Clínica Médica

Dr. Robson Stênio

Auto Unidos

Miss Dourada

Dr. Fred Barros

Gordo Construções

AC- Assessoria Contábil e Tributária

Odonto Center

Supermercado Queiroz

PASC – Mais Saúde

Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus

BMG Correspondente Antônio Filho

Clínica Santa Lúcia

Casa Shopping Center

ADRIANTUR

Costa Lira

Farmácia Boa Saúde

Centro Clinico

Deixe Seu Like

Prefeitura de Brejinho disponibiliza exames de mamografia

A prevenção por meio dos exames de mamografia é de suma importância, pois o câncer de mama é a principal neoplasia que incide atualmente nas mulheres, realidade vista tanto no Brasil, quanto no restante do mundo; além de apresentar a maior mortalidade por câncer entre o sexo feminino.

Advogado Lucas Martins, filho de Vanin de Danda vence covid-19

Nenhuma descrição disponível.O Advogado José Lucas Oliveira Martins, filho do Ex.Prefeito de Santa Terezinha Vanin de Danda , que morreu de Covid-19 em 2020, venceu a batalha do coronavírus, teve os sintomas no dia 8 de junho, foi testado positivo dia 10, foi internado por 4 dias no Hospital Maria Rafael de Siqueira, teve algumas complicações, mas recebeu alta na tarde dessa terça-feira(22). Ano passado Lucas perdeu a Avó Dona Caetano de covid-19 e seu Avô o Ex. Prefeito de Stª Terezinha Danda Martins em 2019 de problemas relacionados a diabetes. Lucas em sua rede social agradeceu aos profissionais do Hospital Mª Rafael de Siqueira, e parabenizou a qualidade do atendimento. Aos amigos e familiares que estavam em orações.

O número de jovens acometidos com a Covid-19 está aumentando e na região cerca de 50% dos internados são abaixo de 50 anos.

Sertão do Pajeú reduz números de casos ativos de Covid-19

Números de casos recuperados tem superado casos ativos da doença. Nas últimas 24 horas somente Flores confirmou um óbito.

Por André Luis /   Blog do Nill jr

Nesta terça-feira (22), foram notificados no Sertão do Pajeú, mais 100 novos casos positivos de Covid-19, 186 recuperados e 1 novo óbito, nas últimas 24 horas.

Agora o Sertão do Pajeú conta com 30.260 casos confirmados, 28.882 recuperados (95,44%), 575 óbitos e 803 casos ativos da doença.

Abaixo seguem as informações detalhadas, por ordem alfabética, relativas a cada município do Sertão do Pajeú nas últimas 72 horas:

Afogados da Ingazeira registrou 18 novos casos positivos e 69 recuperados. O município conta com 5.259 casos confirmados, 5.023 recuperados, 67 óbitos e 169 casos ativos.

Brejinho não registrou novos casos positivos e nem recuperados. O município conta com 718 casos confirmados, 690 recuperados, 21 óbitos e 7 casos ativos.

Calumbi  registrou 5 novos casos positivos e 8 recuperados. O município conta com 630 casos confirmados, 587 recuperados, 4 óbitos e 39 casos ativos da doença.

Carnaíba  registrou 4 novos casos positivos. O município conta com 1.854 casos confirmados, 1.706 recuperados, 35 óbitos e 113 casos ativos da doença.

Flores registrou 9 casos recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 942 casos confirmados, 866 recuperados, 34 óbitos e 42 casos ativos. A Secretaria de Saúde não divulgou detalhes sobre o óbito.

Iguaracy registrou 1 caso recuperado. O município conta com 737 casos confirmados, 707 recuperados, 27 óbitos e 3 casos ativos.

Ingazeira registrou 2 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 412 casos confirmados, 404 recuperados, 6 óbitos e 2 caso ativo.

Itapetim registrou 1 novo caso positivo e 20 recuperados. O município conta com 1.178 casos confirmados, 1.139 recuperados, 28 óbitos e 11 casos ativos.

Quixaba registou 9 casos recuperados. O município conta com 473 casos confirmados, 448 recuperados, 14 óbitos e 11 casos ativos.

Santa Cruz da Baixa Verde registrou 1 caso recuperado. O município conta com 590 casos confirmados, 559 recuperados, 18 óbitos e 13 casos ativos.

Santa Terezinha registrou 2 novos casos positivos e 2 recuperados. O município conta com 981 casos confirmados, 952 recuperados, 26 óbitos e 3 casos ativos.

São José do Egito registrou 8 novos casos positivos. O município conta com 2.372 casos confirmados, 2.287 recuperados, 47 óbitos e 38 casos ativos.

Serra Talhada registrou 43 novos casos positivos e 34 recuperados. O município conta com 9.451 casos confirmados, 9.125 recuperados, 156 óbitos e 70 casos ativos da doença.

Solidão registrou 2 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 641 casos confirmados, 595 recuperados, 3 óbitos e 43 casos ativos.

Tabira registrou 14 novos casos positivos e 27 recuperados. O município conta com 2.668 casos confirmados, 2.521 recuperados, 38 óbitos e 109 casos ativos.

Triunfo registrou 1 novo caso positivo e 4 recuperados. O município conta com 874 casos confirmados, 835 recuperados, 26 óbitos e 13 casos ativos.

Tuparetama não divulgou boletim epidemiológico. O município conta com 480 casos confirmados, 438 recuperados, 25 óbitos e 17 casos ativos da doença.

Mãe pede ajuda para encontrar o filho desaparecido em Ouro Velho-PB

Nenhuma descrição disponível.

Editado às 22h/

No município de Ouro velho, a mãe de um jovem identificado por Cesar, pede ajuda para encontrá-lo. De acordo com familiares, o jovem saiu de sua residência por volta das 10 horas de sábado(19), e desde então a família não teve mais informações sobre seu paradeiro.

Ainda de acordo com informações repassadas ao portal, o rapaz é filho de Ozenilda costureira, residente no sítio Boa Vista dos Barões, zona rural do município de Ouro Velho.

A família pede ajuda a todos os amigos da Região que se avistar esse rapaz ligue pra qualquer Pessoa de Ouro Velho. Cesar está com depressão.  Noticias chegadas ao blog   do Marcello Patriota, na noite dessa terça(22) é que as buscas continuam, mas sem êxito.

”OPIPOCO com poetateixeirinha’

Agências bancárias têm expediente normal desta quarta e fecham na quinta(24) em algumas cidades, confira:

As agências bancárias em Afogados da Ingazeira, SJEgito, Itapetimterá expediente normal para o público nesta quarta-feira (23), e fecham na quinta-feira (24), feriado em comemoração ao dia de São João, já decretado pelo Governo Municipal.

Na sexta-feira (25) o expediente será normal em todas as agências, postos de atendimento, casas lotéricas e Caixa Aqui.

Os bancos recomendam a seus clientes e a população em geral concentrar, ao máximo, suas atividades bancárias via aplicativo de celular e internet, pelo atendimento telefônico e nos caixas eletrônicos, nas salas de autoatendimento das agências e caixas 24 horas.

Clique aqui em Central de Atendimento e entre em contato com o seu banco.

Itapetim divulga programação do Centenário de Rogaciano Leite

A Prefeitura Municipal de Itapetim e a Secretaria de Cultura do município divulgaram a programação de lançamento do livro com obras de Rogaciano Leite em comemoração ao centenário do poeta itapetinense, que vai acontecer de forma 100% virtual nos dias 01, 02 e 03 de julho.

Se estivesse vivo, Rogaciano teria completado 100 anos em 1º de julho de 2020, ano em que Itapetim havia programado uma grandiosa festa para celebrar a data, mas por causa da pandemia da Covid-19 as comemorações foram canceladas e adiadas.

O evento é uma realização da Secretaria de Cultura de Itapetim com apoio do Governo Municipal e será transmitido pelo facebook PREFEITURADEITAPETIMPE, CANAL BISACODODOIDO, no YouTube, e Rádio Pedras Solstas FM.

Rogaciano Bezerra Leite nasceu no dia 1º de julho de 1920, no Sítio Cacimba Nova, zona rural de Itapetim-PE. Passou pela França e outros países da Europa, chegando até a União Soviética. Em passagem pela URSS, deixou registrado em monumento na Praça de Moscou o poema “Os Trabalhadores”, que segundo Paulo Cardoso, foi traduzido para vinte e cinco idiomas.

A sua maior e mais citada obra é o livro “Carne e Alma”, publicada pela primeira vez em 1950 no Rio de Janeiro pela editora Pongetti, com Prefácio de Luis da Câmara Cascudo. A obra ganhou elogiosos aplausos por parte da crítica literária brasileira, a exemplo de Mauro Mota, Gilberto Freyre, Costa Porto, Assis Chateaubriand, Jorge Amado e outros.

Rogaciano também foi jornalista, ganhando três Prêmios Esso de Jornalismo. Ele faleceu em 07 de outubro de 1969 no Hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro, vítima de um infarto do miocárdio.

PROGRAMAÇÃO

dia 01 de julho | 19h

Abertura com autoridades e familiares

recital: Jailton Lopes, Dayane Lopes, Zé Adalberto e Izabela Ferreira

Poetas repentistas: Val Pimenta e Fernando Emídio

Show musical: Vicente Di Paula e Banda

Dia 02 de julho | 19h

Recital: Evelyn Marianny

Mesa de glosas

Show musical: As Severinas

Dia 03 de julho | 08h30

Mesa redonda no programa sou mais o povo

participação: Lindoaldo Campos – filósofo/historiador, Cicero Renan N Filgueira – historiador,

Marcos R Nunes Costas – filósofo/historiador.

Revelado sintoma da COVID-19 que apenas vacinados possuem

Pesquisadores britânicos descobriram um sintoma do coronavírus que apenas as pessoas vacinadas têm.

Febre Amarela: conheça sintomas, transmissão e como funciona a vacina fracionada

Os vacinados no início de doença espirram frequentemente, segundo os dados do maior estudo do coronavírus e aplicativo para rastrear os casos da infecção, ZOE COVID Symptom Study.

Entre as pessoas não vacinadas o espirro não é considerado um sintoma da COVID-19, sendo mais associando com resfriado ou alergia.

“Embora muitas pessoas com COVID-19 possam espirrar, esse não é um sintoma definitivo porque espirrar é muito comum, especialmente nos meses quentes quando as pessoas podem ter rinite alérgica”, disseram os cientistas.

As pessoas que receberam a vacina e depois ficaram infectadas pelo vírus, mesmo de forma leve, destacam o espirro como um dos sintomas da doença.

O espirro não está entre os sintomas frequentes do coronavírus, entre quais se incluem febre, perda de olfato e paladar, fadiga, dor de cabeça, diarreia, corrimento nasal, falta de ar e tosse persistente, entre outros.

“Se você foi vacinado e começou a espirrar muito inexplicavelmente, você deve ficar em casa e fazer o teste da COVID-19, especialmente se você mora ou trabalha com pessoas que estão em maior risco da doença”, segundo os pesquisadores.

Anteriormente, vários cientistas alertaram sobre o perigo da cepa indiana do SARS-CoV-2, incluindo para os vacinados. A cepa tem duas mutações que reduzem em duas ou três vezes a defesa imunológica em vacinados e recuperados.

Blogueiro atualiza quadro de Anchieta Santos

O blogueiro Júnior Finfa conversou com o radialista Anchieta Santos e deu detalhes dos próximos passos no tratamento do problema de saúde identificado semana passada.

O radialista confirmou que na próxima segunda-feira (28), estará se internando no Hospital da Restauração. Nesta terça-feira (22), tem um encontro com o neurocirurgião Paulo Thadeu Brainer.

O profissional é um dos mais respeitados no país, conhecido pelas participações em programas de TV da Rede Globo, Rádio Jornal e outros veículos partilhando sua experiência.

“Além dos médicos Pedro Alves e Josete Amaral, tenho recebido apoio de Geraldo Freire, José Patriota, da jornalista Edna Nunes, do empresário Paulo Manu,  do médico Gilson Brito e de muitos outros amigos da política, da saúde e da comunicação. A equipe do Hospital da Restauração é o que tem de melhor no Nordeste”, afirmou Anchieta. Continuamos com fé em Deus e confiantes.

O radialista, nosso companheiro de muitos anos, responsável pela formação de muitos profissionais na Rádio Pajeú e Repórter do Sertão na Rádio Jornal teve diagnóstico de um nódulo descoberto na cabeça semana passada.

Nos últimos dias, Anchieta passou a sentir dores de cabeça após o programa Rádio Vivo. Brincava que ela tinha hora marcada para acontecer, pouco antes de terminar o programa. Buscou ajuda e realizou um exame de imagem que revelou na última quinta um nódulo na cabeça, que exigia cuidados mais intensivos.

Após bebedeira jovem coloca fogo em homem que não resistiu e veio à óbito entre Itapetim e Desterro

Após bebedeira jovem coloca fogo em homem que não resistiu e veio à óbito entre Itapetim e Desterro

(Blog J.Campos)

Na tarde desta segunda-feira, informações chegaram ao nosso blog que na tarde deste domingo (20), no sítio Poço do João, zona rural de Desterro, após bebedeira, dois “amigos”, começaram a discutir, em seguida o senhor conhecido como Pedro, foi se deitar no sofá, onde o jovem que tinha discutido com ele, ateou fogo no sofá onde seu Pedro estava deitado, ainda segundo informações, o mesmo teve mais de sessenta por cento (60%) do corpo queimado, seu Padro foi socorrido e transferido para a cidade de Campina Grande na Paraíba, mais não resistiu aos ferimentos e veio á óbito.

Ainda informações, o acusado foi preso pela Polícia Militar de Pernambuco e está  disposição da Polícia da Paraíba, já que o fato aconteceu no estado vizinho.  A Comunidade do Poço do João é na divisa dos estados de PE e PB.

Covid-19: Sertão do Pajeú totaliza 30.158 casos positivos, 28.696 recuperados e 574 óbitos

Flores, São José do Egito e Serra Talhada confirmaram novos óbitos pela doença.

Por André Luis/Blog Nill jr 

Nesta segunda-feira (21), foram notificados no Sertão do Pajeú, mais 143 novos casos positivos de Covid-19, 281 recuperados e 3 novos óbitos, nas últimas 72 horas.

Agora o Sertão do Pajeú conta com 30.158 casos confirmados, 28.696 recuperados (95,15%), 574 óbitos e 888 casos ativos da doença.

Abaixo seguem as informações detalhadas, por ordem alfabética, relativas a cada município do Sertão do Pajeú nas últimas 72 horas:

Afogados da Ingazeira registrou 37 novos casos positivos e 49 recuperados. O município conta com 5.241 casos confirmados, 4.954 recuperados, 67 óbitos e 220 casos ativos.

Brejinho registrou 3 novos casos positivos e 6 recuperados. O município conta com 718 casos confirmados, 690 recuperados, 21 óbitos e 7 casos ativos.

Calumbi  registrou 10 novos casos positivos e 17 recuperados. O município conta com 625 casos confirmados, 579 recuperados, 4 óbitos e 42 casos ativos da doença.

Carnaíba  registrou 13 novos casos positivos. O município conta com 1.850 casos confirmados, 1.706 recuperados, 35 óbitos e 109 casos ativos da doença.

Flores registrou 13 casos recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 942 casos confirmados, 857 recuperados, 33 óbitos e 52 casos ativos.

Iguaracy registrou 11 casos recuperados. O município conta com 737 casos confirmados, 706 recuperados, 27 óbitos e 4 casos ativos.

Ingazeira registrou 1 caso recuperado. O município conta com 410 casos confirmados, 403 recuperados, 6 óbitos e 1 caso ativo.

