ProntoMaisLab

Gordo Construções

AC- Assessoria Contábil e Tributária

Dr. Fred Barros

Odonto Center

Sertão Online

Supermercado Queiroz

PASC – Mais Saúde

Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus

Restaurante Império Gourmet SJE

BMG Correspondente Antônio Filho

F. e P. Droga Center

Clínica Santa Lúcia

Casa Shopping Center

ADRIANTUR

Costa Lira

Informatic Center

Eduardo da Fonte

Farmácia Boa Saúde

Centro Clinico

Eletro Móveis

Deixe Seu Like

Itapetim é 1ª cidade do Pajeú a anunciar flexibilização do comércio

(Bancas de frutas e verduras de 2ª à 6ª, até às 10 da manhã, a feira livre é nas 5ª até as 9h)

Governo do Estado, Itapetim também deu início a flexibilização no comércio, após reunião do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 realizada nesta quarta-feira (03).

De acordo com as medidas, as lojas de materiais de construção irão funcionar permitindo a entrada de três pessoas por vez e realizando delivery. As bancas de frutas e verduras que são instaladas na rua continuam funcionando só de segunda a sexta-feira. Já os serviços essenciais voltam a funcionar nos finais de semana.

Os demais estabelecimentos (restaurantes, lanchonetes, lojas de roupa, calçado, informática, cosméticos e mais permanecem apenas com delivery).

Esta é a primeira etapa de reabertura do comércio local. De acordo com os próximos acontecimentos serão informadas novas medidas. O Comitê pede a população para não fazer fogueiras de Santo Antônio e São João. O objetivo é evitar que pessoas com problemas respiratórios sofram durante este período, o recomendado é evitar a fumaça.

Segundo o último boletim, Itapetim tem 13 casos confirmados da doença. Desse total, 10 já tiveram a cura clínica anunciada e uma pessoa morreu. Das treze confirmações, apenas 2 pacientes aguardam recuperação.

O município conta ainda com 23 casos descartados e seis em investigação. A Secretaria de Saúde pede que as pessoas continuem saindo de casa apenas para o necessário e com o uso da máscara. O Blog apurou que com a distribuição das bancas durante a semana até as 11 horas desafogou a feira livre na quinta-feira, os consumidores aprovaram.

Pajeú já tem ‘311’ casos confirmados do Covid-19 e 20 Óbitos

                             =( |—| Atualizado às 22h. Quarta-Feira=03\junho|—|)=

Pajeú tem 333 casos confirmados em 16 cidades

Serra Talhada confirmou mais casos nessa quarta (03), por lá já são 157, a Capital do Xaxado continua sendo o município com maior número de casos no Pajeú. São José do Egito  agora tem 42 confirmações. Tabira ultrapassou chegou a marca de 32 casos positivados. As 3 cidades juntas já somam 231 casos confirmados de covid-19.

A cidade de Triunfo 22 confirmados. Carnaíba continua com 16 e Itapetim chegou a 13. Afogados da Ingazeira e Tuparetama  tem 9 casos cada.

Quixaba e Flores continuam com 7 casos cada, Iguaracy registrou até agora 6, Brejinho tem 5 casos de covis-19. Santa Terezinha continua com 4, e Calumbi registrou seus dois primeiros casos e se tornou o 16º , a confirmar casos na região do Pajeú. Apenas Solidão segue sem registros.

Stª Cruz da Baixa Verde e Ingazeira aparecem na última posição da lista das 16 cidades do Pajeú, atingidas oficialmente pelo vírus, com UM caso confirmado cada.

Ao todo, o Pajeú já contabiliza a 333 casos de covid-19 até esta quarta (03).

Já são 20 mortes confirmadas por covid-19 em oito cidades da região; 5 em Serra Talhada, 4 em Carnaíba, 4 em Triunfo, , 3 em Quixaba, 2 em Tabira, 1 em Itapetim, 1 em Iguaracy e 1 em Tuparetama.

Os dados foram coletados dos boletins divulgados pelas Secretarias Municipais de Saúde de cada município.

Os dados foram coletados dos boletins divulgados pelas Secretarias Municipais de Saúde de cada município.

Nas 16 cidades que já possuem casos confirmados no Pajeú, os números chegam a ‘333′ pessoas infectadas com o novo coronavírus.

| Apenas UMA  cidade do Pajeú ainda não apresentaram casos de covid-19, Solidão|

Apesar da grande maioria das cidades da nossa região já terem casos confirmados de coronavírus, 16 no total,uma  ainda não tem nenhum caso registrado.

Fica no médio Pajeú a cidade que não tem caso de  Covid-19 confirmado, Solidão,  ainda não teve nenhum registro até essa terça (o2)  é a seleta  cidade  Pajuzeira que ainda não tem a confirmação de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

| De acordo com levantamento do Blog do Erbi Andrade em parceria com o Blog do Marcello Patriota,  consultando os sites das Secretarias de Saúde da cada município, os números são estes até essa quarta (3) às 22h. |

Em Pernambuco foram registradas nas últimas 24 horas 

Mais 608 casos e 58 óbitos por conta da Covid-19 foram confirmados em Pernambuco nesta terça-feira (2). Com isso, o estado passou a contabilizar 35.508 registros dessa doença causada pelo novo coronavírus, além de 2.933 mortes provocadas por ela. Esses números começaram a ser registrados em março, com o início da pandemia

O Brasil

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (3) seu mais recente balanço com as atualizações de casos e mortes por complicações do coronavírus Sars-Cov-2 no Brasil. Os principais dados são:

  • 32.548 mortes, eram 31.199 na terça (2)
  • Foram 1.349 registros de morte incluídos em 24 horas
  • 584.016 casos confirmados, eram 555.383 na terça
  • Foram incluídos 28.633 casos em 24 horas
  • 312.851 pacientes estão em acompanhamento (53,6%)
  • 238.617 pacientes estão recuperados (40,9%)

O balanço da quarta-feira registrou também 408 mortes que aconteceram nos últimos 3 dias. Além disso, segundo o Ministério da Saúde, há mais 4.115 suspeitas que estão sob investigação.

A alta nas contagens diárias após um fim de semana e uma segunda-feira de baixos registros acontece porque, nestes dias, as notificações costumam ser menores já que os municípios trabalham com equipes de saúde reduzidas.

O Brasil tem sete vezes mais casos de coronavírus do que apontam as estatísticas oficiais, mostra a primeira etapa nacional de uma pesquisa coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O levantamento foi realizado durante uma semana, entre 14 e 21 de maio, para testar a presença da doença na população.

Isso quer dizer que em um grupo de sete pessoas com o coronavírus, apenas uma sabe que está infectada.

Em nível Global O mundo alcançou a marca de 5,8 milhões de casos do novo coronavírus nesta quinta-feira (21), de acordo com o medidor Coronavirus Worldometer e deixou aproximadamente 377 MIL mortos.-|

 

Pajeú já soma ‘161’ curados do covid-19, quase a metade dos casos.

Quase metade dos infectados pelo coronavirus já estão curados no Pajeú

| ‘161’  curados no Pajeú do covid-19. |

| Levantamento às 21:30h ( \3\06 )|

O Blog do Erbi em parceria com o Blog do Marcello Patriota, fez um levantamento e segundo os boletins das Secretarias Municipais de Saúde das cidades da região, 16 cidades já tiveram casos confirmados, com um total de ‘ ‘ positivos,  tem 161 curados.

Apesar da triste notícia de confirmação de mais  casos e mortes em nossa região, os números positivos foram maiores que os negativos nessa quarta (o3), ao todo, as cidades do Pajeú confirmaram cura clínica de pessoas do Covid-19.

Serra Talhada confirmou novas curas e chegou a 79 até o momento. São José do Egito tem 24 curados clinicamente, e é a 2ª cidade com mais pessoas nessa condição.

A Terra das Tradições confirmou 2 curas clínicas e Tabira agora tem 17 pacientes nessa condição. Itapetim agora tem 10  curados.  Triunfo tem 6 curados. Afogados da Ingazeira, Tuparetama e Iguaracy tem 5 recuperados cada. Quixaba e Carnaíba tem 3 pessoas livre do vírus cada.

Santa Terezinha tem DUAS , Flores e Santa Cruz da Baixa Verde, tem UM paciente recuperado até o momento cada uma.

Dos  casos confirmados até agora em 16 cidades do Pajeú, 161 já tiveram a cura clinica comprovada pelos médicos.

Pela primeira vez desde o início da pandemia, em março, o número de pacientes curados do coronavírus representa mais da metade do total de infectados em Pernambuco. São, atualmente, cerca de 19 mil pessoas que se recuperaram da doença – 53% das 36.463 confirmações até a terça-feira (2). 

Tuparetama confirma mais um caso de Covid-19 e vai a 9

A Secretaria Municipal de Saúde atualizou nesta quarta-feira (03), o boletim epidemiológico da Covid-19 no município, com aumento de casos confirmados.
 
A cidade contabiliza, portanto: 96 casos em monitoramento domiciliar, destes 75 foram concluídos, 06 casos em investigação, 10 casos descartados, 09 casos confirmados, destes 05 estão recuperados e 1 óbito.

Tabira confirma mais quatro casos de Covid-19 e vai a 35

(Ivermectina, Azitromicina e Sulfato de Zinco)

A  Secretaria Municipal de Saúde, após mapeamento e Bloqueio Epidemiológico, informa a confirmação de mais quatro casos de COVID-19. São dois pacientes do Bairro Centro, um paciente do Povoado da Borborema e um paciente do Povoado do Brejinho. Ambos encontram-se estáveis. O paciente do Povoado do Brejinho está internado em Salgueiro. Os outros três casos estão em isolamento domiciliar. Os contatos dos pacientes estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Unidade Básica de Saúde.

A Secretaria de Saúde, iniciou  a distribuição de kits com medicamentos eficazes no tratamento de pessoas diagnosticadas com Coronavírus. Os remédios foram entregues nas Unidades Básicas de Saúde. O kit contém Sulfato de Zinco 17,6 mg/ml – 100ml, Ivermectina 6mg – 4 comprimidos e Azitromicina 500mg – 5 comprimidos. A secretaria de Saúde informa que toda medicação só deve ser administrada após consulta e indicação médica. Esta é uma das diversas ações de enfrentamento ao Covid-19 que estão sendo realizadas pelo Governo Municipal.

SJEGITO | Decretos que suspenderam a feira e abertura do comércio aos domingos, prorrogados por mais 15 dias

Prefeitura de SJE emite nota comunicando cancelamento da feira livre por 15 diasComo medida de controle de fluxo e incentivo para o isolamento social, além de evitar aglomerações, o Poder Executivo Municipal resolveu prorrogar os decretos que haviam suspendido a feira livre e o funcionamento do comércio aos domingos.

Os dois decretos anteriormente publicados venciam na próxima sexta (05), mais agora foram prorrogados e estão valendo até o dia 21 de Junho, como medida de enfrentamento a pandemia., o novo decreto foi assinado pelo prefeito Evandro Valadares no último dia 1 de Junho

Ataque de abelhas mata ex-prefeito de Custódia, Nemias Gonçalves

Urgente

Morreu agora a pouco o ex-prefeito de Custódia, Nemias Gonçalves (PSB). Ele foi atacado por abelhas em sua propriedade rural. Alérgico a picadas, foi levado às pressas para o Hospital de Custódia.

O veneno causou uma reação alérgica fatal chamada anafilaxia. Isso ocorre porque o sistema imunológico considera o veneno inoculado como um invasor prejudicial e reage liberando uma substância química chamada histamina. A liberação de histamina e outras substâncias químicas é o que causa sua reação.

