ProntoMaisLab

Sertão Online

Supermercado Queiroz

Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus

Restaurante Império Gourmet SJE

BMG Correspondente Antônio Filho

F. e P. Droga Center

Clínica Santa Lúcia

Casa Shopping Center

ADRIANTUR

Dr. Diego Aragão

O Centenário

Costa Lira

Informatic Center

Eduardo da Fonte

Centro Clinico

Eletro Móveis

Deixe Seu Like

Preso em Tabira procurado por crimes em Alagoas

Em operação conjunta, Polícias Civil e Militar prendem em Tabira homem acusado de diversos homicídios em Alagoas.

Na tarde desta quinta-feira (15), após informes de que havia um casal estranho morando no bairro João Cordeiro, policiais civis e militares foram ao local indicado e encontraram Rafael Santos Rodrigues, o qual informou outro nome no momento da abordagem e disse não ter documentos.

Já na Delegacia de Tabira, foi possível identificar a verdadeira identidade de Rafael, natural de Alagoas.

Em contato com a Polícia Alagoana foi apurado que Rafael é acusado de diversos homicídios naquela região, sendo integrante de uma gangue muito violenta.

Rafael teria sido trazido para Tabira por tabirenses que estariam lhe dando apoio para se esconder. Em troca Rafael iria cometer alguns crimes, inclusive homicídios por encomenda.

Foi dado cumprimento a mandados de prisão preventiva, expedidos pela justiça alagoana e todos fatos estão sendo apurados na tentativa de encontrar as pessoas que deram apoio a Rafael e possíveis vítimas.

Edson Moura pede desculpas aos tabirenses e diz que seu tempo na política passou

Por Anchieta Santos

Na semana passada durante debate em sua página no Faceboock o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Tabira Edson Moura, se envolveu em uma discussão com um internauta e deixou escapar que não precisava de Tabira.

Em mensagem enviada a produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta, Dr. Edson informa que na oportunidade pretendia dizer que não precisava dele (internauta).

Diante deste fato desagradável, ele promete encerrar qualquer debate por rede sociais. De agora em diante encerrou suas páginas no Face e Instagram e acrescentou: “Ao povo de Tabira sempre serei grato por tudo que fez por mim e por minha família. E fica um pedido de desculpas”.

Dr. Edson Moura diz reconhecer que seu tempo de política passou. Garante não ter palanque em Tabira e espera apenas que a cidade reencontre o seu caminho de desenvolvimento e tenha um Prefeito que possa fazer e realizar o que o povo deseja. “Enquanto político em Tabira cumpri o meu dever e deixei a minha marca”, concluiu

Serra Talhada recebe o Seminário Todos por Pernambuco

O governador Paulo Câmara está na cidade de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, nesta sexta-feira (16),  comandando o Seminário Todos por Pernambuco.

O Governador concedeu as 8 da manhã entrevista aos comunicadores Francys Maya e Giovani Sá da  Vila Bela FM.

9h – Participa do Programa Todos por Pernambuco (Sertão do Pajeú) Local: Escola Estadual Methódio de Godoy Lima , as 15h – Visita às obras do Hospital Geral do Sertão Governador Eduardo Campos. 16h – Participa da inauguração do Prédio da UPE e assina ordens de serviço para implantação do Sistema Adutor dos Campus da UPE, UFRPE e IFPE.  E as 19h – Colação de Grau da Primeira Turma de Medicina da UPE- Faculdade de Integração do Sertão.

A ação já passou pelos sertões de Itaparica e do Moxotó nos dois últimos dias e ouviu as sugestões da população.O governador percorrerá todas as 12 macrorregiões do Estado para conversar diretamente com o povo de cada região e saber as demandas para, dessa forma, realizar um planejamento para melhorar ainda mais a qualidade de vida das pessoas.

A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo João Carlos Rocha, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: 7 pessoas, incluindo Tania Santos Santos, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Tania Santos Santos e Geovanne Martins, pessoas sorrindo, pessoas sentadasA imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Allan Dias, pessoas sorrindo

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Djalma Alves de Souza, pessoas sorrindo, óculos, barba e close-upA imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

O Governador Paulo Câmara. Antes de iniciar meu discurso, quero parabenizar o Pajeú pelo resultados do Idepe 2018.

Nosso compromisso  com o funcionamento do aeroporto será permanente. Vamos  tirar a lata da água da cabeça do povo, a melhoria das estradas estão avançando em todo Estado. Estamos priorizando para termos no inicio do ano, o funcionamento do Hospital Geral do Sertão, em Março 2020″, finalizou o governador Paulo Câmara.

Aqui em Pernambuco, nos vamos trabalhar de cabeça erguida, pelo um Pernambuco melhor, pelo Pernambuco que vamos avançar juntos”, encerrou o governador.

A imagem pode conter: 10 pessoas, incluindo Diógenes Silva e Fia Candido, pessoas sorrindo

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em péA imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

 

Cida Oliveira acusa Djalma Alves de ingratidão e admite erro por ter atrasado salários

A ex-prefeita de Solidão Cida Oliveira, é um verdadeiro poço de mágoa com o prefeito Djalma Alves (PSB), ex-aliado e futuro adversário nas urnas em 2020.

Falando ao comunicador Anchieta Santos, na Rádio Cidade FM, Cida externou todo o descontentamento com o gestor a quem chamou de ingrato.

Inicialmente citou o que teria feito por ele: apoio para que por 6 anos fosse presidente da Câmara de vereadores; escalar uma irmã na importante secretaria de saúde…

Daí em diante durante a entrevista a ex-prefeita iniciou a relação de queixas: falta de convite para a posse; críticas de familiares do prefeito a antiga gestão; destratou os vereadores ameaçando colocar até carro de som nas ruas contra eles. Ela disse que alertou Djalma sobre as queixas e nada mudou.

Negou que tenha esperado a aprovação de suas contas pela Câmara de vereadores para romper com o prefeito Djalma Alves. Negou ter deixado herança maldita para o gestor, inclusive tanto teria ficado crédito suficiente que logo no início de janeiro ele já pagou a folha.

Cobrada pelo frequente atraso de pagamento de servidores contratados em seu governo, Cida admitiu que foi um erro cometido para socorrer famílias carentes. Anunciou já ter se desfilado do PSB e nos próximos dias ingressará no Podemos a convite do deputado Ricardo Teobaldo.

Relacionando as obras que fez quando governou Solidão, Cida Oliveira entre outras ações citou: duas quadras esportivas, reforma de postos de saúde, praças ao lado da igreja e de alimentação, calçamentos de várias ruas, rede de esgotos, casas populares sendo 15 na cidade e mais 15 na zona rural, banheiros públicos, aquisição de terrenos, trator, patrol, pá carregadeira, ônibus escolares, Fiat Uno, Saveiro, duas ambulâncias, sala de raio X, gabinete odontológico e climatização de escola.

A ex-prefeita assegurou não ter pressa em definir o seu companheiro(a) de chapa para a disputa do ano que vem.

BREJINHO | secretaria de Educação promove palestra motivacional com Eugênio Sales

A imagem pode conter: 9 pessoas, incluindo Gilson Pereira, Tania Santos Santos, Cândida Moura Cândido, Maria Helena Teles e Luciano Lopes, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A secretaria de Educação de BREJINHO-PE realizou nessa manhã\tarde desta quinta-feira (15) uma palestra com o escritor, coach e consultor Eugênio Sales Queiroz na Quadra Poliesportiva da Escola São Sebastião. “A palestra ministrada por Eugênio Sales, os resultados são acima da expectativa. Sua palestra por ter uma linguagem de fácil compreensão e bem objetiva, consegue transmitir a todos uma visão diferente da vida pessoal e profissional de cada um.”Pontuou Silvana Teles.
Com o tema “SER EDUCADOR UM DESAFIO INSPIRADOR”, a palestra foi direcionada a equipe de servidores da Educação.
A prefeita Tania Maria esteve presente e parabenizou a secretária de Educação Silvana Teles pela iniciativa.

A imagem pode conter: 7 pessoas, incluindo Cândida Moura Cândido, Thaynna Diniz, Maria Helena Teles e Luciano Lopes, pessoas sorrindo, pessoas em pé, sapatos e área interna
A imagem pode conter: 6 pessoas, multidão, quadra de basquetebol e área interna“Muito importante o momento de hoje. Espero que possamos todos tirar proveitos do que foi dito hoje para o nosso dia a dia”, disse Silvana , secretária de Educação.
“Vamos buscar sempre realizar este tipo de evento motivador para os nossos educandos. É de grande importância”, completou Claudiana lopes.
Brejinho pelo 4º ano consecutivo fica entre as 3 melhores educação de PE. A nota Nacional é 3,5 a nota PE é de 4,5 e Brejinho ficou com a 6,26 anos iniciais e 7,12 em anos finais.
A prefeita Tânia Maria participou da ação e parabenizou todos os professores e equipe da Secretaria pelo desempenho.

Giro pelos blog’S (16.08.2019)

Deltan é a cara da Lei do abuso

blog Inaldo Sampaio

Coluna Fogo Cruzado – 16 de agosto de 2019

Contra o voto do deputado Daniel Coelho (PE), líder da bancada do Cidadania, a Câmara Federal aprovou anteontem a nova “Lei de Abuso de Autoridade”, de autoria do senador Randolfe Rodrigues, que já havia sido aprovada no Senado. Agora vai à sanção do presidente Bolsonaro, que deverá vetar alguns dispositivos. A aprovação se deu em hora oportuna, pois é grande a quantidade de juízes e promotores praticando abusos a torto e a direito. O maior exemplo é Deltan Dallagnoll, cujo prestígio acumulado na Lava Jato foi para a lata do lixo depois que se descobriu que ele selecionava seus alvos e combinava com o juiz Sérgio Moro como deveria proceder em relação a alguns investigados. Esse comportamento reprovável ajudou a estabelecer na Câmara Federal um clima favorável à aprovação do projeto, para que nenhuma autoridade, a partir de agora, se sinta como se fosse Deus. Notas de órgãos de classe condenando a sua aprovação não passam do “direito de espernear”, pois diziam a mesma coisa quando foram criados os Conselhos Nacional de Justiça e do Ministério Público em 2004, através da EC 45, e nada de grave aconteceu. Se ocorreu foi para melhor, pois desde então o CNJ tem punido regularmente juízes que não honram a toga. Que também seja assim com esta nova Lei, que tende a enquadrar os muitos “Deltans” que andam soltos por aí, cometendo ilegalidades, e rindo da cara dos brasileiros.

Caminho inverso

Enquanto associações de juízes, promotores e delegados, protestam contra a aprovação da Lei de Abuso de Autoridade, a Atricon (Tribunais de Contas) pede ao Congresso, desde 2017, através da PEC 22, a aprovação de conselho semelhante ao CNJ para fiscalizar os seus membros. Ela foi articulada pelo então presidente Valdecir Pascoal (PE).

Remédio necessário

Gilmar Mendes (STF) definiu como “remédio necessário”, para combater abusos, a aprovação pelo Congresso da nova Lei de Abuso de Autoridade. “A reclamação é geral porque inexistia qualquer freio. De novo é aquela discussão sobre o Estado de Direito. Estado de Direito é aquele em que ninguém é soberano”, declarou o ministro.

Com um ou com dois?

Dez líderes de oposição ao prefeito Geraldo Júlio (PSB) reuniram-se no DF na casa do ex-deputado Bruno Araújo (PSDB) para começar a definir a estratégia às eleições de 2020. A primeira coisa a definir é se as oposições deverão lançar apenas um, ou mais candidatos, para enfrentar João Campos (PSB), que será o nome da Frente Popular.