Itapetim registrou 10 novos casos positivos e 19 recuperados. O município conta com 1.177 casos confirmados, 1.119 recuperados, 28 óbitos e 30 casos ativos.

Quixaba não divulgou boletim até às 22h15 desta segunda-feira. O município conta com 473 casos confirmados, 439 recuperados, 14 óbitos e 20 casos ativos.

Santa Cruz da Baixa Verde registrou 3 novos casos positivos e 7 recuperados. O município conta com 590 casos confirmados, 558 recuperados, 18 óbitos e 14 casos ativos.

Santa Terezinha registrou 4 novos casos positivos e 32 recuperados. O município conta com 978 casos confirmados, 950 recuperados, 26 óbitos e 3 casos ativos.

São José do Egito registrou 17 novos casos positivos, 17 recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 2.364 casos confirmados, 2.287 recuperados, 47 óbitos e 30 casos ativos. O 47º óbito se trata de paciente do sexo feminino, 30 anos. Faleceu após vários dias de internamento no Hospital Regional Emília Câmara.

Serra Talhada registrou 37 novos casos positivos, 73 recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 9.408 casos confirmados, 9.091 recuperados, 156 óbitos e 161 casos ativos da doença. O 155º óbito se trata de paciente do sexo masculino, 78 anos, morador do Centro. Portador de comorbidades (hipertensão e ex-tabagista). Faleceu no dia 19/06/21 no Hospital Eduardo Campos.

Solidão registrou no sábado e domingo 4 novos casos positivos e 29 recuperados, porém não divulgou boletim até às 22h15 desta segunda-feira. O município conta com 637 casos confirmados, 594 recuperados, 3 óbitos e 40 casos ativos.

Tabira devido à recontagem de casos realizada pela Vigilância Epidemiológica não foi possível saber a quantidade de novos casos nas últimas 72 horas. O município conta com 2.654 casos confirmados, 2.494 recuperados, 38 óbitos e 122 casos ativos.

Triunfo registrou 3 novos casos positivos e 4 recuperados. O município conta com 873 casos confirmados, 831 recuperados, 26 óbitos e 16 casos ativos.

Tuparetama registrou 2 novos casos positivos e 3 recuperados. O município conta com 480 casos confirmados, 438 recuperados, 25 óbitos e 17 casos ativos da doença.

Acidente em Iguaracy deixa um morto e outro em estado grave

Na noite do último domingo (20.06), por volta das 18hrs ocorreu um grave acidente na PE-292, próximo ao Motel Talismã na cidade de Iguaracy. Informações dão conta de que um carro havia atropelado uma moto e também uma bicicleta, não se sabe ainda se em uma possível ultrapassage.Nas fotos do acidente feitas por Romário Teixeira, ainda é possível ver a moto Honda e a bicicleta no local da tragédia. O iguaraciense de nome Edson, que conduzia a bicicleta, infelizmente foi a vítima do trágico acidente. O seu sepultamento foi na tarde dessa segunda-feira (21). Sobre os demais envolvidos no acidente, tivemos apenas informações do condutor da moto, trata-se de  Saulo Júnior de 21 anos, residente no Sitio Varzinha e encontra-se em estado grave no Recife.

Drive-thru deve imunizar cerca de mil egipcienses com 2ª dose nesta terça (22)

Drive-thru deve imunizar cerca de mil egipcienses com 2ª dose nesta terça (22)São José do Egito deve avançar ainda mais na imunização de sua população essa semana, com média superior a nacional e do resto do Estado, a Terra da Poesia deverá vacinar cerca de mil pessoas nesta terça (22), em novo drive-thru da vacina.

Quem tomou a primeira dose da vacina contra a covid-19 em 30 de março, deverá comparecer aos postos de vacinação; Central, Novo Horizonte e Borja a partir das 18h desta terça (22) para receber a 2ª dose, e assim fechar o esquema vacinal.

Quem não compareceu no drive-thru da semana passada, também pode receber a 2ª dose nesta ocasião.

A Secretaria de Saúde lembra que é preciso levar o cartão de vacina que a pessoa recebeu no ato da aplicação da primeira dose.

~~Giro pelos Blog’S (Terça feira 22/06/2021)~~

Blog do FinFa

Inicia – A Secretaria Municipal de Educação da cidade de Itapetim-PE, inicia nesta terça-feira (22) a entrega da terceira remessa dos kits da merenda escolar que atende os alunos beneficiários do Bolsa Família. Os alimentos entregues são todos da Agricultura Familiar, visando ajudar os agricultores do nosso município.

Com o governador – O Presidente Estadual do Republicanos e deputado federal Silvio Costa Filho, levou para uma audiência no Palácio do Campo das Princesas, com o Governador Paulo Câmara, a prefeita da cidade de Ipojuca, Célia Sales e seu filho, deputado estadual Romero Sales Filhos. “Precisamos da parceria do Governo do Estado para avançarmos na melhoria das rodovias estaduais que cortam o nosso município, além do saneamento básico e a infraestrutura para o nosso Distrito Industrial de Camela, além de outras questões. Nossos pleitos foram acolhidos pelo governador, a quem agradeço pela a atenção”, disse a prefeita Célia.

Confirmou –

  Em conversa com este blogueiro, agora há pouco, o radialista Anchieta Santos (foto), confirmou que na próxima segunda-feira (28), estará se internando no Hospital da Restauração, e nesta terça-feira (22), terá um encontro com Dr. Paulo Tadeu Brainner que é um dos cirurgiões para definições dos exames pré-operatórios. ” Além dos médicos Pedro Alves e Josete Amaral, tenho recebido apoio de Geraldo Freire, José Patriota, da jornalista Ex-SBT/jornal Edna Nunes, do empresário Paulo Manu, Dr. Gilson Brito e de muitos outros amigos da política, da saúde e da comunicação. A equipe do Hospital da Restauração é o que tem de melhor no Nordeste”, afirmou Anchieta.

Assumiu – O vice-prefeito Erivaldo Rodrigues Amorim, assumiu ontem (21) o Governo Municipal da cidade de Lajedo-PE, em uma cerimônia na Câmara Municipal em cerimônia simples, comandada pelo Presidente do legislativo vereador Flaviano Quintino. Estiveram presentes vereadores, familiares do prefeito Erivaldo e também familiares de Adelmo Duarte. Em seu juramento e discurso, emocionado, Erivaldo Chagas, destacou a profunda comoção em assumir a gestão municipal nessas circunstâncias e declarou apoio total ao município pedindo a união de todos.

Enviou –

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, enviou para a aprovação da Câmara de Vereadores, os Projetos de Lei que concedem auxílios financeiros para profissionais do setor cultural do Ciclo Junino e para familiares de vítimas da pandemia. Funcionam da seguinte forma: Auxílio Ciclo Junino: sanfoneiros, violeiros, quadrilheiros e grupos musicais locais, além de garçons e vendedores ambulantes vinculados a associações que prestaram serviços ao @saojoaopetrolina 2018 e 2019 poderão receber uma parcela única de R$ 400 a R$ 5.000, desde que cumpram todos os pré-requisitos existentes no edital do Projeto de Lei; Programa Petrolina BEM (Benefício Emergencial Municipal): destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social e que tiveram entes falecidos em decorrência da Covid-19 a partir de março de 2020; assim como as famílias em situação de extrema pobreza, com filhos de 0 a 5 anos, inscritas no CadÚnico até 14/05/2021 e que não recebam benefícios de transferência de renda, como o Bolsa Família. Em ambos os casos, serão pagas 3 parcelas de R$ 250 para cada família, durante 3 meses (R$ 750 ao todo).

Você sabia –

O município de Iguaracy-PE, foi o primeiro do Pajeú a oferecer tratamento específico para a população que se recupera da Covid-19, os pacientes também contam com o acompanhamento e tratamento no centro de especialidades, que recebem atendimentos especializados com Nutricionistas, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Assistente Social, Cardiologista, Fisioterapeutas e diversos exames.

Mais da metade –

O Recife vem se destacando no processo nacional de imunização contra a covid-19 e alcançou, nesta segunda-feira (21), mais uma marca importante: mais de 50% da população adulta da capital, ou seja, pessoas com 18 anos ou mais, já recebeu pelo menos uma dose da vacina. Esse número mantém o município acima da média nacional de imunização, que está em cerca de 28%. Até às 17h de hoje, 621.020 pessoas já haviam recebido pelo menos a primeira dose no município. Atualmente a cidade possui 1.237.614 pessoas com 18 anos ou mais, aptas a serem vacinadas pelo Plano Nacional de Operacionalização Vacinação contra a Covid-19 .

Entregou –

O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, realizou ontem (21) a entrega de coletes e tablets para as equipes dos pontos de vacinação em Garanhuns. O equipamento vai facilitar a identificação dos profissionais que atuam na Campanha, além de auxiliar, dando maior agilidade ao processo de vacinação, com a informatização e consulta de dados em tempo real.

Determinou –

O prefeito de Ouro Velho-PB, Dr. Augusto Valadares, determinou nesta segunda-feira (21) a manutenção do ‘Feriado de São João’ no dia 24/06/2021 e ‘ponto facultativo’ no dia 25/06/2021 com exceções dos serviços de natureza essencial, tais como: Saúde, Transportes, Limpeza pública e serviços inadiáveis. No decreto publicado, o gestor ourovelhense proibiu acender fogueiras no âmbito urbano do município.

Perguntar não ofende – Quando Afogados da Ingazeira vai homenagear o ex-deputado Antônio Mariano?

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

POPA DA MOLESTA ARRIÉGUA!
Eu tenho dito que Bolsonaro calado é um poeta e falando é um processo, mas nesta segunda-feira (21) em Guaratinguetá (SP), ele disse o que nenhum dos que ocuparam o cargo antes tiveram coragem de dizer. Ao ser lembrado que foi multado pelo Governo de São Paulo por não usar máscara por uma repórter de uma afiliada da Globo, ele se irritou, tirou a máscara e soltou os cachorros na equipe de TV. “Essa Globo é uma merda de imprensa. Vocês são uma porcaria de imprensa, cala a boca, vocês são uns canalhas. Vocês fazem um jornalismo canalha que não ajuda em nada. Vocês destroem a família brasileira, destroem a religião brasileira. Vocês não prestam, você tinha que ter vergonha na cara por prestar um serviço porco desse”, finalizou”.
********************************************
ELE NUM VAI NÃO!
Se for candidato a Câmara Federal, nas eleições gerais do próximo ano, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) pode até não ser o grande puxador de votos da legenda. Para ter os melhores números do PSB, Paulo que ainda analisa encarar o crivo das urnas, vai ter que gastar muito para ter uma votação pujante e levar para Brasília outros colegas de coligação bem menos votados. Não há dúvidas de que estará entre os eleitos, agora ser o puxador expressivo do pleito de 2022, carregando consigo socialistas para o parlamento, isso é difícil de acreditar. Mas como em política tudo pode acontecer, inclusive nada, vamos esperar!
********************************************
E LÁ SE FOI…
O poeta Edezel Pereira, que perdeu a luta contra a Covid-19, nesta segunda-feira (21), No Hospital Regional Emília Câmara. Repentista da viola, Edezel apresentou na Rádio Pajeú o programa Encontro com a Poesia. Ele também realizou vários festivais de cantadores de viola. Foi uma grande perda na cultura popular nordestina. Aos familiares nossos sentimentos!
********************************************
SAÚDE ANCHIETA!
A notícia que pegou muita gente de surpresa nesta segunda-feira (21) foi a de que o radialista Anchieta Santos se encontra na Capital Pernambucana para tratar um pequeno nódulo que foi detectado na cabeça. De acordo com notas divulgadas na imprensa, Anchieta vinha sentido constantes dores de cabeça. Ele aguarda o procedimento cirúrgico para uma análise mais minuciosa do caso. O blogue deseja a Anchieta, ótimos resultados na análise e muita saúde!
********************************************
TRÊS CANDIDATOS
Apesar de ser uma cidade de eleitorado médio, Floresta do Navio poderá eleger três deputados estaduais nas eleições gerais de 2022. Dos três postulantes, dois já estão com assento na Assembleia legislativa de Pernambuco – Alepe e um exerceu o mandato de deputado federal. Em 2018, Floresta elegeu dois deputados estaduais Rodrigo Novaes (PSD) e Fabrízio Ferraz (Progressista). Já na disputa pela recondução do cargo na Câmara Federal, Kaio Maniçoba (PSB) não obteve êxito. Ciente de que os votos de Floresta não é suficiente para eleger três deputados, o trio de forma individual vai buscar apoio em outros municípios.
********************************************
QUEM SERÁ?
E quem terá mais votos na terra natal? Difícil de saber, porque o Novaes é muito bem votado, ao passo em que o Ferraz conta com grupo político  forte e o Maniçoba tem a mãe, a prefeita Rorró administrando o município. Pelo menos a nível de estado, Fabrízio ganhou muita densidade eleitoral, soube se movimentar e ganhou apoios importantes. Rodrigo nem se fala, já tem um eleitorado fiel em várias regiões. O Kaio tem que correr campo e fechar compromisso o mais rápido possível porque os camaradas já estão no trecho. Se cochilar o cachimbo cai…
********************************************
RÉ DA GOTA SERENA!
Convidado pelo Repórter do Pajeú, Itamar França para fazer um vídeo numa sátira a procura do criminoso Lázaro Brabosa, o atirador JURA MORAL deu uma freada da molesta. Foi taco de coturno pra todo lado. Formado no Tiro de Guerra 07/020 de Afogados da Ingazeira JURA também é um colaborador de muitos anos. “Bom dia Itamar eu não quero me envolver com esse tipo de coisa não meu amigo e logo com um cara desse que está foragido da polícia. Deus me livre eu quero é viver ainda homem, um bicho desse pode vir aqui ligerim, fugindo como um tatu dentro da terra só pra fazer um arto no caba dormindo, deixe quieto, agradeço o convite”. Na tela, parte do áudio autorizado pelo amigo JURA MORAL que foi até procurado pelo seu superior pelo uso da farda do TG em algumas postagens disseminadas nas redes sociais.
********************************************
EITA CRI CRI DA GOTA!
 A deputada federal Tabata Amaral (PDT) disse que a Reforma Administrativa, como está posta na PEC 32/20, tem tudo pra ser mais um degrau na fragilização da democracia e propõe a inclusão de militares e membros do Judiciário e do Legislativo na reforma, o corte de privilégios e supersalários, mais mobilidade na alocação de pessoal, diretrizes nacionais para avaliações periódicas de desempenho e gratificação por resultado, e que a administração pública se paute pela diversidade de gênero e raça, tanto no ingresso no serviço quanto nos cargos de chefia.
************************
APELAÇÃO
Eita que o Fantástico domingo (20) foi cacete de todo lado em Bolsonaro. O programa abordou do nazismo até as 500 mil mortes no Brasil de pessoas infectadas pelo Coronavírus. A produção do programa até colocou o filho de uma das vítimas culpando o presidente, mas não comemorou o grande números de pessoas curadas no Brasil. Foi muita apelação, ou melhor, politização!
************************
 

OLHA AÍ

A nova rodada do auxílio emergencial de R$ 250 em média já injetou mais de R$ 5 bilhões em pagamentos por meio digital este ano. De 6 de abril a 15 de junho, foram registrados R$ 3,9 bilhões pagos em boletos e para concessionárias de serviços públicos e R$ 1,2 bilhão em compras por débito virtual por aplicativo, de acordo com a Caixa Econômica Federal.
********************************************

Lula deve ser canonizado 

Depois de ter todos os seus pecados de roubalheira perdoados, por liderar a quadrilha que promoveu o maior assalto aos cofres públicos da história do País, por uma decisão monocrática do ministro Edson Fachin, do STF, nomeado na era petista pela ex-presidente Dilma, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caminha para ser beatificado pelo Papa Francisco. Pelo andar da carruagem, vai virar, mais rápido do que se esperava, o “Santo Lula”.

