Miss Dourada

Gordo Construções

AC- Assessoria Contábil e Tributária

Dr. Fred Barros

Odonto Center

Sertão Online

Supermercado Queiroz

PASC – Mais Saúde

Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus

Restaurante Império Gourmet SJE

BMG Correspondente Antônio Filho

F. e P. Droga Center

Clínica Santa Lúcia

Casa Shopping Center

ADRIANTUR

Costa Lira

Informatic Center

Eduardo da Fonte

Farmácia Boa Saúde

Centro Clinico

Eletro Móveis

Deixe Seu Like

Com adesivaço, Flávio Marques abre a campanha em Tabira

Nenhuma descrição disponível.ASCOM/

O primeiro ato oficial da campanha do candidato a prefeito Flávio Marques (PT) em Tabira foi um adesivaço que reuniu  pessoas e veículos em frente ao seu comitê que fica na Avenida Coronel Zuza Barros.

O evento aconteceu no domingo, dia 27, e foi das 14h às 19h com a presença de Flávio Marques, do candidato a vice Aldo Santana (PSB) O  Dep. Carlos Veras e dos vereadores que compõem a coligação “Com a força do povo pra seguir em frente”.

Também nesse domingo foram apresentadas à militância as músicas da campanha, fato este que gerou muitos elogios pelo padrão de qualidade das letras que deixaram de lado as baixarias, muito presente em algumas campanhas políticas. “Demos o pontapé inicial em grande estilo. Estou muito feliz e tenho certeza que estamos caminhando para uma grande vitória com fé em Deus e a força do nosso povo”, comemorou Flávio Marques. Nesse sábado, dia 3, acontecerá a inauguração do Comitê 13 e na programação está um passeio com os carroceiros pela manhã, uma grande carreata à tarde e a inauguração à noite.

SJEgito / Escola Sebastião Rabelo entre as 10 melhores do estado de PE

Escola Sebastião Rabelo representou São José do Egito entre as melhores do Idepe 2016 - Blog do Jornalista Geraldo Palmeira

“Estamos entre os 10 melhores resultados de Pernambuco no Ensino Fundamental – Anos Finais – Resultado de muitas mãos. Parabéns aos nossos Alunos, Equipe Pedagógica, Professores , Funcionários no geral e, principalmente, à Comunidade Escolar que acredita no nosso trabalho. Obrigada!”.  Pontuou a  Gestora Fabiana Prado.

A  Escola  Professor  Sebastião Ferreira Rabelo Sobrinho oferece toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos seus alunos, como por exemplo: Internet, Banda Larga, Refeitório, Biblioteca, Quadra Esportiva, Laboratório de Informática, Sala do Professor e Alimentação.Nenhuma descrição disponível.

São ao todo 11 salas de aulas (Ensino Fundamental – Anos Finais),6 turmas a noite, sendo três de EJA -Educação de Jovens e Adultos , e 3 três de Ensino Médio. 26 professores , ao todo 48 profissionais na educação, Total de alunos 611.

O Escola  Profº Sebastião Ferreira Rabelo Sobrinho se localiza em: Av Adalberto Veras, SN- Planalto, São José Do Egito – Pernambuco.

De patinho feio no passado, a Escola hoje tem lista de espera de alunos em SJEgito, e há relatos de estudantes que vem de outras cidades e até outros estados, residir na Terra da Poesia para estudar na referendada instituição de Ensino.

Agência da Caixa mudou de endereço em SJEgito

Nenhuma descrição disponível.A agência da Caixa Econômica Federal da Capital dos Poetas, mudou de endereço no último fim de semana. Foi para um prédio maior, mais espaço e aconchegante, para melhorar o atendimento à demanda que é grande, em função de ser uma das poucas agências num raio de 100 KM.

(W.Siqueira-Industria e Comercio de Algodão e Derivados de Walfredo Siqueira.)

Essa é a terceira mudança do banco desde que chegou a São José do Egito, já funcionou perto da prefeitura. Na popular Rua da Baixa por muitos anos, e agora está na lateral da loja Americanas, na rua Pedro Paes de Lira, na Galeria Perfil, um empreendimento do Empresário Fredson Brito.

A Galeria Perfil  fica na Avenida Walfredo Siqueira, na Rua da Baixa, perto do EREM Oliveira Lima, em sua construção gerou em torno de 50 empregos diretos e foi investido cerca 2,7 Milhões de Reais.

Candidatura “AGUARDANDO JULGAMENTO” gera dúvidas sobre quem vai ou não até o fim

Consultas por município e cargo, acesso à informações detalhadas

A plataforma DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  disponibiliza dados dos candidatos declarados à Justiça Eleitoral, inclusive informações relativas às prestações de contas dos concorrentes. O sistema é aberto a todos os cidadãos, sem necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário. Na consulta, basta selecionar a unidade da federação no mapa ou a sigla do estado que quiser informações.

Na página principal do sistema, o interessado encontrará o quantitativo total de candidaturas por cargo (prefeito, vice-prefeito e vereador).

A ferramenta é atualizada toda hora à medida em que chegam solicitações de registros à Justiça Eleitoral. Hoje segunda-feira ,12:30 h da tarde, 29 de setembro. O sistema ainda não oficializou nenhuma candidatura. Mas muita gente tem acompanhado o registro de algumas candidaturas acusadas de fichas sujas. As perguntas mais comuns são: porque o ficha suja registrou candidatura? E o que é candidatura “aguardando julgamento?”

A situação do registro do candidato aparece ao lado da foto, além do tipo de eleição à qual ele está concorrendo e um guia sobre os termos, inclusive os jurídicos, utilizados para definir a situação dele perante a Justiça Eleitoral.

Quando o processo é registrado na Justiça Eleitoral, é informada a palavra “cadastrado” e, em seguida, “aguardando julgamento”. Isso significa que o candidato enviou o pedido de registro de candidatura. mas o pedido ainda não foi julgado, ou seja, o processo está tramitando e aguarda análise. Após o processo ser apreciado, o registro pode ser considerado “apto” ou “inapto”. Na situação de registro julgado como apto, ainda há possibilidades de situações como “cassado com recurso” ou “cancelado com recurso”. Isso ocorre quando o candidato teve o registro cassado ou cancelado pelo partido ou por decisão judicial, porém apresentou recurso e aguarda uma nova decisão.

Por fim, também consta do sistema a condição de “inapto”, com os complementos: “cancelado”, quando o candidato teve o registro cancelado pelo partido; “cassado”; “falecido”; “indeferido”, quando o candidato não reuniu as condições necessárias ao registro; “não conhecimento do pedido”, candidato cujo o pedido de registro não foi apreciado pelo juiz eleitoral; e “renúncia”.

Manutenção de elevatórias e troca de consórcio pelo MDR ameaçam sucesso da agenda de Bolsonaro em SJEgito

Mudança de Consórcio que gerencia distribuição de água na Adutora do Pajeú prejudicou abastecimento inclusive na etapa que será entregue pelo presidente quinta

Exclusivo

Se o Ministério do Desenvolvimento Regional não agir logo, a obra da segunda etapa da Adutora do Pajeú, que será entregue pelo Presidente Jair Bolsonaro entre São José do Egito e Itapetim pode não estar cumprindo na data sua principal finalidade: a de distribuir água.

Isso porque houve mudança no consórcio que gere a captação e distribuição para a primeira etapa, por tubos e a segunda etapa, cuja água é distribuída por canais. Em várias cidades da região do Pajeú, há aumento significativo de queixas por falta de água. Dentre as cidades mais atingidas estão Afogados da Ingazeira e Tabira, no Médio Pajeú, Itapetim e São José do Egito no Alto da Região.

A informação foi confirmada por Mário Heitor Filho, Diretor de Interior da COMPESA. Ele diz que o órgão tem mantido contato permanente com o Ministério através de ofícios cobrando a retomada do padrão na captação e bombeamento de água para as estações elevatórias que compõem a primeira e segunda etapa da Adutora. Ele confirmou que o trecho de Itapetim está com maior escassez. Heitor Filho não quis comentar a visita do presidente, mas confirmou que o risco de falta de água no período da inauguração é iminente.

Em agosto, houve uma manutenção nas Estações Elevatórias pelo Consórcio e MDR. A ação  de religação das unidades e abastecimento dos mananciais ao longo de Petrolândia até a Monteiro ainda está lenta e também tem impacto na retomada da operação.

Segundo a Gerência Regional da Compesa, é certo que não há tempo hábil, para colocar água em Itapetim, pois nem ligaram o canal ainda. Já na área de São José do Egito, a dependência é da religação da Adutora pelo Consórcio contratado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

Rádio Ingazeira FM definiu datas das entrevistas e debates

A Rádio Ingazeira FM 87.9 definiu as datas das Entrevistas e debates dos candidatos que irá disputar a prefeitura de Ingazeira.

PROGRAMAÇÃO DE ENTREVISTA E DEBATES DAS RADIO INGAZEIRA FM

DIA 01/10 – Entrevista com o vice-prefeito DJALMA NUNES

Dia 02/10 – Entrevista com o prefeito LUCIANO MOREIRA

Dia 08/10 – Entrevista com o vice-prefeito ADMILSON

Dia 09/10 – Entrevista com o prefeito LUCIANO TORRES

Dia 30/10 – Debate (frente a frente) com os dois candidatos a vice-prefeito.

Dia 12/11 – Debate (frente a frente) com os dois candidatos a prefeito.

O horário das entrevistas e debates serão sempre as 10:00hr

Observação: Respeitando as normas sanitárias, Tanto nas entrevistas como nos debates, cada candidato a vice e a prefeito só poderá levar 01 assessor.

COVID-19 | Sertão do Pajeú conta com 7.794 casos confirmados, 6.996 recuperados e 146 óbitos (28.09.2020)

        //=( |–| Atualizado às 8h Terça feira 29\Setembro|–|)=///

Parceria dos Blog’s : Nill Junior/Radialista André Luiz, Blog do Erbi e do Marcello Patriota

De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta segunda-feira (28), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 7.794 casos confirmados de Covid-19.

Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 4.038 confirmações. Logo em seguida, com 783 casos confirmados está Afogados da Ingazeira,  São José do Egito está com 636, Tabira conta com 566, Triunfo tem 323, Carnaíba está com 247 e  Calumbi está com 169 casos.

Flores está com 140, Itapetim está com 137, Santa Terezinha e Brejinho tem 113 cada, Quixaba está com 110, Solidão tem  104, Iguaracy tem 103,  Santa Cruz da Baixa Verde está com 89, Tuparetama tem 81 e Ingazeira está com 42 casos confirmados.

Mortes – Com mais dois óbitos registrados em Serra Talhada, a região tem no total, 146 óbitos por Covid-19. Até o momento, dezesseis cidades registraram mortes. São elas: Serra Talhada 59, Afogados da Ingazeira tem 13, Triunfo tem 11, Tabira tem 10 óbitos, Carnaíba tem 9, Flores tem 7, Itapetim, São José do Egito, Tuparetama e Iguaracy tem 6 óbitos cada, Quixaba tem 4 óbitos, Santa Terezinha tem 3, Calumbi e Brejinho tem 2 óbitos cada, Ingazeira e Santa Cruz da Baixa Verde tem 1 óbito cada.

Mortes – Com mais dois óbitos registrados em Serra Talhada, a região tem no total, 146 óbitos por Covid-19. Até o momento, dezesseis cidades registraram mortes. São elas: Serra Talhada 59, Afogados da Ingazeira tem 13, Triunfo tem 11, Tabira tem 10 óbitos, Carnaíba tem 9, Flores tem 7, Itapetim, São José do Egito, Tuparetama e Iguaracy tem 6 óbitos cada, Quixaba tem 4 óbitos, Santa Terezinha tem 3, Calumbi e Brejinho tem 2 óbitos cada, Ingazeira e Santa Cruz da Baixa Verde tem 1 óbito cada.

Recuperados – A região conta agora com 6.996 recuperados. O que corresponde a 89,76% dos casos confirmados.

O levantamento foi fechado às 8h35 desta terça-feira (29), com os dados Fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.

-Percentual de curados chega 90% do covid-19-

A região já contabiliza 6.996 pessoas na condição de recuperados. Serra Talhada tem 3.780, Afogados da Ingazeira tem 651, São José do Egito 541, Tabira 487, Triunfo 290, Calumbi tem 165, Carnaíba 194, Itapetim 129, e Flores 121 curados, Quixaba chegou aos 100.

Solidão aos 97, Iguaracy tem 88, Brejinho 84,  Santa Cruz da Baixa Verde e Santa Terezinha tem 83 cada, , Tuparetama tem 70 altas confirmadas, e a Ingazeira 33 recuperados até agora.

‘O BLOG FEZ UM LEVANTAMENTO DO NÚMERO DE PESSOAS QUE ESTÃO COM O ‘VÍRUS ATIVO'(Ainda doentes) EM  CIDADES PAJEUZEIRA’

Depois de mais de uma semana, o número de pessoas doentes registradas diariamente voltou a cair, devido a mais confirmações de recuperados, na terça eram 8,93, nessa quarta são 8,34% de pessoas doentes em relação ao total de casos confirmados. O percentual sofreu leve recuo nas últimas 24 horas, apesar de todas as cidades da região possuírem casos de pessoas que ainda estão passando pela a fase aguda da doença. 634 pajeuzeiros ainda estão doentes neste sábado (26). Serra Talhada tem 234, Afogados 121, Tabira 66, São José do Egito 62, Carnaíba 40, Santa Terezinha 27, Triunfo 17, Brejinho 15, Flores 12, Quixaba e Ingazeria tem 7 cada, Santa Cruz da Baixa Verde e Iguaracy tem 6 cada,  Calumbi 5, Tuparetama 4, Solidão 3 e Itapetim 2.

Nenhuma descrição disponível.

Secretários de Saúde falam sobre a situação da covid-19 na região do Pajeú

Com momento estável, São José do Egito inicia processo de flexibilização maior a partir de outubro.

Por André Luis/Blog Nill Junior

No Debate das Dez da Rádio Pajeú desta terça-feira (29), os secretários de Saúde de Afogados da Ingazeira, Artur Armorim, de Iguaracy, Joudenyr Cavalcante e de São José do Egito, Paulo Jucá, falaram sobre a atual situação da pandemia do novo coronavírus na região.

A impressão que passa, a medida que os protocolos vão avançando é que se está chegando a quase uma normalidade em relação ao funcionamento dos setores. Na Europa, por exemplo, as notícias dão conta de uma possível segunda onda de casos, como na Espanha e França.

Questionado se essa abertura gradual que tem acontecido não preocupa e se não estamos abrindo demais, Artur Amorim disse que vem sendo analisado numa linha de mais de seis meses o comportamento dos números no Brasil.

“De fato, a covid-19, como algumas pessoas fazem questionamentos, se já acabou. Não acabou. Está aí presente, circulando no nosso meio, na nossa população. É importante dizer que a própria covid ainda mata pessoas e isso nos preocupa muito. Ainda tem pessoas precisando de leitos de UTI, ainda tem pessoas precisando de leitos de enfermaria, ainda temos pessoas em Afogados que estão cumprindo, por exemplo, o isolamento, por estar ativo com a covid, então, a gente precisa estar sempre relembrando às pessoas que este mal ainda não se foi, ele está presente”, destacou Artur.

Para Artur, esse tipo de onda que vem acontecendo em outras partes do mundo, ajuda a observar o perigo e a eminência de acontecer por aqui também em momento breve e isso tem preocupado muito as autoridades sanitárias.

Ele chamou a atenção para a importância da testagens de contatos de pessoas positivas. Artur informou que teve momentos, em Afogados da Ingazeira, em que 50% do total de casos positivos, eram justamente de contatos de pessoas positivas.

Ele também destacou que o monitoramento das semanas epidemiológicas, tem mostrado queda no número de infectados em Afogados da Ingazeira.

O secretário informou ainda, que a situação de momento envolve até esta segunda-feira (28), 4.202 pessoas testadas no município, o que dá mais de 11% da população afogadense, segundo o IBGE. A meta é testar 25% até o final do ano.

A secretária de Saúde de Iguaracy, Joudenyr Cavalcante, também destacou queda na curva de contaminação da última semana epidemiológica no município em comparação com duas semanas anteriores.

“Com relação aos casos que aumentam, mostrados no boletim diário, é exatamente por conta da testagem de contatos de pessoas positivas. Estas, são as pessoas, os familiares que tiveram contato com caso positivo e consequentemente, um ou dois na residência, também testa positivo devido a esse contato. Mas no resumo epidemiológico, nós estamos caindo também”, destacou Joudenyr.

Ela disse que o município continua realizando, através da Vigilância Sanitária, as fiscalizações, principalmente em bares, restaurantes e similares e ainda estão dando continuidade as barreiras sanitárias.

Já Paulo Jucá, secretário de Saúde de São José do Egito, falou que o município atingiu o pico em setembro. “Realmente, das três maiores semanas de casos confirmados que nós tivemos aqui, duas semanas foram no mês de setembro e a maior até agora, foi a última semana do mês de agosto”, explicou.

Paulo acredita que o município está agora vivenciando um período de estabilidade “sendo que uma semana sobe um pouco mais, outra cai um pouco mais, mas se mantendo numa média estável de números confirmados”.

Jucá também destacou a ampliação da testagem dos contatos de casos positivos, o que pra ele é muito importante “porque podemos diagnosticar um caso ainda assintomático, na fase inicial da doença, que vai permitir que façamos o isolamento dessa pessoa evitando assim, que ela não seja um fator de disseminação desse vírus que a gente tem tanto lutado”, destacou.

Paulo também informou que devido à estabilidade vivida, o município começa um processo de flexibilização maior a partir do dia 1º de outubro. “Devemos estar editando esse novo decreto que deve seguir o posicionamento do Governo do Estado para a Regional (Geres), com a única diferença com relação ao protocolo dos bares, que devemos adotar o protocolo da Associação dos Bares e Restaurantes (Abrasel), por acreditar ser um protocolo mais seguro no que diz respeito ao funcionamento de bares”, pontuou.