Sem empréstimo

Com nota “C” na Secretaria do Tesouro Nacional, Pernambuco segue proibido de contrair empréstimo externo com aval da União. Está na lista dos estados que têm forte desequilíbrio fiscal. Luta-se por esse empréstimo (algo em torno de R$ 1,5 bilhão) desde o governo Dilma e, sem esse dinheiro, obras de infraestrutura, que é bom, nada!

Bolsa viajadeira

A “caravana” do Bolsa Família chefiada pelo secretário Sileno Guedes está viajando pelo Sertão. Passou ontem por Moreilândia e Serrita, e hoje estará em Ipubi ao lado do prefeito Chico Siqueira (PSB). Próxima 2ª passará por Granito e Terra Nova, terça por Trindade, e em seguida por Petrolina, Araripina e Salgueiro. É muita viagem!

Nas graças do pastor

André Ferreira, líder do PSC na Câmara Federal, tem o apoio do presidente nacional Marcos Pereira para disputar a prefeitura do Recife, mas só entra se não atrapalhar a reeleição do mano, Anderson (PR), em Jaboatão dos Guararapes. André caiu nas graças de Pereira por ter conseguido eleger 3 vereadores no Recife e 5 deputados estaduais.

Além de Pernambuco

Miguel Coelho (sem partido), prefeito de Petrolina, tem sabido aproveitar o distanciamento entre Paulo Câmara e Jair Bolsonaro para ampliar sua bolsa de pedidos para o município. Até agora, com apoio do pai, Fernando (MDB), líder do governo no Senado, já tem prometidos mais de R$ 100 milhões para a capital do vale do São Francisco.

 

Oposição, enfim, afina a viola

Na primeira reunião dos caciques da oposição em Pernambuco, na noite de quarta-feira passada, no apartamento do presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, em Brasília, na qual os oito partidos da mesma trincheira decidiram pela unidade nas eleições no ano que vem, não foi apenas Recife objeto da pauta.

Em Jaboatão, Olinda, Paulista, Caruaru, Petrolina e Garanhuns a tendência é que o prefeito que esteja bem avaliado e vá à reeleição possa ganhar o apoio do bloco, formado pelo PSDB, DEM, PTB, PRB, Podemos, Cidadania, PSC e PL.

Em tese, vale a retórica que, no entanto, vai de encontro, no Recife, a outra estratégia, a de ter mais de um candidato para provocar um segundo turno com o postulante governista, provavelmente o deputado João Campos (PSB), herdeiro político do ex-governador Eduardo Campos. Dependendo do candidato, com um único nome na disputa, a eleição seria resolvida logo no primeiro turno.

Referencial de 2018 – Em conversa, ontem, com este colunista, o ex-ministro Mendonça Filho (DEM) disse que o fato de ter sido no Recife mais votado do que Jarbas e Humberto na corrida para o Senado, em 2018, poderia ser um referencial importante na escolha do candidato das oposições a prefeito da capital. “Mas ninguém bate o martelo numa candidatura apenas por um único fator”, lembrou.

Cassação – Dois dias depois de a Câmara de Camaragibe aprovar a abertura do pedido de impeachment do prefeito afastado Demóstenes Meira (PTB), a prefeita interina Nadegi Queiroz (DC) reuniu, ontem, a bancada de sustentação na Casa para mandar um recado curto e grosso: ficaria ancha da vida se o antecessor viesse a ser cassado em curto espaço de tempo.

Padrinho? – Teria sido mera coincidência a nova presidente da Compesa, Manuela Marinho, ser umbilicalmente ligada ao deputado Felipe Carreras (PSB)? Sondado, Carreras jura de pés juntos que em nenhum momento foi consultado sobre a ida da pupila para o comando da estatal. Ressalta que ela tem muito mais liberdade e canal direto com o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB).

Modelo – Se há um gestor referência no radar palaciano em relação ao controle fiscal nos municípios este atende pelo nome de Adelmo Moura (PSB), de Itapetim. O município está enxuto, não tem déficit, paga seus servidores em dia e já vai antecipar metade do 13º salário dos servidores.

Fortíssimo – Um passarinho andou cantado nos salões do Palácio das Princesas que o ex-prefeito de Carpina, Joaquim Lapa (PTB), é o candidato de maior potencial para derrotar o prefeito Manoel Botafogo (PDT), que anda muito mal das pernas, fazendo uma gestão pífia.

NA CABEÇA – Já em Caruaru, sondagens feitas pela oposição dão conta de que o adversário mais competitivo para enfrentar a prefeita Raquel Lyra (PSDB) seria o delegado Erick Lessa, do PP. Tem deixado para trás o ex-prefeito José Queiroz (PDT) e o também ex-prefeito Tony Gel (MDB).

Perguntar não ofende: Quem votou em Bolsonaro não está nem aí para a verborragia rotineira dele?

BREJINHO | prefeita Tania Maria anuncia bônus para educação

A imagem pode conter: 7 pessoas, incluindo Cândida Moura Cândido, Thaynna Diniz, Maria Helena Teles, Tania Santos Santos e Luciano Lopes, pessoas sorrindo, pessoas em pé, sapatos e área interna

Brejinho pelo 4º ano consecutivo fica entre as 3 melhores educação de PE. A nota Nacional é 3,5 a nota PE é de 4,5 e Brejinho ficou com a 6,26 anos iniciais e 7,12 em anos finais.
A prefeita Tânia Maria participou da ação e parabenizou todos os professores e equipe da Secretaria pelo desempenho no IDEPE.
Tânia também anunciou que será enviado um Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores que conceda abono de êxito para os professores. O valor já será pago no mês de Agosto e \ou setembro, caso seja aprovado pelos vereadores. Será um valor agregado a mais no salário , de Bônus de êxito,  no provento do mês. Aos professores da Escola são sebastião, Tania disse que esteve no Detran, Recife, com o presidente Roberto Carlos Moreira Fontelles, para solicitar sinalização de trânsito em frente à Escola Municipal São Sebastião. O local é passagem de muitos pedestres, inclusive alunos, e o sentindo da rua é mão e contra mão. O objetivo é evitar acidentes no local.

A vingança de Gonzaga Patriota em Afogados e Salgueiro

Por Magno Martins/Folha PE 

O deputado Gonzaga Patriota (PSB) vai dar o troco aos que com ele não teriam sido corretos na eleição passada: o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), e o ex-prefeito de Salgueiro, Marcones Sá (PSB).

Ambos aliados fiéis em pleitos passados, em 2018 trocaram o apoio a Patriota por João Campos.

Em Afogados, Gonzaga vai apoiar o ex-prefeito Totonho Valadares. Já em Salgueiro, pode até apoiar Marcones, mas avisa que só bate o martelo se for ouvido e atendido. Do contrário, lança a candidatura de Maria da Paz, a Paizinha, sua sobrinha vereadora, que goza de popularidade na cidade.

Patriota admite até apoiar a reeleição do prefeito Clebel Cordeiro (MDB), a quem se aliou na eleição de 2016.

Missa do monte reuniu bom número de católicos em SJEgito

Imagem

 

O evento religioso que acontece há muitos anos na Terra da Poesia, sempre no dia 15 de Agosto, marca para os católicos a assunção de nossa senhora. Em São Jose do Egito, a missa do monte reuniu fies das duas paróquias da cidade, São Judas e São José, além de católicos de outros município e até de outros estados.

Com procissão saindo da igreja matriz de São Judas Tadeu na região central da cidade, passando pelas principais ruas da cidade e seguindo por alguns quilômetros até o pé do monte, onde foi celebrada a santa missa, presidida pelo padre Clodoaldo Fernando e co-celebrada pelo padre Wellington Luiz.

Secretaria de Educação de Carnaíba promove encontro de gestão

Na noite desta quarta-feira(14), a secretária Municipal de Educação Cecília Patriota, reuniu -se com a equipe gestora e professores da escola Municipal Cônego Luiz Gonzaga Vieira de Mello objetivando realinhar  estratégias com relação a questões que permeiam o cotidiano da escola, bem como para refletirem sobre pontos relevantes, ao mesmo tempo, implementar ações que ajudarão na  melhoria do âmbito escolar.

A secretária almeja, a partir da colaboração de todas as equipes integrantes da escola, dar seguimento a novas iniciativas, adequá-las, equacionar positivamente os serviços prestados à sociedade.

Segundo Cecília: “Nosso compromisso é continuar desenvolvendo, melhorando os serviços prestados pela rede de ensino; ofertando uma educação que tenha como base a qualidade, seguir corrigindo limitações e multiplicando boas ideias”.

A secretária ainda destacou o apoio que a Prefeitura concede a Secretaria de Educação, que segunda ela: “São muito importantes para a continuação dos trabalhos”.

A ação faz parte da política de apoio ao fortalecimento da Aprendizagem.

Justiça eleitoral absolve Sávio Torres e Arlã Markson de ação penal

A juíza eleitoral da 68ª Zona Eleitoral de Pernambuco julgou improcedente a ação penal oferecida pelo Ministério Público Eleitoral contra o prefeito do município de Tuparetama, Sávio Torres e contra o vereador Arlã Markson por suposta compra de votos na campanha eleitoral de 2008, onde prefeito e vereador foram reeleitos.

Segundo a decisão, o contrato de trabalho firmado entre o Município de Tuparetama e a Sra. Maria da Conceição Gomes de Araújo se concretizou somente após mais de um ano do início do mandato do prefeito, o que tornou sem razão imaginar que uma suposta compra de votos através de promessa de emprego, distancie-se tanto tempo do período eleitoral, comprovando a boa-fé do prefeito e vereador, entre outros fatos que levaram ao convencimento da juíza.

O prefeito afirma que o resultado não poderia ser outro. “Assim como vem acontecendo em todas as esferas, fomos inocentados também na justiça eleitoral, então não poderíamos esperar outro resultado se não a absolvição nesse julgamento”.

O processo de número: 24-79.2016.6.17.0068 encontra-se disponível para consulta no site da justiça eleitoral.

Giro pelos Blog’S(15.o8.2019)

Esquerda à procura de um pensamento

INALDO SAMPAIO blog

Coluna Fogo Cruzado – 15 de agosto de 2019

Ex-colaborador de Eduardo Campos que hoje se encontra afastado da política, lembrava anteontem na missa dos cinco anos de sua morte o quanto ele ainda faz falta à política nacional. Primeiro, porque deixou Pernambuco sem um líder, que falava pelo Estado e era ouvido nacionalmente. Segundo, porque não teve o tempo de que precisava para quebrar a polarização que havia no país entre o PT e o PSDB, cujo desgaste resultou na vitória de Bolsonaro em 2018. Esse ex-interlocutor privilegiado do ex-governador lamenta também que não haja hoje nas oposições um líder que tenha um “pensamento” consolidado, capaz de conduzir parcelas do povo brasileiro em sua direção. De fato, para se ter ideia dessa indigência doutrinária, basta consultar os jornais de ontem. A vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) diz que o combate ao déficit fiscal “é uma pauta antipovo e antinação”, o deputado Isaltino Nascimento (PSB) afirma que há um “ditador” no Palácio do Planalto, esquecido de que Bolsonaro foi eleito há apenas 10 meses com 58 milhões de votos, e o deputado João Paulo (PCdoB) que é necessária a instalação de uma “Frente parlamentar em defesa da democracia”, mesmo sabendo que essas frentes não servem para nada e que a democracia no Brasil não está em risco. Com esse discurso fofo, pobre, vazio, dificilmente nossa esquerda voltará ao poder em 2022.

Ausências sentidas 

À reunião da direção regional do PP, presidida por Eduardo da Fonte, para preparar o partido às eleições do próximo ano, faltaram os deputados Fernando Monteiro (federal) e Antonio Moraes (estadual). O PP tem 11 representantes na Assembleia Legislativa, sendo hoje o principal sustentáculo de apoio ao governo Paulo Câmara depois do PSB.

