Gordo Construções

ProntoMaisLab

Sertão Online

Supermercado Queiroz

Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus

Restaurante Império Gourmet SJE

BMG Correspondente Antônio Filho

F. e P. Droga Center

Clínica Santa Lúcia

Casa Shopping Center

ADRIANTUR

Dr. Diego Aragão

O Centenário

Costa Lira

Informatic Center

Eduardo da Fonte

Centro Clinico

Eletro Móveis

Deixe Seu Like

TABIRA | Nely Sampaio diz que Câmara não pode ser apedrejada por atraso de salários

Prefeito foi convocado, mas não compareceu à sessão para tratar do tema. É um dos poucos com salários em dia na Cidade das Tradições

Em Tabira repercutiu nas redes sociais a notícia de que a Câmara de Vereadores teria aprovado um projeto aprovando o remanejamento de recursos por parte da gestão do Prefeito Sebastião Dias para pagar os salários atrasados de servidores e por outro lado, teria manobrado outro projeto para ficar com os recursos.

Nesta segunda-feira (21), a Presidente da Casa Eduardo Domingos de Lima, vereadora Nely Sampaio, falou ao comunicador Anchieta Santos durante o programa Cidade Alerta da Rádio Cidade FM mostrando que as informações são inverídicas.

“A Câmara autorizou sim o remanejamento de recursos. Só que para que isso aconteça a gestão precisa ter saldo, ter dinheiro”. Nely deixou clara a preocupação dos 11 vereadores informando que a parcela do dia 10 veio zerada por débitos da Prefeitura com a patronal.

Apresentando números do Portal da Transparência, a vereadora provou que contratados e secretários estão sem receber os seus salários desde o mês de julho. Já o Prefeito Sebastião Dias com vencimentos de R$ 16.132,81, tem os salários em dia.

A folha de pessoal atualmente supera os 60% extrapolando o limite máximo de 54% da Lei de responsabilidade Fiscal o que tem ocasionado multas ao prefeito por parte do TCE. A Presidente declarou que por indicação do vereador Djalma das Almofadas o prefeito Sebastião Dias foi convidado a comparecer à sessão de ontem para buscar uma saída para a crise dos salários atrasados.

O prefeito por ter agenda no Recife para cuidar da saúde sugeriu enviar um secretário em seu lugar. Nely disse que não aceitou porque os encaminhamentos feitos com secretários não são respeitados pelo gestor. A vereadora pré-candidata a prefeita confirmou o que já havia revelado a produção dos programas Rádio Vivo e Cidade Alerta: vai mesmo deixar o PSC e junto com outras lideranças integrar uma nova legenda.

Campina Grande-PB ganhou o primeiro laboratório experimental 5 G do Nordeste

A cidade de Campina Grande foi escolhida para ser sede do primeiro laboratório de rede experimental 5G do Nordeste. O Tim 5G Living Lab, lançado na última quinta-feira (17), foi implantado no campus I da Universidade Federal de Campina Grande, no bairro Bodocongó, em uma parceria entre as empresas de telecomunicação Tim e Nokia e o Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação (Virtus), da UFCG.
A ideia da ativação da rede experimental 5G no campus da UFCG é o desenvolvimento de soluções aplicadas nas áreas de software e automação. As antenas para a rede foram instaladas no campus e os estudos para soluções a partir da tecnologia serão realizados no Virtus, que faz parte da instituição, mas tem sede própria.
Conforme o Presidente do Conselho Deliberativo do Virtus/UFCG, Danilo Santos, o novo laboratório ativado na UFCG em Campina Grande vai possibilitar que os professores, estudantes e pesquisadores da instituição explorem essa tecnologia e desenvolvam soluções para serem colocadas em prática quando, de fato, o 5G for implantado em todo o Nordeste e no Brasil.

Décimo-terceiro no Bolsa-Família é presente fake de Bolsonaro ?

Resultado de imagem para bolsa familia de lula“A verdade é uma só: O 13º do Bolsa Família(BF) prometido na campanha virá às custas de mais 1 milhão de famílias altamente vulneráveis, se consideradas as que aguardam na fila (700 mil esperam para entrar no Bolsa Família) e as que deveriam ser incorporadas frente a crise e ao desemprego”. Há exatos 16 anos o Bolsa Família era criado com uma Medida Provisória pelo Presidente Lula. Jair Bolsonaro anunciou esta semana a medida provisória, segundo ele, “que cria o 13° do Bolsa Família, que será pago [a] partir deste ano, com recursos oriundos do combate às fraudes no programa.

São 3 mentiras numa única frase:

1) A MP não criou o 13º do Bolsa Família. Deu um “abono” que será pago somente em 2019; Ou seja, veio com um ano de atraso e não cumpriu a promessa.
2) Não será pago a partir deste ano. Só vale agora, em 2019.
3) Está sendo pago com recursos suplementares instituídos na própria MP. Se fosse com combate as fraudes, não precisaria de suplementação.

Mas os falsos presentes deste governo não param por aí:

– O projeto de lei do orçamento para 2020 já prevê um BF muito menor.

– 400 mil famílias serão desligadas.

– Não vai haver reajuste.

– 1/3 dos recursos estão sem cobertura. R$ 9 bilhões estão dependendo de crédito suplementar.

– Não existe previsão para o 13º ano em 2020.

A verdade é uma só: O 13º do Bolsa Família prometido na campanha virá às custas de mais 1 milhão de famílias altamente vulneráveis, se consideradas as que aguardam na fila (700 mil esperam para entrar no Bolsa Família) e as que deveriam ser incorporadas frente a crise e ao desemprego.

E um detalhe, não houve aumento ‘REAL do BOLSA FAMÍLIA’ desde o Golpe contra Dilma. 

Num governo de Bolsonaros, Damares, Moros, Mourões, Weintraubs, Araújos, Helenos, Villas Bôas e outras espécies do gênero, fica difícil dizer qual deles é mais maluco.

A característica comum é a sociopatia, a falta de compaixão, o descaso com os mais pobres, o espírito de vingança e de ódio, a perseguição à cultura, à ciência, às minorias, ao meio ambiente, aos adversários e aos diferentes.

Giro pelos Blog’S(22.10.2019)

Um deserto de líderes nacionais

Na chegada, ontem, a Brasília, para uma semana de trabalho, noticiei que o restaurante do Senado passará a ser batizado, oficialmente, com o nome do ex-senador Carlos Wilson, que Deus levou há dez anos. Também relembrei um pouco a trajetória do ex-deputado Inocêncio Oliveira, que completou, ontem, 81 anos.

Cada um projetou a bancada no cenário nacional ocupando funções destacadas e doando a voz na tribuna em defesa de causas nobres do Estado. O primeiro, manso no falar mineiro, hábil articulador, era um sedutor literal. Partiu cedo, mas em Brasília deixou a marca da sua grife.

O segundo, construiu uma carreira sólida, chegou à Presidência da República, mesmo interinamente. Pernambuco já brilhou muito no Congresso. Vale lembrar, com perfis e doutrinas antagônicas, Cristina Tavares, Fernando Lyra, Egydio Ferreira Lima, Ricardo Fiúza, Inocêncio e Carlos Wilson. Hoje, infelizmente, é um deserto de expressões nacionais.

Enfim, a reação – No exercício da Presidência da República, o vice Hamilton Mourão deu, enfim, uma sinalização de que o Governo vai entrar, efetivamente, na limpeza das praias do Nordeste atingidas pelo vazamento de óleo cru de petróleo. Informou haver autorizado a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, sediada no Recife, a colocar quatro mil homens de prontidão nas praias.

Jogo sujo? – O Governo Bolsonaro montou em Brasília uma central de monitoramento para acompanhar a tragédia nas praias nordestinas. Está investigando, por exemplo, um vídeo viralizado nas redes sociais em que um homem usa um trator para abrir um canal de esgoto em direção ao mar em Itamaracá. Detalhe: o prefeito Tato, genro de Guilherme Uchoa, é do PSB.

Decadência – Em 2010, lembra o ex-vice-prefeito de Paulista, Dufles Pires (PSDB), a cidade se destacou na mídia nacional por ter sido a terceira que mais gerou empregos no País. Na contramão, o prefeito Júnior Matuto (PSB) recebeu, ontem, a visita do ministro da Justiça, Sérgio Moro, para ações de combate à violência por ser a 5ª cidade mais perigosa para viver no País.

Fica no SD – O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, nega que tenha sido motivado a deixar o SD em troca do MDB. Ressalta que está muito bem prestigiado na legenda pelo líder na Câmara Federal, Augusto Coutinho. Quanto ao Palácio, diz que mantém relação harmoniosa com o governador.

A razão – O senador Fernando Bezerra Coelho, líder do Governo no Senado, foi a ausência mais comentada, ontem, na passagem do ministro Moro por Paulista. Aos que acham que se distancia do Governo, uma informação: passou a tarde de ontem em reunião com o ministro Paulo Guedes.

NO MDB – O presidente da Câmara de Timbaúba, Josinaldo Barbosa (PTB), lidera, hoje, uma manifestação em frente à sede do Legislativo contra o ato arbitrário do prefeito Ulisses Felinto (PSDB), que promoveu, na semana passada, a invasão ao Legislativo que acabou em depredação.

Perguntar não ofende: Quando a rede hoteleira vai se pronunciar sobre o cancelamento de reservas por causa da tragédia nas praias?

*Coluna do Finfa*

Entregou – O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, entregou o prédio da 24ª Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran, em Lajedo, Agreste. A obra conta com amplo espaço, funcionando sempre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, na Av. Náutico Capibaribe, S/N, PE170. A Ciretran terá capacidade de atender cerca de mil usuários/mês, oferecendo os serviços de primeiro emplacamento; transferência de proprietário; segunda via de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos – CRLV; recurso de infração; comunicação de venda; atualização de endereço; pontuação e identificação de condutor infrator. Na oportunidade, o Coordenador de Articulação Municipal, Carlos Veras, falou da necessidade da implantação da Ciretran no município, uma vez que, a frota de Lajedo é de 16.479, desses 5.159 são motos.“Quando o servidor encontra boas condições de trabalho, os serviços fluem com mais eficiência e melhor harmonia”, destacou.

Comparou com ao ‘poste’ – O ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares, concedeu entrevista ontem (21), ao radialista Nill Júnior da Rádio Pajeú, indiretamente comparou o atual vice-prefeito Alessandro Palmeira ao ‘poste’. “Espero que Patriota tenha a atitude que eu tive, de esperar que o povo diga quem é o candidato para ele poder apoiar. Isso é o que eu espero. Exemplo é eleger ‘postes’ nesta País: Dilma, João da Costa, prefeito do Recife, Haddad, são exemplos, o povo vai saber quem quer”. finalizou o ex-prefeito ao seu estilo.

Até dezembro será definido – O vereador de Custódia, Marcílio Ferraz (PP), esteve visitando a sede do blog, na oportunidade afirmou que o grupo da oposição ao prefeito Emmanuel Fernandes (Manuca), tem se reunido, para se planejar para as eleições de 2020. Segundo o parlamentar, seu nome está incluído na lista dos pré-candidatos a  prefeito. Marcílio confirmou que daqui para o final do ano o candidato das oposições será definido.

Recebeu – O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, recebeu o ex-prefeito de Sobral-CE, Veveu Arruda, que também é presidente da Associação Bem Comum. Segundo Duque, a visita teve na pauta, a parceria entre a Prefeitura de Serra Talhada, com a entidade dirigida pelo ex-prefeito.“O ex-prefeito, que é professor, foi responsável por fomentar o extraordinário modelo de educação vivenciado pelo município de Sobral e com o apoio e financiamento da Fundação Lemann está tendo a oportunidade de expandir esta experiência para diversos municípios brasileiros, inclusive em nossa cidade, dentro da estratégia do Programa Educar pra Valer, implantado em nosso município por meio do projeto Educa Serra”, disse Duque.

Promoveu – Em São João dos Leites, a equipe da Unidade Básica de Saúde – UBS promoveu um momento muito especial para as mulheres do Povoado, no mês em que a prevenção contra o Câncer de Mama e Colo do Útero é intensificada. Houve palestra, orientações sobre prevenção, cuidados de como forma de identificar sinais e sintomas dessas doenças, distribuição, sorteios e momento de beleza.

