Miguel Arraes foi presidente nacional do PSB, mas não consta que tenha havido na sua gestão qualquer tipo de punição a companheiros que eventualmente tenham divergido dele ou de alguma diretriz partidária. Lembre-se que quando chegou ao seu conhecimento em 1999 que diversos prefeitos do PSB iriam se aliar ao então governador eleito, Jarbas Vasconcelos, reagiu com serenidade. “Não vamos passar a mão na cabeça de ninguém. Quem quiser sair do partido, saia!”. E deu o assunto por encerrado. Resultado: dos cerca de 80 prefeitos que o PSB elegera em 1996, apenas 13 ficaram no partido. E nem por isso Eduardo Campos deixou de ser governador duas vezes e Paulo Câmara igualmente duas, em decorrência da força do padrinho político. Aliás, data dessa mesma época outra célebre observação do ex-governador. “Quando o conteúdo não se ajusta à forma, arrebenta-se a forma e reafirma-se o conteúdo”. Foi o que fizeram na votação da reforma previdenciária 11 dos 32 deputados federais do PSB, entre eles o pernambucano Felipe Carreras. Eles tinham o direito de concordar com o “conteúdo” e de mandar a “forma” (fechamento de questão contra a matéria) para o espaço, por isso estão ameaçados de expulsão pelo diretório nacional.  Os dirigentes do PSB talvez nem lembrem que Arraes apoiou Lula para presidente em 1989, no primeiro turno, apesar de o candidato do PMDB, do qual era 2º vice-presidente nacional, ser Ulysses Guimarães.

Máquina sob controle

Filho e neto de ex-prefeitos de São Lourenço, Josué e Jairo Pereira, respectivamente, o advogado Bruno Pereira (PTB), que se elegeu em 2016, terá como opositor na reeleição o ex-deputado Vinicius Labanca (PP), filho do ex-prefeito Ettore Labanca, falecido em março deste ano. Bruno apanhou muito no início do mandato, mas hoje garante que a máquina “está sob controle”.

De portas abertas

A direção da CEF corrige informação desta Coluna de que a agência de Afogados da Ingazeira havia fechado suas portas por questão de economia. Garante que a agência ficou de fato fechada por 48 horas, mas apenas para ser submetida à inspeção interna.

Estão se chegando

Pela primeira vez, na história de Belo Jardim, o ex-prefeito João Mendonça (PSB) vai dar uma entrevista à Rádio Itacaité de propriedade do também ex-prefeito Cintra Galvão (sem partido). Será no próximo dia 27. Os dois prefeitos vão se aliar em 2020 para tentar impedir a reeleição do prefeito Hélio dos Terrenos (PTB), aliado de Armando Monteiro (PTB).

Ao sesquicentenário

Águas Belas, terra do deputado Doriel Barros (PT), completou 148 anos de emancipação política agora em junho e o prefeito Luiz Aroldo (PT) já começou a preparar a festa do sesquicentenário em 2021. Trata-se do único município de Pernambuco totalmente situado numa reserva indígena (Fulni-ô) e o que possui mais assentamentos do Incra.

Terra de paz

Foi surpresa para a população de João Alfredo o atentado anteontem à noite contra a prefeita Maria Sebastiana (PSD), que só não morreu porque viajava em carro blindado. O principal adversário político dela no município é o ex-deputado Severino Cavalcanti (PP), que mora no Recife há muitos anos, não tem histórico de violência e não é candidato a nada em 2020.

Desistir da desistência

O Brasil passou por um período tão ruim no segundo governo Dilma que até um filho do presidente da Embratur, o pernambucano, Gilson Machado Neto, mudou-se para o exterior. O pai agora entende que após a posse de Bolsonaro não há mais motivo para ele “desistir” do Brasil e vai tentar convencê-lo a retornar a Pernambuco ainda no curso deste ano.

Expectador privilegiado

O advogado e escritor Antônio Campos está circulando com desenvoltura na 17ª Festa Literária de Paraty (RJ), onde o homenageado deste ano é Euclides da Cunha, autor de “Os Sertões”. Campos fez palestra e lançou livro e se apresentou unicamente como escritor. Nada de neto de Miguel Arraes, filho da ministra Ana Arraes (TCU) e irmão de Eduardo Campos.