Ganhe o mundo

Foi depois da posse de Abraham Weintraub que o Brasil ficou sabendo que o MEC tem um programa semelhante ao “Ganhe o Mundo”, de Pernambuco, criado na gestão de Eduardo Campos. É o programa “Marca”, que consiste no envio de 42 estudantes, todos os anos, a países da América Latina, para aprender falar o Espanhol.

É tapa-buraco mesmo

A prefeita Raquel Lyra (PSDB) está executando em Caruaru o programa “tapa-buraco”,  que se destina a fazer reparos nas ruas do município danificadas pelas chuvas. O Governo do Estado, mais “elitizado”, lançou um programa semelhante, mas com outro nome: “Caminhos de Pernambuco”. Que visa ao conserto de 40% da malha estadual.

Opinião de todos

Na condição de relator do novo Plano Diretor da cidade do Recife, o vereador Rodrigo Coutinho (SD) começou bem. Pediu audiência a todos os ex-prefeitos da capital a fim de recolher subsídios para o seu parecer. Estão no seu radar Gustavo Krause, Joaquim Francisco, Jarbas Vasconcelos, Roberto Magalhães, João Paulo e João da Costa.

Falta uma grande obra

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD), acaba de receber o resultado de uma pesquisa em que aparece bem na fita. Sua taxa de aprovação é superior à de rejeição. Além disso, a maioria dos olindenses o vê como um gestor simples e honesto. A cidade ainda lhe cobra uma “grande obra”, que seria a reforma da Av. Presidente Kennedy.

Em outra praia

Convidado pelo presidente Carlos Siqueira a abandonar o PSB, com o qual nunca teve afinidade, o senador Jorge Kajuru (GO) já se abrigou no Patriota. Mas não abre mão de continuar cobrando do Senado a abertura de um processo de impeachment contra o ministro Gilmar Mendes (STF), que não ta nem aí para o que ele diz.

A maior decepção

Antes de presidir a reunião da executiva nacional do PSL que decidiu pela expulsão de Alexandre Frota (SP) dos quadros do partido, o presidente Luciano Bivar (PE) chamou-o ao seu gabinete e o aconselhou a parar de bater em Bolsonaro. Frota fez que iria atendê-lo e no dia seguinte declarou que o presidente foi sua “maior decepção”.

Coluna desta quinta na Folha

Armando volta jogando duro

O ex-senador e ex-ministro Armando Monteiro Neto (PTB) fez, acertadamente, um mergulho providencial e necessário depois que perdeu, pela segunda vez, a eleição para governador. Com história no campo da esquerda, aliado de Lula em eleições marcantes, foi aconselhado, ao longo da campanha, a se aliar a Bolsonaro para tirar proveito do voo de brigadeiro do então candidato favorito e com isso por abaixo a hegemonia do PSB.

Corriam pesquisas que se ele se identificasse com Bolsonaro comeria o cartão de Paulo Câmara. Resistiu, no entanto, a todo tipo de pressão, porque não tem viés oportunista nem ia trair à memória do pai, o ex-ministro Armando Filho. Passado a quarentena, Armando volta ao batente.

E ontem, ao romper o silêncio no Frente a Frente, sinalizou que fará uma oposição aguerrida e responsável ao governador, a quem carimbou de populista e demagógico por abrir uma frente contra a reforma da Previdência. Já era tempo da oposição ter uma voz.

Troco em 2020 – O deputado Gonzaga Patriota (PSB) vai dar o troco aos que com ele não foram corretos na eleição passada: o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), e o ex-prefeito de Salgueiro, Marcones Sá (PSB). Ambos aliados fiéis em pleitos passados, em 2018 trocaram o apoio a Patriota por João Campos. Em Afogados, Patriota vai apoiar o ex-prefeito Totonho Valadares.

Curto e grosso – Já em Salgueiro, Patriota pode até apoiar Marcones, mas avisa que só bate o martelo se for ouvido e atendido. Do contrário, lança a candidatura de Maria da Paz, a Paizinha, sua sobrinha vereadora, que goza de popularidade na cidade. Patriota admite até apoiar a reeleição do prefeito Clebel Cordeiro (MDB), a quem se aliou na eleição de 2016.

Pré-candidatos – Na corrida pela Prefeitura do Recife, os partidos de oposição vinculados à aliança que se formou em torno de Armando em 2018 já têm três pré-candidatos: Silvio Costa Filho (PRB), Daniel Coelho (Cidadania) e Mendonça Filho (DEM). E pode pintar André Ferreira (PSC).

Novo partido – O deputado Felipe Carreras tem discutido em Brasília, com lideranças da expressão de Tábata Amaral (SP), ameaçada de expulsão no PDT, a possibilidade da criação de um novo partido, que já teria de imediato o ingresso de 10 deputados, nove do PSB e uma do PDT (Tábata).

Vai bem – A prefeita interina de Camaragibe, Nadegi Queiroz, está, aos poucos, colocando em ordem a casa devastada que recebeu do prefeito afastado Demóstenes Meira (PTB). Deve receber, nos próximos dias, o resultado da auditoria que encomendou para saber o tamanho do rombo.

CIDADANIA – A Câmara de Olinda me deu a honra e alegria da cidadania da Marim dos Caetés, berço da República. A autoria da proposição foi do vereador Vlademir Labanca (PTC), de DNA dos Labanca de São Lourenço da Mata. Aprovada por unanimidade, será entregue em setembro.

Perguntar não ofende: Quantos votos João Campos tirou de deputados aliados da bancada federal do PSB?

Fortuna de pastores no Brasil chega a cerca R$ 1 Bilhão de dólares

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, textoSegundo a revista norte-americana Forbes, esta é a lista dos pastores mais ricos do Brasil. Na primeira posição, está o bispo Edir Macedo, que tem uma fortuna estimada em R$ 2 bilhões de REAIS, segundo a revista. Confira.

  • 1º Edir Macedo – Igreja Universal do Reino de Deus – R$ 2  Bilhões.
  • 2º Valdomiro Santiago – Ex-integrante da Igreja Universal do Reino de Deus – R$ 400 milhões.
  • 3º Silas Malafaia – Assembléia de Deus – R$ 300 milhões.
  • 4º R. R. Soares – Igreja Internacional da Graça de Deus – R$ 250 milhões.
  • 5º Estevam e Sônia Hernandes – Igreja Renascer – R$ 120 milhões.

Repercussão

Imediatamente após a divulgação da lista, o pastor Silas Malafaia declarou que iria processar a revista. Sobre Anderson Antunes, autor da reportagem, disse:

“Safado, sem vergonha, bandido e caluniador tem em tudo que é lugar (…), quando a Forbes faz uma declaração dessa, não é uma declaração qualquer. Eu vivo de que pessoas acreditem em mim. (…)O que a Forbes está falando é mentira. O correspondente que escreveu essa matéria vai perder o emprego. Vou processar a Forbes nos EUA, não vou processar aqui, aqui não tem graça. Vou fazer doer lá.”

Apesar de ter dito que processaria a revista nos Estados Unidos, uma ação judicial por calúnia e difamação corre na 5ª Vara Cível da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro.

Justiça determina que Prefeitura de Tabira reintegre dirigente sindical

Foto: Facebook/Reprodução

Por Anchieta Santos \ Blog Euflavio Nunes

O juiz da Comarca de Tabira, Rodrigo Barros Tomaz do Nascimento, atendeu pedido de Antecipação de Tutela, feito pelo  Departamento Jurídico do Sindicato dos professores (SINDUPROM/PE).

Na concessão da Liminar, nesta terça-feira (13), garantiu a reintegração ao cargo da professora municipal, e atual Coordenadora Geral do SINDUPROM/PE, Dinalva Lima Pereira Vieira de Mello.

A decisão dá prazo de cinco dias ao prefeito Sebastião Dias, a cumprir a decisão, sob pena de multa diária de R$ 500,00 ao dia. A professora foi afastada após Inquérito Administrativo. A Prefeitura alega que a professora se afastou da função sem justificativa. Ela se diz vítima de perseguição.

A prefeitura de Tabira emitiu uma nota de esclarecimento, confira:

Informamos que apesar não termos sido citados oficialmente desta eventual decisão judicial, recebemos com total parcimônia, já que discordarmos fortemente do seu teor dado que a autora foi desligada do cargo público de professora através de processo administrativo disciplinar por grave infração funcional, lembramos a todos que se trata de decisão monocrática que será combatida pela via recursal, cujos nossos argumentos serão apreciados por um dos Desembargadores que compõe o Tribunal de Justiça de Pernambuco.
Assim, como temos plena convicção de que o Poder Judiciário não pode ingressar no mérito administrativo de um ato público municipal, salvo em casos de manifesta ilegalidade, estamos convictos que tal decisão pode ser revogada pela instância superior diante do argumento de que não há demonstração do suposto acordo verbal invocado pelo juízo para o deferimento da liminar, especialmente, por que a Administração não pode celebrar supostos acordos contrários a legislação em respeito ao princípio da legalidade.
Por fim, lembramos que o Juízo apesar de ordenar o retorno da autora ao cargo público, deixou bastante claro que a Sra. Dinalva pode ser condenada a ressarcir os valores ao erário municipal em caso de sentença improcedente, acaso não queira dar aulas no município.

 

 

ADELMO MOURA FOI A BRASILIA EM BUSCA DE RECURSOS PARA ITAPETIM

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e ternoAdelmo Moura  mais uma vez em Brasília lutando para levar mais ações para Itapetim.

“Mais cedo estive com o chefe de gabinete do ministro da Saúde, Alex Campos Machado, solicitando liberação de emenda parlamentar para compra de equipamentos, medicamentos e uma ambulância para a saúde do nosso município. Também visitei o Ministério de Agricultura, a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) ao lado do deputado federal Gonzaga Patriota. Fomos atrás de liberação de recursos para construção de escolas, banheiros, de passagens molhadas, do pátio da feira, além de uma retroescavadeira, já que o município só possui uma.”Pontuou Ade.lmo ao Blog

Ouro Velho-PB terá pista de cooper com iluminação alimentada por energia solar

A Prefeitura Municipal de Ouro Velho-PB, anunciou a construção de uma pista de Cooper para as pessoas que praticam exercício físico, na cidade. A obra já foi autorizada e será executada com recurso próprio, tendo um percurso de 01 km, iniciando no portal da entrada da cidade, na saída para São José do Egito até o posto de gasolina.
Além da pista, a obra também contará com iluminação feita por lâmpadas de LED, alimentadas através de energia solar, uma inovação energética na cidade e região.

Jovem Desaparecida entre Petrolândia\SJEgito – PE: Hoje (14/08) completa ‘cinco dias’ do desaparecimento de Nayara

Hoje (14/08) completam quatro dias, que a jovem Nayara Manuela dos Santos Silva, de Petrolândia – PE, esta desaparecida. E esta situação não tem sido fácil para a família e amigos. O acontecido já é conhecida em toda a cidade, que fica no sertão de Pernambuco. E através das redes sociais, o caso está repercutindo em toda região e até mesmo em outros estados. Pois familiares, amigos, profissionais da mídia, pessoas conhecidas e milhares de desconhecidos, estão sensibilizados com o desaparecimento desta jovem, e solidário a família e a mesma, estão propagando e compartilhado em todas os veículos de comunicação este caso. em busca de informações ou pistas, que leve ao paradeiro de Nayara.
A família tem recebi o carinho e atenção da população, que mencionam que estão em oração, e torcendo para a jovem seja encontrada.
DETALHES ATÉ O MOMENTO
Nayara Emanuela dos Santos Silva, 22 anos, tem três filhos (Um menino de 4 anos, uma menina de 2, e outra, de 6), que estão sobre os cuidados da família. Nayara saiu na manhã de sábado, dia 10/08, da residência de sua mãe, Cícera Maria dos Santos, na quadra 15, em Petrolândia, no sertão de Pernambuco. Com o proposito de pegar uma lotação com destino a cidade de SJEgito – PE. Mas a família teve a informação, através do namorado da jovem, o Blog conversou com o namorado da Jovem que está muito preocupado,  ele  reside em SJEgito, e é um rapaz trabalhador e de bem, em contato com a redação do blog que a mesma não chegara. Então a partir desta informação, a família esperava o retorno de Nayara para a residência da mãe, mas infelizmente isso não aconteceu. E começou a partir deste instante, o sofrimento de familiares, do namorado, amigos e pessoas da população, que estão sensibilizado com o ocorrido
 
Mas ao que tudo indica, pelas informações adquirida pela família, ela não chegou a pegar a lotação que estava prevista, que a conduziria até a cidade de Serra Talhada – PE, da qual de lá, pegaria uma outra lotação para a cidade de São José do Egito.
 
