Miss Dourada

Gordo Construções

AC- Assessoria Contábil e Tributária

Dr. Fred Barros

Odonto Center

Sertão Online

Supermercado Queiroz

PASC – Mais Saúde

Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus

Restaurante Império Gourmet SJE

BMG Correspondente Antônio Filho

F. e P. Droga Center

Clínica Santa Lúcia

Casa Shopping Center

ADRIANTUR

Costa Lira

Informatic Center

Eduardo da Fonte

Farmácia Boa Saúde

Centro Clinico

Eletro Móveis

Deixe Seu Like

TABIRA \ Nelly e Mª Helena em Live anunciaram que Josete Amaral apoia chapa

A presidente da Câmara de Vereadores de Tabira, Nelly Sampaio (PSC), lançou sua pré-candidatura à Prefeitura e será uma chapa feminina, em LIVE ao blog do Marcello Patriota as pré-candidatas Nelly  e Maria  Helena,  anunciaram que o Ex.Prefeito Josete Amaral apoia a chapa Na  entrevista criticaram a gestão da Saúde de Tabira-PE, Nelly fez um balanço positivo de sua gestão na Câmara, criticou o poeta na condução da votação das suas contas.  Como companheira de chapa, Nelly terá Maria Helena, que é filha do atual vice-prefeito José Amaral. Em suas participações, as duas prometeram que farão uma gestão transparente e voltada para os mais necessitados. Também defenderam uma maior participação feminina na política.

“A luta de Dr Josete nunca foi uma luta familiar ou individual, sempre foi ao lado dos interesses de Tabira, de cuidar do povo, Tabira reconhece isso. Ele sempre esteve disposto e pronto para todas as missões que nosso povo lhe chamou. Agora não será diferente. É meu tio, seu legado me honra. E pode dizer que Dr Josete esta com elas.” Disse Maria Helena na Live.

Nas redes sociais que acompanhavam a live corações verdes e o slogan “Agora São Elas”.

Do lado da situação o candidato será Flávio Marques, que terá na sua vice Zé de Bira, chapa esta já acertada entre o prefeito Sebastião Dias, o Deputado Federal Carlos Veras e o Palácio das Princesas.  O primeiro candidato da oposição é Dinca Brandino, já com a cunha de ser o “velho” na disputa, pois já exerceu o mandato de prefeito por três vezes, seu vice será Dr. Gilson Brito ou Marcos Crente.

BREJINHO \ Prefeitura recuperando estradas vicinais do município.

Publicado por Tania Santos Santos em Quarta-feira, 15 de julho de 2020

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, céu, atividades ao ar livre e natureza

\Tania esteve ao lado do Secretário de Agricultura, Ivaldo Machado,/

A luta para melhorar as estradas do  município continua em ritmo acelerado.

A Prefeita Tania Maria esteve acompanhada do Secretário de Agricultura, Ivaldo Machado, no Sítio Vidéu, onde visitaram a patrulha mecanizada, que está recuperando as estradas vicinais do município.

Além do trabalho de recuperação, também está sendo feito o roço de todas as estradas. No momento, mais de 30% da roçagem e de conserto das vias está concluído.

Já foi feita a estrada que liga a cidade ao limite com Santa Terezinha, e a que vai da sede do município até Batinga de Tauá. As duas principais estradas do Sítio Cadeirão e a via principal, partindo da sede e passando pela Serraria até o Sítio Fechado também estão prontas.

”Até o final do mês, estaremos entregando todas as estradas totalmente recuperadas para a população ter melhor acessibilidade.É uma grande alegria para nós em concluir mais essa obra. ” Pontuou Tania Maria ao blog.

TCE aprova contas de 2017 de Adelmo Moura

A Primeira Câmara do TCE apreciou as contas de 2017 do prefeito de Itapetim,Adelmo Alves de Moura  O processo tem o número 181003399.

Além de Adelmo, prefeito e ordenador de despesas, eram interessados Emerson Fernando  (contador) e Antonia Batista , do Controle Interno. O advogado foi Emerson Dario.

Sob a relatoria  de Carlos Neves as contas foram aprovadas com ressalvas, por unanimidade. O TCE fez recomendações ao gestor. O acórdão com as observações será publicado.

====Giro Pelos Blog’s—-\Quarta-feira 16.07.2020/

Pesquisa Potencial/Blog do Magno: Marília lidera e segundo lugar está indefinido

A pré-candidata do PT, Marília Arraes, aparece na dianteira na primeira pesquisa de intenção de voto para prefeito do Recife feita pelo Instituto Potencial com exclusividade para o Blog do Magno.  

Em segundo lugar, empatados, tecnicamente, despontam Patrícia Domingos, do Podemos, com 12%, Mendonça Filho, do DEM, também com 12%, Daniel Coelho, do Cidadania, com 10%, e João Campos, do PSB, com 9%. Abaixo, bem distantes, Marco Aurélio Meu Amigo, do PRTB, pontuou 3% e Alberto Feitosa, do PSC, 1%. Indecisos somam 15% e brancos e nulos 17%.

Na sondagem espontânea, quando o entrevistado tem que lembrar o nome do seu candidato preferencial nem o auxílio do disquete, Marília também lidera com 11%.

Patrícia tem 5%, Daniel Coelho 5%, Mendonça Filho 3%, João Campos 3% e Marco Aurélio e Feitosa, cada um com 1%. Neste cenário, os indecisos sobem para 54% e brancos e nulos se situam em 14%.

O levantamento foi feito por telefone entre os dias 10 a 15 últimos, com margem de erro de 3,5% para mais ou para menos, intervalo de confiança de 95%.

No item rejeição, Mendonça é o que detém a maior taxa. Dos 800 entrevistados, 54% disseram que não votariam nele de jeito nenhum.

Pela ordem, aparece Daniel em seguida, com 53%, Marco Aurélio (50%) João Campos (48%), Alberto Feitosa (44%), Marília Arraes (42%) e, por fim, a delegada, com 38%. A maior taxa de eleitores já decididos também é da petista, com 17% dos entrevistados, seguida de Patrícia e Daniel, com 10%, João Campos (7%), Mendonça Filho (6%), Marco Aurélio (2%) e Alberto Feitosa, com apenas 1%.

Quanto ao grau de conhecimento dos candidatos, o mais desconhecido é Feitosa, com taxa de 47%, seguido de Marco Aurélio (38%), Patrícia (31%), João (11%), Marília (10%) e Mendonça (8%). A metodologia adotada foi a de pesquisa quantitativa, com entrevistas pessoais telefônicas junto aos eleitores com 16 anos ou mais, conduzidas mediante aplicação de questionário estruturado, elaborado especificamente para este estudo.

O Brasil de Zito era João Alfredo

Existem homens que nascem para amar uma só mulher, uma só pátria, apenas um solo mãe, mesmo que sedento, esturricado, de pouco verde e sol ardente como João Alfredo, a pequenina pátria de berço esplêndido que Severino Cavalcanti, morto ontem, aos 89 anos, amava muito mais que o Brasil. Zito, como era conhecido, não amava o Brasil, amava João Alfredo. Não era cidadão brasileiro, era cidadão joãoalfredense. Seu torrão natal estava acima de tudo e de todos.

Mesmo eleito presidente da Câmara dos Deputados, cargo que coroou a sua trajetória política de mais de 70 anos, Zito não pensava o Brasil, pensava João Alfredo, município que governou por duas vezes, a primeira nos anos de chumbo da tumultuada e aterrorizante década de 60, e pela segunda vez, dois anos após renunciar à Presidência da Câmara, envolvido no chamado “escândalo do mensalinho”. Nesta, em 2008, saiu consagrado nas urnas, de alma lavada.

Já havia falar muito do velho cacique.  Ainda universitário, estudante de Jornalismo no Recife, acompanhei o noticiário da sua contenda para expulsar o padre italiano Vitor Miracapillo, que se recusou a celebrar uma missa pela independência do Brasil na cidade de Ribeirão, Zona da Mata, em 1980. Mas a aproximação verdadeira, mais efetiva, profissionalmente, se deu a partir do primeiro mandato dele de deputado federal, em 1995, quando eu estava no comando da sucursal do Diário de Pernambuco, em Brasília.

Agarrado às origens da minha matutice de Afogados da Ingazeira, tomei um susto quando o entrevistei pela primeira vez. Em dez frases, ele citou João Alfredo em todas elas. Aquilo me chamou atenção. Passei a aprender a nunca esquecer daquilo que transformou o que somos hoje. Negar origens é negar o que somos. O homem que nega seu passado sente vergonha do que foi. Elias Torres, pensador célebre, dizia que quem nega suas origens não merece ser árvore.

Tudo isso veio para reflexão depois que fui compreendendo quanto era forte João Alfredo na vida de Severino Cavalcanti. Envolvido num escândalo que arrebatou das suas mãos o poder de presidente da Câmara, numa história de um mensalinho que depois não se comprovou, Zito teve grandeza de arquivar sete pedidos de impeachment do ex-presidente Lula, envolvido na baita maracutaia, o “Mensalão”.

Obrigado a deixar de andar no Salão Verde cercado de seguranças, jornalistas e bajuladoras, quando se viu obrigado a renunciar para não ser cassado e, consequentemente, perder seus direitos políticos, foi a sua pátria João Alfredo que Severino entregou o julgamento popular da sua volta à vida pública. A cidade, que nunca lhe faltou, estendeu a mão.  O poder da sua aldeia estava novamente sob o seu domínio.

Dá para compreender, portanto, a razão do tamanho e até então inexplicável amor. Abandonado por Brasília, Zito voltou ao seu torrão João Alfredo e cantou: “Criei asas e voltei, voltei para minha terra natal e todos aqueles que sempre tratei de amigos não serão mais amigos, mas irmãos”. São as circunstâncias da vida, para o velho líder joãoalfredense, que, na verdade, ditam as regras.

Severino foi um político conhecido no Brasil inteiro, andou por diversos cantos do mundo sem sair, literalmente, da sua aldeia João Alfredo. Dizia, contemplando do Planalto Central seu berço natal como um retrato dolorido na parede, que a terra em que se nasce não é o lugar onde se aterrissa. É o lugar onde decola.

O livro – Tão logo foi eleito presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti me convidou para um café da manhã na residência oficial do chefe do parlamento, no Lago Sul. É lá que moram os presidentes da Câmara. Severino me recebeu ao lado da sua Amélia e dos filhos Ana, Catarina e José Maurício. Quando cheguei por lá, pontualmente, as oito da matina, ele mandou uma ordem para a segurança não deixar ninguém entrar. À mesa, observei que os quitutes já eram regionais, trazidos de Pernambuco pela esposa e filhos. Entre um gole de café uma garfada de pamonha, me provocou: “Estais convidado para escrever a minha história, o meu livro biográfico”.

Razão do não – Compreendi a emoção do momento, mas recusei. Já fui convidado para biografar alguns políticos, mas nunca aceitei. Não era o caso de abrir exceção, mesmo sabendo que por trás daquele homem poderoso, até então paparicado, havia muitas histórias para contar, das suas origens em João Alfredo, passando pelo dia em que tomou um pau de arara rumo a São Paulo para vender joias e chegar, anos mais tarde, à Presidência da Câmara dos Deputados. São poucos os matutos de história tão rica, de episódios tão polêmicos, como o de patrocinar a expulsão de um padre do País porque se negara a rezar uma missa. Não aceitei porque entendo que para se fazer uma obra bem feita, que envolve muitas pesquisas e entrevistas, eu teria que me dedicar exclusivamente a isso, largando o meu dia a dia do blog, o que seria impraticável.

Morte tranquila – Primogênito de Severino Cavalcanti, o ex-deputado José Maurício disse que o pai morreu dormindo em sua casa, no Recife. “Foi uma morte tranquila, sem agonia. Ele tinha problemas de saúde. Tinha um marca-passo e teve uma fratura no fêmur. Estava praticamente só dentro de casa, sem andar. A cuidadora dele viu que os batimentos cardíacos dele tinham diminuído e chamou o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência]”, relatou José Maurício. “Minha irmã chegou, depois eu cheguei, mas ele descansou. É doloroso para nós, mas é o ciclo da vida. Ele foi uma pessoa que dedicou a vida todinha à política, a João Alfredo”, afirmou.

Boa lembrança – Neste blog, ontem, o publicitário Edinho Barbosa contou uma boa história da sua convivência com Severino. “Depois de eu ter feito a apresentação de uma pesquisa ao comando da campanha, com projeção surpreendente (e quase inacreditável para o senso comum à época) Severino me puxou num canto da sala junto com Eduardo e sapecou: “Governador, eu não acredito numa palavra do que esse rapaz disse aqui, mas se ele tiver 10% de razão, a gente ganha a eleição”. Eu rebati no ato: “Deputado, se alguém lhe dissesse que um matuto de João Alfredo, como o senhor, chegaria à Presidência da Câmara, o senhor acreditaria na pessoa?” Ele abriu um sorriso contagiante, que me fez lembrar o Mr. Magoo, meu herói dos desenhos animados e sapecou: “Se essa história não der certo, eu te pego depois”.

CURTAS

MIRACAPILLO – Deputado estadual, Severino denunciou o padre Vitor Miracapillo por ser negar a rezar uma missa pela independência do Brasil. Pressionou tanto que o governo expulsou o religioso do Brasil. A medida foi tomada com base num artigo da Lei dos Estrangeiros, que determinava que “o estrangeiro admitido no território brasileiro não pode exercer atividade de natureza política nem se imiscuir, direta ou indiretamente, nos negócios públicos do Brasil”. O padre também foi acusado de “insuflar trabalhadores rurais à invasão de terras”. Miracapillo deixou o Brasil em 31 de outubro de 1980, mesmo sob protestos de políticos de todo o País. O padre só voltou 12 anos depois. O episódio deu a Severino projeção e um apelido incômodo de “Zito Miracapillo”.

CÃES DE GUERRA – Representante do baixo clero, Severino Cavalcanti chegou à presidência da Câmara dos Deputados em 2005, alijando o PT, o partido do então governo, do comando da Casa. Renunciou ao mandato em setembro do mesmo ano, apenas sete meses depois, para escapar da cassação. Um empresário o acusou de ter cobrado propina para renovar o contrato de concessão de restaurantes da Câmara e apresentou um cheque de R$ 7,5 mil, descontado por uma secretária de Severino. No discurso de renúncia, o ex-deputado citou Euclides da Cunha e culpou a elite parlamentar por sua derrocada.  “A elitezinha, essa que não quer jamais largar o osso, insuflou contra mim seus cães de guerra”, afirmou.

