Clínica Médica

Casa Bem

Hits

Dr. Robson Stênio

Auto Unidos

Dr. Fred Barros

Gordo Construções

AC- Assessoria Contábil e Tributária

Odonto Center

PASC – Mais Saúde

Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus

BMG Correspondente Antônio Filho

Clínica Santa Lúcia

ADRIANTUR

Farmácia Boa Saúde

Centro Clinico

Deixe Seu Like

FBC e José Patriota: No final, saiu pela tangente…

Blog do Iatmar/ Depois de ter sido taxado pelo ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da Amupe José Patriota (PSB) de político sem posição, comparado ao um jogador de futebol que se coloca em várias posições dentro de campo, o senador Fernando Bezerra Coelho (DEM) saiu pela tangente sem chamar a atenção do evento, evitando polêmica.

Ao fazer o uso da fala, FBC disse que sua posição dentro de campo é aquela que segue em frente e vem caminhando no propósito de fazer um Pernambuco diferente, com inclusão, desenvolvimento e igualdade social. No final, sentou ao lado do anfitrião parecendo dois pombinhos. Pia!   //

Considerado um dos maiores oradores do estado, o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da Amupe, José Patriota (PSB) ‘metaforou’, jogou pela esquerda e alfinetou de leve o senador e líder do governo Bolsonaro, Fernando Bezerra Coelho(MDB). De ponta esquerda, o socialista levou a bola para a linha de fundo e fez um cruzamento fenomenal, deixando o emedebista bravo igual maribondo. Coimbra comparou FBC a Ronaldinho Gaucho que joga em várias posições, está em todo lado, ora na direita, ora na esquerda e ora no centro, o que dificulta a marcação carrapato… Como quem não quer querendo, Coimbra taxou FBC de político sem posição.

Oposição de Stª Terezinha declara apoio a candidatura de Paulo Jucá

Nenhuma descrição disponível.O grupo de oposição de Santa Terezinha declarou apoio a candidatura de Paulo Jucá,
Lideranças da oposição de Santa Terezinha, decidiu nessa segunda-feira 25 de outubro, declarar apoio a pré-candidatura a deputado estadual do Secretário de Saúde e Planejamento de SJEgito, Paulo Jucá. Estiveram presentes Neguinho de Danda, filho do Ex. Prefeito Danda Martins, vereador mais votado do último pleito, o advogado Lucas Martins, filho do ex-prefeito Vaninho de Danda, o Ex.Secretario José Junior e outros familiares. Este grupo de oposição foi o responsável na última eleição por mais de 1800 votos na época ao deputado Rogério Leão. Também estiveram presentes na reunião o vereador licenciado Henrique Marinho e o vereador Mauricio Mendes.

Afogados inicia nesta terça-feira o pagamento dos servidores municipais

https://www.servidorcoxim.com.br/wp-content/uploads/2019/02/pagamento-dos-servidores.jpg

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira inicia amanhã (26), o pagamento do funcionalismo público municipal. Com o pagamento, serão injetados 3,5 milhões na economia local, referentes ao pagamento do salário do mês de outubro se 1.547 servidores públicos, aposentados e pensionistas.

“É um planejamento eficiente que fazemos para garantir, todos os meses, o pagamento em dia do salário dos nossos servidores. Uma ação que já virou rotina em nossas gestões e que permite que os nossos servidores tenham segurança para planejar suas finanças pessoais”, destacou a secretária Municipal de Finanças, Lúcia Gomes.

Confira o calendário:

Terça-feira (26) – Secretarias de Administração, Agricultura, Assistência Social, Assuntos Jurídicos, Controle interno, Cultura e Esportes, Finanças, Governo, Infraestrutura, Transportes, Gabinete, Ouvidoria, Assessoria Especial e Coordenadoria da Mulher. Aposentados e pensionistas que ganham 01 salário mínimo, com iniciais de A a L.

Quarta-feira (27) – Secretaria de Educação e aposentados e pensionistas que ganham 01 salário mínimo, com iniciais de M a Z.

Quinta-feira (28) – Secretaria de Saúde e aposentados e pensionistas com vencimentos acima de um salário mínimo até R$ 3.000.

Sexta-feira (29) – Aposentados e pensionistas com vencimentos acima de R$ 3.000.

Foi um sucesso o Festival de Preços Baixos do Pajeú Nordeste

Nenhuma descrição disponível.O Show do Festival de Preços Baixos do Pajeú Nordeste foi um sucesso, de organização e vendas, a direção da Empresa agradece a todos os clientes de SJEgito e cidades circunvizinhas , que vieram prestigiar no nosso festival de preços baixos.

Em contato com o Blog do Marcello Patriota a Gerência: ” Vem agradecer aos colaboradores pelo empenho e dedicação, em atender todos, com a maior rapidez e satisfação, e mostrar que o PajeúNE, tem muito respeito aos nossos clientes e que agora mais do que nunca, e em um momento que a população de uma forma geral, está precisando muito de preços mais baixos! Vamos continuar a fazer grandes parcerias com os nossos fornecedores e manter condições bem agressivas para atender a todos os nossos clientes, de SJEgito e toda a região do Alto Pajeú e Cariri paraibano.” Pontuou a Gerência do Pajeú Nordeste ao blog.

O Pajeú Nordeste gera em SJEgito cerca de 52 empregos diretos e mais outros indiretos, e nessa promoção o que se viu foi um movimento bem acima da média de fluxo de pessoas e carros na cidade. ” Levamos e elevamos o nome da Capital da Poesia -SJEgito, para outros recantos , gerando movimentação em outros seguimentos, táxi, moto-taxi, lanchonetes, restaurantes e mostrando e evidenciado a força da cidade, vamos repetir a Promoção em breve” Pontuou a Gerência do estabelicimento.

Cimpajeú tenta destravar recursos do Ministério da Saúde para o SAMU

Em contato com o blogueiro Júnior Finfa o Presidente do CIMPAJEÚ e prefeito da Ingazeira, Luciano Torres, confirmou que nesta quarta-feira (27), terá um audiência no Ministério da Saúde em Brasília.

Na pauta a apresentação dos trabalhos realizados pelo SAMU da III Macrorregião durante estes primeiros 30 dias, além da liberação dos recursos do Ministério ajudar na gestão do serviço. A Empresa gestora contratada é a IGTM, juntamente com a equipe técnica do CIMPAJEÚ.

Luciano Torres está acompanhado da Secretária do Cimpajeú, Márcia Conrado, prefeita de Serra Talhada, José Patriota, Presidente da Amupe, representantes da Empresa IGTM e técnicos do Consórcio.

“Esperamos que tudo seja resolvido, para que os trabalhos do Samu na III Macrorregião, continue sendo executados”, disse Luciano Torres. O vice-presidente do Consórcio e prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, em virtude de agenda administrativa não poderá comparecer.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira promove na noite desta terça um aulão de ritmos em celebração ao Outubro Rosa

Será realizada nesta terça-feira (26) uma atividade coordenada pelo Centro de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, em parceria com os profissionais da Academia da Saúde. É o aulão de ritmos, que acontece no Centro Desportivo Municipal, a partir das 18h30.

O público-alvo são mulheres, de todas as idades, acompanhadas pelo Centro de Saúde da Mulher, e as que já fazem aulas com as equipes da Academia da Saúde.

Haverá água e frutas no local, onde serão obedecidos os protocolos de prevenção à Covid. A atividade será a culminância da programação do Outubro Rosa, mês de sensibilização para a prevenção do câncer de mama e de colo do útero.

Água começa a chegar em Itapetim

A água começou a chegar em Itapetim. A informação foi confirmada a pouco ao blog.

Segundo a COMPESA, após nota no blog questionando o abastecimento, no último sábado (23), durante intervenções que estavam em andamento na Estação Elevatória 9, que manda água para Itapetim e Brejinho, foi verificado um novo vazamento na unidade.

A equipe técnica isolou parte desta tubulação para voltar o abastecimento ainda no sábado, conforme previsto. Porém, após o retorno da operação do Sistema, as tubulações de recalque começaram a vibrar de maneira excessiva, impedindo o pleno funcionamento do sistema.

Na manhã de ontem segunda (25) foram executadas novas intervenções, com a colocação de blocos de ancoragem de concreto usinado para apoiar a tubulação e o problema de vez. A previsão é de que em até 72 horas o fornecimento de água seja totalmente regularizado.

Iguaracy: Sítio Juá recebe o programa Governo Itinerante na quarta-feira

Por André Luis| Blog Nill Jr

Nesta quarta-feira (27), o Governo Municipal de Iguaracy estará realizando mais uma edição do Programa Governo Itinerante, desta vez no Sítio Juá.

Os atendimentos serão iniciados a partir das 08:00 horas, no Grupo Escolar da comunidade, Escola Elpidio Leandro da Silva. A gestão lembra que é obrigatório o uso de máscara.

Está será a quarta vez, este ano, que o programa será realizado após a sua volta em 1º de setembro no Distrito de Jabitacá. A segunda ação aconteceu na comunidade de Caantigueira no dia 16 de setembro e terceira, no dia 1º de outubro, na Escola Municipal José Luiz de França do Sítio Lagoa Nova.

Sob forte comoção, foi sepultado jovem tabirense vítima de acidente em Água Branca

Foi sepultado na manhã desta segunda (25) o jovem vítima de um acidente de trânsito em Água Branca. O sepultamento ocorreu no Cemitério Municipal de Tabira e reuniu amigos e familiares. O clima foi de forte comoção. Marcelo do Nascimento Lucena tinha 21 anos. Ele faleceu na manhã do último domingo (23) após a moto que conduzia sobrar em uma curva no entroncamento das rodovias PE-409 e PB-306. Não houve tempo para socorro. O jovem retornava de uma vaquejada quando sofreu o acidente.

POR DENTRO DAS 4 LINHAS

Por Franklin Portugal*

A regra do bom jornalismo sempre manda que se obedeça essa diretriz: ao noticiarmos algo, que já seja batido, um fato que não seja novidade, mas ao falar sobre, deve se começar pelo chamado “novo”, o que se tem de mais recente. O que quero dizer é que se fôssemos começar hoje, eu deveria falar logo do Sport, que jogou ontem diante do Palmeiras. Mas, sinto-me obrigado a me voltar logo para outro tema, julgo ser mais urgente e relevante.

Já se passou uma semana desde a confirmação da tragédia, mais uma na verdade em 2021, do Santa Cruz. O tricolor, que por falta de planejamento da atual gestão e respeito a essas cores, com contratações equivocadas, terminou rebaixado à série D de 2022,  se viu diante do Floresta do Ceará com a chance de avançar na Pré-Copa do Nordeste. Pra pelo menos salvar um pouco da temperada do próximo ano, uma Copa do Nordeste cairia do céu para os cofres sofridos do Santa. Só que o time pernambucano cedeu empates ao Floresta e o embate terminou em 3 x 3.  Nos pênaltis, 4 x 2 para os visitantes e Santa foi eliminado. Em outros tempos, aquele Arruda daria força ao dono da casa e deixaria por outro lado em pânico quem chegasse. Isso não se tem visto, porque o perfil de quem vestiu essa camisa tricolor não corresponde com o tamanho da responsabilidade que representa. Ficam lições, e se forem aprendidas, nem tudo está perdido.

Assim como não tem nada perdido pela Série B para o Náutico. Isso depois do empate em 2 x 2 contra o Vasco, nos Aflitos. É ruim perder 3 pontos em casa? É. É falha desperdiçar pontuação para quem quer voltar ao G4? Sim, de fato. Mas, ao ver a bobeira feia do zagueiro  Rafael Ribeiro, que deu de presente a bola para Nenê abrir o placar, e o Vasco rendendo bem em campo, a ponto de abrir 2 x 0, o empate não foi ruim. Mas bom ficar alerta no número 7: faltam 7 rodadas para o término da Série B, e o Timbu está a 7 pontos de voltar ao G4.  Se quiser encurtar a distância, vai precisar de garra para bater o Brasil de Pelotas, em Pelotas (RS), depois de amanhã (28),  no estádio Bento de Freitas, às 21h30.

Na Série A, pensou-se que o Sport ontem à noite poderia sair com pelo menos 1 pontinho de São Paulo. Pela 28ª rodada, o Leão foi pegar o Palmeiras e saiu na frente: fez 1 x 0 e aguentou uma pressão gigante do Verdão em todo o primeiro tempo. Mas, veio o segundo tempo, e aí a “casa ruiu”. O Palmeiras que é vice-líder está no G4, e corre para alcançar o Atlético-MG, são 10 pontos de distância, virou o placar. O jogo terminou em 2 x 1 para o time paulista. O Sport que está a 2 pontos de sair do Z4 perdeu a chance de deixar essa zona. Domingo (31), o Sport pega o Atlético-GO, na Arena de Pernambuco, às 20h30.

Pela Série A2 do Pernambucano,  a segunda fase terminou. Restam agora 4 equipes de olho em 2 vagas para a Primeira Divisão do Estadual.  Estão na briga: Caruaru City,  América,  Íbis (o glorioso), e o Petrolina. Tudo será resolvido em pontos corridos, em 3 rodadas, só jogo de ida, a começar no próximo domingo (31).

*Franklin Portugal é repórter da TV Asa Branca – Afiliada Globo em Caruaru – e colabora semanalmente com crônicas esportivas para o Blog PE Notícias.

Marquinhos Paz assume diretoria na CTB e consolida apoio a José Patriota

Suplente no município de Limoeiro, o ex-vereador Marquinhos Paz (PSB) assumiu uma cadeira na nova diretoria estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). A posse ocorreu na tarde deste sábado (23), na sede do Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro – PE), com o socialista sendo indicado para Direção Plena. O secretário estadual de Meio Ambiente, José Bertotti, e o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, José Patriota (PSB), e do presidente estadual do PCdoB, Marcelino Granja.