Ontem, o juiz federal Frederico Botelho de Barros Viana, da 10ª Vara Federal de Brasília, deu a sua colherzinha de chá. Concluiu que o réu Lula é inocente na operação Zelotes, que apurou a oferta de R$ 6 milhões, a título de propina, para a campanha eleitoral do PT. A dinheirama teria sido apresentada pelo lobista Mauro Marcondes ao ex-presidente. A moeda de troca seria a edição da MP 471, que prorrogou incentivos fiscais às empresas instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Em outra ação penal da Zelotes, Lula responde pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A investigação apurou suposta negociação irregular de 36 caças Gripen, da fabricante sueca Saab, pelo governo Dilma Rousseff (PT). No final de maio, o juiz Frederico Botelho suspendeu o depoimento de Lula no caso depois de a defesa do petista apresentar pedido de suspeição no início deste mês contra dois procuradores que atuaram na Zelotes: Frederico de Carvalho Paiva e Herbert Reis Mesquita.

Acusa a dupla de atuar em conjunto com a Lava Jato em Curitiba para a “realização de contratos irregulares com a Receita Federal e autoridades estrangeiras”. Botelho entendeu que o pedido de suspeição deve ser discutido dentro da ação penal dos caças. Abriu prazo de 30 dias para o MPF (Ministério Público Federal) se manifestar. Disse que a discussão deve ser feita “não sob o enfoque da suspeição e sim sob a ótica da justa causa”.

Além dos processos da Zelotes, Lula responde às quatro ações penais da Lava Jato Curitiba que foram enviadas ao Distrito Federal por ordem do STF (Supremo Tribunal Federal) e uma ação da Operação Janus. A alma mais honesta do planeta tem tantos penduricalhos no campo ético que, num País sério e não circense como o Brasil, nunca teria saído da cadeia.

Nada a ver? – O juiz, pasmem, afirma que embora existam elementos que apontem suposta atuação de uma da empresa Marcondes e Mautoni, “não há evidências apropriadas e nem sequer minimamente aptas a demonstrar a existência de ajuste ilícito” envolvendo Lula. Frederico Botelho diz que é segura a conclusão que a acusação carece de elementos que poderiam fundamentar, além da dúvida razoável, eventual juízo condenatório em desfavor dos réus. Não se pode passar a borracha na história. Na era petista, foram descobertos desvios de fundos da Petrobras, superfaturamentos em obras públicas, como na hidrelétrica de Belo Monte, na usina de Angra 3, em fundos de pensão de servidores federais e em estádios da Copa do Mundo de 2014. E Lula nada tem a ver com isso?

TSE no ataque – O Tribunal Superior Eleitoral lançou um vídeo em defesa da urna eletrônica e do modelo de apuração das eleições no País. O presidente da Corte e ministro Roberto Barroso, do STF, aparece na peça explicando os mecanismos de auditagem dos votos e a segurança do sistema. “O Brasil tem, provavelmente, o melhor sistema de apuração eleitoral do mundo”, diz o ministro. “Apesar de termos 150 milhões de eleitores, na noite do mesmo dia das eleições o TSE divulga os resultados”. Barroso também afirma que jamais ocorreu qualquer caso de fraude comprovada nos 25 anos de uso da urna eletrônica no Brasil.

Policiais indiciados – Mais de um ano após a tentativa de homicídio contra o senador Cid Gomes (PDT-CE), durante motim protagonizado por centenas de policiais militares no Ceará, 33 agentes da Segurança Pública do Estado foram indiciados, ontem, pelo crime. Para chegar aos nomes dos envolvidos foi instaurado Inquérito Policial Militar (IPM) e houve quebra do sigilo telefônico autorizado pela Justiça a fim de descobrir quais policiais estavam amotinados no quartel, em Sobral, no fim da tarde (das 17h às 18h) do dia 19 de fevereiro de 2020, data e horário que o senador Cid Gomes foi alvejado a tiros naquela localidade.

Ceará reduz – Por falar no Ceará, pela segunda vez consecutiva o risco de transmissão da Covid-19 entre os municípios cearenses apresentou redução. Conforme dados do boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde, atualmente 150 cidades estão em alerta “altíssimo”, 14 a menos do que o verificado há duas semanas. Além disso, quatro cidades estão com alerta moderado (nível 2): Eusébio, Cariré, Brejo Santo e Choró. Este é o maior número de cidades cearenses no nível 2 desde abril. O boletim, referente às semanas epidemiológicas 23 e 24, entre 6 a 19 de junho, traz ainda que 30 cidades estão no nível de alerta “alto” para transmissão da Covid-19. No boletim anterior eram 23.

Torcida por Anchieta – O Pajeú, minha região, tomou um susto, ontem, com a notícia de que o radialista Anchieta Santos, meu amigo de velhos carnavais, vai se submeter a uma cirurgia para retirada de um nódulo na cabeça, identificado recentemente. No Recife em fases de exames, Anchieta está tranquilo e otimista de que o procedimento será bem-sucedido. Não é apenas o Pajeú que torce e ora por ele, mas o Estado inteiro. Anchieta rompeu a fronteira do Sertão, trabalhou na Rádio Clube, no Recife, e virou figura carimbada no Estado, quando passou animar o palanque dos comícios de praticamente todas as campanhas do ex-governador Miguel Arraes.

CURTAS

CESTAS IRREGULARES – O Tribunal de Contas do Estado (TCE) julgou irregular uma licitação de R$ 43 milhões aberta pela Prefeitura do Recife para a compra de cestas básicas para alunos da Rede Municipal durante a pandemia de Covid-19. A corte também multou o Executivo municipal em R$ 12 mil, conforme este blog antecipou, ontem, com exclusividade.

RECURSO – Sem ter nada a ver, porque o processo se deu na gestão de Geraldo Júlio, o Covidão, o prefeito do Recife, João Campos, disse que vai recorrer. Informa que se trata de uma decisão preliminar. “Vamos realçar a fundamentação para os atos realizados pela comissão de licitação trazendo novos elementos que comprovarão a execução da licitação dentro da regularidade”, diz a nota da Prefeitura.

Perguntar não ofende: Quando a Justiça Federal vai reabrir em Brasília os processos contra Lula anulados por Fachin?

Coluna da Folha-PE/ Edmar Lyra

PSB se fortalece no campo da esquerda 

A chegada do deputado federal Marcelo Freixo, que era do PSOL, e do governador do Maranhão, Flávio Dino, ao PSB, foi o início de um fortalecimento do partido no campo da esquerda com vistas a 2022. O partido tentou por duas ocasiões o Palácio do Planalto, a primeira vez com Anthony Garotinho em 2002, e a segunda com Eduardo Campos e Marina Silva. Nas duas ocasiões os socialistas não lograram êxito, porém demarcaram espaço e evidenciaram que há vida fora da hegemonia do PT na esquerda brasileira.

Apesar de provavelmente garantir o apoio ao ex-presidente Lula em 2022, este movimento faz do PSB um ator estratégico na esquerda, tendo dois governadores importantes, Dino e Paulo Câmara, podendo inclusive compor a chapa presidencial com um destes nomes. A saída de Freixo do PSOL e de Dino do PCdoB também aponta a dificuldade de os dois partidos suplantarem a cláusula de barreira, mas não é só isso, a federação, considerada salvação dos nanicos, pode até prosperar como lei, mas sua execução não será das mais fáceis, devido às peculiaridades de cada estado.

Diante disto, é fundamental ter um partido de esquerda que seja forte, orgânico e que aponte caminhos fora dos extremos no país, e por isso o PSB surge estrategicamente como opção para estes e outros atores que estão avançando para oficializar sua filiação ao partido tanto nos próximos meses deste ano quanto na abertura da janela partidária em março.

A filiação de Flávio Dino e de Marcelo Freixo ocorre nesta terça-feira na capital federal e deverá contar com a presença de diversas lideranças socialistas nacionais, consolidando a força do PSB no campo das esquerda.

Visita – O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) levou a prefeita de Ipojuca, Celia Sales, o deputado estadual Romero Sales Filho, e o ex-vereador Romero Sales para um encontro com o governador Paulo Câmara no Palácio do Campo das Princesas. Na pauta, ações voltadas para a cidade de Ipojuca.

Multa – O Ministério Público Eleitoral pediu uma multa ao presidente Jair Bolsonaro por suposta propaganda eleitoral antecipada. Em cerimônia oficial de entrega de títulos de propriedade rural, realizada em Marabá (PA), na semana passada, o presidente teria exibido uma camiseta com a mensagem “É melhor Jair se acostumando. Bolsonaro 2022”. O ato foi transmitido ao vivo pela TV Brasil.

Suspeito – O Supremo Tribunal Federal (STF) deve concluir nesta quarta-feira (23) o julgamento sobre a suposta parcialidade do ex-juiz Sergio Moro. O ministro Marco Aurélio havia interrompido o julgamento com pedido de vista, mas devolveu os autos para julgamento. O Plenário do STF já formou maioria para manter a decisão da 2ª Turma que declarou Moro suspeito

Recurso – O Patriota da Ilha de Itamaracá ingressou com uma reclamação no TSE contra o ministro Alexandre de Moraes por causa da demora no julgamento do recurso especial do registro do prefeito eleito.

Inocente quer saber – Romero Sales Filho e Celia Sales poderão se aproximar da Frente Popular?

Prefeito de Stª Terezinha cumpre agenda em Brasília

Blog do Pereira /

O prefeito de Santa Terezinha Delson Lustosa (Podemos) se encontra em Brasília solicitando recursos e apresentando demandas para implantação de projetos dentro na Terrinha Santa, entre eles estão a construção de Escolas Padrão FNDE- Fundo Nacional Desenvolvimento da Educacional e ME-Ministério da Educação para liberação de recursos.

O seu filho Hemerson Lustosa cumpre agenda nesta segunda-feira, 21 de junho no Recife também na busca de emendas extras.  Ao blog, ele informou no começo da tarde de hoje que “já hoje estive no gabinete do deputado estadual Gustavo Gouveia, ao lado do prefeito de Brejinho Gilson Bento, em buscar de recursos e emendas extras para o nosso município”.

Gilson Bento se encontra com deputado Gustavo Gouveia

Gilson Bento se encontra com deputado Gustavo GouveiaBlog do Erbi /O prefeito de Brejinho Gilson Bento, o vice Naldo Alves e o secretário de finanças da Cidade de Santa Terezinha Hemerson Lustosa, tiveram um encontro com o deputado estadual Gustavo Gouveia, em busca de recursos através de emendas parlamentares para os nossos municípios em questão.

“O povo de Brejinho já está percebendo que com um trabalho propositivo e muita dedicação estamos no rumo certo para o desenvolvimento”. Disse Gilson Bento após o encontro.

Autor do tiro acidental que matou a irmã se apresenta na Delegacia de Tabira

O jovem de 23 anos, autor do disparo que atingiu e matou sua irmã Maria Mikaeli Pereira Avelino, de 20 anos, se apresentou na delegacia na tarde desta segunda-feira (21), em Tabira, acompanhado dos advogados Dr. Klênio Pires e Dr. Flávio Marques.

Após prestar depoimento ao Dr. Cley Anderson, titular de Tabira e que investiga o caso, o jovem que alegou tiro foi acidental, foi liberado.

Relembre o caso: uma brincadeira indevida acabou em tragédia na Cidade das Tradições. Maria Mikaele, 20 anos, foi morta com um tiro disparado acidentalmente pelo próprio irmão.  Felipe Alves, de 23 anos, estava manuseando a arma quando ocorreu o disparo de forma acidental.

Informações indicam que Felipe não sabia que a arma estava carregada, foi brincar com a irmã, mirou e disparou. O incidente foi no Bairro da Cohab.

A vítima foi levada de imediato para Hospital Municipal Dr. Luiz José da Silva Neto, porém não resistiu.  A Polícia Militar e Civil foram chamadas ao local.

O Instituto de Criminalística foi ao local e o corpo foi levado ao IML de Caruaru. O sepultamento deve ocorrer ainda nesta segunda-feira.

O caso foi registrado na Delegacia de Tabira e o irmão, indiciado por homicídio culposo, sem intenção de matar, ou por dolo eventual, por ter assumido o risco de matar a irmã com a brincadeira. O caso está sendo investigado pelo Delegado Clay Anderson.

Depois de cobrar cuidados em pandemia, vereador é questionado por aglomeração

O vereador Neguinho de Danda foi notícia outra vez em Santa Terezinha.

Neguinho, que além de contrair Covid-19 e perder o irmão, o ex-prefeito Vaninho de Danda, em pleno exercício do mandato, foi flagrado em aglomeração segundo imagens que circulam as redes sociais.

Nas imagens,  opositores usam uma fala em que Neguinho faz todas as recomendações para prevenção da Covid-19.  “Estou pedindo de coração que se cuidem, usem máscara, álcool em gel, lavem as mãos.  Vamos evitar aglomerações”.

Em seguida, postam fotos do vereador em uma aglomeração com várias pessoas sem máscaras e fazendo uso de álcool . As imagens ganharam inúmeros compartilhamentos.  O vereador ainda não se manifestou nas redes.

Polícia chega a assassino de empresária tabirense e descobre que ele morreu em confronto com polícia na BA

Marcos André Pereira da Silva, o Nego Téu, era envolvido em vários crimes

Segundo Delegado Ubiratan Rocha, é o quarto envolvido com o crime que é morto. Mortes que assustaram cidade tem conexão com o caso

Fotos: 1 – Marcos André Pereira da Silva, conhecido por Nego Téu; 2 – documentos falsos encomendados por Marcos para despistar a polícia; 3 – imagem da comunidade em Palmeira dos Índios onde Nego Téu se escondeu, descoberta pela inteligência da Polícia; 4 – Notícia da morte da empresária que chocou a região. 

URGENTE – EXCLUSIVO 

Uma investigação da Polícia Civil coordenada pelo Delegado Regional Ubiratan Rocha chegou ao executor de uma empresária morta em Tabira.

A comerciante Glaucia Ricarte Nunes de Melo, có-proprietária da LB Móveis Eletro foi morta na noite de 15 de junho de 2020 na chácara da família, na PE que dá acesso ao município de Solidão.

Glaucia era esposa de Gilberto Melo, também assassinado em outubro do mesmo ano.

A polícia chegou ao elemento Marcos André Pereira da Silva, conhecido por Nego Téu, executor de Gláucia.

Entretanto, no curso das investigações foi morto em uma troca de tiros com a Polícia Civil da Bahia na operação Aerarium, capitaneada pela Polícia Judiciária daquele estado.

O criminoso era o principal envolvido na morte da empresária, em um dos primeiros homicídios da onda que atormentou a cidade em 2020. “As investigações continuaram com o trabalho de inteligência para chegar até ele”, disse o Delegado.

Segundo ele, no segundo semestre de 2020, Nego Téu foi visto em Palmeira dos Índios, Alagoas, em um povoado indígena. A notícia chegou a policiais lotados em Tabira.

“Infelizmente ele deixou o local e tomou rumo ignorado. Mas semana retrasada entramos de novo no encalço dele haja vista que a gente estava com foco na Operação Prólogo, que investigou esses crimes em Tabira e pegamos um ponto investigativo em Petrolina, onde ele usava nome falso de Antonio Marcos de Sena”, revelou.

A residência em que ele se escondeu foi identificada, mas veio a surpresa. “Quando a gente foi aprofundar a investigação tomou ciência que na terça passada, Nego Téo morreu em confronto com a Polícia Civil, como alvo principal, investigado por assaltos a bancos no estado”.