Disse – “Foi graças ao empenho da CNM, na pessoa do seu presidente Glademir Aroldi, da Amupe, de todas as entidades municipalistas no Brasil, que nós vencemos. Em vários momentos essa conquista esteve ameaçada, mas foi uma vitória grande. Agora podemos minimamente fechar as contas esse ano, pagar a quem devemos e, portanto, prestar contas da nossa missão ao povo”. (Presidente da Amupe, José Patriota, após o Presidente Jair Bolsonaro sancionar a cessão onerosa)

Iguaracy – Teve início ontem (21), a II Semana das Juventudes ocorrerá no município de Iguaracy, que se encerra no próximo domingo (27). Segundo a diretora de Juventudes, Rosângela Pereira de Queiroz, os encontros acontecerão em Iguaracy, Irajaí e também em Jabitacá.

Você sabia – Que o Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Luís Augusto Lara (PTB), teve o mandato cassado, nesta segunda-feira (21), pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). O resultado da votação foi 4 a 3. Ele foi acusado por uso abusivo de servidores da prefeitura de Bagé, na região da Campanha, durante sua campanha nas eleições de 2018, quando obteve seu sexto mandato para deputado estadual.

Reprovaram – Na última sexta-feira (18), a Câmara Municipal de Vereadores de Custódia, 3° Sessão Extraordinária Do Legislativo 2019 para a votação das contas do Ex. Prefeito Luiz Carlos Gaudêncio de Queiroz, referente ao Exercício 2014, Processo Numero 1510017-4. Após a analise das referidas contas, os vereadores votaram pela rejeição das contas, e acompanhar o parecer emitido pelo Tribunal de contas do Estado de Pernambuco que julgava irregular as contas. Salienta-se que as contas estavam na casa pendente de julgamento, desde o dia 27 de março do ano em curso, descumprindo o que dispões as Constituições Federal e Estadual, assim como ferindo o devido processo legal, conforme noticiado essa semana por esse Blog.

Perguntar não ofende – Quando a Prefeitura de Tabira-PE, vai pagar os 06 (seis) meses atrasados ao proprietário do ônibus que transporta estudantes tabirenses para a cidade de Patos-PB?

*Blog Edmar Lyra*

Curiosidade – Nos últimos 30 anos em Petrolina, somente em 10 anos a cidade não foi governada por um Coelho. Entre 2007 e 2016 quando Odacy Amorim herdou a prefeitura de Fernando e depois foi sucedido por Julio Lossio que repassou para Miguel.

Audiência pública – Logo após o Conselho Federal de Medicina (CFM) regulamentar, em fevereiro deste ano, consultas online, telecirurgias e telediagnósticos, a resolução foi revogada pelo órgão. O assunto passou a ser discutido no meio acadêmico e até mesmo dentro de Assembleias Legislativas. Com intuito de reunir especialistas da área de medicina e tecnologia junto ao poder legislativo, a Alepe irá realizar uma audiência pública nesta terça-feira, às 10h, no Auditório Senador Sérgio Guerra. A proposição é do deputado Clodoaldo Magalhães, que é médico.

Convocação – Preocupado com os possíveis impactos decorridos do aparecimento de manchas de óleo no litoral pernambucano, o vereador João da Costa (PT) convidou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves, para prestar esclarecimentos acerca do plano de contenção do município. A reunião, segundo o petista, servirá para que a Prefeitura do Recife detalhe quais serão as ações emergenciais a serem adotadas, caso as manchas de óleo cheguem as praias do Pina e de Boa Viagem. O encontro ocorrerá nesta terça-feira (22), no Plenarinho da Casa de José Mariano, a partir das 14h, e contará com a presença de diversos vereadores da Casa e segmentos sociais.

Jurisprudência – A respeito das dúvidas suscitadas quanto ao direito do presidente Eriberto Medeiros tentar ser reconduzido ao cargo em 2020 para o biênio 2021/2022, existe uma jurisprudência que beneficiou Rodrigo Maia para ser reconduzido ao cargo de presidente da Câmara dos Deputados, assim como Eriberto, Maia teve um mandato-tampão que para efeito de eleição não foi considerado.

Pesquisas – As pesquisas eleitorais divulgadas até 31 de dezembro de 2019 não precisam de registro na Justiça Eleitoral. Somente a partir de 1 de janeiro de 2020 que qualquer levantamento realizado sobre as eleições municipais precisará ser comunicado ao TSE.

RÁPIDAS

Podemos – Faltando menos de um ano para as eleições municipais, o Podemos reforça seus quadros para a disputa. Ontem o deputado federal Ricardo Teobaldo, presidente da legenda em Pernambuco, acertou os detalhes para a filiação do delegado Antônio Resende, pré-candidato a prefeito do Cabo de Santo Agostinho.

Paulista – Circulou nas redes sociais postagens criticando o deputado federal Daniel Coelho. O parlamentar é um crítico contumaz do PSB no Recife e no estado, porém em Paulista possui aliados abrigados na prefeitura de Junior Matuto, um dos expoentes do PSB de Pernambuco. Configurando uma grande incoerência do deputado.

Inocente quer saber – Raimundo Pimentel já pode ser considerado ex-prefeito em atividade de Araripina?

BREJINHO | Vestido de Capitão América o vereador Galeguinho do Milhão fez a alegria da criançada.

Como já é de costume, o vereador Galeguinho do Milhão realiza todos os anos a Festa das Crianças em Brejinho/PE.

Com distribuição de pipocas, balinhas, pirulitos, muita música e brincadeiras realizadas pelos palhaços Patati e Patatá (COVER) Galeguinho e amigos voluntários percorreram: Vila de Fátima, Povoado Lagoinha, Bairro Alto da Boa Vista, Povoado Placas de Piedade, Vila Mariana e ruas da cidade. Muitos adultos também entraram na brincadeira e relembraram a alegria de ser criança. Uma das motivações de Galeguinho do Milhão para realizar a festa todos os anos é a devoção que o mesmo tem por Nossa Senhora Aparecida que tem data comemorativa no dia 12 de outubro, na mesma data também é comemorado o Dia das Crianças. Tornando-se um dia comemorativa e de agradecimento, o evento sempre é realizado uma semana após o dia 12 de outubro pois sempre ocorre várias comemorações no mesmo dia.

SJEGITO | Curralinho derrotou Valadares FC e é bi-campeão da Copa Carreiro

A equipe do União de Curralinho derrotou nos pênaltis o Estreito Valadares por 4×3, depois de empatar no tempo normal em 2×2. O jogo aconteceu na noite desse sábado (19), no Estádio Francisco Pereira, pelo segundo ano seguido o time de Curralinho levantou o troféu de campeão da competição. Além de troféu e medalhas, o selecionado embolso o premio de R$ 2.000,00 (dois mil reais), oferecido pela Prefeitura de São José do Egito através da Secretaria de Esportes. A campanha do União foi de 5 vitórias e 2 empates com 16 gols marcados e 7 tentos sofridos. O técnico Caisim, venceu em 2017 com a Impueira, e levou em 2018 e 2019 com Curralinho, se tornando o técnico mais premiado das competições egipcienses nos últimos anos.

O DIA EM QUE SJEGITO FOI NOTÍCIA NO “NEW YORK TIMES”-EUA

Pesquisadores do Centro de Estudos e Documentação do Pajeu (CPDoc-Pajeú)* acharam uma reportagem no arquivo no jornal The New York Times sobre São José do Egito, publicada em 1971.
No dia 19 de março de 1971 (Dia de São José), o jornalista americano Joseph Novitski esteve em São Jose do Egito (PE) para fazer uma reportagem especial para o jornal norte-americano The New York Times, fundado em 18 de setembro de 1851 por Henry Jarvis Raymond e George Jones e até hoje em circulação no EUA. O NYT, como também é conhecido, é um dos jornais de maior credibilidade no mundo, tendo ganhado 117 prêmios Pulitzer, maior prêmio do jornalismo mundial.
Após passar alguns dias em São José do Egito, Joseph Novitski escreve sobre a situação em que se encontrava o nordeste brasileiro, que na época sofria uma terrível seca, e mais especificamente São José do Egito, que não escapou desse flagelo. Apesar da reportagem ser o olhar e a descrição de um estrangeiro sobre nosso local, a riqueza de detalhes como que ela narra a situação que encontra no sertão do Pajeu é impressionante. Inclusive como ele percebe a política e o poder no Pajeú, demonstrando conhecer os meandros do sistema que vigorava e ainda persiste em nossa região. A reportagem foi publicada oito dias depois, num sábado, dia 27 de março do mesmo ano, na página 8 do referido jornal.“Oito milhões de pessoas dos 28 milhões que vivem no nordeste do Brasil foram seriamente afetadas pela a seca, que murchava as colheitas, aniquilou os estoques de alimentos e sementes e matou o gado. -A região, um milhão de milhas quadradas nos trópicos que conta como a maior área atrasada da América Latina, foi prostrada. O governo brasileiro manteve cerca de 2,5 milhões de pessoas vivas por meses por meio de um programa de assistência que custou US $ 67 milhões. A afirmação oficial é que ninguém morreu de fome. “Nós não morremos de fome, capitão”, disse um refugiado a um visitante no auge da seca no ano passado. “Nós simplesmente morremos cedo de uma morte lenta” .Projetos de trabalho dissolvidos. A seca de 1970 revelou a pobreza nua do sertão negligenciado novamente. – Pontuou o New York Times.
Fizemos uma tradução simples para que as pessoas possam ler o que foi escrito há 38 anos sobre São José do Egito e o Nordeste, e nunca tinha sido publicado aqui. Essa é apenas uma das muitas publicações que doravante surgirão.
Um dos objetivos basilares do CPDoc-Pajeú é justamente publicizar tudo o que foi escrito sobre nosso povo, nossa história e/ou nossa cultura, por isso que adotamos o lema SCIENTIA LIBERAT: O Conhecimento Liberta.

NO NORDESTE DO BRASIL, UMA SECA E UM DESESPERO SILENCIOSO.

Por Joseph Novitski Especial para o New York Times

SÃO JOSÉ DO EGITO, Brasil, 19 de março – A procissão em homenagem a São José se moveu em silêncio sob um céu claro do fim da tarde com os filhos mais pequenos. No domingo, com a cabeça erguida e as mulheres mais velhas, rosários emaranhados nos dedos, atrás de uma cruz de madeira simples. Parecia um ato de contrição, e não de ação de graças ou de oração pela chuva, como a procissão anual do Dia de São José havia sido nos últimos 141 anos aqui. A seca, que varre o nordeste em intervalos irregulares há pelo menos 200 anos, atingiu São José do Egito e o resto da região no ano passado, em meio a uma transição social da Idade Média para a sociedade industrial. Oito milhões afetados. A marcha tranquila proporcionou o clima de desespero passivo nesta cidade agrícola do interior, que, como centenas de outras, mal sobreviveu à grande seca de 1970. Oito milhões de pessoas dos 28 milhões que vivem no nordeste do Brasil foram seriamente afetadas pela a seca, que murchava as colheitas, aniquilou os estoques de alimentos e sementes e matou o gado. A região, um milhão de milhas quadradas nos trópicos que conta como a maior área atrasada da América Latina, foi prostrada. O governo brasileiro manteve cerca de 2,5 milhões de pessoas vivas por meses por meio de um programa de assistência que custou US $ 67 milhões. A afirmação oficial é que ninguém morreu de fome. “Nós não morremos de fome, capitão”, disse um refugiado a um visitante no auge da seca no ano passado. “Nós simplesmente morremos cedo de uma morte lenta.” Projetos de trabalho dissolvidos. A seca de 1970 revelou a pobreza nua do sertão negligenciado novamente.

Os estoques de alimentos estavam esgotados e não há certeza de que a região possa cultivar alimentos o suficiente para sustentar-se este ano. As chuvas chegaram desigualmente pela região e os projetos de trabalho de assistência do governo – construindo estradas e barragens à mão – foram dissolvidos. Mesmo que haja sementes suficientes para o plantio e chuva suficiente para as colheitas, há cerca de quatro meses de mais fome pela frente antes que o primeiro alimento seja colhido. Quando choveu em São José do Egito, no início deste ano, crianças rolaram e gritaram, espirrando na água marrom que corria pelas calhas. Os homens saíram e ficaram rindo nas ruas, as cabeças jogadas para trás sob a chuva. Os agricultores de subsistência, como centenas ou milhares de outros que alimentam a região e a si próprios com parcelas rudimentares de milho, feijão e mandioca, plantaram suas últimas sementes e esperavam. Mas as chuvas nas terras negras semiáridas do nordeste nunca são constantes. O milho em torno de São José do Egito e em outras cidades está murchando. Quando a procissão do dia de São José terminou, não havia chuva naquele dia e nem a tradição de séculos nem as previsões modernas do governo garantiam que a seca de 1970 havia terminado.