De acordo com a organização do evento, dezenas de representações sindicais de Pernambuco também acompanharam o evento. “Hoje participei da posse da nova diretoria da CTB Pernambuco, a qual faço parte como Diretor Estadual. Junto com o companheiro José Patriota e Jackson Bezerra vamos unidos pelo bem do nosso povo”, postou o ex-vereador nas redes sociais. Pela primeira vez, Marquinhos assume um cargo na instituição.

O encontrou também consolidou o apoio de Marquinhos Paz à pré-candidatura de José Patriota a deputado estadual. O ex-prefeito de Afogados da Ingazeira confirmou nos bastidores que disputará uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco em 2022. Ele vem montando grupos no Interior e, em Limoeiro, deu a largada. Marquinhos Paz foi vereador pela primeira na legislatura de 2017 a 2020. Na última eleição, ele tentou a reeleição integrando o grupo da situação, mas ficou na suplência do PSB com 737 votos. (Blog do Agreste)

~~Giro pelos Blog’S ( Terça feira 26/10/201)~~

Blog do FinFa

Aprovados – Dois projetos que permitem a expansão de investimentos em infraestrutura e gastos sociais do Governo do Estado foram aprovados pela Comissão de Justiça da Alepe nesta segunda. Um deles amplia o limite autorizado para a tomada de empréstimos junto a instituições financeiras nacionais, com garantia da União, de 1 bilhão para 2 bilhões e meio de reais. Os recursos devem ser destinados ao Programa de Investimentos em Infraestrutura e melhoria da Gestão Pública.O texto foi enviado à Alepe pelo governador Paulo Câmara. O relator da matéria no colegiado, Antônio Moraes, do PP, explicou que a alteração é necessária porque, depois de limitar a 1 bilhão o limite de operações de crédito de Pernambuco, a Secretaria do Tesouro Nacional revisou os critérios e permitiu uma margem de manobra maior à gestão estadual.

Multado – O TCE-PE julga irregulares 232 contratações e aplica multa de R$ 9.036,50 ao prefeito Sávio Torres, de Tuparetama – A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE/PE) julgou ilegais 232 contratações temporárias mediante Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Tuparetama, no Sertão do Alto Pajeú. De acordo com o Acórdão T.C. Nº 1678 /2021 foi aplicada multa no valor de R$ 9.036,50 ao prefeito Domingos Sávio da Costa Torres, com data-base outubro/21, correspondendo a 10% do limite fixado no caput do artigo 73, inciso III, da Lei Estadual n° 12.600/04. A multa deverá ser recolhida, no prazo de 15 dias do trânsito em julgado do Acordão, ao Fundo de Aperfeiçoamento Profissional e Reequipamento Técnico do Tribunal, por intermédio de boleto bancário a ser emitido no sítio do TCE.

Amanhã – A Secretaria Municipal de Saúde de São José do Egito-Pe, está informando que nesta quarta-feira (27), haverá Drive-Thru no PSF Central a partir das 16 horas, para vacinação da antecipação da 2ª Dose – Pfizer. A população deverálevar o Cartão de Vacina da 1ª Dose.

Pagando – O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração (SAD), informou que a folha de salários do mês de outubro será paga no próximo dia 28, Dia do Servidor Público.A medida vale para aposentados e pensionistas, ativos e comissionados. São cerca de 200 mil servidores em todo o Estado.

Frase – “Se não fosse essa péssima imagem que o Brasil tem no exterior, certamente o dólar estaria abaixo de 5 reais”.(José Luis Oreiro, professor do departamento de economia da Universidade de Brasília – UNB)

Providenciar – A Secretaria Municipal de Saúde de Afogados da Ingazeira, deverá acionar a Secretaria Municipal de Infraestrutura, para realizar o serviço do esgoto do Posto de Saúde do Bairro São Francisco. Fui procurado por moradores daquela localidade, pedindo para que o Governo Municipal resolva o problema do esgoto a céu aberto. “Já faz meses que estamos passando por este problema, insetos e a fedentina com o acúmulo deste líquido pobre, esperando ser solucionado este problema pela prefeitura”, disse um morador.

Desconhece – O ex-deputado estadual e ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB) revelou desconhecer qualquer acordo eleitoral entre Raquel Lira (PSDB) e Anderson Ferreira (PL). A fala do ex-prefeito do município ocorreu na última sexta-feira 22, durante participação no Programa Cidade em Foco, da Rede Pernambuco de Rádios.“Não sei que pacto é esse entre Raquel e Anderson. Ela nunca me disse isso. O que eu trabalho é a união dentro do grupo (da oposição). Miguel é um bom gestor e isso é indiscutível, Raquel é uma boa gestora e Anderson também é um bom gestor”, falou Edson.

Disse – “A prefeita fez escola com seu esposo. Tabira lembra que o Tribunal de Contas apontou nas prestações de contas do ex-prefeito, notas fiscais com pagamento de frango enviado para sua casa e os seus “vales” de bebidas alcoólicas na churrascaria. Na representação, aparece um dos 127 (cento e vinte e sete) cupons fiscais, juntados pela oposição, mencionando que no dia 28 de maio de 2021, às 12h22min, a assistente de saúde, Elis Carvalho, filha do ex-prefeito e enteada da atual prefeita, efetuou o abastecimento do veículo Gol, placa OYT 4959, como sendo da frota da Saúde, o que não é verdade após consulta no DETRAN-PE, no valor de R$ 135,88 com acréscimos de 10%, o valor pago pelo Fundo Municipal de Saúde foi de 150,00″.(Advogado Flávio Marques (PT) afirmando, durante pronunciamento nas redes sociais nesta segunda-feira (25), sobre superfaturamento, na Prefeitura de Tabira, chamada de “Escândalo da Gorjeta”)

Você sabia – Que o Presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, Rubinho do São João, já tem sua reeleição no praticamente fechada. Na última sexta-feira, este blogueiro perguntou aos vereadores Toinha da Ponte e Douglas Eletricista se eles estariam apoiando a reeleição e a resposta foi direta: “Estamos juntos neste projeto da reeleição do Presidente Rubinho”.

 

Perguntar não ofende –Anderson Ferreira e Raquel Lyra irão deixar o cargo de prefeito em Abril/2022?

Oposição estuda chapa com Miguel candidato a governador e Raquel Lyra como vice – Blog do Waldiney PassosPor Ítala Alves*

A um ano da eleição ao Governo de Pernambuco, uma acirrada disputa surge entre as duas principais lideranças do campo de oposição no Estado. Os prefeitos Raquel Lyra (PSDB), de Caruaru, e Miguel Coelho (União Brasil), de Petrolina, se fortalecem para o confronto com o candidato da situação, deixando pouco espaço para o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), também da oposição, em um processo semelhante ao de 2006, quando o processo se afunilou com Eduardo Campos e Humberto Costa à frente das oposições.

É o que mostra a segunda pesquisa publicada ontem por este blog, realizada pelo Instituto Opinião, de Campina Grande (PB). Em relação à primeira pesquisa, realizada em maio deste ano, Raquel cresceu dez pontos percentuais, Geraldo Júlio (PSB), que é o nome da situação, avançou oito, Miguel sete e Anderson um. Dissecando os números, constata-se que o percentual de crescimento de Raquel e Miguel é o mesmo, 221% para ambos. Já no caso de Anderson Ferreira, o crescimento foi de apenas 15%. Para Geraldo, que surfa sozinho no campo situacionista, o crescimento foi de 214%.

Comparando os quatro pré-candidatos em relação aos seus respectivos redutos eleitorais, a pesquisa aponta dados curiosos: na Região Metropolitana, Geraldo, que foi prefeito do Recife por duas oportunidades, aparece com 24%. Anderson Ferreira, no comando do segundo maior colégio eleitoral do Estado, com apenas 17%. Já Raquel tem forte desempenho na sua região, o Agreste – que é o segundo maior colégio eleitoral regional de Pernambuco, atrás apenas da RMR. A prefeita tucana pontua com 44% das intenções de votos.

Mas é no caso de Miguel Coelho que vem o melhor desempenho. Na sua região, o Sertão de São Francisco, ele pontua com muita força, atingindo a impressionante marca de 82% das intenções de votos. Logicamente, que cada região tem seus diferentes pesos, mas o que fica claro é que, no caso de Raquel e mais acentuadamente no de Miguel, os números traduzem o sentimento de que quem conhece o trabalho desenvolvido por estes gestores tem grande disposição para votar neles.

Corroborando com esse raciocínio, vale trazer à luz os resultados eleitorais dos quatro pré-candidatos, tendo em vista que todos já foram reeleitos, sendo Geraldo em 2016 e Anderson, Miguel e Raquel em 2020.

Anderson obteve 54,28% dos votos dos eleitores de Jaboatão numa disputa com Daniel Alves, que ficou com 30%. Geraldo teve 61,30% dos votos dos eleitores do Recife, numa disputa direta com João Paulo, que alcançou 38%. Já Raquel alcançou 66,86% dos votos dos caruaruenses, contra 19% do Delegado Lessa. Miguel atingiu 76,19% dos votos dos petrolinenses, contra apenas 9% de Júlio Lóssio Filho.

Como a pesquisa quantitativa é um dado científico e o resultado de uma eleição é uma constatação, podemos traçar um paralelo correlacional entre o resultado deste levantamento e o resultado das reeleições dos quatro pré-candidatos, chegando a uma conclusão: a proporção de aceitação deles, em cada respectivo reduto, bate com o resultado estratificado da intenção de votos, reiterando de forma cristalina a força de Raquel e Miguel no campo oposicionista.

2022 será muito diferente de 2014 e 2018

Já tem um bom tempo que o cenário não é tão favorável aos pré-candidatos fincados no campo da oposição. Primeiro porque em 2014, no ápice da ampla liderança do então candidato Armando Monteiro, veio o trágico acidente que vitimou Eduardo Campos, impulsionando como um foguete a candidatura do seu sucessor Paulo Câmara. A comoção que tomou conta do Estado embalou o sentimento majoritário de homenagear Eduardo, dando a vitória pela Frente Popular a Paulo Câmara.

Em 2018, contra o mesmo Amando, Câmara sagrou-se vitorioso ainda no 1º turno, com cerca de 550 mil votos de maioria para Armando. A fragilidade da oposição por ter apenas o nome de Armando como um candidato forte no pleito e o fator Lula foram decisivos no resultado.

2022 será muito semelhante a 2006

Na eleição de 2006, três candidatos travaram uma bela disputa pelo Governo do Estado. Mendonça Filho, Eduardo Campos e Humberto Costa obtiveram 39%, 33% e 25% respectivamente.

Mendonça estava indo para a reeleição sentado na cadeira de governador, contra dois fortes candidatos da oposição, ambos curiosamente apoiados pelo então presidente Lula. E aqui um parêntesis: Armando Monteiro manteve-se como pré-candidato até março daquele ano, quando foi levado a optar pelo apoio a Humberto Costa.

Passaram para o segundo turno Mendonça e Eduardo. O resultado teve um detalhe interessante: Mendonça obteve menos votos no segundo turno do que no primeiro, já Eduardo praticamente dobrou seu desempenho no segundo turno.

Quando afirmo que o pleito do próximo ano se assemelha fortemente ao de 2006, é que para Raquel e Miguel, líderes na oposição, fica o indicativo de que a melhor estratégia para findar o reinado do PSB no Estado é o de duas candidaturas fortes de oposição, unidas em um eventual segundo turno, assim como em 2006.

Nas agitadas águas do mar eleitoral de Pernambuco, está cada vez mais evidente que as pré-candidaturas estão ganhando a cada dia mais musculatura.

Percorrer cada quilômetro do Estado, celebrar estrategicamente as alianças, conversar com o eleitorado e apresentar a vitrine de suas gestões, bem como ter propostas críveis e sintonizadas com os anseios do povo é uma tarefa urgente. Quem souber como executar de forma eficiente tal estratégia, dará um salto em direção ao Palácio do Campo das Princesas.

*Editora do Blog do Magno

Blog do Magno Coluna

Sem Armando, todos japoneses

Ao longo dos últimos meses, meu nome passou a ser ventilado para disputar um mandato político. Acredito ser fruto do jornalismo cidadão que abracei desde o dia que botei meus pés pela primeira vez numa redação, a do bicentenário Diário de Pernambuco. Foi nos anos 80. Vindo do Interior, não tinha a menor noção do arcabouço de um matutino tão afamado, cuja redação foi também tribuna de uma geração de ouro do jornalismo, como Aníbal Fernandes, e de celebridades, como Gilberto Freyre e Manuel Bandeira.

Uma época em que se vivenciava jornalismo romântico, resultado do casamento da comunhão com a boemia. Era prazeroso e emocionante assistir à impressão barulhenta do jornal saindo da fornalha da oficina, com forte cheiro de tinta, já tarde da noite, entrando pela madrugada depois de jogar muita conversa fora no Dom Pedro, o bar-restaurante point de jornalistas e políticos.

Os tempos mudaram e se encarregaram de aperfeiçoar a forma trabalhosa de fazer chegar até ao leitor manchetes como produtos de espinhosas investigações. Do impresso, passamos para o online, mutação radical. Só não na minha visão de jornalista e de fazer a notícia. No conteúdo e no estilo, me mantendo intacto, na estrada ou dentro de um avião, em busca de fatos de repercussão, de interesse coletivo relevante em defesa dos que não têm voz.

