Coluna do Domingão Publicado por Nill Júnior em 28 de abril de 2024

blog Nill Júnior 

Obrigado,  Cléo!

A notícia da morte de Cléo Nicéas, ex-presidente da ASSERPE e ex-diretor da Globo Recife, foi um baque.

Pra instituição ASSERPE,  uma perda irreparável.  Cléo era presença marcante nos momentos importantes da entidade. Para mim, uma espécie de orfandade.

Cleo foi a pessoa que me enxergou de longe, a 400 quilômetros de Recife e só sossegou quando eu decidi aceitar assumir a entidade que representa as rádios e TVs do estado, sucedendo a ele. Logo ele que ajudou a criá-la. Quando alguém queria saber o porquê da insistência e tamanha defesa do meu nome, saía com essa: “ele é melhor que eu”. Claro que era uma saída para poupar palavras e eu ria dessa definição, mas prova a confiança que tinha em mim.

Aprendi com outros anjos como Cléo que surgiram em minha vida, virando a chave do meu destino, que não há como quitar a fatura da confiança. Você não paga confiança. Confiança você busca honrar. E foi isso que busquei fazer com todas as minhas forças desde que assumi a entidade.

Por isso, acredito que sempre me tratou como um filho e tinha orgulho de qualquer passo meu. Muito antes, lembro da presença em momentos difíceis, como na solidão do internamento que tive em 2014. Me visitou e me presenteou com um livro que o inspirou. Não sabia que ele, mais que o livro, era minha inspiração.

Cléo era movido por sonhos. E bastava sua presença para alimentar os nossos, como nos tantos convites que aceitou por acreditar nos meus. Esteve em momentos chave da Rádio Pajeú, como na inauguração do Museu do Rádio e na migração da emissora para FM.

Por ter sido Diretor Geral da Globo Nordeste, era muito cortejado, celebrado pela nata da comunicação e personalidades. Mas nunca deixou de enxergar além disso. Cléo não se aproximava por marcas ou rótulos. Se encantava por pessoas.

Uma das frases que mais usava era a de que “tinha saudades do futuro, pois não estaria nele”. Pois eu, que o achava atemporal, agora tenho saudades dele.

Obrigado amigo! Muito obrigado!

Futuro de Serra com Marília 

O presidente nacional do Solidariedade,  Paulinho da Força,  não se mete no angu de caroço da sucessão em Serra Talhada.  “A decisão é da Marília Arraes”, disse a mais de um interlocutor. Paulinho tem ciência do imbróglio envolvendo a legenda na Capital do Xaxado.

Plano D

O Deputado Estadual Luciano Duque disse em conversa com esse blogueiro que ainda espera a decisão de Marília Arraes,  torcendo que ela “pague gratidão com gratidão” e lhe permita disputar a prefeitura.  Agora, caso não tenha o que chama de “reciprocidade política”, teria um “plano D”.

Quem será?

Caso não seja ele o candidato,  pode surgir um quarto nome, que nem seria Ronaldo de Dja nem Miguel Duque.  A única pista é que teria participação no debate empresarial da Capital do Xaxado.  “Vou apresentá-lo porta a porta,  como fiz com Márcia”.

Herdou título 

Com São José do Egito tendo a sucessão “quase, talvez,  mais ou menos encaminhada”, a cidade que herdou a definição de “Angu de Caroço” foi Tabira.  Na base governista,  não se sabe se Nicinha disputa com unidade ou se Valdemir Filho joga água no Chopp. E na oposição,  tudo gira em torno de Flávio Marques ser autorizado pelo TSE. Senão, vira boné…

Lindo

Falando em Tabira,  a Cidade das Tradições continua sendo salva pela arte. Exemplo foi a entrega da escultura em homenagem a Nevinha Pires. O filho Pedro e demais familiares tomaram a iniciativa de homenagear quem representa a verdadeira alma tabirense.

Como se nada…

Em Afogados, Mário Viana Filho não aparenta ter acusado o golpe após Danilo sair na foto com Raquel Lyra.  Segue cumprindo agendas institucionais e diz aguardar formalização do Palácio.  Se de fato a orientação for “Raquel é Danilo”, é que aparentemente o caldo entorna.

Interessante

Da série “eleições interessantes de assistir”, está o confronto entre Pedro Alves e Albérico Rocha em Iguaracy.  Será a eleição dos quatro prefeitos,  com Zeinha apoiando Pedro e Dessoles com Albérico.  Quem leva?

Nem um pio

Mesmo após a terrível repercussão,  Eriberto do Sacolão e João Taxista não recuaram da defesa de ilegalidades no trânsito de Arcoverde na sessão da última semana, quando questionaram a instalação de câmeras de monitoramento na PE 270. Isso na semana que até a ex-vereadora Zirleide Monteiro recuou dos ataques a uma criança portadora de necessidade especial e disse estar arrependida.

Frase da semana:

“Pode me chamar de sonhador, mas é isso mesmo o que eu sou”.

Cléo Nicéas,  ex-presidente da ASSERPE,  que nos deixou esse fim de semana.

Prefeitura de Santa Terezinha realiza o programa ‘Saúde na Escola’ no próximo dia 30

A Prefeitura de Santa Terezinha, no Sertão do Pajeú, estará realizando o programa ‘Saúde na Escola’ no próximo dia 30 de abril. A primeira a receber o programa será a Escola Municipal José Paulino de Siqueira, no turno da manhã.

A ação se transformará em um centro de cuidados com diversos serviços para você.

No atendimento o paciente terá:

  • Verificação da situação vacinal: garanta que seus filhos estejam em dia com as vacinas e protegidos contra doenças;
  • Saúde Bucal: aprenda dicas para manter um sorriso saudável e prevenir cáries;
  • Doenças Negligenciadas: saiba mais sobre como se proteger e prevenir doenças como Dengue, Chikungunya e Leishmaniose;
  • Nutrição: receba orientações sobre alimentação saudável para ter mais energia e disposição no dia a dia.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde solicita para os usuários não perder essa oportunidade. Leve o cartão de vacina do seu filho e participe desta valiosa ação.

Fredson da Perfil comemora apoio de Esdras Valadares

O pré-candidato à prefeitura de São José do Egito,  Fredson da Perfil, do Republicanos,  comemorou o apoio declarado por Esdras Valadares,  irmão do prefeito Evandro Valadares.

Em uma entrevista ao programa na Gazeta FM,  Esdras enumerou razões para o apoio.

Ele criticou o irmão e o Secretário Paulo Jucá pela condução administrativa e política ,  voltando a atribuir à dupla a decisão que teria rifado a candidatura do prefeito de Ouro Velho,  Augusto Valadares.

Para ele, Augusto não foi candidato para não se submeter às condições impostas. Ele chegou a criticar o candidato George Borja,  o acusando de ser um pré-candidato refém e disposto a ceder para exigências do núcleo governista.

Em determinado momento da entrevista,  disse “amar o irmão”, mas não ver um nome melhor que Fredson da Perfil para gerir o município.

O pré-candidato agradeceu o apoio e disse que ele sinalizava um sentimento de mudança para São José do Egito. O anúncio de Esdraz foi muito comemorado no bloco oposicionista.

SJEgito | George Borja diz querer campanha propositiva. “Oposição começou com fake news”

O pré-candidato governista George Borja foi o convidado do Debate do Sábado de hoje.

Foi a primeira entrevista depois da confirmação de sua pré-candidatura pelo bloco governista.

Em linhas gerais,  George reclamou da postura de vereadores oposicionistas, que,  sem ter como atacá-lo pessoalmente,  recorrem a fake news.  “Usem o tempo para fazer projetos, estudar o município”, reclamou.

Como exemplo,  disse que há vereadores que há pouco tempo elogiavam a gestão,  com falas registradas nas redes, e que hoje estão tendo uma postura crítica.

George os desafiou a comparar o ciclo Evandro com a gestão Marquinhos acima, filho de Zé Marcos, candidato a vice,  que segundo ele,  “foi a mais desastrosa” da história.  Também questionou se, fossem eleitos, Fredson e Zé Marcos iriam ficar em São José ou gerir de Recife e Campina Grande.

Perguntado pelos entrevistadores Erbimael Andrade, Júnior Finfa e Marcelo Patriota,  disse estar dialogando com a ex-vereadora Ana Maria,  o vereador e presidente da Câmara,  João de Maria, e elogiou o prefeito de Ouro Velho,  Augusto Valadares. Falou na força da Frente Popular com unidade e que as turbulências foram vencida.

Também disse que será independente e condutor da gestão,  respeitando as lideranças sem se submeter a elas. Ainda fez referência a Evandro Valadares e seu ciclo de quatro mandatos.

Ao final,  falou de propostas,  defendendo um amplo programa de cirurgias eletivas inspiradas na Paraíba,  fortalecimento da educação integral,  geração de empregos e programa de infraestrutura.

SJEgito | Fredson da Perfil faz ‘Propositiva da Área da Educação’

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "PORTAL DE NOTICIAS @fredsonbrite @zemarcossje Marcallo Patrota atriota Convite Oficina propositiva da educação. o pré-candidato Fredson Brito, convida para uma discussão com pauta voltada para educação. Convidados especiais: Professores da rede municipal de ensino. Auditório do Hotel Central 27/04 14:00 SJEGITO I Oficina Propositiva na Área da Educação Kloa larcello Patrista"Oficina  – O pré-candidato a prefeito de São José do Egito, Fredson da Perfil, estará comadando no próximo sábado (27), uma oficina propositiva na área da educação, no Auditório do Hotel Central às 14 horas, e convida em especial os professores da rede municipal, lideranças, políticos e a população egipciense. Segundo Fredson, o contexto educativo, as oficinas são atividades de caráter lúdico e pedagógico, que visam desenvolver competências relacionadas às temáticas ligadas ao processo de aprendizagem escolar, através da experimentação e da expressão artística.

“Continuo ouvindo a população egipciense, a educação tem um impacto direto na qualidade de vida das pessoas. Ela proporciona melhores oportunidades de emprego, maiores salários e acesso a recursos e serviços. Além disso, a educação promove o desenvolvimento pessoal, a saúde mental e o bem-estar geral”, concluiu Fredson da Perfil.

Prefeitura de Brejinho investe na construção e reforma de 45 açudes na zona rural

A Prefeitura Municipal de Brejinho está promovendo melhorias na infraestrutura hídrica da zona rural através das Secretarias de Agricultura e Obras. Estão sendo construídos e reformados 45 açudes, visando impulsionar a produtividade agrícola e garantir acesso à água para agricultores e criadores de animais.

Essa iniciativa representa um marco para o desenvolvimento sustentável, fornecendo condições para o cultivo de hortaliças e criação de animais como bovinos, caprinos, suínos etc. Os açudes irão assegurar o abastecimento de água ao longo do ano, mesmo durante períodos de estiagem.

O Prefeito Gilson Bento destacou a importância desse investimento para a comunidade rural, visando garantir melhores condições de vida para os agricultores e suas famílias. “Brejinho por muitos anos sofreu com a falta de água. O nosso objetivo, com esses investimentos hídricos, é garantir que 100% do município de Brejinho esteja abastecido com água”.

Escola Máxima Vieira de Melo, completando 43 anos

Pode ser uma imagem de textoA Escola Máxima Vieira de Melo, no dia 21/04/2024, completou 43 anos de excelência na qualidade de ensino no Distrito Riacho do Meio em São José do Egito-PE. Ao longo desses anos tivemos grandes diretoras: Maria José(D. Lili) Júlia Helena (D. Julita), Maria do Socorro (Socorro de Quinca), Maria Caitana (D. Mariquinha) , Cristiane, Lucileide Mariano e desde 2010 temos como gestor, Anacleto Rui Leite de Brito.

“Esse ano os alunos deram foram muito bem na redação do ENEM/Nacional e em seleção de cursos em universidades: Gabriele, Engenharia Civil na UPE. Nas redações do ENEM as notas foram de dar orgulho para a família e para a escola! Um destaque especial para a maior nota, Larissa Aguiar = 920. Confira as demais fotos e notas excelentes. Nossa escola está aberta para que você ou alguém de sua família venha fazer parte dela, realizando o sonho de concluir o Ensino Médio numa escola de excelência em ensino e humanidade!” Pontuou Anacleto Brito ao blog.

Ouro Velho-PB investe mais de R$ 20 mil em Campeonato de Futsal municipal

Read more about the article Prefeitura de Ouro Velho investe mais de R$ 20 mil em Campeonato de Futsal municipal

Aconteceu na noite dessa quinta (25), a grande final do Campeonato Municipal de Futsal de Ouro Velho, com vitória da equipe do Dependência por 2×0 sobre o Ajax. Ainda teve a disputa do terceiro lugar com o Manchester City levando a melhor sobre o Independente 05×03.

O novo Ginásio de Esportes de Ouro Velho ficou pequeno para tanta emoção e também a participação da população, que compareceu em peso para prestigiar o esporte local.

Esse ano, houve a participação de 6 equipes, e a prefeitura além de promover a competição, como forma de incentivar a participação de outras equipes em outros campeonatos ainda premiou, além do campeão de do vice, todos os times participantes valores em dinheiro.

Também foram entregues medalhas e troféus ao primeiro e segundo colocado, foram doadas bolas aos times e contratados árbitros federados para abitar todas as partidas da competição.

Segundo o prefeito Augusto Valadares foram investidos mais de R$ 20 mil reais na realização da competição.

SJEgito | Saúde comemora nova especialidade e primeiras cirurgias de garganta

A Secretaria de Saúde de São José do Egito comemorou em nota a realização das primeiras quatro cirurgias de garganta, um feito pioneiro.

Houve ainda inauguração de uma nova especialidade na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24: a Otorrinolaringologia.

A liderança deste novo setor está sob os cuidados do Dr. Rogério Brandão, um renomado otorrinolaringologista.

“A implantação desta nova especialidade é um passo crucial para fortalecer nossa infraestrutura de saúde”, afirmou um representante da UPA 24. “Estamos muito orgulhosos deste avanço e comprometidos em continuar a melhorar e expandir nossos serviços para satisfazer as necessidades de saúde de nossa população de maneira ainda mais eficaz”, afirmou o secretário de saúde Paulo Jucá.

Além de ampliar a capacidade da UPA 24, o serviço  oferece aos residentes da região acesso direto a cuidados especializados que eram anteriormente mais difíceis de alcançar.

Com essa nova especialidade implantada, agora são 14 especialidades médicas. Só no mês de abril 2 novas especialidades foram iniciadas: otorrinolaringologia e Psiquiatria.

Prefeitura de Itapetim inicia operação tapa-buracos na PE-263, ligando Ambó ao Distrito de São Vicente

A Prefeitura de Itapetim, por meio da Secretaria de Infraestrutura, deu início à operação tapa-buracos na PE-263, que liga o Ambó ao Distrito de São Vicente. Embora a rodovia seja de responsabilidade do estado, o Governo Municipal está realizando o serviço mais uma vez, demonstrando seu empenho com a segurança viária e o bem-estar dos itapetinenses.

Essa iniciativa é de extrema importância, pois visa garantir uma via mais segura e confortável para todos que transitam pelo trecho. Dessa forma, a Prefeitura de Itapetim reafirma seu comprometimento com a melhoria da infraestrutura do município e o desenvolvimento de ações que beneficiem diretamente toda população.