O CHORO – O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti, foi enterrado ao final da tarde em João Alfredo, sua terra natal, sob honras de chefe de Estado. O corpo chegou a João Alfredo no meio da tarde num carro do Corpo de Bombeiros e foi seguido por uma multidão em carreata pelas principais avenidas e ruas da cidade. Até a prefeita Maria Sebastiana (PSD), adversária histórica, que estava presente, confessou que Zito fez muito pela cidade e que o povo devolveu o tudo que ele fez com vitórias históricas nas urnas, como a de 2018, quando já afastado da Câmara, foi eleito prefeito.

Perguntar não ofende: Por que sessões do Tribunal de Contas para julgamento dos processos contra o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, estão acabando em “barracos”?

Coluna do FinFa

Reposição – A Prefeitura Municipal de Custódia-PE, através da Secretaria da Diretoria de iluminação pública do município, continua realizando os serviços de reposições de lâmpadas e ajustes na iluminação pública por várias ruas do município.

Instalou –

A Prefeitura da cidade de Itapetim-PE, instalou um novo equipamento de emissão da primeira e segunda via, de RG digital. na Secretaria de Assistência Social. Segundo a Secretária de Assistência Social, Fia Cândido, o Governo municipal este equipamento custou ao erário municipal estimado em R$ 17 mil.O prefeito Adelmo Moura em contato com este blogueiro afirmou: “O novo RG conta com mais itens de segurança e resistência contra extravios, além de mostrar também o CPF, título de eleitor, nome social, número do PIS/Pasep, Carteira de Trabalho, Certificado Militar e tipo sanguíneo do cidadão. Também pode incluir um QR Code para identificação e segurança digital. Quem quiser emitir a documentação, basta procurar a Secretaria de assistência social, das 7h às 13h”, finalizou Adelmo.

Na hora certa –

Participando da live deste blog, na noite de ontem (15), o Deputado Federal e Presidente Estadual do MDB, Raul Henry, foi perguntado sobre a situação do partido no Estado nas eleições de novembro, ele respondeu: “Teremos candidatos em várias cidades, agora é um momento que estamos vivendo de uma eleição municipal, em Recife vamos resolver na hora certa”.

Mensagem –

“Com muito pesar recebi a notícia do falecimento do amigo Severino Cavalcanti, ex-presidente da Câmara dos Deputados. Ele deixa a esposa Amélia e três filhos: Catharina, José Maurício Cavalcanti, ex-deputado e meu amigo da Alepe, e também a amiga ex-deputada Ana Cavalcanti. A morte não é o fim. As pessoas queridas vivem para sempre nas memórias que construímos com elas. Que Deus conforte o coração de amigos e familiares”.(Deputado Estadual Diogo Moraes,lamentando a morte do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti)

Recuperando – A Prefeitura Municipal de Ingazeira, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Reforma Agrária, dando continuidade aos serviços de recuperação das estradas na zona rural, realizou serviços na comunidades rurais, de Vitória, Cacimbinha, Cabrito e Bezerros.

Campanha – O Governo Municipal de Inajá-PE, através da Secretaria Municipal de Saúde, estão realizando a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, onde já atingiu 97% de cobertura vacinal no município.

Falou – “Nosso objetivo ao divulgar o protocolo setorial da educação é fazer com que as instituições de ensino possam realizar seu planejamento e tomar as providências necessárias para o retorno dos estudantes às salas de aula. É importante ressaltar que as instituições, sejam das redes pública ou privada, poderão estabelecer protocolos com medidas complementares, desde que sigam as orientações gerais do documento apresentado pelo Governo de Pernambuco”.(Secretário Estadual de Educação de Pernambuco, Fred Amancio, sobre a divulgação do protocolo setorial para a área de Educação no Estado)

Perguntar não ofende – Um cidadão vindo da cidade de Iguaracy para entrar na cidade de Ingazeira, é preciso fazer quarentena?

Moradores de Pajeú e Moxotó relatam clarão nos ares e forte estrondo

Ainda não confirmação do que teria ocorrido. Imagens de um acidente aéreo são Fake News. Meteoro ou outro fenômeno não estão descartados

Imagem ilustrativa

Moradores de várias cidades das regiões do Pajeú e Moxotó em contato com o blog relatam um clarão no céu acompanhado de forte estrondo ouvido na noite desta quarta (15).

De acordo com relatos, cidades como Custódia, Afogados, Carnaíba, Ingazeira, Iguaracy, Flores e Sertânia estão entre as que relatam um forte estrondo. O maior clarão e estrondo teria ocorrido na região de Caroalina, município de Sertânia. A área tem várias serras e é de difícil acesso.

De pronto, começaram a compartilhar uma imagem indicando que um avião teria caído em Sertânia, mas a informação é fake news. A foto que compartilharam é de um acidente de maio desse ano no Ceará.

Relatos indicam a possibilidade de que um meteoro ou meteorito tenha atingido a região, mas oficialmente isso não foi confirmado. O incidente foi registrado exatamente às 19h04. “Foi um estrondo sem tamanho, minha casa estremeceu”, disse Bruno Lopes ao blog. Em Iguaracy, a ideia foi de um terremoto.

“Eu escutei um estrondo aqui de casa como se fosse uma explosão mais cedo. E vi no céu como se fossem fogos caindo”, disse Bruna Verlene em Afogados. A informação preliminar é de que de fato um objeto rompeu os céus da região essa noite. Ainda não há confirmação oficial. Rumores de que pode ter sido um meteoro ganharam força.

Organizações como o Instituto Meteorológico Simepar relatam que casos como esse são chamados de bólido, ou seja, fenômeno de luz emitida por um grande meteoroide ou asteroide quando explode na atmosfera. O acontecimento costuma gerar meteoritos, fragmentos de pedra que sobrevivem à passagem pela Terra e conseguem atingir o solo.

Em Sertânia, na área onde há mais relatos, equipes da prefeitura estão em campo para descartar qualquer outra possibilidade. “Uma equipe da prefeitura foi verificar o q aconteceu. A área é enorme”, diz a jornalista Cecília Souza, da Sertânia FM. A equipe está sem sinal celular.

O Pajeú tem 1.430 pessoas que venceram a covid-19.

Quase metade dos infectados pelo coronavirus já estão curados no Pajeú

| ‘1.430 ‘  curados no Pajeú do covid-19. |

| Levantamento às 13h.( qurta-feira\15\07 )|

Mais 80 pessoas foram confirmadas como curadas nas cidades do Pajeú nessa terça (14), pelas autoridades de saúde, assim o número total de recuperados chega perto dos 1.500, sendo exatamente 1.430 pessoas que venceram a covid-19.

Serra Talhada confirmou mais 61 curas e chegou aos 710 recuperados. Tabira chegou aos 185 São José do Egito as 112 pessoas na condição de curadas da doença.

Em Afogados da Ingazeira já são 95, Triunfo tem 54 recuperados, Carnaíba tem 46, Flores tem 44, Calumbi 33, Brejinho e Iguaracy tem 31 curados cada, Tuparetama 28, Itapetim tem 19 curados. Quixaba chegou as 11 curas e Santa Terezinha tem 10, Santa Cruz da Baixa Verde agora tem 10, Ingazeira 8 e Solidão 3 recuperados.

Dos 2.114 casos confirmados no Pajeú, 1.430 já estão totalmente recuperados, ou 66,82% do total de casos registrados em toda região.

Deu no New York Times: “Bolsonaro é o pior presidente do mundo, não Trump”

O youtuber Felipe Neto declarou no jornal estadunidense  The New York Times, em vídeo publicado nesta quarta-feira (15), que “os presidentes Trump e Bolsonaro há muito admiram os estilos cáusticos de governança. Portanto, não deve ser surpresa que os Estados Unidos e o Brasil sejam os únicos dois países do mundo com mais de um milhão de casos confirmados de Covid-19″.

“É uma corrida acirrada e, com certeza, nenhum governo deve ser elogiado, mas a negação imprudente da liderança brasileira é assustadora.”, acrescentou Neto.

COVID-19 | Sertão do Pajeú chega aos 2.114 casos de Coronavirus

        =( |–| Atualizado às 8h  Quarta-feira=15\julho|–|)=

Por André Luis\ Nill Jr e Blog do Erbi

Prefeitura de Camalaú inicia entrega de kits de merenda escolar para alunos da Rede Municipal

De acordo com os últimos boletins epidemiológicos divulgados nesta terça-feira (14.07), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, nas últimas 24 horas, dez cidades registraram cento e quarenta e um novos casos da Covid-19, e a região totaliza 2.114.

Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 1.166 confirmações. Logo em seguida, com 247 casos confirmados está TabiraAfogados da Ingazeira subiu para 144 e São José do Egito está com 139 casos confirmados.

Carnaíba está com 68 casos, Triunfo está com 66 casos, Flores está com 50, Calumbi está com 43,  Iguaracy está com 36, Brejinho, e Tuparetama tem 32 casos cada.

Itapetim está com 23 casos confirmados, Quixaba tem 20 casos, Santa Cruz da Baixa Verde tem 16, Santa Terezinha tem 14, Ingazeira está com 9 e Solidão tem 8 casos confirmados.

Mortes – Flores registrou o quarto óbito. Um paciente de 80 anos, residente na zona rural, que se encontrava em investigação no internamento da ala respiratória do HOSPAM. A Região tem agora no total, 55 mortes por Covid-19. Até o momento, treze cidades registraram mortes. São elas: Serra Talhada 15, Triunfo 8, Carnaíba 6, Tabira 5, Afogados da Ingazeira e Flores tem  4 cada, Quixaba e Iguaracy tem 3 cada, Tuparetama e São José do Egito tem  2 óbitos cada, Itapetim, Calumbi e Santa Terezinha com 1 óbito cada.

Recuperados – Nas últimas 24 horas, a região registrou oitenta novas curas clínicas, totalizando 1.430 recuperados. O que corresponde a 67,64% dos casos confirmados.

O levantamento foi fechado às 08h10 desta quarta-feira (15.07), com os dados fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.

 

 

Guarda Civil e Vigilância em Saúde recebem formação em Carnaíba

Na tarde desta terça-feira (14), o Governo Municipal promoveu uma formação à Guarda Civil Municipal e aos servidores da Vigilância em Saúde do município.

O objetivo da formação foi orientar os agentes tributários do município acerca da aplicação da Lei Municipal n.° 1.009, de 22 de junho de 2020, que determina uma série de medidas de proteção, dentre elas, a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial.

A legislação municipal determina aplicação de penalidades de advertência e multa para os estabelecimentos. Para o cidadão que desobedecer a obrigatoriedade do uso de máscara, há a incorrência no crime previsto no art. 268, do Código Penal.

O delegado de Polícia Civil do município, Guilherme Andrade, participou da formação. Em sua fala, orientou os agentes, deixando claro que o Direito Penal deve ser aplicado como última ratio, sendo primeiro aplicada a advertência e só depois, se houver descumprimento, aplicar-se-á a legislação criminal, conforme previsto na legislação municipal.

O auditor fiscal da Prefeitura de Carnaíba, Nelson Galvão, explicou toda a Lei Municipal, detalhou quais os procedimentos aplicáveis e os cuidados que os agentes tributários deverão observar quando da aplicação das penalidades. Além disso, o auditor se colocou à disposição dos agentes para o que for necessário.

O vice-prefeito, Júnior de Mocinha e o chefe de gabinete, Renan Walisson, e a coordenadora da Vigilância em Saúde, Cláudia Marcelino participaram dos trabalhos e ao final fizeram a entrega dos EPIs recebidos do Ministério da Justiça e Segurança Pública para a Guarda Civil Municipal.

Tuparetama: TCE julga Embargos e mantém rejeição de contas de Sávio. Assessoria Jurídica disse que vai recoreer

TCE-PE rejeita Prestação de Contas de Gestão de 2017 de Sávio ...A Segunda Câmara do TCE esteve reunida nesta terça (14) e julgou Embargos de Declaração interpostos pelo prefeito de Tuparetama, Domingos Savio da Costa Torres, contra o Acórdão TC nº 433 / 2020 (Processo TC nº 18100731-9 – Prestação de Contas de Gestão), que julgou irregulares as contas do ora embargante, aplicando-lhe multa.

No julgamento, a Segunda Câmara, à unanimidade, preliminarmente, CONHECEU dos Embargos de Declaração e, no mérito, NEGOU-LHES PROVIMENTO, mantendo assim, a rejeição das contas referentes ao exercício financeiro de 2017 e a multa de R$ 16.943,00.

Sávio disse que vai recorrer.

Prezado blogueiro,

Recebemos com parcimônia a decisão do não acolhimento dos embargos de declaração interposto contra o Acórdão TC nº 433/2020 que rejeitou a prestação das contas do exercício 2017.A decisão é totalmente injusta, uma vez que foram apresentados vários documentos comprovando o pleno recolhimento das contribuições previdenciárias que fundamentam a rejeição.Iremos recorrer da decisão com o ingresso de recurso ordinário para a licitude das contas, pois não há a suposta irregularidade previdenciária apontada e a outra falha suscitada é meramente formal.

BREJINHO \ Revitalização PSF Alto da Boa Vista para Centro de Testagem da Covid-19.

Publicado por Tania Santos Santos em Terça-feira, 14 de julho de 2020

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

\Prefeita Tania visitando a UBS do Alto da Boa Vista/

”A nossa luta para melhorar cada vez mais a saúde da nossa população não para.

Estive visitando a UBS do Alto da Boa Vista, onde realizamos a reforma completa do ambiente, fizemos a construção da murada e a pavimentação ao seu redor. A ação vai proporcionar um melhor atendimento aos brejinhenses que procuram a Unidade Básica de Saúde.” Pontuou Tania Maria

No momento, está funcionando no local o Centro de Testagem da Covid-19. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h30, com a realização da coleta de RT-PCR (SWAB) E TESTES RÁPIDOS. Até a próxima sexta-feira, 121 profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate a Covid serão testados.