A informação é de que foram muitos picadas. O prefeito já teria dado entrada em parada cardiorrespiratória na unidade de saúde de Custódia, a unidade Mista Elizabete Barbosa. Médicos tentaram reanimá-lo, sem sucesso.

A filha de  Nemias, Luciara Frazão é atual vice-prefeita. O prefeito Emmanuel Fernandes, o Manuca soube da morte quando dava uma entrevista à Rádio Panorama FM e não conteve as lágrimas. A cidade decretou luto oficial. Nemias foi prefeito de Custódia por dois mandatos. Tinha 67 anos. A cidade está em choque.

TABIRA | Flávio Marques deixa Secretaria de Administração e inicia agenda de pré-candidato

Após sete anos e meio à frente da secretaria de Administração da Prefeitura de Tabira, o agora ex-secretário Flávio Marques se despediu nesta quarta-feira (3) do cargo e dos colegas de trabalho.

Em sua “última mensagem oficial” como secretário, termo usado por ele mesmo, Flávio começou agradecendo ao Prefeito Sebastião Dias pela confiança em seu nome e, principalmente, pela autonomia dada ao longo desses anos.

Agradeceu também ao empenho de todos os servidores que compõem os órgãos da Administração, são eles: Departamento de Pessoal, Licitação, Patrimônio, Detran, Estação Cidadania, Guarda Municipal e Arquivo Municipal).

Agradeceu aos colegas secretários e ressaltou que teve a “honra de compartilhar os processos decisórios”.

Fez também uma referência especial de agradecimento aos servidores Wilma, Rosilda, Natália, Márcio, Alexandre e Glauber pela “confiança inabalável” em seus ideais.

“Terminamos nossa gestão entregando um trabalho respeitado e sólido”, afirmou Flávio Marques que deixa nessa data a gestão municipal respeitando os prazos do calendário eleitoral, uma vez que visa disputar a sucessão do Prefeito Sebastião Dias.

PRONTOLAB FAZENDO EXAMES DE COVID-19

Image may contain: textO Pronto Mais Lab mais uma vez na vanguarda, coloca à disposição testes rápidos e sorologia para o Coronavírus, com a coleta em domicilio para que você não precise sair de casa, e com toda confiança e segurança de quem tem o certificado diamante de excelência laboratorial, concedido pelo PNCQ o Programa Nacional de Controle de Qualidade, por 20 anos consecutivos de excelência laboratorial, o reconhecimento do compromisso do Pronto Mais Lab com a segurança da população.
Você pode agendar sua coleta em domicílio ligando ou chamando no WhatsApp: 87 9.9903.7573. Agende e fique tranquilo, são mais de 27 anos de experiencia em coletas domiciliares, uma equipe qualificada e treinada, com todos os procedimentos de segurança para que a população tenha acesso a saúde com segurança e tranquilidade no conforto de suas casas ou onde estiverem, consulte o resultado do seu exame pelo site: prontomais.com.br.
Neste momento é fundamental ter toda informação possível sobre o Covid-19 para se proteger e proteger todos, assim como o uso de mascaras, e a higiene de produtos e objetos com água e sabão ou desinfetante, e o uso de álcool gel para higienizar as mãos quando estiver fora de casa, saber se você está infectado ou esteve, é importante para tomar as medidas necessárias para evitar o espalhamento do vírus.
Para ajudar você a se cuidar mais, o Pronto Mais Lab possui uma das maiores redes de postos de coleta da região, com a central em São José do Egito e unidades em Brejinho, Santa Terezinha, Imaculada, Água Branca, Tuparetama, Itapetim e Prata, você pode conferir no site todos os contatos dos postos mais próximos e cuidar da sua saúde sem precisar sair de casa.
Mais uma vez o Pronto Mais Lab reafirma sua liderança e pioneirismo na busca do acesso a saúde do Sertão do Pajeú.
Todos contra o Coronavírus.

População de Tabira deve ser testada para saber o avanço do coronavírus , disse Dr. Gilson Brito em live com Léo Brasil

Em live com o radialista Léo Brasil,  o neurologista Gilson Brito defendeu uma maior testagem para a COVID – 19 em Tabira. O link da conversa você encontra clicando aqui. 

Ele defendeu que o município amplie a testagem da população, para se ter um maior controle do vírus. “Precisamos ter uma testagem amostral na área do comércio que se encontra aberto, para que se tenha uma maior noção da realidade da doença na cidade. Se não fizer, a atividade econômica não vai retornar. Isso é ruim para a todos” pontuou. Ele deu o exemplo do que ocorre em Petrolina como modelo.

“Há muitos anos estamos tentando ajudar a Secretaria de Saúde a melhorar. Desde o início da pandemia estamos engajados juntos com o Promotor e a Secretária de Saúde buscando uma saída para a crise”.

Gilson reconheceu o trabalho dos profissionais de saúde que mesmo sem condições de trabalho estão “dando o sangue”. E denunciou que segundo informações ainda faltam máscaras de proteção no hospital.

Em relação à falta de médicos, reconheceu que hoje a situação está temporariamente resolvida. “Desde o dia 10 de maio, já plantões em que o hospital de Tabira tem quatro médicos, o que é muito bom. Só pergunto por que nesses mais de sete anos não foi feito o mesmo. Para onde foi o dinheiro?” Disse também que os filhos de Tabira precisam nascer no hospital da cidade.

Sobre a política, disse que o pré-candidato a prefeito pelo PT, Flávio Marques, não representa nem o PT e nem o novo.  “O candidato que fazia arminha e hoje chama o povo de companheiros, não terá a confiança dos petistas de carteirinha. É um governo que além de perseguidor é autoritário, um governo fascista” opinou. Deu nota 10 aos funcionários e trabalhadores da prefeitura, mas à gestão Sebastião Dias deu nota 2.

Em relação ao PSB , disse não saber o motivo de Zé de Bira e Edgley estarem apoiando o governo municipal. “A quatro anos atrás o governo Sebastião Dias não prestava. Hoje é bom?”

Sobre Nelly Sampaio, acredita que ela não ficará com o grupo da situação. “Nelly foi eleita pela segunda vez Presidente da Câmara com apoio de  Alan Xavier e vereadores da oposição. A gestão virou as costas para ela, e não a quis lá”, afirmou.

Sobre a sucessão municipal disse estar a disposição do grupo para ajudar Tabira, mas que o que tem que ser feito é um plano de governo para o futuro da Terra das Tradições.

SJEDITO | Prefeitura continua pagando o salário de Maio aos servidores, confira quem está recebendo

Blog do Pereira.Net: Prefeitura de São José do Egito lança 1º ...A Prefeitura de São José do Egito continua com o calendário de pagamento dos servidores públicos referente ao mês de Maio. A Secretaria de Finanças

Divulga que nessa quarta (03), estará sendo pagãos os contratos e comissionados da Secretaria de Educação. Na sexta (05), será a fez dos aposentados e pensionistas municipais, sempre no horário da tarde acontece à liberação para saque dos vencimentos.

A municipalidade avisa aos servidores que ainda faltam receber, que em breve será divulgado as datas previstas para pagamento.

Oxford avança e já inicia 3ª fase de vacina contra covid-19

À frente da testagem está uma brasileira, a imunologista Daniela Ferreira, de 37 anos, especialista em infecções respiratórias e desenvolvimento de vacinas.

Vacina para Covid-19 da Moderna mostra resultado promissor e faz ações dispararem

A vacina contra a covid-19 em desenvolvimento na Universidade de Oxford, no Reino Unido, entra esta semana em sua fase três de testes clínicos, em que pelo menos 10 mil pessoas serão vacinadas em todo o país para averiguar a eficácia do produto. A informação é do portal Época.

Dentre os mais de 70 imunizantes em desenvolvimento atualmente em todo o mundo, este é considerado o mais avançado e também dos mais promissores. E à frente da testagem na Escola de Medicina Tropical de Liverpool está uma brasileira, a imunologista Daniela Ferreira, de 37 anos, especialista em infecções respiratórias e desenvolvimento de vacinas.Segundo a reportagem, a aposta neste imunizante é tão grande que, mesmo ainda longe de aprovação, o produto já está sendo produzido em larga escala. “Passamos da fase um para a fase três em apenas dois meses”, diz a brasileira. O objetivo é ter já o maior número possível de doses prontas para distribuição assim que o produto for aprovado, evitando um possível novo atraso na proteção da população mundial.

Lama e sem previsão de entrega: Hospital de Campanha em Serra Talhada vira novela

Farol de Notícias

Com um custo de cerca de R$ 1,3 milhão, a construção do hospital de campanha, em Serra Talhada, que deve abrigar os pacientes infectados pela Covid-19, aos poucos vai se transformando num enredo de ‘novela mexicana’.

Já foram dois anúncios de entrega do equipamento, o último, que seria inaugurado no último dia 27 de maio. Nada feito.

Outra fato que se questiona é a falta de transparência da obra com a sociedade. A reportagem do Farol, através do fotógrafo Max Rodrigues, foi impedida, por três vezes, de entrar no canteiro para documentar o interior do hospital.

Mas, uma coisa fica clara nas imagens do fotógrafo. Por enquanto, falta infraestrutura no entorno e sobra lama, muita lama. Enquanto isso, Serra Talhada já cravou 4 óbitos e 124 casos da doença, que cresce na região.

=====Giro pelos Blog’S—(Quarta-feira\03.06.2020)======

Quem tem patente em PE é FBC

No momento em que o Centrão vai tomando gosto pelos espaços abertos no Governo, assumindo, dentre outras fatias de poder o Banco do Nordeste, em Pernambuco o que está valendo de fato é o Coelhão, o latifúndio partidário do líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, que acaba de defenestrar um aliado do deputado Augusto Coutinho, o ex-deputado Kaio Maniçoba, demitido ontem da Superintendência do Incra.

Maniçoba é gente da melhor estirpe, transita fácil em todas as correntes políticas, tanto da base de sustentação do Governo Bolsonaro quanto da oposição. Não merecia ser ejetado do seu gabinete sem sequer receber um comunicado prévio da ministra da Agricultura, Teresa Cristina, responsável pela nomeação de Thiago Angelus Conceição, novo superintendente do Incra em Pernambuco. Seu histórico de vida pública remete a Fernando Bezerra, com quem trabalhou na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e em Petrolina.

Mudar primeiro, segundo ou terceiro escalão é rotina de qualquer gestão pública, principalmente em governos de tamanha instabilidade como o de Bolsonaro, que abre as porteiras para a gulodice do Centrão. A questão é o modus operandi e suas circunstâncias políticas. O que fizeram com Maniçoba não é diferente da sem-vergonhice praticada com o empresário Douglas Cintra, também degolado da Sudene sem ser avisado.

Com um detalhe mais grave ainda: na noite anterior ao decreto publicado no dia seguinte no Diário Oficial, Douglas recebeu uma ligação de Brasília pedindo para que preparasse a agenda em Pernambuco do Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Quando chegou ao seu gabinete no dia reservado à visita do ministro repousava na sua mesa a portaria da sua exoneração. São dois exemplos de como o Governo trata aliados.

Pelo jeito, Fernando Bezerra conduziu de forma tão estratégica e silenciosa a indicação de Thiago para o lugar de Maniçoba que ninguém da bancada federal tomou conhecimento. Todos, inclusive Augusto Coutinho, que bancou o ex-superintendente, tomaram conhecimento das mudanças no Incra por este blog. Irado, Coutinho só não chamou FBC de arroz doce, com ameaças de votar contra os interesses do Governo na Câmara.

