Clínica Médica

Dr. Robson Stênio

Auto Unidos

Miss Dourada

Dr. Fred Barros

Gordo Construções

AC- Assessoria Contábil e Tributária

Odonto Center

Sertão Online

Supermercado Queiroz

PASC – Mais Saúde

Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus

BMG Correspondente Antônio Filho

Clínica Santa Lúcia

Casa Shopping Center

ADRIANTUR

Costa Lira

Farmácia Boa Saúde

Centro Clinico

Deixe Seu Like

COMPESA resolve vazamento de grande porta na Adutora do Pajeú

A Compesa informou em nota que, em menos de 24h, conseguiu consertar o vazamento de grande porte na Adutora do Pajeú e retomar a operação do Sistema. Sofreram com o estouramento os municípios de Quixaba, Carnaíba, Tabira, Iguaracy, SJEgito, Santa Terezinha, Tuparetama, Itapetim e o distrito de Riacho do Meio (São José do Egito).

Agora, diz a entidade, estão recebendo água normalmente, de acordo com o calendário de distribuição de cada localidade.

Centenário de Zé Dantas, compositor parceiro de Luiz Gonzaga, terá programação especial em PE

Há cem anos nascia um dos maiores parceiros de Luiz Gonzaga, o compositor Zé Dantas, que, ao lado de Humberto Teixeira, compôs boa parte do universo da música gonzaguiana – canções como Xote das meninas e Imbalança. Para celebrar o centenário deste importante artista da música brasileira, a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), a Secretaria de Cultura do Recife, a Fundação de Cultura Cidade do Recife, o Museu Cais do Sertão, a TV Pernambuco e a Rádio Frei Caneca se uniram para realizar ações em torno da obra do compositor ao longo de 2021.
Para começar, essas instituições estão lançando uma programação inicial, de 26 de fevereiro a 6 de março, na qual se destaca produções audiovisuais e fonográficas sobre o “Dotô do Baião”. A programação será realizada durante os 10 dias com transmissões na TV Pernambuco, Rádio Frei Caneca, e nos canais no Youtube do Museu Cais do Sertão (www.youtube.com/caisdosertao) e Secult-PE (www.youtube.com/secultpe).
“Quando tivemos essa ideia de homenagear Zé Dantas, pensamos em possíveis parceiros como o Museu Cais do Sertão, que, como o próprio nome já anuncia, tem seu acervo voltado para o universo de Zé Dantas. A Fundação de Cultura Cidade do Recife seria uma parceria natural, tendo em vista possuir o Memorial Luiz Gonzaga. No caso da TV Pernambuco e da Rádio Frei Caneca, a parceria se consolidou na proposta de divulgação de produções audiovisuais e fonográficas que envolvem a obra de Zé Dantas”, explica Roberto Azoubel, coordenador de Literatura da Secult-PE e um dos responsáveis pela programação.
Para o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, José Manoel Sobrinho, homenagear Zé Dantas é uma forma de confirmar a força de um modo nordestino de existir e resistir no mundo pela arte. “A arte sobrevive ao tempo e ultrapassa qualquer limite da geografia humana. Zé Dantas fez de sua arte o seu modo de falar com o mundo. Comemorar os 100 anos de seu nascimento é motivo de orgulho para qualquer povo. Carnaíba deu ao mundo a voz potente deste mestre da poesia sertaneja, pernambucana. Para o Recife, é uma honra festejar sua existência. Um poeta que escreve A Volta da Asa Branca, Acauã, Sabiá, Riacho do Navio conhece com profundidade a alma humana. Zé Dantas é um artista de infinitas dimensões”, celebra.
“Desde que fomos procurados pela Secult-PE nos engajamos no projeto, até porque divulgar a cultura pernambucana é uma das missões da TVPE. Zé Dantas foi um compositor que marcou toda uma geração musical. Diante de um artista tão grande e que contribuiu tanto para a música nordestina e brasileira, precisamos passar o ano de 2021 destacando o trabalho deste grande parceiro de Luiz Gonzaga”, destaca Ivan Júnior, diretor de Programação e Produção da TV Pernambuco.
“O Cais do Sertão produziu, neste mês de fevereiro, uma série de conteúdos que foram veiculados nas nossas redes socais com o objetivo de divulgar a música e o legado de Zé Dantas. Desde o começo do mês, publicamos pelo Instagram, Facebook e Spotify uma série de homenagens para ele. E chegamos agora com uma grande comemoração conjunta, com a Secult-PE, Rádio Frei Caneca e TV Pernambuco, que vão vincular, a partir do dia 27, uma extensa programação webnários e produtos audiovisuais e fonográficos”, ressalta Maria Rosa, gerente do Museu Cais do Sertão.
A programação conta com a transmissão de dois webnários gravados e editados pela TV Pernambuco, com debates sobre o legado artístico de Zé Dantas: O primeiro é o “Um Dedo de Prosa – 100 Anos de ZéDantas”, com a participação de Lêda Dias, gerente de Políticas Culturais da Secult-PE; José Dantas, filho de Zé Dantas; e Anselmo Alves, documentarista, colecionador e pesquisador.
O segundo, “Um Dedo de Prosa – A Poética de Zé Dantas” tem a presença de Diviol Lira, assistente de Música da Secult-PE. Padre Luiz Marques Ferreira, pároco de Carnaíba; Cacá Malaquias, músico e educador musical; e Daniel Bueno, cantor, compositor e escritor.
Dentre outros destaques da programação, haverá também a exibição do show Duetos, de Marina Elali, neta de Zé Dantas, que fará uma homenagem ao legado do avô. Já a partir de sábado (27), e ao longo de todo o ano, serão exibidos os programas “Pílulas do Zé”, na TV Pernambuco, Rádio Frei Caneca e redes sociais da Secult-PE e Cais do Sertão, contando um pouco sobre a vida e obra deste artista.
Também está prevista, no sábado (27), uma sessão do curta-documentário pernambucano “Psiu!”, trabalho autobiográfico sobre Zé Dantas dirigido por Antonio Carrilho, e com produção e codireção de Juliana Lima. O filme será exibido na TV Pernambuco, às 18h.
Com duração de 20 minutos, “Psiu!” retrata a vida e a obra de José de Souza Dantas Filho, nascido em Carnaíba, no Sertão do Pajeú pernambucano. No documentário, a trajetória dele é revista e conta com o suporte de imagens e gravações inéditas com a voz do compositor, além de depoimentos de nomes como Ariano Suassuna, Marina Elali, Yolanda Dantas (viúva), Geraldo Azevedo e demais parentes.
Ainda neste sábado (27), das 11h às 12h30, um debate ao vivo na Rádio Jornal, conduzido pelo comunicador Wagner Gomes e organizado em parceria com a Fundação de Cultura Cidade do Recife e o Memorial Luiz Gonzaga, reunirá especialistas para tratar sobre a importância e perpetuidade da obra de Zé Dantas, que tão bem retratou toda beleza e dureza da vida no Sertão Nordestino.
QUEM FOI? – José de Sousa Dantas Filho, compositor e poeta, nasceu no município pernambucano de Carnaíba (27/2/1921) e faleceu no Rio de Janeiro (RJ) (11/3/1962). Em 1947, conheceu Luiz Gonzaga, de quem se tornou um dos principais parceiros musicais, ao lado do também compositor Humberto Teixeira. Três anos depois, em 1950, Luiz Gonzaga gravou algumas de suas composições, como Vem, Morena, A Dança da Moda, o xote Cintura Fina, entre outros, dando início a uma das parceiras musicais mais exitosas da música brasileira.
PROGRAMAÇÃO DO CENTENÁRIO ZÉ DANTAS
(De 26 de fevereiro a 6 de março)
Sexta-feira (26/02)
15h – Quadro Poética – Salada Pop / Especial ZéDantas
(O poética é um quadro veiculado diariamente no programa Salada Pop, apresentando um(a) poeta e alguma de suas obras declamadas na Rádio Frei Caneca).
Rádio Frei (101.5 FM, www.freicanecafm.org ou pelo app)
Sábado (27/02)
10h – Lançamento dos webnários ‘Um Dedo de Prosa – 100 anos de ZéDantas’ e “Um Dedo de Prosa – A Poética de ZéDantas”
YouTube da Secult-PE (www.youtube.com/secultpe)
11h – Mesa de Bar, programa de rádio conduzido pelo comunicador Wagner Gomes e organizado pela Fundação de Cultura da Cidade do Recife/Memorial Luiz Gonzaga, com pesquisadores/especialistas da obra de ZeDantas.
Rádio Jornal (90.3 FM, www.radiojornal.ne10.uol.com.br/ao-vivo/recife ou pelo app)
18h – Transmissão de ‘Um Dedo de Prosa – 100 Anos de ZéDantas’
Rádio Frei (101.5 FM, www.freicanecafm.org ou pelo app) e Youtube do Cais do Sertão (www.youtube.com/caisdosertao)
18h – Exibições do curta-metragem “PSIU!” e do show Duetos da Marina Elali
TV Pernambuco (RMR: 46.1; Caruaru: 12.1; Petrolina: 13.1)
19h – Programação musical ZéDantas
Rádio Frei Caneca (101.5 FM, www.freicanecafm.org ou pelo app)
Domingo (28/02)
Lançamento da playlist ‘ZéDantas’ no Spotify do Cais do Sertão
15h – Exibição de ‘Um Dedo de Prosa – 100 Anos de ZéDantas’
TV Pernambuco (RMR: 46.1; Caruaru: 12.1; Petrolina: 13.1)
Quarta-feira (3/03)
18h – Exibição de ‘Um Dedo de Prosa – 100 anos de ZéDantas’
Youtube do Cais do Sertão (www.youtube.com/caisdosertao)
Sábado (6/03)
18h – Transmissão de ‘Um Dedo de Prosa – A Poética de ZéDantas’
Rádio Frei Caneca (101.5 FM, www.freicanecafm.org ou pelo app)
19h – Programação musical ZéDantas
Rádio Frei Caneca (101.5 FM, www.freicanecafm.org ou pelo app)
ATIVIDADES EXTRAS
*A partir do dia 27/02 e ao longo do ano: Exibições das Pílulas do Zé, na TV Pernambuco, Rádio Frei Caneca e redes sociais da Secult-PE, Museu Cais do Sertão, Fundação de Cultura Cidade do Recife e Secretaria de Cultura do Recife.

Pernambuco proíbe atividades não essenciais entre 22h e 5h em todo o território

Urgente

O Governo de Pernambuco anunciou nesta sexta-feira (26.02), novas medidas restritivas, válidas para todo o território.

A partir da noite do próximo sábado (27.02), até o dia 10 de março, estará proibida qualquer atividade não essencial, entre as 22h e as 5h.

A decisão, comunicada pelo governador Paulo Câmara em pronunciamento, tem o objetivo de conter o novo avanço da doença, que pressiona o sistema de saúde estadual, registrando atualmente uma taxa de ocupação de UTI acima dos 90%.

Na última quarta-feira (24.02), o governador já havia divulgado ações restritivas para 63 municípios do interior. Nas Gerências Regionais de Saúde (Geres) II, IV e IX, com sedes em Limoeiro, Caruaru e Ouricuri, as atividades econômicas e sociais estão proibidas, entre 20h e 5h. Nos próximos dois finais de semana, as atividades estarão proibidas entre 17h e 5h, nessas regionais.

“A polícia e os órgãos de fiscalização estarão nas ruas para observar o cumprimento desse novo decreto. Vamos monitorar os dados minuto a minuto neste fim de semana e, caso os índices permaneçam piorando, novas medidas restritivas podem ser anunciadas já no início da próxima semana”, advertiu Paulo Câmara.

Além dessas novas medidas, foi anunciada também a ampliação das equipes de logística, para diminuir ainda mais o prazo de entrega de vacinas assim que elas chegarem ao Recife. O governador informou também que vai avançar na oferta de vagas de UTI, com a entrada em operação, já neste fim de semana, de mais 30 leitos no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, no Recife.

Segundo Paulo Câmara, hoje o Estado conta com quase dois mil leitos dedicados aos pacientes infectados pelo vírus, sendo 998 de UTI, em 16 municípios. É a segunda maior rede de leitos de terapia intensiva do País. “Este é mais um momento decisivo na nossa luta contra a Covid. Já ficou claro que cada um precisa fazer a sua parte, usando máscara, higienizando as mãos e evitando aglomerações”, completou o governador.

Link para o pronunciamento: https://we.tl/t-H9y5k5IlCv

Choveu nessa quinta(25) em algumas cidades pajeuzeiras. / Tabira 25 mm.

Ontem quinta-feira(25) choveu em Stª Terezinha 3 mm, Tabira 25 mm e Ingazeira 15 mm.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu um alerta, na noite desta sexta, sábado e domingo, para a possibilidade de chuvas moderadas a forte no Recife, Agreste, Mata Norte e Sertão de Pernambuco.