O objetivo é fazer o rastreamento de possíveis infectados assintomáticos e evitar que o vírus se propague. Unidos e seguindo os protocolos das autoridades de saúde, venceremos essa pandemia.

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre, texto que diz "UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE ALTO DA BOA VISTA"

”Vamos continuar em casa, saindo apenas quando for necessário e sempre usando máscara.”

Tabira vai substituir as barreiras sanitárias pela Blitz da Saúde

Imagem ilustrativa

Por Anchieta Santos

A Secretaria de Saúde, junto com a vigilância em Saúde de Tabira, está trabalhando para apresentar um novo projeto que substitui as barreiras sanitárias que no momento não tem mais tanta funcionalidade, considerando uma transmissão comunitária e o vírus circulante no município.

A informação do médico João Veras, Coordenador da Ala Covid a produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta é de que as barreiras serão substituídas pela Blitz da Saúde, onde os integrantes devem fiscalizar o comércio, fazer aferição de temperatura dos funcionários, averiguação de algum sintoma de síndrome gripal e encaminhamentos para unidades de atendimento, além de profissionais de enfermagem em um ponto estratégico da cidade com triagem para síndrome gripal.

Já o Secretário de Infraestrutura Cláudio Alves em entrevista a Rádio Cidade FM ontem, anunciou que novo decreto publicado pela Prefeitura de Tabira ampliou até as 18hs o funcionamento de Supermercados, Mercadinhos e Padarias. Os demais serviços seguirão encerrando as suas atividades ás 17hs com exceção de Farmácias e Postos de Gasolina

TCE aprova com ressalvas contas de 2017 de Evandro Valadares

A Primeira Câmara do TCE apreciou as contas de 2017 do prefeito de São José do Egito,  Evandro Valadares.  O processo tem o número 181007514.

Além de Evandro, prefeito e ordenador de despesas, eram interessados Fabrício Ferreira Martins (contador) e Luíza Gomes de Siqueira, do Controle Interno. O advogado foi Márcio José Alves de Souza.

Sob a relatoria  de Ranilson Ramos, as contas foram aprovadas com ressalvas, por unanimidade. O TCE fez recomendações ao gestor. O acórdão com as observações será publicado.

Serra Talhada: vereador tapa buracos na PE-418

Jaime Inácio é do bloco do governo Paulo Câmara.

Farol de Notícias

Cansado de esperar por uma ação da Secretaria de Infraestrutura de Pernambuco e do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), o vereador Jaime Inácio, que é do bloco do governador Paulo Câmara, botou a mão na massa e deu início, desde a semana passada, uma operação ‘tapa buracos’ da PE-418 – que liga Serra Talhada ao distrito de Santa Rita.

A rodovia encontra-se completamente esburacada e vem sendo cenário de vários acidentes, inclusive, com vítimas.

STª TEREZINHA \ Bares devem continuar fechados

\ Secretário de Saúde José Júnior\

Na noite desse domingo, 12 de julho em Live, o Secretário de Saúde José Júnior explicou que não há qualquer autorização para reabertura de bares dentro do município, o serviço continua proibido por decreto estadual.Donos de bares em Santa Terezinha começaram a reabrir suas portas pensando que o retorno estava autorizado pelo governo, mas não está. Devido a confusão que está na cabeça dos donos de bares, o secretário de saúde reforçou na Live que ainda está proibido a reabertura de bares que amargam quase quatro (4) meses de prejuízos.  Em mais uma ação de valorização ao servidor público, a prefeitura de Santa Terezinha juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, entregou aos agentes de endemias do município novas bolsas e fardas para melhor desempenho no trabalho diário destes profissionais que também estão na ponta do enfrentamento ao Covid-19, fazendo trabalhos de higienização em prevenção ao Coronavírus, tanto em pontos estratégicos da cidade, tanto na Vila tigre. Até o momento, Santa Terezinha já descartou 28 casos, tem dois em investigação e o número de casos confirmados foi a 14, dos quais dez já estão completamente curados.

COVID-19 | Em pesquisa do blog do Nill Junior, os municípios que menos testam

Em levantamento divulgado na Coluna do Domingão, do blog do Nill Junior,  sobre os números de testagem de Covid-19, nos municípios do Pajeú, que repercutiu em toda região, Tuparetama aparece de forma negativa, entre os que menos testam.  (Leia a matéria completa clicando aqui).

“Como se sabe, na luta contra a Covid, quão maior a testagem, maior a verdade dos números e a possibilidade de isolar os positivados e seus contatos, aumentando o controle sobre a doença.  Do lado inverso, cidades que testam menos podem estar sendo alvo da subnotificação ou em sentido inverso fizeram um bom trabalho de barreiras sanitárias e isolamento e, com menos infectados, tem menor necessidade de testagem. Mas esse cenário rigorosamente é exceção à regra.” explica o texto do blog.

As cinco cidades que mais testam no Pajeú são: 
1º) Serra Talhada, que chegou à 4,87% da população. Foram 4.205 testes.
2º) Solidão (4,08%)
3º) Afogados da Ingazeira (2,84%)
4º) Carnaíba (2,63%)
5º) Triunfo, com 2,25%.
Entre as 10 primeiras, continuam na ordem decrescente: 
6º) Tabira, com 2,04%,
7º) Iguaracy (1,75%)
8º) São José do Egito (1,58%)
9º ) Brejinho (1,55%)
10º) Calumbi, com 1,37%
Entre as que menos testam, ou seja, ainda PIORES que as anteriores, indo contra as recomendações da OMS e protocolos de Saúde, mesmo tendo recebido recursos para utilizarem também com testes :
1 – Santa Cruz da Baixa Verde, com 0,25%
2-  Santa Terezinha com 0,36%
3 – Itapetim com 0,72%
4-  Tuparetama com 0,85%
5-  Flores  com 0,93%
6-  Quixaba com 1,07%
7-  Ingazeira com 1,1%
A média de testagem na região considerando 332.581 habitantes e 8.471 testes é de 2,55%.

Pelo menos 21 vacinas contra Covid-19 estão na fase de testes em humanos

“A Universidade Sechenov concluiu com sucesso os testes em voluntários da primeira vacina contra o coronavírus do mundo”, disse Vadim Tarasov, diretor do Instituto de Medicina e Biotecnologias

Agente de saúde manuseia possível vacina para Covid-19 10/04/2020

– Pesquisadores da Universidade Sechenov, de Moscou, realizaram ensaios clínicos bem-sucedidos de uma vacina contra Covid-19.

Os pesquisadores observaram que os resultados em dois grupos de voluntários comprovam a segurança do medicamento.O cientista confirmou que os membros do primeiro grupo de voluntários receberão alta no dia 15 de julho e os do segundo no dia 20 de julho.”Esta etapa mostrou que a segurança da vacina […] está em pé de igualdade com a de outras vacinas no mercado”, disse ele.Elena Smoliarchiuk, diretora do Centro de Estudos Clínicos de Novos Medicamentos da Universidade Sechenov, observou alguns dias atrás que os efeitos colaterais da nova vacina eram os usuais: vermelhidão no local da punção e, em alguns casos, dor de cabeça, febre, irritação na garganta ou dor nas articulações. Nenhum desses efeitos adversos, no entanto, durou mais de um dia ou exigiu intervenção médica.

Comissão aprova realização de testes de vacina chinesa contra a Covid-19

Conep aprovou a implementação da terceira fase de testes da vacina desenvolvida pela chinesa Sinovac de forma conjunta com o Instituto Butantã. Testes deverão durar 12 meses.

Novavax recebe US$ 1,6 bilhão dos EUA para acelerar produção de uma vacina contra o coronavírus

O pagamento dos Estados Unidos faz parte da Operação Warp Speed, criada com o objetivo de financiar empresas que estão desenvolvendo tratamentos promissores para combater a pandemia de Covid-19.

A empresa alemã BioNTech, que se associou à Pfizer para elaborar uma vacina para o coronavírus, afirmou que a solução pode estar pronta para aprovação até o fim deste ano, segundo seu executivo, Ugur Sahin. Mais de um bilhão de doses podem estar prontas até o fim de 2021.

A BioNTech é uma das 17 empresas do mundo que iniciaram testes em humanos de uma potencial vacina contra a Covid-19. A vacina da BioNTech usa tecnologia experimental com foco no RNA mensageiro.

CoronaVac
A vacina desenvolvida pela farmacêutica Sinovac é feita a partir de vírus inativados. A ideia é modificar o vírus (no caso, o Sars-CoV-2) de modo que ele não consiga infectar as pessoas. Diversas vacinas atuais são feitas dessa forma, como a contra sarampo e pólio.   Universidade de Oxford/AstraZeneca – Vacina ChAdOx1 nCoV-19
A vacina de Oxford usa um vírus para levar material genético do Sars-CoV-2 para dentro das células. Trata-se do adenovírus ChAdOx1, que causa gripe comum em chimpanzés, geneticamente modificado e enfraquecido.

Vacina da Moderna/NIAID
Primeira vacina contra a Covid testada em humanos, foi desenvolvida em parceria entre o governo dos EUA, o Instituto de Pesquisa em Saúde Kaiser Permanente (EUA) e a empresa de biotecnologia Moderna. Usa trechos de RNA (molécula “prima” do DNA) do vírus que têm a receita para a produção da proteína S, que prepara o organismo para se proteger do vírus real.

Inovio Pharmaceuticals
A empresa de biotecnologia americana Inovio Pharmaceuticals começou sua fase 1 em 6 de abril. O método tem semelhanças com a vacina de RNA, com a diferença de que o genoma do vírus, na parte correspondente ao código da proteína S, foi adaptado para uma molécula de DNA.

Cadila Healthcare Limited
A empresa usa trechos de DNA para produção da proteína S e posterior reconhecimento, pelo corpo, de invasores. O início das fases 1/2, com 1.048 pessoas randomizadas e com grupo controle, aguardam aprovação, e a empresa espera resultado em 3 meses.

Sinopharm e Wuhan Institute of Biological Products e também com Beijing Institute of Biological Products
Vacinas produzidas na China que se utilizam de vírus inativados em busca da imunização. Ambas as fases 1/2 são randomizadas, duplo-cegas e com grupo controle.

Novavax – NVX-CoV2373
Fase 1, randomizada e com grupo controle, começou em maio e deve ter os primeiros resultados em julho. A fase 2 deve ocorrer em vários países, com 130 pessoas entre 18 e 59 anos.

 

Vacina russa passa em testes e lançamento está previsto para agosto

O país anunciou nesta segunda-feira (13) que concluiu parte dos testes clínicos necessários para comprovar a eficácia da imunização desenvolvida por iniciativa do governo russo

Recipientes com adesivo "Vacina Covid-19"

A Rússia  anunciou nesta segunda-feira (13) a conclusão de parte dos testes clínicos necessários para comprovar a eficácia da imunização contra o Covid-19 e, a partir disso, a distribuição em larga escala a população. A expectativa é de que a oferta comece já em agosto. A informação é do portal UOL.

“A pesquisa foi concluída e provou que a vacina é segura”, disse Yelena Smolyarchuk, chefe do centro de pesquisas clínicas da Universidade Sechenov, à agência de notícias estatal TASS.Segundo a reportagem, a vacina aprovada foi desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa para Epidemiologia e Microbiologia Gamalei e a iniciativa do governo russo. Segundo o diretor da instituição, Alexander Gintsburg, a previsão é que a vacina “entre em circulação civil” entre 12 e 24 de agosto.

——Giro pelos Blog’s —–\Terça-feira-14.07.2020/

Cadê os R$ 500 milhões das estradas?

Há exatamente um ano e dois meses, o governador Paulo Câmara (PSB) lançou de forma espalhafatosa o programa “Caminhos de Pernambuco”, pelo qual pretendia recuperar 5.554 km de estradas em péssima qualidade. Englobava 364 rodovias, com orçamento estimado em R$ 505 milhões. O tempo se encarregou de mostrar que tudo ficou apenas nas boas intenções. De boas intenções, o inferno está cheio, dizia minha avó, repetindo lugar comum de um velho ditado.

O tempo passou, quase nada foi feito e ninguém sabe do destino do montante reservado. Na realidade, em um ano, as estradas pioraram muito mais, ao contrário das promessas do governador. Trechos bastante movimentados, como a BR-232, ligando Recife a Caruaru, de tão esburacados viraram uma ameaça à vida de qualquer cidadão obrigado a trafegar por ali. A rigor, não há uma estrada digna de registro no Estado, diferentemente da vizinha Paraíba, aonde qualquer destino se chega ao fim em verdadeiros tapetes.

Desde domingo passado, quando postei um vídeo do que trecho que virou pó entre Sertânia e Albuquerquené, na volta de Afogados da Ingazeira, passei a receber uma porção de imagens dramáticas expondo a face cruel das estradas pernambucanas, do litoral ao Sertão. O abandono é geral, mas existem trechos nos quais os motoristas são obrigados a andar em baixa velocidade, no máximo em 20 km, que estão sendo um chamariz para a bandidagem.

Chegam ao blog relatos de pessoas assaltadas e até violentadas no mesmo resto de estrada que passei em Albuquerquené. São depoimentos de uma gente sofrida, abandonada pelo poder público, que só sai de casa nas últimas, em caso de extrema necessidade. Ninguém arrisca viajar mais a noite, até empresas de ônibus que fazem a linha da região procuraram o blog para se queixar, porque estão circulando com veículos praticamente vazios.

Na região da sulanca, entre Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, uma senhora grávida perdeu a vida, recentemente, num acidente devido a uma cratera no meio do que restou do asfalto. Com as chuvas do inverno, os pequenos trechos que o Governo fez as chamadas operações tapa-buracos se diluíram, como obra sonrisal. O mais grave é que não existe nenhum posicionamento do Governo quanto aos R$ 505 milhões. Se não existem obras e as estradas estão piores do que antes, ceifando vidas, aonde foi parar a dinheirama?

Com a palavra, o governador!