Feira da Poesia do Pajeú foi lançada em SJEgito com presença do presidente da CEPE

Com a presença do presidente da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE) e do secretário de cultura de São José do Egito, a primeira Feira da Poesia do Pajeú foi oficialmente lançada na região. O evento aconteceu na tarde dessa quinta (11), no auditório da secretária de educação da Capital da Poesia, e reuniu além da imprensa regional fazedores de cultura.

A Feira da Poesia do Pajeú acontecerá na rua João Pessoa, centro histórico de São José do Egito, entre os dias 18 e 20 de Julho e deverá reunir artistas, escritores e cordelistas.

Chuva boa depois do inverno no sertão do Pajeú

Foto: André Luis

Por Anchieta Santos

Passado o período do inverno 2019, ficaram o frio e chuvas alternadas no sertão do Pajeú. Na noite da quinta-feira choveu em Afogados da Ingazeira 08mm, Solidão e Iguaracy 10mm.

Ouvintes do Rádio Vivo anunciaram a ocorrência de chuva também nas localidades de Ibitiranga, Matinha 8mm, Santiago, Lajedo, Torroes, Serrote Verde, Capim Grosso, Carnaubinha, Riacho Fundo, Minador, Caiçara, 02 Riachos, Gangorra, Pitombeira, Cajazeiras de Iguaracy, Curral Velho dos Pedros e Três Umbuzeiro s. Para hoje a previsão é de 60% para seguir chovendo em Afogados.

Câmara de Vereadores SJEgito paga na próxima segunda (15) metade do 13º salário de servidores

O vereador Rogaciano Jorge (PSB), presidente da Câmara de Vereadores de São José do Egito, autoriza nesta sexta (12) o pagamento de metade do 13º salário dos servidores da Casa.

Rogaciano disse que “com a otimização dos repasses do duodécimo está sendo possível antecipar essa parte do 13º salário dos servidores, inclusive num período em que foram feitos vários investimentos na compra de equipamentos para a Câmara”.

A tesouraria da Câmara SJE informou que os salários de seus servidores estão sendo pagos dentro do mês trabalhado, tendo como base o dia 20.

Na próxima segunda (15) o dinheiro dessa primeira parcela do 13º estará nas contas dos funcionários.

Giro pelos Blog’S (12.o7.2019)

Expulsão e devolução de dinheiro

A insubordinação dos 11 deputados do PSB favoráveis à reforma da Previdência, na contramão do diretório nacional, que exigiu o voto contra, pode resultar num preço bem mais amargo aos infiéis, além da expulsão: a cassação dos seus mandatos. Especialistas em questões internas de partidos, ouvidos ontem pela coluna, afirmam que os parlamentares cometeram uma espécie de adultério com o PSB.

A decisão de dar um não às mudanças nas regras de aposentadorias foi tomada por um colegiado mais amplo do que a executiva, o diretório nacional, composto por mais de 300 filiados no País inteiro. Se a recomendação pelo não foi consensual, os que representam o PSB na Câmara, segundo esses mesmos especialistas, teriam que se curvar e votar não à reforma.

Ouvido no programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro, o presidente nacional socialista, Carlos Siqueira, disse que vai levar as representações já movidas contra o grupo dos 11 para abertura de processo no Conselho de Ética. O bicho promete pegar.

Lista dos infiéis – Além do pernambucano Felipe Carreras, 10 parlamentares não seguiram a orientação do PSB e votaram, quarta-feira, a favor da reforma da Previdência. Veja a lista: Átila Lira (PI), Emidinho Madeira (MG), Felipe Rigoni (ES), Jefferson Campos (SP), Liziane Bayer (RS), Luiz Flávio Gomes (SP), Rodrigo Agostinho (SP), Rodrigo Coelho (SC), Rosana Valle (SP) e Ted Conti (ES).

E Tábata? – Já no PDT, os traidores foram oito, entre os quais a que mais chamou atenção da mídia foi Tábata Amaral, especialista em educação. O presidente nacional, Carlos Lupi, que é carne de pescoço, anunciou, ontem, que vai abrir processo de infidelidade partidária contra todos eles. Mas depois amenizou o discurso em relação a Tábata, estrela pedetista na Câmara.

Bem na foto – O líder do PSD na Câmara, o pernambucano André de Paula, deu uma demonstração de força dentro do seu colegiado: dos 36 paramentares da bancada na Casa, 34 seguiram a sua orientação votando a favor da reforma da Previdência. As duas exceções eram votos irremovíveis: Wladimir Garotinho (RJ), filho do ex-governador Anthony Garotinho, e Expedito Neto (RO).