Tabira: adesivaço abre campanha de Flávio Marques

Da Ascom

O primeiro ato oficial da campanha do candidato a prefeito Flávio Marques (PT) em Tabira foi um adesivaço que reuniu centenas de pessoas e veículos em frente ao seu comitê que fica na Avenida Coronel Zuza Barros.

O evento aconteceu na tarde do domingo, dia 27, e foi das 14h às 19h com a presença de Flávio Marques, do candidato a vice Aldo Santana (PSB) e dos vereadores que compõem a coligação “Com a força do povo pra seguir em frente”. Também no domingo, foram apresentadas à militância as músicas da campanha.

“Demos o pontapé inicial. Estou muito feliz e tenho certeza que estamos caminhando para a vitória com fé em Deus e a força do nosso povo”, comemorou Flávio Marques.

No próximo sábado (03.10), acontecerá a inauguração do Comitê 13 e na programação está um passeio com os carroceiros pela manhã, carreata à tarde e a inauguração à noite.

Júnior Honorato promete mudar a “Tuparetama da fantasia” que existe hoje

Por Anchieta Santos

“Transformar a terceira via em primeira via de desenvolvimento para Tuparetama é o propósito da chapa liderada por PSOL/PT nesta eleição”. A afirmação foi concedida ao Programa Cidade Alerta da Rádio Cidade FM, pelo candidato a prefeito Júnior Honorato.

Transparência com os gastos necessários, evitar desvios e abusos e investir na educação estão no plano de governo da coligação. Destacando outras propostas, Junior prometeu a criação do Fundo de Educação; fortalecimento do Conselho de Educação; eleição para diretor de escolas; Ensino Integral e internet livre para as associações. Valorização do comércio, sala do empreendedor, parceria com o Sebrae, e criação da CDL.

Batendo na gestão, citou que Tuparetama vive o Real dos vários problemas e a cidade da fantasia na propaganda.

Como exemplo citou o mercado publico, pintado, bonito por fora e subutilizado pela gestão.

Acusou o Fumpretu, que é o Fundo de Previdência de estar quebrado e prometeu a realização de concurso publico. Honorato negou a denúncia de que quando Secretário do Governo Dêva Pessoa, deixava o trabalho ao meio-dia para cuidar de seu comércio.

Outra negativa foi quanto a pergunta sobre o afastamento de três vereadores que deixaram de apoiar Dêva por incompatibilidade com ele quando secretário.

O Candidato do PSOL ainda rechaçou a notícia de que faltou pouco para o PT retirar o apoio ao seu nome em troca do apoio do grupo de Dêva Pessoa a reeleição do Deputado Federal Carlos Veras.

Confirmou ter sido procurado por Sávio e Dêva pedindo a retirada da candidatura. Ao mesmo tempo, cobrou do MP e da Justiça Eleitoral providencias contra as aglomerações e desrespeito até mesmo ao decreto municipal como o que fez o Prefeito Sávio Torres em sua chácara no último domingo.

Se dizendo otimista e realista, Júnior Honorato disse contar com apoio dos professores, da juventude e da maioria do povo de Tuparetama para vencer a eleição.

Ministério Público protocola ação contra seu registro de candidatura de Evandro Valadares.

Blog Nill Junior

Não foi só a Coligação Muda São José, encabeçada pelo ex-prefeito e candidato pela oposição, Dr. Romério Guimarães, que apresentou pedido de impugnação da candidatura de Evandro Valadares.

O Ministério Público Eleitoral de São José do Egito também entrou com uma ação apontando novos requisitos de elegibilidade por haver contra Evandro, condenações por improbidade administrativa e rejeições de contas no TCU e no TCE-PE.

O MPPE traz à luz o conhecimento de condenações por improbidade administrativa, com danos ao dinheiro público. Assunto que não foi abordado pela Coligação Muda São José, mas identificados pelo próprio Ministério Público.

 

“Só é possível fazer parte do jogo democrático se o candidato tiver todos os requisitos constitucionais necessários, o que claramente não é o caso em questão.”, destaca a advogada Hérica Nunes ao Blog Ponto de Vista .

O teor da Ação de Impugnação de Registro de Candidatura está acessível no Requerimento de Registro de Candidatura do atual prefeito.

