Clínica Médica

Dr. Robson Stênio

Auto Unidos

Miss Dourada

Dr. Fred Barros

Gordo Construções

AC- Assessoria Contábil e Tributária

Odonto Center

Supermercado Queiroz

PASC – Mais Saúde

Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus

BMG Correspondente Antônio Filho

Clínica Santa Lúcia

Casa Shopping Center

ADRIANTUR

Costa Lira

Farmácia Boa Saúde

Centro Clinico

Deixe Seu Like

Lula dispara e lidera corrida eleitoral para 2022 e venceria Bolsonaro no 2º turno por 55% a 32%, diz Datafolha

Ex-presidente aparece com uma diferença de 18 pontos de Jair Bolsonaro no primeiro turno, segundo pesquisa Datafolha. No segundo turno, Lula registra 55%, contra 32% de Bolsonaro.

Lula versus Bolsonaro: eleição 2022 começou para valer nesta quarta | A Gazeta

O ex-presidente Lula disparou na pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (12) e registrou 41% das intenções de voto para 2022, contra apenas 23% de Jair Bolsonaro, uma distância de 18 pontos. No segundo turno, Lula aparece com 55% e Bolsonaro, 32%. Outros candidatos, como Sergio Moro, Ciro Gomes, Luciano Huck e João Doria aparecem com percentuais de 7% para baixo. O levantamento foi realizado com 2.071 pessoas, de forma presencial, em 146 municípios, nos dias 11 e 12 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Confira os números:

Primeiro turno:

Lula 41%
Bolsonaro 23%
Moro 7%
Ciro 6%
Huck 4%
Doria 3%

Segundo turno:

Lula 55%
Bolsonaro 32%

Tuparetama / Lombada eletrônica será instalada na Princesinha do Pajeú

Nenhuma descrição disponível.Um pedido Presidente da Câmara de Tuparetama Arlã Markson e do Prefeito Sávio Torres ao deputado estadual Clodoaldo Magalhães,  para que fosse providenciado uma lombada eletrônica na Princesinha do Pajeú,  a lombada eletrônica seria  PE275 que liga o município de Tuparetama à Vila Bom Jesus,  de forma a garantir segurança dos pedestres e motoristas que transitam na referida região .O pedido foi feito ao deputado esse repassado a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do estado de PeE a secretária Fernandha Batista e ao diretor do presidente do DER-PE Dr.Maurício Canuto.
Ao deputado disse Arlã Markson ”Que são vias fundamentais para o desenvolvimento de nossa cidade precisa ser seguras para que todo aqueles que trafegam por elas e é por isso que venho propor o mecanismo legislativo  para cidade de Tuparetama no sertão do Pajeú para que seja instalado a lombada eletrônica na PE275. Pontuou Arlã.

Já o deputado disse que visando o controle de velocidade dos veículos por aquela via,  solicito o reforço pelo pedido do presidente da Câmara Arlã Markson e do prefeito Sávio Torres para proteger a vida do nossos pernambucanos diante do exposto solicito os ilustres pares a aprovação da presente indicação.  Pontuou em seu pedido a ALEPE deputado Clodoaldo Magalhães em 28 de abril de 2021. A matéria foi aprovada.

Hits agora é Churrascaria em SJEgito

Pode ser uma imagem de comida e texto que diz "BAR E CHURRASCARIA Hits SELF-SERVICE SEM BALANÇA COM CHURRASCO R$ 14,90 por pessoa hitsmusicbar"Se o Hits era bom agora ficou melhor ainda,  o lançamento aconteceu no ultimo sábado (08) e marcou o início das atividades na Capital da Poesia A casa funciona no mesmo endereço do Hits. O proprietário Domenico Perazzo, fez questão de trazer profissionais especializado, ele mesmo cuida de todos os detalhes pessoalmente e trouxe uma equipe master para atender . Pontuou Perazzo “Estamos preparados para atender com segurança e eficiência. Nossas instalações tem capacidade para atender com distanciamento social, mesas com cerca de 3 metros de distancia umas das outras , espaço aberto e ventilado, respeitando todas as regras estabelecidas pelos órgãos de saúde”.

Hits bar e churrascaria
Abrindo das 10:30 as 14:30 de segunda a sábado
Self service à vontade com churrasco
3 opções de carne
Valor 14,90 por pessoa

Nenhuma descrição disponível.

Governo de PE vai convocar aprovados em concursos para Bombeiros, PM, Polícia Civil e Científica

O governador Paulo Câmara autoriza, nesta quarta-feira (12), a convocação dos aprovados nos concursos para a segurança pública de Pernambuco. A cerimônia é realizada no Salão das Bandeiras, no Palácio do Campo das Princesas.

Com a homologação da resolução da Câmara de Política de Pessoal do Estado (CPP) pelo governador, nos próximos dias, as organizadoras dos certames – IAUPE e Cebraspe – publicarão em seus sites os editais com o cronograma de matrícula. Nesta etapa, serão convocados 1.085 candidatos remanescentes aprovados nos concursos, que irão integrar os quadros das polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros. Segundo a previsão inicial, 750 aprovados no concurso da Polícia Militar começariam o curso de formação de soldados, em abril deste ano – deve durar seis meses. Também neste mês, 60 seriam convocados para curso de oficial. Já em janeiro de 2022, está prevista a convocação de mais 700 pessoas para a segunda turma de soldados.

No Corpo de Bombeiros, 100 começariam o curso de formação em abril. A duração será de sete meses. Vinte também seriam convocados para curso de oficial, com duração de 12 meses. Já em janeiro de 2022, mais 100 serão convocados para curso de formação.

Na Polícia Civil, 50 aprovados seriam convocados para formação em delegado a partir de abril. Duração do curso é de quatro meses. Em abril de 2022, mais 50 convocações. Por fim, na Polícia Científica, seriam 50 aprovados que farão curso para médico legista. Duração de quatro meses, contados a partir de abril. E 45 pessoas farão curso para auxiliar de perito.

Pesquisa XP-IPESPE aponta Lula com 51% e Bolsonaro com 49% no segundo turno

Levantamento divulgado nesta terça-feira reforça a tendência de um segundo turno entre Bolsonaro e Lula em 2022. Ambos aparecem com 29% das intenções de voto no primeiro turno.

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

 Pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta terça-feira (11) aponta o que já é esperado: o segundo turno da eleição presidencial em 2022 deve ser disputado por Jair Bolsonaro e pelo ex-presidente Lula.

Na pesquisa estimulada, tanto Bolsonaro quanto Lula aparecem com 29% das intenções de voto no primeiro turno, seguidos por outros candidatos mais distantes: Ciro Gomes (9%), Sergio Moro (8%), Luciano Huck (5%) e outros. Em um segundo turno entre Bolsonaro e Lula, o petista aparece numericamente à frente, embora dentro da margem de erro (empatados tecnicamente). Lula tem 42% das intenções de voto e Bolsonaro 40%. Apenas com os votos válidos, Lula tem 51% e Bolsonaro, 49%.A margem de erro do levantamento é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Bolsonaro é desaprovado por 58%

Para 49% da população brasileira, o governo de Jair Bolsonaro é “ruim e péssimo” e 58% desaprovam a maneira de Bolsonaro governar o país. Somente 29% julgam o governo como “ótimo e bom” e 35% aprovam a administração do país pelo atual ocupante do Palácio do Planalto.

Análise do cientista político Antonio Lavareda sobre a pesquisa XP/IPESPE, DIVULGADA HOJE.

É importante destacarmos alguns pontos:

1. O impacto da volta do auxílio emergencial, conforme conjecturamos mês passado, interrompe a tendência de queda das curvas de Avaliação e de Aprovação do governo Bolsonaro que ocorria desde dezembro, o que também se reflete nas suas intenções de voto nos diversos cenários pesquisados.

2. O saldo negativo da Avaliação da Administração oscilou para cima. Era de 21 pontos e agora é de 20. O da Aprovação que era de 27 pontos melhorou quatro pontos, ficando em 23.

3. As intenções de voto de Bolsonaro também apresentam alguma recuperação. Ele agora empata com Lula no primeiro turno (ambos com 29%) e no segundo estreitou a diferença, perdendo por dois pontos, dentro da margem de erro. Recalculado só com votos válidos, o placar seria: Lula 51% X Bolsonaro 49%. Diferenças mais confortáveis ele só obtém sobre Guilherme Boulos e João Doria, lembrando que todos os nomes avaliados têm níveis de conhecimento menores que Lula e Bolsonaro e portanto teriam chance de crescer durante a campanha.

4. A repercussão dos trabalhos da CPI da COVID na opinião pública mostra que 70% dos entrevistados tinham conhecimento da CPI. E mais de dois terços, 67%, aprovam a sua instalação, contra apenas 17% que se dizem contrários. As versões do governo e da oposição sobre a principal tarefa da Comissão se refletem nas percepções da opinião pública. E a versão da oposição está na dianteira, pois 45% acham que o principal objetivo será a apuração das ações e das falhas do governo federal, enquanto 35% dizem que a prioridade será a apuração dos eventuais desvios de recursos nos estados e municípios.

5. A pesquisa foi realizada na primeira semana dos trabalhos da CPI e daqui para a frente deve aumentar a repercussão das investigações. Com maioria de opositores e independentes, o noticiário negativo para o governo gerado a partir dela poderá refrear em parte a recuperação da imagem do presidente, que prometia ser mais veloz com a volta do auxílio emergencial e à medida que avançasse a vacinação, diminuindo a elevada desaprovação do governo no combate à pandemia, a qual continua com 58% de Ruim/Péssima e apenas um ponto a mais de Ótima/Boa, com 22%.

Caririzeira é acusada de matar seu filho de apenas 3 anos em SP, corpo será sepultado na Prata-PB

Polícia investiga mãe após morte de criança de 3 anos, pai mora em Prata-PB

Editado 7h 12/05

A polícia investiga uma mulher que teria agredido o próprio filho, Gael de Freitas Nunes, de 3 anos, até a morte, na Bela Vista, na região central de São Paulo nesta segunda-feira (10). Uma mulher conhecida por Andreia, mãe de Gael, natural do município da Prata, no Cariri paraibano é a principal suspeita de matar o próprio filho, de três anos. O garoto foi levado à Santa Casa de São Paulo, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com informações do Boletim de Ocorrência (BO), o menino foi encontrado desacordado na cozinha pela tia-avó; a mãe estava com ele. Segundo a Polícia Militar, que foi acionada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), informações preliminares apontam que a mãe teria passado por um surto psicótico. Ela foi encaminhada até o Hospital do Mandaqui, na Zona Norte, para ser medicada.

No BO, a tia-avó informou que deu mamadeira para a criança por volta das 7 horas e ficaram na sala assistindo à televisão. Após alguns minutos, o garoto foi até a cozinha. A tia-avó disse que começou a ouvir choros, mas achou que ele estava apenas pedindo colo para a mãe. Cerca de cinco minutos depois, começou a ouvir barulhos fortes de batidas na parede e acreditou que viriam de outro apartamento. Após dez minutos, ela passou a ouvir o barulho de vidro quebrando na cozinha e, quando chegou ao cômodo, a criança estava deitada no chão com vômito e coberta por uma toalha de mesa.

A testemunha conta que perguntou à mãe o que teria acontecido, mas ela não respondeu. A criança foi levada até o hospital, onde foi confirmada a morte. Ainda segundo a tia-avó, a mãe do garoto já foi internada cerca de quatro vezes. A tia não soube dizer, no entanto, se as internações foram por motivos psiquiátricos. Em nota, a Santa Casa de São Paulo informou que a criança chegou ao hospital “em processo de reanimação pela equipe do SAMU e permaneceu em reanimação pela equipe médica do hospital, sendo constatado óbito na sequência”. A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo também por nota, disse que o caso está sendo registrado pela 1ª Delegacia de Defesa da Mulher e que a mãe foi encontrada em estado de choque e levada para um hospital psiquiátrico.  De acordo com as primeiras informações, a mãe da criança sofre problemas psiquiátricos, e há quase 01 ano está separada do pai. O pai e a mãe da criança são naturais de Prata no Cariri Paraibano. A família do pai da criança viajou à SP para o sepultamento criança.(R7)

VEJA O ROTEIRO:

Segundo o Blog  Cariri Em Ação, o corpo do pequeno Gael, de apenas 03 anos de idade, será sepultado nesta quinta-feira (13) no município da Prata. A família embarca na capital paulista por volta das 12h sentido João Pessoa; Corpo de Gael chega a Paraíba por volta das 17h; De João Pessoa segue para a cidade de Prata. O corpo chegará no município caririzeiro por volta das 22h; A criança será velada na quadra do Colégio Estadual E.C.I. Francisco de Assis Gonzaga; O sepultamento está marcado para ocorrer por volta das 09h da quinta-feira, 13, no cemitério Jardim da Saudade.

 

 

Associação Comunitária Rural de SJEgito recebe ensiladeira do Presidente da ALEPE

Nenhuma descrição disponível.A  Associação Social e de Participação Comunitária de São José do Egito recebeu uma Máquina Siladeira (As ensiladeiras são máquinas que têm como objetivo criar silagem a partir de pouca quantidade de plantas forrageiras), foi um pleito através de um  do grupo político do Médico e ex. prefeito Romério Guimarães, foi uma ação do Deputado estadual e presidente da Assembleia do Estado de Pernambuco Eriberto Medeiros, o Órgão doador  Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado de Pernambuco.  Serão beneficiários agricultores familiares da Capital da Poesia.

Clinica egipciense com especialidades no tratamento das sequelas do Covid-19

Nenhuma descrição disponível.

Para promover a reabilitação de pacientes após infecção pela Covid-19, as fisioterapeutas Marcelly Souza e Lígia Ramos, do Espaço Bem Estar, realizaram capacitação em Técnicas de Reabilitação Cardiorrespiratória e Motora na cidade de João Pessoa-PB.
Trata-se de uma técnica para a reabilitação de pessoas que apresentem sequelas pós-Covid-19, especialmente quanto às funções cardiorrespiratórias e motoras, com benefícios para a recuperação física e mental. Esses recursos complementam os tratamentos convencionais e são empregados de forma integrativa, juntamente com as demais especialidades.
As fisioterapeutas Marcelly Souza e Lígia Ramos trabalham com avaliação criteriosa do estado funcional e clínico do paciente, conforme protocolo previamente estabelecido para cada nível de atenção à saúde. Outro critério adotado é o monitoramento das sensações de cansaço, falta de ar, falta de energia e fadiga durante as sessões.
Nesse contexto, o Espaço Bem Estar reafirma seu compromisso em contribuir para a qualidade de vida de seus pacientes, oferecendo um ambiente arejado e mantendo todos cuidados básicos de higiene o uso da máscara de proteção e também evitando aglomerações.
Mesmo com a flexibilização do isolamento, enquanto perdurar a pandemia continuaremos adotando essas e outras medidas imprescindíveis à sua saúde.

App ‘SOS Mulher Brasil’ adiciona novas formas para denunciar violência contra mulher

App ‘SOS Mulher Brasil’ adiciona novas formas para denunciar violência contra mulherO aplicativo SOS Mulher Brasil ganhou novas funcionalidades. Criado por uma empresa paraibana, é gratuito e tem diversos mecanismos para denunciar casos de violência contra a mulher, de forma anônima. As novidades são a possibilidade de denunciar pelo WhatsApp e Telegram, bem como atendimento em Libras para usuários portadores de deficiência auditiva.

Agora, são nove formas de denunciar pelo aplicativo, com atendimento realizado por mulheres bilíngues na central do 180, em Brasília. Os denunciantes recebem um número de protocolo para acompanhar as providências tomadas após o contato.

Com a pandemia, muitas mulheres ficaram confinadas com os seus agressores. De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em 2020, foram registradas 105.821 denúncias de violência contra a mulher nas plataformas do Ligue 180 e do Disque 100. O aplicativo SOS Mulher Brasil, por sua vez, vem ajudando a denunciar com apenas um clique, de forma anônima.

Foguetório azul em Tabira para homenagear o novo vereador governista

Por Anchieta Santos

Vendedor de fogos tem sempre motivos para comemorar, vendendo fogos com a política agitada de Tabira. Se não bastasse o período eleitoral, basta um vereador pular de palanque e já é recebido com fogos pelos novos aliados.

Foi o que aconteceu na noite da segunda-feira (10). Durante a sessão da câmara, no momento em que o vereador Eraldo Moura da Rede que ganhou cargos para duas irmãs no Governo da Prefeita Nicinha Melo (MDB), subiu a tribuna para justificar a pulada de palanque, os novos aliados explodiram fogos azuis nos céus da cidade, mostrando confiança no azulado que chegou.  A justificativa do mais novo aliado de Dinca Brandino e Cia, foi a mesma de quem sempre muda de lado: “Quero o bem para o município de Tabira, quero que a minha cidade cresça, se desenvolva, pois, foi para isso que eu fui eleito, para trabalhar pelo bem-estar dos tabirenses”, afirmou Moura (ou seria o bem-estar de minha família?).  Em entrevista a Radio Cidade FM, o presidente da Câmara Djalma das Almofadas revelou que o vereador Eraldo Moura entregou os cargos que tinha no legislativo, pois ganhará outros tantos no executivo.

Sertão do Pajeú confirma mais 6 óbitos pela Covid-19 e totaliza 485

Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Santa Cruz da Baixa Verde e Tabira confirmaram novos óbitos pela doença.

Por André Luis/Blog Nill Jr.

O Sertão do Pajeú confirmou, nesta terça-feira (11), mais 159 casos confirmados de Covid-19, 108 recuperados e mais 6 novos óbitos, de acordo com os boletins epidemiológicos dos 17 municípios, que compõem a região. Os números são referentes às últimas 24 horas.

Agora o Sertão do Pajeú conta com 24.737 casos confirmados, 23.620 recuperados (95,48%), 485 óbitos e  632 casos ativos da doença.

Abaixo seguem as informações detalhadas, por ordem alfabética, relativas a cada município do Sertão do Pajeú:

Afogados da Ingazeira registrou 53 novos casos positivos e 9 recuperados. O município conta com 4.172 casos confirmados, 3.908 recuperados, 53 óbitos e 211 casos ativos.

Brejinho registrou 5 novos casos positivos e 5 recuperados. O município conta com 589 casos confirmados, 549 recuperados, 16 óbitos e 24 casos ativos.

Calumbi  confirmou 3 pacientes recuperados. O município conta com 426 casos confirmados, 406 recuperados, 3 óbitos e 17 casos ativos da doença.

Carnaíba  registrou 22 novos casos positivos e 3 recuperados. O município conta com 1.388 casos confirmados, 1.246 recuperados, 30 óbitos e 112 casos ativos da doença.