O Centro de Estudos e Documentação do Pajeú – CPDoc, nasceu da carência de estudos e pesquisas sobre a história do pajeú e suas adjacências. Ele é feito por pesquisadores autóctones. A necessidade de conhecer e tornar notória nossa secular história levou a um pequeno grupo de estudiosos e pesquisadores de vários ramos do saber a se unirem em torno de um grupo cujo elo mais forte é o amor por sua terra, por seu povo, sua cultura e suas raízes.

Aldo Branquinho
Felipe Pedro Aragão
Hesdras Souto
Lindoaldo Campos
Jair Som
Rafael Moraes

OUTUBRO ROSA | Pronto Mais Lab realizou exames de mamografia em SJEgito

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livreNo mês de prevenção ao câncer de mama e o laboratório Pronto Mais Lab  realizou neste domingo (20), exames de mamografia na unidade de São José do Egito.

De manhã uma unidade móvel esteve no Pronto Mais Lab na Capital da Poesia para a realização dos exames.

Em São José houve café da manhã e sorteio de prêmios.

A imagem pode conter: 11 pessoas, incluindo Socorro Lima, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Vereador de Tavares-PB leva surra e acusa equipe da prefeitura

Portal Correio PB

O vereador Pablo Dantas, do município de Tavares, Sertão paraibano, divulgou, nesse domingo (20), um vídeo no Facebook acusando a equipe do prefeito Ailton Suassuna, de tentativa de homicídio. Nas imagens, gravadas, segundo ele, nas dependências do Hospital Regional de Princesa Isabel, o parlamentar aparece com o rosto cheio de hematomas. No vídeo, Pablo Dantas não deu detalhes de como ocorreu a agressão, mas acusou pessoas ligadas à prefeitura de terem cometido o ato. Ele ainda atribuiu a violência foi tentativa de represália a à sua atuação como parlamentar. “Eles tentaram me matar”, falou o vereador, sem citar nomes.

Choveu em cidades pajeuzeiras na tarde deste domingo (20) em Itapetim 27 mm

Blog Repórter do Sertão. A chuva voltou a cair no em Itapetim na tarde deste domingo (20). Apesar de baixa intensidade, a precipitação ainda alagou algumas ruas e deu uma melhorada no clima, amenizando a temperatura. Choveu em Itapetim 27 mm.

Em áreas da zona rural, mesmo fraca, a chuva também caiu e animou o homem do campo.

Até a publicação desta matéria, durante a tarde,  a chuva fina continuava caindo no Ventre imortal da poesia.

Em São José do Egito choveu 5 mm,  Brejinho 3,5 mm e na zona rural foi em torno de 8 mm, Afogados 6 mm, Carnaiba 2 mm, Iguaracy 2 mm, Ingazeira 11 mm, Stª Terezinha 1 mm, em  Desterro-PB e Teixeira-PB também choveu. Em Itapetim já choveu este ano 608 mm.

De acordo com o Blog de Nill Junior,  uma chuva que persistiu por mais de uma hora (por volta das 7 da noite), caiu fortemente na noite do sábado em Afogados da Ingazeira com 23 milímetros(em alguns pontos), Tabira, Carnaíba e Santa Terezinha. Na comunidade da Chapada de Juru, na Paraíba,  a chuva com fortes ventos, derrubou uma casa, arrancou arvores e transformou a estrada num riacho.

A meteorologia não fazia previsão da ocorrência de chuva surpreendendo até os pluviômetros que estavam desativados. A chuva da noite modificou o clima de temperatura alta que a cidade viveu no sábado dia 19.

No domingo à tarde o tempo fechou e uma chuva passageira passou pela cidade. Ouvintes do Rádio Vivo da Pajeú FM  99,3 informaram hoje(21) cedo ao comunicador Anchieta Santos a ocorrência no final de semana de chuva em Várzea Cumprida,  Ibitiranga, Serra Branca, Carapuça, zona rural de Solidão, Caiçara, Serrinha, Travessão, Serrote Verde, Roça de Dentro, Queimada Grande, Riacho Fundo, Minador com 25 milímetros, Escada, com 7 milímetros, Baixio de Carapuça, Riacho do Meio de Água Branca com 15 milímetros, Fala de Tavares, Santiago, Capim Grosso, Pedra D’água, Mocororé e outras comunidades.

BREJINHO | Uma bela festa para os Professores na Terra Mãe do Rio Pajeú

A imagem pode conter: 8 pessoas, incluindo Silvio Souto Silvana Teles, Tania Santos Santos e Elisangela Lucena De Lira Isidro, pessoas sorrindo, pessoas em péA imagem pode conter: 14 pessoas, incluindo Abrahao Filho, Elisangela Lucena De Lira Isidro, Maria Helena Teles, Tania Santos Santos e Erinalda Simões, pessoas sorrindo, pessoas em péEm Brejinho aconteceu uma bela e organizada  festa para os professores da Terra Mãe do Rio Pajeú. Foi na sexta(18).

O evento aconteceu no Parque Águas Douradas e foi organizada pela secretária de Educação, Silvana Telles, com apoio do comércio e patrocínio do Governo Municipal.

Os professores foram recepcionados pela dupla Roninho e Tânia Lira e a festa foi animada pela Banda Galera do Limão.

A imagem pode conter: 15 pessoas, incluindo Luciano Lopes e Ednalva Maria Sousa, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área internaEstiveram presentes além da Prefeita Tania Maria, os vereadores Inácio Teixeira, Galeguinho, Naldo de Valdim, Ronaldo Delfino e Guega de Jacinto, além dos secretários municipais Zan Lucena, Dilson, Ivaldo, Vanise, Huda, Cleiton e o ex-prefeito José Vanderlei.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

ITAPETIM | festa da padroeira Nossa Senhora da Piedade

A imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas sorrindo, multidão

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas no palco‘FESTA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE’

Neste sábado (20) a Prefeitura de Itapetim, em parceira com a Secretaria de Cultura do município promoveram a Festa da Padroeira do Distrito de Piedade, Nossa Senhora da Piedade.

O prefeito do município, Adelmo Moura, esteve prestigiando a festa e aproveitou a oportunidade para parabenizar a Secretaria de Cultura pelo evento, que lotou a praça de Piedade.

” Foi um verdadeiro sucesso! Contamos com grandes shows de Batista Lima, Bedeu Quirino e Wellington Cantor. O secretário de Cultura Ailson Alves, e toda equipe da Secretaria e a população de Piedade estão de parabéns pela organização e sucesso desta grande festa, reforço o compromisso com a comunidade e que muitas alegrias ainda virão para o povoado.”Pontuou Adelmo Moura ao blog. Estavam presentes: O ex-prefeito Arquimedes Machado, o vice-prefeito Junio Moreira, o Presidente da Câmara Junior de Diógenes, o vereador Romão de Piedade.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

O tradicional evento religioso é realizado durante nove dias na capela do Distrito e a festa é realizada no centro com atrações de destaque, dentre elas: Batista Lima, Bedeu Quirino e Wellington Cantor

Festa de arromba para os professores na FVP- Faculdade Vale do Pajeú

A imagem pode conter: 20 pessoas, incluindo Dulcinally Raquel, Alane Sillva, Adelmo Moura, Luciana Maria Paulino, Josecira Solange, Eveline Santos, Jacilene Leite e Grazielle Ferreira, pessoas sorrindo, pessoas em pé, sapatos e área internaA imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Luciana Maria Paulino e Luciano Torres Luciano, pessoas sorrindo, pessoas em pé e noiteA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e noite

 

Na noite dessa sexta-feira (18) a FVP fez uma festança para os professores da Região do Pajeú e Cariri paraibano.

“Foi uma festa sensacional”, disse uma professora, já de outra educadora mais empolgada ainda, “Festa para os professores – Com visão futurista” Disse se referindo  ao Diretor da Faculdade Vale do Pajeú de São José do Egito, Dr. Cleonildo Lopes, o Dr. Painha.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livreA imagem pode conter: Maciel Melo, sorrindo, chapéu

“São os educadores que nos orientam desde crianças na construção dos saberes e da cidadania.Aproveito para parabenizar aqui todos os professores pelo seu dia, em especial aos de Itapetim pelo comprometimento e pelo ótimo trabalho desenvolvido”. Pontuou Adelmo em sua fala e ainda parabenizou Dr. Painha pelo investimento na Educação na região

“Estamos realizando essa  festa para os Professores, a todos os Mestres da região, como forma de valorizar e expressar a verdadeira e real qualidade intrínseca e rara que tem o educador. Focado no crescimento e valorização desses ilustres e inegáveis profissionais, mais do que  necessários para a evolução do conhecimento que tem nas mãos a decência de ensinar, mudando a vida de pessoas e, consequentemente seus destinos, a FVP dedica aos Professores, uma noite memorável  reconhecendo e enaltecendo a figura e importância do papel do professor dentro e fora do universo escolar, haja vista que uma convicção sobre aquilo que se é, e se faz, pode sim mudar o mundo. A Faculdade Vale do Pajeú não só acredita no poder dos docentes como também os valoriza.”Pontuou Painha em sua fala.

A imagem pode conter: 4 pessoas, multidãoJosé Patriota prefeito de Afogados e Presidente da AMUPE:   “O professor vai além da sala de aula, são pessoas que servem de exemplo para todos, pois transmitem e constroem conhecimento, ajudam nas dificuldades, apontam caminhos, criam laços de afetividade e ajudam a desenvolver as potencialidades de cada um”.

Desde o inicio das festividades foram distribuídos brindes: Smartphones, TV’s LED, Geladeira, Viagem pra Fortaleza, bolsas de  graduação e pós-graduacão, vários Cupons de prêmios.

E a noite terminou com muita música: de Maciel Melo, Galego do Pajeú, Alan Jones(Sintonia Fina), Lenilson Nunes, Seu Marquinhos e Jackson Monteiro, como não poderia faltar poesia de viola com os  Irmãos Pereira de Patos-PB.

Estavam presentes os Prefeitos: José Patriota(Afogados), Adelmo Moura(Itapetim), Sávio Torres(Tuparetama), Vanim de Danda(Stª Terezinha), o Prefeito Breno Borba de Bezerros veio prestigiar o evento (FVP está montando uma filial na cidade de Bezerros e o Gestor está apoiando a iniciativa e veio conhecer a FVP em SJEgito), o Ex. deputado Zé Marcos de Lima, e o Ex. Prefeito de SJEgito Romério Guimarães e  Presidente da Câmara de Teixeira Valone Dias Oliveira.

Em uma noite memorável, com a Presença de diversas autoridades políticas de toda a região, além de empresários, intelectuais, profissionais da educação e representantes da sociedade civil, a Faculdade Vale do Pajeú, em São José do Egito-PE, homenageia os Professores com o sorteio de brindes, viagens e a concessão de bolsas de pós graduação.

Faculdade Vale do Pajeú oferecerá além  dos cursos de Enfermagem, Direito, Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis. Em 2020; Odontologia, Veterinária, Psicologia, Nutrição, Terapia Ocupacional e Teologia e\ou Filosofia.

 

 

Giro pelos BlogS(21.10.2019)

Interpretava Arraes até pelos lábios

Morreu, ontem, o coronel Luiz Pinto, 61 anos, um dos ajudantes de ordem mais politizados e jeitosos que já conheci. Era o auxiliar da maior confiança do ex-governador Miguel Arraes, a quem interpretava até pela leitura labial. Certa vez, fui a Belo Horizonte cobrir uma reunião de governadores.

Chegando lá, atrevido, pedi uma carona no jatinho até Brasília. Ele olhou enviesado e sapecou: “Se você se comportar direito, posso pensar no assunto”. Era o sim, Arraes falava por parábolas. No voo, Luiz serviu a primeira dose de uísque ao velho cacique. De dicção péssima, entre um trago e outro, danou-se a falar mal de Jarbas.

