Miss Dourada

Gordo Construções

AC- Assessoria Contábil e Tributária

Dr. Fred Barros

Odonto Center

Sertão Online

Supermercado Queiroz

PASC – Mais Saúde

Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus

Restaurante Império Gourmet SJE

BMG Correspondente Antônio Filho

F. e P. Droga Center

Clínica Santa Lúcia

Casa Shopping Center

ADRIANTUR

Costa Lira

Informatic Center

Eduardo da Fonte

Farmácia Boa Saúde

Centro Clinico

Eletro Móveis

Deixe Seu Like

Presidente Nacional do PT, Gleisi Hoffmann encara o PSB e defende candidatura de Marília Arraes em Recife

Presidente do PT, Gleisi Hoffmann, rebateu o presidente do PSB, Carlos Siqueira – que acusou o PT de ser o “vetor da divisão na esquerda” -, e defendeu a candidatura de Marília Arraes à Prefeitura do Recife. “Para o PSB a esquerda só pode se unir se apoiar o candidato deles à prefeitura do Recife”, postou Gleisi.

Gleisi Hoffmann, Marília Arraes e Carlos Siqueira

A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, saiu em defesa nesta quinta-feira (13) da candidatura da também deputada Marília Arraes à Prefeitura do Recife (PE) e rebateu o ataque feito pelo presidente do PSB, Carlos Siqueira, que afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo que o partido não irá apoiar o Partido dos Trabalhadores “em lugar nenhum nestas eleições”.

. “Foi pensando no Brasil que o PT abriu mão de lançar Marília Arraes e apoiou o PSB ao governo de Pernambuco em 2018. Mas parece que para o PSB a esquerda só pode se unir se apoiar o candidato deles à prefeitura do Recife”, postou Gleisi no Twitter.

A partir de segunda (17) na tela da TV Pajeú ‘Política em Gestão’ será apresentado por Erbi Andrade

A partir de segunda (17) estou na tela da TV Pajeú

O convite do jornalista Vicente Neto e do empresário Denilton Mandú, o Jornalista Erbi Andrade assumie a apresentação do Programa Política e Gestão, que era comandado por Vicente Neto.

Devido a lei eleitoral, o jornalista precisou se afastar para concorrer a uma vaga no legislativo egipciense, assim, a frente do programa estará o Jornalista Erbi Andrade  apresentando o programa que vai ao ar pela TV Pajeú e, suas redes sociais, sempre as segundas as 20h.

Na próxima segunda, dia 17 de Agosto a conversa será com a secretária de cultura, turismo e esportes de São José do Egito Isabelly Moreira, você é o convidado para estar acompanhando, até lá.

José Vanderlei sofre acidente doméstico e tem fratura no fêmur, foi transferido para João Pessoa-PB

Editado às 12h

O ex-prefeito de Brejinho José Vanderlei, do PSB,  deu entrada esta noite no Hospital Regional Emília Câmara.

Ele teve uma fratura de fêmur, após uma queda em casa.

José Vanderlei, que é pré-candidato a nova eleição foi medicado e retornou para casa.

O Blog esteve em Brejinho nessa manha, e conversou com familiares do Ex.Prefeito, que informou que Vanderlei vai ser operado em João Pessoa .

O filho de Vanderlei, que é médico Dr.Tulio Carvalha está acompanhando o paciente. Foi o 3º acidente com José Vanderlei nos últimos anos, em 2006 um acidente de carro (fraturou a perna e o braço) e em 2008 um acidente doméstico quebrando a perna e na noite dessa quarta-feira(12) uma fratura de fêmur.

Em live, Flávio Marques diz que Dinca não poderá ser candidato devido as contas rejeitadas

O pré-candidato a prefeito da cidade de Tabira pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Flávio Marques, participou nesta quarta-feira (12) da live promovida pelo Blog do Marcello Patriota, sendo exibida no Facebook e na página do Blog na internet.

Flávio que constrói um projeto político para a cidade das tradições, pôde contar um pouco da sua trajetória, desde dos movimentos estudantis até a chegada, e destacada condução da Secretaria de Administração de Tabira, relatando os 12 anos de serviço prestado no âmbito do público.

O pré-candidato recém chegado no Partido dos Trabalhadores disse que se sente com a cara da sigla, mesmo com questionamentos de que não teria a cara do PT. “ A cara do partido é a cara daquilo que você representa. O que me fez ingressar no partido dos trabalhadores, foi essa militância que carrego, essa militância que trago lá dos anos do nível fundamental da escola, participando dos grêmios estudantis”, destacou Marques.

Na conversa, Flávio elencou diversos projetos que realizou, como o resgate da Guarda Municipal, ampliando o efetivo com a realização de concurso público; conquista de viaturas; construção do Centro de Monitoramento equipado com diversas câmeras de segurança espalhadas no município; criação do GAER – Grupamento de Atendimento a Emergência e Resgate, na falta de um SAMU Regional, o serviço é prestado em todo o território do município 24 horas; dentre outras coisas.

Marques falou sobre a atuação da secretária de saúde junto com a ALA Covid no enfrentamento a pandemia do novo coronavírus e sobre a feira do gado da cidade, considerada a segunda maior do estado de Pernambuco, que desde do dia 18 de março está paralisada por conta dos decretos da covid-19. “Tabira já tem condições de ter um parque de exposições, um parque que possa tanto contribuir para melhores condições para os feirantes, como para aquelas pessoas que vem negociar no nosso município, que vem produzir aqui em Tabira e que aumentar ainda mais a nossa feira. É preciso buscar parceiros para isso, e nós vamos ter se Deus quiser condições para isso. Tabira tem um deputado federal filho da terra, Carlos Veras, que tem contribuído muito nesse debate”, pontuou Flávio.

O pré-candidato foi provocado a falar sobre quem ele acharia ser um adversário forte para enfrentar nas urnas nas eleições de novembro e sobre a pré-candidatura do ex-prefeito Dinca Brandino. Flávio afirmou que Dinca não poderá ser candidato devido as pendências na justiça que ele tem com contas rejeitas de anos anteriores. “Nas eleições de 2016 ele [Dinca] trouxe uma ‘história de trancoso’ dizendo a população de que foi para uma pesquisa e ele perdeu nessa pesquisa e por isso estava que apresentando a sua esposa, quando na verdade ele não disputou por ter o impedimento legal. Agora ele voltou ao debate político dizendo que será candidato novamente nas eleições de 2020. Ele tem as contas de 2004 rejeitadas pelo tribunal contas e mantidas pela câmara e ainda mais três contas (2009, 2010, 2011)”, afirmou Flávio.

Período para convenções partidárias se aproximam e Stª Terezinha pode ter mais de duas chapas concorrendo a Prefeitura

Período para convenções partidárias se aproximam e Santa Terezinha pode ter mais de duas chapas concorrendo a Prefeitura

Os partidos que lançaram pré-candidatos para as eleições deste ano em Santa Terezinha, tem pouco mais de um mês para organizar suas convenções partidária, que já deveriam ter acontecido, mas devido a pandemia do Covid-19 foram adiadas para o período entre 31 de agosto e 16 de setembro.

Ainda não se sabe como serão feitas estas convenções pois até o momento existe recomendações médicas e sanitárias impostas pelo cenário de pandemia. Algum partido pensa até em fazer sua convenção de forma virtual, porém, a preferência dos pré-candidatos e que seja de forma presencial, o que não deve acontecer.

As legendas deverão garantir em breve uma ampla publicidade de suas datas e horários para a confirmação dos seus candidatos. Tem o grupo do atual prefeito Vanin de Danda, e alguns opositores que correm para formar sua base e ter chances na disputa, entre eles o ex-prefeito Delson Lustosa, mais a confirmação mesmo só deverá vir com as convenções partidárias, vamos esperar. Ainda em outra via tem Damiãozinho Enfremeiro e Drª Samara e numa 4ª Via Dr.Naldinho Salviano e Pepê do Mercado, deverão ser os candidatos a prefeito e vice respectivamente.

COVID-19 | Covid-19: Pajeú conta com 4.330 casos confirmados, 3.621 recuperados e 86 óbitos

        =( |–| Atualizado às 8 h Quinta-feira=13\agosto|–|)=

Por André Luis\ Nill Junior e Blog do Erbi

Prefeitura de Camalaú inicia entrega de kits de merenda escolar para alunos da Rede Municipal

São José do Egito confirmou vinte novos casos nas últimas 24 horas.

Serra Talhada registrou dois novos óbitos pela doença.

De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta quarta-feira (12.08), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 4.330 casos confirmados de Covid-19. Oito cidades registraram juntas, 93 novos casos nas últimas 24 horas.

Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 2.540 confirmações. Logo em seguida, com 360 casos confirmados está Tabira São José do Egito está com 327 casos confirmados, Afogados da Ingazeira está com 244 e Carnaíba está com 127 casos.

Calumbi está com 115, Triunfo tem 99, Flores tem 92 casos cada, Quixaba tem 73, Itapetim tem 71, Iguaracy tem 55, Brejinho está com 53, Tuparetama tem 46, Santa Cruz da Baixa Verde tem 44 cada, Solidão está com 40, Santa Terezinha tem 32,  e Ingazeira tem 12 casos confirmados.

Mortes – Com mais duas mortes registradas em Serra Talhada a Região tem agora no total, 86 óbitos por Covid-19. Até o momento, treze cidades registraram mortes. São elas: Serra Talhada 34, Triunfo 9, Afogados da Ingazeira e Carnaíba tem 7 óbitos cada, Tabira tem 6, Flores tem 5, Tuparetama tem 4, Quixaba, Iguaracy e Itapeitm tem 3 cada, São José do Egito e Santa Terezinha tem  2 óbitos cada, Calumbi tem 1 óbito.

Recuperados – A região conta agora com 3.621 recuperados. O que corresponde a 84% dos casos confirmados.

O levantamento foi fechado às 08h desta quinta-feira (13.08), com os dados fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.

.

Com mais duas mortes e 88 novos casos, Pajeú acumula 3.488 infectados com coronavírus

 