A família procurou a DP (delegacia de Polícia) de Petrolândia, registrou a ocorrência no domingo (11/08) e ontem (13/08) a Polícia Civil entrou em ação, e esta conduzindo o caso. Pessoas já prestaram depoimentos, e foi passado para a polícia todas as informações. E os agentes envolvidos, já estão atuando nas investigações, que poderão chegar a solucionar este caso.  
 
A família está em busca de mais informações e pistas, e acredita que assim, com o importante apoio da Polícia Civil, amigos e cada pessoa que está empenhada em ajudar, sejam profissionais de segurança, autoridades ou cidadão comum, a mídia local e regional, terão exito, e a jovem será encontrada. 

Em Carnaíba Prefeitura adere a Projeto que coloca na Web todo sistema educacional

A Prefeitura de Carnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está adotando um novo Sistema de Gestão Escolar, implantado pela empresa Portabilis Tecnologia, denominado i-Educar.

O lançamento oficial do novo sistema aconteceu ontem, terça-feira(13-09), com o treinamento dos gestores, coordenadores pedagógicos, secretários escolares, agentes administrativos, entre outros.

O i-Educar é um Sistema de Gerenciamento Escolar que permite total controle dos alunos m atriculados na rede municipal de educação, permitindo desde ações como transferências, remanejamentos, reclassificações, abandonos, ocorrências, lançamento de notas, faltas e ocorrências disciplinares, como também comunicação direta da unidade escolar com os “pais” de alunos, facilitando ainda mais à gestão escolar no acompanhamento do estudante.

O sistema é totalmente online e acessível de qualquer lugar com informações em tempo real e dados quantitativos e estatísticos atualizados de todos os processos escolares. Mais um ponto positivo para a gestão do Prefeito Anchieta Patriota.

ENTREVISTA DE LULA AO SITE ‘SUL21’

Entrevista completa inédita de Lula ao portal Sul 21

|ENTREVISTA COM LULA| Na última quarta-feira (3), Lula concedeu entrevista ao portal Sul 21. Foi a primeira vez que o ex-presidente falou após o adiamento do Habeas Corpus que pode resultar em sua liberdade, o que analisa a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro. Assista a íntegra e compartilhe:Vídeo: Ricardo Stuckert

Publicado por Lula em Domingo, 7 de julho de 2019

Brasil elegeu um idiota, diz jornal europeu

“Sete meses depois de assumir o cargo, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, não se contém. Ele é um mentiroso, espalhando teorias da conspiração e tentando nomear seu filho embaixador nos Estados Unidos”, diz a matéria do jornal Die Presse, um dos maiores e mais antigos da Áustria, fundado em 1848, “o Brasil elegeu um idiota”.

Criado o Dia Municipal do Livro e da Leitura de SJEgito

Resultado de imagem para são jose do egito

A Lei Ordinária nº 691 de 30 de maio de 2019 instituiu em São José do Egito o Dia Municipal do Livro e da Leitura. A data será lembrado sempre no dia 29 de outubro. A ideia partiu da Secretaria de Educação e foi aprovada pela Câmara Municipal.

A data foi estabelecida tendo como base o mês de outubro em razão do Dia Nacional da Leitura e do Dia Nacional do Livro, que são comemorados respectivamente nos dias 12 e 29. “O Dia Municipal do Livro e da Leitura tem como objetivo promover eventos de incentivo e fomento ao interesse pelo livro e o gosto pela leitura, bem como a valorização e reconhecimento de produções locais de textos, poemas e afins”, diz o texto.

Durante a comemoração, serão realizadas atividades diversificadas de entretenimento e interação de forma lúdica envolvendo escolas, famílias e comunidades. A programação será organizada e coordenada pela Secretaria de Educação juntamente com as unidades de ensino. Serão firmadas parcerias com outras instituições e sociedade civil para promoção de palestras e debates.

Inscrições para eleição de conselheiro tutelar em SJEgito começa dia 13 e vai até dia 27 de Agosto

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São José do Egito-PE (CMDCA-SJE), divulgou edital n°01/2019 referente ao processo de escolha (eleições) para o cargo de Conselheiro Tutelar, o qual tem como finalidade eleger a nova composição de membros do Conselho Tutelar de São José do Egito-PE, para o quadriênio 2020-2024.
As inscrições serão efetuadas pessoalmente na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São José do Egito-PE, situado na Rua Domingos Siqueira, n° 100, Centro, São José do Egito, no prédio sede da Secretaria Municipal de Assistência Social entre os dias 13 e 27 de Agosto de 2019. Nos horários das 08h30min às 11h30min e 14h00min às 16h00min (segunda a quinta-feira), e na sexta feira das 08h30min às 11h30min.
Os Conselhos Tutelares são órgãos permanentes e autônomos, não jurisdicionais, encarregados pela sociedade de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade em geral e, acima de tudo, do Poder Público, notadamente em âmbito municipal (por força do disposto previsto no artigo 88, inciso I, da Lei nº 8.069/90), fiscalizando a atuação dos órgãos públicos e entidades governamentais e não governamentais de atendimento a crianças, adolescentes e famílias.
Edital pode ser baixado através do site www.saojosedoegito.pe.gov.br

Tabira: Prefeito entregará mais três veículos à população

O governo do Prefeito Sebastião Dias irá entregar à população tabirense mais três veículos na véspera de feriado na Cidades das Tradições, segundo nota ao blog.

No palco da festa da padroeira, na noite dessa quarta-feira (14), Sebastião Dias entregará duas viaturas para a Guarda Municipal. “Com essa aquisição, a corporação terá como ampliar suas ações no trânsito e no combate à criminalidade”, diz a prefeitura em nota.

O terceiro veículo será uma ambulância que é fruto da emenda do deputado Antônio Moraes e será destinada para o Povoado Brejinho. “Já contemplamos Borborema e Riacho do Gado com ambulâncias, agora chegou a vez de presentearmos a população do Povoado Brejinho”, disse o Prefeito Sebastião Dias.

Em Tuparetama, oposição e situação tem uma sessão para chamar de sua. Presidente mandou brecar

Oposição reunida em um dos gabinetes

A história foi passada ao blog Marcello Patriota : em Tuparetama, a recente reviravolta política, com Vandinha da Saúde pulando para o barco governista gerou uma situação inusitada. A cidade passou a ter duas sessões: a oficial, às segundas à noite e a sessão governista, às segundas pela manhã.

Tudo começou com a discussão e votação para escolha de novo dia e horário das sessões. Em primeira votação, no início do ano, as votações teriam ido para a manhã, agradando governistas. Mas numa segunda votação, com os quatro da oposição e dois governistas, as sessões voltaram para as segundas à noite.

Os governistas ainda assim bateram o  pé. Além de discutirem juridicamente qual votação valeu, continuaram se encontrando às segundas pela manhã para discutir temas do município, mesmo sem poder de deliberação. Se juntam Diógenes Patriota, Vandinha da Saúde,Arlâ Markson, Valmir Tunú e Hidelbrando. A noite, os oposicionistas, que tem o presidente e a Mesa se reúnem: Plécio Galvão, Orlando da Cacimbinha, Danilo Augusto e Priscilla Filó.

Os blocos só se juntam quando há temas polêmicos na pauta, com necessidade de escolha por votação.

A coisa assumiu tal dimensão que o Presidente Danilo Augusto oficiou os oposicionistas: determinou que o plenário bem como as sala onde estão  os equipamentos de som e imagem necessários para transmissão das sessões permaneçam fechados. Alegou preservação ao patrimônio público. “Atitudes de depredação foram verificadas por servidores deste órgão”, disse. Vale um “tá com a gota”…

Prefeitura de Itapetim anuncia mais uma pavimentação de Rua

Itapetim terá mais uma rua pavimentada com paralelepípedos. Desta vez, serão beneficiados os moradores da Rua Antônio Delfino. O anúncio foi feito no último sábado (10) pelo prefeito Adelmo Moura.

“Estamos iniciando a construção do calçamento da rua para beneficiar toda a comunidade local, valorizando ainda mais os imóveis. Quero agradecer todo apoio da população para esta grande ação. Em breve vamos iniciar mais calçamentos”, disse o gestor itapetinense. A Prefeitura também iniciou recentemente a pavimentação da Rua Alexandrino Pereira, no Bairro Santo Antônio.

Giro pelos Blog’S(14.o8.2019)

Blog\coluna Magno Martins

PSL dá exemplo de disciplina

Cada partido tem um regimento interno próprio e por ele segue seus métodos de disciplinamento aplicando punições aos que desobedecem a instruções partidárias. O PSL, presidido em nível nacional pelo deputado pernambucano Luciano Bivar, expulsou, ontem, o deputado Alexandre Frota (SP), por este ter votado contra a reforma da Previdência.

O PDT, tão rápido quanto o partido de Bolsonaro, deve dar cartão vermelho à deputada Tábata Amaral (SP), por ter contrariado orientação da liderança na Câmara votando a favor da Previdência.

Já o PSB, segundo o presidente nacional Carlos Siqueira, com quem almocei, ontem, em Brasília, ainda não tem sequer a data que irá a julgamento os dez (eram 11, mas um resolveu votar contra no segundo turno e está longe da degola) parlamentares que deram às costas à legenda, que fechou questão contra a Previdência, votando fechados com o Governo.

Mudou o tom – Em entrevista, ontem, ao Frente a Frente, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, deu uma amenizada no discurso em relação aos dez infiéis deputados que balançam, mas não caem. Disse que em nenhum momento usou a expressão expulsão e que caberá aos eleitores o julgamento final daqueles que votaram por mudanças nas regras de aposentadoria cruéis à grande massa.

Já vai tarde – Ao ser expulso, ontem, do PSL, o deputado Alexandre Frota disse que estava abandonando as redes sociais por não suportar mais a carga ideológica do bolsonarismo. De fato, quem não aguenta mais ele é o povo brasileiro com sua verborragia. Não fica nada a dever ao presidente da República. Tanto um quanto o outro não sabe o que é a liturgia do cargo.

Ao vivo e em cores – Na visita que fiz, ontem, em Brasília, ao presidente da Embratur, Gilson Neto, o assisti fazendo conferência pelo WhatsApp com o presidente Bolsonaro para apresentar um aliado do trade turístico de Santa Catarina que o visitava. O presidente entra ao vivo e fala com o interlocutor. Tenho impressão que nem o ministro Paulo Guedes goza de tamanha intimidade.

Na forca – O juiz da comarca de Trindade deu, ontem, um prazo de 15 dias para o prefeito Antônio Everton Soares (PSB) fazer a defesa do pedido de seu afastamento pelo MP. Responde a processo por improbidade administrativa e teve seus bens bloqueados. O pepino é de R$ 3,2 milhões.