Ele tinha uma extensa ficha. Natural de Pedreiras, Maranhão, participou de várias organizações criminosas no Estado e em outras praças do Nordeste, apesar de ter apenas 25 anos.

Em Tabira, a investigação chegou a ele por ter esquecido um celular no lugar do crime contra a empresária. Do crime, três suspeitos segundo Rocha já faleceram em virtude da onda de homicídios daquele ano. “Queríamos prendê-lo para aprofundar as investigações sobre a passionalidade ou não do delito”.

Segundo ele, as investigações não param com sua morte. “Vamos aprofundar as investigações. A operação Prólogo foi o estopim para que a gente pudesse vincular cada membro às práticas delituosas para aprofundar os fatos. O caso da empresária Gláucia originou a cadeia de homicídios”.

As mortes seguintes, diz o Delegado, escolhiam menores como executores para garantir a impunidade dos mandantes, que controlavam o crime organizado.

O passo agora é aprofundar as causas e motivações da morte dos empresários que morreram em Tabira.

“Já avançamos. As investigações seguem em sigilo. O que podemos dizer é que esse é o quarto suspeito que morre com envolvimento no crime de Gláucia”.

Outra revelação é que Nego Téu não foi o mesmo executor ou mandante da morte do empresário Gilberto Melo. “Está exposto nos autos”.

Outra etapa é aproximar os laços entre as investigações de Pernambuco e Bahia, para possível identificação de novos acusados de participação nos episódios.

Ele destacou que a Polícia Civil e Judiciária estão prestes a completar a montagem de mais esse complexo quebra-cabeças, com investigações de alto nível e suporte da inteligência.

“Parabenizo os policiais da 20a DESEC pela qualidade. Vamos responder à sociedade sobre esse delicado momento para levar mais alento e tranquilidade.

Itapetim proíbe festejos juninos, fogueiras e fogos de artifício no São João e São Pedro

A Prefeitura de Itapetim, através da Secretaria de Saúde, decretou a proibição da realização de quaisquer atos que configurem festejos juninos, queima de fogueiras, além da comercialização e o acionamento de fogos de artifício, entre os dias 22 a 30 de junho de 2021, período das festas em homenagem a São João e São Pedro no município.

A medida se faz necessário devido ao estado de calamidade pública para enfrentamento da pandemia decorrente do Covid-19 decretado desde 2020 e a recente avaliação do cenário epidemiológico do Estado de Pernambuco em relação à infecção pela Covid-19, com peculiaridades referentes ao Sertão do Pajeú.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde registrou um aumento de casos de pessoas contaminadas pelo Coronavírus no mês de junho de 2021, inclusive no que se refere a quantidade de internações e transferências de pacientes graves para outros centros fora do município.

As medidas inibem os problemas de saúde respiratórios provocados pela fumaça, que pode ser um agravante no período de enfrentamento da Pandemia do Covid-19, tendo em vista os problemas decorrentes da inalação de fumaça e dos gases tóxicos liberados pela queima de fogueiras e o acionamento de fogos de artificio.

A decisão também visa conter a demanda pelo serviço público de saúde em razão da ocorrência de acidentes com queimaduras e atendimentos ocasionados por síndromes respiratórias diversas.

Qualquer cidadão poderá noticiar fatos e pessoas em comportamento de violação às regras estabelecidas, utilizando-se do WhatsApp de número (87) 9 9960-8903, podendo encaminhar arquivos de vídeo, fotos e dados de localização da infração, quando Ihe será assegurado o anonimato.

Prefeito de Ouro Velho-PB emite novo decreto e mantém medidas restritivas contra o Covid-19

Prefeito de Ouro Velho emite novo decreto e mantém medidas restritivas contra o Covid-19O prefeito de Ouro Velho, Dr. Augusto Valadares, divulgou um novo decreto para impedir o avanço da contaminação por Covid-19 no município. Uma das medidas publicadas, é com relação ao funcionamento das Igrejas, Cultos e Templos que poderão funcionar, de segunda à sexta-feira, com capacidade máxima de 30% (trinta por cento), seguindo regras de distanciamento e uso de máscara, já nos fins de semana não pode haver presença de fies.

Também está limitado o horário de funcionamento até as 17h30 ao longo da semana.

Todas as outras medidas que já estavam em vigo, permanecem valendo, como multa para servidor público que for pego descumprindo as medidas restritivas.

De acordo com o prefeito, é mais uma medida para impedir o avanço do vírus no município: “É mais uma medida que estamos adotando, para impedir o avanço do vírus em Ouro Velho, haja vista que temos registrado um avanço significativo em número de casos confirmados”, afirmou o gestor.

Anchieta Santos inicia tratamento em Recife. Saiba mais sobre seu quadro:

O radialista Anchieta Santos, nosso companheiro de muitos anos, responsável pela formação de muitos profissionais na Rádio Pajeú e Repórter do Sertão na Rádio Jornal está em Recife, onde inicia um tratamento para debelar um nódulo descoberto na cabeça semana passada.

Nos últimos dias, Anchieta passou a sentir dores de cabeça após o programa Rádio Vivo. Brincava que ela tinha hora marcada para acontecer, pouco antes de terminar o programa. Buscou ajuda e realizou um exame de imagem que revelou na última quinta um nódulo na cabeça, que exigia cuidados mais intensivos.

A partir daí, formou-se um cinturão de profissionais e amigos que ajudaram a encaminhar Anchieta para os melhores especialistas da área. No time de profissionais que acompanham o caso, Josete Amaral (Tabira), Pedro Alves (Iguaracy), que é Diretor no Hospital da Restauração, o comunicador Geraldo Freire e outros amigos da medicina, da política, da comunicação.

Anchieta seguiu no sábado cedo para Recife, não antes de deixar encaminhada a substituição para seus programas na Rádio Pajeú e Cidade FM, a ponto de ficar preocupado com uma entrevista que tinha pré agendada com o promotor Lúcio Almeida no sábado. É como se estivesse mais preocupado com o programa do que com a própria saúde.

Anchieta já está aguardando uma análise da abordagem para o problema. Ainda não há data confirmada para o procedimento cirúrgico. Sabe-se que deve ocorrer logo. O comunicador está tranquilo e confiante. Estive com ele na sexta e vi um Anchieta sereno e cercado de amigos.

Além de um dos mais competentes radialistas do interior de Pernambuco, Anchieta foi responsável pela migração do rádio mais romântico, da chamada era de ouro, para o rádio serviço e rádio notícia. Comandou o primeiro jornalístico de sucesso na emissora nos anos 80, o Rádio Repórter Pajeú. Fundou a Seleção do Povo, equipe esportiva da rádio e ajudou a descobrir muitos nomes da atual geração, como Aldo Vidal, Celso Brandão, Augusto Martins e tantos outros. Quando perguntado sobre minha referência no rádio, brinco que sou da escola “Anchietiana”. Apresenta os programas Rádio Vivo na Pajeú e Cidade Alerta na Cidade FM.

Mais uma pesquisa revela a vantagem de Lula sobre Bolsonaro

Aviso aos navegantes: ainda faltam 16 meses para o primeiro turno da próxima eleição presidencial.

Variável Lula X variante Bolsonaro

Blog do Ricardo Noblat –

Mostrar ou não mostrar ao presidente Jair Bolsonaro? Essa era a questão que até o último fim de semana afligia alguns ministros que tiveram acesso a uma pesquisa de intenção de voto aplicada há mais ou menos 15 dias no Brasil sobre as eleições do ano que vem. A pesquisa foi encomendada por um banco a uma empresa americana. Se a eleição presidencial tivesse acontecido naqueles dias, Lula derrotaria Bolsonaro por 44% contra 22% no primeiro turno. Não haveria segundo turno. Não cansa repetir que pesquisa é retrato de um momento, e que a política, como diziam os mais antigos, é como uma nuvem: você olha agora e ela se apresenta de um jeito; volta a olhar daqui a pouco e o jeito mudou. Faltam 16 meses para a eleição. Lula conhece o valor relativo das pesquisas de intenção de voto feitas com tanta antecedência. Disputou cinco eleições presidenciais desde o fim da ditadura militar de 64, perdendo três e vencendo duas. Ajudou Dilma a se eleger duas vezes. Esta é a fase da costura de alianças, tanto para ele quanto para os demais aspirantes a candidato, inclusive Bolsonaro, seu principal adversário. Bolsonaro tem o poder da caneta presidencial e está em campanha desde que tomou posse.

A reeleição para os cargos de presidente, governador e prefeito só passou a existir no Brasil a partir de 1997. Foi justamente para evitar que Lula vencesse no ano seguinte. Desde então, todos os presidentes se reelegeram e só poucos governadores não. De fato, a próxima eleição está polarizada por Lula e Bolsonaro, o que dificulta as chances de que surja um candidato alternativo aos dois. Não significa, porém, que isso esteja escrito nas estrelas para sempre. Vá até a janela e olhe o céu. Mais tarde, olhe outra vez. O tempo é o senhor da razão.

MP de Afogados diz que faltam denúncias para a Vigilância em Saúde poder agir

O Promotor de Justiça Lúcio Luiz de Almeida enviou nota à alguns blogs neste domingo informando que neste final de semana não recebeu nenhuma denúncia com relação a festas ou aglomerações no município.

O promotor alertou que todo pessoal da Vigilância se encontrava de prontidão, inclusive fazendo ronda, “mas não sabem onde estão tendo farras. Solicito que vocês façam um levantamento com suas redes de contatos para ajudar e ver se descobrem as farras antes que elas acabem”, destacou o promotor.

“Estou, por exemplo, hoje, recebendo postagens de farras do sábado à noite em outros municípios”, emendou Lúcio Almeida.

Internautas denunciam assaltos em Stª Terezinha

Blog do Pereira /A noite do sábado, 19 de junho foi marcado em Santa Terezinha com vários assaltos. Durante o domingo vários internautas entraram em contato com o canal relatando ações criminais feitas por dois indivíduos, com aparência de serem jovens, os quais estavam em uma motocicleta, e armados cometeram assaltos. Segundo relatos, os meliantes levaram uma moto, documentos, celulares e assaltaram um mercadinho. O assunto foi o mais comentado nas redes sociais Terezinhense no dia de ontem. Até o fechamento desta nota, nem um objeto foi encontrado e ninguém preso.

Prefeitura de Carnaíba lança Orçamento Participativo

A Prefeitura de Carnaíba está disponibilizando a possiblidade da população participar com sugestões para o orçamento público que será levado para aprovação na Câmara de Vereadores em outubro.

“Participar das discussões sobre o orçamento, a aplicação dos recursos, definir as prioridades, colocar seus desejos, sonhos, acompanhar e fiscalizar as obras é um ato de cidadania”, informou a prefeitura.

As sugestões de obras ou ações deverão ser encaminhadas através do site https://carnaiba.pe.gov.br/orcamentoparticipativo e farão parte do PPA dos próximos 4 anos.

Tuparetama realiza a troca de lâmpadas comuns por LED

Quem transita pelas ruas e avenidas do centro de Tuparetama no período da noite, percebe que a iluminação pública está melhor. Em alguns trechos da região central da cidade, o Governo Municipal vem trocando as luzes dos postes por lâmpadas de LED.

A equipe do Departamento de Iluminação Pública também tem substituído as luminárias queimadas em outros pontos da cidade pelas novas peças, que além de ampliar a claridade da área, ajudam a reduzir os custos na conta de energia pública.

“Estamos realizando a troca gradativa em toda iluminação da cidade por lâmpadas de LED que são muito mais eficientes e produzem a mesma quantidade de luz, utilizando bem menos energia. Outra grande vantagem é que elas são muito mais resistentes do que as incandescentes e fluorescentes”, afirmou o prefeito Sávio Torres.

O gestor afirmou ainda que a meta da gestão é iluminar Tuparetama de ponta a ponta com as luminárias de LED.

Diretor da Compesa vistoria obra de abastecimento em Brejinho e diz que água chega no final de julho inicio de agosto

Nenhuma descrição disponível.

Ao Comunicador Léo Junior da Gazeta FM 95,3 SJEgito, o diretor Regional do Interior da Compesa, Mário Heitor Filho, falou que esteve nesta quinta-feira (17), no município de Brejinho, para acompanhar de perto o andamento da obra de implantação da nova estação elevatória que vai ampliar a oferta de água para o município. ”Os serviços começaram no dia 8,  semana passada,  e a previsão é que sejam concluídos no prazo de 50 dias. A Compesa está investindo R$ 90 mil nesta ação.”

A intervenção, de acordo com o diretor, é fundamental para melhorar o abastecimento no município e foi recomendada pelo Governo do Estado. “Não adianta termos só a tubulação implantada. Pensamos a longo prazo e, para que os moradores recebam água nas torneiras de forma regular, é preciso fazer esse complemento com a construção da estação elevatória”, explicou.

A Estação Elevatória de Água Bruta Ambó-Brejinho terá capacidade para uma vazão de doze litros por segundo e a adutora utilizada para transportar a água tem seis quilômetros de extensão. “Sabemos do quadro de urgência, e por isso, estamos focados em agilizar a obra da elevatória para que a tubulação implantada tenha funcionalidade e seja interligada ao Sistema Adutor do Pajeú”, destaca Mário Heitor. Mas há uma contradição, à Gazeta FM o diretor fala final de julho/inicio de agosto, na Nota da Compesa aos blog’s diz-se 18 de julho, 30 dias. Com a palavra a Compesa !

Empresária egipciense de 30 anos morre em consequência do Covid-19

Nenhuma descrição disponível.Mãe, esposa, empresária, 30 anos, sem comorbidades.

Faleceu no último sábado (19) no Hospital Regional Emília Câmara em Afogados da Ingazeira, vítima de complicações em decorrência da covid-19, a egipciense Ricely Tayrinne, 30 anos (completado 7 de maio).

Já fazia cerca de 1 mês que a Jovem estava internada e vinha lutando contra o Covid-19.

Ela tinha um Restaurante na Capital da Poesia chamado ‘Divino Sabor’ e era muito querida na Sociedade egipciense. Ricely tinha 3 filhos e era casada com Kleiton Melo.

A epidemiologista e professora da Ufes, em entrevista  afirmou que o quadro da pandemia no Brasil mudou, já que, agora, as internações e mortes de jovens estão em alta. Para ela, toda a população constitui o “grupo de risco”, o que gera um impacto extremamente negativo para o país. A professora citou os dados de uma nota técnica da Fiocruz tratando das internações entre janeiro e maio deste ano: “80% das internações no início do ano eram de pessoas acima dos 60 anos. Agora, na última semana de maio, só 30%. Vejam que mudança. Ou seja, os leitos de UTI hoje estão ocupados, em sua maioria, mais de 50%, por pessoas com menos de 55 anos”, disse Maciel. “Isso é muito significativo. São pessoas que estão numa idade economicamente ativa, que estão construindo seus sonhos, suas vidas. Então, é um impacto muito grande para o país”.  O sepultamento da jovem foi no sábado em SJEgito, cumprindo todos os protocolos sanitários para o Covid-19.  São José do Egito registrou nesse  sábado(19) 2 novos casos positivos e 1 novo óbito. O município conta com 2.347 casos confirmados, 2.270 recuperados, 46 óbitos e 31 casos ativos. O óbito de Ricely não está computado nesse boletim.

O blog do Marcello Patriota se solidariza com a família e amigos enlutados.

~~Giro pelos Blog’S ( segunda feira 21/06/2021)~~

Blog do FinFa

Parceria – O prefeito da Ingazeira-PE, Luciano Torres, em contato com este blogueiro, confirmou que em parceria com o Governo do Estadual, através da Secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, estão realizando operação tapa buraco na PE-385, que liga o entroncamento da PE-320 à sede do municipio.(Fotos:Finfa)

Recuperando – A Prefeitura Municipal de Floresta, esta realizando trabalho de reconstrução das praças na sede. Segundo a prefeita Rorró Maniçoba, ele recebeu praças com bancos destruídos e os jardins mortos. “Vamos avançando com as obras que estão deixando Floresta mais bonita e um lugar melhor para se viver”, disse a prefeita.