Faço jornalismo por vocação e prazer. Tenho o orgasmo do furo, faro de pastor Alemão para caçar notícias e disposição de um gigante na apuração. Quanto ao gosto pela política, considero herança do meu pai, o quase centenário Gastão Cerquinha, vereador por quatro mandatos e vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, nosso chão seco, mas apaixonante. Fui testado ontem pela primeira vez numa pesquisa estadual para uma disputa majoritária, o Senado, a Casa Alta que revisa ou aperfeiçoa as leis emanadas pela Câmara dos Deputados, a Casa do povo.

Aparecer com 3,2% das intenções de voto no geral para o Senado, chegando a 7,5% em regiões como o Sertão, sem nunca ter afirmado que sou candidato, foi gratificante, até porque, com exceção do ex-senador Armando Monteiro, que lidera com 23%, mas não é candidato, todos despontam com percentuais bem próximos ao meu. Não estou picado pela mosca azul nem tampouco entrarei em aventura. Só deixarei de fazer notícia para ser notícia se for algo que realmente possa se transformar em grito uníssono da sociedade. Pernambuco precisa mudar e se renovar. Mais do que isso, virar uma página penosa. Chega de tanta maldade com seu povo! Há muito deixamos de ser aquele Leão do Norte. Viramos um gatinho pardo, esmagado pela Bahia e o Ceará e, em alguns setores da economia, como o turismo, ameaçados até pela Paraíba.

A eleição para o Senado, no meu entender, está aberta e se apresenta para uma disputa na qual todos hoje são japoneses, iguais no lastro político e na densidade eleitoral. Uma disputa para o Senado inédita, porque o governador não é candidato nem o donatário do mandato, Fernando Bezerra Coelho, disputa a reeleição. As cartas dos japoneses estão sendo postas à mesa, mas o jogo só será jogado a partir de abril.

Saia justa – Ao anunciar, ontem, por este blog, que renuncia o mandato de prefeito de Jaboatão em abril, Anderson Ferreira (PL) pôs uma saia justa na prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB). Como estão acordados num apoio recíproco para o Governo do Estado, nas entrelinhas Anderson obrigou Raquel a sair do muro. Dos três pré-candidatos a governador, só a tucana ainda não assumiu que pode entrar no páreo. Aliados da própria prefeita acham que ela dificilmente seguirá o caminho de Anderson, que teve a coragem para dizer que não está blefando.

Olho no Senado – Anderson Ferreira, por outro lado, deixou a entender que está no jogo para disputar o Senado na chapa que seria encabeçada por Raquel Lyra. “Estou renunciando para ser candidato a governador ou senador. Meu destino dependerá de Raquel”, afirmou. Anderson e Raquel anunciaram um acordo há mais de 40 dias, pelo qual o que estiver melhor posicionado nas pesquisas será candidato a governador com o apoio do outro. Se os próximos cenários forem favoráveis à Raquel, como mostrou o levantamento do Opinião ontem, Anderson trocará a robusta e poderosa segunda maior receita do Estado pela disputa ao Senado.

Isolado –  Raquel e Anderson comemoram o resultado da pesquisa do Opinião passando a ideia de que Miguel Coelho se isolou e ficou fragilizado depois do acordo entre eles. Chegaram a fazer a soma da intenção de votos dos dois como resultado do grande segredo para derrotar o candidato do PSB. Acham que o casamento do Agreste, de onde Raquel parte, com a Região Metropolitana, território onde está localizado Jaboatão, é infalível. Teoricamente, podem estar certos, mas a política não é uma ciência exata.

Equívoco – Raquel e Anderson também concordam que Miguel Coelho cometeu um erro infantil ao procurar o apoio do PDT à sua candidatura quando lá atrás havia prometido a prefeita de Caruaru esperar uma definição por parte dela em relação a 2022. “Miguel foi a Caruaru bater na porta de Wolney Queiroz, um dos maiores adversários de Raquel. Pisou na bola”, disse um aliado do prefeito de Jaboatão.

Dúvida atroz – Deputado federal por três mandatos, Maurício Rands recebeu convite formal ontem, do presidente do PL, Anderson Ferreira, para ingressar no partido e disputar um mandato federal. Rands já recebeu sondagens de mais três outras legendas, mas não se convenceu ainda de que estará fazendo a melhor opção para sua vida. “Estou muito confuso, até porque meu escritório de advocacia atravessa um belo momento”, disse. Excelente parlamentar, Rands se desiludiu com a política e chegou a renunciar ao mandato quando o PT fraquejou no apoio que seria indispensável ao seu projeto de governar o Recife.

CURTAS

GREVE – O anúncio da Petrobras de aumentar os valores do diesel em 8,8% nas refinarias caiu como uma bomba entre os caminhoneiros autônomos e ajudou a colocar mais lenha na fogueira pela paralisação agendada para o dia 1º de novembro, que tem como principal pauta justamente a alta do combustível. Plínio Dias, presidente da CNTRC (Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas), disse que os aumentos da Petrobras nos combustíveis favorecem exclusivamente os acionistas da empresa. E ressaltou que pode haver paralisação em 1º de novembro.

FILIAÇÃO – O PSD (Partido Social Democrático) anunciou oficialmente que a cerimônia de filiação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, será amanhã, às 11h, no Memorial Juscelino Kubitschek, em Brasília. Pacheco elegeu-se senador em 2018, pelo DEM de Minas Gerais. Com a troca, o PSD passará a ocupar as três vagas da bancada do Estado na Casa, que já conta com Carlos Viana e Antonio Anastasia.

Perguntar não ofende: Cadê o início das obras de recuperação de estradas anunciado pelo governador?

A pesquisa do Instituto Opinião, publicada, ontem (25), pelo Blog do Magno, trouxe um dado interessante. Mesmo reafirmando reiteraras vezes que não vai ser candidato, o ex-prefeito do Recife e atual secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, não para de crescer nas intenções de voto; e já figura na segunda colocação na corrida pelo Palácio do Campo das Princesas em um dos cenários.

De acordo com o cenário mais favorável para o socialista, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, aparece em primeiro lugar, com 19,9%. Logo atrás vem Geraldo Júlio, que fechou com 14,4%; um número espetacular para quem vive dizendo que não será candidato.

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, e o gestor de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, que anunciou que vai deixar a Prefeitura de Jaboatão em abril para ser candidato, são, respectivamente, o terceiro e o quarto, com 12,4 e 8,7%. Completa a lista o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que obteve 1,7%.

Já em um segundo cenário, esse com a deputada federal Marília Arraes no páreo, a petista tem 23,1%. A lista continua com Raquel Lyra (15%), Geraldo Júlio (9,9%), Miguel Coelho (9,5), Anderson Ferreira (7,7%) e Gilson Machado Neto (1,2). Ainda que figure em terceiro, o ex-prefeito da capital segue subindo rumo à liderança.

De fato, o PSB não formou outro candidato para governador que não Geraldo Júlio. A máquina eleitoral do partido, certamente, vai assegurar muitos votos ao secretário de Desenvolvimento Econômico no pleito do ano que vem. Tarimbado, experimente e com serviços prestados, sobretudo no Recife, Geraldo parece estar esperando só o ano virar para voltar ao jogo eleitoral.

Diante dos dados da pesquisa Opinião, podemos chegar à conclusão de que o nome do socialista é viável. E muito! Uma vez deslanchando nas intenções de voto, somando isso ao poderio de fogo do PSB, Geraldo tem ainda mais espaço para crescer. E esse crescimento se dará nos apoios que estão esperando o voto norteador de Lula. Parece que o caminho por aqui está começando a ser trilhado.

O povo quer saber: quando Geraldo Júlio começará a rodar o estado?

Após o prefeito Miguel Coelho dar o pontapé inicial à sua pré-candidatura a governador com uma série de agendas, os prefeitos Anderson Ferreira e Raquel Lyra fizeram o movimento de confirmar que vão renunciar aos mandatos no próximo ano para entrar na disputa eleitoral. A informação de Raquel veio através do deputado Daniel Coelho.

Esse movimento confirma a fragmentação da Oposição em dois palanques, sendo um comandado por Miguel e o outro, muito provavelmente, por Raquel. Mas existe ainda o fator nacional: se Bolsonaro decidir se filiar ao PL, Anderson ganha fôlego para encabeçar a chapa. Raquel também terá que abrir palanque para o vencedor das prévias: João Doria ou Eduardo Leite.

Por fim, para quem duvidava de que a renúncia seria para apenas um dos gestores, até o momento os três principais nomes da oposição estão dispostos a renunciar.

PÉ NA ESTRADA – Na próxima semana, Raquel e Anderson farão uma reunião para fecharem os detalhes das agendas do grupo pelo Interior. O Agreste, reduto de Raquel, deverá ser o ponto de partida

FILIAÇÃO – O ex-prefeito de Garanhuns e pré-candidato a deputado estadual, Izaías Régis, anunciou, hoje, a sua filiação ao PSDB. O evento acontece na próxima sexta, dia 29. A prefeita de Caruaru e presidente estadual do partido, Raquel Lyra, confirmou sua presença ao ato.

NO PÁREO – O vereador do Recife, Davi Muniz, está presente em todas as listas dos possíveis eleitos em 2022. Ele mostrou que sabe fazer eleição há quatro anos, quando obteve quase 57 mil votos pra federal. Hoje, além do Recife, ele tem grupos fortes em Ouricuri, Ipubi, Camaragibe e na Mata Norte.

RÁPIDAS

DE OLHO NA REELEIÇÃO – O deputado federal Milton Coelho (PSB) vem fortemente nos bastidores na articulação de sua reeleição. Ele ampliou suas bases na Mata Norte e no Agreste do Estado.

CONSULTA – A Mesa Diretora da Alepe optou por consultar os deputados para definir o retorno das sessões plenárias presenciais na Casa. O resultado deve ser divulgado ainda esta semana.

SEM LEGENDA – Um medalhão do PSB reafirmou à Coluna que “o partido não dará legenda ao deputado Clodoaldo Magalhães”. A mesma fonte revelou que uma representação será protocolada nos próximos dias no comitê de ética da sigla.

PINGA-FOGO: Dois palanques é a melhor estratégia para a Oposição bater de frente com o PSB?

DADOS DE MOMENTO ///Por falar nisso, o Instituto Opinião divulgou nesta segunda-feira(25) uma pesquisa de intenção de voto para o governo do estado. Com Marília Arraes (PT) no cenário, os números apontam a petista na dianteira com 23,1%, seguido de Raquel Lyra (PSD) com 15% depois Geraldo Júlio (PSB) e Miguel Coelho(DEM) empatados tecnicamente. Os números mostram a tendência de crescimento de Raquel e muito mais de Miguel que tem uma menor rejeição. Já o grupo de situação, mostra mais uma vez que Geraldo é o melhor nome para a sucessão do governador Paulo Câmara (PSB). Mesmo dizendo que não é candidato, o ex-prefeito do Recife aparece com quase 10% das intenções de votos. Imagine quando o PSB colocar o time em campo com uma túia de prefeitos espalhados em todas as regiões do estado.

PLANO “B” ////A pergunta que não quer calar é: Em não sendo Geraldo Júlio, quem seria o plano “B” do governador Paulo Câmara? A essa altura, Paulo já tem o seu nome da predileção, assim como Eduardo tinha, antes de o lançar candidato em 2014. A carta da manga de Paulo deve ser sem sombra de dúvidas, um fazendário para dá continuidade a gestão do PSB e, Pernambuco. Tadeu nem tanto, porque ao que parece não muito do agrado de Pulo, mas já goza da simpatia da viúva de Campos. O grupo fechado de Câmara conta com outras opções e nomes até mais próximos do gestor. O fato é que Paulo não Eduardo e para lançar um nome sem expressão, pode tirar de vez o PSB do comando do estado…

BEM NA FITA ///O vereador e presidente da Câmara Rubinho do São João (PSD) saiu bem na fita com a realização do Congresso de Vereadores em Afogados da Ingazeira, no final de semana. Mostrou prestígio com o presidente da União de Vereadores de Pernambuco – UVP, Léo do Ar (PSDB) e foi o primeiro presidente da Casa Legislativa Municipal a trazer um evento de tamanha magnitude para a terrinha. Proporcionalmente, brilhou no nível do ex-prefeito José Patriota (PSB) que mesmo com toda força na Amupe, nunca trouxe um evento desse porte para o município. Aliás, se for olhar direitinho, o menino do São João é um político nato, maneirinho virado na mucunã, jeitoso e vem ganhando notoriedade como gestor. Dizem que é organizado e paga tudo em dia…

ESQUECEU ///Envolvido com o evento, o vereador e presidente da Câmara de Afogados da Ingazeira, Rubinho do São João (PSD) esqueceu de convidar a imprensa, presidentes de agremiações partidárias locais, inclusive o presidente do seu partido, Felipe Cassimiro que por lá não apareceu. Nesse quesito, o ex-presidente Igor foi bem melhor. O ex-gordo foi o único dos presidentes da Casa que fez campanha publicitária contemplando todos os produtores de conteúdo digital da cidade. Não é porque o camarada está fora da Casa que vamos esquecer suas atitudes!

RECEBEU ///O ex-vereador José Edson Ferreira, Zé Negão (Podemos) recebeu na última sexta-feira(22) o prefeito de Petrolina e pré-candidato ao governo do estado, Miguel Coelho (DEM) em sua residência. De lá, seguiram para a sua chácara, onde o Negão recepcionou o pré-candidato com um almoço. Informações dão conta de que ambos tiveram um rápido diálogo e aproveitando o ensejo deixaram uma reunião marcada para esta semana.

BUCHO CHEIO///Por falar em Zé Negão, sua assessoria de comunicação informou que ele recebeu em sua chácara uma túia de vereadores. Na ocasião, Zé encheu a pança junto com os convidados, regado de uma boa bebida e de articulações políticas, já que o ex-vereador que pretende disputar a Câmara Federal em 2022. O que não faltou foi comida no bucho. Pia!