Elefante branco – O Governo também encheu de falsas promessas os sertanejos dos rincões do Pajeú e do Alto Sertão, entre Serra Talhada e Salgueiro, quando anunciou mais um plano, da matutada trocar a estrada pelo firmamento das nuvens em voos domésticos pela Azul, que sairiam do Recife duas vezes por semana com destino a Serra Talhada. O Estado chegou a assinar um contrato no valor de R$ 20 milhões com a Secretaria Nacional da Aviação Civil – SAC – para conclusão das obras do aeroporto. Já se passaram mais de dois anos e o terminal de passageiros de Serra continua às moscas, virou um grande elefante branco, sem que o Governo se manifeste oficialmente. Quando falam, os porta-vozes do governador jogam a culpa no Governo Federal. Ora, e para aonde foram também os R$ 20 milhões da SAC? Com a mesma palavra, o governador!

A pior estrada – Quando lançou o programa de recuperação das estradas, hoje batizado de “Buracos de Pernambuco” pela população pernambucana, a secretária de Infraestrutura, Fernando Batista, chegou a fazer planos, estabelecer metas e deu a largada pomposa pela BR-232. “O programa se baseia em um planejamento detalhado. É um trabalho importante que começamos pela BR-232, que vai ter em breve um aumento significativo do seu fluxo diário por causa dos festejos juninos”, disse na época a secretária, que chegou a viajar o Estado de ponta a ponta e depois tomou Doril. Resultado: nem 232 nem estradas sertanejas. A BR que liga Recife a Caruaru, ao contrário do que ela prometeu, virou a pior via do Estado.

Teve até cronograma – A secretária Fernandha Batista chegou a apresentar um cronograma do primeiro mês, mobilizando as equipes na Região Metropolitana, focando na movimentada PE-15, rodovia de viés urbano, e na região de Salgueiro. No início de junho chegaria as regionais de Garanhuns e Petrolina, numa terceira etapa a regional de Caruaru, contemplando, inicialmente, o trecho ligando Agrestina à cidade de Altinho, e, em seguida, a região de Ribeirão, na Zona da Mata. E na última etapa se atingiria a região de Carpina e Sertânia, esta por ter a maior malha viária em termos de extensão territorial, contemplando localidades importantes, como a rota Floresta – Serra Talhada. Com a palavra, os leitores dessas regiões para testemunhar se as promessas foram cumpridas.

Sem os kits – O Brasil declarou estado de calamidade pública por conta da covid-19 no dia 20 de março de 2020. Em maio, o então secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, disse que o País realizaria 70.000 exames por dia no período “mais crítico da doença”, que para ele seria junho. No entanto, até o fim de junho, 14.500 testes diários foram feitos na rede de laboratórios públicos centrais (Lacens), o que representa 20,8% do previsto. Parte do problema está na entrega aos Estados de kits incompletos. As secretarias de saúde informam que receberam menos testes do que o esperado. Além disso, o governo federal entregou kits sem 1 reagente essencial para que as amostras sejam processadas. Como o Brasil não tem capacidade de produzir esse reagente em larga escala, a maior parte é importada.

CURTAS

PERDÃO AO PT – A página 14 da edição de sábado, dia 11, de O Globo trouxe um artigo assinado pelo colunista Ascânio Seleme, que já foi diretor de redação do jornal. Sob o título ‘É hora de perdoar o PT’, ele escreveu: “O ódio dirigido ao partido não faz mais sentido e precisa ser reconsiderado se o país quiser mesmo seguir o seu destino de nação soberana, democrática e tolerante”. Tal mensagem no principal impresso do Grupo Globo, do qual a TV Globo e a GloboNews fazem parte, gerou imediata e ruidosa repercussão. “Ao invés de falar em perdão ao PT, a Globo deveria pedir desculpas”, afirmou o deputado federal Rogério Correia (PT/MG) no Diário do Centro do Mundo, para acrescentar: “No mínimo curioso o texto, vindo da mesma organização midiática que não somou esforços para atacar dia e noite o Partido dos Trabalhadores.”

PESQUISA RECIFE – Sai amanhã, à meia noite, a primeira pesquisa Potencial/Blogdomagno sobre a sucessão no Recife. O levantamento inclui 800 entrevistas por telefone e avalia também as gestões de Geraldo Júlio, Paulo Câmara e Jair Bolsonaro. Num instante em que Recife já sofreu três operações da Polícia Federal em cima da compra imoral de respiradores testados em porcos, passou a ser grande a expectativa em torno da pesquisa, até para identificar os efeitos na administração socialista na capital.

CRISE DOS HOTÉIS EM LIVE – A pandemia provocou um estado de devastação na hotelaria nacional. Só em Pernambuco, três hotéis foram fechados e não voltam mais, mesmo que o cenário mude. Para entender melhor esse quadro nefasto no setor farei uma live, amanhã, com o presidente nacional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, empresário Manoel Linhares. Será às 19 horas pelo Instagram do blog. Se você quer acompanhar e ainda não nos segue pelo Instagram, vá lá e nos siga no @blogdomagno.

Perguntar não ofende: Com jogos sem público nos estádios, quem vai pagar as contas dos clubes de futebol?

Coluna Folha PE \ Edmar Lyra

A conta de Daniel Coelho em 2018 

Um dos principais nomes da oposição no Recife, o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) não foi óbice para o entendimento da oposição em 2018, que teve as candidaturas de Armando Monteiro para governador, Bruno Araújo e Mendonça Filho para o Senado. A aposta de Daniel, apesar de não dizer publicamente, era de uma vitória da coligação liderada por Armando para que o grupo pudesse apoiá-lo na disputa pela prefeitura do Recife.

Daniel era o candidato natural da oposição nas eleições deste ano, pois tem densidade eleitoral e não teve nenhuma exigência em 2018 para contribuir com o entendimento do grupo, porém o ex-deputado Mendonça Filho, derrotado na disputa pelo Senado, decidiu novamente colocar sua pré-candidatura, o que naturalmente tirou a condição de um entendimento automático em torno de Daniel como ele planejava.

Ambos não contavam com o surgimento de um terceiro nome competitivo, que foi o da delegada Patrícia Domingos, que na condição de outsider, tem crescido junto ao eleitorado recifense que tradicionalmente marcharia com Daniel ou Mendonça, mas que agora mostra o desejo por um nome novo que está em pé de igualdade com os nomes tradicionais.

Será difícil construir o entendimento oposicionista, uma vez que todos desejam encabeçar a chapa e de forma legítima acreditam que são a melhor opção para a disputa municipal de novembro, mas se política tivesse fila, o nome natural da oposição para disputar a PCR era o do deputado federal Daniel Coelho, que demonstrou bom desempenho eleitoral nas duas últimas disputas pelo comando da capital pernambucana e buscou o entendimento do grupo em 2018.

Filiados – Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil tem hoje 16.499.493 pessoas filiadas a partidos políticos. Das 33 legendas, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) é o que tem mais filiados: 2.163.450 pessoas. Já o recém-criado Unidade Popular (UP) é a agremiação política brasileira com menos filiados, totalizando 1.116 membros. A filiação partidária é pré-requisito para o eleitor se candidatar a cargo eletivo. Ações no Supremo Tribunal Federal (STF) pedem candidaturas avulsas, sem partido, mas ainda não há decisão final.

Chapa – O prefeito de Vitória de Santo Antão, Aglaílson Júnior (PSB), que tentará a reeleição, decidiu que o ex-deputado Henrique Queiroz será o seu vice. A chapa foi bem recebida pelo eleitorado em levantamentos para consumo interno do prefeito, o que sacramentou a escolha.

Prestígio – O presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros, a deputada Gleide Ângelo e os deputados federais Ricardo Teobaldo e Silvio Costa Filho prestigiaram a inauguração do CEMEC Tabatinga ao lado da prefeita Nadegi Queiroz em Camaragibe. A obra era uma demanda antiga da população.

Live – A nossa convidada desta terça-feira é a deputada federal Renata Abreu (SP), presidente nacional do Podemos. O encontro irá ao ar a partir das 19:19 horas e teremos a oportunidade de conversar, dentre outros assuntos, sobre a pré-candidatura da delegada Patrícia Domingos. Será em nosso Instagram: @edmarlyra.

Inocente quer saber – A oposição chegará a um entendimento saudável no Recife?

Presidente do STR anuncia apoio a Cida  em Solidão

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e suplente de vereador, José Raimundo (PSB), anunciou o seu apoio a chapa Cida Oliveira (Podemos) para Prefeita e Dionísio Melo vice.

Filiado ao PSB, o mesmo partido do Prefeito Djalma Alves, Zé Raimundo insatisfeito com o tratamento dispensado pelo gestor, decidiu se afastar.

Além do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a ex-prefeita Cida Oliveira tem o apoio declarado da vereadora Edleuza Godê, e dos vereadores, Antônio Bujão, Viturino Melo, Josias de Neta e José Zeverland, além do suplente Peba.

Coluna FinFa

Mais iluminada – O Governo Municipal de Itapetim, realizou trocas de lâmpadas na sede do município, nos Distritos de Piedade e São Vicente. Segundo o prefeito Adelmo Moura, em contato com este blogueiro, foram trocadas mais de 300 lâmpadas. A ação foi uma parceria com a Secretaria de Infraestrutura, visando o bem estar e a segurança de todos. O prefeito também afirmou que a população que tiver com problemas de troca de lâmpadas das suas ruas ou limpeza de mato, retirada de lixo, entulho e buracos no calçamento, basta entrar em contato com a Prefeitura através do seguinte telefone: (87) 996484499, que o problema será solucionado.

Vai retomar – Perguntado sobre a paralisação da reforma da Escola Onze de Setembro, da cidade Flores, o Secretário Estadual de Educação, Fred Municipal, garantiu que na verdade houve um problema, mais que em breve a reforma será retomada.

Frase – “O convênio da Amupe com a UFPE foi um ponto importantíssimo para testarmos mais, principalmente no interior. É através da testagem que detectamos os casos positivos, isolamos as pessoas que tiveram contato com o vírus e quebramos a cadeia de transmissão da doença”. (Secretário Municipal de Saúde de Afogados da Ingazeira, Artur Amorim, sobre ampliação da testagem para controle do coronavírus)

Realizou um sonho – O prefeito da Ingazeira, Lino MOrais, está realizando um obra que era o sonho dos moradores da Vila da Cohab, que foi a ampliação da rede de esgoto e construção de fossas sépticas.”Nosso prefeito atendeu o apelo dos moradores, há anos esperavamos por esta obra, ninguem mais suportava a fedentina, agora teremos os esgotos e dejetos nas fossas”, disse uma moradora.

Boletim 

A Secretaria Municipal de Calumbi-PE, emitiu Boletim Epidemiológico nesta segunda-feira (13), do Covid-19. Segundo o Secretário Arnaldo Novaes, ontem foram realizados testes rápidos em 11 casos que se encontravam em investigação, onde 05 testaram positivo e 06 negativos e descartados. 02 dos casos em isolamento domiciliar se encontra recuperados. Seguimos com 09 casos em investigação, 09 em isolamento domiciliar confirmado. Totalizamos 33 casos curados e 30 casos descartados. Finalizando o secretário confirmou que dos 43 casos confirmados para Covid-19: 40 casos são da zona urbana e 03 da zona rural.

Alepe – A criação de uma nova comissão parlamentar permanente na Assembleia Legislativa de Pernambuco, para deliberar sobre projetos de lei relacionados com a segurança pública recebeu parecer favorável na Comissão de Justiça nesta segunda. Conforme o texto aprovado, o novo Colegiado terá entre as competências emitir parecer, propor projetos, requisitar diligências e convocar audiências públicas sobre políticas de segurança, funcionamento das polícias, prevenção da violência e da criminalidade e proteção de testemunhas.

Perguntar não ofende – Quando será definido o vice na chapa do pré-candidato a prefeito de Tabira Flávio Marques?

Itapetim| Piedade do Ouro e o sonho virando realidade

 

Por Repórter do Sertão

.

A obra contempla 21 mil metros de calçamento ligando a PE-275 nas Placas ao Povoado de Piedade. Foto: Wallisson Lima/Drone

João Paulo\Jornalista

Se o sonho do ouro não se concretizou, outro sonho virou realidade para os moradores do pacato Povoado de Piedade, pertencente ao município de Itapetim, já no extremo com o estado da Paraíba.

A prefeitura municipal irá pavimentar a estrada que liga a PE-275 em Placas de Piedade até o Povoado, atendendo um desejo antigo da população piedadense. Serão 21 mil metros de calçamento construídos num trecho correspondente a dois quilômetros e meio de rodovia.

A ordem de serviço para a tão sonhada obra foi assinada neste domingo (12) pelo prefeito Adelmo Moura (PSB), através de uma live transmitida ao vivo pelo Facebook, .

-Piedade do Ouro.

Uma parte dos recursos utilizados para a pavimentação da via vem do pré-sal e o restante do dinheiro saiu dos cofres do próprio município que, mesmo diante de uma grave crise de saúde pública com a pandemia do coronavírus, tem conseguido manter as contas equilibradas.

A obra vai melhorar a mobilidade e segurança dos motoristas, além de gerar emprego e contribuir com o desenvolvimento econômico e qualidade de vida da população.

Nos anos 40, o povoado de Piedade acreditou numa mina de ouro descoberta na localidade trazendo esperança de que o metal seria a alternativa econômica para aquela região.

A princípio, a mina era tida como a terceira maior do Brasil, mas com os trabalhos de escavação em busca da riqueza, concluiu-se que o ouro ali existente era economicamente inviável e em 1985 a mina foi desativada, ficando apenas as ruínas no local que podem ser visitadas até hoje.

Patoense é assassinado na manhã desta segunda-feira (13) em Brejinho-PE

José Daniel, morto na manhã dessa segunda em Brejinho-PE

Um jovem identificado por José Daniel de Medeiros Batista Luiz, foi abordada por indivíduos não identificados na manhã desta segunda-feira, 13 de julho em Brejinho-PE.

Os suspeitos utilizaram um veículo de marca e modelo não conhecidos, nas imediações do Parque Infantil situado por trás do Hospital Municipal local, os quais iniciaram os disparos em sua direção, ele tentou fugir dos agressores tomando o destino da rodovia, no entanto, foi perseguido e executado defronte ao Hospital.

Os autores do crime fugiram em seguida sem serem identificados. A vítima José Daniel era da cidade de Patos – PB, e estava residindo em Brejinho há alguns meses, tendo em vista já sofrera outras investidas na cidade de Patos.

