ProntoMaisLab

Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus

Restaurante Império Gourmet SJE

BMG Correspondente Antônio Filho

F. e P. Droga Center

Clínica Santa Lúcia

Casa Shopping Center

ADRIANTUR

Dr. Diego Aragão

O Centenário

Costa Lira

Informatic Center

Eduardo da Fonte

Centro Clinico

Eletro Móveis

Deixe Seu Like

Foragido em caso de desabamento no Rio se entrega à polícia

Fernando Frazão - Agência Brasil:

Um dos três foragidos apontados como responsáveis pelos dois prédios que desabaram na favela da Muzema, zona oeste do Rio de Janeiro, se entregou à Polícia Civil; Rafael Gomes da Costa foi preso no Leblon (zona sul); dois prédios construídos na favela, uma área de atuação de milícia, desabaram matando 24 pessoas.  Além de Rafael Gomes, foi pedida a prisão de José Bezerra de Lima, o Zé do Rolo, Renato Siqueira Ribeiro, que continuam foragidos. Eles são suspeitos de construir e vender os apartamentos dos prédios que desabaram. A polícia acredita que Zé do Rolo tenha fugido para o Nordeste. Ele é de Santa Terezinha, no Alto Pajeú. Os três vão responder por homicídio com dolo eventual, quando se assume o risco de matar, segundo informações da polícia.

Carnaíba: prefeitura inaugura sistema de abastecimento

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), inaugurou o sistema de abastecimento d’água do Sítio Lagoa dos Campos I.

Com um investimento de aproximadamente R$ 25 mil, a obra foi executada com recursos próprios da prefeitura e beneficia 17 famílias da comunidade.

O sistema compreende a perfuração de um poço artesiano de 50 metros de profundidade com vazão de 4 mil litros de água por hora, implantação de 1.200 metros de adutora e chafariz com uma caixa de 10.500 litros.

A inauguração do Sistema foi prestigiada por famílias da comunidade, pelo deputado federal Danilo Cabral (PSB), pelo vice-prefeito do município Júnior de Mocinha (PSB) e pelos secretários municipais de obras, Edval Morato (Fafinha) e agricultura, José Ivan, além dos vereadores Everaldo Patriota (PSB), Cícero Batista (PSB), e Alex Mendes (PSB)

Coluna do Domingão por Nill Júnior (19 de maio de 2019)

por Nill Júnior

Onde vai rachar?

Esta semana, o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares, anunciou sua pré-candidatura à prefeitura do município, dizendo eu reúne condições para comandar a cidade pela quarta vez. A fala, ao Debate das Dez do Programa Manhã Total, deu o star numa bola já cantada: a de possibilidade de racha com o atual prefeito José Patriota, que já deixou evidente sua preferência pelo vice, Alessandro Palmeira.

Sandrinho estrategicamente tem sido escalado para um volume cada vez maior de demandas no município, a ponto de aparecer na mídia institucional da Prefeitura muito, mais muito mais que o gestor titular.

A Frente Popular de Afogados da Ingazeira só rachou em 99, quando a ex-prefeita Giza Simões defendeu o direito de ser candidata e rachou com o próprio Totonho e seu grupo, aliou-se ao ex-prefeito Antonio Mariano, compôs chapa com Zé Ulisses e foi reeleita. Totonho, que disputou com Patriota candidato a vice,  invocou um documento assinado por ela em que se comprometera a não disputar a reeleição caso a PEC passasse.

Pode acontecer de novo. Para muitos, vai, sem direito a dúvida, porque está em jogo a hegemonia e liderança de Patriota, que quer manter seu bloco comandando o município e enxerga Sandrinho como o representante da continuidade de seu espólio eleitoral e do outro um ex-prefeito com três mandatos que resolveu voltar a disputar e não vem para brincadeira, sabendo das suas possibilidades em virtude do recall natural de quem saiu bem avaliado. A perspectiva é clara porque nessa conjuntura, é difícil imaginar um cedendo pro outro. Como só cabe um na chapa como candidato a prefeito, a perspectiva de que os dois meçam seu poderio até o final é grande.

No Pajeú, exemplos como o de Afogados aparentemente serão raros. Em Serra Talhada, maior colégio eleitoral da região, pode haver pula-pula de nomes de menor expressão, soldados rasos no debate sucessório, mas os principais nomes dos grupos de Luciano Duque e Sebastião Oliveira devem manter-se sem grandes alterações.

No menor, Ingazeira, até poderia acontecer. Lino Morais, atual prefeito, tem direito a reeleição e o principal aliado, Luciano Torres, já afirmou que é pré-candidato. Mas no atual cenário, Lino não tem forças para voo solo e deve se manter aliado ao ex-gestor, pelo favoritismo recentemente aferido. O mesmo em Brejinho com Tânia Maria e o ex-prefeito Zé Vanderlei. vai caber ao segundo a decisão de apoio a reeleição de Tânia ou volta, mas sem possibilidade de racha.

O prefeito de Iguaracy, Zeinha, tem dois ex-gestores, Pedro Alves e Albérico Rocha em seu grupo, mas terá bênção de ambos para disputar reeleição.

Só em Solidão, onde pode haver racha entre Djalma Alves, que está, e Cida Oliveira, que parece querer voltar e em Santa Terezinha, onde Vaninho de Danda e Delson não devem falar a mesma língua pode haver a criação de um novo palanque.

Em Tabira, a próxima eleição terá status de samba do crioulo doido. Os grupos de Sebastião Dias, Josete Amaral, Zé Amaral, Dinca Brandino, Mano Sampaio e Carlos Veras ainda não garantiram clareza de como será o cenário até 2020.

Mas em nenhuma cidade da região, uma divisão, caso aconteça, chamará tanto a atenção  quanto em Afogados da Ingazeira. Porque dela, caso confirmada, nascerá uma das disputas mais interessantes de assistir no Estado, com um nível de rivalidade sem precedentes na história recente. Já nasce como clássico eleitoral. Só quem viver, verá…

Super Sandrinho

Não é fruto de especulação a informação de que a estratégia é dar cada vez mais visibilidade ao vice Alessandro Palmeira visando 2020. Das últimas cinco notas enviadas pela Assessoria de Imprensa de Afogados ao blog, quatro tem como protagonista o vice, seja como Executivo de infraestrutura, seja pela agenda institucional representando Patriota.

Bastidores da decisão

O ex-prefeito Totonho Valadares reuniu os filhos poucos dias antes da ida a Rádio Pajeú e anunciou primeiro a eles da decisão de disputar a indicação da Frente Popular. Depois, começou a conversar com aliados. na segunda, anunciou que é pré-candidato na Rádio pajeú. Só não disse ainda a José Patriota.

Outra dos sonhos

Depois da coluna antecipar que a chapa dos sonhos na ala governista é Márcia Conrado Prefeita e Marquinhos Godoy, vice, a oposição também anunciou qual seria a dupla perfeita, e seu alinhamento, para enfrentar o grupo de Duque. Segundo Waldemar Oliveira, irmão de Sebá e novo presidente do Avante, a chapa teria Carlos Evandro Prefeito e Victor Oliveira, vice.

Melhor ter certeza

Em entrevista a Anchieta Santos, a Secretária de Cultura de Tabira Gracinha Paulino disse “achar” que os salários dos servidores municipais estão em dia. O Ministério Público proíbe municípios que tem débitos com servidores de fazerem festa, mesmo que o mote seja uma data marcante como os 70 anos. Assim, bom que a gestão tenha certeza.

Briga pela vice no Pajeú

Em Tuparetama a disputa pela vice pode parir uma divisão na oposição. O grupo dos vereadores contam com a vice na chapa de Deva Pessoa. Mas a família Perazzo é forte e também quer. Em Ingazeira, apesar da unidade prometida os vereadores Djalma do Minadouro e Deorlanda Carvalho querem vaga na chapa de Luciano Torres.

O eito…

Não é só Lobão que está se mostrando decepcionado com o governo Bolsonaro, ao dizer que o presidente  não tem “capacidade intelectual e emocional para gerir o Brasil”. O artista também proferiu críticas aos filhos do chefe do executivo. Nos bastidores do Debate das Dez com os blogueiros, Itamar França, se dizendo decepcionado soltou essa: “elegemos um eito de doidos”.

Frase da semana: 

“Se perguntar 7 x 8 não sabe, se perguntar a fórmula da água, não sabe… não sabe nada. São uns idiotas úteis, uns imbecis que estão sendo utilizados como massa de manobra de uma minoria espertalhona que compõe o núcleo de muitas universidades federais do Brasil”.

De Jair Bolsonaro, sobre as manifestações do dia 15 contra cortes, contingenciamento ou chame você como quiser, nas Universidades Federais.

ITAPETIM: ” ADELMO PARTICIPOU DE JANTAR EM HOMENAGENS AS MÃES”

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas no palco, multidão, quadra de basquetebol e atividades ao ar livreA imagem pode conter: 6 pessoasO Prefeito Adelmo Moura participou na noite dessa sexta(17) de um momento muito especial. Foi  Realizado um jantar para mais de 600 mães do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Criança Feliz de Itapetim, Piedade e São Vicente, da Creche Criança Feliz e da Casa de Convivência do Idoso.

O evento também contou com música ao vivo e a entrega de alguns brindes para as mães. A secretária de Assistência Social Fia Cândido e equipe estão de parabéns pela iniciativa. O jantar aconteceu no Ginásio de Esportes Miguel Arraes de Alencar.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em péA imagem pode conter: flor, planta, comida e área interna

“Muito feliz por poder prestigiar estes momentos tão importantes. Também estiveram presentes, o Vice-prefeito Junio Moreira, a coordenadora regional da secretaria da mulher do estado Marília Correia, o presidente da Câmara de Vereadores Júnior de Diógenes e demais vereadores.” Pontuou Adelmo Moura ao Blog.

Facebook identifica empresa que espalhou fakenews nas eleições

REUTERS/Phil Noble: <p>Facebook, Messenger e WhatsApp</p>

O Facebook detectou uma empresa israelense que trabalhava espalhando Fake News em processos eleitorais de todo o mundo, inclusive no Brasil; atuando há mais de 15 anos, o Archimedes Group chegou a investir cerca de US$ 800 mil em anúncios mentirosos, pagos nas moedas dólar, shekels israelenses e em real brasileiro

CÂMARA DE STª TEREZINHA FAZ PARCERIA COM A FACULDADE VALE DO PAJEÚ E DISTRIBUIRÁ BOLSAS DE ESTUDO

Na sessão ordinária do Legislativo Terezinhense na última quarta-feira (15) em Santa Terezinha, cada vereador recebeu cinco certificados que garantem 50% de desconto no valor da mensalidade para aqueles interessados em cursar universidade pela Faculdade Vale do Pajeú (FVP) em São José do Egito, que vem fechando parceria com os poderes público e privado em vários municípios para dar oportunidade as pessoas que sonham com o 3º grau. Para usar a bolsa o interessado precisa passar no vestibular da instituição de ensino que será no 2º semestre de 2019 e a inscrição custará 50 reais. Os cursos ofertados são de Administração, Contábeis, Direito, Enfermagem e Pedagogia. A faculdade ainda divulgará calendário com a data que as inscrições serão iniciadas.

Em Santa Terezinha, prefeitura, câmara e mercado São Luiz fecharam parceria.

Ex-vereador preso em Salgueiro

O ex-vereador de Salgueiro, Raimundo Nonato Correia Bernardo, mais conhecido como ‘Jovem’ está recolhido no presídio de Salgueiro (PSAL), no Sertão de Pernambuco.

A prisão preventiva foi realizada na manhã de quinta-feira (16), na Rua José Barros, no bairro Divino Espírito Santo, após ter sido expedido um mandado pelo Juiz da Vara Criminal da comarca da cidade. Ele é acusado de crime de estupro de menor de 14 anos.

Raimundo Nonato Correia Bernardo foi eleito nas eleições de 2000 como vereador de Salgueiro pelo Frente Popular de Salgueiro.

Teixeira é a 2ª cidade onde mais choveu este ano na PB, indica AESA

Resultado de imagem para teixeira chuvas

Teixeira é a segunda cidade da Paraíba onde mais choveu neste ano de 2019, segundo o que indicou a AESA num ranking das 10 cidades que mais choveram este ano.  Teixeira fica atrás de Jericó, cidade situada também no sertão e que de acordo com os pluviômetros do setor de Monitoramento e Hidrometria da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) já registrou 923,8 milímetros. Teixeira-PB registra 919,9 milímetros.
De acordo com o meteorologista Marle Bandeira, esses números podem alterar pois “As condições de tempo sobre o estado da Paraíba apresentam poucas alterações com relação aos últimos dias. O tempo deverá permanecer com nebulosidade variável e possibilidade de chuvas localizadas”.
Açudes- Mesmo sendo a segunda cidade apontada no ranking, os açudes de Teixeira como por exemplo Sabonete soma menos de 5% já os demais açudes ultrapassam os 15% do volume atual.

