Clínica Médica

Dr. Robson Stênio

Auto Unidos

Miss Dourada

Gordo Construções

AC- Assessoria Contábil e Tributária

Dr. Fred Barros

Odonto Center

Sertão Online

Supermercado Queiroz

PASC – Mais Saúde

Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus

Restaurante Império Gourmet SJE

BMG Correspondente Antônio Filho

F. e P. Droga Center

Clínica Santa Lúcia

Casa Shopping Center

ADRIANTUR

Costa Lira

Informatic Center

Eduardo da Fonte

Farmácia Boa Saúde

Centro Clinico

Eletro Móveis

Deixe Seu Like

Protesto em Recife pede readmissão do ex-presidente do Sinpol

Nesta segunda-feira um grupo de manifestantes interditou a Rua da Aurora, na altura da sede da Polícia Civil de Pernambuco, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife, para pedir a readmissão do sindicalista Áureo Cisneiros na corporação. Ele teve sua demissão publicada no Diário Oficial de Pernambuco no dia 5 de janeiro deste ano, depois de denunciar condições precárias de trabalho no Instituto Médico Legal (IML) e baixos salários, além de ter protocolado um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra o governador Paulo Câmara, para investigar se houve desvio dos recursos destinados à reconstrução de cidades da Mata Sul do Estado, arrasadas por enchentes nos anos de 2010 e 2017.  “Estamos aqui, representantes da classe policial civil de todo o Brasil, como também algumas centrais sindicais e de outras categorias, para fazer um protesto contra o ataque do PSB à liberdade sindical em Pernambuco. Isso é uma tentativa de intimidar os sindicatos e trabalhadores. Vamos dar um basta ao autoritarismo do governador Paulo Câmara”, pontuou Áureo.

A deputada federal e vice-líder do Psol na Câmara, Fernanda Melchionna (RS), afirma temer que a demissão de Cisneiros abra precedentes para a perseguição de sindicalistas em todo o Brasil. “É inadmissível que um governo dito de esquerda, comandado pelo PSB e o PCdoB, use a caneta para perseguir politicamente um dirigente sindical. Estamos vivendo o pior momento de nossa história, comandados por um negacionista, pela extrema direita fascista que passou todo o ano de 2020 perseguindo os policiais antifascistas”, acrescentaolícia Civil de Pernambuco, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife, para pedir a readmissão do sindicalista Áureo Cisneiros na corporação. Ele teve sua demissão publicada no Diário Oficial de Pernambuco no dia 5 de janeiro deste ano, depois de denunciar condições precárias de trabalho no Instituto Médico Legal (IML) e baixos salários, além de ter protocolado um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra o governador Paulo Câmara, para investigar se houve desvio dos recursos destinados à reconstrução de cidades da Mata Sul do Estado, arrasadas por enchentes nos anos de 2010 e 2017.

Tuparetama / enfermeira do hospital é a primeira vacinada contra a Covid-19

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em péEmoção e alívio marcaram a chegada da vacina contra a Covid-19 em Tuparetama, na tarde desta terça-feira (19). Com a presença do prefeito Sávio Torres e da secretária de Saúde, Elizabeth Gomes, a primeira dose foi aplicada na enfermeira Josefa Jorge, e em seguida, nos profissionais de saúde que estão de plantão no hospital municipal.

A Gerência Regional de Saúde destinou 178 unidades do imunizante Sinovac/Butantan, correspondendo a 89 pessoas que serão imunizadas em duas etapas. “É um momento histórico a primeira aplicação da vacina que vai salvar muitas vidas no município. Estamos na torcida para que o Ministério da Saúde envie uma maior quantidade de doses e possamos ampliar a vacinação para todos os cidadãos.”, comemorou Sávio.

Ouro Velho-PB também iniciou vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

(Prefeito Dr. Augusto, Vice Paulo Junior, Dr. Junior Gilvaney e a Enfermeira Rita)

A primeira dose da vacina em Ouro Velho foi aplicada na Unidade Básica de Saúde da Família Mabel Dantas, em uma profissional da Saúde que, desde o início da pandemia, está ajudando a salvar vidas.

Rita de Cássia Diniz Ferreira Lima, tem 53 anos de idade, é mulher, mãe , técnica de enfermagem e há 35 anos ajuda a salvar vidas.  Esse momento renova a esperança do nosso povo, que vem enfrentando com bravura esse desafio.

Que você, Rita, e todos os nossos profissionais da linha de frente da COVID-19, possam continuar a salvar muitas vidas!  O prefeito Dr. Augusto Valadares e o vice Paulo Júnior fizeram questão de acompanhar de perto o momento simbólico do início da vacinação no município de Ouro Velho.

Blog Do Poeta Teixeirinha

Tabira inicia vacinação contra a Covid-19

Um ato simbólico realizado na manhã desta terça-feira (19) no Hospital Municipal marcou o início da vacinação contra a Covid-19 em Tabira. “Hoje é um dia especial, um marco histórico em nossa cidade. Depois de um ano difícil, onde 19 tabirenses partiram vítimas da Covid-19, vemos a esperança. A vacina veio nos trazer a esperança de vida”, disse a prefeita Nicinha Melo, que esteve acompanhada da secretária de Saúde, Genedy Brito.

As técnicas em enfermagem Neuma Cordeiro e Genitania Honorato foram as primeiras a receber o imunizante no município. Neuma Cordeiro é funcionária efetiva do município há 29 anos e trabalha na Emergência Respiratória. Já Genitania tem 9 anos de serviços prestados. Tabira recebeu um total de 342 doses da vacina. Em um primeiro momento, serão imunizados apenas os profissionais de saúde que estão na linha de frente de combate à Covid-19.

Covid-19:Sertão do Pajeú conta com 16.394 casos confirmados e 275 óbitos (19/01/2021)

 

Por André Luis/Blog Nill Junior / Blog do Erbi

Serra Talhada, Triunfo e Tuparetama registraram novos óbitos.

 Atualizado às 14h32

Nesta segunda-feira (18), todas as dezessete cidades do Sertão do Pajeú, atualizaram o boletim epidemiológico com os casos de Covid-19 de cada município. São elas: Serra Talhada (84), Afogados da Ingazeira (22), Tabira (5), São José (2), Carnaíba (140, Santa Terezinha (5), Flores (23), Triunfo (12), Itapetim (6), Brejinho (3), Iguaracy (2), Calumbi (4), Tuparetama (8), Solidão (2), Quixaba (4), Santa Cruz da Baixa Verde (17) e Ingazeira (1). Foram mais 177 casos nas últimas 24h, totalizando 16.394 casos da doença na região.

Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada, 6.134; Afogados da Ingazeira, 2.353; Tabira 1.756, São José do Egito, 1.231; Carnaíba,  739; Santa Terezinha, 601 e Flores, 589 casos.

Triunfo, 523; Itapetim, 488; Brejinho, 324; Iguaracy, 305; Calumbi, 288; Tuparetama, 273; Solidão, 245; Santa Cruz da Baixa Verde, 211; Quixaba, 207; e Ingazeira, 127 casos confirmados.

Óbitos – Com mais dois óbitos em Serra Talhada, dois em Triunfo e um em Tuparetama, a região conta com 275 óbitos por Covid-19. Todas as dezessete cidades da região registraram mortes. São elas: Serra Talhada (87); Afogados da Ingazeira (24); Flores (22); Carnaíba (20); Tabira (19); São José do Egito (18); Triunfo (18); Tuparetama (16); Santa Terezinha (14); Itapetim (11); Iguaracy (11); Quixaba (4); Brejinho (4); Calumbi (2); Santa Cruz da Baixa Verde (2); Solidão (2) e Ingazeira (1).

Detalhes dos óbitos

Os dois óbitos de Serra Talhada foram de um paciente do sexo masculino de 91 anos, morador do bairro Vilabela. Hipertenso, faleceu no sábado (16/01), no Hospital Eduardo Campos. O outro, se trata de paciente masculino, 82 anos, morador do bairro AABB. Hipertenso, faleceu no domingo (17/01), no Hospital São Marcos, no Recife.

Os pacientes de Triunfo que foram a óbito, tiveram rápido agravamento dos sintomas e estavam hospitalizados no Hospital Eduardo Campos, localizado em Serra Talhada, ambos ocorreram no domingo (17/01).

A Secretaria de Saúde de Tuparetama não divulgou detalhes no boletim epidemiológico sobre o 16º óbito ocorrido no município, por conta da Covid-19.

Recuperados – Foram mais 156 nas últimas 24 horas e  a região tem agora no total 15.358, pacientes recuperados da Covid-19. O que corresponde a 93,89% dos casos confirmados.

 

PESSOAS AINDA DOENTES / INFECTADOS/ COM VÍRUS ATIVO.

Tabira segue no topo desse ranking, com 157 pessoas doentes, em seguida vem Serra Talhada 115, Afogados da Ingazeira tem 85 ativos, Carnaíba está com 83, e São José do Egito 78 ativos.

Flores está com 75, Triunfo tem 29, Brejinho com 21, Solidão 15, Calumbi tem 11, Itapetim com 8, Santa Cruz da Baixa Verde e Tuparetama tem 7 cada, Quixaba tem 6, Ingazeira e Santa Terezinha tem 2 casos ativos cada uma.

As 706 pessoas que estão enfrentando a fase aguda da covid-19, representam 4,31% do total de casos registrados até agora em todo Pajeú.

 

Confira o número de doses de vacina contra a covid-19 enviadas para cada cidade da X Geres

A imagem pode conter: texto que diz "MUNICÍPIO DOSES Afogados da Ingazeira 686 Brejinho 107 Carnaíba 203 Iguaracy 119 Ingazeira 70 Itapetim 158 Quixaba 44 Santa Terezinha 136 São José do Egito 541 Solidão 94 Tabira 342 Tuparetama 178"

(Confira a quantidade de doses por municípios e que fazem parte da X Geres)

Após a distribuição do primeiro lote de vacinas contra a covid-19 aos municípios pernambucanos, as prefeituras das 12 cidades que compõem a X Gerência Regional de Saúde ( X Geres) iniciaram a divulgação dos primeiros imunizados. O levantamento foi feito pelo jornalista e especialista em comunicação e marketing digital, Genarks Oliveira.

Afogados da Ingazeira, cidade sede da X Geres foi a primeira. Uma técnica em enfermagem, de 39 anos, atuante no combate à pandemia desde março foi a número 01 do Pajeú a receber o imunizante.

São José do Egito, segundo município em número de habitantes da X Geres, divulgou também pela manhã a primeira pessoa que recebeu a dose na cidade. Uma servidora responsável pela limpeza da Ala que atende os pacientes com covid-19.

A cidade que recebeu o menor número de doses da vacina foi Quixaba, 44. O município tem, segundo o censo do IBGE em 2010, uma população total de 6.739 habitantes. Como a orientação do Ministério da Saúde é a distribuição proporcional por habitantes, Quixaba vai conseguir imunizar 22 pessoas nesta primeira etapa.

Segundo o governador Paulo Câmara, o Estado vai precisar de mais vacinas para concluir a fase 1. “Estamos cumprindo uma parte importante da fase 1, da primeira etapa, mas ainda precisamos de mais vacinas para vacinar os idosos com mais de 75 anos, que é também um público referencial, que precisa da vacina. E completando a etapa um, a gente vai para a segunda, terceira e quarta, de acordo com a disponibilidade das vacinas”, declarou Câmara.

Para o especialista Genarks Oliveira, os números de doses distribuídas principalmente na Região do Alto Pajeú são animadores, mas é necessário continuar as medidas de proteção. “Estamos vivendo a realização do sonho de muitos sertanejos, pernambucanos, brasileiros, mas ainda é preciso observar as medidas de proteção adotadas nos municípios. A chamada ‘segunda onda’ que aumenta os números de casos é uma preocupação atual das autoridades em saúde. Precisamos manter os cuidados básicos e acompanhar os dados minuciosamente”, lembrou o analista.

 

Mais cidades do Pajeú iniciam vacinação contra a Covid-19

Por André Luis/Blog Nill Junior 

Mais cidades do sertão do Pajeú iniciaram as suas vacinações contra o novo coronavírus.  Um dia histórico não só para os sertanejos, mas para todo o Brasil. A vacina representa a esperança de que o país possa finalmente começar a olhar com mais otimismo para o futuro.

Nessa primeira fase, estão sendo vacinados profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate a pandemia. Também serão vacinados idosos acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, povos indígenas e quilombolas.

Calumbi – A primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em Calumbi nesta terça-feira (19) foi a profissional de saúde Minervina Santos, 57 anos e 30 exercendo a profissão de técnica de enfermagem na unidade mista de saúde vereador Silvino Cordeiro, a mais antiga profissional no serviço. Minervina ficou agradecida por participar deste momento histórico.

Flores – Maria Luiza da Silva, Técnica em Enfermagem de 54 anos foi a primeira pessoa do município, que recebeu a dose da vacina – coronavac.