.

~~~~Giro pelos Blog’S~~~~(Quinta-feira- 13.08.2020)~~~~~~

Só Marília pode salvar PT no NE

Quando o ex-presidente Lula saiu da prisão, em novembro do ano passado, o PT imaginava que sua militância voltaria a se eletrizar e o partido sairia da lona moral em que foi jogado pela operação Lava Jato. Seria um renascimento, no qual a disputa eleitoral funcionaria como uma fonte da juventude. Deu tudo errado. O partido tem a maior bancada da Câmara, com 53 deputados, mas deve levar uma surra nas eleições municipais deste ano. O partido aparece como favorito em apenas duas capitais: Recife e Vitória, segundo análise do jornalista Mario Cesar Carvalho, do site Poder360.

Se esse resultado vingar, será o dobro do que o PT conquistou em 2016, quando elegeu apenas o prefeito de Rio Branco (AC). Vamos combinar que é uma porcaria segundo a própria métrica do PT, que se autointitula o maior partido de esquerda da América Latina. Lula anunciou a seu círculo que o PT deveria ter uma meta ambiciosa para as eleições municipais de 2020: recuperar o número de vereadores eleitos em 2012. Naquele ano, no auge do lulismo, o partido elegeu 632 prefeitos e 5.128 vereadores.

Quase 1/3 dos eleitos abandonou o barco petista quando o lança-chamas da Lava Jato avançava sobre alguns caciques do partido. Na eleição de 2016, com a Lava Jato bombando nas TVs e um impeachment para lá de controverso de Dilma, o partido elegeu apenas 256 prefeitos e 2.808 vereadores. Para cumprir o desejo de Lula, o PT precisa mais do que dobrar o número de prefeituras, uma meta aparentemente impossível no cenário atual.

Lula quer porque quer que o partido volte ao nível de 2012, mas não consegue ver movimento concreto algum para que isso deixe o terreno da fantasia. Veja os casos de São Paulo e Rio de Janeiro, as duas principais cidades do país. O PT escolheu Jilmar Tatto, um daqueles burocratas sem voto, para concorrer em São Paulo; no Rio, a candidata será Benedita da Silva, que tem como marca registrada uma passagem desastrosa pela prefeitura carioca. Não é preciso ser o gênio da lâmpada para sentir a fragrância de derrota no ar.

São desastres anunciados. Toda semana petistas anunciam que estão embarcando na candidatura do Psol, na chapa formada por Guilherme Boulos e Luiza Erundina. Nos dois casos, foi Lula quem ordenou que o partido não se aliasse com ninguém no 1º turno. O PT, segundo ele, deveria ter cabeças de chapa nas principais capitais para colocar o partido na vitrine. Uma exceção será Porto Alegre, onde o diretório municipal do PT aprovou em maio o apoio já no 1º turno à deputada Manuela D’Ávila (PC do B), com o petista Miguel Rossetto de vice. O problema é que essa vitrine se quebrou e não há ninguém no partido com ideias e poder para consertar o estrago.

Imperial – Lula comanda o PT com estilo imperial há cerca de 40 anos. Desde que foi condenado pelo então juiz federal Sergio Moro, o partido adotou o discurso de uma nota só, o de que Lula é inocente. A condenação do ex-presidente teve de fato elementos que mais lembram uma caçada do que uma ação da Justiça. O discurso de uma nota só pode ser ótimo para Lula, mas tem o risco de acelerar a marcha do partido para a insignificância. Seria um desastre para a democracia que o país deixasse de ter um partido de esquerda organizado, para defender pautas sociais no país da desigualdade monstruosa.

Letargia – O PT, por sua vez, insiste em ignorar provas de corrupção da Lava Jato durante os governos de Lula e Dilma. A Lava Jato cometeu irregularidades em série, mas há casos incontestes de propina. O presidente Jair Bolsonaro parece ter percebido essa letargia do PT e está avançando sobre o que já foi a maior fortaleza do partido, os beneficiários do programa Bolsa Família. Ele aproveitou a pandemia para carimbar o auxílio emergencial de R$ 600 como obra dele – a proposta inicial do governo era de R$ 200; foi o Congresso que elevou o valor. Como tem mostrado as pesquisas do PoderData, é esse o maior capital político de Bolsonaro. A aprovação do presidente entre os beneficiários do auxílio é de 50%, de acordo com levantamento da 1ª semana de agosto. Já entre a população como um todo esse índice cai cinco pontos percentuais.

Revelações de Temer 1 – Em entrevista, ontem, ao Estadão, o ex-presidente Michel Temer (MDB) falou da sua reaproximação com Bolsonaro, que começou depois da live neste blog quando afirmou que ficaria lisonjeado em integrar um Conselho de Notáveis na estrutura de assessoramento direto do presidente. “O presidente Bolsonaro nunca criticou o meu governo, pelo contrário. Em várias oportunidades, eu o via dizendo: ‘Se não fosse o Temer ter feito a reforma trabalhista, ter enfrentado a Previdência, a gente não teria ido a lugar nenhum”, afirmou ao seu perguntado como se sentia como prestando serviços a um Governo como ex-chefe da Nação.

Revelações De Temer 2 – “Ele sempre fez referências elogiosas ao meu governo. Não tenho tanto contato com ele. Tive uns três contatos ao longo do tempo. Ele deve ter ouvido entrevistas em que dou palpites. Digo: ‘Olha, aquela coisa de falar na saída (do Alvorada) não é boa, porque é a palavra do presidente faz a pauta do dia’. Creio que, às vezes, ele possa ter levado isso em conta. Mas é um contato cordial, tanto que ele me convidou. Aliás, é uma coisa muito típica nos EUA. Não é incomum que presidentes peçam para ex-presidentes realizarem missões humanitárias”, acrescentou Temer, complementando: “Tenho como método fazer observações com cautela. Ex-presidentes, ao meu modo de ver, devem ser discretos com relação ao presidente. Se não você não ajuda o País. Eu faço observações, críticas, muitas vezes, mas a título de colaboração, não de oposição”.

CURTAS

VERGONHA – Além de ter fugido da sessão da Câmara destinada a instalar uma CPI para apurar corrupção na gestão da prefeita Madalena Brito (PSB) em Arcoverde, a presidente da Câmara, Célia Galindo (PSB), teve a cara de pau de passar por cima do regimento interno da Casa e da Constituição ao anular, via decreto, a CPI aprovada em plenário, pela maioria dos seus integrantes, destinada a investigar corrupção no Governo da sua aliada. Mas a oposição cochilou e não entrou com mandado de segurança para tornar sem efeito o ato da presidente. Sua decisão, arbitrária e inconstitucional, virou mote de galhofa pelas redes sociais sugerindo um compadrio dela com a prefeita. Parodiando Boris Casoy, isso é uma vergonha!

FACADA NA GLOBO – Na edição de ontem, a Folha de S. Paulo trouxe matéria a respeito do rateio de verbas do Governo Federal às TVs. De acordo com os jornalistas Fábio Fabrini e Julio Wiziack, o TCU (Tribunal de Contas da União) identificou falta de critério técnico na mudança da divisão das verbas oficiais investidas nas principais emissoras. A Globo foi a que mais perdeu. Apesar de ser líder em audiência, com média diária de público maior do que a Record e SBT juntos, o canal carioca teve a participação reduzida de 39% para 16%, queda de quase 60% na comparação entre 2018 (sob a gestão de Michel Temer) e 2019 (ano do primeiro mandato de Jair Bolsonaro).

Perguntar não ofende: Bem-sucedido na missão ao Líbano, Michel Temer pode assumir um Ministério no Governo Bolsonaro?

—–Coluna do FinFa—-

Assinou – O prefeito de Serra Talhda, Luciano Duque, assinou ontem (12), o convênio para tratar da Assistência Técnica à assentamento rurais. Segundo Duque, em contato com este blogueiro, a partir de agora eles serão acompanhados pelo Governo Municipal.“Serra Talhda conta com cerca de 20 assentamentos e mais de 800 assentados”, finalizou o prefeito.

Você sabia –

Que Pernambuco completou, nesta quarta-feira (12), cinco meses da confirmação dos dois primeiros casos da Covid-19 no Estado. Desde maio, os principais indicadores da pandemia vêm registrando uma queda, que se acentuou nas últimas duas semanas. Números de casos, óbitos e demanda por leitos de UTI voltaram, na semana passada, aos patamares da primeira quinzena do mês de abril, quando a pandemia ainda não havia iniciado a fase de aceleração no Estado. O governador Paulo Câmara fez uma avaliação dos resultados alcançados pelo Estado ao longo destes cinco meses de combate ao novo coronavírus em Pernambuco.

 

Recebeu –

A Prefeitura Municipal de Ingazeira recebeu neste mês de agosto R$ 100 mil creditados na conta do Fundo Municipal de Saúde pelo Ministério da Saúde, proveniente de emenda parlamentar do Deputado Federal Tadeu Alencar (PSB), para combater à Covid-19. A liberação do recurso saiu devido à articulação do advogado Roberto Morais e o vereador Argemiro Morais e o esforço do Prefeito Lino Morais, junto ao parlamen tar. “O recurso será aplicado na compra de equipamentos e medicamentos para enfrentamento da pandemia , no início de seu mandato, o deputado Tadeu Alencar, já havia beneficiado nosso munícipio com um ônibus do Programa Caminhos da escola”, disse o prefeito Lino.

Disse –

“A economia está reagindo, e nós aqui resolvemos então com essa reunião direcionar mais as nossas forças para o bem comum daquilo que todos nós defendemos”, disse Bolsonaro. “Respeitamos o teto dos gastos, queremos a responsabilidade fiscal, e o Brasil tem como realmente ser um daqueles países que melhor reagirá à questão da crise”. (Presidente Jair Bolsonaro, na noite desta quarta-feira (12), após reunião com os presidentes da Câmara e do Senado, ministros e parlamentares no Palácio da Alvorada)

Elegeu –

A Comissão de Finanças da Alepe elegeu o deputado Aluísio Lessa – PSB (foto) como presidente. Ele sucederá no cargo o deputado Lucas Ramos (PSB), que se licenciou do mandato para assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE), antes chefiada por Lessa. Também nesta quarta (5), o colegiado definiu o calendário de tramitação e os relatores responsáveis por cada seção do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2021, que antecede o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) e tem a função de estabelecer as metas e prioridades do Governo do Estado. A escolha do nome de Aluísio Lessa ocorreu em reunião extraordinária virtual conduzida pelo presidente em exercício do grupo parlamentar, deputado Antônio Moraes (PP).

 

Novo líder que passou por todos os últimos Governo – O deputado Ricardo Barros (PP-PR) afirmou nesta quarta-feira (12), em rede social, que será nomeado novo líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados. Barros afirmou que a indicação deve ser oficializada na próxima terça (18), com a publicação do nome no “Diário Oficial da União”. Ligado ao Centrão, Barros deve substituir o atual líder do governo, Vitor Hugo (PSL-GO). Barros ja foi líder do Governo Fernando Henrique,vice-lider de Lula e Dilma Rousseff e foi Ministro de Temer.

Perguntar não ofende – O que o governador Paulo Câmara, resolveu sobre o PT em Recife, após se reunir com o Presidente Nacional do PSB, Carlos Santana e João Campos ontem em Brasília?

O ultimo amor de Gonzagão era natural de SJEgito

A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Zelito Nunes, texto que diz "Edelzuita: último amor de Gonzagão Nafoto, tirada (de óculos escuros) Velho(PB) em2003 vemos Edelzuita Eddleuza do poeta Joselito companheirae empresária, cuja deixou herdeiro. Helena quando ocorreu morte marido. Recife, compareceu tamento, M Hospital orreu, de infecção ge dia no Joana, Recife, Maria Edelzuita Rabelo completaria no dia sertaneja de do Egito foi último amor vida Rei Baião, Luiz Gonzaga, com quem convi- veu por de anos. Edelzuita sofreu muito com problema saúde Gonza- pou- depois ficar viúva. Gonzaguinha também morreu logo, vítima um acidente carro, Norte do País."

Poucos a conheceram, mas ela foi a grande companheira de Luiz Gonzaga nos derradeiros dias de vida do “rei do baião”. Maria Edelzuita Rabelo era uma sertaneja nascida em São José do Egito. Conheceu Gonzaga numa festa em Caruaru. Naquele tempo, ela era noiva de Irandir Costa, que fazia o papel de Otrope, parceiro do Coronel Ludugero, ambos falecidos em acidente de avião.

Mas, a lembrança que tenho de Edelzuita é a de que ela foi minha colaboradora, quando eu dirigia o programa de auditório de Jota Ferreira, na década de 80, na TV Jornal. Não sei quem a indicou para o “cargo” de jurada da bancada que julgava os calouros do programa, papel que ela, aliás, desempenhou com muita desenvoltura e competência. Foi nessa época que ela passou a conviver com Luiz Gonzaga e foi sua companheira até o dia de sua morte. Lembro que em um show no Geraldão, comemorativo do aniversário do programa de Jota Ferreira, Gonzagão era uma das atrações. Ao chegar no camarim, fui abraçado e beijado pela simpatia que era Edelzuita. Afagos de uma simples amiga e companheira de trabalho, Mas, “seu” Luiz não viu assim. Acompanhou a cena com cara de homem enciumado. Ciúme injustificado, mas certamente muito pertinente, porque ela era, naquela época, o verdadeiro amor de sua vida, mais do que teria sido a sua mulher Helena, de quem estava separado.

Edelzuita foi o grande apoio que Gonzagão contou no pior momento da vida dele, quando poucos foram os amigos que compartilharam a sua dor.

Edelzuita faleceu em 2005, vitima de leucemia. Hoje, os dois devem estar no céu fazendo um “forró” daqueles….

Prefeitura de Ouro Velho entrega reforma do Clube Municipal, pavimentação de ruas, encerra lixão e anuncia novas obras

Na manhã da ultima terça-feira (11), a Prefeitura de Ouro Velho entregou, de forma simbólica, as obras de reforma do Clube Municipal executada com recursos próprio, além de inaugurar várias ruas, resultado de convênio com o Governo Federal, oriundo de emenda parlamentar do saudoso deputado federal Rômulo Gouveia. As entregas foram acompanhadas de outra boa notícia, desta vez, a prefeitura também encerrou as atividades do lixão de Ouro Velho, avançando na sustentabilidade e saúde no município. O fechamento do lixão está seguindo todas as recomendações da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Estiveram presentes na solenidade, o vice-prefeito Flávio Henrique, o deputado estadual Wilson Filho, o médico Dr. Júnior, os vereadores Erivonaldo, Marta, Val, Givaldo, Dona Lurdes, secretários municipais e representantes da sociedade civil. A comitiva aproveitou para vistoriar a execução da construção de uma escola, resultado de um convênio com o governo estadual, através de uma articulação do deputado estadual Wilson Filho. Também visitaram a construção de um ginásio poliesportivo. Já no Clube Municipal, o médico e líder político Dr. Júnior aproveitou o momento para fazer uma avaliação dos 07 anos e 07 meses de governo da prefeita Natália. Dr. Júnior também anunciou que, além das obras que estão sendo executadas, a prefeita dará ordem de serviço para a construção de uma nova praça e a pavimentação de mais ruas.

Poeta Zé Adalberto recebe de hospital em Arcoverde

Nesta quarta-feira (12), o poeta Zé Adalberto recebeu alta hospitalar, depois de 5 dias internado,  após ter sido internado na UTI do Hospital de Arcoverde acometido de Covid-19.

O poeta itapetinense Zé Adalberto, foi contaminado pelo coronavirus e precisou ser internado na cidade de Arcoverde na madrugada da última sexta-feira (07.08), devido a um agravamento no seu estado de saúde. Mas o poeta reagiu bem e hoje, quarta-feira às 10 e meia da manhã , os médicos deram alta ao Poeta Zé Adalberto.

A informação é da esposa do poeta, Mazé Ferreira, que publicou uma nota no Facebook, em seu nome e em nome dos filhos, Ítalo e Izabela:

NOTÍCIA ABENÇOADA: ZÉ TÁ DE ALTA E LOGO CHEGA EM ITAPETIM! Nossa gratidão a Deus, a Nossa Senhora e a todos vocês que estiveram e estão rezando. Pedimos que continuemos nossas orações para que tudo só melhore! Obrigada, obrigada, obrigada!!!!

At.te, Mazé, Ítalo e Izabela.

Nesta terça-feira (11.08), a notícia é que o poeta tinha saído da UTI do Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC) e estava em observação. A noticia que o poeta está a caminho de Itapetim está sendo comemorada nas rodas de poesia . Diversos amigos se manifestaram nas redes sociais com mensagens de força e pedidos de oração pela saúde de Zé, considerado como um dos maiores poetas populares do Nordeste.

O Pajeú tem 3.568 já estão livres do vírus

Quase metade dos infectados pelo coronavirus já estão curados no Pajeú

| ‘ 3.568  curados no Pajeú do covid-19. |

| Levantamento às 10h.(Quarta-feira\12\08)|

Depois confirmar mais casos do que curas na segunda, a região voltou a ter mais curas do que casos em 24 horas de avaliação. Foram 140 pessoas curadas, diante de 122 novos registros na região.

Serra Talhada tem 2.094 pessoas recuperadas da covid-19, Tabira tem 317, e São José do Egito 272 pessoas livres da doença.

Afogados da Ingazeira tem 197, Calumbi 98, Carnaíba 85, Flores 74 se curaram, Triunfo chegou aos 71 curados, Quixaba 66 recuperados, Brejinho tem 51, Itapetim tem 50, Iguaracy 49, e Tuparetama tem 41 curados.

Solidão 38, Santa Cruz da Baixa Verde chegou aos 33 curados, Santa Terezinha tem 21 e Ingazeira 11 recuperados até agora.

Dos 4.237 casos confirmados no Pajeú, 3.568 já estão livres do vírus, ou 84,21% do total de casos registrados na região.

BREJINHO / Prefeita destaca em vídeo ações da Saúde

Olá, amigos e amigas! A luta para melhorar cada vez mais a saúde de Brejinho tem se destacado no nosso governo. Já realizamos diversas ações com o objetivo de oferecer a cada brejinhense um atendimento de qualidade nos serviços de saúde do município.Como exemplo dessas ações, podemos citar a implantação do Centro de Testagem da Covid-19, a contratação de mais profissionais médicos para as UBS, o Hospital Clotilde de Fonte Rangel e a Central da Covid.Adquirimos uma reveladora de raios X de última geração e compramos centenas de equipamentos para o novo Ambulatório Municipal de Saúde.Temos a alegria de anunciar que nos próximos dias vamos contar com uma nova ambulância, zero Km, para a frota municipal. Com coragem, vontade e muito trabalho, vamos transformando a vida das pessoas.#juntosvamosfazeraindamais

Publicado por Tânia Maria em Quarta-feira, 12 de agosto de 2020

 

Já realizamos diversas ações com o objetivo de oferecer a cada brejinhense um atendimento de qualidade nos serviços de saúde do município.
Como exemplo dessas ações, podemos citar a implantação do Centro de Testagem da Covid-19, a contratação de mais profissionais médicos para as UBS, o Hospital Clotilde de Fonte Rangel e a Central da Covid. Adquirimos uma reveladora de raios X de última geração e compramos centenas de equipamentos para o novo Ambulatório Municipal de Saúde.

Temos a alegria de anunciar que nos próximos dias vamos contar com uma nova ambulância, zero Km, para a frota municipal. Com coragem, vontade e muito trabalho, vamos transformando a vida das pessoas.

Destacou a Prefeita Tania Maria em sua Rede Social

 

SJEgito \ Missa do Monte 2020 é cancelada

Celebrada tradicionalmente pelos católicos de toda região, a Missa do Monte desse ano não acontecerá, devido a pandemia. Todo dia 15 de Agosto, fieis católicos de São José do Egito e de várias cidades da região e até de outros estados participam de procissão e missa ao pé do monte, onde fica a capela de Nossa Senhora dos Remédios.

A tradição da celebração acontece a dezenas de anos, “mas, em função da pandemia, esse ano não será possível”, diz trecho da nota emitida pelos padres, Clodoaldo Fernando e Wellington Luís. A informação é do Blog do Erbi.

Flávio Marques, pré-candidato a prefeito de Tabira, é o entrevistado na live desta quarta-feira

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, texto que diz "LIVE QUARTA, 12 DE AGOSTO| 19H Transmissão Flávio Marques @Marcelo patriota.3 É HOJE! Marcelo Patriota Convida FLÁVIO MARQUES"Flávio Marques, um dos pré-candidatos à prefeitura de Tabira pelo Partido dos Trabalhadores (PT), será o convidado desta quarta-feira (12) na série de live’s que o Blog do Marcello Patriota está promovendo de forma pioneira sobre as eleições municipais da região.

O encontro desta quarta vai acontecer novamente às 19h e será conduzido por este blogueiro.

A live será transmitida ao vivo no nosso do perfil do Facebook (Marcelo.Patriota.3) e no do pré-candidato (FlávioMarques). A transmissão será simultânea nos dois canais.

Fique à vontade para interagir e mandar perguntas durante a live. Essa é a hora para esclarecer todas as dúvidas e votar de forma consciente.

Somente com informação de qualidade e democracia caminhando lado a lado que se toma a melhor decisão nas urnas.

Doadores de Sangue, cobram do Hemope de Serra Talhada, formas de agendamento

Em contato com o Blog do Marcello Patriota, um grupo de pessoas organizadas através de amizades e articulação do Policial Militar Hélio Jobson, cobram do Hemope de Serra Talhada, meios de comunicação para agendamento de doação de sangue.

Ainda segundo o blog, já foram feitas tentativas de contato por e-mail’s e telefones, mas sem sucesso.

“A doação de sangue é algo fundamental e em dias de pandemia muito mais. Então, solicitamos uma forma de contato com o Hemope”, disse um dos voluntários ao blog.

Prefeitura de Itapetim adquire novo respirador para o município

A Prefeitura de Itapetim adquiriu um novo respirador para dar suporte ao município. O equipamento será utilizado nos pacientes que agravarem o estado de saúde decorrente do COVID-19.

“O centro de COVID de Itapetim agora conta com equipamentos necessários para o combate da doença, além de contar com uma equipe especializada que vem dando todo suporte necessário ao município”, disse o prefeito Adelmo Moura, que comunicou a novidade ao lado da secretária de Saúde, Jussara Araújo.