Retomada – A partir desta segunda o comércio voltará a funcionar em horário normal com a flexibilização permitida pelo governador Paulo Câmara. Com a medida, shoppings, praias, academias e restaurantes voltarão a funcionar nos finais de semana e em horário estendido durante a semana. A retomada foi possível graças a melhora dos índices da Covid-19 no estado.

Concluída – O prefeito de Itapetim-PE, Adelmo Moura, confirmou a conclusão de mais uma obra de pavimentação em nossa cidade. Desta vez, os beneficiados são os moradores da Rua Padre Diniz, no Bairro Umburanas. Foram 1.477m² de calçamento ligando a Rua 29 de Dezembro (Rua dos Correios) até a ponte que dá acesso ao Bairro Maria de Lourdes. “A pavimentação vai trazer mais qualidade de vida para os moradores, que sofriam com a lama no período das chuvas”, pontuou o prefeito.Mantendo a tradição – A Prefeitura de Flores, mantendo as tradições juninas, mesmo diante da situação que estamos, vai comemorar o São João com o ‘Caminhão do Forró’ vai passar pelas ruas, levando para os florenses o verdadeiro e autêntico Forró Pé de Serra. “Nossa caravana terá início nesta terça-feira (22) a partir das 8 horas, no Povoado de São João dos Leites, e segue para o Povoado do Tenório e os distritos de Sítio dos Nunes e Fátima. Na quarta-feira (23), a partir das 16h, o nosso encontro será na sede, onde estaremos passando por todos os bairros”, disse o prefeito Marconi Santana.

Frase –

“Achei corretíssimo a atitude do prefeito Zeinha Torres, de proibir fogos juninos e fogueiras no município de Iguaracy”.(Vice-prefeito de Iguaracy Dr.Pedro Alves)

Disse –

 “O novo lote com mais de 310 mil doses da Astrazeneca será fundamental para que os municípios possam completar o esquema vacinal dos pernambucanos que já estão em tempo de receber a segunda dose. A vacina salva vidas, e tem reduzido as internações e óbitos em Pernambuco, mas para garantir essa proteção é essencial tomar as duas doses. Contamos com o empenho dos municípios para dar celeridade ao avanço da aplicação da segunda dose em seus territórios e contribuir para a proteção da nossa população”.(Secretário Estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo)

Agenda corrida – Na última sexta-feira (18) o deputado estadual Diogo Moraes, teve um dia corrido, primeiro se reuniu com a Presidente da Compesa, Manuela Marinho, onde apresentei demandas dos municípios de Santa Cruz do Capibaribe, São Bento do Una, Jataúba e Brejo da Madre de Deus. “Para Santa Cruz do Capibaribe, defendi a importância da construção de reservatório de água e 4 km de adutora para levar água do bairro São Miguel até o bairro Pedra Branca, onde residem mais de 30 mil munícipes. Já para São Bento do Una, solicitei a conclusão da adutora para o distrito de Espírito Santo, melhorando a vida destes munícipes. Para a cidade de Jataúba, pleiteamos a instalação de conexões para ligação da rede de abastecimento de água. Por fim, demandamos a COMPESA no sentido de solicitar a construção de reservatório de água no Morro da Antena, em Brejo da Madre de Deus, a fim de beneficiar cerca de 2 mil famílias que residem na localidade. Além disso, pedi ainda melhorias no fornecimento de água na parte de cima da Vila da Balança”, pontuou o deputado.

Boletim –

A Prefeitura de São José do Egito, através da Secretaria Municipal de Saúde atualizou no último sábado (19) o Vacinômetro contra a gripe. “Já temos uma cobertura de 54,2% da população do nosso município”, disse o Secretário Municipal de Saúde, Paulo Jucá.

Registro –

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco registrou, neste domingo (20/06), 964 novos casos e 38 novas mortes por covid-19.  estado totaliza 536.671 casos confirmados e 17.254 mortes pela covid-19.

Perguntar não ofende –

Anderson Ferreira, Miguel Coelho e Raquel Lyra, quem destes vai deixar o cargo de prefeito para disputar o Governo de Pernambuco?

Blog do WELLINGTON RIBEIRO


Depois que o Superior Tribunal Eleitoral (TSE) decidiu manter o posicionando do TRE-PE, que cassou o diploma dos prefeitos eleitos de Capoeiras e Palmeirina, aumentou o clima de apreensão por parte daqueles que possuem processos já julgados em segunda instância e que estão com todas as esperanças voltadas para Brasília na tentativa de reverter a situação. A mesma angústia também tem consumido àqueles políticos que possuem processos a serem ainda apreciados pelo Tribunal Regional Eleitoral, corte que tem sido bastante rigorosa no enquadramento na norma vigente de práticas de abuso de poder político e econômico, sendo mais latente tais posicionamentos nos desembargadores Carlos Moraes e Frederico Neves, respectivamente presidente e vice-presidente do Colegiado.

As últimas decisões expressadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco deixou bem claro que se o direito não for bom, não existe outro resultado senão a cassação.

MUDANÇA – O TRE-PE definiu para o dia 3/10 as eleições suplementares nos municípios de Palmeirina e Capoeiras. Neste último, Dudu, candidato eleito prefeito em 2020 e que foi considerado inelegível pela Justiça Eleitoral, vai colocar a sua esposa Celina para concorrer à prefeitura, enquanto que a ex-prefeita Neide Reino deve manter Nego do Mercado (PSB) como o candidato do seu grupo.

MARAIAL – A frente da Prefeitura de Maraial depois que Sérgio da Farinha (Avante) e o seu vice Ananias Júnior tiveram o diploma cassado na última sexta-feira pelo TRE-PE, o presidente Câmara de Vereadores de Maraial, Everaldo do Queijo (PP), pode concorrer em uma possível Eleição Suplementar ou compor com a oposição. Enquanto isso Sérgio da Farinha vai recorrer ao TSE na tentativa de voltar a comandar o município.

LIMOEIRO – Se depender do ex-prefeito de Limoeiro, Joãozinho, ele participará ativamente das eleições de 2022. Nos seus planos está disputar uma vaga para na Câmara Federal. Para estadual ele vai de Aluísio Lessa (PSB). O ex-prefeito ainda não definiu o seu futuro partidário. Além do PSB, ao menos outros dois partidos estão interessados no seu passe. Um é mais à esquerda e outro de centro.

LIMOEIRO 2 – Ainda sobre a Princesa do Capibaribe, por lá também quem vai disputar uma vaga na Câmara Federal é Marcelo Mota. Ele, que já tem a garantia de Sebastião Oliveira para disputar pelo Avante, vai de Henrique Queiroz Filho para deputado estadual.

LIMOEIRO 3 – Por sua vez, o prefeito Orlando Jorge (Podemos) está fechado com Ricardo Teobaldo para federal. O seu estadual é Gustavo Gouveia. Pelo cenário que se apresenta, Limoeiro terá em 2022 uma eleição bastante concorrida.

ALGUÉM RESPONDE? – Até quando algumas figuras da oposição insistirão na candidatura de mentirinha de Clarissa Tércio para o Governo do Estado?

Blog do Elielson

Coluna da segunda | Os puxadores de votos do PSB para deputado estadual em 22

O PSB já começa a desenhar a estratégia para a eleição do próximo ano. Com objetivo de fazer uma bancada grande na Assembleia Legislativa, os socialistas estão preparando uma chapa forte com puxadores de votos para ampliar as chances de consolidar um número considerável de deputados estaduais. Poucos são os partidos que conseguirão montar chapas e movimentos como esse só reforça a força dos socialistas no Estado.

Como parte da estratégia a sigla pretende lançar três nomes como puxadores, são eles: a deputada delegada Gleidi Ângelo que foi um fenômeno em 18 e pode repetir o feito; o atual presidente da Alepe, Eriberto Medeiros que está ampliando sua base todos os dias e Pedro Campos, estreante na disputa, porém traz o peso de ser filho de Eduardo e irmão do prefeito do Recife, João Campos. Esse último chegou a ser cogitado à federal, porém já há um entendimento que ele na Alepe ajudará muito mais o futuro Governo.

Com esses três no páreo, o PSB tem tudo para sair do pleito como a maior bancada da futura legislatura. Sem esquecer que essa chapa contará com o voto de legenda da majoritária. Nomes que estariam pensando em deixar a sigla para outra chapa, deverão ficar. Esse movimento ampliará a capacidade de atração de novos quadros para o PSB.

AGINDO ERRADO – Os flertes com a Oposição e ânsia de está na majoritária vem atrapalhando a imagem do deputado federal Wolney Queiroz (PDT). Aqui ele prega um antipetismo exacerbado, em Brasília faz o contrário em suas posições no plenário. Esses movimentos desnecessários vem colocando ele cada vez para distante da liderança da Frente Popular.

PP NA VICE? – Muitos dos Progressitas em Pernambuco ainda sonham em ter um da sigla na vice da Frente Popular. Primeiro, pelo tamanho que a legenda tem no Estado e a representatividade por consequência. O nome mais cotado hoje é do deputado federal Fernando Monteiro.

VOTOU CONTRA – Apesar de ser a favor da privatização, o senador Jarbas Vasconcelos (MDB) votou contra a MP da Eletrobrás. Segundo apuramos, o senador não concordou com algumas brechas a MP enviada pelo Governo que aumentaria o custo para o consumidor final.

CORRENDO CONTRA O TEMPO – Após aprovação do Senado, a MP da Eletrobrás corre agora na Câmara dos Deputados e terá que será votada e aprovada até amanhã. Caso contrário, vai caducar. Os líderes devem agir para garantir que o Governo vença essa pauta sem nenhuma emenda o que atrasaria a votação e a perca do prazo.

RÁPIDAS

PROTESTO CONTRA… – Os movimentos sociais, centrais sindicais e estudantes se juntaram ao movimento nacional do 19J para protestar contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no sábado . A concentração foi na Praça do Derby, área central do Recife foram até a Ponte Duarte Coelho. Lideranças políticas de esquerda participaram do ato, como a deputada Marília Arraes e o deputado João Paulo Lima e Silva.

E MOTOCIATA A FAVOR – No mesmo dia, um grupo de pessoas realizou um passeio de moto em apoio ao presidente Bolsonaro (sem partido), Os apoiadores do presidente fizeram um passeio em motos e carros, saindo de Piedade, em Jaboatão até Olinda. Os deputados Feitosa e Clarissa Tércio marcaram presença. Os dois eventos desrespeitaram a recomendação do MPPE.

NO SILÊNCIO – Após a reeleição em 20, o prefeito Tarcísio Massena (PSB) vem comunicando muito pouco sua gestão. Ou ele de fato segurou as ações de sua gestão para ajustar as contas ou está vivendo na sombra e água fresca. Lembrando que se ele quiser sobreviver na política terá que fazer o dever de casa na eleição de 22.

PINGA-FOGO: O prefeito e vice de Arcoverde serão afastados de novo pelo TRE?

Quem rouba, não é genocida?

Não entenda como uma defesa do presidente Bolsonaro, que cometeu erros e continua com uma postura equivocada, a ponto até de defender o não uso de máscaras para quem já está vacinado, mas a pandemia no Brasil virou palanque político. A maior palanqueira é a TV-Globo, que aponta o presidente brasileiro como o principal responsável pelas 500 mil mortes, marca atingida sábado passado, mas não inclui entre os culpados os governadores e prefeitos que desviaram bilhões da Covid. O maior circo, a CPI do Senado, com presidente e relator investigados por corrupção.

Ora, quem roubou dinheiro com a rubrica de salvação de vidas, diga-se de passagem, remetido pelo Governo Federal, matou vidas do mesmo jeito, é igualmente, genocida ou tem alguma diferença? O presidente é genocida porque foi relapso e negacionista. Tudo bem. E quem comprou respiradores de porcos, equipamentos hospitalares em geral superfaturados, não é, igualmente, criminoso? A Globo foi ao orgasmo com um editorial no JN falando das 500 mil mortes, cravando, indiretamente, o Governo pela culpa.

Mas quando informa que os Estados Unidos, a maior potência mundial, ultrapassou a marca das 600 mil mortes, não carimba o presidente Joe Biden de genocida, nem tampouco o ex-presidente Donald Trump. Dois pesos, duas medidas. A Índia não está muito distante do Brasil em termos de mortes – 400 mil – mas a Globo também não se refere ao presidente Ram Nath como genocida, muito menos o primeiro-ministro Narendra Modi. Qual a diferença? Politicagem, antecipação da eleição de 2022.

A Globo omite, por exemplo, que mais de 16 milhões de brasileiros se recuperaram da covid. Quanto aos Estados, deveria apontar, também, a roubalheira, começando pelo governador de São Paulo, João Dória (PSDB). Além de ser a unidade da Federação com maior número de mortes, o Governo Dória recebeu a “ilustre” visita da Polícia Federal. Assinou uma compra superior a meio bilhão de reais, sem licitação, para aquisição de respiradores em caráter de urgência. Quem rouba, também não é genocida, repito?

Em São Paulo, foram três mil aparelhos importados da China, a um custo de mais de R$ 550 milhões, gasto que representa quase metade do R$ 1,2 bilhão estimado pelo governo com custos extras devido à pandemia. Por conta disso, o tucano está na mira do Ministério Público de São Paulo e silenciou, tende a virar réu e até ser preso. No Rio, o governador Wilson Witzel chegou a ser afastado por decisão monocrática do ministro Benedito Gonçalves, do STJ, que atendeu a pedido do Ministério Público Federal, denunciado pelos crimes de corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Na decisão, Gonçalves diz que o grupo criminoso, do qual Witzel faria parte, agiu e continua agindo, “desviando e lavando recursos em plena pandemia”.

Mas a Globo não diz que o governador carioca é genocida. A Polícia Federal já fez operações para investigar a roubalheira do dinheiro que seria para salvar dias em 11 Estados. Isso significa que a Polícia Federal rompeu uma quadrilha a cada 3,9 dias, desde que começaram as buscas. Em um ranking dos estados que mais desviaram verbas da saúde, em primeiro lugar está Pernambuco, mas a Globo não mostra isso.

Aqui, segundo levantamento oficial da Polícia Federal, teria ocorrido desvios da ordem de R$ 108 milhões. Em seguida, o Pará, com R$ 75 milhões, e Rondônia, onde R$ 31 milhões da verba destinada ao tratamento de infectados pela Covid-19 teriam ido para os bolsos dos corruptos. Vale ressaltar que, do total de ações, em oito casos a PF não informou o valor dos desvios. E entre as operações, 16 miravam as prefeituras. Recife é, igualmente, campeã, com sete operações da PF. Na gestão de Geraldo Júlio, o Covidão, só para a pandemia mais de R$ 600 milhões foram enviados pelo Governo Federal.

Mas a Globo não inclui Paulo Câmara nem Geraldo Covidão como genocidas. Entre os 25 processos de investigação da Federal, 15 ações envolvem a aquisição de outros tipos de materiais destinados ao combate do novo coronavírus, como máscaras de proteção e Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Apenas quatro processos de investigação não especificaram o objeto alvo de fraudes nas compras.

Isso a Globo não mostra em editorial!