ALTOS PAPUS///Aliado do ex-vereador Zé Negão (Podemos), mas possível eleitor do ex-prefeito José Patriota (PSB) que se movimenta para disputar a Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe, o vereador Antonio Oliveira, Toinho a Ponte (podemos) segue o líder com a mesma linha de que ‘saco seco não se segura em pé’. Sempre nas sexta-feiras convida os amigos para bater uma papo em sua residência. Lá é bucho cheio mermo, enchendo e derramando. O caba come que sai empanzinado. É café, leite, queijo, bolo, bolacha, chá, e até rapadura pru camarada quebrar o canal e as obturações dos dentes. A conversa todo mundo já sabe, é só pulítica. Vai Douglas, Renaldo Lima, Cassimiro e o Alisson Lira, o suplente dos suplentes que sonha ocupar uma lugar na Câmara como Toinho que como uma paciente sem cura era desenganado pelos cientistas políticos que faziam o prognóstico dos eleitos em 2020. O bicho é mago de ruim, mas come que só a gota serena.

Pajeú começa semana com 105 casos ativos de covid-19

Apesar do Pajeú registrar mais curas do que casos novos de covid-19, 16 casos foram confirmados nessa sexta (22)Boa parte das cidades da região, não divulgam boletim covid19 no fim de semana, mais de acordo com os últimos dados divulgados, das 17 cidades do Pajeú, apenas 4 não tem casos ativos da doença nesta segunda (25). Todos os outros 13 municípios tem, pelo menos 2 casos com o vírus ativo no organismo.

Serra Talhada lidera essa lista com 21 pessoas doentes da covid-19, seguida por Afogados da Ingazeira com 13 ativos, Santa Terezinha com 11, Itapetim com 9, em seguida Tuparetama, Iguaracy, Flores e Calumbi tem 8 cada. Completam a lista São José do Egito com 6, Triunfo tem 5, Santa Cruz da Baixa Verde 4, Carnaíba e Brejinho com 2 ativos cada, fecham lista de cidades da região que tem pessoas enfrentando o vírus ativo no organismo.

Tabira, Quixaba, Ingazeira e Solidão são as únicas atualmente que estão zeradas, ou seja, sem casos ativos de covid-19.

33.460 casos já foram confirmados em todo Pajeú desde o inicio da pandemia, destes 32.699 conseguiram se recuperar, o que dá um percentual de 97,72%.

657 vidas foram perdidas pra covid-19 em todas as cidades do Pajeú ao longo dessa pandemia.f

Itapetim / Comunidades rurais contempladas com sistema de abastecimento

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé e gramaPode ser uma imagem de céuMais duas comunidades rurais são contempladas com sistema de abastecimento construído pela Prefeitura. Dessa vez, aproximadamente 60 famílias dos Sítios Pé de Serra e Roça de Dentro estão recebendo água nas torneiras, uma ação de extrema importância para a melhoria da qualidade de vida das pessoas através do acesso a este bem tão precioso.
“Construímos 700 metros de adutora, instalamos rede elétrica e bomba, para que a água pudesse chegar às residências tornando realidade um grande sonho dos moradores da localidade. Quero agradecer ao nosso amigo Zé Morais, proprietário do açude.” Disse Adelmo Moura.
“Essas ações para levar água ao homem do campo vão continuar porque a nossa meta é deixar a zona rural de Itapetim 100% abastecida com água nas torneiras.” Acrescentou o gestor ao Blog.

Brejinho e Itapetim, água nas torneiras só na quinta(28), diz Compesa

Problema na elevatória de Riacho do Meio Resolvido, água chegando no Alto Pajeú - InforCiaA Compesa informa que, no último sábado (23), durante intervenções que estavam em andamento na Estação Elevatória 9, que manda água para Itapetim e Brejinho, foi verificado um novo vazamento na unidade. A equipe técnica isolou parte desta tubulação para voltar o abastecimento ainda no sábado, conforme previsto. Porém, após o retorno da operação do Sistema, as tubulações de recalque começaram a vibrar de maneira excessiva, impedindo o pleno funcionamento do sistema. Na manhã desta segunda (25) serão executadas novas intervenções, com a colocação de blocos de ancoragem de concreto usinado para apoiar a tubulação e sanar este problema de vez. A previsão é de que em 72 horas o fornecimento de água seja regularizado nas duas localidades. Enquanto isso, a Compesa vai enviar caminhões-pipa para atender os moradores.

Parlamentares Mulheres participaram do Congresso da UVP em Afogados

Nenhuma descrição disponível.O Congresso Estadual da UVP foi muito prestigiado pelos legislativos municipais de várias regiões no Estado de Pernambuco com participação de Vereadores, Vereadoras e funcionários de mais de 130 Câmaras Municipais presentes na cidade de Afogados da Ingazeira.

Adriana Lima, presidente da Câmara de Solidão e também Presidente da UVP Mulher, na tarde deste sábado, conduziu o evento com participações de mulheres de expressão que formaram a mesa abordando a temática das Mulheres na Política e nos Espaços de Poder.

As líderes do Comitê de Políticas Públicas-Núcleo Recife do Grupo Mulheres do Brasil: Hérica Nunes Brito, Maria Luiza Figueiredo e Dulce Freire participaram explanando a defesa da reserva de assentos para mulheres no Legislativo e em contato direto com as vereadoras eleitas do estado de Pernambuco, presentes no evento apresentaram os valores do grupo e a partir da adesão a esse movimento por parte das Vereadoras que compunham a mesa: Adriana Lima-Solidão, Perpétua Dantas-Caruaru e Gal Mariano-Afogados da Ingazeira, engajadas no fortalecimento das mulheres na política, por meio da assinatura do documento Carta de Compromiso, tantas outras lá presentes fizeram o mesmo.

Presente também no auditório do evento a Vereadora Jordânia, Presidente da Câmara em Itapetim-PE, mais votada na eleição de 2016 naquele município, e no pleito de 2020, proporcionalmente a mais bem votada do estado de PE, foi inspiração pelo trabalho conjunto com GMB no PL de sua iniciativa e já sancionada a Lei no Executivo, instituindo o dia municipal de Combate ao Feminicídio; incluído no calendário oficial de datas comemorativas municipais para conscientizar a população sobre a importância de combate ao Feminicídio e demais formas de violência contra a mulher em consonância com a vigente política nacional.

O GMB, através de suas líderes explanaram também as parcerias importantes com o Ministério Público em pautas como a da Pobreza Menstrual e finalizaram a participação dizendo:

“Não reinventamos a roda, nos engajamos em projetos e instituições já existentes e queremos igualdade de oportunidades entre gêneros e raças. E que a nossa voz ecoe em todos os espaços de poder, ficando claro que não somos contra os homens, somos a favor das mulheres para o Brasil, de sempre, dar lugar a um Brasil melhor, e aí precisamos dar voz a quem estar pronto para fazer acontecer: AS MULHERES! As brasileiras têm a garra e a determinação para mudar o Brasil e para tanto não estamos querendo ser Partidárias e sim protagonistas dessa mudança inclusiva”.

Semana do bebê começa nesta segunda-feira em Afogados

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira inicia nesta segunda-feira (25), as atividades alusivas à 9ª Semana do Bebê, com o tema “Fortalecendo os elos na primeira infância”. A ação envolve diversas secretarias municipais, como as de saúde, educação, assistência social e cultura e esportes, numa programação que visa fortalecer as políticas públicas municipais de atenção à primeira infância, cujos indicadores deram a Afogados da Ingazeira, no ano passado, o prêmio do Selo Unicef, em reconhecimento aos avanços obtidos.

“Essa é uma ação primordial para a nossa gestão, melhorar os indicadores de saúde e educação, de qualidade de vida, garantindo uma atenção integral por parte do município às nossas crianças e adolescentes”, destacou o prefeito Alessandro Palmeira.

Confira a programação na íntegra:

9ª SEMANA DO BEBÊ

25 a 28 de Outubro

Programação em Afogados da Ingazeira

Segunda-feira (25)

Horário 19h.

Local: Auditório da Secretaria de Assistência Social

Apresentação cultural

Divulgação da programação da semana

Pronunciamento das autoridades

Palestra sobre a importância do fortalecimento dos elos na primeira infância

(Carolina Fernandes, psicóloga do Centro Especializado de Reabilitação – CER III).

Terça-feira (26)

8h às 12h

Curso “cuidados com o recém-nascido”

(auditório da Secretaria de Assistência Social – no decorrer da semana, na Secretaria de Saúde).

Público: enfermeiras das UBS, visitadoras do Programa Criança Feliz e cuidadoras do abrigo institucional. Orientadora: Natali Morais – enfermeira obstetra do HREC.

Quarta-feira (27)

7h30 – Programa Bolsa Família

Atividade educativa abordando a temática “O papel da família no fortalecimento dos elos na primeira infância”.

Palestrantes: Anne Alcântara e Emanuelle Genésio – Psicólogas do CRAS e CREAS

9h – Auditório da Secretaria de Assistência Social

Orientações sobre a importância da amamentação, com as lactantes acompanhadas pelo Programa Criança Feliz.

Palestrantes: Anne Alcântara e Emanuelle Genésio – Psicólogas do CRAS e CREAS

14h – Auditório da Secretaria de Assistência Social

Roda de Conversa “A Importância do Aleitamento Materno”, coordenada por Natali Morais, enfermeira obstetra do HREC.

15h – Auditório da Secretaria de Assistência Social

Ensaio Fotográfico para Gestantes

“A beleza na acolhida de uma vida”

Quinta-feira (28)

Atividades alusivas à Semana do Bebê nos Centros de Educação Infantil

(durante toda a semana nas escolas da rede municipal)

Vivência dos projetos família-escola, brincando ecológico e semana do brincar.

(palestras, reuniões com pais e responsáveis, gincanas com as crianças e confecções de brinquedos a partir de sucatas)

20h – Cineteatro São José

Quinta Cultural – Live “Bom é ser Criança”

(solenidade de encerramento com homenagens ao bebê prefeito)

Intensificação dos serviços de puericultura e pré-natal nas unidades de saúde, com ações alusivas à semana do bebê, durante toda a semana.

População de Itapetim revoltada com COMPESA

BLOG NILL JR/

Companhia não oferece alternativa para drama de 30 dias sem água

Depois de passar cerca de duas semanas sem água na tubulação, a Adutora do Pajeú voltou a apresentar problemas.

Um estouramento foi registrado pela Compesa da Estação Elevatória 9, às margens da PE-275, próximo à saída de São José do Egito.

O problema é que, apesar da promesa, a COMPESA não realizou ainda o serviço de reparo. Resultado, já são 30 dias sem água em Itapetim. O maior problema é que a população não tem opção para buscar agua em outras fontes. Quem comercializa água tende a superfaturar pelo produto. A COMPESA nem oferece água através de carro pipa, muito menos dispensa a conta de quem vai pagar sem líquido nas torneiras. A situação lembra o drama de 2015, quando a lata d’água na cabeça era rotina dos moradores. Quarenta e duas caixas tiveram que ser espalhadas na cidade. A diferença é que naquele ano, a COMPESA oferecia caminhões pipa, que abasteciam as caixas com água tratada vinda da barragem do Rosário, coletada na ETA de São José do Egito.

Lula tem triplo de votos sobre Bolsonaro em PE

Lula soma 51,1% das intenções, enquanto Bolsonaro tem 17,1%. Ciro vai a 4,9%, Datena possui 2,7% e Moro atinge 2,6%, com números semelhantes ao primeiro cenário. Eduardo Leite tem apenas 0,3% e Pacheco aparece com 0,2%. Brancos e nulos são 11,9% e os indecisos chegam a 9,2%. Em comparação à pesquisa anterior, publicada em maio, Lula (53,2%) e Bolsonaro (20%) oscilaram dentro da margem de erro, enquanto Ciro (4,8%) se manteve estável. Doria (1,5%) recuou 0,5%.

Na espontânea, quando o entrevistado diz em quem vai votar sem recorrer a uma lista, Lula foi citado por 39,2%, Bolsonaro por 15,3% e Ciro Gomes por 1,8%. Outros mencionados: Luciano Huck (0,3%), Sergio Moro (0,3%), Datena (0,2%), João Doria (0,2%), Cabo Daciolo, Guilherme Boulos e Mandetta (ambos com 0,1%). Neste cenário, os indecisos chegam a 32,2% e brancos e nulos somam 10,2%.

No quesito rejeição, o presidente Bolsonaro lidera com sobra: 51,5% dos eleitores disseram que não votarão nele de jeito nenhum. Lula vem na sequência, com 19,1% de rejeição. Completam a lista com índices menores: Moro (2,2%), Doria (2,1%), Ciro (1,9%), Datena (1,1%), Mandetta (0,6%), Rodrigo Pacheco (0,5%) e Eduardo Leite (0,3%). Entre os consultados, 9,7% disseram que rejeitam todos e 11% afirmaram não rejeitar nenhum dos candidatos.

A pesquisa foi feita entre os dias 16 e 20 de outubro, com a aplicação de dois mil questionários em 80 cidades de Pernambuco. O intervalo de confiança estimado é de 95,5% e a margem de erro máxima estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares.

Curso reuniu profissionais de educação física em Afogados da Ingazeira

O centro desportivo municipal de Afogados sediou neste final de semana, um curso sobre Futsal e pedagogia do esporte, ministrado pelo renomado professor Fabiano Souza (Chokito), graduado em educação física, com especialização em futebol e futsal, sendo atualmente professor da Uninassau e Universo, e coordenador de educação física e esportes do Colégio GGE.