~~~~Giro pelos Blog’S—-(Quarta-feira\ 12.08.2020)

Totonho Valadares passa bem após cirurgia no coração

 por Nill Júnior 

O ex-prefeito Totonho Valadares submeteu-se com sucesso a uma angioplastia para implante de três stends no Hospital Memorial São José, Recife.

O procedimento foi considerado um sucesso pelo médico cardiologista Ricardo Brendel, também acompanhado de São Paulo pelo cardiologista Enilton Tabosa, de São Paulo, que conduziu a cirurgia no passado para implantes de pontes de safena e mamária. Totonho está acompanhado  pela esposa Ana e pela filha  Cintia Valadares.

A princípio o procedimento previa implantar um  stent na artéria da angioplastia. Mas foram implantados três (03) stents por conta do quadro de obstrução.

O procedimento durou pouco mais de uma hora. Totonho foi encaminhado por protocolo para UTI coronariana onde ficará até o final da tarde desta quinta-feira (13). Segundo o filho Toninho Valadares, que acompanhou tudo daqui, o procedimento foi considerado tranquilo. Ele deve ter alta até amanhã.

Gestão calamitosa da pandemia

Tem razão o ex-ministro Armando Monteiro Neto quando diz que se Pernambuco fosse um País seria o segundo maior do mundo em óbitos pela Covid-19 em razão da má gestão, no descompasso na saúde, nos desencontros de medidas anunciadas e mal conduzidas, em intervenções desnecessárias e, principalmente, pela má intenção no gerenciamento do dinheiro público enviado pelo Governo Federal para o combate à pandemia do coronavírus.

De todos os pontos destacados por Armando o mais grave, sem dúvida, é o que ele classifica de desvio de conduta ética na gestão dos recursos federais destinados à pandemia do coronavírus. “As denúncias foram surgindo de várias origens e imediatamente os contratos foram desfeitos, o que significa dizer que eram frágeis. Em alguns casos, se apressaram a devolver os recursos. Um gestor que tenha convicção da lisura dos seus contratos não recua, pelo contrário se sustenta”, constata. Para Armando, Geraldo tem que mostrar à população que os contratos se justificaram.

“Mas, em Pernambuco não. Qualquer denúncia, os contratos eram desfeitos. Recife é uma capital que gastou muito e houve uma série de denúncias. Eu fico nisso, pois é um juízo factual. Mas ilações podem ser feitas, mas eu não faço”, acrescentou o ex-senador quando perguntado se desconfiava de que esses recursos federais estavam sendo desviados para caixa de campanha. Ao longo da entrevista que concedeu ontem ao Frente a Frente, Armando descambou para o campo da própria gestão de Geraldo com duras críticas.

“Aqui, no Recife, com Geraldo, tivemos os problemas de mobilidade urbana agravados. Há equipamentos mal conservados, obras que se arrastam há muito tempo. A reforma do Geraldão já dura mais de 10 anos. Que gestão é essa? Agora, Geraldo tem algo que ele faz bem: propaganda na televisão. A mistificação. Gasta muito dinheiro em propaganda, instalou o chamado marketing da pandemia. Aproveitou esse momento de grande angústia, para apresentar um quadro de muitas ações, providências, que, na realidade, se traduz em mera espuma”, afirmou.

E acrescentou: “Por exemplo, quantos hospitais de campanha Geraldo implantou? Que serventia esses hospitais tiveram? E aquelas camas podem se considerar leitos clínicos? O que todo esse investimento resultou? Enquanto isso, muitos profissionais de saúde nem equipamento de proteção individual tiveram. Esse segmento, sim, deveria ter sido mais bem cuidado. Essas administrações gostam de mostrar prédios, de fotografar unidades de campanha, em suma, a gente fica com a impressão que serve só aos programas eleitorais, lamentavelmente”.

Efeito Bolsonaro – Armando também deu sua visão sobre o efeito Bolsonaro nas eleições municipais. “Eu acho que Bolsonaro é, hoje, num país polarizado, um eleitor importante. Não há dúvida que o auxílio emergencial, pela dimensão, tem um impacto muito grande na vida das pessoas carentes, principalmente. Você, que é um homem que anda pelo interior, sabe o que isso significa. Eu escuto depoimentos de pessoas do pequeno comércio do interior que em plena pandemia, seus negócios aumentaram por causa da renda que foi proporcionada pelo auxílio. Eu fiz até o cálculo. Quando for paga a quinta parcela, Pernambuco terá recebido R$ 13 bilhões. No Brasil, já foram R$ 250 bilhões, 5% em Pernambuco. Então, é evidente que isso tem reflexo político”.

Queda industrial– Pernambuco teve um crescimento de 3,5% na produção industrial, entre maio e junho, de acordo com os números divulgados, ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o órgão, a variação, apesar de positiva, é menor que a média brasileira, de 8,9%, e que a de toda a região Nordeste, que teve 8% a mais, entre os dois meses. Comparando-se o mês de junho de 2020 com o mesmo período em 2019, houve um aumento de 2,8%. O desempenho foi melhor que o do Brasil, que teve queda de 8% entre os dois anos. Na relação entre o primeiro semestre deste ano com o anterior, a queda em Pernambuco foi de 3,6%.

Sócios da tragédia – A Secretaria de Governo distribuiu um relatório a aliados do presidente Jair Bolsonaro em que destaca nominalmente governadores e prefeitos das regiões brasileiras em que há maior incidência e mortes pela covid-19 no País. Os dados são de 8 de agosto de 2020, data em que o País ultrapassou a marca de 100.000 mortos pelo novo coronavírus. O relatório apresenta um ranking dos cinco Estados mais afetados pela pandemia. São Paulo, unidade federativa governada por João Doria (PSDB) – desafeto de Jair Bolsonaro – encabeça a lista. Foram novos 13.352 casos no último sábado.

Dória na liderança – O Estado de São Paulo, gerido pelo tucano João Dória, também aparece na frente do ranking de novos óbitos: 281, em 8 de agosto. O relatório, porém, não informa que se trata de números absolutos. Desconsidera a taxa de mortos e casos por 100.000 habitantes. Em seguida a São Paulo, aparecem no ranking de novos casos Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina. Os Estados são governados, respectivamente, por Eduardo Leite (PSDB), Rui Costa (PT), Romeu Zema (Novo) e Comandante Moisés (PSL). Moisés, porém, é nominado apenas a palavra “comandante” no documento.

CURTAS

PASTOR EXTRAVAGANTE – Mesmo com uma dívida de mais de R$ 429,8 milhões, o pastor carioca Marcio Pôncio exibe uma vida de luxo em Duque de Caxias, interior do Rio. Recentemente, segundo o jornal Extra, ele se presenteou com um helicóptero de R$ 61 milhões pelo aniversário de 47 anos. Em maio, o juiz federal Eduardo Horta, da 2ª Vara Federal de Duque de Caxias, mandou publicar em edital a execução fiscal de quase R$ 430 milhões citando o pastor, o seu sócio Marcello Araújo dos Santos e a empresa New Ficet Indústria e Comércio de Cigarros e Importação e Exportação Ltda por impostos devidos à União. Os sócios chegaram a pedir a revisão dos cálculos e valores, o que foi negado no último dia 3.

LIVE DE HOJE – A advogada criminalista carioca Maíra Fernandes é uma das mais credenciadas defensoras dos direitos humanos no País. É a convidada da live de hoje, às 19 horas, pelo Instagram deste blog. Ninguém conhece como ela alternativas para melhoria da política prisional, investimento pelos estados em modelos de apoio aos detentos, como associações de proteção e assistência a condenados e colônias agrícolas. É grande estudiosa das legislações sobre drogas. Acha que deixar que o policial decida se a quantidade de droga apreendida configura tráfico ou uso, sem tabela de quantidades, dá margem a arbitrariedades e defende a criminalização das drogas no País. Se você ainda não segue o Instagram do blog, anote o endereço: @blogdomagno.