Flores confirmou 1 paciente recuperado. O município conta com 850 casos confirmados, 795 recuperados, 30 óbitos e 25 casos ativos.

Iguaracy confirmou 1 novo óbito pela doença. O município conta com 604 casos confirmados, 571 recuperados, 23 óbitos e 7 casos ativos. O óbito confirmado trata-se de paciente do sexo masculino, 72 anos. Faleceu no HREC.

Ingazeira confirmou 1 paciente recuperado e 1 novo óbito pela doença. O município conta com 294 casos confirmados, 279 recuperados, 3 óbitos e 12 casos ativos. A Secretaria de Saúde não divulgou detalhes sobre o óbito confirmado.

Itapetim registrou 2 novos casos positivos e 1 novo óbito pela doença. O município conta com 924 casos confirmados, 896 recuperados, 22 óbitos e 6 casos ativos. O óbito confirmado trata-se de paciente do sexo feminino, 79 anos.

Quixaba registrou 8 novos casos positivos e 21 recuperados. O município permanece com 360 casos confirmados, 345 recuperados, 12 óbitos e 3 casos ativos.

Santa Cruz da Baixa Verde registrou 11 novos casos positivos, 17 recuperados e 2 novos óbitos. O município permanece com 474 casos confirmados, 459 recuperados, 13 óbitos e 2 casos ativos. A Secretaria de Saúde não divulgou detalhes sobre os óbitos ocorridos.

Santa Terezinha não divulgou boletim. O município permanece com 767 casos confirmados, 741 recuperados, 24 óbitos e 2 casos ativos.

São José do Egito registrou 7 novos casos positivos e 17 recuperados. O município conta com 1.806 casos confirmados, 1.734 recuperados, 41 óbitos e 31 casos ativos.

Serra Talhada registrou 13 novos casos positivos e 12 recuperados. O município conta com 8.339 casos confirmados, 8.109 recuperados, 137 óbitos e 93 casos ativos da doença.

Solidão registrou 24 novos casos positivos e 9 recuperados. O município conta com 456 casos confirmados, 434 recuperados, 2 óbitos e 20 casos ativos.

Tabira registrou 4 novos casos positivos, 6 recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 2.167 casos confirmados, 2.097 recuperados, 32 óbitos e 38 casos ativos. A Secretaria de Saúde não divulgou detalhes sobre o óbito ocorrido.

Triunfo registrou 2 novos casos positivos e 2 recuperados. O município conta com 751 casos confirmados, 712 recuperados, 24 óbitos e 15 casos ativos.

Tuparetama registrou 8 novos casos positivos e 2 recuperados. O município conta com 370 casos confirmados, 336 recuperados, 20 óbitos e 14 casos ativos da doença.

/~~ Giro pelos Blog’S (Quarta feira~~

Blog FinFa

Tomou posse – O prefeito da cidade da Ingazeira-PE, Luciano Torres, tomou posse ontem (11), na sede da Junta Militar do município, como Presidente da Junta de Serviço Militar da JSM nº 127. O termo de posse foi presidido pelo 1º Ten. José Carlos Gomes de Lima, Chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização 07/002 (PRM).

PSD de André de Paula e Kassab entra no Governo do PSB – Com a nomeação do advogado Ruy Rocha para o Instituto de Recursos Humanos -IRH, o PSD entra de vez no governo Paulo Câmara. Não é um espaço nobre, mas quem conhece André de Paula, sabe que ele não faz a política do “tome lá dá cá”. Ruy Rocha é um soldado do partido, que inclusive já tinha exercido o cargo de Secretário Executivo quando André de Paula ocupou a Secretaria das Cidades.

Disse – “Desejamos muito sucesso para aqueles que estão recebendo esse novo desafio. Acreditamos na capacidade desses profissionais que vão desempenhar um papel importante para a população e para os servidores do Estado, nesses novos postos de trabalho. Aproveito para agradecer à dra. Silvia Cordeiro pela excelente gestão na Secretaria da Mulher. Ela passa, agora, a integrar a equipe da Assessoria Especial”. (Governador Paulo Câmara após o anuncio dos novos assessores)

Vistoriando a finalização dos serviços – O prefeito da cidade de Quixaba-Pe, Zé Pretinho, foi vistoriar a finalização do serviço do roço na PE-329. Em contato com este blogueiro, o prefeito Zé Pretinho, confirmou que foram realizados os serviços do entrocamento da PE-320 até a sede do município e o serviço da sede até o distrito de Lagoa de Cruz, totalizando 16KM, com recursos do erário municipal.

Limpando – A Prefeitura Municipal de Flores, realizou ontem (11), em várias ruas da cidade, o trabalho de limpeza geral, com remoção de entulhos e outros.

Doações – O Governo Municipal de Iguaracy em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) , estão realizando doações de frutas e verduras semanalmente às familias acompanhadas pelos programas Sociais da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. A ação faz parte da distribuição do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da agricultura familiar, coordenado pelo IPA, que neste momento tem o objetivo de medidas sociais de enfrentamento da pandemia de Covid-19, fortalecendo também a segurança alimentar de famílias carentes e a agricultura familiar, que passou a enfrentar problemas de escoamento de produção por conta da pandemia. Segundo o prefeito Zeinha Torres, em conversa com este blogueiro, nas últimas semanas foram contempladas aproximadamente 200 famílias dos programas CRAS e Serviço de Convivência de Crianças e Idosos.

Anunciou – O deputado estadual Diogo Moraes (PSB), anunciou na celebrações dos 134 anos de emancipação política de Taquaritinga do Norte, mais um grande presente para o povo daquela cidade. Através de nossas emendas parlamentares, destinous R$ 400 mil para contribuir com o maior plano de pavimentação da história do município.” Nosso trabalho junto com o prefeito Lero, vice Gena e todo o grupo busca transformar cada vez mais a vida dos norte-taquaritinguenses”, disse o deputado.

Frase – “Qualquer coisa que fale de aglomeração, não usar álcool [gel], não usar máscara e negar vacina são coisas que não têm nenhum sentido do ponto de vista sanitário”. (Antônio Barra Torres, Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, em depoimento à CPI da Covid, indagado sobre o que pensa do passeio de moto de Bolsonaro no último domingo (9), ao lado de centenas de motociclistas)Recebendo visitas  – A cidade de Serra Talhada, recebe durante esta semana a visita de representantes de um projeto entre a ONG AVSIBRASIL e UNICEF que beneficiará 39 municípios do Semiárido Brasileiro. Na manhã de ontem (11), a secretária municipal Marta Cristina e técnicos da Secretaria de Educação, estiveram reunidos com os visitantes para falar sobre como o projeto atuará no quesito Educação. A agenda segue durante toda a semana com visitação a algumas escolas e reuniões com equipes de saúde e com a prefeita Márcia Conrado para definições sobre como o trabalho será realizado em nosso município.

Perguntar não ofende – O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, está aos poucos ajustando as secretarias municipais?

Blog Ponto de Vista

Escrito por Wellington Ribeiro
As mudanças realizadas na Secretaria da Mulher e no Instituto de Recursos Humanos, postos de 1º e 2º escalão na estrutura administrativa do Governo do Estado, sinalizou que a eleição de 2022 já entrou na pauta do Palácio do Campo das Princesas, tudo porque a dança das cadeiras contemplou dois aliados estratégicos dentro da Frente Popular. O primeiro é a Delegada Gleide Ângelo, deputada estadual mais votada de toda a história,  que emplacou a delegada Ana Elisa Fernandes Sobreira Gadelha para o comando da Secretaria da Mulher. O segundo foi André de Paula, deputado federal e presidente estadual do PSD, que indicou o advogado  Ruy do Rego Barros Rocha para o IRH, órgão ligado à Secretaria de Administração.

Não custa nada lembrar que há algumas semanas o Blog Ponto de Vista revelou em primeira mão que a deputada estadual Gleide Ângelo estaria sendo alvo de investidas de partidos da oposição e até daqueles que compõem a Frente Popular que desejavam o seu passe interessados no capital político que ela representa. Esta movimentação ameaçava o PSB de perder o seu maior quadro na disputa proporcional, o que poderia resultar em um prejuízo sem precedentes à sigla. Agora, com a indicação na Secretaria da Mulher, Gleide sinaliza que a sua permanência no PSB é algo consolidado.

Por sua vez, ao realizar um gesto com André de Paula o PSB também contempla um aliado que representa uma peça importante no xadrez político estadual, não apenas pela dimensão do partido que comanda, mas também pelo que o próprio André simboliza.

Nesta que se pode chamar de minirreforma administrativa, o PSB indica, no mínimo, que está se preparando para 2022.

FALTA ELE – Embora já tenha realizado vários gestos para partidos aliados, o PSB ainda falta contemplar no 1º escalão do Governo do Estado o Avante de Sebastião Oliveira à altura do que o partido e o seu líder significam no jogo político estadual. Deputado federal mais votado no Sertão, Sebastião é detentor de uma base que reúne um número significativo de prefeitos, ex-prefeitos e vereadores.

GRAVATÁ – Responsável por impor uma fragorosa derrota ao ex-prefeito Joaquim Neto (PSDB) na eleição de 2020, o prefeito Padre Joselito (PSB) tem imprimido um ritmo de trabalho que anda sendo bastante elogiado pelos moradores de Gravatá. Padre Joselito pôs fim a um ciclo de políticos que deixaram o poder subir à cabeça e perderam a liga com a população.

EM DEFESA– Golpes financeiros contra nossos idosos estão se tornando cada vez mais comuns, Devido à falta de experiência com a tecnologia, eles acabam sendo alvo principal para criminosos desse tipo de delito. Pensando nisso, o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB), criou o PL nº 1519/2020, que busca combater esses golpes financeiros por meio de ações educativas e informativas.

MEDO DO EFEITO DOMINÓ – Processos que buscam cassar o mandato de vereadores e chapas proporcionais inteiras por suspeita de candidaturas femininas laranjas se tornou comum nos municípios pernambucanos. Em Tacaimbó a Justiça Eleitoral aplicou tal penalidades para dois partidos e respectivamente 5 vereadores eleitos. O medo de que decisões semelhantes sejam replicadas em outros municípios têm tirado o sono de muito político.

NOME LIMPO – Há apenas pouco mais de 4 meses a frente da Prefeitura de Catende, a prefeita Dona Graça (PTB) anunciou que retirou o município do CAUC. Agora o município pode voltar a celebrar convênios com o Governo Federal.

ALGUÉM RESPONDE? – Quais serão os próximos partidos ou lideranças que serão contemplados com espaço na estrutura do Governo do Estado?

Coluna do Itamar França

CONVIDOU

A deputada federal Marília Arraes (PT) convidou o deputado estadual João Paulo (PC-do-B). Marília se disse feliz pela possibilidade de volta de João aos quadros do Partido dos Trabalhadores – PT. “Ao deputado João Paulo dei meu primeiro voto, em 2000 e, com certeza, é uma das pessoas que entrou pra história política do nosso Estado”. disse a petista.

******************************

FALTOU A DEFESA DO GOVERNO

Na 13ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira, realizada na manhã deste terça-feira (11), os vereadores da bancada governistas fizeram várias cobranças ao prefeito Alessandro Palmeira (PSB). Depois de uma visita no bairro Planalto, Douglas Eletricista (PSD) e César Tenório (PDT) afirmaram que a situação na localidade é gritante. Já o vereador Agnaldo Rodrigues (MDB) cobrou a construção de um portal na entrada da cidade. Na lista de solicitações, a limpeza das algarobas na parte do paredão da barragem  de Brotas e até da pasta aquática. A sessão foi diferenciada porque faltou mesmo quem defendesse o governo!

******************************

E TOME CANETADA!
Imprimindo um governo com sua identidade, o prefeito interino de Arcoverde, Wevertton Siqueira (PSB) passou a caneta num magote de gente na prefeitura de Arcoverde. O mais recente secretário exonerado foi o Secretário de Obras e Projeto Especiais, Aildo Beserra. Na mira, para uma nova paêtada, está o secretário de Saúde, Álvaro Neves. Embora tente a todo custo negar, as mudanças trouxeram desconforto no grupo situacionista, isso porque, Siqueirinha mexeu com aliados próximos do prefeito afastado, Wellington Maciel (MDB).
******************************
BEM PERTIM
Por falar nisso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá decidir nos próximos dias se mantém ou não, as decisões do Tribunal Regional Eleitoral – TRE de Pernambuco que cassou os mandatos do prefeito eleito em 2020, Welington Maciel (MDB) e do você Dr. Israel Rubis (Progressista). Se acatar as decisões de primeira e segunda instância teremos novas eleições na terra do Cardeal, com a inelegibilidade de LW, Rubis e da ex-prefeita Madalena Brito.
******************************
INCERTEZA
Ainda num cenário de incertezas, no tocante a possibilidade de novas eleições, o grupo de situação em Arcoverde dispõe de quadros importantes para apresentar, caso o TSE determine novas eleições, entre eles, o prefeito interino, Weverton Siqueira (PSB) e o vereador Luciano Pacheco (MDB) que vem fazendo um papel importante na Câmara Municipal como líder de governo. Pela oposição, há quem diga que a chapa venha a se repetir com Zeca (Prefeito) e Eduíno Filho (Vice). Resta saber, qual será o resultado das urnas depois desse furdunço!

******************************

FELIZ DA VIDA

O vice-prefeito Daniel Valadares anda feliz da vida, sua atuação vem sendo bastante elogiada na cidade, jovem trabalhador, ativo, articulado vem mostrando afinidade e alinhamento com o prefeito Sandrinho, dentro dos 100 dias de gestão, conseguiu trazer para Afogados um veículo para o PAA e equipamentos para o cineteatro São José, dessa vez o vice-prefeito recebeu um ofício do deputado federal Gonzaga Patriota atendendo mais um de seus pedidos, agora o município foi contemplado com um veículo no valor R$ 216.434,00 (duzentos e dezesseis mil quatrocentos trinta e quatro reais) para ajudar no transporte dos pacientes do TFD. O baixinho tá virado na gota, parabéns pelo trabalho. Até o momento a dupla vem se saindo bem.

******************************

CPI DO SENADO

Já estava na cara. A CPI do Senado polariza o Brasil. Quer se queira ou não, virou debate político-eleitoral, com os olhos voltados para às eleições de 2022. na verdade, a CPI é desproposital e criada por uma “cambada de deputados que não tem o que fazer.

Coluna da Folha / Edmar Lyra

Fernando Bezerra cada vez mais distante do PSB para 2022

O senador Fernando Bezerra Coelho iniciou sua trajetória ainda em 1982 quando elegeu-se deputado estadual pelo PDS. Sua capacidade de articulação lhe fez secretário da Casa Civil do então governador Roberto Magalhães, porém como não havia o advento da reeleição, Fernando aproximou-se de Miguel Arraes que seria vitorioso naquela disputa de 1986.  Naquele mesmo pleito, Fernando chegaria ao seu primeiro mandato como deputado federal pelo PMDB.

Fernando ainda serviu aos governos de Miguel Arraes e Eduardo Campos, ora como secretário de Agricultura, depois como titular do Desenvolvimento Econômico. Ele também foi alçado à condição de ministro da Integração Nacional por indicação de Eduardo no primeiro governo Dilma Rousseff, chegou a ser líder do governo Temer emplacando Fernando Filho como ministro de Minas e Energia e hoje é líder do governo Bolsonaro no Senado.

A postura heterodoxa de Fernando Bezerra ao longo da sua trajetória alimentou rumores de que ele poderia voltar para a Frente Popular e disputar a reeleição para o Senado, porém seu sonho de ser governador acalentado por muitos anos e transferido para o seu filho Miguel Coelho  exige desta vez que ele permaneça distante do PSB em Pernambuco.

A sua entrevista ao Roda Viva na última segunda-feira e  a sua postura de enfática defesa do governo Bolsonaro não deixam muita perspectiva para que Fernando trilhe outro caminho que não seja o de ser o fiador do projeto de Miguel como candidato da oposição a governador de Pernambuco em 2022, mais do que isso, de ser o candidato de Jair Bolsonaro no próximo ano, defendendo o legado do presidente para o Brasil em nosso estado.

Reforço – A nomeação de Ruy Rocha para a presidência do IRH, somada a ida de Cacau de Paula para a secretaria de Turismo do Recife na gestão do prefeito João Campos, serviu para reforçar os laços entre PSD e PSB em Pernambuco. Presidente estadual do PSD, o deputado federal André de Paula é um dos principais aliados do governador Paulo Câmara no estado.

Aproximação – Deputada estadual mais votada da história de Pernambuco, a delegada Gleide Angelo (PSB) é muito próxima da nova secretária da Mulher, a também delegada Ana Elisa Sobreira Fernandes Gadelha, que foi oficializada ontem no cargo pelo governador Paulo Câmara.

Projeto – A avaliação nas coxias oposicionistas é a de que a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), não renunciará no próximo ano para ser candidata a governadora, a vice ou a senadora, e que seu projeto será eleger o empresário Fernando Lucena como deputado estadual pelo PSDB.

Federal – Cada vez mais próximo de ingressar no PSB, o deputado estadual Guilherme Uchoa Junior está decidido que será candidato a deputado federal. Sua desfiliação do PSC acontecerá em março de 2022, quando será aberta a janela partidária para quem for deputado e quiser trocar de legenda.

Inocente quer saber – Anderson Ferreira será candidato a senador na chapa de Miguel Coelho em 2022?

Blog Elielson 

O governador Paulo Câmara deu prosseguimento a reforma no seu primeiro escalão iniciada nos primeiros meses do ano. Ele fez alguns ajustes no comando da secretária da Mulher e na diretoria do Instituto de Recursos Humanos (IRH), órgão vinculado à Secretaria de Administração. A nova secretária delegada Ana Elisa Fernandes Sobreira Gadelha é uma indicação da deputada estadual Gleide Angêlo que mostra agora mais do que nunca uma afinidade com o Governo do Estado. Com essa movimentação afasta qualquer rumor de afastamento de Gleide do PSB.

Já o novo diretor do IRH é um quadro de indicação do PSD sob o comando do deputado federal André de Paula. Outro importante partido que teve um papel preponderante na eleição de João Campos no Recife, em 2020. A sigla também comanda o Turismo na PCR e no Estado tem Rodrigo Novaes, mesmo não sendo na cota do partido, mas ele é filiado ao PSD.

A informação que obtivemos é que até o fim do mês o governador seguirá anunciando novas mudanças. Com um tom muito mais político, Paulo Câmara prepara seu Governo de olho na eleição do próximo ano. Principal condutor da Frente Popular, o governador evita falar em eleição enquanto faz gestos para aliados preparando bem o palanque.