Aluizio Jr, vulgo Pajé,morto em Teixeira-PB,semana passada-

O referido possuía antecedentes criminais por tráfico de entorpecentes, e na madrugada do último dia 08/07/2020, sua residência, então localizada no Povoado de Placas de Piedade, foi alvejada por vários disparos de arma de fogo, também por indivíduos não identificados. Ainda segundo relatos o mesmo estava envolvido na morte de um individuo chamado Pajé em Teixeira-PB  na última quinta á noite.

O local foi isolado até a chegada da polícia civil e do IC, que após perícia informou que a vítima foi atingida por aproximadamente 05 disparos de arma de fogo, de dois calibres diferentes. O local foi isolado até a chegada da polícia civil e do IC, que após perícia informou que a vítima foi atingida por aproximadamente 05 disparos de arma de fogo, de dois calibres diferentes. O corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru.
Foram realizadas diligências à procura de suspeitos, porém sem êxito.

Texto de Marcello Patriota cedido ao Patosonline.com

Tuparetama: OAB repudia condução do presidente da Câmara contra Pedro Torres Filho

A Ordem dos Advogado do Brasil, Seccional de Pernambuco, por intermédio da Comissão de Prerrogativas da Subseção de Afogados da Ingazeira, tendo em vista ato do Presidente da Câmara de Vereadores de Tuparetama, Senhor Danilo Augusto Oliveira Pereira Nunes, praticado na data de 29 de junho de 2020, vem a público, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 44, da Lei nº 8.906/1994, dirigindo-se à advocacia e à sociedade pernambucana para afirmar que:

Assim sendo, esta comissão decidiu emitir esta nota de repúdio ao ato praticado pelo Senhor Danilo Augusto Oliveira Pereira Nunes, Presidente da Câmara de Vereadores de Tuparetama, perpetrado contra o advogado Pedro Torres Filho durante a sua atividade profissional.

O advogado é indispensável à administração da justiça e a defesa do seu exercício profissional deve ser praticada diuturnamente nos mais sensíveis meandros do mecanismo de manutenção do Estado Constitucional, sob o risco de se mergulhar nos abismos do autoritarismo;

No último dia 29 de junho, o advogado Pedro Torres Filho, inscrito nos quadros da Ordem dos Advogado do Brasil, seccional de Pernambuco, sob o número 22.843-D, assistia a sessão extraordinária da Câmara Municipal de Tuparetama, sentado na galeria pública, quando foi, sem nenhuma justificativa, convidado a se retirar do recinto pelo seu Presidente, Senhor Danilo Augusto;

Sertão do Pajeú, julho de 2020.

LAUDICEIA ROCHA JUVANES V. DE M. JUNIOR
OAB/PE – OAB/PE – 38.738
Presidente da Subsecional Presidente da Comissão

ANA CECÍLIA MELLO JONATHAN DO N. OLIVEIRA
OAB/PE – OAB/PE – 1.31-A
Secretária Membro

MARCIO PIRES TULIO MASCENA
OAB/PE – OAB/PE –
Membro Membro

Fora da Globo, as finais Fla-Flu têm mais de 3 milhões de telespectadores simultâneos pelo YouTube

Com audiências históricas, a primeira partida da final do Campeonato Carioca neste domingo e a final da Taça Rio, na quarta-feira, superaram a casa dos 3 milhões de telespectadores simultâneos no YouTube e praticamente decretaram o fim do monopólio da Rede Globo no futebol brasileiro. É um golpe poderoso contra a emissora dos Marinho, que caminha para seu ocaso.

FLAMENGO X FLUMINENSE AO VIVO NO MARACANÃ! - YouTubeFluminense e Flamengo na quarta-feira (8) e decretou o fim do monopólio da Rede Globo sobre o futebol brasileiro. Os clubes de futebol finalmente libertam-se das garras da emissora, que durante décadas reinou soberana no esporte, com lucros multimilionários, agora liquidados. O futebol é uma das expressões da crise da emissora, que caminha a passos cada vez mais largos para seu ocaso.

A transmissão pelo YouTube é feita pelos próprios clubes e oferece a eles uma exposição sem precedentes com arrecadação publicitária por QR Code, superchats e outras formas de monetização. A audiência acima dos 3 milhões equivale a quase 15 pontos do Ibope. O primeiro jogo da final, neste domingo, foi transmitido pelo Fluminense; o segundo jogo, na próxima quarta-feira (15), acontecerá sob responsabilidade do Flamengo.

A final da Taça Rio, no Maracanã, havia estabelecido um novo recorde de audiência não só para um jogo exibido pela internet no Brasil, como para qualquer evento exibido online no mundo. A FluTV, canal de vídeos do clube no YouTube, atingiu a marca de 3,6 milhões de visualizações simultâneas no momento dos pênaltis – o Fluminense sagrou-se campeão da Taça Rio.

O Flamengo venceu o primeiro jopga da final do Carioca por 2 a 1, com gols de Pedro e Michael;  Evanilson marcou pelo Fluminense.

Cansados de esperar, ciclistas de Tuparetama fazem roço na PE 275

Revoltados com a falta de manutenção da PE 275 é cansados de correr risco de vida em sua atividade, um grupo de ciclistas decidiu agir por conta própria.

A equipe da Tupabike fez pelo segundo domingo seguido um mutirão de roço do acostamento entre Tuparetama e São José do Egito.

“Fizemos porque a estrada está fechada para andar de bicicleta. A intenção é chegar até os Grossos”, diz o movimento em mensagem nas redes sociais.

Foi feito um roço de aproximadamente uns 6 quilômetros.  A ideia é que o bikeclube de São José do Egito faça um outro trecho.

A situação das rodovias é uma das piores do Sertão.  A via estava no cronograma do programa Caminhos de Pernambuco, do Governo do Estado,  mas depois da pandemia,  não

Quem testa mais e quem testa menos no Pajeú: levantamento repercute

Repercutiu o levantamento feito na Coluna do Domingão sobre os números de testagem nos municípios do Pajeú para responder à seguinte pergunta: que municípios da região estão testando mais e que cidades estão testando menos?

Como se sabe, na luta contra a Covid,  quão maior a testagem,  maior a verdade dos números e a possibilidade de isolar os positivados e seus contatos, aumentando o controle sobre a doença.

Do lado inverso, cidades que testam menos podem estar sendo alvo da subnotificação ou em sentido inverso fizeram um bom trabalho de barreiras sanitárias e isolamento e, com menos infectados,  tem menor necessidade de testagem. Mas esse cenário rigorosamente é exceção à regra.

De toda forma, autoridades sanitárias tem colocado que a maior testagem seguramente é um mecanismo que afere mais transparência na busca de dados reais.

Para saber o percentual de testagem por número de habitantes, houve a soma dos casos positivos, descartados e em investigação.  Algumas cidades dão publicidade a esse dado nos boletins.  Com ele, foi feito o cruzamento por número de habitantes.  Consideramos o último dado demográfico de população estimada do IBGE, de 2019. Outro parâmetro é que foram usados os dados até 10/7, pois algumas cidades não divulgam boletins nos fins de semana. Assim, vamos lá.

A cidade que mais testa no Pajeú  é Serra Talhada,  que chegou à 4,87% da população.  Foram 4.205 testes. Considerando a população de 86.350 habitantes,  chegamos a esse percentual.

Fecham o “top 5” Solidão (4,08%), Afogados da Ingazeira (2,84%), Carnaíba (2,63%) e Triunfo, com 2,25%.

Em sexto, Tabira, com 2,04%, seguida de Iguaracy (1,75%), São José do Egito (1,58%), Brejinho (1,55%) e Calumbi, com 1,37% fechando o ranking das dez.

Por fim, Ingazeira na posição 11 com 1,1%, Quixaba (12) com 1,07%, Flores (13) com 0,93%, Tuparetama (14) com 0,85%, Itapetim (15) com 0,72%, Santa Terezinha (16) com 0,36% e Santa Cruz da Baixa Verde (17), com 0,25%.

A média de testagem na região considerando 332.581 habitantes e 8.471 testes é de 2,55%.

O blog buscou mais duas cidades importantes do Sertão sobre as quais recaem suspeitas de subnotificação.  Em Salgueiro, a se considerar a média, tem testagem intermediária,  com 2,17% da população até agora. Arcoverde tem três vezes menor testagem que Serra Talhada: 1,4%. Poderia ser bem mais. Sertânia, colada na Terra do Cardeal testa mais: 1,8%.

A matéria sobre as cidades que testam mais ou menos gerou grande repercussão. Um outro dado sobre a subnotificação em Arcoverde chegou à redação.

O dado é  sobre o número de óbitos em relação a quantidade de casos. Em Arcoverde são 23 óbitos para 367 casos, com uma taxa bem maior que a média nacional e estadual, de 6,3% . Essa é uma das provas da subnotificação.

Pegando cidades similares na rota da BR 232, também tem percentual muito acima da média nacional, que é de 0,40%. Bezerros (5%), Salgueiro (4,9%) e Pesqueira (4,3%) estão mais de dez vezes acima da média nacional.

Na sequência,  Pesqueira (3,6%), Belo Jardim (1,9%) e Serra Talhada (1,4%).

Serra Talhada tem oficialmente 14 óbitos para 836 casos, Pesqueira, 16 óbitos para 444 casos;  Belo Jardim, 13 óbitos para 666 casos; Bezerros, 25 óbitos para 502 casos; Salgueiro, dez óbitos para 205 casos.

Arcoverde é a cidade que o maior percentual de óbitos em relação aos casos confirmados, refletindo falta de teste, por consequência, subnotificação dos dados da doença.

Flávio Marques ganha apoio de mais um partido na disputa pela Prefeitura de Tabira

Por Anchieta Santos

O partido Republicanos (antigo PRB) declarou apoio à pré-candidatura de Flávio Marques (PT), à Prefeitura de Tabira para as eleições 2020.

O Republicanos é liderado em Tabira pelo ex-candidato a vice-prefeito, Edgley Freitas.

Além do Republicanos, já declararam apoio à Flávio Marques, os partidos PSB, Rede, PSD e PCdoB, os vereadores, Marcílio Pires, Kleber Paulino, Djalma das Almofadas, Aldo Santana e Aristóteles Monteiro.

Marques ainda reúne em torno do seu nome o apoio do prefeito Sebastião Dias, dos deputados federais Carlos Veras, Ricardo Teobaldo e André de Paula, os deputados estaduais Antônio Moraes, Doriel Barros, Tereza Leitão, do ex-vice-prefeito Aristides Santos e do empresário José de Arimatéia.

—–Giro pelos Blog’S===\Segunda-feira-13.07.2020/

Não roubava, mas não educava

Num tempo explícito de maus feitos de políticos, roubando dinheiro federal destinado a salvar infectados pela Covid-19, contei, ontem, o exemplo do ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, minha terra natal, João Alves Filho, então militante do PDS, que adentrou o Palácio das Princesas com uma sacola de dinheiro nas mãos para devolver ao governador a parte que sobrou na construção do fórum da cidade, mediante transferência do tesouro estadual.

Digno de louvor, de aplausos, mas o que seria regra, infelizmente foi e continua sendo exceção na gestão pública brasileira. Do mensalão para cá, passando por Lava Jato e outras cositas mais, a impressão que temos é que somos assaltados a toda hora. O suado pagamento dos impostos, ao invés de ser aplicado em obras em benefício do povo, na saúde, da educação e no combate à desigualdades, serve para enriquecer gatunos.

Mas João Alves Filho, o Joãozinho, tinha outra faceta, não admirável. Era um homem rude, muitas vezes ignorante no trato humano, de respostas secas e de poucas palavras. Cometeu a insanidade de derrubar um coreto na praça principal de Afogados da Ingazeira, que fez história e marcou uma época, que servia para tudo, desde barbearia e pequenas lojas de café a festas em que se dançava a valsa de 15 anos, de formatura ou casamento.

Mal sabia assinar o nome, iletrado, típico coronel do Sertão, daquelas que as pessoas batiam continência. A educação não foi tratada com prioridade em suas duas gestões, inclusive na primeira, na qual papai foi seu vice. Um amigo e conterrâneo, ao ler ontem o seu gesto de honestidade na devolução do dinheiro em espécie ao então governador Roberto Magalhães, recordou que esteve com ele para pedir uma ajuda na locação de um ônibus com estudantes da terra com destino ao Recife.

“Para que vocês querem estudar? Eu sou analfabeto, não sei nem assinar nem meu nome direito e já estou prefeito pela segunda vez”, respondeu, para tristeza daquele que ali estava com ele no gabinete manifestando um desejo de jovens que acreditavam que o futuro só se constrói com educação, queimando as pestanas nas bancas escolares. Mas Joãozinho era um homem de bem. Quem não tem defeitos que atire a primeira pedra.

Mesmo cometendo o pecado da falta de estimulo e do incentivo a educação, Joãozinho da minha querida terra já se perpetuou pela dignidade, pela nobreza de preferir ser um miserável honesto a um milionário corrupto e vazio. Aprendi com meu pai, que foi vice dele, que a honestidade é dignidade para vida. Nos dias de hoje, ser honesto é ser diferente.

PEGOU MAL – Em meio às recomendações de distanciamento social feitas pelas autoridades de saúde do Estado devido à pandemia da Covid-19, a inauguração do Centro de Especialidades Médicas de Camaragibe, na sexta-feira passada, causou aglomeração de políticos e gerou protestos pelas redes sociais. Além da prefeita Nadegi Queiroz (Republicanos), ao menos quatro deputados, estaduais e federais, estiveram presentes ao evento. De acordo com a assessoria da prefeita, estiveram presentes os deputados federais Silvio Costa Filho (Republicanos) e Ricardo Teobaldo (Podemos); o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros (PP); e a deputada estadual Gleide Ângelo (PSB), isso sem contar vereadores, lideranças comunitárias e pré-candidatos a vereador. Péssimo exemplo!

DEFESA 1 – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou o seu perfil no Twitter para sair em defesa de famosos que estiveram envolvidos em polêmicas nos últimos dias. Rasgou elogios para Luís Ernesto Lacombe, Leandro Narloch, o colunista Rodrigo Constantino, e o analista político Caio Coppolla. “Luís Lacombe, Leandro Narloch, Caio Coppolla e Rodrigo Constantino possuem algo em comum, que é opinião própria e independência. Isso já é suficiente para serem considerados nocivos dentro de grande parte da mídia, hoje completamente dominada pelo pensamento de esquerda radical“, disparou.