Perguntar não ofende: Penta em operações da Polícia Federal, Recife é vice-líder em mortandade pela Covid por incompetência?

~~~~COLUNA DO ITAMAR FRANÇA~~~~

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA - Blog do ItamarALESSANDRO PALMEIRA – O prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB) deve anuncia nos próximos dias, o psicólogo, escritor e atual vice-prefeito, Alessandro Palmeira (PSB) como seu pré-candidato a sucessão. Nome da confiança de Coimbra, o jovem Palmeira é o nome da renovação política da chamada Frente Popular. Nas urnas, Palmeira enfrentará o vereador José Edson Ferreira, Zé Negão (PODEMOS) e o Capitão Sidney Pereira (PSC), pré-candidato da terceira via. Engessado por respeitar o processo de discussão interna, já que o ex-prefeito Totonho Valadares (MDB) está no páreo, pois, pleiteia a condição de ser o sucessor de Coimbra, Palmeira ainda não se movimentou como deveria, mas de forma comedida já fez algumas articulações importantes. Pupilo de um dos políticos mais vem articulados do estado, o psicólogo terá pela frente uma campanha diferente dos pleitos municipais em épocas passadas, isso porque, não haverá comícios, nem aquele contato intensivo com o povão devido a pandemia do novo Coronavírus. Palmeira participará de uma eleição atípica e sua desenvoltura, saberemos somente no decorrer do processo.

**********************************

ESTRUTURA MONTADA – O vereador José Edson Ferreira, Zé Negão (PODEMOS) já deu provas de que não vem para brincadeira e já montou uma equipe para auxiliar na sua campanha. Um estúdio está sendo montado com toda estrutura para atuar nas redes sociais. Um marqueiro já foi contratado e o Negão já está seguindo as orientações do dito cujo. Nos últimos meses notou-se que Zé Negão mudou até o discurso. Para quem não tinha postura de prefeito, agora fala como político de capital. A coisa ao que parece está bem organizada…

**********************************

PÉSSIMA IDEIA – Por falar nisso, foi péssima a ideia de o ex-prefeito Totonho Valadares (MDB) se manter na chamada Frente Popular de Afogados da Ingazeira, num momento em que a oposição está órfã de lideranças políticas. Era o momento oportuno de Valadares trabalhar um dos seus herdeiros políticos. A decisão de marchar junto com Coimbra depois de ter assanhado a água, causou certo desgaste no emedebista. Uma túia de simpatizantes se afastou definitivamente da sua pessoa, perdendo inclusive a admiração nutrida de muitos anos. Às vezes uma derrota eleitoral, representa muito menos que uma derrota política…

**********************************

DANIEL NA VICE DE PALMEIRA – O vereador Daniel Valadares (MDB) deve ser o indicado do ex-prefeito Totonho Valadares para compor a chapa da chamada Frente Popular na condição de vice. Com a recondução do cargo garantida, se fosse disputar novamente ao legislativo, Daniel sentirá na pele o que é ser de fato uma figura decorativa… Grande parte dos integrantes da chamada Frente Popular não digere Daniel nem mesmo Totonho Valadares, apenas toleram. Há quem fique irritado com nossos escritos e até os denominam de “achismo”, mas poucos produtores de mídia digital escrevem o que pensam, por receio ou mesmo para não desgostar políticos. Nesse contexto, há uma tendência de o casamento político entre Palmeira/Valadares durar muito pouco. O engessamento já é dado como certo. E adispois disso, só isso…

**********************************

CRITICADO – O ex-prefeito Totonho Valadares (MDB) não merece ser tão crucificado da forma que está sendo por setores da oposição no município. Questionamentos com acusações de negociações para a permanência na chamada Frente Popular são feitas inclusive por ex-aliados de Valadares, como é o caso do vereador Zé Negão (PODEMOS). Com uma história marcada de serviços prestados ao município com três mandatos de prefeito, Totonho encerra o ciclo político com uma enxurrada de críticas e descontentamentos. Seguidores antigos do Cabeça Branca preferiram se aliar a Zé Negão, mesmo com perfis diferentes por não concordarem com a postura de Valadares. Assim segue a história com muitos capítulos a serem registrados… A pergunta que não quer calar é quem molesta fez a convenceu Valadares a tomar tal decisão?

**********************************

ZÉ NEGÃO (PREFEITO) E RENON (VICE) – A chapa oposicionista em Afogados da Ingazeira definiu os nomes de seus candidatos ao pleito majoritário de 15 de novembro de 2020, que terá como candidato a prefeito José Edson Ferreira, Zé Negão filiado ao PODEMOS, que terá como companheiro de chapa o ex-vereadore ex-presidente da Câmara Renildo José dos Santos, conhecido popularmente por Renon de Ninô (PTB). O anúncio será feito muito em Breve.

**********************************

MUSCULATURA – A pré-candidatura a prefeito de Afogados da Ingazeira de Alessandro Palmeira, Sandrinho (PSB) deverá ganhar mais massa muscular a partir do momento do anúncio oficial da sua pré-candidatura que será em breve. Dois partidos devem aderir a sua pré-candidatura. Mesmo de forma acanhada para não desgostar Valadares, Palmeira vem costurando muito bem os seus novos apoios. E ganhando a simpatia de novos adeptos.

**********************************

PESQUISA – Teve pesquisa rodando no município de Iguaracy na semana passada. Além da avaliação da gestão do prefeito Zeinha Torres (PSB), o levantamento procurou saber no questionário elaborado pela empresa, em quem a população pretende votar para prefeito nas eleições municipais que acontecem no dia 15 de novembro. Entre os nomes citados, Zeinha, Dessóles Monteiro, Hoginho Alves e Bibi Alves. A pesquisa quis saber também a intenção de voto para vereador. Não se sabe se foi encomendada pela situação ou pela oposição.

**********************************

CUSTO ALTO – Segundo um levantamento realizado pelo jornal O Estado de São Paulo, com base em estimativas do governo e dos bancos, a pandemia deverá custar só em 2020 cerca de R$ 700 bilhões aos cofres públicos, o equivalente a quase 10% do PIB e a R$ 3,3 mil para cada brasileiro. Daria para pagar o Bolsa Família, já considerando o aumento de beneficiários ocorrido durante a crise, por 21 anos. Do ponto de vista das contas públicas, isso representa quase seis vezes o déficit previsto para este ano antes da pandemia, de R$ 124,1 bilhões.

**********************************

… Daqui a três semanas o calendário eleitoral 2020 autoriza o início das convenções que vão definir as coligações majoritárias e os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador.

~~~~Coluna do FinFa~~~~

Adquiriu – O Governo Municipal de Itapetim-PE, adquiriu  novo respirador para dar suporte ao nosso município. O equipamento será utilizado nos pacientes que agravarem decorrente do COVID-19. “O centro de COVID de Itapetim agora conta com equipamentos necessários para o combate da doença, além de contar com uma equipe especializada que vem dando todo suporte necessário ao município”, disse o prefeito Adelmo Moura comemorando mais este importante equipamento.

Pavimentações – O Governo Municipal de Flores, tem realizado trabalhos de construção de pavimentação de paralelepípedos nos Distritos de Fátima e Sítio dos Nunes. “Nossa gestão não para de construir para melhorar o bem estar e qualidade de vida dos nossos munícipes”, pontuou o prefeito Marconi Santana.

Funasa – O Superintendente da Fundação Nacional de Saúde em Pernambuco (FUNASA), Francisco Antonio Souza Papaléo, recebeu ontem (11), em seu gabinete o Deputado Estadual e Vice-presidente estadual do PSD Joaquim Lira e o prefeito Danilson Gonzaga (PSD), de Feira Nova, Na pauta assuntos de interesse daquele município. Papaléo que tem raizes em Iguaracy, tornará certamente a Funasa uma embaixada do Pajeú em Recife.

Recuperando estradas – A Prefeitura de Calumbi-PE, tem trabalhos de recuperação das estradas na zona rural do município. Estão executando os serviços de recuperação nas estradas do Tamboril à BR-232, como também de Várzea Grande a sede do município, garantindo melhor acesso para a população calumbiense.

Intensificando o combate ao Covid –

O Governo Municipal da Ingazeira, através da Secretaria de Saúde, juntamente com Equipe de apoio e enfrentamento ao Coronavírus e Equipe de Bombeiros Civis, com apoio da Secretaria de Assistência Social, realizam nessa terça-feira (11) Barreiras Sanitárias, em dois pontos de entradas do município. Tendo como principal objetivo orientar a cerca dos cuidados necessários de higienização, uso de máscara , assim como identificar pessoas que apresentem sintomas de síndrome gripal que necessitem ser encaminhadas para as UBS’s e viajantes que necessitem ser monitorados.Sendo utilizado o termômetro de testa para aferição da temperatura ao entrar na cidade.

Frase – “A tendencia é caminharmos juntos com João Campos” (Vice-governadora de PE e Presidente Nacional do PCdoB, Luciana Santos, na live com este blogueiro na noite de ontem, sobre a posição do partido nas eleições do Recife)

Disse – “Na verdade, para mim não teve nenhuma surpresa. Era mais ou menos o quadro esperava que se esperava, então para mim não tem nenhum fato novo. Se imaginava que era a tendência normal deles continuarem no campo do PSB”. (Mendonça Filho sobre a permanência do MDB na Frente Popular do Recife)

Perguntar não ofende – Qual será o próximo partido a aderir à candidatura de João Campos?

Tuparetama: educação realiza pesquisa de para decidir futuro das aulas presenciais.

A Secretaria Municipal de Educação lançou uma consulta pública direcionada a toda comunidade escolar de Tuparetama, sobre o retorno ou não das aulas presenciais para este ano.

De acordo com a secretária de Educação, Rafaely Leite, o resultado da pesquisa vai definir a decisão do município em comum acordo com os alunos, pais e responsáveis.

Para responder o questionário é só acessar o link da plataforma Google Docs –
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScz9gkewpokYw66m3Ajuzvnnr3nABKjyCTCqjnJujrAglrW7g/viewform?usp=sf_link

Poeta Zé Adalberto tem melhoras e sai da UTI em Arcoverde

A imagem pode conter: texto que diz "MESTRE ZÉ ADALBERTO DO CAROÇO DO JUÁ, PÁTRIA SANTA, ABENÇOADA, BRINCADEIRA TEM HORA, CAMARADA, E EU NÃO POSSO PASSAR MUITO ALVOROÇO. BOTE FORÇA, ENDUREÇA ESSE PESCOÇO! PORJESUS, DÊ OUVIDO AO MEU APELO! DIGA AO VÍRUS: 'TRISTEZA EM CONHECÊ-LO, MAS MEU DIA EU JÁ SEI QUEM DETERMINA." FAÇA UNS VERSOS PEDINDO ESSA VACINA, QUE NINGUÉM TÁ COM TEMPO PRA PERDÊ-LO. DEDÉ MONTEIRO"O poeta itapetinense Zé Adalberto, foi contaminado pela Covid-19 e precisou ser internado na cidade de Arcoverde na madrugada da ultima sexta-feira (07.08), devido a um agravamento no seu estado de saúde.

A informação é da esposa do poeta, Mazé Ferreira, que publicou uma nota no Facebook, em seu nome e em nome dos filhos, Ítalo e Izabela.

Zé Adalberto que precisou ser internado na UTI do  Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC), a noticia dessa terça-feira(11), é que o poeta saiu da UTI e está em observação e de acordo com a equipe médica e da evolução do paciente , caso não tenha recaída , em breve terá alta hospitalar.

Em sua Rede Social , sua esposa Maze escreveu : ” informamos que o quadro de saúde dele tem evoluído bem e, a cada vez que nos comunicamos, percebemos a voz mais viva e também ficamos cientes do seu avanço. Obrigada pela amizade de cada um, pela atenção, orações e cuidado conosco!”.  De acordo com Izabela, Zé não está mais no soro e nem necessitando de oxigênio. Segundo a filha do poeta, ele está apenas em observação e pode ter alta ainda essa semana.

Poetas se solidarizam com Zé Adalberto e fazem homenagens em redes sociais.

Interligação da Adutora do Pajeú para Itapetim teve início nesta segunda (10)

A Compesa informou que nesta segunda-feira (10), teve início a interligação da segunda etapa da Adutora do Pajeú, para o município de Itapetim, a partir da cidade de São José do Egito. Assim, para a realização da intervenção, os bairros Centro (parte baixa), Novo Horizonte, Rita Viana e Antônio Marinho 2, localizados em São José do Egito, e o município de Tuparetama terão o abastecimento temporariamente suspenso durante a segunda-feira, retornando amanhã (11).

A interligação tem o objetivo de iniciar os testes da adutora para que o município de Itapetim passe a ser abastecido com a água do Rio São Francisco, reforçando a oferta de água para o município. O blog esteve no local do inicio de onde a tubulação está sendo interligada , ETA-Estação de Tratamento Água em  SJEgito, que fica no Bairro São João , a Empresa MRM, responsável pela obra, funcionários  informaram ao blog que, os serviços estão dentro  do cronograma. Os testes do Ramal deverá ocorrer até o final de agosto. Falta apenas a interligação de energização da CELPE na Estação Elevatória, que fica saída sentido SJEgito\Ambó\Itapetim, em frente a FVP-Faculdade Vale do Pajeú).

Anúncio do vice é adiado em Tabira

Bloco governista segue debatendo quem será o escolhido

E assim como disse Horácio, o pensador Italiano, “a montanha pariu um rato” – O propalado anúncio do nome do vice de Flávio Marques (PT) para a sucessão do Prefeito Sebastião Dias (PTB) não aconteceu ontem.

O Presidente do PSB, Pipi da Verdura, concedeu a entrevista a Rádio Cidade FM e explicou que mesmo diante do consenso entre Zé de Bira (ex-candidato a prefeito) e Aldo Santana (vereador) para que o vice fosse o parlamentar, surgiram sugestões dentro do bloco governista que ainda era cedo para a decisão.

Pipi acha que dificilmente o nome virá de fora do PSB, mas respeita a orientação dos aliados. Ao mesmo tempo, o presidente do PSB declarou que de agora em diante fica fora da responsabilidade de fazer o anúncio do nome do vice.

“Sem mágoa, comunico que me retiro do processo de divulgação do vice. Minha candidatura a vereador está mantida e o meu apoio a candidatura de Flávio Marques não sofre nenhuma interrupção”, disse.

Pipi informou que o nome da sua preferência desde o início era o de Zé de Bira, mas respeita que seja Aldo ou qualquer outro nome que fortaleça a chapa. A informação é de Anchieta Santos

SJEgito segue protocolo do Estado e autoriza reabertura de bares, restaurantes e academias

São José do Egito segue protocolo do Estado e autoriza reabertura de bares, restaurantes e academias

O Poder Executivo Municipal divulgou em seu site oficial, www.saojosedoegito.pe.gov.br os protocolos de reabertura de bares, lanchonetes, academias e similares nessa segunda (10), seguindo recomendação das autoridades estaduais, que liberaram o funcionamento desses seguimentos.

A Secretaria de Saúde informa que, equipes da Vigilância em Saúde do município estão intensificando a fiscalização e realizando orientações aos proprietários dos estabelecimentos que podem a partir dessa data reabrirem.

Os órgãos de saúde orientam que cada um, precisa continuar fazendo sua parte, para evitar a contaminação.

Abertura dos bares em Tabira acontece após as reuniões a partir desta quarta-feira

Academias e restaurantes já funcionam

Já que as Academias de Tabira através dos seus proprietários elaboraram o protocolo próprio de retomada das atividades com antecedência, o segmento foi autorizado a funcionar desde esta segunda-feira (11.08)..

A informação foi passada pelo Promotor Romero Borja, falando ao comunicador Anchieta Santos no programa Cidade Alerta da Rádio Cidade FM.

O promotor entende que Restaurantes e lanchonetes por comercializarem comida e bebida deveriam seguir a mesma orientação de abertura dos bares.

Á noite em contato com a produção do Programa, a secretária de Saúde, Zeza Almeida, informou que nesta quarta-feira (12), às 13h30, haverá a reunião com os proprietários de bares da zona urbana e na quinta-feira (13), o encontro será com os representantes dos bares da zona rural às 9hs.