Sicoob Pernambuco realiza assembleia e elege Conselho de Administração

Assembleia também reelegeu Evaldo Campos como presidente e Fábio Matta, vice 

O Sicoob Pernambuco reuniu seus delegados em Assembleia na noite desta quarta-feira e tomou decisões importantes para o futuro da instituição.

A apresentação foi de Thiago Medeiros, Diretor Organizacional e Riscos.

Inicialmente houve apresentação da importância da Assembleia pelo presidente da entidade, Evaldo Campos, e por Aline Araújo, Diretora Executiva.

Aline apresentou os resultados e propostas já aprovadas nas pré-assembleias, que percorreram todo o estado.

Pode ser uma imagem de 5 pessoas e texto que diz "Bhy do Marcelo Patriota"Sobre resultados, voltou a apresentar dados que comprovam o crescimento do Sicoob Pernambuco e fortalecimento da instituição no Nordeste.

Dentre os principais pontos aprovados em estatuto, a ampliação da área de atuação do Sicoob, que agora, além de Pernambuco e Paraíba, inclui os estados de Alagoas, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.

Outra alteração estatutária aprovada foi a da criação do cargo de vice-presidente. Até então, em casos excepcionais de vacância, a escolha se daria por votação entre os membros do Conselho de Administração.

O novo Conselho de Administração também foi aprovado. O empresário Fábio Barbosa da Matta, de São José do Egito passou a ocupar a vice-presidência da instituição. Com formação superior, mestrado e doutorado na área de Farmácia Bioquímica, é Administrador de Empresas e já integrava o Conselho de Administração.

De Serra Talhada, Magna Lúcia Beserra de Melo é formada em Ciências Contábeis, administradora de empresas e já atuava como Conselheira Fiscal do Sicoob Pernambuco.

E o jornalista Nivaldo Alves Galindo Filho, Nill Júnior, pós graduado em gestão de empresas de comunicação, gestor da Rádio Pajeú e administrador do blog que leva seu nome.

Eles se somam a Evaldo Campos, José Eleandro M. de Almeida e José Joaquim D Lemos no Conselho de Administração. Os nomes do Conselho são submetidos a apreciação do Banco Central.

O atual presidente, Evaldo Campos, foi reeleito presidente da entidade. Evaldo foi um dos fundadores da cooperativa, em 1999, e tem na sua condução a marca de crescimento e fortalecimento da instituição, hoje com mais de 50 mil cooperados em Pernambuco e Paraíba. Ele destacou a história da instituição e seu fortalecimento ao longo dos anos, além de projetar o futuro da cooperativa.

Todas as propostas estatutárias e formação do novo Conselho de Administração, além de presidente e vice-presidente foram aprovados por unanimidade .

Augusto Valadares anuncia novas emendas parlamentares para investimentos em Ouro Velho-PB

O prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares, utilizou suas redes sociais para compartilhar conquistas para o município. Em publicações recentes, ele anunciou duas novas emendas parlamentares destinadas a projetos que visam beneficiar a população local.

Na primeira postagem, Valadares agradeceu à Deputada Estadual Cida Ramos pela destinação de R$ 420 mil para a reforma do Centro de Especialidades Médicas. Esse investimento representa um passo significativo na melhoria da infraestrutura de saúde do município, proporcionando um ambiente mais adequado e equipado para o atendimento à população. O prefeito expressou sua gratidão à parlamentar pelo apoio e atenção com a saúde de Ouro Velho.

Em seguida, o prefeito anunciou a 11ª emenda parlamentar do ano, desta vez proveniente do Deputado Estadual Tom Correia Lima, no valor de R$ 150 mil. Esses recursos serão destinados à perfuração de poços, uma medida essencial para garantir o acesso à água potável e contribuir para a segurança hídrica do município. Augusto Valadares agradeceu ao deputado pelo gesto de carinho e pela preocupação com o desenvolvimento de Ouro Velho.

As emendas parlamentares representam uma importante fonte de recursos para a realização de obras e projetos que beneficiam diretamente a população. O prefeito Augusto Valadares reafirmou seu compromisso em buscar parcerias e recursos para promover o progresso e o bem-estar dos moradores de Ouro Velho, destacando a importância da união entre poder público e representantes políticos para alcançar esses objetivos.

Zeinha Torres busca soluções para o abastecimento de água em comunidades rurais

O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, compartilhou detalhes de uma agenda na Compesa em suas redes sociais nesta quinta-feira (25). Na ocasião, discutiu medidas para melhorar o abastecimento de água em áreas rurais do município.

“Na tarde de hoje, fui recebido na sede da Compesa em Recife, pelo Presidente da companhia, Alex Campos”, destacou Zeinha. Durante o encontro, foram abordados temas cruciais para a comunidade, incluindo a captação de água para a extensão do abastecimento em locais específicos.

O prefeito ressaltou que a prioridade é beneficiar mais de 40 famílias nos sítios Tamboril e Bom Nome. Essas regiões, historicamente carentes de recursos hídricos, agora receberão atenção especial para garantir o acesso à água potável, fundamental para as necessidades básicas e o desenvolvimento das comunidades.

Além disso, Zeinha solicitou à Compesa a instalação de um sistema de abastecimento que levará água da barragem do Rosário para a Comunidade do Picos. Essa medida visa ampliar o acesso à água em uma região estratégica, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos moradores e fortalecer a infraestrutura hídrica do município.

O gestor municipal enfatizou seu empenho em buscar soluções efetivas para os desafios enfrentados pelas comunidades rurais de Iguaracy, destacando a importância da parceria com órgãos como a Compesa para concretizar esses projetos.

Fredson da Perfil homenageia Zé Marcos, em seu aniversário

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto que diz "PORTAL DE NOTICIAS Marcel. Patriota MarellPatinta riota atrists Fredsone e Zé Marcos SÃO SAOJOSE JOSE DO EGITO MAISI POD MUITO+ MUITO+ MUITO MUITO Blay Jarcello Patriota"Numa cidade onde as vozes se misturam em busca de representatividade, Zé Marcos se destaca como uma figura ímpar. Seu aniversário é mais do que uma celebração pessoal; é uma homenagem à sua dedicação incansável ao povo de São José do Egito.

Como líder político, Zé Marcos não apenas representa ideias, mas também os anseios e esperanças da comunidade. Sua visão progressista e compromisso com o bem-estar coletivo são pilares que sustentam a confiança depositada nele.

Neste dia especial, que celebramos não apenas seu aniversário, mas também sua contribuição inestimável para nossa comunidade, desejo a você muita felicidade, saúde e sucesso contínuo. Que sua luz continue a brilhar e a inspirar a todos nós.
Parabéns Amigo José Marcos de Lima

Itapetim | Secretaria de Cultura apoia festival de cantadores nordestinos “irmãos Batista”

Read more about the article Secretaria de Cultura apoia festival de cantadores nordestinos “irmãos batista”blog do Erbi | O Governo Municipal de Itapetim, por meio da Secretaria de Cultura, tem a satisfação de apoiar o Festival de Cantadores Nordestinos, intitulado “Festival Irmãos Batista”, que acontece no dia 27 de abril, às 20 horas, no Clube do Alemão, no Sítio Caiana. Será um grande evento cultural que celebra a riqueza da nossa cultura e da tradição nordestina.

Com a participação de poetas renomados como Ivanildo Vila Nova, Jonas Bezerra, Hipólito Moura, Arnaldo Pessoa, Diomedes Mariano, Afonso Pequeno, Pedro de Alcântara, Antônio José, Jomaci Dantas, João Jezuino, Val Pimenta e Marquinhos de Freitas, o Festival Irmãos Batista promete uma noite de muita poesia.

O Governo Municipal, sempre através da Secretaria de Cultura, reafirma seu compromisso em apoiar e valorizar eventos que enaltecem a cultura itapetinense.

Além disso, reiteramos nosso apoio às manifestações culturais de um modo geral, incentivando a preservação e o fortalecimento das nossas raízes.

Adelmo Moura disse na Gazeta FM que a ‘Turma do atraso não vai voltar e anuncia nomes em meados de junho’

Pode ser uma imagem de 4 pessoas e texto que diz "PORTAL PORTALDENOTICIAS DE NOTICIAS Mareello Marell.Patuta Patrota atriata FM95.3 95.3 FM GAZETA MNN FM95.3 www.gazetofm95.com./br Blay RioMarel Jarcello Patiota"Falando ao Programa Giro Pelos Blog’s, na Gazeta FM, nessa quinta(25) ao blogueiro Marcello Patriota, o prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, falou das ações e obras do Governo Municipal e cutucou a Governadora Raquel Lyra, estava vindo do Recife, falou das estradas: ” Pensava que o descaso era só nas estradas do Pajeú, mas na região de Jataúba/Stª Cruz do Capibaribe o problema é lá também, inclusive vamos fazer o tapa-buracos do Ambó-Itapetim-São Vicente, ação essa que deveria ser do DER”. Sobre sucessão municipal: ” estamos esperando a oposição anunciar seus candidatos, se vão de duas vias( Andersosn Lopes e Jordânia 3ª via), se irão se juntar, é um jogo de xadrez, estamos unidos e trabalhando por Itapetim, as obras não param, inaugurando muitas e assinado ordem de serviços sempre, trazendo ações e desenvolvimento para Itapetim, esse é o nosso legado, sobre candaturas; vamos anunciar assim que eles decidirem, como dizia o saudoso Eduardo Campos: ‘ Quem tem tempo , tem prazo e temos paciência’, vamos anunciar no tempo certo, no prazo correto, e o nome que o povo quer, tem só duas vagas, Prefeito e vice, escutando as bases, o grupo e tomando as decisões no tempo adequado.
Perguntei o prazo máximo ?; Moura disse: Até junho vamos está com os nomes fortes, pra ganhar as eleições, e continuar com Itapetim no rumo certe, sem a turma do atraso, nossa terra merece e tem gestão de excelência e vai continuar” Pontuou Adelmo ao blog

IGEDUC publica edital de Concurso para a Câmara Municipal de SJEgito/PE

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "CONCURSO PÚBLICO Blaz Jarcello Patrota"A Câmara de Vereadores do município de São José do Egito, localizado no sertão do estado de Pernambuco, tem concurso aberto destinado a preencher 15 vagas para vários cargos de níveis fundamental, médio e superior. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela internet no site da banca organizadora, o Instituto IGEDUC (www.igeduc.org.br). Os salários iniciais podem chegar a R$ 2.700,00, dependendo do cargo escolhido pelo candidato.

Como se inscrever  Para se candidatar a uma das 15 vagas oferecidas pelo edital, os concurseiros interessados devem realizar suas inscrições exclusivamente pela internet, através do site do Instituto IGEDUC (www.igeduc.org.br), entre os dias 22 de abril e 22 de maio. As taxas de inscrição variam de R$ 90 a R$ 120, dependendo do cargo escolhido.

Conheça os cargos do concurso Câmara Municipal São José do Egito

O edital oferece vagas para os cargos de agente administrativo, auxiliar de serviços gerais, analista de controle interno, técnico em contabilidade e vigilante. Além de promover a inclusão, pois o edital também reserva vagas para candidatos que se enquadram nos critérios de ações afirmativas e para pessoas com deficiência.

Salário inicial/AJUSTADO
Gostaria de informar que houve uma revisão no salário para os cargos de Nível Fundamental, especificamente para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais e Vigilante. O valor foi ajustado de R$ 1.320,00 para R$ 1.412,00.
Adicionalmente, modificamos as exigências para o cargo de Agente Administrativo. A comprovação de experiência, anteriormente requerida no ato da posse, não é mais necessária segundo na nova versão atualizada do edital.
Essas alterações estarão disponíveis para consulta no nosso site https://igeduc.org.br/ a partir das 10 horas nesta terça-feira.

Mais sobre o IGEDUC

Com quase uma década de existência, o Instituto IGEDUC trabalha com Qualidade, Seriedade e Inovação. A banca já realizou concursos e seleções para mais de 640 cargos e mais de 100 mil candidatos nos estados da Paraíba, Pernambuco, Bahia e Paraná. A entidade atua ainda promovendo capacitação de gestores e realização de vestibulares para os concorridos cursos de medicina. Saiba mais cobre concursos já abertos em www.igeduc.org.br. Instituto IGEDUC, concursos e seleções com integridade.

Câmara de Vereadores de Itapetim realiza a 11ª Sessão Ordinária da 17ª Legislatura

Pode ser uma imagem de 8 pessoas e textoDiante da ausência do presidente da Câmara, Júnior de Diógenes, que juntamente com os vereadores Lailton Brito e Silvânio Salvador, pois foram a Brasília em busca de projetos e investimentos para o nosso município. A vereadora Antônia Batista deu início e prosseguiu com a 11ª Sessão Ordinária da 17ª Legislatura, colocando a ata da 10ª Sessão em votação.

Após isso, foram apresentadas as propostas dos vereadores.
A vereadora Jordânia Siqueira destacou a necessidade da contratação de um reumatologista para atender no Hospital Maria Silva, e a ampliação da Farmácia Básica de Medicamentos do município, através das indicações n°072/2024 e n°073/2024, respectivamente.
O vereador Júnior Moreira, com indicação n°071/2024, solicitou a continuação do calçamento em rua paralela à Cláudio Bezerra. Já o vereador José Romão pediu a reforma da Creche Pedro e Maria no povoado de Piedade.
Finalizando as apresentações das indicações, a vereadora Edilene Lopes requereu a reinstalação de um portão em um beco no Distrito de São Vicente, por meio da indicação n°075/2024.
Em homenagem aos falecidos, foi feita uma moção de homenagem póstuma; o vereador Júnior Moreira reverenciou Luiza Nunes Limeira.
A sessão foi encerrada com agradecimentos a todos os presentes e o convite para a próxima sessão, agendada para o dia 01/05/2024.

Copa Brejinho Master de futebol terá escolha dos finalistas no próximo fim de semana

Read more about the article Copa Brejinho Master de futebol terá escolha dos finalistas no próximo fim de semana

No próximo domingo, dia 28 de abril, o Estádio Municipal O Tonhão será palco para os jogos da fase semifinal da Copa Brejinho Master de futebol. Às 15h45, o primeiro confronto do dia será entre as equipes de Amparo e Chapecoense. Às 17h, é a vez de Associação Brejinhense e Tuparetama entrarem em campo para disputarem a última vaga na grande final.

A competição é organizada pela Prefeitura de Brejinho e vai distribuir mais de R$ 3 mil reais em prêmios. O Campeão vai ganhar troféu, medalhas e R$ 1.500,00. O Vice também leva troféu, medalhas e R$ 1.000,00.

Ainda será premiado o terceiro colocado também com troféu, medalhas e R$ 500,00, O artilheiro da competição vai receber um troféu e R$ 150,00 e o melhor goleiro ganha um troféu e R$ 150,00.

SJEgito | Evento celebra no próximo sábado aniversário de Zé Marcos

No próximo sábado (27) o ex-deputado Zé Marcos terá seu aniversário celebrado em evento organizado por familiares e amigos. Para festejar seus 85 anos, os idealizadores planejaram um momento onde o ex-gordo possa receber as felicitações dos amigos e correligionários, regado de música e cantoria.