O editorial – A TV Globo divulgou, no mesmo sábado das 500 mil mortes, um editorial lido no final Jornal Nacional pelos apresentadores William Bonner e Renata Vasconcelos. O texto não mencionou o nome de autoridades, mas de maneira oblíqua se dirigiu ao presidente Jair Bolsonaro. “É evidente que foram muitos – e muito graves – os erros cometidos. Eles estão documentados por entrevistas, declarações, atitudes, manifestações”, disse a emissora em seu principal telejornal. Neste trecho, fica evidente que o alvo é Bolsonaro, ao mencionar tratamento precoce para covid, sempre defendido pelo presidente: “A aposta insistente e teimosa em remédios sem eficácia, o estímulo frequente a aglomerações, a postura negacionista e inconsequente de não usar máscaras e, o pior, a recusa em assinar contratos para a compra de vacinas a tempo de evitar ainda mais vítimas fatais”.

Esculhambação grande – O Governo Federal derramou uma dinheirama nos Estados achando que seriam grandes parceiros na disseminação da covid. Transferiu R$ 37 bilhões para os 26 estados mais o Distrito Federal, o que representa 62% do total dos R$ 60 bilhões de recursos em geral remetidos. Os municípios receberam os R$ 23 bilhões (38%) restantes. a maior parte dos R$ 37 bilhões recebidos pelos estados tinha aplicação livre: R$ 30 bilhões, ou seja, 81% do total. Os governadores puderam usar esse dinheiro para outros fins que não o combate à pandemia – como investimento, custeio da máquina pública e pagamento de salários. Somente R$ 7 bilhões, o equivalente a 19% do total, tinham que ser aplicados necessariamente em ações de saúde e assistência social.

Em outros setores – O Estado que mais recebeu o auxílio foi São Paulo, contemplado com R$ 7,6 bilhões, sendo R$ 988 milhões para saúde e R$ 6,6 bilhões em aplicação livre, mas o governador cara de pau João Dória diz que o Governo Federal não ajudou. Em segundo lugar, está Minas Gerais, que recebeu R$ 3,4 bilhões, dos quais quase R$ 3 bilhões de uso livre e R$ 453 milhões para combate à pandemia. Logo depois, aparece o Rio de Janeiro, que levou R$ 2,4 bilhões, sendo R$ 2 bilhões “sem carimbo” e R$ 411 milhões com destino específico.

A fatia pernambucana – No caso de Pernambuco, o Estado já recebeu R$ 1,5 bilhão do Governo Federal exclusivamente para ações direcionadas ao combate da covid. Deste total, R$ 777,5 milhões foram destinados ao Recife, que concentra a maior rede de saúde. Para a Secretaria de Saúde do Recife, houve um repasse direto de R$ 129,8 milhões. Já o Governo do Estado manejou, sozinho, mais R$ 647,6 milhões. Os outros municípios, somados, tiveram acesso a outros R$ 768,7 milhões. Os dados são oficiais, do Localiza SUS, plataforma do Ministério da Saúde.

Desmistificando a CoronaVac – Embora tenham ocorrido mortes em pacientes, mesmo após a segunda dose, uma nova pesquisa sobre a eficácia das vacinas contra a covid-19 mostra que a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, é a que mais protege contra casos graves da doença, prevenindo até 97% das mortes de pessoas infectadas. O levantamento foi feito e divulgado pelo ex-secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e atual secretário de Serviços Integrados de Saúde do Supremo Tribunal Federal, Wanderson de Oliveira. O epidemiologista usou dados do sistema OpenDataSus, do Ministério da Saúde. A pesquisa de Wanderson também levantou as taxas de eficácia contra casos mortes das outras vacinas, como a da Astrazeneca (90%), Pfizer (80%), Janssen (85%) e Sputnik V (85%).

CURTAS

Gastos – O Governo Federal já gastou R$ 557 bilhões com ações de resposta à pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A cifra representa 7,5% do PIB (Produto Interno Bruto), soma de todos os bens e serviços produzidos pelo País em um ano. Até junho, a maior despesa foi com o auxílio emergencial, que totaliza R$ 311 bilhões pagos (em 2020 e em 2021), segundo informações do Portal da Transparência.

Vacinas – O segundo maior montante foi com transferências a fundos garantidores de investimentos (R$ 73 bilhões). Os 26 Estados e o Distrito Federal receberam cerca de R$ 60 bilhões diretamente. Na lista estão cerca de R$ 60 bilhões em ações diretas de enfrentamento relacionadas a políticas de saúde. O valor pago para a aquisição de vacinas já atingiu R$ 9 bilhões.

Perguntar não ofende: Então, para a Globo, concluindo, quem ceifou tantas vidas desviando dinheiro da covid não é genocida?

Coluna da Folha-PE/Edmar Lyra

Bolsonaro quer André Mendonça no STF

Uma das pautas defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro assim que assumiu o mandato foi de que iria nomear um ministro “terrivelmente evangélico” para o Supremo Tribunal Federal. A promessa não foi cumprida com a vacância de Celso de Mello, aposentado, que acabou substituído pelo então desembargador do Tribunal Federal da 1ª Região, Kássio Nunes Marques. A medida não foi muito bem recebida à época e foi bastante criticada, o que obrigou o presidente a dizer que a próxima vaga seria efetivamente ocupada por um evangélico.

Prestes a deixar o Supremo Tribunal Federal, o ministro Marco Aurélio Mello sairá da corte em agosto, e o nome do atual Advogado Geral da União, André Mendonça, volta à tona para ser o seu substituto. Mendonça é evangélico e possui total confiança do presidente da República. Porém isso não é suficiente para ser indicado ao STF.

Mendonça dependerá da boa vontade dos senadores para ser oficializado no posto, e o presidente Jair Bolsonaro já acionou sua tropa de choque no Senado para não haver nenhuma hostilidade ao seu escolhido e sua promessa ser efetivamente cumprida.

O grande desafio do Palácio do Planalto será recompor sua tropa para conseguir emplacar André Mendonça, uma vez que os desdobramentos da CPI da Pandemia no Senado mostram uma certa letargia da base governista na defesa dos interesses do presidente Jair Bolsonaro na Câmara Alta.

Imunização – O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, garantiu que até dezembro deste ano todos os brasileiros acima de 18 anos estarão imunizados com as duas doses de vacina contra a Covid-19. A declaração se deu após uma aceleração da vacinação no país que na semana passada chegou a aplicar 2,2 milhões de doses de vacina em um único dia.

Retomada – A partir desta segunda o comércio voltará a funcionar em horário normal com a flexibilização permitida pelo governador Paulo Câmara. Com a medida, shoppings, praias, academias e restaurantes voltarão a funcionar nos finais de semana e em horário estendido durante a semana. A retomada foi possível graças a melhora dos índices da Covid-19 no estado.

Lamento – O governador Paulo Câmara lamentou a marca de 500 mil mortes por Covid-19 no último sábado. De acordo com o governador, isso poderia ser diferente se houvesse diálogo, cooperação e bom senso desde o primeiro dia, numa crítica indireta ao presidente Jair Bolsonaro.

Brasília – Apesar de estarmos numa semana de festejos juninos, não teremos comemoração em Pernambuco, então embarco logo mais rumo à capital federal para acompanhar a semana no Congresso Nacional, que deverá ser movimentada com a CPI da Pandemia no Senado e a MP da Eletrobrás. Acompanhe nossa cobertura completa pelo blog e pelas redes sociais.

Inocente quer saber – Sivaldo Albino está fazendo uma boa gestão em Garanhuns?

Acidente na PE 320 que liga SJEgito / Tabira deixa uma vítima fatal.

Acidente deixa uma vítima fatal em Tabira, neste domingo (20)Segundo informações dos Blog’s de J.Campos e Junior Terra um acidente cm vítima fatal  na noite deste domingo (20), por volta das 19h, um homem de aproximadamente 30 anos, conhecido por “Braga” e que fazia lotação Tabira à São José do Egito, vinha em seu veículo corsa vermelho, quando perdeu o controle do carro e colidiu de frente com uma caminhonete D20, ainda segundo informações o mesmo ficou preso as ferragens e veio á óbito no local. “Braga” como era conhecido é filho de “Caboquinho” que também faz a linha Tabira / São José do Egito. O condutor da caminhonete não teve lesão. Braga estava dirigindo seu carro sentido a Tabira e a D -20 seguia sentido a São José do Egito – PE. O acidente aconteceu na PE-320, entre o povoado de Arara e a cidade de Tabira.

Stª Terezinha / Prefeitura recupera estradas na zona rural

A Prefeitura de Santa Terezinha, através da Secretaria Municipal de Obras, está recuperando todas as estradas da zona rural do município. O prefeito Delson Lustosa esteve acompanhando parte destas obras. “Estamos melhorando as estradas da zona rural de nosso município. Estamos fazendo serviços de terraplanagem e onde for preciso vamos colocar cascalho. No trecho da BR que liga a Riacho do Meio também já esta fazendo tudo. Essa região da Lagoa e Pedra D’água, será tudo recuperado e depois vamos para o outro lado”, informou Delson.

Vacinas e pandemia 20/06/021

CoronaVac é a vacina mais eficaz contra casos graves, aponta levantamento

Entre AstraZeneca, Pfizer, Janssen e Sputnik V e CoronaVac, o imunizante chinês é o que possui a eficácia mais elevada contra casos graves da Covid1-19 (97%)/  Entre as vacinas que serão utilizadas no PNI, a CoronaVac é a que possui eficácia mais alta para casos graves, aponta levantamento realizado pelo ex-secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e atual secretário de Serviços Integrados de Saúde do STF (Supremo Tribunal Federal), Wanderson de Oliveira, por meio do sistema OpenDataSus, do Ministério da Saúde.

Com ritmo atual, Brasil deve vacinar 70% da população até 5 de dezembro

A projeção depende do envio de ao menos 30 milhões das 38 milhões de doses contratadas junto à Janssen.

China chega à marca de 1 bilhão de doses da vacina aplicadas

A marca aproxima o país da meta de vacinar 40% de sua população até o fim de junho

Após negacionismo de Bolsonaro, Queiroga corre com atraso em busca de vacinas

Ministro da Saúde, que se tornou investigado pela CPI, pediu aumento da cota brasileira na Covax Facility

Fiocruz entrega cerca de 5 milhões de doses da vacina da AstraZeneca

Com a entrega desta semana, chega a 54,8 milhões o total de doses produzidas em Bio-Manguinhos e disponibilizadas ao Ministério da Saúde

OMS: variante indiana do coronavírus deve se tornar globalmente dominante

Reino Unido, Alemanha e Rússia observaram um aumento de infecções pela variante indiana do novo coronavírus, a Delta

Com ritmo atual, Brasil deve vacinar 70% da população até 5 de dezembro

A projeção depende do envio de ao menos 30 milhões das 38 milhões de doses contratadas junto à Janssen

Sanitarista Gonzalo Vecina diz que país vai chegar aos 800 mil mortos graças a Bolsonaro

O fundador da Anvisa responsabiliza o titular do Palácio do Planalto pelo número de mortos no Brasil

Nicolelis diz que Brasil passará Estados Unidos e será o país com mais mortos por Covid-19 no mundo

‘Vamos passar os EUA em mortes por Covid apesar de termos população menor’, prevê Miguel Nicolelis. Com isso, Jair Bolsonaro será recordista mundial em mortes

Saúde estuda possibilidade de importar da Polônia 20 milhões de doses da AstraZeneca

A pasta informou que, para dar continuidade às negociações, aguarda o envio da documentação que comprova a condição da farmacêutica polonesa PDG Cetus Pharma como representante oficial da AstraZeneca

Pacientes curados da covid relatam problemas de saúde que nunca tiveram, mostra estudo

Os problemas mais comuns relatados têm sido dores nos nervos e músculos, dificuldades para respirar, colesterol alto, mal-estar, cansaço e pressão alta

Vacina cubana Soberana 2 tem 62% de eficácia com duas das três doses previstas

“Em algumas semanas devemos ter os resultados de eficácia com três doses que esperamos ser superiores”, disse Vicente Vérez, diretor do Finlay Vaccine Institute, que desenvolveu o Soberana 2, são 3 doses.

Imunização contra a Covid-19 salvou 43 mil idosos no país, aponta estudo

Mortes pela doença caíram mesmo em meio a disseminação da variante gama (P.1), destaca estudo do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel

EMS responde acusações sobre cloroquina e diz que nunca comercializou ‘kit Covid’

“A empresa sempre comercializou seus medicamentos para os fins previstos em bula, não tendo comercializado nenhum suposto kit relacionado à Covid”,

Falta de documentos trava importação de 4 milhões de doses da Covaxin

A pasta responsabilizou a empresa Precisa Medicamentos, alegando que aguarda “ajustes” na documentação para emitir a licença de importação

Samantha Schmütz detona futilidade de artistas em meio ao genocídio: “estão no mundo de Nárnia, moram em outro país” (vídeo)

Atriz fez um desabafo emocionado no programa Saia Justa e cobrou engajamento dos artistas, que são figuras públicas, mas seguem alheios ao genocídio promovido por Jair Bolsonaro

Butantan abre pré-cadastro de voluntários para testes com a ButanVac

Interessados devem ter mais de 18 anos e se cadastrar no site do Instituto. Vacina contra a Covid-19 está sendo desenvolvida em parceria com um consórcio internacional

Pelo menos quatro crianças estão internadas com sintomas graves da Covid-19 na Paraíba

Em meio à terceira onda, com o país às vésperas de chegar a meio milhão de mortes notificadas, a Covid-19 começa a atingir de maneira grave as crianças: quatro delas estão internadas na Paraíba

Remédio reduz em 37% risco de morte por Covid-19, revela estudo do Einstein com a Pfizer

Pesquisa do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa, do Hospital Israelita Albert Einstein, revelou que o medicamento tofacitinib reduz em 37% o risco de morte em pacientes hospitalizados pela covid-19

SJEgito / Riacho do Meio vai ter drive-thru para tomar segunda dose da vacina contra covid na segunda (21)

 

Riacho do Meio vai ter drive-thru para tomar segunda dose da vacina contra covid na segunda (21)No maior distrito de São José do Egito, quem recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19 nos dias 29 e 31 de março, receberá a segunda na próxima segunda (21).

Assim como foi na primeira, também será nesta segunda, a aplicação acontecerá no estilo drive-thru, a partir das 17h, no PSF Riacho do Meio 1.

A Secretaria de Saúde lembra que é obrigatório levar o cartão de vacina que recebeu quando tomou a primeira dose.

Capoeiras e Palmeirina terão novas eleições em 3 de outubro

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) definiu, nesta sexta-feira (18), a data das eleições suplementares que devem ser realizadas em Capoeiras e Palmeirina, no Agreste do Estado: 3 de outubro de 2021.

Os dois municípios estão sendo administrados provisoriamente pelos respectivos presidente da Câmara de Vereadores das cidades.

No caso de Capoeiras, a candidatura de Luiz Claudino de Souza foi indeferida pelo TRE em 13 de novembro passado. A decisão foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 8 de abril passado. O município tem 15.779 eleitores.

Já em Palmeirina, a candidatura de Severino Eudson Catão Ferreira foi indeferida pelo Juízo Eleitoral em outubro de 2020. Tanto o TRE quanto o TSE confirmaram a decisão. São 6.596 eleitores do município, explica o TRE-PE.

PIB pernambucano apresenta crescimento de 13,0% no comparativo com abril de 2020

Em um cenário de recuperação, o PIB pernambucano em abril apresentou um crescimento de 13,0% em relação ao mesmo mês do ano passado com os três setores: agropecuária, indústria e serviços, apresentando resultados positivos. Já no comparativo com o mês de março deste ano, o estado obteve retração de 1,4% e o terceiro mês consecutivo de queda. No acumulado do ano, a variação foi de 4,1% e no levantamento dos 12 meses, a pesquisa apontou variação de 0,5%. Os dados foram divulgados pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem).