Brejinho promoveu “Capacitação de Atualização em Sala de Vacina”

A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Tania Santos Santos, pessoas sorrindo, comidaA imagem pode conter: 16 pessoas, incluindo Nalva Rodrigues, Tania Santos Santos e Yonara Pereira, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área internaEsta semana a Prefeitura de brejinho promoveu, através da Secretaria de Saúde do Município , a “Capacitação de Atualização em Sala de Vacina” para profissionais da Estratégia de Saúde da Família e da Assistência. O objetivo foi atualizar a equipe da saúde para melhoria do processo de trabalho e do atendimento mais eficaz da população. “O curso foi um sucesso e foi ministrado pela coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) da X Regional de Saúde, Márcia Adriana.” Pontuou Tania Maria ao Blog

A ameaça de Bolsonaro

Ao ‘contar com a sociedade’ para enfrentar o ‘sistema’, Jair Bolsonaro repete o roteiro de outros governantes que, despreparados para a vida democrática, flertaram com golpes em nome da ‘salvação’ nacional.

O Estado de S.Paulo – EDITORIAL

O presidente Jair Bolsonaro considera impossível governar o Brasil respeitando as instituições democráticas, especialmente o Congresso. Em sua visão, essas instituições estão tomadas por corporações – que ele não tem brio para nomear – que inviabilizam a administração pública, situação que abre caminho para uma “ruptura institucional irreversível” – conforme afirma em texto que fez circular por WhatsApp ontem, corroborando-o integralmente, como se ele próprio o tivesse escrito.

Ao compartilhar o texto, qualificando-o de “leitura obrigatória” para “quem se preocupa em se antecipar aos fatos”, Bolsonaro expressou de maneira clara que, sendo incapaz de garantir a governabilidade pela via democrática – por meio de articulação política com o Congresso legitimamente eleito –, considera natural e até inevitável a ocorrência de uma “ruptura”.

Não é de hoje que o presidente se mostra inclinado a soluções autoritárias. Depois da posse, Bolsonaro mais de uma vez manifestou desconforto com a necessidade de lançar-se a negociações políticas para fazer avançar a agenda governista no Congresso. Confundindo deliberadamente o diálogo com deputados e senadores com corrupção, o presidente na verdade preparava terreno para desqualificar os políticos e a própria política – atitude nada surpreendente para quem passou quase três décadas como parlamentar medíocre a ofender adversários e a louvar a ditadura militar. Não por acaso, o próprio Congresso parece ter desistido de esperar que Bolsonaro se esforce para dialogar e resolveu tocar por conta própria a agenda de reformas.

Desde sua posse como presidente, Bolsonaro vem demonstrando um chocante despreparo para o exercício do cargo, mas o problema podia ser contornado com a escolha de ministros competentes. Com exceção de um punhado de assessores que realmente parecem saber o que fazem, porém, o governo está apinhado de sabujos cuja única função ali parece ser a de confirmar os devaneios do presidente, dos filhos deste e de um ex-astrólogo que serve a todos eles de guru, dando a fantasias conspiratórias ares de realidade.

O texto que Bolsonaro divulgou – recomendando que fosse passado adiante – diz que “bastaram cinco meses de um governo atípico, ‘sem jeito’ com o Congresso e de comunicação amadora para nos mostrar que o Brasil nunca foi, e talvez nunca será, governado de acordo com o interesse dos eleitores”. Segundo o texto, o presidente “não aprovou nada, só tentou e fracassou” porque “a agenda de Bolsonaro não é do interesse de praticamente nenhuma corporação”. Nas atuais circunstâncias, “a continuar tudo como está, as corporações vão comandar o governo Bolsonaro na marra” – e, “na hipótese mais provável”, diz o texto, “o governo será desidratado até morrer de inanição, com vitória para as corporações”. Mas diz também que é “claramente possível” que o País fique “ingovernável”, igualando-se à Venezuela. Aí entraria a tal “ruptura institucional” de que fala o texto chancelado por Bolsonaro – que o usou para ilustrar o risco que diz correr de ser assassinado pelo “sistema”.

Isso é claramente uma ameaça à Nação. Conforme se considere o estado psicológico de Bolsonaro e de seus filhos, a ameaça pode ser o tsunami de uma renúncia ou o tsunami de um golpe de Estado em preparação. Pois o presidente não apenas distribuiu o texto, como mandou seu porta-voz dizer que, embora esteja “colocando todo o meu esforço para governar o Brasil”, a “mudança na forma de governar não agrada àqueles grupos que no passado se beneficiavam das relações pouco republicanas”. Em seguida, fez um apelo às ruas: “Quero contar com a sociedade para juntos revertermos essa situação” – e já no próximo dia 26 está prevista a realização de uma manifestação bolsonarista, contra ministros do Supremo Tribunal Federal e a favor do pacote anticrime do ministro da Justiça, Sergio Moro.

Ao “contar com a sociedade” para enfrentar o “sistema”, Bolsonaro repete o roteiro de outros governantes que, despreparados para a vida democrática – em que a vontade do presidente é limitada por freios e contrapesos institucionais –, flertaram com golpes em nome da “salvação” nacional. Se tudo isso não passar de mais um devaneio, já será bastante ruim para um país que mergulha cada vez mais na crise, que tem seu fulcro não nas misteriosas “corporações” – as suas “forças ocultas” –, mas na incapacidade do presidente de governar.

ACABANDO ANTES DE COMEÇAR….

Financial Times diz que Bolsonaro virou um pária

Marcos Corrêa/PR: <p>bolsonaro estados unidos</p>

O jornal britânico Financial Times afirmou que Jair Bolsonaro é um pária. Segundo o jornal, o Brasil precisa de investimentos estrangeiros e seu presidente só agrava esta situação; James Green, professor na Universidade Brown, disse, na matéria do FT que Bolsonaro “se tornou um pária que só recebe acolhidas calorosas dos presidentes que concordam com suas políticas”. O jornalista Fernando Brito, editor do blog Tijolaço, afirma: “não se pode adivinhar as intenções de Jair Bolsonaro, exceto naquilo em que ele as deixa óbvias: a radicalização política”; ele prossegue: “daí para a frente, corre-se o risco de confundir o que é sua desorientação pessoal – e esta não é pequena – e o que é seu projeto político e aniquilamento do Brasil”.

Bolsonaro divulga texto grave em que insinua renúncia ou golpe

Carolina Antunes/PR: <p>(Brasília - DF, 09/05/2019) Presidente da República Jair Bolsonaro. Foto: Carolina Antunes/PR</p>

Jair Bolsonaro distribuiu na manhã desta sexta-feira em grupos de WhatsApp um texto que em tudo lembra a retórica de Jânio Quadros e insinua as hipóteses de um golpe de Estado para implantar um Estado policial ou a renúncia; o texto, que ele diz ser de “autor desconhecido”, usa a expressão “corporações” sem nomeá-las, quase num sinônimo das “forças ocultas” a que se referia Jânio Quadros; ao introduzir o texto para os grupos, ele diz que “o Sistema vai me matar”; políticos consideraram a iniciativa de Bolsonaro grave e preocupante.

As trapaças da História

:

Denise Assis, Jornalista pela Democracia, avalia o texto distribuído pelo presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira, 17, pelo WhatsApp; “Arrisco um palpite: Bolsonaro ameaça renunciar para ele, sim, voltar nos braços do povo (desta vez, armado por ele). Voltando a Marx: tal como Jango, em 1961, quando Jânio renunciou, o vice-presidente Hamilton Mourão encontra-se na China. (São as trapaças da História)”

Dólar bate R$ 4,10 e BC anuncia intervenção no mercado

: <p>Homem passa por sede do Banco Central, em Brasília 15/01/2014 REUTERS/Ueslei Marcelino</p>

O Banco Central anunciou intervenção no mercado de câmbio depois que o dólar avançar 4% na semana e fechar acima de R$ 4,10; o BC agendou três leilões de linha (venda de moeda com compromisso de recompra) no valor de US$ 3,75 bilhões para segunda, terça e quarta-feira; a medida coloca dinheiro no mercado à vista para minimizar os danos de demanda.

O pensamento único é inédito no país, diz jornalista

: <p>bolsonaro mídia</p>

O jornalista Lalo Leal afirma que a mídia exerce um papel de sufocamento no país; ele diz: “nem nos golpes contra Getúlio Vargas, em 1954, e Jango, em 1964, vimos a mídia tão unida como agora. E desta vez não é para depor um presidente, mas para arruinar um país. Trato da destruição da previdência social, assumida como projeto prioritário do atual governo e encampada sem restrições pelos meios de comunicação”.

Sob o império do grosseiro e do obsceno

Teólogo e escritor Leonardo Boff diz lamentar que as redes sociais do Brasil sejam “o império da grosseria e da obscenidade”; “Essa metáfora já foi usada por outros: parece que as portas e as janelas do inferno se abriram de par em par. Daí saíram os demônios das ofensas pessoais, das injúrias, dos fake news, das mentiras, das calúnias”

Encurralado

Agência Brasil: <p>bolsonaro estados unidos</p>

Colunista Ricardo Capelli resume a situação do presidente Jair Bolsonaro: “Popularidade em queda, imagem internacional em ruínas, povo nas ruas, economia em frangalhos, desemprego subindo, crise política, mídia unida atirando, militares descontentes, um filho ‘gênio dos negócios imobiliários’ nas mãos do MP e cheques suspeitos na conta da primeira dama sendo investigados”.

As ruas rugiram.

:

“Um ato político, não partidário, foi lido por ele como uma ofensa pessoal”, diz o jornalista Ricardo Miranda sobre os protestos contra cortes de verba na Educação; “Com a miopia de quem nunca desceu do palaque, cuja política aprende não com Aristóteles ou Platão, mas com Olavo de Cavalho. Bolsonaro não desce do palanque, não adianta”, lamenta.

Reforma da Previdência de Guedes pode acabar na lata de lixo

O texto do governo pode ser deixado inteiramente de lado em benefício de um novo em folha, com mais consensos entre os parlamentares.

Folha: devassa nas contas de Flávio pode apontar elo com milícias

REUTERS/Ricardo Moraes: <p>Senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) 06/09/2018 REUTERS/Ricardo Moraes</p>

“Há fortes suspeitas de que se consumava no gabinete de Flávio a prática de contratar assessores com o intuito de recolher parte de seus vencimentos —fraude apelidada no meio político de ‘rachadinha’. Muito pior será se a quebra dos sigilos desnudar outras conexões. As especulações mais preocupantes referem-se ao envolvimento de representantes das milícias”, aponta editorial da Folha.

Governador autoriza recuperação das Estradas do Pajeú nesta segunda e promete equipes em todas as regiões

(No Pajeú, Região será contemplada)

O governador Paulo Câmara lança, nesta segunda-feira (20.05), no Palácio do Campo das Princesas, o Programa Caminhos de Pernambuco, o maior programa de reestruturação da malha viária estadual, com investimento de R$ 505 milhões até 2022. A ação vai requalificar, já no primeiro ano, cerca de dois mil quilômetros de rodovias.

O programa visa a otimizar a gestão da manutenção do pavimento para a garantia da trafegabilidade nas estradas, além de maior durabilidade, com foco nos serviços de capinação, desobstrução dos dispositivos de drenagem, requalificação asfáltica e sinalização. Ao longo de dois meses, cerca de 50 profissionais percorreram todos os 5.554,5 km de estradas pavimentadas em Pernambuco para fazer o diagnóstico.

No Pajeú, quase todas as PEs que cortam a região, como as 320, 365, 337, 275, 304 e 265 precisam de reparos. A PE 320, inaugurada na gestão Eduardo Campos precisa de requalificação em vários trechos.  Somem-se a isso entraves como a obra de duplicação dos acessos a Afogados da Ingazeira até o trevo da PE,  paralisada. Há queda de braço entre o governo e a empresa vencedora da licitação, que deveria ter terminado o serviço em janeiro do ano passado.

Na PE 265, conhecida como “reta de Sertânia” nem a prefeitura do município aguentou. O Governo Municipal de Sertânia firmou uma parceria com o Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco para realizar uma operação tapa-buraco na localidade. A PE 304 está em situação crítica. Batizada de PE José Paulino de Melo, a rodovia  entre Tabira e Água Branca tem além dos buracos, agora tem água acumulada com as chuvas. Não há sinais de providências pela Secretaria de Transportes ou DER. A via tem situação, pasmem, pior que a 275, na lista das piores rodovias do estado. A PE 337 que liga Flores a Sítio dos Nunes também está em situação complexa, com muitos buracos. O ideal, dizem motoristas que passam por lá, é o recapeamento completo da via. O Prefeito Marconi Santana esteve em fevereiro com o Deputado Danilo Cabral no DER cobrando providências. A estrada que liga SJEgito à Ouro Velho-PB está intransitável.

Giro pelos Blog’S ( 18 de maio de 2019)

Coluna Fogo Cruzado –

Desde que se deflagrou, há cinco anos, a “Operação Lava Jato” por meio da qual foi desbaratada a organização criminosa que assaltava os cofres da Petrobrás havia anos, o Brasil passou a acompanhar com mais interesse a ação de seus órgãos fiscalizadores no combate à corrupção. Até aí, nada a reparar. De fato é preciso jogar duro com os que roubam o dinheiro público, independente de sua condição política, econômica ou social. É o que a “Operação” tem feito, apesar de certos excessos praticados por procuradores e juízes. Como disse acertadamente a ministra Laurita Vaz (STJ) no julgamento do habeas corpus que determinou a soltura do ex-presidente Michel Temer, combate à corrupção, sim, mas “caça às bruxas”, não. É preciso ter em mente que corrupção é também um problema cultural, que não se combate apenas com novas leis e sim com a melhoria do nível da educação. Até porque o Brasil tem leis em vigor para todos os gostos. Corrupção existe, sempre existiu e sempre existirá. É preciso, portanto, ter um olho nela, sem esquecer que o país tem outros problemas graves para resolver nas áreas de educação, saúde, segurança, ciência e tecnologia e infraestrutura. Mãos à obra, pois!