Dupla traição – Não foi a primeira e parece que nem será a última que o deputado Augusto Coutinho, presidente estadual do SD (Solidariedade), é apunhalado no Governo Bolsonaro e na área em que imaginava que teria controle: a reforma agrária. Há pouco, antes de ver seu aliado excomungado da superintendência do Incra no Estado, Coutinho ficou a ver navios também em Petrolina. Ali, o Governo fechou a representação do Incra e demitiu um aliado político, Bruno Medrado, ex-vice prefeito de Santa Maria da Boa Vista, que, aliás, vinha fazendo um belo trabalho.

Reforma parada – Criado para fazer a reforma agrária, o Incra ainda não disse a que veio no País. O presidente Bolsonaro já suspendeu por duas vezes o plano de distribuição e regulamentação de terras. A última ordem partiu do general João Carlos de Jesus Corrêa. Ele mandou todos os superintendentes regionais suspender as vistorias nos imóveis rurais. Sem esses procedimentos, não é possível desapropriar os imóveis e, consequentemente, criar assentamentos. A primeira tentativa do governo do presidente Jair Bolsonaro de paralisar a reforma agrária aconteceu três dias após a posse. Com a repercussão negativa, o governo recuou. O Governo alegou redução orçamentária e de imediato 250 processos que estavam na bica para sair viraram letra morta.

Vazamento – O Ministério da Justiça determinou, ontem, a instauração de um inquérito para apurar o vazamento de supostos dados do presidente Jair Bolsonaro, seus filhos, ministros e aliados. O pedido da investigação pela Polícia Federal foi confirmado pelo ministro da Justiça, André Mendonça. A divulgação dos dados ocorreu na noite da última segunda-feira em perfis no Twitter que dizem serem ligados ao grupo hacker Anonymous Brasil. Além de Bolsonaro, supostos dados de seus filhos, Carlos, Eduardo e Flávio, além de integrantes do governo como os ministros Damares Alves e Abraham Weintraub tiveram dados expostos.

Cerco a Moro – Um grupo de advogados e juristas, liderado por Celso Antônio Bandeira de Mello, protocolou, ontem, uma denúncia contra o ex-ministro Sérgio Moro na Comissão de Ética da Presidência da República. Esta é a segunda denúncia deles contra o ex-ministro no colegiado. Conforme a Coluna antecipou, o documento alega que o ex-juiz da Lava Jato divulgou, em entrevistas à imprensa, informações privilegiadas, obtidas enquanto ministro da Justiça. Como exemplo, cita a entrevista ao jornal argentina La Nación, em que Moro disse que a visita do então candidato a presidente Alberto Fernandéz ao ex-presidente Lula “não fez bem para as relações bilaterais entre os dois países”.

CURTAS

SEM MODERAÇÃO – Ao contrário do que afirmou o presidente do PTB, Roberto Jefferson, em entrevista ao blog, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) garante que o artigo 142 da Constituição Federal não autoriza uma intervenção militar. Para a entidade, as Forças Armadas não exercem papel de Poder Moderador. “Concluímos pela inexistência do Poder Moderador atribuído às Forças Armadas, bem assim pela inconstitucionalidade da utilização do aparato militar para intervir no exercício independente dos Poderes da República”, afirma o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz.

BATEU DURO – Pré-candidata do Podemos à Prefeitura do Recife, a delegada Patrícia Domingos, conforme antecipei neste espaço decidiu ir fundo no embate aos adversários. Ontem, escolheu, mais uma vez, o pré-candidato do PSB, João Campos, “O Príncipe”, como assim foi batizado pela oposição. Pelas suas redes sociais, ela chamou o socialista para a briga e cravou: “Talvez não lhe cause estranheza, deputado, ver o seu partido tratar o povo como porcos”. Trata-se de uma alusão às compras de um lote de respiradores testados em porcos de responsabilidade da Prefeitura do Recife.

LIVE COM COLLOR – O ex-presidente Fernando Collor de Melo, hoje senador por Alagoas (PROS), é o convidado da live do blog de amanhã, às 19 horas, pelo Instagram do blog. Em pauta, a crise nacional. Depois de requerer licença e se ausentar da mídia, Collor voltou com todo gás, tendo sido frequente nas redes sociais com entrevistas e opiniões sobre os efeitos da pandemia na economia e na política. Já há quem desconfie que ele, devido ao vácuo de lideranças, esteja ensaiando entrar na disputa pelo Planalto, em 2022.

Perguntar não ofende: Quem vai ser a próxima vítima das degolas inesperadas do Governo Bolsonaro?

——–Coluna do FinFa——-

Amanhã – A Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira-PE, retoma nesta quinta-feira (04), as sessões ordinárias. Segundo o Presidente Igos Sá Mariano, a reunião será virtual, no horário habitual. Com transmissão pela TV Câmara no YouTube!

Boletim – A Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria de Saúde, informa nesta terça-feira (02/06) que foram confirmados mais 15 casos positivos para Covid-19 no município, totalizando 139 casos, sendo 81 pacientes do sexo feminino e 58 do sexo masculino. O município registrou mais um óbito na tarde desta terça-feira, se tratando de uma mulher de 44 anos, que estava internada no Hospam.

Disse – “O momento é de unir esforços para que, após o período de isolamento, o Aeroporto dos Guararapes se mantenha como referência no Nordeste e no Brasil. Os indicadores mostram a liderança na região e nosso papel é dar subsídios para que essa realidade continue”. (Secretário Estadual de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes)

Calumbi – A Secretaria Municipal de Saúde de Calumbi-PE, atualizou nesta terça-feira (02) o boletim epidemiológico do COVID-19 no município. Mais 10 casos entraram em investigação, e seguirão sendo monitorados pelos agentes de saúde, em isolamento, para averiguação da evolução ou não dos sintomas.

Frase – “Eu lamento todos os mortos, mas é o destino de todo mundo”(Presidente Jair Bolsonaro, respondendo pergunta de uma apoiadora religiosa sobre os enlutados que perderam pessoas vítimas do Covid-19)

Perguntar não ofende – Como o vereador de Iguaracy, Leonardo Lopes (Neguinho de Irajaí), conseguiu filmar o antigo prédio da UBS de Irajaí, e qual seu intuito?

Rússia anuncia registro do primeiro antiviral eficaz contra Covid-19

O diretor-geral do Fundo de Investimento Direto da Rússia (Frid), Kiril Dmítriev, afirmou que o remédio é o mais promissor para a cura da Covid-19 em todo o mundo.

Testagem para coronavírus

O Ministério da Saúde russo anunciou o registro do primeiro antiviral eficaz contra o coronavírus. De acordo com o Fundo de Investimento Direto da Rússia (Frid), o medicamento Afivavir apresentou bons resultados durante ensaios clínicos. O diretor-geral da Frid, Kiril Dmítriev, afirmou que o remédio é o mais promissor para a cura da Covid-19 em todo o mundo.  O fundo alertou que o medicamento é “categoricamente contra-indicado” para mulheres grávidas e pessoas em processo de planejamento familiar. Segundo o Frid, inicialmente o remédio não estará à venda em farmácias e “será usado apenas em hospitais russos sob observação médica” a partir do dia 11 de junho.

 

ITAPETIM | A Secretaria de Saúde confirmou cinco novas curas

Image may contain: textA Secretaria de Saúde confirmou, nesta segunda (01), cinco novas curas. Todos os pacientes permaneceram em isolamento social e passaram por acompanhamento através das Unidades de Saúde. Com isso, o total de curados chega a 10 pacientes. Houve ainda, a inclusão de mais um caso positivo e três casos descartados para a COVID-19.

Permanecem por momento, 23 casos descartados, seis casos em investigação, treze casos confirmados, dez curas clinicas e um óbito.

Com mais 5 casos positivos SJEgito vai a 42 e 23 curados.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que nessa terça (02), foram confirmadas a cura de mais 4 pacientes em nosso município. Hoje já temos 23 pessoas curadas do COVID-19. Também confirmamos mais 5 casos positivos, todos foram detectados através dos testes rápidos que o município vem realizando. Até essa terça (02), foram realizados 138 testes rápidos sendo, 34 positivos e 104 negativos.
Todos os pacientes confirmados hoje se encontram bem, seguem em isolamento domiciliar e estão sendo monitorados pela equipe da Secretaria de Saúde.

SJEgito e Afogados iniciam amplo programa de testagem para tentar conter disseminação do coronavírus

São José do Egito e Afogados da Ingazeira iniciam amplo programa de testagem para tentar conter disseminação do coronavírus

Seguindo os protocolos em vigência, algumas cidades da região seguem exemplo de países como a Coreia do Sul, que testou muitos, como forma de conter a disseminação do vírus, claro guardas as devidas proporções.

A semana passada São José do Egito, foi a primeira cidade do Pajeú a anunciar essa fase da pandemia, de testar o maior número de pessoas possível. No boletim dessa segunda (01), o município informou que desde o dia 18 de Maio já realizou 131 testes rápidos, com 102 resultados negativos e 42 positivos.

Atualmente o município conta com 37 casos, assim a grande maioria das pessoas infectadas foram detectadas pelo teste rápido, o que segundo as autoridades de saúde, com diagnóstico precoce, o tratamento avança mais rápido e a pessoa diminui a chances de infectar mais gente.

Outra cidade que também anunciou um programa de testagem em grande quantidade foi Afogados da Ingazeira. A cidade adquiriu mil testes rápidos nessa segunda (01) e deverá aumentar sua capacidade de testagem nos próximos dias.

Carnaíba confirma dois novos casos de Covid-19 e chega a 16

Secretaria Municipal de Saúde informa que foram confirmados 2 (dois) novos casos de COVID-19.
 
Desses, 1 (um) é do sexo masculino e 1 (um) do sexo feminino. Ambos os casos tratam de pessoas que apresentam sintomas de COVID leve, e estão em tratamento domiciliar no município.

Tabira confirma mais 1 caso positivo de Covid-19 e chaga a 31.

A Secretaria Municipal de Saúde, após mapeamento e Bloqueio Epidemiológico, informa a confirmação de mais um caso de COVID-19:


– Paciente do sexo feminino, 45 anos, residente no Bairro Centro. Encontra-se estável, em isolamento domiciliar.

Os contatos da paciente estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Unidade Básica de Saúde.

Tuparetama tem mais duas curas clínicas da Covid-19

O município de Tuparetama teve confirmadas nesta terça-feira (2) duas novas curas clínicas.
A cidade contabiliza, portanto: 95 casos em monitoramento domiciliar, destes 74 foram concluídos, 06 casos em investigação, 09 casos descartados, 08 casos confirmados, destes 05 estão recuperados e 1 óbito

Patos-PB chega a incríveis 678 infectados e 24 óbitos pelo Covid-19

Patos, 02 de Junho de 2020.

A cidade de Patos, até esta terça-feira, dia 02 de Junho de 2020, contabilizou 678 casos do novo Coronavírus (COVID-19). Desses números, 420 estão em isolamento domiciliar, 16 em internamento hospitalar, 218 estão recuperados e 24 óbitos.

Na sequência, você pode conferir o Mapa Setorial que traz a soma dos casos detectados nos bairros que compreendem as cinco regiões no perímetro urbano do município.

De acordo com os números de hoje, a região com o maior índice de casos confirmados para o Covid-19 em Patos é a Zona Norte, com 192 casos. Na separação por bairros, o Jatobá lidera com o registro de 81 casos. Confira a relação completa dos bairros na 3ª imagem.

Para fechar os 678 casos registrados nesta terça-feira, 02, foram registrados 19 casos no Presídio Romero Nóbrega, a Zona Rural tem 05 casos, e o Distrito de Santa Gertrudes 03 casos.