Mesmo lento, o crescimento apontado em abril deste ano comparado ao mesmo mês de 2020 é um sinal de recuperação, além de um reflexo do cenário visto no ano passado.  A aceleração da vacinação contra a Covid-19 e a atenção da população no cumprimento das medidas de isolamento social são fundamentais para que as atividades econômicas se recuperem efetivamente.

Brejinho tem redução de 95% de novos casos de Covid-19

Município não esperou o Governo do Estado para endurecer medidas.

Por André Luis/ Blog Nill Jr

A Secretaria de Saúde de Brejinho, no Alto Pajeú, comemorou através de nota nas redes sociais, neste sábado (19), a redução de casos do novo coronavírus na cidade.

Segundo a pasta, o esforço conjunto entre a Secretaria de Saúde, a Vigilância Sanitária e a população, a cidade apresenta a maior redução de casos da Covid-19 desde a semana compreendida entre os dias 9 e 15 de maio.

“Na referida semana, há exatamente um mês, o município registrou 45 novos casos de Covid-19. Já nesta semana, de 13 a 19 de junho, foram registrados apenas 2 novos casos positivos para o novo Coronavírus, o que resultou em uma redução de 95% do número de novos casos”, destacou.

“Cumpre destacar que a população contribuiu enormemente para que chegássemos a esse resultado, portanto, a Secretaria Municipal de Saúde vem agradecer a toda população, em especial aos comerciantes, pelo empenho e dedicação para que a nossa cidade chegasse nesse importante resultado”, agradeceu a Secretaria.

Bem antes do decreto do Governo do Estado com medidas mais restritivas para o Sertão do Pajeú, o prefeito de Brejinho, Gilson Bento, divulgou Decreto Municipal regredindo no Plano de Convivência com a Covid-19.

No Decreto Municipal de 7 de maio, proibiu-se, em todo o município a abertura de qualquer estabelecimento comercial para a venda ou prestação de serviços com a presença de público, ficando permitidas as vendas por delivery.

O decreto ainda proibiu a venda de bebidas alcoólicas nas sextas, sábados e domingos em qualquer estabelecimento comercial da cidade.

Preocupado com a escalada de óbitos no município, Gilson Bento voltou a endurecer as medidas restritivas no dia 11 de maio. Em entrevista ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, o prefeito comentou a decisão.

Segundo Gilson, as medidas eram necessárias diante do aumento de casos positivos e de óbitos em decorrência do novo coronavírus. “Achamos prudente decretar medidas mais restritivas para que o vírus não venha a circular com mais frequência no município”, afirmou.

Gilson disse, a época, que esperava contar com a colaboração dos empresários da cidade, inclusive na orientação das pessoas com relação à importância do uso da máscara, da higienização das mãos e do distanciamento social.

De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Saúde de Brejinho na última sexta-feira (18), o município conta com 715 casos confirmados, 684 recuperados, 21 óbitos, 10 casos ativos e 2 pacientes internados por conta da Covid-19.

Coluna do Domingão por Nill Júnior ( 20 de junho de 2021 )

Blog Nill Júnior 

Vamos morrer até quando?

É impossível não dedicar o texto da Coluna a um dado tão triste, macabro, revoltante,  que deveria enlutar a todos, mas ainda reserva ceticismo, negacionismo e idiotices nas redes.

São 500 mil mortes, milhões de enlutados.  Mais que a população de toda a região do Pajeú,  mais que toda a população de Petrolina ou Caruaru, ou de países como Malta, Bahamas ou Islândia. Mais que boa parte das principais tragédias da história da humanidade.

Hoje por aqui deveríamos estar fazendo a contagem para a maior festa popular do Nordeste, o São João. As mortes, a pandemia, a dor apagaram a chama em muitos de nós.  O sincronismo da quadrilha junina foi substituído por cortejos fúnebres.  Falta um pedaço em nós que não será preenchido em gerações.

O pior é ainda ver, mesmo que em menor número,  quem minimize as mortes, reclame desse tipo de informação,  tente politizar o debate para justificar o injustificável. Negar a falta de liderança nacional no combate à pandemia,  a ação deliberada do presidente Bolsonaro, que há pouco mais de um ano, depois de dar não às nossas chances de imunização ampla, rápida e irrestrita, afirmou que a pandemia não mataria 800 pessoas no Brasil.

O presidente, que desde o início da pandemia tenta minimizar a gravidade da infecção e já desdenhou das mortes, tem seguido um mesmo padrão ao reagir aos números negativos no pior momento da doença.

Ataques ao isolamento social, culpabilização da imprensa por gerar “pânico”, supostamente motivada por cortes de publicidade, defesa de um falso tratamento precoce e da liberdade do médico de receitar remédios que já se mostraram ineficazes, distorção de dados sobre vacinação e mais recentemente divulgação de acordos para a compra de vacinas, sem citar a recusa de ofertas em 2020 e críticas passadas à vacinação.

Quem tem responsabilidade com a verdade, portanto,  não pode esquecer.  É em nome de 500 mil almas que devemos lembrar para essa e futuras gerações que na maior pandemia da história,  uma política de estado ajudou a colocar o país como aquele que mais matou,  considerando que estimativas indicam que logo passaremos os Estados Unidos,  que vacinaram mais e tem 600 mil mortes.

Como explicar que o Brasil tem 2,7% da população do planeta e atualmente concentra 30% das mortes pela doença no mundo inteiro? Que nome se dá a isso?

Importante lembrar, o presidente não está só.  Osmar Terra, Nize Yamagushi, Mayra Pinheiro, Edir Macedo,  Silas Malafaia, Paolo Zanotto, Arthur Weintraub, os irmãos Bolsonaro,  Eduardo Pazuello,  são apenas alguns nomes que a história não deve apagar.

500 mil mortes: não vamos esquecer.

Licença

O comunicador Anchieta Santos está em Recife para um check-up médico,  após realização de alguns exames clínicos semana passada.  Fica ausente alguns dias do Rádio Vivo, da Rádio Pajeú e Cidade Alerta, da Cidade FM.

Fusuê sem fim

O presidente da Câmara de São José do Egito,  João de Maria, usou o direito de resposta para não responder na Gazeta FM. Provocado por Evandro Valadares por não colocar o projeto de lei da previdência na pauta,  acusado de condicionar a votação à sua reeleição na Câmara,  usou o tempo para prestar contas de seu mandato.

Mantra errado 

João teria outras possibilidades para o cabo de guerra com o prefeito, mas escolheu o projeto pra cavalo de batalha.  Apesar de praticamente seis meses sem colocar em votação,  diz ainda precisar debater.  Teve tempo de sobra pra discutir, rediscutir, emendar. A prefeitura alega prejuízo de R$ 1,5 milhão.

Investigação

O Delegado de Serra Talhada,  Alexandre Barros, deixou evidente o que já se especulava sobre a morte do motorista do vereador Zé Dida Gaia (PP), Josivan de Oliveira, dia 6. O alvo do atentado era o vereador,  que ainda será ouvido.

Sinais

O Secretário de Saúde de Afogados,  Arthur Amorim passou a ser criticado por não admitir ter a condução da pasta criticada.  Tem reagido sem assimilar quando é cobrado. Até um grupo de WhattsApp com Vigilância, ACSs e MP que expõe falhas no trabalho,  quis acabar. Pode ser exaustão.

Extremamente fácil 

O prefeito de Serra Talhada Luciano Duque tem uma luta difícil,  para reverter o parecer prévio do TCE que recomenda a rejeição de suas contas referentes a 2016 e uma muito fácil,  de reverter caso mantida,  a decisão na Câmara de Vereadores,  onde tem ampla maioria.

Deslize do vice 

O vice-prefeito Daniel Valadares foi criticado por sua postura em relação ao blogueiro Júnior Finfa,  que revelou a tentativa de emplacar o irmão,  Toninho Valadares na gestão.  “Acerto com 15 dias de atraso kkkkk. Calma amigo,  queres passar uma falsa realidade dos fatos”, disse.

Quem conta?

Segundo o experiente Ruy Sarinho, ouvinte da Pajeú,  o fato objetivo,  a contratação de Toninho, era notícia sim, pela consanguinidade com o vice. “Isto é notícia, sim, e Júnior Finfa tá certo em questionar”. A dúvida era quando saberíamos se o blogueiro não informasse.

39, 38…

A disputa da vez é entre quem vacina primeiro entre São José do Egito e Flores, no Pajeú.  Até semana passada,  São José liderava o ranking.  Neste sábado começou a vacinar o público 39+. Flores deu o troco e começou a vacinar os a partir de 38. Nessa disputa ganham os dois. Quem quiser seguí-los, a vontade…

Decreto e debate 

O prefeito Sandrinho Palmeira garantiu à Radio Pajeú que, mesmo que o estado recuasse,  manteria a suspensão das aulas presenciais na rede estadual.  Também que vai puxar via Cimpajeú a análise de medidas mais lineares para a região.

Frase da semana marcadas por 500 mil mortes: 

“Parece que está começando a ir embora essa questão do vírus”. 

Do presidente Jair Bolsonaro em 24 de abril de 2020.

Empresário é morto a tiros no centro de Tabira-PE

 

Nenhuma descrição disponível.

O empresário Edivonaldo Véras Rodrigues, popularmente conhecido como Dado de Zé Nilton, proprietário do Auto Posto Rodrigues e da loja Dado Veículos, foi assassinado dentro do próprio carro nesta manhã de sábado (19).O crime aconteceu por volta das 8h50 próximo ao sinal do antigo fórum da cidade, onde ele tinha um empreendimento. O assassinato  aconteceu quando o empresário passava pela Avenida Antônio Pereira Amorim, na altura do Posto de Saúde da Missões, no Centro, de Tabira. Ainda não se sabe a motivação do crime. Segundo informações, dois homens em uma motocicleta efetuaram  disparos e fugiram. Ele foi vítima de emboscada.

As  Policias Militar, Civil e o IC-Institituto de Criminalística foram ao local, o corpo será levado para o IML de Caruaru.  A Delegacia de Polícia Civil de Tabira ficará responsável pelas investigações.  Essa já é a 7ª morte violenta provocada por arma de fogo no município em 2021. Foram dois assassinatos em janeiro, dois em fevereiro, um em março e dois em junho, sendo um acidental

Justiça manda Governo de PE convocar aprovados em concurso da Adagro

Fiscais da Adagro decretam greve e reduzem inspeção nos abatedouros | Local: Diario de Pernambuco

O juiz Djalma Andrelino Nogueira Junior, da 4ª Vara da Fazenda Pública do Recife, determinou que o Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro), no prazo de 60 dias, convoque os aprovados no concurso público realizado em 2019.

A sentença também fixa multa diária de R$ 20 mil em caso de descumprimento. Na ação, movida em conjunto por 15 de um total de 140 aprovados, o Governo do Estado é acusado de postergar as nomeações com o objetivo de beneficiar comissionados e terceirizados sem qualificação para os cargos.

Segundo a decisão, o Executivo Estadual descumpre o art. 79 do Decreto n° 5.741, de 30 de março de 2006, do Ministério da Agricultura, o qual estabelece que o pessoal encarregado dos controles oficiais tenha formação profissional exigida para as atividades de sanidade agropecuária. De acordo com as informações contidas no processo, além de ocupar parte dos cargos com pessoal não qualificado, o Governo ainda mantém 60 cargos vagos apesar da carência de pessoal reconhecida como “necessidade extrema” pelo próprio presidente da Adagro, Paulo de Andrade Lima, em ofício, anexo ao processo, que foi encaminhado ao procurador do Ministério Público de Pernambuco, Eduardo Luiz Silva Cajueiro, em 4 de março do ano passado.

Sem reposição de pessoal há pelo menos uma década, a situação da autarquia pode ser considerada crítica. De acordo com documento produzido por técnicos da Adagro, “o número já deficitário e a aposentação de servidores efetivos forçou o fechamento gradativo de vários escritórios, barreiras fixas sanitárias e feiras agropecuárias no Estado”. No mesmo documento, produzido no ano passado, é informado que “o déficit de pessoal na autarquia é de 164 vagas para Fiscal Estadual Agropecuário, 22 para Analista de Defesa Agropecuária, 158 para Assistente de Defesa Agropecuária e 130 para Auxiliar de Defesa Agropecuária”.

Prefeitura de Solidão abre inscrições para programas de incentivo a estudantes

A prefeitura de Solidão vai abrir inscrições a partir da próxima segunda-feira (21), para os Programas de Crédito Educativo Mais Médicos e Auxílio Educacional.

Os programas foram criados pelo poder executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores.

Estão em vigor através das Leis Municipais nº. 340 e 341, ambas foram sancionadas pelo Prefeito Djalma Alves (PSB), no dia 12 de maio. Os programas são pioneiros na região e buscam incentivar solidanenses a cursarem a educação superior ajudando financeiramente aqueles que se enquadram nos critérios estabelecidos.

Para a secretária de Saúde, Damiana Alves: “essa lei veio beneficiar e incentivar que solidanenes concluam ou venham a cursar medicina e depois voltem para atuarem no nosso município. Nos próximos anos teremos médicos  filhos da nossa terra atuando na rede municipal de saúde com apoio desse projeto”.

“Esse projeto é pioneiro no Pajeú. Não tenho dúvidas que ajudará vários solidanenses que sonham em cursar o ensino superior e devido a problemas financeiros não conseguiram realizar, além de ajudar a quem está cursando a graduação e enfrenta dificuldades para pagar a mensalidade. Educação transforma vidas e Solidão dá mais um passo importante nesse sentido”, frisou a Secretária de Educação, Aparecida Ramos.

As inscrições serão realizadas pelo site da Prefeitura de Solidão no endereço eletrônico: https://www.solidao.pe.gov.br.

Toda documentação e o regulamento estão sendo divulgados nas redes sociais e estarão disponíveis no site do órgão na próxima segunda-feira.

“Sinto-me muito orgulhoso de poder proporcionar aos jovens e a todos os solidanenes que desejam cursar o ensino superior uma ajuda financeira para seguirem ou iniciarem seus estudos, pois sei das dificuldades que enfrentei na minha época de estudante. O Crédito Educativo Mais Médicos é um projeto que visa futuramente ter filhos de Solidão atuando dentro do município, o que garantirá atendimento médico diário na nossa rede. Educação é o caminho, é o bem maior que devemos deixar para nossos jovens”, destacou o prefeito Djalma Alves.

“Gostaria de agradecer a todos os vereadores que votaram a favor dos projetos. Na próxima semana iniciaremos o processo de seleção com as inscrições e logo estaremos ajudando a realizar sonhos em nosso município”, completou o Prefeito.

SJEgito começa a vacinar hoje público a partir de 39 anos

São José do Egito vai dar início hoje à vacinação contra a Covid-19 de pessoas a partir dos 39 anos.

A informação foi passada pelo secretário de Saúde, Paulo Jucá, no programa Debate do Sábado, na Gazeta FM.

As pessoas a partir desta faixa etária, já podem se cadastrar a partir das 10h no site www.minhacidadevacina.imunizape.com.br, e agendar dia, horário e local para receber sua vacina.

“Não descansaremos enquanto toda nossa população não esteja vacinada, até lá vamos continuar usando máscaras , evitando aglomerações e obedecendo os protocolos estabelecidos. Muito obrigado”, destacou Paulo Jucá.

Sertão do Pajeú passa dos 30 mil casos de Covid-19

Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Egito, Serra Talhada e Tabira confirmaram novos óbitos pela doença.

Por André Luis /Blog Nill Jr

Nesta sexta-feira (18), foram notificados no Sertão do Pajeú, mais 82 novos casos positivos de Covid-19, 192 recuperados e 4 novos óbitos, nas últimas 24 horas.