 

~~~Giro pelos Blog’S–(Terça-feira 29/09/2020)

Blog Magno Martins

Mulher tem mais espaço

Com poucos incentivos e barreiras históricas, as mulheres ainda são uma parcela pequena na disputa pelas prefeituras: representam apenas 13,05% (2.495) dos 19.123 candidatos em todo o País nas eleições 2020. O porcentual é ainda menor quando se trata de mulheres negras ou pardas – são 857 (4,5%). Homens brancos representam mais da metade (55%) dos candidatos a prefeito, segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os números mostram pouco avanço em relação ao registrado na eleição de 2016, quando 16.565 candidatos disputaram o cargo, sendo 2.149 mulheres (12,98%), e ainda está abaixo de 2012, quando o índice foi de 13,3%, com 2.026 candidatas. O prazo para registro de candidaturas para as eleições de novembro se encerrou no último sábado. Desde 2010, mulheres precisam ser 30% das candidaturas registradas por um partido para os cargos de vereador e deputado, mas a regra não vale para cargos do Executivo. Isso demonstra a relevância das cotas.

No primeiro caso (prefeituras), como não há cotas, as práticas históricas de registro de candidaturas masculinas vão sendo reproduzidas a cada eleição. Por isso, esse patamar tão baixo. As cotas interrompem a dinâmica histórica de dominância masculina, abrindo mais espaço para as mulheres. Na disputa por vagas nas Câmara Municipais, a presença de mulheres vem aumentando. Neste ano, são 173.710 (34,37%) do total de 505.461 candidatos, ante 153.313 (33,08%) em 2016 e 134.150 (31,9%) em 2012.

Estudo feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e pela ONU Mulheres mostrou que o Brasil registra baixos índices de representatividade feminina e de paridade política entre os sexos na comparação com os seus vizinhos da América Latina. Os poucos mecanismos adotados até hoje no País para incentivar mais mulheres na política são considerados insuficientes, pelo estudo. As mulheres, no entanto, são maioria entre os eleitores brasileiros: 52,5%.

Para se fazer uma reforma política que de fato tenha efeitos no sistema eleitoral e de representação com vistas a mitigar os efeitos dessa história desigual de direitos políticos entre os gêneros, é forçoso a discussão dos aspectos de funcionamento intrapartidário que, em geral, mantêm-se cristalizados de velhos hábitos. A estrutura de poder é pouco oxigenada.

Raça – A disputa pelos cargos de prefeitos também é pouco diversificada no quesito raça. Homens brancos (10.473 ou 55%) dominam o cenário, enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda debate sobre a validade de políticas públicas para incentivar candidaturas de pessoas negras. Três ministros já votaram a favor de antecipar para as eleições de novembro o uso do critério racial na divisão de recursos do Fundo Eleitoral – e do tempo de propaganda gratuita no rádio e na televisão de cada partido.  Em agosto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia decidido que a reserva de recursos para candidatos negros só valeria a partir das eleições de 2022, mas uma liminar do ministro Ricardo Lewandowski, do STF, antecipou a adoção das novas regras para este ano.

Candidatas – Ao menos duas capitais do País terão apenas candidatos homens na disputa para prefeito nas eleições de novembro: Manaus (AM) e São Luís (MA). Na capital do Amazonas, há 11 nomes na corrida pelo principal cargo. Quatro deles concorrem ao lado de mulheres como vices. Na capital do Maranhão, são 12 homens na disputa. Desses, seis têm mulheres como candidatas a vice em suas chapas. A situação muda de figura no Rio de Janeiro, onde a disputa pelo Executivo municipal é a mais paritária entre as 26 capitais brasileiras. São ao todo seis mulheres na corrida eleitoral, representando 43% do total de candidatos. Em São Paulo, Joice Hasselmann (PSL), Marina Helou (Rede) e Vera Lúcia (PSTU) representam 21% do total dos 14 candidatos na disputa pelo comando da capital paulista.

Cola em Bolsonaro – Às voltas com a impopularidade – mais de 70% – e investigações, o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) começou a campanha apostando na aproximação com o presidente Jair Bolsonaro para tentar a reeleição. A imagem do mandatário foi inserida num material divulgado pelo prefeito e seu nome foi incluído num jingle. “Junto com Bolsonaro é Crivella”, diz a versão inspirada em Supera, da cantora Marília Mendonça. O prefeito não teve, até aqui, agendas públicas de campanha; participou apenas de encontros fechados. A estratégia de Crivella é se associar a temas morais e nacionais para tentar driblar a impopularidade de sua gestão.

Consórcio NE – O governador Wellington Dias (PT) foi eleito, por unanimidade, presidente do Consórcio Nordeste durante encontro por meio de videoconferência entre os chefes do poder executivo dos nove Estados. “Nós vamos trabalhar a gestão, a integração do Nordeste, um projeto de desenvolvimento, o Nordeste conectado, a infraestrutura do Nordeste, o turismo, a economia, a relação internacional, essa área relacionada à agricultura familiar, seja toda uma política de saúde, segurança, educação integrada para o desenvolvimento, para o bem da população do Nordeste”, destacou Dias. Até então, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), presidia o consórcio desde a sua formação, em março de 2019.

CURTAS

REDUÇÃO – O número de candidatos inscritos na Justiça Eleitoral para disputar as eleições 2020 no Recife foi menor do que em 2016. Além disso, de acordo com os dados declarados ao TSE, houve mudança no perfil dos candidatos, com um número maior dos que declararam ter pele parda e ensino superior. Apesar de 11 pessoas terem feito inscrição para disputar o cargo de prefeito da capital – número que, caso confirmado, será o maior em 35 anos – o total de pedidos de registro de candidatura, incluindo para o cargo de vereador, foi 895. Em 2016, chegou a 981. Vale salientar que nem todos os pedidos foram deferidos. O TSE ainda levará alguns dias para registrar todas as candidaturas aprovadas ou rejeitadas.

LIVE DA TERÇA – A live deste blog, hoje, será com o empresário cearense Antonio Souza, que vem se destacando no mercado automotivo 4×4, direcionado ao campo corporativo. Souza é fundador da CAB, detentora dos direitos de produção e comercialização do Jipe Stark, produto 100% nacional. O empresário escolheu o município pernambucano de Araripina para instalar a divisão da empresa de montagem de carros elétricos, que está com lançamento previsto para janeiro. Ele também se prepara para ter uma montadora em cada região do País. A entrevista será pelo Instagram do blog às 19 horas. Se você ainda não segue o Instagram do blog, anote o endereço: @blogdomagno.

Perguntar não ofende: Como será a recepção a Bolsonaro nesta quinta no Sertão?

Coluna do FinFa

Retornam as atividades – Com a liberação dos teatros e cinemas nos municípios que estão na etapa 9 do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19 pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, a Secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco e Empetur anunciam o retorno das atividades dos teatros do Centro de Convenções nesta quinta-feira, 1° de outubro. Das quatro casas de espetáculo que compõem o complexo de eventos, serão disponibilizadas para os produtores o Guararapes, Brum e Ribeira. Apenas o Teatro Beberibe, que está passando por uma pequena reforma no palco, segue fechado. “Comemoramos mais um avanço no Plano de Convivência com a Covid-19, no que diz respeito à reabertura dos teatros. Foram quase seis meses fechados, sem eventos para o público. Estamos finalizando hoje os últimos ajustes na sinalização dos espaços e retornaremos as atividades no dia 1° de outubro, seguindo todo o protocolo previsto pelo Governo, que busca preservar a saúde dos funcionários, produtores e do público”, comenta o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

Pesquisa – Segundo pesquisa Múltipla realiza no município de Parnamirim-PE, divulgada no Blog do Nill Júnior, o candidato governista Nininho Carvalho, do PSB, lidera as intenções de voto para prefeito. Na pesquisa estimulada, em que são apresentadas as opções para o eleitor, ele tem 46,3% dos votos contra 34,7% de Múcio Angelim, do PTB. Há 14,3% indecisos, 3,3% que disseram votar branco ou nulo e 1,3% que não opinaram. Na pesquisa espontânea, onde não são oferecidas opções para o eleitor, Nininho aparece com 41% contra 26% de Múcio Angelim. 15,3% se disseram indecisos, 14,7% não opinaram e 3% disseram votar branco ou nulo.

Drive-in – A chapa socialista de Itapetim-PE, com Adelmo MOura (prefeito) e CHico de Laura (vice), estão realizando na próxima quinta-feira 1º de Outubro, O DRIVE-IN DO 40. A concentração será a partir das 18 horas, na frente do Ginásio de Esportes, com saída para a Praça João Leite, com seus carros fechados ou em suas motos. A organização pede que leve sua bandeira e vão de máscara, além do obedecer o distanciamento social.

Disse – “O dinheiro do Fundef é da educação. Não podemos tirar um direito conquistado em lei, isso será um retrocesso e um prejuízo para a educação do país. Os professores e os trabalhadores da educação precisam mais é de investimentos e não que tirem o pouco que já foi conquistado ao longo dos anos. Por isso, como forte defensor da educação, vou votar pela derrubada desse veto que fere a educação pública e seus trabalhadores”. (Deputado Federal Gonzaga Patriota, anunciando que votará pela derrubada do veto imposto por Jair Bolsonaro ao parágrafo único do art. 8º do PL 1.581/20, que prevê a destinação de 60% dos precatórios para pagamento aos professores ativos, inativos e pensionistas, na forma de abono, sem incorporação salarial)

Iniciou campanha – No último domingo(27), aconteceu o início da campanha da chapa Vanderley e Zan, candidatos a prefeito e vice respectivamente, na cidade de Brejinho-PE.A campanha do PSB de começou, como já é tradicional, com muita animação e agitação, na sede do município e também em comunidades da área rural, onde foi possível ver a forte adesão e a demonstração de apoio das pessoas aos socialista. Vanderlei tem longa experiência na gestão pública e na política, mas sempre se mostrou inovador e bom de diálogo. Nessa campanha , Vanderlei já saiu na frente e encontra-se recebendo diversas sugestões para o seu plano de governo pelo WhatsApp.

Você sabia – Que a repercussão das medidas para financiar o novo programa social do governo, batizado de Renda Cidadã, foi tão ruim no mercado financeiro e no mundo político que assessores próximos do presidente Jair Bolsonaro.

Perguntar não ofende – Por que tem assessores que já estão cantando vitória antecipada dos seus candidatos? Cuidado!

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

Pixabay

FOI DADA A LARGADA!!!

Foi dada a largada para a campanha eleitoral e os candidatos estão nas ruas na caça pelo voto. Sim, eleitor, você está a pouco mais de 50 dias das eleições. O que o eleitor verá a partir de hoje nas ruas? Candidatos a prefeito ou a vereador e cabos eleitorais pedindo oficialmente o voto; Santinhos e carros de particulares e até mesmo de empresas com adesivos de candidatos. O horário eleitoral gratuito na TV e no rádio, no entanto, começa apenas no dia 9 de outubro e será transmitido até 12 de novembro, de segunda a sábado, em dois horários diários.

***************************************************

CÂMARA DE AFOGADOS

Vereadores do Parlamento afogadense já tão pelas ruas e redes sociais, agora pedindo votos oficialmente. Concorrem à reeleição Augusto Martins (PSD), Renaldo Lima (PSB), Luiz Besourão (PSB), Cancão (MDB), Rubinho do São João (PSD), Sargento Argemiro (PSD), Rivelton Santos (PSB), Raimundo do Foto (PSB), Cícero Miguel (PSB) e Wellington JK (PSD).  Ficaram de fora da disputa eleitoral deste ano, Igor Mariano, Daniel Valadares e Zé Negão.

***************************************************

MULHER DE FÉ

Esposa do blogueiro e policial militar, Itamar França, a comerciante Cleide França (PV) dona do Restaurante O Matuto lembra que pra Deus nada é impossível. Se for missão conseguir assento na Câmara Municipal e colaborar no parlamento afogadense, apresentando propostas de melhorias para a cidade de Afogados da Ingazeira, é isso que vai acontecer. Mulher de Fé!

***************************************************

GRUPO DA MORTE

É grande a disputa entre os candidatos a vereador no PSD, PSB e PDT em Afogados da Ingazeira. PSD tem três mandatários e o PSB cinco vereadores de mandato tentando a reeleição, ainda assim, estes não se apresentam como favoritos, isso porque outros quadros importantes estão na disputa. No PSB, tem Raimundo do Foto, Cícero Miguel, Renaldo Lima, Luiz Besourão, Rivelton Santos, ainda o ex-vereador Vicentinho correndo por fora. A legenda deve eleger três vereadores, nesse caso, dois estarão fora do novo parlamento. Já o PSD tem Argemiro, Rubinho do São João, Augusto Martins e Wellington JK, Douglas Eletricista, Erickson Torres, Edson Cosméticos, lembrando que o PSD também deve eleger três vereadores direto.

***************************************************

CUSTOU CARO

Custou caro para o vereador Zé Negão (PODEMOS) a indefinição do ex-prefeito Totonho Valadares (MDB) que ensaiou romper politicamente com a Frente Popular na disputa pela prefeitura de Afogados da Ingazeira. Se tivesse construído seu projeto na época em que Valadares estava no ‘meio-termo’, o Negão talvez estivesse bem melhor na disputa eleitoral. Para muitos, Valadares travou a articulação ou a construção de um novo nome da oposição.

***************************************************

SÉRGIO X CARRAPICHO

Em Tamandaré a oposição sairá dividida com as candidaturas de Carrapicho, Bebeto e Paulo Guimarães. Apesar de toda repercussão do caso do menino Miguel, que ganhou repercussão nacional, o prefeito Sérgio Hacker (PSB) pode ser exitoso no pleito municipal deste ano. O socialista perde na cidade para Carrapicho, seu maior opositor e ganha na zona rural. Chama a atenção o número de pessoas que não querem expressar sua intenção de voto em Tamandaré. Uma coisa é certa: esse pessoal não é situação, porque se o fosse responderia na bucha!

***************************************************

LAGOA DOS GATOS

Em Lagoa dos Gatos a oposição também não se uniu. Lá, o prefeito Misso de Amparo (Progressista) terá como adversários o advogado Dr. Marcelo (PSC) e Aldenora de Boró (PSB). Se estivesse unida, a oposição de Lagoa teria tudo para vencer a eleição. Aldenora é sobrinha do prefeito Misso de Amparo, mesmo assim irpa para o enfrentamento nas urnas. O advogado Marcelo (PSC) que já foi vice-prefeito da cidade, se apresenta como candidato da terceira via.

***************************************************

517 MIL PEDIDOS

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou 517.786 solicitações de candidatos para concorrer nas eleições deste ano. Os números constam no site da Corte. Desse total, 18.416, (3.83%) concorrem ao cargo de prefeito; 18.436 (3.83%) ao de vice-prefeito e 480.934 ao de vereador.

***************************************************

ASSUSTADO!

Por falar em pedidos, o policial civil aposentado Roberto Moraes que sempre ensaiava concorrer o legislativo municipal e depois desistia, esse ano pasmem os senhores: registrou sua candidatura. Mesmo antes da largada da campanha eleitoral, encontrou uma amiga, da qual recebeu resgados elogios: – meu amigo era você que eu queria ver mesmo, olha Roberto você sabe da nossa amizade, gosto muito de você, e irei votar em contigo, mas preciso de uma carteira de habilitação, se você me der pode contar com meu voto. Além de uma CNH, Roberto recebeu uma demanda de pedidos. Assustado com a túia de demandas ele pode até desistir…

**************************************************

Bolsonaristas queimam livros de Paulo Coelho

Bolsonaristas queimam livros de Paulo Coelho, que diz que cena lembra nazismo

Vídeo que circula na internet mostra um casal de idosos queimando livros de Paulo Coelho por críticas feitas por ele ao desmonte no Brasil. “O bigodinho do cara não deixa esconder a origem da ideia…”, comenta o escritor.

Operação Lava Jato de SP chega ao fim, sem punir tucanos

A força-tarefa da Lava Jato em São Paulo chega ao fim nesta terça-feira. Futuro das investigações em curso fica indefinido. Um dos beneficiados pode ser o ex-governador e atual senador tucano José Serra.

Nove em 10 pacientes curados da covid-19 apresentam efeitos colaterais

De 965 pacientes recuperados da infecção, 879 pessoas, o equivalente a 91,1%, responderam que estavam sofrendo pelo menos um efeito colateral da doença.,

Somente 56% dos beneficiários do auxílio emergencial devem receber as quatro parcelas de R$ 300

Segundo dados do Ministério da Cidadania, apenas 56,25% dos aprovados, que não fazem parte do Bolsa Família, devem receber o limite de quatro parcelas nesta nova etapa do auxílio emergencial

Esposa de fisioterapeuta é encontrada morta em Afogados da Ingazeira

Nill Junior /

A esposa do fisioterapeuta, Cleiton Leite, foi encontrada morta na manhã desta segunda-feira (28), no banheiro de seu consultório, na Clínica da Dor, em Afogados da Ingazeira.

Segundo informações ao Blog,  Aiane Michele Pereira Gomes Leite, de 26 anos, vinha sofrendo de quadro depressivo.

Ainda segundo relatos , o fisioterapeuta, Dr. Cleiton Leite, que comanda o programa Mais Saúde, aos domingos na Rádio Pajeú FM, com retransmissão para a Rádio Gazeta FM, em São José do Egito, está muito abalado e sob efeito medicamentoso.

O informou que o indicativo é de suicídio.

Aiane, era natural de Tabira e estava casada com Cleiton Leite há menos de um ano. Ela vinha sendo acompanhada por psicólogo.  Segundo relato do fisioterapeuta ao Blog , Dr. Cleiton  achou estranho a forma como a esposa havia se vestido para ir ao trabalho nesta segunda-feira. “Ela sempre vestia roupas claras, alegres e hoje estava toda de preto”, relatou. Aiane foi encontrada pela Secretaria/atendente da Clinica, enquanto Cleiton atendia a um paciente em sua sala. Cleiton e um funcionário ainda tentaram reanima-la, levando-a  ao Hospital Emília Câmara, mas chegou sem vida ao Regional.

Ainda segundo informações , o corpo foi encaminhado ao IML de Caruaru. Ainda não tem informações sobre velório e sepultamento.

Tabira / Coligação de Flávio Marques entra com pedido de impugnação da candidatura de Dinca Brandino

(Nicinha é esposa do ex-prefeito Dinca Brandino e colocou nome porque ex-gestor não pôde disputar, travado pela Lei da Ficha Limpa)

Nill Junior /

Nem bem protocolou o seu pedido de registro de candidatura em Tabira-PE, e Dinca Brandino sofreu a primeira ação de impugnação ao registro da candidatura, proposta pela Coligação Com a Força do Povo para Seguir em Frente, do candidato Flávio Marques.

Segundo a peça jurídica, intentada pelo corpo jurídico da coligação e assinada pelo advogado Mário Fortunato, “o pedido de registro do pré-candidato não atende os requisitos da Lei do Ficha Limpa para o deferimento da candidatura, já que DINCA possui 03 (três) prestações de contas anuais (anos 2009, 2010 e 2011) rejeitas por decisão irrecorrível da Câmara de Vereadores, nas quais existem várias irregularidades insanáveis que configuram ato doloso de improbidade administrativa, a exemplo de não recolhimento previdenciário, descumprimento do percentual de aplicação de recursos na educação, fraudes e fracionamento indevidos em licitação, extrapolação do limite constitucional com despesa de pessoal, atrasos nos repasses de duodécimo a Câmara Municipal, entre outros.”

Destaca a assessoria da coligação que “todas as irregularidades insanáveis são de elevado grau de reprovabilidade e que se encontra inserida no âmbito pacífico da jurisprudência do TSE para o indeferimento do registro de candidatura pelo enquadramento no art. 1º, I, g, da Lei Complementar n. 64/90.”

Enaltecem, ainda, “que parte das irregularidades listadas na impugnação já foram analisadas pelo TSE no pedido de registro do pré-candidato nas eleições de 2012 (Recurso nº 0000092-25.2012.6.17.0050, Min. Dias Tofoli), constituindo jurisprudência para o atual pedido, cujo entendimento a época foi pela cassação do registro de Dinca, como bem se recorda toda população de Tabira a época.”

Emendam, ao final, “esperamos que o seu registro seja totalmente indeferido pela Justiça Eleitoral, a qual de acordo com o calendário das eleições tem até dia 26 de outubro para por uma pá de cal e negar esse pedido em todas as instâncias”.

SJEgito / Coligação de Romério entra com pedido de impugnação da candidatura do prefeito Evandro Valadares

Blog Nill Junior /

A Coligação Muda São José, encabeçada pelo médico e ex-prefeito, Romério Guimarães (PP), entrou com uma ação na Justiça Eleitoral de número 060049-04.2020.6.17.0068, pedindo a impugnação da candidatura do atual prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares (PSB).

A ação impetrada pela coordenação jurídica da coligação é referente ao Convênio nº 285/2010, celebrado junto ao Ministério do Turismo, no valor de R$ 200 mil reais para a realização da IV FEAPA- Feira Agropecuária do Pajeú. “O Tribunal de Contas da União (TCU), constatou diversas irregularidades e rejeitou as contas com decisão irrecorrível no órgão de controle federal, demonstrando ainda o dano provocado ao erário, configurando inquestionável ato doloso de improbidade administrativa, atingindo a elegibilidade do atual prefeito”, dizem em nota.

De acordo com a coordenadora jurídica da coligação, Dra Herica Nunes “São José parece viver à margem da lei, com uma gestão que mais se parece familiar do que pública. Mas felizmente os instrumentos jurídicos serão acionados e a justiça eleitoral, que é a justiça da democracia, não vai fazer tratar com invisibilidade a sequência de desmandos dos que se acham os donos do poder.”

Assinam a ação, ainda os advogados Marcos Lira e Leonardo Oliveira, eleitoralistas que asseguram que “a instrução da ação cumpre todos os requisitos para demonstrar a impossibilidade da candidatura do prefeito Evandro Valadares (PSB)”.

É só o começo do que se aguarda no embate político/jurídico da terra da poesia. Romerio Guimarães (PP) é o segundo colocado de acordo com a última pesquisa registrada pelo Múltipla, governou a cidade de (2013/2016) e pretende voltar ao cargo, tendo como candidato a vice o empresário e vereador Antônio Andrade

Bolsonaro vem a SJEgito na quinta dia 1º. Equipe da Presidência da República esteve visitando a Capital da Poesia

Mesmo sem confirmação de agenda de Bolsonaro no Pajeú, equipe da Presidência da República esteve em SJE

(Uma equipe da PF e Casa Civil foi recebida pelo prefeito Evandro  )

O presidente da república Jair Bolsonaro, estará em solo pajeuzeiro pela 1ª vez na próxima quinta – feira (01), para entregar trecho da adutora do Pajeú. O evento está marcado para as 10h da manhã na estação elevatória 9, que fica as margens da PE-275, na saída para Itapetim. Uma equipe da Presidência da República esteve visitando a estação elevatório 9 em São José do Egito/Itapetim, provável ocal da visita de Bolsonaro.

A data está prevista para o dia primeiro de outubro, quinta-feira 10h e ele entregará oficialmente a segunda etapa da adutora do Pajeú, que ainda não está concluída, já que falta a parte que segue para a Paraíba, depois de Itapetim.  Apesar da vinda da equipe, que foi recebido pelo prefeito Evandro Valadares, a agenda do presidente  foi confirmada para a Terra da Poesia.  A Equipe esteve no Estádio Municipal, para uma possível vinda do Helicóptero da comitiva.  Vindo, o  presidente deve visitar e inaugurar obras hídricas, como o trecho final da Adutora do Pajeú, em São José do Egito/Itapetim, incluindo uma possível voo de helicóptero na barragem de Ingazeira, na mesma região do Sertão do Pajeú. . Outra informação que chegou ao blog foi a de que Bolsonaro poderá passar nos  Grossos, para  visitar a Fazenda de um amigo militar que serviu com ele no exército. A Polícia Federal esteve hoje fazendo esse roteiro do presidente.

A Adutora do Pajeú é uma obra de Dilma Roussef e a Barragem de Ingazeira foi iniciada na gestão  Dilma e terminada por Michel Temer.

Homem é assassinado no Centro de Solidão

Um homem conhecido por “Beto de Seu Hélio”, de aproximadamente 40 anos, vinha em seu veículo, no centro de Solidão, por volta das 19h30, quando dois indivíduos em uma moto, chegaram e efetuaram vários disparos de arma de fogo, atingindo o mesmo em várias partes do corpo.

“Beto” não resistiu e faleceu no local. A polícia investiga o crime, mas ainda não tem informações sobre os suspeitos. O corpo foi levado para o IML de Caruaru. As informações são do Blog J Campos.

Programa Política e Gestão vai conversar José Patriota, prefeito de Afogados e presidente da Amupe

Programa Política e Gestão vai conversar com o prefeito de Afogados da Ingazeira

Programa exibido ao vivo pela TV Pajeú em suas plataformas digitais, todas as segundas as 20h, vai conversar com o prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, José Patriota.Na pauta do encontro, as experiências na gestão de seu município e os desafios que está enfrentando, enquanto representante de 184 gestores de todo estado, sendo uma figura importante da municipalidade no cenário nacional. A apresentação é do Jornalista  Erbimael Andrade,.

Pajeú tem quase 240 mil eleitores aptos a votar (Calumbi e Brejinho cidades com mais eleitores que habitantes)

Pajeú tem quase 240 mil eleitores aptos a votar nas próximas eleições

Diário de Pernambuco/

A cidade de Cumaru tem 15.335 mil eleitores registrados, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), porém o município do Agreste pernambucano só possui 10.192 moradores, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A cidade lidera, em números absolutos, um levantamento dos municípios com mais eleitores do que habitantes do Brasil.

A diferença entre eleitores e moradores é de 5.143 pessoas. A prefeita da cidade, Mariana Medeiros (PP), afirma que essa diferença é culpa de um erro no Censo de 2000, que, segundo ela, apontou uma quantidade maior de moradores do que existia na época.

Em 2000, o Censo apontou que Cumaru tinha 27.489 pessoas. Em 2010, esse número caiu para 17.103 habitantes. A prefeita disse que os dados do IBGE não condizem com a realidade. “Eu procurei os responsáveis pelo IBGE. Sou daqui, sempre morei aqui. A cidade só cresceu. A zona rural da cidade aumentou”, diz.

De acordo com o levantamento, outras três cidades de Pernambuco estão entre os municípios com mais habitantes do que eleitores: Brejinho, com 7.488 habitantes e 7.722 eleitores; Calumbí, onde são 5.747 moradores e 6.154 são eleitores; e Sairé, com 9.764 pessoas e 10.683 pessoas aptas a votar.

Já a cidade que possui, proporcionalmente, mais eleitores do que habitantes é Severiano Melo. O município do Rio Grande do Norte tem 6.482 eleitores registrados, mas apenas 2.088 habitantes.

Em levantamento feito pelo blog do Erbi, segundo dados do TRE-PE (Tribunal Regional Eleitoral) as 17 cidades da região, tem 239.127 cidadãos que podem participar diretamente votando no pleito do dia 15 de novembro. Isso representa 71,65% de toda população do Pajeú, que segundo dados do IBGE, é estimada em 333.724 pessoas.

O maior colégio eleitoral ainda continua sendo Serra Talhada com 58.477 eleitores, Afogados é o segundo com 27.525 e São José do Egito o terceiro com 22.124.

O município com menor número de eleitores no Pajeú é Ingazeira com 3.908, o segundo menor é Solidão com 5.422 e o terceiro menor é Quixaba com 5.948.

Lista Completa:

1ª – Serra Talhada 58.477

2ª – Afogados da ingazeira 27.525

3ª – São José do Egito 22.124

4ª – Tabira 19.821

5ª – Flores 15.801

6ª – Carnaíba 15.139

7ª – Itapetim 12.338

8ª – Triunfo 11.151

9ª – Santa Cruz da Baixa Verde 8.915

10ª – Iguaracy 8.616

11ª – Tuparetama 7.890

12ª – Brejinho 7.722

13ª – Santa Terezinha 7.653

14ª – Calumbi 6.154

15ª – Quixaba 5.948

16ª – Solidão 5.422

17ª – Ingazeira 3.908

Redes sociais terão peso maior na campanha eleitoral que começa neste domingo

As redes sociais aumentarão seu papel na campanha eleitoral deste ano. Tendência que já vinha crescendo, a influência das redes será maior no contexto da pandemia da Covid-19, em que há restrições para aglomerações de pessoas.

A campanha eleitoral que começa neste domingo (27) em todo o país apresenta novos desafios aos candidatos no quadro das restrições impostas pela Covid-19. O distanciamento social e as regras sanitárias mais rígidas dificultarão o corpo a corpo nas ruas, aumentando o papel das redes sociais na realização dos contatos entre os candidatos e os eleitores.

Reportagem da jornalista Regiane Soares, do Agora, destaca que o uso das redes sociais é o principal diferencial destas eleições municipais, se comparadas a 2016.

A reportagem destaca as regras, segundo as quais candidatos, partidos ou coligações poderão usar seus perfis nas redes sociais para pedir votos e divulgar propostas. Eles também vão poder contratar empresas para impulsionar essa divulgação, mas não poderão comprar cadastros de números de celulares para mandar mensagens pelo WhatsApp, por exemplo. Todos esses gastos terão de ser pagos pela campanha e deverão constar na prestação de contas.

Para evitar o uso indevido das redes sociais na campanha eleitoral, Facebook e Instagram já colocaram em funcionamento um centro de operação virtual para avaliar possíveis casos de fake news e ataques com perfis falsos.

A distribuição de panfletos nas ruas é permitida,  sempre respeitando o distanciamento.

Eleições 2020: conheça regras e saiba o que candidato e eleitor podem e não podem fazer