DEFESA 2 – Ainda na rede social, Bolsonaro também garantiu não ter relações com os famosos citados, que possuem posições “conservadoras”, e que até já sofreu “diversas críticas” dos quatro. “Não tenho relação com nenhum desses. Inclusive, por diversas vezes, sou alvo de suas críticas. Mas no Brasil formou-se um cenário onde não ser radicalmente crítico a um governo conservador/liberal já é motivo para ilações e perseguições. A esquerda não respeita a democracia!”, completou.

LUCRO NO YOUTUBE – Deputados da base governista e da oposição transformaram a divulgação da atividade na Câmara num negócio privado. Segundo o portal do Estadão, eles recorreram a empresas contratadas com dinheiro da cota parlamentar e assessores pagos pela Casa para gerir canais monetizados no YouTube, com vídeos que arrecadam recursos de acordo com o número de visualizações. A prática vem sendo chamada de “toma lá, dá cá” nos corredores do Congresso. Foram identificados ao menos sete parlamentares que estão ganhando dinheiro dessa forma. A deputada Carla Zambelli (PSL-SP) é uma delas. Em junho ela gastou R$ 4 mil da cota parlamentar com uma firma que trabalha na edição do conteúdo que posta. O alcance dos vídeos gerou a Carla R$ 23.702, dos quais diz ter recebido já R$ 15,1 mil do YouTube.

OS ASSUMIDOS– Os únicos deputados que informaram ao jornal quanto teriam recebido foram Otoni, Gleisi (R$ 32,3 mil) e Carla. Procurado pela reportagem, o YouTube não informou os valores repassados aos parlamentares, alegando sigilo de informação. Esse dinheiro que vai para o bolso dos deputados não é alvo de fiscalização e controle da Câmara. A instituição não inclui a prática, que é nova, na lista de irregularidades. Alvo de investigação no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre atos antidemocráticos, Bia Kicis pagou R$ 45,5 mil de sua cota às empresas BM Gestão de Mídias Sociais e L. A. Soluções em TI e Marketing Digital por serviços de produção, edição, montagem e publicação para o canal dela no YouTube, entre novembro de 2019 e junho deste ano. Nos últimos cinco meses, o canal saltou de 100 mil inscritos para 136 mil, o que amplia a visualização dos vídeos, fator determinante para recebimento de valores.

PESQUISA RECIFE– A primeira pesquisa Potencial/Blogdomagno sobre a sucessão no Recife chega aos nossos leitores à meia noite da próxima quarta-feira. O levantamento inclui 800 entrevistas por telefone e avalia também as gestões de Geraldo Júlio, Paulo Câmara e Jair Bolsonaro. Num instante em que Recife já sofreu três operações da Policia Federal em cima da compra imoral de respiradores testados em porcos, passou a ser grande a expectativa em torno da pesquisa, até para identificar os efeitos na administração socialista na capital.

LIVE COM KÁTIA – A senadora Kátia Abreu (DEM-TO), ex-ministra da Agricultura, ex-candidata a vice-presidente na chapa de Ciro Gomes em 2018 e ex-presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), participa da live deste blog hoje, às 18 horas, com transmissão simultânea pela Rede Nordeste de Rádio no horário do programa Frente a Frente. Se você quer acompanhar e ainda não nos segue pelo Instagram, vá lá e nos siga no @blogdomagno.

Perguntar não ofende: Quem a Federal vai visitar dando bom dia, logo cedo, ao longo desta semana?

Coluna do FinFa

.

Quixaba – Até o último sábado (11), segundo o Boletim Epidemiológico, publicado pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde, a cidade de Quixaba-PE, registra 16 casos confirmados de Covid-19, 52 descartados, 05 em investigação, 03 óbitos e 10 recuperados.

Deixou de apoiar o prefeito – Informações chegadas ao blog, confirma que Zé Raimundo, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e primeiro suplente de vereador da cidade de Solidão-PE, deixou de apoiar o prefeito e candidato a reeleição Djalma Alves, para apoiar a candidatura da ex-prefeita Cida. Segundo a fonte, Cida agora conta com os apoio dos vereadores Antonio Bujão, Viturino Melo, Zé Verland, Josias de Neta, Edileuza Godê, do ex prefeito, Diomésio, do ex vice-prefeito Raimundo Godê, da ex vice-prefeita Dalva Oliveira, do primeiro suplente e Peba. O prefeito Djalma Alves, conta com os vereadores Genivaldo Barros, Eliana Nascimento, Adriana e Neta Riqueta, dos ex-prefeitos Neta e Genivaldo Nascimento.

Inicia hoje – O Governo Municipal de Ingazeira-PE, através da Secretaria Municipal de Educação Esporte e Tuismo, inicia nesta segunda-feira (13), a terceira distribuição de Kits Alimentares da Merenda Escolar. Segundo o prefeito Lino Morais, o fornecimento neste período será priorizado aos alunos em situação de vulnerabilidade social inserido no Cadastro Único/Bolsa Família.

Entregou –

O Prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, acompanhando do vice-prefeito Dr. Eclériston Ramos, entregaram ontem (12) a Adeilton Gomes, líder daquele Distrito, uma ambulância. “Este veículo vai beneficiar mais de 4 mil pessoas que moram no Distrito e adjacências”, disse o prefeito.

Frase –

A retirada da pré-candidatura do PT foi errada e precipitada, deveria ter tido maior debate no partido. O partido vai pagar caro por ter recuado da disputa majoritária” (Advogado Clovis Lira em conversa com o blogueiro Itamar França)

Mais de 8 mil juízes receberam acima de R$ 100 mil mensais

O Judiciário brasileiro pagou remuneração mensal acima de R$ 100 mil a 8.226 juízes ao menos uma vez entre setembro de 2017 e abril deste ano. O teto constitucional do setor público é de R$ 39,3 mil por mês.  No mesmo período, foram feitos ao todo 13.595 pagamentos além dos R$ 100 mil.

Isso porque houve casos de magistrados que receberam o montante em mais de uma ocasião. Vencimentos acima de R$ 200 mil foram pagos 565 vezes a 507 juízes. Os números são resultado de levantamento feito nas folhas de pagamento do Judiciário. Foram recolhidos dados dos 27 Tribunais de Justiça estaduais, 5 Tribunais Regionais Federais, 24 cortes trabalhistas, 3 tribunais militares estaduais e dos tribunais superiores.

Com juízes cedidos da advocacia e de outros tribunais, a Justiça Eleitoral não foi incluída nos cálculos.Desde 2017, os tribunais são obrigados a encaminhar as folhas para o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que disponibiliza os dados ao público. O STF (Supremo Tribunal Federal) é a única corte que não é submetida ao conselho. O levantamento abrange tanto juízes na ativa quanto aposentados, uma vez que as tabelas não diferenciam os servidores.

Coluna da Folha \ Edmar Lyra

A expectativa sobre o destino de MDB e PSD em novembro

Integrantes da Frente Popular desde 2012 na primeira eleição de Geraldo Julio, o PSD do deputado federal André de Paula e o MDB do deputado federal Raul Henry tiveram papel determinante na vitória de Paulo Câmara em 2018. O MDB especialmente quando foi pivô de uma batalha judicial com o senador Fernando Bezerra Coelho, que queria levar o partido para a oposição apresentando sua própria candidatura ao Palácio do Campo das Princesas.

PSD e MDB tinham importantes espaços na gestão de Paulo Câmara, mas após a reeleição do governador e anúncio da equipe do segundo governo se viu uma redução do protagonismo dos dois partidos na Frente Popular, o que gerou dúvidas da manutenção da aliança para 2020, porém o sentimento geral da classe política é o de que os dois partidos podem ficar na Frente Popular por falta de opção.

No caso de Raul Henry, o sentimento é que ele não irá abdicar da continuidade na Frente Popular porque não vislumbra qualquer perspectiva na oposição, já André de Paula o sentimento é que ele pode avaliar um apoio à oposição, chegando inclusive a deixar clara esta possibilidade, mas não dará qualquer passo que venha a se arrepender futuramente. Como os dois partidos são importantes, sobretudo no tocante ao tempo de televisão, a expectativa é que tanto André quanto Raul recebam afagos por parte do governador Paulo Câmara e do prefeito Geraldo Julio nos próximos dias para manterem a aliança na Frente Popular em apoio à pré-candidatura do deputado federal João Campos.

Pandemia – O procurador geral da República, Augusto Aras, encaminhou ao ministro da Economia, Paulo Guedes, recomendação do Ministério Público Federal em Pernambuco sobre “medidas para dar mais transparência a gastos para combater covid-19”. O documento pede a “codificação padronizada de forma a identificar as fontes dos recursos federais repassados a ações e serviços públicos de saúde”. A recomendação pede novas “funcionalidades ao ComprasNet, site do Governo Federal, para possibilitar a comparação de preços com o objetivo de orientar os gestores”.

Aniversário – Ex-presidente e atual corregedora do TCE, Teresa Duere foi muito felicitada ontem pela passagem do seu aniversário. Foi deputada estadual por três mandados e líder do extinto PFL. No TCE desde 2002, tem sido referência na atuação como controladora dos recursos públicos.

Desenvolvimento… – Designado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos) vai relatar o projeto de lei que trata da ampliação da Codevasf no Nordeste. Silvio entende que proposta é fundamental para o desenvolvimento da região e discutirá o tema com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, nesta terça-feira (13).

… do Nordeste – Silvio também tem conversado com a bancada pernambucana. Ele discutiu sobre a ampliação da Codevasf com o senador Fernando Bezerra Coelho que se comprometeu em trabalhar em conjunto no avanço da agenda do desenvolvimento regional no Senado.

Inocente quer saber – Quais partidos oficializarão apoio à Frente Popular nos próximos dias?

Na PE 320 entre Afogados e Tabira, 68 buracos esperam intervenção do Caminhos de PE

Por Anchieta Santos

Em maio de 2019 o Governo de Pernambuco lançou um programa de requalificação das estradas estaduais.

A iniciativa do Governo do Estado prometia reestruturar os 5.554,5 quilômetros das estradas estaduais pavimentadas, com um investimento de R$ 505 milhões até 2022. As obras de requalificação logo tiveram início nos dois sentidos da BR-23, no trecho Recife-Caruaru.

Chamado de Caminhos de Pernambuco, o programa previa serviços de capinação, desobstrução dos dispositivos de drenagem, requalificação asfáltica, além de sinalização vertical e horizontal .

Apromessa da secretária de Infraestrutura, Fernanda Batista, era de que o Programa Caminhos de Pernambuco chegaria a PE-320, principal estrada do sertão do Pajeú no mês de agosto, depois transferiu para outubro/19 e somente em janeiro/2020, após mortes provocadas pelos buracos, a promessa foi cumprida.

No trecho mais afetado da rodovia entre as cidades de Afogados da Ingazeira e Tabira a frente de trabalho corrigiu os mesmos buracos por três vezes seguidas durante o inverno e de nada adiantou. A produção dos programas Rádio Vivo e Cidade Alerta identificou nesta quinta-feira (9), 68 buracos no mesmo trecho antes requalificado. Detalhe: não existe nenhum sinal de serviços de capinação, desobstrução dos dispositivos de drenagem e sinalização.

.

A

 

 

 

 

 

CULTURA | Concurso de Patrimônio Vivo de Pernambuco é relançado

O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secult/PE e da Fundarpe, relançou  edital do 15º Concurso do Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco (RPV-PE), que foi suspenso temporariamente no dia 20 de março de 2020.
Conforme foi publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco desta quarta (1º), o edital possui um calendário novo e as inscrições, a partir de agora, poderão ser realizadas de 3 a 21 de agosto de 2020.
De maneira presencial, de segunda a sexta-feira, deverá ser realizada no horário das 9h às 16h, protocolada na recepção da Fundarpe. Pelos correios, com Aviso de Recebimento (AR), com data de postagem até o dia 21 de agosto de 2020 (último dia de inscrição), para o endereço da sede da Sescult-PE/Fundarpe (Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista, Recife-PE, 50050-000).
A candidatura, seja de pessoa física ou grupo, deve ser feita por uma entidade proponente, e não pelo próprio interessado. São consideradas aptas para apresentar candidatura: a Assembleia Legislativa de Pernambuco; as câmaras de vereadores dos municípios pernambucanos, além de entidades sem fins lucrativos, sediadas no Estado e atuantes a mais de dois anos.
A avaliação das propostas é feita pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural – CEPPC, que anualmente escolhe seis novos candidatos que passam a receber o diploma do Governo de Pernambuco com o título de “Patrimônios Vivos de Pernambuco” além de uma bolsa mensal vitalícia, no valor de R$ 1.600,00 (no caso de pessoa física) e R$ 3.200,00 (quando for grupo, entidade, agremiação ou associação).
Segundo o edital, “as bolsas de incentivo financeiro são destinadas a pessoas físicas ou jurídicas que tenham alcançado um estágio de reconhecida capacidade profissional ou institucional, escolhidas em decorrência de processo de seleção pública, que leva em consideração as justificativas, os currícul

Jovens e mulheres são maioria dos casos registrados em SJEgito

Jovens e mulheres são maioria dos casos registrados em São José do Egito

Segundo o boletim de detalhamento com informações de sexo, idade e localidade divulgado semanalmente pela Secretaria de Saúde do Berço Imortal da Poesia, a maioria dos casos registrados são de pessoas do sexo feminino e de pessoas com idade até 40 anos.

Dos 118 casos confirmados, 61 são de mulheres, o que representa 51,69% do total. Quando colocamos a faixa etária, se observa que 60,16% dos contaminados, são de pessoas com idade até 40 anos, desse total já são 71 dos 118 registrados.

Os bairros Planalto com 35 positivos, Ipiranga com 21, Centro com 17 e Pajeú com 13 são os 3 bairros mais afetados de São José do Egito.Na zona rural há registros nos sítios Estreito com 1 casos, Esperança também com um 1 registro, povoado de Juazeirinho com 2, Riachão com 3, Retiro e Olho D`água com um caso cada.

 

Ex-prefeito de Betânia morre de Covid-19

O ex-prefeito de Betânia, no Sertão de Pernambuco, Arthur Leite de Caldas, de 79 anos, morreu na manhã deste sábado (11) vítima da Covid-19.