Reação imediata – Os 11 deputados do PSB que votaram a favor da reforma da Previdência ensaiaram, ontem, uma rebelião contra o presidente da legenda, Carlos Siqueira. Diante da ameaça de expulsão, vão testar destituir Siqueira do comando partidário. Acham que ele radicaliza.

Improbidade – Em entrevista ao Frente a Frente, o advogado Carlos Neves, aprovado, ontem, por 41 votos na Alepe para substituir João Campos no TCE, se manifestou favorável a reformas na lei da improbidade administrativa, que não distingue as penalidades, com iguais punições para crimes distintos.

FARRA – O MP de Contas pegou no pé do Governo do Estado e pediu o cancelamento da contratação do buffet que seria servido nos camarotes do Festival de Inverno de Garanhuns. O valor a ser gasto seria de R$ 181 mil. Para tempos tão bicudos, uma farra sem justificativas.

Perguntar não ofende: Por que Felipe Carreras se rebelou contra o PSB? Quer ser candidato a prefeito do Recife?

Coluna Fogo Cruzado – 12 de julho de 2019

A votação da reforma previdenciária revelou ao Brasil um novo líder sobre o qual ainda iremos falar muito nos próximos anos e talvez décadas. Trata-se do deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara Federal. Foi ele quem se empenhou, pessoalmente, pela aprovação dessa reforma após mais de cinco meses de negociações com os líderes dos partidos representados na Casa. Teve mais protagonismo na aprovação da matéria que o próprio presidente Jair Bolsonaro, que enviou o projeto à Câmara e disse que já tinha feito a sua parte. E que a bola a partir de então estava com os parlamentares. Rodrigo Maia enfrentou incompreensões de toda ordem nos partidos do governo e da oposição, mas em nenhum momento perdeu a serenidade. Sempre acreditou que era possível a aprovação da matéria, preservando a sua essência, e convenceu a maioria dos colegas de que é chegada a hora de reformar o estado brasileiro não apenas com essa reforma, mas também com a reforma tributária que é a próxima batalha a ser enfrentada. Maia agigantou-se de tal forma que não é exagero compará-lo em dimensão política ao ex-deputado Ulysses Guimarães, que presidiu a um só tempo a Câmara, a Constituinte de 1988 e o PMDB. Quem saiu menor foram o PT, o PSB, o PDT, o PCdoB e o PSOL, que apostaram no discurso demagógico, irresponsável e populista de que a reforma é contra o povo e deixaram a Câmara envergonhados pelo ínfimo número de votos que conseguiram arregimentar: apenas 131 em 510. Uma surra histórica!

Pela desincompatibilização

Independente da tarefa que receber do seu partido para desempenhar em 2020, o secretário municipal de Segurança Cidadã, Murilo Cavalcanti (MDB), deixará o cargo em 5 de abril do próximo ano para preservar sua elegibilidade. Ele transformou o Compaz numa “vitrine nacional” e semanalmente recebe pessoas do país inteiro interessadas em conhecê-lo.

Renovação de quadros

O ex-governador Joaquim Francisco (PSDB) não diz isso por vaidade e sim em respeito à verdade dos fatos. Ao lado de Moura Cavalcanti e Eduardo Campos, foi quem mais renovou a política pernambucana nos últimos 40 anos. Teve como assessores Romário Dias, Mendonça Filho, José Neto, Bruno Araújo e João Roma Neto. Este último é deputado federal pela Bahia.

Qual foi a contribuição?

O senador Fernando Bezerra (MDB) afirma que o governador Paulo Câmara “também contribuiu” para a aprovação do texto-base da reforma previdenciária, mas não explicou como se deu essa colaboração. O que se sabe do governador é que apoiou no PSB o fechamento de questão contra a reforma, e que ficou solidário a Danilo Cabral e Tadeu Alencar, que votaram contra.

Partido com dono

Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, promete punição para deputados do partido que votaram a favor da reforma previdenciária. Um dos seus alvos é Tábata Amaral, o melhor quadro que o partido tem em SP. Ela se tornou uma referência nacional no debate sobre educação e deveria ter pensado melhor antes de se filiar a um partido político que tem “dono”.