Ela tem atuado na linha de frente com combate à COVID-19, na Ala de Emergência Respiratória Dr. Manoel de Souza Santana-Dr. Nezinho.

Segundo a Prefeitura, outros profissionais de saúde estão recebendo as primeiras doses do imunizante e hoje mesmo será concluída a primeira etapa de vacinação.

Ingazeira – A vacinadora e coordenadora do PNI, Edilene Bezerra foi a primeira pessoa a ser vacinada no município de Ingazeira, nesta terça-feira (19).

Itapetim – A técnica em enfermagem, Maria Lúcia Paes de Andrade, que trabalha na Unidade Mista Maria Silva, foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 em Itapetim. Lúcia tem 55 anos e há 30 exerce suas funções como profissional de saúde. Ela atua na linha de frente no combate ao coronavírus no município.

Itapetim recebeu apenas 158 doses da vacina e inicialmente serão imunizados os profissionais de saúde da linha de frente no enfrentamento ao vírus.

A secretária de Saúde, Aline Karina, o vice-prefeito Chico de Laura e a coordenadora da Atenção Básica, Aline, estiveram acompanhando a aplicação da vacina.

Tabira – Com transmissão ao vivo pela página oficial da Prefeitura Municipal de Tabira no Facebook, duas técnicas em enfermagem receberam as primeiras doses do imunizante.

Estavam presentes a prefeita de Tabira, Nicinha Melo, da Secretária Municipal de Saúde Genedy Brito e sua equipe.

“Hoje é um dia especial, um marco histórico em nossa cidade. Depois de um ano difícil, onde 19 tabirenses partiram vítimas da COVID-19, vemos a esperança. A vacina veio nos trazer a esperança de vida”, afirmou Nicinha Melo em suas redes sociais.

Triunfo – A primeira pessoa a ser vacinada contra a covid-19, foi enfermeira, Ailine Caroline Cabral de Souza. Ela tem 32 anos e atua na Unidade Mista Felinto Wanderley.

As primeiras doses da CoronaVac, chegaram ao município, na tarde desta terça-feira  (19). Foram 187 doses distribuídas pela Secretaria Estadual de Saúde.

A Secretaria de Saúde lembrou que a imunização, nesse momento, é apenas para os profissionais da saúde do município.

Carnaíba: primeira vacinada contra a Covid-19 é auxiliar de serviços gerais da urgência

Edna Lúcia Brito Ramos, 37 anos, auxiliar de Serviços Gerais do setor de Urgências e Emergências do Hospital José Dantas foi a primeira carnaibana a receber a dose da vacina Coronovac, contra a Covid 19, aplicada pela coordenadora do PNI, Janniele Malaquias. “Agora imune, vou ter mais segurança!” disse, emocionada, a primeira imunizada.

Foram vacinadas em seguida, Ana Carla de Lima, técnica de Enfermagem da Ala Covid 19 do hospital e Auxynara Nascimento Pereira, enfermeira do mesmo setor. Nara, que ficou nove dias internada por causa da doença e perdeu familiares, estava muito emocionada. “Esse é um momento muito importante na minha vida, representando minha classe que tanto luta na linha de frente da Covid. Eu passei por maus momentos, não é uma doença fácil. Com fé em Deus toda a população será imunizada e esse pesadelo vai acabar”, afirmou.

Prefeito de Itapetim cumpre agenda no Recife

O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, esteve em Recife ao lado do diretor de Esportes, Juventude e Empreendedorismo do município, Lucas Vasconcelos, e do deputado estadual Aglailson Victor.

Adelmo participou de uma audiência com a Secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado, Fernandha Batista, para solicitar melhorias no abastecimento d’água da Vila das Crianças. A Prefeitura vai doar um terreno para a construção de uma estação elevatória destinada somente à comunidade. Também pediu que seja levada água encanada para o Bairro Maria de Lourdes e solicitou à Compesa que seja levada água encanada para o matadouro e casas adjacentes.

Na Secretaria de Juventude, onde foram recebidos pelo Secretário Eduardo Vasconcelos e pediram fortalecimento das políticas públicas do município e parceria nas áreas de ciência e tecnologia.

Também visitaram a Secretaria de Trabalho, Emprego e Capacitação de Pernambuco para tratar sobre implantação da política municipal de empreendedorismo, da Central de Oportunidade que inclui a Junta Comercial de Pernambuco, Agência de Emprego e secretaria de micro e pequenas empresas, além da Sala do Empreendedor e a oferta de cursos de capacitação profissional.

Estiveram também na Federação Pernambucana de Futebol (FPF), onde foram recebidos pelo vice-presidente, Jorge Vieira. Lá trataram sobre a criação da Liga Itapetinense de Futebol, possibilitando a captação de recursos e parcerias com entidades profissionais, além de parceria para realização de competições esportivas e projetos de iniciação esportiva, revelação e profissionalização de atletas e participação em competições semi e profissionais.

Técnica em enfermagem de 55 anos é a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 em Itapetim

A Técnica em Enfermagem, Maria Lúcia Paes de Andrade, que trabalha na Unidade Mista Maria Silva, foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 em Itapetim. Lúcia tem 55 anos e há 30 exerce suas funções como profissional de saúde. Ela atua na linha de frente no combate ao coronavírus no município.

De acordo com o Blog Repórter do Sertão , Itapetim recebeu apenas 158 doses da vacina e inicialmente serão imunizados os profissionais de saúde da linha de frente no enfrentamento ao vírus.

A secretária de Saúde, Aline Karina, o vice-prefeito Chico de Laura e a coordenadora da Atenção Básica, Aline, estiveram acompanhando a aplicação da vacina.

SJEGITO / Profissional da limpeza da UPA/COVID é 1ª egipciense vacinada

Profissional da limpeza da UPA/COVID é 1ª egipciense vacinada

Blog do Erbi / Luzinete da Conceição foi a 1ª cidadão de São José do Egito a receber a primeira, das duas doses da vacina coronavac, disponibilizadas para imunizar parte dos grupos prioritários, nessa primeira etapa da vacinação.

540 doses da coronavac foram disponibilizadas para São José do Egito, como essa vacina oferece duas doses por pessoa no espaço entre duas e quatro semanas, serão vacinados 270 egipcienses nessa primeira etapa.

São grupos prioritários, trabalhadores de saúde atuantes na linha de frente de combate a Covid-19, além dos vacinadores, idosos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência institucionalizadas e indígenas aldeados.

Críticas – Nas redes sociais, muitas críticas pelo fato de que o vice-prefeito, Eclériston Ramos e o secretário de Saúde Paulo Jucá terem se vacinado também.

Em conversa com a assessoria de imprensa da Prefeitura, foi explicado que os dois são da área da saúde e atuam na linha de frente contra a Covid-19. Elcériston é médico, além de atender no Hospital Maria Rafael em São José do Egito, também trabalha em unidades de saúde em Brejinho, Itapetim e Afogados da  Ingazeira.

Já Paulo é odontólogo e a além de atuar na linha de frente dentro do hospital e da UPA/Covid, no município, já foi infectado pela doença. “Tomei para inspirar e encorajar a população”, revelou ao blog.

Primeiras vacinadas do Pajeú vem de Afogados e Iguaracy. Serra Talhada inicia às 13h

Blog Nill Júnior / A técnica em enfermagem de Afogados da Ingazeira Sandra Íris Alencar Santos foi a primeira pessoa vacinada contra COVID-19 no Sertão do Pajeú.

Sandra tem 39 anos e atua profissionalmente no combate à pandemia desde março, tanto na UBS do Borges quanto na unidade de campanha dia, instalada no CER III e que é responsável pela testagem, orientação e acompanhamento clínico dos pacientes.

O prefeito Alessandro Palmeira acompanhou a vacinação e falou da alegria desse momento histórico para o Pajeú e o mundo. “Vivemos hoje um dia histórico para toda a humanidade. Demos início à aplicação de uma vacina que será a redenção da humanidade e é uma grande conquista da ciência e do SUS,” destacou Alessandro Palmeira. A primeira vacina foi aplicada às 9h45.

Sandra tem uma filha de dois anos e foi vacinada no dia do aniversário de sua mãe. “Estou muito contente em ter sido escolhida dentre os meus companheiros, que tanto tem se esforçado e trabalhado, desde o início da pandemia, de forma incansável, para salvar vidas,” afirmou Sandra Iris.

Nessa primeira etapa Afogados recebeu 686 doses da vacina contra o coronavírus, que serão destinadas inicialmente aos profissionais de saúde que estão na linha de frente de combate a covid e aos idosos que se encontram em abrigos. Na ocasião também Foi vacinado o primeiro médico do Pajeú: Dr. Mateus Vinicius Aragão que atua na unidade de campanha covid-19. Ele é clínico geral com especialização em psiquiatria.

Em Iguaracy, foi vacinada Dayse Rayane da Silva Santana Lima. Ela atua no Hospital de campanha e recebeu a primeira dose do imunizante com a presença do prefeito do município, Zeinha Torres e a Secretária de Saúde, Joauldeny Cavalcanti.

A Prefeitura de Serra Talhada informou que as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 chegaram esta manhã ao município e estão sendo enviadas ao Setor de PNI, no Centro Municipal de Saúde. “Ao longo do dia vamos atualizando as informações à imprensa e população”, diz a  nota. Há pouco, informou que o início da vacinação começa às 13h.

Morte de jovem empresário comove São José do Egito e região

Editado às 7 h / Faleceu no inicio da noite de ontem segunda-feira(18), o jovem empresário João Bosco Júnior, o Júnior do PASC, após sofrer um grave acidente de moto. A cidade de São José do Egito está em choque.

Segundo as primeiras informações a moto colidiu com um animal na estrada próximo à cidade de Santa Terezinha. Ele veio a óbito no local.

Júnior tinha 28 anos e era um dos três irmãos sócios da empresa, um plano assistencial pós morte, com atuação em cidades do Alto Pajeú e Paraíba.  Casado, deixa esposa e filha de 4 anos.

Nas redes sociais,  deixava claro seu amor pelo ciclismo,  clubes de tiro e montagem sobre cavalos. Também sua paixão pelo motociclismo e postagens de sua atividade profissional.

A empresa foi fundada em 1993, pelo pai  João Bosco de Lima(falecido em dezembro de 2019) no Ramo de Funerária e depois em 2003 passou a ser PASC-Plano de Assistência Familiar. Hoje a empresa atua em  9 cidades e tem cerca 30 funcionários. Atua no Pajeú e no Cariri Paraibano : Tuparetama, São José do Egito, Itapetim, Brejinho, Santa Terezinha em PE e na PB: Patos, Prata, Ouro Velho e Teixeira.

Os irmãos estão cuidando do traslado do corpo e velório.  O corpo empresário João Bosco Júnior, está sendo velado no PASC e o sepultamento  ocorre nesta terça-feira às 16h em  São José do Egito.

Diretores da Sociedade de Infectologia sofrem ameaças de morte de bolsonaristas por não receitarem cloroquina

“Estamos sofrendo ameaças de morte constantes por parte de negacionistas (…) não só eu como todos os diretores da sociedade brasileira de infectologia, que não apoiamos a cloroquina, ivermectina e o tratamento precoce”, denunciou o médico infectologista Sérgio Cimerman.

Médicos infectologistas estão sofrendo ameaças de morte por negacionistas bolsonarisatas por não receitarem tratamentos com medicamentos contra a Covid-19 sem comprovação científica, como a cloroquina e ivermectina. A denúncia foi feita pelo médido Sérgio Cimerman, coordenador Científico da Sociedade Brasileira de Infectologia e médico do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, durante o evento de início da vacinação no país no último domingo (17).

Prefeitura de Afogados da Ingazeira abre seleção para contratação de professores

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira abriu seleção simplificada para a contratação de profissionais da área da educação. De acordo com a Prefeitura, são 12 vagas para professores de língua portuguesa, matemática, geografia, história, ciências, educação física e inglês. Os profissionais selecionados irão desempenhar as atividades na Escola Municipal Integral Padre Carlos Cottart. As inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 22 na secretaria da própria unidade de ensino.

~~Giro pelos Blog’S ( Terça feira 19/01/2021)~~

Risco da manipulação política 

Um dia após a Anvisa dar o aval, a Coronavac, vacina chinesa produzida no Brasil em parceria com o Instituto Butantã, começou a chegar no País inteiro. Em Pernambuco, a imunização começou ontem mesmo, para um público específico: 90 mil profissionais de saúde, 26 mil indígenas, 2,6 mil idosos residentes em asilos e 130 deficientes com até 18 anos de idade. O efeito imediato é mais tranquilizador e acena, em breve, a depender da produção e do estoque, para a vacinação em massa.

Para esse público específico, um lote de 270 mil vacinas, correspondente à primeira e segunda fases, não deixa de ser um alento e tanto para quem imaginava que o mundo da ciência não avançasse tão rápido em busca da salvação de vidas diante da pandemia. Marco histórico, essa largada sinaliza para dias melhores, uma volta à rotina das nossas vidas interrompidas de forma abrupta, instalando a era do isolamento social e de crise na economia, com fortes efeitos e danos psicológicos.