A informação foi repassada por familiares ao Jornal Desafio Online. Seu Arthur estava internado na UPAE de Garanhuns no Agreste de Pernambuco e passou 20 dias entubado.

Arthur Leite se destacou na política municipal durante 42 anos da sua vida, onde foi prefeito, vice e vereador por 10 mandatos na cidade. Ele era viúvo e deixa seis filhos, quinze netos e cinco bisnetos.

MP defende fechamento de bares e restaurantes até queda dos números de Covid

Bar no Alvorada 1 'leva' culinária e sertão nordestino para ...

O Ministério Público esteve representado em reunião com a CDL, prefeitura de Afogados da Ingazeira, PM, representantes dos setores de Academias e restaurantes, além da imprensa.

O promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto se posicionou sobre as medidas tomadas pelo MP para dar suporte às medidas que evitem um aumento no número de casos em Afogados da Ingazeira.

Um dos posicionamentos foi o de que o Ministério Público interpretou como correta a decisão do Governo do Estado de não avançar para a reabertura de academias e restaurantes dia 20, diante do número de casos da doença na região. Ele defendeu o rigor para que haja um retorno seguro, preservando vidas. Outra informação foi a de que quando for confirmada a nova data da retomada dessas atividades, haverá uma reunião para que sejam firmados os protocolos.

O promotor defendeu ainda que, mesmo que O Governo do Estado autorize o funcionamento de bares e restaurantes, só haja a liberação quando houver análise local que garanta retorno com segurança.

“Se o Estado autorizasse na próxima semana não teríamos segurança pelos indicativos e o Ministério Público seria a favor da manutenção do fechamento”. Para ele, seria impossível controlar e acompanhar todos esses estabelecimentos, já que há muitos inclusive sem registro nos bairros, por exemplo, bem como grande quantidade na zona rural.

O MP em conjunto com a prefeitura prometeu avaliar a demanda do setor de academias para liberação da figura do “personal delivery”, para acompanhamento com protocolos de segurança de pessoas que fazem atividades individualmente, enquanto não há reabertura.

Mais testes e divulgação de ruas onde há positivados: o MP voltou a defender uma testagem ainda maior nos municípios do Pajeú, favorecendo mapeamento, controle e futura queda na curva de transmissão do vírus.

O promotor Lúcio Almeida afirmou aibda que a medida de divulgação dos nomes das ruas onde há casos confirmados em Afogados da Ingazeira atende uma solicitação do Ministério Público de dar maior grau de informação e permitir maior vigilância e prevenção pela população.

Participaram da reunião o prefeito do município, José Patriota, o Secretário de Saúde Arthur Amorim, Glauco Queiroz e Darlan Quidute (CDL), Coronel Norberto Lima, Comandante do 23o BPM, Nill Júnior e Wellington Rocha (rádios), dentre outros representantes.

Coluna do Domingãa \Nill Júnior em 12 de julho de 2020/

Quem testa mais e quem testa menos no Pajeú

Levantamento exclusivo

O blog se debruçou sobre os números de testagem nos municípios do Pajeú para responder à seguinte pergunta: que municípios da região estão testando mais e que cidades estão testando menos?

Como se sabe, na luta contra a Covid,  quão maior a testagem,  maior a verdade dos números e a possibilidade de isolar os positivados e seus contatos, aumentando o controle sobre a doença.

Do lado inverso, cidades que testam menos podem estar sendo alvo da subnotificação ou em sentido inverso fizeram um bom trabalho de barreiras sanitárias e isolamento e, com menos infectados,  tem menor necessidade de testagem. Assim, é difícil cravar se o município que tem testado menos  é o vilão.  Pode ser o contrário.

De toda forma, autoridades sanitárias tem colocado que a maior testagem seguramente é um mecanismo que afere mais transparência na busca de dados reais.

Para saber o percentual de testagem por número de habitantes, houve a soma dos casos positivos, descartados e em investigação.  Algumas cidades dão publicidade a esse dado nos boletins.  Com ele, foi feito o cruzamento por número de habitantes.  Consideramos o último dado demográfico de população estimada do IBGE, de 2019. Outro parâmetro é que foram usados os dados até 10/7, pois algumas cidades não divulgam boletins nos fins de semana. Assim, vamos lá.

A cidade que mais testa no Pajeú  é Serra Talhada,  que chegou à 4,87% da população.  Foram 4.205 testes. Considerando a população de 86.350 habitantes,  chegamos a esse percentual.

Fecham o “top 5” Solidão (4,08%), Afogados da Ingazeira (2,84%), Carnaíba (2,63%) e Triunfo, com 2,25%.

Em sexto, Tabira, com 2,04%, seguida de Iguaracy (1,75%), São José do Egito (1,58%), Brejinho (1,55%) e Calumbi, com 1,37% fechando o ranking das dez.

Por fim, Ingazeira na posição 11 com 1,1%, Quixaba (12) com 1,07%, Flores (13) com 0,93%, Tuparetama (14) com 0,85%, Itapetim (15) com 0,72%, Santa Terezinha (16) com 0,36% e Santa Cruz da Baixa Verde (17), com 0,25%.

A média de testagem na região considerando 332.581 habitantes e 8.471 testes é de 2,55%.

O blog buscou mais duas cidades importantes do Sertão sobre as quais recaem suspeitas de subnotificação.  Em Salgueiro, a se considerar a média, tem testagem intermediária,  com 2,17% da população até agora. Arcoverde tem três vezes menor testagem que Serra Talhada: 1,4%. Poderia ser bem mais. Sertânia, colada na Terra do Cardeal testa mais: 1,8%.

Guerra guerreou

Com o anúncio da candidatura de Verones Carvalho,  do PT, Arcoverde terá cinco nomes na disputa, um recorde. Se ninguém abrir, Zeca Cavalcanti,  Wellington Maciel,  Cybele Roa e Israel Rubis também passarão o pires atrás de votos.

Decoreba

Políticos parecem robôs, iguaizinhos. Pego dizendo que o que resolve eleição “não é gestão e sim dinheiro”, Clebel Cordeiro recorreu à Cartilha das Respostas Gerais, página três, parágrafo cinco: “A frase foi montagem,  trucagem,  tirada de contexto”. Só faltou completar: “eu disse, mas não falei”…

Perdeu o mote

Se não tivesse perdido Nelly Sampaio, Didi de Heleno e Dicinha do Calcamento – esse último rodou tanto que todos já ganharam e já perderam – Sebastião Dias teria escapado da rejeição de suas contas de 2014. Com o rompimento na eleição de Nelly, o poeta já sabia que a viola havia desafinado…

PTisco

Com a morte de Emídio Vasconcelos,  morreu a independência de discurso e posições do PT. Não se fez nem de difícil para cair no colo de Patriota e Sandrinho. Pior, até o que defende,  candidaturas proporcionais, parece ter pouca viabilidade eleitoral. O PT definhou…

Que a fé num custuma faiá

Comerciantes de cidades do Pajeú como Serra Talhada,  Afogados, São José  e Tabira tem tanto medo de nova medida de fechamento do comércio que mudaram o fim do Pai Nosso: “não nos deixeis cair em tentação e livrai-nos do lockdown, Amém!”

Cruzvid

Teve protesto das cruzes também em São José do Egito. Organizado por setores da esquerda no município, o ato colocou nas calçadas centrais da cidade cruzes que simbolizam as mortes por covid-19 e também pediu em coro um #forabolsinaro.

A da vez

Cloroquina nada. A moda agora é defender a ivermectina como “prevenção” à Covid. Relatos indicam que muita gente tem tomado por conta própria ou até recomendação médica na região.  A Anvisa alertou que não há comprovação de eficácia do remédio, indicado para vermes e parasitas.

Desarranjo…

Os efeitos colaterais: “diarreia e náusea, perda da força física, dor abdominal, anorexia, constipação e vômitos, tontura, sonolência, vertigem e tremor. As reações epidérmicas incluem prurido, erupções e urticária”, afirma a nota da Anvisa. Com automedicação sem controle de dosagem,  o mal pode ser ainda maior.

Três gerações 

Filha do serra-talhadense mais ilustre da história no campo político, Agamenon Magalhães, Maria do Carmo Monteiro, que morreu esta semana, viu o pai Ministro de Getúlio Vargas (1934 a 1937),  o marido Armando Monteiro Filho Ministro de João Goulart (1961 a 1962) e o filho, Armando Monteiro Neto,  Ministro de Dilma Rousseff (2015-2016).

Frase da semana:

“Eleição não é gestão, eleição é dinheiro”.

Do prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro, sobre sua percepção de como ganhar uma eleição.

SJEGITO \ Prefeitura entrega ambulância em Riacho do Meio

O Prefeito Evandro Valadares, acompanhando do vice  Eclériston Ramos, entregou ao subprefeito de Riacho do Meio, Adeilton Gomes, uma ambulância, na manhã desse domingo (12).O veículo já está beneficiando mais de 4 mil pessoas que moram na região, segundo nota.

Na atual gestão, São José do Egito já adquiriu cinvo ambulâncias, sendo quatro compradas.

“Uma unidade do SAMU que na gestão passada havia sido devolvida ao Governo do Estado, foi recuperada”, diz o texto.Atualmente o município conta com uma frota própria de sete ambulâncias.

 

 

 

Tem pesquisa eleitoral em Stª Terezinha

BLOG DO PEREIRA \

Desde quinta-feira (09) que tem pesquisa eleitoral nas ruas de Santa Terezinha.

Uma equipe de pesquisadores anda colhendo informações para a eleição de novembro próximo.

Ontem, sexta-feira (10), moradores da zona rural do município, dão conta de que uma equipe passou pelas casas com questionários de opinião para os pré-candidatos a prefeito, vereadores e também perguntando como está a situação da atual gestão.

Até o final da tarde, nenhum dos quatro (4) concorrentes ao cargo do executivo ou nenhum ao legislativo se manifestou informando quem teria contratado a pesquisa.

Os entrevistados não souberam informar qual o instituto que está levantando os dados eleitorais do município.

Espetáculo da Paixão de Cristo 2020 é cancelado e evento não será realizado pela primeira vez em 53 anos

Apresentações haviam sido reprogramadas para o período de 2 a 7 de setembro. Organização decidiu cancelar a edição 2020 devido à pandemia do coronavírus.

G1 Caruaru

A edição de 2020 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém foi cancelada. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (10) pela Sociedade Teatral de Fazenda Nova (STFN) por meio de um comunicado. Esta será a primeira vez em 53 anos que o evento não será realizado.

Câmara de Tabira põe ultima pá de cal e rejeita contas de 2014 de Sebastião Dias

Por seis votos a cinco,  a Câmara de Vereadores de Tabira manteve em segundo turno a decisão do TCE de rejeitar as contas de 2014 do prefeito Sebastião Dias.

Votaram a favor do parecer os mesmos que haviam seguido em primeiro turno: Nelly Sampaio, Marcos Crente, Dicinha do Calçamento,  Alan Xavier, Didi de Heleno e Claudiceia Rocha.

Da mesma forma se mantiveram os que foram contrários ao parecer: Aldo Santana, Djlama das Almofadas, Kleber Paulino, Aristóteles Monteiro e Marcílio Pires.

A votação em segundo turno é duro golpe contra o gestor, que pela primeira vez tem contas rejeitadas pela casa.

Dentre os problemas apontados à época, o fato de o município deixar de aplicar o limite mínimo de 25% na manutenção e desenvolvimento do ensino.Ainda o descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. O prefeito extrapolou a casa dos 54% com despesa total de pessoal acima do limite permitido. O encaminhamento da prestação de contas ainda estava em desacordo com a orientação TC 18/2014.

Com a decisão for mantida em segunda votação,  Sebastião Dias fecha seu ciclo com nota de improbidade e pode entrar na relação da Lei da Ficha Limpa,  podendo ficar inelegível por até oito anos.

Cairá por terra por exemplo a possibilidade de disputar mandato em 2022. Aliados, entretanto , afirmam que não houve dano ao erário e Dias poderia pleitear novo mandato.

Prefeitura de SJEgito anunciou frota de ambulâncias

Prefeitura de SJE anuncia que dobrou frota de ambulâncias do município em 3 anos

Segundo informações do Governo Municipal,em primeiro de janeiro de 2017, o Hospital Maria Rafael de Siqueira só tinha duas ambulâncias a disposição, ambas com mais de 5 anos de uso e naquele momento sem condições de fazer remoção de pacientes para outros centros de saúde como Recife.

Através de suas redes sociais a municipalidade divulgou imagens da nova frota de ambulâncias do município. Com registro de 7 veículos, sendo 3 de grande porte e 4 para simples remoções. Segundo a prefeitura foram compradas 4 veículos novinhos, foi recuperada uma das duas ambulâncias do SAMU que o município havia devolvido para o estado, além de recuperada uma das duas ambulâncias que haviam sido encontradas no inicio da gestão.

O investimento total na renovação e ampliação da frota de ambulâncias em São José do Egito passa da casa de meio milhão de reais, diz a municipalidade.

TRF mantém absolvição de Delson Lustosa

O pré-candidato a Prefeito de Santa Terezinha, Delson Lustosa, obteve vitória no Tribunal Regional Federal da 5º Região no Recife/PE.

O TRF5 manteve a absolvição de Adeilson Lustosa na manhã de hoje (09/07/2020) ao julgar um processo de improbidade administrativa que foi proposto pelo Ministério Público Federal.

Delson já havia sido absolvido pelo Juiz da Vara Federal de Serra Talhada e agora o TRF5 manteve a decisão do juiz.

O TRF5 entendeu, por unanimidade, que Adeilson Lustosa não cometeu ato de improbidade.

O caso dizia respeito a não aplicação do percentual mínimo em educação (25%) no ano de 2010. Ficou provado que a administração de Adeilson atingiu os 25%. O processo tem o número 0800349-52.2016.4.05.8303.

Em janeiro, Delson foi lançado pré-candidato do Podemos pelo deputado federal Ricardo Teobaldo. O deputado estadual Gustavo Gouveia também participou do encontro

Na PE 320 entre Afogados e Tabira, 68 buracos esperam intervenção do Caminhos de PE

Por Anchieta Santos

Em maio de 2019 o Governo de Pernambuco lançou um programa de requalificação das estradas estaduais.