Ao mesmo tempo, comunicou que os restaurantes também já voltaram a funcionar. A justificativa foi de que o segmento tinha participado de reunião na sexta-feira (07.08) e recebido as orientações.

~~~~Giro pelos Blog’S—-(Terça-feira…11.08.2020)

Violência crescente com pandemia

É inadmissível que em meio à pandemia, com decisões extremadas pelo isolamento social como o estágio de lockdown, primeiro na Região Metropolitana e agora no Agreste e Sertão, Pernambuco continue campeão em violência urbana. O último fim de semana foi de terror com chacina resultando na morte de cinco pessoas em Ipojuca, região turística, mãe de Porto de Galinhas, e o assassinato de um blogueiro em Rio Formoso, junto com um filho de apenas 15 anos.

Aonde chegamos? Se com bares fechando às 20 horas, no mesmo horário de restaurantes, a situação está assim, imagine com o liberou geral? Cadê o Pacto pela Vida? Desde a morte de Eduardo Campos, há seis anos completando na próxima quinta-feira, o Estado perdeu completamente o controle dos crimes letais. Eduardo fiscalizava e acompanhava o programa como se fosse sua principal vitrine do Governo. Quanto menos crime, mais premiação aos agentes envolvidos em suas respectivas áreas.

Era um tempo em que se contavam mortes para menos, não para mais como agora. Um tempo em que Pernambuco ganhava prêmios nacionais e internacionais, tempo em que governadores e até o presidente da República se referiam ao modelo do pacto como laboratório testado e copiado. Cinco mortes numa noite sangrenta em Ipojuca, com mais 12 feridos, levam Pernambuco, novamente, às páginas policiais dos jornais nacionais e aos telejornais da criminalidade.

Isso é como crescer feito rabo de cavalo – para baixo. Nesse ritmo, daqui uns dias o Estado volta a ocupar, novamente, a liderança do ranking da violência no País, batendo, proporcionalmente, São Paulo e Rio de Janeiro. Se a procura de turistas já caiu drasticamente pela pandemia do coronavírus, agora chegará ao fundo do poço em consequência das cenas de bang-bang, de um faroeste inadmissível, um novo território sem lei lembrando a época do cangaço.

Pernambuco já perdeu muitos investimentos e turistas por outro motivo lá atrás: os ataques de tubarões na praia de Boa Viagem. Depois, o derramamento de óleo, que tomou conta de todo o litoral não apenas pernambucano, mas nordestino. Tudo isso é plenamente recuperável, mas violência não. Quando se perde o controle desta, o medo afugenta e não há outra saída que não passe por uma nova política capaz de restaurar o sucesso do Pacto pela Vida.

Descartado – No caso do assassinato do blogueiro Áquila Bruno Silva e seu filho Bruno Filho, de apenas 15 anos, não há indícios de agentes políticos envolvidos. O que a polícia apurou, pelo menos ao longo do dia de ontem, em meio a um clima de consternação em Rio Formoso, local da tragédia, se deu em consequência de desentendimentos envolvendo o filho morto com um jovem da sua mesma idade, que acabou envolvendo os pais de ambos. Mas a polícia ainda não deu, oficialmente, a versão de tudo que apurou. De acordo com a Polícia Civil, um suspeito do crime, um guarda municipal, foi identificado por duas testemunhas, que já prestaram depoimento. Segundo uma delas, dona de um mercadinho, o carro da vítima estava estacionado em frente ao estabelecimento quando ocorreram os disparos.

Rubem derrotado – O Diretório Nacional do PSOL rejeitou, por 35 votos contrários e 28 votos a favor, o recurso apresentado por filiados do PSOL de Recife que solicitava a realização de prévias para a disputa eleitoral majoritária na capital pernambucana em 2020, segundo antecipou, ontem, o portal da Folha de Pernambuco. O recurso encaminhado pelo o ex-deputado federal Paulo Rubem (PSOL) pedia a viabilidade de sua candidatura à Prefeitura do Recife nas eleições deste ano. O resultado oficializou o apoio do partido a pré-candidatura da deputada federal Marília Arraes (PT). Se Marília não atrair uma aliança mais ampla, com partidos de densidade eleitoral, a tendência é que o PSOL acabe indicando o seu vice.

Nova pesquisa – Na próxima semana, em parceria com o Instituto Potencial, de Salvador, este blog trará a segunda pesquisa sobre a sucessão do prefeito Geraldo Júlio (PSB). Na última, há 30 dias, a petista Marília Arraes apareceu liderando com 21%, dez pontos à frente dos demais concorrentes – João Campos (PSB), Patrícia Domingos (Podemos), Mendonça Filho (DEM) e Daniel Coelho (Cidadania), situados em segundo lugar numa espécie de empate técnico. Alberto Feitosa, do PSC, e Marco Aurélio, do PRTB, despontaram em último lugar. No novo levantamento, também teremos a avaliação da gestão de Geraldo, do governador Paulo Câmara e do presidente Bolsonaro.

Batida na Globo – Dezesseis horas após o fim da edição especial do Jornal Nacional no dia em que se registrou 100 mil brasileiros mortos por covid-19, Jair Bolsonaro postou uma resposta às insinuações feitas no telejornal de que ele, enquanto presidente, foi omisso no gerenciamento da pandemia no País e insensível com os doentes e as famílias das vítimas fatais. Em seu perfil no Facebook, o chefe do Executivo fez críticas e acusações contra o principal canal da família Marinho. “Muitos gestores e profissionais de saúde fizeram de tudo pelas vidas do próximo, diferentemente daquela grande rede de TV que só espalhou o pânico na população e a discórdia entre os Poderes”, afirmou.

CURTAS

PRORROGAÇÃO – O Tribunal de Contas do Estado concedeu, ontem, mais 15 dias de prazo para que a Prefeitura do Recife apresente sua defesa quanto à compra ilegal de respiradores testados em porcos e não aprovados pela Anvisa. A elasticidade foi autorizada pelo conselheiro Carlos Neves, nomeado pelo governador Paulo Câmara, ex-advogado dos imbróglios jurídicos do PSB, mesmo partido com o poder da caneta na Prefeitura da capital. Apesar de a Gerência de Contas da Capital já ter concluído a auditoria desde 26 de junho e dos envolvidos terem sido notificados para apresentar defesa até 29 de julho, o diretor Financeiro, Felipe Soares Bittencourt, não apresentou suas alegações tempestivamente, solicitando adiamento do prazo, concedido pelo relator, conselheiro Carlos Neves. Não sabe o nobre conselheiro que o povo cansou e exige mais transparência no caso, um soco no estômago de todos nós.

SISTEMA PENITENCIÁRIO – A advogada criminalista carioca Maíra Fernandes é uma das mais credenciadas defensoras dos direitos humanos no País. É a convidada da live de amanhã, às 19 horas, pelo Instagram deste blog. Ninguém conhece como ela alternativas para melhoria da política prisional, investimento pelos estados em modelos de apoio aos detentos, como associações de proteção e assistência a condenados e colônias agrícolas. É grande estudiosa das legislações sobre drogas. Acha que deixar que o policial decida se a quantidade de droga apreendida configura tráfico ou uso, sem tabela de quantidades, dá margem a arbitrariedades e defende a criminalização das drogas no País. Se você ainda não segue o Instagram do blog, anote o endereço: @blogdomagno.

Perguntar não ofende: Em que vai dar essa briga do presidente Bolsonaro com as Organizações Globo?

Coluna do Finfa

Ônibus para alunos – Preocupado com o bem estar dos alunos do Curso de Medicina do Campus da Universidade de Pernambuco (UPE), de Serra Talhada, o deputado Federal, Sebastiao Oliveira, alocou emenda no valor de R$ 540mil, para aquisição de um ônibus para o transporte dos estudantes. “Quando Lucas Ramos assumiu a Secretaria de Ciência e Tecnologia, me perguntou se teria apresentado emendas para o Campus UPE de Serra Talhada, imediatamente encaminhei o espelho e o mesmo vai se empenhar para adquirir um ônibus para os estudantes daquele Campus Universitário”, disse Sebastião Oliveira, em contato com este blogueiro.

.

Concluiu – O prefeito de Itapetim-PE, Adelmo Moura, está comemorando a conclusão da construção da Passagem Molhada do Sítio Melancias, onde dá acesso ao sítio Barreiros e ao Estado da Paraíba.“Atendendo um projeto do vereador Carlos Nunes,nossa gestão realizou mais um sonho da população, eta passagem vai beneficiar várias famílias das comunidades que trafegam por esta estrada, tá pronta e tudo foi construído com recursos próprios do governo municial”, disse o prefeito Adelmo.

Frase – “Nós vamos votar em João Campos para prefeito. Tem uma maturidade exepcional e que irá surpreender o eleitorado recifense. João vai liderar esse novo ciclo na Cidade, montar o seu time e fazer um grande governo”.(Presidente Estadual do Republicanos, o deputado federal Silvio Costa Filho em entrevista a Folha PE)

Caótica – A situação do PSB de Tabira-PE, neste momento encontra-se caótica. Na última sexta-feira (07) quando da inauguração da UTI do Hospital Regional Emília Câmara, o Presidente Municipal Valdeir Tomé, conhecido por Pipi da Verdura, foi taxativo com este blogueiro, quando direto, afirmou que o vice na chapa do petista Flávio Marques, já estava decidido e seria o recém filiado ao partido o vereador Aldo Santana. Em outro momento, o presidente afirmou que só iria anunciar ontem, hoje terça-feira, até este momento nada de anuncio. Lamentável a situação do partido na cidade das tradições, sem norte. Um filiado saiu com esta: “O presidente do PSB diz uma coisa e na mesma hora volta atrás, deixou todos sem saber o que vai acontecer, os cotados para vice de Flávio Marques, Aldo Santana, Zé de Bira, e outros filiados não sabem de nada, será que o partido espera mesmo a sinalização do deputado Carlos Veras, do prefeito Sebastião Dias, Alan Dias, entre outros,  para definir quem será o vice, pontuou a fonte.

Disse – ”Você é elitista Mendonça, por isso você tirou o meu nome da campanha (pesquisa). Eu queria muito que você fosse candidato pra eu da-lhe uma pisa nas urnas, mas você não é candidato. Você sabe disso! Tá fazendo esse “migué” todinho pra lá na frente afrouxar, porque você é frouxo. (Pré-candidato a prefeito do Recife, Marco Aurélio (PRTB), criticando o pré-candidato Mendonça Filho do DEM, por ter tido o seu nome excluído da pesquisa encomendada pelo Diretório Nacional dos Democratas ao Instituto Conectar)

Aprovado – Um projeto que proíbe uso de cores de partidos políticos na publicidade do Governo Estadual, e também em prédios, veículos e obras públicas foi aprovado pela Comissão de Justiça da Alepe, em reunião por videoconferência realizada nesta segunda. A matéria foi proposta pelo deputado Clodoaldo Magalhães, do PSB, e dá preferência ao uso das cores da bandeira de Pernambuco com o objetivo de atender ao princípio da impessoalidade.

Perguntar não ofende – O MDB vai oficializar o apoio a João Campos nesta terça-feira?

SJEGITO \ Pronto Mais Farma – Pronto para oferecer mais.

Informe Publicitário

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto que diz "93 ANOS DEDICADOS À SAÚDE DE SÃO JOSÉ DO EGITO Parabéns Sr. Inácio Neri Fundador da Pronto Mais Farma PRONTO FARMA prontomaisfarm"

Hoje é dia de homenagens e felicitações ao fundador da Pronto Mais Farma, Sr. Inácio Neri que completa, 93 anos de uma vida cheia de realizações. Um feliz aniversário de todos que fazem a Pronto Mais Farma!
.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Pronto Mais Farma – Pronto para oferecer mais.

Blogueiro e filho são assassinados em Rio Formoso

    (Informações: Blog do Magno)

O blogueiro Áquila Bruno Silva, 36 anos, e o seu filho de 11 anos, foram assassinados, ontem a noite, em Rio Formoso, litoral sul de Pernambuco. O blogueiro estava com o filho dentro do seu carro no estacionamento de um supermercado quando foram surpreendidos por um homem não identificado, que alvejou ele e seu filho com tiros.

Segundo as primeiras informações, a Polícia já identificou o autor do duplo homicidio, mas ainda não o prendeu. Os corpos do pai e do filho estão no Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife.

A associação de Imprensa de Pernambuco e a Associação Brasileira de Imprensa emitiram, há pouco, uma nota lamentando o falecimento do blogueiro Áquila Bruno Silva, 36 anos, e seu filho, de 11 anos, na noite de ontem. A nota é assinada por Múcio Aguiar,  presidente da AIP e Paulo Jeronimo,  presidente da ABI.

“O duplo homicídio registrado na noite de domingo, dia 09 de agosto, no município de Rio Formoso, no estado de Pernambuco, que vitimou o blogueiro Áquila Bruno Silva e seu filho, de 11 anos, merecem o atento olhar da Imprensa.

É sabido que aquele blogueiro exercia de forma crítica e isenta sua função de comunicador, denunciando problemas sociais e de desvios de agentes públicos.

Como vigilantes entidades de Imprensa, a AIP e a ABI, que ao longo de um século testemunham a tortura e a bala como instrumentos de silenciar a verdade, manifestam juntas o pesar pelo falecimento, solidariedade à família e a todos os comunicadores. Encaminharemos despacho ao chefe da Polícia Civil de Pernambuco e ao Ministério da Justiça e Segurança Pública para que o caso seja investigado com o máximo rigor”.

BREJINHO \ Projeto para levar água à comunidade de Lagoa dos Campos

Olá, pessoal! Um bom dia cheio de paz no coração de vocês! 🙏Começamos a segunda-feira com uma ótima notícia, porque aqui o trabalho não para. Estamos elaborando um grande projeto para levar água encanada à comunidade de Lagoa dos Campos. Estive visitando a barragem que construímos com mais de 500 horas máquinas, na propriedade do nosso amigo Cláudio, no Sítio Mulungu. É desse importante reservatório, que várias famílias de toda comunidade de Lagoa dos Campos, vão ser beneficiadas com água nas torneiras através de um sistema de abastecimento. Essa ação vai acabar de vez com a escassez hídrica, levando mais vida, desenvolvimento e promovendo o bem estar daquela localidade que sofre com a falta d’água.#juntosvamosfazeraindamais

Publicado por Tânia Maria em Segunda-feira, 10 de agosto de 2020

A Prefeita de Brejinho Tania Maria em sua rede social disse que começou a segunda-feira com uma ótima notícia, porque aqui o trabalho não para. “Estamos elaborando um grande projeto para levar água encanada à comunidade de Lagoa dos Campos. Estive visitando a barragem que construímos com mais de 500 horas máquinas, na propriedade do nosso amigo Cláudio, no Sítio Mulungu.

É desse importante reservatório, que várias famílias de toda comunidade de Lagoa dos Campos, vão ser beneficiadas com água nas torneiras através de um sistema de abastecimento. Essa ação vai acabar de vez com a escassez hídrica, levando mais vida, desenvolvimento e promovendo o bem estar daquela localidade que sofre com a falta d’água.” Pontuou a Gestora.