“A previsão do tempo da APAC indica chuva com intensidade moderada a forte, em áreas mais ao norte do estado de Pernambuco, deslocando-se no decorrer do dia para áreas mais centrais do Estado”, diz o alerta.

A previsão é válida até às 19hs desse domingo(28).

A Defesa Civil do Recife informa que mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h.

Conforme o órgão, a orientação é que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco procurem abrigos seguros e acionem o serviço.

Vereadores de Serra Talhada, Tabira e SJEgito recebem os maiores salários da região

Vereadores de Serra Talhada, Tabira e São José do Egito recebem os maiores salários da região

Em pesquisa exclusiva, feita pelo Blog do Erbi, nos portais da transparência de cada Câmara de Vereadores, das 17 cidades da região do Pajeú, mostra quanto cada parlamentar ganha para exercer a função de “primeiro” representante do povo, como muitos gostam de chamar.

Em tempos difíceis de pandemia, em que muitas vezes tem faltado recursos para saúde, a verba que paga os salários dos vereadores e mantém funcionando as Câmaras Municipais, tem que ser obrigatoriamente repassada pelas Prefeituras, em data pré-definida, chamada de duodécimo.

Esse levantamento tem o objetivo de mostrar a sociedade quanto custa os parlamentares municipais, para que cada cidadão possar cobrar daquele que ajudou a eleger, para que faça um trabalho voltado de fato a população.

Segundo os dados dos portais, a Câmara de Vereadores de Serra Talhada é quem paga o maior salário entre os parlamentares do Pajeú, o valor bruto é de R$ 8.016,00 (Oito mil e dezesseis reais). A segunda Câmara que paga mais é a de Tabira, R$ 7,698.94 (Sete mil, seiscentos e noventa e oito reais e noventa e quatro centavos).

Os vereadores de São José do Egito, são os terceiros mais bem pagos da região, com salário bruto de R$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos reais).

Já Calumbi com salários de R$ 4.700,00 (Quatro mil e setecentos reais), e ingazeira e Solidão com valores pagos aos parlamentares de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) mensais, tem os menores salários.

Confira a lista completa do salário dos vereadores de cada município do Pajeú:

Serra Talhada – R$ 8.016,00

Tabira – R$ 7.698,94

São José do Egito – R$ 7.500,00

Carnaíba – R$ 6.950,00

Itapetim  – R$ 6.800,00

Santa Cruz da Baixa Verde – R$ 6.070,00

Afogados – R$ 6.012,00

Flores – R$ 6.000,00

Triunfo – R$ 5.800,00

Brejinho – R$ 5.064.50

Quixaba – R$ 5.064,45

Tuparetama – R$ 5.064.45

Iguaracy – R$ 5.000,00

Santa Terezinha – R$ 4.853.38

Calumbi – R$ 4.700,00

Ingazeira – R$ 4.000,00

Solidão – R$ 4.000,00

Prefeitura de Ouro Velho-PB realizou entrega de sementes de algodão a produtores cadastrados

Prefeitura de Ouro Velho realizou entrega de sementes de algodão a produtores cadastrados

A prefeitura de Ouro Velho realizou nessa quinta-feira (25) à entrega de sementes de algodão aos produtores cadastrados. Esta iniciativa da prefeitura, é para reintroduzir o cultivo do algodão na economia do município.

O secretário de Agricultura, Paulo Jorge pontuou que estas primeiras sementes entregues aos pequenos agricultores, faz parte de um plano macroeconômico que visa recolocar Ouro Velho nos próximos 10 (dez) anos em uma posição de destaque do cultivo do Algodão na região do cariri paraibano. A solenidade de entrega das sementes foi realizada em frente à sede da secretaria de agricultura, o prefeito Dr. Augusto Valadares (DEM), participou do evento.

Augusto revelou que estas primeiras sementes, é apenas o início de um grande plano econômico que será realizado através do cultivo do algodão em Ouro Velho.

Em SJEgito idosos com 82 anos ou mais começaram a ser vacinados nessa quinta (25)

Em SJE idosos com 82 anos ou mais começaram a ser vacinados nessa quinta (25)

Blog do Erbi / No mesmo dia em que o município de São José do Egito recebeu 340 doses de vacinas, e seguindo uma recomendação da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, foi iniciada a vacinação no grupo de idosos com 82 anos ou mais.

Para agilizar a imunização, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um drive-thru no PSF Central, das 18h as 20h. Segundo a coordenação do Programa Nacional de Imunização no município, 163 pessoas receberam a primeira dose da vacina de Oxford/astrazeneca, um recorde de imunização em tão pouco tempo de vacinação.

A partir dessa sexta (26), serão encaminhadas as doses restantes desse lote para todas as unidades de saúde da família do município.

Covid-19 | Sertão do Pajeú chega a 19.164 casos confirmados e 313 óbitos (26/02/2021)

 

Por André Luis/Blog Nill Junior / Blog do Erbi

PESSOAS AINDA DOENTES / INFECTADOS/ COM VÍRUS ATIVO.

Apesar do número parece pequeno, em relação a outros momentos da pandemia, quando muito mais gente estava doente de covid-19, o Pajeú assim como, o resto do Estado de Pernambuco parece viver uma escalada novamente na pandemia. Segundo as autoridades de saúde, o percentual de ocupação em leitos de UTI tem subido nas últimas semanas e já chega a 90%.

Pode parecer pequeno o percentual de apenas 2,31% de pessoas doentes, porem devemos lembrar que 442 pessoas estão enfrentando a fase aguda da covid-19 em casa ou nos hospitais, muitas delas estão entubadas nos leitos de UTI, sofrendo e deveremos lembrar disso, para nos proteger e evitar a disseminação do vírus.

Serra Talhada voltou a ocupar o topo dessa lista com 100 pessoas doentes, São José do Egito com 85 ativos é a segunda cidade com mais pessoas doentes, seguida por Afogados da Ingazeira tem 82 ativos e Carnaíba tem 69 pessoas doentes.

A lista segue com Iguaracy que tem 24, Tabira com 23, Triunfo tem 15, Flores 13, Itapetim e Calumbi estão com 8 ativos cada, Santa Terezinha 7.

Tuparetama está com 3 ativos, Solidão tem 2, Santa Cruz da Baixa Verde, Quixaba e a Ingazeira tem 1 cada.

Brejinho é a única cidade do Pajeú que não tem casos ativos a quase uma semana.

.

 

Carnaíba encaminha ofício com intenção de compra de vacinas contra a Covid-19

Ofícios foram encaminhados a Pfizer, Johnson & Johnson e União Química.

Por André Luis/Blog Nill Junior 

 

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, encaminhou nesta quinta-feira (25), ofícios com intenção de compra de vacinas à três farmacêuticas: Pfizer, fabricante da vacina Pfizer/BioNTech; Johnson & Johnson, fabricante da vacina de mesmo nome e a União Química, fabricante da vacina Sputnik V.

Nos ofícios, Anchieta se apega a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou estados e municípios a comprarem e a distribuírem vacinas contra a Covid-19.

Segundo o ofício, as vacinas serão adquiridas com recursos próprios do município – “que já estão reservados” e pede informações sobre quantidade de vacinas que poderão ser adquiridas pelo município.

Ao final dos ofícios, Anchieta se coloca à disposição e agrade “pelos esforços e estudos envidados na produção dessa vacina, a qual será extremamente importante para que milhares de vidas sejam salvas e a normalidade da população seja restabelecida”.  Leia abaixo a íntegra dos ofícios.

Ofício nº 41.2021 – GP. PMC

Ofício nº 42.2021 – GP. PMC

Ofício nº 43.2021 – GP. PMC

OS do Sul deverá gerir o SAMU Regional no Sertão

Empresa atua em 396 municípios e atende 18 milhões de pessoas

O Presidente do Cimpajeú, Luciano Torres, mais os prefeitos de Serra Talhada, Márcia Conrado e de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, que integram a Diretoria do Consórcio, participaram nesta quinta (25), de uma reunião no Recife para tratar da implantação do SAMU no Sertão do Pajeú.

A reunião contou ainda com a presença do Secretário de Saúde de Afogados, Artur Amorim, e  foi coordenada pelo Presidente da AMUPE, José Patriota. Serviu para discutir o processo de implantação do serviço na região.

Os Prefeitos puderam conhecer o trabalho e a expertise da OZZ saúde, empresa que atua na gestão de saúde, coordenando o SAMU em todo o Estado de Santa Catarina, no norte do Paraná e nas cidades de Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Ponta Grossa (PR). São 396 municípios e mais de 18 milhões de habitantes em sua área de atuação.

Na próxima semana o CIMPAJEÚ dará o “start” para a implantação do serviço, com a elaboração do termo técnico de referência para a contratação do serviço. A estimativa é que, esse primeiro momento de implantação seja realizado com recursos exclusivamente dos municípios. Com o serviço em funcionamento, há a previsão de que Estado e União cheguem com suas respectivas contrapartidas.

“Foi uma reunião de trabalho bastante produtiva, com boas perspectivas para que possamos, muito em breve, colocar o SAMU em funcionamento para atender à população dos municípios que integram o CIMPAJEÚ,” destacou o Prefeito de Afogados, Alessandro Palmeira. Márcia Conrado também comemorou nas redes sociais. “Um sonho que está cada vez mais próximo de se tornar realidade, agilizando o serviço de urgência e emergência”, comemorou.

Luciano Torres debate Cimpajeú na Perpart

Blog Júnior Finfa

O prefeito de Ingazeira e Presidente do Cimpajeú, Luciano Torres, teve uma reunião muito produtiva, nessa quinta (25),  na Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), com o Presidente Nilton Mota e o vice-presidente Albérico Rocha.

Torres fez uma solicitação ao Presidente da  Perpart para firmar uma parceria com a finalidade de proporcionar a regularização fundiária nos munícipios associados do Cimpajeú. A demanda teve sinalização positiva do Presidente da Perpart. “Vamos realizado a regularização fundiária em cada munícipio associado do Cimpajeú. Após o serviço concluído, vamos realizar a entrega de Escrituras Públicas registrada em Cartório gratuitamente aos proprietários, ficando seu imóvel totalmente regularizado”, garantiu.

“Esta ação de regularização fundiária faz parte de um programa do governador Paulo Câmara, mostrando que a regularização fundiária é importante para a população pernambucana”, pontuou Nilton Mota.

Luciano Torres ainda teve agenda na AMUPE, tratando da ativação do SAMU na III Macrorregião, visitou o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos, onde foram debatidos vários temas relacionados ao munícipio Mãe do Pajeú.

~~Giro pelos Blog’S (Sexta Feira 26/02/2021)~~

O espaço pernambucano

Aos poucos, Pernambuco vem recuperando o espaço privilegiado que sempre deteve no plano nacional. Em Governos passados, o Estado chegou a ocupar cinco gabinetes na Esplanada dos Ministérios, o da Caixa Econômica Federal e a Vice-Presidência da República. No Congresso, teve três presidentes da Câmara – Marco Maciel, Inocêncio Oliveira e Severino Cavalcanti. Lideranças de bancadas, perdeu a conta.

No Governo Bolsonaro, a única alma viva batia ponto na presidência da Embratur, hoje promovido a ministro do Turismo, o empresário e sanfoneiro Gilson Machado Neto. Mesmo com carreira política na Bahia, o deputado João Roma Neto (Republicanos), novo ministro da Cidadania, é pernambucano, ganhou gosto e oportunidades na vida pública no Estado. Projetado na carreira militar em Brasília, o novo presidente da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna, também é pernambucano de Barreiros, na Zona da Mata, ainda com fortes ligações afetivas com Recife.

Num plano mais secundário, a Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, do Ministério do Desenvolvimento Regional, é tocada pelo também pernambucano Tiago Pontes Queiroz. Esta pasta é resultado da fusão das antigas Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano e a Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos. Cuida da promoção do desenvolvimento regional e urbano, atuando no fortalecimento de sistemas produtivos inovativos locais e regionais, além da produção irrigada.

Também se destacam os pernambucanos Leonardo Gomes Vieira e Carlos Brito, o primeiro coordenador-geral de Finanças da Polícia Federal e o segundo sucessor de Gilson Neto na Embratur. No Congresso, André de Paula (PSD) é o segundo-vice-presidente da Câmara; Luciano Bivar (PSL), primeiro-secretário (o prefeito da Casa), e Marília Arraes (PT), segunda-secretária. Em cargos de lideranças, Danilo Cabral, do PSB; André Ferreira, PSC e vice-líder do Governo; Renildo Calheiros, do PCdoB, e Sebastião Oliveira, do Avante.

Já no Senado, o destaque fica para Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do Governo na Casa Alta. Ter espaço na corte não é apenas e sobretudo questão de status, mas sinônimo de poder. São cargos e funções importantes que, bem utilizados, podem ajudar muito o Estado a voltar a rugir como Leão do Norte, reassumindo a hegemonia econômica e política que sempre teve no cenário nacional.