Pouco mais de 147,9 milhões de eleitores estarão aptos a comparecer às urnas nos próximos dia 15 (primeiro turno) e 29 (segundo turno) de novembro para escolher 5.568 prefeitos, 5.568 vice-prefeitos e 57.942 vereadores em todo o Brasil, segundo informações da Corregedoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Noventa e cinco cidades têm mais de 200 mil eleitores e, por esse motivo, poderão ter segundo turno para definição do prefeito se, no primeiro, nenhum dos candidatos obtiver maioria absoluta (mais da metade dos votos válidos).

O tribunal estima que 750 mil candidatos disputarão as vagas de prefeito e vereador — não há eleições municipais no Distrito Federal.

Pelo calendário original da Justiça Eleitoral, o primeiro turno estava marcado para 4 de outubro e o segundo, para 25 de outubro. Mas, em razão da pandemia da Covid-19, o Congresso Nacional decidiu adiar o pleito.

Será a primeira eleição em que os partidos não poderão fazer alianças para disputar as vagas nas câmaras municipais – somente para as prefeituras.

Veja abaixo quais regras valerão para as eleições municipais de 2020.

Data da eleição

  • Primeiro turno: 15 de novembro
  • Segundo turno (onde houver): 29 de novembro

Cargos em disputa

  • Prefeito
  • Vice-prefeito
  • Vereador

Coligações

  • Candidatos a prefeito – podem formar coligações (alianças) com outros partidos para disputar as eleições.
  • Candidatos a vereador – coligações estão proibidas para as eleições proporcionais (na eleição deste ano, para vereadores).

Candidaturas

  • Cota – Cada partido deverá reservar a cota mínima de 30% para mulheres filiadas concorrerem na eleição.
  • Idade mínima – A idade mínima para se eleger é de 21 anos para prefeito ou vice-prefeito e de 18 anos para vereador.

Gastos de campanha

  • Limites de gasto da campanha – As despesas de campanha devem respeitar um limite, que varia conforme o cargo disputado, a cidade e o turno da eleição. O candidato que descumprir o teto estará sujeito à multa e poderá responder por abuso do poder econômico. Esses limites são iguais aos de 2016, corrigidos pela inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). São Paulo é a cidade com o maior limite de despesas — quase R$ 51,8 milhões para campanha de prefeito no primeiro turno e R$ 20,7 milhões no segundo turno; e R$ 3,6 milhões nas campanhas para vereador.
  • Autofinanciamento – O candidato poderá usar recursos próprios para se autofinanciar em até 10% do limite de gasto para o cargo.
  • Doações – Somente pessoas físicas podem fazer doações para campanhas eleitorais. As doações são limitadas a 10% da renda bruta do doador no ano de 2019.
  • Arrecadação pela internet – Os candidatos poderão fazer arrecadação de recursos pela internet, por meio de cartão de crédito ou de débito. O doador será identificado pelo nome e pelo CPF. Para cada doação realizada, será emitido um recibo eleitoral.

Propaganda eleitoral

  • Data de início – A propaganda eleitoral, inclusive na internet, é permitida a partir de 27 de setembro.
  • Caminhada e carreata – De 27 de setembro até as 22h de 14 de novembro, poderá haver distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata, acompanhadas ou não por carro de som ou minitrio.
  • Propaganda na internet – É permitido fazer campanha na internet por meio de blogs, redes sociais e sites.
  • Impulsionamento de conteúdo na internet – Somente partidos, coligações ou candidatos podem fazer impulsionamento de conteúdo, que é o uso de ferramentas oferecidas por plataformas ou redes sociais para difundir o conteúdo a mais usuários e, assim, ter maior alcance. É vedada a utilização de impulsionamento de conteúdos e ferramentas digitais não disponibilizadas pelo provedor da aplicação de internet, ainda que gratuitas. Não é permitido também contratar impulsionamento para propaganda negativa, como críticas e ataques a adversários. Empresas e eleitores não podem fazer impulsionamento de conteúdo. Tanto candidatos e partidos quanto eleitores estão proibidos de contratar serviço de disparo em massa de conteúdo.
  • Telemarketing – É vedada a realização de propaganda via telemarketing em qualquer horário, bem como por meio de disparo em massa de mensagens instantâneas sem anuência do destinatário.
  • Propaganda no rádio e na TV – Propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão referente ao primeiro turno será veiculada de 9 de outubro a 12 de novembro. É proibido qualquer tipo de propaganda eleitoral paga no rádio e na televisão.
  • Propaganda ‘cinematográfica’ – Na propaganda eleitoral de TV e rádio, não podem ser usados efeitos especiais, montagens, trucagens, computação gráfica e desenhos animados.
  • Propaganda eleitoral na imprensa – São permitidas, de 27 de setembro até a antevéspera das eleições (dia 13 de novembro), a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso.
  • Ofensa à honra ou à imagem – É crime a contratação direta ou indireta de grupo de pessoas para enviar mensagens ou fazer comentários na internet para ofender a honra ou a imagem de candidato, partido ou coligação. Também incorre em crime quem for contratado para fazer isso.
  • Propaganda proibida na rua – É proibido fazer propaganda de qualquer natureza (incluindo pinturas, placas, faixas, cavaletes e bonecos) em locais como cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, templos, ginásios e estádios, ainda que de propriedade privada. A proibição se estende a postes de iluminação pública, sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes e paradas de ônibus, árvores, muros e cercas.
  • Propaganda permitida na rua – É permitido colocar bandeiras na rua, desde que não atrapalhem o trânsito de pessoas e veículos, no período entre 6h e 22h. Também é permitido colar adesivo (de 50 cm x 50 cm) em carros, motos, caminhões, bicicletas e janelas residenciais.
  • Propaganda em veículos – “Envelopar” o carro (cobri-lo totalmente com adesivo) com propaganda eleitoral está proibido. No máximo, poderá ser adesivado o para-brisa traseiro, desde que o adesivo seja microperfurado, ou colocar em outras posições adesivos que não passem de meio metro quadrado.
  • Distribuição de brindes – Durante a campanha eleitoral, é vedado ao candidato ou comitê confeccionar e distribuir aos eleitores camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou outros bens.
  • Outdoor – É vedada a propaganda eleitoral em outdoors, inclusive eletrônicos.
  • Alto-falantes – O uso de alto-falantes ou amplificadores de som é permitido de 27 de setembro a 14 de novembro entre 8h e 22h. Porém, os equipamentos não podem ser usados a menos de 200 metros de locais como as sedes dos Poderes Executivo e Legislativo, quartéis e hospitais, além de escolas, bibliotecas públicas, igrejas e teatros (quando em funcionamento).
  • Cabos eleitorais – A contratação de cabo eleitoral é permitida, mas respeitando alguns critérios conforme a quantidade de eleitores no município.
  • Comícios – A realização de comícios e o uso de aparelhos de som serão permitidos de 27 de setembro a 12 de novembro entre 8h e a meia-noite, exceto o comício de encerramento da campanha, que poderá prosseguir até as 2h da manhã.
  • Trio elétrico – É proibido o uso de trios elétricos em campanhas, exceto para a sonorização de comícios. A circulação de carros de som e minitrios é permitida em comícios, passeatas, carreatas e caminhadas, mas desde que observado o limite de 80 decibéis, medido a sete metros de distância do veículo.
  • Showmício – É proibida a realização de showmício para promoção de candidatos, assim como a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício e reunião eleitoral.

Eleitor

  • O que pode usar – É permitido a qualquer tempo o uso pelo eleitor de bandeiras, broches, adesivos, camisetas e outros adornos semelhantes como forma de manifestar preferência por partido político ou candidato.
  • Prisão – A partir de 10 de novembro, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto.

Debates

  • Critério – É permitida a realização de debates promovidos por rádios ou canais de televisão, sendo assegurada a participação de candidatos dos partidos com representação no Congresso Nacional, de, no mínimo, cinco parlamentares.
  • Prazos – Dia 12 de novembro é o último dia para a realização dos debates, admitida a extensão até as 7h de 13 de novembro.

Véspera da eleição

  • Atividades permitidas – Até as 22h de 14 de novembro, pode haver distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, passeata ou carro de som.
  • ‘Santinhos’ – Jogar no chão “santinhos” ou material de propaganda no local de votação ou nas vias próximas, ainda que na véspera da eleição, configura propaganda irregular, sujeitando-se o infrator a multa. O candidato beneficiado que tiver conhecimento da prática também poderá ser punido.

Dia da eleição

  • Uso de máscara – obrigatório (quem chegar ao local de votação com o rosto descoberto poderá ser barrado na entrada).
  • Álcool gel – eleitor deverá passar álcool em gel nas mãos antes e depois de votar.
  • Horário de votação – o período de votação foi ampliado. Será das 7h às 17h, com horário preferencial de 7h às 10h para maiores de 60 anos
  • Caneta – O TSE recomenda aos eleitores que levem a própria caneta para assinar o caderno de votações e que o eleitor permaneça pelo tempo mínimo necessário na seção.
  • Crimes – Constituem crime, no dia da eleição o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata; arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca de urna; divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos; publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento de conteúdos nas aplicações de internet (podendo ser mantidos em funcionamento as aplicações e os conteúdos publicados anteriormente).
  • Manifestação silenciosa – No dia da eleição, estão permitidas manifestações individuais e silenciosas da preferência do eleitor pelo uso de camisetas, bandeiras, broches e adesivos.
  • Aglomeração de apoiadores – Estão proibidas aglomerações de pessoas com roupa padronizada até o término do horário de votação.
  • Nenhuma descrição disponível.

Coluna do Domingão por Nill Júnior ( 27 de setembro de 2020 )

Blog Nill Júnior 

Aeroporto funcionando é obrigação!!

As lideranças políticas votadas em Serra Talhada, incluindo o Governador Paulo Câmara, o Deputado Federal Sebastião Oliveira, o Estadual Rogério Leão, o prefeito Luciano Duque, os vereadores, todos, cada um no seu quadrado, devem à cidade o início das operações da Azul no Aeroporto Santa Magalhães.

As lideranças políticas votadas na região, incluindo o Governador Paulo Câmara e sua equipe, os Deputados da ala governista aqui votados , os prefeitos da região, os vereadores, todos, cada um no seu quadrado, devem ao Pajeú o início das operações da Azul no Aeroporto Santa Magalhães.

Não é favor, é compromisso firmado, é palavra empenhada, é projeto que teve início, meio e, obrigatoriamente, precisa ter sua conclusão.

Infelizmente, nossos resquícios culturais do coronelismo estrutural, criam situações inusitadas, pra não dizer ridículas.

Nós – a sociedade – creditamos a quem apela nossa confiança um mandato eletivo muito bem remunerado, com conforto, gabinete, assessores, motorista, palácio pra morar, o das Princesas, gabinete funcional, sala equipada do que há de mais moderno, carro oficial com motorista, reembolso por alimentação, estrututa administrativa, etecétera.

A esses agentes públicos esperamos ao menos, se não for pedir demais, o cumprimento de suas obrigações executivas e legislativas. Mas, dada nossa formação que vem do tempo dos coronéis, cumpridos os compromissos pactuados com nosso povo, ainda somos levados ao bate palmas, “muito bem dotô”, chalerado em rede social, compartilhar card do tipo “Fulano trouxe”, e atitudes similares.

Dá asco ver… mas é o que se vê.  Registrar que determinada autoridade “cumpriu aquela missão para a qual se propôs para pedir e ganhar nosso voto” era o justo e devidamente adequado para conquistas como a anunciada para este fim de ano: o início das operações da Azul no Aeroporto Santa Magalhães.

Todos os agentes políticos votados na região, cada um no seu quadrado, tem obrigação de pressionar e agir para celeridade no início das operações.

Tudo isso pra no final a gente ouvir a aeromoça informar:

“Senhoras e senhores passageiros.  Obrigado por obrigatoriamente escolherem a Azul. Sigam as instruções e em caso de despressurização máscaras de oxigênio cairão.  Coloque primeiro a sua e depois nos políticos que querem ser pais da criança. Não fizeram mais que a sua obrigação.  Vai subir! Boa viagem!!”

Tá demais

Na vida, todos somos livres. Mas se Sidney Cruz, Roberto Guarda, Zé Negão e Renon de Ninô não se questionam e usam por estratégia só bater em Sandrinho e Daniel, porque não aceitaram se unir em um único projeto?

É o amor?

A questão não está em criticar os governistas, no que tem todo direito. Mas trocam tantas figurinhas e afagos nos debates que acabam dando impressão de jogo combinado. No mínimo estranho.

É Federal?

Victor Oliveira, que registrou sua candidatura no limite do prazo em Serra Talhada, quer mesmo, dizem, se cacifar para Deputado Federal.  Aí residiria a “incompatibilidade de gênios” com Sebastião Oliveira.

Aprovação de Evandro

Segundo a pesquisa do Instituto Múltipla divulgada quinta, a gestão de Evandro Valadares tem aprovação de 70,8%, com desaprovação de 22,4% e 6,8% que não opinaram.  Chamados a classificar a gestão, 40,8% disseram que é boa, 33,2% regular, 11,6% ótima, 8% péssima e 5,6% ruim.

Da série perguntas que ficaram sem resposta

Porque Zé Marcos não se alinhou a Romério Guimarães, ajudando por tabela Evandro Valadares? Uma certeza é que o médico candidato é uma liderança inquestionável, mas para muitos não tem o traquejo que a politica exige quando é contrariado.  Se sabe  que vai perder um apoiador, ao invés de tentar reverter, se intriga.

Faltou ler

O debate dos candidatos a vice de Serra Talhada foi o que mostrou menor reconhecimento das regras, mesmo enviadas uma semana antes. Véi das Verduras e Jesus Mourato aparentam não ter decorado o roteiro. Márcio Oliveira não fixou o tempo em um dos blocos.  “São dois ou três minutos?” E Eliane Oliveira queria um direito de resposta não previsto nas regras.

Pajeú Blanc

Afogados, São José do Egito e Serra puxaram a discussão da Lei Aldir Blanc, unificando caminhos para acesso ao recurso. Em Afogados, Edgar Santos iniciou os debates em maio, garantindo transparência. A oficina promovida pela Amupe com apoio da Astur, ministrada por Isabelly Moreira ajudou mais de 100 municípios a encontrar a melhor forma de executar a lei.

Fura fila

Sebastião Oliveira não gostou de ver Felipe Carreras dando data para o início dos voos da Azul em Serra Talhada.  Já Paulo Câmara e seu staff não gostaram de ver os dois se adiantando a um anúncio oficial.

Questão de honra

O Múltipla e o blog tem dois desafios para cravar o resultado do pleito : Serra Talhada, onde deve fazer a última pesquisa no limite do prazo legal e Arcoverde, uma das novidades da parceria esse ano.

Frase da semana:

“Tá muito difícil de a gente se concentrar com uma mundiça na porta da rádio”.

De Eliane Oliveira, candidata a vice do PSL, reagindo à militância governista que, contrariando orientações, se acumulou na Praça Barão do Pajeú durante debate na Cultura FM.

Recomendação do MPPE sobre cumprimento das medidas sanitárias no período de campanha eleitoral

Blog Repórter do Sertão /

O Ministério Público de Pernambuco através da promotora de justiça Luciana Castelo Branco, da Comarca de Itapetim, emitiu recomendação aos municípios de Itapetim, Brejinho e Santa Terezinha, no sentido de cumprir as medidas sanitárias estabelecidas em decretos, durante a campanha eleitoral, em razão da pandemia do coronavírus.

Veja recomendações clicando nos links abaixo:

Eleições 2020: Brasil bate recorde de candidatos inscritos. (517.786 solicitações)

O número de candidatos inscritos na Justiça Eleitoral bateu neste ano o recorde visto em 2016: são mais de 517.786 solicitações, segundo atualização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 14h28. É a maior quantidade de candidatos em eleições no Brasil. Desse número, porém, nem todos foram deferidos. O registro de candidatura termina às 19h deste sábado (26). O TSE ainda levará alguns dias para registrar todas as candidaturas aprovadas ou rejeitadas. Em 2016, o tribunal recusou 5,62% dos pedidos. Há quatro anos, o motivo mais frequente da cassação ou de indeferimento dos pedidos era justamente a falta de um dos requisitos de registro (77,21% das recusas). Em 2012, houve 482.868 candidatos nas eleições municipais.

Rogério Leão deixa UTI após melhora no quadro de saúde

A assessoria do deputado estadual Rogério Leão informou ao Blog do Nill Júnior que ele deixou a UTI do Hospital Santa Joana.

O parlamentar precisou ser internado na Unidade de Terapia Intensiva após piora no quadro de saúde provocado pela Covid-19.

Rogério Leão anunciou que contraiu a doença na última semana em comunicado publicado nas redes sociais.

Brejinho entre as 10 melhores Educação de PE

Nenhuma descrição disponível.

Nenhuma descrição disponível.O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE), divulgou, nesta quarta-feira (23), o resultado geral do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe), bem como os melhores resultados apresentados por escolas municipais e estaduais, municípios e Gerências Regionais de Educação (GREs). A premiação aconteceu no Salão das Bandeiras do Palácio do Campo das Princesas e contou com a presença do governador Paulo Câmara, secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio, além de secretários municipais de Educação, gestores de escolas e de GREs. Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, a solenidade foi transmitida pela internet, respeitando o distanciamento social e todos os protocolos de segurança para a contenção da Covid-19.

“Olá, minha gente, estou muito feliz com o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) 2019. Brejinho, mais uma vez, se destaca ficando entre os 10 municípios com a melhor educação de Pernambuco. Primeiro recebemos o resultado do IDEB, onde a nossa cidade alcançou nota 7.0, superando a meta e também ganhando grande destaque. Todo esse avanço na nossa educação nos deixa feliz, porque temos a certeza de que o nosso esforço por um ensino de qualidade tem obtido resultados cada vez mais positivos.
Agradeço a secretária, Silvana Teles, e toda equipe da Secretaria pelo excelente trabalho que vêm desempenhando. Agradeço também aos professores, às equipes pedagógicas, aos gestores, aos familiares e estudantes. Essa é uma conquista de todos. Parabéns Brejinho!” Pontuou Tania Maria ao blog.

Brejinho também foi premiado pelo  Instituto Rui Barbosa, o Iede e 28 Tribunais de Contas do país com jurisdição na esfera municipal realizou um trabalho de pesquisa e estudo com os objetivos de Reconhecer e dar visibilidade às redes de ensino municipais que estão realizando um trabalho de destaque no ensino fundamental; e Identificar e documentar as práticas pedagógicas e de gestão empregadas por essas redes, de modo que possam servir de inspiração para outros municípios com resultados educacionais não tão satisfatórios. Os resultados da pesquisa “Educação que Faz a Diferença” , o evento foi promovido pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) e o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), em parceria com os 28  Cortes de Contas do País. ” a Terra Mãe do Rio Pajeú ficou entre as  100 melhores educação  dentre os 5.570 municípios brasileiro.  A Premiação foi em junho deste.

Brejinho tem 1.514 alunos matriculados no Ensino Municipal, 12 Escolas na Rede Municipal, com 125 profissionais da Educação(Professores e auxiliares educacionais).

Luciano Moreira se apresenta confiante que pode vencer eleição em Ingazeira

Por Anchieta Santos

Pré-candidato a Prefeitura de Ingazeira pela coligação Podemos/MDB, o empresário Luciano Moreira abriu na quinta-feira (24), a série de entrevistas promovida pela Rádio Cidade FM.

Moreira garantiu ser conhecido por 90% da população ingazeirense e vai disputar a Prefeitura, ao aceitar o convite de importantes lideranças a partir de Mário Viana Filho.

Ex-aliado do atual adversário Luciano Torres, Luciano Moreira relatou ter votado em Lino Morais por admiração, mas que na eleição passada já estava descontente com Torres. “Nunca fui convidado por ele pra nada, nem mesmo para me filiar ao partido”.

Negou contribuir com o desmatamento ao assegurar ser dono de propriedade de 700 hectares, onde 300 são para manejo de algaroba. E esta madeira ele disse comercializar mesmo.

Provocado a falar sobre o tratamento do lixo, disse que construirá um aterro sanitário na cidade, mas mostrou desconhecer o valor da ação. Moreira deixou claro não saber o percentual de saneamento de Ingazeira, e disse identificar a necessidade de cuidar do esgotamento de Santa Rosa, pelo mau cheiro observado no povoado.

Assegurou que Mário Viana como liderança que é, estará presente na campanha. Disse que Itan Fernandes deixou o bloco de oposição porque fez exigências de excluir Mário Viana do grupo. Informou que o vereador Aécio Bezerra, não foi pra reeleição para coordenar a campanha e jamais pela dificuldade imposta pela chapa proporcional.

O coeficiente eleitoral para um partido fazer um vereador é atingir em Ingazeira entre 350 e 380 votos. A chapa Podemos/MDB tem 7 nomes, sendo 4 no primeiro e 3 no segundo.

Confiante, Moreira disse que sua coligação pode fazer até 5 vereadores. Ele prometeu fazer concurso publico, elogiou Lino Morais por pagar os salários em dia e o bom enfrentamento a pandemia do novo Coronavirus.

Elogiou o trabalho dos professores, mas não conseguiu citar nenhum programa da educação e muito menos da saúde que são atualmente desenvolvidos.

Eleitor de Bolsonaro, elogiou o crescimento da popularidade do presidente no Nordeste e criticou o Governo Paulo Câmara.

Na declaração de bens à Justiça eleitoral, Luciano Moreira revelou ser milionário, mesmo assim confirmou durante a entrevista, que suas filhas se cadastraram e receberam o Auxílio Emergencial que objetiva fornecer proteção emergencial a quem perdeu renda durante a pandemia do novo coronavírus. “Elas se enquadram no programa. São independentes”, concluiu. Por fim, negou ser inimigo de Luciano Torres, e se mostrou confiante na vitória.

Cresce número de cidades com mais eleitores que habitantes no Brasil

O número de cidades com mais eleitores que habitantes cresceu 60% desde as últimas eleições, em 2018. Atualmente, são 493 municípios nesta situação. É o que mostra um levantamento do G1 com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do IBGE. Há dois anos, eram 308.

Segundo especialistas e integrantes de tribunais regionais eleitorais, as diferenças podem ser explicadas por defasagem nas estimativas de população, disputas territoriais, migrações e fraudes.

O município com a maior diferença proporcional é Severiano Melo (RN), que tem 6.482 eleitores registrados, mas apenas 2.088 habitantes, segundo estimativa do IBGE divulgada em julho de 2020. O número de pessoas aptas a votar na cidade, portanto, equivale a 310% da população.

De acordo com a prefeitura, o município conta com áreas de disputa territorial com vizinhos. São sítios e comunidades cujas pessoas se identificam como de Severiano Melo e são atendidas pelo município, mas nos mapas pertencem a municípios próximos, como Itaú e Apodi.

A biometria confirma essa diferença. São 6.405 com registro biométrico na cidade, quase a mesma quantidade de eleitores.

“O TSE tem os dados censitários dos adultos e o IBGE tem uma estimativa. Por que isso pode dar diferença? Porque nós temos um processo migratório muito intenso ainda”, afirma Emerson Cervi, professor de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O cientista político ressalta que há uma mudança de população da região Sul para o Norte, além das migrações que ocorrem dentro de cada região. E essas alterações mais recentes não são captadas pelo IBGE. “O último Censo é de 10 anos atrás. Então é uma aproximação.”

Outra diferença é que o IBGE considera o domicílio civil, onde a pessoa efetivamente mora. Já o TSE leva em conta o domicílio eleitoral, que pode ser o lugar em que o eleitor tenha “vínculo político, familiar, afetivo, profissional, patrimonial ou comunitário”.

Ou seja, se a pessoa morava em um município e se mudou para estudar ou trabalhar, pode continuar votando na cidade de origem. Se tem um imóvel ou interesses comerciais em outra cidade, também.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), isso é mais comum em municípios pequenos, que oferecem poucas oportunidades de emprego.O levantamento mostra que a maior parte das cidades nessa situação é de pequeno porte: 475, ou 96% do total, têm menos de 10 mil habitantes. Dessas, 402 têm menos de 5 mil habitantes.Um dos municípios de maior porte na lista é Cumaru (PE), que também tem o maior número absoluto de eleitores a mais que habitantes: 5.143. São 15.335 eleitores registrados e 10.192 habitantes.

A prefeita de Cumaru, Mariana Medeiros, afirma que o número de habitantes da cidade foi superestimado no Censo 2000, que registrou 27.489 pessoas. No Censo 2010, o número caiu para 17.103, que, segundo ela, era o correto. Essa tendência de queda acabou sendo projetada nas estimativas de população para 2020.“Cumaru nunca teve 27 mil habitantes. Se tivesse acontecido essa queda toda, teria um monte de casas abandonadas na cidade. Mas a cidade só cresceu nos últimos 20 anos”, diz ela. “Não temos 10 mil habitantes como diz o IBGE. Só a Secretaria de Saúde tem 15.800 moradores registrados.”Ela diz que há vários processos na Justiça para revisão da população, mas estima que só vai conseguir uma mudança com o próximo Censo, previsto para 2022.O estado com maior número de municípios do país, 853, também lidera entre os que têm mais eleitores que habitantes: são 118 nesta situação em Minas Gerais.Em seguida está o Rio Grande do Sul, com 61 municípios, que têm 10.914 eleitores a mais.

O estado com a maior proporção de municípios com mais eleitores é Goiás. São 58 nesta situação, ou 23,5% do total.

Itapetim comemora resultado no Idepe

A Educação de Itapetim, está comemorando o resultado do Prêmio Idepe, anunciado nesta quarta-feira (23), pelo Governo de Pernambuco.

O município ficou entre na sétima posição – dos cento e oitenta e quatro municípios do Estado.

“Os professores e toda a equipe da educação estão de parabéns por esta conquista. Muito orgulho pelo que estamos conquistando com o nosso trabalho: primeiramente, o Ideb (avaliação nacional) e agora o Idepe (estadual)”. Pontuou a ProfªLuciana  Paulino- Secretaria de Educação de Itapetim.

O resultado foi comemorado pelo prefeito, Adelmo Moura, em nota nas redes sociais. Leia:
“É com muita alegria que recebemos a notícia que ficamos entre os 10 primeiros no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Idepe) entre os 184 municípios de Pernambuco. Os professores e toda a equipe da educação estão de parabéns por esta conquista.
Muito orgulho pelo que estamos conquistando com o nosso trabalho: primeiramente, o IDEB (avaliação nacional) foi um sucesso. Ficamos em 7° em Pernambuco. E agora temos o resultado da avaliação estadual, que também teve um ótimo destaque. A educação de Itapetim está melhorando cada vez mais. Este é mais um sinal que a gestão respeita as pessoas do município”, disse o gestor.

A Rede Municipal de Ensino do Ventre Imortal da Poesia conta com cerca de 2.500 alunos e  14 escolas. Entre professores e auxiliares/cuidadores são cerca de 250 profissionais.

 

Homem é morto a tiros e mulher fica ferida em Tabira

Blog J Campos /

Na manhã da sexta-feira (25), por volta das 07h20, a guarnição Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), foi acionada via Central de Comunicação (CECOM), informando que na rua Petrônio Portela, Nº 133, Bairro João Cordeiro, em Tabira -PE, um homem havia sido alvejado por disparos de arma de fogo e encontrava-se caído. Segundo populares, a vítima ainda apresentava sinais de vida.

De imediato a GT juntamente com o Grupamento de Atendimento a Emergência e Resgate (GAER), deslocaram-se ao endereço mencionado, onde foi constatado a veracidade das informações, mas a vítima já estava em óbito e o local teve que ser isolado.

O homem foi identificado como E. V. S, 35 anos, solteiro, agricultor, natural de Tabira-PE, e sua companheira D.F.S.M, 36 Anos, solteira, técnica em enfermagem, também de Tabira -PE, a qual um dos disparos atingiu sua perna esquerda na região da coxa. A mesma foi socorrida ao Hospital Municipal Dr. Luiz José Da Silva Neto por populares.

Segundo a vítima a Técnica de Enfermagem disse que  na noite anterior ao fato, um veículo branco passou por diversas vezes defronte a sua residência, mas na manhã do crime ela não soube informar a forma de aproximação dos imputados.

A partir do momento que o local foi isolado a ocorrência foi repassada a Polícia Militar. O caso será investigado pela Polícia Civil.

 

Calumbi / Joelson tem derrota em ação e contas de 2012 continuam rejeitadas

Candidato ainda nao registrou candidatura e só tem até amanhã . Seu nome apareceu na lista do TCE ao TRE porque teve conta rejeitada por colegiado

O Juiz Marcus César Sarmento Gadelja negou o pedido na Ação Anulatória de Ato Administrativo c/c Pedido de Tutela Provisória de Urgência, interposta por Erivaldo José da Silva, Joelson, do Avante.

Ele alegou que o julgamento das contas da administração municipal, pela Câmara Municipal de Calumbi/PE, referente ao exercício de 2012, quando era Prefeito, teve “nulidade do dito ato”, em razão da ausência de citação prévia para que pudesse apresentar resposta, o que tornou impossível a sua defesa.Até agora, apenas Sandra da Farmácia, do PT registrou sua candidatura . Joelson e a oposição ainda nao registraram candidatura e só tem até amanhã . Seu nome apareceu na lista do TCE ao TRE porque teve conta rejeitada por colegiado.