~~~~~Giro Pelos Blog’S —\ Segunda-feira…10.08.2020/

~~~~Coluna do FinFa~~~~~~

A importância da UTI para o Pajeú – Foi inaugurada na última sexta-feira (07) pelo Governo do Estado de Pernambuco,  no Hospital Regional Emília Câmara de Afogados da Ingazeira-PE, com a presença do Secretário Estadual de Saúde, André Longo,  10 leitos de UTI para o atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19. Autoridades estiveram presentes, e em entrevista a este blogueiro falaram da importância desta unidade para o Pajéu.

Situação caótica – A população de Tuparetama-PE, está passando por uma situação muito perigosa. Segundo relato de um cidadão a este blogueiro, os assaltos estão ocorrem a luz do dia, mototaxistas estão abandonando suas atividades, após as 19 horas. “Tuparetama entra em estado de ‘sítio’, ninguém mais sai com motos para lugar algum. A moto do mototaxista Ailson Pessoa, foi tomada de assalto às 6 horas da manhã, só para citar um exemplo de inúmeros assaltos aqui ocorridos. Vários assaltos estão ocorrendo na zona rural e urbana de motos e residências, é praticamente todos os dias. Aqui, até a Rocam da PM deve se prevenir, vindo a Tuparetama, prá não voltar a pé ou de carona o BAtalhão. Pedimos em nome de todos os cidadãos de nosso município, que a SDS através do 23º BPM e da inteligência da Polícia Militar e Civil, faça um maior esforço, no sentido de tentar restabelecer a paz e a segurança em nossa cidade”, afirmou em estado de choque a fonte.

Você sabia- Que o Estado de Pernambuco, ficou em segundo lugar, nos Estados que mais investiu em saúde neste ano, considerando os recursos provenientes da Receita Corrente Líquida (RCL). No primeiro semestre, quando se preparava para o pico da Covid-19, o governo aplicou R$ 1,9 bilhão, o que corresponde a 7,76% da RCL .A informação está no Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), disponibilizado pela Secretaria de Estado da Fazenda. O G1 fez um levantamento do percentual da Receita Corrente Líquida gasto em Ações e Serviços Públicos em Saúde de todos os estados brasileiros disponíveis nestes relatórios. Pernambuco perde somente para o Estado do Tocantins, que investiu maior percentual da RCL, 17,86% nos primeiros seis meses deste ano.

Parabenizando – O deputado estadual Diogo Moraes (PSB),na sua rede social parabenizou o Presidente da Assembleia Legislativa de PE (ALEPE), pelo dois anos a frente da Casa Joaquim Nabuco. “Gostaria de parabenizar o meu amigo Eriberto Medeiros, deputado estadual eleito presidente da Alepe há dois anos. Foi em agosto de 2018 que ele assumiu a missão de gerir a Casa dos Pernambucanos, conduzindo os trabalhos com sabedoria e cordialidade para com todos parlamentares e servidores do poder legislativo. Desejo sucesso, meu amigo!”

Frase – “O amor com a neosocialista Marília Arraes é insustentável” (De um petista do Estado de Pernambuco em conversa com este blogueiro, sobre a situação da pré-candidatura da deputada junto a maioria dos filiadosdo Diretório Municipal)

Boletim sem alterações –

Calumbi-PE, A Secretaria Municipal de Saúde Calumbi, atualizou neste Domingo (09) o Boletim Epidemiológico da Covid – 19, não tendo alteração nenhum em relação ao de sábado (08).Município.

Perguntar não ofende –

O Presidente Municipal do PSB de Tabira, Valdeir Tomé (Pipi da Verdura), vai anunciar hoje o nome do vereador Aldo Santana,  vice de Flávio Marques, como adiantou para este blogueiro na última sexta-feira (07) na inauguração da UTI do Hospital Regional Emilia Câmara em Afogados da Ingazeira?

~~~~Coluna do Magno Martins~~~~

Célia bate fofo em Arcoverde

A população de Arcoverde ficou extremamente frustrada na última sexta-feira com a presidente da Câmara, Célia Galindo (PSB), que não cumpriu a palavra empenhada em entrevista ao Frente a Frente e a este blog, de que instalaria naquele dia a CPI que apura irregularidades em um programa social na gestão da prefeita Madalena Brito (PSB). Ouvida, disse que não contou com a compreensão dos vereadores que indicou inicialmente seguindo o preceito da saudável proporcionalidade.

São três parlamentares, cabendo a presidência ao maior partido da Casa. “O poder de indicação e escolha é meu, os que convidei, estranhamente, não aceitaram”, justificou Galindo, adiantando ter esperanças de que hoje, prazo final da instalação da CPI, possa contar com a colaboração dos vereadores. Autora da proposta, Zirleide Monteiro, da bancada do PTB, está desconfiada de que a promessa não possa ser cumprida, até porque ao longo do fim de semana Galindo sumiu e não atender sequer ao telefone dos seus pares no parlamento.

“Ela não tem motivos para não instalar. A CPI foi aprovada por maioria absoluta. Estamos diante de um caso muito nebuloso, que, sem explicações, foi abandonado pelo Ministério Público”, disse Zirleide. Segundo a denúncia dela, desde 2016 um esquema de desvio de recursos vinha sendo praticado no âmbito da Secretaria envolvendo inclusive recursos do BPC (Benefício de Prestação Continuada), nomes de pessoas utilizadas como laranjas para receber recursos através de empenhos.

Em somente um caso citado no pedido de CPI, um senhor, agricultor, recebeu em sua conta bancária transferências que somam quase R$ 20 mil, além de ter recebido pagamento por ministrar cursos para a secretaria, quando mal sabe escrever. Segundo foi apurado, a conta teria sido aberta a pedido da senhora ‘Raquel Franklin Brito Alencar’, diretora de Tesouraria da Secretaria de Assistência Social. O escândalo foi denunciado ainda em 2019 e foi pedido ao Ministério Público de Pernambuco, em Arcoverde, à época, que investigasse o caso, mas, passado mais de um ano, não se tem notícia nem mesmo do número de inquérito que teria sido aberto no MP.

“Não podemos deixar de instalar essa CPI. A população de Arcoverde precisa saber o que realmente aconteceu naquela Secretaria aonde o que mais faltou foi transparência e honestidade. A criação da Comissão Parlamentar de Inquérito se faz urgente e necessária, sob pena de vermos milhares de reais, de recursos púbicos, terem escorrido pelos ralos sem nenhuma punição”, afirmou Zirleide.

Revelações – Após a denúncia do escândalo, a então diretora de Tesouraria da Secretaria de Assistência Social foi exonerada dois meses depois. Ela chegou a ser ouvida pelo MP e teria revelado informações de outros tipos de desvios que a CPI terá a função de investigar e comprovar. No pedido da CPI foram anexadas cópias das denúncias, extratos bancários da principal pessoa utilizada como ‘laranja’, cópias de extratos do Portal da Transparência de empenhos e pagamentos a outras pessoas também envolvidas ou utilizadas no esquema de desvio de recursos, informou a vereadora Zirleide Monteiro.

O que ela disse – Tão logo fui informado que a CPI não foi instalada, sexta-feira passada, perguntei a própria Célia Galindo o que havia dado errado. Contou que encontrou dificuldades na montagem da comissão, mas que aproveitaria o fim de semana para falar um a um com os vereadores. “Vou instalar e segunda (hoje) revelo os nomes escolhidos para atuar nas investigações”, disse, adiantando que a CPI só não sairia se fugisse do seu controle. Quanto às pressões para não fazer a instalação, a parlamentar afirmou que, em nenhum momento, isso ocorreu. “Até porque não me submeto a esse tipo de coisa”, assinalou.

Namoro ou noivado? – O namoro de Bolsonaro com Michel Temer, iniciado após este declarar que se sentiria honrado em fazer parte de um conselho de notáveis para auxiliar o chefe de Estado, durante live com este blogueiro, continua firme e forte. Ontem, presidente anunciou o envio de uma missão de ajuda humanitária e técnica ao Líbano, para ajudar na reconstrução do país após as explosões que destruíram a região portuária de Beirute. E convidou para chefiar a equipe brasileira o ex-presidente Temer, filho de libaneses. A declaração foi feita durante uma conferência organizada pelo presidente da França, Emmanuel Macron.

Conta salgada – Segundo um levantamento realizado pelo jornal O Estado de São Paulo, com base em estimativas do governo e dos bancos, a pandemia deverá custar só em 2020 cerca de R$ 700 bilhões aos cofres públicos, o equivalente a quase 10% do PIB (Produto Interno Bruto) e a R$ 3,3 mil para cada brasileiro. Daria para pagar o Bolsa Família, já considerando o aumento de beneficiários ocorrido durante a crise, por 21 anos. Do ponto de vista das contas públicas, isso representa quase seis vezes o déficit previsto para este ano antes da pandemia, de R$ 124,1 bilhões.

CURTAS

E AGORA, JOSÉ? – Ao contrário do que informei na coluna de sábado, a pesquisa do DEM sobre a sucessão no Recife, a ser divulgada hoje, não bate com a do Instituto Potencial postada neste blog. Soube, ontem, que traz João Campos, pré-candidato do PSB, na frente, seguido de Mendonça Filho, do DEM. Estranhamente, a petista Marília Arraes, que na do Potencial abriu dez pontos de frente ante aos demais adversários, aparece em quarto ou quinto lugar. E agora, José? Os números serão apresentados hoje pelo diretório nacional do DEM. Quem fez o levantamento foi o Instituto Conecta.

LIVE DA QUARTA – A advogada criminalista carioca Maíra Fernandes é uma das mais credenciadas defensoras dos direitos humanos no País. É a convidada da live da próxima quarta-feira, às 19 horas, pelo Instagram deste blog. Ninguém conhece como ela alternativas para melhoria da política prisional, investimento pelos estados em modelos de apoio aos detentos, como associações de proteção e assistência a condenados e colônias agrícolas. É grande estudiosa das legislações sobre drogas. Acha que deixar que o policial decida se a quantidade de droga apreendida configura tráfico ou uso, sem tabela de quantidades, dá margem a arbitrariedades e defende a criminalização das drogas no País. Se você ainda não segue o Instagram do blog, anote o endereço: @blogdomagno.

Perguntar não ofende: A quem a Polícia Federal vai dar bom dia ao longo desta semana?

FGTS emergencial: Caixa libera novos saques

Calendário seguirá mês de nascimento do beneficiário. Cada trabalhador poderá sacar até R$ 1.045 de contas ativas (do emprego atual) ou inativas (de empregos anteriores).

G1

A Caixa Econômica Federal libera nesta segunda-feira (10) o crédito dos novos saques do FGTS para os trabalhadores nascidos em julho. Os pagamentos serão feitos em poupança social digital da Caixa e, em um primeiro momento, os recursos estarão disponíveis apenas para pagamentos e compras por meio de cartão de débito virtual. Nesta etapa, poderão ser pagos até R$ 3,3 bilhões.

O saque em espécie ou transferências, também dos aniversariantes de julho, estão liberados a partir de 17 de outubro (veja o calendário completo mais abaixo). A liberação dos créditos para os nascidos em janeiro começou em 29 de junho, e os saques para esse grupo começaram em 25 de julho.

Liberação

Essa nova liberação do saque do FGTS se deu por meio de uma medida provisória, em razão da pandemia do novo coronavírus, que afetou as atividades econômicas e a renda dos trabalhadores.

A MP, no entanto, perdeu a validade no último dia 4, depois que o Congresso deixou de votar a medida no tempo previsto. A Caixa informou, no entanto, que vai manter o calendário de pagamentos. Segundo o Ministério da Economia, um decreto deve ser editado disciplinando a produção dos efeitos.

Calendário

Para evitar aglomerações nas agências, a Caixa fixou datas diferentes para a liberação do crédito em conta e para o saque em espécie ou transferência dos valores. O calendário considera o mês de nascimento do trabalhador. Veja as datas a seguir:

 

SJEGITO \ Profª Roseane Borja disse é pre-candidata

A entrevista foi nessa sexta-feira  (o7)  ao Programa  “Sem Fronteiras”, às 11 da manhã, apresentado pelo Jornalista João Carlos Silveira e  teve participação do Blogueiro  Marcello Patriota, na Radio Gazeta FM de São Jose do Egito-PE,  a convidada a Professora Roseane Borja e o blog do Marcello Patriota transmitiu a entrevista ao vivo pela Rede Social Facebook, FanPage e Blog do Marcello Patriota .