Candidato – Numa conversa, ontem, em Brasília, com a coluna, o deputado Túlio Gadelha (PDT) disse estar tranquilo em relação a qualquer tipo de veto que venha a sofrer do diretório estadual na discussão da sua candidatura a prefeito do Recife. “Não vejo má vontade da parte de ninguém”, afirmou. Inocente?

INSÔNIA – A venda da casa de veraneio do Governo do Estado em Porto de Galinhas para um grupo português, pela quantia de R$ 35 milhões, quando o terreno valia R$ 200 milhões, tem tirado o sono do trade turístico. Tudo porque a proposta não é para um equipamento turístico, mas flats.

Moro & Bolsonaro O círculo próximo de Jair Bolsonaro recebeu a informação de que Sergio Moro teria as portas abertas no governo João Doria, de SP, caso a crise entre o ministro e o presidente não fosse contornada. EPA!  A informação deixou o grupo apreensivo.

Perguntar não ofende: Que tipo de punição o PSB dará aos deputados que pularam a cerca?

Blog\Coluna Inaldo Sampaio

O secretário estadual do Planejamento, Alexandre Rebêlo, apresentou à Assembleia Legislativa na última segunda-feira a LDO de 2020. Orçamento público no Brasil, como se reconhece, é “peça de ficção” nos três níveis de governo – municipal, estadual e federal. O gestor é obrigado a enviar a peça para o parlamento e nela inclui receitas que não vão se confirmar, convênios que não serão assinados e empréstimos que não serão feitos. No caso de Pernambuco, a previsão é de receita/despesa no valor de R$ 39,7 bilhões, com superávit primário estimado de R$ 703 milhões. Do total da receita, calcula-se que entre 4% e 5% serão destinados a investimentos, o que representa uma ninharia no contexto de problemas em que o Estado está metido. É por isso que se deve encarar com natural compreensão a iniciativa de Sileno Guedes, secretário de Desenvolvimento Social. À falta de obras para inaugurar, ele dana-se a viajar pelo interior a fim de informar aos beneficiários da Bolsa Família que o 13º salário desse benefício será pago pelo atual governo. Todo mundo já sabe disso, mas é preciso ir de cidade em cidade para dizer o que já se sabe a fim de não deixar o tempo ocioso. Mais de 40 cidades já foram visitadas pelo secretário, também presidente regional do PSB, às quais irão se juntar ainda este mês Serra Talhada, Salgueiro, Floresta e Petrolina.

Apostas do PSD

André de Paula, presidente regional do PSD, calcula que o partido deve lançar cerca de 45 candidatos a prefeito em PE em 2020. As apostas novas são ele próprio (Recife), Raffiê Delon (Caruaru) e Júlio Lossio (Petrolina). André já foi vereador, deputado estadual e secretário de estado (duas vezes). E cumpre o 5º mandato na Câmara Federal.

Cadê a imposição?

Embora seja aliado de Paulo Câmara, o deputado Alberto Feitosa (SD) anda bastante chateado com a não liberação pelo governador das chamadas “emendas impositivas”. Isso prova que aprovar lei sem dinheiro para executá-la não vale absolutamente nada. Até agora, diz Feitosa, nenhuma emenda impositiva de 2019 foi sequer empenhada.

Sangue de Coutinho

A engenheira e nova presidente da Compesa, Manuela Marinho, é sobrinha (por parte de mãe) do ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho. Ela é tida dentro do governo como “competente”, mas até que venha conhecer os meandros da empresa em todos os municípios, como Roberto Tavares conhece, o governo Paulo Câmara terá acabado.

Bora Pernambucar 

O secretário Rodrigo Novaes (Turismo e Lazer) tem levado o programa “Bora Pernambucar” para vários municípios sertanejos e a recepção tem sido positiva. Os últimos foram Lagoa Grande e Belém do São Francisco. Um dos objetivos é fomentar as potencialidades turísticas locais para tentar atrair mais visitantes para Pernambuco.

A conta da energia

O Ministério do Desenvolvimento Regional, que toca a transposição do São Francisco, só vai concluir a obra depois que ficar definido com os Estados de PE, PB, RN e CE como será feito o rateio para o pagamento da conta de energia. Calcula-se que o gasto anual com energia, para o bombeamento da água, seja algo próximo dos 600 milhões.

E se não fosse?

Desde que se lançou candidato a presidente, Bolsonaro apresenta-se aos brasileiros como “cristão” e não perde um culto evangélico para o qual é chamado. Já disse que o regime militar deveria ter matado 30 mil pessoas, defendeu o fuzilamento de FHC e a tortura como meio de arrancar confissão de presos políticos. Imagine se fosse ateu!

Coluna do Finfa

Comemorando o sucesso – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, está comemorando o sucesso da tradicional festa de Jabitacá. Ontem (13) o cantor Mano Walter, levou uma multidão na praça pública. Filhos ausentes participaram da festa, entre eles, o ex-vereador do Recife, Jurandir Liberal, hoje secretário executivo de saneamento e obras da prefeitura do Recife, além da pró-reitora da Progest (UFPE), Niedja Paula. O encerramento da festa acontece artística, acontece hoje os shows de Maciel Freitas, Edson Lima e Gatinha Manhosa.

Vai recepcionar – Em conversa com este blogueiro agora a pouco, o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (foto), confirmou que vai recepcionar o Governador Paulo Câmara e toda sua equipe, na próxima sexta-feira (16), quando da realização do Programa Todos por Pernambuco, além da Colação de Grau da Primeira Turma de Medicina da UPE. “O município tem uma parceria com a UPE e com o Governo do Estado, estarei participando de toda a agenda do governador”, finalizou Duque.

Perfurando poços – O prefeito de Itapetim, faz questão de marcar presença nas ações do seu Governo. Adelmo Moura, esteve presenciando a perfuração de poços artesianos nas comunidade de Oiteiro, São Vicente Velho, Angico Torto e Prazeres.”No sítio Oiteiro, vamos iniciar a construção do sistema de abastecimento do local e em breve também vamos realizar nas outras comunidades”, disse o prefeito.

Trocou e vai se apresentar mais cedo – Em conversa com este blogueiro, o prefeito da Ingazeira-PE, Lino Morais, confirmou que a troca do cantor Ávine Vinny, pela cantora Solange Almeida, foi pelo motivo de horário. “Agora quero deixar bem claro a população que o show da Cantora Solange Almeida será de 10 às 00 horas, do próximo dia 31.

Frase – “Esse trator chega para reforçar nossas políticas públicas voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar e evidentemente a permanência do homem e a mulher do campo em sua propriedade rural, incentivando a produção agrícola e auxiliando no trabalho de preparo do solo, plantio e colheita”.(Prefeito de Flores, na oportunidade da entrega de um trator, fruto da Emenda Parlamentar do Deputado Federal, Gonzaga Patriota)

Vaiado – O Centro de Convenções recebeu, ontem (13), o primeiro dia do evento ‘Cresça com o Google’, treinamento oferecido pela gigante da tecnologia. Na parte da tarde, a capacitação foi voltada para professores e a plateia não recebeu bem um dos palestrantes. Mendonça Filho, ex-ministro da Educação no Governo Temer e, hoje, consultor da Fundação Lemann, foi vaiado pela maioria do público presente e se viu obrigado a encerrar precocemente sua participação no evento.

Perguntar não ofende – Todos os prefeitos do Pajeú estarão participando do Todos por Pernambuco em Serra Talhada, na próxima sexta-feira (16)?

Missa do monte deve atrair multidão de católicos na madrugada desta quinta (15) em SJEgito

A Capital da poesia celebra anualmente no dia 15 de Agosto a assunção de Nossa Senhora com a tradicional missa do monte. Evento organizado e realizado pelas duas paroquias da cidade; São Judas e São José.

A programação inclui procissão saindo da Igreja matriz de São Judas Tadeu as 04h30 da manhã, passando pelas principais ruas da cidade e seguindo até o pé do monte, onde é celebrada uma missa e depois acontece a visitação a capela dedicada a Nossa Senhora.

Estudante é atingida por pedrada a caminho de Monteiro em ônibus escolar de Sertânia

Estudante é atingida por pedrada a caminho de Monteiro em ônibus escolar de Sertânia

A jovem desmaiou após ser atingida pela pedrada nesta segunda(12), no Sítio Cipó, na zona rural de Sertânia.

De acordo com a Polícia Militar, o motorista do ônibus informou que elementos não identificados jogaram uma pedra em sua direção e atingiu a cabeça de uma estudante de 29 anos, que chegou a desmaiar. O ônibus é da prefeitura e no momento do ataque criminoso seguia com estudantes da cidade de Sertânia para a faculdade de Monteiro. A vítima foi socorrida no trajeto por uma ambulância que a removeu até o hospital, onde a mesma ficou em observação. A PM realizou buscas, mas não foi possível identificar o autor do crime, a ocorrência registrada na delegacia para as medidas legais necessárias.

PSL de Bolsonaro expulsa o deputado Alexandre Frota

Resultado de imagem para frota e bolsonaro brigasA Executiva do PSL, presidida por Luciano Bivar, decidiu expulsar o deputado Alexandre Frota (SP), que tem desferido duras críticas a Jair Bolsonaro. Os pedidos de expulsão do deputado foram apresentados pela deputada Carla Zambelli (SP) e o senador Major Olímpio (SP). Destino do parlamentar pode ser o DEM ou o PSDB. Na denúncia apresentada por Carla, constam posts no Twitter em que Frota chama o diretório estadual de São Paulo de “milícia de ex-PMs” e uma entrevista à revista Época em que o deputado diz que Bolsonaro é sua “maior decepção”.Ele chegou a dizer que “colocaria fogo” no partido.

Giro pelos Blog’S(13.o8.2019)

Aliança para barrar a Lava Jato

Ao chegar, ontem, a Brasília, fui informado da existência de uma aliança surpreendente que junta Jair Bolsonaro ao presidente do STF, Dias Toffoli, em torno da decisão que limitou o acesso do Ministério Público a informações do Coaf e da Receita Federal, beneficiando Flavio Bolsonaro, filho do presidente da República.

Com isso, mudou-se o eixo do discurso anticorrupção do Governo – que foi fundamental para a eleição de Bolsonaro e deu ao ex-juiz Sérgio Moro o status de “superministro”. Para muita gente em Brasília, a contrapartida a essa união seria a concordância presidencial ao freio de arrumação na Lava Jato, algo que parte do Supremo e do Congresso sempre quis e nunca conseguiu.

Nos próximos capítulos, poderão vir a aprovação, no Legislativo, do projeto que pune o abuso de autoridade e, no STF, decisões coibindo abusos que vieram à luz na chamada Vaza-Jato – quem sabe até a liberdade do ex-presidente Lula.

Simples mortal – O poder de Moro empalideceu a partir do desgaste com a revelação das conversas obtidas pelo site The Intercept e de uma série de revezes – o último deles, a decisão quase unânime do STF de suspender a transferência do ex-presidente Lula de Curitiba para Tremembé, na semana passada. Fica claro que Moro voltou a ser mais um simples mortal de carne e osso no território do poder.

Arapongagem – Em Brasília, políticos experientes têm oservado um crescimento do número de parlamentares que se queixam, alegando suspeitas de espionagem por parte do Governo. Essa foi a rotina na capital durante o período de governos militares. Desde a criação, em 1999, a Abin, sucessora do SNI, nega de forma veemente que faça espionagem política no País.

Bom nome – Da mesma forma como agiu na indicação de Carlos Neves para o TCE, o governador Paulo Câmara (PSB) surpreendeu, ontem, com a escolha de um nome técnico para suceder a Roberto Tavares na presidência da Compesa. Primeira mulher a assumir a estatal, a engenheira Manuela Marinho tem todas as credenciais para dar continuidade à obra de Tavares.