“Afogados é uma cidade acolhedora, com profissionais talentosos e um grande potencial. Fico feliz em poder ajudar, com os meus conhecimentos, a qualificar a prática dos que já atuam na área esportiva em Afogados”, afirmou Chokito.

Mais de 20 profissionais de educação física e treinadores participaram das aulas teóricas e práticas.

Opinião e Blog do Magno: Raquel Lyra 19,9%; Geraldo 14,4% e Miguel Coelho, 12,4%

A menos de um ano das eleições 2022, a pré-candidata do PSDB ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra, aparece na dianteira com 19,9% das intenções de voto, segundo pesquisa do Instituto Opinião em parceria exclusiva com o Blog do Magno.

Em segundo lugar, num cenário de empate técnico, despontam o pré-candidato do PSB, Geraldo Julio, com 14,4%, e igualmente pré-candidato do União Brasil, Miguel Coelho, com 12,4%.

Prefeito de Jaboatão e pré-candidato do PSL, Anderson Ferreira vem em seguida com 8,7% e Gilson Machado Neto (sem partido), provável candidato apoiado pelo presidente Bolsonaro no Estado, se situa em último lugar, com 1,7%. Brancos e nulos somam 20,2% e indecisos um pouco mais – 22,7%. Em relação ao levantamento anterior, em maio passado, Raquel e Miguel foram os que mais apresentaram crescimento.

A tucana estava com 9%, no cenário em que Marília Arraes (PT) liderava com 26,8%, subindo dez pontos percentuais. Já Miguel saiu de 5,6% para 12,4%, oscilação positiva de sete pontos percentuais. Geraldo Julio também melhorou sua performance, saindo de 6,7% para 14,4%, ganho de oito pontos percentuais. Já Anderson foi o que teve a menor variação positiva, saindo de 7,4% para 8,7%, abaixo da margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na nova pesquisa, quando o nome de Marília Arraes é posto, considerando um cenário quase que improvável, a candidatura do PT em faixa própria, a petista lidera com 23,1% e Raquel vem em segundo, com 15%. Na ordem seguinte, aparecem Geraldo com 9,9%, Miguel com 9,5%, Anderson com 7,7% e Gilson Machado com 1,2%. Brancos e nulos somam 16,7% e indecisos 16,9%.

No cenário em que o nome de Geraldo Júlio, do PSB, é substituído por Zé Neto, secretário da Casa Civil, Raquel Lyra permanece na liderança com 22,9% e Miguel Coelho é o segundo, com 13,6%. Anderson aparece com 10,4% e Gilson 2,3%. Brancos e nulos somam 24,5% e indecisos chegam a 24%. Já quando Zé Neto é substituído pelo ex-ministro José Múcio, Raquel lidera com 22,4%, Miguel se mantém em segundo com 13,3% e Anderson se mantém na casa dos 10%, desta feita com 10,2%, enquanto Gilson aparece com 2,3% e Zé Múcio com 5,3%. Brancos e nulos somam 23,1% e indecisos 23,4%.

Por fim, no cenário em que Fernandha Batista seria a candidata do PSB, Raquel se mantém à frente com 23,4% e Miguel em segundo, com 13,9%. Anderson aparece com 10,6%, Gilson 2,7% e a própria Fernandha se situa apenas com 0,7%. Brancos e nulos somam 23,7% e indecisos 25%.

No capítulo rejeição, Geraldo Julio é o que detém a maior taxa. Entre os que foram entrevistados, 14,9% disseram que não votariam nele de jeito nenhum, seguido por Anderson Ferreira, com 7,1%, Raquel Lyra, com 6,6%, Miguel Coelho, com 6% e Gilson, o menos rejeitado, com 4,4%. Entre os entrevistados ainda, 18,5% disseram que rejeitam todos e 42,5% disseram que não rejeitam nenhum dos nomes apresentados na cartela.

A pesquisa foi a campo entre os dias 16 a 20 de outubro

Armando lidera corrida para o Senado

Blog do Magno

A nova pesquisa do Instituto Opinião (PB) feita com exclusividade para o Blog do Magno aponta que o ex-ministro Armando Monteiro Neto (PSDB) lidera com folga a corrida eleitoral para o Senado, com 23,1%. Os demais pré-candidatos aparecem tecnicamente empatados.

O deputado federal André de Paula (PSD) surge com 7,1%, seguido pelo colega de Câmara Silvio Costa Filho (Republicanos), que tem 6,8%. O deputado Eduardo da Fonte (PP) é o quarto, com 4,8%, e o jornalista Magno Martins (sem partido) tem 3,2%. Brancos e nulos somam 26,9% e os indecisos chegam a 28,1%. Dos nomes estimulados nesta consulta, apenas Armando (14,8%) e Da Fonte (1,7%) haviam aparecido no levantamento anterior, em maio deste ano

Samu realiza primeiro atendimento através do 192 em Solidão

A Unidade Móvel do Samu, realizou em Solidão, no Sertão de Pernambuco, o primeiro atendimento através do 192, atendendo a um chamado da coordenadora de saúde mental Tânia Marques, para a realização de uma emergência, e na ocasião, a unidade móvel foi socorrer uma paciente em surto no sítio Canoa, na zona rural do munic De acordo com a secretária Damiana Alves, o Samu é pactuado com a cidade de Tabira, e vai ser de grande importância para auxiliar na saúde dos solidanenses, já para o prefeito Djalma Alves, é um reforço para a saúde.

Tuparetama reforça vacinação dos idosos contra Covid-19

A dose de reforço da vacina contra a Covid-19, destinada aos idosos a partir dos 60 anos, vem sendo aplicada no grupo prioritário desde a última quinta-feira (21), na cidade de Tuparetama. A vacinação segue acontecendo no Teatro Municipal de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que o prazo entre a 2ª dose e o reforço são de 6 meses. Para o idoso que tiver dificuldade de se locomover até o teatro, a vacina será aplicada no domicílio, por meio do agente de saúde e da equipe de vacinadores.

Até o momento, Tuparetama contabiliza 10. 534 pessoas vacinadas com pelo menos uma dose do imunizante. O município continua vacinando a população com a primeira e segunda dose contra a Covid-19.

Novo estouramento na adutora do Pajeú, deixa Brejinho e Itapetim sem água nas torneiras

Brejinho e Itapetim ainda sofrem com falta d`água, devido a estouramentos na adutora do PajeúEditado às 8h (segunda-feira 25)/

O trecho da Adutora do Pajeú inaugurado  há cerca de um ano, ainda não conseguiu atender a contento toda população de Brejinho e Itapetim. Depois de passar cerca de duas semanas sem água na tubulação, quando foi retomada a captação, problemas de estouramento foram registrados pela Compesa da Estação Elevatória 9, as margens da PE-275, próximo a saída de São José do Egito.

Segundo nota divulgada pela Companhia a previsão é de que o serviço de reparo seria concluído neste sábado (23) e o abastecimento de Itapetim e Brejinho seria regularizado ainda nesse final de semana. Mas noticias chegadas ao blog do Marcello Patriota, é que técnicos que trabalharam no reparo nos últimos dias, ainda não conseguiram concertar o  problema, na noite desse sábado(23) a informação é que  para poder funcionar sem estourar, vai ser necessário fazer um blocos de ancoragem para dar firmamento, e isso vai levar alguns dias, voltou o mesmo problema /vazamento/ estouramento. As equipes voltam ao trabalho/concerto nessa segunda(25)  Itapetim e Brejinho estão a quase um três semanas sem água nas torneiras .  O prazo para retorno da normalização da água é em torno de 5 dias, previsão sexta-feira(29)

Giro pelos BLog’s (25/10/2021)~~

Blog do FinFa

Presente – Neste domingo (24), a equipe de Vigilância em Saúde da Regional da X GERES, esteve presente no município de Santa Terezinha-PE, durante a realização da terceira etapa da XIII Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras. Segundo o Gerente Mary Delanea, foi montado um estande para testagem por meio de teste de antígenos para Covid-19 no público-alvo do evento. A ação contou também com o apoio dos profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde daquele município.

Encerramento – O prefeito da Ingazeira-PE,Luciano Torres, em contato com este blogueiro, confirmou que na próxima sexta-feira (29), as secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Educação, da Mulher e de Cultura, estarão realizando o encerramento da Campanha ‘Outubro Rosa’, convidam todas as mulheres ingazeirenses para um dia de beleza. Neste dia, será disponibilizado ônibus em dois pontos de apoio (Em frente à igreja em Santa Rosa e também em frente à escola do Sítio da Caiçara)., serão entregues fichas por ordem de chegada e cada pessoa deverá escolher um dos serviços. Haverá ainda muita música, dança com os professores da Academia das Cidades, teste do COVID e tendas com informações das secretarias.

Família – Registrei um fato inusitado no Congresso da União dos Vereadores de Pernambuco-UVP, que foi realizado em Afogados da Ingazeira neste final de semana. A família Marinheiro, que tem raízes no Sítio São João em Afogados da Ingazeira, hoje tem três vereadores de mandato: Antônio Bujão vereador de Solidão-PE, com oito mandatos de vereador e dois de Presidente da Câmara; a vereadora de Solidão-PE, Adriana de Agenor, dois mandatos de vereadora e é atual Presidente da Câmara e o Presidente da Câmara de Afogados da Ingazeira, Rubinho do São João, dois mandato e o vereador mais votado nas eleições de 2020.

Respeitar é bom –

Uma fonte que participava do Congresso dos Vereadores que foi realizado da última quinta-feira (21) até ontem (24), na Pousada de Brotas em Afogados da Ingazeira, promovido pela UVP, disse a este blogueiro que o Presidente da Câmara de Flores, vereador Luiz Heleno (foto), estava discriminando o vereador mais votado da cidade de Serra Talhada, China Menezes (PP).Segundo a fonte, O Presidente da Câmara de Flores, tratou o vereador campeão de votos da capital do Xaxado, de ‘pobrezinho’. “Acho que o Presidente da Câmara de Flores, pensa porque estava compondo a mesa do Congresso da UVP, é algo que credite ele menosprezar colegas, não sabe ele, que China obteve 2.020 votos no maior eleitorado do Pajeú, não é para qualquer pobrezinho, enquanto o vereador Luiz Heleno, obteve 778, sendo o quinto.Não dar para comparar”,disse a fonte.

Reformando – O Governo Municipal de Itapetim-PE, continua realizando reformas nos prédios públicos do município. E dessa vez, a ação contemplou a Escola José Correia, no bairro Santa Luiza de Marilac, onde funciona a Creche Criança Feliz. “Fizemos toda pintura do prédio, retelhamento, troca de pias e ainda construímos uma murada na escola. As melhorias vão deixar o ambiente muito mais confortável e aconchegante para as crianças e funcionários”,disse o prefeito Adelmo Moura.

Ridículo – Na abertura do Congresso dos Vereadores de Pernambuco-UVP, na última quinta-feira (21), chamou a atenção dos parlamentares presentes, o discurso do ex-presidente e vereador de Timbaúba, Josinaldo Barbosa (foto), que fez severas críticas aos componentes da chapa derrotada, encabeçada pelo vereador Zé Raimundo de Serra Talhada. “Esse Josinaldo foi ridículo com nós vereadores, ele pensava que iria ser perpétuo na UVP, deveria ter mais educação e respeitar os colegas, a eleição passou”, disse um vereador em contato com este blogueiro.

Respondeu – O vereador de Serra Talhada, Zé Raimundo que foi candidato a presidente da UVP, na eleição de 18 de Abril, em entrevista a este blogueiro, respondeu as críticas que o ex-presidente Josinaldo Barbosa,fez aos colegas da sua chapa.

Perguntar não ofende – Por que vereadores de Ingazeira e Tabira, não participaram do Congresso da UVP em Afogados da Ingazeira?

O encontro do prefeito do Recife, João Campos (PSB), com o ex-presidente Lula, na noite de ontem, foi uma clara sinalização de que a aliança entre PT e PSB caminha a passos largos para ser sacramentada. Eles tiveram juntos em um jantar, no mês de agosto, no Palácio do Campo das Princesa.

Campos defendia uma candidatura própria do PSB à Presidência da República, além de ter vivenciado uma eleição muito dura com o PT, no Recife, no ano passado. Porém, o gesto de ir ao encontro de Lula é um sinal verde para seu partido buscar um entendimento com os petistas.

O gesto de João tem peso dobrado na cabeça do líder petista. Ele é filho de Eduardo Campos, se elegeu prefeito da Capital pernambucano, bateu no PT em 2020 e vem fazendo uma gestão aprovada pela população. E vinha sendo, até o momento, a principal liderança socialista a nível nacional que representava algum empecilho à uma aliança que ocorre, nacionalmente, desde 1994. Aparentemente, o cadeado foi aberto, agora resta girar a maçaneta.

NA OPOSIÇÃO – Depois de flertar uma volta ao Governo, o deputado estadual Wanderson Florêncio anunciou seu voto em Miguel Coelho para governador e Fernando Filho para federal. Com esse movimento, ele carimba sua permanência na Oposição. É esperada sua filiação ao Podemos.

SIRINHAÉM – Impressionou a todos que acompanharam a agenda do governador na cidade o clima de acirramento do grupo da prefeita Camila Machado e os adeptos de France Hacker. As divergências locais, todavia, não influenciam o céu de brigadeiro que Paulo Câmara vive em Sirinhaém, já que tem o apoio dos dois grupos.

RÁPIDAS

PRESTIGIOU – O prefeito de Palmares, Júnior de Beto (PP), foi até Bezerros, no Agreste, para confirmar seu apoio a Miguel Coelho para governador. Essa movimentação consolida Júnior no campo da Oposição.