A Professora Roseane Borja é Formada em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde-PE, Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Professora de carreira pelo Estado de Pernambuco, lecionou no Colégio Estadual Édson Simões, no Colégio Sebastião Rabelo, Escola São José, Colégio Interativo. Professora das Faculdades Integradas de Patos (FIP), vinculada ao programa de Pós-Graduação. Foi Diretora da Escola Oliveira Lima. Secretária de Educação de São José do Egito por 09 anos, acumulou larga experiência em gestão pública. Ativa militante política, é filiada ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Na entrevista Profª Roseane Borja falou sobre projetos para SJEgito, elogiou parte do mandato de Evandro Valadares , mas criticou a forma como faz a nova gestão, disse que era apenas para alguns, principalmente olhava apenas para seus familiares, O piso salarial dos profissionais da rede pública da educação básica deveria já ter sido reajustado . O  Piso  salarial dos professores do magistério é atualizado, anualmente, no mês de janeiro. Passados 08 meses e o Governo de Evandro Valadares (PSB) em São Jose do Egito ainda não concedeu o reajuste a categoria.Os professores aposentados também reclamam do governo a redução dos seus vencimentos. Sobre o a gestão do ex.prefeito Romério Guimarães fez criticas duras na saúde e na condução da gestão. Falando sobre apoios disse que tem o apoio de Zé Marcos e está conversando com Rona Leite.

A entrevista está na íntegra no blog, FanPage e no facebook de Marcello Patriota

Tuparetama | Marcello Patriota fez uma LIVE com os pré-candidatos: Junior Honorato e Reinaldi Daniel

Dando continuidade às Lives do Blog do Marcello Patriota, dessa vez os convidados foram os pré-candidatos a prefeito e vice de Tuparetama, Júnior Honorato e Reinaldi Daniel.

Junior Honorato, de 46 anos, foi candidato a vereador em 2004 pelo PSDB e em 2005 foi um dos  formadores de um novo grupo político em Tuparetama com filiados ao PSB. “Desde essa época sempre apresentamos candidatos do nosso grupo nas eleições” afirma Junior, agora no PSOL.

Júnior já ocupou cargos de confiança no setor público sendo secretário municipal na gestão de Deva Pessoa. ”Hoje estamos filiados no PSOL e nos colocamos como alternativa para os eleitores de Tuparetama em uma chapa na majoritária ao lado de Reinaldi Daniel, indicação do PT.” Já Reinaldi e´ligados aos movimentos dos trabalhadores rurais, é bancário aposentado. A Conversa foi bastante afiada e é um bom bate-papo com os pré-candidatos, mostrando propostas e projetos para a Princesinha do Pajeú.
O Blog do Marcello Patriota  já conversou com os pre-candidatos Deva Pessoa e Moisés Engenheiro e também já fez o convite ao atual prefeito Sávio Torres, que confirmou.

TUPARETAMA | Contra assaltos, motociclistas organizaram buzinaço e abaixo-assinado cobrando ação das autoridades

\buzinaço e uma campanha para abaixo-assinado/

Os motociclistas de Tuparetama realizaram na tarde desse sábado, 08 de agosto, um buzinaço pelas ruas da cidade e uma campanha para abaixo-assinado cobrando medidas imediatas das autoridades na repressão dos assaltos e furtos que vêm ocorrendo de forma crescente nos últimos dias.

A cidade, que já foi pacata e sem registro de violência, tornou-se uma “terra sem lei” conforme noticiaram os blogs da região.

Moradores recorreram aos blog e rádios da região, e que tem grande repercussão regional, cobrando uma resposta das polícias na ação preventiva e na investigação dos assaltos contra donos de motos no município. Somente nessa semana, cinco ocorrências foram registradas.
Os blog’s de Nill Junior e do Marcello Patriota relataram o drama: “Os assaltos ocorrem à luz do dia. Mototaxistas estão abandonando suas atividades após as 19h e a partir desse horário Tuparetama entra em estado de sítio, ninguém mais sai com motos pra lugar algum.”
A moto do mototaxista Ailson Pessoa foi tomada de assalto as 6h da manhã, só para citar um exemplo dos casos aqui ocorridos na semana.
Assaltos ocorrem tanto na zona rural quanto na urbana. Furto de motos é o mais comum entre os roubos.
O principal apelo do buzinaço de ontem e do abaixo-assinado é para que a SDS através do 23° e da inteligência da Polícia Militar e a Polícia Civil montem maior esforço no sentido de tentar restabelecer a paz e a segurança na cidade.\Blog Tarcio Oliveira/

São José do Egito se aproxima de 300 casos de Covid

A Secretaria de Saúde de São José do Egito informou em nota que houve a confirmação de 11 novos casos de Covid-19 hoje. Todos estão em isolamento domiciliar. A cidade chegou a 296 casos, com 246 recuperados, 48 em recuperação e dois óbitos.

“Agora são 48 pessoas sendo assistidas pela nossa equipe multidisciplinar. Informamos ainda que dois pacientes finalizaram o tratamento e estão livres da covid-19”, diz em nota.

Depois de alguns dias na UTI, o paciente que se encontrava com o quadro de saúde mais grave, respondeu bem ao tratamento e agora está na enfermaria. Nesse momento, são dois pacientes na UPA/COVID.

80% dos casos tem menos de 50 anos \  O detalhamento divulgado pela Secretaria de Saúde da Terra dos Poetas, nessa sexta (07), constata que a imensa maioria das pessoas infectadas são de jovens e pessoas de meia idade, nas faixas etárias até os 50, no todo são 80% dos casos registrados.Pessoas com idade até os 30 anos, são 108 casos, até 40 anos, mais 76, pessoas na faixa de até 50 anos, 46 casos registrados até essa sexta (07).Outra constatação trazida pelo boletim de detalhamento é que a maioria dos casos são de mulheres, 58% dos casos, ou 165 ao todo.

BREJINHO \ Um novo carro para o Conselho Tutelar

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, carro e atividades ao ar livre

A Prefeita Tania esteve no  Recife acompanhada do Secretário de Controle Interno, Osmar Cleiton, recebendo um novo carro para o Conselho Tutelar do nosso município.
O veículo é um Jeep Renegade, zero Km, que vai facilitar muito o trabalho dos conselheiros tutelares.

“A luta do Governo Municipal para conseguir sempre o melhor para Brejinho é constante. O nosso esforço não está sendo em vão e cada conquista nos enche de alegria.

Apesar das dificuldades, não me falta coragem para buscar ações que transformem a vida do nosso povo e traga mais desenvolvimento para a nossa amada terra.” Pontuou Tania Maria em sua Rede social.

Coluna do Domingão por Nill Júnior \9 de agosto de 2020/

 por Nill Júnior 

Academias, ok; restaurantes abrem após reunião amanhã; bares, nem tão cedo: só após cadastramento, quer MP no Pajeú

Um movimento do Ministério Público no Pajeú, capitaneado pelo promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto, quer que a região tenha um protocolo próprio na reabertura de alguns segmentos do comércio para garantir que haja segurança mínima de controle das atividades na retomada gradativa. Em suma, a autorização do Estado, informada quinta-feira última para alguns segmentos, precisa de regras e em alguns casos, terá que esperar.

O promotor falou à Coluna e dá como exemplo o caso dos decretos municipais anteriores a medidas estaduais, como as que definiram o uso de máscaras. A questão é evitar que o anúncio do governo dê a falsa impressão que é pra abrir de todo jeito, sem o rigor que pode prevenir mais casos de Covid. “Às vezes se noticia como se estivesse tudo liberado, valendo tudo, é não é assim”, disse.

Vamos por partes: quanto às Academias, o MP defende que não deva haver qualquer impedimento em cidades como Afogados da Ingazeira. Na cidade já foram três reuniões com o segmento. Em suma, o setor teria conhecimento apurado das regras de distanciamento entre os clientes no maquinário, higienização, dentre outras medidas. Para elas, recomenda apenas uma fiscalização desse cumprimento. Em cidades onde não há esse entendimento e avanço no debate, a ideia é de uma reunião de alinhamento nesta segunda, 10.

No tocante aos restaurantes, a recomendação é de uma reunião na tarde desta segunda, dia 10, para nivelamento de todos os protocolos de reabertura. E não é tão simples assim. Proprietários tem que atentar para medidas como higienização na entrada e no estabelecimento, aferir a temperatura de clientes e colaboradores, uso de copos descartáveis, espaçamento de no mínimo entre as mesas, uso de máscaras por garçons, limpeza periódica dos cardápios,  8 horas diárias, e ponto de coleta apenas para retirada. Quem não participar ou não se adequar, não abre.

O calo são os bares. Diante das inúmeras denúncias de alguns estabelecimentos abertos na zona rural e falta de qualquer controle sobre esse ramo de atividade, o MP quer que, antes da reunião de nivelamento dos protocolos, haja um cadastramento completo nos municípios. Como se sabe, além dos existentes na área urbana, toda comunidade rural na região tem um bar, barzinho, boteco, botequim, com menor  ou maior dimensão.

“Nenhuma das prefeituras da região sabe quantos são e onde estão esses estabelecimentos. Muitos não cumprem sequer as normas mínimas da Vigilância Sanitária, quem dirá as regras de prevenção à Covid-19. Defendemos um rigoroso cadastramento para depois nivelar os protocolos para que possam abrir”, diz Lúcio Almeida.

A fala dele não deixa de ser uma tentativa de minimizar o maior problema enfrentado pelas autoridades de fiscalização: a falta de pernas para fiscalizar tantos estabelecimentos, recordistas em número de queixas de que atendem normalmente. A própria natureza desses locais costuma levantar questionamentos do tipo “bêbado não tem como se previnir”, “quem vê álcool não vê Covid e por aí vai”.

Aparentemente, as medidas encaminhadas serão abraçadas por todos os prefeitos do Pajeú. Em suma, parafraseando a música, “Academia tá ok” (com protocolos), “restaurante ok”, depois da reunião e medidas de protocolo e “bares ok” só depois de mais uma ou duas semanas…

Pipi sendo Pipi

Pipi da Verdura, que comanda o PSB em Tabira, é grande ser humano. Mas a condução política é uma confusão. Se compilar o que ele disse a Júnior Finfa e Anchieta Santos em 24 horas, o recado é: “o vice de Flávio Marques já foi fechado, é Aldo Santana. Mas a gente só vai avisar na Rádio Cidade segunda. É pra ninguém ficar sabendo antes…” A boca de Pipi já gerou rachaduras no bloco.

Imagem x estrago

Pra imagem de chapa, noves fora paixões, é indiscutível que o nome para vice do petista Flávio que mais se se indica para “cara do novo”, numa eleição predominantemente jovem e pelas redes sociais é o de Zé de Bira. Mas tal qual Zé Amaral em 2016, Aldo Santana pode ser o nome mais pelo mal que pode fazer politicamente, caso rejeitado, do que pelo que se possa agregar.

Cadê o cimento?

Pra quem fala de crise, vai essa: o prefeito Evandro Valadares chamou a semana passada de “perdida” porque teve que interromper obras tocadas no município por um motivo simples: faltou cimento em toda a região. Isso mesmo, não havia cimento disponível em nenhuma cidade da região. “Uma empresa prometeu que iria trazer uns 400 sacos de recife pra gente”. Isso prova o aquecimento e a alta recente no preço. Creditam ao Auxílio Emergencial pago pelo Governo Bolsonaro.

Dom Egídio e o papel da Rádio Pajeú

O Bispo Diocesano Dom Egídio Bisol voltou a enaltecer no programa A Voz da Diocese o papel da Rádio Pajeú. “A Rádio Pajeú nos permite continuar nosso contato mesmo em tempos de isolamento social. Isso nos ajudar a sermos perseverantes na luta contra o espalhar-se da doença. Agradecemos á nossa querida Rádio Pajeú por isso. Nós vamos continuar apoiando-a e sustentando até com nossa ajuda material, para que nunca falte ao nosso sertão esse instrumento tão importante de evangelização, de conscientização,de promoção humana. como sempre foi ao longo de sua bela e gloriosa história de mais de 60 anos”.

E seguiu:

“Nossa querida Rádio Pajeú, às vezes hostilizada por alguém que não entende o valor do diálogo construtivo entre as diferentes opiniões dentro da nossa sociedade. Infelizmente, existem pessoas fechadas ao diálogo, que estimulam a agressividade contra quem tem ideias diferentes como se a solução fosse a violência das palavras ou até nas atitudes”.

Papai Gonzaga

Ninguém simboliza mais esse Dia dos Pais que o Deputado Federal Gonzaga Patriota.”Papai tinha 21 filhos e eu disse, vou passar papai. Mas as mulheres com as quais casei não eram bestas feito minha mãe. Fiquei ‘só’ em doze,  só com a vontade de ter uns 23, 24. Saúdo todos os pais do Pajeú”, disse à Coluna. Arriégua!

Chegou o Monsenhor 

A estátua do Monsenhor Arruda Câmara, que ficou por gerações sendo visitada na praça que levava seu nome, já está a disposição do Museu do Rádio. O estado da peça até surpreendeu por ter sobrevivido bem a quase quinze anos em depósitos da Prefeitura de Afogados, que cedeu a peça. A ideia é fazer uma base calculada pelo engenheiro Libny Angelim com as mesmas dimensões da anterior. O artista plástico Ederck José fará sua restauração para que fique tal qual era quando exposta.

#compartilha Zé?

Zé Negão compartilhou nas redes sociais a nota de Magno Martins onde, com razão, cobra solução para o sistema viário, no trecho estragado pelas chuvas de março. Só que Zé não percebeu que, na mesma nota, Magno diz que não surgiu nenhum candidato competitivo na oposição. “Patriota, aliás, nem precisava reatar o namoro com quem bateu tanto de frente”, disse referindo-se a Totonho Valadares. “A eleição da terrinha é céu de brigadeiro para eleger o sucessor”, fazendo referência a Alessandro Palmeira

Ô franqueza…

O vereador Simão Rafael (MDB), opositor de Zeinha Torres (PSB), prefeito de Iguaracy, se superou. Na sessão da Câmara desta semana, até comemorou o início do calçamento na comunidade do Picos, tocada pelo prefeito desafeto, antes de fazer outras cobranças. E saiu-se com essa: “foi muito bom, tenho terra lá. Vou fazer um loteamento,  já que valorizou”. Sincerão o Simão…

 

Frase da semana: “Fracassamos como nação.” 

De Sidarta Ribeiro, neurocientista e escritor, autor de O Oráculo da Noite: A História e a Ciência do Sonho, sobre nossa apatia diante de cem mil marte por Covid-19 no país.