Dedicação exclusiva

A AGU publicou ontem no Diário Oficial da União portaria criando instituindo escritórios regionais de dedicação exclusiva ao combate à corrupção, cada um deles com 100 advogados. Advogados públicos que atuavam em casos de corrupção dispersos por diversas áreas ficarão concentrados nos “Grupos Regionais de Atuação Proativa”.

A sorte do presidente

O governo de Bolsonaro só não está mais desarrumado, politicamente falando, por causa do vice Hamilton Mourão e dos ministros Paulo Guedes (Economia) e Sérgio Moro (Justiça). Os três, cada qual a seu modo, têm procurado consertar as bobagens ditas pelo presidente, tirando-o do rumo belicoso que ele decidiu imprimir ao governo.

Porta-voz do liberalismo

Candidato do NOVO a presidente da República em 2018, o empresário João Almoêdo começou a viajar pelo Brasil atrás de potenciais candidatos a prefeito em 2020. Passou 5ª pelo Recife e na 6ª por João Pessoa. É o mais genuíno representante do pensamento liberal no país, que começou a tomar corpo depois que o PT deixou o poder em 2013.

Cargo cobiçado

Como Caruaru tem mais de 200 mil eleitores e horário político de televisão, cresce o número de interessados em disputar a prefeitura nas eleições do próximo ano. Além dos veteranos José Queiroz (PDT) e Tony Gel (DEM), também deverão entrar no páreo o deputado estadual Delegado Lessa (PR) e o deputado federal Fernando Rodolfo (PR).

Responde, José!

Preso por suspeita de corrupção, o ex-ministro José Dirceu (PT) não dá uma explicação convincente aos brasileiros sobre os motivos que o levaram à prisão. Dizer apenas que recebeu dinheiro de empreiteiras pela prestação de serviços de “consultoria” é muito pouco, sobretudo para quem foi 1º ministro no 1º governo do então presidente Lula.

Pelo braço

O prefeito de Paulista, Júnior Matuto (PSB), já começou a preparar o candidato à sua sucessão. É o advogado Francisco Padilha, chefe de gabinete da prefeitura. Ele tem circulado pela cidade ao lado do prefeito, que, por razões óbvias, ainda não pôs o bloco na rua. Só pretende anunciar o nome do candidato em abril do próximo ano.

Prestação de serviço

O escritor Olavo de Carvalho resolveu prestar um serviço ao governo Bolsonaro, ao qual mais atrapalhou do que ajudou desde que começou a dar “pitacos” sobre os seus rumos. Ele disse que não pretende mais “se meter” no atual governo após ter-se atritado, desnecessariamente, com os generais Hamilton Mourão, Villas Bôas e Santos Cruz.

Queiroz metralha Raquel

No mesmo dia que o governador Paulo Câmara (PSB) visitou Caruaru na véspera da sua festa de emancipação política, o deputado José Queiroz (PDT) fez uma avaliação destruidora da gestão da prefeita tucana Raquel Lyra, a quem ajudou a ser eleita no segundo turno e depois rompeu. Para ele, Caruaru vive tempos de perdição.

“A prefeita é fraquinha, fraquinha”, disse, ontem, no Frente a Frente, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM. Queiroz avalia que Raquel está perdida. “Ao invés de obras novas ela está destruindo as velhas para reconstruir, como praças tradicionais”, acrescentou.

O deputado disse, ainda, que seu filho, o deputado Wolney Queiroz, repassou R$ 160 milhões em emendas para obras que vêm sendo tocadas por ela devagar, quase parando. “A prefeita tomou mais R$ 84 milhões em empréstimo, mas ninguém sabe onde esse dinheiro foi parar”, insinuou. Queiroz conclui que Caruaru vive dias sombrios.

Gel indica filho – A sucessão de Raquel Lyra (PSDB) em Caruaru vai pegar fogo, principalmente se os grupos de José Queiroz (PDT) e Tony Gel (MDB) se unirem. Já há quem admita que saindo Queiroz na cabeça de chapa para enfrentar a tucana, Gel indicaria o vice. O nome mais cotado seria o do seu filho, o jovem produtor cultural Tonynho Rodrigues, que sonha em entrar para a política.

Itaú em crise – Os banqueiros não estão blindados contra a crise econômica. Um dos bancos em maiores dificuldades é o Itaú, que não suportando o aperto deve fechar 400 agências, das quais 10 em Pernambuco, até o final do ano. Pelo jeito, a recessão vai obrigar muitos bancários a começar o dia lendo os classificados dos jornais.

Abandonado – O prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PR), não move uma palha para retomar as obras da maternidade Rita Barradas, paralisadas desde a primeira gestão de Elias Gomes. Apesar de já ter sido investidos mais de R$ 30 milhões no projeto, virou de fato um grande elefante branco enquanto o prefeito só se ocupa em fazer proselitismo político.

Nome do coração – Se dependesse do coração de Geraldo Júlio (PSB) e da sua vontade soberana, o candidato socialista a prefeito do Recife seria o secretário estadual de Planejamento, Alexandre Rebelo. Mas o PSB já faz coro pela candidatura do deputado João Campos, herdeiro político de Eduardo Campos.

Haja simpatia – O presidenciável João Amoedo, do Partido Novo, distribuiu simpatia na passagem pelo Recife na última quinta-feira, quando fez duas palestras, uma na Universidade Federal e outra no Riomar. Quando acabou, foi jantar comum grupo num restaurante no shopping.

NA KOMBI – Para ganhar tempo nos despachos diários com a sua equipe, o presidente da Câmara do Recife, Eduardo Marques (PSB), adotou uma Kombi como transporte. “Já vamos resolvendo ações e encaminhamentos, para chegar nas comunidades e atender as demandas”, diz ele.

EDMAR LYRA BLOG

Paulo Câmara adota tom mais político no segundo governo 

Prestes a completar o quinto mês do seu segundo governo, o governador Paulo Câmara, que nunca tinha exercido nenhum cargo eletivo antes de chegar ao Palácio do Campo das Princesas, está imprimindo um tom muito mais político do que o adotado durante os quatro primeiros anos de mandato. As agendas administrativas estão muito mais frequentes, onde ele entrega ações de seu governo, e as conversas sobre política e demanda das bases estão sendo mais efetivas, de acordo com deputados e prefeitos.

Esse segundo governo, se exitoso, poderá fazer de Paulo Câmara uma liderança política ainda mais representativa, uma vez que temos apenas sete ex-governadores vivos, e dentre eles, somente Mendonça Filho e Jarbas Vasconcelos ainda atuam efetivamente na política, enquanto Joaquim Francisco, Gustavo Krause e João Lyra Neto já sinalizaram para o fim de suas respectivas carreiras políticas.

Paulo Câmara teve o árduo desafio de substituir Eduardo Campos que é considerado o melhor governador de todos os tempos, para piorar, seus dois governos foram de oposição ao governo federal, primeiro com Dilma Rousseff entre 2015 e 2016, depois Michel Temer entre 2016 e 2018 e agora em 2019 com Jair Bolsonaro. Isso sem dúvidas atrapalhou o governo de Pernambuco, que teve como agravante uma crise econômica e fiscal sem precedentes que obriga o governador a estabelecer prioridades restritas para cumprir com suas obrigações essenciais.

A vitória política e eleitoral obtida por Paulo Câmara em 2018 lhe deu uma chance de criar uma marca própria, uma identidade de um governo de resultados, e isso tem sido buscado a cada dia deste segundo governo, que percebeu que não basta fazer as coisas, é preciso que as pessoas percebam o que está sendo feito, e por isso a importância da presença constante do governador em diversas regiões do estado, levando obras e ações, aproximando-se dos pernambucanos e mostrando tudo o que está sendo feito.

Serviços – O prefeito Geraldo Julio acompanha na manhã deste sábado as ações do mutirão de serviços integrados Recife em Ação, no Córrego da Areia. Estarão disponíveis para os moradores serviços de cidadania, saúde, limpeza e manutenção, educação, defesa civil e muitos outros, promovidos pela Prefeitura do Recife, que mobiliza diversas secretarias para o atendimento à população.

Obras – O governador Paulo Câmara vistoria, neste sábado, as obras de urbanização no bairro de Peixinhos (Olinda), nas Unidades de Esgotamento 11 e 12. Com um investimento de R$ 72 milhões, a intervenção contempla o serviço de terraplenagem, pavimentação, drenagem e esgotamento sanitário de 35 ruas, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e com execução a cargo da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

São Francisco – A Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco promoveu duas audiências públicas no Sertão. Cabrobó e Floresta, municípios de onde partem os eixos norte e leste da transposição, receberam as discussões que mobilizaram representantes do poder público, comunidades indígenas, ambientalistas, estudantes e a sociedade civil nos debates sobre os riscos que o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) representa para o Velho Chico. Os deputados estaduais Lucas Ramos (PSB) e Fabrizio Ferraz (PP), coordenador e vice-coordenador do colegiado, conduziram as reuniões.

Estradas – O governador Paulo Câmara lança, na próxima segunda-feira,no Palácio do Campo das Princesas, o Programa Caminhos de Pernambuco, o maior programa de reestruturação da malha viária estadual, com investimento de R$ 505 milhões até 2022. A ação vai requalificar, já no primeiro ano, cerca de dois mil quilômetros de rodovias. O programa visa a otimizar a gestão da manutenção do pavimento para a garantia da trafegabilidade nas estradas, além de maior durabilidade, com foco nos serviços de capinação, desobstrução dos dispositivos de drenagem, requalificação asfáltica e sinalização.

Largou na frente – O prefeito Anderson Ferreira largou na frente do governador Paulo Câmara ao criar o Fundo Municipal do Trabalhador. Um dia depois da lei ser sancionada em Jaboatão, o governador sancionou o Fundo Estadual do Trabalhador. Jaboatão, por sinal, é a única cidade pernambucana a ter o FMT.

Pulando – A vice-prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz, anda pulando de galho em galho atrás de partido para disputar a prefeitura em 2020. Nadegi foi afastada da  atual gestão por suspeita de fraude em licitação quando era secretária de Saúde do município.

Paulista – O ex-prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, anunciou que está construindo um projeto para as eleições de 2020 na cidade. Ele afirmou que contará com o apoio do seu ex-vice-prefeito Duffles Pires, e do atual vice-prefeito Jorge Carreiro. A candidatura de Yves anima a disputa em Paulista, que está completamente dominada pelo prefeito Junior Matuto.

Desgaste – Tem sido impressionante o desgaste do deputado federal Daniel Coelho com a denúncia de um suposto funcionário fantasma em seu gabinete que devolvia parte do salário ao parlamentar. Com um eleitorado cativo na classe média, Daniel Coelho, que já teve uma redução abrupta na sua votação em 2018, perdendo mais de 40 mil votos, poderá ter sérias dificuldades nas próximas eleições devido o eleitorado dele se dizer decepcionado com as denúncias envolvendo seu nome.

Inocente quer saber – Marília Arraes não está gostando de ser deputada federal?

OPERAÇÃO POLICIAL CUMPRIU 8 (OITO) MANDADOS DE PRISÃO HOJE (17) EM STª TEREZINHA E IMACULADA-PB.

Uma grande operação policial desencadeada nas primeiras horas do dia de hoje (17) resultou na prisão de 7 (sete) pessoas. Os mandados foram expedidos pela comarca de Água Branca-PB. De acordo com as primeiras informações repassadas pelas autoridades ao blog, o objetivo é a repressão ao tráfico de drogas e o uso de armas de fogo.

Os suspeitos foram apresentados na delegacia da cidade de Santa Terezinha. Ao todo 70 policiais militares e civis dos dois estados PE e PB, participaram da ação que ainda está em andamento.
À frente da operação estão os delegados Rodrigo Passos de Santa Terezinha e Cristiano Jacques de Imaculada.
Dos oito (8) presos na operação, os cinco (5) do Pernambuco foram encaminhados a cadeia de São José do Egito pelo Drº Rodrigo Passos, os outros três (3) da Paraíba ficaram sob o poder de Drº Cristiano Jacques.
“A população fez seu papel cidadã denunciando várias pessoas que traficavam drogas em escolas, e em outros pontos da cidade. A polícia apreendeu com essas pessoas drogas, tipo cocaína e maconha, balança de precisão, veículos e vários celulares que passaram por análise, tudo para começar a desbaratar uma quadrilha organizada que usa mão de obra feminina, armas de fogo e financiam roubos na divisa dos estados de Pernambuco e Paraíba” Disse o Delegado. Dos oito (8) presos na operação, os cinco (5) do Pernambuco foram encaminhados a cadeia de São José do Egito pelo Drº Rodrigo Passos, os outros três (3) da Paraíba ficaram sob o poder de Drº Cristiano Jacques.
Segundo o Blog do Pereira” Cansada de ver o tráfico de drogas aumentando em Santa Terezinha, a população resolveu contribuir com a justiça, passando informações a polícia sobre local de bocas de fumo e nome de traficantes que fornecem drogas, outros que vendem e aliciam menores para o tráfico” . Foram ao todos 8 Suspeitos presos na operação em PE e PB.

PE Tabira a Água Branca: governo emite nota

Com relação à PE-304, que liga os municípios de Tabira (PE) e Água Branca (PB), a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), informa que a via está inserida no Plano de Reestruturação das Estradas de Pernambuco.