Calumbi registra os dois primeiros casos de coronavírus

Calumbi era um dos dois municípios da região do Pajeú que ainda não haviam confirmados casos. Agora só Solidão continua sem nenhum registro.

A Secretaria de Saúde de Calumbi, informou através de seu boletim epidemiológico desta segunda-feira (01.06), os dois primeiros casos de Covid-19 no município.

Ainda segundo o boletim, as duas confirmações são de pacientes que estavam em investigação. Segundo a Secretaria, os dois pacientes se encontram em bom estado de saúde, sem queixas e apenas estão terminando de cumprir os critérios do isolamento domiciliar.

A Secretaria também informa que dois casos ainda permanecem em investigação e um foi descartado. Portanto, Calumbi tem agora dois casos confirmados, um descartado e dois em investigação.

====Giro pelos Blog’S—-(Terça-Feira\ 02.06.2020)====

 

Alta patente se dobra a Mourão

O que antecipei, ontem, com exclusividade, sobre o sentimento das Forças Armadas em cima do aprofundamento da crise nacional, tem tudo a ver com um único fator: evitar que o Congresso venha tomar o caminho pela discussão e votação dos processos abertos no Supremo contra o presidente Bolsonaro que impliquem na cassação da chapa presidencial eleita em 2018.

Generais de alta patente, segundo apurei, perderam a paciência com o presidente Bolsonaro e querem uma negociação para o impasse da crise que contemple, por qualquer saída, o vice-presidente Hamilton Mourão. General da reserva com amplo trânsito em quem de fato influencia entre os três poderes armados, Mourão seria a garantia de não ocorrer uma ruptura institucional como chegou a pregar o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente da República.

Tudo que se pense em outra direção, na prática seria golpe. Dos três inquéritos abertos pelo STF contra Bolsonaro, só um interessa aos poderosos das Forças Armadas: o que acusa o chefe da Nação de crime de responsabilidade com base no vídeo da reunião do dia 22 de abril, no qual, segundo o ex-ministro Sérgio Mouro denunciou, o presidente tenta usar a Polícia Federal para proteger o filho Flávio de processo por rachadinha (a distribuição ilegal de valores que seriam destinados a salário quando deputado estadual.

Os outros dois – a acusação de comandar um esquema criminoso de fakes news e a anulação da chapa presidencial – não interessam aos generais, porque detonam, consequentemente, o vice-presidente. Falando, ontem, para o companheiro Tales Faria, editor do Uol em Brasília, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), mostrou claramente o sentimento de quem de fato exerce influência nas Forças Armadas.

“Um ministro que é general da reserva, ou ainda está na ativa e vira ministro de um governo, ele não representa as Forças Armadas. Elas representam o estado brasileiro”, disse Maia, para acrescentar: “Esses ministros representam a política do governo Bolsonaro, legítima. Eles não podem misturar o histórico, a carreira deles, uma posição política, com o que representam as Forças Armadas. Não podemos criticar as FAs pelo movimento de um ministro político que foi das FAs”.

Questionado se vê, neste momento, movimento de ameaça de ruptura à democracia, o presidente da Câmara respondeu. “Não vejo nas Forças Armadas nenhum movimento de politização ou apoio político ao Governo. Elas têm papel de garantir o estado, a nossa soberania, e assim deve ser de forma permanente”, ressaltou. Tudo a ver com o que escrevi ontem sobre o que tinha apurado com fontes na corte que transitam fácil entre os três poderes armados.

Reação de Moro – O ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, que saiu do Governo atirando contra o presidente voltou a recorrer, ontem, a recarregar suas baterias. Em nota publicada em seu perfil no Twitter, afirmou que quem recorre a insultos “não tem razão ou argumento” e que a pretensão de Bolsonaro de armar a população visa “promover espécie de rebelião armada”. “Sobre políticas de flexibilização de posse e porte de armas, são medidas que podem ser legitimamente discutidas, mas não se pode pretender, como desejava o presidente, que sejam utilizadas para promover espécie de rebelião armada contra medidas sanitárias impostas por governadores e prefeitos”, escreveu.

Suspeição – Auxiliares do presidente Jair Bolsonaro debatem uma reação ao ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que em mensagem reservada a interlocutores, comparou o Brasil à Alemanha de Adolf Hitler e disse que bolsonaristas querem a ditadura. Para o grupo mais próximo do presidente, o texto enviado via WhatsApp é motivo para pedir a suspeição do decano no inquérito que investiga as acusações de interferência na Polícia Federal. A investigação, aberta após acusações feitas pelo ex-ministro da Justiça Sérgio Moro, pode levar ao afastamento de Bolsonaro do cargo. Assessores jurídicos, no entanto, descartam por ora adotar a estratégia para retirar o decano do caso.

Prorrogação – A Procuradoria-Geral da República (PGR) vai concordar com o pedido da Polícia Federal para prorrogar por 30 dias as investigações do inquérito sobre a suposta tentativa do presidente Bolsonaro de interferir politicamente na corporação. O procurador-geral da República, Augusto Aras, também vai pedir que Bolsonaro preste depoimento aos investigadores, mas por escrito. O depoimento por escrito é uma das prerrogativas do cargo de presidente da República, apontam procuradores. O então presidente Michel Temer, por exemplo, encaminhou ao Supremo um papel com resposta aos questionamentos feitos pelos investigadores no âmbito do inquérito dos Portos. Temer acabou denunciado no caso por corrupção e lavagem de dinheiro.

Movimentos – As falas recentes do presidente Bolsonaro e de aliados a favor de uma eventual ruptura institucional fizeram surgir novos movimentos democráticos na sociedade civil, que passaram a reunir adversários na política e também no futebol. No domingo, a Avenida Paulista foi palco de um protesto do grupo Somos Democracia, com participação de torcedores de vários times paulistas. Ao mesmo tempo, a internet conheceu dois novos movimentos que já tiverem a adesão de mais de 200 mil pessoas em menos de dois dias. Apesar de compostos por diferentes segmentos da população, esses grupos defendem a mesma bandeira: respeito à Constituição, harmonia entre os Poderes e obediência às decisões judiciais.

CURTAS

ACESSO A INQUÉRITO – Investigadores da PF em Brasília solicitaram cópia dos inquéritos que tramitaram na Superintendência da PF do Rio de Janeiro com interesse direto do presidente, como o inquérito eleitoral contra seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). Os investigadores também pediram acesso a um inquérito que teria incluído indevidamente o nome do deputado Hélio Lopes (PSL-RJ), o Hélio Negão, e à investigação sobre as declarações do porteiro do condomínio de Bolsonaro no Rio, que havia prestado depoimento no caso Marielle afirmando que o acusado de assassinar a vereadora do PSOL pediu para ir à casa de Jair Bolsonaro no dia do crime. O porteiro voltou atrás das suas declarações após ser questionado pela PF.

SIGILO QUEBRADO – A 36ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia. O gestor teve o celular apreendido durante a Operação Apneia, deflagrada pela Polícia Federal (PF), na quinta-feira passada, em meio às investigações sobre a compra de respiradores pulmonares para o tratamento de pacientes com a Covid-19. A determinação atendeu a um pedido do Ministério Público Federal. Também por solicitação do MPF, a Justiça autorizou a quebra de sigilos de outros integrantes da Secretaria municipal envolvidos na compra dos equipamentos, efetuada à Juvanete Freire, de São Paulo. Esse contrato foi rescindido depois que a empresa alegou que “estava preservando a idoneidade”.

LIVE COM JOSÉ MÚCIO – O entrevistado de hoje, às 19 horas, na live do Instagram do blog, será o presidente do Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro, que vai tratar da crise da pandemia do coronavírus com reflexos na economia e na política. Discreto, Múcio há muito não dá entrevistas e por isso mesmo sua live está sendo aguardada com grande expectativa no País. Já na próxima quinta-feira, o convidado é o ex-presidente Fernando Collor de Melo, hoje senador de Alagoas pelo Pros. Também no mesmo horário. Se você ainda não segue o Instagram do meu blog, para acompanhar as entrevistas passe a seguir agora. O endereço é @blogdomagno.

Perguntar não ofende: Estimulado pelas Forças Armadas, Mourão seria a solução?

—-Coluna do FinFa—-

Confirmou entrega – O prefeito de Itapetim-PE, Adelmo Moura, em contato com este blogueiro, confirmou que nesta terça-feira (02), a Secretaria Municipal de Educação, estará entregando a segunda etapa dos kits alimentares, aos alunos da Rede Municipal de Ensino que recebem o Bolsa Família. “Quero parabenizar a secretária de Educação, Luciana Paulino, e equipe pela ação. As entregas vai acontecer diretamente nas escolas municipais. Esta é mais uma ação para amenizar os problemas acusados pela pandemia que estamos vivendo”, pontou o prefeito Adelmo.

Primeiros casos – A cidade de Calumbi-PE, no Sertão do Pajeú, através da Secretari Municipal de Saúde, recebeu o resultado positivo para Covid-19, de duas pessoas nesta segunda-feira 1º de Junho. “Estes pacientes que positivaram vão passar pelo isolamento domiciliar, eles se encontram-se em bom estado geral e sem queixas, agora vão terminar de cumprir os critérios de isolamento domiciliar. Nosso município permanece com dois casos em investigação e um caso descartado”, concluiu o Secretário Municipal de Saúde, Arnaldo Novaes.

Recuperando – Os trabalhos de recuperação das estradas na zona rural, do município de Flores-PE, foram iniciados na última sexta-feira (29). Em contato com este blogueiro, o prefeito Marconi Santana, confirmou que quatro máquinas estão operando. “As frente de trabalho iniciou na Caiçara dos Quincas, nas Pedreiras, Cacimba dos Béus e Caldeirão dos Bois, e vamos continuar atendendo todas as comunidades da zona rural, com planejamnto”, disse o prefeito.

Frase – “Continuo fiel à Constituição e às leis do país. Vou cumprir a Constituição”.(Augusto Aras, Procurador-geral da República m entrevista ao “Conversa com Bial”, que foi ao ar no início da madrugada desta terça-feira 02).

Campanha solidária – Em meio à pandemia e às dificuldades impostas pelo isolamento social provocado pelo novo Coronavírus, os pernambucanos têm mostrado que a solidariedade não tem dia e nem hora para acontecer. Dois meses após o lançamento da Campanha Pernambuco Solidário, que é coordenada pelo Governo do Estado, as doações feitas pela sociedade civil e empresas já somam mais de 48 toneladas de alimento, 231 mil unidades de itens de limpeza, mais de 2 mil litros de água, entre outros donativos. Todo esse material já ajudou e tem ajudado muitas famílias em situação de vulnerabilidade social. Cerca de 4 mil cestas básicas de alimentos e 23 mil kits de higiene foram doados à população pernambucana.

Você sabia – Que o prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, atendeu o pedido dos moradores da Comunidade da Mata Verde, levou energia pública para 15 residências, onde foram implatados postes com luminárias.