Hoje, apenas 6 milhões de doses estão no País e com aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial. Serão usadas em três milhões de pessoas, pois a imunização exige duas etapas. A Anvisa também liberou a aplicação de dois milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, mas a data para importação do produto da Índia ainda é incerta.

Governadores cobraram, ontem, do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que a Coronavac já seja usada agora em seis milhões de pessoas, com apenas uma dose, mas o Ministério considera este plano arriscado, pois ainda não há garantia de que outro lote com o mesmo volume estará disponível a tempo da segunda aplicação.

A logística do Governo falhou, ontem, na distribuição com os Estados, mas há uma grande indagação, para não classificar de temor, quanto ao uso político da vacina quando chegar ao Interior: se não houver fiscalização, quem garante que não haverá privilégios, com a imunização de afilhados de prefeitos não incluídos no grupo determinado?

Largada – No evento de ontem, start oficial da vacina, os governadores conheceram os estoques do Ministério da Saúde. Em seguida, foram conduzidos até a Base Aérea de Cumbica para acompanhar, de perto, os primeiros embarques dos lotes de vacina. Vários aproveitaram o momento para tirar fotos perto dos aviões cargueiros da FAB que estavam sendo abastecidos com as vacinas. Ao todo, foram enviadas 44 toneladas do imunizante. “Este é um momento de esperança para a população”, afirmou o governador Hélder Barbalho, do Pará, diante da câmera de seus assessores, perto do avião. As primeiras aeronaves começaram a sair por volta das 10h para Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Pau em Dória – Governadores presentes à distribuição simbólica da vacina criticaram a iniciativa do governo paulista de iniciar a vacinação no domingo. “É um gesto que coloca os outros governadores em situação de segunda categoria. Um gesto que envolve a saúde pública não pode ser transformado em campanha eleitoral. A solidariedade precisa ser respeitada e não o foi ao se iniciar a campanha quando os outros governadores não tinham sequer vacina em seu Estado”, criticou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM-GO).

Reação em cadeia – O governador do Piauí, Wellington Dias (PT-PI), reforçou as críticas ao governo paulista. “Foi uma decisão ruim. O Programa Nacional de Imunização é um programa nacional, que envolve todos os Estados. Deveria haver igualdade entre todos”, afirmou. A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), evitou comentar a aplicação da primeira dose em São Paulo. Por outro lado, ainda na reunião com os governadores, a chefe do Executivo estadual afirmou que “houve muito tumulto e descoordenação ao longo do período da pandemia.

Sem lockdown – Páginas amarelas de Veja, o ministro de Turismo, o pernambucano Gilson Neto, admite que pegou um grande abacaxi, o maior desafio da sua vida pública: “Estou assumindo o Ministério no pior momento possível. Posso prometer trabalho. Mas tudo vai depender de como será a pandemia. Aproveito para fazer um apelo aos governadores: o setor não aguenta outro lockdown. O empresário está com muito medo, não consegue se programar. De repente vem um decreto e põe tudo abaixo”. Gilson Neto mostrou amplo conhecimento do setor que dirige e fez muitos desabafos diante da pouca competitividade do Brasil, principalmente agora em tempos de pandemia.

CURTAS

VERGONHA – Ainda na entrevista, Gilson Neto criticou os que acham que o Brasil não é um grande destino turístico: “Acho que é desconhecimento, especialmente por parte das pessoas de maior poder aquisitivo. Sentir vergonha do Brasil é algo muito forte, porque o Brasil é o país mais bonito do mundo. Quem diz que sente vergonha do Brasil precisa se internar”.

POTENCIAL – Sobre a potencialidade dos Estados e regiões, o ministro disse o seguinte: “A que tem o maior potencial ainda é o Rio de Janeiro. É preciso resolver a questão da violência, outra prioridade do Governo, mas, quando você pensa em turismo na América Latina, a imagem que vem é a do Cristo Redentor. Para o estrangeiro, o Rio é a porta de entrada do Brasil”.

Perguntar não ofende: A vacina vai ser a grande temática das eleições presidenciais?

Coluna da Folha / Edmar Lyra

João Doria segue eleitoralmente distante de Bolsonaro

Governador do principal estado da federação, São Paulo, João Doria ganhou protagonismo nos últimos meses com a viabilização da vacina contra a COVID-19 e isso o tornou no principal adversário político do presidente Jair Bolsonaro, de quem dependeu fortemente do seu prestígio para eleger-se governador em 2018.

Apesar de estar diariamente na mídia fazendo duros ataques ao presidente, e sofrendo ataques do mesmo, os números de João Doria na corrida presidencial são muito tímidos, com apenas um dígito nos levantamentos, evidenciando que há um longo caminho a ser percorrido para transformar-se em alternativa nacional ao presidente da República.

João Doria ainda poderá se tornar competitivo, mas os números apontam que o eleitor do PSDB, o seu partido, decidiu em sua maioria migrar para o bolsonarismo e dá sinais que não está nem um pouco interessado em voltar a votar em candidatos tucanos. A esquerda, através dos candidatos Fernando Haddad e Ciro Gomes, e Sergio Moro, ex-ministro da Justiça, ainda são os principais adversários de Bolsonaro e que possuem algum tipo de chance de chegar a um segundo turno contra o atual presidente, que segue favorito para conquistar o segundo mandato.

Inquérito – O procurador-geral da República, Augusto Aras, requisitou a abertura, pelo Ministério da Saúde, de um “inquérito epidemiológico e sanitário com o objetivo de apurar causas e responsabilidades pelo colapso no sistema de saúde de Manaus (AM) em decorrência do aumento de casos de covid-19”. O documento de Aras determina a apuração para que possam ser elucidadas as causas do colapso que geraram “estado de apreensão local e nacional quanto à falta de insumos básicos de saúde”. O Estado do Amazonas enfrenta a falta de oxigênio para atender os pacientes.

Plantão – A partir desta segunda (18), a vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, responderá pelos casos urgentes encaminhados ao Tribunal, até 31 de janeiro. O presidente Luiz Fux entrou em férias, após atuar no plantão do Tribunal desde 20 de dezembro.

Ações – A realização do ENEM durante a pandemia de coronavírus motivou o ajuizamento de 112 ações judiciais em 18 Estados, das quais apenas uma, referente ao Amazonas, teve sucesso, suspendendo o exame no Estado. O levantamento foi feito pela Advocacia-Geral da União (AGU), órgão de assessoramento jurídico do Poder Executivo, que criou força-tarefa para monitorar os processos envolvendo o exame.

Impeachment – O jurista Ayres Britto, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que “o impeachment foi criado pensando em governantes que, assim como Jair Bolsonaro, dão as costas para a Constituição Federal”. Segundo o ex-presidente do STF, a conduta de Bolsonaro no combate ao novo coronavírus “sinaliza o cometimento de crime de responsabilidade”.

Inocente quer saber – Há elementos jurídicos e políticos que justifiquem o impeachment de Jair Bolsonaro?

FinFa Coluna

Prontos para vacinar  – Com a chegada das 270 mil doses da CoronaVac/Instituto Butantan, na noite de ontem, o prefeito da Ingazeira, Luciano Torres (PSB), garante que o munícipio está pronta para inciar a vacinação. “A Secretaria Municipal de Saúde, já recebeu seringas e o material para iniciar a vacinação contra a Covid-19. Nosso munícipio encontra-se pronto para iniciar a vacinação contra este vírus perigoso o Covid-19, o trabalho da Secretária Maria José e toda equipe da saúde, estamos pronto para realizar vacinação nos ingazeirenses”, disse o prefeito Luciano Torres.

Aviso – A Secretaria Municipal de Educação da cidade de Custódia-PE, emitiu um aviso, para que os país que forem renovar as matrículas dos seus filhos, levem os livros utilizados utilizados em 2020.

Pronunciamento – “Depois da longa espera, finalmente chegou o momento de iniciar a vacinação contra a Covid-19 em nosso País. É importante que todos, seguindo os critérios adotados, tomem a vacina, visando o seu bem pessoal e o bem da comunidade. É inadmissível que pessoas inescrupulosas neguem a eficácia da vacina, inclusive, estimulando a não aceitação da mesma. Essa atitude representa falta de compromisso com a vida e nega a bondade de Deus que deu inteligência ao homem para promover o bem. Chegando a minha vez, estarei pronto para receber a vacina e agradecido a Deus e a todos os cientistas que pesquisaram na busca da solução de combate à pandemia. Como lembrou, recentemente, o Papa Francisco, “a vacina é questão ética porque você aposta na saúde, na sua vida, mas também na vida dos outros”. Feliz vacinação para todos e todas”. ( Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, apoiando e incentivando a vacinação contra a Covid-19)

 

Você sabia – Que em Afogados da Ingazeira, existem famílias que vivem perpertuadas no Governo Municipal, passa governo e entra governo e elas estão sempre dentro da máquina pública.

Frase – “Não tínhamos tempo para pensar em nada. Eu arrisquei a minha vida para salvar a de milhares de pessoas. Estou animada, ansiosa e feliz. Para mim, é uma vitória. Vitória dos pernambucanos e dos brasileiros”.(Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos, 52 anos, Técnica de Enfermagem a primeira pernambucana vacinada contra a Covid-19 no Estado)

Coletiva – O Secretário Municipal de Saúde, da cidade de Salgueiro, George Arraes, estará na coletiva de imprensa às 11 horas desta terça-feira (19), realizando a apresentação do Plano Municipal de Vacinação a Covid-19, o evento será no prédio da prefeitura.

Presente –

O Governador Paulo Câmara, estará nesta terça-feira (19), às 7:30 horas, na continuação da campanha de vacinação contra a Covid-19, no Hospital de Referência Covid-19 – Unidade Boa Viagem – Av. Visc. de Jequitinhonha, 1144.

Pagando –

O abono salarial 2020-2021 começa a ser liberado nesta terça-feira (19) para os trabalhadores com direito ao benefício nascidos em janeiro e fevereiro. Para os trabalhadores que não são correntistas da Caixa, o dinheiro é depositado em poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Com o aumento do salário mínimo em janeiro, o valor do abono salarial varia de R$ 92 a R$ 1.100, de acordo com a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base 2019.

 

Definir posse – O deputado estadual licenciado, Claudiano Martins (PP) e o presidente estadual do seu partido, Eduardo da Fonte, deverá se reunir na manhã desta terça-feira (19), com o governador Paulo Câmara, para definir sua posse na Secretaria de Desenvolvimento Agrário, em lugar do petista Dilson Peixoto, que entregou o cargo na semana passada.

Perguntar não ofende – O PP vai indicar os nomes dos gestores do IPA, Prorural e Iterpe?

“Estamos enfrentando uma pandemia, mas não podemos esquecer da dengue.” Destacou a coordenadora da Vigilância em Saúde de SJEgito

“Estamos enfrentando uma pandemia, mas não podemos esquecer da dengue.” Destacou a coordenadora da Vigilância em Saúde de SJE

Falando ao blog do Erbi,   Naldirene Barros fez um balanço do trabalho a frente da Vigilância em Saúde, que engloba entre outros setores, o epidemiológico e a Vigilância Sanitária.

Ela começou falando do enfrentamento a pandemia, destacando o trabalho que todos os profissionais de saúde, vem fazendo desde março de 2020. “O trabalho é duro, mais toda equipe de saúde de São José do Egito tem dado conta do recado, feito o máximo possível para que, a população sinta o mínimo possível os efeitos.” Disse ela.

A coordenadora também destacou a estrutura montada em São José para enfrentar a pandemia. “Foram montados leitos de UTI na UPA/COVID e de enfermaria, também foi aberto o Centro de Triagem, e montada a central de monitoramento dentro da secretaria de saúde, ações que seguem ajudando no enfrentamento a doença.” Disse Naldirene.

Naldirene lembrou que, apensar da pandemia, outras doenças como a dengue continuam existindo e as pessoas precisam continuar fazendo sua parte para enfrentar o mosquito. “Nosso agente de endemias, precisa visitar de dois em dois meses as casas dos egipcienses, mesmo com a pandemia é preciso que as pessoas receba-os, eles estarão com todo aparato para evitar a contaminação por covid e precisam fazer seu trabalho.” Destacou ela.

Naldirene também falou da importância das pessoas fazerem sua parte para evitar também uma epidemia de dengue, assim como ocorreu a 4 anos. “O município faz sua parte, mas é preciso que cada um de nós também façamos a nossa, diariamente.” Finalizou Naldirene Barros.

Bolsonaro derrete na pesquisa XP/Ipespe: 40% já o veem como ruim e péssimo e aprovação desaba

 

Bolsonaro derrete - Renato Aroeira - Brasil 247A aprovação a Jair Bolsonaro está despencando, segundo aponta pesquisa divulgada nesta segunda-feira. E o quadro tende a piorar com o fim do auxílio emergencial e sua sabotagem à vacina.