Nem na marra – Uma pergunta oportuna que se faz em Caruaru: se a prefeita Raquel Lyra (PSDB) não consegue tocar as obras do Camelódromo, como vai viabilizar a construção de 53 prédios para abrigar as oito mil vagas em creches municipais, objeto de promessa em sua campanha.

Reação – Pelas redes sociais, o cantor Flávio Leandro, autor da música Chuvas de honestidade, citada pelo presidente, mandou um recado a Bolsonaro: “Se ele quer melhorar a sua imagem no Nordeste, comece por governar sem ranço, e para todos. Minha música é do povo, não de políticos”.

CORRIGINDO – Na nota de ontem, sobre a postura oportunista da vice-prefeita de Cumaru, Nadjane Peixoto (PCdoB), manobrando o Sindicato dos Trabalhadores, informei que Antônio Américo era o presidente do órgão sindicalista. Na verdade, Américo é o presidente da Câmara de Vereadores.

Perguntar não ofende: Bolsonaro abre a cancela das nomeações no segundo escalão logo ou vai esperar a Previdência ser aprovada no Senado?

INALDO SAMPAIO BLOG\

Coluna Fogo Cruzado – 13 de agosto de 2019

Quando o governador Eduardo Campos estava no comando da Frente Popular, tinha a compreensão de que o seu partido (PSB) não deveria ser o único a receber atenções do governo estadual. Era preciso garantir espaços aos seus aliados para que eles vencessem também em municípios do seu interesse. Assim, por exemplo, garantiu-se a vitória do PDT em Caruaru em 2008 (José Queiroz), do PCdoB em Olinda (Renildo Calheiros), do PT no Recife (João da Costa). E por aí vai. Foi esse equilíbrio de forças, internamente, que garantiu a hegemonia da Frente Popular em Pernambuco até a presente data. Para as eleições do próximo ano, o deputado federal e presidente regional do Solidariedade, Augusto Coutinho, já deu ciência a Paulo Câmara de que sua única reivindicação é o apoio do PSB à reeleição do prefeito Lupércio Nascimento, conforme ficou acertado nas últimas eleições. É que o PCdoB já está se mexendo para lançar o deputado João Paulo (ex-PT) e o PSB para pôr na disputa o ex-vereador Pedro Mendes. Hora, portanto, de o governador impor-se como líder, afastando de pronto essas pré-candidaturas. Ou faz isto, agora, ou perderá o controle do processo, pondo em risco a unidade da Frente em 2022.

Lei das Licitações

Augusto Coutinho (SD) profere palestra nesta terça-feira (12), em São Paulo, sobre a nova Lei das Licitações, para servidores do TCU. Trata-se da mais importante lei aprovada pelo Congresso depois da reforma previdenciária (o Senado vai repetir o gesto da Câmara), porém pouco explicada à sociedade pelos próprios congressistas.

Para evitar a quebra

Deputados da bancada pernambucana que votaram a favor da reforma da previdência vão partir para o contra-ataque ao Sintepe, Sindifisco e outros sindicatos que o criticam. Vão lançar uma campanha explicando à população que o voto a favor da reforma foi, na verdade, a favor dela, para evitar que o Brasil virasse um novo Portugal ou uma nova Grécia.

A favor da elite

Diz o deputado Sílvio Costa Filho (PRB), que votou a favor da reforma, que Portugal, por falta de dinheiro para pagar seus aposentados, cortou 30% do valor das pensões e que a Grécia limitou o saque com cartão eletrônico a 50 euros. Por isso, garante, ao posicionar-se contra a reforma, “o PSB ficou ao lado da elite do serviço público”.

Petista solitário 

Diferentemente do que se disse nesta coluna, o PT tem um representante na Câmara Municipal de Caruaru: Daniel Finizola, líder da oposição à prefeita Raquel Lyra. A cidade tem orçamento de R$ 935 milhões para 2020, mas todo “engessado”. Daí ter pedido empréstimo de R$ 86 milhões à CEF para investir em obras de infraestrutura.

Festa centenária

A vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) esteve no distrito de Jabitacá (município de Iguaracy), no final de semana, a convite do prefeito José Torres Filho (PSB), o “Zeinha”, para participar das comemorações dos 116 anos da festa da padroeira (Nossa Senhora dos Remédios). A festa será encerrada no próximo dia 15 com missa e procissão.

Preços iguais

Pelos cálculos de Daniel Coelho (CID), a “PEC paralela” da reforma da previdência que vai começar a tramitar no Senado será rejeitada na Câmara se “teimar” em incluir estados e municípios. Ele diz que cada governador terá que fazer sua própria reforma, via Assembleia Legislativa, “pagando o mesmo preço” que os deputados pagaram.

Demissão com atraso

Paulo Câmara consumou ontem, com 15 dias de atraso, a demissão de Roberto Tavares da presidência da Compesa. Substitui-o pela engenheira Manuela Marinho. Tavares será agora assessor especial do secretário Décio Padilha (Fazenda). Geraldo Júlio e Antônio Figueira não fizeram o sucessor (Renato Thiebaut), mas livraram-se de quem não queriam.

Família procura jovem que desapareceu entre Petrolândia e São José do Egito

A jovem Nayara Emanuela dos Santos Silva, de 22 anos, saiu da residência de sua mãe, na cidade de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, na manhã deste último sábado (10), com o proposito de pegar uma lotação com destino a cidade de São José do Egito, no Sertão do Pajeú.

Mas a família teve informações que a mesma não chegou a cidade de destino.

A família esteve na Delegacia de Polícia Civil de Petrolândia para registrar o desaparecimento, onde foram orientados a cumprir o prazo de 48 horas, para registrar a ocorrência. Nesta segunda-feira (12) completa-se o prazo, e não tiveram notícias.

A família pedi a quem tiver informações, entrar em contato com os  seguintes contatos: (87) 9  9952-5733 (irmã), (87) 9  9610-2641 (mãe) ou (87) 9  9630-7729 (tio Alexandre Sertão).

Basquete da EREM Teresa Torres, Itapetim, embarca para fase final dos Jogos Escolares de PE, em Recife

A equipe infantil de basquete da Escola de Referência em Ensino Médio Teresa Torres embarcou na manhã desta segunda-feira (12) para a disputa da fase final dos Jogos Escolares de Pernambucano (JEPs), que acontece em Recife. Comandado pelo treinador Jorge Amâncio, o time itapetinense vai enfrentar Araripina e Petrolina. A 60ª edição dos JEPs começou na quinta-feira (08) e termina no dia 27 de agosto. São mais de dois mil atletas de todas as regiões do Estado disputando as modalidades coletivas de futsal, handebol, basquete e voleibol. Os vencedores de cada modalidade serão os representantes estaduais nos Jogos Escolares da Juventude, fase nacional da competição, que neste ano acontece em Blumenau, Santa Catarina, em novembro. (João Paulo Pereira/reporterdosertao.com)

 

Governo Bolsonaro: Brasil está oficialmente em recessão

A economia brasileira registrou retração de 0,13% entre abril e junho deste ano na comparação com o primeiro trimestre. É o que aponta o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), uma prévia do PIB, divulgado pelo Banco Central. Com dois trimestres seguidos de tombo do PIB, o Brasil já entrou em recessão técnica.   O PIB brasileiro recuou 3,55% naquele ano, 3,30% em 2016, no governo Michel Temer, rastejou com crescimento de 1,06% em 2017 e 1,12% em 2018 e agora está oficialmente em recessão.  (IBGE), na recessão técnica é considerada a possibilidade de recuperação no curto prazo. Mas o fato é que os indicadores não são bons. O setor de serviços, por exemplo, registrou queda de 0,6% no segundo trimestre. A produção industrial teve queda de 0,7% e as vendas do comércio caíram 0,3%. As projeções de expansão do PIB brasileiro continuam abaixo de 1%. Segundo estimativas oficiais, também não existem indicativos de que 2020 será ano de recuperação. Primeiro o governo arrecada, depois investe e gera empregos. O problema, no entanto, é que, além de falta de proposta para o aumento de nível de consumo e da retomada do crescimento, está em vigor a PEC do Teto dos Gastos, que congela investimento, e a gestão de Bolsonaro deixa para o setor privada a responsabilidade para o crescimento, um mito que não deu certo em canto algum do mundo.

Incêndio atinge comércio em SJEgito; veja fotos

Na noite deste domingo (11), por volta das 22h, um incêndio atingiu o estabelecimento PH Lanches localizado na Travessa Pedro Paes de Lima, em frente e Rua da Baixa em São José do Egito.
Segundo informações houve um vazamento de gás que atingiu quase todo estabelecimento. Por sorte ainda conseguiram retirar cinco botijões de gás, um fogão e um liquidificador. Segundo informações, apenas o proprietário (FELIPE) teve ferimentos leves na mão. Os bombeiros chegaram logo em seguida, mas a ação do fogo rápido.
Felipe é bastante conhecido em SJEgito, empresários, comerciantes, amigos da PM, estão se mobilizando para vaquinha virtual, clique embaixo e vá direto no site.
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/676213/contribua
A imagem pode conter: texto

Tuparetama: Secretária parabeniza escolas por avanço no IDEPE

Gostaria de parabenizar a todos que fazem a Educação Municipal pela excelente nota alcançada no último IDEPE – Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco, referente ao ano letivo de 2018, onde o nosso município ficou na 11° posição do Estado entre as 184 cidades. É um resultado muito positivo.

Estamos melhorando a cada dia o nosso padrão de desempenho, prezando pela qualidade educacional. A educação de Tuparetama é uma das melhores do Estado, nossas metas foram alcançadas, nossa nota aumentou. Cumprimos nosso papel com zelo. Vamos agora intensificar no trabalho pedagógico para elevar ainda mais a nota com qualidade e ensino.

A Escola Francisco Chaves, por exemplo, teve um desempenho de 7.4, um dos melhores do Estado, comprovando que a educação de Tuparetama está entre as melhores do Estado e que a cada ano vem elevando os índices com qualidade no ensino ofertado. Agradeço imensamente a cada profissional da educação de Tuparetama.

Rafaely Leite

Secretária de Educação de Tuparetama

Médicos cubanos que não voltaram pra casa atuam em farmácias no interior de PE

Cubano como atendente de farmácia no Ne

Sem o processo de revalidação dos diplomas, alguns profissionais cubanos que atuavam no Estado e resolveram ficar após a saída de Cuba do programa Mais Médicos estão trabalhando em farmácias, ganhando em média um  salário mínimo mensalmente.

Reconhecidos por antigos pacientes, os médicos sempre são abordados por pessoas que querem fazer uma consulta, mas lembram que não podem exercer a profissão enquanto não fizerem a revalidação do diploma.

Em Pesqueira, o blogueiro Flávio Jardim identificou o caso do médico Danny Rivera Ramirez. Ele ainda sonha em fazer o Revalida e voltar a clinicar. Diz que muitos estranham sua presença na farmácia. “É a vida”, diz, sem reclamar. Ele atendia na aldeia indígena Xucuru e era tido como um dos melhores profissionais do programa na cidade.

Há outros casos identificados, como em Buíque, no Agreste. Mas não há uma estatística oficial de quantos cubanos estão “subutilizados” no Estado.

A MP que criou  o programa Médicos pelo Brasil, que vai substituir o Mais Médicos, já foi assinada.

No total, o programa terá 18 mil vagas, das quais cerca de 13 mil em cidades com dificuldade de acesso a médico.

No caso dos médicos estrangeiros que trabalharam no Mais Médicos, Mandetta explicou que, neste momento, só trabalharão aqueles revalidaram diploma de medicina no Brasil.

“Neste texto que nós mandamos [da MP] não há nada que trate sobre revalidação de diplomas, nem para estes médicos [cubanos] e nem para os milhares de brasileiros que foram fazer medicina no Paraguai ou Bolívia”, afirmou o ministro.