Disse – “É provável que a partir da ampliação da testagem, haja um aumento nos números de casos, tanto descartados quanto confirmados de covid-19 no município. Todas as informações a respeito do gasto público com as ações de combate e prevenção da pandemia em Afogados da Ingazeira podem ser obtidas acessando o portal da transparência, no site institucional da Prefeitura: www.afogadosdaingazeira.pe.gov.br“. (Secretário Municipal de Saúde Artur Amorim, após a Prefeitura de Afogados da Ingazeira receber, nesta segunda (01), mais 1.000 testes rápidos para covid-19)Ações – O Governo Municipal da Ingazeira, através da Secretaria Municipal de Saúde, mesmo diante da pandemia, não para de realizar ações de saúde. Ontem (01), na UBS II de Santa Rosa, foi realizada a Visita Puerperal e o Teste do Pezinho, também foram realizada: Consulta Puerperal; Prescrição Enfermagem; Exame Físico Céfalo-Caudal do RN; Orientações sobre amamentação e a pega correta; Orientações sobre a limpeza do coto umbilical; Triagem para o Teste do Pezinho; Entrega do SF a puérpera para evitar anemia megaloblastíca, Avaliação Pós Operatória; Retirada de pontos após 10 dias da Cesariana; Aferição da pressão arterial; Orientações sobre os cuidados pós operatório e com o Recém nascido; Esclarecimento das dúvidas da Puérpera; Orientações sobre a importância da puericultura; O Teste do Pezinho, teve orientações sobre a coleta até o 5° dia de vida do RN, Orientações sobre vacinação; Orientações sobre Puericultura; Orientações sobre a prevenção a COVID-19; Uso de máscara; Não receber visitas e por fim ‘Ficar em casa’.

 

Perguntar não ofende – Procede a informação chegada ao blog, que o veículo ONIX desaparecido na último de 14 de Maio do pátio da garagem da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, apareceu em Garanhuns-PE?

Tragédia em PE: pai, mãe e duas crianças morrem durante incêndio em Bezerros

Um incêndio, registrado na noite desse domingo (31), deixou quatro pessoas da mesma família mortas em Bezerros/PE. Apesar do fogo não ter tomado grandes proporções, as vítimas não conseguiram resistir e morreram por asfixia. Uma perícia será feita para averiguar as causas do ocorrido.
De acordo com informações da Polícia Militar ao Blog do Agreste Violento, o efetivo foi acionado por volta das 23h30 e quando chegaram no local, na Travessa Evaristo Veiga, no Centro, junto com os Bombeiros, encontraram a casa fechada e com muita fumaça. Após alguns minutos, os militares conseguiram arrombar o portão para tentar salvar as vítimas. Quando entraram na residência, os militares viram que nela estavam um casal e duas crianças. Carlos Pereira, de 25 anos e Wenny Oliveira, de 24 já estavam desacordados e morreram no local. Já as crianças, Eloá, de dois anos e Emanuele, de três meses, foram socorridas para a Unidade Mista São José, mas já deram entrada sem vida.

Itapetim tem 5 novas curas e mais um caso positivo para covid-19

A Secretaria de Saúde confirmou, nesta segunda (01), cinco novas curas. Todos os pacientes permaneceram em isolamento social e passaram por acompanhamento através das Unidades de Saúde. Com isso, o total de curados chega a 10 pacientes.

Houve ainda, a inclusão de mais um caso positivo e três casos descartados para a COVID-19.

 
Permanecem por momento, 23 casos descartados, seis casos em investigação, treze casos confirmados, dez curas clinicas e um óbito

.

Quatro cidades de Pernambuco não têm casos confirmados de coronavírus

Solidão (Pernambuco) – Wikipédia, a enciclopédia livre

(Solidão-PE)

Cinco cidades de Pernambuco não têm nenhum caso confirmado do novo coronavírus. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), dos 184 municípios pernambucanos e Fernando de Noronha, apenas 3% deles ainda não registraram pacientes com a Covid-19, doença causada pelo novo vírus.

Todas as cidades que não têm registro ficam localizadas no Sertão de Pernambuco. São elas: Exu,  Manari, Mirandiba e Solidão.

Os dados são referentes ao boletim do segunda (01), já que, diariamente, a SES divulga apenas a localização dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Os dados incluindo os casos mais leves e moderados são publicados sempre no dia seguinte ao boletim, pelo Instituto para Redução de Riscos e Desastres (IRRD).

No estado, o município que concentra os maiores números é o Recife. Foram 15.165 casos confirmados até o sábado, além de 1.064 mortes de pacientes que estavam com a Covid-19. Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, é a segunda cidade mais populosa do estado e vem logo após a capital no índice de casos: 3.088 confirmações e 308 mortes.

Olinda vem em terceiro lugar, com 2.573 casos confirmados e 169 mortes. O total de casos no estado, até o sábado, era de 33.427, além de 2.740 mortes.

Pernambuco registrou, até o sábado (30), mais 1.172 casos confirmados do novo coronavírus, além de 71 mortes. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), há, ao todo, 33.427 casos e 2.740 óbitos de pacientes com a Covid-19 no estado, números registrados desde 12 de março, quando houve os dois primeiros casos da doença.

Com mais 5 casos de Covid-19, SJEGITO vai a 37.

Nessa segunda (01), a Secretaria Municipal de Saúde confirmou através dos testes rápidos, mais 5 pacientes confirmados para covid-19 em nosso município. Todos os 5 pacientes encontram-se com estado de saúde estável e estão sendo monitorados pela equipe de saúde. Também foram notificados mais 3 casos suspeitos, ambos os pacientes se encontram estáveis em isolamento domiciliar. Desde o dia 18 de maio, o município deu início a um grande programa de testagem, todos os pacientes sintomáticos, desde então, são testados. Já foram realizados 131 testes rápidos, sendo 29 positivos e 102 negativos.

Brejinho registra dois novos casos de coronavírus e vai a 5

O município de Brejinho registrou nesta segunda-feira (1) mais dois casos positivos de covid-19 (coronavíru.
No boletim divulgado pela Secretaria de Saúde dizia: 

O Governo Municipal de Brejinho/PE através da Secretaria de Saúde, divulgou hoje, Segunda (01/06), o boletim diário de notificação de casos do COVID-19.

 
Hoje, foram Notificados 07
Em Investigação 04
Descartados 01
Positivos 02
Brejinho tem agora cinco casos confirmados da Covid-19.

TABIRA | Confirma 6 novos casos de coronavírus; chegou a 30

A Secretaria Municipal de Saúde, após mapeamento e Bloqueio Epidemiológico, informa a confirmação de mais seis casos de COVID-19.
 
– Paciente do sexo feminino, 42 anos, Profissional da Saúde, residente no Bairro Dercílio de Brito Galvão. Encontra-se estável, em isolamento domiciliar.
 
– Paciente do sexo masculino, 24 anos, Profissional da Saúde, residente no Bairro Florentino Leite, estável, em isolamento domiciliar.
– Paciente do sexo feminino, 24 anos, Profissional da Saúde, residente no Povoado de Brejinho, estável, em isolamento domiciliar.
– Paciente do sexo masculino, 24 anos, residente no Sítio Baixa da Ovelha, estável, em isolamento domiciliar.
– Paciente do sexo masculino, 7 anos, residente no Povoado de Brejinho, estável, em isolamento domiciliar.
Paciente do sexo masculino, 4 anos, residente no Povoado de Brejinho, estável, em isolamento domiciliar.
 
Os contatos de ambos já estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde e Unidade Básica de Saúde.

 

Reservatórios que abastecem Itapetim apresentam baixo nível hídrico e água do São Francisco ainda não chegou

        (Barragem da Boa Vista, principal reservatório que abastece Itapetim)

Por Repórter do Sertão | blog Marcello Patriota

Mesmo com um acumulado de quase mil milímetros de chuva de janeiro até agora em Itapetim, os principais reservatórios que abastecem a cidade acumularam pouca água e estão com um baixo nível hídrico.

De acordo com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), já choveu em 2020 no Ventre imortal da poesia 966 mm. O volume pode ter sido menor na área onde estão localizados os mananciais e suas cabeceiras, o que explicaria a pouca quantidade de água que entrou nos reservatórios este ano.

A barragem da Boa Vista fica no Rio da Boa Vista e Caramucuqui está localizada no Rio Pajeú, ambos os ribeirinhos nascem no município de Brejinho onde o volume de chuva é de 789.3 milímetros do início do ano até o momento, conforme o IPA.

Segundo dados repassados essa semana ao blog do Marcello Patriota pelo funcionário da Compesa Sílvio Jordão, Boa Vista está atualmente com 106.000 m³, quantidade que corresponde a apenas 6.5 % da capacidade. Já Caramucuqui está com 62.000 m³ (8% do seu volume total).

O mês de junho se aproxima e a tendência é de diminuição das chuvas. Se a água das barragens não aumentar, o líquido precioso pode faltar na torneira dos itapetinenses daqui a três ou quatro meses.

( Adutora do Pajeú, estação elevatória SJEgito\Itapetim)

A esperança se concentra na Adutora do Pajeú que está com a obra pronta, mas a água do São Francisco ainda não chegou a Itapetim. A previsão da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), responsável pela operação do sistema, era que a adutora entrasse em funcionamento no mês de abril o que não aconteceu.

Em fevereiro a Compesa informou que necessitaria de uma ligação por parte da Celpe na EE 9 em São José do Egito. Nesta sexta-feira (29) a Celpe disse em nota enviada ao Repórter do Sertão que já realizou a obra de extensão da rede para o abastecimento da estação.

A companhia também informou que comunicou à Compesa a necessidade de adequação nas instalações da Estação. A Celpe disse ainda que aguarda a confirmação da finalização da obra por parte da Compesa para realizar a ligação definitiva de energia do empreendimento. (Leia nota abaixo)

(Email da Celpe)

“Com relação ao fornecimento de energia para a Estação Elevatória de Água 09 em São José do Egito, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) esclarece que realizou a obra de extensão da rede para abastecimento da estação, concluindo o serviço e comunicando ao cliente a necessidade de adequação nas instalações do empreendimento, de responsabilidade do consumidor, para finalização da ligação de energia com a rede elétrica. No dia 17 de março, a distribuidora forneceu, ainda, os equipamentos auxiliares de medição para a empresa responsável pelas instalações elétricas da estação elevatória. A concessionária aguarda a confirmação da finalização da obra por parte da Compesa para realizar a ligação definitiva de energia do empreendimento. A Celpe se coloca à disposição”.

Através do WhatsApp o Repórter do Sertão procurou saber da Gerência Regional da Compesa os motivos que impedem o início da operação da adutora, mas até a publicação desta matéria não houve resposta.

O prefeito Adelmo Moura também já fez cobranças junto a Compesa para que a adutora entre em operação.

Debate com Flávio Marques foi o campeão de visualizações em Tabira

Chegou ao final na sexta-feira (29), o ciclo de debates-lives com o tema, eleição 2020, para construir o projeto político para o município de Tabira promovido pelo Partido dos Trabalhadores.

Se depender do público que acompanhou o evento mediado pelo Deputado Federal Carlos Veras, o Secretário Flávio Marques de administração será o candidato do bloco governista para a eleição de 2020.

Somando os pré-candidatos Aristóteles Monteiro, Adeval Soares e Djalma das Almofadas, foram 140 visualizações no momento das entrevistas. Enquanto Flávio Marques chamou a atenção de 288 internautas.

Flávio é o nome preferido do Prefeito Sebastião Dias para ser o seu sucessor. O PT prometeu para o dia 13 de junho o anúncio do nome do seu candidato à Prefeitura de Tabira. A informação é de Anchieta Santos ao blog.

TUPARETAMA | Legislativo antecipa 13º de servidores

Em contato com o blog, o presidente da Câmara de Vereadores de Tuparetama, Danilo Augusto, informou, que como presidente da Casa, tomou a decisão de antecipar parte do 13º salário dos servidores do Legislativo.

“Sabemos que esse dinheiro extra representa muito para quem está servidor, especialmente nessa hora de crise e dificuldades financeiras. Vamos seguir firmes, trabalhando para melhorar a vida das pessoas, especialmente das que mais precisam.” Afirmou o presidente.