Susto na estrada

Quando voltava do Recife para Ingazeira na última 4ª feira (10), o prefeito Lino Moraes (PSB) quase morre num acidente de carro. A caminhonete em que viajava bateu num boi que pastava solto na estrada entre Sertânia e o distrito de Albuquerque Né. O veículo ficou totalmente danificado, mas o prefeito saiu ileso da colisão. Já a estrada parece uma tábua de pirulito.

Homenagem ao cineasta

Próximo dia 23 o presidente Bolsonaro estará em Vitória da Conquista (BA) para inaugurar o Aeroporto Gláuber Rocha. O cineasta, que nasceu naquele município, tem uma série de discípulos em Pernambuco, entre eles Jomard Muniz de Brito e Amim Stepple. Já Miguel Arraes foi grande amigo de um ex-prefeito daquela cidade: Pedral Sampaio (1925-2014).

Batata quente

Está nas mãos de Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB, resolver a maior crise com que o partido deparou ao longo deste ano: escolher entre o prefeito Bruno Covas (SP) e o deputado Aécio Neves. “Ou ele ou eu”, disse o prefeito paulistano, afilhado de João Doria. Aécio não é um tucano qualquer, mas perdeu aliados importantes, entre eles o próprio Araújo.

 

Polícia prende juiz que vendia sentenças em Pernambuco

O juiz André Rui de Andrade Albuquerque, de 59 anos, foi preso nesta quarta-feira (10), após ser condenado pela Justiça de Pernambuco, em segunda instância, pelos crimes de estelionato, falsificação de documentos públicos e privados, corrupção e ocultação de bens.

Resultado de imagem para O juiz André Rui de Andrade Albuquerque, de 59 anos,

A prisão foi realizada pela Delegacia Interestadual e Capturas (Polinter), do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco) da Polícia Civil. Segundo a Polícia Civil, ele vendia sentenças e praticava fraudes, em conluio com advogados, oficiais de Justiça e empresários, quando atuava na 1ª Vara Cível de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. André Rui foi o primeiro juiz a ser aposentado compulsoriamente (de forma obrigatória) pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em 2007, depois de ser preso na Operação Mãos Dadas, do próprio tribunal com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Ele foi acusado de falsificar sentenças para facilitar um golpe de R$ 990 mil, em 2004, contra um aposentado que tinha a fortuna disputada por herdeiros.

Projeto Resgatando Sorrisos começa nesta quinta (11) em SJEgito

Dessa quinta – feira dia 11, até o sábado dia 13 de Julho, a Terra da Poesia estará recebendo a caravana do Projeto Resgatando Sorrisos, da Universidade de Pernambuco, com atendimentos especializados nas áreas de odontologia e clínica médica.

São 82 profissionais ligados a UPE e outras universidades do Brasil.

Na quinta (11), serão atendidos alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Edson Simões, inclusive alunos especiais que são assistidos por esse educandário.

Outra equipe no mesmo dia, realizará uma conferência regional de saúde com participação de toda equipe da atenção básica de São José e de mais 10 cidades da região, no Centro de Inclusão Digital a partir das 08h da manhã.

Na sexta (12) e no sábado (13), serão realizados atendimentos a população na praça Antônio Jorge, em frente ao mercado público, com equipe multidisciplinar.

Durante os três dias, o posto de saúde do bairro Novo Horizonte terá a disposição uma equipe odontológica para atendimentos em geral na área bucal.

EM INGAZEIRA, SEM BRIGAS….

Confirmou o apoio – Este blogueiro presenciou a conversa do prefeito da Ingazeira, Lino Morais, com o ex-prefeito Luciano Torres ontem em Recife. Na ocasião o prefeito Lino Morais, confirmou que vai apoiar a candidatura do ex-prefeito Luciano Torres nas eleições de 2020. “Vou apoiar Luciano, caso ele não seja candidato, eu serei candidato a reeleição com o apoio dele”, disse o prefeito ao blogueiro Junior Finfa.

Carro em que seguia prefeito Lino Morais de Ingazeira se choca com animais na PE 275

Em três meses é o terceiro político que passa por susto em virtude de animais nas rodovias

O carro em que seguia o prefeito de Ingazeira, Lino Morais (PSB) se chocou com dois animais na noite desta quarta-feira na PE 275.

Ele voltava ao Sertão depois de participar do Seminário promovido pela AMUPE.

Nas proximidades do Distrito de Albuquerque Né, na PE-275, o carro foi atingido por um boi que surgiu na pista com um segundo animal. Por sorte, o prefeito e seu motorista, identificado por Juninho  não sofreram ferimentos. O carro ficou parcialmente destruído.