Eu só compreendia o nome. Ele ria da história e eu também, disfarçando, porque não entendia patavinas. Na chegada, Arraes me chamou na presença do coronel e advertiu que a conversa era off. “Não se preocupe, doutor Arraes, a gente só escreve o que entende”, sapequei, bem-humorado. O velho e o coronel reagiram com uma sonora gargalhada.

Expulsão histórica – Foi ainda o coronel Luiz Pinto, ultimamente servindo à segurança de dona Madalena, viúva de Arraes, que me socorreu de um grande vexame.  Arraes não tolerava minha presença nas coberturas de suas visitas a Brasília e, certa vez, me expulsou de um encontro num hotel. De fala mansa, Luiz dobrou Arraes e pude acompanhar a reunião à distância, apesar do constrangimento.

Nem sobrevoo – Passados dois meses, o Governo Bolsonaro está mais perdido do que cego em tiroteio para conter o vazamento de petróleo cru nas praias nordestinas. Se o desastre ecológico tivesse ocorrido no Rio e não no Nordeste, reduto que ainda enxerga como lulista, Bolsonaro já teria sobrevoado as áreas atingidas. Isso mostra que não tem noção da função dele.

Atrapalhado – As providências tomadas até agora foram em função de provocação do Judiciário, porque o Governo reage ao que acontece de forma ineficiente. As manifestações por meio do Ibama deixam claro, igualmente, que o Governo não sabe o que está acontecendo de fato e sua extensão calamitosa. São sabe a origem do vazamento, se foi um acidente ou um ato criminoso.

Sem provas – O Governo acusou a Venezuela antes de apurar. Chegou a dizer que foi uma ação criminosa, um dolo, vontade consciente de cometer o crime. Não tem amparo ainda para concluir isso, porque só o MP poderia levantar tal suspeitas mediante uma ampla investigação.

Responsabilidade – Tudo que foi feito nas praias se deu por determinação judicial dos governos estaduais e do MP. Independentemente da origem do vazamento, esse é o tipo de situação em que a responsabilidade é da União, que deveria ter pedido à justiça o isolamento dos rios por barragens.

NO MDB – Não será surpresa a travessia do prefeito de Olinda, Professor Lupércio, do Solidariedade para o MDB. Enfrenta dificuldades de montar uma aliança que garanta tempo de televisão e base eleitoral para arrebatar a reeleição. Além disso, reclama da falta de apoio do Estado.

Perguntar não ofende: Como o ministro Sérgio Moro tratará o governador, hoje, na programação de Paulista, depois das ofensas de Bolsonaro?

Geraldo Palmeira se recupera após cirurgia

O radialista, blogueiro e Diretor da Cultura AM de São José do Egito, Geraldo Palmeira, se recupera após procedimento cirúrgico no Hospital Getúlio Vargas, no Recife.

Geraldo foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor na medula. Com importante grau de complexidade, diante do local onde o procedimento foi realizado, a cirurgia durou algumas horas.

A boa notícia é que não deixou sequelas. Geraldo já conseguiu sentar e retomou a alimentação. Ele está acompanhado de familiares e tem recebido manifestações de solidariedade de muitos amigos da radiodifusão.

Os próximos passos buscarão através de biópsia identificar o perfil do tumor retirado para que seja traçado o tipo de tratamento pós operatório.

Brasil terá nove feriados prolongados no ano de 2020

O ano de 2020 terá quase o dobro de feriados em nível nacional, além dos municipais e estaduais dependendo da localidade. Serão nove feriados emendados com o final de semana, segunda ou sexta-feira. Neste ano, o número de feriadões no país foi menor porque várias datas comemorativas caíram em finais de semana, como foi o caso de 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), no último sábado. 

Confira: 

25 de fevereiro (terça-feira) – Carnaval (ponto facultativo);
10 de abril (sexta-feira) – Paixão de Cristo (feriado nacional apenas para a administração pública). Para os demais, só é feriado se for decretado por estados ou municípios;
21 de abril (terça-feira) – Tiradentes;
1º de Maio (sexta-feira) – Dia do Trabalho;
11 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi (ponto facultativo);
7 de setembro (segunda-feira) – Dia da Independência
12 de Outubro (segunda-feira) – Dia de Nossa Senhora Aparecida;
2 de novembro (segunda-feira) – Finados;
25 de dezembro (sexta-feira) – Natal

Recursos do Leilão do Pré-sal: saiba quanto seu município vai receber

Serra Talhada receberá maior fatia, com R$ 4,4 milhões. Afogados e SJE, R$ 2,5 milhões. Brejinho, Calumbi, Ingazeira, Quixaba, Solidão e Tuparetama terão direito a R$ 953 mil.Veja lista:

Nota técnica elaborada pela Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira (Conof) da Câmara dos Deputados simulou a parcela que cada município receberá no rateio decorrente do leilão de áreas do pré-sal marcado para 6 de novembro.

Proposta aprovada pelo Congresso Nacional (PL 5478/19), que foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, estabelece que, do total a ser arrecadado pela União, 15% deverão ser divididos pelos municípios conforme o critério do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Isso equivale a mais de R$ 10,8 bilhões.

Conforme a previsão do governo, uma parte dos recursos deverá ser liberada neste ano, e o restante em 2020. As prefeituras poderão, a seu critério, destinar os recursos para investimento ou para despesas previdenciárias.

No Pajeú, Serra Talhada ficará com a maior parcela, de R$ 4,4 milhões. Afogados da Ingazeira e São José do Egito terão direito a R$ 2,5 milhões.

A Cidade das Tradições, Tabira, terá direito a R$ 2,2 milhões. Carnaíba  e Flores terão R$ 1,9 milhão cada. Itapetim e Triunfo terão R$ 1,5 milhão cada.

As cidades de Iguaracy, Santa Cruz da Baixa Verde e Santa Terezinha ficarão cada com R$ 1,2 milhão. Por fim, Brejinho, Calumbi, Ingazeira, Quixaba, Solidão e Tuparetama terão direito a R$ 953 mil.

Coluna do Domingão por Nill Júnior (20 de outubro de 2019)

por Nill Júnior

Implosão interna PSL x Bolsonaro é inédita na história

Muitos tem se perguntado sobre como será a próxima semana depois da troca de acusações e crise sem precedentes entre o núcleo do governo Bolsonaro e o comando da legenda, com nomes como Bivar, Delegado Waldir, Joyce Hasselman e Major Olímpio.

O caso é inédito. Nunca um governo e a própria base viveram algo parecido. Nos governos FHC, Lula, Dilma e Temer, a tendência sempre foi pelo adesismo que uniu a base que ajudou a eleger os presidentes a centrão, muitos oportunistas de plantão ávidos por um pedaço do bolo atrativo de quem está com a caneta.

Mas o que vive o governo Bolsonaro é incrivelmente inusitado. Nem os aliados do presidente imaginavam que sua base vivesse uma crise como essa antes de completar  um ano. A dúvida que fica é como serão os próximos capítulos. Isso porque nem do lado do presidente e seus 01, 02 e 03, muito menos na banda que bombardeou o presidente essa semana há alguém com perfil de bombeiro, conciliador, que ajude a acalmar os ânimos. E o pior há erros dos dois lados do debate.

As frases também foram duras de um lado e do outro. “Esse cara tá queimado, esquece o partido”, “Todo mundo vai para lama e as vísceras ficarão expostas”, “vou implodir o presidente”, “Cansei de fazer discurso para consertar as besteiras deste governo”, Eduardo e Joice Hasselman se tratando como “traíra, picareta e moleque”, dentre outras declarações entre os até bem pouco tempo aliados. E olha que nem falamos dos que já abandonaram o barco como Bebiano, Frota, dentre outros.

Isso tudo em meio à necessidade de aprovação da reforma da previdência no Senado, de agendas importantes que dependem do Congresso. O mais incrível é que tudo acontece dentro da base do próprio governo, onde a desconfiança quase patológica impera. Partidos de oposição nem se mexeram essa semana. Não precisam. O PSL já está dando conta com toda essa lama no ventilador. Semana que em tem mais…

Foto não

O prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares (PSB) foi a gregos e troianos atrás de emendas para o município. Com Sebastião Oliveira (PR) ouviu o aviso: “emenda arrumo, mas foto não tiro”, disse Sebá, aliado de Zé Marcos no município.

Como antes

As notícias de greve do pessoal da limpeza urbana, apagão no posto do Detran por falta de pagamento da prefeitura, dentre outros problemas parecem dar à gestão Sebastião Dias o baixo astral que tinha tirado folga na festa dos 70 anos.

Inédito

Boa parte das Câmaras de Vereadores no Sertão já tiveram momentos baixo clero e baixo nível. Mas vereador chamando outro de ladrão e ouvindo um pague o que me deve velhaco, como na zoada entre Arlan Markson (PSDB) e Plécio Galvão (PSL) inaugurou um novo gênero.

O diário de Mória

Enquanto Patriota não dá o start na campanha pré-eleitoral, o vice Alessandro Palmeira se diverte nas redes sociais com Mória, personagem de um de seus trabalhos literários. Nas outras postagens, alguma coisa sobre gestão e muita, muita poesia. Danado é que Mória não vota…

Pesquisa interna

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, divulgou a aliados que em uma pesquisa para consumo interno apareceu com quase 70% de intenções de voto. Os cinco pré-candidatos do bloco de oposição juntos somariam 16%. A oposição ainda não definiu o nome entre Didi, Nêudo, Gleybson e Zé Mário.

Se não for ela…

Não há outra leitura de momento que indique ouro caminho para Luciano Duque que não apoiar a Secretária de Saúde Márcia Conrado. A Secretária tem sido vista em inúmeras agendas, algumas sem ter relação nenhuma com a pasta, em posição de destaque ao lado do gestor. A surpresa vai ser se não for ela “a ungida”.

Mais um

A caça às bruxas no PSL fez uma vítima: o Deputado Federal Luiz Lima (RJ) informou neste sábado (19) em uma rede social ter sido destituído do posto de vice-líder do PSL na Câmara dos Deputados. O site da Câmara informa que ele não exerce mais a função. A decisão foi tomada por Luciano Bivar, presidente nacional da legenda, que é o pivô da queda de braço com o grupo do presidente Bolsonaro.

Frase da semana: “Eu vou implodir o presidente”.

Do Delegado Waldir ameaçando Jair Bolsonaro depois de ter sua cabeça pedida pelo presidente. Com maioria no PSL, se manteve na liderança do partido.

TCE julga irregular Gestão Fiscal da Prefeitura de Quixaba

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE) julgou nesta terça (15) a Gestão Fiscal da Prefeitura de Quixaba relativa à transparência pública. O processo é referente ao exercício financeiro de 2018 e tem como interessado o prefeito Sebastião Cabral Nunes. Por unanimidade, a Primeira Câmara julgou irregular a Gestão Fiscal e aplicou multa ao chefe do Executivo. O valor e outros detalhes serão conhecidos somente após a publicação do inteiro teor da decisão. O relator do processo foi o conselheiro Ranilson Ramos.

Carnaíba se prepara para receber a 6ª edição da Festa da Palavra

Resultado de imagem para Carnaíba se prepara para receber a 6ª edição da Festa da PalavraO município de Carnaíba se prepara para receber a 6ª edição da Festa da Palavra. O evento ocorre entre os dias 23 e 26 de outubro e contará com a participação de escritores, ilustradores e contadores de histórias, entre outros.

A programação terá oficinas, contação de histórias, rodas de conversa, apresentações culturais, lançamento de livros e feira de livros. As atividades em vários locais, como o Teatro Municipal José Fernandes de Andrade e o Conservatório de Música.

Entre os convidados, estão os escritores Maria Valéria Rezende, Marcia Leite, Susana Ventura e Lenice Gomes. A historiadora Stela Maris Fazio Battaglia e os ilustradores Odilon Moraes e Roberta Asse também estarão presentes.

Giro pelos Blog’S(19.10.2019)

Itacuruba tem dois concorrentes

Nos últimos três dias, acompanhei a missão parlamentar, sob a coordenação do deputado Alberto Feitosa (SD), ao complexo de usinas nucleares de Angra dos Reis. Antes de botar os pés na área de produção de energia nuclear confesso que torcia o nariz para a ideia de Itacuruba sediar uma unidade atômica em Pernambuco. Imaginava ser uma aventura arriscada pelo alto risco de contaminação radiológica e pelas dúvidas quanto aos resíduos. Tudo bobagem.