====Giro pelos Blog’S—(Segunda-feira\ 01.06.2020)====

—-Coluna da Folha PE—

Por Edmar Lyra

Junho será decisivo para Marília Arraes 

Nas eleições de 2018, a pré-candidatura de Marília Arraes a governadora ganhava as ruas de Pernambuco fazendo dela um nome extremamente competitivo para a disputa pelo Palácio do Campo das Princesas até que no dia 1 de agosto daquele ano, a postulação de Marília foi oficialmente retirada em prol de uma aliança com o PSB. Este ano a história se repete, e Marília está novamente colocada numa disputa majoritária e bem posicionada, desta vez pela prefeitura do Recife. O PT terá uma reunião no próximo dia 15   que poderá selar o destino do partido nas eleições deste ano. 

Marília desta vez conta com o aval da executiva nacional para ser candidata, mas não se pode menosprezar a força do senador Humberto Costa dentro do PT, que já sinalizou seu desejo de manter a aliança com o PSB e continuar na Frente Popular. 

Portanto, a sorte de Marília Arraes está lançada, se conseguir a indicação terá a sua primeira tentativa majoritária colocada em prática, se o PT novamente lhe negar o direito legítimo de ser candidata, não haverá mais motivos para continuar na sigla.

Investigação – Candidata a deputada estadual nas eleições de 2018, Graça Braz recebeu mais de R$ 300 mil de fundo eleitoral do seu partido, o PR. A questão é a forma como ela teria prestado contas dos gastos que foram rejeitadas pelo TRE e serão investigadas pelo MPF por se tratar de dinheiro público federal.

Vaga – Em nota oficial, o procurador-geral da República, Augusto Aras, manifestou seu “desconforto com a veiculação reiterada de seu nome para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF)”. A sugestão veio de Jair Bolsonaro em uma live. Houve insinuações que o presidente estaria oferecendo a vaga em troca de blindagem nas investigações.

Mulheres – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) incentiva a ampliação dos espaços ocupados por mulheres na política. Está divulgando o “Guia Acessível para Candidatura das Mulheres”, lançado pela ONG Visibilidade Feminina, em parceria com a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. O número de deputadas federais eleitas em 2018 cresceu 50% em relação a 2014, depois de ser obrigatória a destinação, por parte dos partidos, de pelo menos 30% do fundo eleitoral para candidaturas femininas.

Alta – O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, recebeu alta hospitalar na noite de sábado (30), seguindo em licença médica até o próximo domingo (7). Não foi confirmado coronavírus.

Anúncio – O governador Paulo Câmara anunciará os detalhes do Plano Estadual de Convivência com a Covid-19, mas de antemão continuarão fechados os clubes de futebol, os shoppings, restaurantes e salões de beleza.

Inocente quer saber – Em quanto tempo será a retomada da economia em Pernambuco?

Geraldo e o rei Salomão

Seria cômico se não trágico o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), tentar incutir a ideia entre os mais desatentos e desavisados de que cancelou a maracutaia dos R$ 11,5 milhões para compra  de respiradores de porcos tão logo tomou conhecimento, sendo assim está imputado de qualquer dolo. Ora, até as paredes do Palácio do Capibaribe, local em que bate o ponto no dia a dia, sabem que ele é extremamente concentrador, que não autoriza um centavo sequer de despesas dos cofres municipais sem antes passar pelo seu crivo.

Geraldo aprendeu a concentrar igual poder de controle com o ex-governador Eduardo Campos,  vindo da escola de Fernando Bezerra Coelho, a quem serviu, antes da fama, em Petrolina como auxiliar periférico, sem nenhuma significância. Sabia e sabe, portanto, de todos os trâmites da dinheirama que estava sendo mal empregada numa empresa de fachada em Paulinea, no interior de São Paulo. Não conheço o secretário de Saúde, Jailson Correia, mas soube que foi aluno aplicado e é um bom médico.

Só que, por não ser do ramo da política, caiu no precipício, virou um verdadeiro boi de piranha. O boi de piranha, como se sabe, é aquele que se submete ou é submetido a um sacrifício para livrar outra pessoa de uma dificuldade ou da culpa. O culpado dessa irresponsabilidade tem nome, endereço e identidade: Geraldo Júlio de Mello Filho, nascido na cidade do Recife em 1971, auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado desde 1992, projetado na vida pública por Eduardo Henrique Accioly Campos.

Desde a morte do guru Eduardo, Geraldo tenta ser o seu sucessor natural, controlador de tudo e de todos, aproveitando a pouca aptidão do governador Paulo Câmara pelo cargo, cujo poder de decisão é restrito, refém do crivo dele (o prefeito). É tamanha a sua ganância que nomeou praticamente todo o primeiro escalão estadual e ainda interferiu em decisões conflitantes para o governador, como a escolha do recém nomeado conselheiro Carlos Neves, para o Tribunal de Contas do Estado.

Geraldo tem que acabar com essa história de querer ser mais sabido do que o rei. Na história da humanidade, existe uma pessoa cujo nome é sinônimo de sabedoria: o terceiro rei judeu, lendário governante Salomão, que guiou seu povo em uma de suas fases mais prósperas. Seus provérbios continuam em voga até hoje, atravessando milênios. O mesmo Salomão dizia que o que cava um buraco cairá nele, e o que faz girar uma pedra passará por cima dele.

Não sabe Geraldo, ainda recorrendo a Salomão, que aquilo que acontece com um, acontecerá também com o outro. Traduzindo em bom português, o mundo desabou na cabeça do secretário, mas ele sabe quem é o responsável pela tragédia. Chego ao fim com o mesmo Salomão: “Dois são melhor que um, porque, se caírem, um levantará o outro. Mas ai de quem estiver sozinho! Quando cair, não haverá outro para levantá-lo”.

O silêncio dos aliados – Quando a bronca é grande, até os aliados fogem. Com exceção do deputado  João Campos, escolhido por Geraldo para a fogueira da sua sucessão, quem meteu a colher em defesa do prefeito? Houve uma nota cínica de solidariedade ao secretário de Saúde sem incluir a mesma solidariedade a quem de fato decide, o prefeito. A bancada federal vive um silêncio ensurdecedor, mas compreensível. Nem os mais próximos por ligação familiar, como Tadeu Alencar e Felipe Carreras, quiseram meter a mão no angu.

Bloqueio – A Justiça determinou o bloqueio dos bens da empresa HempShare, que deixou de entregar respiradores comprados por R$ 48,7 milhões aos estados nordestinos. A decisão foi tomada após uma ação aberta pelo Consórcio Nordeste – que representa os estados da região – contra a empresa. Os respiradores foram comprados para atender as necessidades dos estados na pandemia do novo coronavírus e o pagamento, antecipado. A compra foi realizada de forma conjunta, pelos estados, através do Consórcio Nordeste, que é liderado pela Bahia e, desde o início da pandemia do novo coronavírus, vem tentando realizar compras unificadas de equipamentos para a região.

Casos zero – Em meio a tantas notícias ruins, chega à informação oficial de que no Estado seis municípios não têm nenhum caso confirmado do novo coronavírus. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Saúde, dos 184 municípios pernambucanos e Fernando de Noronha, apenas 3,2% deles ainda não registraram pacientes com a Covid-19, doença causada pelo novo vírus. Todas as cidades que não têm registro ficam localizadas no Sertão: Calumbi, Exu, Ingazeira, Manari, Mirandiba e Solidão. Por ironia do destino, são os menores municípios do Estado, de pouca circulação de pessoas que chegam de fora, principalmente de grandes centros, como São Paulo, Estado com o maior número de casos e óbitos.

Glória imoral – Já em Glória do Goitá, na Zona da Mata, o Tribunal de Justiça suspendeu o contrato para instalação do hospital de campanha para tratar pacientes com o novo coronavírus. Segundo a liminar, o imóvel onde a unidade de saúde seria instalada pertence ao espólio da falecida mãe da prefeita Adriana Paes (PR), que, portanto, seria uma herdeira. A decisão foi assinada pelo juiz Gabriel Araújo Pimentel, da Comarca de Glória do Goitá. Na decisão, ele afirmou que o contrato firmado para utilização do espólio de Fernanda Dornelas Câmara Paes, mãe da prefeita, é uma “afronta direta à Constituição”.

CURTAS

CENTRÃO NO BN – Em mais um gesto de aproximação do Palácio do Planalto com o Centrão, o presidente Jair Bolsonaro decidiu entregar o comando do Banco Nacional do Nordeste (BNB) para um nome indicado pelo Partido Liberal (PL), sigla liderada pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto, condenado no mensalão. No lugar do atual presidente do banco, Romildo Rolim, assumirá Alexandre Borges Cabral, que já foi presidente da Casa da Moeda entre julho de 2016 e junho de 2019 por indicação de outra legenda do bloco, o PTB. A troca é vista como uma nova sinalização da disposição de Bolsonaro em sedimentar a aliança com os partidos do Centrão e construir uma base aliada no Congresso Nacional na tentativa de barrar um eventual processo de impeachment.

A FORÇA DO BANCO – O Banco do Nordeste é um ativo político valioso devido à sua forte presença junto a empresas, produtores rurais e pequenos empreendedores na região – a única onde Bolsonaro perdeu as eleições para o candidato do PT, Fernando Haddad. A instituição também participa em financiamentos à infraestrutura, incluindo expansão de aeroportos em capitais nordestinas concedidos à iniciativa privada. No ano passado, o banco desembolsou R$ 42,16 bilhões em mais de 5,3 milhões de operações. Para se ter uma ideia, o valor é 74,4% do total desembolsado em 2019 pelo BNDES, banco de desenvolvimento que opera em todo o Brasil.

VERDADE DE GRAVATÁ – Ao contrário do que foi noticiado, Gravatá não é a segunda cidade do Agreste com maior número de casos do novo coronavírus. De acordo com o prefeito Joaquim Neto (PSDB), várias ações continuam sendo feitas para evitar a propagação da doença. Entre elas, cita a contratação de novos profissionais de saúde, distribuição de kits de higiene, formação de barreiras sanitárias em pontos estratégicos da cidade, bem como EPIs para quem trabalha na contenção do novo coronavírus. Além disso, o tucano ressalta a abertura de 31 novos leitos no Hospital Municipal Doutor Paulo da Veiga Pessoa e a criação de campanha informativa.

Perguntar não ofende: O Brasil ainda comporta um golpe militar em tempos tão consolidados das suas instituições?

—-Coluna do FinFa—-

.Aderiram – A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), através do seu presidente, José Patriota e demais prefeitos, participaram a semana passada, por videoconferência, da solenidade de adesão dos municípios pernambucanos ao programa Moradia Legal, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).“A adesão desses municípios ao programa vai agilizar a concessão de terra, a moradia regular para aquelas famílias que estão há muito tempo morando em um determinado local e até hoje não tem a posse do terreno”, disse Patriota. Confira a lista completa de municípios que ingressaram no Moradia Legal em 2020: Angelim, Arcoverde, Betânia, Bom Conselho, Bonito, Brejão, Cabo de Santo Agostinho, Caetés, Camaragibe, Capoeiras, Carnaubeira da Penha, Caruaru, Cedro, Granito, Iati, Itacuruba, Jaqueira, Jatobá, Jucati, Lagoa do Carro, Mirandiba, Moreno, Olinda Palmeirina, Paranatama, Parnamirim, Passira, Pesqueira, Petrolândia, Pombos, Recife, Ribeirão, São José da Coroa Grande, São José do Belmonte, São Lourenço da Mata, Tacaimbó, Triunfo, Venturosa, Vertentes e Xexéu.

Pesquisa – A CDL de Afogados da Ingazeira está realizando uma pesquisa para saber quais impactos a pandemia da Covid-19 está causando aos negócios locais e também coletar sugestões para o enfrentamento da mesma. Caso deseje responder a pesquisa, acesse o link ( https://forms.gle/6LQU6p8CkvTfopbX6)
Os dados coletados serão mantidos em absoluto sigilo e servirá de embasamento para um plano de abertura gradual do comércio.