O plano será lançado nos próximos dias pelo governador Paulo Câmara. A PE-304 é uma das metas prioritárias e, no momento, o projeto para recuperação do pavimento está em fase de elaboração, conclui.

SJEgito: Alberto de Zé Loló estreia programa de rádio e Dr. Romério foi o primeiro entrevistado

Nesta sexta (17) estreou na Gazeta FM, em São José do Egito, o programa “O Povo Quer Saber”, produzido e apresentado pelo vereador Alberto de Zé Loló (PT). A proposta é dar voz à população sempre contando com a presença de personalidades do campo político e social para debater pautas que atingem diretamente o município.

Nesta primeira edição, que teve duração de uma hora, o programa entrevistou o ex-prefeito egipciense Dr. Romério Guimarães (PT) e contou com a participação do jornalista político Inaldo Sampaio. Os vereadores Albérico Tiago (PR) e Aldo da Clipsi (PT), a advogada Herica Brito e a popular Estefânia Augusta prestigiaram no estúdio.

A entrevista com Guimarães foi iniciada na primeira parte do programa e continuou na outra metade. Entre a conversa com o ex-prefeito, Inaldo Sampaio apresentou um panorama dos últimos episódios políticos que arrolam no Brasil. O jornalista focou na crise política que o governo Jair Bolsonaro vem enfrentando neste início de gestão.

Durante a conversa com o ex-prefeito Romério os principais pontos abordados foram referentes à saúde e educação. Guimarães também abordou atrasos em pagamentos de vencimentos de professores, aposentados e pensionistas.

 

Saúde

Dr. Romério, que é médico concursado do Estado, antes lotado no Hospital Maria Rafael de Siqueira, comentou sobre “ser retirado” da unidade e transferido para o Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira: “Fui o primeiro médico a ser transferido de sua cidade por perseguição política; pensavam que eu iam me dobrar a eles pedindo para voltar, mas estou no Regional e lá eu atendo o povo de vários municípios e de São José do Egito, da mesma maneira”. E completou: “Trabalham como coronéis, de forma ultrapassada, como nos tempos que transferiam as pessoas por perseguição política”.

Durante sua primeira fala, questionou a construção de uma UPA em São José: “Cadê a UPA prefeito? Já se passagem dois anos e cinco meses e o senhor não a entregou”. E perguntou: “Quando é que vamos inaugurar essa UPA dentro de um hospital?”

Ainda sobre saúde, Dr. Romério foi enfático: “O povo de São José não aguenta mais essa gestão de engodo; de hipocrisia”.

Educação

Indagado sobre o tema, o ex-gestor reiniciou suas palavras dizendo que “educação é o instrumento mais importante de transformação da sociedade”.

Relatou prêmios que sua gestão conquistou e relembrou o de “Melhor Administração Escolar de Pernambuco” e que conseguiu colocar o município entre os 10 melhores do Estado nos dois níveis do ensino fundamental.

Guimarães disse que já no início de sua gestão, em 2013, honrou dívida do governo anterior junto aos professores, e que os convênios com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Instituto Federal Sertão (Petrolina) foram firmados durante seu governo.

De acordo com Dr. Romério, no começo de seu mandato foi instituído o piso salarial dos professores, e que os repassem também aconteceram aos inativos. E disse: “Reformamos ou ampliamos as 20 escolas municipais e investimos na merenda escolar”.

O ex-gestor fez algumas cobranças ao atual prefeito: “As crianças ainda estão andando com as fardas da minha gestão; quando o senhor vai entregar as novas?”, e também indagou: “Por que o prefeito atrasa tanto os vencimentos dos aposentados e pensionistas?”

Romério foi duro nas críticas: “O senhor prefeito está querendo enganar os aposentados da educação fazendo uma maquiagem errada. Foi Estelionato eleitoral o que o senhor fez com o povo de São José do Egito”.

Durante a entrevista Romério Guimarães de forma enfática comentou: “O grande presente que marcou minha vida foi ser gestor da Capital da Poesia”.

E concluiu: “Se um dia eu voltar a ser gestor dessa cidade, o meu desejo é que São José do Egito se transforme em um polo educacional”.  (Blog Geraldo Palmeira Filho)

70% dos estudantes das universidades federais vivem em famílias de baixa renda, diz Pesquisa

Segundo levantamento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) divulgado nesta sexta-feira (17), mais de 70% dos estudantes das universidades e institutos federais vivem em famílias de baixa renda. Os dados apontam que 70,2% dos estudantes vêm de casas com renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Outros 16,75% dos alunos vêm de famílias com renda mensal de 1,5 a 3 salários mínimos per capita.

Na outra ponta, os estudantes com renda familiar mensal de mais de 10 salários mínimos somam apenas 0,63%. “Isso desmistifica qualquer informação de que os estudantes das universidades são parte da elite econômica”, afirma César Augusto da Ros, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Os dados mostram ainda que, a maioria dos alunos é negra: 51,2%. A ANDIFES atribui o aumento do número de pessoas negras nas universidades à continuidade de ações afirmativas, como cotas e programas de permanência. Esta é a quinta edição do levantamento realizado pela ANDIFES, que busca traçar o perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação do país. (Com informações do Uol)

Tabira: reunião definirá local do show de Mano Walter

A Prefeitura de Tabira para definir o local dos shows da festa pelos 70 anos da cidade vai ouvir a Polícia Militar.

Durante entrevista ontem a Anchieta Santos na Cidade FM para apresentar a programação, a Secretária Gracinha Paulino, de Cultura, se mostrou preocupada com o público de 30 mil esperado para o principal show da festa com o cantor Mano Walter no dia 26 de maio.

A Secretária disse que o espaço da Praça Pedro Pires é considerado pequeno para receber o público previsto. O plano B é o Estádio Cordeirão e a decisão sairá depois de reunião com a PM.

A Programação de shows da Emancipação Política de Tabira começa no sábado dia 25 de maio com As Severinas, Banda BKL e Sandryno Ferraz. No domingo, 26, Seu Marquinhos, Victor Santos e Mano Walter. E no dia 27, Congresso de Cantadores.

SJEgito : Açude São José II está faltando 30 cm para sangrar

A imagem pode conter: céu, atividades ao ar livre, natureza e águaA imagem pode conter: planta e atividades ao ar livreSJEgito município distante 400 km de Recife, viu o açude São José I sangrar, após as chuvas dessa quarta, 15. Foi o primeiro reservatório da cabeça do Pajeú a chegar na capacidade máxima, este ano.

O São José II, na bacia do Riacho timbaúba e Riacho São José Banabuiú, com 7 milhões e meio de  m³, capta maior aporte do que os demais pequenos açudes que já transbordaram este ano . A foto ao lado foi repassada Via Zap pela Compesa e mostra  que falta pouco para Verter (Sangrar), apenas 30 centímetros.

 Há mais de 3 anos não chovia tanto em tão pouco tempo na Capital dos Poetas. A última grande chuva em São José do Egito, tinha acontecido em 29 de Março de 2016, quando na ocasião foram 215 mm registrados. Dessa quarta (15), para essa quinta (16), forma incríveis 114 mm de chuva tranquila. Ao todo, quando contamos esses primeiros 4 meses e meio de 2019, São José do Egito, acumula 700 mm de chuva. O Jureminha, mais conhecido como açude Velho voltou a sangrar depois de 10 anos.

Dia 25 tem lançamento do livro “TEORIAS DE UM LOUCO”, do poeta Marcos Nascimento

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, barba e textoO lançamento do livro “TEORIAS DE UM LOUCO“, do poeta Marcos Nascimento, acontecerá próximo a Casa Lira.

As TEORIAS DE UM LOUCO servem as práticas dos normais. Constituem um diálogo metafísico, alquímico e universal sobre as preocupações humanas mais eminentes.
A obra não dispõe de ilusionismos ou floreios, mas, tão somente, é feita de magia e inquietudes” (Zezé Neto)

O lançamento será dia 25 de maio em frente a Casa lira, perto da Gazeta FM , defronte aos bares Bruta flor e Boteco Bar, em SJEgito-PE

Itapetim comemorou o Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, criança, sapatos e atividades ao ar livreA imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Luciana Maria Paulino, pessoas sorrindo, pessoas em pé, barba e atividades ao ar livreDia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Em alusão à esta data, o CREAS, através da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira (16), uma mobilização para a população. A concentração aconteceu em frente à Secretaria e foi até a praça central. As Secretarias de Educação, Saúde e Cultura, a Polícia Civil e Militar também participaram da ação. “É de bastante importância estas mobilizações para a conscientização de todos. Este assunto é sério!”

Projeto vai mapear produção poética feminina do Pajeú dos último 100 anos

O Jornalista Erbi Andrade Entrevistou nessa quinta (16), no Jornal da Tarde da Gazeta FM, as pesquisadoras Wilma Queiroz e Thays Albuquerque, que detalharam como está sendo implementado esse projeto tão bacana, de resgatar e divulgar, tudo que foi produzido pelas mulheres na nossa região com relação à poesia. A iniciativa partiu da poetisa e artista visual mineira Mariana de Matos. Radicada no Recife, ela pretende criar um site para catalogar as produção em um acervo virtual que ficará disponível gratuitamente. Todas as 17 cidades do Pajeú serão contempladas com a pesquisa, buscando diferentes perfis de poetisas. O nome do projeto é “As Poetas do Pajeú”  e possui até canais oficiais em redes sociais, se ficou interessado(as), é só dá uma pesquisada por lá.

Câmara de Stª Terezinha elege novo 2º secretário e discute regularização de vencimentos de professores da rede municipal

A sessão ordinária da Câmara de Santa Terezinha nesta quarta (15) foi bem movimentada. Já em seu início o presidente Dr. Júnior abriu os trabalhos de eleição para escolha do novo 2º secretário. Apenas o vereador Manoel Grampão candidatou-se ao cargo e foi eleito por unanimidade através de voto secreto, como determina o Regimento Interno da Casa.

O auditório do Plenário recebeu muitos cidadãos, boa parte do segmento da educação municipal. Nesse campo se destaca dentro da pauta da Ordem do Dia a Indicação nº 010/2019, de autoria do parlamentar Dr. Júnior, que solicita ao prefeito Geovane Martins a regularização dos vencimentos dos professores efetivos de Santa Terezinha.

Essa foi a matéria que mais rendeu debates entre os vereadores. Dr. Júnior justificou sua indicação com base no Ofício nº 002/2019 enviado por professores à Câmara. No documento solicitam atualização de seus vencimentos e alegam que os salários pagos pela Prefeitura não condizem com o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração.

A professora Sandra Lustosa – ex-secretária de Educação, fez uso da Tribuna e apontou explicações sobre a situação.

A indicação foi discutida por todos os parlamentares e aprovada por unanimidade.

Catorze cidades do Pajeú não registraram assassinato em abril, diz SDS

(Tuparetama está sem  homicídios em abril)

Depois de anunciar a queda no número de assassinatos no primeiro trimestre deste ano, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informou que a redução no Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) continua.

Em abril deste ano, o Estado completou 17 meses consecutivos de queda em assassinatos – foram 309 homicídios contra 355 do abril anterior, uma diminuição de 13%.

Além disso, 92 municípios pernambucanos, entre eles Brejinho , Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Triunfo e Tuparetama, não registraram nenhuma morte em seu território.

Giro pelos blog’S (17 de maio 2019)

Coluna Fogo Cruzado – 17 de maio de 2019

A sessão da Câmara Federal em que o ministro Abraham Weintraub foi sabatinado sobre os cortes nas verbas do MEC transformou-se num espetáculo deprimente. Não é porque o ministro é despreparado que deveria ser agredido por um grande número de parlamentares, felizmente nenhum de Pernambuco. A deputada Talíria Petrone (PSol-RJ) chamou-o de “debochado” e “incompetente”, seguido pelo colega de Minas, André Janones (Avante), que o acusou de “covarde”. Isso, evidentemente, não é democracia. Se foi feita uma “convocação” a Sua Excelência para dar explicações sobre o contingenciamento nas verbas da pasta, a obrigação de quem o convocou era ouvi-lo, respeitosamente, como recomendam as regras da boa política. A vítima anterior dessa falta de respeito foi o ministro Paulo Guedes, o qual, no entanto, respondeu à altura a provocação do deputado Zeca Dirceu (PT-PR), segundo quem o mandachuva da economia age como “tigrão” em relação aos aposentados do INSS e como “tchutchuca” em relação aos banqueiros. “Tchutchuca é sua mãe, sua avó”, esbravejou o ministro. Weintraub, sem traquejo para o contraditório, engoliu, acuado, os insultos de que foi alvo. Registre-se, por dever de justiça, a forma elegante como foi questionado, e de forma dura, pelo deputado Raul Henry (MDB-PE), fato que levou o ex-vice-governador de Pernambuco a receber elogios do ex-ministro Carlos Ayres Britto (STF) e do arcebispo Dom Fernando Saburido.

Outra Frente Parlamentar

Foi instalada na Assembleia Legislativa mais uma “Frente Parlamentar” de eficácia duvidosa. Trata-se da “Frente em defesa da família, da vida e de políticas antidrogas” sugerida pelo deputado Cleiton Collins (PP). Resta agora saber quem, naquela Casa, é contra a família, contra a vida e a favor das drogas.