Até no voo – O deputado Ricardo Silva (PSB-SP) participou de sessão da Câmara na tarde de ontem embarcado em um avião e foi visto no voo discursando. Ao fundo, outros passageiros circulavam pelo corredor da aeronave. Não se tratava de sessão deliberativa, mas de discursos. Isso é possível graças ao sistema de votação remota, que permite aos deputados participarem das sessões da Casa por meio de seus celulares. “Estou agora num avião, preocupado, em voo, mas falando aí da tribuna da Câmara”, disse. A assessoria de Ricardo Silva informou que ele se deslocava de Brasília para Ribeirão Preto (SP), sua base eleitoral.

O exemplo de Jarbas – Político de elevado espírito público, tendo sido prefeito do Recife e governador, o senador Jarbas Vasconcelos (MDB), que já havia liberado R$ 3 milhões da sua cota pessoal de emendas para projetos de infraestrutura do Governo do Estado, fez, ontem, um gesto muito mais amplo com o governador Paulo Câmara: aumentou seu repasse em mais R$ 2 milhões, totalizando R$ 5 milhões. O exemplo bem que poderia ser seguido pelos senadores Fernando Bezerra e Humberto Costa, assim como os 25 deputados federais.

André também – Segundo-vice-presidente da Câmara dos Deputados, André de Paula (PSD) garantiu, ontem, em entrevista ao Frente a Frente, que abriu mão de emendas no valor de R$ 3 milhões para somar às chamadas emendas de bancada em favor do Governo do Estado. Pelo menos até ontem, só ele e Jarbas se manifestaram. Na verdade, ninguém quer abrir mão de tanto dinheiro para atender a demanda de suas bases – os pedidos de prefeitos em peregrinação por Brasília. Só ontem, André recebeu mais de 30 prefeitos, embora nem todos votem com ele.

Pai e filho – A Procuradoria Geral da República enviou manifestação ao Supremo Tribunal Federal na qual pede o arquivamento de inquérito que apura pagamentos da Odebrecht ao deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) e a seu pai, o vereador Cesar Maia (DEM-RJ). Em 26 de agosto, a Polícia Federal havia conclui a investigação, indiciando Rodrigo e Cesar Maia pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e caixa 2 (falsidade ideológica eleitoral). A equipe do procurador-geral da República, Augusto Aras, no entanto, discordou do relatório da PF e apontou que não houve provas suficientes para apresentar denúncia contra eles.

O projeto é Miguel – Aos que desconfiam que o líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (DEM), possa se realinhar ao velho ninho socialista saindo candidato ao Senado na chapa do PSB ao Governo do Estado: sua prioridade absoluta é cuidar da pré-campanha do filho Miguel Coelho, atual prefeito de Petrolina, a governador. “Fernando não tem mais projeto pessoal. Seu grande sonho é ver o filho governando o Estado”, disse um prefeito do Sertão, que ouviu essa manifestação da própria boca do senador ao adentrar em seu gabinete no Senado para pedir emendas ao seu município.

CURTAS

GESTO – Cumprindo pauta em Brasília na última quarta-feira, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), não quis pisar o solo do Palácio do Planalto para prestigiar à posse do ministro João Roma Neto (Cidadania), mas fez um gesto com o amigo pernambucano: foi ao jantar de adesão de comemoração num restaurante de Brasília.

SUSPENSÃO – Diante da piora da pandemia, o Governo do Estado suspendeu as cirurgias eletivas em unidades públicas e privadas de 63 cidades nas regiões de Limoeiro e Caruaru, no Agreste, e Ouricuri, no Sertão. O Estado também informou que vai contratar 490 novos leitos para pacientes com Covid-19 na rede particular.

Perguntar não ofende: Roma Neto vai convocar pernambucanos para sua equipe na Cidadania ou apenas baianos?

Por Cláudio Soares*

A Câmara dos Deputados faz mobilização coletiva para votar a PEC (Projeto de Emenda Constitucional da Imunidade (impunidade). Os corruptos, para se protegerem das garras da justiça, conseguem tramitar o projeto em caráter de urgência.

Há um comodismo ensurdecedor dos brasileiros em relação a lentidão da aquisição da vacina contra o vírus. Isso é horroroso quando, passivamente, assistimos a mais de mil pessoas morrerem diariamente decorrente o coronavírus.

Essa inércia da sociedade brasileira tem um preço muito alto. Na proporção e dimensão da situação de flagelo do Ministério da Saúde cresce a disseminação da praga Covid-19 e mortes de pessoas jovens aumentam em todo País.

São mais de 250 mil pessoas mortas e mais de 10 milhões de infectados. A incompetência e irresponsabilidade do Governo Federal é algo estarrecedor. VACINA JÁ!

Milhares de pessoas já morreram e tantas outras podem morrer. É incrível, no meio desse pandemônio, os deputados fazerem conluio antirregimental para cuidar de suas proteções.

Mas, para votarem a PEC do auxílio alimentação emergencial, por conta do coronavírus, não demonstram nenhuma vontade política. Estão brincando com a paciência do povo.

*Advogado e jornalista

  Elielson Lima Blog

Coluna da sexta | O jogo do “resta um” da Oposição na Alepe

O que mais se comenta nos últimos dias é que a bancada oposicionista sofrerá um abalo e com a proximidade de mais uma eleição estadual. Tende a diminuir e nomes estratégicos podem aderir ao Governo.

A informação nos corredores da Assembleia é que alguns deputados já abriram diálogo com o Palácio do Campo das Princesas. Sem falar aqueles que já estão lá: William Brigido, João Paulo Costa e até o ex-líder do bloco Marco Aurélio Meu Amigo.

Sem falar as raras exceções como Priscila Krause e Manoel Ferreira, os demais parlamentares oposicionistas vem fazendo umas críticas mais brandas. A situação de Antônio Coelho, por exemplo, ficará condicionado a postura da família. Já Wanderson Florêncio deve esperar Ricardo Teobaldo. Por sua vez, Gustavo Gouveia e seu irmão – prefeito Marcelo (Paudalho) – devem ir com as próprias pernas.

Por fim, virou um verdadeiro jogo de resta um. É esse um que ficar terá a missão de “apagar a luz”. Do jeito que vai, Paulo terá uma Oposição menor que Eduardo Campos.

GESTO DE APROXIMAÇÃO – O governador Paulo Câmara recebeu o deputado Álvaro Porto em Palácio com sua penca de prefeitos e liberou muita coisa. Esse gesto foi entendido como um sinal claro de aproximação.

NÃO DESCARTOU – Em conversa com a coluna, Álvaro Porto não descartou nem confirmou nada. “Não tratamos de política, apenas de gestão. Vamos discutir isso na hora certa, não tenho problema com o Governo”, disse Porto.

AGRESTE CENTRAL – Se de fato Porto aderir a Frente Popular, os socialistas começarão a protagonizar uma região que eles nunca foram tão forte como agora: o Agreste Meridional.

RÁPIDAS

ADIOU – O deputado Daniel Coelho comemorou muito a obstrução na votação da PEC da Impunidade. Ele é contra a medida, enquanto a Câmara corre para aprovar.

APP – A Assembleia Legislativa lançou um aplicativo para divulgar todas as leis aprovadas na Casa de Joaquim Nabuco. Essa é mais uma ação desta gestão da Alepe para melhor a comunicação.

FORRÓ – O ministro do Turismo, Gilson Machado quer transformar o Forró em patrimônio imaterial do País. Ele levou essa proposta em comemoração dos 80 anos de Dominguinhos.

PINGA-FOGO: Os Ferreiras se mantém na Oposição?

Coluna da Folha/Edmar Lyra

Daniel Coelho pode ser opção oposicionista para a majoritária 

Distante da disputa pela prefeitura do Recife em 2020, onde um movimento dos próprios aliados culminou na sua desistência de tentar pela terceira vez o comando da capital pernambucana, Daniel Coelho é tido nas hostes oposicionistas como um importante nome para compor a chapa majoritária em 2022.

O parlamentar está em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados e é considerado um quadro de boa desenvoltura majoritária. Inclusive há quem afirme certo arrependimento de integrantes da oposição de não terem sustentado o projeto de Daniel em 2020, uma vez que a lógica da eleição evidenciou que sua candidatura seria extremamente competitiva para quebrar a polarização estabelecida entre João Campos e Marília Arraes.

Para um oposicionista em reserva, na hipótese de que Fernando Bezerra Coelho não tentará a reeleição pela oposição, o nome de Daniel agregaria bastante na metropolitana em caso de Miguel Coelho ser oficializado como o nome oposicionista para o governo. No caso de Anderson Ferreira ser o postulante ao governo também não seria descartada a hipótese da chapa ter Anderson, Daniel na vice e Fernando no Senado, o que facilitaria o entendimento do grupo e seria um palanque extremamente competitivo para enfrentar o poderio da Frente Popular no próximo ano.

Liberdade – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu que a Procuradoria Geral da República se manifeste sobre o pedido de concessão de liberdade provisória apresentado pela defesa do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ). Daniel foi preso em alegado flagrante após a divulgação de vídeo e segue detido, após a confirmação da prisão pelos plenários do STF e da Câmara de Deputados.

Auxílio – O Tribunal de Contas da União (TCU), presidido pela ministra Ana Arraes, estima que 7 milhões de pessoas podem ter recebido o auxílio emergencial de forma irregular e que outras 6 milhões de mulheres podem ter sido contempladas com a cota em dobro sem merecê-la. Os pagamentos indevidos foram calculados em R$ 54 bilhões, cerca de 18% dos R$ 293 bilhões efetivamente destinados ao programa no ano passado.

Acordo – O Supremo Tribunal Federal (STF) homologou o acordo de não persecução penal firmado entre o Ministério Público Federal e o atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência, deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM), após sua confissão de que “não havia declarado oficialmente o recebimento de doações eleitorais nas eleições de 2012 e 2014”. Lorenzoni agora terá que comprovar o pagamento de uma multa no valor de R$ 189 mil e fica livre da ação penal.

Estadual – O ex-prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, após passar oito anos no comando da cidade, se prepara para voltar à Assembleia Legislativa de Pernambuco em 2022. Filiado ao PTB, Izaías deverá oficializar a ida para outra sigla para entrar na disputa do próximo ano.

Prestação de contas – O deputado estadual Romero Sales Filho (PTB) preparou uma revista com a prestação de contas dos seus dois primeiros anos de mandato. Uma das suas principais bandeiras na Alepe é a melhoria do transporte público em Pernambuco.

Inocente quer saber – Sivaldo Albino conseguirá fazer uma boa gestão em Garanhuns?

Coluna do FinFa

Agenda 1 – O prefeito de Ingazeira e Presidente do Cimpajeú, Luciano Torres, teve uma reunião muito produtiva, ontem (25),  na Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), com o Presidente Nilton Mota e o Vice-presidente Albérico Rocha. Na ocasião Luciano Torres, fez uma solicitação ao Presidente da  Perpart, para firmar uma parceria com a finalidade de proporcionar a regularização fundiária nos munícipios associados do Cimpajeú, que foi fsinalizado positivamente pelo Presidente da Perpart. “Vamos realizado a regularização fundiária em cada munícipio associado do Cimpajeú, após o serviço concluído, vamos realizar a entrega de Escrituras Públicas registrada em Cartório gratuitamente aos proprietários, ficando seu imóvel totalmente regularizado. Esta ação de regularização fundiária, faz parte de um programa do governador Paulo Câmara, mostrando que a regularização fundiária é importante para a população pernambucana”, pontuou Nilton Mota.(Fotos:Finfa)

Agenda 2 – O prefeito da Ingazeira Luciano Torres, esteve ontem (25), visitando o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos onde foram debatidos vários relacionados ao munícipio Mãe do Pajeú.(Foto: Finfa)

Recepciona – O governador Paulo Câmara comanda, às 9 horas desta manhã, a solenidade de acolhimento aos 1,5 mil novos residentes médicos e profissionais de outras áreas da saúde. O início dos programas de residência está previsto para a próxima segunda-feira (01.03). Eles permanecerão em seus respectivos programas por um período de um a cinco anos, no caso da residência médica, e entre dois e três anos para as demais áreas.

Reunião – O prefeito de Quixaba-PE, Zé Pretinho (Avante), esteve ontem (25), em reunião com o Secretário Executivo de coordenação Geral da Secretaria Estadual de Saúde, Dr. Humberto Maranhão Antunes, na pauta, demandas relacionadas ao seu munícipio.

Drive-Thru – O Governo Municipal de São José do Egito, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando a vacinação da Covid=19, no formato ‘drive-thru’, ontem, no PSF Central, imunizou 162 pessoas com 82 anos ou mais. “A vacinação desse grupo prioritário continuará com as equipes de saúde da família”,disse o secretário Paulo Jucá.