Analisou – Um médico que atua em Afogados da Ingazeira e região do Pajeú, em contato com o blog, fez uma análise sobre casos positivo do Covid-19 em Afogados. Até ontem (31), os 17 municípos do Pajeú contabilizava 254 casos e 18 óbitos. “Como falou um colega dias atrás, parece que Deus é afogadense, infelizmente a maioria das cidades do Pajeú, tem aumentado o número de contaminados, somente Afogados permanece com o número estagnado. Quantos casos foram testados no município pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde? Quantos foram testados pela equipe de saúde do município?” Com a palavra a Secretaria Municipal de Saúde!

Disse – “Neste momento de crise nós sabemos atender a população que precisa de água e o governador Paulo Câmara determinou que a Compesa realizasse frentes de trabalho e ajustes na rede de distribuição. Estamos felizes porque as obras voltaram e agradecemos pelo gesto do governador, que está bastante preocupado com a economia, com abastecimento de água e no cuidado com as pessoas de risco devido à COVID-19”.(Deputado Estadual DIogo Moraes (PSB), em entrevista ao Blog do Alberes Xavier, sobre ações de enfrentamento à COVID-19, obras retomadas da adutora do Alto Capibaribe e o cenário pandêmico estabelecido no Estado)

Frase – “Nosso objetivo foi atingido com muito esforço de todos, sobretudo da grande maioria da população, que compreendeu a importância do isolamento social. Os números são importantes, mas não querem dizer que vencemos a guerra. Ainda temos um longo caminho pela frente. Precisamos manter o foco”. (Governador de Pernambuco Paulo Câmara)

Somente dois – As cidades de Calumbi e Solidão, são as únicas cidade do Sertão do Pajeú, que até o momento não têm nenhum caso confirmado do novo coronavírus. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Você sabia – Que o Presidente Jair Bolsonato, em mais um gesto de aproximação com o Centrão, vai entregao comando do Banco do Nordeste (BNB), para um nome indicado pelo Partido Liberal (PL), sigla liderada pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto, condenado no mensalão. No lugar do atual presidente do banco, Romildo Rolim, assumirá Alexandre Borges Cabral, que já foi presidente da Casa da Moeda, entre julho de 2016 e junho de 2019 por indicação de outra legenda do blog, o PTB.

Perguntar não ofende – Após o ciclo de debates-lives com os pré-candidatos petista, com o tema ‘eleição 2020’, que o  Partido dos Trabalhadores de Tabira-PE, realizou e o pré-candidato Flávio Marques, em vizualiações teve o dobro dos seus concorrentes, ele parte na frente para ser anunciado no próximo dia 13 de Junho com o candidato a prefeito?

TABIRA | Mais 2 casos positivos de covid-19 e a Terra das Tradições chega a 24

A Secretaria Municipal de Saúde, após mapeamento e Bloqueio Epidemiológico, informa a confirmação de mais um caso de COVID-19.
 
– Paciente do sexo feminino, 70 anos, residente no povoado do Brejinho, realizou exame em laboratório privado com resultado POSITIVO hoje, dia 31/05/2020. Encontra-se estável, em isolamento domiciliar.  – Paciente do sexo masculino, 80 anos, residente no Povoado do Brejinho, deu entrada na Emergência Respiratória hoje, dia 31/05/2020, apresentando sintomatologia típica, sendo submetido à teste-rápido com resultado POSITIVO. O mesmo segue internado na Emergência Respiratória e seu estado de saúde é estável.Os contatos de ambos já estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde e Unidade Básica de Saúde.

SJEGITO | confirmado três novos casos de Covid-19 e anuncia mais uma cura da doença

Neste domingo (31) a Secretaria de Saúde de São José do Egito confirmou mais 3 casos de Covid-19 chegando a 32 confirmações. Dos pacientes confirmados, 1 está internado em outro município, 1 está internado no isolamento COVID 19 do Hospital Maria Rafael de Siqueira e 1 encontra-se em isolamento domiciliar no município.

Também foi notificado mais um paciente suspeito que encontra-se em isolamento domiciliar aguardando resultado de exames e segue sendo monitorado pela equipe da Secretaria de Saúde.

A pasta informou a constatação de mais uma cura e descartou um caso suspeito da doença.

Dono oferece recompensa a quem localizar cadela que desapareceu em Itapetim

O sumiço de uma cachora vem causando repercussão em grupos de WhatsApp de Itapetim. O animal desapareceu entre segunda (25) e terça-feira (26) num local conhecido como Serra do Tourão, que fica nos sítios Angico Torto e Esperança na zona rural de Itapetim.

Desesperado, o dono da cachorra identificado como MikeDover está oferecendo uma recompensa de R$ 500,00 a quem encontrar ou dar informações que leve ao animal. A cadela atende pelo nome de Piu Piu.

Qualquer informação pode entrar em contato com o proprietário através do número (87) 99924-3466.

Brasil tem mais de 100 crianças e jovens até 19 anos mortos pela Covid-19

Foram ao menos 42 vítimas menores de um ano, de acordo com boletim do ministério da Saúde.

Coronavírus mata crianças e jovens, diz diretor-geral da OMS

O Brasil tem 141 crianças e jovens até 19 anos mortos por conta do coronavírus, de acordo com o último boletim do Ministério da Saúde. Foram ao menos 42 vítimas menores de um ano. O dado foi publicado no portal G1.

As regiões Norte e Nordeste registram a maior parte dos casos de jovens mortos pela doença. O estado de Pernambuco teve o maior número de vítimas abaixo de 19 anos. São 22 casos.

De acordo com a plataforma Worldometers, que disponibiliza o ranking mundial de confirmações da Covid-19, o Brasil está na segunda posição, com tem 468,3 mil casos. Tem, ainda, o quinto maior número de mortes (quase 30 mil).

Tabira: organizador da live com Edson Lima defende “liberdade de opinião”

Prezado Blogueiro Marcello Patriota

Tendo em vista a pandemia do Covid-19 e as recomendações para adiamento de eventos públicos, como filho de Paulino e Gracinha,  já que amamos essa terra, resolvi me reunir com Edson Lima, meu amigo.

Ele topou fazer essa Live em Tabira com o patrocinio da Ekwos, empresa que eu represento. Fui buscar junto ao grupo de amigos empresários apoio para nossa live. A ideia,  não deixar passar em branco uma data tão importante como a Emancipação Política de Tabira.

Saliento que emancipação  significa liberdade, “livre pensamento”, “livre escolha” e “respeito à opinião e escolhas de cada um”.

Quanto ao comentário sobre máscaras, distanciamento social, quantidade de pessoas e etc, cabe salientar que para uma live do porte da que oferecemos a Tabira, se faz necessária toda uma logística de apoio para que aconteça. A equipe que se desdobrou trabalhando desde as seis da manhã para que tudo acontecesse. Estava devidamente paramentada e dentro do grande espaço estavam mantendo o distanciamento.

Quanto a ser citado o nome do presidente do Brasil, retorno ao que falei anteriormente sobre liberdade de expressão que cada um possui. Saliento ainda que da mesma forma, foi elogiado e citado o nome do deputado federal Carlos Veras, do PT.

Ele nas suas redes sociais assistiu e vibrou com a live feita para os tabirenses. “Liberdade de Expressão”.

A nós brasileiros cabe o livre direito de nos expressarmos.  Não podemos exigir que o povo brasileiro pense em uníssono quanto a política partidária, todos temos liberdade para escolher.

Por fim, expresso meu sentimento de dever cumprido, pois a finalidade foi cumprida e arrecadamos muitas doações em alimentos, álcool 70, máscaras que serão distribuídas em Tabira para os nossos irmãos que passam a triste provação de passar necessidades e proporcionar música de ótima qualidade para todos que estava em suas casas.

Gratidão é a palavra, pois tudo que acontece é por permissão de Deus, pois só Ele sabe o porquê das coisas.

“A solidariedade tem que ser mais contagiosa que o vírus e a política”.

Paulino Filho – Realizador da Live

Coluna do Domingão por Nill Júnior (31 de maio de 2020)

 Blog do Nill Júnior 

O abandono do sonho de Ícaro sertanejo

A imagem mostra o abandono de um sonho sertanejo.  O Aeroporto Santa Magalhães,  em Serra Talhada,  que seria nossa rota para o desenvolvimento,  é a imagem do descaso.

O mato toma conta do local e já envolve equipamentos importantes  espaço. Qualquer notícia de retomada das obras para que o Aeroporto funcione vai ter um dificultado a mais, com previsão de mais consumo de recursos públicos.

Em março deste ano a última noticia: a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, anunciava o resultado da licitação para a elaboração do projeto de construção do Terminal de Passageiros. O resultado foi publicado no Diário Oficial do Estado dia 28 de fevereiro.

A promessa foi de investimentos de mais de R$ 800 mil na elaboração do projeto, que consta com pátio de estacionamento de aeronaves, adequação da faixa da pista, pista para táxis, além da Seção Contra Incêndio (SCI).

A Secretária de Infraestrutura Fernandha Batista disse que até meados de abril a obra seria licitada. Nesse mês de junho,  começaria  a construção do terminal. A meta, segundo a secretária, era de que o aeroporto pudesse entrar em operação em meados de setembro. Mas nenhum dos prazos anteriores fossem cumpridos. Assim, o de junho também morreu. Dá pra dizer que em setembro não funciona mesmo.

Prazos vão sendo descumpridos aos montes. Em dezembro, Paulo Câmara prometeu a operação até o meio desse ano. Antes, em setembro, Fernandha Batista dizia que até dezembro sairia o projeto de um vôo semanal pela Azul.

Em julho de 2019, foram instalados raio-x, detector de metal e esteira, atendendo as normas exigidas pelos órgãos que controlam a aviação brasileira. Esses equipamentos estão lá dentro, ociosos  a meses. Em junho,  o blog deu em primeira mão que a Infraero administraria o Aeroporto,  informação do Deputado Sebastião Oliveira.

Mas o início das operações continua dependendo de melhorias no espaço.  Falta a cerca de segurança e uma extensão da pista para melhorar a área de escape.

Estamos próximos de um marco temporal importante: dia 12 de julho, farão dois anos do histórico vôo 9510 da empresa Azul, na rota Recife-Serra Talhada, com 55 minutos de duração e uma penca de políticos e empresários . Na ocasião, pouco mais de sessenta convidados desembarcaram no Aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada, comemorando aquele que seria o início dos voos comerciais no equipamento.

Com todo direito, sonhamos com a realidade que parecia tão próxima. Ledo engano: o Santa Magalhães virou o aeroporto de um vôo só…

Divergentes

O Promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto tem feito excelente trabalho na coordenação de ações contra a pandemia da Covid-19 no Pajeú. Mas nem sempre é unanimidade. Essa semana, divergiu da forma ao oficial entendimento de abertura das óticas em Afogados. José Patriota queria que a medida viesse com texto claro no decreto estadual, para evitar problemas ou “abre-fecha”.

MProtocolo não

Outro ponto em que houve divergência foi na opinião de Lúcio sobre defesa de protocolo para uso da hidroxicloroquina em início de tratamentos na região. Colegas promotores disseram com reservas à Coluna que discordam do promotor e que, assim como não é assunto para o presidente, não deveria ser para o MP. “Fica na relação médico-paciente”, disse um deles.