NOME NATURAL – Palaciano que prefere não se identificar revela à Coluna que “Geraldo Júlio é o nome natural para a sucessão de Paulo, Zé Neto é criação da Oposição ou de alguns nomes da base que querem ser vistos. Isso faz parte do jogo político”, revelou.

CODEVASF NA MIRA – A matéria publicada pelo Estadão aponta um esquema grande para distribuição de vantagens para políticos aliados ao Governo. Citando a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf) como “estatal do Centrão”. No Roda Viva de segunda o senador Fernando Bezerra (MDB) disse que a estatal iria ampliar a área de atuação para mais cidades.

NADA DE SECRETO – Em entrevista, o deputado Daniel Coelho cobrou apuração das denúncias do “Tratoraço”, porém pediu para separar “o que está no orçamento do que é compra ilegal”. Finalizou, “só não podemos dizer que há orçamento secreto, porque tudo é publicado em Diário Oficial”.

NOVO COMANDO – A Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco tem um novo comandante, o delegado Daniel Grangeiro de Souza foi titular da Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal em Alagoas (DRCOR). Ele também chefiou a inteligência lá. Souza vai substituir a delegada Carla Patrícia Cintra.

RÁPIDAS

EXPECTATIVA – Aliados que ainda esperam um espaço com Paulo Câmara cruzam os dedos na espera. O Avante de Sebastião Oliveira poderá ser contemplado nas próximas mexidas no tabuleiro do Palácio. Pelo menos essa é a expectativa!

VISITAS – O novo presidente da União dos Vereadores de Pernambuco, Léo do Ar foi recebido pelo primeiro-secretário da Alepe, deputado Clodoaldo Magalhães. Em seguida, Léo se reuniu com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil secção Pernambuco, Bruno Baptista.

JULGAMENTO MARCADO – O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marcou para a próxima sexta-feira, dia 14 de maio, o julgamento do processo de cassação da chapa do prefeito Nino Nascimento e seu vice Pereira de Nazaré da Mata. A cidade vai parar para acompanhar!

PINGA-FOGO: O “tratoraço” terá repercussão nas decisões da Oposição em PE?

O grande amor e o comendador

Na sequência dos bastidores que venho postando nesta coluna, desde segunda-feira passada, consequência da crise no Grupo João Santos, trago, hoje, um capítulo à parte envolvendo a relação entre o empresário Fernando Santos, que os poderosos de Pernambuco tratavam e reverenciavam como o “Doutor Fernando”, e a família do “comendador” Osvaldo Rabelo, poderoso que atraia verdadeiro séquito de deputados, quase todos os dias de sessões, ao redor dele, em famosos almoços em seu escritório político.

A história começa em Goiana, na Mata Norte, onde o velho João Santos vira usineiro e em seguida ergue a primeira cimenteira do que viria mais tarde a se transformar num grande império do cimento no Brasil, com destaque para Pernambuco. Jovem, fluente no trato, Osvaldo Rabelo logo passa a ser o braço direito do velho na política, com influência em outras áreas, entre as quais a polícia.

Mais tarde, é integrado ao grupo como o transportador-mor do cimento do grupo, dando-lhe poder financeiro. Houve a construção de uma união sistêmica entre eles. Fernando Santos era praticamente um filho querido do velho Osvaldão ou “o comendador”, como era tratado, e o seu filho Osvaldinho, ex-prefeito de Goiana, mais que um irmão de Fernando. A família Rabelo logo ganhou a máxima confiança a ponto de se tornar operadora geral da família Santos.

Fazia desde a proteção policial, passando pela defesa dos interesses políticos ao montar a maior bancada favorável aos interesses do Grupo na Assembleia legislativa, verdadeira barreira protetora para toda a família no início e depois como o “capo di tutti capi” de Fernando. Osvaldão tinha uma fidelidade canina, sem limite, a Fernando.

Mas ocorreu um drama familiar arrasador, que praticamente destruiu a saúde “espiritual” do “comendador”. Fernando havia vivenciado sua segunda separação, dessa vez de Najda Lang Cauás, belíssima mulher que enfeitiçou o coração e a vida de Fernando, a ponto de ele realizar as mais alucinantes loucuras para tentar saciar as vontades incontroláveis de uma “femme fatale”. Fernando estava emocionalmente traumatizado, abatido, deprimido.

Foi quando seu grande amigo-irmão Osvaldinho o acolhe, recebendo-o na casa da família com o mais verdadeiro carinho fraterno. Eis que algo terrível aconteceu: Fernando se apaixona pela então esposa e mãe dos três filhos de Osvaldinho, Lena Baptista Neves, e a “rouba” do “amigo-irmão”. Aí ocorre o que parecia impossível: o rompimento dos Rabelos com os Santos. Fernando então força todos os filhos de Osvaldinho a adotarem o seu nome de família, Pereira dos Santos. Chegou a tal ponto que fez o casamento de uma das “filhas”, entrando ela no altar e proibindo o pai verdadeiro, Osvaldinho, de sequer participar da cerimônia.

A loucura de Fernando por Lena se tornou tão extrema que seus novos “filhos” assumiram um papel central e decisivo no grupo após a morte do patriarca João Santos. Ana Patrícia Rabelo “Pereira dos Santos” vira, num passe de mágica, a toda poderosa, executiva número um do grupo João Santos, como se pode notar no relatório da operação da Polícia Federal, onde ela aponta como líder junto com o “pai” Fernando e a mãe Lena.

O poder da paixão – Doutor Fernando era apaixonado de forma tão cega pela segunda esposa que chegava a fazer grandes loucuras. Nadja decidiu, por exemplo, “tomar conta” do parque de exposição de animais do Cordeiro, algo inusitado e surpreendente. Fernando foi ao então governador Joaquim Francisco, em Palácio, exigir as devidas providências. O imbróglio demandou o envio de um projeto à Alepe alterando a legislação que regia a gestão do parque, para que uma entidade, controlada por Nadja, assumisse o controle da área de propriedade do estado. Só que, por ironia do destino, logo em seguida ocorreu a separação traumática e Fernando, prontamente, ordenou que cancelar tudo. Um vexame!

Compra de praia – Certo dia, bateu uma vontade louca em Nadja de virar dona de uma praia privada em Pernambuco. Fernando não titubeou e agiu rápido. Comprou, literalmente, a Praia da Gavoa, ao lado da Ilha do Avião, nas proximidades de Itamaracá, cantada em prosa e verso pelo rei Reginaldo Rossi. Depois, ela soube usar o seu poder junto ao marido apaixonado para comprar fazendas, joias e propriedades, além de outros desejos que pareciam não ter fim. Até que ocorreu uma implosão dela sentimental que levou Fernando ao desespero, resultando em muitos conflitos, inclusive com tiros e ataques furiosos, noticiados na época, transformando-se em caso policial.

Patrimônio gigantesco – A paixão de Fernando por Lena se tornou ainda maior. Todo e qualquer desejo dela era prontamente atendido, custasse o que custasse. Ela passou a ter o controle direto das decisões de Fernando, criando uma muralha que o tornou inacessível, inclusive aos próprios familiares. O PROCESSO Nº: 0815911-71.2020.4.05.8300, da 4ª Vara Federal de Pernambuco, revela as entranhas de como Lena construiu um “império” dentro do “império”, com ganhos financeiros fabulosos e a construção de um patrimônio gigantesco.

O poder do Frei – Lena não se contenta apenas em agir como “imperadora” no seio da família. Passa, mais do que se possa imaginar, a atuar no mundo da música, a exemplo da especial parceria com o frei Damião Silva, transformando-se em promotora de música religiosa. Até hoje se fala sobre essa parceria musical e altamente religiosa, que rendeu muitos frutos em todos os campos ao conselheiro espiritual da família, sobretudo no campo econômico.

Acabou isolado – Pouco a pouco, o famoso Doutor Fernando, como todos os governadores o tratavam em arroubos de bajulação, foi sendo isolado dos antigos amigos e preso pela fúria da sua nova paixão, que praticamente só deixava o marido conviver com a família Neves Baptista. No limite, Fernando se tornou duas pessoas numa só, ele e Lena foram se confundindo como entidade única. O que foi se expandindo com a fusão e confusão dos filhos de Lena que passaram também a serem extensões operacionais do “novo” Fernando.

CURTAS

QUEBROU – A operação da Polícia Federal, resultado da atuação do Ministério Público Federal ao lado da Justiça Federal, levou o casal a uma situação dramática. O que vazou é que eles não têm mais dinheiro nem nas contas bancárias, nem escondido nas diversas mansões. Não possuem joias, antiguidades e pinturas que poderiam ser vendidos. Nem tem mais os helicópteros, aviões, carrões e lanchas. Como vão pagar seus hábitos e gastos monumentais? O que se fala é que agora Fernando vai depender da família de Lena até mesmo para poder se alimentar e se locomover. Que terrível ironia do destino!

CHOCANTES – Recebi, nos últimos dias, incontáveis mensagens relatando situações chocantes quanto ao comportamento de Fernando Santos. Lamentamos ter que fazer esses terríveis relatos, mas é parte do nosso ofício levar os casos como eles são. Mas evitamos noticiar as partes que são degradantes do ponto de vista moral sobre determinados comportamentos íntimos dos personagens desse episódio deprimente. Recebemos, inclusive, notícias de violências inaceitáveis que foram praticadas.

Perguntar não ofende: Cadê a solidariedade dos políticos ao então poderoso e agora em baixa Fernando Santos?

Brejinho regride no Plano de Convivência com a Covid-19

Prefeito destaca dificuldade em manter pacientes positivados em isolamento domiciliar. “Falta consciência”.

Por André Luis/Blog Nill jr

O município de Brejinho, regrediu no Plano de Convivência com a Covid-19. Em Decreto publicado nesta terça-feira (11), o prefeito Gilson Bento voltou a proibir diversas atividades no município.

Na sexta-feira (07), um Decreto Municipal já havia proibido em todo o município a abertura de qualquer estabelecimento comercial para a venda ou prestação de serviços com a presença de público, ficando permitidas as vendas por delivery.

Nesta terça-feira, Gilson Bento, comentou, em entrevista ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú a decisão de aumentar as medidas restritivas e consequentemente regredir no Plano de Convivência com a Covid-19 indicado pelo Governo de Pernambuco.

Segundo Gilson, as medidas são necessárias diante do aumento de casos positivos e de óbitos em decorrência do novo coronavírus. “Achamos prudente decretar medidas mais restritivas para que o vírus não venha a circular com mais frequência no município”, afirmou.

Gilson disse contar com a colaboração dos empresários da cidade, inclusive na orientação das pessoas com relação à importância do uso da máscara, da higienização das mãos e do distanciamento social.

“Peço até que eles me desculpem e entendam a nossa posição diante de que estamos passando por um momento muito difícil nesta pandemia e que se tomamos essas medidas é para que a população possa ter dias melhores num futuro muito breve”, relatou, Gilson que o endurecimento foi necessário visto que as medidas informativas não estavam surtindo efeito.

O prefeito de Brejinho disse acreditar que as medidas irão ajudar na diminuição dos casos e consequentemente de mortes no município.

Segundo Bento, um dos maiores problemas está em conscientizar as pessoas que testam positivo para o vírus a se manterem isoladas em casa.

“É um absurdo a pessoa sabendo que pode ser co-responsável pela morte de outras pessoas… porque queira ou não, são co-responsáveis pela morte daquelas pessoas que você anda, circula e transmite o vírus. Só quero dizer a população de Brejinho que todas as medidas estão sendo tomadas para eliminar a proliferação do vírus na nossa cidade”, destacou.

Gilson afirmou que a fiscalização está sendo intensificada, mas destacou a importância da colaboração da população para que as medidas deem certo. Com relação às pessoas que mesmo positivadas teimam em não manter o isolamento domiciliar, ele disse que podem sofrer sanções mais duras, como a aplicação de multas.

Do dia 7 de maio até esta terça-feira, Brejinho já registrou 5 novos óbitos pela doença. A cidade tem no total 16 óbitos confirmados e 2 em investigação. Conta com 589 casos positivos, 549 recuperados e 24 casos ativos da doença.

Dentre as medidas decretadas nesta terça-feira, fica proibida em toda a base territorial do município, a realização de festas, shows, jogos de futebol e qualquer outro evento que promova aglomeração de pessoas.

Além disso, as celebrações religiosas somente poderão acontecer sem a presença de fiéis, sendo permitida a transmissão pelos canais eletrônicos, como redes sociais e rádios.

Ouro Velho-PB ganha monumento de Nossa Senhora das Graças

N’uma noite fria  e chuvosa o Prefeito de Ouro Velho, Dr. Augusto Valadares, inaugurou na noite dessa terça-feira(11) o monumento de Nossa Senhora das Graças na praça coronel Sérgio Dantas, que também foi reformada.  Em sua rede social, o médico e líder político Dr. Júnior relatou que o ‘Monumento foi adquirido com recurso do próprio bolso, promessa do gestor Dr. Augusto, promessa feita e  promessa cumprida’.  Estiveram presente na inauguração a ex-Prefeita Natália, vice prefeito Paulo Júnior, vereadores, secretários, o Padre Eudes e populares.

EUA autorizam vacina da Pfizer e BioNTech contra a Covid-19 para jovens com 12 anos ou mais

EUA autorizam vacina da Pfizer e BioNTech contra a Covid-19 para jovens com 12 anos ou maisA FDA — agência reguladora de medicamentos nos Estados Unidos — autorizou nesta segunda-feira (10) o uso em caráter emergencial da vacina Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 em jovens de 12 a 15 anos. O imunizante já estava em uso em maiores de 16 anos nos EUA. O país, inclusive, já está vacinando toda a população acima dessa idade desde abril. O presidente Joe Biden prometeu, na semana passada, chegar a 70% da população adulta imunizada com ao menos uma dose até 4 de julho — feriado de Independência. Em nota, a FDA reconheceu que crianças e adolescentes geralmente têm formas mais leves da Covid-19 do que adultos, mas apontou: os EUA tiveram cerca de 1,5 milhão de casos de coronavírus em jovens entre 11 e 17 anos entre março de 2020 e abril de 2021.

Itapetim / prefeito anuncia reforma de prefeitura

O prefeito Adelmo Moura anunciou que o prédio da Prefeitura de Itapetim irá passar por uma grande reforma. Será feita a pintura completa, substituição de portas, colocação do corrimão nas escadas, retelhamento, colocação de algumas paredes de gesso e restauração da hidráulica e elétrica do local. O prédio da Prefeitura é um dos mais antigos de nossa cidade e, mesmo com a reforma, a arquitetura original será preservada. “Vamos fazer essa reforma para melhorar ainda mais o ambiente de trabalho dos funcionários e trazer muito mais comodidade à população que precisa frequentar o prédio. Muito feliz em poder realizar mais esta conquista em nosso município”, afirmou Adelmo.

Só Lula venceria Bolsonaro no 2º turno em 2022, mostra pesquisa Atlas

Um segundo turno entre Bolsonaro e Lula é o mais provável de acontecer, visto que ambos têm as maiores intenções de voto para o primeiro turno, segundo a pesquisa.

Ex-presidente Lula em Brasília

– Nova pesquisa do Atlas Político, divulgada nesta segunda-feira (10) pelo El País, mostra que o ex-presidente Lula é o único candidato capaz de vencer Jair Bolsonaro em um eventual segundo turno em 2022. Em um cenário como esse, Lula teria 45,7% das intenções de voto e Jair Bolsonaro 41%.

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e o ex-ministro Ciro Gomes também aparecem numericamente à frente de Bolsonaro, mas estão empatados tecnicamente. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. atlas-politico O levantamento do Atlas Político também mostra que 57% da população brasileira reprova o governo de Bolsonaro, contra 40% que aprova.

Carnaíba /Anchieta Patriota entrega hoje kits de irrigação e sistema de abastecimento na zona rural

(Foto inicio de 2020)

Nesta terça-feira (11), o prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), vai cumprir agenda administrativa na zona rural do município, onde vai entregar ações à população.

Às 12h30, o gestor estará no Sítio Quintas, na região de Ibitiranga, fazendo a entrega de Kits de Irrigação a diversos pequenos produtores. Os kits são frutos de uma emenda parlamentar estadual, Lucas Ramos (PSB). Já às 16h, o chefe do poder executivo fará a inauguração oficial do Sistema de Abastecimento de D’água das comunidades de Catolé, Chico Pereira e Tamboril. A obra vai garantir o líquido precioso nas torneiras de mais de 70 famílias e foi realizada numa parceria entre a prefeitura e o governo do estado, através do ProRural. “Seguimos trabalhando para atender as demandas e melhorar a vida das pessoas, principalmente das que residem no mundo rural”, frisa o prefeito Anchieta Patriota, segundo nota.

Serra Talhada e Afogados seguem liderando o número de óbitos no Pajeú

O Sertão do Pajeú confirmou, ontem, segunda-feira (10), mais 239 casos confirmados de Covid-19, 213 recuperados e 6 novos óbitos, de acordo com os boletins epidemiológicos dos 17 municípios, que compõem a região. Os números são referentes às últimas 72 horas. Agora o Sertão do Pajeú conta com 24.578 casos confirmados, 23.512 recuperados (95,66%), 479 óbitos e 587 casos ativos da doença.

Serra Talhada com 138 e Afogados da Ingazeira com 53 óbitos, são os municípios com mais casos na r

Secretário de Educação de SJEgito recebe ônibus de emenda parlamentar do deputado Tadeu Alencar

Secretário de Educação de SJE recebe ônibus de emenda parlamentar do deputado Tadeu Alencar

O Secretário de Educação Henrique Marinho recebeu as chaves de um ônibus zero KM, das mãos do deputado federal Tadeu Alencar. O ato aconteceu na cidade do Recife, na tarde dessa segunda (10).

O veículo foi adquirido através da destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil, tem capacidade de transportar até 44 estudantes com segurança, conforto e comodidade, além de aumentar a frota municipal e gerar economia para os cofres públicos. Em contato com o Blog do Marcello Patriota,  O gestor  Henrique Marinho comemorou o inicio da vacinação dos Professores em SJEgito.