De Pernambuco para a Bahia

Ex-membro do PFL jovem de Pernambuco, João Roma Neto mudou-se para a Bahia para fazer política do lado do amigo ACM Neto (DEM), hoje prefeito de Salvador. Ano passado elegeu-se deputado federal pelo PRB e hoje está brilhando na Câmara como relator na CCJ da PEC da reforma tributária. Seu parecer é pela constitucionalidade.

Enxugamento de tributos

Neto do velho João Roma, o “Diabo louro”, que foi deputado por Pernambuco, Neto sugere em seu parecer a extinção de cinco tributos (IPI, PIS, COFINS, ICMS e ISS) e sua substituição pelo IBS (Imposto sobre Operações com Bens e Serviços). Como os governadores não vão abrir mão do ICMS e nem os prefeitos do ISS, é fácil concluir o destino desta PEC: o arquivo.

Minas começa a se mexer

O que mais deveria preocupar Bolsonaro nos protestos de anteontem é o que houve em Minas Gerais: 250 mil pessoas nas ruas dizendo “não” ao governo. Minas é uma espécie de “síntese” do Brasil e, quando se mexe, convém prestar atenção aos seus movimentos. Lembre-se que Bolsonaro venceu a eleição lá e ainda arrastou consigo um governador que ninguém conhecia: Romeu Zema (NOVO).

Braços que acolhem

Raimundo Pimentel (PSL), prefeito de Araripina, acaba de lançar um programa que tem repercutido positivamente em todo o Sertão do Araripe: “Braços que acolhem”. Visa ao acompanhamento de gestantes desde o primeiro mês de gestação.

Fim do cadastramento

Termina no próximo dia 23 o prazo para cadastramento de agricultores da Zona da Mata no programa “Chapéu de Palha”, criado por Arraes em 2008 para garantir pelo menos “um cuscuz” (palavras dele) aos cortadores de cana na entressafra. Depois, Eduardo Campos o expandiu para os trabalhadores da fruticultura irrigada e da pesca artesanal.

Canteiro de obras

O prefeito Geraldo Júlio (PSB) escolheu o penúltimo ano de seu segundo mandato para encher o centro do Recife de “pequenas grandes obras”. Uma delas, a revitalização das calçadas, será de grande utilidade para os recifenses, que em sua maioria ainda se desloca a pé de casa para o trabalho dada a deficiência do nosso transporte público.

Filho expõe Bolsonaro

O presidente Bolsonaro não anda nervoso e agredindo jornalistas apenas por causa das reações nas ruas aos cortes de 30% nas verbas destinadas às universidades federais. Seu inferno astral tem nascedouro mais complexo, é familiar, está dentro de casa: a quebra dos sigilos fiscal e bancário do seu filho Flávio, senador da República, autorizado pela Justiça.

Relatório do Ministério Público do Rio (MPRJ) aponta indícios de que Flávio Bolsonaro comprou e vendeu imóveis para lavar dinheiro, no valor de R$ 9 milhões. O MP também aponta indícios de que houve um esquema criminoso organizado no gabinete do senador quando ele era deputado estadual no Rio. O negócio é mais cabeludo do que se possa imaginar.

Uma investigação do Ministério Público do Rio aponta indícios de que um esquema no gabinete do então deputado estadual tinha clara divisão de tarefas para desviar recursos públicos. Promotores afirmam ainda que o ex-motorista Fabrício Queiroz tentou assumir a responsabilidade sozinho “para desviar o foco”. Flávio tira o sono do pai porque está sendo investigado por peculato, apropriação de bens alheios e lavagem de dinheiro.

Plano para o NE – Em entrevista ao Frente a Frente de ontem, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) disse que a visita do presidente Jair Bolsonaro a Pernambuco, no próximo dia 24, não se restringirá a uma agenda com o governador Paulo Câmara. Segundo ele, todos os governadores do Nordeste estarão no Recife para discutir um plano de desenvolvimento regional.

Ignorou a Câmara – Sobre a polêmica do veto do prefeito de São Lourenço, Bruno Pereira (PTB), a uma clínica com o nome do ex-prefeito Ettore Labanca, a verdade é que não poderia colocar o nome do Josué Pereira, seu pai, porque quem define denominação de prédios, logradouros públicos e ruas é a Câmara. Bruno passou por cima do Legislativo.

Boicote – A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), não vai dar o ar da sua graça hoje na programação que o governador Paulo Câmara cumpre na cidade. Mas estarão por lá os deputados José Queiroz (PDT) e Tony Gel (MDB), que já foram desafetos, mas podem se unir num mesmo palanque em 2020 para enfrentar a reeleição de Raquel.

Susto na Câmara – Ex-candidato a prefeito de Gravatá, Junior Darita (PTN), 50 anos, cumpria agenda em Brasília na última quarta-feira quando passou mal na Câmara dos Deputados e foi atendido no serviço médico da Casa com sintomas de infarto. Foi levado imediatamente para uma urgência hospitalar no Lago Sul e se submeteu a uma angioplastia e um cateterismo.

Candidato – O deputado Fernando Rodolfo (PR) transferiu seu domicilio eleitoral de Garanhuns para Caruaru de olho na Prefeitura em 2020. Ali, teve 28 mil votos e quer se apresentar no pleito municipal como o candidato de Bolsonaro, hoje, um péssimo cabo eleitoral.

Desgastado – O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, caiu em desgraça no Centrão, movimento conservador da Câmara dos Deputados. A turma que não brinca em serviço descobriu que ele é contra a criação de mais dois ministérios pela MP 870. Os líderes do grupo querem comer seu fígado. Já há quem diga que o ministro está na chamada corda bamba.

BLOG EDMAR LYRA

Partidos nanicos perderão atratividade em 2020

Com a nova legislação eleitoral, apenas 21 partidos atingiram a cláusula de barreira, dos 34 com registro. Esta medida visa reduzir as siglas existentes no país a cada eleição geral, e a consequência para os partidos nanicos é não ter mais acesso a guia eleitoral, fundo partidário e fundo eleitoral, mas eles poderão continuar existindo e disputar as eleições se suas executivas nacionais assim preferirem. Na capital pernambucana, 21 partidos foram representados por vereadores eleitos em 2016, atualmente, somente 18 partidos estão representados na Casa José Mariano, e há um sentimento que os vereadores de mandato em sua maioria trocarão de partido visando a sobrevivência nas eleições de 2020. Os vereadores Eduardo Chera e Aerto Luna já oficializaram a migração para o PSB, e há uma forte expectativa que pelo menos dez parlamentares migrem para partidos que formarão chapas competitivas.

Com a nova legislação, que proíbe a coligação proporcional para 2020, os partidos terão o grande desafio de formar chapas competitivas na capital pernambucana. Serão até 58 candidaturas por cada partido, com a exigência de pelo menos 30% do gênero feminino. Portanto, o pleito municipal de 2020 poderá ter no máximo 2 mil candidatos, devido à necessidade de cada um dos 34 partidos existentes lançar nomes para a disputa proporcional. A nova legislação possibilita que os partidos que não atingirem o quociente eleitoral, estimado em 2020 para algo em torno de 21 mil votos, terão direito a disputar as sobras, esta medida já funcionou em 2018, o que em tese amenizaria a situação dos partidos nanicos, porém para que uma sigla eleja sem riscos dois vereadores, serão necessários algo em torno de 40 mil votos no Recife.

Nesta conta, considerando os partidos nanicos, que historicamente elegem vereadores com votações abaixo de 5 mil, precisarão montar chapas, em abril de 2020, prazo final de filiação. Não haverá mais a oportunidade de coligar aos 45 do segundo tempo, portanto, partidos que elegerão de um a dois vereadores serão um risco muito grande para a disputa, devido à possibilidade de esvaziamento de chapa. O que deverá acontecer é a filiação em massa de vereadores de mandato a partidos governistas, no Recife é o caso do PSB, e de partidos que terão candidaturas próprias competitivas a prefeito para ajudar no voto de legenda. Partidos periféricos, sem qualquer identidade política, perderão a atratividade. Para sobreviver, os vereadores migrarão para partidos já estabilizados, como é o caso do PSB, PP e PT, que terão voto de legenda e puxadores de votos.

Estranheza – Causou estranheza aos integrantes do Parlamento Jovem do Recife o adiamento da edição deste ano, que estava marcada para a sexta-feira da semana passada. Porém, o presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques apresentou na pauta de votação um requerimento de reserva do plenarinho, fato que nunca havia ocorrido. A vereadora Ana Lúcia pediu vistas a este requerimento, e com isso inviabilizou a realização da edição de 2019 do evento que visa aproximar os jovens da Câmara Municipal do Recife.

Escada – O secretário de Desenvolvimento Econômico de Escada, Klaus Lima, está ficando cada vez mais fortalecido para disputar a sucessão do prefeito Lucrécio Gomes. A sua atuação à frente da pasta lhe credenciou para ser o nome do prefeito para a disputa. Com bom trânsito dentro e fora de Escada, Klaus, que ainda não tem filiação partidária, poderá ser uma grata surpresa nas eleições de 2020.

Caravana – O governador Paulo Câmara estará, nesta sexta-feira, no município de Belo Jardim, Agreste Central de Pernambuco, para mais uma Caravana da Educação. A ação, que consiste em um circuito de atividades pedagógicas, culturais e esportivas, contemplará a comunidade escolar da Gerência Regional de Educação (GRE) Agreste Centro Norte e chega acompanhada da reunião de Pactuação de Metas, encontro que envolve gestores escolares de todas as escolas da rede. A iniciativa, que em 2018 mobilizou mais de 20 mil estudantes, já passou pelas cidade de Recife, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho, Bezerros e Nazaré da Mata.

Suspensão – O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) protocolou um projeto de decreto legislativo na tentativa de suspender o decreto do presidente Jair Bolsonaro que concede à Secretaria de Governo, comandada pelo ministro Carlos Alberto dos Santos Cruz, a atribuição de avalizar nomeação de reitores de instituições federais de ensino e de outros cargos do segundo e terceiro escalão.

Limoeiro – Em reunião informal no Aeroporto de Brasília, entre o prefeito Joãozinho (PSB) e o deputado federal Fernando Monteiro (PP), ficou acertado o empenho do parlamentar em garantir a liberação de recursos nas grandes obras estruturadoras para o município de Limoeiro, que está consolidando muitas ações para a população.

Cadoca – Com a experiência de quem foi vereador, deputado estadual, deputado federal, secretário e candidato a prefeito, Cadoca segue sendo uma das importantes mentes políticas de Pernambuco. Ele vivenciou momentos históricos da política estadual e nacional e tem uma visão ampla e cirúrgica do quadro que enfrentamos neste momento.

Herdeiro – Aliado de Cadoca, o vereador do Recife Samuel Salazar (PRTB) se consolidou como o seu herdeiro político. O parlamentar sempre que pode se aconselha com o aliado, e tem exercido um bom mandato na Câmara Municipal do Recife.

Inocente quer saber – Qual é o impacto das denúncias envolvendo Daniel Coelho na sua carreira política?

Coluna do Finfa

Sonho será realizado – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, assinou na noite de ontem (16), a ordem de serviço para pavimentação em paralelepípedos das ruas do Bairro Otaviano Bezerra. “Hoje iniciamos a realização de um sonho, não só meu, mas de todos os moradores deste Bairro, graças a uma emenda do Deputado Federal Fernando Filho, vamos realizar este sonho dos moradores “,disse o prefeito Zeinha.

Convidou – Informações chegadas a este blogueiro, diz que o novo Presidente do Partido AVANTE em Pernambuco, Waldemar Oliveira e o Secretário Geral o ex-deputado Henrique Queiroz, já convidaram o ex-deputado José Marcos de Lima (foto), para ser o primeiro vice-presidente do partido e cuidar do partido na região do Pajeú.

 

Entregando fardamento – O prefeito da Ingazeira, Lino Morais, esteve presente no primeiro dia da entrega novo Fardamento para estudantes da rede municipal, juntamente com a Secretária Municipal de Educação,Lindomércia Gleide. As primeiras escolas contempladas foram Argemiro Veras, escolas da Santa Rosa e alunos da Creche. “Serão entregue mais de 1.000 fardamentos aos estudantes ingazeirense, a distribuição continua hoje e só se encerra quando todo o alunado da Rede Municipal, receber o seu fardamento”,confirmou a secretária Lindomércia.

Você sabia -Que o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) é o grande vencedor do Prêmio Inovação Aquícola 2019, com o trabalho “Introdução e Desenvolvimento da Criação do Camarão Marinho, Litopenaeus Vannamei, realizada com agricultores familiares do Semiárido. O engenheiro do IPA, Gilvan Lira (foto), recebeu a premiação, nesta quarta-feira (15), durante a Aquishow Brasil, realizada em Santa Fé do Sul, São Paulo.

Encerra – As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 serão encerradas nesta sexta-feira, às 23h59. O cadastro deve ser feito pelo site oficial da prova (https://enem.inep.gov.br/participante/).

Perguntar não ofende – O ex-deputado Silvio Costa sabia que iria perder o comando do AVANTE em Pernambuco?

E AS MANIFESTAÇÕES HEIN….

Corte de bolsas irá interromper pesquisas sobre câncer, dengue e HIV

: <p>USP reúne pesquisadores e lideranças acadêmicas e de empresas para debater estratégias para levar o conhecimento ao mercado (<em>foto: Pesquisadora do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Poli/Marcos Santos/USP Imagens </em>)</p>

O corte de bolsas de pesquisa anunciado pelo governo federal em programas de pós-graduação de universidades e de instituições como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) poderá interromper pesquisas de ponta sobre câncer, dengue, zika, chikungunya, o desenvolvimento de testes para evitar a transmissão de HIV e hepatites B e C, além de diversas outras doenças.