Angra 1 e 2 funcionam há 44 anos, abertas ainda pelo regime militar e nunca vacilaram, dando vazão a erros. Funcionam sob o império da vigilância, praticam políticas de prevenção e adotam periodicamente o controle ambiental no mar e nas ilhas de Angra. Nunca um só peixe ou tartaruga sofreu qualquer tipo de agressão por radiação das turbinas de Angra. Mais do que isso, as usinas alavancaram economia da turística e paradisíaca Angra.

Voz da Igreja – Quando ouvido sobre a usina em Itacuruba, Paulo Câmara disse que a comissão parlamentar da Alepe deveria, primeiro, dobrar a Igreja. Frei Fernando, pároco de Angra, disse aos deputados que convencessem o governador a entrar na briga porque, no caso de Angra, as usinas revolucionaram a economia da região.

Os concorrentes – A usina nuclear é um investimento da ordem de R$ 30 bilhões e não tem como destino apenas Itacuruba. Em Alagoas, a Eletronuclear identificou a cidade de Penedo, por ser foz do São Francisco. Já em Sergipe, a preferência recai por Poço Redondo, às margens também do São Francisco.

Fugiu da raia – Mesmo recebendo diárias da Assembleia para a missão parlamentar nas usinas de Angra, o deputado Wanderson Florêncio (PSC), escolhido por ser presidente da Comissão de Meio Ambiente, queimou a agenda de ontem, com visitas ao hospital e a Igreja. Preferiu fazer escala no Rio. Deveria devolver as diárias.

Reação tardia – Foi preciso que as manchas de óleo cru que contaminam o litoral nordestino chegassem à praia dos Carneiros para o Governo do Estado criar um grupo de trabalho e reforçar equipes para limpeza das praias. Falta o principal: decretar emergência para receber recursos da União.

Unidos? – Diante do resultado adverso da pesquisa do Opinião, com cenário de vitória do prefeito Miguel Coelho, o ex-prefeito Júlio Lóssio e o deputado Lucas Ramos anunciaram, ontem, que estarão unidos para derrotar o herdeiro de FBC.

VOLTA, ZÉ – Em Caruaru, que se vislumbra em 2020 como um clássico eleitoral, deve ganhar às ruas um movimento para aquecer o nome do deputado José Queiroz (PDT) para rivalizar com a prefeita Raquel Lyra. Um dos slogans em avaliação é o “Volta, Zé”.

Perguntar não ofende: Por que o silêncio do governador em relação à uma usina em Itacuruba?

*Blog do Edmar Lyra*

Décimo terceiro do Bolsa-Família foi uma ideia de Paulo Câmara 

O presidente Jair Bolsonaro fez críticas ao governador Paulo Câmara mais uma vez querendo reivindicar para si a paternidade do 13º do Bolsa-Família, porém quem acompanha a política sabe que a proposta foi apresentada por Paulo Câmara em agosto de 2018, além disso ele já foi tramitando no ano passado até se tornar definitivo em abril de 2019.

Há uma diferença elementar entre os dois programas, onde o do governo federal será dado graças ao recurso economizado com o combate às fraudes do programa sendo pago ainda em 2019. Já o estadual será pago em março de 2020, após os usuários do programa federal comprovarem gastos mensais na ordem de R$ 500,00.

No fim das contas, tanto o programa estadual quanto o federal se complementam, pois o recebimento de um não exclui o recebimento do outro, o que garante à população mais carente quatorze recebimentos no período de doze meses, ampliando o poder de compra dos beneficiários e injetando recursos na economia.

É importante que os governantes disputem entre eles quem tem mais benefícios a oferecer para a população, que acaba sendo a grande vitoriosa desta queda de braço, mas é preciso restabelecer a verdade e ela está com o governador Paulo Câmara que foi quem apresentou uma proposta bastante interessante para a população.

Agreste – O deputado federal Fernando Filho (DEM) realizou, nesta sexta-feira (18), uma série de visitas no Agreste, ampliando as alianças que vem mantendo com políticos da região. Logo cedo, o parlamentar participou da inauguração da reforma de uma escola, no município de Poção, ao lado do prefeito Merson (MDB). Neste ato, também estiveram presentes os prefeitos de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), e de Pesqueira, Maria José (PRP). Em seguida, Fernando Filho visitou lideranças políticas em Tupanatinga, ao lado do médico Diego Minervino, e Bonito, com o vereador Zenilson.

Usina – Os deputados estaduais Alberto Feitosa, Antonio Fernando, Henrique Queiroz Filho, José Queiroz, Romero Sales Filho e Wanderson Florêncio cumpriram agenda na usina de Angra no Rio de Janeiro para conhecer melhor o empreendimento que poderá se instalar na cidade de Itacuruba no sertão de Itaparica.

Parceiro – O vice-prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, vem mostrando muita sintonia com a prefeita Raquel Lyra. Rodrigo tem contribuído diariamente com a gestão e não se furta de atender a todas as missões lhe conferidas pela prefeita.

Aniversário – O Blog do Finfa, um dos mais respeitados e acessados do sertão do Pajeú, completou ontem sete anos de existência. Fica o registro e a nossa saudação ao amigo Júnior Finfa que faz um trabalho extraordinário para informar os seus leitores sobre política e sobre o sertão.

RÁPIDAS

Resgate – Pré-candidato a prefeito de Arcoverde, o ex-deputado federal Zeca Cavalcanti divulgou um vídeo relembrando os seus oito anos à frente da prefeitura. Zeca tentará suceder Madalena Britto, que foi eleita em 2012 com o seu apoio, mas hoje estão rompidos.

Petrolina – Com uma elevada aprovação, o prefeito Miguel Coelho caminha a passos largos para a reeleição em 2020. Seus adversários não sabem como enfrentá-lo, uma vez que a gestão tem muito o que mostrar aos petrolinenses.

Inocente quer saber – Qual será a próxima confusão que o presidente Jair Bolsonaro irá se envolver?

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

Resultado de imagem para PATRIOTA E TOTONHO VALADARESJOGO DO JOGO… – A menos de um ano das eleições municipais, o prefeito de Afogados da Ingazeira, Zé Coimbra (PSB) ainda não começou a se movimentar para o processo sucessório. Embora a cidade inteira esteja convicta de que o vice-prefeito Alessandro Palmeira (REDE) será o nome indicado para a sua sucessão, Coimbra vem cozinhando o galo, fazendo de mistério numa coisa que todo mundo já sabe. Enquanto não oficializa, o ex-prefeito Antonio Valadares (MDB) mantém a pré-candidatura de forma estratégica, aguardando Coimbra anunciar o nome da sua predileção. Valadares argumentará que apoiou Coimbra em duas eleições municipais e se estiver bem pontuado nas pesquisas de intenção de voto apresentará os números para tentar demover o socialista da decisão. Não há dúvidas de que tudo será em vão, isso porque Coimbra está decidido a depositar sua confiança em Palmeira e acredita que sua força política somada a máquina administrativa terá êxito no seu projeto que denomina de ‘renovação’. Com o racha decretado, as duas feras cairão em campo e assim poderemos ter de fato uma eleição com disputa acirrada, bem diferente de 2016…

…………………………………………

Resultado de imagem para urna eletronicaATÍPICA – Por falar nisso, se houver oficialmente uma racha político e o ex-prefeito Totonho Valadares encarar a disputa contra o candidato de Coimbra, teremos uma eleição atípica no município de Afogados da Ingazeira. Valadares e Coimbra sempre estiveram juntos politicamente. A Frente Popular representa um conjunto de partidos políticos, uma engrenagem de forças, coesa e sem nenhum líder absoluto dos votos, ao contrário da ex-prefeita Giza Simões que deteve de forma individual por muitos anos os votos da oposição. A ruptura mostrará de fato, quem é quem na disputa dos votos. Individualmente, Coimbra e Valadares vão apresentar seus grandes potenciais políticos num embate de titãs. Valadares fará um discurso mostrando ações realizadas, junto a sua vasta experiência. Coimbra apresentaria um novo projeto político para o município, de um candidato iniciante, apolítico… Vencerá o duelo, quem tiver mais estratégia e souber jogar melhor, o chamado jogo do convencimento.

………………………………………………..

Resultado de imagem para empresario alessandro avistao carbaibaCONSENSO – O empresário Alessandro Queiroz (Avistão) continua sendo incentivado pelo grupo de oposição em Carnaíba para concorrer à prefeitura. Com domicílio eleitoral em Afogados da Ingazeira, Avistão tem até abril para fazer a transferência se quiser dentro da lei eleitoral participar ativamente do pleito na condição de candidato. Convidado para se filiar a algumas agremiações partidárias, o empresário ainda não tomou nenhuma decisão, nem mesmo se colocará o nome à disposição do povo carnaibano nas próximas eleições. Dos nomes apresentados no momento dento do grupo de oposição, Avistão é o que soa com maior intensidade para um eventual enfrentamento contra o prefeito Anchieta Patriota (PSB). De forma consensual, o grupo oposicionista já decidiu que se o empresário decidir ir para disputa terá o apoio de todas as lideranças. Não se sabe é qual será a decisão do empresário…

……………………………………………..

ADERIU – Enquanto bate cabeça para a escolha do candidato para encabeçar a chapa da oposição, nos bastidores o grupo situacionista trabalha as articulações. Informações que chegaram a nossa redação, dão conta de que o sargento da Polícia Militar, Lisboa Lima, esposo da ex-vereadora Silvonete Carlos, conseguiu convencer o ex-vereador Aluísio Baião a aderir a Frente Popular, grupo liderado pelo prefeito Anchieta Patriota (PSB). Aluísio é um nome estratégico. Ele comandou o Partido Republicano Progressista (PRP) no município e tinha forte influência no grupo de oposição. Além de conseguir atrair a liderança, Lisboa ainda ganhou de quebra o apoio político de Aluísio a sua pré-candidatura ao legislativo municipal.

Tabira: Celpe corta energia de posto Detran, diz oposição

Nesta quinta (17),  a Celpe cortou a energia do Posto do Detran pertencente a Prefeitura Municipal de Tabira por falta de pagamento.

Segundo um nome da oposição, é de responsabilidade da Prefeitura Municipal do município através da Secretaria Municipal de Administração pagar as despesas de manutenção do posto.

Energia, água e aluguel foram itens pactuados com o DETRAN Estadual para que Tabira possuísse um posto conveniado com o órgão do Governo do Estado.

Segundo a nota a falta de organização administrativa da Prefeitura de Tabira prejudicou dezenas de pessoas que aguardavam o atendimento que já estava agendado.

2020 terá inverno normal, diz Instituto

O técnico da EMPAER Marconi Palmeira Filho informa:

Segundo o instituto de pesquisas e informações meteorológicas internacionais NOAA, as previsões inicias são de um inverno dentro da normalidade para 2020, inclusive com precipitações previstas à partir de dezembro/19.

Vejam as simulações dos meses de novembro e dezembro/2019 e janeiro e fevereiro/2020:

Empresário terá isenção em troca de terreno para escola em Afogados

Sessão Extraordinária da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira irá aprovar isenção de IPTU para escola.

Na pauta, entrará em votação Projeto de Lei do executivo que concede isenção de pagamento do IPTU por 10 anos ao empresário Carlos Brito.

Em troca doará ele doará sem custos ao município, um terreno que será usado para construção da nova escola Dom Mota.

A informação foi confirmada pelo Presidente da Câmara, Igor Sá Mariano, falando ao blog.

Prefeitura de Tabira anuncia regularização da coleta de lixo

A semana está chegando ao fim com a Prefeitura de Tabira vencendo a luta contra o lixo que tomou conta da cidade nos últimos dias.

Durante entrevista a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM, o Secretário de Obras e Infraestrutura Claudio Alves admitiu que o lixo se acumulou porque entre o pessoal contratado da limpeza, alguns pediram afastamento pelo atraso de salários dos meses de julho, agosto e setembro.

“Eles pediram desligamento para tentarem conseguir a feira para alimentar suas fam&ia cute;lias em outras atividades e nós entendemos”.

Claudio disse que o Governo Sebastião Dias saldou o salário de julho dos contratados e alguns retornaram facilitando já na 4ª feira a limpeza total da cidade. Claudio Alves destacou a construção da Academia da Saúde no bairro do Riacho do Gado com emenda do senador Humberto Costa e que em dezembro será inaugurada.