Irmão mais novo de prefeito morto em acidente assume prefeitura em Itaquitinga

Uma curiosidade pouco explorada após a trágica morte do prefeito de Itaquitinga, Pablo Moraes, de 38 anos, é a de que seu irmão, Patrick Moraes, de 35 anos, assumirá a prefeitura do município. Ocorre que o gestor falecido em um acidente na PE 052 na noite de sábado, teve que lutar na justiça para garantir o direito de disputar novamente a prefeitura. Em setembro de 2020, ele figurava no rol dos candidatos inelegíveis, por  ter duas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE), referentes aos exercícios 2013 e 2016. Por isso, na vice da chapa registrou  o comerciante Patrick Moraes, seu irmão de Pablo. Os irmãos compuseram uma chapa puro sangue do PSD, já que não havia outro partido na composição da candidatura. Se Pablo não viabilizasse a candidatura, o nome seria o do irmão. A candidatura foi registrada e os dois se mantiveram na composição. Pablo foi eleito para o cargo ao receber 34,64% dos votos válidos, um total de 3.725 votos, contra 24,62% do candidato a reeleição Geovani de Oliveira Melo Filho (PSB), seguido por Iran Martins de Oliveira (Republicanos), 23,95%, Sinesio Monteiro de Melo Filho (PP), 10,74%, e Aldemir Francisco de Souza (PODE), 3,38%. as múltiplas candidaturas garantiram sua vitória.

Sertão do Pajeú se aproxima dos 480 óbitos por Covid-19

Brejinho, Carnaíba, São José do Egito e Serra Talhada confirmaram novos óbitos pela doença.

Por André Luis/Blog Nill jr

O Sertão do Pajeú confirmou, nesta segunda-feira (10), mais 239 casos confirmados de Covid-19, 213 recuperados e 6 novos óbitos, de acordo com os boletins epidemiológicos dos 17 municípios, que compõem a região. Os números são referentes às últimas 72 horas.

Agora o Sertão do Pajeú conta com 24.578 casos confirmados, 23.512 recuperados (95,66%), 479 óbitos e  587 casos ativos da doença.

Abaixo seguem as informações detalhadas, por ordem alfabética, relativas a cada município do Sertão do Pajeú:

Afogados da Ingazeira registrou 48 novos casos positivos e 58 recuperados. O município conta com 4.119 casos confirmados, 3.899 recuperados, 53 óbitos e 167 casos ativos.

Brejinho registrou 14 novos casos positivos, 13 recuperados e 2 novos óbitos. O município conta com 584 casos confirmados, 544 recuperados, 16 óbitos e 24 casos ativos. A Secretaria Municipal de Saúde não divulgou detalhes sobre os óbitos ocorridos.

Calumbi  registrou 7 novos casos positivos. O município conta com 426 casos confirmados, 403 recuperados, 3 óbitos e 20 casos ativos da doença.

Carnaíba  registrou 32 novos casos positivos, 12 recuperados e 2 óbitos. O município conta com 1.366 casos confirmados, 1.243 recuperados, 30 óbitos e 93 casos ativos da doença. Com relação aos óbitos confirmados, foram duas pacientes do sexo feminino. Uma com com 70 e outra com 77 anos

Flores registrou 4 novos casos positivos e 3 recuperados. O município conta com 850 casos confirmados, 794 recuperados, 30 óbitos e 26 casos ativos.

Iguaracy confirmou 5 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 604 casos confirmados, 571 recuperados, 22 óbitos e 8 casos ativos.

Ingazeira registrou 21 novos casos positivos e 19 recuperados. O município conta com 294 casos confirmados, 278 recuperados, 2 óbitos e 14 casos ativos.

Itapetim registrou 6 novos casos positivos e 6 recuperados. O município conta com 922 casos confirmados, 896 recuperados, 21 óbitos e 5 casos ativos.

Quixaba não divulgou boletim até às 21h42 desta segunda-feira (o município não divulga boletim desde o dia 6 de maio). O município permanece com 352 casos confirmados, 324 recuperados, 12 óbitos e 16 casos ativos.

Santa Cruz da Baixa Verde não divulgou boletim até às 21h42 desta segunda-feira. O município permanece com 463 casos confirmados, 442 recuperados, 11 óbitos e 10 casos ativos.

Santa Terezinha confirmou 9 novos casos positivos e 11 recuperados. O município conta com 767 casos confirmados, 741 recuperados, 24 óbitos e 2 casos ativos.

São José do Egito registrou 25 novos casos positivos e 1 óbito. O município conta com 1.799 casos confirmados, 1.717 recuperados, 41 óbitos e 41 casos ativos. O óbito confirmado trata-se de um paciente de 71 anos. Ele faleceu em Serra Talhada no dia 7 de maio, mas a SES só repassou a documentação nesta segunda para a Secretaria de Saúde de São José do Egito.

Serra Talhada registrou 31 novos casos positivos, 56 recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 8.326 casos confirmados, 8.097 recuperados, 137 óbitos e 92 casos ativos da doença. O 137° óbito se trata de paciente feminino, 67 anos, moradora do bairro São Cristóvão. Portadora de comorbidades (obesidade, hipertensão e diabetes), faleceu no dia 09/05/2021, no Hospital Eduardo Campos.

Solidão registrou 8 novos casos positivos e 19 recuperados. O município conta com 432 casos confirmados, 425 recuperados, 2 óbitos e 5 casos ativos.

Tabira registrou 21 novos casos positivos e 14 recuperados. O município conta com 2.163 casos confirmados, 2.091 recuperados, 31 óbitos e 41 casos ativos.

Triunfo registrou 8 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 749 casos confirmados, 710 recuperados, 24 óbitos e 15 casos ativos.

Tuparetama não divulgou boletim até às 21h42 desta segunda-feira. O município conta com 362 casos confirmados, 334 recuperados, 20 óbitos e 8 casos ativos da doença.

Prefeito de Calumbi tem alta

O prefeito do município de Calumbi, Sertão do Pajeú, Erivaldo José de Lima, o Joelson, recebeu alta do Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada, após ter sido internado com complicações da Covid-19. O gestor não chegou a ser entubado e foi conduzido para o HEC sob orientação do cardiologista serra-talhadense Waldir Tenório Júnior. Segundo o Farol de Notícias, ele continua se recuperando em casa. Nesta segunda-feira (10), a vice prefeita do município, Cuca do Riachão (PCdoB), usou as redes sociais para comunicar a alta médica do prefeito. -No dia 28 de abril, a assessoria da Prefeitura de Calumbi informou que Joelson recebeu diagnóstico positivo para a Covid-19 e que seguiria isolado em casa, trabalhando remotamente até se recuperar. No entanto na quarta-feira (05), o prefeito apresentou complicações da doença e foi internado na UTI do Hospital Eduardo Campos.

Morre Valdemir Siqueira, o Gordo

O ex-secretário de Infraestrutura de Afogados da Ingazeira, Valdemir Siqueira, 59 anos, morreu em consequência da Covid-19. A informação foi confirmada pela família.  Valdemir estava internado e intubado no hospital Nossa Senhora de Lourdes, Vila Galvão, Paulista. O blog Júnior Finfa falou mais sobre o caso para o programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, após conversar com os irmãos Cícero e Valdir Siqueira. A família confirmou a gravidade do caso. Secretário de infraestrutura na gestão Giza Simões, Valdemir Siqueira é também conhecido por sua habilidade em projetos arquitetônicos, mesmo sem formação acadêmica, em parceria com profissionais da área. Mente privilegiada, bom papo, amigo dos amigos, uma grande figura. A família não informou o horário do sepultamento.

Após buscas, bombeiros encontram corpo de Sargento da PM de Stª Terezinha que morreu afogado em lago de Petrolândia

Editado às 8h (11/05) Autoridades militares confirmaram ao Blog do Pereira o falecimento do 1º Sargento da Polícia Militar, o Terezinhense Adenilson Nobrega, conhecido por Gonga. Segundo familiares, o PM acabara de entrar para reserva, o militar entrou na Briosa nos anos de 90,  cumprindo seu dever na forma de devoção, protegendo o direito dos cidadãos e o dever do estado em atender os demandas da sociedade. Gonga mergulhou na tarde de sábado(08) no Lago da plataforma da Compesa, localizado na zona rural de Petrolândia para nadar, segundo relatos, não o viram mais e começaram as procuras, já no domingo (09) com várias equipes de bombeiros, devido a correnteza forte precisaram de apoio para encontrar o sargento-PM.

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros (4º GB) de Petrolina localizaram o militar no final da tarde desse domingo(09). A família esteve no local e reconheceu o corpo.Um familiar disse ao Blog no começo da noite de hoje, que Gonga, nasceu em Patos-PB, no entanto, viveu sua vida quase toda em Santa Terezinha, onde será sepultado. Nóbrega se formou policial no 3º Batalhão, sediado em Arcoverde, onde atuou por vários anos. Recentemente havia solicitado a sua reforma. O militar foi do serviço ordinário, ROCAM e também fez parte do GATI. A triste notícia pegou muitos companheiros de surpresa.  O corpo do Sargento  foi homenageado em Arcoverde no 3º BPM, batalhão onde Gonga trabalhava. O corpo de Sargento foi sepultamento com Honras Militares  na noite dessa segunda feira(10) no Cemitério São João Batista de Stª Terezinha.

Em nota a Prefeitura de Santa Terezinha manifestou pesar pelo falecimento do Policial Militar Sargento Nóbrega, vítima de afogamento na tarde de sábado (08), na zona rural de Petrolândia.
Formado no Batalhão Martim Soares Moreno, o PM prestou quase 30 anos de serviço à sociedade arcoverdense. Natural de Santa Terezinha, atuou na unidade na ROCAM e GATI. Em nome do Prefeito Delson Lustosa e todos os servidores, a Prefeitura Municipal lamenta a perda e se solidariza ao luto dos amigos e familiares. (Informações dos Blog: Pereira e Itamar)

Patriota diz que discute 2022, mas reclama: “muitos defendem da terra, mas se comprometem com os sem identidade”

(Foto de Cláudio Gomes.)

O ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e Presidente da AMUPE, José Patriota, se queixou ao debate das Dez de que muitas lideranças defendem publicamente um mandato estadual da terra, mas muito cedo se comprometem “com pessoas que não tem identidade nenhuma com a  região”.

Foi falando ao Debate das dez da Rádio Pajeú, com participação dos blogueiros Júnior Finfa, Pedro Araújo, Itamar França e Mário Martins. ” A população reclama e algumas lideranças não entendem essa reclamação”, disse sem citar nomes.

Ele lembrou nomes que já defenderam o Pajeú na ALEPE e no Congresso, como Josias Leite,  Edson Moura, Antonio Mariano, Orisvaldo Inácio, Zé Marcos, Inocêncio Oliveira. “Hoje você vê na mesma cidade, cinco, seis, sete candidatos. Alguns saem com 550,  mil votos. “Aí dizem que não voltam mais porque ficou cara a eleição”.

“Nesse modelo eu tenho dificuldades. Ainda bem que a população deseja. Acolho e agradeço. Também tem muitas lideranças”. Além do apoio natural de Sandrinho Palmeira, Ele citou Anchieta Patriota, de Carnaíba e a dupla Luciano Bonfim e João Batista, de Triunfo. Patriota revelou que recebeu proposta pra ser candidato majoritário por um outro partido, mas declinou pela história no PSB. Ele revelou que o partido já abriu diálogo com ele, citando Paulo Câmara, João campos e Sileno Guedes.

Perguntado se terá o apoio de Aline Mariano, ex-vereadora do Recife, disse esperar que Aline retribua o apoio que foi dado por ele e seu grupo. “Infelizmente ela não alcançou o mandato, mas Afogados votou dentro do esperado”.

Patriota disse que avalia muito positivamente os primeiros dias da gestão Sandrinho, pela continuidade ao que ficou encaminhado e pelas novas ações. Também voltou a dizer que, apesar de naturalmente ouvido, foi de Sandrinho a palavra final sobre a montagem do Secretariado. “Minha missão é angariar recursos parta o município e acompanhar a agenda de obras e tenho feito”.

Patriota elogiou a participação de Daniel Valadares no governo, dizendo que ele foi eleito pra isso e revelou que nem tudo que Sandrinho toca no seu estilo ele necessariamente concorda. “Mas minha obrigação é respeitar sua autonomia. Não fui eleito pra ficar me metendo em tudo”.

/~~Giro pelos Blog’S ( Terça feira 11/05/2021) ~~/

Blog do FinFa

Espera o apoio – O ex-Prefeito de Afogados da Ingazeira e Presidente da AMUPE, José Patriota disse ontem (10) em entrevista ao Debate das Dez, na Rádio Pajeú, ao radialista Nill Júnior, que espera o apoio a sua eventual candidatura a deputado estadual da ex-vereadora do Recife, Aline Mariano. Patriota reafirmou a necessidade do Pajeú ter um representante e ainda lamentou o fato de Aline não ter sido eleita na eleição passada. “Fizemos tudo que podíamos mas infelizmente ela não conseguiu se eleger”, declarou Patriota.

Assinou – A prefeita de Floresta-PE, Rorró Maniçoba, assinou ontem (10), ordem de serviço para construção de banheiros na zona rural, como forma de efetivar o trabalho de saneamento básico e saúde coletiva. “É uma enorme satisfação anunciar ao povo da minha terra mais um início de obra que, também, chega à zona rural. Sempre trazer melhorias para o município é o nosso principal objetivo”, afirmou a prefeita Rorró Maniçoba.

Entregou -O deputado federal Sebastião Oliveira, entregou a prefeita, Eliane da cidade de Santa Cruz, um ônibus escolar novo e todo equipado, com acessibilidade para portadores de necessidades especiais, através de umaemenda parlamentar do deputado. “Tenho a honra de entregar a chave do veículo à prefeita Eliane, sabendo que esse transporte servirá para o fortalecimento da educação infantil” pontuou Sebá.

Recebeu – O secretário de educação Henrique Marinho recebeu as chaves de um ônibus zero KM, das mãos do deputado federal Tadeu Alencar. O ato aconteceu na cidade do Recife, na tarde dessa segunda (10). O veículo foi adquirido através da destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil, tem capacidade de transportar até 44 estudantes com segurança, conforto e comodidade, além de aumentar a frota municipal e gerar economia para os cofres públicos.

Inicia entrega – A Prefeitura de Custódia-PE, inicia nesta quarta-feira (12), a entrega dos KITS ALIMENTAÇÃO para todos os alunos da rede municipal.

Vai reformar –

O prefeito da cidade de Itapetim-PE, Adelmo Moura, anunciou ontem que vai iniciar uma grande reforma no prédio da Prefeitura Municipal. “A reforma será geral, pintura completa, substituição de portas, corrimão nas escadas, o serviço total de retelhamento, vamos colocar algumas paredes de gesso e fazer reparos nas instalações hidráulica e elétrica do prédio. O prédio da Prefeitura, é um dos mais antigos de nossa cidade e, mesmo com a reforma, a arquitetura original será preservada”, disse o prefeito.

Reconstrução – A Prefeitura de Garanhuns-PE, iniciou a recuperação devias púbicas após aschuvas nos últimos dias. Ontem as equipes da Secretaria de Infraestrutura Obras e Serviços Públicos, estiveram nos bairros Magano e Manoel Chéu. Na rua das Patativas, que tem início no Manoel Chéu e segue até o Aluísio Pinto, está sendo realizada a reposição de calçamento de paralelepípedo nos locais afetados pelas águas. Também recebem a recomposição do pavimento as ruas Ascenso Ferreira, Carmen Miranda e Carlos Gomes, todas no Magano.

Missão dividida – O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, anunciou que a partir de agora, o vice-prefeito Simão Durando, estará mais presente no acompanhamento das obras e no monitoramento dos projetos do município.“Com a gente nunca teve mistério: o nosso trabalho dá resultado porque, além de somado, ele também é dividido. Enquanto eu continuarei buscando recursos, firmando parcerias, dialogando com parlamentares, ministérios e, claro, também indo às obras, Simão estará nesta missão de vistoriar as obras e monitorizar nosso projetos”, disse Miguel.

 

Frase –

 “Eu respeito as opiniões de Sandrinho, assim como ele respeita as minhas”. (Prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, respondendo este blogueiro na live na noite de ontem, sobre a polêmica do acréscimo do Decreto do Governdor o mês passado, do qual gerou uma discordância pública entre os dois)

 

Perguntar não ofende – Em breve teremos partido opocionista aderindo o Governo Paulo Câmara?

Coluna da FolhaPE/Edmar Lyra

José Múcio pode ser opção para o Senado em 2022 

Aos 72 anos, José Múcio Monteiro iniciou sua trajetória política ainda na década de 70 quando elegeu-se vice-prefeito de Rio Formoso. Na década de 80 elegeu-se prefeito daquela cidade, porém renunciou ao cargo para assumir a presidência da Celpe no governo Roberto Magalhães, e ainda ocupou o cargo de secretário de Transportes, Comunicação e Energia. A passagem pelas duas funções o credenciaram para disputar o governo de Pernambuco em 1986 contra o favorito Miguel Arraes. Apesar da derrota, foi a partir dali que ele iniciaria uma bela trajetória na política pernambucana e nacional.

Na disputa seguinte de 1990 elegeu-se pela primeira vez deputado federal, ficando no posto até 2009 quando renunciou para tornar-se ministro do Tribunal de Contas da União. Antes, as passagens pela liderança do governo Lula na Câmara dos Deputados e pelo ministério das Relações Institucionais o credenciaram para a mais alta corte de contas do país, chegando a presidir o TCU até pedir a aposentadoria em 2020.

Desde que disputou o governo de Pernambuco sempre ficou a sensação que José Múcio poderia ter ocupado um cargo maior no estado, e quase toda eleição teve seu nome lembrado, vide 2010 para o Senado e 2014 para suceder Eduardo Campos no governo, opções que nunca se concretizaram pela sua função no TCU.

Com a iminente desistência de Fernando Bezerra Coelho de disputar a reeleição para o Senado em prol de lançar Miguel Coelho para governador, há um verdadeiro vácuo na disputa pelo Senado Federal em 2022, o que tem surgido uma série de nomes, que apesar de reunirem credenciais para o posto, nenhum seria uma espécie de unanimidade, o que tem levado lideranças políticas da Frente Popular a sugerir o nome de José Múcio Monteiro para ser o senador da aliança liderada pelo PSB em Pernambuco no próximo ano.

Há quem afirme que a escolha de Múcio evitaria questionamentos de outros interessados na vaga dentro da própria Frente Popular e poderia afugentar postulantes para o posto na oposição, tornando-se mais um óbice para a competitividade oposicionista na disputa do próximo ano. A grande dúvida é primeiro se José Múcio estaria disposto a voltar para a vida pública disputando mandatos eletivos, e por qual partido ele poderia entrar na disputa, mas sem dúvidas teria o aval de diversas lideranças e seria um ativo político que levaria credibilidade e respeitabilidade à chapa majoritária da Frente Popular.