Não é a primeira vez que episódios com políticos são registrados. Há pouco mais de um mês, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), passou por um susto quando se dirigia para Ingazeira, onde participou da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores do município.

O carro em que o Deputado seguia na PE 265, entre Cruzeiro do Nordeste e Sertânia, se chocou com um jumento que atravessou a via. Houve apenas danos materiais.

Em 15 de maio, um acidente envolveu o carro do deputado federal Danilo Cabral (PSB)  na PE-340, em Betânia.

O deputado cumpriu agenda no Sertão e voltava para o Recife quando o automóvel em que ele estava não conseguiu desviar de uma boiada que atravessou a rodovia.

TANIA MARIA ESTEVE NO RECIFE, EM AUDIÊNCIA COM SECRETARIO DE AGRICULTURA E DEPUTADO

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas, escritório e área internaNa tarde dessa terça-feira(o9)a Prefeita de Brejinho Tania Maria teve  audiência com o secretário de Agricultura do Estado, Dilson Peixoto, acompanhada do deputado estadual, Aglailson Vítor e do ex-prefeito, José Vanderlei.

“Pude reiterar algumas demandas para melhorar o abastecimento d’água em diversas comunidades da zona rural do município, com a perfuração e a instalação de poços artesianos, além da construção de sistemas de simplificados de abastecimento.” Pontuou Tania Maria ao blog.

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Aglailson Victor, pessoas sentadas

Exercício financeiro de 2016 do ex-prefeito Dêva Pessoa aprovado pelo TCE

O TCE realizou análise da gestão fiscal, exercício financeiro de 2016, do ordenador de despesas e ex-prefeito do Município de Tuparetama, Dêva Pessoa.

No Relatório de Auditoria, discorre-se que desde o 1º quadrimestre do exercício de 2013 ocorreu excessos nos dispêndios com pessoal: 56,13% e 58,34% da RCL, respectivamente, no 1º e 3º quadrimestres de 2015.

“Nada obstante, no exercício financeiro de 2016, que é o objeto deste processo, conquanto o primeiro quadrimestre tenha evidenciado pequeno excesso (55,45%), houve uma redução da despesa com pessoal, de sorte que nos segundo e terceiro quadrimestres, houve a observância do limite legal, 52,76% e 51,96%, respectivamente. Lembrando que o limite legal é de 54%”, diz o TCE.

O relator julgou regular, com ressalvas, a gestão fiscal da Prefeitura Municipal de Tuparetama, relativa ao exercício financeiro de 2016 e foi acompanhado pela Primeira Câmara do TCE. A informação é do Afogados On Line.

Giro pelos Blog’S(11.o7.2019)

Coluna Fogo Cruzado – 11 de julho de 2019

A última vez que o MDB elegeu o prefeito do Recife foi em 1992 com o hoje senador Jarbas Vasconcelos. Seguiram-se Roberto Magalhães, João Paulo (dois mandatos), João da Costa e Geraldo Júlio (dois mandatos). Talvez tenha chegado a hora de o MDB disputar com chapa própria em 2020 e o candidato natural seria Murilo Cavalcanti, secretário de Segurança Urbana da prefeitura da capital. Foi ele quem inaugurou em Pernambuco, há mais de uma década, o debate sobre como enfrentar a violência com políticas sociais. E insistiu tanto nesta tese que o atual prefeito do Recife acabou rendido à construção de duas unidades do Centro Comunitário da Paz, equipamentos copiados de Medellín, na Colômbia, onde se trava com essas armas o combate à insegurança, ao tráfico de drogas e às desigualdades sociais. Murilo já foi mais de 30 vezes ao país vizinho, muito parecido com o nosso, tendo levado em sua companhia o governador Paulo Câmara, deputados federais e estaduais, além de prefeitos de todas as regiões do Estado. Ele merece ter uma chance como prefeito do Recife porque tem discurso, projetos e serviços prestados. O que pesa em seu desfavor é o fato de Geraldo Júlio já ter escolhido o seu candidato, que é o deputado federal João Campos (PSB), provavelmente com um vice petista. É, portanto, o homem certo na hora errada.