Com larga trajetória política e empresarial, Zé Marcos foi vereador e prefeito em São José do Egito, deputado estadual por três mandatos, tendo assumido a presidência e Primeira Secretaria da Assembleia Legislativa de Pernambuco, além do governo do Estado Interinamente por algumas vezes. Na vida empresarial, atua nos setores hospitalar, construção civil e agropecuária.

Ainda no próximo sábado, o presidente do Podemos em Pernambuco, Marcelo Gouveia, também prefeito de Paudalho e presidente da Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco), estará visitando e felicitando Zé Marcos pela nova idade. O encontro será na Fazenda Melancias, residência do ex-deputado, onde outros amigos e lideranças devem comparecer.

O ex-deputado filiou-se em março passado ao partido e há poucos dias oficializou sua pré-candidatura a vice-prefeito numa composição com o empresário Fredson Brito, pré-candidato a prefeito de São José do Egito.

O evento que irá comemorar o aniversário de Zé Marcos será realizado no salão de festas do Parque de Vaquejada Asa Branca, no povoado Juazeirinho, no próximo dia 27 (sábado), das 17h às 21h.

Na ocasião estarão se apresentando Seu Marquinho e Banda, G4, Lostiba, Vilões do Forró e a dupla de violeiros Arnaldo Pessoa e Zé Carlos do Pajeú, além dos paredões de Alcides e Henrique Villar.

Concursos públicos no Sertão de Pernambuco oferecem mais de 300 vagas diretas

Para quem está em busca de um emprego público, três municípios do Sertão de Pernambuco estão com inscrições abertas para processos seletivos. A Universidade Federal do Vale do São Francisco também está realizando seleção para contratação de professor efetivo. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 317 vagas diretas.

Confira as vagas:

Câmara Municipal de Araripina

18 vagas mais cadastro de reserva

Níveis médio e superior

Salários entre R$ 1.500 e R$ 2.500

Inscrições até 20 de maio (clique aqui)

Taxa de inscrição custa R$ 100 para nível médio e R$ 120 para nível superior.

Prefeitura de Salgueiro

122 vagas efetivas e formação de cadastro

Níveis médio e superior

Inscrições até 20 de maio (clique aqui)

Taxa de inscrição varia entre R$ 106, para nível médio e técnico, e R$ 126, para os cargos de nível superior.

Prefeitura de Lagoa Grande

145 vagas imediatas e 89 de cadastro reserva

Níveis fundamental, médio, técnico e superior

Inscrições até 13 de maio (clique aqui)

Salários entre R$ 1.397 e R$ 10.580.

Taxa de inscrição: R$ 70 (nível fundamental); R$ 100 (nível médio e técnico); R$ 130 (nível superior).

Univasf

32 vagas para as Classes Auxiliar A, Assistente A e Adjunto A, nível I, para atuar em diferentes cursos da Univasf em campi localizados nas cidades de Petrolina, Salgueiro, Paulo Afonso (BA), Senhor do Bonfim (BA) e São Raimundo Nonato (PI).

O candidato precisa possuir formação acadêmica referente à área escolhida

Inscrição até as 18h do dia 29 de abril (clique aqui)

A taxa de inscrição deve ser paga até o dia 30 de abril e varia entre R$ 100,00 e R$ 200,00, dependendo da área que o candidato escolha.

| | | Giro Pelos Blog’s ( 26/Abril/2024 ) /// Sexta-feira | | |

blog do FinFa

Duque diz que vai falar com Marília Arraes – Em entrevista exclusiva a este blogueiro, o deputado estadual Luciano Duque, líder do Solidariedade na Assembleia Legislativa de Pernambuco, disse que ainda está aguardando a posição da ex-deputada Marília Arraes, sobre sua pré-candidatura a prefeito de Serra Talhada, Duque ainda confirmou que até o próximo dia 30, vai procurar Marília para uma conversa.

.

Hoje – Acontece nesta sexta-feira (26), o 6º Encontro Literário Infantojuvenil, Escritora Nevinha Pires, na cidade de Tabira, será às 16:30 horas no Centro Cultural Poeta Zé Mariano, às 19:30 horas, haverá a inauguração do busto  da professora na Praça Gonçalo Gomes, escultura toda em bronze, uma produção dos escultores Jobson Figueiredo e Nara Cavalcanti e custeada pelo seu filho o médico Pedro Pires.

Na Compesa – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, esteve ontem na sede da Compesa em Recife, sendo recebido pelo Presidente da companhia, Alex Campos, na ocasião foi tratado o problema da captação de água para extenção do abastecimento de água para beneficiar mais de 40 famílias nos sitios Tamboril e Bom Nome,e também o gestor solicitou a instalação do sistema de abastecimento que levará água da barragem do Rosário para a Comunidade do Picos.

São Joao na roça – A edição 2024 do Maior e Melhor São João do Mundo já é um verdadeiro sucesso não apenas em Caruaru, como em todo o estado de Pernambuco. Neste fim de semana, hoje e amanhã dias 26 e 27, o São João na Roça vai chegar às Vilas Murici e Rafael, respectivamente. Além dos shows musicais, haverá apresentações de Batalhões de Bacamarteiros, do Ballet Cia Marcos Mercury e da Banda de Pífanos Vitoriano Jovem. Os forrozeiros e forrozeiras ainda poderão prestigiar o projeto de artes plásticas “Desenhando São João com Caju Galon”.

Agenda – A governadora Raquel Lyra, estará participando do lançamento da Operação Velho Chico do Projeto Rondon, uma iniciativa que contempla 12 municípios pernambucanos, no Palácio do Campo das Princesas. Executada por meio do Projeto Rondon, através de parceria entre o Governo de Pernambuco e o governo federal, a ação selecionou estudantes universitários de todo o Brasil para atuar promovendo a inclusão social e a redução das desigualdades regionais. Às 15 horas será assinado o acordo de cooperação entre o Estado e o Ministério da Defesa para dar início às atividades; em seguida às 16 horas, a gestora faz a entrega de 24 vans da saúde para todas as quatro Gerências Regionais de Saúde do Estado de Pernambuco. Os veículos serão utilizados para realizar o transporte sanitário e procedimentos estratégicos de cada município atendido.

Mais grana para os nobres representantes do povo

Vida ruim e penosa a de deputado federal: embolsa R$ 33.763 líquidos, tem cota para passagem aérea, em média 45 mil por mês. Telefonia e serviços postais. Manutenção de escritórios de apoio à atividade parlamentar, compreendendo locação de imóveis, pagamento de taxa de condomínio e IPTU.

Também inclui seguro contra incêndio, energia elétrica, água e esgoto, locação de móveis e equipamentos, material de expediente e suprimentos de informática, acesso à internet, TV a cabo, licença de uso de software, assinatura de publicações. Mais: fornecimento de alimentação do parlamentar, hospedagem, locação ou fretamento de aeronaves, de automóveis (até o limite de R$ 10,9 mil mensais).

Inclui serviços de táxi, pedágio e estacionamento até o limite global de R$ 2,7 mil mensais; passagens terrestres, marítimas ou fluviais; combustíveis e lubrificantes até o limite de R$ 6 mil por mês; serviços de segurança prestados por empresa especializada até R$ 8,7 mil por mês. Isso sem contar com as famigeradas emendas parlamentares – R$ 16,3 milhões para cada nobre representante do povo.

Se isso já não fosse um escárnio, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), reajustou, ontem, em 60,62%, os valores das diárias pagas a deputados federais e servidores da Casa durante viagens oficiais nacionais. O aumento foi aprovado em reunião da Mesa Diretoria em 17 de abril e publicado ontem no Diário Oficial da Câmara, em ato assinado por Lira e pelos demais integrantes da mesa.

Na justificativa, a Câmara afirma que o percentual de 60,62% corresponde à variação acumulada do IPCA (índice oficial de inflação) de junho de 2015 a março de 2024. Com o reajuste autorizado pela mesa diretora, a diária paga a deputados federais durante viagens nacionais saltará dos atuais R$ 524,00 para R$ 842,00.

Outras cositas – Outro acréscimo salarial diz respeito à verba destinada à contratação de pessoal, que soma cerca de R$ 106.866,59 para até 25 secretários parlamentares. No final do mês, o valor que cai na conta dos deputados federais também pode englobar auxílio-moradia, despesas com saúde e cota gráfica. No início e fim do mandato, o parlamentar também recebe uma ajuda de custo equivalente ao valor mensal da remuneração para compensar eventuais despesas com mudança e transporte.

Dois pesos, duas medidas – Caiu como uma bomba e repercutiu intensamente a revelação desta coluna, ontem, com base em informações do portal da Transparência, a injeção de R$ 43 milhões que a governadora Raquel Lyra (PSDB) deu na Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns, pertencente à família do marido da vice-governadora Priscila Krause. Tudo porque as demais unidades de saúde, conveniadas ao Sassepe, sangram devido aos débitos atrasados pelo Governo, sendo obrigadas a suspender o atendimento de pacientes do plano Sassepe.

TAC não cumprido – Enquanto Raquel dá tratamento vip ao hospital da família do marido da vice-governadora, em Abreu e Lima se nega a reabrir a única maternidade pública. Para entender o caso é necessário retroceder ao ano de 2022, quando, devido ao alto custo de manutenção do Hospital Maternidade de Abreu e Lima, o município cedeu o equipamento para que o Governo do Estado regionalizasse o atendimento para os demais municípios. Após a cessão da estrutura ser cedida, com aval da Câmara Municipal de Abreu e Lima, foi firmado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) no Ministério Público entre o Governo Estadual e prefeituras que seriam beneficiadas com a regionalização do equipamento.

A negativa do Governo – Pelos termos firmados, o município de Abreu e Lima iria aportar mensalmente para o Executivo Estadual o que receberia do Ministério da Saúde, cerca de R$ 470 mil, além do valor para reformar a estrutura física do equipamento, orçada em R$ 899 mil. Já o repasse do município de Paulista seria de R$ 405 mil; o de Itapissuma, R$ 43 mil, e Itamaracá, de cerca de R$ 28 mil. Para o Estado, ficaria a despesa mensal de R$ 1 milhão. Porém, mesmo diante de várias tratativas, que tiveram início desde o início da atual gestão estadual, o Governo se nega a assumir a sua parte.

Candidato de Bolsonaro – Em entrevista, ontem, ao Frente a Frente, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, o deputado federal Fernando Rodolfo (PL) disse que não espera mais nenhum gesto por parte da governadora ao projeto de disputar a Prefeitura de Caruaru. Mesmo assim, vai continuar no páreo, desta feita como legítimo representante do bolsonarismo. No início de junho, o ex-presidente Jair Bolsonaro vai à capital do forró abençoar o seu afilhado.

CURTAS

LONGA ESPERA – Passados mais de 15 dias, o Governo Raquel não dá a menor sinalização da promessa de entregar o Detran como cota do PP, do deputado Dudu da Fonte. Por enquanto, o PL bolsonarista e a família Ferreira, de Jaboatão, continuam dando as cartas na segunda maior máquina arrecadadora do Estado.

AFASTAMETO 1 – A delegada Natasha Dolci foi afastada das funções por 120 dias após ter sido flagrada em uma conversa telefônica com o empresário Rodrigo Carvalheira, suspeito de estupros. A decisão do secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, está no Boletim Geral da Secretaria de Defesa Social publicado ontem.

AFASTAMENTO 2 – Na portaria, o secretário considera “que se mostra cabível o afastamento cautelar da Policial Civil, objetivando garantir à ordem pública, à instrução regular do processo disciplinar e à viabilização da correta aplicação de sanções disciplinares, já que recai sobre ela indícios de práticas de atos incompatíveis com as funções públicas”.

Perguntar não ofende: Quando Lula vai se convencer de que a ministra da Saúde é incompetente ?

Blog do Silvinho

Deputados federais de olho nas Prefeituras

A corrida pelas Prefeituras também vem mexendo com a cabeça de deputados federais em Pernambuco que já estão prontos para entrar na disputa em suas respectivas cidades. Em Jaboatão, Clarissa Tércio (PP) concorrerá a um cargo no executivo pela primeira vez e promete reunir em torno de si os votos dos evangélicos e dos conservadores. O detalhe é que nesse campo também fazem parte duas figuras políticas importantes na cidade: o deputado federal André Ferreira e o seu irmão o ex-prefeito Anderson Ferreira (ambos do PL). Os dois estão em um palanque oposto ao de Clarissa. O do prefeito Mano Medeiros (PL) que é pré-candidato à reeleição.

No início, comentou-se sobre a possibilidade de uma composição entre o PL e o PP em uma chapa majoritária tendo em vista que esta é a única eleição que Mano pode concorrer a Prefeitura já que está encerrando o mandato de prefeito e é pré-candidato à reeleição o que daria a Clarissa Tércio a possibilidade de disputar a Prefeitura no ano de 2028. Mas pelo jeito não vingou. Clarissa está nas ruas fazendo campanha e buscando prováveis votos. Nem mesmo o discurso do bolsonarismo conseguiu até o momento unir os dois palanques. Ambos vão enfrentar Elias Gomes, ex-prefeito da cidade que é pré-candidato pelo PT e o ex-vereador Daniel Alves pelo Avante.

Quem também está de olho no voto dos conservadores é o deputado Fernando Rodolfo (PL) em Caruaru. Rodolfo vem fazendo reuniões com os seus pré-candidatos e vai investir pesado em colar sua imagem na do ex-presidente Jair Bolsonaro para tentar garantir uma vaga no segundo turno. Fernando Rodolfo não perde mais um ato bolsonarista. Esteve presente em São Paulo e no Rio de Janeiro e já anunciou a vinda de Bolsonaro para Caruaru. Tudo isto em busca do voto conservador e de direita que Bolsonaro tem no município, mas que ainda não está contando para Fernando Rodolfo. Na cidade ele vai enfrentar nomes como o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) que é pré-candidato à reeleição e o ex-deputado José Queiroz que já se apadrinhou do nome de Lula.

Já no Recife, o deputado federal Carlos Veras está cotado para ser vice de João Campos, ainda que com chances escassas. O fato é que o PT precisaria decidir pelo seu nome e apresentá-lo ao presidente Lula e também o prefeito João Campos decidir-se em escolher um nome do PT para a vice. O PT do Recife já deu indicativos de que se a vaga de vice cair no colo do partido, o indicado será Mozart Sales e não Veras. A não ser que haja um pedido expresso de Lula por Veras o que não está longe da realidade.  Carlos Veras tem o apoio expresso do senador Humberto Costa para a indicação.

Outro deputado federal que está de olho na briga pela Prefeitura do Recife mas no cargo de prefeito é Túlio Gadelha, no entanto, com uma situação meio complicada. O parlamentar está filiado a Rede que forma federação com o PSOL. O PSOL pretende escolher a deputada estadual Dani Portela para enfrentar a disputa. Tulio precisa garantir o apoio dos dois partidos no âmbito nacional para receber o aval e participar da disputa em Recife.