FORA DA DISPUTA – O ex-deputado Adalberto Cavalcanti não vai disputar eleição em 2022. Ele vai apoiar a reeleição de Gustavo Gouveia para a Alepe e Lucas Ramos para federal.

DE OLHO NO ELEITORADO – Diversos políticos estiveram no aniversário do pastor Ailton José Alves, presidente da Assembleia de Deus em Pernambuco. No comando de uma das principais denominações cristãs do Estado, Ailton sabe a força eleitoral que tem.

PINGA-FOGO: PT vai reivindicar espaço na chapa da Frente Popular?

Coluna da segunda | Gesto de João Campos sinaliza para aliança entre PSB e PT

Prefeito do Recife e representante do espólio político-eleitoral do ex-governador Eduardo Campos, João Campos reuniu-se, em São Paulo, com o ex-presidente Lula em um gesto que pode ser interpretado como o que faltava para selar a volta da aliança entre PT e PSB no plano nacional, e, consequentemente, em Pernambuco. Entre os líderes partido socialista, João era, praticamente, a única voz contrária ao retorno desse casamento que teve, no passado, as figuras de Eduardo e de Lula como emblemáticas.

Foi verbalizado por João Campos que a aliança tem o objetivo de derrotar o presidente-candidato Jair Bolsonaro, que, combalido, vai tentar a reeleição em um cenário completamente adverso. Em decorrência do tamanho e do posicionamento estratégico do PSB em estados como São Paulo e Pernambuco, por exemplo, é possível que dessa união saia para os socialistas a vaga de vice na chapa a ser encabeçada por Lula.

A volta da aliança PT-PSB, que deve ser oficializada mais à frente, dá ares de dramaticidade à candidatura do pedetista Ciro Gomes à Presidência da República. Isolado no campo da esquerda, ao cearense só resta buscar apoios na direita; já que PCdoB e PSOL dificilmente não se incorporarão ao projeto capitaneado por Lula – o PCdoB, aliás, pode até fundir-se ao PSB.

Após o ato que formalizará a volta da aliança, começarão a pipocar os nomes que podem vir a compor a chapa de Lula. Pelo que se fala, o desejo do ex-presidente, quase um Deus no Nordeste, é que esse quadro seja do sul. Contudo, não estão descartadas opções nordestinas como o governador do Maranhão, Flávio Dino. O fato é que essa indicação, pela leitura que se faz, deve ser mesmo do PSB.

Em Pernambuco, não há muita surpresa. Petistas pedirão votos em 2022 para o candidato do PSB, que esta coluna apurou que nunca deixou de ser o ex-prefeito do Recife e atual secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Júlio. O socialista, é preciso que se diga, tem negado a intenção de concorrer; pelo menos oficialmente.

Ao partido de Lula caberá indicar um dos três nomes que formarão a chapa da Frente Popular em Pernambuco. E Lula quer o Senado porque precisa de aliados de confiança em Brasília para um eventual terceiro governo, a partir de 2023 – o ex-presidente lidera a corrida eleitoral a um ano do pleito.

Portanto, diante desse cenário, ficaria difícil o PSB ficar com duas cabeças na majoritária; o que tornaria inviável uma candidatura do atual governador, Paulo Câmara, à Casa Alta, como dizem ser seu desejo. Câmara, um quadro nacional do PSB, pode terminar o seu mandato e pintar em um eventual ministério lulista.

O que se ouve conversando com socialistas e petistas é o que o acordo é tido como positivo para os dois lados. O PSB, que vai para uma eleição difícil de fim de ciclo, teria o peso e a força do lulismo em seu palanque, que, somada à capacidade da máquina eleitoral da Frente Popular, colocaria Geraldo Júlio em vantagem contra os oposicionistas.

Para o PT, cuja meta número 1 é fazer Lula voltar a subir a rampa presidencial, também é vantagem pois o ex-presidente teria em sua base nacional um PSB coeso e capaz de buscar eleitores fora do espectro que eles, os petistas, seriam incapazes de cooptar.

O povo quer saber: que nome o PSB indicará para vice de Lula?

Blog do Magno 

Exclusivo para este blog, o levantamento do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), mostrando o retrato eleitoral do momento na sucessão estadual, foi excelente para Raquel Lyra (PSDB), muito bom para Miguel Coelho (União Brasil) e razoável para Geraldo Julio (PSB), porque cresceram quase no mesmo tamanho, num espaço de cinco meses. De maio para cá, o cenário mudou. Marília Arraes, que liderava, por exemplo, é hoje carta fora do baralho. O PT, seu partido, está acordado em apoiar o PSB.

Em relação à pesquisa anterior, Raquel oscilou dez pontos positivamente, Geraldo oito pontos e Miguel sete pontos percentuais. Anderson foi o único, dos que estão colocando-se na disputa, que cresceu menos, apenas um ponto, abaixo da margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Miguel avançou porque, dos três mais citados na oposição, foi o que teve seu nome praticamente oficializado quando se filiou ao DEM, que virou União Brasil.

Também porque é o mais andarilho. Já Raquel, que não se apresenta nem assume que vai entrar na guerra, subiu sem explicações. Provavelmente, pelo espaço que ganhou na mídia como presidente estadual do seu partido, pela aproximação de Caruaru com a Região Metropolitana e pelo fato de ser mulher, que pesa positivamente. O Governo tem uma pesquisa que o pernambucano sinaliza por uma experiência de saia despachando no Palácio das Princesas.

Daí, a razão da inserção da secretária Fernandha Batista (Infraestrutura) passar a ser lembrada, ganhando destaque nas andanças do governador pelo Interior. Geraldo Julio, o único a reverberar em notas pessoais, sem o crivo do partido, que está fora do páreo, ainda é o nome mais forte do PSB, conforme atesta a pesquisa, o que pode, a partir de agora, mudar o rumo da discussão na Frente Popular.

Pesquisa é uma foto do momento, o que define uma eleição é o curso da campanha. A leitura que se pode tirar deste novo cenário do Opinião é que Raquel e Miguel são os mais competitivos da oposição e que Geraldo não está tão desgastado como se ventilou, embora seja, dos nomes postos, o que detém a maior taxa de rejeição. Os números a ele são desfavoráveis em todas as regiões do Estado, mas no Grande Recife é, dentre todos, o que tem ainda a maior taxa de potenciais eleitores.

Bons de largada – Algo que ficou muito claro, na leitura dos números da pesquisa, é que os pré-candidatos partem muito fortes em suas aldeias. É o caso, por exemplo, de Miguel Coelho, que sai do São Francisco com 82% das intenções de votos. Não tão expressivo em percentual quando Miguel, Raquel larga bem no Agreste, sua região, com 44% do eleitorado sinalizando que votaria com ela. Geraldo, por sua vez, tem a maior taxa de intenção dos seus eleitores na região que é mais conhecido, o Grande Recife, com 24%. Já Anderson, que administra Jaboatão, tem mais de 17% do seu eleitorado na RMR.

Abrir palanque – Provável nome a abrir palanque para o presidente Bolsonaro no Estado, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, se situou na pesquisa dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Também dos que estão colocados é ainda o menos conhecido e também nunca assumiu que é candidato a governador. Quando passou por Sertânia, na semana passada, Bolsonaro, entretanto, já o tratou de “futuro governador de Pernambuco”.

Rejeição e vitrine – Surpresa crescente na pesquisa, Miguel Coelho tem potencial para se apresentar mais competitivo ainda por ser o nome com a menor taxa de rejeição entre os mais conhecidos. Perde apenas para Gilson Machado. Outra vantagem de Miguel: tem uma vitrine para mostrar ao longo da campanha: a gestão com maior índice de aprovação no Estado, com percentuais acima de 90% de ótimo e bom.

Só derrotas – Ao se manter no PT, Marília Arraes tende a sofrer o terceiro revés da sua trajetória política, ficando fora do páreo. O primeiro foi na eleição de 2018, quando as pesquisas apontavam seu favoritismo e o PT se abraçou com Paulo Câmara. Na eleição passada, o PT apoiou Marília na disputa pela Prefeitura do Recife da boca pra fora. E agora, pelo que rola nos bastidores, fará tudo para queimar até a sua indicação para a disputa pelo Senado na chapa encabeçada pelo PSB.

Câmara reprovado – O Governo Paulo Câmara é rejeitado por mais da metade dos pernambucanos, segundo atesta o levantamento do Opinião. Dos entrevistados, 52,1% disseram que reprovam sua administração ante 36,6% que aprovam. É, de longe, o campeão em desaprovação no Estado. Nem Joaquim Francisco, na pior fase, alcançou índices tão negativos. Difícil acreditar que possa se recuperar em tão pouco espaço de tempo, mesmo com R$ 5 bilhões em caixa para tocar obras.

CURTAS

POR REGIÃO – Por região, a que pior avalia o Governo Paulo Câmara é a Zona da Mata. Dos entrevistados, 32% disseram que reprovam a gestão, seguindo-se o Agreste, com 30%, a Região Metropolitana, com 25%, o Sertão geral, com 22% e o São Francisco, com 11%. É por essas e outras que deve ficar no Governo até o fim, sem se aventurar a disputar o Senado ou uma vaga na Câmara dos Deputados.

BOLSONARO, O PIOR – Pior que Paulo Câmara no Estado é a situação do Governo Bolsonaro. Segundo o Opinião, 70% dos pernambucanos reprovam a gestão do presidente. Entre os que aprovam, apenas 24%. A maior rejeição do Governo Federal está no Sertão. Ali, segundo o levantamento, 84% dos entrevistados consideram ruim e péssimo.

Perguntar não ofende: Bolsonaro terá palanque em Pernambuco?

Juntos em Carnaíba, Duque e Márcia enfraquecem apostas de racha em Serra Talhada

Após rumores de racha entre o ex-prefeito Luciano Duque e a prefeita Márcia Conrado, os dois têm sido vistos juntos com mais frequência nas agendas oficiais da prefeitura de Serra Talhada e nas agendas políticas de Duque no Sertão.

Neste sábado (23), Duque levou sua Caravana Pernambuco Mais Forte para a cidade de Carnaíba, onde acompanhado de Márcia se reuniu com produtores rurais, agrônomos, educadores sociais e lideranças do município. Na sequência ele foi ao Sítio Rosilho conhecer os arranjos produtivos desenvolvidos na localidade, a exemplo do cultivo de melancia e da criação de animais.

Ele fez questão de agradecer a presença da sucessora na agenda. “Agradeço à prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, por acompanhar essa agenda e a todos os representantes da população de Carnaíba em nome do amigo Gleydson, que vem construindo conosco essa ponte para importantes discussões no município”, disse.

Na ocasião, Márcia taxou de exitosa a gestão de Duque em Serra Talhada. “Hoje também foi dia de acompanhar o ex-prefeito Luciano Duque em mais uma etapa da Caravana Pernambuco Mais Forte, que esteve em Carnaíba conversando com diversas lideranças. Tivemos a oportunidade de conhecer alguns dos problemas que enfrentam, as atividades que desenvolvem no município e aproveitamos também para falar das ações exitosas realizadas ao longo das nossas gestões, que vêm transformando a vida do nosso povo”, afirmou nas redes sociais.

Em julho, Márcia já havia acompanhado a primeira caravana de Duque no Vale do São Francisco, onde passaram por Lagoa Grande e Petrolina. E recentemente a presença de Duque tem sido constante nos eventos e agendas da prefeita na capital do xaxado. A presença dela em Carnaíba pode enfraquecer de vez as apostas de racha entre os dois, que lideram o maior grupo político de Serra Talhada.

Jovem tabirense morre em acidente ao voltar de Bolão de Vaquejada em Água Branca

Um jovem que voltava de um Bolão de Vaquejada em Água Branca morreu essa manhã em um acidente. O episódio ocorreu na PE 409, entre os dois municípios. Marcelo Silva, idade não informada, sobrou em uma curva e morreu na hora. Uma equipe do SAMU esteve no local mas infelizmente não há nada que podia ser feito. Marcelo era apaixonado por cavalos e vaquejadas.

Era filho de Soneide, conhecida dona de um trailler na Praça Pedro Pires. O pai, André Silva,  o Dedé dos Tambores,  também é pedreiro. Eventos como vaquejadas e bolões estão entre os que voltaram com força na região.  E de longe esses e outros eventos realizados não cumprem os protocolos. E prefeitos não fiscalizam por má vontade, falta de estrutura, relaxamento ou mesmo ignorância. Hoje, shows, por exemplo, devem ter 90% dos ingressos destinados a quem já tiver completado seu esquema vacinal, seja com duas doses ou a vacina de dose única.

Os outros 10% dos ingressos serão vendidos a quem tiver tomado apenas a primeira dose e apresentar exame negativo de RT-PCR feito 48 horas antes do evento ou de antígeno realizado 24 horas antes. Os shows poderão ser realizados até 1h, com duração de até sete horas. A nova flexibilização não abrange área de dancing, mas será permitido ficar em pé utilizando a máscara. A máscara só poderá ser retirada quando se estiver consumindo comida ou bebida. Nada disso é cumprido. Na Paraíba os protocolos são ainda mais duros. Shows, feiras e convenções no estado, tem que respeitada 20% da capacidade do local.

O blog e a história: Arraes entrega títulos de terra em SJEgito

Blog Nill Jr /O registro é do fim dos anos 80. O governador Miguel Arraes entrega de títulos de terras a trabalhadores rurais de São José do Egito. A foto foi passada pelo parceiro  Marcelo Patriota ao blog.

O ex-governador ainda seria responsável pela ampliação do Açude de São José II, para ajudar na distribuição de água no município de São José do Egito.