Morte por inanição

A Seplag do Governo do Estado pensa ser possível tapar o sol com a peneira para explicar a quase morte, por inanição, do Fundo de Apoio aos Municípios (FEM). Diz que entre 2015 e 2019 o Governo repassou R$ 200 milhões para as prefeituras. A coluna conversou anteontem com mais de uma dezena de prefeitos e todos disseram que o programa “está morto”.

Uma ninharia

Adilson Gomes Filho, secretário executivo de Apoio aos Municípios da Seplag, afirma que de janeiro a junho deste ano foram repassados R$ 10 milhões para as prefeituras pernambucanas, incluindo emendas parlamentares. Dividindo-se esse dinheiro pelos 184 municípios, dá pouco mais de R$ 50 mil para cada um, o insuficiente para reformar uma estrada vicinal.

Poder limitado

O presidente da Amupe, José Patriota (PSB), também prefeito de Afogados da Ingzeira, tem muita influência no Governo do Estado mas não teve força suficiente para evitar o fechamento da agência da Caixa Econômica de sua cidade. O fechamento faz parte da política da CEF de enxugar o número de agências e de servidores para melhor competir com os bancos privados.

Na recepção ao presidente

O deputado Pastor Eurico (PAT-PE) foi um dos membros da bancada evangélica que recepcionaram ontem na Câmara Federal o presidente Jair Bolsonaro. O presidente foi fazer o último apelo à sua bancada, constituída majoritariamente por militares da ativa e da reserva, evangélicos e ruralistas, para votarem a favor da reforma previdenciária, que está em discussão no Congresso.

Patrocínio da cultura

Enquanto a Empetur vai patrocinar a tradicional Festa dos Estudantes de Triunfo, de 20 a 27 deste mês de julho, a Fundarpe assumirá os custos do Festival de Inverno de Garanhuns, que se realizará no mesmo período. O problema dessas duas entidades é o atraso no pagamento dos cachês dos artistas, salvo os que vêm de outros estados. Os de Pernambuco penam pra receber.

Visita protocolar

Amanhã, quando sua indicação para o TCE já estiver sido referendada pela Alepe, o advogado Carlos Neves Filho fará uma visita de cortesia ao presidente Marcos Loreto. Ele será recebido por todos os membros do Conselho: Carlos Porto, Teresa Duere, Valdecir Pascoal, Dirceu Rodolfo e Ranilson Ramos, além de representantes da Auditoria e da Procuradora.

Uma lágrima por Rostand

Cardiologista respeitado, Rostand Paraíso morreu ontem no Recife aos 89 anos de idade. Como médico, cuidou do coração de milhares de pernambucanos, mas não evitou que o dele o levasse à morte. Deu também notável contribuição à cultura estadual através das deliciosas crônicas que escreveu na imprensa regional, o que o levou à Academia Pernambucana de Letras.

Oposição por oposição

Enganam-se deputados da bancada pernambucana que decidiram votar contra a reforma previdenciária para fazer o “jogo” de sindicatos e poderosas entidades de servidores públicos, como o Sindifisco. Aprovar esta reforma é uma questão de responsabilidade com o país, que não é formado apenas por sindicalistas e corporações de servidores públicos. O Brasil é mais amplo.

Rolo compressor deu certo

Antes de a Câmara aprovar o texto base da reforma da Previdência, ontem à noite, pela manhã o presidente Bolsonaro deu uma passadinha pela Casa para sentir o clima favorável à PEC que muda as regras de aposentadoria. A construção da vitória, por um placar bem mais elástico do que o Planalto esperava, é obra resultante da enorme capacidade de diálogo que o presidente Rodrigo Maia tem entre os mais diversos líderes partidários, na oposição, inclusive, que tentou sem sucesso obstruir a sessão.

O texto-base foi aprovado por volta das 20h, a sessão se encerrou às 21h e será retomada às 9h da manhã de hoje. Até sábado, a fatura estará liquidada e o projeto será encaminhado para apreciação e votação, também em dois turnos, ao Senado, onde o Governo tem chances de aprovar sem modificações, para não ter quer voltar à Câmara. “Até setembro teremos aprovado”, prevê o líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho.

Henry no páreo – Na entrevista que concedeu ao Frente a Frente, o líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, elogiou bastante o deputado Raul Henry, presidente estadual do MDB, passando a impressão de que o partido pode construir uma alternativa desvinculada do PSB para a Prefeitura do Recife com o seu nome. Segundo ele, Henry, porém, tem que demonstrar interesse.