Disse – “Sinto-me honrado em ser escolhido pela bancada do Avante, agradeço ao presidente e deputado Luís Tibe, pela confiança depositada. Pautarei nossa atuação na defesa do nosso Estado, nossa nação e na ordem do dia de todos os brasileiros, que é a Pandemia e seus efeitos na saúde e na economia”.(Deputado Federal, Sebastião Oliveira, novo líder do Avante na Câmara dos Deputados, em conversa com este blogueiro)

Frase –“Essa pandemia nos mostrou o valor do SUS. Agora temos uma noção melhor do quanto é necessário ter um política pública de saúde gratuita e universal. Por isso, sempre defendi a proximidade dos profissionais de saúde junto às famílias, da necessidade de abrir postos de saúde em todos os bairros e regiões”. (Miguel Coelho, prefeito de Petrolina)

Hoje – O Governo Municipal de Itapetim, realiza nesta sexta-feira (16), através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, o I Itapetim Diverso em homenagem ao centenário do poeta Pedro Amorim, que se estivesse vivo completaria 100 anos no dia 18 de setembro de 2021.Em conversa com este blogueiro o prefeito Adelmo Moura, afirmou que, em virtude da Pandemia, o evento será de maneira virtual e contará com a participação dos poetas Zé Adalberto, Lenelson Piancó, da poetisa Evelyn Marianny, e da dupla de repentistas Marcos Freitas e Lourival Batista, show cultural em tributo ao Poeta dos Vaqueiros também terá a participação musical de Aldinho do Acordeon, Zezo do Pajeú, e Alex do Acordeon e Banda. Para assistir basta só acessar o Facebook prefeituradeitapetimpe, o canal bernardogarapa no YouTuber e a Rádio Pedras Soltas FM, que vão transmitir tudo ao vivo a partir das 19 horas.

Você sabia – Que o Secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Claudiano Martins Filho e o Presidente do IPA, Kaio Maniçoba, confirmaram presenças na próxima reunião do Cimpajeú, que vai acontecer na cidade de Betânia, no próximo dia 26 de Março.

No Ministério – O prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca), esteve no Ministério da Saúde, para uma reunião com Gustavo Pires, Assessor Especial do Ministro Eduardo Pazuello. e a equipe técnica no ministério, na pauta as reinvidicações indicados pelo deputado federal André de Paula, entre elas: Academia da Saúde da Pindoba, Academia da saúde da Samambaia, 1 Aparelho eletroencefalograma, 1 revelador digital de raio X e 1 Ambulância UTI móvel.“Agradeço ao nosso representante André de Paulo pelas suas intervenções para o melhor de nossa Custódia”, disse Manuca.

Perguntar não ofende – Teremos surpresas em breve na política de Pernambuco?

Há 33 anos, Exército disse o que pensava sobre Bolsonaro: “indigno para a carreira das armas”

Órgão de imprensa oficial do Exército publicou em fevereiro de 1988 um texto que diz que Bolsonaro e outro capitão “faltaram com a verdade e macularam a dignidade militar” e são “considerados indignos para a carreira das armas”, após Bolsonaro tentar estourar bombas em unidades militares.

O jornalista Rubens Valente, em sua coluna no portal UOL, relata que, “há 33 anos, em uma quinta-feira como hoje, o ‘Noticiário do Exército’, veículo oficial da instituição produzido no Quartel General do Exército em Brasília, circulou com um raro editorial na capa. Trata-se de uma manifestação de desapreço que circulou por todas as unidades militares no território nacional contra o então capitão Jair Bolsonaro, na época com 32 anos”.

“Intitulado ‘A verdade: um símbolo da honra militar’, o texto de 25 de fevereiro de 1988 diz que Bolsonaro e outro capitão “faltaram com a verdade e macularam a dignidade militar”. Cita conclusões de ‘Conselhos de Justificação’ instaurados para investigar os dois militares depois que a revista ‘Veja’ divulgou, em outubro de 1987, reportagem sobre um suposto plano de Bolsonaro para estourar bombas em unidades militares. De acordo com a revista, a ideia de Bolsonaro era protestar contra os baixos salários dos militares e, assim, prejudicar o comando do então ministro do Exército, Leônidas Pires Gonçalves. Em junho de 1988, Bolsonaro acabou absolvido das acusações pelo STM (Superior Tribunal Militar)”, relata o jornalista.

O jornalista acrescenta que “as conclusões do Exército do início daquele ano foram totalmente diferentes, como descreve o editorial de 16 parágrafos do ‘Noticiário’. ‘ fato e tais circunstâncias tornaram os oficiais passíveis de serem considerados impedidos de continuar a pertencer aos quadros de nosso Exército, se assim forem julgados pelo STM. O Exército tem, tradicionalmente, utilizado todos os meios legais para extirpar de suas fileiras aqueles que, deliberada e comprovadamente, desmerecem a honra militar. A verdade é um símbolo da honra militar’, diz o editorial”.

Segundo Valente, o texto do exército ressalta que “Tornaram-se [Bolsonaro e seu colega], assim, estranhos ao meio em que vivem e sujeitos tanto à rejeição de seus pares como a serem considerados indignos para a carreira das armas. Na guerra, já plena de adversidades, não se pode admitir a desonra e a deslealdade que não do lado inimigo, jamais do lado amigo.”

Dom Egidio Bisol lança Campanha da Fraternidade a nível diocesano

Na noite da última quarta (24), aconteceu no Centro de Formação Pastoral Stella Maris, em Triunfo, a abertura da Campanha da Fraternidade 2021 a nível diocesano.

A Campanha da Fraternidade deste ano que é ecumênica tem como tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”. E como lema o trecho da carta de Paulo aos Efésios: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14ª). A abertura aconteceu com a celebração da Santa Missa presidida pelo bispo diocesano dom Egidio Bisol e que contou com a presença de todos os padres da diocese e de seminaristas que estão cursando Teologia.  Em sua homilia, dom Egidio frisou que, desde 1985, a Campanha da Fraternidade retoma situações existenciais do povo brasileiro como fome, terra, trabalho, família, menores, negros, mulheres, jovens, encarcerados, desempregados, idosos, doentes, etc, e de problemas sociais graves como falta de paz, violência, políticas públicas, crimes ambientais, e que todos precisam continuar trabalhando em busca da fraternidade. “Precisamos sim, continuar trabalhando com maior empenho para construir a verdadeira fraternidade. É isso que queremos com a Campanha da Fraternidade que nossa Igreja celebra em comunhão com a CNBB, com as outras dioceses e este ano também com outras Igrejas”, disse.  Ao final, o bispo confirmou o empenho da diocese com a Campanha da Fraternidade e com a unidade dos cristãos. “Apesar de todas as dificuldades que experimentamos no caminho desafiador do ecumenismo, nossa Igreja no Pajeú quer continuar sua caminhada colaborando para a unidade de todos cristãos e deseja aproveitar dessa oportunidade linda que é a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021”, afirmou.

Em Brasília, Adelmo Moura buscando recursos para Itapetim

O Prefeito e o Deputado falaram para o Blog do Marcello Patriota e para  Rádio Gazeta FM SJEgito, na manhã dessa quinta-feira(24).

O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, esteve em Brasília em busca de recursos e melhorias para o município. Adelmo esteve no gabinete do deputado federal, Gonzaga Patriota, solicitando emendas parlamentares para a construção de banheiros (Melhorias Sanitárias Domociliares na Zona Rural) e aquisição de um novo ônibus TFD- Tratamento Fora de Domicílio, para levar pacientes para o Recife. O prefeito também visitou o gabinete do senador Jarbas Vasconcelos, onde recebeu a notícia do chefe de gabinete, Aristeu Plácido, que o senador Jarbas destinou uma emenda de R$ 350 mil para a compra de uma retroescavadeira para o município.

“Estou muito feliz e vamos continuar a nossa luta para trazer muitas outras conquistas para o nosso município”, disse o prefeito.

Prefeitura de SJEgito começou a pagar salários de Fevereiro

Prefeitura de São José do Egito manterá comércio fechado aos domingos |  HOJE PERNAMBUCOA Prefeitura de São José do Egito anunciou o inicio do calendário de pagamento dos servidores municipais nessa quinta (25), referente o mês de Fevereiro.

Os servidores da Secretaria de Educação estão recebendo nesta quinta (25). O cronograma com as demais secretarias a serem pagas, serão anunciadas nos próximos dias.

A AUTOUNIDOS fechando mais parcerias.

Nenhuma descrição disponível.A AUTOUNIDOS acaba de fechar mais uma importante parceria! Agora com o Laboratório Nossa Senhora do Carmo ( @labonscarmo ), onde o associado AUTOUNIDOS terá 20% de desconto em vários exames laboratoriais*

A matriz do Laboratório Nossa Senhora do Carmo fica situado na Rua Marechal Rondon, 65, São José do Egito-PE, em frente a Escola Edson Simões *Consultar quais exames tem esse desconto.

A Autounidos oferece a proteção veicular que você precisa para sua moto ou carro, contra roubo, furto, colisão, perda total, e ainda dá assistência 24h com hospedagem, cobertura para terceiros, auxílio funeral e muito mais, e o preço? Esse é justíssimo, faça parte do maior e melhor clube de benefícios da região.

Na Autounidos você não é um cliente, você é associado, e ainda ganha descontos em diversos estabelecimentos locais e nacionais. Tá esperando o que, para dar uma passadinha no Escritório da Autounidos em São José do Egito, na rua Dom José Pereira Alves, 149. Se preferir também pode ligar ou mandar um zap para mais esclarecimentos, através do telefone (87) 99678.3277

Choveu ontem (24) na Região do Pajeú. Stª Terezinha 41 mm. Brejinho 24 mm.

Municípios pajeuzeiros registarram chuvas ontem, quarta-feira(21) Santa Terezinha já registra 171mm de chuvas neste mês de fevereiro e 176.5 no acumulado do ano, pois janeiro foi um mês onde as precipitações d’água foram uma das mais poucas dos últimos anos para o período, isso de acordo com dados apurados pelo Blog junto ao Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).
Na noite dessa quarta-feira (24) a chuva voltou com força na área da cidade e zona rural, somando 41mm. Os pequenos açudes do município já somam recarga d’água.
Brejinho 24 mm, Tabira 4 mm, SJEGito 2 mm, Solidão 8 mm, 4 mm em Quixaba, Ingazeira 4 mm  e 22 em Tuparetama, que é até agora os campeão das chuvas na Região, a Princesinha do Pajeú desde o inicio de janeiro acumula 233 mm. Ontem menos choveu até agora foi Flores com 75 mm.

Salgueiro vence Afogados na largada do Campeonato PE

Foto: Cláudio Gomes

Atual campeão pernambucano, o Salgueiro começou a luta pelo bicampeonato com o pé direito. Jogando em casa, no estádio Cornélio de Barros, o Carcará venceu o clássico sertanejo contra o Afogados por 1×0, nesta quarta (24), também pela primeira rodada do Campeonato Pernambucano. O gol da equipe comandada pelo técnico português Daniel Neri foi marcado pelo zagueiro Leozão aos 35 minutos do segundo tempo.

Depois de muita celeuma por ter anunciado que não iria jogar a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste por conta da crise financeira, o Salgueiro voltou atrás, mas deixou uma grande dúvida sobre seu desempenho nas competições. Porém, pelo menos na estreia no Estadual, o Carcará foi melhor do que a Coruja, equipe treinada agora por Sérgio China. O Salgueiro volta a jogar domingo, contra o Bahia, pela Copa do Nordeste. O Afogados joga na quarta-feira (3) em casa, no estádio Vianão, contra o Retrô.

Amupe tem chapa única encabeçada por José Patriota

A Comissão Eleitoral da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), divulgou nesta segunda-feira (21) a inscrição de apenas uma chapa para o pleito da Associação, marcado para acontecer de maneira remota na próxima segunda-feira, 1 de março.
Na diretoria executiva, com José Patriota na presidência, a chapa possui ainda cinco prefeitas e dois prefeitos, a mais representativa na perspectiva de gênero da história, além de congregar a representação de 37 municípios pernambucanos. Este marco reflete a unidade institucional que hoje vive a Amupe e o movimento municipalista de Pernambuco, com participação de 15 partidos políticos (PSB, MDB, PP, PSD, PSDB, AVANTE, PT, SD, PL, PSL, PTB, CIDADANIA, PODEMOS, REPUBLICANOS, DEM) e um só objetivo: a melhoria da vida da população.
O pleito está marcado para acontecer na próxima segunda-feira (01/03), das 08h às 17h, com sistema de votação eletrônico, com garantia à segurança do voto de cada participante finalizado o horário de votação, a chapa escolhida tomará posse logo após a divulgação do resultado, em assembleia extraordinária. (Rádio Vivo)

Prefeitura de Afogados divulga resultado de seleção de professores

A Secretária de Educação de Afogados da Ingazeira divulgou, no final da tarde desta terça-feira (24), o resultado da seleção pública para professores da Escola Padre Carlos Cottart.

Das doze vagas previstas, foram preenchidas onze, uma vez que houve apenas um aprovado no componente curricular língua estrangeira.

O prazo recursal do resultado final é até a quinta-feira (25), de 8 às 12h. O resultado dos recursos, caso haja algum, sai até às 17h da sexta (26).