Os brasileiros estão perdendo de vez a paciência com Jair Bolsonaro, que nesta segunda-feira lamentou o fato de os brasileiros estarem começando a ser vacinados. Segundo a pesquisa XP/Ipespe, sua avaliação de ruim e péssimo subiu de 35% para 40%. Em paralelo, o índice de bom e ótimo caiu de 38% para 32%. O quadro tende a piorar com o fim do auxílio emergencial e suas declarações estúpidas sobre saúde pública. A pesquisa foi antecipada pela jornalista Mônica Bergamo.

Prefeitura de Tabira inicia recadastramento obrigatório de efetivos

A Prefeitura Municipal de Tabira iniciou na manhã dessa segunda-feira (18), o recadastramento obrigatório dos funcionários efetivos do município. Os funcionários ativos e inativos municipais deverão comparecer, munidos dos documentos pessoais, na Secretaria de Gabinete para realizar seu recadastramento, até o dia 5 de fevereiro, das 8 da manhã até as 13 horas.

Homem morre em acidente de moto na PE 275 em SJEgito

A imagem pode conter: 1 pessoa

Um homem morreu em um acidente na manhã desse domingo (17), na zona rural de São José do Egito, no Sertão de Pernambuco. Conforme a Polícia Militar, Jose Pedro de Oliveira de 65 anos, conduzia uma motocicleta quando sobrou na curva da PE 275, na altura da Balança da Serrote Redondo, sentido SJEgito / Ambó/ Brejinho.

Ainda segundo a PM, a vítima não resistiu e morreu no local, o IC-Instituto de Criminalística (Polícia Científica) fez o levantamento, corpo foi encaminhado ao IML de Caruaru.

Com nova Mesa Diretora, Câmara de Tabira realiza 1ª Sessão do ano

Nenhuma descrição disponível.A partir desta segunda-feira (18), a Câmara Municipal de Tabira retorna com suas atividades legislativas e atendimento ao público, adotando todas as recomendações da Secretaria de Saúde e da Organização Mundial da Saúde – OMS.

O Legislativo tabirense vai realizar a primeira Sessão Ordinária do ano, a partir das 19h30, e será conduzida pela nova Mesa Diretora formada por Djalma das Almofadas (presidente), Pipi da Verdura (1º secretário) e Eraldo Moura (2º secretário).

O novo presidente está confiante que a próxima legislatura esteja alinhada com os interesses da população. “As diferenças e questões partidárias devem ser deixadas de lado para trabalharmos juntos e cumprir nossas obrigações enquanto representantes do povo. A Câmara está à disposição dos tabirenses para ser porta voz dos seus anseios.”, declarou Djalma.

A reunião será aberta ao público, porém restrita para uma quantidade limitada de pessoas, com uso de máscaras e distanciamento mínimo previsto pela OMS.

As sessões serão transmitidas ao vivo pela página oficial da Câmara no Facebook e pelas rádios Cidade, Cultura e Tabira FM. Já o setor administrativo funcionará das 8h às 13h, de segunda a sexta.

Composição 2021/2024 – A nova legislatura será formada por 11 representantes eleitos pelo voto popular nas eleições 2020: Antônio Eraldo Costa Moura (Eraldo Moura – Rede), Djalma Nogueira Sales (Djalma das Almofadas – PT), Edilson Oliveira da Silva (Dicinha do Calçamento – PMDB), Edmundo Dantes Cordeiro Barros (PMDB), Gabriel Kleber Pereira de Melo (Kleber Paulino – PSB), Ilma Rocha Cordeiro Souza (Ilma de Cosme – PMDB), João Vianey Bezerra Justo (PMDB), José Carlos Meneses (Didi de Heleno – PMDB), Maria do Socorro Veras dos Santos (PT), Valdeir Tomé da Silva (Pipi da Verdura – PSB) E Valdemir Nogueira do Amaral (Valdemir Filho – PMDB).

TUPARETAMA / Funcionários da Assistência Social dão as boas vindas à nova secretária

Nenhuma descrição disponível.Na última quarta-feira (13), a nova secretária de Assistência Social de Tuparetama, Raquel Torres, se reuniu com as equipes da secretaria e dos programas sociais para um momento de acolhimento e boas-vindas.

A primeira reunião de 2021 teve como objetivo a apresentação da nova gestora de Assistência Social, num momento que resultou nas primeiras ideias para planejar as futuras ações e a continuidade dos serviços da pasta.

Durante sua fala, Raquel parabenizou a ex-secretária Roseane Gomes pelo esforço e trabalho realizado durante os quatro anos e pediu empenho da equipe para o atendimento à população.

“Roseane deixa um legado de muita dedicação empreendida e ações que ajudaram muita gente. O nosso compromisso a partir de agora é melhorar cada vez para que a Assistência Social continue sendo um lugar de cuidado, respeito e atenção aos que mais precisam.”, disse Raquel.

A Secretária ressaltou ainda, a importância do acolhimento, bom atendimento, dedicação e comprometimento em ajudar as pessoas cadastradas nos programas sociais e populações vulneráveis.

Programas Sociais e Coordenações

Coordenadoria da Mulher- Cristiane Vasconcelos (Fifita)
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)- Fátima Souza
Centro de Referência da Assistência Social (Cras)– Eva Wilma Rodrigues
Bolsa Família- Aline Perciane de Souza
Criança Feliz- Gesilda Gomes
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)- Maysa Bianka Lima

Governo Municipal de Itapetim apresenta nova logomarca

Nenhuma descrição disponível.

( Governo Municipal de Itapetim apresenta nova logomarca )

Governo Municipal de Itapetim apresenta nova logomarca
Foi com respeito a bandeira, ao patrimônio religioso e a auto estima da sua gente que o Governo Municipal de Itapetim apresentou sua logomarca para os próximos 4 anos.
A logomarca foi criada valorizando as cores e elementos da bandeira, traços marcantes da Matriz e finaliza com a expressão Sou Mais Itapetim.

Jovem é morto a tiros em SJEgito, na noite desse domingo(17)

A imagem pode conter: 1 pessoa, óculos de sol e chapéuEditado às 6h/  Homem é morto a tiros em São José do Egito, o crime aconteceu no Alto do Cemitério na noite desse domingo(17) por volta das 22h , as primeiras informações que chegaram ao Blog , José Edson, mais conhecido por Etim, de aproximadamente 27 anos, foi alvejado por arma de fogo, pelo menos foi escutado por populares/vizinhos cerca de 4 tiros, informações não oficiais é que 3 tiros acertaram  Etim. O rapaz morreu no local, a Policia Militar isolou a cena do crime e em seguida o IC-Instituto de Criminalística (Polícia Científica) fez o levantamento, corpo foi encaminhado ao IML de Caruaru. Pelo Modus-Operandi pode ter sido uma acerto de contas.

Vaquejadas em Afogados e Santa Terezinha ignoram pandemia

(Foto ilustrativa)

Blog de Nill junior

Em Afogados da Ingazeira a festa de gado aconteceu no sítio Pajeú Mirim,  no sábado (16), provocando aglomerações e desrespeitando as orientações das autoridades sanitárias em tempos de pandemia.

A Vigilância Sanitária juntamente com a PM estiveram no local e suspenderam as atividades.  Em Santa Terezinha por volta da meia-noite e meia deste domingo, 17 de janeiro, a GT de Santa Terezinha foi acionada pela permanência da 2ª CPM, a qual informou sobre uma vaquejada que estaria acontecendo no sítio Campo dos Freire, com grande aglomeração de pessoas e descumprimento do decreto estadual.  Chegando ao local da ocorrência, com apoio do GATI e da GT de Polígono, o efetivo constatou a grande aglomeração de pessoas e vários paredões de som ligados. A atividade foi suspensa.

Stª Terezinha/ Salários atrasados (Gestão passada) serão pagos em parcelas, decide o prefeito após reunião com sindicato

Uma comissão formada por professores ativos e inativos juntamente com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Santa Terezinha, Damião do Nascimento Silva, se reuniu na última terça-feira (12), para tratarem sobre o atraso nos vencimentos referente ao mês de dezembro de 2020 com o prefeito Delson Lustosa e equipe.

Na sexta-feira (15), após a segunda reunião, ficou acertado entre o Sindicato, comissão de professores, o prefeito e sua equipe jurídica e financeira, que este mês de janeiro será pago no próximo dia 30 e a partir de fevereiro de 2021 será pago o atrasado em parcelas.

Os empréstimos consignados foram pagos para que os servidores não tenham maiores prejuízos. O Sindicato em contato com o Blog do Pereira disse está cumprindo com o seu papel de cobrar, reivindicar, defender os servidores e ajudar a gestão, “ficamos certos que o diálogo é a melhor saída para solucionar entraves”, disse.

Stª Terezinha \ Homem morre afogado no Açude Novo

Nenhuma descrição disponível.Um homem identificado  por ‘Baiano” se afogou na tarde deste domingo, 17 de janeiro no Açude Novo de Santa Terezinha. De imediato o Blog do Pereira foi informado e se dirigiu ao local, onde já se encontrava um agente da policia civil. Segundo relatos de pessoas que estavam no local, a vítima chegou ao manancial apresentando sintomas de embriaguez,  mergulhou na água, tendo tentado voltar a superfície por duas vezes, porém, ao perceberem que ele não estava conseguindo emergir, os frequentadores do local foram buscá-lo, ao traze-lo até a margem, mas o mesmo estava sem vida.  Baiano é uma pessoa conhecida na cidade. No local, o blog foi informado que a vítima tinha epilepsia alcoólica e provavelmente causa  da morte , porém, o IC-Instituto de Criminalística (Polícia Científica)  compareceu ao local para fazer o levantamento e  o  corpo foi encaminhado ao IML de Caruaru.

Acidente neste domingo (17) mata delegado na PB

Um grave acidente que aconteceu na manhã deste domingo, 17 de janeiro, deixou como vítima fatal o delegado da Polícia Civil da Paraíba, Heriberto Paulino.

Segundo informações apuradas pela equipe Patosonline.com, o acidente foi registrado na BR-230, zona rural do município de Juazeirinho.

O delegado que já trabalhou em Patos, conduzia uma motocicleta, quando aconteceu uma colisão com um veículo. Algumas pessoas estão comentando nas redes sociais, que o veículo saiu da rodovia e ao adentrar novamente teria invadido a contramão e colidido na moto conduzida pelo policial.

É importante lembrar que a versão acima são comentários de redes sociais e só a perícia da PRF é quem vai apontar a causa da morte.

O fato está causando grande repercussão nas redes sociais, principalmente entre a classe da Polícia Civil da PB

Giro pelos Blog’S ( Segunda Feira 18/01/2021)

Coluna da Folha \ Edmar Lyra

Claudiano Filho assume secretaria e reforça laços entre PP e PSB

Pouca gente se lembra, mas o PP foi um dos cinco partidos que apoiaram a candidatura do então deputado federal Eduardo Campos a governador. Esta sólida aliança fez com que o PP estivesse na Frente Popular em todas as vitórias do PSB para governador de Pernambuco.

Ao longo dos últimos quatorze anos, o PP também cresceu eleitoralmente, hoje possui onze deputados estaduais e quatro vereadores do Recife, além disso comanda a Assembleia Legislativa de Pernambuco com o deputado Eriberto Medeiros, que é um importante parceiro do governador Paulo Câmara na Casa Joaquim Nabuco.

Após ocupar alguns postos no governo Paulo Câmara, o PP assumirá a importante secretaria de Desenvolvimento Agrário com o deputado estadual Claudiano Filho, que diga-se de passagem, tomou uma decisão que poucos executariam, que foi licenciar-se do cargo para dar espaço a Marcantonio Dourado Filho assumir o mandato. O movimento de Claudiano teve dois componentes, o primeiro da fidelidade partidária ao encarar uma missão sem garantias, e o segundo da confiança no governador Paulo Câmara, a quem tem uma dedicação irrestrita na Alepe.

A chegada de Claudiano Filho eleva o PP na Frente Popular e reforça os laços entre o partido e o PSB, que teve nova importante vitória em 2020 e buscará manter a sua hegemonia em 2022 e contará com o PP, que é presidido pelo deputado federal Eduardo da Fonte em Pernambuco.

Anderson Ferreira – O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), durante entrevista a um programa de televisão no final de semana, reafirmou a sua intenção de percorrer o estado para dialogar com as pessoas com vistas a 2022. Reeleito em 2020, Anderson é considerado um dos principais nomes para a sucessão de Paulo Câmara.

Intervenção – O líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), pediu ao presidente Jair Bolsonaro para decretar intervenção federal na saúde pública do Amazonas. O pedido foi oficializado na última sexta-feira (15).

Vacinação – A aprovação da CoronaVac e da AstraZeneca por parte da Anvisa foi o start para o início da vacinação em todo o país. A expectativa é que nesta quarta-feira tenhamos vacinações nos estados para o grupo de risco contra a COVID-19.