Assembleias – Em manifestações enviadas aos ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, o procurador-geral da República, Augusto Aras, reiterou o pedido para que a Corte declare a inconstitucionalidade de normas do Paraná e de Mato Grosso que permitem a recondução, em uma única legislatura, de deputados estaduais para o mesmo cargo nas mesas diretoras das assembleias.

Everaldo Cabral – O ex-deputado estadual Everaldo Cabral anunciou que está de saída do PP, por onde disputou as eleições em 2018, há rumores de que ele poderá se filiar ao Avante do deputado federal Sebastião Oliveira para ser novamente candidato em 2022.

Inocente quer saber – PP, PSD ou Republicanos, qual seria a melhor escolha para José Múcio disputar o Senado?

Os subservientes de Fernando Santos

Há 15 anos, na condição de pioneiro na blogosfera no Nordeste, tenho observado o panorama dos fatos mais relevantes da região, do Estado e do País, especialmente, com um olhar diferenciado dos convencionais. À propósito do escândalo do Grupo João Santos, os mais variados meios de comunicação do País noticiaram a operação da Polícia Federal sem adentrar nos detalhes que estão além do factual.

Busquei introduzir novos ângulos, sobretudo aspectos políticos e dos dramas familiares, sempre numa perspectiva de acrescentar informação e análise para nossos leitores. Agora jogo luzes sobre a questão política por trás de tudo o que aconteceu. Na verdade, o poderoso Fernando Santos, herdeiro de João Santos, já falecido, foi, durante muito tempo, o empresário de maior poder político em Pernambuco.

Como o mundo dá voltas e nada dura para sempre, no momento desesperador que o mandachuva enfrenta, quadro dantesco nunca imaginado por ele, que pensava ter o poder de Midas, de transformar em ouro tudo na velocidade que julgava mais adequado ao grupo, assiste simplesmente todos os políticos que o paparicavam sumir. Na verdade, todos desapareceram e muitos deles começaram até a falar horrores sobre ele.

Os que sobreviveram por muito à sombra de Fernando Santos, achando que Pernambuco girava em torno da sua venta, perguntam desde quinta-feira, quando estourou a operação da Polícia Federal onde estão Paulo Câmara e Geraldo Júlio, que viviam a bajulá-lo? O tratavam de “Doutor” Fernando. O blog apurou que foram eles, Geraldo e Paulo, que negociaram a compra do terreno onde hoje está instalada a Fiat, em Goiana, dando inúmeros privilégios a Fernando Santos.

Isso, aliás, outra operação suspeita, com viés de direcionamento, deveria também ser parte de nova investigação. Na época, o atual governador era secretário da fazenda e Geraldo Júlio, secretário de Desenvolvimento Econômico, ambos responsáveis por toda a negociata com o grupo João Santos que já tinha, vale a ressalva, dívidas tributárias gigantescas com o Governo de Pernambuco.

Eduardo Campos também tratava Fernando de doutor, era um semideus para ele, assim como seus pupilos “Paulinho” e “Geraldinho”, como se referia a eles. Esse escândalo só focou o nível federal, esquecendo, propositadamente, o estadual, onde se concentra o Grupo João Santos e onde Fernando Santos sempre foi tido como o grande poderoso. Onde está o Ministério Público estadual e a Polícia Civil? Por que só as autoridades federais foram acionadas? Os políticos de Fernando Santos em Pernambuco, hoje, são Paulo Câmara Lenta e Geraldo Covidão. Ambos devem pagar por todos os abusos que praticaram para proteger o grande padrinho “Doutor” Fernando.

Terreno superfaturado – Segundo o blog apurou, a compra do terreno da Fiat gerou ganhos absurdos para Fernando Santos e seu grupo. O valor do hectare antes da entrada da Fiat era em torno de R$ 8 mil e logo depois passou a ser entre R$ 500 mil e R$ 1 milhão, ou seja, geraram uma valorização entre 60 e 120 vezes dos milhares de hectares das terras de Fernando Santos e do seu grupo. E não ficou só nisso. Fernando e seu grupo receberam áreas de “compensação” várias vezes maior do que entregou, além do que se fala de abatimentos tributários para um dos grupos que mais devia ao Governo do Estado. Isso nunca foi investigado e agora o MP tem a obrigação de iniciar, de imediato, a parte estadual do escândalo.

Laços antigos – As raízes da amizade fraterna entre Fernando e Eduardo Campos brotaram desde o tempo em que Miguel Arraes se tornou muito amigo de João Santos, o pai de Fernando. Arraes era do Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA) e ali que conheceu o velho João. Depois, ficaram ainda mais próximos no Governo do Marechal Cordeiro de Farias, do qual Arraes foi secretário da Fazenda. O Marechal Cordeiro depois virou diretor-executivo do grupo João Santos durante décadas, revelando-se o grande protetor do grupo durante o regime militar.

O amigo Cali – O ex-governador Carlos Wilson Campos, também já chamado por Deus, foi amigo de juventude de Fernando Santos. Comenta-se que chegaram a ser sócios numa boate. Quando Cali foi vice-governador de Arraes, aproximou ainda mais Eduardo de Fernando, que criaram uma amizade da mais profunda intimidade, sólida, apesar de existir uma superioridade de Fernando, que praticamente dava ordens a Eduardo sobre tudo o que deveria ser feito em benefício do grupo de Fernando. Na verdade, transformou-se no grande mandachuva do Governo.

Poder de fogo – Pessoas que participaram dos governos de Arraes e de Eduardo confirmaram ao blog que o herdeiro de Arraes nem sequer questionava o que Fernando queria. Simplesmente chamava Paulo e Geraldo para cumprirem as ordens do grande padrinho dos três. Sempre foi uma subserviência vergonhosa. Até as paredes do Palácio das Princesas, que têm ouvidos de tuberculoso, atestam o poder de fogo de Fernando Santos, que, por ajudar financeiramente em todas as campanhas, se sentia dono do Governo.

Joaquim e Fiuzão – Já o ex-deputado Ricardo Fiúza, primo da esposa de Arraes, dona Madalena Fiúza, tinha um carinho paternal com Eduardo. Como era um dos políticos mais ligados a Fernando Santos, também foi outro canal de aprofundamento da relação entre Eduardo e Fernando. O ex-governador Joaquim Francisco, por sua vez, trabalhou diretamente com Fernando Santos no grupo João Santos e na sua época, como membro do PSB, também funcionou como ponte adicional entre Eduardo e Fernando. Mesmo tendo relação íntima com Fernando, Eduardo gostava de delegar trabalho para os seus tarefeiros, especialmente Paulo Câmara e Geraldo Júlio, que eram os mais ávidos a satisfazer aos seus dois “senhores”.

CURTAS

TAREFEIRO – O deputado Raul Henry (MDB) fazia de tudo para ser tarefeiro de Fernando Santos. Comenta-se que, no período que ficou ligado a Eduardo Campos, fez de tudo para servir a Fernando. E depois que virou vice-governador de Paulo Câmara, ficava de prontidão para ajudar nas “tarefas” do “padrinho” do governador.

HOJE CONDENAM – Após a morte de Eduardo, Paulo Câmara como governador e Geraldo Covidão como prefeito ficaram sendo os principais políticos de relações profundas com Fernando Santos no Estado. Enfim, todos os que eram bajuladores de Fernando Santos são exatamente os que mais falam mal, hoje, do antigo padrinho. O classificam de inescrupuloso, desonesto, fraudador, criminoso, além de outras acusações de cunho puramente pessoal e íntimo.

Perguntar não ofende: Quem agora apresenta dignidade para dizer que é amigo de Fernando e assume que pediam ajuda ao todo poderoso do grupo João Santos?

Blog Ponto de Vista

 

Escrito Wellington Ribeiro 

A prefeita de Camaragibe, Doutora Nadegi, que é médica, acertou a mão na vacinação contra a COVID-19 e fez um dos mais exitosos inícios de mandatos de prefeitos no estado. Só no último sábado (8), a gestora comandou a imunização de mais de três mil pessoas em apenas oito horas na ação que ficou conhecida como o Dia D da Vacinação. Sob a gestão de Nadegi, Camaragibe é o único da Região Metropolitana que não interrompeu a vacinação de coronavac porque provisionou o imunizante.

Outra ação de destaque do Governo Nadegi foi a campanha Camaragibe na Corrente do Bem, que arrecadou mais de oito toneladas de alimentos para as famílias camaragibenses em situação de vulnerabilidade em decorrência da pandemia. A gestão também pagará um auxílio emergencial aos artistas da cidade que estão sem trabalhar por causa do coronavírus.

Com seu jeito sincero e receptivo, a prefeita pacificou a questão política de Camaragibe, que era bastante atribulada na época dos seus antecessores. Nadegi mantém uma relação institucional e de respeito com todos os poderes constituídos; com transparência e respeito à coisa pública. Todas essas ações fizeram de Camaragibe um exemplo no combate à COVID-19 e colocaram a cidade nas manchetes nacionais quando o assunto são boas práticas de gestão.

ENTRADA – Candidato a prefeito de Garanhuns no ano passado, onde ficou na 3º colocação com mais de16 mil votos, o ex-vereador Zaqueu se filiou ao PL pelas mãos do deputado federal Fernando Rodolfo que levou o garanhuense a Anderson Ferreira, presidente estadual do PL e pré-candidato a governador, para formalizar o seu ingresso na sigla. A entrada de Zaqueu no PL fortalece a base de Anderson Ferreira no Agreste Meridional, sobretudo em Garanhuns, maior colégio eleitoral da região.

CONSOLIDADOS – O Sertão de Itaparica, região que compreende os municípios de Floresta, Belém de São Francisco, Carnaubeira da Penha, Itacuruba, Petrolândia e Tacaratu, tem tudo para manter as suas duas cadeiras na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O deputado estadual licenciado e atual secretário Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes (PSD) está com a reeleição bastante encaminhada. Situação também semelhante está Fabrizio Ferraz (PP) que ampliou a sua base de apoio de forma significativa e tem tudo para renovar o mandato.

VITÓRIA – Grande entusiasta do reconhecimento das Igrejas como atividades essenciais, o deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PP) comemorou a sanção por parte do governador Paulo Câmara da Lei de sua autoria que garante a realização de atividades religiosas durante a situação de calamidade pública instalada no Estado, em razão do novo coronavírus. No Legislativo Estadual Collins tem sido uma voz ativa em defesa do evangelho, da família e da vida.

NO AR – Deputada estadual mais votada da história de Pernambuco, a Delegada Gleide Ângelo (PSB) vem cumprindo uma intensa agenda de entrevistas à rádios da Região Metropolitana e interior do estado. Na próxima quinta (13) ela estará na Rádio Litoral FM para realizar um balanço da sua atuação na ALEPE. Emissora sediada em Barreiros, a Litoral FM abrange com o seu sinal mais de 40 municípios da Zona da Mata, Agreste e até Região Metropolitana.

CONCORRIDO – Ainda é um mistério sobre qual destino partidário o ex-prefeito Luciano Duque (Serra Talhada) optará para disputar uma vaga na ALEPE. Atualmente no PT, Duque segue sendo cortejado por várias siglas.

Blog do Elielson

Líder do Governo no Senado Federal, o pernambucano Fernando Bezerra Coelho durante sua participação no Roda Viva da TV Cultura deixou claro seu posicionamento para a eleição do próximo ano: “Vamos trabalhar para a reeleição do presidente Bolsonaro”, cravou ao ser questionado sobre sua trajetória política.

Essa declaração de FBC reforça a tese que apresentamos na coluna do sábado onde a oposição já estuda em trazer o presidente para o jogo estadual. O senador chegou a comparar a eleição nacional com o pleito do Recife, “o eleitor do Recife tinha que optar entre João Campos e Marília, entre a rejeição ao PSB e o antipetismo. Escolheram o filho de Eduardo, assim vai ser com Lula e Bolsonaro”.

Por fim, encerra-se qualquer especulação de um eventual retorno do clã dos Coelhos a Frente Popular ou aproveitar uma candidatura bolsonarista para se colocar ao centro. FBC se transforma no maior militante do presidente no Estado e se de fato Bolsonaro se reeleger – como preconiza sua tese – ele estará no céu.

APOSTAS – Ainda na entrevista, FBC destacou a recuperação da economia e a geração de empregos. Em sua visão isso será fundamental para a permanência do Centrão na base de Bolsonaro.

ESFORÇO EXTRA – Como líder ele revelou que por muitas vezes não queria que o presidente fizesse algumas declarações porque seu trabalho no Congresso aumenta significativamente exigindo um esforço extra. Preferiu não citar quais declarações do presidente.

VACINAS – Ao falar de CPI do Covid, Fernando Bezerra disse que o Governo fez sua parte na aquisição das vacinas. E sinalizou para o esforço que o governador Doria empreendeu em São Paulo.

RÁPIDAS

BUSCANDO RECURSOS – O prefeito Zé Martins embarcou ontem para Brasilia em busca de mais recursos para João Alfredo. Ele cortejado por onde passa!

PROSA POLÍTICA – O PSB está realizando uma rodada de debates pelas plataformas digitais. Ontem, o presidente Sileno Guedes debateu com o secretário Clóvis Benevides para discutir o combate à violência e drogas. Teve a medição de Dora Pires e Evaldo Costa.

SERVIÇO ESSENCIAL – O governador Paulo Câmara sancionou a lei vinda da Alepe que estabelece as atividades religiosas como serviço essencial.

PINGA-FOGO: Quem se beneficiará com a polarização de Bolsonaro e Lula em Pernambuco?

Fome atinge 47% da população do semiárido, diz pesquisa

Dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PENSSAN) apontam que cerca de 3,67 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar grave durante a pandemia na região do semiárido.

Brasil de Fato – No semiárido brasileiro, cerca de 47% da população está em situação de fome. Dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PENSSAN) aponta que foram registradas cerca de 3 milhões e 674 mil pessoas em situação de insegurança alimentar grave durante a pandemia. A área classificada como semiárido brasileiro compreende todos os estados da região Nordeste e algumas regiões de Minas Gerais. É um local caracterizado por um clima quente e seco, com longos períodos de seca e baixo índice de chuvas. Ao todo, moram na região 7,7 milhões de pessoas.

“A tendência, com a paralisação de políticas públicas, é a retomada da realidade vivenciada em 2003 e 2004, quando a gente tinha um número significativo de famílias morrendo de fome e morrendo de sede”, explica Valquíria. “O que segurou a situação do semiárido foram mais de 10 anos de investimentos em políticas públicas de convivência com o semiárido. E a gente está falando de acesso à água e acesso à condições para produção de alimentos”, acrescenta.

FPF divulga tabela das quartas de final do Paulistão; veja datas, horários e onde assistir

A Federação Paulista de Futebol divulgou nesta segunda-feira pela manhã a tabela das quartas de final do Campeonato Paulista 2021. A disputa é em jogo único. Veja abaixo as datas, os horários e onde assistir aos jogos:

Terça-feira
Corinthians x Inter de Limeira – 16h (Globo, SporTV e Premiere)

Quarta-feira
Mirassol x Guarani – 21h (SporTV e Premiere)

Sexta-feira
Red Bull Bragantino x Palmeiras – 19h30 (Premiere)
São Paulo x Ferroviária – 21h30 (SporTV e Premiere)

Depois de perder a filha de 23 anos para a Covid-19, ex-vereador Sandro Freitas, de Brejinho, morre da doença em João Pessoa, PB

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e área interna

Faleceu em João Pessoa-PB o  ex-vereador de Brejinho Sandro Freitas. Sandro Freitas era diretor/presidente da PUBLICSOFT, empresa de assessoria contábil e trabalhava para várias prefeituras em Pernambuco e Paraíba. O ex-parlamentar estava acometido da Covid-19 e após complicações foi internado na UPA no sábado (08) em João Pessoa, vindo a falecer neste domingo(09). Sandro tinha comorbidades.

O ex-vereador havia perdido uma filha de 23 anos, Isabel Aquino, Bacharel em Ciências Contábeis, também vítima da Covid-19. Isabel faleceu em fevereiro. O Prefeito de Brejinho, Gilson Bento lamentou a morte do ex-parlamentar e decretou luto oficial de 3 dias na Terra Mãe do Rio Pajeú. O presidente da Câmara Ligekson Lira também lamentou a morte.

O sepultamento será no cemitério da Paz na Capital paraibana.

Estudante Itapetinense da ETE Célia Siqueira-SJEgito foi um dos escolhidos para o Programa Jovens Embaixadores 2021

Três estudantes da Rede Estadual foram selecionados para o programa Jovens Embaixadores 2021. O anúncio foi feito na última sexta-feira (7) pela Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil, que divulgou a relação dos 33 alunos de escolas públicas de todo o País aprovados.

Maria Clara Manso de Almeida, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Deolinda Amaral; Karolyna de Oliveira Ramos, da Escola de Aplicação do Recife; e Gabriel Espedito Gonçalves dos Santos, da Escola Técnica (ETE) Professora Célia Siqueira; farão o intercâmbio de forma online, de 14 de junho a 13 de agosto, devido à pandemia da Covid-19.

O resultado final inclui nomes de jovens de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Durante o período de intercâmbio, os Jovens Embaixadores brasileiros e americanos vão participar de atividades e oficinas sobre liderança, cultura e comunicação, cidadania digital, e compartilharão, sempre virtualmente, um pouco de suas histórias e culturas por meio de suas famílias e comunidades.

Além disso, os participantes deverão realizar atividades complementares que visam estimular o processo criativo e inovador de todos, contando com missões, desafios e projetos.

A seleção aconteceu em três etapas: a primeira consistiu no envio da documentação pessoal e documentação que comprovasse que o estudante participa de iniciativas de empreendedorismo e impacto social; a segunda foi uma prova escrita; e a terceira e última foi uma entrevista.

Primeiro sertanejo a participar do Programa, Gabriel, estudante do 3º ano da ETE Professora Célia Siqueira, em São José do Egito, no Sertão do Pajeú, é pura expectativa. “Infelizmente não vai acontecer a viagem, mas tenho certeza que vou aprender muito. Sempre quis participar de algo maior que eu, e enxergo essa seleção como uma grande oportunidade. Quero ampliar meus horizontes e treinar meu inglês com os nativos. Fiquei surpreso quando soube da informação de que sou o primeiro estudante sertanejo a ser selecionado e acho que a ficha ainda não caiu”, revelou o jovem que é natural de Itapetim, filho de da Enfermeira Loura e Heli Antonio.