Clique aqui e confira o resultado (Os candidatos que preencherão as vagas estão identificados como classificados(as)).

Rádio Cidade FM de Tabira tem concessão renovada no Ministério das Comunicações

Emissora também recebeu autorização para mudar de frequência e ampliar o alcance do sinal

Prestes a completar 11 anos de relevantes serviços prestados à comunicação na região do Pajeú, a Rádio Cidade FM de Tabira renovou, junto ao Ministério das Comunicações, a sua concessão que autoriza o funcionamento da emissora por mais 10 anos.

Outro motivo de comemoração para os ouvintes da emissora e sua equipe de profissionais é que também saiu a autorização para a mudança de frequência e a ampliação do alcance do sinal da emissora. Atualmente cerca de 35 cidades de Pernambuco e Paraíba recebem, totalmente ou parcialmente, as ondas sonoras da Rádio Cidade que hoje opera em 88,7, mas com a mudança em breve irá para 97,7.  A boa notícia foi dada pelo diretor da Rádio, Felipe Marques, no Programa Radar da Cidade desta terça-feira (23) ao lado dos comunicadores Júnior Alves, Simone Pessoa e Anchieta Santos.  “Vamos adquirir novos equipamentos, já estamos fazendo novos móveis, vamos renovar a plástica da rádio com a nova frequência e a expectativa é que no aniversário de 11 anos em abril a gente já esteja com tudo isso pronto para festejarmos ainda mais essa grande conquista”, disse Felipe Marques.

Diógenes Patriota e João de Maria tem agenda conjunta em Recife

Nenhuma descrição disponível.

Nessa quarta-feira(24), o vice-prefeito de Tuparetama, Diógenes Patriota (Solidariedade) e o presidente da Câmara de Vereadores de São José do Egito, João de Maria (PSB), estiveram em agenda conjunta no Recife. Eles estiveram solicitando emendas parlamentares no escritório do Senador Jarbas Vasconcelos, em  Recife. Na ocasião, os representantes das cidades có-irmãs, apresentaram solicitações que buscam viabilizar ações para os dois municípios. Os dois se encontraram com Jarbas Filho, filho do Senador. O resultado da agenda será apresentado no retorno dos políticos às suas bases. “Foram atendidas nossas solicitações para agricultura tanto para Tuparetama como para São José”, comemorou Diógenes. Ele ainda estiveram com o Secretário de Agricultura do Estado, Claudiano Martins.

Programação do Tributo a Virgulino começa no próximo dia 26 em Serra Talhada

https://1.bp.blogspot.com/-MjMBVCp96hE/YC3PrBCvpTI/AAAAAAAAnIM/gYy17B1OnMED1O9GCusSXUqcwEzWglUAwCLcBGAsYHQ/w400-h266/As-Severinas-178.jpg

(As Severinas estará no Tributo )

O evento “Tributo a Virgulino – A celebração do Cangaço”, que desde 1994 é apresentado anualmente em Serra Talhada, vai ser realizado em novo formato devido à pandemia da Covid-19. A programação, com diversas linguagens artísticas, e que traz a cultura do Sertão, vai acontecer de forma online, entre os dias 26 e 28 de fevereiro, a partir das 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do grupo Cabras de Lampião.

Dessa forma, não apenas quem estiver em Serra Talhada poderá acompanhar a programação, mas sim gente de qualquer parte do Brasil ou do mundo.

O evento contará com palestras, apresentação de grupos de xaxado (dança típica dos cangaceiros), pastoril, capoeira e uma celebração religiosa. Quem abre o ciclo de palestras, na sexta-feira (26), é o pesquisador e escritor do Cangaço, Anildomá Willians de Souza, profundo conhecedor da história de Lampião, que falará sobre a vida e os causos do famoso cangaceiro. Ele vai tratar sobre “Lampião e o Sertão do Pajeú”.

Haverá ainda as apresentações dos poetas repentistas, Janailson Mariano e Janaildo Mariano, do Grupo de Xaxado Zabelê, do Pastoril de Maria e da cantora triunfense Jéssica Caitano e A Cristaleira. “Não é apenas um evento, trata-se de uma ação cultural onde o centro da atividade é a arte do sertão do Pajeú”, explica Anildomá Willians de Souza.

A agenda do Tributo a Virgulino, no sábado (27), também conta com a palestra do poeta, dançarino e ator Karl Marx – “A influência do Cangaço na Cultura Popular”, além das apresentações dos poetas repentistas Damião Enésio e Zé Carlos do Pajeú, do grupo de Xaxado Gilvan Santos, do grupo Mistura Pernambucana e a banda As Severinas.

Para fechar o evento, no domingo (28), às 9h, será veiculada ainda a celebração da missa, com o Padre Josenildo, sendo um dos pontos alto da programação, pois no ofertório serão postos no altar os adereços de cangaceiros, como as cartucheiras, embornais, o típico chapéu e as alpargatas, com as participações da Banda de Pífanos Travessão do Caruá, Mestre Assisão, Bacamarteiros do Pajeú, Capoeira Muzenza, Poeta e Contador de Causos Clênio Sandes, Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, Cícero de Souza e Francinaldo Oliveira, Marquinhos do Acordeon e Naldinho Carvalho.

O “Tributo a Virgulino – A Celebração do Cangaço” conta com o incentivo cultural da Lei Aldir Blanc, Governo de Pernambuco, Prefeitura de Serra Talhada e Governo Federal. Programação completa eM                               www.cabrasdelampiao.com.br

~~Giro pelo Blog’S (Quinta-feira 25/02/2021)~~

Coluna da Folha/Edmar Lyra

Foto: Rodolfo Loepert

João Campos pode impulsionar candidato do PSB em 2022

Prefeito da capital pernambucana, João Campos prepara uma série de ações ao longo de 2021 para reforçar a sua gestão. A expectativa de socialistas é que João reforce sua liderança política e consolide o modo PSB de governar. Por ser o maior colégio eleitoral de Pernambuco com mais de 1 milhão de eleitores, Recife será a vitrine do partido com vistas a 2022.

Inclusive há quem afirme que Paulo Câmara irá fazer alguns gestos com João Campos no sentido de alavancar financeiramente a PCR com ações mais efetivas na capital pernambucana em parcerias entre o estado e o município. Se a estratégia for colocada em prática, o sentimento é que no período da eleição de 2022, a gestão de João Campos permaneça bem-avaliada e que ele seja utilizado como um importante ativo do PSB na sucessão do governador.

Para um parlamentar em reserva, o tamanho de João Campos em 2022 e consequentemente do PSB poderá ser determinante para desenhar o quadro da sucessão de Paulo Câmara, se o prefeito estiver bem e o governador mantiver o estado de pé, poderá desencorajar lideranças de continuarem na oposição e até mesmo fazer alguns postulantes ao Palácio do Campo das Princesas reavaliarem o projeto majoritário.

Encontro – O Secretário Executivo de Inovação Urbana, Tullio Ponzi, participa nesta quinta, às 10h, de encontro virtual com o consultor Tim Gill, estudioso e grande defensor da primeira infância. A ocasião marca o lançamento do livro “Urban Playground: Como o Planejamento e o Design Adequado para as Crianças Podem Salvar Vidas”, escrito por Gill com o apoio da Fundação Bernard Van Leer como parte da iniciativa Urban95. O título traz pesquisas, ferramentas práticas e estudos de caso pelo mundo sobre como o planejamento urbano que considera a primeira infância beneficia toda a sociedade. O Recife, junto com as cidades de Calgary, Ghent, Antuérpia, Freiburg, Oslo, Rotterdam, Vancouver, Tel Aviv e Tirana, está entre os municípios estudados por Tim Gill durante sua pesquisa.

Paixão… – A permanência da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, que por conta da pandemia soma dois anos sem atividades, entrou no radar de preocupação dos deputados pernambucanos. Augusto Coutinho esteve no ministério do turismo acompanhado do diretor do evento Robinho Pacheco, e dos deputados André de Paula e Felipe Carreras, para pedir atenção à situação daqueles que fazem o maior espetáculo ao ar livre do mundo.

de Cristo – “Levei minha preocupação quanto à manutenção do Teatro de Nova Jerusalém ao ministro do Turismo, Gilson Machado, que é pernambucano. Fomos bem-recebidos e saímos com o compromisso, por parte do ministro Gilson, de olhar para a situação daqueles que fazem o espetáculo”, disse Augusto Coutinho.

Aumento da arrecadação – O prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, reuniu-se nesta quarta-feira (24) com juízas da Vara da Fazenda para tratar sobre o Programa de Governança Diferenciada. A ideia é aumentar a arrecadação do município a partir de execuções fiscais mais eficientes e com menos custos.

Inocente quer saber – Quem é o político oposicionista que está de malas prontas para integrar a base do PSB?

A fala de João Roma

Ao tomar posse, ontem, no Ministério da Cidadania, o ministro João Roma Neto fez um emocionante discurso, com toque sentimental nas suas origens, no berço da sua escola política, o Estado de Pernambuco. Citou do aguerrido revolucionário Padre Roma, que tombou ensanguentado na Insurreição Pernambucana de 1817, ao avô João Roma, sem esquecer seus mestres na vida pública, Marco Maciel, Joaquim Francisco e Gustavo Krause.

O jovem ministro, com cultura política alicerçada em Pernambuco e carreira parlamentar na Bahia, chegou a se emocionar quando citou o avô João Roma, o Diabo Loiro, como era conhecido o ex-deputado federal por Pernambuco. “Minhas referências vêm das batalhas dos Guararapes, do meu Pernambuco, a Roma dos grandes guerreiros”, disse. Seu discurso foi curto, mas recheado de referências que o levaram à vida pública.

Lembrou os ensinamentos de Marco Maciel, político honrado, responsável pela chamada escola dos bons princípios, da moralidade, do servir sem servir-se dos cargos. Agradeceu a Joaquim Francisco e Gustavo Krause, que a ele delegaram missões públicas que lhes ensinaram o caminhar da vida digna e de cabeça erguida. “Devo muito do que aprendi a Marco Maciel, Joaquim Francisco e Gustavo Krause”, enfatizou, leal a quem lhes estendeu a mão no início da sua vida pública.

Correto e justo, João Roma fez um agradecimento de público ao seu padrinho político na Bahia, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, presidente nacional do DEM, a quem serviu como chefe de gabinete, por quem foi estimulado e apoiado a disputar o seu primeiro mandato de deputado federal pela Bahia de todos os santos e também de todos os pecados. ACM não apoiou a indicação dele para o Ministério e chegou a retaliar com a demissão de aliados na Prefeitura de Salvador.

Sobre a dura missão que tem pela frente, comandando a pasta que cuida dos pobres, que faz ação social no Governo Bolsonaro, João Roma prometeu não desamparar ninguém, mas fazer chegar a todos os programas de distribuição de renda e de justiça social do Governo. “Vamos promover a inclusão social, amparar os excluídos”, afirmou.

Concorrida – A posse de João Roma Neto, o pernambucano-baiano que passa a despachar hoje no Ministério da Cidadania, lotou as dependências do Palácio do Planalto em tempos de pandemia e de proibição de aglomerações. Foram vistas delegações de todo o País, com destaque para políticos e empresários de Pernambuco e da Bahia. Vários ministros estiveram presentes, assim como senadores e deputados nordestinos. Até sanfoneiro da Bahia foi convocado para dar o toque nordestino da festa de posse.

Na plateia – Entre os deputados pernambucanos que foram prestigiar a posse de João Roma foi visto o socialista Felipe Carreras, quem tem atuado na Câmara com uma postura independente, votando, inclusive, com o Governo Bolsonaro. Carreras chegou a ser punido pelo comando do seu partido, o PSB, por ter votado a favor da reforma da Previdência. “Roma, além de ser amigo, é de Pernambuco”, diz o rebelde socialista ao justificar sua presença no Palácio do Planalto.

Até petista – Mesmo fazendo carreira política na Bahia, o   ministro João Roma Neto entra na cota de Pernambuco na constelação ministerial. Aliás, em sua posse foram vistos muito mais deputados e prefeitos de Pernambuco do que mesmo da Bahia. “João vai dar uma atenção muito especial a Pernambuco, o seu coração tem sangue de Leão do Norte”, diz o ex-prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque. Embora filiado ao PT, Duque fez questão de prestigiar a posse de Roma por confiar que fará um grande trabalho em favor dos descamisados. “É um político amigo que aprendi a admirar”, ressaltou.

Mesma moeda – Ainda no seu discurso, João Roma disse que não deixará ninguém desamparado. “A área social e econômica são duas faces de uma mesma moeda. Cidadania é levar o Brasil para cada brasileiro e seguir aspirando a compartilhar o melhor com todos os patrícios”. Ele se tornou ministro por um arranjo político do Palácio do Planalto depois da eleição de Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara. O partido de Roma, o Republicanos, apoiou o então candidato – preferido pelo governo. Roma era próximo ao presidente do DEM, ACM Neto, com quem trabalhou na Prefeitura de Salvador. Isso fez com que atores políticos afirmassem que a indicação foi um consórcio entre Republicanos e DEM.