Agora o Sertão do Pajeú conta com 30.021 casos confirmados, 28.389 recuperados (94,18%), 571 óbitos e 1.061 casos ativos da doença.

Abaixo seguem as informações detalhadas, por ordem alfabética, relativas a cada município do Sertão do Pajeú nas últimas 24 horas:

Afogados da Ingazeira registrou 18 novos casos positivos e 15 recuperados. O município conta com 5.204 casos confirmados, 4.905 recuperados, 67 óbitos e 232 casos ativos.

Brejinho registrou 2 novos casos positivos e 9 recuperados. O município conta com 715 casos confirmados, 684 recuperados, 21 óbitos e 10 casos ativos.

Calumbi  registrou 2 novos casos positivos e 21 recuperados. O município conta com 615 casos confirmados, 562 recuperados, 4 óbitos e 49 casos ativos da doença.

Carnaíba  registrou 7 novos casos positivos e 41 recuperados. O município conta com 1.837 casos confirmados, 1.695 recuperados, 35 óbitos e 107 casos ativos da doença.

Flores registrou 2 novos casos positivos e 11 recuperados. O município conta com 942 casos confirmados, 844 recuperados, 32 óbitos e 66 casos ativos.

Iguaracy registrou 2 casos recuperados. O município conta com 732 casos confirmados, 695 recuperados, 27 óbitos e 15 casos ativos.

Ingazeira registrou 1 novo caso positivo e 2 recuperados. O município conta com 410 casos confirmados, 402 recuperados, 6 óbitos e 2 casos ativos.

Itapetim registrou 12 casos recuperados. O município conta com 1.167 casos confirmados, 1.100 recuperados, 28 óbitos e 39 casos ativos.

Quixaba registrou 2 novos casos positivos e 8 recuperados. O município conta com 473 casos confirmados, 439 recuperados, 14 óbitos e 20 casos ativos.

Santa Cruz da Baixa Verde registrou 3 novos casos recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 587 casos confirmados, 551 recuperados, 18 óbitos e 18 casos ativos. A Secretaria de Saúde não divulgou detalhes sobre o óbito ocorrido.

Santa Terezinha não divulgou boletim até às 22h31 desta sexta-feira. O município conta com 975 casos confirmados, 918 recuperados, 26 óbitos e 31 casos ativos.

São José do Egito registrou 2 novos casos positivos e 1 novo óbito. O município conta com 2.347 casos confirmados, 2.270 recuperados, 46 óbitos e 31 casos ativos. O 46º óbito se trata de paciente do sexo feminino, 77 anos. Faleceu no dia 23 de maio de 2021, no Hospital Regional Emília Câmara, mas apenas nesta sexta-feira foi confirmado pela SES-PE.

Serra Talhada registrou 30 novos casos positivos, 40 recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 9.371 casos confirmados, 9.018 recuperados, 155 óbitos e 198 casos ativos da doença. O 155º óbito se trata de paciente do sexo feminino, 46 anos, moradora do bairro Bom Jesus. Sem relato de comorbidades. Faleceu no dia 18/06/21 em sua residência.

Solidão registrou 1 novo caso positivo. O município conta com 633 casos confirmados, 565 recuperados, 3 óbitos e 65 casos ativos.

Tabira registrou 7 novos casos positivos, 11 recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 2.660 casos confirmados, 2.468 recuperados, 38 óbitos e 154 casos ativos. A Secretaria de Saúde não divulgou detalhes sobre o óbito ocorrido.

Triunfo registrou 4 novos casos positivos e 3 recuperados. O município conta com 870 casos confirmados, 827 recuperados, 26 óbitos e 17 casos ativos.

Tuparetama registrou 4 novos casos positivos e 2 recuperados. O município conta com 478 casos confirmados, 435 recuperados, 25 óbitos e 18 casos ativos da doença.

Vitória da Chapa 1 nas eleições do Sintepe

Nenhuma descrição disponível.Com 100% dos votos apurados, a Chapa 1 – Sintepe na Luta, autônomo e independente é a vencedora das eleições do Sindicato, ocorridas entre os dias 16 e 17 de junho de 2021. O resultado final deu para a chapa vencedora 64% dos votos válidos, o que correspondeu a 3.108 votos. Em segundo lugar, a Chapa 2 – Sintepe Livre obteve 31,6% dos votos válidos, resultando em 1.536 votos. Já a Chapa 3 – Oposição Alternativa Sintepe, computou 4,4% dos votos, somando 211 eleitores. Brancos e nulos somaram 31 e 39 votos respectivamente.

Para o Conselho Fiscal, a Chapa 1 obteve 65,6% dos votos válidos, correspondendo a 3.131 votos. A Chapa 2 ficou com 34,4%, resultando em 1.645 votos válidos. A Chapa 3 não concorreu ao Conselho Fiscal.

A presidenta da Comissão Eleitoral declarou oficialmente a Chapa 1 eleita para a direção executiva do Sindicato. “Declaro eleita a Chapa 1 para dirigir nossa entidade sindical no triênio 2021/2023”, disse Maria do Socorro Assunção. A posse da nova diretoria está marcada para 17 de julho de 2021, em horário, local e formato a definir.

REPRESENTANTES SETORIAIS E NÚCLEOS REGIONAIS

A categoria também elegeu representantes para os 15 setores na Região Metropolitana do Recife e a direção dos 13 núcleos regionais no interior do Estado.

TERMINAIS ELETRÔNICOS

Foram utilizados pela categoria 127 Terminais Eletrônicos de Votação (TEVs) funcionando na Região Metropolitana do Recife e nos 13 núcleos regionais do Sintepe. O pleito ocorrido na última quarta e quinta-feira elegeu uma nova diretoria executiva, composta por 31 membros; um novo conselho fiscal e seus suplentes, somando seis membros; 15 setores na Região Metropolitana do Recife (RMR), cada qual com dois representantes e dirigentes de 13 núcleos regionais do Sindicato no interior do Estado. Cada núcleo é composto por cinco membros.

O processo eleitoral foi o primeiro com voto eletrônico ocorrido no Sintepe. O Sindicato contratou uma empresa com experiências exitosas em votação eletrônica nas eleições de diversos sindicatos no Brasil como no Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza; Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins, em assembleias de votação Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina e também do Sindiforte (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Fortaleza).

As eleições do Sintepe mobilizam um grande movimento de logística. Além dos cerca de 380 mesários (um por chapa), também contou com a presença de fiscais, comissões eleitorais nos 13 núcleos regionais e a Comissão Eleitoral estadual. Há também o quadro de funcionários do Sindicato, empresas de serviços, fornecedores de alimentos e outro conjunto de trabalhadores e trabalhadoras à disposição para a democracia sindical no Sintepe. O Sintepe completou 31 anos de lutas em 30 de março de 2021.

Carnaíba: Anchieta Patriota testa positivo pra Covid-19

Prefeito está com sintomas leves e cumprirá isolamento domiciliar

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, divulgou nota nesta sexta-feira (18), informando que testou positivo para a Covid 19.Segundo a nota, Anchieta apresenta apenas sintomas leves, cumprirá período de isolamento em casa e ficará afastado da Prefeitura.  “Com as graças de Deus e, certamente, pela força das duas doses de vacina que já tomei, estou bem, sem quaisquer dos sintomas preocupantes. Ficarei em casa pelos próximos dias, em isolamento social, respeitando todas as recomendações médicas. Agradeço a solidariedade e carinho de sempre”, destacou Anchieta.

PM de PE desmente informação que circula na internet de que estaria envolvida na caçada ao ‘Serial Killer do DF’

 JC Online

A Polícia Militar de Pernambuco esclareceu nesta sexta-feira (18), em nota, que os militares pernambucanos não estão envolvidos nas buscas pelo foragido Lázaro Barbosa, 32 anos, em Goiás. Segundo a corporação, qualquer informação que circule pelas redes sociais, afirmando o contrário, é falsa. Conhecido como ‘serial killer do DF’, o homem é suspeito de cometer vários crimes, entre eles o assassinato de quatro membros de uma família em Ceilândia, no Distrito Federal.

O suspeito está foragido desde o dia 9 de junho. Durante esse período, mais de 200 agentes, entre policiais militar, civil e federal de Goiás e do Distrito Federal, estão envolvidos nas buscas por Lázaro Barbosa de Sousa. Estão sendo utilizados três helicópteros, cães farejadores, equipes munidas de equipamentos de visão noturna e térmica, drones e profissionais da inteligência. Profissionais da Força Nacional também foram acionados para as buscas.

Confira as lives do final de semana, destaque para o lançamento do novo EP da dupla Kaynan & Kawê

Confira as lives do final de semana, destaque para o lançamento do novo EP da dupla Kaynan & Kawê

Mesmo com eventos cancelados, os artistas têm dado um jeitinho de manter os fãs animados: fazendo lives e lançando EPs!

Hoje às 19h será o lançamento do novo EP da dupla Kaynan & Kawê. Só conferir no canal do YouTube da dupla.

Os shows são transmitidos ao vivo através das redes sociais e garantem a alegria de quem sente falta daquele happy hour do fim de semana. Confira o que vem por aí:

Lives do dia 19/06 (sábado)
Rashid – 19h (YouTube)
Wesley Safadão (part. Israel & Rodolffo, Juliette, Alceu Valença e mais) – 20h (YouTube)
São João de Todos 2021 (Samyra Show, Solange Almeida, Yury Pressão e mais) – 19h (YouTube)

Lives do dia 20/06 (domingo)
São João de Todos 2021 (Jarly Almeida, Matheus Alves, Priscila Senna e mais) – 19h (YouTube)

Hospam / Ocupação de UTI Covid tem 60% entre 22 e 35 anos, diz Diretor

Serra Talhada perdeu mulher de 46 anos para a doença,  outro indicativo mais comum

O Diretor do Hospital Agamenon Magalhães,  o HOSPAM, João Antônio,  informou em sua rede social que jovens dominam internações.

Segundo ele, 60% dos pacientes internados na UTI da unidade são jovens com idades entre 22 e 35 anos em estado grave.

Isso mostra o avanço da doença entre os mais jovens,  fenômeno verificado pela maior exposição dessa faixa etária ao virus e por outro lado vacinação de mais idosos.

Esse fenômeno também tem sido verificados no Hospital Eduardo Campos e no Hospital Regional Emília Câmara,  unidades do Pajeú que também contam com leitos de UTI para tratar pacientes de Covid-19.

A Secretaria de Saúde de Serra Talhada confirmou 30 novos casos positivos da doença nas últimas 24 horas.

A cidade chegou ao óbito 155: uma mulher de 46 anos, moradora do bairro Bom Jesus e sem relato de comorbidades. Faleceu no dia 18 de junho em sua residência.

A cidade de Serra Talhada tem 85 pacientes internados, incluindo pacientes de Serra Talhada e de outras cidades pernambucanas.

O Hospital Eduardo Campos está com 80% de ocupação com 64 internados na UTI. O HOSPAM está com 80% de ocupação. São 20 serra-talhadenses internados, sendo 11 na UTI.

Em 2022, Bolsonaro tem apenas duas chances de vencer: se conseguir barrar Lula ou cancelar as eleições

“À turma do capitão, resta a opção de cancelar a eleição, o que pode ser feito de duas maneiras”, escreve o colunista Marcos Coimbra. “A segunda é igualmente antidemocrática e foi usada em 2018. Consiste em impedir a candidatura de Lula, por via militar, judicial e midiática”, diz.

Ex-presidente Lula e protestos contra Jair Bolsonaro

Você pode não ter conseguido ainda se resolver a respeito de Bolsonaro, se é um gênio do mal ou um bufão autoritário, mas de uma coisa não há dúvida: se tiver condições, Bolsonaro dará um golpe. Não porque o golpismo seja parte de sua natureza e convicções (e é). Ele quer o golpe porque percebe que as chances de permanecer no poder pelo voto, que não eram grandes, diminuíram significativamente.

Depois da eleição e ao longo do primeiro ano, metade do eleitorado (ou até mais) aguardou, com otimismo, que o governo começasse, sem que, com a ausência de Lula, alguém lhe fizesse contraposição efetiva. Mas as expectativas não se confirmaram (como era previsível) e o apoio caiu. Foi quando ganharam terreno as conversas de golpe.

Veio a pandemia e o Auxílio Emergencial, e muita gente passou a achar que o capitão tinha alta probabilidade de se reeleger. Sem pesquisas adequadas, generalizou-se a impressão de que estava com a bola cheia. Os bolsonaristas acreditaram que bastava comprar o Centrão, pois, no eleitorado, ele se garantia.

Mas Lula voltou e, com base em pesquisas bem feitas, as ilusões se acabaram. Ficou claro que ele é o (grande) favorito.

À turma do capitão, resta a opção de cancelar a eleição, o que pode ser feito de duas maneiras. Uma, digamos, clássica, é o velho golpe militar, com tanques e metralhadoras na rua. Pega mal, é démodé, mas gente como Bolsonaro não se detém por isso. É porque desconfia que não consegue mobilizar o conjunto das Forças Armadas que não vai adiante.

A segunda é igualmente antidemocrática e foi usada em 2018. Consiste em impedir a candidatura de Lula, por via militar, judicial e midiática, pois, sem ele, as esquerdas ficam mais frágeis (ainda que permaneçam competitivas). Bolsonaro precisaria de outra “facada” para escapar da comparação com o adversário e outra bandalha cibernética para enfraquecê-lo. Mas, se deu certo uma vez, por que não tentar de novo?

Isso, no entanto, é puro déjà vu. Somente na cabeça do capitão é possível repetir a receita de 2018: o tempo passou, ele se revelou um desastre, o povo não gosta dele. Do tripé de que se utilizou, só ficaram os militares, desmoralizados pelo fracasso da aventura em que enfiaram o País.

Bolsonaro sabe que não tem força (pelo menos, por ora) para liderar uma quartelada e foi desfeita a aliança que tirou o ex-presidente da última eleição. Por mais que queira fugir de Lula, parece que terá que enfrentá-lo.

Hoje, sua esperança é que funcione outra ferramenta imoral de seu arsenal: torrar dinheiro público para aumentar a aprovação popular. Sob o olhar complacente das mesmas elites que se escandalizavam com o “exagero petista” na política social, o plano do capitão é gastar o que for preciso para comprar votos, rezando para que a demagogia dê certo. Só que ela se funda no equívoco característico dos reacionários brasileiros, supor que basta uma grana para ganhar o voto do povo. Ao contrário do que pensam, o povo sabe votar e o bolso está longe de ser o único órgão que determina o que faz na urna.

Bolsonaro teve a chance de se tornar uma liderança para valer na política brasileira. Assumiu o governo com expectativas elevadas e as jogou fora. O destino lhe ofereceu uma segunda oportunidade, com o inesperado da pandemia, e ele voltou a desperdiçá-la, tornando-se pessoalmente responsável pela catástrofe sanitária brasileira. Hoje, insiste em comportamentos ridículos para o chefe de governo de um país sério. E acredita que vai ganhar a eleição.

Há quem imagine que o capitão é um craque da política, uma espécie de pérola que permaneceu escondida no fundo do plenário da Câmara dos Deputados por 20 anos. É o que acha seu público de referência, os desqualificados de que se cerca, recrutados pelo puxa-saquismo. A verdade, no entanto, é que ele está mais perto de ser aquilo que ensina o senso comum, o verdadeiro estúpido, que teima nos mesmos erros depois de ficar evidente que não funcionam. Como faz agora, buscando o aplauso fácil da minoria de idiotas e intimidando a maioria de pessoas normais, com declarações e comportamentos toscos.

É claro que é impossível vaticinar o que vai ocorrer na eleição. Mas quem apostar que Bolsonaro perde está muito mais perto de ganhar a aposta do que aquele que supõe que vence.