A iniciativa do Governo do Estado prometia reestruturar os 5.554,5 quilômetros das estradas estaduais pavimentadas, com um investimento de R$ 505 milhões até 2022.

As obras de requalificação logo tiveram início nos dois sentidos da BR-23, no trecho Recife-Caruaru.

Chamado de Caminhos de Pernambuco, o programa previa serviços de capinação, desobstrução dos dispositivos de drenagem, requalificação asfáltica, além de sinalização vertical e horizontal.

A promessa da secretária de Infraestrutura, Fernanda Batista, era de que o Programa Caminhos de Pernambuco chegaria a PE-320, principal estrada do sertão do Pajeú no mês de agosto, depois transferiu para outubro/19 e somente em janeiro/2020, após mortes provocadas pelos buracos, a promessa foi cumprida.

No trecho mais afetado da rodovia entre as cidades de Afogados da Ingazeira e Tabira a frente de trabalho corrigiu os mesmos buracos por três vezes seguidas durante o inverno e de nada adiantou.

A produção dos programas Rádio Vivo e Cidade Alerta identificou nesta quinta-feira (9), 68 buracos no mesmo trecho antes requalificado. Detalhe: não existe nenhum sinal de serviços de capinação, desobstrução dos dispositivos de drenagem e sinalização.

====Giro pelos Blog’s—\ Sexta-Feira 10.07.2020/

Eleição indefinida em Olinda

Sobre a pesquisa em Olinda, apontando promessa de uma boa disputa entre o prefeito Lupércio e o ex-prefeito do Recife, João Paulo, reproduzo avaliação de Zeca Martins, responsável pelo Instituto Potencial: “Exatamente uma semana atrás, a parceria entre a Potencial e o Blog do Magno se concretizava com a divulgação dos resultados da pesquisa sobre o cenário eleitoral 2020 em Jaboatão dos Guararapes, o segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco.

Ontem, apresentamos para a população pernambucana, em especial para os olindenses, a avaliação do panorama em Olinda, o município com o terceiro maior número de eleitores do estado. Nas duas cidades os gestores municipais buscam a reeleição, no entanto, de antemão, antecipamos que o quadro é diferente. Em Jaboatão, o estudo realizado mostrou que o prefeito Anderson Ferreira conseguiu desenvolver uma gestão que deixou encaminhada a reeleição.

Já em Olinda, os resultados indicam que a avaliação da administração do prefeito Professor Lupércio pode ser considerada boa (32% ótima ou boa e 26% regular), mas não encanta a ponto de consolidar uma diferença que lhe dê segurança para um segundo mandato. Além do que, a pesquisa revela como principal adversário nessa corrida o deputado estadual João Paulo, que tem no currículo a experiência muito bem sucedida de ter sido gestor da capital pernambucana por 8 anos consecutivos, e mesmo tendo anunciado que irá concorrer à eleição para prefeito de Olinda há pouco tempo, já abarca 21% da intenção de voto do eleitorado.

Os principais resultados da pesquisa que avalia o cenário eleitoral em Olinda, neste momento, indicam que a corrida para a sucessão da gestão municipal está aberta e caminha para um pleito em dois turnos. Os números das intenções de voto espontâneas e estimuladas corroboram esta tendência. Em uma primeira abordagem, quando não são apresentados os nomes dos pré-candidatos, quase metade dos entrevistados (48%) diz não saber em quem votar, e mesmo quando são citados, 21% ainda diz não ter uma definição.

Na avaliação estimulada, tanto o prefeito Professor Lupércio como o Deputado Estadual João Paulo crescem 9 pontos percentuais em relação a espontânea, respectivamente, 25% para 34% e 12% para 21%. Para o ex-prefeito do Recife significa um crescimento de 3/4. Quando consideramos apenas os votos válidos, o prefeito fica com 41% da preferência contra 25% do deputado.

Mantendo a análise nos dois pré-candidatos com maior preferência entre os eleitores (os demais juntos somaram 7%), não existe diferença estatística entre os potenciais eleitorais de ambos, isto é, aqueles eleitores que votariam com certeza ou poderiam votar neles. Podemos considerar uma igualdade técnica por conta da margem amostral da pesquisa (4%). O potencial eleitoral do prefeito Lupércio é de 49% e do deputado João Paulo 45%. O mesmo acontece com o índice de rejeição, 47% (prefeito) e 42% (deputado). Entre as esferas governamentais, os municípios são os que têm maior responsabilidade de lidar com o cenário local para prevenção à COVID-19.

Neste sentido a pesquisa também avaliou as ações que os governos federal, estadual e municipal estão desenvolvendo no combate à doença. Para os eleitores olindenses a administração do Governador Paulo Câmara é a que tem a maior aprovação (52%), seguida pela do Prefeito Lupércio (46%). A administração do Presidente Jair Bolsonaro tem menor índice de aprovação com 30%.

A Potencial entrevistou por telefone 600 eleitores em 32 bairros / localidades de Olinda nas 10 regiões político-administrativas oficiais definidas pela Prefeitura. É uma amostra significativa e representativa do universo pesquisado (eleitores), que nos permite uma interpretação com nível de confiança de 95% e margem amostral de 4 pontos percentuais.

Por fim, ao longo dos próximos dias vamos nos aprofundar ainda mais nos resultados e divulgaremos novas análises sobre esta disputa que promete ser acirrada. Afinal, o atual prefeito ainda tem tempo para trabalhar e mostrar o que vem fazendo e o deputado tem em seu currículo a experiência de uma excelente gestão à frente da capital pernambucana”.

Batida dura – O ex-presidente Lula criticou duramente o ex-juiz Sergio Moro por sua conduta enquanto atuava à frente da Operação Lava Jato em Curitiba, que acabou condenando e prendendo Lula em abril de 2018 pelo caso do triplex do Guarujá. Segundo o petista, Moro teria “mentido o tempo inteiro” e “segue mentindo até hoje”. “Eu desafio o Moro. Até vocês poderiam propor um debate dele com a acusação dele e eu a minha defesa. Quero provar que o Moro é mentiroso, foi falso, mentiu o tempo inteiro. Era necessário, e ele confirma isso depois que aceitou ser ministro. Ele excessivamente não aceita nenhum argumento que aceitamos. Levei 83 testemunhas e não valeu absolutamente nada”, afirmou.

Moleque – Além das críticas a Moro, Lula também falou sobre o trabalho do procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa do Ministério Público. “O Moro é mentiroso e o Dallagnol um moleque irresponsável. O Moro deveria ter sido exonerado pela quantidade de mentira que ele colocou no processo. Eu não estou inventando, eu tenho o processo. O Dallagnol deveria ter sido exonerado porque passou duas horas me acusando sem provas”, acrescentou o petista, referindo-se à apresentação em PowerPoint usada para explicar a denúncia contra Lula.

Acesso aos arquivos – Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediram, ontem, acesso aos arquivos originais do sistema de propinas da Odebrecht. Os dados estão em um servidor na Suíça e seriam usados pela defesa nos processos da Lava Jato. A informação foi divulgada pelo portal UOL. De acordo com a força-tarefa, os documentos comprovam que a construtora pagou R$ 12 milhões em propina ao ex-presidente na compra do terreno do Instituto Lula. A defesa argumenta que os investigadores não usaram os arquivos originais, mas uma cópia cedida pela própria Odebrecht, que pode ter adulterado os dados.

Indecente – Um dia depois de o Facebook ter removido uma rede com 73 contas falsas ligadas ao presidente Jair Bolsonaro, a seus filhos e aliados, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) postou um comentário dizendo estar “cagando” para o que chamou de “lixo” das fake news. Filho “02” do presidente, Carlos sempre foi influente nas redes sociais do pai e comanda o “gabinete do ódio”, instalado no terceiro andar do Palácio do Planalto. A existência do “gabinete do ódio” – núcleo que alimenta a militância digital bolsonarista com um estilo beligerante nas redes sociais – foi revelada pelo Estadão, em setembro do ano passado.

CURTAS

VIOLAÇÃO – O procurador da República Kleber Marcel Uemura disse à Justiça que o presidente Jair Bolsonaro violou a dignidade humana dos pacientes ao incentivar seus apoiadores a invadir hospitais para filmar os leitos destinados às vítimas da pandemia. Segundo o procurador, o presidente incitou a prática de uma “conduta ilícita” que “viola o direito à saúde e a dignidade humana dos pacientes”. Disse também que Bolsonaro atentou contra o livre exercício das funções dos profissionais de saúde “que não podem ser perturbados no momento que têm papel crucial no atendimento”.

LAMENTO – Muitos políticos lamentaram a morte de dona Maria do Carmo, como a deputado federal Marília Arraes: “Recebo com tristeza a notícia do falecimento de Dona do Carmo, mulher admirável que também faz parte da história política do nosso Estado. Dona do Carmo teve uma trajetória de dedicação às causas sociais. Nos últimos anos, mesmo com idade avançada, sempre fazia questão de participar de atos públicos ao lado de seu filho, o ex-Senador Armando Monteiro Neto. A todos os familiares, seus filhos Armando, Eduardo Monteiro, Lectícia Cavalcanti, Sérgio e Horácio, aos netos e bisnetos, meus sentimentos”.

COCHILO – O procurador de Justiça José Raimundo de Lima, do MP-PB (Ministério Público da Paraíba), protagonizou uma cena inusitada durante uma sessão virtual do Tribunal de Justiça do estado. Lima tirou um cochilo enquanto um advogado presente na sessão fazia sua argumentação. Ao retomar a palavra, o desembargador Oswaldo Trigueiro se deu conta da situação e não conseguiu segurar o riso. Fred Coutinho, outro desembargador presente na sessão, também riu de forma contida, assim como um supervisor.

Perguntar não ofende: Vale fazer uma eleição sem ter direito a campanha?

Coluna do FinFa

 

Ganhando aliados –

Depois do empresário Gustavo Melo, aceitar ser vice na sua chapa, a prefeita de Calumbi-PE Sandra Magalhães, ganhou o apoio de Adenilson Moura  que foi candidato a vice-prefeito na eleição de 2016, na chapa do candidato derrotado. Adenilson é irmão do empresário e ex-vereador Arnaldo Moura (primeiro da direita), que já apoia a prefeita Sandra.

Frase –

“O TRF5 entendeu, por unanimidade, que Adeilson Lustosa (Delson) não cometeu ato de improbidade. O caso dizia respeito a não aplicação do percentual mínimo em educação (25%) no ano de 2010. Ficou provado que a administração de Adeilson atingiu os 25%”.(Advogado Edson Henrique, sobre a absolvição do pré-candidato de Santa Terezinha Delson Lustosa)

Boletim – A Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde, da cidade de Quixaba-PE, cumprindo compromisso de transparência em relação aos fatos da Pandemia de COVID-19, informa mais um caso em investigação. Trata-se de paciente do sexo masculino, 41 anos, que apresenta sintomas gripais e realizou coleta hoje. O mesmo segue cumprindo isolamento domiciliar e os seus contatos estão sendo monitorados.

Você sabia – Que tem prefeito no Pajeú que já recebeu o selo de ‘mau pagador’. Quando compra não paga, e quando firma compromisso não cumpre. Na verdade é um especialista em não honrar compromissos e deixar o prestador de serviço a ver navios.

Auxílio de R$ 600 para artista informal – O presidente Jair Bolsonaro editou nesta quinta-feira (9) medida provisória (MP) que libera R$ 3 bilhões a estados, municípios e ao Distrito Federal para o pagamento de auxílio financeiro ao setor cultural. A MP foi publicada na madrugada desta sexta (10) no “Diário Oficial da União” (DOU). O texto prevê o pagamento de três parcelas de R$ 600 para os artistas informais, a exemplo do auxílio emergencial pago a trabalhadores informais. O setor emprega mais de 5 milhões de pessoas.

Pagou –

O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, adiantou ontem (09), a primeira parcela do 13º salário de 2020 a todos os servidores municipais efetivos, aposentados e pensionistas.

Disse –

“O Sistema de Esgotamento Sanitário de Santa Cruz já está em funcionamento! Essa extraordinária obra do Governo do Estado, entrou em funcionamento no dia 2 de junho e vai recuperar o nosso querido Rio Capibaribe. É mais saúde para a nossa população e mais preservação do meio ambiente. Foram investidos 100 milhões de reais nesta obra, que é a segunda maior Estação de Tratamento do interior do nosso Estado”.(Deputado Estadual Diogo Moraes)

Perguntar não ofende – O PSB de Tabira, está fora da indicação do nome para vice na chapa do petista Flávio Marques?

Um latrocínio (feminicídio) chocou SJEgito. | Sepultamento será nessa sexta(10)

A imagem pode conter: 1 pessoa, em péSJEgito | Editado 22h \-o9.o7.2020

 

Um assassinato chocou SJEgito na tarde dessa quarta-feira(o8)  foi no Sitio Massapê, que fica a cerca de 10 quilometros da cidade , uma senhora bastante conhecida como Enedina Siqueira Costa de aproximadamente 60 anos, as primeiras informações de populares é que o corpo foi encontrado na casa na Zona Rural, as primeiros relatos era que poderia ser de pauladas, mas informações que chegaram da Policia Civil ao Redação do  Blog é que foi constatados ‘DUAS’ perfurações de balas na parte frontal do rosto e cabeça, Enedina foi morta brutalmente.

Os vizinhos disseram que não ouviram nada, nenhum barulho ou algo estranho.

O crime aconteceu no inicio da tarde.

Os vizinhos ao  encontrarem o corpo chamaram a policia.

O caso é investigado pela Delegacia de SJEgito. Segundo a Polícia Civil e Militar  diligências foram iniciadas para identificar a autoria do crime. O IC-Instituto de Criminalística foi ao local e o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Caruaru.

A família informou que o corpo chegou de Caruaru na noite dessa quinta-feira e o velório e sepultamento. será nessa sexta.

‘O Sepultamento será nessa sexta-feira dia 10, ás 8 da manhã no Cemitério Velho em SJEgito’

Nas redes Sociais a população ficou chocada:

 

 

Infelizmente foi maldade o que fizeram com ela. Eu a vi esses dias, isso foi de tarde que fizeram. Não consigo acreditar até agora”, disse um amigo.