Mea culpa

Em Afogados da Ingazeira o vice-prefeito Alessandro Palmeira admitiu que houve falha na contratação de um profissional que não era habilitado para guiar o carro que acabou sendo encontrado com drogas semana passada. “O setor responsável ficou esperado ele apresentar a carteira e ele protelava. Aprendemos com isso”. Com certeza. O Prefeito José Patriota ficou enfurecido com o erro e determinou reapresentação imediata de cópias de habilitações de todos do quadro.

Seu moço, se não fosse essa estrada…

Essa é a situação da PE 283, mais uma a entrar na lista das rodovias estaduais em situação deplorável. O vereador Dorneles Alencar fez pronunciamento cobrando ação urgente do Estado, que na pandemia abandonou o Caminhos de Pernambuco. Nem precisava. As imagens falam por si.

A saúde de Emídio

Emídio Vasconcelos teve evolução considerada positiva diante da gravidade do quadro. A novidade é que os médicos confirmaram que ele de fato sofreu um infarto dia 25,  em caso raro de pós evento sem confirmação de eletrocardiograma. Teve aplicação de stends e segue na UTI, com melhoria de alguns parâmetros clínicos.

Não quer adiar

O Prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, é contra eleições gerais em 2022. “Nós fomos eleitos para ficar até 31 de dezembro”. Segundo ele, para resolver, basta aumentar o número de sessões e urnas. “O povo que decida quem sai e quem fica”.

Não pode

O Prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB) respondeu aos vereadores que solicitaram pagamento de insalubridade aos profissionais da saúde, de oposição e situação,  que está engessado pelas recomendações de órgãos de controle como TCE e MPCO, que proíbe majorar auxílios, vantagens e bônus.

Sem festa nem cinema

Mais dois eventos foram cancelados pela pandemia.  A Mostra Pajeú de Cinema acontece em todo maio. Seria a 6ª edição. Também estava com dificuldade de captação de apoio. E  a Festa Universitária de São José do Egito,  que aconteceria em julho em sua 49ª edição.

Cadê?

O projeto SAMU Regional também foi esquecido na pandemia. Mas também estava em stand by antes do estouro da Covid. A impressão que fica é que com ou sem o vírus,  não estaria em funcionamento.  Prazo virou descaso.

Frase da semana: 

“Acabou porra!”

Do presidente Jair Bolsonaro querendo um basta nas investigações sobre Fake News tocadas pelo Ministro Alexandre de Morais.

Patos vai a 617 casos confirmados de covid-19 neste sábado (30) com 181 recuperados. Veja os números

Cai número de pessoas internadas em Patos por conta da covid-19, e há queda também no número de infectados nas últimas 24h

A cidade de Patos, até este sábado, dia 30 de Maio de 2020, contabilizou 617 casos do novo Coronavírus (COVID-19).

Desses números, 395 estão em isolamento domiciliar, 19 em internamento hospitalar, 181 estão recuperados e 22 óbitos. OBSERVAÇÃO: Como a Vigilância Epidemiológica já INFORMOU durante toda a semana, o Mapa Setorial e o Relatório detalhado só serão liberados de segunda a sexta-feira, e aos sábados e domingos será emitido apenas o Boletim Geral.

Todos os dados veiculados tanto no Boletim quanto no Relatório, são fornecidos pela Vigilância Epidemiológica do Município.

TUPARETAMA | Secretaria de Educação anuncia retorno das aulas com suporte online e impresso

Após uma pausa nas atividades escolares para reorganização do conteúdo didático, a Secretaria de Educação de Tuparetama anunciou o retorno das aulas online para o dia 1º de junho. A estratégia adotada pelo município para dar continuidade as atividades do ano letivo é a implantação da plataforma iEscolar Online.

O sistema é um auxílio aos estudantes da rede municipal de ensino enquanto durar as medidas de isolamento social. Além da ferramenta digital, os professores disponibilizam material didático e realizam monitoramentos através de outras ferramentas como whatsapp, classroom e e-mail.

Segundo a secretária de Educação, Rafaely Leite, um levantamento interno apontou que 70% dos estudantes têm algum aparelho disponível para acessar os conteúdos. Outro recurso será oferecido aos alunos que não disponibilizam de equipamentos digitais.

“Para garantir que os demais estudantes não fiquem prejudicados, a coordenação pedagógica está finalizando uma tiragem de apostilas para cada ano letivo. Os alunos, a maioria da zona rural, receberão o material em casa e dessa forma garantiremos que a educação seja acessada por todos.”, afirmou Rafaely.

Resultado Saepe 2019 – A Secretaria Estadual de Educação divulgou recentemente o resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco- SAEPE. Das 17 cidades da Gerência Regional de Educação- GRE Pajeú, Tuparetama ficou em posição de destaque entre os 2 º anos no 4º lugar, os 5º anos no 7º e os 9º anos na 5ª colocação.

Fundação Joaquin Nabuco faz pesquisa para tentar identificar o porquê cidades como Solidão, Ingazeira e Calumbi ainda não tem casos de covid-19

Cidades menores e mais isoladas tendem a apresentar melhores condições de atraso na expansão da contaminação.

Solidão (foto), é uma das três cidades do Pajeú que ainda não registrou casos.

Após mais de dois meses da pandemia em Pernambuco, pesquisadores do Centro Integrado de Estudos Georreferenciados para a Pesquisa Social (Cieg) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) mapearam e realizaram rápida pesquisa junto aos 20 municípios que ainda não apresentam casos confirmados da Covid-19.

Como objetivo, eles buscaram identificar as causas desse sucesso no combate à doença no estado.

Analisando inicialmente o mapa desses municípios sem Covid-19, observa-se que a primeira possível causa desse atraso na contaminação pode estar relacionado ao fato de que a maioria não está conectada ou próxima a alguma rodovia federal de grande tráfego. “Existe exceção no caso de Belém do São Francisco (BR-316) e Exu (BR-122)”.

Ao considerar a população dos municípios sem contaminação, constatou-se também que a maioria é de pequeno porte. Cerca de 80% desses municípios estão abaixo de 20 mil habitantes.  Vinte cidades pernambucanas sem casos da Covid-19, três estão no Pajeú: Ingazeira, Calumbí e Solidão. A informação é do Diário de Pernambuco

 

Em dois meses, São José do Egito perdeu R$ 1,5 milhão de receita,diz prefeito

O Prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, disse hoje ao Debate do Sábado, na Gazeta FM, que o município de São José do Egito perdeu em receitas de FPM e ICMS R$ 556 mil. De FUNDEB, são R$ 947 mil que deixaram de entrar nos cofres.

“Porque nossos opositores não dizem que perdemos esse recurso? Isso precisa se mostrar também. Estamos fazendo o possível e impossível principalmente para salvar vidas.  Graças a Deus não tem nenhum óbito”.

O prefeito destacou a aquisição de doze leitos, cinco de UTIS. “Já são 17 pessoas curadas”.

Ele afirmou que apesar das perdas, tem mantido obras na cidade. “Continuamos asfaltando ruas, fazendo calçamentos, trabalhando nas escolas, na educação”.

O prefeito disse que continuará seguindo as medidas de isolamento social do Governo do Estado. “Eles tem mais dados para decretar isso que a gente. Tem algumas coisas que já poderiam abrir como salões, mas vamos seguir o decreto”.

Ele disse que tem mantido salários em dias e negociado com as categorias.

Ainda desafiou o vereador Alberto de Zé Loló, que disse não ter visto o contracheque com redução de salário no Portal da Transparência. Eu reduzi o meu, os secretários reduziram. Nós sentimos no bolso. E no bolso dele, vai doer quando?”

São José do Egito tem previsão de receber R$ 3.077.022,05 de ajuda financeira de R$ 60 bilhões a Estados e municípios. Evandro disse que como o recurso vale para todo o ano acredita que ele não cobrirá as perdas. Se a projeção se mantiver, a perspectiva é de mais de R$ 5 milhões.

Em Tuparetama, vereadores reclamam de relaxamento no combate a Covid-19

Blog Nill Junior

Para eles, está havendo relaxamento por parte da Prefeitura.

O Câmara em Ação da Rádio Pajeú, ouviu nesta sexta-feira (29), o presidente da Câmara de Vereadores de Tuparetama, Danilo Augusto e o vereador Orlando Ferreira.

Ponto em comum entre os dois foram as reclamações com relação às ações de combate ao novo coronavírus no município por parte do Executivo Municipal. Eles acusam a Prefeitura de ter relaxado com as ações.

Danilo lamentou o que chamou de “forma desorganizada” a distribuição dos kits da merenda escolar. Lembrou que desde o início a Câmara cobra a distribuição, mas da forma como manda a lei.

Segundo o presidente, mães que tem entre duas e quatro, crianças estudando receberam apenas um kit. “Então estamos cobrando que se faça da forma correta, porque o dinheiro federal pra merenda está chegando, até adiantado e o município tem todas as condições de entrar com a contrapartida, porque o FPM também está chegando de forma regular e em valores normais”, afirmou.

Danilo, também lamentou o aumento de casos confirmados de Covid-19 no município, como também dos casos em investigação e cobrou ações mais efetivas por parte da Prefeitura.

Ainda segundo o presidente, a Câmara solicitou, através de ofício o pagamento de insalubridade de 40% para profissionais da saúde. “Só estamos pedindo que a Prefeitura valorize estes profissionais”, destacou.

Por fim informou que foi instalado um lavatório móvel em frente ao prédio da Câmara e um dispositivo de álcool em gel para as pessoas que transitam na cidade poderem higienizar as mãos.

O vereador Orlando, cobrou o uso correto dos recursos, que têm chegado ao município para o combate ao novo coronavírus. Segundo ele: “tem gente em Tuparetama que está pensando que essa verba é pra gastar em qualquer outra ocasião, e não é”, afirmou. “Precisamos ver que o problema é sério e os recursos estão aí. O dinheiro dá pra fazer muito bem o que tem que ser feito”, emendou.

Números de casos só aumenta e isolamento social no Pajeú segue longe do ideal

Números de casos só aumenta e isolamento social no Pajeú segue longe do ideal

Mesmo com medidas duras, como fechamento de feiras livre e do comércio em geral, as cidades da região do, tem registrado um aumento significativo dos casos de coronavírus. Somente nessa foram 27 novos positivos e os números do isolamento social, bem distantes do ideal.

Segundo as autoridades de saúde, para conter a disseminação do vírus o isolamento social ideal seria algo em torno de 70%, realidade longe de ser alcançada pelos municípios do Pajeú.

Nessa quinta (28), a cidade do Pajeú, melhor colocada no painel do Ministério Público de Pernambuco e da Inloco era Brejinho com apenas 40% de sua população em casa, na posição de número 16. Iguaracy em 21º e Flores em 38º fecham a lista das 3 cidades do Pajeú melhor colocadas.

Cidades como Serra Talhada, que tem o maior número de casos da região só aparecem na 160ª posição e São José do Egito, segunda mais afetada, na 158ª colocação. Se o remédio é o isolamento social, as cidades do Pajeú precisam aumentar e muito a dosagem para surtir algum efeito.

Com mais um caso positivo de covid-19, SJEgito vai a 29. Confira casos por bairro e idade

nessa sexta(29) A Secretaria de Saúde confirmou mais um caso de COVID 19, através da realização do teste rápido. A paciente encontra-se bem, esta em casa e segue sendo monitorada pela equipe da secretaria de saúde. Hoje também foi descartado mais um caso.
A secretaria de saúde divulga nesta sexta feira a relação dos casos confirmados de covid 19 em nosso município, por bairro, faixa etária e sexo. Salientamos que todos os números são contabilizados pela equipe de saúde do município, e todos os pacientes estão notificados no banco de dados da secretaria estadual de saúde.