Na entrevista o secretário não deixou de criticar o ex-prefeito Dinca Brandino, uma vez que uma empresa do político em nome de sua filha, Élis Fragoso, ganhou a licitação no valor de R$ 107 mil para a obra de pavimentação da Rua Josilma Maciel e não compareceu.

O cancelamento foi feito, a empresa enfrentará uma ação e ficará 2 anos impedida de contratar com o serviço publico. Nova licitação será feita pelo Governo Sebastião Dias, concluiu.

Ingazeira comemora ações alusiva ao ‘Outubro Rosa’

A Prefeitura de Ingazeira através da Secretaria de Saúde está realizando ações alusivas ao Outubro Rosa junto às Equipes das UBS I Sede, UBS II-Santa Rosa, NASF, academias saúde e cidades.

Na programação, participação de fisioterapeutas, nutricionista, psicológos, enfermeiras, dentistas, médico, educadores físicos, técnicos e ACSs.

Até agora foram realizadas atividades como orientações sobre auto exame de mamas, realização de citológicos, palestras educativas, auto maquiagem, esmaltação de unhas, distribuição de brindes, fisioterapia, acupuntura e lanches.

Hoje o prefeito Lino Moraes e a Secretária de Saúde Fabiana Torres, juntamente com os profissionais de saúde receberão o Deputado Diogo Morais. O parlamentar entregará à Secretaria de Saúde um carro Van para o TFD pela manhã.

A noite em Santa Rosa a equipe de saúde em parceria com os profissionais da Academia da Saúde realizarão uma ação com Zumba, Jump e atividades físicas. A informação é de Anchieta Santos ao blog.

 

Gerente de revitalização da Codevasf faz visita técnica (POLITICA?) ao Rio Pajeú em Afogados

A visita foi no sentido de viabilizar o projeto da tão sonhada revitalização do leito do Rio Pajeú. Os maiores impactos da degradação são causados pelos esgotos que são lançados diretamente no Rio Pajeú que continua sem tratamento. A Codevasf tem entre suas atribuições dar as diretrizes para os projetos e ações de revitalização, bem como cuidar de sua gestão. Cabe à Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da empresa coordenar as ações de articulação e integração com os demais órgãos públicos, privados e sociedade civil organizada, envolvidos com a revitalização e com a gestão territorial das bacias hidrográficas; desenvolver projetos e ações de apoio aos arranjos e atividades produtivas; e ainda fazer a gestão dos resultados gerados pela revitalização das bacias.

NOTA DO BLOG

O Rio Pajeú está morrendo há anos, e os órgãos competentes fazem vista grossa, agora num ato que parece ser eleitoreiro a CODEVASF vem a região e faz uma visita técnica, a pergunta : Visita técnica a quê ?, Se não há projeto nenhum em andamento por órgão público, a não ser um projeto de Padre Luizinho de sementeiras de arvores nativa, bancado por instituições particulares com ZERO de investimento público, com nada de governos; nem estadual e muito menos Federal.

 

Prata e São João do Cariri vão perder comarca

O pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba em sua maioria decidiu desinstalar 15 comarcas e 4 varas em todo Estado, na tarde desta quarta-feira (16). O projeto do presidente do TJ, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, recebeu apenas dois votos contrários. Segundo o autor da proposta, a desinstalação das unidades deve levar economia e agilidade para o Judiciário paraibano.

Prata e São João do Cariri estão entre as 15. O diagnóstico feito pelo órgão indica que o problema não é a falta de juízes, mas de estrutura adequada para o trabalho. A decisão aconteceu em meio a muita pressão da classe política, incluindo prefeitos e deputados estaduais e federal. Assim como o atual, o projeto tinha como justificativa a otimização da redistribuição de recursos humanos, com base na Resolução 219 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); o suprimento da carência de magistrados nas comarcas; a racionalização das despesas do Judiciário estadual, entre outras.

ITAPETIM – ÔNIBUS ESCOLAR 0KM É ENTREGUE

A imagem pode conter: céu, carro e atividades ao ar livre

O prefeito de Itapetim Adelmo Moura entregou na manhã de hoje (17) um ônibus escolar para os alunos da zona rural do município. O veículo tem capacidade para transportar 44 estudantes sentados e foi adquirido através do Programa de Ações Articuladas, em convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento em Educação (FNDE)

Além do gestor, estiveram presentes a secretária de Educação, Luciana Paulino, e o diretor de Transportes, João Hilton (Duita).

A imagem pode conter: 10 pessoas, incluindo Adelmo Moura, pessoas sorrindo, pessoas em pé e sapatos

(Associação da Mulheres de Fibra, recebida por Adelmo Moura)

Adelmo recebeu a  equipe da Associação da Mulheres de Fibra, ao lado da secretária de Assistência Social, Fia Cândido, e da diretora de Assistência Social, Jarleide Lopes.

“Já apoiamos a associação há um tempo. Elas vieram solicitar uma capacitação para melhorar o desenvolvimento da fábrica. Elas trabalham fazendo sabão em pedra, em pó, desinfetante, pasta glicerinada, além de pasta caseira e detergente.Vamos dar total apoio para elas e correr atrás para tentar conseguir este curso para aperfeiçoá-las, além de capacitação em vendas.Estamos sempre buscando melhorar o desenvolvimento econômico do nosso município. É um prazer apoiar este tipo de ação.”Pontuou Adelmo ao blog.

SAÍDA DO DELEGADO – VEREADORES DE STª TEREZINHA APROVAM MOÇÃO DE REPÚDIO.

(Com informações blog do Pereira)

Por unanimidade os parlamentares também aprovaram a 1ª Moção de Repúdio do ano, destinada ao secretário de defesa social do estado Antonio de Pádua pela transferência do delegado Rodrigo Passos. Com a saída de Passos, o delegado regional Marlon Fronta ficou responsável pelo trabalho em Santa Terezinha, incumbência transferida depois para o delegado de São José do Egito Paulo Henrique que atualmente responde cumulativamente pelas duas delegacias, nas duas cidades. Os parlamentares criticaram o ofício de resposta do secretário de defesa social no qual diz que Santa Terezinha não tem prejuízo com a saída do delegado, pois o município não registrou homicídios em 2019, como se apenas esse tipo de crime deveras ser impedido, ou investigado. Uma cópia da Moção de Repúdio foi encaminhada ao Governador Paulo Câmara, nessa quinta(17). O presidente da casa Adalberto JR sugeriu que se faça o mais breve possível uma Audiência Pública com autoridades, juiz, promotor, delegado responsável e sociedade para discutir a segurança pública em Santa Terezinha. Os vereadores lembraram que o município faz divisa com a Paraíba e disseram que a sensação de insegurança cresceu na cidade com a saída de Rodrigo Passos; que o mesmo era participativo e atuante, dando resposta a sociedade em crimes graves.

Giro pelso Blog’S(18.10.2020)

Primeiro turno em Petrolina

Candidato à reeleição, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), desponta como amplo favorito a emplacar seu segundo mandato. Conforme pesquisa do Instituto Opinião, postada ontem no meu blog, ele aparece com 32 pontos à frente dos seus principais adversários. Se a eleição fosse hoje, teria 47% dos votos contra 13% de Júlio Lóssio, do PSD, e Odacy Amorim, do PT, também com 13%. O vereador Gabriel tem 6% e o deputado Lucas Ramos (PSB), 4%.

Abstraindo-se os votos brancos e nulos, Miguel teria 56% das intenções de voto, liquidando a fatura logo no primeiro turno. Miguel aumenta suas chances de ser reeleito logo de largada, porque detém a menor taxa de rejeição entre os candidatos e aprovação impressionante da sua gestão. Tem 65% de ótimo e bom e mais 22% de regular.

Dificilmente gestor bem avaliado num país de tamanhos buracos negros na economia com taxas acima de 60% são atropelados pelas urnas. Miguel vende uma Petrolina transformada num grande canteiro de obras, com investimentos da ordem de R$ 300 milhões. Quem num deserto de verba pública consegue fechar as contas e entregar tantas obras?

Discurso do contra – Em último lugar na pesquisa, mas candidato oficial do Palácio e do PSB em Petrolina, o deputado Lucas Ramos avalia que o grande adversário de Miguel é a associação do seu nome ao presidente Bolsonaro. “Quero saber se ele vai botar o presidente no seu palanque”?

Desmistificação – O presidente da Eletronuclear, Leonam Guimarães, administrador do complexo de Angra dos Reis, disse, ontem, a deputados pernambucanos, que não existe nenhum risco de radioatividade na operação de uma provável usina nuclear em Itacuruba. “Risco zero”, garante.

Só ganhos – Já o prefeito de Angra dos Reis, Antônio Jordão (MDB), tentou convencer a comissão parlamentar em visita ao complexo, pela experiência. “Já sou prefeito pela terceira vez e, em 44 anos de funcionamento das usinas, nunca tivemos um só acidente”, afirmou.

Visão de futuro – O presidente da Eletronuclear revelou que houve um amplo estudo para Itacuruba surgir como opção de centro nuclear. No campo político, disse que o principal defensor foi o ex-governador Eduardo Campos.

Recife aprova – Um dado que chamou a atenção, ontem, em Angra, foi a revelação de uma pesquisa de opinião de sondagem à população sobre a usina nuclear. Recife aprovou a ideia com mais de 60%. A maior rejeição partiu da própria Itacuruba.

Golpe – Presente, ontem, na recepção à comissão parlamentar em Angra, o vereador Timóteo Cavalcanti, do PL de Angra, exibiu seu perfil bolsonarista e defendeu um golpe militar, em entrevista ao Frente a Frente.

Perguntar não ofende: O deputado João Paulo correu da visita à Angra temendo patrulhamento?

*Coluna do Finfa*

Entrega oficial – O prefeito da Ingazeira, Lino Morais, recebe nesta sexta-feira (18), a visita do deputado estadual Diogo Moraes, onde na oportunidade estarão entregando oficialmente mais um novo veículo para saúde do município, trata-se de uma VAN que vai servir para o tratamento do serviço TFD (Tratamento fora do domicílio), será às 9 horas desta manhã.

Inauguração, assinatura e lançamento – O prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, tem uma agenda de inaugurações e assinatura de ordem de serviço e lançamento de programa, nesta sexta-feira (18). Acompanhado do vice-prefeito Eclériston Ramos, secretários municipais, o prefeito entrega oficialmente o Beco de Pecutia, mais um ponto turístico para a Terra da Poesia, localizado no bairro Novo Horizonte; assina ordem de serviço para construção de pavimentação na Lagoa Primeira, e lança o O Programa Minhas Crianças, que será lançado na quadra da Vila da Cohab. “Este programa vai atender a centenas de jovens carentes que estudam na rede municipal de ensino”, disse o prefeito.

Frase – “Eles tê uma milícia virtual e todo mundo sabe disso. São pessoas interligadas em todo Brasil, algumas recebendo para isso e outras não. Muitos robôs. Já sabia e não estou nem aí para isso (Joice Hasselmann, ex-líder do governo no Congresso sobre os Bolsonaros).

Inaugura – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, inaugura na tarde desta sexta-feira (18), a pavimentação da Rua Edmilson Lopes de Siqueira, no Distrito de Irajaí, que vai contar com a presença do deputado estadual Diogo Moraes (PSB).

Entregou – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, entregou mais um novo ônibus para realizar o serviço transporte rural escolar. Em conversa com este blogueiro, o prefeito afirmou que o veículo tem capacidade para transportar 44 estudantes sentados, e foi adquirido através do Programa de Ações Articuladas, em convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento em Educação (FNDE).

Perguntar não ofende – Por que existem pessoas que só trabalham pelo negativo?

É hoje, sexta(18) ‘Festa dos Professores na FVP’ em SJEgito

Festa para os professores – Com visão futurista, o Diretor da Faculdade Vale do Pajeú de São José do Egito, Dr. Cleonildo Painha realiza festa para os Professores da entidade extensiva a todos os Mestres da região, no dia 18 de outubro (sexta feira), como forma de valorizar e expressar a verdadeira e real qualidade intrínseca e rara que tem o Professor. Focado no crescimento e valorização desses ilustres e inegáveis profissionais necessários para a evolução do conhecimento que tem nas mãos a decência de ensinar, mudando a vida de pessoas e, consequentemente seus destinos, preconiza a FVP dedicar aos Professores, uma noite memorável em favor destes, reconhecendo e enaltecendo a figura e importância do papel do professor dentro e fora do universo escolar, haja vista que uma convicção sobre aquilo que se é, e se faz, pode sim mudar o mundo. A Faculdade Vale do Pajeú não só acredita no poder dos docentes como também os valoriza.