Pernambucano – O advogado pernambucano Alex Machado Campos foi um dos cinco diretores da Anvisa que aprovaram as duas vacinas contra a COVID-19. Alex já atuou como chefe de gabinete de Luiz Henrique Mandetta quando era ministro da Saúde, e também atuou com o deputado federal André de Paula.

Fortalecido – Com a aprovação da CoronaVac, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), saiu bastante fortalecido com vistas a 2022. A sua iniciativa de financiar uma vacina foi determinante para atingir o objetivo de começar a imunizar os brasileiros ainda em janeiro. Doria poderá disputar a presidência da República contra Jair Bolsonaro.

Inocente quer saber – Em quanto tempo atingiremos a imunidade coletiva no Brasil contra a COVID-19?,

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

NEGATIVO – Deu negativo o teste para Covid-19 realizado pelo prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira (PSB). O chefe do Executivo Municipal se submeteu ao exame após a sua esposa Lellis Leite, testar positivo. Sandrinho estava em isolamento, aguardando o resultado do exame. Agora, de mão do resultado negativado, o socialista volta às atividades e deve pegar no batente nesta segunda-feira (18) cumprindo uma série de agendas.

*************************************************

DEMANDAS – O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira (PSB) deve atender algumas reivindicações da Guarda Civil Municipal – GCM. Aberto ao diálogo e com projetos para o melhoramento do segmento azul marinho, Palmeira contemplará a GCM em algumas demandas apresentadas. Em processo de extinção, os guardas solicitam ao prefeito, que o Comandante seja do quadro efetivo. Ainda está dentro do pleito dos GCMs, a incorporação da gratificação de periculosidade e o retorno da guarda ao quadro efetivo do município.

*************************************************

AMUPE – Com o tempo disponível para se dedicar a Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe, o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB) deve tentar a recondução do cargo, já que o estatuto abre brechas para que os ex-prefeitos possam pleitear a presidência da entidade. Até 31 de dezembro de 2020, Coimbra dividiu seu tempo entre a Amupe e a prefeitura de Afogados da Ingazeira. Se for reeleito para o terceiro mandato na Amupe, estará com tempo de sobra para atender as demandas da entidade que serviu de holofote para lhe projetar para a Assembleia Legislativa – Alepe ou mesmo para a Câmara Federal.

*************************************************

CAQUEADO – Durante todo esse tempo de existência da Amupe, nenhum dos presidentes teve a visibilidade do ex-prefeito, José Patriota (PSB). Por lá passou uma túia de prefeitos, mas sem repercussão. A maioria deles, o povo Pernambucano nem sabe que geriu a entidade. O fato é que Coimbra soube fazer o caqueado, utilizando temas importantes para fazer o debate e chamar a atenção do estado. Ele soube fazer a zuada necessária para ascender seu nome…

*************************************************

PREOCUPADO – O prefeito de Triunfo Luciano Bonfim (Avante), está preocupado com a situação do aumento dos casos de Covid-19 no município. Na suas redes sociais, pediu ao povo triunfense para atender as recomendações da Organização Mundial de Saúde – OMS e os decretos do governo do estado, evitando aglomerações e ficando em casa. Bonfim deixou claro que se não forem atendidos os protocolos, tomará medidas mais rígidas no município.

*************************************************

CHIANDO – Depois da eleição de 2020, o vereador José Edson Ferreira, Zé Negão (Podemos) que disputou a prefeitura de Afogados da Ingazeira contra o atual prefeito, Sandrinho Palmeira (PSB) não se reuniu com as lideranças políticas que o apoiaram no pleito. Já tem uma magote de nêgo chiando nos grupos do zap zap. Aliado do senador Fernando Bezerra (MDB) e dos deputados João Paulo Costa (Avante) e Ricardo Teobaldo (Podemos),o Negão se disse preocupado em cobrar recursos para Afogados da Ingazeira e não com molesta de reunião.

*************************************************

SEM HOMICÍDIOS EM 2020 – Dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) mostram que as cidades de Ingazeira, Quixaba e Iguaracy não registraram um assassinato sequer no ano de 2020. No Pajeú, os municípios em tela se destacaram e não foi por conta do confinamento devido à pandemia da COVID-19, porque outras cidades do mesmo porte tiveram registros de CVLI –  Crimes Violentos Letais Intencionais, como é o caso de Tabira que exagerou com 13 homicídios, São José do Egito com 10, Itapetim com 05, Brejinho com 03, Santa Terezinha com 02, Solidão com 01. Afogados da Ingazeira registrou quatro CVLIs, mesmo número de Carnaíba. A verdade é que não se pode creditar essa redução à reclusão das pessoas. O Pajeú é o berço da poesia, aqui tem cultura e um povo simples e acolhedor.

*************************************************

RECORDE – Os barzinhos e espetinhos em algumas cidades da região bateram recorde de público nos últimos dias. Pessoas aglomeradas e sem obedecer os protocolos da saúde. O distanciamento social passou longe. Mesas uma em cima da outra. Teve gente que procurou o blog para denunciar. É bom os prefeitos ficarem atentos a situação e determinar fiscalização!

************************************************

Pernambuco pronto – Após a aprovação por unanimidade pela Anvisa das vacinas da CoronaVac e de Oxford neste domingo (17), o secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, comemorou a autorização. De acordo com o gestor, o Estado já está pronto para iniciar o processo de imunização.

Anderson Ferreira – O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), durante entrevista a um programa de televisão no final de semana, reafirmou a sua intenção de percorrer o estado para dialogar com as pessoas com vistas a 2022. Reeleito em 2020, Anderson é considerado um dos principais nomes para a sucessão de Paulo Câmara. (Edymar Lira)
Secretários ganham aumento de salário em Verdejante – Em plena pandemia e sem uma justificativa plausível, o Poder Executivo de Verdejante encaminhou no final de 2020 um projeto de lei à Câmara de Vereadores, elevando em 42,8% os salários dos secretários municipais. O vencimento passou de R$ 3.500 para R$ 5 mil a partir de 1º de janeiro de 2021. A Lei nᵒ 958/2020 foi sancionada pelo prefeito Haroldo Tavares em dezembro de 2020, fixando o novo salário pelo período de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2024. Esse aumento, segundo o Blog de Alvinho Patriota, foi divulgado nas redes sociais pelo presidente do Podemos, em Verdejante, Cícero Pereira.
Zero apoio para o time do Salgueiro – Em Salgueiro o prefeito Marcones Libório já avisou que não vai liberar um centavo sequer para o Salgueiro FC. Foi o sucesso do clube sertanejo que alçou à condição de prefeito seu adversário, Clebel Cordeiro.
Intervenção – O líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), pediu ao presidente Jair Bolsonaro para decretar intervenção federal na saúde pública do Amazonas. O pedido foi oficializado na última sexta-feira (15).
Inocente quer saber – Em quanto tempo atingiremos a imunidade coletiva no Brasil contra a COVID-19?

Vacina com viés eleitoreiro

A ciência venceu morte e o vírus do fim do mundo está sendo guerreado e sepultado, mas depois de um rastro de horror: dois milhões de almas ceifadas, das quais 207 mil no Brasil. Europa e Estados Unidos saíram na frente sem marketing, sem contendas políticas, diferente do Brasil. Ontem, enquanto uma enfermeira negra, de 54 anos, entrava para a história, a primeira vacinada no Brasil, em São Paulo, por obra do governador João Doria (PSDB), em Brasília, no mesmo horário, o Governo Bolsonaro, por meio do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, acusava o golpe, classificando o ato paulista de puro marketing.

“O Ministério da Saúde tem em mãos, neste instante, as vacinas tanto do Butantã quanto da AstraZeneca. Nós poderíamos, num ato simbólico ou numa jogada de marketing, iniciar a primeira dose em uma pessoa. Mas em respeito a todos os governadores, prefeitos e todos os brasileiros, o Ministério da Saúde não fará isso. Não faremos uma jogada de marketing”, atacou o ministro, numa entrevista coletiva para roubar a cena do que estava ocorrendo em São Paulo.

“É o triunfo da vida contra os negacionistas, contra aqueles que preferem o cheiro da morte, ao invés do valor e da alegria da vida”, rebateu, por sua vez, o governado de São Paulo, João Doria, ao lado da enfermeira Mônica Calazans, do Hospital Emílio Ribas, a primeira pessoa no Brasil a receber uma dose da Coronavac. Depois dela, vários outros profissionais do Hospital das Clinicas, onde foi realizada a coletiva, também foram vacinados.

Triste uma vacina ser obra de manipulação política por puro oportunismo do Governo paulista. Doria é candidatíssimo à Presidência da República em 2022. Fazendo um Governo medíocre e opaco, tanto que chegou a ser escondido da campanha do prefeito reeleito Bruno Covas, Doria tenta, agora, enganar a humanidade brasileira com a vacina, o político que chegou primeiro com a tábua da salvação, passando por cima do Governo Federal.

Pazuello fez o pronunciamento após autorização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do uso emergencial de duas vacinas contra a covid-19 no Brasil, a coronavac, chinesa, produzida em parceria com o Instituto Butantan, e a inglesa, da Universidade de Oxford, na Inglaterra. No caso da Coronavac, os técnicos da Anvisa confirmaram, a partir de cálculos e análises próprias, os principais dados de eficácia e segurança apresentados pelo Butantã, mas detalharam incertezas que ainda permanecem sobre o produto.

Os técnicos da Anvisa confirmaram a eficácia de 50,4% da Coronavac, mas ressaltaram que não foi possível calcular a eficácia da vacina por faixa etária, principalmente entre idosos. Quanto à vacina de Oxford, também foi confirmada a segurança do imunizante e a eficácia média de 70,32%. O dado considera diferentes números, dosagens e intervalos entre doses. No Brasil, com duas doses completas, a eficácia ficou em 62%.

O ALVO – Em seu discurso, Doria fez críticas diretas ao presidente Jair Bolsonaro, seu adversário político, com quem vem travando discordâncias desde o início da pandemia, citando falas dele e do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. “‘E daí?’, disse um brasileiro. ‘Pressa para quê’, disse outro brasileiro. ‘Toma cloroquina que passa’, disse um líder do País. A vacina é uma lição para vocês, autoritários que desprezam a vida, que não têm compaixão, que desprezam a atenção, a dedicação e a necessidade de proteger a brasileiros. Vocês não fizeram isso”, disse.

E O RECADO – De olho no Palácio do Planalto, governador paulista também criticou o chamado “tratamento precoce” defendido por Bolsonaro e por Pazuello, que não tem nenhuma eficácia, de acordo com a ciência, contra a covid-19. “Espero que o comportamento do Ministério da Saúde seja pela vida e que parem de recomendar e distribuir a cloroquina”, disse. “Hoje é um dia de esperança, de renascimento, de buscar mais forças para prosseguimos. A chegada da vacina não nos livra do uso da máscara, da necessidade do isolamento social e da necessidade de não aglomerar”, acrescentou.

OXIGÊNIO – Duas cargas de oxigênio encaminhadas pelo Governo Federal a Manaus, no mês de maio de 2020 e neste final de semana, daria para abastecer o Amazonas por apenas um dia. A cidade viveu colapso dos hospitais na semana passada, por falta do insumo, o que fez pacientes morrerem asfixiados e doentes serem transferidos para outros Estados. Ontem, o Governo anunciou que balsas atracaram no porto de Manaus, durante a madrugada, com 70 mil metros cúbicos de oxigênio comprados pelo Governo do Amazonas. Na véspera, o presidente Jair Bolsonaro propagandeou nas redes sociais que no dia 3 de maio mandou um carregamento de 200 cilindros de oxigênio ao Estado, algo em torno de 2 mil metros cúbicos do produto.

DESABAFO DE MOURÃO – O vice-presidente Hamilton Mourão não acha que o presidente Jair Bolsonaro terá o mesmo destino de Donald Trump, que, a poucos dias de deixar a Casa Branca, viu o segundo pedido de impeachment ser aprovado pela Câmara. “Não vejo hoje que haja condição de prosperar qualquer pedido de impeachment contra o presidente Bolsonaro”, disse ele ao Estadão, para completar: “Aqui no Brasil, qualquer coisa é impeachment, né? Deixa o cara governar, pô!”

CURTAS

BONECO – Um ato pró-vacina foi organizado pela Frente Povo Sem Medo em frente à Anvisa na manhã de ontem antes da sessão na qual foi a anunciada a liberação emergencial das vacinas CoronaVac e Astrazeneca. Organizado com apoio do Psol e do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), grupo liderado por Guilherme Boulos (Psol), a manifestação contou com apenas 50 participantes. Foi exibido um boneco do presidente Jair Bolsonaro sujo de sangue, como forma de associa-lo às mortes por coronavírus.