A janela – Dependendo da reação do comando do PSB, que ameaça expulsar quem votar a favor da reforma da Previdência, o deputado Felipe Carreras, se vier a ser punido, já tem a janela para ingressar no PSB. Conta com o aval dos principais líderes da legenda, como o senador Jarbas Vasconcelos, o senador Fernando Bezerra Coelho e presidente estadual, Raul Henry.

A favor – Numa conversa com este colunista no Salão Verde da Câmara, o deputado Júlio Delgado (MG), um dos expoentes do PSB no Congresso, também disse que estava propenso a votar a favor da reforma da Previdência. Na verdade, dos 32 parlamentares socialistas 11 tendiam votar a favor. Ninguém acredita que o PSB venha a abrir mão de mais de dez deputados.

Encaminhamento – Cinco pernambucanos ocupam lideranças na Câmara e encaminharam, ontem, as votações na sessão da Câmara: Tadeu Alencar (PSB), Sílvio Costa Filho (PRB), André Ferreira (PSC), Daniel Coelho (Cidadania) e André de Paula (PSD). De todos, só o PSB foi contra.

Aliança – Eleito deputado federal com uma boa votação em Caruaru, o deputado Fernando Rodolfo (PHS) está de olho numa aliança com o deputado Tony Gel. Sonha em ter Toninho, filho do parlamentar, na vice e assume o compromisso de eleger o federal do mesmo grupo de Tony.

CUBANOS – Em agosto, o Governo edita uma MP para alterar o programa Mais Médicos, pelo qual serão reincorporados profissionais cubanos da área, que atuaram nos Governos Lula e Dilma e que foram tão combatidos por Bolsonaro quando deputado e na campanha presidencial.

Perguntar não ofende: Raul Henry rompe aliança com o PSB e sai candidato a prefeito do Recife?

Câmara aprova reforma da Previdência que deixa os pobres mais longe da aposentadoria

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou em 1º turno, por 379 votos a 131, o texto-base da reforma da Previdência (PEC 6/19). Agora os parlamentares começarão a votar os destaques apresentados à proposta. O texto aumenta o tempo para se aposentar, limita o benefício à média de todos os salários, aumenta as alíquotas de contribuição para quem ganha acima do teto do INSS e estabelece regras de transição para os atuais assalariados. Ficaram de fora da proposta a capitalização (poupança individual) e mudanças na aposentadoria de pequenos produtores e trabalhadores rurais.

Na nova regra geral para servidores e trabalhadores da iniciativa privada que se tornarem segurados após a reforma, fica garantida na Constituição somente a idade mínima. O tempo de contribuição exigido e outras condições serão fixados definitivamente em lei. Até lá, vale uma regra transitória . Para todos os trabalhadores que ainda não tenham atingido os requisitos para se aposentar, regras definitivas de pensão por morte, de acúmulo de pensões e de cálculo dos benefícios dependerão de lei futura, mas o texto traz normas transitórias até ela ser feita.A oposição obstruiu os trabalhos por ser contra os termos do substitutivo, argumentando que as regras são rígidas demais, principalmente para os trabalhadores de baixa renda.

Prefeitos de Itapetim e Brejinho estiveram em audiência no Palácio do Governo\Recife

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, terno e área internaA imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Tania Santos Santos, pessoas sentadas, mesa e área internaA Prefeita Tania Maria e o Prefeito Adelmo Moura ainda estou no Recife buscando melhorias para os município de Brejinho e Itapetim juntamente com o ex-prefeito José Vanderlei.

“Hoje estive no Palácio do Governo participando do lançamento do programa de Regularização Fundiária – Propriedade Legal

Logo após, estiveram na Secretaria de Transportes do Estado, no Tribunal de Justiça, na Compesa e no DNOCS. Neste último, com o presidente Marcos Rueda solicitando canos para o sistema de abastecimento d’água e vendo a possibilidade de conseguirmos alevinos para nossos pequenos agricultores e um convênio para a perfuração de novos poços artesianos .”Pontuou Tania ao Blog

Acompanharam Tania e Adelmo os prefeitos Lino Morais(Ingazeira) e Zeinha Torres (Iguaracy)

Programação da 1ª Feira da Poesia Popular do Pajeú será lançada nessa quinta (11) em SJEgito

O Berço Imortal da Poesia será palco entre os dias 18 e 20 de Julho de um dos maiores eventos já promovido para difusão da poesia no Nordeste. Trata-se de uma Feira que vai envolver vários órgãos da administração pública nas esferas estadual e municipal.