Regra de ouro – João Inácio Ribeiro Roma Neto, 48 anos, é deputado federal de primeiro mandato, eleito pela Bahia com 84.455 votos. Na Câmara, relatou, entre outras proposições, a PEC (proposta de emenda à Constituição) 438/18, que muda a chamada regra de ouro – que proíbe que o governo se endivide para pagar despesas cotidianas, como folha salarial, programas sociais e manutenção de órgãos públicos. Foi uma indicação do presidente do seu partido, o Republicanos, Marcos Pereira, ex-ministro e ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados.

CURTAS

CORREIOS – O presidente Jair Bolsonaro entregou, ontem, o projeto de lei que abre caminho para a privatização dos Correios ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Bolsonaro foi caminhando do Palácio do Planalto até a sede do poder Legislativo. Ele estava acompanhado dos ministros da Secretaria de Governo, Eduardo Ramos, e das Comunicações, Fábio Faria. O trânsito de carros no Eixo Monumental foi fechado para a passagem das autoridades.

FICA – Na passagem ontem pelo gabinete do senador Jarbas Vasconcelos, para garantir emendas ao seu município, o prefeito de Toritama, Edilson Tavares, afirmou, categoricamente, que nunca pensou, após ser reeleito, deixar o cargo para disputar um mandato de deputado estadual. “O parlamento é nobre, mas me sinto mais feliz realizando as coisas para o povo como prefeito”, disse.

Perguntar não ofende: Por que os demais representantes de Pernambuco no Congresso não seguem o exemplo de Jarbas, que já liberou R$ 3 milhões da sua cota de emendas para o Governo do Estado?

                Coluna do FinFa

Você sabia – Que a Prefeitura da Quixaba-PE, já publicou o Processo Seletivo Simplificado para Agente Censitário e Recenseador do Censo 2021 do IBGE. As inscrições estão abertas até o dia 19/03/2021.  O salário para ACM é R$ 2.100 e ACS R$ 1.700, com jornada de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias. As vagas do munícipio são, 01 para Agente Censitário Municipal e 06 vagas para Recenseador.

Frase – “Seguimos trabalhando firmes na distribuição. Nosso sistema de logística é extremamente rápido, possibilitando que as remessas das doses cheguem a todas as regiões e todas as cidades do Estado. Isso vai permitir a vacinação dos grupos prioritários com agilidade e eficiência”.(Governador Paulo Câmara, com a chegada na noite desta quarta-feira (24.02), de mais 48 mil unidades da vacina Sinovac/Butantan)

Confirmou encontro – Recebendo a visita do prefeito da Ingazeira-PE Luciano Torres (PSB), o Presidente Estadual do Partido Socialista Brasileiro de Pernambuco e Secretário Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, confirmou que neste mês de Março, estará realizando diversos encontro no Estado de Pernambuco. “Vamos realizar vários encontro do PSB em todo Estado, com prefeitos, vereadores e lideranças, o Pajeú onde temos uma grande representatividade, será contemplado”, pontuou Sileno.

Com o Ministro – O prefeito do Recife, João Campos, acompanhado da Secretária Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, tiveram ontem (24) reunião com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, na pauta a triplicação nas duas faixas da via, no trecho que dá acesso ao Recife, entre o Ceasa e o início da BR-408. A obra terá um custo total entre R$ 100 milhões e R$ 150 milhões. “O projeto está sendo conduzido pela Prefeitura do Recife e pelo Governo do Estado, e é muito importante que o Ministério também se envolva”, disse o prefeito João Campos.

Inicou aração – A Prefeitura Municipal de Sertânia, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, iniciou serviços de aração de terras em apoio ao pequeno produtor rural. Estão sendo beneficiadas às comunidades dos sítios Marinheiro, Imbé, Campos e o Assentamento Cooperativa Hortifrutigranjeiro Barreiros. Estão sendo usados três tratores de pneu com grade aradora.“Já foram atendidas até o momento 150 famílias, estamos com três tratores arando a terra. E, assim que houver mais chuvas, colocaremos mais tratores para aração”, disse o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Toinho Almeida.

Lançou – A Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde, lançou o Projeto Social ‘Viver Mais’, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, Diretoria Municipal de Esporte e Lazer e a Secretaria de Educação e Cultura. Segundo o prefeito Irlando Parabólica, todos os sábados, às 15:40 horas na Quadra Poliesportiva de Jatiúca e às 17:40 horas na Academia das Cidades da sede, haverá palestras com profissionais da saúde, dinâmica de grupo, treinamento funcional e dança, entre outros atividades.

Queda – A Petrobras informou que registrou lucro líquido de R$ 7 bilhões em 2020, o que representa uma queda de 82,3% na comparação com o ano anterior. O resultado foi impactado pela pandemia. No quatro trimestre, por sua vez, a estatal registrou lucro líquido de R$ 59,9 bilhões, ante R$ 8,15 bilhões no mesmo período de 2019 — o que superou as expectativas do mercado. Esse é o último resultado financeiro da estatal sob o comando de Roberto Castello Branco, que será substituído após interferência do presidente Jair Bolsonaro.

Disse – “Como o STF liberou os municípios, vamos retomar a negociação para compra, inclusive, de vacinas que ainda não estão sendo aplicadas como a da Pfizer e Sputnik. Queremos vacinar o maior contingente populacional possível num curto prazo para podermos, aos poucos, retomar a vida normal e garantir a segurança da população”.(Prefeito de Petrolina Miguel Coelho)

Perguntar não ofende – A Justiça no Brasil tem dois lados para julgar irregularidades de gestores municipais?

   Coluna Elielson Lima

O ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota vai entrar para a história da da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) como o político que mais presidiu a instituição. Na primeira, passou quatro anos, entre 2013 a 2016. Agora, segue no comando desde 2017 até ano que vem.

A força de Patriota na Associação é tão grande que tiveram que mudar o regimento para que ele pudesse disputar novamente. Agora, é possível que ex-presidentes – mesmo não exercendo o mandato de prefeito – podem se candidatar. Ele registrou sua chapa ontem e não terá adversário.

Com essa projeção, Patriota aumenta as chances de consolidar seu projeto de candidatura a deputado estadual no próximo ano. A bandeira do municipalismo será sua bandeira de campanha.

ATRÁS DAS EMENDAS – A maioria dos prefeitos estão em Brasília para conseguir emendas para suas cidades. Entre eles, está os prefeitos João Campos (Recife), Marinaldo Rosendo (Timbaúba), Zé Roberto (Ferreiros) e Orlando Jorge (Limoeiro). A bancada de Pernambuco está quase toda na Capita Federal recebendo os gestores municipais.

JOÃO ALFREDO – A parceria entre o deputado federal Sebastião Oliveira e o prefeito Zé Martins garantiu que o munícipios de João Alfredo receba 2,6 milhões em emendas. Os recursos serão divididos para obras de infraestrutura e compra de equipamentos.

CAMPANHA NA RUA – O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) inicia hoje seu giro pelo País na tentativa de fazer o contraponto ao Governo Bolsonaro e consolidar seu nome para a campanha presidencial de 22. O ex-presidente Lula chegou a declarar que não vai disputar e quer Haddad nas urnas.

RÁPIDAS

FRENTE – Representantes do PSB e PCdoB se reuniram em Brasília para fazer uma avalição do cenário nacional e organizar um roteiro conjunto para fazer Oposição a Bolsonaro. Pernambucanos das duas siglas foram a maioria no encontro.

RECURSOS – O deputado federal Milton Coelho (PSB) recebeu em seu gabinete, em Brasília, o prefeito de Ferreiros Zé Roberto. O gestor foi solicitar recursos para sua cidade. Milton desempenhou um papel estratégico na eleição de Zé.

INOCENTADO – O senador Humberto Costa (PT) comemorou muito a confirmação de sua inocência do processo que ele tinha na Lava Jato. O pedido de arquivamento do processo foi aprovado pelo STF.

PINGA-FOGO: A repetição do cenário de 2018 o resultado da eleição tende a ser o mesmo?

COLUNA/ITAMAR FRANÇA

TEMPESTADE NUM COPO D’ÁGUA – Matuto do linguajar ‘amatutado’, o vereador Toinho da Ponte (Podemos) tá dando nó em pingo d´água na Câmara de Afogados. Na última sessão, provocou um debate sobre a mobilidade urbana da cidade, ao apresentar um requerimento pedindo lombadas na PE-320. Como a tal teria que ser encaminhada ao órgão competente e não ao Executivo Municipal, o edil acabou retirando o documento de pauta. A polêmica foi parar no Debate das Dez, na a Rádio Pajeú e durante a participação dos ouvintes, Toinho até foi elogiado. Sem querer, criou uma tempestade num copo d’água e a apareceu na fita.

****************************************************

INTERROGAÇÃO – A ida do presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, Rubinho do São João (PSD) junto com o ex-vereador, Igor Mariano, a Recife, para um encontro com o deputado federal e presidente estadual do Partido Social Democrático – PSD, André de Paula, pode não ter causado desconforto entre os partidários, mas ficou uma interrogação do por quê de ter não levado, ou ao menos comunicado ao presidente municipal Felipe Cassimiro… Assim como Felipe, os demais colegas de partido tomaram conhecimento através da imprensa.

***************************************************

12 MILHÕES – A dívida da Prefeitura de Garanhuns com o Instituto de Previdência, passa dos R$ 12 milhões. A informação foi divulgada pela secretária de finanças, Vera Samento, durante o anúncio das ações dos primeiros 40 dias de gestão, do Governo Sivaldo Albino (PSB). Para dar celeridade à liberação de recursos estaduais e federais, Albino terá que parcelar as dívidas herdadas do governo anterior, referentes às contribuições previdenciárias dos servidores municipais. A procuradoria e a controladoria do município estão tomando as providências.

***************************************************

PIA, QUE CONTRARIEDADE! – A dívida com a previdência em mais de R$ 12 milhões, contraria o tanto propagou o ex-prefeito, Isaías Régis (PTB). Durante os seus dois mandatos, ele anunciou que o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Garanhuns (IPSG) promoveu boas práticas de gestão, mostrando o compromisso com as normas e exigências necessárias para o funcionamento do Regime Próprio de Previdência, o que permitiu que o IPSG fosse reconhecido nacionalmente, concorrendo a prêmios de boa governança que evidenciam a transparência e a responsabilidade no trabalho desempenhado pelo órgão.

***************************************************

VETOU – O prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela (DEM), vetou integralmente na segunda-feira (22) o projeto de lei 003/2021 proposto pela Câmara de Vereadores solicitando a alteração da Lei 3.176/2017, que regulamentava sobre o Nepotismo em Belo Jardim. A lei em vigor, de 2017, é de autoria do próprio Gilvandro, enquanto vereador. Com o veto, a matéria, que não beneficia o prefeito ou vice com a autorização de contratações, retorna para a Câmara Municipal para análise, cabendo aos vereadores votar novamente, mantendo ou derrubando o mesmo.

***************************************************

FOI PRESSÃO – Por falar no veto de Estrela, o vereador Nilton Senhorinho (PSB) indagou em suas redes sociais (Facebook) se os vereadores de Belo Jardim irão manter ou derrubar o veto, já que o projeto retorna a Câmara Municipal para análise. Senhorinho atribui a vitória do povo contra o nepotismo na terra do Bitury, aos diversos questionamentos da oposição, as vozes das ruas e das redes sociais, que fizeram com que o prefeito sob pressão, tomasse tal decisão.

***************************************************

COBROU – O ex-secretário Flávio Marques (PT) cobrou da prefeita Nicinha Melo (PDB) a promessa de campanha exposta no plano de governo. Sobre o fardamento escolar, o petista escreveu em suas redes sociais: “A entrega do material escolar e fardamento no primeiro dia de aula foi uma promessa de campanha da atual prefeita. Bastou ganhar para nada do que prometeu acontecesse. As aulas já iniciaram na Rede Municipal de Ensino e até o momento nenhuma previsão foi dada aos alunos. A pandemia trouxe impactos na condição financeira das famílias, especialmente, as mais carentes que precisam desse apoio. Do que adianta só entregar o material depois que os pais já fizeram das tripas coração para comprar?”

***************************************************

EM BRASÍLIA – Na manhã desta quarta-feira, dia 24, o vereador de Arcoverde, Luciano Pacheco (MDB) esteve com o deputado federal, Fernando Monteiro, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Na oportunidade, entregou ofícios solicitando recursos para a instalação de poços artesianos, abrigo de idosos, tratores e velório municipal. Segundo Luciano Pacheco, a ida a Brasília foi pra lá de proveitosa, já que algumas demandas serão atendidas de imediato.