Na foto, acompanhando Arraes, nomes como Anchieta Santos, Nenê Dudu, Lostiba, Gilberto Rodrigues e o gênio Lourival Batista, de costas ao lado do líder socialista.  Louro morreu em 1992.

Praticamente 30 anos depois, o reservatório ainda foi por muito tempo a redenção dos egipciences. Solução defintiva, a segunda etapa da Adutora do Pajeú  ficou pronta mas ainda apresenta problemas,  como nos que deixaram a população sem água esses dias.

Menos de 50% dos municípios do Pajeú participaram de reunião com grupo Fé e Política

Reunião apresentou cartilha de educação ambiental para a preservação da Caatinga

Por André Luis/ Blog Nill Jr

Nesta quinta-feira (21), uma reunião promovida pelo grupo Fé e Política Dom Francisco, da Diocese de Afogados da Ingazeira, em parceira com a ASA e o Centro Sabiá, apresentou e distribuiu a cartilha: “Caatinga Guardiã da Água”, para representantes de municípios do Sertão do Pajeú.

A finalidade do grupo Fé e Política é que a cartilha seja usada como material didático nas salas de aula das escolas municipais da região, buscando conscientizar as gerações futuras sobre a importância da preservação de nosso bioma.

A reunião aconteceu na sede do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú – Cimpajeú, em Afogados da Ingazeira.

Os dezessete municípios do Pajeú confirmaram presença, mas apenas seis compareceram. Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Tabira, Ingazeira, Tuparetama e Brejinho.

Dos onze restantes, apenas Triunfo justificou a falta alegando motivos superiores.

Procurado pela redação do Blog do Nill Júnior, o professor Adelmo Santos, informou que cada município presente recebeu entre 100 e 500 cartilhas, dependendo da demanda apresentada pelas próprias cidades anteriormente. “Os municípios que não compareceram irão receber na sede do Cimpajeú”, explicou o professor.

Adelmo informou ainda que a coordenadora de Educação do Campo da Gerência Regional de Educação, Adriana Marques, também participou da reunião. “As escolas do Estado também participarão dessa importante ação, por meio das EREMs e das escolas de educação do campo”, esclareceu.

O professor informou que o grupo Fé e Política, avaliou a reunião positivamente. “Independente de ter uma participação de menos de 50% do território. Os municípios que vieram é porque estão interessados em desenvolver ações pela recuperação e conservação do nosso bioma Caatinga” afirmou Adelmo.

Ainda segundo o professor, uma das questões debatidas foi a importância de se trabalhar os conteúdos da cartilha, além da sala de aula. “As escolas podem desenvolver ações que impliquem os gestores municipais nessa agenda ambiental”, pontuou Santos

Prefeitura de Brejinho orienta criadores sobre a campanha de vacinação contra a febre aftosa

A Prefeitura de Brejinho, no Sertão de Pernambuco, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, seguindo as determinações da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), orienta todos os criadores o início da segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa de 2021.

O período de vacinação e declaração será do dia 1º ao dia 30 de novembro. É preciso vacinar todos os bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade nesse período. A vacinação é obrigatória. Quem não vacinar, nem declarar, irá pagar multa. Dessa forma os criadores do município devem procurar a unidade de apoio da Adagro, situado na Secretaria de Agricultura na Rua Severino da Costa Nogueira. É Importante lembrar que, a vacinação de todas as bezerras de três a oito meses contra brucelose também é necessária.

Presidente da Câmara de Itapetim, Jordânia Siqueira participou do Congresso da UVP em Afogados

Nenhuma descrição disponível.A Presidente da Câmara  Municipal de Itapetim  participou do Congresso de Vereadores, realizado pela União de Vereadores de Pernambuco (UVP), no Hottel Brotas, na cidade de Afogados da Ingazeira.

O evento iniciou nesta quinta-feira (21) e segue até o próximo domingo (24), com diversas atividades e palestras. Vereadores e funcionários de mais de 130 Câmaras Municipais estão participando do evento.  “É fundamental a participação, pois a legislação brasileira é muito volátil e precisamos estar sempre atualizados”, argumentou a presidente Jordânia Siqueira.

Enfermeira de profissão, Jordânia tem 35 anos, é casada com o Odontólogo Niedson Carlos e tem uma filha de 3 anos. Com 760 votos, Jordânia foi a mais votada na eleição de 2016. No pleito deste ano, obteve 1.349 votos, ou 14,57% dos votos válidos, proporcionalmente a mais bem votada do estado de PE.

Coluna do Domingão por Nill Júnior ( 24 de outubro de 2021)

Blog Nill Júnior

Tem fila do osso também no Sertão

O Sertão também registra o fenômeno do aumento da fome e da pobreza, que não é exclusividade dos grandes centros.

O flagrante é de Arcoverde, onde assim como ocorreu em outros centros, com destaque na imprensa nacional. Na foto, pessoas fazem fila em um populoso bairro da cidade, São Cristóvão, onde um açougue distribuía ossos para famílias mais carentes.

Na Terra do Cardeal, o fenômeno gerou críticas à gestão local, do prefeito Wellington da LW. “Mostra que nossa cidade está sem governo. Só se governa para ricos em Arcoverde, enquanto pobres precisam ficar esperando osso para se alimentar dignamente”, questionou o PT em nota.

De fato, políticas públicas locais e estaduais precisam acudir quem passa necessidade. Mas o nó é mais em cima também. Essa semana, toda a equipe econômica, inclusive o todo poderoso Paulo Guedes ficaram no “balança mais não cai” por conta da decisão de levar o Auxílio Brasil, novo nome do Bolsa Família da era Bolsonaro a míseros R$ 400. O valor não cobre nem a cesta básica, hoje oscilando entre R$ 600 e R$ 700. Isso sem considerar moradia, energia nas alturas, água, educação…

O mercado, esse ser invisível que manda e desmanda no país não gostou dos R$ 400 pelo mal que fará ao teto dos gastos. O fenômeno social que a pandemia causou ao Brasil empobreceu ainda mais os mais pobres e enriqueceu ainda mais os mais ricos. Além de um fenômeno econômico, o aumento da fome é uma crueldade social com cor e identidade. Os pretos e pardos correspondem a 72,7% dos que estão em situação de pobreza ou extrema pobreza, ou 38,1 milhões de pessoas. Dentre aqueles em condição de extrema pobreza, as mulheres pretas ou pardas compõem o maior contingente: 27,2 milhões de pessoas. Vale destacar que o rendimento domiciliar per capita médio de pretos ou pardos é metade do recebido pelos brancos. Um quarto da população brasileira, 52,7 milhões de pessoas, vive em situação de pobreza ou extrema pobreza.

O mais cruel é que o Brasil, gigante pela própria natureza, produz alimentos que permitiriam ao país exportar e matar a fome por aqui. Hoje, o País produz comida suficiente para estimados 1,6 bilhão de pessoas, ou seja, um excedente de 1,4 bilhão, já que somos 200 milhões. Mas a voracidade do “mercado”, do agronegócio, do empresariado, dos homens brancos de gravata que decidem o futuro do país não permite que isso aconteça.

Assim, aumenta a disparidade, a concentração de renda para poucos, a falta dela para muitos. A cada dia, ouve-se com mais insensibilidade o grito de fome de crianças para o desespero de suas mães, assiste-se a mais pessoas revirando o caminhão do lixo por comida. São vozes e dores que o mercado e os políticos reféns não veem, não escutam, não sentem. E aumenta a fila do osso, dobrando a esquina de um país derrotado, por produzir sem conseguir sustentar seus filhos…

Síndrome da caneta

Em Arcoverde, não é mais “mar de rosas” a relação entre o prefeito Wellington da LW e a ex-prefeita Madalena Britto. A causa, óbvio, o fato de que LW não abre espaços para a ex-gestora e seu grupo. O irmão, Lídio Maciel, comanda as finanças a mando do irmão. “Madalenistas” já acusam o gestor de querer transformar a prefeitura em uma extensão da empresa do gestor.

O rombo de Sebastião

Em Tabira, o Secretário de Finanças, Cleison Rodrigues, diz que a herança maldita de Sebastião Dias foi de 18 milhões, R$ 11 milhões só de INSS. segundo ele, a gestão Nicinha estaria começando a se aprumar agora. O sonho é de reduzir o déficit com a melhoria da arrecadação própria.

Na web, ainda é Josinaldo

No site da UVP, que realizou um importante encontro em Afogados da Ingazeira, o presidente ainda é Josinaldo Barbosa.  Menos mal que nas redes sociais, Léo do Ar, presidente de fato, atualizou as informações sobre o importante encontro.

Esperando coordenadas

Ângelo Ferreira disse ao blogueiro Marcelo Patriota ter uma dívida de gratidão a Evandro Valadares pelo apoio que teve quando candidato a Estadual. Mas, perguntado se pagaria a dívida apoiando Paulo Jucá, disse aguardar um comando do Palácio e acrescentou que, que tem tempo, não tem pressa.

Talvez

Quem disse que Aline Mariano não é candidata a estadual? Com espólio da última eleição,  pode ser cortejada para dobrar com federais que não dispensem sua votação.  Terça ela diz se é carne ou peixe na Rádio Pajeú.

Cartas na Mesa

Rubinho do São João,  que capitalizou com o encontro da UVP em Afogados,  já avisou que inocente é quem acha que apenas Daniel Valadares será colocado à mesa na discussão sobre a vice da Frente em 2024. O nome dele, por exemplo,  estará lá.

Deixando claro

Márcia Conrado manteve a fidelidade a Luciano Duque nas últimas declarações para acabar com especulações de racha. Também não mexeu em uma peça sequer das que não tem o apreço do ex-prefeito.  Algo como “somos aliados, mas a prefeita sou eu”.

Frase da semana:

“Vagabundo é elogio para ele”. 

Do Presidente Jair Bolsonaro sobre Renan Calheiros,  após seu relatório imputar nove crimes ao mandatário na CPI da Covid.

Site abre apostas para corrida presidencial de 2022 e aponta Lula como favorito

https://uploads.metropoles.com/wp-content/uploads/2021/10/22213207/GettyImages-1265236445-600x400.jpg

Faltando pouco menos de um ano para a eleição presidencial de 2022, o famoso site de apostas esportivas Bet365 já abriu odds (o valor das chances) para a disputa. Lula (PT) aparece com como o grande favorito, com uma odd para vitória de 1.57. Ou seja, quem apostar no candidato petista terá seu dinheiro multiplicado por 1.57. Jair Bolsonaro (sem partido) aparece na segunda posição, com uma odd de 3.00. Sergio Moro e Ciro Gomes (PDT) aparecem em seguida, com odds de 13.00 e 15.00, respectivamente.

Outros nomes como Eduardo Leite (PSDB), Datena, Mandetta, Rodrigo Pacheco (DEM), Simone Tebet (MDB) e Alessandro Vieira (Cidadania) surgem como os azarões para as próximas eleições, com odds que vão de 19.00 a 151.00.

Como funcionam as odds?   No mundo das apostas esportivas, quanto maior a chance de vitória de um time ou atleta, menor o será o valor de uma odd. Usando a aposta para as eleições de 2022 como exemplo, Lula aparece como o grande favorito da disputa – segundo a banca de apostas – e por isso é a aposta que menos pagaria em caso de vitória. Já Alessandro Vieira (Cidadania) é o candidato com menos chance de vitória para a banca e, consequentemente, o grande azarão da disputa. Em caso de vitória do senador, apostadores poderiam multiplicar o valor de sua aposta em até 151.00.

Bombeiros resgatam vítimas de acidente na BR 232 em Serra Talhada e alagamento em Petrolândia

O 3º Grupamento de Bombeiros sediado em Serra Talhada foi acionado foi acionado por volta das 23h desta sexta-feira (22) para atender uma vítima de acidente de moto na BR 232, em Serra Talhada. O acidente aconteceu na altura do KM 408, no Bairro São Cristóvão. A vítima é um homem de 37 anos, encontrado em decúbito dorsal, consciente e orientado. Ele apresentava lesões no crânio, face e membros inferiores. Após os primeiros socorros, a vítima foi conduzida para o Hospam. Até o momento não há informações sobre o estado de saúde da mesma.

Em SJEgito, os bombeiros foram acionados às 22h53 de ontem para atender uma ocorrência de vazamento de GLP. No local, os bombeiros encontraram um botijão de gás com vazamento, assustando os moradores. O botijão foi retirado do local e o vazamento sanado. Ninguém se feriu. Em Petrolândia, a 4ª Seção de Bombeiros agiu rapidamente para salvar uma vítima de alagamento no Sítio Mirim, na zona rural. A ocorrência foi registrada por volta das 04h10 da manhã deste sábado (23). Quando os bombeiros chegaram no local encontraram uma pessoa encima do teto de um veículo, pois o mesmo se encontrava em área alagada, com água até a altura do volante. A vítima foi resgatada e entregue à viatura do SAMU 192. Não houve registro de ocorrências nas últimas 24 horas na 2ª Seção de Bombeiros em Afogados da Ingazeira.

Sertão do Pajeú notifica 7 casos de Covid-19 em 24h

Nesta sexta-feira, a região registrou 21 casos recuperados

Por André Luis

De acordo com os boletins epidemiológicos da Covid-19 dos municípios do Sertão do Pajeú divulgados nesta sexta-feira (22), nas últimas 24h, foram notificados novos casos positivos, 21 casos recuperados e nenhum novo óbito.

Nas últimas 24h, nove cidades não registraram novos casos da doença. São elas: Brejinho, Ingazeira, Itapetim, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Egito, Serra Talhada, Solidão, Tabira e Triunfo.

Flores, Quixaba, Santa Terezinha e Tuparetama não divulgaram boletim. Afogados da Ingazeira, Calumbi, Carnaíba, Iguaracy e Iguaracy, registraram novos casos da doença.