Clima de polarização Em Água Preta, na mata sul pernambucana, após a volta do prefeito Noé Magalhães (PSB) ao comando local da cidade, existe uma expectativa grande sobre quem irá polarizar a disputa. Noé vai disputar um novo mandato e o seu vice-prefeito Neto Cavalcanti (PSDB) ganhou respaldo após administrar a cidade por sete meses. Os internautas acreditam em uma polarização entre os dois.

Voltando  O ex-deputado federal João Fernando Coutinho que é filho do ex-prefeito Eduardo Coutinho tentará polarizar contra o atual gestor. No entanto, o ex-parlamentar ainda é visto na cidade como uma via alternativa ou terceira via.

Petrolina O Partido Liberal (PL) anunciou oficialmente a pré-candidatura da jornalista Lara Cavalcanti à prefeitura de Petrolina. O anúncio foi feito pelo presidente estadual do partido, Anderson Ferreira, durante uma coletiva de imprensa que aconteceu ontem em um conhecido hotel da cidade. “Estamos unidos e comprometidos em trabalhar intensamente para que Lara seja a próxima prefeita de Petrolina”, disse Anderson.

Multa O Tribunal de Contas de Pernambuco julgou irregular contratação temporária de 1.333 pessoas feitas pela Prefeitura de Escada em 2022 e aplicou multa na gestão comandada pela prefeita Mary Gouveia. Sobrou até para o secretário e esposo da atual gestora, Jandelson Gouveia.

Celebração O amigo jornalista Elielson Lima, celebrou ontem (25), os dez anos do seu Blog. Bastante prestigiado e com um meio de comunicação reconhecido pela classe política pernambucana e pelos seus leitores, Elielson vem conquistando um espaço ímpar na mídia a cada dia.

Edmar Lyra blog

Bandeira branca 

A então candidata ao governo de Pernambuco, Raquel Lyra, tinha apenas um deputado estadual de mandato apoiando o seu projeto, era Álvaro Porto, uma vez que a outra deputada, Priscila Krause, foi candidata a vice em sua chapa. Álvaro cumpriu papel importante na construção da candidatura de Raquel, vide a própria convenção do PSDB que contou com o empenho do hoje presidente da Alepe para não ser esvaziada.

Por ter um perfil mais duro, Álvaro Porto não era o preferido de Raquel Lyra para ser presidente da Alepe, seu escolhido era Antônio Moraes, que não se viabilizou. Desde então a relação entre a governadora e o presidente da Alepe não é das melhores. Onde muita gente tenta jogar ainda mais lenha na fogueira para desgastar a relação de ambos.

Nenhum dos dois é dono da razão, quando há divergência de ordem política, geralmente os dois lados possuem argumentos plausíveis para o não entendimento. Mas é preciso reconhecer que Álvaro Porto e Raquel Lyra possuem funções estratégicas para Pernambuco, e o diálogo entre ambos é vital para o desenvolvimento de políticas públicas de interesse dos pernambucanos.

Áulicos chegam para a governadora e dizem que Álvaro quer sabotá-la, do outro lado do rio, o presidente da Alepe só recebe em seu gabinete conselhos para prejudicar o governo. Mas tem declinado deste tipo de expediente porque entende que não pode ser irresponsável com o futuro de Pernambuco. Não obstante que a maior parte das pautas de interesse do executivo foram aprovadas pelo legislativo.

Então pelo bem de Pernambuco, pelo futuro do governo Raquel Lyra e pela relação harmônica entre os poderes, é fundamental que Álvaro e Raquel procurem se entender. Não precisa que eles sejam amigos, nem voltem a ser aliados, mas o mínimo de cordialidade é determinante para que a picuinha política não caminhe para uma crise institucional, portanto a bandeira branca é necessária, cabendo saber agora quem será o primeiro a estendê-la pelo bem do estado.

Inclusão – O deputado federal Pedro Campos protocolou projeto de lei para criar as Centrais da Libras, iniciativa que vai possibilitar às pessoas surdas terem a sua comunicação auxiliada por ligações em vídeos, quando necessário. O PL n°1428/2024 prevê às pessoas com deficiência auditiva, surdocegos e surdos a garantia ao direito inalienável de comunicação plena e de acesso aos serviços públicos e à cidadania. No Brasil, cerca de nove milhões de pessoas apresentam alguma deficiência auditiva. Para o parlamentar, as Centrais da Libras irão dar dignidade e acesso a direitos das pessoas com deficiência.

Triturador – Quando presidente da Caixa Econômica Federal, o superintendente parlamentar da Alepe, Álvaro Mendonça, criou o triturador de intrigas. A “ferramenta”, que era mais uma figura de linguagem, serviu para mostrar que picuinha não leva ninguém a lugar nenhum. Álvaro defendeu que a ideia seja aplicada na relação entre executivo e legislativo em Pernambuco.

Inocente quer saber – Quem será o primeiro a estender bandeira branca, Álvaro Porto ou Raquel Lyra?

Seresta e chorinho na programação cultural desta semana em Afogados

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira vai promover dois eventos culturais esta semana que vão agradar em cheio os amantes da boa música.

Nesta quinta-feira (25), o projeto Quinta Cultural vai trazer o melhor da seresta, numa homenagem à Lindaura Siqueira. Será a noite da seresta, com participação do Quarteto da Seresta, na Praça de Alimentação, a partir das 19h.

E na sexta-feira (26), celebrando o dia do choro, cuja data oficial caiu na última terça-feira (23), a Prefeitura Municipal vai reunir músicos instrumentistas de Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Triunfo e Belo Jardim, para celebrar esse que é um dos mais genuínos ritmos brasileiros.

Será também na Praça de Alimentação, às 19h. Os dois eventos são coordenados pela Secretaria de Cultura e Esportes de Afogados da Ingazeira.

Iguaracy: Pleno do TCE julga legais todas as Contratações Temporárias do exercício 2021 do prefeito Zeinha Torres

Na última quarta-feira (19), o Pleno do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) proferiu uma decisão importante em relação às contratações temporárias realizadas durante o exercício de 2021 pela gestão do prefeito Zeinha Torres, na cidade de Iguaracy.

O Recurso interposto pelo atual prefeito em relação ao Processo de Atos de Pessoal da Prefeitura, que envolvia a análise de 216 contratações temporárias, foi julgado como regulares pelo Pleno da Corte de Contas. Anteriormente, a Primeira Câmara do TCE havia considerado algumas dessas contratações como irregulares, culminando na imposição de uma multa no valor de R$ 9.183,00.

Entretanto, com a análise do Recurso, o Pleno do TCE decidiu dar provimento à solicitação do prefeito, julgando como legais todas as contratações temporárias listadas nos Anexos I, II e III do Relatório de Auditoria presente nos autos do Processo. Essa decisão teve como consequência a exclusão da multa anteriormente aplicada ao prefeito José Torres Lopes Filho.

Essa nova determinação do Tribunal de Contas representa um desfecho positivo para a gestão municipal de Iguaracy, proporcionando um respaldo legal às contratações temporárias realizadas durante o ano de 2021.

Essa decisão do TCE ressalta a importância da transparência e da conformidade com as normas legais na administração pública, ao mesmo tempo em que reconhece a validade das medidas adotadas pela gestão municipal para atender às demandas da população de Iguaracy.

Por Sérgio Coelho / Web Sertão

Prefeitura de SJEgito doa terrenos para Estado construir casas populares

Read more about the article Prefeitura de SJE doa terrenos para Estado construir casas popularesblogo do Erbi | O prefeito Evandro Valadares confirmou que a Prefeitura de São José do Egito, cedeu terrenos à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, para a construção de casas populares no Conjunto Habitacional Júnior Valadares.

Segundo o gestor devem ser construídas cerca de 100 casas, sendo 50 com doação dos terrenos da Prefeitura. Existe uma expectativa que São José do Egito seja contemplada também, com outras 200 habitações via Governo Federal.

STR de SJEgito reuniu mulheres / Tema: ”Mulheres na Politica, Muda a Política e Constrói o Bem Viver’

Nenhuma descrição disponível.STR-SJEgito/ Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de São Jose do Egito Pe. O Sindicato promoveu um encontro  fechado apenas as Diretoras de Sindicatos do Pajeú, foi nessa terça-feira(23) o debate foi sobre o papel da mulher trabalhadora rural na politica, com  o Tema: ”MULHERES NA POLÍTICA, MUDA A POLÍTICA E CONSTRÓI O BEM VIVER”.

As mulheres que participam da vida política no país. De acordo com o IBGE, mais da metade da população brasileira (51,13%) é feminina, e elas representam, segundo Tribunal Superior Eleitoral, 53% do eleitorado. No entanto, ocupam hoje menos de 15% dos cargos eletivos. O tema será explorar como a participação das mulheres não só transforma a dinâmica política, mas também influencia diretamente na construção de uma sociedade mais justa e equitativa, por meio do lema ‘Mulheres na política, muda a política e constrói Bem Viver’.

Prefeitura de Itapetim leva o programa “Boa Noite Saúde” para UBS

A Prefeitura de Itapetim, por meio da Secretaria de Saúde, levou para UBS Amelânia Rocha, no Bairro Santo Antônio, o programa “Boa Noite Saúde”, uma iniciativa da gestão municipal. Das 17h às 21h, a população recebe atendimento de diversos serviços de saúde, em um evento que já se tornou um verdadeiro sucesso.

Com o objetivo de atender especialmente os trabalhadores que não podem buscar cuidados durante o dia devido às suas obrigações profissionais, o “Boa Noite Saúde” também está disponível para toda a população.

Houve atendimento com um médico, duas odontólogas, enfermagem, vacinação e outros serviços essenciais. A iniciativa visa promover o acesso facilitado aos cuidados de saúde, proporcionando mais comodidade e qualidade de vida para os itapetinenses.

A cada 10 dias, uma unidade básica de saúde (UBS), da sede do município, estará realizando o “Boa Noite Saúde”, reafirmando o compromisso do Governo Municipal com o bem-estar e a saúde de todos os cidadãos.

ATENÇÃO: prorrogadas as inscrições do concurso para a Guarda Municipal de Arcoverde/PE

Pode ser uma imagem de texto que diz "Msys PORTAL DE NOTICIAS Mareello MarallPatiata Patrota atrista RCO VEERDE 'CONCURSO PRORROGADO' B FiM Patida"Atendendo a pedidos de vários concurseiros, o Instituto IGEDUC prorrogou o prazo de inscrição no Concurso da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Arcoverde, no sertão de Pernambuco. Os interessados têm agora até o dia 01 de maio de 2024 para confirmarem a participação no certame. As inscrições podem ser feitas pelo site do IGEDUC (www.igeduc.org.br).

Cargos, vagas e salários: O edital oferta 56 vagas imediatas, além de formação de cadastro de reserva, para o cargo de Professor, de Nível Superior de escolaridade, com salários iniciais de R$ 3.315,41. A taxa de inscrição será no valor de R$ 120,00. oram prorrogadas as inscrições para o concurso da Guarda Municipal de Arcoverde, município de grande relevância localizado no sertão de Pernambuco. Quem tiver interesse ainda pode se inscrever até o próximo dia 01 de maio no site da banca organizadora, o Instituto IGEDUC (www.igeduc.org.br). O edital oferta 50 vagas, sendo 30 imediatas e 20 para cadastro de reserva (CR). O salário inicial é de R$ 2.000,00.

Como se inscrever?  Os interessados em participar da seleção podem se candidatar até o dia 01 de maio, no site do Instituto IGEDUC, ao custo de R$ 110,00. As provas são previstas para serem aplicadas no próximo dia 19 de maio.

Requisitos : O cargo de Guarda Municipal de Arcoverde exige apenas nível médio de formação e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com, no mínimo, as categorias A e B, sendo aceitas as categorias AC, AD e AE. Os aprovados na seleção receberão salário inicial de R$ 2.000,00, porém o valor pode ser acrescido ao decorrer da carreira, dependendo do tempo de serviço e gratificações.

Etapas e provas do concurso Guarda de Arcoverde : Os candidatos serão avaliados mediante aplicação das seguintes etapas:- Prova Objetiva- Teste de Aptidão Física- Avaliação Psicológica – Exame de Saúde e Aferição de Deficiência – Investigação Social- Curso de Formação

Principais datas do edital ; Inscrições: 20 de março a 01 de maio; Último dia para pagamento: 06 de maio; Prova: 19 de maio

Mais sobre o IGEDUC : Com quase uma década de existência, o Instituto IGEDUC  (www.igeduc.org.br).trabalha com Qualidade, Seriedade e Inovação. A banca já realizou concursos e seleções para mais de 640 cargos e mais de 100 mil candidatos nos estados da Paraíba, Pernambuco, Bahia e Paraná. A entidade atua ainda promovendo capacitação de gestores e realização de vestibulares para os concorridos cursos de medicina. Saiba mais cobre concursos já abertos em www.igeduc.org.br. Instituto IGEDUC, concursos e seleções com integridade.

SJEgito | George Borja comemora apoios

Pode ser uma imagem de 4 pessoas e texto que diz "Blay Floa do Marcello Patriota"O pré-candidato à prefeitura de São José do Egito, George Borja (PSB) comemorou em suas redes sociais dois apoios a seu projeto.

Pastor Daniel e Saulo Valadares declararam apoio ao projeto.

Borja foi anunciado pré-candidato a prefeito de São José do Egito no último sábado.

O anúncio foi feito pelo prefeito Evandro Valadares, com apoio das lideranças do grupo. O vice-prefeito Eclérinton Ramos e o Secretário de saúde e Planejamento, Paulo Jucá, abonaram a pré-candidatura, indicando que a fase de debates e polêmicas envolvendo a escolha foi vencida.

No anúncio, nomes como Neném Dudu, Gilson Bento (prefeito de Brejinho), Wilson Dudu, Edeck Dudu, Davi Teixeira, Doido de Zé Vicente, Alberto Loló, Patrícia de Bacana, Roberto Sampaio, Rômulo Júnior, Henrique Marinho, Tadeu do Hospital, Rogaciano Jorge, Adeilton Bras, Rodrigo Piancó, Lula Vieira, Bal do Riacho do Meio, Joaquim Neto, Luiz Raimundo, Marcos Brito, Gustavo Augusto, Victor Perazzo, dentre outros nomes.

CONCURSO | Caruaru abriu segunda-feira(22) as inscrições de três concursos públicos

Pode ser uma imagem de texto que diz "CONCURSO PÚBLICO ARUARU CAPITAL DO FORRO Blazdo N Jarcello Patrota"A Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, abriu nessa segunda-feira (22), as inscrições dos seus três concursos públicos, que como objetivo de preencher 60 vagas em diferentes áreas e níveis de formação. As inscrições vão se estender até o dia 04 de junho.

Os profissionais contratados atuarão em jornadas de trabalho que variam de 20 a 40 horas semanais, com salários que oscilam entre R$ 1.500,00 e R$ 12.705,68 mensais.

As oportunidades são destinadas a Engenheiro Clínico, Médico em várias especialidades como Saúde da Família, Cirurgia Geral, Neurologia, Psiquiatria Analista Contábil, Analista Jurídico e Auxiliar de Serviços Administrativos, entre outros.

Há também vagas reservadas para profissionais com deficiência (PCD) e candidatos negros (CN), conforme os requisitos específicos descritos nos editais.

Os interessados em participar devem realizar suas inscrições exclusivamente online, acessando o site www.ibam-concursos.org.br, organizador do concurso.