MP no Pajeú quer cadastrar todos os bares da região antes de reabertura

Academias podem abrir com protocolos; restaurantes abrem após reunião programada para esta segunda.

Um movimento do Ministério Público no Pajeú, capitaneado pelo promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto, quer que a região tenha um protocolo próprio na reabertura de alguns segmentos do comércio para garantir que haja segurança mínima de controle das atividades na retomada gradativa. Em suma, a autorização do Estado, informada quinta-feira última para alguns segmentos, precisa de regras e em alguns casos, terá que esperar.

O promotor falou à Coluna do Domingão e dá como exemplo o caso dos decretos municipais anteriores a medidas estaduais, como as que definiram o uso de máscaras. A questão é evitar que o anúncio do governo dê a falsa impressão que é pra abrir de todo jeito, sem o rigor que pode prevenir mais casos de Covid. “Às vezes se noticia como se estivesse tudo liberado, valendo tudo, é não é assim”, disse.

Vamos por partes: quanto às Academias, o MP defende que não deva haver qualquer impedimento em cidades como Afogados da Ingazeira. Na cidade já foram três reuniões com o segmento. Em suma, o setor teria conhecimento apurado das regras de distanciamento entre os clientes no maquinário, higienização, dentre outras medidas. Para elas, recomenda apenas uma fiscalização desse cumprimento. Em cidades onde não há esse entendimento e avanço no debate, a ideia é de uma reunião de alinhamento nesta segunda, 10.

No tocante aos restaurantes, a recomendação é de uma reunião na tarde desta segunda, dia 10, para nivelamento de todos os protocolos de reabertura. E não é tão simples assim. Proprietários tem que atentar para medidas como higienização na entrada e no estabelecimento, aferir a temperatura de clientes e colaboradores, uso de copos descartáveis, espaçamento de no mínimo entre as mesas, uso de máscaras por garçons, limpeza periódica dos cardápios,  8 horas diárias, e ponto de coleta apenas para retirada. Quem não participar ou não se adequar, não abre.

O calo são os bares. Diante das inúmeras denúncias de alguns estabelecimentos abertos na zona rural e falta de qualquer controle sobre esse ramo de atividade, o MP quer que, antes da reunião de nivelamento dos protocolos, haja um cadastramento completo nos municípios. Como se sabe, além dos existentes na área urbana, toda comunidade rural na região tem um bar, barzinho, boteco, botequim, com menor  ou maior dimensão.

“Nenhuma das prefeituras da região sabe quantos são e onde estão esses estabelecimentos. Muitos não cumprem sequer as normas mínimas da Vigilância Sanitária, quem dirá as regras de prevenção à Covid-19. Defendemos um rigoroso cadastramento para depois nivelar os protocolos para que possam abrir”, diz Lúcio Almeida.

A fala dele não deixa de ser uma tentativa de minimizar o maior problema enfrentado pelas autoridades de fiscalização: a falta de pernas para fiscalizar tantos estabelecimentos, recordistas em número de queixas de que atendem normalmente. A própria natureza desses locais costuma levantar questionamentos do tipo “bêbado não tem como se previnir”, “quem vê álcool não vê Covid e por aí vai”.

Aparentemente, as medidas encaminhadas serão abraçadas por todos os prefeitos do Pajeú. Em suma, parafraseando a música, “Academia tá ok” (com protocolos), “restaurante ok”, depois da reunião e medidas de protocolo e “bares ok” só depois de mais uma ou duas semanas…

Conheça o itapetinense que está completando 107 anos neste sábado (08)

\Seu Agostinho está completando 107 anos neste sábado (08)/

 

Por Repórter do Sertão – 

*Colaborou Silvana Lima

A véspera do Dia dos Pais também é uma data especial para o pai, avô, bisavô e trisavô Agostinho Ferreira de Sousa, nascido em 08 de agosto de 1913, no Sítio Juá, zona rural de Itapetim, na época em que o município pertencia a São José do Egito.

Neste sábado (08), Seu Agostinho, também conhecido como Agostinho Loreano, está completando 107 anos de vida.

\Documento de Identidade de Seu Agostinho. /

Ele é descendente de escravos. A avó era escrava e o pai nasceu em 1888, ano em que a Princesa Isabel libertou a escravidão.

O ilustre personagem de uma longa história de vida é o mais velho de onze irmãos. Casado e pai de sete filhos, sendo cinco mulheres e dois homens, Seu Agostinho reside atualmente na Rua 29 de Dezembro, Centro de Itapetim.

Mesmo um pouco debilitado por causa da idade, ele ainda lembra a data, inclusive o dia do seu nascimento. Veja no vídeo abaixo.

A família parabeniza o seu patriarca por esta data tão importante. O Blog Repórter do Sertão também saúda Seu Agostinho pela dádiva da vida. Que ele viva por muitos e muitos anos.

Internado com Covid-19, poeta Zé Adalberto tem quadro de saúde estável e está evoluindo com a medicação

\Poeta Zé Adalberto/

REPÓRTER DO SERTÃO\

O poeta itapetinense Zé Adalberto foi contaminado pela Covid-19 e precisou ser internado na cidade de Arcoverde na madrugada desta sexta-feira (07), por causa de um agravamento no seu estado de saúde.

A informação é da esposa do poeta, Mazé Ferreira, que publicou uma nota no Facebook, em seu nome e em nome dos filhos, Ìtalo e Izabela. (Veja nota abaixo)

De acordo com Mazé, o estado de saúde de Zé é estável e ele está evoluindo com a medicação.

Zé Adalberto é um dos maiores poetas populares do Nordeste.

Itapetim conta com 61 confirmações da doença desde o primeiro caso registrado em Abril. Só nesta sexta-feira, houve o registro de oito pacientes que testaram positivo para a Covid.

Dos 61 casos, 46 estão curados, 3 morreram e 12 continuam em tratamento.

Foto: Reprodução Facebook

Armando Monteiro define apoio às pré-candidaturas a prefeito em Itapetim e em Bezerros

O ex-senador Armando Monteiro anunciou seu compromisso e o apoio do PTB estadual com as pré-candidaturas de Lucielle Laurentino(DEM), à Prefeitura de Bezerros, no Agreste, e de Anderson Lopes (PTB) em Itapetim, no Sertão do Pajeú.

“Luciele está pronta, um quadro forte de oposição, que veio de raizes simples e sólidas. Nós acreditamos nela e vamos ajudar construir esse projeto”, explicou Armando.

Em Itapetim, Armando apoia o advogado Anderson Lopes para o município. Ele é filho do ex-prefeito Zé Lopes.

“Vem de uma tradição familiar que a cada geração só demonstra o desejo de ver Itapetim cada vez mais desenvolvida e gerando oportunidades para os seus moradores”, ressaltou o presidente de honra do PTB estadual.

Assaltos a motos em Tuparetama desafiam autoridades

Para população,  bandidos agem como se fosse “terra sem lei”

Moradores de Tuparetama recorreram ao blog querendo uma resposta das polícias na ação preventiva e investigação das ações contra donos de motos no município.

Segundo os relatos, só nas últimas 48 horas, cinco ocorrências foram registradas.

Os assaltos ocorrem a luz do dia. Mototaxistas estão abandonando suas atividades, após as 19h.

“Tuparetama entra em estado de Sítio, ninguém mais sai com motos pra lugar algum. A moto do mototaxista Ailson Pessoa foi tomada de assalto as 6h da manhã, só para citar um exemplo de inúmeros aqui ocorridos”, diz um denunciante ao blog .

Assaltos estão ocorrendo na zona rural e urbana de motos e residências. Varios, todos os dias praticamente.

“Aqui, até a Rocam deve se prevenir, se vier a Tuparetama pra não voltar a pé ou de carona p o batalhão”, diz.

O apelo é para que a SDS através do 23° e da inteligência da Polícia Militar e a Polícia Civil montem maior esforço no sentido de tentar restabelecer a paz e a segurança em na cidade. “Os bandidos estão achando que aqui virou terra sem lei”.  Blog de Nill Junior

PSB de Tabira promete oficializar vice de Flávio Marques segunda

Na bolsa de apostas e antecipação de Pipi da Verdura, Aldo Santana será o escolhido sobre Zé de Bira

A escolha do vice-prefeito na chapa do candidato governista Flávio Marques tem provocado muitas discussões dentro do bloco governista em Tabira.

O ex-candidato a prefeito Zé de Bira (PSB), se desincompatibilizou da assessoria da Casa Civil, seguindo orientação do Governador Paulo Câmara para integrar a chapa majoritária.

Ao mesmo tempo o vereador Aldo Santana eleito pelo MDB, alardeava que seria o candidato a vice por expectativa criada pelo Deputado Federal Carlos Veras e até deu entrevista na Cidade FM que ingressaria no PT para compor a majoritária.

Com a notícia de que o PT indicaria o candidato a Prefeito e o PSB o vice, Aldo mudou de ideia rapidamente e assinou a ficha de filiação ao partido socialista.

Com o afunilamento das discussões, começou a admitir que poderia romper com o palanque do Prefeito Sebastião Dias, caso não fosse “o ungido”.

No dia da inauguração da Reforma do Terminal Rodoviário, Aldo se negou a gravar depoimento para as redes sociais do pré-candidato Flávio Marques. O vereador alegou que precisava de uma definição.

Achando pouco, o PSB promoveu uma pesquisa onde incluiu além dos nomes de Aldo e Zé de Bira, acrescentou o Presidente Pipi da Verdura e o vereador Marcílio Pires que ganhou a pesquisa e deu entrevista anunciando que ele seria o vice.

Surgiram desentendimentos com o também vereador petista Djalma das Almofadas. Ele e Marcílio se atacaram nas redes sociais. Marcilio recuou do projeto, pois poderia dividir o palanque.

Na noite da última quarta-feira o Presidente do PSB, Pipi da Verdura, admitiu à produção dos programas Rádio Vivo e Cidade Alerta que o nome de Aldo Santana estava definido pois Zé de Bira teria retirado o nome do processo.

Procurado na mesma noite para apresentar os motivos da desistência, Zé de Bira disse que ainda precisava conversar com o Palácio e que o Deputado Carlos Veras não concordava com a retirada do seu nome da chapa.

Ontem o Blog do Finfa publicou que o Presidente do PSB, Pipi da Verdura teria confirmado que o nome de Aldo Santana estaria definido como vice.

Minutos depois, falando à Rádio Cidade FM, Pipi afirmou que o nome de Aldo Santana, está encaminhado, mas somente na próxima segunda-feira, dia 10 de agosto, o PSB de Tabira oficializa no Programa Cidade Alerta o nome do vice, companheiro de chapa de Flávio Marques.

Vice é uma figura que geralmente não garante muitos votos, mas tem a missão de não atrapalhar a chapa e ajudar o eleito durante o governo, ora como conselheiro, ora como articulador político ou como secretário em alguns casos. Entre Aldo e Zé de Bira, quem tem estas qualidades?

Rotary Clube realiza ação conjunta com a Rádio Pajeú

O Rotary Clube de Afogados da Ingazeira se incorporou esta semana à ação social realizada pela Rádio Pajeú com doação de cestas básicas à famílias carentes.

Através da campanha, ouvintes identificam em comunidades rurais e urbanas famílias em maior vulnerabilidade, algumas não assistidas por programas sociais ou cujo apoio não é suficiente para manutenção mensal.

Diariamente,  dada a solidariedade de parceiros privados, com a soma do Rotary, duas famílias são atendidas por dia com o projeto.

“Escolhemos essa forma de contribuição e parceria pela credibilidade da Rádio Pajeú.  Sabemos que o aqui doado vai realmente a quem precisa”, diz Isilda Sampaio, recentemente empossada como Presidente da entidade.

Mesmo na pandemia, o Rotary já realizou várias campanhas de solidariedade, como a recente campanha que distribuiu cobertores para entidades que mantém idosos e pessoas carentes.

Além de Isilda, participaram da entrega Sônia Patriota, Socorro Martins,  Danilo da Gráfica e Anita Ferreira. Veja mais fotos e o Informativo do Rotary:

Tuparetama inaugura pavimentação e anuncia mais uma obra para a cidade

O prefeito Sávio Torres inaugurou na noite desta quarta-feira (05), a primeira etapa da pavimentação em uma importante via do Bairro Dona Luzia, nas margens da PE-275. O gestor também assinou a ordem de serviço para construção de uma nova Academia da Saúde no local, fruto da articulação do vereador Diógenes com o deputado federal Gonzaga Patriota.

A prefeitura já havia realizado a implantação dos postes com iluminação de Led e diversas outras benfeitoras que deram início a um processo de transformação no bairro.

Em seu discurso, o prefeito Sávio Torres reforçou o compromisso do governo em continuar implantando ações para melhorar cada vez a mobilidade e os serviços públicos aos moradores.

“Estamos trabalhando para transformar Tuparetama num grande canteiro de obras, com ações em toda parte do município. Hoje a nossa felicidade é dobrada, pois, além do calçamento feito com recursos próprios, assino a ordem de serviço para a construção de mais uma obra que vai garantir saúde e bem-estar aos moradores do bairro.”, declarou Sávio.

A solenidade transmitida ao vivo pelas redes sociais teve recorde de visualizações. Estiveram presentes, a primeira-dama, Raquel Torres, o vice-prefeito, Tanta Sales, secretários da gestão e vereadores da base do governo.

Mais inauguração- O Governo Municipal vai entregar a Academia da Saúde do distrito de Santa Rita, nesta sexta-feira (7), às 19h. A entrega do equipamento será transmitida nas redes sociais da Prefeitura.

Tremor de magnitude 1.9 é registrado em Belém de Maria

(Tremor de magnitude 1.9 foi registrado em Belém de Maria na quarta-feira,5)

Por G1 Caruaru

Um tremor de magnitude 1.9 foi registrado na noite da quarta-feira (5) em Belém de Maria, na Mata Sul de Pernambuco. De acordo com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), o abalo foi sentido em diversas localidades do município.

Ainda segundo o LabSis, a área já foi objeto de estudo em 2016, quando mais de 85 tremores ocorreram na região – incluindo um tremor de 3.8. O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando a atividade sísmica da região.