ASSASSINO – O ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB) foi ao Twitter para criticar a atuação do atual governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), pela morte de pacientes pela falta de oxigênio nos hospitais da cidade. “Wilson Lima, você é o pior governador que o Amazonas já teve e o que acontece em Manaus é assassinato aos moldes de Hitler, por asfixia. Isso é doloroso e cruel”, escreveu Virgílio.

Perguntar não ofende: Doria é hipócrita, oportunista ou agiu certo?

Coluna do Adriano Roberto

Coluna do Adriano Roberto de segunda, 18/01/2021

As vacinas recordistas do século 21. Pernambuco tem 270 mil doses iniciais

A Agencia Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA aprovou duas vacinas emergenciais. As vacinas estão chegando a partir de hoje nos Estados do país, Demorou? Claro que não, se pesquisarmos um pouco vamos ver que esse tempo, desde o início da pandemia até o anúncio da liberação das vacinas neste domingo, se tornou o mais rápido da história.

Até agora, o sarampo segurava o recorde: o vírus causador da doença foi identificado em 1953, enquanto a vacina foi aprovada em 1963, apenas dez anos depois. Descobrir o vírus e criar uma vacina em menos de dois anos, como aconteceu com o Corona vírus, vai além de tudo que a ciência já viu.

O ministro da saúde Pazuello anuncia nesta segunda junto com os governadores, em São Paulo, a distribuição das primeiras doses da Coronavac. O governador Paulo Câmara divulgou nota dizendo que vai acompanhar do Recife a cerimônia. O Gabinete de Enfrentamento ao Novo Corona vírus de Pernambuco fica mobilizado depois das 7h, no Palácio do Campo das Princesas, para coordenar o início da imunização em Pernambuco.

Ainda segundo a nota, a expectativa é que, das 4,3 milhões de doses que serão compartilhadas entre os estados brasileiros, Pernambuco receba, nesse primeiro lote, cerca de 270 mil vacinas que garantirão as duas doses da imunização para 129 mil pessoas, entre profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos que vivem em asilos e indígenas aldeados.

Tira a política daí – O que ninguém merece em meio a toda essa agonia que o Brasil está vivendo é a politicagem com a pandemia. Mas ontem tivemos mais um capítulo dessa vergonha. O Dória “Calça Apertada” e o Pazuello da Saúde ficaram trocando farpas em meio ao anúncio da vacinação. Dória fazendo o que sabe fazer melhor, marketing! Já o ministro Pazuello engoliu a corda do governador e foi responder a provocação. O povo não tá nem aí pra essas baixarias.

Vai sobrar vacina – Um passarinho me contou que um grande jornal decidiu fazer uma pesquisa, por telefone, perguntando quem estava com disposição de tomar logo a vacina? O resultado não chegou a ser divulgado devido aos números mostrados. O Jornal – que faz uma campanha pela vacinação imediata – não gostou da amostragem. Pelo que me contaram a coisa foi da ordem de 70% não, para 30% sim.

Vacina rouba atenção do Congresso – Pelo menos neste final de semana a grande mídia deixou um pouco de lado a pré-campanha dos presidentes da Câmara e do Senado. Mas baixando a poeira da distribuição da vacina, o assunto volta com tudo. Aliás, é bom que se diga que nas pesquisas, da rádio corredor, quem está disparado na frente é o alagoano Arthur Lira. Rodrigo Maia está sabendo já que vai amargar uma derrota grande com o seu, Baleia Rossi. Sabendo ainda que a derrota vem com traição e tudo.

Governador do Amazonas –

Na briga política protagonizada pelo governador, Dória , o mesmo se prontificou a mandar hoje mesmo – fora da cota vendida ao Ministério de Pazuello – 50 mil doses da Coronavac para o governo do Amazonas. O governador Wilson Lima jogou uma ducha fria . Disse que vai receber as 50 mil doses doadas por SP, mas decidiu “manter o início da vacinação para quarta-feira, como pediu o Ministério da Saúde”.

Maior abstenção de todos os tempos –

Mais da metade dos inscritos no Enem não compareceu ao exame neste domingo. O ministro da Educação Milton Ribeiro culpou ‘medo da contaminação’ pelo número. O candidato que não pôde fazer a prova por sintomas de Covid-19 terá novas datas para fazê-la.

Quem responderá – Será que 70% não vai mesmo encarar a vacinação?

Coluna do FinFa

Retornando – O prefeito de Itapetim-PE, em contato com este blogueiro, confirmou que nesta segunda-feira (18), O Centro de Fisioterapia e Atendimento Multiprofissional, estará retornando suas atividades. “Os usuários devem procurar a recepção para as devidas informações quanto aos dias e horários dos serviços oferecidos no local”, pontuou o prefeito.

Vistoriando – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, esteve vistoriando as obras do ‘bueiro Celular’, que liga do centro da cidade ao Bairro Santa Ana. Em contato com este blogueiro, o prefeito afirmou que com o término do aterramento, em breve terão inicio as obras de pavimentação, que é muito aguardada pela população.

Contra o Covid-19 – Das 4,3 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 que serão compartilhadas entre os Estados brasileiros nesse primeiro lote, Pernambuco receberá cerca de 270 mil vacinas, que garantirão as duas doses para 129 mil pessoas, entre profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos que vivem em asilos e indígenas aldeados. Neste domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Sinovac/Butantan e Astrazeneca/Fiocruz contra a Covid-19.

O Gabinete de Enfrentamento ao Novo Coronavírus já encontra-se mobilizado, a partir desta segunda-feira (18), no Palácio do Campo das Princesas, para coordenar o início da imunização contra a Covid-19 em Pernambuco.

O secretário estadual de Saúde, André Longo (foto), reafirmou, que Pernambuco já está pronto para iniciar o processo de imunização. Todas as cidades pernambucanas já receberam as agulhas e seringas para as duas primeiras fases da campanha e, nesta segunda-feira (18), os detalhes finais serão acertados com os municípios para o início da vacinação no Estado.

,

Boletim – A Secretaria Municipal de Saúde de São José do Egito, emitiu Boletim Diário, onde o munícipio, inicia mais um semana de enfrentamento ao novo coronavírus. Atualmente, 81 pessoas que testaram positivo pra covid-19 estão em isolamento domiciliar e 1 paciente está internado na UTI da UPA/COVID. Nas últimas 24hs, foram confirmados 29 novos casos de covid-19 em nosso município.

Frase – “Nesse momento, todo o nosso foco está voltado para a vacinação das pessoas e vamos fazer isso com rapidez, atendendo a todos os protocolos necessários”.(João Campos,prefeito do Recife)

Dpvat – A partir desta segunda-feira (18), a Caixa assume a gestão dos recursos e do pagamento das indenizações do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat). De acordo com a instituição, “as solicitações de indenização poderão ser feitas nas agências do banco para acidentes com vítimas ocorridos a partir de 1° de janeiro de 2021”.

Disse – “Lamento, ministro Eduardo Pazuello, que o senhor, como ministro da Saúde, que deveria estar grato à Anvisa e a São Paulo, que temos uma vacina, usa o tempo para protestar contra isso. É inacreditável uma situação como essa no Brasil. Aqui lutamos pela vida, e Brasília luta pelo quê?”.(Governador de São Paulo João Dória)

Perguntar não ofende – Quando será que Claudiano Martins(PP) vai assumir Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco?

Tuparetama / Diógenes Patriota pode ser o nome do grupo em 2024

Nenhuma descrição disponível.Ainda é muito cedo para especulações, mas em algumas cidades já se comenta os futuros pré-candidatos a Prefeito e numa delas os rumores já são públicos e notórios, o blog do Marcello Patriota presenciou na Chácara do atual presidente da Casa José Perazzo Leite , o vereador/Presidente Arlã Markson, uma conversa  bastante amigável entre o Prefeito reeleito para o seu 4º mandato Sávio Torres , o vice prefeito Diógenes Patriota e Arlã, Sávio disse que: ” O nosso Vice Diógenes é um nome forte, que tem uma  aceitação abrangente no grupo e está se cacifando cada vez mais  pra isso, mas é cedo temos, desafios enormes para superar nesses 4 anos, tenho a vontade e convicção que faremos a melhor gestão de todas até 2024, temos muito trabalho e nosso Vice nos ajuda muito.” Pontuou Sávio ao blog. Já Arlã, atual presidente disse que Diógenes tem o seu aval .

O vice Prefeito Diógenes é filho do Ex.Prefeito por 3 vezes da Princesinha do Pajeú, Vitalino Patriota, Diógenes foi eleito vereador a 1ª vez em 2012 com 626 votos e em 2016 obteve o 1º lugar como o vereador mais votado com 707 votos pelo Solidariedade.

DPVAT passa a ser administrado pela Caixa Econômica Federal, a partir deste ano 2021

A Caixa Econômica Federal passou a ser a nova administradora do DPVAT , o seguro brasileiro obrigatório para indenização de vítimas de acidente de trânsito. O anúncio foi feito neste sábado (16) pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).  De acordo com a Susep, a Caixa passará a receber os avisos de sinistros que tenham ocorrido a partir do dia 1º de janeiro de 2021. Acidentes que ocorreram até 31 de dezembro do ano passado, independentemente da data de aviso, permanecem sob responsabilidade da Seguradora Líder. O acordo entre a Susep e a Caixa foi firmado nesta sexta-feira (15), conforme determinação do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

Três Torres no poder

Blog de Nill Junior / No Sertão do Pajeú, três cidades são governadas por prefeitos que tem o mesmo sobrenome. Com tradição política na região, a família Torres elegeu representantes para o Poder Executivo das cidades de Tuparetama, Ingazeira e Iguaracy.

Em Tuparetama, o atual prefeito Sávio Torres, acumula mais uma vitória e vai para o quarto mandato na “Princesinha do Pajeú”. Já na vizinha cidade da Ingazeira, “Terra Mãe do Pajeú”, Luciano Torres emplaca o terceiro mandato e o seu irmão, Zeinha Torres, foi reeleito na cidade de Iguaracy, onde tem outro irmão na política, o vereador Chico Torres, foi eleito presidente da Câmara de Iguaracy.

Para Sávio Torres, a vitória nas urnas é um reflexo da boa administração e do trabalho realizado nas respectivas cidades que administram.

Novos prefeitos devem atualizar o ‘Suas’ para evitar perda de recursos

O Brasil já está com todas as prefeituras lideradas pelos novos gestores eleitos no ano passado. E eles têm um desafio pela frente: manter o combate à Covid-19 ao mesmo tempo em que oferecem os serviços básicos à população em favor de uma melhor qualidade de vida. E isso diz respeito aos dados da Assistência Social para acesso às plataformas de informação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), uma plataforma de fluxo de dados nas operações, armazenamento e financiamento para as prefeituras. Foi o que informou o Brasil 61 .

Os novos gestores e representantes dos Municípios precisam se cadastrar para ter acesso às plataformas do Suas. A permissão deve ser concedida pelos gestores responsáveis pela criação de login para os técnicos que atuam nos serviços e programas do Suas. O login inicial será o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do servidor e o próprio sistema gera a senha automaticamente. No caso de vinculação do novo secretário, é necessário inserir a data de mandato vigente, com o início e fim da gestão.

Denuncia / ‘poder descomunal’ do Facebook para ‘modular o comportamento’, após mudança no Whatsapp

“Não podemos aceitar que elas possam coletar tantos dados e metadados das pessoas e de populações quase inteiras”, diz o especialista em redes digitais sobre a nova política de privacidade do Whatsapp.

WhatsApp deve entregar os metadados da eleição, diz Sergio AmadeuO sociólogo Sergio Amadeu, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) e especialista em redes digitais, alertou nesta quinta-feira (14) sobre os riscos da nova política de privacidade do WhatsApp, implantada pelo Facebook.

Em entrevista à Revista Fórum, Amadeu afirmou que as alterações visam a aumentar, pelo Facebook, o poder de “modulação de comportamento” dos usuários para fins comerciais e políticos, tornado-os mais fragilizados.

“Eles utilizarão os metadados do WhatsApp para extrair valor das redes de interação de cada usuário e alimentar os algoritmos que tentarão encontrar padrões nas frequência as pessoas se relacionam. A vigilância para fins comerciais será ampliada de um modo que nenhum minuto da vida de uma pessoa não esteja sendo medido e avaliado pelos sistemas e modelos de predição e modulação de comportamentos”, disse Sérgio Amadeu.

“Está mais que evidente que as plataformas adquiriram um poder comunicacional e econômico descomunal. Não podemos aceitar que elas possam coletar tantos dados e metadados das pessoas e de populações quase inteiras”, acrescentou o professor da UFABC.

Nesta quinta-feira (14), o Procon-SP pediu explicações ao Facebook sobre a nova política de privacidade do Whatsapp. Procon deu 72 horas para que a plataforma informe qual a base legal que fundamenta o compartilhamento dos dados pessoais.