Bandidos explodem agência da CEF de Betânia. “Tomaram conta da cidade”, diz prefeito

Nenhuma descrição disponível.Prédio é o mesmo onde fica prefeitura e Câmara

Criminosos explodiram essa madrugada a agência da Caixa Econômica do município de Betânia. A população acordou assustada com as explosões e tiros. As imagens e vídeos mostram o banco totalmente destruído. É a terceira ação contra o banco, a mais violenta. Segundo informações preliminares de leitores do blog na cidade, após a explosão, a estrutura do pavimento superior veio abaixo, caindo sobre os caixas eletrônicos. Na cidade, como costuma acontecer em ações desse tipo, foram muitos disparos ouvidos na cidade.

A área é a que pertence ao 14º BPM, sediado em Serra Talhada. Os policiais fazem diligências na busca pelos criminosos. Como a estrutura do prédio cedeu, não se sabe se houve êxito na operação por parte dos bandidos. O prédio é o mesmo onde fica a Prefeitura e a Câmara de Vereadores.

Em entrevista ao programa Manhã Total, o prefeito Mário Gomes Flor Filho, o Mário Flor, do Republicanos, comentou a ação. “Realmente foi uma madrugada de pânico. À meia, noite, eu ainda estava acordado, a gente escutou os primeiros tiros e já imaginou que era isso”. Segundo o gestor, eles encurralaram a  policia no destacamento. “São apenas três policiais por escala. Tomaram conta da cidade. Foram cerca de 25 minutos. Lá ainda tem explosivos”. O prefeito confirmou o que as imagens mostram. “São uns 25 metros de laje. Ficou totalmente destruído”. O prefeito estranhou o fato de lamentou o fato de que não era período de pagamento. Ele disse que a Caixa deve arcar com o prejuízo. “Na parte de cima a prefeitura funciona. A Caixa tem um contrato de cessão do imóvel. Da outra vez recuperou o prédio. Deve fazer o mesmo agora”

Tuparetama iniciará vacinação para portadores de comorbidades

É necessário realizar agendamento pelo aplicativo “Vacina Tuparetama”

Tuparetama inicia nesta segunda-feira (10), o cadastramento de pessoas com comorbidades para vacinação contra covid-19. O procedimento será feito preferencialmente por meio das plataformas digitais, aplicativo e site, onde o usuário poderá fazer o login, selecionar “cadastro para vacinação contra Covid-19” e em seguida, marcar o grupo prioritário ao qual faz parte.

Para facilitar o acesso à página de cadastramento, foi disponibilizado um link no portal do Governo de Tuparetama (www.tuparetama.pe.gov.br) onde a população também poderá fazer o agendamento ou baixar o aplicativo no celular.

O cadastro coleta do usuário os seus dados pessoais: CPF, RG, Cartão do SUS, comprovante de residência e telefone. Deve ser informada também, a Unidade de Saúde da Família onde geralmente é atendido ou a mais próxima da residência.

“Os moradores podem tirar dúvidas com os agentes de saúde, pessoas já conhecidas. Mas é preciso alertar a população para não repassar dados pessoais por telefone a desconhecidos. Nossas equipes são devidamente identificadas.”, alertou Elizabeth Gomes, secretária de Saúde.

Os dias e horário da vacinação serão agendados conforme a ordem de preenchimento dos cadastros. “Os dados pessoais informados serão conferidos no momento da vacinação e inclusive só receberá a dose quem estiver em mãos documento com foto RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e comprovação da comorbidade.”, ressalta a encarregada de imunização no município, Lívia Renato.

Caso o público-alvo tenha dificuldade de realizar o cadastro por meio digital, deve procurar Sandra Darc ou Luana Rodrigues na Secretaria Municipal de Saúde, que estarão auxiliando e tirando dúvidas.

Grupos Prioritários aptos a tomarem a vacina

As vacinações iniciarão pela etapa 1 para as seguintes comorbidades: Diabettes Mellitus, Doenças Renal Crônica para pacientes em diálise; Imunossuprimidos: pacientes portadores de HIV e Pacientes Oncológicos com tratamento realizado nos últimos 6 meses; Obesidade Mórbida e Síndrome de Down. Vale ressaltar que somente para Diabetes Mellitus a faixa etária inicial será de 50 a 59 anos, diminuindo posteriormente a faixa de idade conforme disponibilidade de vacinas.

Num segundo momento da vacinação, a campanha abrangerá pessoas com comorbidades crônicas e hipertensão grau 3.

“As demais etapas serão divulgadas conforme os grupos prioritários forem sendo atendidos e seguindo o plano vacinal definido pelo Ministério da Saúde, assim como a disponibilidade das vacinas”, explica a secretária de Saúde, Elizabeth Gomes.

Pulada do vereador Eraldo Moura em Tabira gera debate nas redes sociais

A já esperada mudança de palanque do vereador Eraldo Moura eleito pelo partido Rede no palanque de Flávio Marques, candidato da oposição para o bloco governista da prefeita Nicinha Melo, é o novo burburinho da política tabirense.  Eraldo inicia a discussão em recado pelo WhatsApp onde envia mensagem endereçada aos colegas de câmara e em especial ao presidente Djalma das Almofadas: “Quero dizer ao senhor presidente que realmente estou de carro novo, mas é suor e financiamento meu. Qualquer dúvida procure o Banco Safra. Eu não voto por dinheiro, diferente de outras pessoas…” O presidente da Câmara, Djalma das Almofadas, em mensagem no WhatsApp, rebateu: “Vereador Eraldo, o senhor tem que saber enfrentar os seus próprios demônios. O senhor é responsável pelos seus atos. Não se defenda atacando. O que tenho com suas decisões?”. Populares entraram no debate e soltaram o verbo contra o vereador, agora rotulado como “novo pula/pula” da cidade.

Prefeitura de Itapetim faz processo seletivo para vagas na saúde

Foi aberto o edital nº 004/2021 do novo processo seletivo Prefeitura de Itapetim, no Sertão de Pernambuco. As inscrições foram iniciadas nesta sexta-feira, dia 07, e concluem-se no dia 14 de maio de 2021.O certame é voltado para a contratação de 07 (sete) profissionais Médicos (nível superior), mais a formação de cadastro. O vencimento básico é de R$ 1.800,00 a R$ 10.000,00, conforme a especialidade e a jornada de trabalho no município.

O candidato selecionado e contratado terá vinculação empregatícia submetida ao Regime Especial de Direito Administrativo (também conhecido como REDA). A validade da iniciativa será de seis meses e a forma de seleção dos candidatos será a análise curricular.

Especialidades médicas:  Médico (Generalista), Médico Pediatra, Médico Ortopedista, Médico Gastroenterologista, Médico Oftalmologista, Médico Endocrinologista.

Inscrições /Os interessados em participar do processo seletivo devem realizar suas inscrições até 14 de maio de 2021. Baixe a  Ficha de Inscrição no site da Prefeitura de Itapetime depois você pode enviá-la, devidamente preenchida, para o e-mail: processoseletivo@itapetim.pe.gov.br. As inscrições serão gratuitas e não se esqueça de também enviar toda a documentação comprobatória listada no edital, tudo no formato PDF.

Santander abre inscrições de novos projetos sociais para crianças e idosos em Calumbí, Triunfo e Serra Talhada

DIVULGAÇÃO

O Banco Santander Brasil está recebendo inscrições dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa para a seleção de novos projetos de apoio a esses públicos e pode formalizar parcerias com instituições em Pernambuco. Aqui no Estado, os programas do Santander, em 2020, apoiaram 17 projetos que atendem 1.525 crianças e adolescentes, além de dez que beneficiam grupos de pessoas idosas. Foi o estado com o maior número de projetos contemplados, inclusive ficando na frente de São Paulo. O modelo funciona assim o Banco, por meio de seus programas de mobilização social Amigo de Valor e Parceiro do Idoso, atua no fortalecimento da rede de proteção de garantia de direitos com a arrecadação de recursos para iniciativas de todo o Brasil, por meio de contribuições que podem ser dedutíveis de imposto de renda.

As inscrições para ambos os editais foram prorrogadas até o dia 7 de junho e podem ser feitas nos links do Amigo de Valor e do Parceiro do Idoso. Os programas do banco espanhol já apoiaram mais de 800 iniciativas de enfrentamento às violações dos direitos de crianças, adolescentes e idosos em diversos municípios brasileiros.
Somente em 2020 foram direcionados R$ 15,7 milhões para 59 projetos apoiados pelo Amigo de Valor. O Parceiro do Idoso recebeu R$ 9 milhões para 34 projetos apoiados.

Câmara de Vereadores de Solidão suspende sessões ordinárias por 10 dias

Com votos dos governistas, Câmara de Solidão rejeita Novo Código Tributário  proposto pelo Prefeito. - Blog do Pereira.Net

A presidente da Câmara de Vereadores de Solidão, Adriana de Lima, suspendeu a realização de sessões ordinárias pelo período de 10 dias.De acordo com Adriana, a suspensão das sessões ocorre devido o aumento significativo no número de casos positivos da Cavid-19 no município. “Agradecemos a compreensão de todos e reforçamos a população que mantenha todos os cuidados necessários contra o coronavírus”, ressaltou. Durante o período de suspensão das sessões, os servidores da casa desempenharão as funções remotamente. Suspenção vai até dia 18.

SJEgito / Secretario Paulo Jucá diz que avanço na vacinação permitiu imunizar professores

Para Paulo Jucá, vacinação não terá problemas com órgãos de controle

O Secretário de Saúde de São José do Egito, Paulo Jucá, disse ao Debate do Sábado que a decisão de vacinar professores não infringe recomendações de órgãos de controle, como TCE e MPCO.

Esta semana, órgãos de controle soltaram recomendações ou pediram explicações para prefeitos como o de Recife, João Campos. Mas o Secretário afirma que a vacinação chegou a esse grupo porque todo o público alvo de comorbidades tomou a primeira dose. “O que o Supremo disse é que não se devem vacinar professores sem vacinar antes portadores de comorbidades. Isso já fizemos”, afirmou. São aproximadamente 280 professores que serão imunizados a partir da segunda, dia 10. Comisso ele espera a retomada das aulas no modelo híbrido. Outra informação é a de que São José do Egito não teve problemas no planejamento da segunda dose da Coronavac. Ele credita isso à eficiência do aplicativo de marcação de vacinas, lançado mês passado.  “Não tivemos problema porque sistema permite um planejamento mais eficaz”.

Agricultor perde a vida em acidente de moto em Itapetim

Por volta de meia noite desse sábado (08) a GT Ordinária foi informada pelo agente de plantão na DPC local que a vítima havia dado entrada no hospital do município, socorrida pela testemunha e já sem vida.

A vítima estava na praça do Distrito de São Vicente junto com a testemunha e logo após saiu sozinha de motocicleta para sua residência. Ao ir para casa, a testemunha o encontrou no caminho caído e de imediato, socorreu para o hospital de Itapetim, sendo então, encaminhada pelo médico plantonista para o IML de Caruaru-PE. Os documentos da motocicleta não foram encontrados e a ocorrência foi repassada à DPC local onde foi instaurado inquérito por portaria.  O blog apurou que o primeiro nome é Aderson e morava em Roça de Dentro na Zona rural do Distrito de São Vicente, onde foi sepultado na tarde desse domingo(09) ( Blog J.Campos)

É inaugurada em SJEgito franquia da ‘Casa do Celular’.

Pode ser uma imagem de 4 pessoas e pessoas em péA maior rede de franquias de celular do Brasil, a Casa do Celular, foi inaugurou na manhã desta quarta-feira(05) “A Casa do Celular”, sob direção de Galeguinho das Encomendas . Com um delicioso coquetel, a inauguração apresentou os últimos lançamentos em tecnologia e eletrônicos. Situada em SJEgito, perto da Pátio da Feira livre. Nos  primeiros meses de 2021 já ultrapassou a marca de mais de 130 unidades nos 22 estados brasileiros.

A franquia, que tem como garotos propagandas Wesley Safadão, Celso Portiolli e Galegunho das Encomendas, a franquia atua no mercado desde o ano de 2009. A rede de franquia tem como missão levar produtos de tecnologia, como, por exemplo, celulares, smartphones, tablets e seus agregados, até o consumidor final, com excelência, de modo rentável, com carisma, entusiasmo e preço justo, priorizando a boa política de atendimento ao cliente.

Serviços
Na casa do Celular o cliente encontra assistência técnica de telefones das marcas LG, Samsung, Motorola e iPhone. Além de troca de tela, reparo em conector de áudio e microfone, carcaça e ainda, se o telefone molhar, a equipe consegue salvar o seu aparelho.

Pode ser uma imagem de 5 pessoas e pessoas em péPode ser uma imagem de 1 pessoa e em pé

Produtos
O empreendimento oferece para vendas fones de ouvido com e sem fio, grande diversidade de capinhas diferenciadas, tanto traseira quando dianteira e outras que conseguem proteger ainda mais o seu celular, adesivos para quem não gostam de capinhas e protegem muito o aparelho, suporte de telefone para veículos, caixinha de som, carregadores de celular e carro, carregador portátil, dentre outros aparelhos eletrônicos que são tendência no mercado tecnológico.

Pode ser uma imagem de balão e área interna

Veja os contribuintes premiados no IPTU Premiado em Afogados da ingazeira

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira realizou neste domingo (9), pelo quarto ano consecutivo, o sorteio do IPTU Premiado, com contribuintes em dia com o pagamento dos seus tributos.

Os contribuintes do IPTU 2020 concorreram a 02 geladeiras no valor de R$ 2.199,00; 02 TV’s LED 32″ no valor de R$ 2.720,00; 01 Motocicleta 160 CC 0km no valor de R$ 12.200,00 e 01 automóvel Fiat Mobi 1.0 no valor de R$ 46.300,00.

O sorteio pode ser acompanhado pela população através de uma live no canal oficial da Prefeitura de Afogados no YouTube, e também pelas rádios Pajeú FM e Afogados FM.

O Prefeito de Afogados, Alessandro Palmeira, participou do sorteio, ao lado do vice-prefeito, Daniel Valadares, da Secretária Municipal de Finanças, Lúcia Gomes, do Secretário Adjunto de Finanças, André Marques, e do vereador César Tenório.

Em sua fala, o Prefeito Alessandro Palmeira parabenizou as mães Afogadenses pelo o seu dia.

“O IPTU premiado teve início na gestão do ex-prefeito José Patriota, como estratégia para melhorar a nossa arrecadação. Desde 2017 a arrecadação vem sendo ampliada, a população tem confiado na credibilidade da promoção, o que tem representado um aumento na arrecadação,” finalizou o Prefeito Alessandro Palmeira. Confira os ganhadores:

Geladeira – Simplício Luiz de Sá Maranhão – Travessa Sá Maranhão, Bairro São Francisco; Geladeira – Afonso Vinícius de S. Lemos – Rua João da Cruz n* 277, Centro; TV led 32” – Maria de Fátima Ferreira Santana – lote 8, rua projetada 12, Loteamento Vila Pajeú; TV led 32” – Aparecida Bezerra de Almeida Silva – Rua Luiz de Souza Cruz, n* 60, Bairro São Braz; Moto Honda 0km – Aldo Lopes de Siqueira Freitas – Rua Barão de Lucena 139, Centro; Fiat Mobi 0km – Luzia Honorato da Silva – Rua José Ramos da Silveira S/N – Bairro Padre Pedro Pereira.

/~~Giro pelos blog’S ( Segunda feira 10/05/2021)~~/

 Coluna do FinFa

– A Prefeitura de Sertânia-PE, recebeu na última sexta-feira (07), dois novos veículos, que serão utilizados pela equipe da Secretaria de Assistência Social. A aquisição foi possível graças a emenda parlamentar do deputado federal André de Paula, no valor de R$ 90 mil. Um pedido do vereador Junhão Lins, e um aporte de R$ 10.200 vindo do município.

Foi vistoriar – A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, iniciou no último sábado (08), os trabalhos de recuperação do Anel Viário, onde em maio do ano passado, foi danificado em virtude das fortes chuvas. O prefeito Alessandro Palmeira, esteve no local, para vistoriar os serviços realizados pela Secretaria de Infraestrutura, e confirmou que os trabalhos deverão ser concluídos no próximo final de semana.

Aceitou o convite – Em conversa com este blogueiro agora a pouco, o prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, confirmou que convidou o jornalista Fernando Morais (foto), para fazer parte do seu Governo e o mesmo aceitou. Segundo Sandrinho, Fernando vai coordenar a Defesa Civil e também, será um dos articuladores do Plano Diretor do Município, onde já foram iniciadas as discussões.

Disse – “Se existem partidos no Brasil que podem apoiar qualquer um, nesse rol não nos incluímos. Não vou apontar o dedo nem julgo ninguém, mas se algum partido cogita apoiar de Lula a Bolsonaro, algum problema esse partido tem. Seria o partido do oportunismo do Brasil se admitíssemos apoiar de Lula a Bolsonaro. Não é o caso do DEM, que tem bandeiras claras. Não foi à toa que ficamos na oposição durante todo o período que o PT esteve no poder, mantendo coerência, princípios e bandeiras. Óbvio que não vou cogitar apoiar de um extremo a outro”.(Presidente do Democratas, ACM Neto, à Folha de São Paulo, onde políticos tem deixado a legenda)

Comemorou – Com a ideia do Presidente da Câmara de Vereadores de Iguaracy, vereador Chico Torres, na última sexta-feira (07), foi comemorado o Dia das Mães das funcionárias daquela casa. O presidente presenteou as mães da Câmara Municipal de Iguaracy, com brindes e em seguida aconteceu um café da manhã especial. O prefeito Zeinha Torres marcou presença como também os vereadores Lequinho e Tenente, além dos funcionários da casa.

Campanha – O Governo Municipal da cidade de Quixaba-PE, está realizando uma campanha contra o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esta campanha está comemorando 21 anos de mobilização da campanha que é comemorada no dia 18 de maio.

Você sabia – Que uma reportagem publicada pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, neste domingo (09), mostra um esquema que teria sido montado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no final de 2020, para aumentar sua base de apoio no Congresso Nacional. De acordo com a publicação, o orçamento paralelo seria de R$ 3 bilhões em emendas, “boa parte delas destinada à compra de tratores e equipamentos agrícolas por preços até 259% acima dos valores de referência fixados pelo governo”. O texto aponta ainda que é possível observar o descontrole de dinheiro público em um conjunto de 101 ofícios enviados por deputados e senadores ao Ministério do Desenvolvimento Regional e órgãos vinculados para indicar como eles preferiam usar os recursos.

Perguntar não ofende – A oposição vai sair unida nas eleições de 2022 em Pernambuco?