A primeira Feira da Poesia Popular do Pajeú é uma organização da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE) e apoiada por prefeituras de várias cidades da região (São José do Egito, Itapetim, Tuparetama, Tabira, Afogados da Ingazeira, Iguaracy, Ingazeira, Solidão, Serra Talhada e Triunfo). Haverá exposições e vendas de cordéis, livros, folhetos, bem como a apresentação da poesia em suas diversas modalidades: recital, cantoria, aboio e glosa. A feira vai homenagear dois grandes ícones da poesia, o tabirense Dedé Monteiro e o egipciense já falecido Manoel Filó.

O presidente da CEPE (Companhia Editora de Pernambuco Ricardo Leitão e o secretário de cultura de São José do Egito lançaram em Recife na manhã dessa terça (09), a primeira edição da Feira da Poesia Popular do Pajeú, com participação de vários veículos de comunicação do estado. Henrique Marinho concedeu entrevista para alguns canais presentes no lançamento estadual, inclusive o Sistema Jornal do Comércio de Comunicação. Na manhã dessa quarta (10), a TV Globo também noticiou o evento em seu telejornal matinal, o bom dia Pernambuco.

Portais, blogs de noticias, rádios e emissoras de TV de todo estado, também estão falando da feira, que promete atrair gente de todo Brasil para São José do Egito. Depois de ser lançada para todo estado, a primeira edição da Feira da Poesia Popular do Pajeú terá sua programação cultural anunciada em São José do Egito, numa entrevista coletiva que reunirá os veículos de comunicação do Pajeú. O lançamento regional acontecerá em São José do Egito no auditório da secretaria de educação as 15h, na tarde dessa quinta (11).

TANIA MARIA ESTEVE NO SEMINÁRIO DOS MUNICÍPIOS DE PE

A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Tania Santos Santos e Osmar Cleiton Rocha Cleiton, pessoas sorrindo, texto

Nessa terça-feira(o9) a Prefeita Tania Maria esteve presente no Seminário dos Municípios de Pernambuco.  A Prefeita estava acompanhada da secretária de Educação, Silvana Teles, com Osmar Cleiton Rocha Cleiton, secretários do Controle Interno e com o ex-prefeito José Vanderlei.

O evento teve como tema “Inovar para as pessoas” e contou com uma palestra sobre “Os desafios da Gestão Pública local no contexto latino-americano”.

O Seminário ocorreu no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

INSS classifica como inaceitáveis declarações de Gerente em Tabira e anuncia sua exoneração

por Nill Júnior 

Berinaldo tratou nordestinos que procuram INSS de forma preconceituosa

Em nota ao blog, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se posicionou sobre as declarações do Gerente do INSS Tabira, Berinaldo Leão, que criticou a postura dos nordestinos que buscam o serviço.

Berinaldo afirmou dentre outras coisas que “nordestino não lê, só vive de ajeitado, gosta de ser submisso,  sabe pegar um celular e só fazer fuxico. “Comigo quem trata mal recebe na mesma moeda”.

Leia a nota do INSS:

Prezado Nill Júnior,

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) repudia de forma veemente qualquer declaração ou postura desrespeitosos direcionados ao cidadão, em especial ao segurado da Previdência Social. Da mesma forma, considera inaceitáveis comportamentos que reforcem estereótipos absurdos e preconceituosos.

Vale lembrar que é papel do INSS garantir proteção ao cidadão por meio do reconhecimento de direitos, com o objetivo de promover o bem-estar social. Desta forma, não compete a qualquer servidor do órgão, de qualquer região do país, fazer juízo de valor e proferir opiniões injuriosas direcionadas aos segurados.

Destacamos ainda que, neste momento de transformação digital pelo qual passa o INSS, é preocupação constante de toda a gestão manter a qualidade do atendimento ao cidadãos, de modo que todos possam ser atendidos com a atenção e sensibilidade que sempre marcaram o INSS.  

Por fim, o INSS informa que o servidor em questão, citado pela reportagem, será exonerado da função que ocupa.

A nota é assinada por Bruno Dutra, Chefe da Assessoria de Comunicação Social, Administração Central em Brasília. Coincidentemente,  o presidente do INSS é pernambucano, o procurador federal da Advocacia-Geral da União (AGU), Renato Rodrigues Vieira.