~~~Giro pelos Blog’S–( Sábado 26.09.2020)~~

Bolsonaro fora da eleição

Com agenda marcada para Pernambuco na próxima quinta-feira, quando cumprirá uma agenda hídrica, inaugurando a Adutora do Pajeú, com uma visita pelo meio ao Ramal do Agreste, o presidente Bolsonaro mandou um recado, ontem, pelas redes sociais, aos que estão forçando a barra na identificação das suas candidaturas com o Palácio do Planalto. Afirmou que não deem crédito a quem aparecer em campanha informando que tem o seu apoio.

Com isso, o presidente quer dar um basta aos que insistem em explorar a sua imagem, principalmente agora quando sua popularidade volta aos patamares anteriores de popularidade, na campanha para prefeito, principalmente nas capitais. No caso do Recife, dois candidatos querem e trabalham o tempo todo pelo apoio do presidente: Alberto Feitosa, do PSC, e Marco Aurélio, do PRTB. Mendonça Filho, do DEM, trabalha também o eleitorado de centro direita.

É esse segmento que deu a Bolsonaro 44% das intenções de voto no Recife na eleição presidencial de primeiro turno em 2018 e 48% no segundo turno. Impossível imaginar que alguém que votou em Bolsonaro, considerado na época como um candidato conservador e de direita, possa votar num candidato de esquerda no Recife, que seriam as opções Marília Arraes, do PT, e João Campos, do PSB.

Bolsonaro decidiu, não se sabe lá por quais razões, ficar de fora da disputa municipal em primeiro turno. Há quem admita que esse envolvimento só venha a se dar de fato no segundo turno nas capitais. Um dos fatores que teriam convencido o presidente a não se comprometer com candidatos em primeiro estaria relacionado ao fato de não estar filiado a partido algum, tendo recentemente deixado o barco do PSL, por desentendimento com o presidente nacional da legenda, Luciano Bivar.

Era de se esperar que Bolsonaro abrisse uma exceção para o Rio, sua principal base eleitoral, por onde conquistou todos os seus mandatos de deputado federal antes de virar presidente da República. Mas o tempo está mostrando, na prática, que não haverá exceção e que qualquer carimbo de Bolsonaro com as urnas municipais se dará apenas no segundo turno.

Adutora – Pela programação inicial, a aeronave do presidente pousará em Campina Grande. De lá, Bolsonaro segue de helicóptero para a estação de bombeamento da bacia do projeto de Transposição em Sertânia, de onde seguirá a água para a Adutora do Pajeú, região formada por 17 municípios, entre eles Afogados da Ingazeira, sede da Diocese Católica. A adutora deu uma alavancada no abastecimento de água de vários municípios. São José do Egito, berço da poesia e do repente nordestino, saiu do colapso de abastecimento de água depois da instalação da adutora.

Ramal do Agreste – Está na agenda do presidente, também, uma vistoria às obras do Ramal do Agreste, projeto orçado em mais de R$ 1 bilhão, que levará água para mais de 60 municípios pernambucanos entre o Agreste e Sertão, atingindo, inclusive, Caruaru, que sofre hoje colapso em seu abastecimento. Os efeitos do Ramal também serão sentidos no polo de confecções do Agreste, cujo coração é Santa Cruz do Capibaribe, onde o apresentador Ratinho, do SBT, está abrindo um shopping popular orçado em mais de R$ 30 milhões.

Protesto – Um ato com cruzes, caixões e carteiras escolares aconteceu na manhã de ontem, no Pátio da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, na Avenida Dantas Barreto, no Centro do Recife. A ação foi realizada em protesto contra o decreto que determina a volta às aulas presenciais no Estado, a partir de 6 de outubro, para alunos do 3º ano do ensino médio. A manifestação foi organizada pelo Sindicato dos Professores da Rede Municipal do Recife (Simpere). De acordo com participantes do ato, a retomada das atividades coloca em risco a saúde de alunos, parentes e professores. Em Pernambuco, os estudantes estão com as aulas presenciais suspensas desde março, como medida de prevenção à pandemia do novo coronavírus.

Emergência – Em Pernambuco, 114 dos 184 municípios estão em situação de emergência devido à estiagem prolongada. O decreto, válido por 180 dias, determina que as localidades afetadas pela falta de chuva recebam recursos e auxílios para lidar com o problema.  Em 11 de setembro, foi publicado no Diário Oficial do Estado o decreto de situação de emergência para 55 municípios pernambucanos. Posteriormente, no dia 19 do mesmo mês, essa lista aumentou, com a inclusão de outras 59 cidades. Segundo o secretário-executivo da Defesa Civil, coronel Lamartine Barbosa, os valores destinados para cada cidade variam de acordo com o planejamento e a necessidade do local.

CURTAS

REDE BOLSONARISTA – Investigado em dois inquéritos do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre propagação de notícias falsas e financiamento de atos antidemocráticos, o empresário Otávio Fakhoury, apoiador de primeira hora do presidente Jair Bolsonaro, quer montar uma rede de comunicação conservadora de direita no Brasil. O projeto inclui o controle sobre emissoras de rádio e uma rede de TV. “Tenho em papel ainda o projeto de estação de rádio e de rede de televisão que é algo que eu não tinha estudado, mas me foi oferecida uma participação. Não foi adiante, mas sei que existem interessados. Está no meu radar”, disse ele.

APOIO DO BNDES – O projeto, segundo Fakhoury, alia suas posições políticas pessoais e interesses empresariais. Para ele, o Brasil não tem hoje um veículo de comunicação de direita fora da mídia alternativa. “O mercado hoje não tem isso. É vantajoso porque não vejo no mercado hoje uma rede de rádio ou televisão com viés de direita. Se algum anunciante quiser, não tem”, afirmou. Para viabilizar o projeto, Fakhoury conta com parcerias de empresários amigos e diz que, se necessário, vai buscar financiamento no sistema bancário, inclusive o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), controlado por Bolsonaro.

Perguntar não ofende: E o projeto Renda Brasil foi para as cucuias?

Coluna da Folha / Edmar Lyra

Patrícia x Mendonça: um jogo de vida ou morte 

A pesquisa Ipespe em parceria com a Folha de Pernambuco trouxe um elemento muito importante na disputa pela prefeitura do Recife. Além da disputa familiar entre João Campos e Marília Arraes, a Delegada Patrícia Domingos e Mendonça Filho prometem fazer uma disputa fratricida pela hegemonia da direita na capital pernambucana.

Apesar de um empate técnico entre Patrícia e Mendonça, a primeira com 14% e o segundo com 13%, existem nuances que apontam para um jogo de vida ou morte em novembro para os dois. Eles disputam uma mesma faixa de eleitorado, e se repetir o histórico de eleições anteriores, um deles tende a minguar muito até o dia 15 de novembro para que o outro tenha alguma chance de chegar ao segundo turno.

A favor de Patrícia pesam a sua baixa rejeição, apenas 26% e seu alto desconhecimento, 37%. Essa mistura permite avaliar que a delegada tem muita condição de crescer, mesmo sem ter uma grande estrutura. Seu caminho pode ser a classe média, público refratário ao PSB e ao PT, e mais afeito às redes sociais, que é onde a delegada pode se fortalecer, uma vez que terá um guia eleitoral pequeno.

Mendonça Filho por sua vez, tem ao seu favor o segundo maior guia eleitoral da disputa, ele terá que ser utilizado de forma competente para que o eleitor que rejeite o PT e o PSB o identifique como a melhor opção, porém com 92% de conhecimento do eleitorado, 57% de rejeição e apenas 13% de intenção de voto, Mendonça terá um desafio hercúleo nesta campanha para apresentar algum tipo de competitividade, uma vez que esses dados em conjunto apontam para uma desidratação no decorrer da campanha como aconteceu em 2012 com o próprio Mendonça e com Cadoca em 2008.

O fato é que o voto útil poderá ser fatal para Mendonça ou Patrícia na reta final da eleição, e a dúvida é se vai prevalecer a altíssima rejeição de Mendonça ou a pequena exposição de Patrícia para saber quem terá condições de chegar ao segundo turno.

Denunciado – A Lava Jato do Rio de Janeiro denunciou Frederick Wassef, ex-advogado da família Bolsonaro, pelos supostos crimes de peculato e lavagem. A denúncia foi na Operação E$quema S. Era na casa de Wassef, em Atibaia, que estava escondido o ex-assessor Queiroz.

Guia – A Justiça Eleitoral divulgou a tabela com a representatividade dos partidos na Câmara dos Deputados para a distribuição do tempo da propaganda eleitoral no rádio e na televisão. A Portaria TSE 722/2020 foi publicada nesta sexta-feira (25). PT, PSL e PP ficam com os maiores tempos. 60% do tempo irá para os candidatos a prefeito e 40% para os vereadores.