A taxa de inscrição para o concurso varia entre R$ 52,00 e R$ 107,00, dependendo do cargo escolhido.

A seleção dos candidatos será realizada por meio de prova objetiva, prova dissertativa e avaliação de títulos.

As provas estão agendadas para serem aplicadas a partir do dia 7 de julho de 2024.

Estes concursos públicos terão validade de dois anos, podendo ser prorrogados por período semelhante, conforme necessidade da administração municipal.

Prefeitura de Solidão firma concessão de Bolsas de Estudos para 2024

PE NOTICIAS | O prefeito Djalma Alves assinou nessa terça-feira os termos de concessão de Bolsas de Estudos para 2024 em Solidão, no Sertão de Pernambuco. O evento ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores e contou com a presença dos jovens beneficiados pelas bolsas.

O Programa de Bolsas de Estudo foi estabelecido pelo executivo municipal em 2021, através de uma lei visando incentivar os solidanenses a ingressarem no ensino superior. Essa iniciativa pioneira na região auxilia financeiramente os estudantes que preenchem os critérios estabelecidos.

Durante a cerimônia de assinatura, o prefeito e a secretária de Educação, Aparecida Ramos, forneceram mais detalhes sobre o programa aos presentes.

O evento representou um momento de celebração para a comunidade solidanense, demonstrando o compromisso em proporcionar oportunidades para a população local. A iniciativa da Prefeitura de Solidão exemplifica como é viável investir em educação e impactar positivamente a vida de muitos jovens que aspiram cursar o ensino superior.

População de SJEgito reclama da qualidade da água e Compesa diz que resolve o problema

Read more about the article População de SJE reclama da qualidade da água e Compesa diz que resolve problema até o fim da tarde desta terça (23)BLOG DO ERBI | Há pelo menos 5 dias, a população de São José do Egito tem recebido nas suas residências água com uma coloração amarelada e um cheiro nada agradável. Diante das reclamações da qualidade da água distribuída, o Blog procurou a Compesa, que emitiu nota esclarecendo o ocorrido.

Nota da Compesa

A Compesa informa que está realizando ajustes operacionais na Estação de Tratamento de Água, responsável pelo abastecimento de São José do Egito, para a correção do nível de turbidez da água.

A Companhia esclarece que o problema ocorreu em decorrência das últimas chuvas na região, quando houve o arraste de material orgânico para o manancial, afetando assim o nível de turbidez da água. A previsão é que os serviços de correção sejam concluídos até às 17h desta terça (23).

Diante da nota, pode-se observar que o abastecimento da zona urbana de São José do Egito está sendo feita pelas águas do açude São José II (Açude Novo).

Fredson da Perfil acusa gestão Evandro de copiar suas propostas

Em nota, o pré-candidato Fredson da Perfil acusou a gestão Evandro Valadares de copiar suas propostas e  mostrar trabalho para a população a menos de seis meses das eleições municipais.

“É o desespero da derrota. A gente nem chegou lá e bastou pressionar para as obras saírem do papel. A prefeitura de São José do Egito agora tá correndo para tentar fazer tudo o que não fez ou que abandonou nesses últimos oito anos. Fazer de qualquer jeito só para maquiar a realidade”, criticou.

O pré-candidato continuou apontando para a urgência de mudanças efetivas.

“Prefeito, tá na hora de botar em ordem o serviço das especialidades médicas que não existem em São José do Egito. Tem muita gente penando para conseguir uma consulta com um neurologista, por exemplo. Não é possível que depois de oito anos não deu tempo de ajeitar a rede municipal de saúde. Bora acelerar.”

Fredson chegou a dizer que a mudança de postura da gestão atual é uma resposta direta “à sua liderança nas pesquisas”.

“Bastou saber que a gente tá na frente nas pesquisas, e agora tudo o que a gente cobra, eles vão lá tentar dar um jeito, fazer um arrumadinho pra tentar mostrar serviço. Tem que correr. Não adianta mais ficar enrolando.”

E acrescentou: “Desde que a gente começou a percorrer a cidade, ouvindo as pessoas, procurando solução para os problemas mais graves, a prefeitura passou a se mexer, faltando apenas seis meses pra eleição e para o fim do governo deles. Agora foi que viram os problemas? Não é possível.”

E concluiu: “é isso que a gente quer. Continuem copiando as nossas propostas, tudo o que a gente tá defendendo nas plenárias com a população, para as mais diversas áreas. Todo mundo tenha certeza. Nós vamos fazer muito mais. Aumentar o pouco que tá funcionando, melhorar o que tá muito ruim e fazer o que nunca foi feito. Porque São José do Egito pode muito mais.”

| | | Giro Pelos Blog’s ( 25/Abril/2024 ) /// Quinta-feira | | |

blog do FinFa

Oficina  – O pré-candidato a prefeito de São José do Egito, Fredson da Perfil, estará comadando no próximo sábado (27), uma oficina propositiva na área da educação, no Auditório do Hotel Central às 14 horas, e convida em especial os professores da rede municipal, lideranças, políticos e a população egipciense. Segundo Fredson, o contexto educativo, as oficinas são atividades de caráter lúdico e pedagógico, que visam desenvolver competências relacionadas às temáticas ligadas ao processo de aprendizagem escolar, através da experimentação e da expressão artística.

“Continuo ouvindo a população egipciense, a educação tem um impacto direto na qualidade de vida das pessoas. Ela proporciona melhores oportunidades de emprego, maiores salários e acesso a recursos e serviços. Além disso, a educação promove o desenvolvimento pessoal, a saúde mental e o bem-estar geral”, concluiu Fredson da Perfil.

Hoje – Logo mais, às 19h, O Blog do Elielson estará realizando o 1º Congresso de Comunicação e Economia do Nordeste, que nasceu para comemorar os 10 anos do nosso blog. Um novo jeito de festejar, onde teremos como presente principal a palestra do renomado jornalista e âncora da CBN Brasil, Carlos Alberto Sardenberg. Tudo isso vai acontecer no Cais do Sertão, no centro do Recife. 

Realiza – A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha, através das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, realizam no próximo dia 30 na Escola Municipal José Paulino de Siqueira, o Projeto Saúde na Escola. Serão ofertados os seguintes serviços: Verificação da situação vacinal: garanta que seus filhos estejam em dia com as vacinas e protegidos contra doenças! Saúde Bucal: aprenda dicas para manter um sorriso saudável e prevenir cáries! Doenças Negligenciadas: saiba mais sobre como se proteger e prevenir doenças como Dengue, Chikungunya e Leishmaniose, Nutrição: receba orientações sobre alimentação saudável para ter mais energia e disposição no dia a dia!

Despejo por falta de pagamento – Pacientes que integram o programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) de Parnamirim e usam a Casa de Apoio da Prefeitura, localizada em Santo Amaro, no Recife, correm o risco de perder esse suporte por conta de ação de despejo movida pela proprietária do espaço, por falta de pagamento, segundo o Blog do Edmar Lyra. Desde dezembro de 2017, o então prefeito de Parnamirim na época, Tárcio Pontes, que consta como fiador do contrato, não honra com o pagamento da mensalidade do imóvel, que serve como Casa de Apoio da Prefeitura de Parnamirim no Recife. A prática se estende à atual gestão do prefeito Nininho Carvalho, o que gerou um processo judicial por parte da proprietária de ordem de despejo, para que possa reaver a posse do seu único bem imóvel.

Agora é Lei – O prefeito de Flores, Marconi Santana, assinou a Lei Municipal nº 1.285, de 20 de Março de 2024, que a partir de agora, estabelecemos o “Momento Cívico nas Escolas” do nosso município – um compromisso com a educação e o fortalecimento dos valores pátrios.“Esta lei torna obrigatória a execução dos Hinos Nacional, Estadual e Municipal, pelo menos uma vez por mês, nas escolas públicas e privadas do ensino fundamental em nosso município. Uma iniciativa para promover o conhecimento e o respeito pelos símbolos que representam nossa nação, nosso estado e nossa cidade”, disse Marconi.

Participou – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, participou na manhã desta quarta-feira (24), da abertura do IntegraChagas Brasil, que acontece no seu município até a próxima sexta feira (26). “Na ocasião, recebemos a equipe da X GERES, da SES, Ministério da Saúde, Universidade Federal do Ceará e Universidade Federal da Bahia, com o objetivo principal de ampliar a linha de cuidado, diagnóstico e tratamento das pessoas acometidas por doença de Chagas”, disse Zeinha.

Alertando – Uma internauta afogadense, postou na sua rede social, a proposta para que a população não vote em vereador, que teve a chance de fazer em 04 anos e nada fez! Isso chamou a atenção deste blogueiro.

Faleceu – Morreu na tarde desta da última terça-feira (23), na PE-218, entre as cidades de Terezinha e Brejão, o vereador e Presidente da Câmara de Terezinha, Messias Bezerra Pereira, de 40 anos. Ele pilotava uma moto quando teria perdido o controle e colidido violentamente contra um caminhão vindo a óbito instantaneamente. Messias foi reeleito vereador em Terezinha em 2020 com 376 votos, e estava no seu terceiro  mandato. Ele também era militar reformado do Exército Brasileiro, vinculado ao 71° BI MTZ.

Disse – “O voo Recife-Porto faz parte de um compromisso da gestão do prefeito João Campos em promover a conexão do Recife com cidades brasileiras e de todo o mundo. Na tarde de hoje, estamos concretizando mais uma missão de integrar a capital a outros destinos nacionais e internacionais. Nossa prioridade segue a de trabalhar para oferecer um melhor serviço à população ao mesmo tempo em que fortalecemos toda a cadeia produtiva abraçada pelo turismo”. (Secretário Municipal de Turismo e Lazer do Recife, Antonio Coelho)

Frase –“Tevaninho é um exemplo da importância do esporte na formação da vida dos atletas. Ele voltou agora com uma medalha de ouro no Pan-Americano, disputado no Rio de Janeiro,ele é aluno da nossa rede pública de ensino, em Garanhuns, onde treina e consegue se manter a partir do programa Bolsa Atleta”. (Governadora Raquel Lyra, recebeu, no Palácio do Campo das Princesas, o atleta pernambucano de judô Carlos Tevano Filho, medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô na categoria de -50kg, da classe Sub-18)

Perguntar não ofende – Por que tem pré-candidato com os nervos a flor da pele se a campanha ainda nem começou?

Embora haja uma escalada de críticas dos seus adversários por sua condução política que cresceu nos últimos dias, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) conseguiu montar uma frente competitiva para buscar a reeleição este ano. Em relação às chapas proporcionais, serão sete nas ruas pedindo voto para o atual gestor.

Mas não é esse fato que deve impulsionar o nome de Rodrigo nos quatro cantos de Caruaru. Por onde se passa, são obras sendo realizadas por toda a cidade. Seja de drenagem e calçamento de rua à construção de um Complexo Olímpico, que será entregue nesta quinta (25), sendo o primeiro do interior de Pernambuco.

Pinheiro ainda não foi testado diretamente nas urnas, mas o que deve pautar o debate são as ações que ele conseguiu implementar desde que assumiu o comando do governo municipal. Ele tem um grande trunfo nas mãos, que é o de se apresentar aos eleitores com serviços prestados e não promessas.

Trunfo 2 – Por contar com o apoio da governadora Raquel Lyra (PSDB) em Caruaru, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) larga na vantagem em relação aos seus adversários. Entretanto, o efeito pode ser contrário se a tucana não apresentar ações do Estado que justifiquem sua influência no município.

Debate acalorado – Foi aprovado ontem (24), em primeira discussão a proposta do deputado Renato Antunes (PL) que institui o Dia Estadual de Valorização da Vida do Nascituro. Entretanto, como Dani Portela (PSOL) apresentou uma emenda, o projeto será novamente analisado pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça.

Deu voz – Primeiro deputado a abraçar a causa das mães com crianças com microcefalia que esperam por cirurgia ortopédica pela rede estadual, Gilmar Júnior (PV) vem atuando em várias frentes: foi o propositor da audiência pública, que vai ocorrer na próxima segunda (29), emitiu pedido de informação para o governo estadual e tem PL tramitando em regime urgência, a fim de estabelecer o prazo de 45 dias para a realização desse tipo de cirurgia em pessoas com microcefalia.

Dúvida – A base governista na Alepe tem ficado cada vez mais fragilizada. Um deputado chegou a avaliar que assim como a oposição, o Palácio vai encontrar dificuldade para conquistar os 25 votos necessários no projeto das faixas salariais. Outro brincou, afirmando que é mais fácil acertar na Mega-Sena que saber os resultados dos projetos do Executivo. “Surpresa aqui tem todo dia”, disse.

Levantamento – O Tribunal de contas do Estado vai apresentar nesta quinta (25) um levantamento sobre as obras paralisadas em Pernambuco em 2023. Os contratos somam R$ 5,9 bilhões, dos quais R$ 1,51 bilhões (25%) já foram gastos sem a conclusão dos serviços. O estudo indica que no ano passado havia 1.504 contratos paralisados ou com indícios de estagnação.

Virou uma gestão de comadres

Além de reprovado pela esmagadora maioria do povo pernambucano, conforme levantamento dos mais variados institutos de pesquisas, o Governo Raquel Lyra (PSDB) revela uma face de comadres. Segundo o Portal da Transparência, somente em 2023 a governadora destinou R$ 29,2 milhões à Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns, e este ano já designou ao mesmo hospital R$ 13,9 milhões, totalizando R$ 43 milhões em repasses do tesouro estadual.

O termo comadres tem uma explicação: a referida unidade hospitalar tem como sócio administrador o empresário Jorge de Noronha Branco Neto, esposo da vice-governadora Priscila Krause (Cidadania). Enquanto isso, hospitais na Região Metropolitana, igualmente conveniados ao Sassepe, estão suspendendo o atendimento de pacientes servidores do Estado por falta de pagamento.

Conheço um médico que, pedindo reservas, me revelou que tem a receber R$ 15 milhões de dívidas já vencidas, sem que a governadora manifeste a menor intenção de pagar. Se em Garanhuns o hospital da família da vice nada em dinheiro, o Regional Dom Moura agoniza. Suas estruturas físicas estão precárias e há comprometimento nos equipamentos de monitoramento, além de uma escala médica deficitária.

Este duro e injusto contraste entre o privado e público, no tratamento dispensado pela governadora, fere, flagrantemente, princípios basilares da administração pública, como impessoalidade e moralidade.

Resumo da ópera: enquanto Raquel Mandacaru (não dá sombra nem encosto a ninguém) usa recursos públicos para abastecer o cofre de instituição privada, beneficiando familiares de governantes, os pacientes do Hospital Dom Moura são submetidos a filas intermináveis em ambientes sem refrigeração e condições sanitárias inadequadas.

Drama não diferente de desumanidade e desrespeito a pacientes se observa também em Upas do município.

Chororô geral – Prefeitos e vereadores pernambucanos que circularam por Brasília esta semana, por ocasião da Marcha do Poder Legislativo Municipal, traçaram um cenário de horror em seus municípios em relação à falta de investimentos por parte do Governo Mandacaru. As reclamações vão de hospitais sem as mínimas condições de funcionamento à precariedade das estradas de acesso ao Recife.