Pernambuco teve aumento de 8,4% no número de homicídios em 2020, confirma SDS

Nem mesmo o isolamento social foi capaz de minimizar os efeitos da violência em Pernambuco. Balanço divulgado pela Secretaria de Defesa Social (SDS), nesta sexta-feira (15), revela que 2020 fechou com aumento de 8,4% no número de homicídios em relação a 2019. No total, 3.759 pessoas perderam a vida no ano passado. Os feminicídios também tiveram crescimento de 19,1%.

Em um ano marcado pela pandemia do novo coronavírus, todas as regiões do Estado registraram o aumento da violência, com exceção do Agreste – que teve uma tímida redução nos números. Segundo as estatísticas da SDS, o Sertão contabilizou 475 mortes violentas em 2020 contra 293 no ano anterior. Um aumento de 20,87%. Já o Recife, 562 homicídios no ano passado – 71 a mais que em 2019, ou seja, um índice 14,46% maior. Já no Agreste, foram 885 assassinatos em 2020 contra 895 no ano anterior. Queda de apenas 1,12%.

O ano também foi marcado por várias chacinas. A maioria, segundo a polícia, relacionada ao tráfico de drogas. Em novembro, cinco pessoas foram mortas a tiros durante um evento beneficente no município de Sanharó, no Agreste. As investigações apontaram que uma das vítimas, supostamente envolvida com drogas, era o alvo dos criminosos. As outras eram inocentes que perderam a vida por bala perdida.

Ministro da Saúde lança aplicativo para receitar remédios sem eficácia contra covid-19

Ministro da Saúde lança aplicativo para receitar remédios sem eficácia contra covid-19

Mesmo depois de ser criticado por organismos internacionais, inclusive de ser acusado de tentar sabotar medidas contra a pandemia, o Governo do presidente Bolsonaro, lançou esta semana em Manaus, cidade mais afetada pela pandemia no Brasil atualmente, um aplicativo que, segundo o ministro Bazuello vai “ajudar” no diagnostico da covid-19 e trata-la mais rápida.  O app, segundo o próprio ministro, indica o uso de medicamentos como a hidroxicloroquina, cloroquina, ivermectina, azitromicina e doxiciclina, medicamentos que não tem comprovação nenhuma no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus, e rejeitado por entidades como a OMS e a Sociedade Brasileira de infectologia. A principio o TradeCOV estará disponível para o estado do Amazonas, mas poderá ser levado as outras regiões brasileiras.

E você, usaria remédios indicados por um app?

SJEgito e região ganha a Autounidos Proteção Veicular

São José do Egito e região ganha a Autounidos Proteção Veicular

( 87- 9 9678 3277  Tel/’Whats’)

A Autounidos além de oferecer a Proteção Veicular contra roubo, furto, colisão, perda total, oferece também assistência 24h, chaveiro, hospedagem, cobertura para terceiros, auxílio funeral e muitos outros benefícios.

O associado tem desconto em diversos estabelecimentos locais e nacionais. Tudo isso por um valor mensal justo, muitas vezes bem menor que os praticados no mercado.

A sede da Autounidos foi inaugurada neste sábado (16), na Rua Dom José Pereira Alves, 149, em São José do Egito-PE.

Nenhuma descrição disponível.Nenhuma descrição disponível.

Nenhuma descrição disponível.

Nenhuma descrição disponível.

A Sede fica numa das Ruas mais movimentadas da Capital da Poesia,  na Dom José Pereira Alves.

Telefone para contato e/ou orçamento (87) 9 9678 3277.

Nenhuma descrição disponível.

(Na foto de azul os sócios: Áureo Braz, Tiago Sampaio e Rodrigo Veloso , de camisa rosa o Jornalista Carlos Junior)

 

Coluna do Domingão por Nill Júnior ( 17 de janeiro de 2021 )

Blog Nill Júnior 

Negacionismo que custa vidas

Tatiana Dias – The Intercept

Há 20 dias, a tropa de choque bolsonarista no Twitter vibrava com o fim do lockdown em Manaus. “Todo poder emana do povo”, tuitou o deputado federal Eduardo Bolsonaro no dia 26 de dezembro. “A pressão do povo está funcionando”, comemorou a também deputada federal Bia Kicis na mesma data.

“Manaus tem queda importante de óbitos desde julho”, garantiu o ex-ministro Osmar Terra, com o verniz científico característico que dá às suas postagens negacionistas. Era 4 de janeiro. O post foi retuitado quase 2 mil vezes.

Dez dias depois, todos nós sabemos o que aconteceu: Manaus ficou sem oxigênio por causa da explosão no número de casos de covid-19. Nem os ricos estão a salvo. Mesmo que você tenha milhares de reais, não há jatinhos para sair da cidade em busca de ajuda médica.

Em uma segunda onda ainda mais violenta do que a primeira, emergiu também uma variante do vírus que, relatam os médicos, parece ser ainda mais agressiva. Tão agressiva que outros países já manifestaram preocupação – que não se reflete aqui dentro, como sabemos.

Dentro do governo e do cercadinho bolsonarista, o discurso defendido com afinco é o do “tratamento precoce” – aquele que, sabemos, não funciona. Mesmo sem evidências científicas, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, continua recomendando a cloroquina, a azitromicina e outros placebos – que mal-empregados podem causar problemas à saúde –, e a narrativa continua sendo propagada impunemente.

A estratégia não é apenas adotar o “tratamento precoce” como conduta oficial – engloba, também, um esforço para emplacar a tese que o governo está agindo, e que isso seria suficiente para aplacar a pandemia.

Esse discurso, combinado à polarização da vacina – que se transformou em objeto de disputa política entre o governador de São Paulo, João Doria, e Bolsonaro – é criminoso. Vacinação é proteção coletiva, não individual.

Para realmente frear a pandemia, é preciso que a imunização tenha adesão da população, e isso só vai acontecer com uma boa comunicação, que explique a eficácia, a segurança e a importância da vacina. O contrário do que a rede bolsonarista tem feito, que é basicamente espalhar temor e insegurança sobre o tema.

No começo da pandemia, o Twitter lançou diretrizes para os usuários se manterem “seguros”. Garantiu que removeria tuítes relacionados à covid-19 que promovessem desinformação ou aumentassem o risco de dano.

A rede social explicou que os conteúdos mais preocupantes seriam aqueles que pudessem “aumentar a chance de exposição ao vírus” ou tivessem “efeitos adversos na capacidade de lidar com a crise do sistema público de saúde”.

A minha capacidade de interpretação me permite concluir, sem muito contorcionismo, que os tuítes que incitaram o fim do lockdown em Manaus e os que questionam a eficácia das vacinas se encaixam perfeitamente nessas categorias. Mas eles continuam no ar.

Nas últimas semanas, as políticas de remoção de conteúdo das redes sociais estiveram em evidência por causa da suspensão das contas de Donald Trump por incitar violência nos protestos do Capitólio. Muita gente questionou: é violação da liberdade de expressão e uma medida arbitrária que pode se voltar contra nós. Sim, é.

Mas Sam Biddle, do Intercept norte-americano chamou a remoção de o ápice de quatro anos de covardia corporativa. As empresas têm regras claras, mas falham miseravelmente em aplicá-las.

O pesquisador Fabio Malini, da Universidade Federal do Espírito Santo, demonstrou o quanto. Ele coletou dados da  guerra narrativa sobre a covid-19 nesta semana no Twitter. O tamanho da sombra de desinformação bolsonarista e os influenciadores que tentam – em um esforço inglório – espalhar a palavra da ciência. Os bolsonaristas tem muito mais espectro nas redes. Chegam mais longe que os que divulgam a ciência.

E não dá para culpar só os emissores da mensagem. É preciso também responsabilizar os intermediários que passam pano para influenciadores de extrema-direita que espalham mentiras, confundem a população e estimulam aglomerações e ações irresponsáveis.

Twitter e YouTube foram coniventes com a barbárie que expôs uma menina de 11 anos, vítima de violência sexual, ao se omitirem da responsabilização. Agora são coniventes mais uma vez.

A narrativa negacionista continua se espalhando e dominando o debate público, mesmo claramente violando as próprias regras da rede social.

Enquanto o mensageiro continuar se escondendo atrás de termos de uso hipócritas e um suposto discurso de neutralidade, o negacionismo genocida terá o seu palanque.

É com eles

Prefeitos que alegam ter recebido heranças inglórias de antecessores continuam errando ao dizer que “não é deles” a responsabilidade pelas folhas ou obrigações anteriores a 1 de janeiro. Rorró Maniçoba, de Floresta, aderiu à tática de antecipar o pagamento referente a janeiro pulando dezembro, não pago, dizendo que “dialogará para chegar a uma solução”. O que Ricardo Ferraz não fez, é obrigação dela fazer.

De molho

O prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira está em isolamento enquanto não sai o resultado de exame para saber se está ou não com Covid. Ficou de molho depois que a primeira dama, Lellis Vasconcelos, testou positivo. Está despachando de casa, a distância, e assintomático.

É de casa

O Presidente da Câmara de Vereadores de São José do Egito,  Leônidas Campos de Brito, o João de Maria,  nomeou a esposa, Maria Brito, como a nova tesoureira da Casa Legislativa. A informação é da bancada do PSB que ficou fora da escolha da Mesa Diretora, chamada de “PSB 2”. “Nunca vi isso”, reclama um ex-aliado do atual mandatário do Poder Legislativo.

Folga que revolta

Com a certeza da impunidade, esse motorista estacionou sobre a pista de cooper da Praça Arruda Câmara em pleno sábado de feira livre. Mais cedo, o radialista Anchieta Santos denunciou uma manobra sobre área proibida na Avenida Rio Branco de um carro da Saúde. Até quando?

Mutirão

O melhor exemplo de ação e mensagem nos primeiros dias de gestão veio de Arcoverde. Na cidade, a pasta de Obras gerida por Israel Rubis iniciou de fora pra dentro um grande mutirão de limpeza de ruas, terrenos baldios e galerias. Deveria ser exemplo para outras cidades.

Toda ouvidos

O presidente da Câmara de Serra Talhada, Ronaldo de Dja, disse que no tempo certo a prefeita Márcia Conrado vai dialogar um a um com os vereadores da base. Diz não haver blindagem ou isolamento, pondo na conta o início de gestão como causa do moderado “isolamento social”.

Zero

Em Salgueiro o prefeito Marcones Libório já avisou que não vai liberar um centavo sequer para o Salgueiro FC. Foi o sucesso do clube sertanejo que alçou à condição de prefeito seu adversário, Clebel Cordeiro. O clube é atual campeão pernambucano.

Frase da semana: “Minha parte, eu fiz”. Do presidente Jair Bolsonaro, sobre o caos do oxigênio em Manaus.

Médico que defendia a cloroquina morre em São Paulo

Morreu nesta sexta-feira (15) em São Paulo o médico pediatra e toxicologista Anthony Wong. Ele estava internado desde dezembro no hospital Santa Maggiori.Usado como referência por bolsonaristas, Wong era crítico das medidas de isolamento social e defendia o uso da hidroxicloroquina para tratar a Covid-19. Especialistas e a Organização Mundial da Saúde (OMS), no entanto, afirmam que a substância não tem eficácia comprovada contra a doença do coronavírus e que seu uso não é recomendado para este fim.

Morte de professora aos 54 anos por Covid comove Carnaíba

Vera Magdala foi ainda Secretária de Assistência Social. Munícipio decretou luto oficial 

A ex-secretária de Assistência e Inclusão Social,  Vera Magdala Augusto,  54 anos,  faleceu hoje no Hospital Eduardo Campos, Serra Talhada,  em decorrência da Covid-19. Vera lutou alguns dias contra a doença,  mas não resistiu às suas complicações. Ficou quatro dias na unidade e o quadro piorou muito rapidamente.

Magdala era solteira,  filha do saudoso José Augusto com a professora Socorro Augusto. Tinha quatro irmãos,  entre eles a tesoureira do município Marcília Augusto. O sepultamento ocorre ainda essa noite seguindo protocolos da doença. O prefeito Anchieta Patriota decretou luto por seu falecimento através do Decreto Municipal n.º 01/2021.

“Magdala Augusto, ex-secretária e professora carnaibana, prestou inestimáveis serviços ao Município de Carnaíba, como cidadã, professora e no exercício do cargo de Secretária Municipal de Assistência e Inclusão Social”, afirmou o prefeito.

BB vai transformar agências de Itapetim, SJEgito e Flores em postos de atendimento

Os municípios do interior pernambucano serão os mais afetados pelo plano de reestruturação do Banco do Brasil.

Anunciado junto a um programa de demissões voluntários, que prevê a adesão de 5 mil funcionários, o plano leva ao fechamento de oito unidades bancárias, sendo duas agências e seis postos de atendimento.

Das duas agências, uma fica no Recife e a outra em Caruaru. Os postos a serem desativados estão fora da capital pernambucana.

Dos seis, cinco funcionam em Buenos Aires e Lagoa do Carro, na Mata Norte; Rio Formoso, na Mata Sul; e Petrolina, no Sertão. Também serão encerradas as atividades do posto de Porto de Galinhas, em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife.