Vaga – O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, informou que se aposentará em 13 de outubro, três semanas antes do previsto. A saída do decano abre a primeira vaga no STF durante o governo de Jair Bolsonaro, a quem cabe indicar o substituto. O novo nome indicado dependerá também da aprovação da maioria absoluta do Senado.

Inocente quer saber – O segundo turno é fato consumado no Recife?

Professores da rede estadual de Pernambuco deflagram estado de greve

Diário de Pernambuco

Contrários ao retorno das aulas presenciais em Pernambuco, professores da rede estadual deflagraram estado de greve em assembleia virtual realizada na tarde desta quinta-feira (24). A retomada das atividades, começando pelo ensino médio, foi anunciada pelo governo do estado na última segunda-feira (21).A previsão é de início das aulas presenciais no dia 6 de outubro para o terceiro ano do ensino médio; no dia 13 para o segundo ano e no dia 20 para o primeiro ano. Ainda não há definição de cronograma para o ensino fundamental e a educação infantil.

O governo de Pernambuco anunciou, na tarde dessa segunda-feira (21), o retorno das aulas presenciais em escolas da educação básica do estado para o dia 6 de outubro tanto para unidades da rede pública quanto para as particulares em todas as regiões do estado. Na primeira etapa, a volta às aulas envolve apenas o terceiro ano do ensino médio. A volta será opcional e caberá aos pais ou a estudantes com 18 anos ou mais decidir sobre frequentar ou não as atividades presenciais. O modelo remoto de ensino deve continuar sendo oferecido. Pessoas que fazem parte do grupo de risco da Covid-19 devem continuar trabalhando ou assistindo às aulas no modo remoto

Jovem de 27 anos morre esmagado por pedra na zona rural de Serra Branca, PB

Uma tragédia foi registrada nesta quarta-feira (23), no município de Serra Branca, Cariri paraibano. O jovem Marcos Antônio Alves da Costa, de 27 anos, saiu com um amigo para caçar no final da tarde, quando foi atingido por uma pedra, que acabou tirando sua vida.
De acordo com um amigo de Marcos, que estava com ele antes do incidente, eles se dividiram para a caçada e em certo momento ouviu um grande barulho e tentou localizar de volta Marcos, que não retornou, e foi aí que ele desconfiou que algo havia acontecido.
Outras pessoas foram contactadas e passaram a noite a procura do jovem, mas só no início da manhã desta quinta-feira (24) e com a ajuda de um drone, o corpo foi encontrado embaixo de uma pedra gigante num serrote que está localizado no sítio Açudinho, zona rural de Serra Branca.
Segundo relato de populares que estavam no local, a pedra deve pesar mais de 2 toneladas (2 mil Kg) e somente com a ajuda de uma retroescavadeira poderá ser retirada.

~~~~Giro pelos Blog’S–( Sexta-feira 25.09.2020)~~~~

Seletiva – Com o objetivo de incentivar a leitura dos estudantes da rede Municipal de Quixaba, a Secretaria Municipal de Educação, promoveu esta semana a Seletiva Municipal do ‘Concurso Ler Bem’, direcionada aos estudantes do 4º ano, vencedores da fase escolar. Os mesmos foram avaliados nos critérios espontaneidade, entonação da voz e aplicação de pausas necessárias pela pontuação. Nesta seletiva, Ariane Ledite Marques de Sousa Carneiro, estudante da Escola Municipal São Miguel, localizada no Sítio Gatos, foi selecionado para representar o município na etapa regional. “Este concurso é uma iniciativa da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores de Pernambuco (ASPA) em parceria com as Secretarias de Educação, visando desenvolver atividades que promovam a formação de jovens leitores, integrando escolas públicas municipais, educadores e pais de alunos”, pontuou o Secretário Municipal de Educação, Danilo Cordeiro Nunes.

Coletiva – O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realiza, nesta sexta-feira (25/09), às 10h, entrevista coletiva sobre a campanha eleitoral que, de acordo com a legislação, começa no próximo domingo (27/09). Participarão da entrevista o presidente e o vice-presidente do Tribunal, desembargadores Frederico Neves e Carlos Moraes. Além deles, estarão presentes os três juízes da Propaganda Eleitoral no Recife – José Júnior Florentino, Virgínia Gondim e Nildo Nery Júnior – e o diretor-geral do TRE, Orson Lemos. A entrevista acontecerá no Pleno do TRE-PE. Todo o ambiente será controlado para evitar risco de contágio pelo novo coronavírus.A entrevista também será transmitida pelo canal do TRE no YouTube. (https://www.youtube.com/c/TribunalRegionalEleitoraldePernambuco/featured)

Boletim – Nesta quinta-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde de São Caetano no agreste pernambucano, foi registrado 01 (um) caso positivo de Covid-19, 06 (seis) casos recuperados.

Agenda – O Governador Paulo Câmara, estará nesta manhã, na cidade de Santan Cruz do Capibaribe, acompanhado do deputado estadual Diogo Moraes, onde terá uma agenda extensa, confira: 9 horas – Inauguração da 1ª etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário; Ação de reflorestamento do Rio Capibaribe e Apresentação da obra da Adutora do Alto Capibaribe, Local: ETE Rio Capibaribe – Bairro: Oscarzão; 11:15 horas – Visita às obras da ponte sobre o Rio Doce (Ponte Velha), Local: Ponte que faz a ligação da Avenida Prefeito Teófanes Ferraz Torres Filho com a Avenida João Francisco Aragão , 11:50 horas – Visita às obras do Novo Atacadão, Local: Rod. PE 160 / Km 12 (ao lado do Moda Center)

Calumbi – A Secretaria Municipal de Saúde, informa que nesta sexta-feira (25) haverá atendimento médico e de enfermagem no Posto de Saúde MORADA; na próxima quarta-feira (30) haverá moldagem, prova e algumas entregas de próteses dentárias no Posto de Saúde da comunidade do Tamboril, na quinta-feira 1º de Outubro, moldagem, prova e algumas entregas de prótese dentárias na UBS de Roças Velhas.

Cirurgia – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou a São Paulo no início da noite desta quinta-feira (24) para fazer uma cirurgia na bexiga nesta sexta-feira (25) no hospital Albert Einstein, na Zona Sul da capital paulista. O presidente tem um cálculo vesical, uma pedra que se acumula na bexiga. De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência, Bolsonaro dará entrada no Einstein na manhã desta sexta. A cirurgia será feita pelo médico urologista Leonardo Borges e está marcada para 10h30. Um cardiologista acompanhará o procedimento e a data de saída do hospital será avaliada após a cirurgia.

Perguntar não ofende – Por que tem político que muda de posicionamento de um dia para outro?

Dando a volta por cima

Após cair ao longo do primeiro ano de Governo, a popularidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disparou neste mês, na comparação com dezembro do ano passado, segundo pesquisa do Ibope contratada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O levantamento mostra que a fatia da população que considera o governo ótimo ou bom é de 40%, 11 pontos a mais do que em dezembro de 2019 (29%). O índice é o maior desde o início do mandato.

A avaliação negativa, ou seja, aqueles que classificam a administração federal como ruim ou péssima caiu de 38% para 29% em nove meses. Entre uma pesquisa e outra, o País enfrentou a pandemia de covid-19, que matou quase 140 mil pessoas até quarta-feira passada, de acordo com dados de levantamento feito por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL. Nesse período, o Governo liberou um auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores informais e desempregados. Bolsonaro, porém, foi criticado pela postura em relação à crise sanitária.

O Ibope também perguntou aos entrevistados se aprovam ou desaprovam a maneira do presidente administrar o País. Nesse quesito, a aprovação pessoal de Bolsonaro subiu de 41% para 50%, voltando ao patamar observado em abril de 2019 (51%). Foram consultadas duas mil pessoas em 127 municípios no período de 17 a 20 de setembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Em relação à primeira pesquisa do Ibope no Governo Bolsonaro, em abril de 2019, a avaliação positiva do Governo está maior. O presidente tinha 35% de ótimo e bom no início da administração e agora tem 40%. Entre os entrevistados, 29% considerando a gestão do chefe do Planalto como regular. Numa leitura a grosso modo, é possível que esta recuperação tenha explicação com o ajuda dos R$ 600 a mais de 60 milhões de brasileiros.

Na estratificação da pesquisa, entretanto, há uma satisfação também identificada entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários mínimos, segmento mais crítico e que não depende de nenhum programa social ou assistencialista, se assim for considerado, o que dá ao presidente a certeza de que o seu Governo está, finalmente, em sintonia com a população em geral.

Olho no futuro – O Ibope também perguntou às pessoas sobre o futuro do governo Bolsonaro. Para 36%, o restante da gestão será ótima ou boa. Para 30%, será negativa (ruim ou péssima). No combate ao desemprego, o Governo é aprovado por 37% dos entrevistados, uma oscilação negativa em relação ao índice de dezembro do ano passado, de 41%. Nas eleições de 2018, o presidente teve 46% dos votos no primeiro turno. Está faltando, portanto, muito pouco para recuperar a confiança daqueles que votaram nele, entrando, assim, numa zona mais confortável para brigar pela reeleição em 2022.

Sem adversário – Em crescente recuperação da sua popularidade, conforme pesquisa do Ibope contratada pela CNI, na qual sua avaliação positiva subiu de 29% para 40% em nove meses, o presidente Bolsonaro ainda não tem adversário para 2022, quando tentará a reeleição. Mesmo que recupere seus direitos políticos, o ex-presidente Lula não será páreo e o ex-ministro Sérgio Moro, que largou a pasta para pavimentar sua candidatura ao Palácio do Planalto, mas não consegue decolar, patina entre 3% a 4%. Também Ciro Gomes, do PDT, que projeta uma aliança com o PSB, está lá embaixo, com apenas 6%.

Cenário paulista – O deputado federal Celso Russomanno (Republicanos-SP) lidera a disputa para a Prefeitura de São Paulo com 29% das intenções de voto, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada ontem. Em segundo lugar está o atual prefeito da capital paulista, Bruno Covas (PSDB), com 20%. Guilherme Boulos (Psol) tem 9% das intenções de voto. O ex-governador Márcio França (PSB) tem 8%. A pesquisa foi realizada, presencialmente, de 21 e 22 de setembro, com 1.092 eleitores. A pesquisa foi encomendada pela Folha de S. Paulo e está registrada sob o número 06594/2020. O levantamento mostra que Jilmar Tatto (PT), Andrea Matarazzo (PSD), Arthur do Val (Patriota) e Vera Lúcia (PSTU) alcançaram apenas 2%. Joice Hasselmann (PSL), Levy Fidelix (PRTB), Marina Helou (Rede), Orlando Silva (PC do B) e Filipe Sabará (Novo) tiveram 1% das intenções. Antônio Carlos Silva (PCO) não pontuou.

O fujão recuou – O candidato do PSB à Prefeitura do Recife, João Campos, desistiu de furar o debate da UFPE, o primeiro a ser realizado entre os postulantes da capital pernambucana. O encontro vai ocorrer na próxima segunda-feira. João tinha usado como justificativa, compromissos da agenda de campanha no mesmo horário da sabatina, que será realizada das 19h30 às 21h30. Depois das críticas sofridas pela ausência, decidiu confirmar presença no debate. Na verdade, ele queria ficar de fora por orientação dos seus marqueteiros, mas candidato que usa esse tipo de estratégia é o que se encontra em posição privilegiada nas pesquisas, o que não é o caso do socialista.

CURTAS

INTIMADO – A 15ª Zona Eleitoral do Cabo determinou a coleta do depoimento à Polícia Federal do candidato a prefeito, delegado Antônio Resende (Podemos), por crimes de atentado à honra do candidato à reeleição Lula Cabral (PSB). “Temos vivido uma campanha marcada por fake news. Isso é algo que não podemos aceitar de nenhuma maneira. A justiça está sendo implacável e isso é muito bom para o processo eleitoral. Não podemos aceitar um processo eleitoral marcado por mentiras, atentados à honra. Vamos continuar comemorando decisões assertivas como essa, para o bem do processo eleitoral na nossa cidade”, disse Luiz Pereira, coordenador geral da campanha da Frente Popular do Cabo.

LIVE COM MINISTRA – A ministra da Agricultura, Teresa Cristina, confirmou, ontem, sua presença na live deste blog da próxima quarta-feira, através do nosso canal no pelo YouTube com transmissão simultânea pela Rede Nordeste de Rádio no horário do Frente a Frente, entre 18 às 19 horas. Na pauta, o agronegócio, que tem segurado o crescimento do PIB no País, e a polêmica da alta do arroz. Vamos tratar também das políticas da sua pasta para o Nordeste, especialmente para as áreas de sequeiro e irrigada, com destaque para os projetos de irrigação no polo Petrolina-Juazeiro.

Perguntar não ofende: O que dirá a TV-Globo diante da pesquisa do Ibope mostrando a recuperação da imagem de Bolsonaro?

~~Coluna da Folha / Edmar Lyra~~

O arsenal de obras de Geraldo Julio no Recife 

Prestes a completar oito anos à frente da prefeitura do Recife, Geraldo Julio que não é candidato nas eleições deste ano tem realizado as entregas das obras executadas pela sua gestão. Ontem entregou o ginásio esportivo Geraldão, na Imbiribeira, que passou por uma grande requalificação e beneficiará a comunidade esportiva da cidade. O equipamento soma-se ao Complexo Esportivo Santos Dumont e a diversos Compaz que juntos possuem grande atuação social nas classes de maior vulnerabilidade.

O prefeito também entregará mais um equipamento de grande impacto na vida das pessoas, que é o Hospital do Idoso em Areias, que junto com as Upinhas e o Hospital da Mulher, ajudará a revolucionar a saúde do Recife, deixando um importante legado para as próximas gerações.

Além de intervenções com impactos sociais na Saúde e na Educação, o prefeito também tem duas obras de grande impacto para mostrar, que é a recuperação do Teatro do Parque, que deverá ser concluído até dezembro e a Nova Conde da Boa Vista, que já foi entregue aos recifenses.

Este arsenal de obras com grande influência na vida das pessoas será um ativo do prefeito Geraldo Julio na condição de principal eleitor do Recife e que tentará repetir Jarbas Vasconcelos em 1996 e João Paulo em 2008, para fazer de João Campos o seu sucessor na prefeitura do Recife.

Cota – Questionado por partidos políticos, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu esclarecer como deve ser aplicada a reserva de recursos do fundão eleitoral para candidatos negros. “Do total de recursos destinados a cada gênero é que se separará a fatia mínima de recursos a ser destinada a pessoas negras desse gênero”, explicou Lewandowski. O ministro tinha dado uma liminar, mandando aplicar a nova cota em 2020. Agora, detalhou os critérios.

Depoimento – O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou para o presidente da República, Jair Bolsonaro, prestar depoimento por escrito no inquérito sobre a suposta interferência política na Polícia Federal, denunciada pelo ex-ministro Sérgio Moro. A questão será submetida ao plenário virtual, com previsão de resultado em 9 de outubro. Decano do STF, Celso de Mello queria que o depoimento fosse pessoal. O decano está de licença-médica.

Surubim – O ex-deputado estadual Dr. Valdi oficializou sua candidatura a prefeito de Surubim pelo PSC. Ele já foi prefeito de Vertente do Lério e agora enfrentará a atual prefeita Ana Célia e outros três candidatos na disputa pelo comando da cidade.

Visita – O presidente Jair Bolsonaro virá a Pernambuco na próxima semana para visitar o Ramal do Agreste, perto de Arcoverde. A informação foi dada em primeira mão com exclusividade em nosso blog na tarde de ontem.

Inocente quer saber  Algum candidato a prefeito do Recife vai a Arcoverde pra tirar foto com Bolsonaro?

~~COLUNA DO ITAMAR FRANÇA~~

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA - Blog do Itamar

MAIOR TEMPO GUIA 

Entre os candidatos à Prefeitura de Afogados da Ingazeira nas eleições deste ano, o candidato da Frente Popular, Alessandro Palmeira (PSB), Sandrinho, nome da sucessão do prefeito José Patriota (PSB) que está no seu segundo mandato é o que terá direito ao maior tempo na propaganda eleitoral gratuita no rádio, que começará a ser veiculada no dia 9 de outubro. Na coligação de Palmeira estão os partidos PSB, MDB, PDT, PSD, PV e PT, que concorrerão na majoritária e na proporcional, além de outras agremiações partidárias que não participarão ativamente do pleito com candidaturas, como é o caso Avante, Cidadania e Patriota.

*********************************

“PREVISÓLOGOS”

De olho em uma das 13 vagas na futura Câmara de Afogados da Ingazeira, representantes dos nove partidos  PSB, MDB, PSD, PSC, PDT, PTB, PV, PT e Podemos se motivaram a irem para o corpo a corpo com os eleitores, para ocuparem as cadeiras do legislativo municipal. Pelas projeções dos chamados “previsólogos” o PSB e PSD elegerão 6 vereadores, sendo 3 em cada legenda, o PDT elegerá 1 vereador direto, o MDB também 1 vereador, o Podemos elegerá 1 vereador, o PV possivelmente elegerá um vereador e o PTB um vereador. Há uma perspectiva de 2 a três vagas da Câmara serem disputadas na média, ou seja, na sobra das coligações…

*********************************

NÓS COMENTA…

Escrevendo o que quer, ainda que não queiram, o Repórter do Pajeú, Itamar França ganhou a participação no programa diário matinal apresentado pelo comunicador Léo Brasil, na Rádio Ingazeira FM. Colunista do blog do próprio produtor autor, Itamar comenta sobre a política nacional, estadual e municipal, abordando temas atuais e fazendo uma síntese da conjuntura política de várias regiões do estado. Basta sintonizar a rádio Ingazeira FM de 8 às 11h.

*********************************

BOLSONARO EM SERTÂNIA

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sem partido, deverá estar em Sertânia-PE, quinta-feira, dia 1º de outubro, para cumprir agenda de inauguração. De acordo com informações, falta apenas confirmar o horário, mas acredita-se que seja na parte da manhã. O presidente deverá participar de dois eventos no município. Inaugurará a adutora do Pajeú e abrirá as comportas da 1ª etapa da adutora do Agrestes, ambas em Sertânia. A primeira fica às margens da PE-275, na estrada que liga Sertânia a Albuquerque Né (Oportunidade para o presidente Bolsonaro ver como está aquela rodovia) e a outra é nas proximidades da PE-265, estrada que liga Sertânia a Cruzeiro do Nordeste. A informações são de fontes ligadas ao Ministério do Desenvolvimento Regional e do pessoal que está à frente dessas obras. Vamos aguardar o anúncio oficial!

*********************************

COM QUE CARA?

Com que cara vai ficar a vereadora Célia Galindo (PSB) ao subir no palanque do empresário Wellington Maciel (PSB) candidato da sucessão da prefeita Madalena Brito (PSB) que tem o Delegado Israel Rubis (PP) na composição como candidato a vice-prefeito? No plenário da Câmara de Vereadores de Arcoverde, Célia chegou a afirmar que a autoridade policial era um “camarada descarado”.  Rubis teria coordenado uma operação que desencadeou na prisão de um dos filhos da vereadora. Dias depois, ele foi transferido para Vitória do Santo Antão.

*********************************

DESAFIO

O ex-prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcante (PTB) terá um grande desafio na campanha eleitoral deste ano, quando concorre a prefeitura municipal: manter a frente sobre o empresário Wellington Maciel (PSB), candidato da sucessão da prefeita Madalena Brito. Com uma média de 16% de frente do seu principal oponente, Zeca enfrenta a máquina administrativa, apesar de a prefeita continuar mal avaliada pela população. Pesa sobre o petebista, o desgaste por já ter um bom tempo na política e o voto ainda como deputado a favor da terceirização e do Teto dos Gastos Públicos. A posição tomada por Zeca na Câmara dos deputados será muito explorada no período de campanha eleitoral. O petebista ainda assim no momento é o favorito do pleito.

*********************************

TIRA-TEIMA

Em Inajá  o ex-prefeito Leonardo Martins (PP) que disputa a prefeitura nas eleições deste ano precisou recorrer a uma pesquisa conferindo entre alguns nomes quem seria o melhor vice, na antevéspera da sua convenção partidária. No final, a composição da chapa oposicionista foi celebrada entre Leonardo Martins candidato a (prefeito) e Lafrank candidato a (vice-prefeito).

*********************************

CONTAGEM REGRESSIVA

…Vereáveis e vereadores de mandato tem apenas 4 dias para se apresentar ao eleitor na tentativa de convencê-lo do seu precioso voto. Detalhe: antes da oficialização da ‘temporada de caça aos votos’, candidatos seguem em pré-campanha. A verdade é que a largada já foi dada.

Campanha eleitoral começa oficialmente domingo :

A campanha eleitoral, para a eleição municipal de 2020, começa oficialmente  – domigo(27) e os pretendentes aos cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito têm, a partir desta data, 45 dias para divulgar suas propagandas, momento crucial para que os eleitores conheçam os candidatos e suas propostas.

Por isso você deve ter percebido uma enxurrada de material de campanha nas redes sociais.

O novo calendário eleitoral foi alterado pelo Congresso Nacional com a promulgação da Emenda Constitucional nº 107/2020 no mês de julho, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, os dois turnos das eleições serão realizados nos dias 15 e 29 de novembro, primeiro e segundo turnos, respectivamente.

As eleições municipais de 2020 deverão levar às urnas cerca de 146 milhões de eleitores em 5.570 municípios. A expectativa da Justiça Eleitoral é de que cerca de 63 mil eleitos tomem posse em 2021 para um mandato de quatro anos nos poderes Executivo e Legislativo municipais.

Antes disso, quem realizar propaganda eleitoral, divulgar número de urna ou pedir voto pode sofrer penalizações e multas pela Justiça Eleitoral. Até lá, ninguém é candidato e todo o período que vai até a escolha dos candidatos e início da propaganda é conhecido como pré-campanha.

Contudo, é permitido ao pré-candidato se apresentar, divulgar posições pessoais sobre questões políticas, ter suas qualidades exaltadas, inclusive em redes sociais ou em eventos com cobertura da imprensa, mencionar o cargo almejado, desde que não haja pedido explícito de voto.

O que está permitido a partir do dia 27 de setembro:

Adesivos plásticos em automóveis, motos, caminhões, bicicletas e janelas residenciais;

Bandeiras e mesas em vias públicas, desde que não atrapalhem pedestres e o trânsito de veículos;

Autofalantes e amplificadores, das 8h às 22h – em eventos. Já das 8h às 24h: devem ser utilizados à distância mínima de 200 metros de escolas, bibliotecas públicas, quartéis, igrejas e teatros em funcionamento e sedes do Poder Legislativo e Executivo;

Distribuir material de campanha e fixar bandeiras em locais públicos (cinemas, lojas, clubes etc.);

Caminhadas e carreatas com carro de som e minitrio – desde que respeitado o limite de 80 decibéis, medido a sete metros de distância do veículo;

Propaganda eleitoral na internet em sites de partidos e candidatos, com os endereços eletrônicos comunicados à Justiça Eleitoral e hospedado, direta ou indiretamente, em provedores estabelecidos no Brasil.

O que está proibido:

Showmícios e livemício (live com a participação de artistas);

Propaganda em outdoors (inclusive eletrônicos) – imediata retirada da propaganda irregular e ao pagamento de multa no valor de R$ 5 mil a R$ 15 mil;

Trios elétricos, exceto para sonorização de comícios;

Pagamento em troca de espaço para propaganda eleitoral;

Distribuição de bonés, camisetas, canetas, chaveiros, brindes em geral e cestas básicas;

Propaganda política via telemarketing;

Disparo em massa – o impulsionamento pago de mensagens via aplicativos;

Propaganda em bens públicos e de uso comum do povo – estradas, praças, postes de iluminação pública e sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus, cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, templos, ginásios, estádios, bancas de revista, ainda que privados; e

Impulsionamento de propaganda por pessoa natural.

Os candidatos devem checar as informações antes de sua divulgação – ficando assegurado o direito de resposta e o candidato irregular pode ser sujeito a eventual responsabilidade penal.

Confira as principais datas do novo calendário eleitoral:

27 de setembro: Início da Propaganda Eleitoral, inclusive na internet;

15 de novembro: 1º turno das eleições;

29 de novembro: 2º turno das eleições;

15 de dezembro: Último dia para entrega das prestações de contas;

18 de dezembro: Prazo final para diplomação dos eleitos.

Adolescente morre após sofrer choque elétrico usando o celular ligado à tomada

Luigi Nascimento Sousa Sodré, de 15 anos, sofreu uma descarga elétrica enquanto utilizava o celular ligado à tomada em Luís Correia (PI) . De acordo com o IML, o adolescente estava jogando com o celular carregando e pegou um choque elétrico, que resultou na sua morte.Segundo o perito do IML Eduardo Gonçalves, o carregador do celular não apresentou nenhum problema e a tomada em que ele estava conectado não estourou, mas existe um limite de eletricidade que o material do carregador consegue isolar. “Acredito que ele tenha sofrido isso devido à alta tensão e não somente por causa da corrente elétrica. Entre 120 e 1200 volts é causado um fenômeno parecido com o de um desfibrilador e isso leva à parada cardíaca e asfixia”

Em nota, Evandro Valadares comemora resultado de pesquisa

O prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, comemorou em nota o resultado da pesquisa do Instituto Múltipla que o colocou na frente na corrida sucessória do município.

Na pesquisa estimulada, em que são oferecidas as opções para o eleitor, ele tem 42,4% contra 29,2% do ex-prefeito e candidato Romério Guimarães, do Progressistas.

A terceira colocada é  Roseane Borja, do MDB, com 4,8%, seguida por Rona Leite, com 1,2%.

“Agradeço ao povo de São José do Egito pela aprovação de minha gestão mostrando que estamos no caminho certo.  São 71% dizendo que estamos acertando”.

E seguiu: “Se as eleições fossem hoje já teríamos 55% dos votos válidos.  Temos ainda a menor taxa de rejeição. Mas isso é motivo pra gente trabalhar e fazer ainda mais por nossa cidade. Não é hora de comemorar. É hora de mais trabalho!”

Informações sobre contas julgadas irregulares ficam disponíveis ao público

O Tribunal de Contas do Estado lançou, nesta segunda-feira (21), uma nova ferramenta que permite o acesso às informações de processos dos gestores públicos que tiveram contas rejeitadas ou julgadas pelo TCE nos últimos oito anos. A plataforma online vai possibilitar ao público consultar, entre outros dados, as irregularidades da gestão, identificadas no relatório de auditoria das equipes técnicas do TCE, e a decisão do Pleno e das Câmaras julgadoras, sobre a rejeição das contas dos gestores públicos.

O acesso à página com as informações dos processos pode ser feito  pelo site do TCE.    No campo de busca, é possível fazer a consulta pelo nome do gestor, município ou unidade gestora, que pode ser do Estado ou município. Ao fazer essa busca, o sistema vai informar os números dos processos julgados e direcionar para a decisão que levou à rejeição das contas pelo Tribunal.

A página traz os nomes de 1.499 gestores públicos e de 432 unidades gestoras, além de informações sobre 2.391 processos de contas julgadas irregulares pelo TCE, todos já transitados em julgado.

Evandro lidera com 42,4% em São José do Egito. Romério é o melhor da oposição com 29,2%, diz Múltipla

Evandro 42,4, Dr. Romério 29,2, Profª Roseane Borja tem 4,8% e Rona Leite, 1,2%

O prefeito e candidato à reeleição Evandro Valadares (PSB) lidera as intenções de voto para prefeito de acordo com o primeiro levantamento feito pelo Instituto Múltipla na Capital da Poesia para o blog.

Na pesquisa estimulada, em que são oferecidas as opções para o eleitor, ele tem 42,4% contra 29,2% do ex-prefeito e candidato Romério Guimarães, do Progressistas.

Romério é o melhor nome da oposição para o eleitorado, mas o quadro evidencia que a fragmentação da oposição em três candidaturas, em uma cidade sem segundo turno, aparenta ter sido erro estratégico.

Senão vejamos: a terceira colocada é a professora Roseane Borja, do MDB, apoiada por Zé Marcos. Ela tem 4,8% das intenções de voto. Já o petista Rona Leite, 1,2%. Juntas, as candidaturas de oposição somam hoje 35,2% dos votos. Caso esse eleitorado estivesse migrando para uma única candidatura da oposição, estaríamos noticiando um empate técnico pela margem de erro de 6,2% para mais ou para menos. Ainda 7,2% afirmaram votar branco ou nulo,  12,8% se disseram indecisos e 2,4% não opinaram .

Na pesquisa espontânea, em que não são oferecidas opções para o eleitor, Evandro Valadares tem 37,2%, Romério Guimarães, 20,8%, Roseane Borja, 2% e Rona Leite, 0,8%. Brancos e nulos, 6%, indecisos, 19,2% e não opinaram 14%.

Rejeição: os quatro nomes tem rejeição importante, mas lidera o cenário Rona Leite. Um total de 70,8% afirmou que não vota nele de jeito nenhum. Roseane Borja tem rejeição de 69,6%. Nesse quesito, Romério e Evandro estão tecnicamente empatados.  Um total de 42,8% não vota em Romério Guimarães de jeito nenhum. Já a rejeição de Evandro é de 37,6%.

A pesquisa foi registrada sob o número PE-09429/2020, com as entrevistas tendo sido feitas dias 18 e 19 de setembro. A margem de erro é de 6,2% para mais ou para menos, com intervalo de confiança: 95%. Foram 250 entrevistas.

Nome da entidade que realizou a pesquisa: Maria Edna de B C Falabella & CIA LTDA.  Nome de fantasia: Instituto de pesquisa Múltipla.

Nome do contratante: Maria Edna de B C Falabella & CIA LTDA – nome de fantasia: Instituto de pesquisa Múltipla.

Veja relatório completo: Relatório completo São José do Egito

Meio dia: Pesquisa Múltipla afere a largada em São José do Egito

Sai hoje ao meio dia a primeira pesquisa com intenção de votos para prefeito em São José do Egito, a Capital da Poesia.

É a quarta pesquisa da série do blog pactuada com o Instituto Múltipla que afere o cenário em cidades do Sertão .  O Múltipla é o único Instituto que tem disponibilizado o relatório dos levantamentos como prova adicional de isenção e lisura.

A cidade é gerida pelo prefeito Evandro Valadares, que é candidato à reeleição pelo PSB.

São José do Egito costuma ter eleições equilibradas.  Esse ano, há de se aferir qual o impacto nos números na decisão da oposição de não marchar unida.

O ex-prefeito Romério Guimarães é candidato pelo Progressistas.  Com o apoio de Zé Marcos, a professora Roseane Borja é candidata pelo MDB. E ainda tem Rona Leite que manteve seu nome pelo PT.

A pesquisa foi registrada sob o número PE-09429/2020, com as entrevistas tendo sido feitas dias 18 e 19 de setembro. A margem de erro é de 6,2% para mais ou para menos, com intervalo de confiança: 95%. Foram 250 entrevistas.

Nome da entidade que realizou a pesquisa: Maria Edna de B C Falabella & CIA LTDA.  Nome de fantasia: Instituto de pesquisa Múltipla.

Nome do contratante: Maria Edna de B C Falabella & CIA LTDA – nome de fantasia: Instituto de pesquisa Múltipla.

Comarca de SJEgito retoma audiências judiciais por videoconferência

Comarca de SJE retoma audiências judiciais por videoconferência

Desde o dia 8 de setembro que a comarca de São José do Egito voltou a realizar usando as ferramentas da tecnologia, precisamente por videoconferência, as audiências judiciais, seguindo as orientações das autoridades de saúde, mais realizando o trabalho indispensável para a sociedade.

A Juíza Tayná Lima Prado preside os trabalhos na 1ª Vara, na qual é titular, enquanto na 2ª Vara o Juiz Auxiliar Carlos Henrique Rossi dirige as audiências.

Centro de Tabira é o campeão de casos de Covid-19

Por Anchieta Santos

No mapa setorial divulgado nesta quarta-feira (23), pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tabira, dos confirmados de Covid-19, o Centro da cidade tem o registro do maior número de casos, com 173 infectados.

E seguida aparecem os bairros Florentino Leite (João Cordeiro) com 37, Brayner Colaço (Granja) com 30; Brejinho 26, Cohab 22 e Borborema 19.

Nesta quarta-feira, Tabira somou mais 6 casos do novo Coronavirus e totaliza 544. Uma cura foi anunciada, chegando a 465. No placar da vida Tabira tem 69 casos em fase de recuperação. A cidade tem 10 óbitos