Alepe 40 graus – Em entrevista ao Frente a Frente de ontem, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, o deputado governista Antônio Moraes (PP) culpou o presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB), pelo ambiente tensionado da Casa com a governadora Raquel Lyra. “Esse radicalismo não interessa a ninguém”, disse. Apesar de ter uma relação boa com a chefe de Estado, Moraes não se oferece para ser o mediador de um encontro dela com Porto para fumar o cachimbo da paz.

Envelhecimento precoce – Já o presidente estadual do PV, Clodoaldo Magalhães, acha que o Governo Raquel envelheceu antes do tempo. “Quem anda muito pelo Estado, como nós, políticos, ficamos com essa impressão, porque em praticamente um ano e meio de governo não se vê obras nem realizações, apenas reclamações de um grande vazio de gestão”, disse o parlamentar, acrescentando: “Isso é muito lamentável, porque queremos e torcemos por um Estado que avance em todos as suas políticas voltadas para o povo”.

Menos um para Bolsonaro – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou o arquivamento da petição que investiga a estadia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Embaixada da Hungria em Brasília em fevereiro deste ano. Segundo o ministro, não há elementos que comprovem que Bolsonaro buscou asilo político na representação do País comandado por Viktor Orbán. Moraes acolheu o parecer da PGR (Procuradoria Geral da República), que entendeu que não há crime no caso.

Tudo ou nada nas redes – O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu, ontem, quatro empresas de comunicação digital para tentar resolver o problema da queda de popularidade da gestão petista. A licitação será de R$ 197.753.736 e o contrato tem duração inicial de 1 ano. O valor é considerado o maior da história do Executivo federal para o setor da comunicação.

CURTAS

RELAÇÃO – As empresas selecionadas são as seguintes: Moringa L2W3 – “Tem muita informação falsa que parece verdade”; consórcio BR e Tal, composto pela BRMais e a Digi&Tal. D – “Duvide. Pesquise. Denuncie. Fake news a gente combate juntos”; Area Comunicação – “Não seja um faker”; e Usina Digital – “Fake news. Não caia nessa”.

DEMANDAS – O anúncio das quatro empresas – de um total de 24 que estavam concorrendo – foi feito no Salão Nobre do Ministério das Comunicações. As companhias selecionadas irão atender demandas da Secom (Secretaria de Comunicação Social) e de órgãos que compõem a Sicom (Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal).

BARRADO – O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse, ontem, que um projeto de lei que trata da volta do imposto sindical não será aprovado. O tema é de interesse do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que quer a imposição de uma “contribuição compulsória” dos trabalhadores aos sindicatos.

Perguntar não ofende: Quando os hospitais que agonizam terão o mesmo tratamento dado ao da família da vice-governadora ?

Blog do Silvinho

Governo garante operação do Mães de Pernambuco
Um dos carros-chefe do Governo Estado em 2024, o Mães de Pernambuco, programa de transferência de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social, já tem um contrato junto à Caixa Econômica Federal. A assinatura foi feita nesta quarta-feira (24), em Brasília. Na ocasião, a governadora Raquel Lyra recebeu do presidente da Caixa, Carlos Vieira, o protótipo do primeiro cartão do Programa.
A solenidade em Brasília é uma sinalização do Governo do Estado de que toda a estrutura operacional está preparada para o início do programa. O problema é que a gestão estadual ainda aguarda que todas as mulheres beneficiadas confirmem participação no programa. No momento, do total de 100 mil beneficiadas, 70 mil já confirmaram, restando outras 30 mil. O prazo estipulado para o processo de confirmação, que seria até esta quinta-feira (25), foi prorrogado e também será feito de 30 de abril até 20 de maio.
O programa vai pagar R$ 300 para as 100 mil mães e cuidadoras mais vulneráveis no Estado. O primeiro pagamento será realizado no dia 13 de maio, na segunda-feira seguinte ao Dia das Mães. As mulheres que “perderem” o prazo inicial e se inscreverem até 20 de maio vão receber o primeiro pagamento até o quinto dia útil de junho.
Lançamento  A prefeita Camila Machado da cidade de Sirinhaém, lança nesta sexta-feira sua pré-candidatura à reeleição. O evento será bastante prestigiado e contará com a presença do deputado estadual France Hacker que é uma das maiores lideranças da mata sul pernambucana.
Multada A pré-candidata a prefeita de Ipojuca apoiada pela prefeita Celia Sales, Adilma Lacerda, foi considerada culpada pela Justiça pelo crime de propaganda eleitoral antecipada. Condenada a pagar mais de R$ 20 mil em multas, a vereadora foi julgada em três ações judiciais por fazer campanha antes da hora. A pré-candidata fez uso de “paredão” de som dentro de um estádio de futebol anunciando sua candidatura o que não é permitido por Lei.
Duque O deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) elogiou o Programa Dívida Zero do Governo do Estado, em vigor desde outubro do ano passado. Para Duque, essa medida representa uma resposta positiva do estado diante da crise econômica, agravada pela pandemia da COVID-19 e por fatores internacionais, que têm afetado o orçamento familiar.
Confiante Primeira suplente da deputada federal Clarissa Tércio, a vereadora do Recife, Michele Collins, vai ao lado do seu esposo o deputado estadual Cleiton Collins fazer o possível e o impossível para que Clarissa se torne a próxima prefeita de Jaboatão e assim Michele herde a vaga na Câmara Federal. A vereadora recifense é voz de destaque no campo da direita conservadora.
Jaboatão A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes publicou no Diário Oficial do município , o reajuste salarial de 4,51% sobre os vencimentos básicos concedidos a servidores que ocupam cargos efetivos, que integram o Grupo Ocupacional do Magistério e Grupo de Apoio Administrativo ao Magistério, de acordo com a Lei número 1.598/2024, de 23 de abril de 2024.

blog do Edmar Lyra

Conexão estratégica entre Recife e Portugal 

A partir de dezembro, Recife e Porto serão diretamente conectadas por uma rota aérea, trazendo consigo oportunidades sem precedentes para o turismo e a economia regional. Esta parceria entre a Prefeitura do Recife, o Governo Federal e a Azul Linhas Aéreas não apenas fortalece a posição da capital pernambucana como um hub do Nordeste, mas também a posiciona como um importante centro global.

Com 91 voos semanais entre Brasil e Portugal em março de 2024, a nova rota Recife-Porto atende à crescente demanda por conexões diretas entre o Nordeste brasileiro e a Europa. Além de impulsionar o setor turístico, essa conexão promete catalisar o crescimento econômico da região, especialmente em um momento de recuperação pós-pandemia.

O acordo de geminação entre Recife e Porto, estabelecido em 1981, é um testemunho dos laços culturais e históricos profundos entre as duas cidades. Esta nova conexão aérea não só fortalece os laços econômicos, mas também reforça os laços de amizade e cooperação entre Brasil e Portugal, abrindo portas para uma colaboração mais estreita em diversos setores.

O voo Recife-Porto não apenas amplia as opções de viagem para os pernambucanos, mas também consolida o hub da Azul Linhas Aéreas no Recife, destacando a importância estratégica da cidade como um ponto de conexão regional e internacional. Esta parceria entre a prefeitura e a companhia aérea é um exemplo de como o setor público e privado podem colaborar para impulsionar o desenvolvimento regional.

Além de facilitar o acesso a destinos europeus, a nova rota aérea também promove o desenvolvimento sustentável, incentivando o turismo responsável e a cooperação em áreas como ciência, tecnologia e cultura. Esta conexão direta entre Recife e Porto não é apenas uma nova rota aérea; é um marco significativo na consolidação do Recife como um polo global de turismo, cultura e negócios, abrindo novos horizontes para o desenvolvimento regional e internacional.

Aplicativos – Nesta quinta-feira, a Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei Complementar (PLP) 12/2024, que regulamenta os aplicativos de transporte no Brasil. O evento contará com a presença do relator da matéria, deputado Augusto Coutinho (Republicanos), e do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, além de representantes dos motoristas e das plataformas.

Diálogo aberto – O deputado Augusto Coutinho (Republicanos), relator do Projeto de Lei Complementar (PLP) 12/2024, que trata da regulamentação dos aplicativos de transporte, enfatizou a importância do diálogo durante a audiência pública na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços. Coutinho busca um texto que equilibre os interesses dos motoristas e das plataformas, visando garantir proteção social à categoria sem prejudicar a atuação das empresas no país. O relatório final está previsto para ser entregue até 20 de maio.

Sucesso – O evento “Eleições 2024 – Saiba o que está valendo”, com os advogados Pablo Bismack e Marcelo Cumaru, e o jornalista Edmar Lyra, foi um sucesso de público e de organização. O workshop teve casa cheia e discussões relevantes sobre direito eleitoral e comunicação.

Inocente quer saber – Quais serão os próximos voos internacionais conquistados pela capital pernambucana?

Afogados: Operação tapa-buraco chega ao anel viário

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira tem intensificado as ações da operação tapa-buracos nas áreas mais críticas da malha viária da cidade.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura, estão sendo aplicadas, por dia, duas toneladas de asfalto, o que permite uma capacidade diária de 130 a 250 metros lineares de malha asfáltica recuperada.

Desde esta terça-feira (23), a equipe da infraestrutura, responsável pela operação, está trabalhando no anel viário, mais especificamente no trecho entre o início da Avenida Rio Branco e a AABB.

Já foram realizados serviços de recuperação asfáltica nas áreas mais críticas da Gustavo Fittipaldi, anel viário (nas imediações do Vianão), Manoel Borba, Artur Padilha, Sen. Paulo Guerra, 15 de Novembro e Diomedes Gomes (na área próxima ao ki-preço estávamos aguardando a conclusão de um serviço da Compesa, concluído hoje, para podermos realizar o tapa-buraco) e na saída de Afogados para Tabira, essa última realizada pelo DER, atendendo a uma solicitação da Prefeitura.

“Nesse ritmo de trabalho, e contando com a ajuda do tempo, uma vez que o sol contribui muito para a boa realização do serviço, iremos atender todas as áreas mais críticas de nossa malha viária”, destaca a Prefeitura.

 

SJEgito | PSF Ipiranga I vai abrir nesta quinta (25), no Programa Boa Noite Trabalhador

Pode ser uma imagem de textoBLOG DO ERBI | Com objetivo de atender a parcela da população que trabalha durante o dia, o Programa Boa Noite da Prefeitura de São José do Egito, possibilita a abertura dos Postos de Saúde da Zona Urbana, pelo menos uma vez por mês, no período noturno, ou seja, na hora em que as pessoas que trabalham em determinada área, podem acessar os serviços de saúde ofertados pela Rede de Atenção Básica.

Nesta quinta (25), a Estratégia de Saúde da  Família do Ipiranga 1, abrirá suas portas as 18h30 para atendimentos diversos a população daquele bairro.

Criado em 2017 pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e suas áreas técnicas, o Boa Noite Trabalhador já atendeu milhares de egipcienses ao longo de cerca de 7 anos, e faz parte do Programa Minha Cidade com Mais Saúde, que tem intensificado as ações na área, no âmbito municipal.

Iguaracy Concurso | Prefeitura contrata Banca organizadora

A Prefeitura de Iguaracy deu um importante passo rumo à realização do Concurso Público Municipal ao oficializar a contratação da ADM&TEC – Instituto de Administração e Tecnologia como a banca responsável pela organização do certame.

Com esta contratação, a administração municipal visa garantir um processo transparente, eficiente e justo para seleção de novos servidores, fortalecendo assim os quadros da gestão pública local.

Em breve, serão divulgadas mais informações sobre o concurso, incluindo datas de inscrição, cargos disponíveis e conteúdo programático. Fique atento aos canais oficiais da Prefeitura de Iguaracy para não perder nenhuma atualização.
Redação: Sérgio Coelho / Web Sertão

Antônio Valadares lança romance na Academia Pernambucana de Letras

O médico pernambucano natural de São José do Egito, no Sertão do Pajeú, Antônio Valadares, lança, nesta quarta-feira, às 18h30, na Academia Pernambucana de Letras, o seu mais novo romance. Intitulado de “No Sertão e na Selva”, é baseado em suas experiências como proprietário da Fazenda Santa Cruz, no município de Buriticupu, no Maranhão.

Dr. Antonio Valadares foi prefeito de São José do Egito, de 1993 à 1996.

A fotografia da capa , foto da Serra foi feita pelo blogueiro Marcello Patriota, essa Serra fica no cariri paraibano entre Sumé / Congo.

Campeonato itapetinense de basquete foi um sucesso

Pode ser uma imagem de 12 pessoas, pessoas jogando basquete, pessoas jogando futebol e textoBLOG DO ERBI | O Campeonato Itapetinense de Basquete Masculino e Feminino movimentou o último fim de semana, com início na sexta-feira (19), reunindo mais de 200 atletas de equipes de Itapetim, Afogados da Ingazeira, Tabira, Petrolina e Arcoverde, promovendo lazer e entretenimento para os jovens e toda população.

Além disso, também destacamos o aquecimento econômico, uma vez que as pousadas e estabelecimentos gastronômicos tiveram pico de movimentação, bem como os troféus, medalhas, uniformes, toda parte de logística e mão de obra que é fornecido pelo comércio local.

Itapetim ao longo dos anos tem se destacado como uma das principais cidades do segmento esportivo regional, realizando eventos grandiosos e com alto padrão de organização e qualidade.

O encerramento aconteceu no domingo (21). No feminino o título ficou com Cactos Petrolina, o Team Fox Afogados ficou em segundo e Itapetim em terceiro.

Na disputa masculina, Arcoverde levou o troféu de campeão seguido por Itapetim que ficou com o vice campeonato e Petrolina na terceira colocação.

Adriele (Cactos Petrolina) e Alison (Arcoverde) receberam os troféus MVP como melhores jogadores da competição. Todas as equipes vencedoras receberam troféus, medalhas e premiação em dinheiro.

Nill Júnior Podcast: precisamos qualificar cada vez mais nossas Câmaras

O caso dos vereadores Eriberto do Sacolão e João Taxista, de Arcoverde, que atacaram o diretor da ARCOTRANS, Vladimir Cavalcanti, por instalar câmeras de vídeomonitoramento e assim reduzir crimes de trânsito na PE 270, é prova da falta de qualificação e formação de parte dos nossos legisladores.

Ou seja, o esforço de cumprir a lei e salvar vidas vale menos que a prática da ilegalidade.

Importante embrar aos vereadores defensores da ilegalidade que cinto, cadeirinha, capacete, air bag, proibição de menores em motos, dirigir e não consumir álcool,  são medidas que nasceram a partir de estudos para salvar vidas. Punir com multas desavisados serve não necessariamente para arrecadar, mas para intimidar as práticas ilegais, que acabam lotando hospitais com politraumatizados.

Em Serra Talhada, vira e mexe aparece parlamentar pra criticar o trabalho da STTRANS com o mesmo argumento. O órgão inclusive se inspirou no trabalho de Arcoverde, referência para o estado.

Ouça as impressões desse jornalista sobre o tema no Nill Júnior Podcast , analisando os fatos da política pernambucana, regional e do cotidiano. o episódio foi ao ar no Sertão Notícias,  da Cultura FM.