Michele Bolsonaro entra na mira do MP

Marcelo Camargo/Ag�ncia Brasil: <p>A primeira-dama Michelle Bolsonaro discursa em libras (linguagem de sinais destinada � comunidade surda) no Parlat�rio do Pal�cio do Planalto, antes do pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro.</p>

A versão de Jair Bolsonaro sobre os famosos cheques de Fabrício Queiroz depositados na conta da primeira-dama Michelle parece ser falsa, suspeitam os promotores do Ministério Público Federal encarregados do caso do caixa do clã; Bolsonaro garante que os dez cheques que Fabrício Queiroz depositou na conta de Michelle seriam devolução de um suposto empréstimo de R$ 40 mil.

dono da Rede TV critica manifestações e é massacrado nas redes

:

Marcelo de Carvalho, vice-presidente da RedeTV! e um dos sócios-proprietário, vem se metendo em uma série de polêmicas nos últimos meses e dessa vez condenou as manifestações desta quarta-feira (15) em defesa da educação; no entanto, o ex-marido da apresentadora Luciana Gimenez foi massacrado pelos internautas nas redes sociais.

Dólar bate R$ 4,028 e atinge máxima do ano

O dólar bateu os R$ 4,028 durante o pregão desta quinta-feira (16). O patamar é o maior já atingido pela moeda americana neste ano; às 11h50, o papel amenizou alta, cotado a R$ 4,0150, valorização de 0,42%.

Parentes empregados pela família Bolsonaro devolviam até 90% dos salários

Wilson Dias/Agência Brasil: <p>O novo ministro da Infraestrutura Tarcisio Gomes de Freitas, o senador, Flavio Bolsonaro e o presidente elito, Jair Bolsonaro, durante entrevista à imprensa, no CCBB.</p>

Quebra dos sigilos de 95 empresas e pessoas ligadas ao senador Flávio Bolsonaro amplia a suspeita de nepotismo e de “rachadinha” por parte do clã; segundo a revista Época, 12 dos investigados possuem parentesco com a segunda mulher do presidente Jair Bolsonaro e pelo menos dois deles teriam relatado que devolviam até 90% do salário na época em que trabalhavam no gabinete do parlamentar.

Senado autoriza internação involuntária de usuários de drogas

: <p>maconha</p>

Senado aprovou alterações na política nacional sobre drogas e o novo texto possibilita a internação involuntária – ou seja, contra a vontade de usuários de droga – por até três meses, além de aumentar a pena mínima para o traficante que comandar organização criminosa, de cinco para oito anos de reclusão, com máximo de 15 anos; texto, agora, segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Governo vai gastar R$ 2,5 mi para locação de carros para uso de Bolsonaro e Mourão

Alan Santos/PR: <p>Jair Bolsonaro</p>

O governo federal vai gastar R$ 2,5 milhões para a locação de carros nas regiões Norte e Centro-Oeste para uso do presidente Jair Bolsonaro e do vice Hamilton Mourão em viagens e eventos oficiais; são exigidos dois carros blindados do tipo sedan com quatro portas e com película protetora nos vidros laterais e traseiro

SJEGITO: Maior chuva dos últimos 3 anos faz açude voltar a sangrar depois de uma década

Há mais de 3 anos não chovia tanto em tão pouco tempo na Capital dos Poetas. A última grande chuva em São José do Egito, tinha acontecido em 29 de Março de 2016, quando na ocasião foram 215mm registrados. Dessa quarta (15), para essa quinta (16), forma incríveis 114mm de chuva tranquila.

Ao todo, quando contamos esses primeiros 4 meses e meio de 2019, São José do Egito, acumula 700mm de chuva; sendo então, o sexto município que mais choveu no Pajeú, ficando através de Afogados da Ingazeira com 728mm, Triunfo 758,3mm, Santa Terezinha 838mm, Flores 788,8mm Brejinho 848,6mm.

O Jureminha, mais conhecido como açude Velho voltou a sangrar depois de 10 anos, sua água não é usada para abastecimento humano, mais ajuda em plantações e no consumo animal.

848,6 mm Brejinho continua o ‘Campeão das Chuvas’ no Pajeú. Nos últimos; Tuparetama com 502 mm, Itapetim com 501 mm, Serra 447 mm.

 

Desde o mês do final de março  Stª Terezinha liderava as chuvas no Pajeú com 560  mm, mas a Terra Mãe do Rio Pajeú , o município de Brejinho com 821,4 mm lidera o ranking das chuvas no Sertão do Pajeú, do inicio do ano até hoje dia 22 de abril. Se naquele mês os números atingiam 296 milímetros no município, ao final do primeiro trimestre do ano, Santa Terezinha soma de acordo com o IPA em janeiro até abril um total de 560 milímetros.

Prova disso é a situação da Barragem do Cascudo em Santa Terezinha, uma das que abastece o município.  Com capacidade de aproximadamente 400 mil m³. VEJA A QUANTIDADE DE CHUVAS DESDE O INICIO DO ANO NOS MUNICÍPIOS PAJEUZEIROS:

 

BREJINHO – 848,6 mm
Flores-  788,8  mm
Stª Terezinha – 838 mm
Triunfo -758,3 mm
Afogados- 728  mm
Solidão- 675,4 mm
Tabira 655,5 mm
Stª Cruz B.Verde- 678,3 mm
Ingazeira- 599 mm
Calumbi- 589 mm
Iguaracy- 645  mm
Carnaíba- 593 mm
SJEgito- 700 mm
Quixaba 570,2 mm

Itapetim- 501  mm

Tuparetama –502 mm
SERRA TALHADA- 451 mm

Chama a atenção regiões como a Borborema de Tabira, onde as chuvas somam mais de 950 milímetros no mesmo período. A região de Vila de Fátima, Lagoa dos Campos em Brejinho e  Lagoa do Mizael em Stª Terezinha, já ultrapassa os 940 mm.

MATÉRIA ATUALIZADA NESSA QUINTA-FEIRA(16) ÀS 8:55 h

VEJA ONDE CHOVEU ONTEM, QUARTA-FEIRA(15) NO PAJEÚ, SJEGITO 114 mm.

Brejinho –  21 mm(APAC)
Brejinho- 14,8 mm (IPA)
Itapetim – 1 mm
SJEgito – 114 mm
Ingazeira –  5 mm
Stª Terezinha-  17,5 mm
Tuparetama- 54 mm
Tabira-  11 mm
Na Fazenda Muquém de Evaldo Campos em SJEgito 100 mm, nos Borjas em SJEgito  85 mm(segundo Chaveirinho). Na Comunidade dos Grossos em SJEgito 124 mm (Segundo Valdir Teles) . No Povoado de  Lagoinha em Brejinho choveu 102 mm(Segundo Emanoel Sidney)

Tabirenses se uniram em defesa de estrada que liga Tabira à Água Branca

Por Anchieta Santos

Reunindo políticos, empresários e gente do povo, Tabira protestou ontem contra o que chama de descaso contra a Rodovia Manoel Paulino de Melo que está tomada por buracos entre Tabira e Água Branca.

A mobilização foi iniciada ás 10h30 da manhã e depois das 11h a estrada chegou a ser interditada por alguns minutos. O sentimento é de que o Governo Paulo Câmara interfira imediatamente na recuperação da estrada.

Além do prefeito Sebastião Dias, estiveram presentes, o ex-vice-prefeito Joel Mariano, a Presidente da Câmara Nelly Sampaio, e os vereadores Cléber Paulino , Aristóteles Monteiro, Marcílio Pires, Didi de Heleno, Dicinha do Calçamento, Marcílio Pires e Claudiceia Rocha, além do empresário Paulo Manú.

Um documento será formulado para ser enviado ao governo de Pernambuco pedindo providências para a estrada. Idealizador do evento, o contador Zéu Freitas se mostrou feliz com o resultado da iniciativa.

REGIONAL | Professores de SJEgito e Tuparetama protestam contra cortes na educação

São José do Egito (PE) também teve ato público nessa quarta-feira (15 de Maio). O ato fez parte das manifestações e dia de greve nacional em protesto contra os cortes de verba destinados ao ensino, anunciados pelo presidente Jair Bolsonaro. São mais de 7 bilhões de reais congelados em todos os níveis educativos, incluindo o não repasse de 30% do orçamento não obrigatório das instituições de ensino superior.
Professores de Tuparetama e São José do Egito caminharam pela manhã, em passeata saindo da sede do SINTEPE, levando faixas, cartazes e esclarecendo a população sobre os motivos da paralisação e outros temas atuais, como a reforma da Previdência.  No ato realizado em São José do Egito também participaram alguns estudantes e representantes de movimentos sociais. A ausência de muitos professores das redes municipais e estadual de ensino e a falta de mobilização dos estudantes em geral foi uma das falhas apontadas pelos organizadores, ainda assim o ato foi positivo e contribuiu para alertar a população sobre a desastrosa política em curso no país, que desmonta programas sociais, destrói direitos e trata a educação como inimiga.

Giro pelos Blog’S (Quinta 16 de maio)

Coluna Fogo Cruzado – 16 de maio de 2019

Com a cabeça focada em armas e assuntos do gênero, o presidente Bolsonaro não se interessou até agora pela montagem de uma base política de sustentação no Congresso Nacional. Isso tem levado o governo a sucessivas derrotas até mesmo na votação de requerimentos pela convocação de autoridades. Foi o que ocorreu na última quarta-feira com um requerimento do deputado Orlando Silva (PCdoB) convocando o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para dar explicações à Câmara sobre o corte de 30% no orçamento das universidades federais. A rigor, esse convite deveria ser encarado com normalidade, pois é dever de qualquer ministro dar explicações aos representantes do povo sobre os assuntos de sua pasta. No caso em tela, entretanto, os deputados não aprovaram o requerimento com essa visão, e sim para mandar um “recado” ao governo de que continuam insatisfeitos por não estarem indicando afilhados políticos para compor a máquina governamental. Tanto isso é verdade que o placar foi acachapante: 307 votos pela convocação do ministro e apenas 82 pela não convocação. Ou Bolsonaro se apressa para constituir uma base orgânica de sustentação – partidos interessados em compor essa base é o que não faltam – ou vai amargar novas derrotas ao longo deste ano.

Rosário de más notícias

A fala do ministro Paulo Guedes na Comissão Mista de Orçamento do Congresso, na última 3ª feira, deixou muitos parlamentares de orelha em pé. Ele disse que o Brasil se encontra “no fundo do poço”, que está “prisioneiro da armadilha de baixo crescimento” e obrigado a pagar de juros da dívida, só este ano, R$ 445 bilhões. E que sem a reforma da previdência mergulhará no caos.

Crédito suplementar

Paulo Guedes fez um apelo aos congressistas para aprovarem o pedido de crédito suplementar no valor de R$ 248 milhões, sob pena de o governo entrar em colapso a partir do 2º semestre por falta de recursos para pagar os benefícios da previdência e o Bolsa Família. Até o mais otimista dos governistas ficou assustado com o que ouviu.

Cortes na educação

Os protestos que ocorreram ontem em várias capitais contra o corte de recursos da educação não preocuparam o ministro Abraham Weintraub porque ele parece viver no mundo da lua. Aliás, seu depoimento ontem no Congresso, para explicar o “contingenciamento”, foi de dar pena. Foi ridicularizado por dezenas de parlamentares.

Morto vivo

Garante Adilson Gomes Filho, secretário-executivo de apoio aos municípios da Secretaria do Planejamento, que o FEM permanece forte “e levando desenvolvimento para o interior”. Caso o governador Paulo Câmara tivesse agenda disponível, disse ele, “poderia inaugurar obras do FEM, todos os dias, em todos os municípios do Estado”.

Lei das Licitações

Relator na Câmara Federal do projeto da nova Lei de Licitações, o deputado Augusto Coutinho (SD) já concluiu o seu parecer. Se aprovado, o projeto substituirá a Lei 8.666/93, que está absolutamente superada. Uma das novidades do parecer é o “Portal Nacional de Contratações Públicas”, tornando o processo licitatório mais transparente.

Saneamento privatizado

Joaquim Levy, presidente do BNDES, acredita que ainda este ano terá início a privatização do setor de saneamento no país. A Medida Provisória que trata do assunto já foi aprovada pelo Congresso. Ele quer acabar com as estatais de saneamento dizendo que elas não têm recursos para universalizar o esgotamento sanitário nem daqui a 50 anos.

100 anos do JC

O centenário do Jornal do Commércio do Recife foi celebrado ontem quarta-feira (15) no plenário da Câmara Federal durante sessão solene sugerida pelo líder da bancada do PSB, deputado Tadeu Alencar (PE). Ele relembrou a trajetória do jornal fundado em 1919 pelo empresário Francisco Pessoa de Queiroz, frisando que hoje ele é líder de circulação no Estado de Pernambuco. O Jornal do Commercio pertence ao Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, braço de mídia do Grupo JCPM, do qual também fazem parte a Rádio Jornal, a TV Jornal, o portal NE10 e vários outros meios de comunicação. É o maior periódico de Pernambuco e também um dos maiores do país.