***************************************************

BOLSONARISMO – O reencontro do presidente estadual do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) de Pernambuco, Coronel Luiz Meira com o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) reafirma o compromisso do petebista em seguir a linha do bolsonarismo. Mudanças nos diretórios municipais haverão de acontecer em todas as regiões. Uns debandarão por não simpatizarem com o presidente, outros serão destituídos das comissões, como foi o caso do ex-prefeito de Belo Jardim, Hélio dos Terrenos. Na cartilha de Meira quem tá, tá, quem num tá arreda!

***************************************************

DOBRADINHA – Não está no projeto político Marília Arraes (PT) a tentativa de reeleição a Câmara dos Deputados, já que seu objetivo é disputar o Palácio, mas no último caso, terá que se submeter ao sufrágio popular na proporcional. Reforço a petista terá de sobra em 2022, com o eventual fechamento de uma dobradinha com o ex-prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT) que deve disputar uma vaga na Assembleia Legislativa – Alepe. Não há dúvida de que  dobradinha tem tudo para ser vitoriosa, isso porque, Duque sairia praticamente eleito de Serra Talhada. Com isso, a terrinha voltaria a ter um legítimo representante na Casa Legislativa.

UTI do HREC de Afogados da Ingazeira está com 100% de sua capacidade ocupada, Serra 65%.

Em Serra Talhada, ocupação chega a 65%

Por André Luis – Blog do Nill Júnior

No dia em que o Governo do Estado determinou toque de recolher nos municípios ligados às Gerências Regionais de Saúde de Limoeiro, Caruaru e Ouricuri, o Hospital Regional  Emília Câmara (HREC), em Afogados da Ingazeira, apesenta na noite desta terça-feira (23), 100% da UTI (20 leitos) e 70% da Ala Respiratória, ocupadas com pacientes infectados pela novo coronavírus. A informação foi passada pelo diretor da Unidade, Sebastião Duque.  Segundo o diretor do HREC, em Serra Talhada, o Hospital Eduardo Campos, apresenta uma ocupação de 65% dos leitos de UTI, porém o médico destaca, que uma situação que precisa ser observada, além da taxa de ocupação é a complexidade dos casos.

“São pacientes que a metade deles (50%) ou mais, evoluem com necessidade de hemodiálise. O que mesmo com vagas em UTI  dificulta a admissão em alguns locais”, destacou.

Paulo Jucá cumpre agenda em Brasília, em busca de recursos para SJEgito

O secretário de Planejamento e Saúde de São José do Egito, Paulo Jucá está cumprindo agenda na Capital Federal, representando o prefeito Evandro Valadares, na busca por recursos para município.

Nessa terça (23), Paulo Jucá visitou alguns gabinetes de deputados, entre eles o de Gonzaga Patriota, quando através de ofício, solicitou recursos para saúde egipciense.

Polícia recupera objetos furtados da escola Santo Antônio em Itapetim

Segundo informações repassadas a redação do Repórter do Sertão, a polícia recuperou os objetos furtados entre os dias 12 e 14 de fevereiro na Escola Municipal Santo Antônio em Itapetim. De acordo com relatos, a polícia localizou os produtos do roubo em uma residência da cidade após uma denúncia anônima. Ainda de acordo com informações, os autores do furto ainda não foram identificados.

O furto   //  De acordo com a direção, os suspeitos pularam a murada e conseguiram chegar ao interior da escola pelo telhado. Após entrarem na Secretaria, os ladrões furtaram diversos aparelhos eletrônicos e outros equipamentos da unidade escolar. Em seguida eles cerraram o cadeado do portão e fugiram.

Pirataria deixa produtores de leite à beira da falência em Ingazeira-PE

https://i.ytimg.com/vi/53M4Hqb7JuE/maxresdefault.jpg

Produtores de leite e derivados estão reclamando de prejuízos causados pela comercialização de alimentos falsificados. Em Ingazeira, no Sertão de Pernambuco, o produtor Rildo Belo conta que há quatro anos sofre com esse tipo de ação, que inviabiliza a venda de produtos pela competitividade desleal.

“Isso está quebrando todos nós. Os falsificadores vendem com o preço baixo, a gente não tem como acompanhar, perde as vendas e tem de diminuir a produção”, relata. Ainda de acordo com Rildo, o material pirata comercializado leva nata, margarina e óleo de soja, mais baratos do que os que utilizam leite puro. O produtor apela aos políticos da região, como deputados votados no município, e ao governador Paulo Câmara para que aumente a fiscalização no sentido de que possa impedir a venda desses produtos falsos, que tornam a disputa desleal.

Saudade do pai que Deus levou

Por Mariana Teles 

Mais um dia 22. Onze meses sem acordar na segunda feira com sua ligação me dizendo de onde estava voltando e para onde iria. Por muitos anos, a segunda feira foi o dia oficial do “o dinheiro tá na conta”, a simples e natural obrigação paterna se traduzia muito além dessa frase. Era um dos seus inúmeros jeitos de me dizer “estou aqui”.

Quando pequena, era o dia de aguardar sua chegada em casa e ganhar aquela nota antiga de dez reais que era em plástico e qualquer que fosse o “enfeite” que o senhor achasse na viagem do final de semana e lembrasse de mim. De castanha vendida na estrada às bonecas da estrela chegando de São Paulo, depois com a minha inclinação para os livros, saía juntando tudo que encontrava para mim.

Me fez ler muitas biografias, a obra quase inteira sobre o cangaço, gostava de história regional e de debater “guerreiro togado”, “serrote preto” e Luiz Gonzaga. Me ensina geografia e o gentílico de cada cidade, cada estado. Foi meu primeiro e mais importante professor. Percebeu muito cedo que eu não seria a menina do quarto cor de rosa que minha mãe havia sonhado, mas nem por isso seria menos frágil.

Respeitou todas as minhas singularidades. Teve paciência com os meus ciúmes e meus abusos. Acreditou em mim mais do que nele mesmo. Seu olho brilhava timidamente com minhas pequenas conquistas. Debochava da minha falta de talento para dançar forró e morreu tentando me fazer aprender a dirigir direito. Eu quis ser jornalista durante a infância e até o minuto anterior a minha matrícula em Direito, também aprovada em jornalismo, liguei perguntando o que ele achava.

Ele só fez dizer que “do jeito que eu era boa de briga” daria certo para qualquer lado, sempre respeitando meus sonhos e me deixando caminhar. 2020 me tirou tudo, menos a coragem. 2021 não tem sido fácil até agora. Minhas lutas parecem mais espinhosas a cada dia, mas a sua presença de amor em minha vida me obriga a não desistir.

Hoje eu não acordei com você me dizendo “o dinheiro tá na conta”, mas acordei lembrando o quanto você me ensinou o valor das coisas antes do preço delas. Como você estava certo em tanta coisa. E como eu ainda sou pequena demais para caminhar sem você.

Que saudade, Painho!

Prefeito Gilson Bento, consegue recursos em Brasília para Brejinho-PE

Nenhuma descrição disponível.Em Brasília 2 – Cumprindo agenda na cidade de Brasília, o Prefeito de Brejinho-PE, Gilson Bento (Republicanos), esteve nessa segunda, terça e nessa quarta feira na Capital Federal, cumprindo agenda em Brasília. O Prefeito Gilson Bento esteve visitando o Deputado Federal Silvio Costa Filho,  onde discutiram ações que beneficiarão a cidade, dentre elas, emenda de R$ 1 milhão, destinados para investimentos em pavimentação, R$ 500 mil, para saúde, além da construção de uma nova creche para o município. Ainda foi discutido mais uma vez, a possibilidade junto ao Dnocs e Compesa, que a Adutora do Pajeú chegue até a cidade de Brejinho, trazendo assim mais qualidade de vida para a população. O prefeito também esteve nos Gabinetes dos Deputados : Ricardo Teobaldo, André de Paula, Augusto Coutinho Deputado , Gonzaga Patriota . O prefeito também é assessorado pelo advogado Edson Henrique.

Tabira / Nicinha Melo anuncia o 3º Secretário de Administração em menos de 60 dias

Blog Nill Junior /O mês de fevereiro nem terminou e a Secretaria Municipal de Administração vai passar por mais uma mudança em seu comando.  A Redação do Programa Radar da Cidade, da Rádio Cidade FM, confirmou na noite desta terça-feira (23), a informação de que a advogada Rayane Cipriano não responderá mais pela pasta.  Com a saída precoce de Catarina Arthemens, Rayane foi anunciada como nova Secretária. Ela não chegou a ser nomeada e ficou acumulando o cargo com a procuradoria.

Nesse caso, a prefeita avocou a competência da secretaria de Administração e foi realizando ela mesma, os atos da pasta.  Na prática, Rayane estava acumulando as funções, uma vez que ela está nomeada como procuradora do município.  O terceiro Secretário de Administração será o advogado César Souza Pessoa. O programa Cidade Alerta não conseguiu ouvir o novo Secretário que teria ido ao Recife pedir licença a OAB para ocupar o cargo. As informações são de Anchieta Santos.

Políticos do Alto Pajeú cumprem agenda em Brasília

Nesta terça-feira (23), políticos de três cidades do Alto Sertão do Pajeú, estiveram cumprindo agenda em Brasília em busca de emendas e recursos para tocar ações em seus municípios.

O Prefeito de Brejinho, Gilson Bento, que cumpre agenda em Brasília nesta semana esteve visitando o gabinete do deputado Federal Silvio Costa Filho, para discutir ações que beneficiarão a cidade.

Dentre as ações, o prefeito tenta viabilizar recursos na ordem de R$ 1 milhão destinados para investimentos em pavimentação, R$ 500 mil para saúde, além da construção de uma nova creche para o município.

Também foi discutido mais uma vez a possibilidade junto ao DNOCS e Compesa que a adutora do Pajeú chegue até Brejinho, trazendo assim mais qualidade de vida para a população.

O Prefeito de Santa Terezinha, Delson Lustosa, cumpre agenda em Brasília em busca de angariar recursos para o município. Na oportunidade o gestor visitou o gabinete do deputado Federal Ricardo Teobaldo, bem como a sede do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), ocasião na qual foi discutido ações que beneficiarão a população. Dentre elas, aquisições de ônibus escolares; construções de quadras poliesportivas e construções de escolas na zona rural.

Além disso, Delson também solicitou do Deputado Recursos a serem destinados para Saúde.

Quem também esteve na Capital Federal, nesta terça-feira (23), foi o secretário de Saúde de São José do Egito, Paulo Jucá.

Ele representou o prefeito Evandro Valadares, durante visita ao gabinete do deputado federal Gonzaga Patriota. Jucá solicitou recursos para saúde do município.

~Giro pelos Blog’S (Quarta Feira 24/02/2021)~~

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

DE OLHO EM 22 – A movimentação do ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB) mostra que o socialista poderá discutir a possibilidade de concorrer a uma das 49 vagas de deputado estadual. Atual presidente da Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE, Coimbra será no início de março reconduzido ao cargo. A entidade oferece condições de sobra para o socialista se articular em busca do apoio de lideranças, com ou sem mandato, de cidades de todas as regiões do estado. Nos meios políticos não é segredo que Coimbra teve como padrinho Eduardo Campos e pode receber quem sabe uma grande ajuda do espólio, João Campos, a quem apoiou em 2018. Há uma expectativa de Coimbra em torno de uma eventual candidatura de Pedro Campos, irmão do prefeito João Campos a Câmara Federal. Nesse caso, a esperança do pajeuzeiro seria a de ser puxado pela alta votação futuro estreante..

*************************************************

SE APROXIMANDO – Falando em Coimbra, a aproximação entre o ex-prefeito e o deputado federal, Carlos Véras (PT) tem chamado a atenção da imprensa local e regional. Nas rodas de conversas, especulações. Nos bastidores, diálogos e encontros… Num deles, o socialista aparece ao lado da vereadora tabirense Socorro Véras (PT), irmã do deputado, que em suas redes sociais faz rasgados elogios ao conterrâneo. Curioso é que os políticos nunca tiveram essa aproximação, já que o PT e o PSB sempre tiveram divergências ideológicas e um desalinhamento terrível. Ainda assim, Coimbra sempre manteve a política da boa vizinhança.

*************************************************

RESTAUROU – A Prefeitura do Recife, através da Emlurb realizou a limpeza da estátua de Reginaldo Rossi, pichada poucos dias após a inauguração. Em suas redes sociais, o prefeito João Campos (PSB) se disse revoltado com o gasto com reparos de depredações e pichações na Veneza Pernambucana. Segundo o socialista, a prefeitura desembolsa R$ 2 milhões todos os anos, que poderiam ser investidos na construção de creches, escolas e UPAs.

*************************************************

NOVAS MEDIDAS – Com 100% de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) disse nesta terça-feira (22) que irá adotar novas medidas restritivas de combate a Covid-19, face ao decreto publicado pelo Governo do Estado. De acordo com a prefeita tucana, haverá proibição de atividades econômicas e sociais e a suspensão do retorno das aulas nas escolas públicas municipais, até o dia 12 de março.