Siga, ouça, compartilhe! É só seguir o Nill Júnior Podcast no Spotify e demais plataformas de áudio, como Google Podcast e Amazon Music.

| | | Giro Pelos Blog’s ( 24/Abril/2024 ) /// Quarta-feira | | |

blog do FinFa

Doou – O prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, fez questão de marcar presença na doação de terrenos à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de PE para a construção de casas populares no bairro conjunto habitacional, dentro do Programa Morar Bem, do Governo de Pernambuco. “Mais um passo importante para garantir moradia digna aos nossos egipcienses”, disse o prefeito.

Comemorando – O deputado estadual Luciano Duque, comemora a entrada da Missa do Vaqueiro na cidade de Serrita, que agora entrou no Calendário Oficial de Eventos do Estado. “Mais uma forma de reconhecer esse evento que representa toda fé e religiosidade do povo sertanejo”, disse Duque.Iniciativa pioneira – O Centro de Equoterapia HBA é uma iniciativa pioneira que busca utilizar cavalos como parte de um tratamento terapêutico inovador e eficaz em Petrolina-PE. Através da equoterapia, o centro oferece benefícios comprovados para pessoas de todas as idades, promovendo o bem-estar biopsicossocial de indivíduos com deficiências físicas ou motoras, sejam elas permanentes ou temporárias, além de distúrbios psíquicos e problemas de relacionamento pessoal.  A abordagem do centro é predominantemente interdisciplinar, integrando as áreas de saúde, educação e equitação para oferecer uma experiência terapêutica completa e personalizada. Os cavalos, já inseridos na rotina diária do centro, desempenham um papel fundamental no tratamento, auxiliando os pacientes a alcançarem melhor qualidade de vida e superarem desafios físicos e emocionais. O trabalho realizado pelo centro de Equoterapia HBA representa um avanço significativo no campo da terapia assistida por animais e continua a contribuir para a melhoria da saúde e do bem-estar de seus pacientes.

Parceria – O prefeito da Ingazeira, Luciano Torres, acompanhado da vereadora e veterinária do IPA, receberam em seu gabinete o coordenador do Crediamigo do BNB, Weudes Antônio da Silva, e firmaram uma parceria. “A partir de maio, estaremos disponibilizando uma sala, aqui no prédio da prefeitura municipal, para atendimento ao público do nosso município”, disse Torres.

Convida – A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes de São José do Egito, convida toda classe artística para participar do Fórum de escutas sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, que acontece nesta quarta-feira (24), no Centro de Cultura Prof. Bernardo Jucá, às 18:30 horas. A participação de toda classe cultural é fundamental para o exercício democrático da construção coletiva das Políticas públicas municipais e para a melhor aplicabilidade da PNAB.

Frase – “Através do Juntos pela Segurança nós estamos trabalhando incansavelmente para garantir que cada pernambucano e cada pernambucana se sinta em paz no nosso Estado”.(Governadora Raquel Lyra, ao anunciou, nesta terça-feira (23), a contratação da empresa AOCP – associação civil de caráter assistencial e educacional, para organizar o concurso público da Polícia Científica)Você sabia – Que o prefeito de Flores, Marconi Santana, no Dia Estadual dos Trabalhadores Rurais, formalizamos a entrega de caixas (melgueiras) para os apicultores florenses, que estão sendo acompanhados pelo curso de apicultura fornecido pela prefeitura em parceria com o SEBRAE.

Reunida – A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, teve uma reunião com os empresários Antônio Caiçara, Mauricio Melo, Everaldo Lima, e também o vereador Agenor de Melo, na pauta, o desenvolvimento de Serra Talhada. “Conversa muito produtiva,  Serra Talhada é, e continuará sendo sinônimo de desenvolvimento e potencialidade”, disse a prefeita.

Disse – “A demora e o silêncio do governo do estado não podem continuar a angustiar as famílias. Este caso merece e vai ser tratado com a urgência que a gravidade das crianças exige. E esta Casa não vai aceitar calada o pedido de socorro das mães destas crianças. Vamos nos mobilizar para construir soluções que recuperem a dignidade das crianças e dos seus familiares”.(Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, em discurso nesta terça-feira (23.04), no plenário, mostrando o compromisso de buscar soluções urgentes para aliviar o sofrimento extremo de crianças com microcefalia que esperam por cirurgias corretivas de luxação dos quadris)  

Perguntar não ofende – Existe farra de combustíveis na Prefeitura de Serra Talhada, como diz o vereador Vandinho da Saúde?

Sem prazo – Para não se comprometer, a governadora Raquel Lyra (PSDB) preferiu não cravar uma nova data para a entrega do hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru. Durante agenda na cidade, ela foi questionara pela imprensa local e, apesar de garantir que a obra está avançada, não informou o dia da inauguração. O cronograma foi refeito.

Chapa feminina – Cresce nos bastidores a possibilidade de Camila Godoy (Avante) ser a vice da prefeita Márcia Conrado (PT) na eleição deste ano. Com passagem pela Compesa, onde teve uma atuação destacada, ela seria uma indicação do ex-deputado federal Sebastião Oliveira, que recentemente anunciou uma aliança com a atual gestora.

Polêmica – Repercutiu nacionalmente a declaração do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, em entrevista ao colunista do SJCC, João Alberto, sobre a criação de uma calçada da fama do poder judiciário, para evidenciar os ex-presidentes do TJPE ainda vivos.

Movimento orquestrado – A eleição nem começou, mas a disputa político-administrativa já é pauta em Belo Jardim. O prefeito Gilvandro Estrela (UB) lamentou o que chamou de manobra política dos vereadores de oposição ligados ao pré-candidato Maneco, para que o TCE impeça o gestor de investir no município recursos de um empréstimo aprovado pelos próprios parlamentares.

Urgência – O presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), chamou atenção para a situação de 138 famílias de crianças com microcefalia que precisam de cirurgias paralisadas pelo Estado. A pauta vem sendo recorrente entre os parlamentares. “Esta Casa não vai aceitar calada o pedido de socorro das mães”, disse Álvaro ao anunciar a convocação da secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, para prestar esclarecimento.

Izaías a um passo do rompimento

O que já se esperava, aconteceu: o líder do Governo na Assembleia Legislativa, Izaías Régis (PSDB), perdeu a paciência e foi à tribuna da Casa fazer cobranças à governadora Raquel Lyra (PSDB), também tucana. Disse que ela tem que cumprir promessas de campanha, especialmente em relação à área de saúde, e que não aguenta mais ouvir reclamações da população quanto à falta de ações no município.

Ouvido, ontem, por este colunista no Frente a Frente, Régis disse que sua intenção não foi criticar o Governo na condição de líder, mas apenas cobrar que Raquel reiterasse o seu compromisso de construir o hospital Mestre Dominguinhos e uma maternidade, duas das suas principais promessas para Garanhuns. “O hospital está sendo esperado desde a gestão de Eduardo”, disse o deputado.

A cobrança de Régis foi tão dura que, ontem, nos corredores da Alepe e no plenário, estava sendo chamado de líder da oposição e não do Governo. “Mas isso foi uma brincadeira do presidente da Casa, Álvaro Porto”, disse Régis. Também tucano, Porto tem uma postura de independência em relação ao Governo. Há muito, o líder do Governo anda insatisfeito com o tratamento recebido pela governadora.

O que até as paredes da Alepe sabem é que a governadora, conhecida como Raquel Mandacaru, porque não dá sombra nem encosto a ninguém, nunca deu demonstração pública de que prestigia o seu líder. Os deputados da oposição dizem que o vice-líder do Governo, João Tenório (PRD), tem mais prestígio de fato do que o líder, além de trânsito fácil no Palácio.

Se mostrou insatisfação e está com os nervos à flor da pele, não será surpresa se Izaías Régis vir a entregar a liderança e abandonar a base de sustentação do Governo, até porque seu projeto, de disputar a Prefeitura de Garanhuns também não conta com o entusiasmo da governadora.

Nenhum pio – Depois do desabafo de Izaías Régis, não apenas a governadora silenciou, mas todo o Governo. Nem mesmo o secretário da Casa Civil, Túlio Villaça, que cuida da articulação política, deu sequer um telefonema para saber o que teria levado o líder a levar a público sua profunda decepção com a gestão de Raquel, especialmente a falta de ações concretas em Garanhuns, maior colégio eleitoral do Agreste Meridional.

A espera do PSB – Em entrevista, ontem, ao Frente a Frente, programa que apresento pela Rede Nordeste de Rádio, a deputada Gleide Ângelo (PSB) disse que está animada para disputar a Prefeitura de Olinda, mas que, individualmente, não pode avançar no projeto. “Isso é uma decisão do PSB, que está nas mãos dos seus principais líderes, como o prefeito João Campos, e o deputado federal Pedro Campos”, afirmou.

Conversa sigilosa – Lula fez questão de manter sigilo da conversa que teve com Arthur Lira, no domingo, no Palácio da Alvorada. A reserva é natural, mas, nesse caso, não foi à toa. “Eu não tive uma reunião com Lira, eu tive uma conversa com Lira. É diferente de uma reunião. Se eu tivesse uma reunião, teria trazido meu líder da Câmara, o líder do Congresso Nacional para poder fazer uma reunião sobre as coisas da Câmara. Foi uma conversa entre dois seres humanos, eu peço para vocês que não sou obrigado a falar sobre a conversa que tive com Lira”.

Impacto de R$ 82 bi – Relatório produzido pela Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado Federal estima que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 10/23, conhecida como PEC do Quinquênio, pode gerar um impacto de quase R$ 82 bilhões aos cofres da União e dos estados entre 2024 e 2026. Aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na última semana, a PEC é de autoria do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso Nacional, e prevê pagamento de uma parcela mensal de valorização por tempo de exercício de magistrados e membros do Ministério Público. O benefício havia sido extinto em 2006.

O novo algoz do Governo – Coube a Fabrizio Ferraz, que é coronel da PM, mas da base de Raquel, o voto de minerva para a derrota de Raquel na Comissão de Segurança da Alepe na aprovação do substitutivo ao projeto das faixas salariais, de autoria da deputada Gleide Ângelo (PSB). “Eu sempre disse que meu voto vai de acordo com a minha consciência, e não pelo fato de ser oposicionista ou governista. Fiz oposição ao Governo Paulo Câmara (PSB) e mesmo assim não deixei de votar nos projetos importantes para Pernambuco. Sou da base da governadora Raquel Lyra, mas nem por isso posso deixar de votar com a minha consciência. Enxerguei nesse momento que o reajuste apresentado foi muito baixo em relação a outras instituições e outras categorias”, disse o parlamentar.

CURTAS

RECAPEAMENTO – O prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, iniciou, ontem, a requalificação da Rua 95, no bairro de Maranguape 2. O trabalho consiste na aplicação de uma nova pavimentação asfáltica nos 680 metros da via. A operação, que é coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, também fará o mesmo serviço na Rua 52.

LIVRO DA COMPESA – O livro ‘Cristais de Vida’, de autoria do escritor José Luiz Mota Menezes, viaja no tempo e resgata a história do saneamento em Pernambuco, no período de 1535 a 2000. A obra foi lançada ontem, no centro administrativo da Compesa. O evento foi uma homenagem ao escritor falecido em 6 de setembro de 2021, aos 85 anos, e contou com a presença da sua filha Luciana Meneses e da irmã, Diamantina Teles.

HOLIDAY – O Tribunal de Justiça de Pernambuco concluiu o processo de avaliação para determinar o valor mínimo pelo qual o Edifício Holiday será leiloado. O laudo de avaliação técnica constatou que o prédio tem valor de mercado estipulado em R$ 34,9 milhões. O resultado da avaliação foi divulgado ontem.

Perguntar não ofende: Izaías joga a toalha ou a governadora faz a sua degola?

blog do Edmar Lyra

Acesso em Serra Talhada – O senador Fernando Dueire (MDB) viabilizou os recursos para a construção do acesso ao equipamento do SESC que deverá ser inaugurado no dia 23 de maio, em Serra Talhada. O presidente do FECOMERCIO/SESC, Bernardo Peixoto, fez um reconhecimento público do gesto do senador no café da manhã institucional promovido ontem pela entidade. A prefeita Márcia Conrado já acelera o passo providenciando a licitação para as obras de pavimentação do acesso.

Araripina – Com uma gestão bem-avaliada, o prefeito Raimundo Pimentel (União Brasil) terá que decidir sobre quem será o nome escolhido para a sua sucessão. O vice-prefeito Evilasio Mateus sonha acordado com a indicação, enquanto Edson de Maru também poderá ser o escolhido pela relação de plena confiança com o gestor. Ambos estão filiados ao PDT e Raimundo terá que decidir por um dos dois.

Workshop – Nesta quarta-feira será realizado o workshop  “Eleições 2024 – Saiba o que está valendo” com os advogados Marcelo Cumaru e Pablo Bismack e o jornalista Edmar Lyra. O evento começa a partir das 14 horas no auditório do RioMar Trade Center e promete reunir políticos, assessores e juristas do direito eleitoral para avaliar a conjuntura da disputa de outubro.

Novo – Em João Pessoa, o Partido Novo fez uma aliança com o PL para apoiar a pré-candidatura do ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, indicando o vice. No Recife, o Novo decidiu lançar Tecio Teles para a disputa. O ex-ministro Gilson Machado avalia reeditar a aliança entre os dois partidos na capital pernambucana, e não descarta colocar Tecio em sua vice.

Inocente quer saber – Qual será a escolha de Raimundo Pimentel em Araripina?

Blog do Silvinho

Deputados estaduais de olho nas Prefeituras

A Assembleia Legislativa de Pernambuco pode sofrer mudanças significativas a partir de 2025 após a eleição municipal. É que alguns parlamentares já estão em plena pré-campanha pelo comando de algumas prefeituras pelo estado a fora. Um exemplo é o deputado Cleber Chaparral (União Brasil) que é pré-candidato a prefeito em Surubim e lidera até o momento às pesquisas de opinião de votos por lá. Caso o deputado seja mesmo eleito prefeito, quem assume em seu lugar de forma definitiva é o deputado estadual Edson Vieira que está assumindo atualmente durante a licença de Antonio Coelho que assumiu a pasta do Turismo no Recife.

Outro nome que é ventilado como possível pré-candidata é Gleide Ângelo (PSB) na cidade de Olinda. O nome da parlamentar passou a ser figurado como provável após a sua recente mudança de domicílio do Recife para a cidade de Olinda. Gleide já foi majoritária na cidade no ano de 2018 e em 2022 foi bem votada por lá. Caso ela seja candidata a prefeita e obtenha sucesso, Davi Muniz (que atualmente deixou o PSB pelo PSD) assume o mandato de deputado estadual. Em caso do parlamentar abrir mão tendo em vista que o mesmo é pré-candidato à reeleição no Recife, quem assumiria a vaga seria o Cayo Albino.

O deputado estadual Luciano Duque (SD) já colocou seu nome à disposição para enfrentar a disputa pelo comando de Serra Talhada. No entanto, o parlamentar espera pelo posicionamento da deputada Marília Arraes a quem Duque sempre foi leal desde o ano de 2017 quando praticamente a lançou para governadora de Pernambuco, mas que hoje sente enormes dificuldades para obter legenda no município sertanejo. Caso Duque obtenha a legenda e tenha sucesso na disputa em Serra Talhada, Wanderson Florêncio retornaria a Alepe.