~~~Giro pelos Blog’S (Quinta-feira 24.09.2020)~~

Dois turnos no 1º turno

Numa leitura mais aprofundada dos números da pesquisa do Instituto Opinião no Recife, postada ontem neste blog, não seria precipitado arriscar um palpite: a cidade tende a enfrentar duas eleições numa só eleição de primeiro turno: a de Marília Arraes (PT) contra João Campos (PSB) e a de Mendonça Filho (DEM) frente à Patrícia Domingos (Podemos). Traduzindo: não há espaço no Recife para uma disputa final entre candidatos que disputam um mesmo segmento eleitoral.

No caso Marília x João, a batalha se dará em cima do eleitor no chamado campo da esquerda, enquanto Mendonça x Patrícia perseguirão o eleitorado mais conservador, de centro-direita, segmento com mais aderência para o bolsonarismo. É sabido que Recife é uma cidade rebelde e libertária, mas Bolsonaro teve 44% dos votos dos recifenses no primeiro turno presidencial de 2018 e no segundo turno aumentou para quase 50%, precisamente 47,50% dos votos.

Eleição se faz com números, com parâmetros. Qual chance teria quase 50% do eleitor recifense que votou em Bolsonaro dar uma guinada para o PT ou PSB, votando em Marília e João na eleição para prefeito do Recife? Teoricamente, nenhuma. Esse eleitor tende a votar em candidatos que venham a se identificar com o seu pensamento e a sua linha ideológica. Mais uma vez, teoricamente, esse segmento eleitoral está muito mais para Mendonça do que para Patrícia.

Até porque Mendonça assume que quer o voto de bolsonaristas, enquanto Patrícia não é tão decidida assim. Esse eleitorado, alguém poderia corrigir, estaria mais inclinado para um candidato com perfil e defesa mais bolsonaristas, como Alberto Feitosa, candidato do PSC. Mas este leva a desvantagem de ser o mais desconhecido e para subir nas pesquisas teria que ter as benções de Bolsonaro na campanha. O presidente já reiterou que não se envolverá na campanha em nenhuma cidade.

Recife, portanto, terá duas eleições de segundo turno num primeiro turno. O adversário de Marília é João, o de João é Marília. O adversário de Patrícia é Mendonça, o de Mendonça é Patrícia. Se essa tese for contrariada lá na frente, na abertura das urnas, mais uma vez estaremos diante da confirmação de que a política está longe de ser uma ciência exata.

Pisada de bola – Ainda em relação ao eleitorado cativo de Bolsonaro, Mendonça ficou numa condição muito mais favorável para conquistar depois que o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, postou em suas redes sociais que a candidatura de Patrícia Domingos, a qual o seu partido estava apoiando, representa também o voto do combate ao bolsonarismo, ou seja, mandou dizer que não seria bem-vindo o voto de eleitores simpáticos ao presidente da República ao projeto da delegada para o Recife. Miguel Arraes já dizia, com a sua sabedoria, que não deve rejeitar votos, venham de onde vier, para quem está no jogo em busca da vitória.