PATRIOTA DIZ QUE HÁ 60 ANOS VENDIA O JC NAS RUAS DE SERTÂNIA

O deputado Gonzaga Patriota (PSB) também discursou na Câmara, nesta quarta-feira (15), em homenagem ao centenário do Jornal do Commercio. Ele também relembrou a trajetória do jornal e sua importância para o Estado de Pernambuco. Contou, em seguida, que foi vendedor do Jornal do Commercio nas ruas de Sertânia, sua terra natal, em seus tempos de adolescente. E soltou a seguinte tirada: “Quem foi vendedor há 60 anos do JC, espera que nos 200 anos de comemoração espera ainda estar por aqui para celebrar esta data.

Farra em São Caetano

A Câmara de Vereadores de São Caetano, a 149 km do Recife, deu um péssimo exemplo de como torrar o dinheiro do contribuinte: seu presidente César Andrade, sob o pretexto de participar de um seminário em Natal, patrocinou uma caravana da alegria com mais quatro parlamentares, oito servidores da Casa e até um vigia.

Na época, informou que havia despendido apenas R$ 9 mil, mas o portal da transparência da Câmara registra que a farra num hotel luxuoso custou R$ 42,5 mil. Além de mentir, o presidente não jogou correto com os próprios colegas. O vice-presidente Luiz Carlos da Saúde (Rede) recebeu um áudio do vereador Jean Carlos (PRB), no dia anterior da viagem, pedindo para ele presidir a sessão.

Alegou que o presidente estava doente. ”A doença, na verdade, era a farra”, desabafa o parlamentar. A caravana dos que gozaram da mordomia como dinheiro alheio foi integrada ainda pelos vereadores Makoy Vasconcelos (PV), Goga Jogador (PMN), Inácio Guerreiro (PROS) e Jean da Peixoto (PRB). O suposto evento foi mal-assombrado, a viagem ilegal e as diárias irregulares, assinadas e distribuídas pelo próprio presidente. O Ministério Público tem que apurar essa vergonha.

Cadê o dinheiro? – A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), não confirmou ainda se vai recepcionar, amanhã, o governador Paulo Câmara (PSB), que fará uma visita ao hospital regional. A tucana anda insatisfeita com o tratamento recebido pelo Estado. Em épocas passadas, a cidade já recebeu cotas de R$ 4 milhões para o São João. Até agora, a prefeita não viu a cor dos R$ 800 mil de 2018.

Candidatura própria – Em entrevista ao Frente a Frente de ontem, o presidente nacional do Partido Novo, João Amoedo, revelou que o partido já decidiu por candidaturas próprias a prefeito de Fortaleza e Recife. Ressaltou que já tem uma pré-seleção de oitos nomes que se inscreveram, mas fez segredo da sua preferência.

Propinas – Ouvi de lideranças no Congresso que a delação de Henrique Constantino citando propinas para o ex-deputado Bruno Araújo pode criar dificuldades para ele pavimentar o caminho até à presidência nacional da legenda. “Como é que João Dória, que prega por renovação, vai bancar alguém enrolado na justiça?”, questionou um dos líderes.

Mais um padre – São Bento do Una teve no padre Aldo o primeiro sacerdote a ser eleito prefeito. Governou o município por dois mandatos e sumiu do cenário político. Nas eleições municipais do ano que vem um novo padre pode se constituir no azarão. Trata-se do padre Fábio Cavalcante da Silva, que tem as bênçãos da prefeita Débora Almeida (PSB).

Pavão – A Rádio Cultura de Caruaru, que retransmite o Frente a Frente, não conseguiu entrevistar o deputado José Queiroz (PDT) na mesa redonda dos ex-prefeitos. Queiroz alegou falta de espaço na agenda, mas o que ele queria ser o último, programa reservado à prefeita.

XUCURU – O PSOL organiza uma caravana de filiados para participar da 19ª Assembleia Xukuru de Ororubá, neste próximo final de semana. A comitiva sai de Recife, amanhã, com retorno no domingo. O evento vai discutir as diretrizes sobre a proteção das terras Xukuru frente às mudanças da Funai. O encontro Xukuru é realizado anualmente na Aldeia Pedra D’água, em Pesqueira. Serão disponibilizadas 40 vagas. As inscrições são feitas através do e-mail psolpernambuco@gmail.com ou presencial na sede do partido.

Blog Edmar Lyra

As caras novas na disputa pela prefeitura do Recife 

As eleições de 2020 marcam um ciclo de vinte anos dos partidos que integram a Frente Popular no poder, e também permitem o lançamento de nomes que podem efetivamente representar uma renovação, sobretudo em relação a nomes tradicionais que historicamente disputaram o comando da capital pernambucana.

Sensação das eleições de 2018 quando elegeu-se deputado federal com uma votação advinda de sua grande exposição nas redes sociais, Túlio Gadelha é tido como a grande novidade na disputa municipal pelo comando da capital pernambucana. O parlamentar tem todas as condições de se colocar como alternativa para um eleitorado de esquerda que nas últimas eleições apostou no PT e no PSB e que pode almejar outras opções.

No PSB, dois nomes despontam como novidades majoritárias, o primeiro deles é o deputado federal João Campos, tido como candidato natural para liderar o projeto de sucessão do prefeito Geraldo Julio. Apesar de jovem, João Campos obteve uma expressiva votação em 2018 que lhe possibilitou o posto de mais votado de Pernambuco e do Recife. Além disso, é o herdeiro político de Eduardo Campos que fez história quando foi governador de Pernambuco, e isso tende a pesar a favor dele quando se colocar efetivamente como candidato a prefeito. O segundo nome socialista é o também deputado federal Felipe Carreras. O parlamentar se preparou para suceder Geraldo Julio e considera que agora é a sua vez. Se porventura não for o nome do PSB, poderá ir para outra sigla, ainda que isso configure um risco de perda do seu mandato por infidelidade partidária.

A situação de Felipe Carreras se aplica a também deputada federal Marília Arraes, que precisará sair do PT para ser candidata a prefeita do Recife. Porém, esbarra no risco de perda do mandato. Se conseguir ser candidata, assim como Túlio e João, Marília se apresentaria como alternativa consistente ao eleitor de esquerda. Já no campo de direita, eis que surge como uma novidade com candidatura não declarada, a delegada Patrícia Domingos, que pode empunhar uma narrativa de apostar no novo e no combate à corrupção junto a um eleitor mais alinhado com o presidente Jair Bolsonaro, o segundo nome é o deputado estadual Marco Aurélio que nunca disputou majoritária e tentará um voo solo pela primeira vez. Saindo do polarização dos campos de esquerda e direita, o nome do suplente de senador Fernando Dueire tem sido visto como uma opção mais ao centro que representaria uma novidade no processo eleitoral, agregando experiência numa candidatura própria do MDB, cuja última vitória na capital se deu em 1992 com Jarbas Vasconcelos.

Sem inscrição – Raquel Dodge, atual procuradora geral da República, não se inscreveu para concorrer na lista tríplice da Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR). Dois anos atrás, Dodge foi segunda colocada na lista, sendo indicada ao cargo pelo ex-presidente Michel Temer (MDB). Dez procuradores se inscreveram para concorrer. A falta de inscrição da atual procuradora geral não a impede de disputar a recondução diretamente com o presidente Bolsonaro (PSL), pois a lista da Associação é extraoficial, sem previsão na Constituição Federal. Dentre os inscritos na disputa do Ministério Público Federal, o procurador José Robalinho Cavalcanti, filho do médico e ex-secretário estadual de Saúde (no Governo Jarbas Vasconcelos), Guilherme Robalinho.

Homenagem – “Ocorreu um mal-entendido por parte de quem passou a informação sobre o veto ao nome do ex-prefeito Ettore Labanca para uma clínica em São Lourenço da Mata. O referido vereador quer se promover em cima da memória do ex-prefeito, a quem, apesar das divergências políticas, respeito. Não podemos nomear de Ettore Labanca o equipamento em questão simplesmente porque já há outro homenageado para a clínica previamente escolhido. Ressalto que outras obras virão na nossa cidade para que possamos prestar uma justa homenagem ao ex-prefeito.”, afirmou o prefeito de São Lourenço da Mata, Bruno Pereira.

Anfitrião – O senador Jarbas Vasconcelos (MDB) foi o anfitrião do empresário João Carlos Paes Mendonça no Congresso Nacional, que em sessão solene nesta quarta-feira homenageou o centenário do Jornal do Commércio. Foi no gabinete do senador pernambucano que o empresário ficou durante boa parte da manhã. Política e a economia do País estiveram na pauta da conversa. À noite, Jarbas ofereceu a João Carlos um jantar em sua residência.

Michele Collins – A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara dos Vereadores, presidida pela Vereadora Michele Collins (PP) visita, a convite do Movimento Nacional de Luta por Moradias (MNLM), nesta quinta-feira (16), às 16h, algumas comunidades do Recife. O grupo irá acompanhar a situação das palafitas e de questões relacionadas a moradia.

Agressivo – Diferentemente de alguns parlamentares que adotaram um tom ameno na ida do ministro da Educação Abraham Weintraub à Câmara dos Deputados, o deputado federal Danilo Cabral adotou uma postura muito ríspida em relação ao ministro, que transpareceu ser um problema pessoal com o comandante do MEC. Pegou muito mal a forma como Danilo abordou o ministro, sendo criticado pelos próprios colegas.

Recursos – O governador Paulo Câmara anunciou o aumento de 26% no custeio da Universidade de Pernambuco em relação a 2018. Com a medida, a UPE contará com R$ 27,2 milhões. O anúncio ocorreu no mesmo dia em que aconteceram manifestações em todo o Brasil contra o contingenciamento de recursos nas Universidades Federais.

Inocente quer saber – Como é feita a conta que sem a reforma da Previdência dá para garantir recursos para a educação sem contingenciamento?

PREFEITA TANIA MARIA ADQUIRE LIVRO DE POETA EGIPCIENSE PARA ESCOLAS E BIBLIOTECAS DO MUNICÍPIO

A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Gilberto Lopes, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área internaA Prefeita dE Brejinho Tania Maria adquiriu 60 livros do Professor, escritor, poeta e cordelista Arlindo Lopes que fez o lançamento do seu mais recente livro, “PONTA DE ESPINHO”, o livro que era muito esperado e foi lançado em dezembro último(2018)O lançamento em grande estilo foi m frente a Casa Lira. Arlindo Lopes foi acompanhado de Gilberto Lopes e foi recebido pela Gestora e pela Secretaria de Educação Silvana Teles. Ano passado Tania adquiriu  Cordéis para a Rede municipal de Brejinho. os Livros serão distribuídos para as escolas e bibliotecas de Brejinho.

PREFEITURA DE TUPARETAMA FECHA PARCERIA COM A FACULDADE VALE DO PAJEÚ

O compromisso com a educação de Tuparetama só aumenta. O prefeito Sávio Torres e a secretária de Educação Rafaeli Leite, receberam o diretor da Faculdade Vale do Pajeú, Cleonildo Leite, e durante o encontro fecharam uma importante parceira que resultará na oferta de 80 (oitenta) bolsas de estudos, com desconto de 50% para os estudantes residentes em Tuparetama.
Quem desejar ingressar na faculdade sediada em São José do Egito é necessário prestar o vestibular que ocorrerá no dia 9 de junho. As inscrições devem ser realizadas no site da instituição e para receber o desconto nas mensalidades, os candidatos deverão comprovar renda mínima de 1 (um) salário mínimo.
A secretária afirmou que a parceria vai garantir aos estudantes do município a continuidade dos estudos tendo a chance de ingressar no ensino superior com os descontos garantidos.

BOLSONARO XINGA ESTUDANTES BRASILEIROS: ‘IDIOTAS’

Estudantes e professores tomam as ruas do Brasil contra cortes na Educação!À frente de um governo que cultua a ignorância e pretende destruir a educação e a soberania do Brasil, Jair Bolsonaro partiu para o confronto e decidiu provocar milhões de brasileiros que saíram e estão saindo às ruas neste 15 de maio; do Texas, onde foi receber uma premiação após ser impedido de ir a Nova York, ele xingou os estudantes brasileiros, chamando-os de de “idiotas úteis”;  e ainda atacou os desempregados do país, dizendo que “não têm qualquer qualificação”. Mobilização em torno da greve nacional da educação, que acontece em diversas cidades do país nesta quarta-feira (15), tem a adesão maciça de professores, servidores, funcionários, pais e estudantes de instituições de ensino públicas e privadas de Pernambuco; manifestações estão sendo realizadas em todas as regiões do Estado, além da capital, e devem se estender ao longo do dia.Em todos os estados(27) e todas as capitais e grandes cidades estudantes, professores e manifestantes tomaram as ruas.

 

Vereador Helder de Viana renuncia ao mandato na Câmara de Stª Terezinha

Na sessão ordinária da Câmara de Santa Terezinha nesta quarta (15) o presidente Dr. Júnior (PR) deverá informar oficialmente a renúncia do vereador Helder de Viana (PSB). Em ofício encaminhado à edilidade, Helder alegou “questões de foro íntimo” para tomar essa decisão.

Ele já havia solicitado licença sem vencimentos por 120 dias para tratar de assuntos particulares e resolveu deixar o cargo de vereador. O parlamentar era o primeiro secretário da Casa José Leite Amorim. Com a renúncia o segundo secretário Lindomar da Internet (PRB) assume definitivamente a vaga da 1ª secretaria na Mesa Diretora.