Uma esperança para esses custos é o que vem sendo chamado de Mais Médicos do Nordeste.

Em julho, uma das primeiras medidas propostas para o Consórcio Nordeste é a retomada de uma parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para viabilizar a contratação de médicos estrangeiros, em sua maioria cubanos, para atuarem na região.

Diferente do programa Mais Médicos, a contratação não seria através do Governo Federal, mas pelo Consórcio Nordeste. A OPAS é ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS).

EM GRANDE ESTILO É INAUGURADO O ESCRITÓRIO ‘SANTOS & RANGEL’ EM ITAPETIM

A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Mateus Rangel, pessoas sorrindo, pessoas em péInaugurado em grande estilo, expectativa e com  muito alto-astral marcaram a abertura da sede do escritório  Santos & Rangel Advogados Associados.  O badalado coquetel oferecido pelos advogados Danielle Karine Nunes dos Santos e Mateus Rangel,  deu o tom do brinde com familiares, amigos, lideranças políticas e empresariais da cidade. O Prefeito Adelmo Moura, o ex.Prefeito Arquimedes Machado, Galeguinho das encomendas e o padre Jorge Dias abrilhantaram a inauguração.

“A missão é prestar serviços jurídicos, oferecendo soluções inovadoras para resultados expressivos que garantam a satisfação dos clientes e colaboradores”, afirmou um dos sócios, o advogado Mateus Rangel .

A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Mateus Rangel, pessoas em péEntre os diferenciais, a Advogada Danielle Santos  aponta o atendimento rápido e eficaz como ponto alto da atuação de sucesso. “A partir de hoje estamos iniciando nossas atividades. Atuaremos com sigilo, descrição e responsabilidade, para, em sua plenitude, satisfazer todas aquelas pessoas que nos confiarem suas demandas, contribuindo de forma plena e efetiva para o exercício e busca da Justiça em nosso Estado”, destacou.

O escritório Santos & Rangel Advogados Associados. terá como missão precípua oferecer um serviço, tendo como escopo o compromisso na busca pela Justiça, em sua plenitude, respeitando o primado da lei.

Falta de chuvas traz de volta risco de incêndios na caatinga

Incêndios em áreas de caatinga voltaram a ser registrados em áreas do Pajeú. Os meses de julho e agosto trouxeram baixas temperaturas, mas um volume bem menor de chuvas. Com o calor intenso durante o dia e a vegetação muito seca, os riscos aumentam.

O registro dessa manhã foi feito pelo leitor do blog Rodrigo Pires e mostra um incêndio importante em área de mata no município de Afogados da Ingazeira.

Nas áreas urbanas, também há riscos. Daí a necessidade cada vez maior de evitar fogo para dar fim a lixo por exemplo. O risco de expansão é muito grande. Em caso de emergência, ligar para 190, o fone dos bombeiros.

Luciana Santos e Waldemar Borges acompanham Zeinha Torres em Jabitacá

A vice-governadora Luciana Santos e o Deputado Estadual Waldemar Borges ainda cumpriram agenda em Jabitacá, onde estiveram ao lado do prefeito Zeinha Torres, do vice, Pedro Alves, da Gerente Regional de Saúde e Primeira Dama, Mary Delânea, do ex-prefeito de Ingazeira, Luciano Torres e vereadores.

Zeinha entregou o calçamento da Rua Luiz Quaresma e assinou ordem de serviço. Em fevereiro, ele havia anunciado emenda de R$  180 mil de emenda de Waldemar para calçamentos na comunidade.

A noite, a tradicional Festa de Agosto de Jabitacá teve sequência.  Subiram ao palco a Banda Forró Rimado e Luan Douglas e Banda. A programação vai até o dia 14.

Guarda Municipal de Tabira começa a aplicar multas nesta segunda

Enfim está chegando o dia tão cobrado por quem respeita a legislação e quer um trânsito seguro em Tabira. O anúncio foi feito esta semana pelo secretário de Administração, Flávio Marques, que também é comandante da Guarda Municipal.

Falando à Rádio Cultura FM, o secretário disse que o objetivo não é transformar o mecanismo em uma fábrica de multas, mas para coibir os que insistem em desrespeitar as leis.

Flávio também disse que a partir desta próxima semana o Governo Municipal estará entregando mais duas viaturas para a Guarda, o que proporcionará a ampliação das ações e guarnições.

Há tempos que os cidadãos cobravam em programas de rádio que a Guarda iniciasse a aplicação das multas aos infratores. Esse pleito da população, enfim, já tem data pra começar: esta segunda-feira, dia 12 de agosto de 2019.

Educação, saúde e meio ambiente pioram em seis meses de governo Bolsonaro

 Em levantamento feito pelo jornal Folha de S. Pauloaponta que em 87 indicadores nacionais, que vão da economia ao meio ambiente, a maioria regrediu nos primeiros seis meses de governo Jair Bolsonaro.

Bolsonaro propõe barbaridades na educaçãoDos 87 indicadores oficiais analisados, 44 pioraram, 15 permaneceram estáveis e 28 apresentaram alguma melhora. “Entre os indicadores que mais apresentam deterioração estão os de educação, saúde e meio ambiente”, destaca a reportagem. Na educação, só houve melhora em apenas 1 de 12 indicadores elencados na área de educação: o ministério ofereceu mais contratos do Fies, o programa de financiamento estudantil. No entanto, os cortes no orçamento leveram a queda no número de bolsas de pesquisa e esvaziamento de ações para a educação básica. Investimentos federais para bolsas de alfabetização e apoio à educação integral foram zerados.O corte de R$ 5,8 bilhões do orçamento, impactou desde educação infantil à pós-graduação.Na saúde, os dados apontam piora na oferta de assistência básica, área que representa a porta de entrada para o SUS.

“Um exemplo é a queda no número de médicos que atuam nas unidades básicas de saúde, locais que, no parâmetro ideal, deveriam resolver até 80% dos casos que chegam ao sistema. Antes em crescimento, o número de profissionais passou de 30 mil, segundo dados de junho do último ano, para 26 mil neste ano”, aponta a reportagem, destacando ainda a queda no número de agentes comunitários de saúde.

Segundo especialistas ouvidos pela Folha, o desmonte do programa Mais Médicos é a principal causa da piora dos índices.

Giro pelos Blog’S(12.o8.2019)

Gilson Neto supera preconceito

Tão logo o presidente anunciou o empresário pernambucano Gilson Neto para presidência da Embratur, o mundo desabafou em sua cabeça. Só associaram Gilson à sua banda Brucelose como tocador de sanfona. Na semana passada, Bolsonaro destacou que uma das áreas de sua gestão mais exitosas tem sido a de turismo, elogiando especialmente o trabalho de Gilson Neto, escolha pessoal.

De fato, Gilson toca – e muito bem – sanfona, mas não caiu na Embratur de paraquedas. Sua formação é eclética. Dono de fazenda de coco em Alagoas, onde tem uma pousada modelo no ecoturismo em São Miguel dos Milagres, coordenou o grupo temático de Bolsonaro na área de turismo na transição por ser operador da área do ecoturismo, vocação natural do País com seus seis biomas, atrativos recursos naturais e 8,5 mil km de praias de águas quentes.

Sou parte, mas a Imprensa, vez em quando, comete o pecado do viés preconceituoso.

Bem-sucedido – O empresário Gilson Neto é filho do engenheiro Carlos Eduardo Machado e sobrinho do ex-deputado federal Gilson Machado. Médico veterinário por formação, atua hoje no triângulo Pernambuco, onde tem uma emissora de rádio em Gravatá, Alagoas, no turismo e na plantação de coco, e também no Tocantins, com fazenda modelo de gado Guzerá. Polivalente!

Fantasmas? – Em Limoeiro, três pré-candidatos a prefeito seriam servidores fantasmas. O que se diz na cidade é que Zé Quirino é visto com mais frequência no seu escritório de contabilidade do que no Ciretran. Já Orlando Jorge só teria voltado ao hospital regional depois da chegada do novo diretor, enquanto Marcelo Mota não aparece na pasta estadual de Ciência e Tecnologia.

Politicagem – A vice-prefeita de Cumaru, Nadjane Peixoto (PCdoB), rompida com a prefeita Mariana Medeiros (PP), caiu em desgraça na Câmara depois que seis parlamentares denunciaram que usa a estrutura do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O presidente do órgão, Antônio Américo, aliado dela, só estaria emitindo certidões de trabalhadores autorizadas por ela.

Centenário – A Academia Pernambucana de Letras homenageia o centenário de nascimento do jornalista, escritor e acadêmico Vanildo Bezerra Cavalcanti, pai do escritor e pesquisador Carlos Bezerra Cavalcanti, autor de vários livros sobre o Recife. Será no próximo dia 15, às 16 horas.

Honestidade – Bolsonaro provocou, mais uma vez, ontem, a TV Globo. Numa entrevista sobre o dia dos pais, pegou o microfone da emissora e a desafiou a jogar no ar a música Chuva de honestidade, do meu amigo Flávio Leandro. Só espero que o cantor agora entre na mídia nacional.

É FAKE? – A prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida (PSB), tem a virtude de estar presente nas redes sociais informando ações sobre o conjunto da sua obra. Mas tem um grave defeito: não responde mensagens de niguém. Será que virou fantasma ou alguém usa sua conta como fake?

Perguntar não ofende: Qual vai ser a próxima de Bolsonaro?


 BLOG  INALDO SAMPAIO

De como uma pequena crise pode virar grande

Coluna Fogo Cruzado – 12 de agosto – 2019

Incrível como às vezes um pequeno problema consome energias de um governo, que à falta de tato para resolvê-lo permite que se transforme em grande. É o caso do presidente da Compesa, Roberto Tavares. Há duas poderosas forças agindo no governo estadual para tirá-lo do cargo, o prefeito Geraldo Júlio e o ex-chefe da Casa Civil, Antonio Figueira. Mas nem o próprio Tavares nem o governador Paulo Câmara têm sabido lidar com o problema. O que compete ao presidente da Compesa realizar depois que o Palácio das Princesas começou a “fritá-lo?”. Pedir uma audiência ao governador a fim de fazer-lhe uma pergunta simples: “O senhor quer que eu fique ou que permaneça no cargo?” Se a resposta for positiva, faria imediatamente uma cobrança. “Então, governador, desautorize as versões de que a minha cabeça está a prêmio”. Se porventura for negativa, perguntaria ao governador por que não optou pelo caminho mais simples, ou seja, chamar-lhe ao gabinete para pedir o cargo. Do jeito que as coisas vão, a dupla Geraldo-Figueira já se armou para colocar o ex-chefe de gabinete do Palácio, Renato Thiebaut, na presidência da estatal, o que chamuscaria a pele de todos. De Tavares, que passaria a impressão de apego desmedido ao cargo. E do próprio governador que daria a ideia aos pernambucanos de que manda menos no governo que o prefeito do Recife e o chefe de sua assessoria especial.

De bem com a secretária

Roberto Tavares define-se como “amigo” da secretária estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernanda Batista, afastando as versões de que ela estaria por trás do complô que se armou dentro do governo para demiti-lo. Tavares está à frente da estatal há 13 anos e certamente não gostaria de sair antes da conclusão da Adutora do Agreste.

Obra bilionária    

A Adutora do Agreste está sendo construída com recursos da União, mas o “capitão da obra” é o presidente da Compesa por delegação do extinto Ministério da Integração Nacional. É a mais importante obra hídrica de Pernambuco, na atualidade, concebida para levar água do rio São Francisco para 70 localidades da região mais seca do Estado.

Campanha nas ruas

O deputado José Queiroz (PDT) não quis esperar por 2020 e já está há mais de três meses com sua candidatura a prefeito de Caruaru nas ruas. Ele apoiou no segundo de 2016 a atual prefeita, Raquel Lyra (PSDB), mas logo depois rompeu com ela alegando ter sido “miseravelmente traído”, sem nunca ter esclarecido os motivos da traição.