Na adversidade – Um dado que chamou atenção na pesquisa do Instituto Opinião, postada hoje no meu blog, sobre a corrida eleitoral no Recife: João Campos, candidato do PSB, além de ser o mais rejeitado, perde a eleição no segundo turno para todos os adversários. A campanha só começa no próximo domingo, mas ele terá pouco tempo para reverter esse quadro de dificuldades, até porque Geraldo Júlio, o seu padrinho, é reprovado por metade dos entrevistados. Geraldo vai encerrando sua passagem pela Prefeitura do Recife com baixos percentuais de aprovação. Não passa dos 45%, segundo a mesma pesquisa do Instituto Opinião, mesmo gastando rios de dinheiro com propaganda.

Sem efeito – Outra leitura interessante: a delegada Patrícia Domingos, candidata do Podemos, estagnou na faixa dos 12 pontos percentuais e o apoio do deputado Daniel Coelho (Cidadania), que saiu da disputa e aliou-se ao projeto da delegada, não surtiu nenhum efeito até o momento. E olha que Coelho vinha pontuando também entre 12% e 13%. Traduzindo: não é fácil transferir voto neste País, principalmente numa cidade rebelde e libertária como Recife. Daniel aposta numa exposição forte pelas mídias sociais nos próximos dias ao lado da delegada, para dar uma demonstração mais na frente, manifestada nas próximas pesquisas, de que tem de fato poder de convencer o seu fiel eleitor a votar na delegada.

Secretário pernambucano – O engenheiro pernambucano Roberto Andrade, que já foi secretário de Projetos Especiais de Pernambuco, é o novo secretário de Projetos Especiais do Distrito Federal, substituindo o também pernambucano Everardo Gueiros, que volta para o seu escritório de advocacia. Radicado em Brasília há duas décadas, Gueiros é sobrinho-neto do ex-governador Eraldo Gueiros. Roberto Andrade, que também já foi vereador do Recife em duas legislaturas, é considerado um profissional experiente, premiado com condecorações diversas por bons serviços prestados ao País, muito elogiado no Governo do Distrito Federal.

CURTAS

NORONHA – Preparem os biquínis e sungas. Fernando de Noronha será aberta para todos os turistas a partir do próximo dia 10. O anúncio foi feito, ontem, pelo governador Paulo Câmara, e pelo administrador de Noronha, Guilherme Rocha. Atualmente, a ilha está aberta só para quem já teve covid-19. O acesso dos visitantes seguirá um novo protocolo, elaborado pela administração do local e pelas autoridades de saúde do Estado. A principal regra é a obrigatoriedade da realização do teste RT-PCR (nariz e garganta) para detecção da Covid-19 no dia anterior ao embarque ou na data da viagem.

LIBEROU GERAL – Festas, casamentos, shows, peças de teatro e cinema estão liberados no Estado a partir da próxima segunda-feira. A mudança faz parte da nona etapa do Plano de Convivência com a Covid-19 e é válida para o Grande Recife, Zona da Mata e parte do Agreste. No interior, as regiões de Ouricuri e Afogados da Ingazeira avançam para a fase oito, onde as demais cidades já estão. Se não houver retrocessos no Plano de Convivência, todo o Estado deverá estar na última fase de liberações até 9 de novembro.

Perguntar não ofende: O torcedor vai voltar aos estádios de futebol sem sair a vacina da Covid-19?

  ~~~Coluna do FinFa~~

Prefeitura Amiga das Mulheres, Afogados da Ingazeira foi selecionada -A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher anunciou, nesta quarta (23), os vencedores da oitava edição do Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres. A honraria, instituída pela Resolução nº 1.213/2013, é entregue anualmente pela Alepe aos municípios que se destacam no desenvolvimento de políticas públicas para a população feminina, visando promover a igualdade nas relações de gênero. Este ano, foram escolhidas as gestões de Saloá (Agreste Meridional), Afogados da Ingazeira (Sertão do Pajeú), Buíque (Agreste Meridional) e do Recife. A disputa envolveu 30 cidades nas quatro categorias. As vencedoras foram eleitas por uma comissão avaliadora composta por parlamentares e representantes de entidades da sociedade civil e da Secretaria Estadual da Mulher. Segundo a parlamentar, a seleção desse ano dividiu os municípios participantes de acordo com a faixa populacional. Gleide Ângelo salientou que o prêmio chama a atenção para a necessidade de mais políticas públicas para a população feminina: “Nós somos maioria, mas infelizmente somos uma maioria que ainda se encontra em vulnerabilidade. A gente tá lutando pra que a gente consiga chegar na igualdade”. Entre os critérios de avaliação das prefeituras estão a melhoria da política de atenção integral à saúde feminina e o quantitativo de cargos públicos de primeiro escalão ocupados por mulheres.

Iniciar entrega – O Governo Municipal da Ingazeira, através da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Turismo, vai iniciar a entregada 4ª distribuição de Kits alimentares da merenda escolar. Segundo o prefeito Lino Morais, o fornecimento neste período será priorizado aos alunos em situação de vulnerabilidade social, inseridos no Cadastro Único/Bolsa Família. Mantendo as medidas de prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde durante a entrega dos Kits.

Comemorando – O casal Clóvis Lira e Izilda Sampaio está comemorando o sucesso da sua filha, Maria Tereza Sampaio de Sousa Lira, afogadense, que brilha na sua profissão como médica cardiologista. Ontem (23), saiu a relação dos 50 melhores Hospitais Cardiológicos do mundo e Tetê, como chama seus familiares, faz parte da equipe cardiológica de 2 deles: Incor- Instituto do Coração e HIAE – Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. “Uma pajeuzeira, filha de dois assalariados chegar a esse patamar, com certeza foi com muita dedicação, disciplina e proteção divina”,pontuou sua mãe Izilda.

Você sabia – Que o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) apontou superfaturamento em preços unitários de medicamentos e materiais hospitalares adquiridos, entre 2017 e 2018, pela Prefeitura de Ipojuca.

Destaques –

O Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, divulgou ontem (23), os vencedores do Prêmio Idepe, o mais importante do calendário anual da pasta. A ideia do prêmio é valorizar as escolas, Gerências Regionais de Educação (GREs) e municípios que obtiveram bons desempenhos educacionais no Estado. Ao todo, foram entregues 42 certificados a quem se destacou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco, quero destacar os vencendores Escolas municipais: anos iniciais do ensino Fundamental,1º lugar – Escola Municipal Professora Janaína Mércia Freire Silva, em Quitimbu (Custódia), com nota 9,11 e 2º lugar – Escola Municipal Fortaleza, em Triunfo, com nota 8,90, na categoria Escolas estaduais: anos finais do Ensino fundamental, 1º lugar – Escola Tomé Francisco da Silva, em Quixaba, com nota 7,52.

Coisas da política –

O tio do pré-candidato a prefeito de Serra Talhada, Victor Oliveira (PL), Thales Policarpo, anunciou na tarde de ontem (23), seu apoio a pré-candidata petista Márcia Conrado (PT) e ainda fez posou ao lado do prefeito Luciano Duque e do seu candidato a vereador Vandinho da Saúde.

Média – O Brasil registrou ao menos 125 casos de assassinatos e atentados contra políticos eleitos, candidatos e pré-candidatos nos últimos quatro anos e oito meses, o que corresponde a uma média de 27 casos por ano. Ao todo, foram 327 casos de violência política no país desde 2016. O levantamento foi feito pelas organizações Terra de Direitos e Justiça Global

Mudanças – Diversas mudanças na lei de trânsito foram aprovadas pelo Congresso e seguiram para a sanção do presidente Jair Bolsonaro. Dentre as alterações estão a ampliação de 20 para até 40 pontos do limite para a suspensão da Carteira Nacional de Trânsito (CNH) e o aumento da validade do documento para até 10 anos.

Perguntar não ofende – Como está se desenhando as novas candidaturas nas bases do governo municipal de Afogados da Ingazeira? Já temos confrontos internos?

Coluna da Folha / Edmar Lyra

Força do PT pode colocar Marília no segundo turno

Alguns analistas políticos dão como certa a hipótese que a deputada federal Marília Arraes estará fora do segundo turno da disputa de novembro. Alegam que ela não conta com o apoio irrestrito do PT e é muito provável que ela venha a minguar no decorrer da eleição à medida que João Campos cresça durante a disputa.

É preciso lembrar que apesar das dificuldades o PT ainda conta com um eleitorado fiel e cativo na capital pernambucana, que garantiu a João Paulo em 2016, mesmo no auge da queda de Dilma Rousseff, 24% dos votos válidos no primeiro turno e 42% no segundo.

Nas eleições de 2018, mesmo com a onda Bolsonaro, Fernando Haddad obteve 30% dos votos válidos no primeiro turno e 52,5% na segunda etapa, o que permite considerar que a deputada federal Marília Arraes tem sim condições de ir a um segundo turno contra João Campos, nome da Frente Popular que conta com a força motriz da gestão do PSB.

Pesa a favor de uma eventual ida de Marília ao segundo turno a média histórica do PT de 20% de piso no Recife em diversas eleições e a fragmentação da direita em seis candidaturas, que dissipou o fator Bolsonaro na disputa. A multiplicidade de candidaturas de direita poderá repetir 2016, quando Daniel Coelho e Priscila Krause somados tiveram mais votos que João Paulo, os votos de Priscila faltaram a Daniel para ir ao segundo turno. Portanto, apontar Marília como carta fora do baralho como alguns candidatos de direita querem fazer é equivocado e não tem apego na realidade nem na história política do Recife.

Gráficas – As gráficas seguem sendo um problema nas contas eleitorais dos candidatos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter a cassação do deputado federal Manuel Marcos (Republicanos) e da deputada estadual Juliana Rodrigues (PSD), eleitos pelo Acre em 2018. Investigações apontaram que 84% do quase R$ 1,5 milhão destinado às duas campanhas foram gastos em materiais gráficos de uma única empresa, que, conforme apurado, não prestou os serviços. Além disso, a empresa nunca teria atuado no ramo gráfico.

Pardal – Com o fim do prazo de registro de candidatura em 26 de setembro, entrará no ar o aplicativo Pardal, criado pela Justiça Eleitoral para receber denúncias da sociedade sobre irregularidades em campanhas eleitorais. O aplicativo para celular existe desde 2014, mas foi aprimorado. Agora, o Pardal voltou seu foco para os ilícitos cometidos na propaganda eleitoral.

Comitê – Candidato a prefeito do Recife pelo PRTB, o deputado estadual Marco Aurélio gravou vídeo de seu comitê de 2018, que tinha diversas placas de Jair Bolsonaro. O líder da oposição cobrou de seus concorrentes fotos e vídeos pedindo votos para Bolsonaro nas últimas eleições presidenciais.

Críticas – A candidata do PT a prefeita do Recife, Marília Arraes, criticou a decisão de alguns veículos de comunicação tradicionais de não realizar debates na disputa pela PCR. Para a petista, a decisão traz prejuízo ao processo eleitoral.

Inocente quer saber – Em quais das seis cidades pernambucanas teremos segundo turno?

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA - Blog do Itamar

MUDANÇAS

Em Afogados da Ingazeira, no ano de 2016, houve disputa entre três chapas: José Patriota e Alessandro Palmeira, Emídio Vasconcelos e Ramirinho Simões e na terceira via, Itamar França e Cleide França.  Passados quatro anos do pleito anterior, a situação das coligações sofreu grandes mudanças. Alguns partidos foram extintos, como é o caso do PRP- 44, porém outros surgiram. Agora em 2020, pelo lado situacionista, o vice-prefeito Alessandro Palmeira (PSB) tem como companheiro de chapa, Daniel Valadares (MDB), pela oposição Zé Negão e Renon e pela terceira via Capitão Sidney e Roberto Freitas. O racha não consumado, pintado pelo eleitor nas conversas pelas ruas, pelas redes sociais e pela opinião deste BLOGUEIRO manterá a unidade da Frente Popular que conta com certo favoritismo no pleito, isso porque detém uma maior estrutura, a máquina administrativa e um número maior de candidatos proporcionais…

*********************************************************

ATAQUES

Sobre a “temperatura da eleição” em Afogados da Ingazeira, o ex-prefeito Totonho Valadares (MDB) ao fazer o uso da palavra na convenção da Frente Popular que oficializou a chapa Sandrinho (prefeito) e Daniel Valadares (vice-prefeito) afirmou que a campanha deve ser feita de forma propositiva, sem ataques e sem denegrir a imagem de ninguém. Sobre a sua permanência na Frente Popular, Valadares destacou que trata-se de um projeto maior que os interesses pessoais, o qual visa a continuidade de um trabalho de desenvolvimento da cidade.

*********************************************************

TÁ CHEGANDO A HORA!

Aproxima-se a hora da onça beber água. Vários candidatos acham que podem administrar cidades importantes da região do Pajeú com uma varinha de condão. Muito complicada a situação de Afogados da Ingazeira e Serra Talhada que requer administradores que reúnam capacidade e humanidade. O próximo prefeito de Afogados da Ingazeira precisa ser humano sensível às causas sociais como desemprego, falta de habitação e saúde. Acima disso tudo, a educação tem que ser priorizada. Os debates servirão de norte para muitos eleitores…

*********************************************************

RENOVAÇÃO

A Câmara de vereadores de Afogados da Ingazeira certamente vai passar por mudanças na próxima legislatura. O discurso dos novos candidatos é que a atual legislatura tem se mostrado fraca, apagada e, por vezes, subserviente! Nomes de destaque da atual legislatura não estarão na Câmara no próximo mandato, como por exemplo, Igor Mariano, Zé Negão e Daniel Valadares. Sem nomes fortes e experientes na próxima legislatura, a eleição da nova mesa diretora da Câmara, é muito possível que vejamos um novo protagonismo no Legislativo afogadense. A cidade não possui um Legislativo “protagonista de mudanças” há muito tempo e tem pago caro por isso! Projetos importantes para o desenvolvimento da cidade, como Plano Diretor e tantos outros, não são concluídos porque não temos um Legislativo eficiente!

*********************************************************

É SEMPRE A MESMA COISA…

As pesquisas mostram que o eleitor deseja fazer mudanças no Legislativo, mas não mostra quem serão os “novos líderes” da casa! Ainda é muito cedo para isso, visto que a campanha só começa de fato a partir do dia 27 deste mês. Algumas “boas experiências legislativas” como Augusto Martins, Renaldo Lima e Cícero Miguel lutam para continuar, mas o eleitor é quem vai definir. Toda eleição é assim, o eleitor diz que não está “inclinado a abençoar reeleições no Legislativo” e no final das contas acaba reconduzindo a maioria esmagadora deles ao cargo.

*********************************************************

Governo Paulo Câmara é reprovado por 80% dos ouvintes durante enquete na Rádio Pajeú

Paulo Câmara diz que saída de Moro 'evidencia a instabilidade do governo  federal' | Pernambuco | G1

Na manhã de terça (22), o programa Manhã Total da Rádio Pajeú esteve realizando um debate para avaliar o governo Paulo Câmara em Pernambuco. Estiveram participando os ex-prefeitos Totonho Valadares (Afogados da Ingazeira) e Francisco Dessoles (Iguaracy). Totonho participou na condição de defender as ações do governo, já o ex-prefeito Dessoles de apontar as falhas existentes na gestão. Os ouvintes também estiveram opinando e, ao final do programa, o resultado final da pesquisa foi uma desaprovação de 80% do governo Paulo Câmara. As péssimas condições das estradas foram os destaques por parte dos ouvintes, principalmente o trecho entre Albuquerque Né e o trevo de acesso para o município de Custódia.

Operação policial erradica roça de maconha na zona rural de Carnaíba


Por André Luis/Nill Junior

Na madrugada desta quarta-feira (23), policiais militares do 23º BPM, erradicaram uma roça de maconha no Sítio Caxi, zona rural de Carnaíba. Segundo informações, foram erradicados 1.370, pés de maconha, além de apreensão de três armas de fogo, uma moto Shyneray, sementes de maconha e sementeiras. Os três indivíduos que estavam no plantio, conseguiram fugir. Ainda segundo informações, a descoberta do plantio, se deu através do trabalho de inteligência, que levantou todas as informações. A operação contou com equipes do GATI, da ROCAM e do Centro de Operações do 23º BPM. Todo o material apreendido foi levado para a delegacia de Carnaíba.

Assessoria Jurídica de Cida Oliveira (Solidão) diz que pré-candidata não será impugnada

Prezado Blogueiro,

A Assessoria Jurídica da pré-candidata a Prefeita de Solidão Cida Oliveira esclarece a toda a população da nossa região, e em atenção especial a querida Solidão, que recebeu com bastante tranquilidade e parcimônia a notícia do pedido de impugnação de candidatura de Cida Oliveira.

Malgrado o entendimento da Douta Promotoria Eleitoral, as contas de governo dos exercícios 2014 e 2016 apontadas como rejeitadas pelo Ministério Público Eleitoral na peça jurídica de sua impugnação, na verdade, foram devidamente aprovadas pela Câmara de Vereadores, órgão constitucionalmente competente para o julgamento do parecer prévio emitido pelo Tribunal de Contas, os quais ainda que inicialmente recomendando a rejeição das contas, podem ser derrubados pela votação de 2/3 dos vereadores, nos termos do §2º do art. 31 da Carta Magna.

Isso é tão verdade que esses julgamentos do Poder Legislativo foram encaminhados ao TCE-PE, que ciente da derrubada do seu parecer técnico arquivou as prestações de contas, conforme pareceres do MPCO.

Portanto, impossível que a pré-candidata Cida Oliveira seja declarada impedida de participar das eleições de 2020, pois não possui nenhum conta de governo rejeitada pelo órgão constitucionalmente competente de forma a possibilitar hipotética inelegibilidade da aliena “g” do art. 1º da Lei do Ficha Limpa.

Com isso repudiamos as cômicas comemorações dos nossos adversários políticos, que cientes da situação jurídica tenta difundir fake news à população alardando um impedimento eleitoral da pré-candidata, que repetimos, não irá acontecer.

Queremos assim tranquilizar a população de Solidão e reafirmar a nossa confiança no Poder Judiciário e no compromisso irretocável de seguirmos firmes na nossa caminhada.

Assessoria Jurídica de Cida Oliveira