Agora o Sertão do Pajeú conta com 33.453 casos confirmados, 32.699 recuperados (97,74%), 657 óbitos e 97 casos ativos da doença.

Abaixo seguem as informações detalhadas, por ordem alfabética, relativas a cada município do Sertão do Pajeú nas últimas 24 horas:

Afogados da Ingazeira registrou 1 novo caso positivo. O município conta com 5.483 casos confirmados, 5.398 recuperados, 72 óbitos e 12 casos ativos da doença.

Brejinho não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 770 casos confirmados, 747 recuperados, 21 óbitos e 2 casos ativos.

Calumbi registrou 2 novos casos positivos. O município conta com 748 casos confirmados, 737 recuperados, 5 óbitos e 8 casos ativos da doença.

Carnaíba registrou 1 novo caso positivo e 2 casos recuperados. O município conta com 2.235 casos confirmados, 2.195 recuperados, 38 óbitos e 2 casos ativos da doença.

Flores não divulgou boletim epidemiológico. O município conta com 1.087 casos confirmados, 1.044 recuperados, 39 óbitos e 4 casos ativos.

Iguaracy registrou 3 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 843 casos confirmados, 810 recuperados, 28 óbitos e 5 casos ativos da doença.

Ingazeira não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 462 casos confirmados, 455 recuperados, 7 óbitos e nenhum caso ativo.

Itapetim registrou 6 casos recuerados. O município conta com 1.505 casos confirmados, 1.462 recuperados, 34 óbitos e 9 casos ativos.

Quixaba não divulgou boletim epidemiológico. O município conta com 519 casos confirmados, 504 recuperados, 15 óbitos e nenhum caso ativo.

Santa Cruz da Baixa Verde não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 649 casos confirmados, 625 recuperados, 20 óbitos e 4 casos ativos.

Santa Terezinha não divulgou boletim epidemiológico. O município conta com 1.062 casos confirmados, 1.023 recuperados, 29 óbitos e 10 casos ativos.

São José do Egito não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 2.577 casos confirmados, 2.514 recuperados, 57 óbitos e 6 casos ativos.

Serra Talhada registrou 8 casos recuperados. O município conta com 10.278 casos confirmados, 10.072 recuperados, 185 óbitos e 21 casos ativos da doença.

Solidão não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 680 casos confirmados, 677 recuperados, 3 óbitos e nenhum caso ativo.

Tabira não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 2.933 casos confirmados, 2.885 recuperados, 48 óbitos e nenhum caso ativo.

Triunfo registrou 4 casos recuperados. O município conta com 1.007 casos confirmados, 973 recuperados, 29 óbitos e 5 casos ativos.

Tuparetama não divulgou boletim epidemiológico. O município con

Onda de assaltos contra mulheres assusta moradores em Serra Talhada

Uma onda de assaltos tem assustado os moradores do Bairro Ipsep, em Serra Talhada.

Câmeras de segurança flagraram nos últimos dias pelo menos quatro investidas praticadas por uma dupla armada numa motocicleta em diferentes pontos do bairro, que é um dos maiores e mais populosos da cidade. Todas as vítimas são do sexo feminino.

O primeiro assalto foi registrado em plena luz do dia na Avenida João Kehrle. A vítima é uma mulher que seguia de motocicleta e teve a bolsa roubada.

A segunda investida dos meliantes foi na Rua Joana Nunes. A vítima é uma mulher que seguia a pé com uma bolsa e uma sacola plástica na mão.A terceira ação registrada pelas câmeras mostra uma moça sendo abordada na porta de casa quando se preparava para sair numa motocicleta. Os bandidos anunciaram o assalto e levaram a motocicleta da vítima, que nada pôde fazer para se defender. E na noite da quinta-feira (21), dois homens armados roubaram os celulares de três garotas na Rua José Pereira Kehrle. Após a ação a dupla fugiu no sentido da BR 232. A Polícia Civil não informou se já tem pistas dos suspeitos.

Morre Irmão Adilson, ex-vereador de Carnaíba

Prefeitura decreta luto oficial

Em Carnaíba, faleceu o Irmão Adilson. Ele tinha 48 anos e sofria de complicações do diabetes, insuficiência renal e pulmonar.

Já tinha o estado de saúde debilitado. Estava internado no Hospital Mestre Vitalino e depois, removido para o Otávio de Freitas.

Ontem teve duas dua paradas cardíacas. Hoje acabou falecendo às 6h da manhã. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento. O prefeito Anchieta Patriota decretou luto oficial de três dias por seu falecimento.

“Irmão Adilson prestou relevantes serviços à população como vereador, sendo uma liderança política no Distrito de Ibitiranga”, destaca. O decreto ainda lembra o consternamento geral da comunidade carnaibana e o sentimento de solidariedade, dor e saudade que emerge pela perda deste ilustre cidadão carnaibano.

Prefeita Nicinha Melo recebe Fernando Bezerra e Miguel Coelho

Na manhã de sexta-feira (22), a prefeita Nicinha Melo recebeu, na sede da Prefeitura Municipal de Tabira, o Senador por Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho, e o prefeito de Petrolina e pré-candidato ao governo do Estado, Miguel Coelho. Na comitiva, ainda estava presente o deputado estadual Antônio Coelho.

Na recepção, participaram o ex-prefeito Dinca Brandino, vereadores, secretários de governo,  além de lideranças políticas municipais e regionais.

Em transmissão ao vivo realizada pelo Instagram da Prefeitura de Tabira, o Senador Fernando Bezerra anunciou importantes conquistas para o povo tabirense, como a requalificação de 18 ruas, fruto da parceria com a CODEVASF, a liberação de investimentos através do Ministério da Saúde e o fornecimento de equipamentos para  agricultura e obras (carro pipa e tratores).

A prefeita Nicinha Melo avaliou o encontro de forma positiva. “Hoje foi um dia especial para o nosso município, um dia onde Tabira pode respirar ares de retomada do desenvolvimento.

Gostaria de agradecer ao Senador da República,  Fernando Bezerra Coelho, e ao Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, pela visita em nossa amada Tabira, onde pontuamos sobre investimentos para nossa cidade. Tenho a certeza de que Tabira está seguindo no caminho certo, e juntos, construiremos uma Tabira melhor para todos”, finalizou a prefeita.

Em nota, Compesa diz que abastecimento de Itapetim e Brejinho está previsto para ser normalizado neste sábado (23)

Após solicitação do Repórter do Sertão, a Compesa informou em nota que está trabalhando para retomar a operação da Estação 9 em São José do Egito, após problemas na tubulação na saída da EE9. A Companhia disse ainda que a previsão é de que o serviço seja concluído neste sábado (23) e o abastecimento de Itapetim e Brejinho seja regularizado. Leia nota:

Nota à Imprensa

A Compesa informa que está trabalhando para retomar a operação da Estação Elevatória 9 do Sistema Adutor do Pajeú, que tem impactado o fornecimento de água para os municípios de Itapetim e Brejinho. A previsão é que neste sábado (23) o serviço seja concluído e o abastecimento nas duas cidades seja regularizado.

Eleições OAB: Subseccional de Afogados da Ingazeira terá chapa única para as eleições do dia 16 de novembro

A chapa “Advocacia Mais Unida do Pajeú”, tendo a advogada Laudiceia Rocha como presidente e candidata a reeleição, os advogados Genilson Bezerra, como vice-presidente, Airton Tavares, Secretário Geral, Mário Sérgio, Tesoureiro e a Luana Andrade, Secretária-Adjunta, foi registrada no início da semana.

As eleições para a escolha das novas diretorias em todo o estado serão realizadas no dia 16 de novembro. Um fato inédito que ocorreu durante todo o processo eleitoral da Subsecção de Afogados da Ingazeira, é a formação de uma chapa única, o que demonstra a união de todos os advogados e advogadas, e o reconhecimento pelo trabalho que foi desenvolvido pela atual gestão. A chapa “Advocacia Mais Unida do Pajeú” está alinhada a nível estadual com a chapa do presidente da CAAPE, Fernando Ribeiro Lins e a atual vice-presidente da OAB-PE Dra. Ingrid Zanella. Dra. Laudiceia Rocha e os integrantes da chapa irão para reeleição mostrando um trabalho de grande expressão realizado na Subsecção. A reestruturação e reinauguração da atual sede da OAB Afogados a solicitação de doação de terreno para construção de sede própria e a solicitação da criação da Subseccional de São José do Egito, estão entre os trabalhos de mais importância para a advocacia regional.

Longa “Frei Damião – O Santo do Nordeste” revela cartaz e trailer oficial

Arte do cartaz: Adriano Marcusso

Elo Company confirma estreia nos cinemas do Nordeste para 4 de novembro de 2021

A Elo Company divulgou, na sexta-feira (15), o cartaz e trailers oficiais do filme Frei Damião – O Santo do Nordeste . O aguardado filme, com première como Hors concours no Cine PE, em 2019, teve também a data de estreia nos cinemas confirmada para 4 de novembro de 2021 – um dia antes do aniversário de Frei Damião.

O longa foi produzido pela Fábrica Estúdios, com roteiro de Nadezhda Bezerra e direção da cineasta pernambucana Deby Brennand.

Prefeito inaugura base descentralizada do Samu em Carnaíba

O município de Carnaíba, localizado no Sertão do Pajeú, ganhou um reforço importante na área da saúde, em solenidade realizada na noite desta sexta-feira (22) aconteceu no Hospital Municipal Dr. José Dantas, a inauguração da base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Ao fazer o uso da palavra, Anchieta destacou a importância do Samu para o município. “Vocês hoje que estão à frente do Samu em Carnaíba, preparados e capacitados para ajudar a salvar vidas, isso torna-se mais um passo importante para a saúde do nosso município. Nós temos um hospital que realiza atendimento de média complexidade, pois não é fácil manter esse hospital. Durante esse tempo todo nunca atrasamos salários dos profissionais. Fazemos atendimentos que outros não fazem, ontem mesmo, foram realizadas 7 cirurgias, nosso hospital que está bem equipado e outros equipamentos foram licitados”, disse Anchieta. Para José Patriota, da Amupe, é uma conquista importante o Samu entrar em ação. “É um momento de celebração, de alegria, e o Samu era para estar em operação já há algum tempo, mais isso não foi possível devido a várias razões. Agora o serviço entra em funcionamento, e a gente vê a boa vontade, a dedicação dos profissionais, do envolvimento das equipes, e aqui em Carnaíba esse serviço será muito importante para a saúde do município”, disse. O chefe do executivo carnaibano esteve acompanhado do presidente da Amupe, José Patriota, do vice-prefeito Júnior de Mocinha, da primeira-dama e secretária de educação, Cecília Patriota, demais secretários, diretores, vereadores e profissionais da saúde prestigiaram mais este momento marcante para Carnaíba.

SJEgito realiza centenas de mamografias para mulheres no Outubro Rosa

 

Prefeitura de São José do Egito realiza centenas de mamografias para mulheres no Outubro RosaA prefeitura de São José do Egito está disponibilidade centenas de mamografias,  para as mulheres egipcienses ao longo desse mês de outubro, período em que em que é feito uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Na manhã desta sexta (22) as coordenadoras Rogéria Machado, Naldirene Barros e Cecilia Diniz acompanharam algumas mulheres na realização do exame de mamografia.

Secretaria de Saúde de Solidão realiza atividades no povoado São Francisco

Blog do Ivonaldo Filho /A Secretaria de Saúde de Solidão, no Sertão do Estado, realizou recentemente atividades de saúde do homem no ponto de apoio dona Joana da equipe do PSF (Posto de Saúde da Família) que fica localizado no povoado de São Francisco, na zona rural do município. Já na sede do municipio por meio da Academia da Saúde em parceria com o CRAS, e apoio da prefeitura municipal realizou na última semana a ação “Nossos idosos em Movimento”. Na ocasião os professores da Academia da Saúde realizaram dinâmicas, alongamento e aeróbica funcional.  Levar saúde qualidade nos quatro cantos de Solidão, é assim que a gestão Djalma Alves, vem trabalhando para ofertar serviços de qualidade, e melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos solidanenses

Prefeito de Solidão participando do Congresso Estadual da UVP em Afogados

O Prefeito de Solidão, sertão de Pernambuco, Djalma Alves esteve nessa sexta-feira (22.10) participando do Congresso Estadual da UVP em Afogados da Ingazeira. Djalma Alves foi convidado para compor a mesa ao lado de Adriana Lima, presidente da Câmara de Solidão e também Presidente da UVP Mulher. Vereadores e funcionários de mais de 130 Câmaras Municipais estão participando do evento. O grupo de Xaxado Bandoleiros de Solidão, estiveram também no evento. O grupo que completou 20 anos de história abrilhantou o evento com a sua dança, representando Solidão. O Congresso de Vereadores está sendo realizado pela União de Vereadores de Pernambuco (UVP), no Hotel Brotas, na cidade de Afogados da Ingazeira.

Prefeitura de SJEgito começou a pagar os salários de outubro dos servidores municipais nesta sexta (22)

Prefeitura de SJE começou a pagar os salários de outubro dos servidores municipais nesta sexta (22)

A primeira secretaria a receber os vencimentos de Outubro foi Educação. O secretário Henrique Marinho, anunciou em suas redes sociais o pagamento para todos os servidores da pasta, inclusive o pagamento retroativo do piso dos professores. As demais secretarias devem ter o calendário de pagamento divulgado até o fim do mês, confirmo cronograma da Secretaria de Finanças. Com isso São José do Egito é uma das poucas cidades que além de pagar em dia, antecipa o salário do funcionário público, sendo essa uma forma de valorização.