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livreA imagem pode conter: céu, nuvem e atividades ao ar livre

A festa para os professores terá sorteio de brindes:

*Smartphones

*TV’s LED
*Geladeira
*Viagem pra Fortaleza(casal)
*2 bolsas de 100% do curso da terapia ABA (Autismo)
*200 bolsas de 50% para pós graduacão em Transtorno do Desenvolvimento e do Espectro Autista
*50 bolsas de 50% na graduação em pedagogia na FVP.
*2 bolsas 100% na graduação em pedagogia na FVP.
*1 bolsa 100% em qualquer curso de graduação na FVP.
*20 bolsas de 100% na pós graduação no transtorno do desenvolvimento e do espectro autista na FVP

*2 Cupons de Feiras no Queiroz Supermercado  (250 reais)

E após as festividades e brindes : Maciel Melo, Galego do Pajeú, Alan Jones(Sintonia Fina), Lenilson Nunes, Seu Marquinhos e Jackson Monteiro. Irmãos Pereira de Patos-PB

Telefones para inscrições dos Professores (87) 9.9948-1802   (87) 3844-1941

Faculdade Vale do Pajeú oferecerá além  dos cursos de Enfermagem, Direito, Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis. Ao mesmo tempo  citando os cursos, ele prometeu que haverá, em 2020,  também  Odontologia, Veterinária, Psicologia, Nutrição, Terapia Ocupacional e Teologia e\ou Filosofia.

SJEgito: prefeitura entrega praça, pavimentação e dá pontapé a programa infantil

O prefeito Evandro Valadares, acompanhado do Deputado Estadual Clodoaldo Magalhães, vereadores e equipe de governo entregaram na manhã desta sexta a praça do Beco de Pecutia.

Ainda na programação, na Lagoa Primeira, foi entregue rua pavimentada e assinada ordem de serviço para calçamento de mais duas ruas.

Valadares, junto com o Deputado e o Secretário de Educação Henrique Marinho, fizeram o lançamento do Programa Minhas Crianças, que atenderá a partir de novembro centenas de crianças egipcienses matriculadas na rede municipal, numa integração entre esporte e educação.

O programa tem parceria com a iniciativa privada, através de algumas empresas da cidade. As crianças participantes vão ganhar camisa, calção, tênis, além de ter profissionais que farão o acompanhamento das atividades.

Presidente da Câmara Nely Sampaio nega ingresso no MDB, mas não descarta o PSB

Diante da notícia de que estaria de malas prontas para assumir o comando do MDB no município de Tabira, a Presidente da Câmara e pré-candidata a Prefeita Nely Sampaio, informou a produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta não ter recebido convite de nenhuma liderança da legenda e no momento tudo não passa de especulação.

Filiada ao PSC, Nely garantiu que mudará de partido juntamente com um grupo de amigos que tem um projeto comum para Tabira. Perguntada se o PSB pode ser o seu destino, Nely Sampaio respondeu: “Nada se descarta. Estou à disposição dos meus amigos e do povo que confia em mim”.

Outubro Rosa: Pronto Mais Lab estará realizando nesta sexta-feira, exames de mamografia em Itapetim e SJEgito

Estamos no mês de prevenção ao câncer de mama e o laboratório Pronto Mais Lab estará realizando nesta sexta-feira (18), exames de mamografia nas unidades de Itapetim e São José do Egito.

De manhã uma unidade móvel vai estar no Pronto Mais Lab em São José do Egito para a realização dos exames.

A tarde é a vez de Itapetim receber a unidade móvel para atender a população do Ventre imortal da poesia.

Em São José haverá café da manhã e sorteio de prêmios. Já em Itapetim também terá sorteio de prêmios e lanche da tarde.

 

Atendimento pela manhã:
Pronto Mais Lab | São José do Egito – PE (Matriz)
Em frente aos Correios
Rua João Pessoa, 1-B, Centro
Contato: (87) 9.9903.7573 (WhatsApp).⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Atendimento a tarde:
Pronto Mais Lab | Unidade Itapetim – PE
Rua José Correia, 19, Centro
Contato: (87) 9.9641.9826

Aproximadamente 5 mil itapetinenses ainda não fizeram o Recadastramento Biométrico obrigatório

 

De acordo com o Cartório Eleitoral, aproximadamente cinco mil eleitores itapetinenses ainda não realizaram a Revisão Biométrica obrigatória. O prazo termina em 27 de março 2020.

O eleitor que não fizer o recadastramento terá o título cancelado, ficando impedido de votar nas Eleições do ano que vem, além de ter o CPF cancelado, não consegue renovar o Bolsa-Família, não consegue empréstimos em bancos, não faz matrículas em faculdades e não tira passaporte.

Eleições 2020: sucessão em Tabira promete ser movimentada

Blog Nill Junior

Muita gente de olho na cadeira do Prefeito Sebastião Dias. E Dinca pode perder o controle do MDB para Nely.

Anchieta Santos

Mesmo com a crise que atinge as finanças do município, com servidores contratados reclamando de três meses de salários atrasados e secretários sem receber os seus vencimentos, não vai ser por falta de candidato que Tabira deixará de ter sua eleição disputada em 2020.

Somente do lado governista seis nomes são lembrados para o lugar do prefeito Sebastião Dias (PTB): o secretário de Administração Flávio Marques, o vice-prefeito José Amaral, a Secretária de Saúde Zeza Almeida, o vereador Cléber Paulino, o vereador Aristóteles Monteiro (PT) e o Presidente da Contag Aristides Santos.

No campo da oposição são citados os nomes do ex-prefeito Dinca Brandino, ex-vereador Sebastião Ribeiro, Presidente da Câmara Nely Sampaio e o Médico Gilson Brito.

Enquanto Dinca Brandino trabalha para ter alguém de seu grupo comandando o PSB do seu município, o ex-prefeito de Tabira pode perder o controle do MDB partido ao qual é filiado.

Os entendimentos com o Senador Fernando Bezerra Coelho estão adiantados e o MDB poderá já nos próximos dias passar para o controle da Presidente da Câmara Nely Sampaio que reforçará a legenda com lideranças como os vereadores Marcos Crente e Didi, o ex -vereador Sebastião Ribeiro e o ex-suplente Vianey Justo.

Nely tem o nome citado para disputar a sucessão do Prefeito Sebastião Dias. Ela sonhava com o PSB, mas a aproximação do partido no estado com o PT e deste com o PTB em Tabira, dificultou a ida para a sigla socialista.

STª TEREZINHA INVESTIRÁ MAIS DE 2 MILHÕES EM MELHORIAS SANITÁRIAS.

A prefeitura de Santa Terezinha abriu licitação para contratar empresa para construção de banheiros sanitários com melhorias sanitárias domiciliares. Os moradores de comunidades rurais serão beneficiados com a obra orçada em R$ 2.175.819,52 (dois milhões, cento e setenta e cinco mil, oitocentos e dezenove reais e cinquenta e dois centavos).  O serviço de infraestrutura na zona rural do município é importante para a saúde dos moradores, higiene conforto e utilização de descarga ecológica que reduz o consumo d’água.

A licitação será no dia 29 desse mês às 9hrs da manhã no prédio da prefeitura

AFOGADOS | Vereadores entregam à Compesa relatório que cobra melhorias no abastecimento de água

Blog do Finfa

Na tarde desta quarta-feira (16), o Presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, Igor Sá Mariano, acompanhado dos vereadores, Daniel Valadares, Renaldo Lima e Augusto Martins, estiveram na sede da Compesa no Recife cobrando melhorias no abastecimento de água do município.

Eles foram recebidos pelo Gerente de Obras do Interior, Lucilo Xavier, a quem entregaram o relatório elaborado a partir de audiência pública realizada na Câmara Municipal no último dia 01 de outubro.

ANCHIETA PATRIOTA LIDERA COM FOLGA DISPUTA PELA PREFEITURA DE CARNAÍBA EM 2020

Pesquisa realizada para consumo interno em Carnaíba mostra que o Prefeito Anchieta Patriota (PSB) lidera com folga o cenário na corrida municipal nas eleições do ano que vem. O socialista, que deverá disputar à reeleição, aparece na primeira colocação com quase 70% de intenções de voto. Os cinco pré-candidatos do bloco de oposição juntos somam 16%, dando uma vantagem perto dos 54% a Anchieta sobre os demais concorrentes.
Questionado se os números seriam motivo de acomodação, Anchieta declarou que não e vai trabalhar para melhorar ainda mais para chegar ao pleito do ano que vem com maior aprovação. (Por Aldo Vidal)

Giro pelos Blog’S(17.10.2019)

BLOG INALDO SAMPAIO COLUNA

A corrente majoritária do PT pernambucano – “Construindo um novo Brasil” – reafirmou ontem numa coletiva de imprensa a candidatura do deputado Doriel Barros ao cargo de presidente. A eleição está marcada para os dias 19 e 20 de outubro, data da convenção regional. Já a facção liderada pelas deputadas Marília Arraes e Teresa Leitão mantém o apoio ao atual presidente, Glaucus Lima, que assumiu após a renúncia do advogado Bruno Ribeiro. Há um terceiro candidato inscrito, José de Oliveira, da tendência “Resistência Socialista”, mas sem chance de êxito. A disputa se dará entre Doriel e Glaucus, que representam as forças sociais mais expressivas do partido. Doriel se apresenta com o apoio do senador Humberto Costa, do deputado federal Carlos Veras, da deputada estadual Dulcicleide Amorim, do vereador (e ex-prefeito) João da Costa, do secretário de Agricultura Dilson Peixoto, do presidente do IPA Odacy Amorim e do secretário de saneamento da Prefeitura do Recife, Oscar Barreto. É inquestionavelmente o candidato favorito com a difícil missão de dirigir o PT pernambucano após a queda de Dilma Rousseff e a prisão do ex-presidente Lula.

Deixa Ciro pra lá!

Da deputada Luizianne Lins (PT-CE), que foi prefeita de Fortaleza quando João Paulo era do Recife, sobre os freqüentes ataques de Ciro Gomes a Lula e ao PT: “Ninguém merece ser detonado, dia após dia, pelo clã Ferreira Gomes. Um dia fala mal do Lula, outro esculhamba o PT. Não precisamos de aliança com essa gente”.

Meia aprovação

Com base em estudo atuarial, o prefeito de Floresta, Ricardo Ferraz (PRP), enviou à Câmara Municipal um projeto de reforma previdenciária elevando de 11% para 13,5%
a contribuição dos servidores, e de 13% para 17% a contribuição patronal. Os vereadores aprovaram o reajuste patronal e rejeitaram o dos servidores.

Reforma caótica

Esse caso de Floresta é emblemático para exemplificar o que ocorrerá no Brasil se estados e municípios forem excluídos da reforma previdenciária, que abrange até agora apenas os servidores públicos federais. Se cada um dos 27 estados e 5.565 municípios tiver que fazer sua própria reforma, a federação se transformará num caos.

Caixa quebrado 

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (sem partido), disse ontem no Recife que sua cidade não vê a cor dos recursos do FEM desde 2014. E está convencido de que Paulo Câmara deveria extinguir logo este Fundo por não dispor de recursos para sustentá-lo. O governo insiste em mantê-lo e por isso é cobrado todos os dias.

Natal de luz

Este ano, o Natal de Garanhuns terá início no dia 8/11 e só se encerrará no final de dezembro. Durante a programação, afirma o prefeito Izaías Régis (PTB), a cidade será visitada por 1 milhão de turistas. “Conheço o Natal de Gramado (RS), o de Nova York e o de Paris. E nenhum deles é maior que o nosso”, garante.

Obra inacabada

Luciano Duque (sem partido), prefeito de Serra Talhada, vai aproveitar a viagem que fará hoje ao DF para saber do governo federal se há alguma verba prevista no OGU para concluir o aeroporto de sua cidade. A obra foi dada como “quase pronta” pelo deputado Sebastião Oliveira (PL). Mas, segundo Duque, “está abandonada”.