O plano de reestruturação prevê  transformar 16 agências em postos de atendimento. Delas, duas ficam no Recife. São as agências Agamenon Magalhães e Encruzilhada, e uma em Olinda.

A relação das agências do interior inclui Garanhuns, Caruaru, Camocim de São Félix, Panelas, São João, São Joaquim do Monte, Itapetim, Alagoinha, Águas Belas, Bom Conselho, Capoeiras, Flores e São José do Egito.

A agência a ser fechada no Recife será a da Avenida Norte, onde os bancários fizeram um protesto nesta sexta-feira. “Esta reestruturação terá um impacto fortemente negativo para os funcionários, para a população”, segundo a presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzi Rodrigues.

Por sua vez, a diretoria da empresa justifica que o fechamento das agências e dos postos é necessário para o banco se adequar à realidade do mercado, no qual os serviços digitais têm impactado as receitas.

TCE julga ilegais contratações temporárias em Iguaracy

A Primeira Câmara do TCE julgou ilegais, em sua última sessão de 2020, no dia 15 de dezembro, 58 contratações temporárias em Iguaracy.

As contratações foram preenchidas para cargos como assistente social, professor, enfermeiro, agente administrativo, entre outros, tendo como responsável o prefeito José Torres Lopes Filho. O relator do processo foi o conselheiro substituto Ruy Harten Júnior.

O relator apontou a ausência de seleção simplificada e de concurso público como os principais motivadores para o julgamento pela ilegalidade, sendo aplicada uma multa no valor de 12.884,25 ao gestor.

O relator ainda determinou ao prefeito que adote todas as medidas necessárias à realização de Concurso Público para o atendimento da demanda de pessoal de natureza permanente. Os votos foram aprovados por unanimidade. Representou o Ministério Público de Contas na sessão a procuradora Eliana Lapenda Guerra. Ainda cabe recurso.

“Caso não aderissem ao SAMU, prefeitos teriam que prestar contas à sociedade”, diz promotor

O promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto disse falando à Rádio Pajeú que vai monitorar a adesão dos 12 municípios que estavam inadimplentes junto ao Cimpajeú no convênio para funcionamento do SAMU.

Como o blog noticiou, os municípios de Arcoverde, Tacaratu, Manari, Inajá, Carnaubeira da Penha, Tupanatinga e Santa Terezinha assinaram o termo de adesão mas estavam inadimplentes com a primeira parcela do rateio para colocar o serviço em pleno funcionamento. Na reunião, todos assumiram o compromisso de quitar a primeira cota. Eles haviam se somado a Tuparetama, Ibimirim, Quixaba e Iguaracy que decidiram aderir ao serviço.

Segundo o promotor, as cidades que estavam inadimplentes foram chamadas uma a uma para garantir que participem efetivamente do serviço que pode salvar vidas na região. “Vamos acompanhar agora o cumprimento do que foi acordado. Caso contrário vamos noticiar e dar publicidade uma a uma às cidades que eventualmente não aderirem ao serviço, evitando que vidas sejam salvas no seu município”, alertou.

Em dezembro, um representante do Ministério da Saúde chegou a vir à região para determinar a devolução das ambulâncias da região, o que foi revertido pelo MP e municípios. Um TAC será firmado com os municípios e servirá de base para cobrar contrapartidas de Governo Federal e Estadual, outra preocupação.

Professor Heráclio é homenageado em aulão da Maratona Enem transmitido para todo Brasil

O Professor Heráclio Felipe Barbosa foi homenageado no primeiro aulão de revisão da Maratona Enem realizado na última quinta-feira (14) e transmitido pela TV Brasil e por streaming pelo canal da Agência Brasil no YouTube.

“Neste momento eu quero fazer uma homenagem a todos os professores do Brasil, que se reinventaram, que ressignificaram a educação em tempos de pandemia… E pra representar todos eles, uma homenagem especial em memória do professor Heráclio Felipe Barbosa da cidade de Itapetim-PE, que doou a vida pela educação de sua cidade, e também sonhou com a concretização desse projeto. E é em nome dele que parabenizo e agradeço a todos os professores do nosso Brasil, a todos os professores do nosso lindo país”, disse o apresentador durante a abertura do aulão.

Desenvolvidos pelo governo do Distrito Federal (GDF) em parceria com o Ministério das Comunicações, os aulões do projeto Maratona Enem alcançam milhões de estudantes em todo o território nacional que almejam ingressar no ensino superior público. As aulas foram planejadas por professores especializados no exame e abrangem todas as disciplinas.

Professor Heráclio tinha 87 anos e morreu em julho do ano passado, na UTI do Hospital UNIMED em Caruaru. Era casado com Leta Piancó, filha do ex-prefeito de Itapetim Antônio Piancó Sobrinho. O casal teve três filhos, Hélder (Téo), Felipe e Rosângela.

Natural da cidade de João Alfredo-PE, Heráclio foi acolhido muito cedo por Itapetim, município no qual plantou suas raízes e recebeu o título de cidadão concedido pela Câmara de Vereadores.

Professor Heráclio foi um marco na história educacional do Ventre imortal da poesia, sendo o 2º Diretor do antigo Colégio Normal Municipal ficando no cargo de 1968 a 1982.

Com grande competência intelectual, dinamismo, espírito criativo e comunitário, senso cívico e patriótico, imprimiu um modelo de educação que fez do referido Colégio uma referência em Educação não só no município, mas em toda região do Pajeú.

Em Brejinho dirigiu por mais de dez anos a Escola Municipal São Sebastião, conseguindo realizar grandes comemorações da Independência do Brasil, assim como fez em Itapetim. A Banda Marcial de Brejinho hoje traz o seu nome em uma justa homenagem ao profissional.

Na política, Heráclio deixou sua marca como vereador de Itapetim, assumindo o mandato em 31 de janeiro de 1973 até 30 de janeiro de 1977. Ele foi ainda presidente da Câmara de 1973 a 1975.

O Professor Heráclio Felipe Barbosa foi homenageado no primeiro aulão de revisão da Maratona Enem realizado na última quinta-feira (14) e transmitido pela TV Brasil e por streaming pelo canal da Agência Brasil no YouTube.

“Neste momento eu quero fazer uma homenagem a todos os professores do Brasil, que se reinventaram, que ressignificaram a educação em tempos de pandemia… E pra representar todos eles, uma homenagem especial em memória do professor Heráclio Felipe Barbosa da cidade de Itapetim-PE, que doou a vida pela educação de sua cidade, e também sonhou com a concretização desse projeto. E é em nome dele que parabenizo e agradeço a todos os professores do nosso Brasil, a todos os professores do nosso lindo país”, disse o apresentador durante a abertura do aulão.

Desenvolvidos pelo governo do Distrito Federal (GDF) em parceria com o Ministério das Comunicações, os aulões do projeto Maratona Enem alcançam milhões de estudantes em todo o território nacional que almejam ingressar no ensino superior público. As aulas foram planejadas por professores especializados no exame e abrangem todas as disciplinas.

Professor Heráclio tinha 87 anos e morreu em julho do ano passado, na UTI do Hospital UNIMED em Caruaru. Era casado com Leta Piancó, filha do ex-prefeito de Itapetim Antônio Piancó Sobrinho. O casal teve três filhos, Hélder (Téo), Felipe e Rosângela.

Natural da cidade de João Alfredo-PE, Heráclio foi acolhido muito cedo por Itapetim, município no qual plantou suas raízes e recebeu o título de cidadão concedido pela Câmara de Vereadores.

Professor Heráclio foi um marco na história educacional do Ventre imortal da poesia, sendo o 2º Diretor do antigo Colégio Normal Municipal ficando no cargo de 1968 a 1982.

Com grande competência intelectual, dinamismo, espírito criativo e comunitário, senso cívico e patriótico, imprimiu um modelo de educação que fez do referido Colégio uma referência em Educação não só no município, mas em toda região do Pajeú.

Em Brejinho dirigiu por mais de dez anos a Escola Municipal São Sebastião, conseguindo realizar grandes comemorações da Independência do Brasil, assim como fez em Itapetim. A Banda Marcial de Brejinho hoje traz o seu nome em uma justa homenagem ao profissional.

Na política, Heráclio deixou sua marca como vereador de Itapetim, assumindo o mandato em 31 de janeiro de 1973 até 30 de janeiro de 1977. Ele foi ainda presidente da Câmara de 1973 a 1975.

Veja a homenagem no vídeo abaixo:

“Operação “Madrugada Segura”

O efetivo do 23º Batalhão realizou na madrugada desta sexta-feira(15), a operação “Madrugada Segura”. De acordo com o Blog do Itamar, o intuito da ação é prevenir investidas criminosas contra agências bancárias, Correios e casas lotéricas, além de realizar abordagens em bares, veículos e pessoas, para diminuir crimes de roubos, porte ilegal de armas, furtos ao comércio, a residências e ao tráfico de drogas.

A operação foi realizada em três áreas do 23º Batalhã, abrangendo as cidades de Afogados da Ingazeira, Iguaracy, Ingazeira, Carnaúba, Quixaba, Tabira, Solidão, Santa Terezinha, São José do Egito, Tuparetama, Itapetim e Brejinho. A unidade é comandada pelo TC Costa Brito.

Iguaracy, Ingazeira e Quixaba não registraram assassinatos em 2020

Os números consolidados de 2020 na área da segurança pública em Pernambuco foram divulgados esta semana pela Secretaria de Defesa Social (SDS).

Os municípios de Iguaracy, Ingazeira e Quixaba foram os únicos do Pajeú que não registraram Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) ao longo do último ano.

Já Serra talhada (31), Tabira (13), São José do Egito (10), Flores (8) e Itapetim (5) foram os municípios que tiveram o maior número de assassinatos na região, seguidos de Afogados da Ingazeira (4), Carnaíba (4), Calumbi (4), Brejinho (3) e Santa Cruz da Baixa Verde (3). Mas as detalhe: Iguaracy no inicio de 2021 registrou um assassinato   com arma d fogo, foi na zona rural.

SJEgito tem logística pronta para vacinar contra a Covid, diz Secretário

O Secretário de Saúde de São José do Egito, Paulo Jucá, disse ao Debate do Sábado, na Gazeta FM, que o município já tem logística e material como seringas a disposição para a primeira etapa de vacinação contra a Covid-19.

Ele informou que na estratégia da primeira fase, pessoas mais idosas serão atendidas em domicílio para evitar aglomerações em postos, além de idosos em abrigos e um sistema de drive thru para a vacinação ocorrer de forma célere.

Na primeira fase estão os trabalhadores da saúde, idosos com mais de 65 anos e com mais de 60 institucionalizados, ou seja, em abrigos ou casas de convivência.

“Em São José, são pouco mais de três mil pessoas na primeira etapa, seriam necessárias 6 mil e 500 doses”. Paulo acredita que chegará primeiro a Coronavac em duas doses e espaço de três semanas entre a primeira e a segunda dose.

Apesar de acreditar que não chegará a quantidade ideal para essa primeira fase da vacinação, o Secretário confia que a logística vai ajudar a minimizar efeitos negativos dessa lacuna. “Mas temos um programa nacional de imunização bastante eficiente”, diz.

Operação combate tráfico de drogas em Afogados

A Polícia Civil, em conjunto com a Polícia militar, deflagrou na manhã desta sexta-feira, 15 de janeiro de 2021, a operação tática denominada “Operação Termopilas”.

A operação é vinculada a DINTER II, AIS 20, Delegacia de Polícia da 167ª, circunscrição de Afogados da Ingazeira – PE. A operação teve o objetivo de combater o tráfico de drogas e armas de fogo na região do Pajeú Pernambucano.

Na ocasião, foram empregados 30 policiais, dentre Civis e Militares. Foram apreendidos aparelhos telefônicos, simulacros de armas de fogo, uma motocileta, 16 tablets de maconha, 57 tablets de cocaína, 134 pinos de cocaína, além de R$ 1.137,00.

Durante a operação foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão domiciliar expedido pela vara criminal de Afogados da Ingazeira, sendo três pessoas presas pro tráfico de entorpecentes.

A operação está sendo coordenada pelo Delegacia da 167ª circunscrição de Afogados da Ingazeira, da 20ª DESEC, vinculada à Dinter 2. A operação foi coordenada pelo Delegado Ubiratan Rocha.

Prefeitura de Tabira inicia limpeza do Canal da Granja

Canal da Granja /

A Prefeitura de Tabira iniciou na última terça-feira (12) a limpeza do Canal da Granja.

O serviço foi autorizado pela prefeita Nicinha Melo nos primeiros dias de governo e tem o objetivo de evitar transbordamentos ocasionados pelo acumulo de lixo. A limpeza é realizada por equipes da Secretaria de Infraestrutura.

Na Saúde /  Tabira recebeu na sexta-feira (15) uma nova remessa de seringas para administração da vacina da Covid-19. De acordo com a Prefeitura, chegaram um total de 4.500 seringas.