Coluna do Itamar França

PARABENIZOU
O prefeito do Recife, João Campos (PSB) parabenizou nesta segunda-feira (10), em suas redes sociais, a aluna Isadora Vasconcelos Monteiro Costa dona da redação que venceu 14 mil participantes do Brasil, num concurso da NASA. Ela é estudante da rede municipal do Recife, Escola Luiz Vaz de Camões, tem apenas 12 anos, e para o gestor, a menina vai muito longe!
**********************************************
DESABAFOU
Depois de ter participado de uma audiência judicial como réu de uma denúncia que partiu do prefeito, Ricardo Pereira (Cidadania), por acusação de calúnia e difamação, o ex-prefeito de Princesa Isabel, Dominguinhos disse que ainda que seja processado, não irá se calar: “Prefeito, pode estrebuchar, pois, mesmo que eu seja condenado nesse processo, por dizer as verdades que o incomodam, não calarei minha boca, tampouco engessarei meus dedos que digitam contra seus desmandos, aliás, o único que ainda o fustiga, dando ciência ao povo sobre seus desmandos, suas mentiras e suas falcatruas”, desabafou Dominguinhos em seu blog.
**********************************************
DEMORA DA GOTA!!!
O eleitor do Pajeú não pode reclamar (mas vai). A região tem no momento declarado dois pré-candidatos a Assembleia Legislativa, Luciano Duque (PT) e Paulo Jucá (PSB). O ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e atual presidente da AMUPE, José Patriota (PSB) ainda não assumiu sua pretensão. Enquanto não se define perde tempo e espaço… Vamos lá Coimbra, define!!!
**********************************************
TU TAMBÉM ALINE!
A ex-vereadora do Recife, Aline Mariano (PP) também não se definiu quanto ao pleito eleitoral de 2022, muito embora o partido ao qual esteja filiada deva convocá-la para a composição da chapa, isso porque, além de ter votos, a afogadense colaboraria bastante no complemento da cota de gênero. De cinco ou seis possíveis pré-candidaturas de hoje no Pajeú, devem sobrar duas ou três, sendo bem otimista. Duas estão aí, expostas e abertas a opiniões e sugestões.
**********************************************
DEVE NÃO DISPUTAR
O ex-deputado estadual Augusto César (PTB) não deve se candidatar nas eleições do próximo ano. Em 2018, o serra-talhadense obteve 27.159 votos, quase 10 mil a mais que o florestano Fabrizio Ferraz (PP), que se elegeu com 17.729 votos.  Augusto César obteve mais votos do que 8 deputados eleitos e Pernambuco. Apesar da boa votação, ele não deve concorrer. Pode até ser dissuadido de suas decisões, mas no momento, não está nos seus planos
**********************************************
NA DISPUTA
Por falar nisso, o radialista Marquinhos Dantas (PRTB), de Serra talhada deverá disputar mais uma vez a Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe. Uma reunião essa semana com a Executiva estadual do PRTB definirá seu rumo no tocante às eleições gerais de 2022. Dantas concorreu a prefeitura na terra do Xaxado nas eleições de 2020, mas não obteve êxito.
**********************************************
PARTICIPOU
Por falar em Serra Talhada, o ex-prefeito, Luciano Duque (PT) participou da entrega de um sistema simplificado de abastecimento de água que vai levar água encanada para mais de 50 famílias da comunidade São José. Estiveram presentes, a prefeita Márcia Conrado, o vice-prefeito Márcio Oliveira, vereadores, o suplente Persival Gomes e lideranças comunitárias.
**********************************************
DISPOSTO
O governador de São Paulo João Doria (PSDB) ainda estaria disposto a disputar a Presidência da República nas eleições de 2022. De acordo com a coluna Radar, da Veja, ele estaria focado em vencer as prévias do partido e para isso planeja viajar o país em busca de apoio. caso o plano não dê certo, ele pode mudar de casa. Ele já teria recebido convite de três siglas. Embora Dória tenha negado todas as propostas, a possibilidade ainda não está descartada.

Blog Ponto de Vista

 

Escrito por Wellington Ribeiro

Importante liderança do conjunto de forças que compõem a Frente Popular, o deputado federal André de Paula (PSD) segue tendo o seu nome ventilado como alternativa para compor a chapa majoritária como candidato ao Senado Federal.

Com uma vida pública marcada por passagens na Assembleia Legislativa, secretarias estaduais e pela Câmara Federal onde cumpre o seu 5º mandato, André de Paula construiu ao longo deste tempo uma imagem de político que impõe respeito por seus posicionamentos e atitudes. Uma figura pública que sem dúvida orgulha e representa muito bem Pernambuco.

Presidente do PSD, partido que elegeu 14 prefeitos nas eleições municipais de 2020, André possui em sua base de apoio um grupo político bastante sólido e representativo, o que lhe garante uma reeleição bastante confortável.

Para 2022, embora não esconda de ninguém o desejo de disputar o Senado, o presidente estadual do PSD segue sem atropelos e respeitando a liderança do condutor do processo que é o governador Paulo Câmara, o que só aumenta a confiança do PSB nele que é visto como um quadro qualificado e bastante competitivo para a disputa.

DE SAÍDA – O movimento de aproximação do deputado federal Eduardo da Fonte (PP) em relação ao prefeito do Cabo, Keko do Armazém (PL), não teria sido bem recebida pelo ex-prefeito Lula Cabral e a deputada estadual Fabíola Cabral (PP). Entre observadores mais atentos a atividade do presidente estadual do Progressistas foi entendida como uma verdadeira punhalada nos “Cabral”, o que deve levar Fabíola Cabral a desembarcar do partido assim que a janela partidária seja aberta. O caminho mais provável da deputada é o PSB. A situação ficou insustentável!

MUDANÇA – Vale lembrar que em 2018, com o apoio do então prefeito Lula Cabral, Eduardo da Fonte obteve mais de 10 mil votos no Cabo em uma dobradinha com Fabíola Cabral que obteve quase 20 mil votos no município. Agora Fabíola Cabral deve dobrar com outro federal no Cabo de Santo Agostinho.

O QUE HÁ POR TRÁS? – Ainda não se sabe ao certo o porquê da movimentação de Da Fonte. Alguns acreditam que tenha sido uma resposta à uma possível candidatura de Lula Cabral à Câmara Federal, outros argumentam que foi um gesto ao deputado estadual Clóvis Paiva para realizar uma dobradinha com ele no município. A possibilidade de Keko do Armazém votar com ele também não estaria descartada. Para esta alternativa a equação poderia estar condicionada a uma espécie de acordo entre Eduardo da Fonte e os Ferreiras para 2022, já que o federal de Keko é André Ferreira (PSC).

JOAQUIM NABUCO – A decisão do Tribunal Regional Eleitoral de cassar os diplomas e mandatos do prefeito Neto Barreto (PTB) e do seu vice Eraldo Veloso (MDB) e colocar o presidente da Câmara de Vereadores no comando da prefeitura até que ocorra nova eleição, acabou animando os apoiadores de Lírio Júnior (PSB, imagem) que é de longe o favorito para ganhar a eleição suplementar.

ALIANÇA – Liderança do município de São Bento do Una, Dr. Whashington Cadete reafirmou o seu apoio ao deputado estadual Marcantonio Dourado Filho (PP) em encontro recente. A parceria entre os dois resultou no ano de 2018 expressivos 3.279 votos a Marcantonio Filho no município.

FATALIDADE – O município de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte, sofre com a prematura morte do prefeito Pablo Moraes (PSD) ocorrida no último sábado (08) em um acidente automobilístico. Quem substituirá Pablo no comando do Poder Executivo no município é o seu vice e irmão Patrick Moraes (PSD).

ALGUÉM RESPONDE? – Além de Eriberto Medeiros e Fabíola Cabral, outros deputados estaduais estariam de malas prontas para sair do PP?

 

Blog do Elielson

A cidade de Nazaré da Mata, na Mata Norte, vive um clima de incerteza diante da permanência do prefeito Nino e seu vice Pereira no mandato.

A opinião do procurador geral do Ministério Público Eleitoral tem seu peso no julgamento final pelo pleno do TRE-PE. Sem data marcada para entrar na pauta, uma fonte do Tribunal Regional Eleitoral revelou que “poderá ser ainda neste mês de maio”.

Mesmo se for afastado, Nino desempenha uma liderança na cidade e não pode ser subestimado se fizer seu candidato numa eventual eleição. Caso o julgamento será favorável a ele terá mais força política para administrar e fazer alianças. A sorte está lançada!

ITAQUITINGA CHOROU – A morte do prefeito Pablo Moraes, com apenas 38 anos, causou uma grande comoção na cidade de Itaquitinga e no meio político estadual.

HOMENAGENS– O deputado Joaquim Lira (PSD) não só acompanhou o último adeus ao prefeito como discursou ressaltando o perfil político de Pablo. Já André de Paula postou um texto nas redes sociais comovido.

VICE E IRMÃO – Com a morte de Pablo, assume o comando da Prefeitura o seu vice e irmão Patrik. Os dois irmãos já vinha dando um tom diferente a essa nova gestão.

RÁPIDAS

EMENDAS – O deputado estadual Antônio Moraes entregou ao prefeito Guiga o comprovante de pagamento da emendas que vai concluir a estrada de Angélicas, em Vicência.

RODA VIVA – O pernambucano e líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho estará no centro do Roda Viva desta segunda-feira. O programa é exibido pela TV Cultura a partir das 22h.

PINGA-FOGO:  Henrique Queiroz vai voltar a disputar eleição no próximo ano ?

A disputa por um império - ISTOÉ DINHEIROFernando Santos: vítima da inveja

Vários escritores já definiram o Recife como capital da inveja. Na verdade, porque aqui, se um homem é bonito logo chamam de gay, se tem sucesso foi por trambique, se ficou rico praticou desonestidade, dentre tantas outras situações similares. Quem agora está sendo vítima de ataques assombrosos é o mega empresário Fernando Santos, do Grupo João Santos.

Sempre uma pessoa hiper discreta, vivendo com máxima reserva, agora recebe a investida de 240 policiais federais. Isso tudo tem a ver com a cobiça de parentes que não aceitam a liderança inconteste de Fernando dentro e fora do grupo João Santos. Mesmo sendo altamente generoso com as irmãs e sobrinhos, Fernando sofreu ataques os mais brutais, até resultar na operação gigantesca da Polícia Federal.

Isso resultado de denúncias feitas pelos próprios parentes, como em 14 de setembro de 2018 foi revelado pelo jornal Valor Econômico. Mesmo vivendo de maneira muito reservada, Fernando criou vínculos poderosos com praticamente todos os políticos pernambucanos, a exemplo da amizade profunda com Carlos Wilson Campos, Ricardo Fiuza, Marco Maciel, Joaquim Francisco, Jarbas Vasconcelos e especialmente Eduardo Campos, a quem ajudou de forma extrema nos momentos mais difíceis do ex-governador.

Quem conhece Fernando de perto diz que ele procurou agregar todos, especialmente da família, embora seja absolutamente implacável com traições e desonestidades. Considera o irmão José Bernardino a pessoa mais correta e amável que encontrou em toda a sua vida, sendo o principal sócio e companheiro de trabalho. Com a chegada de nova geração de sobrinhos, sobretudo filhos das irmãs, começou a se gerar as mais violentas acusações contra o tio que antes viabilizava mesadas astronômicas para toda a família.

Foi tanta inveja por conta do poder de Fernando que se criou uma verdadeira guerra fratricida, cuja operação gigante da Polícia Federal é apenas uma das pontas de um gigante iceberg de ódio e inveja.

AUXÍLIO PRÓPRIO – Fica claro no processo em curso que tudo foi preparado pelos familiares de Fernando Santos, a exemplo dessa parte:“ Expedição de ofício ao Juízo da 3ª Vara de Sucessões e Registros Públicos da Capital – Comarca de Recife/PE, competente pelos autos do processo 0114180-66.2009.8.17.0001, Inventário de JOÃO PEREIRA DOS SANTOS, falecido em 16/04/2009, solicitando o sequestro do quinhão referente aos herdeiros investigados e ora representados, caso não localizados outros bens, até o limite do dano ao erário mais adiante especificado, na medida em que estes não possuem esses bens declarados em seus nomes porque permanecem registrados em nome do espólio de JOÃO PEREIRA DOS SANTOS e não foram repassados para a família, muito embora estando na efetiva posse dos herdeiros” . Ou seja, toda a investigação detalhada pela Polícia Federal foi montada para atingir Fernando Santos e no final beneficiar aqueles familiares que o denunciaram, mesmo que ao custo da completa derrocada de todo o grupo. Traduzindo num português claro: vingança, vingança, vingança.

PROCESSOS – Abaixo algumas passagens do “PROCESSO Nº: 0815911-71.2020.4.05.8300 – PEDIDO DE BUSCA E APREENSÃO CRIMINAL REQUERENTE: POLÍCIA FEDERAL DE PERNAMBUCO e outro ACUSADO: GRUPO JOÃO SANTOS E OUTROS 4ª VARA FEDERAL – PE (JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO) DECISÃO Busca e apreensão – bloqueio/sequestro/arresto/indisponibilidade – compartilhamento de provas”. Acusações contra Fernando: “crimes de apropriação indébita tributária (art. 168-A do CP) e sonegação fiscal[a] (arts. 1º e 2º da Lei n. 81.37/90), lavagem de dinheiro[b] (art. 1º da Lei n. 9.613/1998), fraudes a execuções trabalhistas[c] (art. 179 do Código Penal), tudo isso de forma estruturada e com divisão de tarefas[d] (organização criminosa – art. 2º da Lei n. 12.850/13), além de delitos de frustração de direito assegurado por lei trabalhista[e] (art. 203 do Código Penal), operação de instituição financeira sem licença[f] (art. 16 da Lei n. 7.492/86) e evasão de divisas[g] (art. 22 da Lei 7.492/86)”.

INTERESSES PESSOAIS – “FERNANDO JOÃO e JOSÉ BERNARDINO, do Grupo JOÃO SANTOS, atenderam aos interesses pessoais de ambos e de seus familiares, ignorando seus credores, tanto que, de 2007 a 2016, perceberam das empresas do grupo, a título de pró-labore, montante superior a R$ 255,5 milhões, sem o recolhimento do imposto de renda devido”. A empresa ITAPLANOS – CONSULTORIA E PLANEJAMENTOS LTDA, que possui como sócios JOSE BERNARDINO PEREIRA DOS SANTOS, seu filho JOSE BERNARDINO PEREIRA DOS SANTOS FILHO, FERNANDO JOAO PEREIRA DOS SANTOS e sua enteada ANA PATRICIA BAPTISTA RABELO PEREIRA DOS SANTOS – foi outro exemplo de empresa paralela criada para escoar os recursos das empresas do Grupo João Santos.

NOTAS SIMULADAS – Considerando sua atividade principal de consultoria, foi observado que todos os valores recebidos durante o período de análise, movimentados por ela a crédito no montante de R$ 31.857.947,19, eram provenientes de empresas do Grupo João Santos. A natureza subjetiva da prestação de serviços facilitava para que fossem emitidas notas fiscais simuladas com o fito de justificar todo o fluxo de recursos. Uma vez recebidos os valores, uma das formas de escoamento se dava através da conta bancária da secretária de FERNANDO SANTOS, a senhora MARIA DE FATIMA FERREIRA DE LIMA, da qual FERNANDO figurava como procurador.”

CIPOAL DE CNPJS – “Os sócios proprietários estabelecem diversas pessoas jurídicas e estas com diversas filiais. Comumente o CNPJ constante da representação policial é o da matriz da pessoa jurídica investigada, bem como o CPF dos sócios. Com o prosseguimento das investigações, constatamos que contas de pessoas físicas e jurídicas para onde corre o rio de dinheiro são muitas vezes representadas por pessoas ligadas aos sócios, como os funcionários, parentes e amigos. Várias contas não são enviadas à análise por não estarem titularizadas pelos investigados e sim por funcionários colaboradores dos ilícitos. As contas bancárias movimentam BILHÕES”.

CURTAS

PATRIMÔNIO – Informação de Polícia Judiciária nº 015/2020-SIP/SR/PE diz que a equipe de policiais federais realizou o levantamento patrimonial (imóveis, veículos, embarcações, aeronaves, valores mobiliários e recursos em espécie) declarados pelas pessoas físicas e jurídicas apuradas, mediante consulta de bancos de dados disponíveis, além das informações pela Receita Federal do Brasil (RFB) e pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), tendo identificado um patrimônio estimado em R$ 4.697.965.000,00 (quatro bilhões, seiscentos e noventa e sete milhões, novecentos e sessenta e cinco mil reais)”.

HISTÓRIA – Na coluna de amanhã, darei prosseguimento a este capítulo triste envolvendo um dos maiores grupos empresariais do País, fruto da obstinação do empreendedor João Santos, que saiu de Serra Talhada para se firmar como gente neste País desigual. Mergulhei na sua trajetória de vida e descobri que o velho João Santos, que chegou a competir no cimento com José Ermírio de Moraes, também pernambucano, já emprestou seu talento a Delmiro Gouveia, uma lenda brasileira.

Perguntar não ofende: Quais desdobramentos se darão no Grupo João Santos depois da operação da Polícia Federal?

Itapetim: Mesa de glosas virtual homenageia o Dia das Mães

O Governo Municipal de Itapetim através da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, realizou na sexta-feira (07), uma mesa de glosas virtual em homenagem ao Dia das Mães.

A live multicultural contou com a participação dos poetas Zé Adalberto, Lenelson Piancó, Genildo Pitu, Gislândio Araújo, e das poetisas Francisca Araújo, Milene Augusto e Izabela Ferreira, além da participação musical do cantor Netinho do Forró.

O evento além de homenagear as mães, também contribuiu ainda mais para a divulgação da cultura e ajudar os artistas em tempos de restrições por causa da Covid-19. No final houve sorteio de brindes para as mães que estavam comentando e compartilhando a live.

 

Tuparetama / Escola de Stª Rita comemora Dia das Mães em grande estilo

Nenhuma descrição disponível.