Acima dos partidos

Deputados do PSB e do PDT que votaram a favor da reforma previdenciária, contrariando à orientação de seus partidos, estão criando na Câmara Federal o “Grupo Parlamentar Suprapartidário”. Felipe Rigoni (PSB-ES) e Tábata Amaral (PDT-SP) estão à frente do GPS, que deverá contar também com Felipe Carreras (PSB-PE).

Praias limpas só na emergência

Sem fazer referências ao volume de recursos que caberá a cada Estado, o líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB), antecipou, ontem, a decisão do presidente Bolsonaro de liberar recursos para limpeza das praias nordestinas atingidas pela forte e descontrolada descarga de óleo cru de petróleo.

Um detalhe que chamou atenção é que somente será beneficiado o Estado que decretou estado de emergência para enfrentar o drama. Sergipe, um dos mais atingidos, foi um deles. Não vi nenhuma medida nesse sentido anunciada pelo governador Paulo Câmara. O litoral sul e norte do Estado apresenta, igualmente, uma extensa área de praias marcada pela crueldade que não se sabe de que mão assassina partiu.

Navios venezuelanos que cruzaram a costa nordestina são os mais suspeitos, segundo atestam estudos preliminares de universidades. O grande nó está na exibição das provas.

Energia atômica – Seis deputados estaduais visitam, hoje, o complexo de usinas nucleares de Angra dos Reis, no litoral do Rio, sob a coordenação de Alberto Feitosa (SD), autor da PEC que altera na Constituinte estadual o poder de vedar o uso de energia alternativas. Pernambuco e Minas disputam a sede da primeira unidade do projeto de expansão no País de energia atômica.

Tira dúvidas – Caberá ao presidente da Eletronuclear, Leomam dos Santos Guimarães, na função desde que o pernambucano Fernando Filho esteve à frente do Ministério de Minas e Energia, tirar, hoje, todas as dúvidas da comissão parlamentar quanto aos riscos de uma usina nuclear, principalmente em relação ao lixo atômico, maior receio da população de Itacuruba.

Relapso – Não se sabe a razão, m as o deputado João Paulo (PCdoB), relator da PEC de Feitosa que excluir da legislação estadual a vedação da instalação de usina nuclear, farrapou e não justificativas para ausência na visita de hoje ao complexo 1,2 3 de Angra dos Reis. Mesmo não tendo ainda opinião formada, o deputado José Queiroz (PDT) integra a missão ao Rio.

O adeus – Um rio de lágrimas foi derramado, ontem, no leito seco do rio Ipojuca, em Caruaru, nos funerais do empresário Luiz Lacerda, patrono do Central, que partiu aos 94 anos. Pai da ex-deputada Miriam Lacerda e sogro do deputado Tony Gel, “seu” Luiz era unanimidade no País de Caruaru.

Bodocó – Ainda sem partido, o comerciante Klevinho Xavier desponta como o provável fato novo da sucessão em Bodocó. Já foi lançado, inclusive, o movimento “Inova Bodocó” como start da sua candidatura a prefeito. Bacia leiteira importante do Estado, Bodocó não tem tido sorte com gestores.

PUNIDO – O prefeito de Bom Jardim, João Lira (PSD), levou uma baita derrota, ontem, no Tribunal de Contas do Estado, que constatou grave ilegalidade na contratação de 797 servidores pela janela. Foi multado e suas secretárias também responsabilizadas pelo pulo do gato.

Perguntar não ofende: Felipe Carreras segue o exemplo de Tábata e recorre à justiça para deixar o PSB sem perder o mandato?

Coluna do Finfa

Recebeu – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, recebeu no seu gabinete, mulheres da Associação da Mulheres de Fibra, acompanhadas pela secretária de Assistência Social, Fia Cândido, e da diretora de Assistência Social, Jarleide Lopes. Segundo o prefeito, as mulheres trabalham fabricando sabão em pedra, em pó, desinfetante, pasta glicerinada, além de pasta caseira e detergente, na pauta a solicitação de uma capacitação para melhorar o desenvolvimento da fábrica.”Vamos dar total apoio para elas e correr atrás para tentar conseguir este curso para aperfeiçoá-las, além de capacitação em vendas”, finalizou o Adelmo.

Entregou –

O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, entregou os novos uniformes aos condutores e guardas municipais, da secretaria de saúde.. O prefeito estava acompanhado da Secretária Municipal de Saúde, Joaudeni Cavalcante e da Diretora da Unidade Mista, Valdira Rabelo.

Relação Bolsonaro e Bivar – Na noite desta quarta, Bolsonaro foi questionado sobre o assunto. Respondeu que “nunca” teve relação com Luciano Bivar e, em seguida, disse que se tratava de uma “piada”.“Eu nunca tive relação com ele, que negócio é esse?”, afirmou o presidente. “Nunca teve relação com o Bivar?”, indagou, então, um jornalista. Bolsonaro riu e declarou: “Pessoal, entenderam a piada, né? Mas tudo bem, não vou discutir partido com vocês. Eu tenho muita coisa a fazer pelo Brasil para ficar discutindo política partidária.”

Entrou com recurso – O Coronel Meira protocolou, na noite desta quarta-feira (16) através de seus advogados, recurso juntamente ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região visando a suspensão dos efeitos da lista tríplice da Universidade Federal de Pernambuco. Caso a decisão, que pode sair ainda essa semana, seja favorável, o reitor Alfredo Gomes terá nomeação suspensa imediatamente.

Disse – “O Bolsonaro é muito despreparado politicamente e ele não faz questão de ser diferente. Ele é um cara que acha bonito ser grosseiro, ofender as pessoas, ofender o presidente da França, o presidente da Argentina. Ele acha bonito se meter nas eleições de outros países. Ele dá palpite em tudo, menos sobre o seu país”. (Ex-presidente Lula)

Cremepe empossa comissão de ética no HREC

O vice-presidente do Cremepe, Dr. Fernando Oliveira, empossou na manhã desta quarta-feira (16) a comissão de ética do Hospital Regional Emília Câmara (HREC), em Afogados da Ingazeira. A comissão atuará durante trinta meses conforme o art. 12 da Resolução CFM n 2152/2016.

O representante do Cremepe destacou o papel preventivo da comissão. “A comissão de ética é primordial para promover a ética médica. Tentar resolver as situações antes de chegar ao Cremepe”, pontuou Oliveira.

Já o delegado regional do conselho de Serra Talhada e também diretor clínico do Hospital Regional Emília Câmara, Jaiflavio Jaime, destacou a importância que a comissão tem de proteger como força de lei a classe.

A comissão é formada pelos médicos: Dr. Gilson Brito, Dr. Jorge Drummond e Dr. André Quintas.

Lançado edital para autores do Pajeú

Foi lançado hoje (16) o 1º Edital de Publicação do Conselho Editorial do Pajeú. Em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco – Cepe, o objetivo é a publicação de dois livros e dez cordéis. O prazo, no entanto, é curto. As inscrições devem ser feitas até o dia 24 de outubro próximo, presencialmente na Secretaria de Cultura de São José do Egito ou através do email:  conselhoeditorialdopajeu@gmail.com.

“Estamos contatando as secretarias e órgãos de cultura dos municípios do Pajeú para que possam auxiliar na divulgação e inscrição das obras. A previsão é lançar os livros e cordéis em janeiro”, diz Isabelly Moreira, presidente do Conselho.

A Cepe assegurou a doação de 500 exemplares das obras selecionadas aos autores e a distribuição em toda rede de bibliotecas públicas estaduais de Pernambuco. Podem concorrer escritores naturais do Sertão do Pajeú ou que
residam na região há pelo menos 5 anos. Mais detalhes no próprio edital ou whats (87) (87)9 9955 3445

TABIRA | Dr. Gilson Brito e amigos distribuem presentes para crianças na Terra das Tradições

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé, criança e atividades ao ar livre“No Dia , 12 de outubro, dia das crianças e Nossa Senhora Aparecida, venho parabenizar uma pessoa que há mais de 20 anos, usa esse dia para presentear as crianças de Nossa terra, principalmente as da zona rural. Sem mídia, Tia Genedy e Vó Alzira, pessoas especiais, bondosas e de coração gigante, saem pela Terra das Tradições, distribuindo presentes em troca dos sorrisos das crianças.” Pontuou Dr. Gilson Brito.

Estiveram presentes ajudando nesse evento Dona Edileuza, Genaide,  Gislandia, Genildo,  Ginaldo,  Zacarias Amaral ( Zaca), Emilly Jossana, Valdemir Filho, Glayciane e Grace, a toda essa Gente de Bem, um abraço carinhoso.

A imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área internaEm sua Rede Social Dr. Gilson disse que seu projeto, Saúde nas Comunidades, que foi até o sítio Morato, na casa do amigo Gildo Morais, no último domingo dia 13. O blog do Marcello Patriota pesquisou no facebook de Dr. Gilson Brito e apurou que o Médico tem  agenda de pré-candidato está com um programa que atua há desde 2013: ‘SAÚDE NAS COMUNIDADES’.

O médico Gilson Brito, Filiado ao PL e comenta-se a Boca Miúda, ao redor dos fuxiqueiro Zé dos Ovos, que surge um movimento de renovação, visando às eleições do próximo ano. A aposta é numa possível candidatura a prefeito do ‘Doutô’, com se diz por lá…

CÂMARA DE VEREADORES DE SJEGITO E TUPARETAMA EMITE NOTA

Atenção:

Informamos às pessoas que se inscreveram no programa Visão Feliz, que o atendimento que estava agendado para esta terça (15) foi transferido para a próxima quinta (17).
O atendimento será no mesmo horário previsto e no mesmo local, Câmara de Vereadores de Tuparetama e SJEgito.
Agradecemos a compreensão de todos (as).

TCE mantém multa de mais de R$ 14 mil a Sebastião Dias

O Pleno do TCE-PE durante reunião no último dia 09, julgou recurso impetrado pelo prefeito de Tabira, Sebastião Dias.

Trata-se de Recurso Ordinário contra decisão proferida nos autos do Processo TCE-PE nº 1870020-2, que concluiu pela irregularidade do Relatório de Gestão Fiscal da Prefeitura Municipal de Tabira, referente ao 3º quadrimestre do exercício financeiro de 2016, aplicando-lhe multa no valor de R$ 14.802,42 (quatorze mil, oitocentos e dois reais e quarenta e dois centavos).

A multa é correspondente a 30% da soma dos seus subsídios anuais.

O Pleno do TCE reconheceu o recurso mas negou-lhe provimento, mantendo o Acórdão recorrido em todos os termos, principalmente a multa de pouco mais de R$ 14 mil. A informação é do Afogados On Line.

Polícia investiga homicídio de uma criança de 12 anos de Stª Terezinha-PE, crime foi na PB

A polícia investiga a morte de uma criança de nome Douglas Lira de Oliveira, mais conhecido por Luizin, de apenas 12 anos que foi morto a tiros na noite do sábado, (12) de outubro, em um Conjunto Habitacional, denominado as casinhas, em Areia de Baraúnas, Sertão da Paraíba.
Segundo informações, o adolescente era natural de Santa Terezinha, no Pernambuco, morou em Teixeira no Sertão da Paraíba e atualmente estava residindo em Areia de Baraúnas. A vítima teria sido abordada por desconhecidos que efetuaram vários disparos. As motivações do crime são desconhecidas e a policia está investigando. Ninguém foi preso. O adolescente foi sepultado na tarde deste domingo, 13, no cemitério de Teixeira.(PB Agora)

Mudanças na Festa de Zé Dantas: sai Alceu, entram Santana e Limão

Cantor através de assessoria alegou problemas de logística e cancelou vinda. Prefeitura anunciou Santana, o Cantador e Limão com Mel

A prefeitura de Carnaíba em nota disse ao blog que o cantor Alceu Valença cancelou sua participação na festa de Zé Dantas deste ano.

“Após tudo acertado com Alceu Valença, houve desistência da parte dele, alegando  logística de transporte”, diz o comunicado. Pelo que o blog apurou, o problema tem relação com o cancelamento de uma rota saindo de Campina Grande, para onde Alceu iria após o show para nova apresentação no Sul.

“Entramos em contato com a Fundarpe e acertamos a substituição por Santana o Cantador. O governo estadual estará patrocinando ainda a Banda Limão com Mel”, conclui o comunicado.

Assim, no sábado, dia 9 de novembro, se apresentam Santana o Cantador e Limão com Mel. Na sexta, dia 8, a atração é o cantor sertanejo Flávio Leandro.