Tendo em vista esta decisão de Helder o segundo suplente Valério Dentista (PR) assumirá a vaga efetivamente, já que estava ocupando a cadeira desde o início da licença de 120 dias. O primeiro suplente, Antônio Edinaldo da Silva (PSB), conhecido como Couro, já havia também renunciado ao seu direito quando foi convocado após a licença de Viana ter sido aprovada em plenário.

Na sessão desta quarta o presidente também abrirá processo de eleição para que a 2ª Secretaria da Câmara seja preenchida. De acordo com o Regimento Interno os registros de candidaturas podem ocorrer até o início da reunião. Cogita-se que o vereador Nodo de Gregório (PSB) deverá concorrer à vaga.

Pagamento dos comissionados da Câmara de Tabira é baseado em lei, diz Presidente Nely Sampaio

Para responder aos questionamentos do empresário José de Arimatéia sobre os valores pagos a comissionados da Câmara de Vereadores de Tabira, a Presidente Nely Sampaio falou ontem a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM.

Sem citar o nome de Téa em nenhum momento, Nely disse que apenas respeita a Lei 013/1992 sancionada pelo então Prefeito Edson Moura e por isso paga os atuais valores aos comissionados. “As gratificações são todas legais, pois respeitamos a lei. Todos os comissionados dão expediente. Aqui não pagamos 13º a vereador e não tenho parente empregado na Câmara”, concluiu.

Nely reconhece que existem valores altos, mas é a lei. A respeito do 13º salário para vereadores, a Presidente citou que o vereador Aldo Santana chegou a sugerir o pagamento, mas ela nunca permitiu.

Reeleita no palanque do Prefeito Sebastião Dias (PTB), Nely Sampaio mostrou-se magoada com o  gestor que apoiou o até então adversário Aldo Santana na eleição da mesa da Câmara e disse viver hoje uma condição de independência na política tabirense.

Sobre a chapa que já é citada nas ruas formada por Nely e Sebastião Ribeiro, aliado do ex-prefeito Dinca Brandino, para a eleição de 2020, a vereadora desconversou. Ela também destacou a excelente posição da Casa Eduardo Domingos de Lima no Ranking de Transparência do TCE.

Téa continua achando imoral e antiético: em contato com a produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta o empresário Jose de Arimatéia disse considerar imoral e antiético a Câmara pagar valores tão altos numa cidade carente de serviços básicos onde a saúde enfrenta até mesmo a falta de médicos e medicamentos. Téa acredita que a lei citada por Nely poderia ser revogada.

Mais de mil estudantes disputam Jogos Escolares em SJEgito

A fase municipal dos jogos escolares 2019 está acontecendo na Capital dos Poetas desde a semana passada, quando foram disputados os esportes individuais e seguirá até a sexta (17), com as disputas coletivas. Ao todo 10 esportes divididos em 18 categorias estão sendo disputados em vários polos pela cidade.

Mais de mil estudantes de 14 escolas das redes municipal, estadual e particular estão jogando ou torcendo pelos colegas, com partidas de futsal, handebol, vôlei de quadra, basquete e futebol de campo. As partidas acontecem ao longo de todo dia no Ginásio de Esportes Wandelson Barbosa, na quadra da Escola Naná Patriota e no Estádio Francisco Pereira. As quadras da Escola Municipal da Barra Nova, na comunidade de mesmo nome e a quadra da Escola Naná Patriota, receberam novos refletores que melhoraram e muito sua iluminação, possibilitando a prática esportiva durante a noite.

Itapetim: Mais de 500 atendimentos no Mutirão da Saúde.

A imagem pode conter: 8 pessoas, incluindo Jussara Araujo Siqueira, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Jussara Araujo Siqueira, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área internaO Prefeito Adelmo Moura participou do Mutirão da Saúde. O evento aconteceu na Secretaria de Saúde do município.

Pela manhã aconteceram atendimentos médicos de ginecologista, oftalmologista. Pela tarde houve atendimentos de neurologista, ortopedista e exames de colposcopia. E durante o dia todo estão havendo atendimentos de nutricionistas, psicólogos, dentista, além de aferição de pressão arterial e glicemia, vacinas, testes rápidos, farmácia e muito mais.

Foram mais de 500 pessoas atendidas neste grande Mutirão.
A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área internaA imagem pode conter: 6 pessoas

“A secretária de Saúde, Jussara Araújo, está de parabéns junto com toda a equipe. Vamos juntos sempre buscar apoiar e realizar estes eventos para melhorar a saúde do município. Construindo no presente, pensando no futuro” Pontuou Adelmo Moura ao blog.

A imagem pode conter: 9 pessoas, incluindo Jussara Araujo Siqueira e Verônica Candido, pessoas sorrindo, pessoas em péA imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Niedson Araújo e Liliane Leite, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

Carnaíba: MP quer que Gleybson Martins instaure procedimento contra Nêudo da Itã por negociação de terreno com a prefeitura em 2013

O Promotor Ariano Tércio Silva de Aguiar informou em nota ao blog que solicitou ao Presidente da Câmara de Vereadores de Carnaíba, Gleybson Martins, que instaure procedimento disciplinar para apurar a conduta do vereador Irenildo Pereira dos Santos, o Nêudo da Itã.

O motivo segundo o promotor, Nêudo firmou contrato com o poder público no ano de 2013, na então gestão do ex-prefeito José Mário Cassiano. Em janeiro de 2019, o próprio MP ajuizou uma ação civil de responsabilidade por atos de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Carnaíba José Mário Cassiano Bezerra e o vereador. Ambos já denunciados por ilegalidade na dispensa de licitação e superfaturamento na aquisição de um terreno. Segundo o próprio representante do MP, houve enriquecimento ilícito, prejuízo ao erário e violação a princípios gerais da administração pública, notadamente o da legalidade, da impessoalidade e da eficiência, dos dois acusados na venda de um terreno de propriedade de Nêudo por valor superior ao praticado habitualmente, caracterizando superfaturamento.  O ex-prefeito pagou o valor de R$ 80.000,00, além de burlar o processo licitatório. “O terreno em questão foi declarado à Receita Federal e ao Tribunal Regional Eleitoral, no ano de 2012, com o valor de R$ 10.000,00, de acordo com a declaração de patrimônio de Irenildo Pereira dos Santos. Houve valorização de mais de 800% em menos de um ano”, denunciou. O terreno não teve utilidade alguma para a municipalidade”, argumentou o promotor de Justiça.Ariano quer que Gleybson Martins encaminhe cópia comprovando a instauração de inquérito, devidamente publicada no Diário Oficial no prazo de dez dias, “sob pena de o Ministério Público tomar as medidas legais cabíveis”.

Comerciantes e moradores fazem protesto hoje em busca de melhorias da PE que liga Tabira à Água Branca

Resultado de imagem para PE que liga Tabira à Água BrancaFELIPE MARQUES-RADIO CIDADE FM TABIRA

Indignados com a pavimentação precária da PE 409 que liga Tabira (PE) à Água Branca, Paraíba, moradores, comerciantes e a população em geral estão organizando um protesto para a manhã desta quarta-feira (15), dia de feira livre na cidade das Tradições. Os manifestantes se concentrarão na saída da cidade onde a situação está ainda mais precária, próximo ao Posto Nogueirão, às 10h30. Cartazes e carros de som irão ser utilizados no protesto.

Um dos articuladores do protesto na PE 409, José Augusto Freitas, o Zéu, disse ao programa Manhã Total da Rádio Pajeú que todas as lideranças políticas de Tabira foram convidadas pelo grupo para estarem presentes no protesto.O prefeito Sebastião Dias, os ex-prefeitos Dinca Brandino, Rosalvo Sampaio, Josete Amaral, todos os vereadores e outros nomes foram convocados para essa mobilização.“Pra nós é um divisor de águas. Quem estiver no ato vai ter um conceito. Quem não for só quer o voto dos tabirenses. Até porque já percebemos que os líderes políticos não tem muito prestígio com o governador”, disse. O grupo diz não acreditar mais na promessa do Estado de recapear a rodovia. “Prometeram que seria em outubro, depois janeiro, agora junho. Temos que pressionar”, disse.

TEIXEIRA-PB \ TRÊS PESSOAS SÃO ALVEJADAS A TIROS

Vitinho Galdino/ Teixeira em Foco\PatosOnLine

No final da tarde desta terça-feira, 14, três pessoas ficaram feridas após sofrerem disparos de arma de fogo na Rua Vicente Maurício Leite, em Teixeira. As primeiras informações dão conta que meliantes chegaram na rua também conhecida como rua do bar de Maria Cariri e abriram fogo.
Os disparos atingiram um jovem identificado inicialmente como “Jeguim” e duas senhoras de idade que estavam na calçada de suas casas. Ainda de acordo com informações preliminares uma dessas senhoras é deficiente visual.
A polícia Militar foi acionada e deu início diligências em toda cidade. Um dos acusados foi identificado, mas a PM ainda não conseguiu lograr êxito na prisão do mesmo. Ainda falta a localização de um outro possível participante.
As vítimas foram socorridas para o hospital Sancho Leite na cidade e pelo que fomos notificados um deles transferido para o complexo Hospital regional na cidade de Patos.  Ainda não se sabe o motivo pelo qual o jovem e as idosas teriam sido baleados.Segundo informações obtidas por nossa equipe, foram atingidos, Lindalva Fernandes, 75 anos (atingida de raspão), Maria Margarida Ferreira, 74 anos, e Jeferson Araújo Sousa, 20 anos. Esse último ferido com dois tiros.

PROFESSORES E ESTUDANTES PARAM E PREPARAM GREVE GERAL CONTRA BOLSONARO

Mídia Ninja | ABr | Reuters

Em praticamente todo o País, professores, estudantes e servidores da educação cruzam os braços em protestos contra o projeto de desmonte da educação pública conduzido por Jair Bolsonaro e Abraham Weintraub; corte de 30%, que será questionado no Congresso, visa asfixiar financeiramente as instituições públicas e abrir espaço para a privatização total do ensino. “Vai ser uma grande arrancada para construirmos a maior greve geral da história desse país e derrotar a proposta de reforma da Previdência do governo”. Estão programados atos em mais de 40 locais, além de greves que devem atingir diferentes instituições de ensino; até agora já são mais de 70 universidades que confirmaram a adesão à greve e aos atos que ocorrerão em todas as capitais; a hashtag #TsunamidaEducação virou o assunto mais comentado do Twitter. “Numa nação dispersa pela atuação devastadora do governo Bolsonaro, o protesto de 15 de maio  pode abrir uma nova perspectiva para o país,”-“Todos os sinais indicam que mobilizações gigantescas estão em curso nas principais cidades brasileiras, em repúdio a uma política deliberada de extermínio do ensino público do país”.

PREFEITA TANIA ESTEVE NA REUNIÃO DA AMUPE

A imagem pode conter: Tania Santos Santos, sentado

A Prefeit aTania Maria esteve na AMUPE.

Foram debatidos alguns temas extremamente importantes para o municipalismo pernambucano, como: a unificação das eleições; incremento de 1% do FPM, por meio da PEC 391/2017, que garante dinheiro extra às prefeituras brasileiras; a Nova Previdência (PEC6/2019), para melhorar o equilíbrio dos regimes próprios municipais em instalação e admissibilidade na CCJC; a Lei de Licitações; ISS do cartão de crédito; atualização dos programas federais e a prioridade absoluta ao Pacto Federativo.

Nós prefeitos também explicamos e mostramos nossas dificuldades aos deputados pedindo alguma solução.

Estiveram presentes: Humberto Costa (senador), os presidentes da União dos Vereadores de Pernambuco, Josinaldo Barbosa, da União dos Vereadores do Brasil em Pernambuco, Edmilson Henauth, também compareceram os deputados federais: Augusto Coutinho e Wolney Queiroz, coordenadores da bancada, Carlos Veras, Danilo Cabral, João Campos, Pastor Eurico, Raul Henry, Ricardo Teobaldo, Silvio Costa Filho e Tadeu Alencar.

Até Escolas privadas de elite aderem à greve pela Educação

Os estudantes começaram a semana mobilizados e em preparação para o Dia Nacional em Defesa da Educação, na quarta-feira (15), quando serão realizadas manifestações em todas as capitais do país e inúmeras cidades onde há universidades públicas. Segundo a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Marianna Dias, a expectativa é de que – além dos próprios estudantes, professores, pais e trabalhadores das instituições de ensino – a sociedade como um todo apoie e participe dos atos.

REDE PARTICULAR NA GREVE: A greve nacional em defesa de Educação ganhou a adesão de pais, professores e alunos de escolas privadas de elite e classe média em todo país. Colégios, escolas e faculdades como o Santa Cruz (SP), Anglo (SP), Waldorf (SP), Escola Ágora (SP), Politeia (SP), PUC (SP, RJ e BH), Escola de Sociologia e Política (SP), Andrews (Rio), São Vicente (Rio), Santo Ignácio (foto-Rio), Escola Parque (Rio), Escola da Travessa (Rio), Escola Amanayé (Florianopólis), Escola Internacional Sociesc (Florianopólis), entre outras das regiões norte e nordeste.

A iniciativa foi de pais de alunos das escolas privadas paulistas Equipe, Waldorf, São Domingos e Ítaca. Em poucas horas o rastilho atingiu as universidades públicas paulistas (USP, Unicamp e Unesp) a PUC-MG e mais escolas de vários estados. Em São Paulo, o ato público será às 14 horas, na avenida Paulista. Os interessados em aderir ao movimento devem clicar em http://chng.it/VPmN45XN.