Além de Luciano Duque, o deputado estadual Lula Cabral que está filiado ao Solidariedade também vai disputar uma vaga no executivo. A vice-presidente nacional do Solidariedade, Marília Arraes, anunciou o seu nome para disputar a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho onde Lula lidera todas às pesquisas de intenções de votos divulgadas até o momento. Por lá, Lula deve enfrentar seu ex-aliado Keko do Armazém a quem já enfrentou nas urnas ano de 2020.

Quem também está de olho em deixar o legislativo pelo executivo é o deputado Izaias Régis (PSDB) que vai tentar voltar ao comando de Garanhuns. No entanto, o ex-prefeito que liderava às pesquisas até o ano passado, assiste a um banho dado pelo prefeito Sivaldo Albino (PSB) em qualquer levantamento feito e divulgado no município. Numericamente, Sivaldo já aparece com mais da metade das intenções de votos. Caso acontecesse uma verdadeira reviravolta na cidade e Izaias viesse a ser eleito quem assumiria seu lugar na Alepe seria Lucinha Mota (que assumiu recentemente o mandato de vereadora de Petrolina) ou Jadson Caetano (de Escada). Jadson é pré-candidato a prefeito na cidade de Escada.

Pode entrar Quem também pode entrar na disputa é a deputada Dani Portela (PSOL) que é líder da oposição na Alepe. A parlamentar deverá disputar pela federação que é composta além do PSOL, o partido REDE. Quem disputa a indicação com ela, é o deputado federal Túlio Gadelha que já está em pré-campanha pela cidade.

Sem futuro O deputado Joel da Harpa (PL) ainda ensaiou uma pré-candidatura a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho mas não vingou. O parlamentar descobriu uma velha regra eleitoral que deixa os prováveis candidatos sem chances de se elegerem que é a inelegibilidade por falta de votos.

Não vai Embora também tenha ensaiado uma pré-candidatura a Prefeitura de Moreno, o deputado estadual Nino de Enoque abriu mão para continuar despachando da Assembleia Legislativa. Indicou o seu filho, Heitor, e tentará elegê-lo numa eleição que não será nada fácil.

Alberto Feitosa Campeão de votos na última eleição para deputado estadual, o Coronel Alberto Feitosa (PL) teve o seu nome lembrado para concorrer em Olinda e em Paulista. No entanto, o parlamentar preferiu continuar se dedicando a seu projeto de defensor do bolsonarismo em Pernambuco e também na defesa da classe policial e deve trabalhar seu nome para a Câmara Federal em 2026.

Acabando com às especulações Tão logo foi anunciado o apoio do PP a pré-candidatura de Daniel Coelho no Recife, uma notícia passou a circular no meio político sobre a cidade de Jaboatão dos Guararapes. O PSD poderia deixar a base do prefeito Mano Medeiros e ingressar no palanque da deputada Clarissa Tércio. A notícia foi rechaçada pela direção local na cidade, mas a confirmação de que o PSD fica na base de Mano Medeiros veio ontem com o aval do ministro André de Paula o que acabou com qualquer especulação de mudança de rota do partido na cidade.

POR DENTRO DAS 4 LINHAS

Por Franklin Portugal*

Seguindo a trilha de crescimento desde que foi o Campeão Pernambucano de 2024, o Sport estreou bem e começou com vitória a campanha na Série B do Campeonato Brasileiro. E o fato bom disso tudo foi que esses três pontos foram faturados longe de casa. O Leão venceu o Amazonas por 3 a 2. Mas, novamente esbarrou em um problema apontado justamente pelo técnico Mariano Soso: é que a equipe cria bastante mas não sabe aproveitar tudo com boas finalizações. Finalizar bem é essencial numa competição como essa, longa, em que haverá partidas difíceis e equilibradas, e a vitória pode sair sim de um trabalho bem feito de aperfeiçoamento no ataque. A Série B é tão disputada e tão concorrida que desperdiçar qualquer resultado pode significar não subir de divisão, ou seja, não ir para a Série A. E o elenco tem muito a fazer: além da Série B, o Sport está na semifinais da Copa do Nordeste e ainda, a terceira fase da Copa do Brasil. Estas duas últimas competições faltando as datas, a serem confirmadas.

Já o Náutico estreou com sabor amargo na Série C do Campeonato Brasileiro. Foi justamente porque recebeu a visita do São Bernardo, de São Paulo. Os visitantes saíram na frente. Depois o Náutico empatou e este foi o placar, 1 a 1. O comportamento da equipe lembrou o mesmo Náutico irregular e sem força para crescer que se viu durante este início de ano, e terminou com o fracasso diante da decisão do estadual contra o Sport. Náutico vice-campeão Pernambucano e com vários sintomas, precisando melhorar. Na estreia da Série C foi um pouco disso que se viu, e ao mesmo tempo, há margem para evolução. Será preciso paciência para deixar o trabalho do técnico Mazola Júnior dar os frutos. O Náutico que acertou duas contratações recentemente: do atacante Bruno Mezenga e do volante Marco Antônio.

O Santa Cruz segue sem calendário para o resto de 2024. E na próxima segunda-feira estreiam o Retrô e o Petrolina na Série D do Campeonato Brasileiro.

Agenda da Semana: 

  • (Data a ser confirmada para o início da semifinal da Copa do Nordeste – Sport x Fortaleza e no outro confronto Bahia x CRB)

Sexta-feira

Série B

  • Sport x Vila Nova, na Arena de Pernambuco, às 19h.

Sábado

Série C

  • ABC x Náutico, no Frasqueirão, às 17h.

Segunda-feira

Série D

  • CSE x Retrô – local e hora a serem confirmados.
  • Petrolina x Jacuipense – local e hora a serem confirmados.

*Franklin Portugal é repórter da TV Asa Branca – Afiliada Globo em Caruaru – e colabora semanalmente com crônicas esportivas para o Blog PE Notícias.

José Patriota destaca agenda em evento da Fecomercio PE

O deputado estadual José Patriota (PSB), utilizou suas redes sociais nesta segunda-feira (22) para compartilhar sua participação em um evento na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco – Fecomercio PE.

Na publicação, o deputado destacou sua presença no lançamento institucional do Sistema Comércio e da Agenda Estadual de Bens, Serviços e Turismo. “Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Micro e Pequena Empresa, me coloco à disposição dos empresários para que possamos construir pautas que beneficiem verdadeiramente o empreendedorismo, principalmente o micro e pequeno empreendedor, aqui em Pernambuco”, destacou o parlamentar.

Patriota também aproveitou para elogiar o evento e parabenizou o presidente da Fecomercio PE, Bernardo Peixoto, pela organização e realização do mesmo.

Prêmio Excelência: os melhores segundo pesquisa

A Agência MV4 acabou de divulgar os melhores do Ano, em pesquisa referente ao ano de 2023. A pesquisa foi feita de forma on line pelo site www.folhadopajeu.com.br.

O anúncio foi feito por Luciano José na Rádio Pajeú, dentro do programa Manhã Total.

No Pajeú, os prefeitos mais votados opor ordem foram Márcia Conrado (Serra Talhada),  Sandrinho Palmeira (Afogados) e Gilson Bento (Brejinho).

No Moxotó, os mais votados foram Manuca de Zé do Povo (Custódia), Welliton Siqueira (Ibimirim) e Ângelo Ferreira (Sertânia). A entrega da premiação será dia 25 de maio.

Prefeitura de Brejinho realiza parceria com o 23º BPM para programa educacional

PE NOTICIAS | A Prefeitura Municipal de Brejinho, no Sertão do Pajeú, através da Secretaria de Educação, deu início ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em parceria com o 23º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco.

O PROERD, é uma política pública de prevenção às drogas e à violência, que representa um passo significativo em direção à segurança e o bem-estar dos estudantes. O programa é reconhecido na sua essencialidade e na sua aplicação em todo o estado pernambucano como uma estratégia vital de prevenção.

Neste primeiro ciclo do PROERD, os alunos das séries Iniciais/Educação Infantil do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Manoel Teixeira de Carvalho, participaram deste importante projeto. O programa, ministrado pela Sargento Cynthia e Sargento Edinúbia, do 23º BPM, trouxe conhecimento e orientação aos alunos sobre os riscos das drogas e da violência. A Secretaria de Educação reafirmou seu compromisso com a segurança e a formação integral dos estudantes.

“O PROERD é uma ferramenta valiosa para promover um ambiente escolar saudável e livre das influências negativas das drogas. Juntos, podemos construir um futuro promissor para nossas crianças, mantendo-as longe das drogas e da violência”, diz nota da Secretaria Municipal de Educação.

Brejinho começou a ampliação e manutenção das estradas vicinais no município

Pode ser uma imagem de grama e textoA Prefeitura de Brejinho, no Sertão pernambucano, através das Secretarias de Obras e Agricultura, está realizando a ampliação e manutenção de estradas vicinais. O município iniciou os trabalhos na estrada para a comunidade do São Joaquim.

Dentre os benefícios desta manutenção está a melhoria das vias de trafegabilidade e escoamento da produção agrícola. As estradas rurais desempenham um papel fundamental na ligação entre as áreas rurais e urbanas, permitindo o escoamento da produção agrícola e facilitando o acesso aos serviços essenciais. Reconhecendo essa importância, a Prefeitura de Brejinho tem priorizado a recuperação e manutenção das estradas vicinais.

O exemplo deveria ser seguido por outros municípios do Sertão do Pajeú, uma vez que os produtores de frutas, hortaliças e demais derivados produzidos nas áreas rurais dos municípios necessitam escoar suas produções para as feiras livres das diversas cidades da região, e sem estradas, ou com estradas que mais parecem tábuas de pirulitos fica impossível transportar suas produções.

STR de SJEgito faz encontro nessa terça(23) com ‘Mulher na Política, Muda a Política e Constrói Bem viver’

Pode ser uma imagem de 13 pessoas e texto que diz "SEMINÁRIO ESTADUAL DE REFORMA AGRÁRIA: A TERRA COMO ESPAÇO DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS E DE BEM VIVER EPORMA คตลลณ NOSSA LUTA VALE PENA ORGANIZAÇÃO CONTAG/F CONTAG/FETAPE: FETAPE: DIRETORIA DE POLÍTICA AGRÁRIA LOCAL: LOCAL:PESQUEIRA(PE) INÍCIO: 10/04 AS 14 14 HORAS TÉRMINO: 12/04 ÀS S 12 HORAS FEAPE SENAR R 5A CONTAG SP ー Blog N Jarcello Paticta"STR-SJEgito/ Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de São Jose do Egito Pe. O encontro é no Sindicato , fechado apenas as diretoras de sindicatos do Pajeú, nessa terça-feira para um debate sobre o papel da mulher trabalhadora rural na politica, com o Tema: ”MULHERES NA POLÍTICA, MUDA A POLÍTICA E CONSTRÓI O BEM VIVER”.

As mulheres que participam da vida política no país. De acordo com o IBGE, mais da metade da população brasileira (51,13%) é feminina, e elas representam, segundo Tribunal Superior Eleitoral, 53% do eleitorado. No entanto, ocupam hoje menos de 15% dos cargos eletivos. O tema será explorar como a participação das mulheres não só transforma a dinâmica política, mas também influencia diretamente na construção de uma sociedade mais justa e equitativa, por meio do lema ‘Mulheres na política, muda a política e constrói Bem Viver’.

 

Hospital de Itapetim oferece consultas de otorrinolaringologista

Read more about the article Hospital de Itapetim oferece consultas de otorrinolaringologistaBLOG DO ERBI | O Hospital Municipal Maria Silva agora oferece atendimento com o otorrinolaringologista Dr. Gustavo Lino, reforçando o time de especialidades médicas do município. Esse serviço, onde uma consulta custa em média R$ 400,00 na rede privada, agora está disponível gratuitamente no Hospital de Itapetim.

A unidade que já realizava cirurgias de amígdalas e adenóide em crianças, passa a fazer esses procedimentos cirúrgicos também em adultos. Para marcar a consulta com o otorrino, os itapetinenses precisam procurar a Secretaria de Saúde do município.

Na semana passada, também começaram os atendimentos ginecológicos e a realização de exames de colposcopia para as mulheres com o Dr. Túlio Carvalho.

Com atendimento médico 24 horas por dia, durante os sete dias semana, o hospital oferece uma ampla gama de serviços, incluindo diversas cirurgias, laboratório de análises clínicas para uma variedade de exames, atendimento com ortopedista, Raio-X, e UTI móvel.

Sebrae-PE abre convocatória para artesãos interessados em expor na Fenearte

Sebrae abre convocatória para artesãos interessados em expor na FenearteO Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PE) abriu convocatória para artesãos interessados em expor na Fenearte, marcada para acontecer entre 3 e 14 de julho. Os interessados devem acessar o Portal Sebrae de Economia Criativa, no menu Eventos, e preencher o formulário disponível no site até 5 de maio.

No ato de inscrição, o artesão deve enviar três fotos representativas das produções, que serão avaliadas por especialistas do Sebrae. De acordo com a instituição, toda produção deve ser genuinamente pernambucana.

Além disso, o resultado final da curadoria será divulgado no dia 20 de maio. Os selecionados serão comunicados por e-mail e WhatsApp. Os aprovados deverão assinar um Termo de Adesão confirmando a participação. o investimento é de R$ 1.890, com opções de pagamento à vista ou parcelado.

TRE-PE trás audiência pública sobre violência de gênero para o Pajeú

Read more about the article TRE-PE trás audiência pública sobre violência de gênero para o PajeúO Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), através de sua Ouvidoria, retoma as audiências públicas sobre “Violência de gênero e participação feminina na política”, a partir dos dados públicos das últimas eleições, bem como na preparação para as Eleições Municipais de 2024.

A próxima audiência será em Afogados da Ingazeira, nesta terça (23) às 18h30, na Câmara Municipal, que fica na rua Doutor Roberto Nogueira Lima, 236, no Centro.

Todas as audiências públicas são em formato híbrido e quem não puder estar presencialmente nas datas, pode acompanhar através do canal do TRE-PE no YouTube. Clique aqui para acessar.

A audiência será presidida pelo Ouvidor Regional Eleitoral de Pernambuco, o desembargador eleitoral Carlos Gil Rodrigues Filho.

Com o objetivo central de dialogar com entidades públicas, privadas e organizações da sociedade civil e quaisquer pessoas interessadas ou diretamente relacionadas ao processo eleitoral, o TRE-PE assegura o direito de manifestação oral ou escrita.

A audiência pública sobre violência de gênero do TRE Pernambuco já alcançou 2.656 pessoas, sendo 1.300 no modo presencial e 1.356 no modo remoto através do canal do TRE no YouTube. A primeira edição foi em agosto de 2023, na cidade de Serra Talhada.

Ao todo, 12 audiências públicas já aconteceram abrangendo as regiões da Zona da Mata (Palmares e Carpina), Agreste (Garanhuns, Santa Cruz do Capibaribe, Limoeiro e Surubim) Sertão (Serra Talhada, Arcoverde, Araripina, Ouricuri e Salgueiro) e Região do São Francisco (Petrolina).