A volta do violeiro

Cidade de perfil conservador, Caruaru nunca foi muito simpática ao PT e a prova disto é que o partido não tem um único representante na Câmara Municipal. Agora em 2020, porém, Queiroz pretende se empenhar para devolver à Casa o ex-vereador (e violeiro) Rogério Menezes (PT), o melhor presidente que a Câmara já teve nos últimos 30 anos.

Inveja do vizinho

O DER-PB iniciou a “operação tapa-buraco” na rodovia estadual que liga Ouro Velho à divisa com Prata e Monteiro. Já o DER-PE, que tem um escritório em Sertânia, assiste meio envergonhado à ação do órgão paraibano. Gostaria também de tapar os buracos da rodovia que liga São José do Egito (PE) e Ouro Velho (30 km), mas não um tostão.

Reforma da partilha

André de Paula (PSD), que votou a favor da reforma previdenciária, acha que sua aprovação na Câmara foi uma “preliminar” para a aprovação da reforma tributária, igualmente polêmica como a anterior. Diz que há uma “forte consciência” no Congresso de que o estado brasileiro precisa ser “reformado”, e que não dá mais para esperar.

Qual punição?

Ainda este mês vão entrar em ação os conselhos de ética do PSDB, PSB e PDT. O dos tucanos vai decidir se expulsa ou não dos quadros do partido o deputado Aécio Neves (MG) por ter pedido dinheiro à empresa J&F. Já os conselhos dos dois últimos irão decidir o que fazer com os 18 deputados que votaram a favor da reforma da previdência.

Coluna do Domingão por Nill Júnior (11 de agosto de 2019)

por Nill Júnior 

Rejeição de Bolsonaro no Nordeste: é tudo isso mesmo?

A avaliação do governo Jair Bolsonaro no Nordeste chegou a seu pior patamar neste mês. O percentual do que acham a gestão ruim e péssima é 53%, de acordo com pesquisa XP Investimentos/Ipespe. Em janeiro, o presidente tinha 33% de ótimo e bom na região, 31% de regular, 26% de ruim e péssimo e 11% da população que não quis ou não soube responder.

Segundo as novas estatísticas, referentes ao mês de agosto, além dos mais de 50% de avaliação negativa, Bolsonaro tem 20% de ótimo e bom, 24% de regular, e 3% da população não quis ou não soube responder.

As entrevistas foram feitas nos dias 5, 6 e 7 de agosto, portanto duas semanas após o presidente se referir aos governadores nordestinos pejorativamente como “paraíbas”.

No segundo turno da eleição presidencial, Bolsonaro conseguiu apenas 30,3% dos votos válidos no Nordeste (8,8 milhões de votos). O seu então adversário, Fernando Haddad (PT), alcançou 69,7% (20,3 milhões).

Essa pergunta vai dividir opiniões. Quem questiona Bolsonaro na região, cita exemplos de que Jair não gosta da hegemonia da esquerda na região. Desde a história de que não quer conversar nem negociar com “Paraíba”, referindo-se a Flávio Dino ou mesmo a recente posição de que governadores do Nordeste se consideram “os reis da área”.

Quem defende, usa os mesmos argumentos do presidente em relação às posições dos mandatários estaduais. Seja lá como for, fundamental é que os 56 milhões da região não paguem o preço desse debate ideológico raso.

Bolas foras

As duas principais lideranças de Serra Talhada deram péssimas manchetes. Luciano Duque se permitiu gravar lançando um concurso para escolha do Puxa Saco do Ano, com tanto mais importante a fazer. E Sebastião Oliveira caiu na relação dos mais faltosos da Câmara, tendo a fazer tanto mais importante.

Recuo

Os jornalistas Giovani Sá e Francys Maya colocaram uma pedra sobre o concurso que escolheria o Puxa Saco do Ano. Inteligentes que são, sabiam que não valia correr o risco de ações por citados. E com tantos no mercado, iria dar trabalho pra contar os votos. Só no barburinho…

Zé não bota fé em Flávio

O vice-prefeito de Tabira, Zé Amaral, minimizou os efeitos do apoio de Téa da Damol a Flávio Marques, mais pelo apoiado que pelo apoiador. Em resumo, acha que o projeto é fogo de palha, não vinga. Pra ele, o nome que terá a bênção do grupo será o que une mais. E se puxar ele diz na lata: “pode chamá-lo de eu”.

Salário zero

O promotor Gustavo Tourinho, sem papas na língua, disse ser a favor de renovação total no Conselho Tutelar de Afogados. Também que Conselheiro não deveria ter salário. “Da mesma forma que vereador também não”, concluiu.

Silêncio

Depois do 2º voto de Felipe Carreras a favor da Reforma da Previdência, nenhum bombeiro apareceu para defender o socialista. Carlos Siqueira disse que o Deputado já fez a opção dele e que arcaria com as consequências. Geraldo Júlio, Tadeu Alencar e cia colocaram a viola na sacola. O medo é de ouvir um “achou ruim, vá com ele”…

Reação

A fala da Presidente Nacional do PCdoB, Luciana Santos, minimizando os efeitos do voto de Totonho Valadares em Bolsonaro foi muito criticada por setores do PT e da ala governista local. Já Totonhistas amaram. Se Luciana não se importa, quem mais vai se importar?

Papato

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, tem fama de desligado. Na premiação do IDEPE, diante de Paulo Câmara, conseguiu aparecer com calçados de modelos parecidos, mas diferentes. Alertado, só perguntou: “E foi?”

Desculpa, Pero no mucho

O advogado e político Clóvis Lira deu uma declaração pedindo desculpas por ter chamado Gonzaga Patriota de bandido por seu voto pelo impeachment de Dilma. Continua achando o federal partícipe de um golpe parlamentar, mas sem ir além.

Quase lá

A Guarda Municipal de Tabira deu mais duas manchetes positivas esta semana: prendeu um acusado de assalto a moto e lotérica e anunciou o início das punições para quem desrespeita as leis de trânsito depois de amplo trabalho preventivo. Pra terminar, tem que provar que pau que dá em João dá em Bastião.

Frase da semana: 

“É só você fazer cocô dia sim, dia não, que melhora bastante a nossa vida também”.

De Jair Bolsonaro, a dica da semana para preservar o meio ambiente.

Prefeito de Tuparetama cumpre agenda em Brasília

Nos dias 5, 6, e 7 deste mês, o prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, esteve cumprindo agenda em Brasília. Sávio esteve no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), pleiteando uma creche, mais um ônibus e a liberação de recursos para continuar a escola de 12 salas de aula. O prefeito também esteve solicitando junto a Funasa um projeto para combater a dengue e a chikungunya, além de pedir junto ao Ministério da Saúde recursos para equipamentos e manutenção da Unidade Mista de Saúde Severino Souto de Siqueira. Esta obra a prefeitura iniciou, em 05 de janeiro de 2019, estando sendo construída seguindo o modelo padrão para escola de 12 salas de aula do FNDE. Esta escola foi um projeto proposto por Sávio. Segundo o prefeito, a cidade tem apenas a Creche Mikaelle Nunes, do Bairro Bom Jesus, estando precisando de uma nova creche para atender a demanda crescente de crianças da região do centro. “Solicitei recursos para mais 1 creche no modelo padrão do FNDE”, disse Sávio. De acordo com Sávio, a saúde vem sendo uma área que o governo do município está dando atenção tendo entregado à população a Unidade Mista de Saúde reformada no dia 05 de julho de 2019.

A avaliação de Bolsonaro no Nordeste vai ao pior patamar: 53% de ruim e péssimo

Em oito meses a reprovação do governo Jair Bolsonaro aumentou 27 pontos percentuais no Nordeste. Em janeiro 26% dos eleitores da região avaliavam o presidente como ruim e péssimo. De acordo com pesquisa XP Investimentos/Ipespe, o percentual chegou a 53% em agosto.

Resultado de imagem para BOLSONARO NORDESTINOA avaliação do governo Jair Bolsonaro no Nordeste chegou a seu pior patamar neste mês. O percentual do que acham a gestão ruim e péssima é 53%, de acordo com pesquisa XP Investimentos/Ipespe. Em janeiro, o presidente tinha 33% de ótimo e bom na região, 31% de regular, 26% de ruim e péssimo e 11% da população que não quis ou não soube responder. Segundo as novas estatísticas, referentes ao mês de agosto, além dos mais de 50% de avaliação negativa, Bolsonaro tem 20% de ótimo e bom, 24% de regular, e 3% da população não quis ou não soube responder.

As entrevistas foram feitas nos dias 5, 6 e 7 de agosto, portanto duas semanas após o presidente se referir aos governadores nordestinos pejorativamente como “paraíbas”.

No segundo turno da eleição presidencial, Bosonaro conseguiu apenas 30,3% dos votos válidos no Nordeste (8,8 milhões de votos). O seu então adversário, Fernando Haddad (PT), alcancaçou 69,7% (20,3 milhões).

Afogados da Ingazeira e Carnaíba recebem a Caravana de Educação de Trânsito

Afogados da Ingazeira e Carnaíba receberam a Caravana DETRAN nos Municípios de 2019. A ação ocorreu por meio de parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN) e as duas prefeituras.

O evento teve foco na prevenção de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas e reuniu especialistas na área de saúde, mobilidade urbana, condutores de veículos e pilotos de motos. Foram debatidos temas ligados à segurança no trânsito, com palestras, dicas sobre boa conduta no trânsito e sorteio de brindes. O público ainda foi alertado para os elevados números de acidentes envolvendo motociclistas em Pernambuco e as medidas que podem ser tomadas para evitar riscos a própria vida no trânsito.

Na ação, a coordenadora de Educação para o Trânsito, Luciana Carvalho, falou que Caravana Detran nos Municípios é um programa vitorioso, que prioriza a conscientização das pessoas em benefício da segurança no trânsito. Euda Costa, analista de trânsito da Escola Pública de Trânsito do DETRAN, proferiu palestra sobre a segurança no trânsito e acidentes de moto, chamando atenção dos motociclistas sobre a necessidade do uso correto de equipamentos de segurança.

Além do fórum, a Caravana do Detran nos Municípios desenvolveu em parceria com as prefeituras outras ações como blitz educativa e palestra para alunos.

Acidente com ônibus do cantor Jonas Esticado deixa três feridos no Maranhão

Um ônibus da equipe do cantor Jonas Esticado se envolveu em um acidente e três pessoas ficaram feridas na BR-226, no Maranhão. O caso aconteceu na madrugada desta sexta-feira (9) na região de Tuntum, a cerca de 300 km de São Luís. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), informações preliminares apontam que o ônibus bateu na traseira de um caminhão e acabou saindo da pista. Jonas Esticado não estava no ônibus. Nas redes sociais, o próprio cantor informou que ninguém ficou ferido e todos passam bem. A agenda do shows também não sofreu alteração para este fim de semana.

Confira a previsão do tempo para neste sábado e domingo em todas as regiões de PE

A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) informa que a Região Metropolitana do Recife recebe chuva rápida isolada no início da manhã e à noite, neste sábado (10). A temperatura mínima pode chegar aos 19°C, o que não é muito comum na região, a máxima alcança os 28°C. Segundo a Apac, o Agreste não recebe chuva durante o primeiro dia de fim de semana e registra a menor temperatura de Pernambuco com 16°C. Sem chuva, o Sertão de Pernambuco e São Francisco deve fazer calor com a temperatura máxima em 34°C e 31°C, respectivamente.

Sertão de Pernambuco

Parcialmente nublado a claro sem chuva em toda a região ao longo do dia .
Temperatura(ºC): Estável
Máxima: 34º Mínima: 17º