(Evento remoto Escola Municipal Anchieta Torres )

Desde março de 2020 o ensino enfrenta os desafios pedagógicos de trabalhar no contexto da pandemia da COVID-19. Nesse sentido, tem buscado ofertar o acesso aos conteúdos e atividades aos estudantes que não dispõe de recursos tecnológicos para isso, levando até os estudantes apostilas elaboradas pelos profissionais da escola, com os conteúdos e atividades vivenciados remotamente junto aos estudantes que conseguem o acesso às aulas e atividades remotas.
Nesse sentido, é fundamental a existência de parcerias com o poder público, parcerias estas conseguidas este ano através da doação de dois tablets pela Câmara de Vereadores de Tuparetama e um celular doado pelo gestor municipal. Esses equipamentos foram sorteados para as mães dos estudantes da escola, no evento do último dia 07, intitulado FAMÍLIA E ESCOLA, cuja temática foi DIA DE QUEM CUIDA DE MIM, em alusão aos dia das mães.
O evento foi realizado de forma virtual com sorteio de brindes doados pelos professores, secretária de educação Elisângela Veras, vice prefeito Diógenes Patriota, além dos dois tablets doados pela Câmara de Vereadores, estes para as mães presentes no evento.
Tendo em vista a ausência de mães no evento por falta de acesso as tecnologias, o celular doado pelo prefeito Sávio Torres foi destinado a sorteio para esse público que de certa forma sofre a exclusão tecnológica e por consequência os filhos perdem muito mais em relação ao rendimento escolar.
Fundada em 1964, a Escola fica no distrito Santa Rita. Como escola predominante do campo, tem por lema: orgulho de ser e estar no campo.  Atendendo 278 estudantes de 28 comunidades rurais e estudantes dos municípios circunvizinhos, a escola segue o marco normativo da educação do campo, destacando-se por ofertar a educação básica, desde a creche ao ensino médio.

Nenhuma descrição disponível.

(Presidente Arlã Markson e Diretora Elzita  Anjos)

“Luta histórica da comunidade e do campo, o ensino médio foi implantado em 2003, rompendo o paradigma que vigorava em que os estudantes do campo em sua maioria não finalizavam a educação básica em decorrência das dificuldades em chegarem às instituições que ofertavam essa modalidade de ensino.
A escola no último IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) melhorou significativamente a proficiência (estatística que mede o nível de aprendizagem dos estudantes em Matemática e Português).” Pontuou Elzita Anjos-Gestora da Escola

Direção da FVP e futuro coordenador do PROCON em SJEgito se encontram no Recife

Direção da FVP e futuro coordenador do PROCON em SJE se encontram no RecifeBlog do Erbi/ A direção da Faculdade Vale do Pajeú – FVP, em Recife, recebeu o Dr. Gustavo Henrique Queiroz dos Santos, professor universitário e advogado, que será o coordenador do PROCON – (Procuradoria de proteção e defesa do consumidor) de São José do Egito, e que foi a Capital, para realização de curso de capacitação para atuação no já mencionado órgão, cujo funcionamento ocorrerá dentro das instalações da Instituição, juntamente com a Defensoria Pública do Estado.

O Procon egipcienses já tem data para começar a funcionar, dia primeiro de Junho e funcionará de Segunda a Sexta das 08h00m às 12h00m, e das 13h00m às 17h00m, com atendimento ao público.

Em decorrência da pandemia do COVID-19, procedimentos de atendimento remoto/virtual serão oportunamente disponibilizados nas páginas do Procon, da Faculdade Vale do Pajeú e demais parceiros.

Renata Campos quer Décio Padilha para governador em 2022

Renata Campos quer Décio Padilha para governador em 2022Da Coluna Esplanada (iG.com)/ O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos era profundamente supersticioso. Passar debaixo de uma escada, nem pensar. Indicar um candidato ao Governo que não passasse pela Secretaria da Fazenda estava fora dos seus planos. Miguel Arraes foi secretário de Cid Sampaio; Eduardo Campos, de Arraes; Paulo Câmara, de Eduardo.

E agora a família Campos manterá a tradição. Surgiu um novo nome para disputar em 2022 o Governo do Estado: o atual secretário de Fazenda, Décio Padilha da Cruz. Se a superstição for mantida, o ex-prefeito do Recife Geraldo Julio (PSB) está fora do páreo para 2022. Décio é funcionário de carreira da Fazenda e já está sendo preparado pelos marqueteiros de Renata Campos, viúva de Eduardo. Ele foi comunicado pessoalmente do projeto eleitoral. Gostou da ideia e já comunicou à sua família. Será ?

Primeira semana da CPI da Covid termina com “saldo muito negativo” para Bolsonaro

Já foram ouvidos pela comissão os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, além do atual comandante da pasta, Marcelo Queiroga. Semana foi marcada por debates sobre a cloroquina.

Randolfe Rodrigues, Omar Aziz e Renan Calheiros

A CPI da Covid-19 teve uma semana agitada, na qual foram ouvidos o atual ministro da Saúde e dois de seus antecessores. Em conversa com a Sputnik Brasil, o especialista Theófilo Rodrigues analisa esta primeira semana de depoimentos no Senado. Após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 finalmente foi oficialmente instalada no Senado no último dia 27. Esta semana, com a aprovação dos requerimentos com pedidos de informação ao governo e convocação de autoridades, tiveram início os depoimentos das primeiras testemunhas.

Noticias do Covid-19 (09/05/2021)

São Paulo ultrapassa 100 mil mortes por Covid-19 e arrasa famílias

Foram registradas neste sábado 660 novas mortes em 24 horas, totalizando 100.649 mortes desde o início da pandemia.

Mãe de Paulo Gustavo se pronuncia pelo Instagram, agradece orações e carinho e pede: “Usem máscara”

Déa Lúcia, mãe de Paulo Gustavo, lançou neste sábado um pungente apelo, depois de agradecer orações e carinho: “usem máscara”.

Primeira semana da CPI da Covid termina com “saldo muito negativo” para Bolsonaro

Já foram ouvidos pela comissão os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, além do atual comandante da pasta, Marcelo Queiroga. Semana foi marcada por debates sobre a cloroquina.

Renan: impeachment de Bolsonaro poderá ser consequência das investigações da CPI

“O impedimento do presidente será – ou não – uma consequência da própria investigação. Não é a CPI que vai pedir”, disse o relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros

Ministério da Saúde apagou recomendação de uso de cloroquina de seu site pouco antes da CPI da Covid

Ministério da Saúde retirou do portal da pasta na internet um documento que recomendava o uso da cloroquina em pacientes com Covid-19 poucos dias antes da instalação da CPI.

Brasil busca novo acordo com a Pfizer na próxima semana para mais 100 milhões de doses de Covid-19

O Brasil espera assinar um novo acordo na próxima semana com a Pfizer para mais 100 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, disse um funcionário do Ministério da Saúde na sexta-feira.

‘Não é hora de fazer o almoço do dia das mães’, alerta o médico Drauzio Varella

O médico Drauzio Varella reforça a necessidade de evitar aglomerações, independentemente da pessoa ter sido vacinada ou não, para frear o avanço da Covid-19. “O fato de você estar vacinado, não te coloca numa categoria especial de pessoas imunes à transmissão do vírus. Não é hora de fazer o almoço do dia das mães”, disse.

2.200 pessoas morreram por Covid-19 em 24 horas no Brasil

Boletim divulgado pelo Conass, neste sábado (08) diz que o país registrou mais 2.202 mortes provocadas por Covid-19 nas últimas 24 horas. Ao todo, 421.316 pessoas já morreram de Covid-19.

Governadores pedem à Anvisa nova análise da vacina Sputnik V

Anvisa negou no dia 26 de abril a autorização para a importação e o uso emergencial do imunizante russo.

OMS aprova uso emergencial da Sinopharm, 1ª vacina chinesa contra a Covid-19

A vacina é a primeira desenvolvida em um país de fora do Ocidente a receber aval da OMS

Falta de CoronaVac nas quatro regiões do país interrompe imunização de 2ª dose em mais de mil cidades no Brasil

Doses da Coronavac estão em falta em sete estados da região Nordeste e em pelo menos um estado de todas as regiões. São 1.035 cidades que deixaram de vacinar com a 2ª dose a população.

Atos em Portugal prestam homenagem à memória das vítimas da Covid-19 no Brasil

Grupos de Aveiro, Lisboa e Porto também denunciam o governo Bolsonaro como a pior gestão da pandemia no mundo

Com veto à Sputnik, Pfizer poderá inundar mercado brasileiro e custará R$ 1 bilhão a mais aos cofres públicos

Após a Anvisa rejeitar a vacina russa Sputnik V, governo Bolsonaro pretende inundar o mercado brasileiro com a vacina da fabricante estadunidense da Pfizer, mais cara, mas com poder de imunização  maior.

Bolsonaro volta a defender cloroquina e chama de “canalhas” quem critica o remédio inútil para Covid e perigoso para pacientes

Acossado pela CPI, Jair Bolsonaro voltou a defender o uso de um remédio ineficaz e que contribuiu para o Brasil ter mais de 12% das mortes por coronavírus no mundo.

Ministério da Saúde admite que mentiu no Twitter sobre compra de 560 milhões de doses

O Ministério da Saúde admitiu ter divulgado informações equivocadas em peças publicitárias nas redes sociais e na imprensa sobre a contratação de 560 milhões de doses de vacina contra a Covid-19.

Vacina da Pfizer tem mais de 95% de eficácia, indica estudo

Estudo se baseou na vacinação em Israel, país que utilizou somente o imunizante da Pfizer.

Coronavac só deixará de depender de insumos da China em dezembro, diz Butantan

Calendário de entrega de vacinas está atrasado. Governo de São Paulo culpa ataques de Bolsonaro à China.

Sputnik V Ligth, com aplicação única e 80% de eficácia, é lançada

Instituto Gamaleya, responsável pela produção da vacina russa Sputnik V, declarou que a vacina Sputnik V Ligth, com uma única dose de aplicação, já está disponível para ser aplicada em onga escala.

Butantan acompanha estarrecido novas agressões de Bolsonaro contra a China, que poderão zerar estoques de vacina

Instituto Butantan, que depende dos insumos chineses para produzir a Coronavac, acompanhou estarrecido o mais novo ataque gratuito de Jair Bolsonaro, ao insinuar que a China fez “guerra química”.

Vice-governador do Amazonas diz que política de imunidade de rebanho apoiada por Bolsonaro levou Manaus ao colapso

O vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida diz que a política de Jair Bolsonaro, seguida pelo governador Wilson Lima (PSC) transformou Manaus em um laboratório gerador da nova cepa de Covid-19.

Jovens lotam UTIs nas Américas, diz diretora da Opas

A diretora da Opas, Carissa Etienne, apresentou um balanço da pandemia nas Américas. No Brasil, a taxa de mortalidade da Covid-19 entre os que têm até 39 anos quadruplicou.

Beyoncé homenageia Paulo Gustavo com tributo em seu site oficial

Beyoncé utilizou uma foto do ator, diretor e humorista Paulo Gustavo em seu site oficial para homenageá-lo com a frase “Descanse em Paz”

Paulo Coelho diz que Bolsonaro é um dos assassinos de Paulo Gustavo

Escritor Paulo Coelho citou todas as ações negligentes de Jair Bolsonaro que culminaram na morte de mais de 400 mil brasileiros, incluindo o ator Paulo Gustavo. “Canalhas da pior espécie”.

Brasil precisará de novos fabricantes para conseguir vacinar toda a população, diz especialista

Os imunizantes ainda são escassos no Brasil.

Israel abre fronteiras ao turismo e dá apoio a países na luta contra pandemia, mas Brasil de Bolsonaro está barrado

Índia, Argentina e Uruguai estão recebendo apoio de Israel na luta contra a pandemia; o Brasil de Bolsonaro, não. Sete países estão com as portas de Israel fechadas para turismo: o Brasil de  Bolsonaro não entra…

Coluna do Domingão por Nill Júnior ( 9 de maio de 2021 )

 Blog Nill Júnior 

Estado ausente,  morte presente 

Ninguém de bom senso defende a criminalidade. Quem é que de sã consciência aprova ou passa a mão na cabeça de quem rouba, mata, trafica? Ninguém.

Assim, condenar o modus operanti da operação mais violenta da história, na Favela do Jacarezinho, Rio de Janeiro,  com 29 rastros de morte, dor e sangue, na maioria de pretos e favelados, parte ligada ao crime, parte sem nenhuma comprovação – um morreu indo comprar pão por exemplo, não é relativizar o crime.

Muito menos ignorar a morte de um pai de família fardado e dedicado de 48 anos, que tombou na operação que visava combater o aliciamento de crianças para o crime. Mas  o problema é muito mais profundo.

Grande parte da criminalidade desse país é consequência da falta de presença do Estado e não causa. Nas nossas favelas, há total ausência de políticas públicas que ofereçam minimamente dignidade. “Aqui só tem a presença da Secretaria de Segurança Pública com essas operações. Nenhuma outra”, diz um líder de favela.

Muitos dos que relativizam esse debate tem teto digno, saúde e educação de qualidade, alimento na mesa. No enquadramento de “cidadãos de bem”, com o subconsciente cheio de preconceito contra favelados, se preocupam com a possibilidade de que o morro desça à cidade em busca de justiça social.

São os que em muito gritam que “bandido bom é bandido morto”. Diante das cenas que nos apresentaram os mortos sem até agora provar se eram todos criminosos ou não, gritam silenciosamente: “pretos, vindo de onde vieram, certamente eram todos bandidos “.

Essa semana, uma criança pobre e negra de dez anos apareceu na TV em uma reportagem sobre a fome no Brasil. Sem ter o rostinho exposto disse: “minha barriguinha dói”, traduzindo a sua fome em uma frase. Dor também sentiu quem se sensibiliza com esse caos social.

É essa criança, órfã do Estado, que vai ser cooptada pelo tráfico. Vai ter oferta de um padrão de vida diferente do que sempre teve para se alinhar ao crime. Sem opção, vai ceder como tantos.

Nas favelas, o tráfico e as milícias ditam as regras. Os governantes ou se acovardam, ou se aliam. O resultado é mais favelização, negativa de direitos por quem deveria proteger e consequentemente aumento dos que cedem aos crime organizado.

Porque em países com igualdade social e melhor distribuição de renda, presença dos governos , suporte do estado, a criminalidade é proporcionalmente menor?

Imagine a dor que é ver roubada a esperança de uma criança? Ela nasce na favela, muitas vezes perde os pais pra criminalidade, não tem educação, lazer, qualidade de vida, perspectiva. Muitas jogadas às calçadas, nos sinais, sem calor, sem amor. O resultado já conhecemos.

A falta de condições mata a esperança e na vida adulta, ainda que muito jovens, ou morrem pelo tráfico ou pelo Estado que os abandonou.

Criminosos ou não, muitos primeiro tiveram a esperança assassinada e foram entregues à sorte.

Isso não tira a necessidade de o Estado agir no combate à criminalidade,  mas prova que essas operações estão longe de acabar com o problema,  muito mais complexo. E atenta contra a regra que determina que não há pena de morte sumária no Brasil.

No mais, a polícia que negocia e dialoga com os bandidos de colarinho branco, com os chefes do tráfico, com os envolvidos com a criminalidade brancos que moram em bairros nobres, não têm o direito de chegar atirando nas favelas onde estão pretos e pobres. Nos dois casos, além de operações mais eficientes com apoio da inteligência,  a Bíblia, o guia, o fio condutor é a Constituição, hoje descumprida de nossa obrigação de proteger à nossa obrigação de obedecer.

Márcia mandou

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, afirmou essa semana que não admite dissidência no grupo. “Todos devem acompanhar Luciano Duque no projeto Estadual”. Danado é que nem o candidato no auge da popularidade conseguiu tal façanha…

Veinho

Pelo menos de acordo com o Facebook,  o prefeito Sandrinho Palmeira (PSB) completou na última quinta 100 anos, e não 43 como todos, inclusive ele, estava informando.  Bem que dizem que a atividade política intensa envelhece…

Dezesseis

O jornalista Magno Martins revelou em uma conversa com o radialista Samir Abou Ana no Frente a Frente que é alvo de 15 processos por socialistas,  especialmente o ex-prefeito Geraldo Júlio (PSB). “Ele não gosta porque o apelidei de Covidão”. Magno completou dizendo que “Geraldo bateu o Hexa do Náutico, após sete operações da PF”.

Aqui, não

O prefeito de São José do Belmonte, Romonilson  Mariano, está se lixando com decretos estaduais de abre e fecha. Ficou famosa sua live há alguns dias onde ele disse que cidade que ele governa não fecha comércio e que não obrigaria ninguém a fazê-lo. Só cedeu após recomendação do MP, mas sem fazer muita força.

Achamos bom

Mostramento tira mandato. O vice-prefeito Eraldo Veloso foi flagrado jogando dinheiro da sacada para eleitores após o pleito em Joaquim Nabuco, PE. Agora, o TRE cassou os mandatos dele e do prefeito Barreto Neto, eleitos em 2020. Bem feito!

Tira teima

O presidente da AMUPE José Patriota mata duas curiosidades nesta segunda no Debate das Dez da Rádio Pajeú: primeiro, se é ou não candidato a Estadual. Segundo, como anda a relação com o pupilo Sandrinho Palmeira e qual sua participação na gestão.

Nobel pra Rancho 

Rancho Queimado-SC,  com menos de 3 mil habitantes, virou notícia no depoimento de Luiz Henrique Mandetta na CPI da Covid. O Senador Luiz Carlos Heinze (PP) disse que lá o tratamento precoce dá certo. “Tomara que tenha descoberto a cura”.  Para o ex-ministro,  o mundo pode estar errado e Rancho Queimado,  certa.

Troca milhares por 3? “Siiiim!”

O Secretário de Administração de Tabira, César Pessoa, que cansou de bater à porta da Cidade FM para falar, tá correndo como o diabo da cruz de um convite para falar à emissora. Acham que foi proibição de Dinca Brandino, seu líder político. Prova é de que, decorando sua cartilha, fez uma live para um público recorde: três pessoas.

Frase da semana: “Vai ter voto impresso, porque se não tiver voto impresso, sinal de que não vai ter a eleição”.

Do Presidente Jair Bolsonaro, pressionando Congresso e Supremo a viabilizarem o voto impresso em 2022.

Ex-presidente da Câmara de Ouro Velho-PB Martevania Bernardo tem contas do exercício de 2019 aprovadas pelo TCE/PB.

O TCE-PB emitiu parecer favorável e aprovou as contas da Câmara Municipal de Ouro Velho-PB referente ao exercício 2019 no comando da ex presidente Marta Bernardo. A ex.presidente da Câmara Municipal de Ouro Velho, a vereadora Marta se manifestou agradecida. Confiante neste resultado porque, em nossa gestão, acompanhamos todo bem de perto para garantir que estávamos cumprindo todas as leis e tratando com seriedade os recursos públicos. Agradeço a Deus, em primeiro lugar, pela sabedoria e discernimento, e a toda equipe técnica da Câmara pela competência e comprometimento. O julgamento do TCE veio para comprovar que o esforço deu certo.( Blog do Poeta Teixeirinha.)