*************************************************

LOUVÁVEL INCENTIVO – Num ato inusitado, o prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Irlando Parabólicas (PP), se deslocou da prefeitura e foi até o Açougue Público Municipal convidar um faxineiro para fazer parte da Secretaria de Cultura. Chegando ao local de trabalho, encontrou o gari lavando o chão e as tarimbas do açougue. Com duas graduações: Letras e Educação Física, Nivaldo Nascimento foi acolhido na gestão de Irlando que valorizou os esforços e os bons hábitos de estudar. Nivaldo que é servidor concursado da prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde aceitou ao convite e já assumiu a sua nova função na administração de Irlando.

*************************************************

LUCIANO, WELLINGTON OU SIQUEIRINHA? – Por 7 votos a zero, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) cassou o registro de candidaturas do prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel (MDB) e do vice Israel Rubis (PP). Há uma expectativa de que uma nova eleição deverá ocorrer no município.  E se isso de fato vier a acontecer, quem seriam os protagonistas da disputa? Acredita-se que a chapa Zeca Cavalcante (PTB) e Eduíno Filho (Podemos) deverá ser repetida. Do outro lado, quem seria indicado pela ex-prefeita Madalena Brito (PSB) para encabeçar a chapa situacionista?  A socialista dispõe de bons quadros, como Wellington Araújo (MDB) que foi seu vice por dois mandatos, o vereador Luciano Pacheco (MDB), majoritário em 2020 e até mesmo o presidente da Câmara, Siqueirinha (PSB). Enquanto não sai a decisão do TSE, o grupo de Madá analisa nomes para um eventual embate…

*************************************************

DE CARONA  – Sem mandato e de olho na Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe, o ex-prefeito de Serra Talhada Luciano Duque (PT) foi duramente criticado pelos vereadores André Terto e Pinheiro. A presença constante no governo da prefeita Márcia Conrado (PT), citando como exemplo, inaugurações e assinaturas de ordem de serviços, foram questionamentos feitos na tribuna da Câmara pelos edis.  Para Pinheiro e André, Duque está pegando carona no governo de Márcia, usando suas ações municipais como trampolim para seu projeto político.

*************************************************

POUCO TEMPO – Misterioso nos seus projetos políticos, deixando para a última hora suas decisões, caso o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB) não venha a disputar o mandato de deputado nas eleições de 22, quem seria o melhor nome do Alto Pajeú? Pelo PSB, se especulava os nomes de Marconi Santana, Paulo Jucá e Adelmo Moura, este último já descartou a possibilidade. Entre Marconi e Paulinho, o egipciense teria muito mais chance de ir para a disputa, por está sem mandato e para Marconi seria um risco deixar o certo pelo duvidoso. Ele teria que deixar o cargo. Seriam essas as opções. Resta a Coimbra decidir a tempo, isso porque, muitos apoios foram costurados durante a campanha em 2020.

*************************************************

Coluna do FinFa

Em Brasília 1 – O Prefeito de Santa Terezinha-PE, Delson Lustosa (Podemos), acompanhado do seu assesor o advogado Edson Henrique, cumpre agenda em Brasília, vislumbrando angariar recursos para o seu município. O gestor, ontem (23), esteve com o Deputado Federal, Ricardo Teobaldo, que levou seu correligionário à sede do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), onde foram pautados vários demandas, entre elas: Aquisições de Ônibus Escolares; Contruções de Quadras Poliesportivas e Construções de Escolas na Zona Rural. O prefeito Delson também solicitou do deputado, recursos a serem destinados para Saúde, para o melhor bem estar da população tereziense.

Em Brasília 2 – Cumprindo agenda na cidade de Brasília, o Prefeito de Brejinho-PE, Gilson Bento (Republicanos), esteve ontem (23), cumprindo agenda em Brasília. Gilson esteve visitando o Deputado Federal Silvio Costa Filho, onde discutiram ações que beneficiarão a cidade, dentre elas, emenda de R$ 1 milhão, destinados para investimentos em pavimentação, R$ 500 mil, para saúde, além da construção de uma nova creche para o município. Ainda foi discutido mais uma vez, a possibilidade junto ao Dnocs e Compesa, que a Adutora do Pajeú chegue até a cidade de Brejinho, trazendo assim mais qualidade de vida para a população. O prefeito também é assessorado pelo advogado Edson Henrique.

Grande gesto – O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Irlando Parabólicas, tomou a iniciativa de convidar ontem (23), o servidor público Nivaldo Nascimento, que possui duas graduações: Letras e Educação Física e trabalha como faxineiro do Açougue Público do município, para a partir de hoje, trabalhar na Secretaria de Cultura. Prontamente Nivaldo aceitou o convite. Um grande gesto do prefeito Irlando.

Participou – O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros (PP), visitou a Câmara Municipal de Olinda, na manhã desta terça-feira (23), dando início a uma série de visitas aos legislativos municipais, com o propósito de estreitar relações entre os poderes no Estado. Representando a Alepe, Eriberto foi recebido pelo presidente da Câmara, vereador Saulo Holanda (SD), e participou da sessão ordinária ao lado dos demais 16 parlamentares da Casa Bernardo Vieira de Melo. A iniciativa integra um conjunto de ações que a Assembleia Legislativa realizará ao longo de 2021, buscando fortalecer o elo entre os parlamentos estadual e municipal.

Com os deputados – O prefeito de Flores,Marconi Santana, encontra-se em Brasília, e ontem (23) teve uma agenda corrida, foi recebido pelo Deputado Federal, Danilo Cabral, e foi ao gabinete do deputado André Ferreira, onde protocolou pedido de de emenda parlamentar, para investimentos em pavimentação. O prefeito foi recebido pelo amigo Isaac.

Recadastramento – O IPREIN – Instituto de Previdência da Ingazeira-PE, está convocando todos os aposentados e pensionistas para o recadastramento anual, que vai acontecer no período de 01 de Março à 01 de Abril 2021.

Alerta – O Procon Caruaru alerta os usuários do PIX sobre uma nova prática quanto ao uso do recurso de pagamentos e transferências com propósito de promover paqueras. No entanto, a forma desvirtuada de contato pode resultar em risco de exposição de dados pessoais dos envolvidos. O PIX é um meio de pagamento eletrônico do Brasil, lançado, oficialmente, em outubro de 2020. Como o sistema permite o envio de uma mensagem de texto com o motivo da transferência, os usuários estão utilizando o espaço para enviar uma declaração para a pessoa paquerada. Segundo a gerente jurídica do Procon Caruaru, Cynthia Nunes, essa prática expõe os dados pessoais dos usuários do sistema e facilita a ação de golpistas, falsificando documentos e obtendo empréstimos e cartões de crédito em nome da vítima.

Chapa – Confira a chapa única da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), que vai acontecer concorrer na próxima segunda-feira (01/03), a eleição da entididade, das 08h às 17h, com sistema de votação eletrônico,

Diretoria Executiva: José Coimbra Patriota Filho, Ana Célia Cabral de Farias, Paulo Roberto Leite de Arruda, Mariana Mendes de Medeiros, Marcelo Fuchs Campos Gouveia, Nadegi Alves de Queiroz, Judite Maria Botafogo de Santana Silva e Isabel Cristina Araújo Hacker.

Conselho Fiscal: Cláudio José Gomes de Amorim Júnior, Josimara Cavalcanti Rodrigues Yotsuya, Álvaro Alcantara Marques da Silva, Lupércio Carlos do Nascimento, Clayton da Silva Marques e Josafá Almeida Lima.

Conselho Deliberativo: João Henrique de Andrade Lima Campos, Célia Agostinho Lins de Sales, Guilherme de Albuquerque Melo Nunes, Adriana Dornelas Câmara Paes, Aline de Andrade Gouveia, Diogo Alexandre Gomes Neto, Orlando Jorge Pereira de Andrade Lima, Adriana Alves Assunção Barbosa, Gilvandro Estrela de Oliveira, Eduardo José de Oliveira Lins, Sivaldo Rodrigues Albino, Francisco Expedito da Paz Nogueira, Angelo Rafael Ferreira dos Santos, Mário Gomes Flor Filho, Márcia Conrado de Lorena E Sá, Marconi Martins Santana, Evaldo Bezerra de Carvalho, Sebastião Benedito dos Santos, Raimundo Pinto Saraiva Sobrinho, José Raimundo Pimentel do Espirito Santo, Rosangela De Moura Maniçoba Novaes Ferraz, Fabiano Jaques Marques, Miguel de Souza Leão Coelho e Vilmar Cappellaro.

Perguntar não ofende – Por que alguns políticos tem inveja dos seus colegas?

Coluna O Linguarudo

Pegado no trabalho – O Prefeito Sandrinho Palmeira (PSB) da cidade de Afogados da Ingazeira não tem tido descanso nesse início de governo. Ele tem recebido o povo em seu gabinete, reuniões, inaugurações e visitas as comunidades. Segundo informações, essa tem sido a rotina da administração do prefeito de Afogados que assim como seu antecessor não tem hora e nem dia para pegar no trabalho.

Vice atuante – E por falar em pegar no batente, Afogados tem um vice bastante atuante neste começo de mandato. Daniel Valadares tem recebido aliados e população em seu gabinete, feito visitas as comunidades e acompanhado o prefeito nas principais ações no município.
Pinheiro e André Terto abrem o verbo contra Luciano Duque – Os vereadores de oposição Pinheiro de São Miguel e André Terto, ambos do Avante, abriram o verbo em discursos duros na tribuna da Casa Legislativa contra o ex-prefeito Luciano Duque, durante sessão ordinária ocorrida na segunda-feira (22). A dupla, na verdade, repercutiu uma crítica feita por Luciano em entrevista ao Farol, dizendo que os parlamentares “torcem contra Serra Talhada” e estariam “fazendo politicagem” ao cobrarem melhorias na chamada feira do gado, que foi deslocada para as margens da PE-418 e onde – segundo Pinheiro e André Terto – não há ainda uma estrutura adequada para receber os comerciantes de animais. Os dois vereadores soltaramo verbo contra o ex-prefeito. (Rádio Vivo)
Arcoverde – Após o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco manter a anulação da chapa do prefeito Wellington Maciel (MDB), o presidente da Câmara de Vereadores, Weverton Siqueira (PSB), conhecido como Siqueirinha, será empossado hoje como prefeito interino. É de responsabilidade do novo prefeito marcar a data da nova eleição. A decisão ainda cabe recurso ao TSE.
Endureceram – Três cidades da Mata Norte anunciaram medidas mais restritivas de combate ao coronavírus: Nazaré da Mata, Carpina Tracunhaém. Entre as restrições, estão horário do comércio, padaria, bar e restaurantes, além de suspensão das aulas presenciais.
Inocente quer saber – Quem é o candidato preferido de Bolsonaro, Anderson Ferreira ou Miguel Coelho?

Bancada agarra emendas

Em meio à crise na Petrobras e o agravamento da pandemia, o Congresso acelera, de forma retardada, a discussão do orçamento federal de 2021. A Constituição manda votar o orçamento do exercício até dezembro do ano anterior, mas pela primeira vez, provavelmente pela paralisação do Congresso gerada pela Covid-19, a lei não foi cumprida.

Para Pernambuco, que tem R$ 241 milhões reservados, valor administrado pelos 25 deputados federais e três senadores, o governador Paulo Câmara pediu à bancada R$ 100 milhões para quatro obras: a barragem do Gato (20 milhões), a restauração do aeroporto de Fernando de Noronha (50 milhões), a requalificação da BR-232 (30 milhões) e a implantação do Anel Viário da rodovia PE-33, no valor de R$ 12 milhões.

Mas poucos da bancada estão dispostos a abrir mão da cota individual de R$ 8 milhões para deputado e R$ 11 milhões para cada um dos três senadores. Em videoconferência ontem em Brasília, o deputado Augusto Coutinho (SD), que coordena a bancada junto com Wolney Queiroz, líder do PDT na Câmara, não sentiu firmeza na disposição dos deputados em abrir mão de parte da sua cota para ajudar o Governo do Estado.

Para Coutinho, dos R$ 100 milhões pleiteados pelo governador, pouco mais da metade pode se traduzir em algo concreto e real. “Ninguém quer abrir mão de suas emendas individuais impositivas, porque tem compromisso com seus municípios”, relata Coutinho, que assegura ter aberto mão de R$ 3 milhões de sua cota de R$ 8 milhões.

O prazo para fechar as emendas parlamentares se encerra na próxima segunda-feira. Não há mais tempo para o governador fazer pressão na bancada. No start, em dezembro do ano passado, o próprio governador ligou para todos os deputados da bancada na tentativa de amarrar a totalidade dos R$ 100 milhões, mas nem os parlamentares que integram a bancada do PSB, o partido do governador, sinalizam abertamente que abrirão mão da cota individual de R$ 8 milhões.

O primeiro – Da bancada de Pernambuco, o primeiro a se manifestar em favor do Estado na reta final de discussão e votação do orçamento foi o senador Jarbas Vasconcelos (MDB). Ele próprio comunicou aos coordenadores da bancada, Augusto Coutinho e Wolney Queiroz, que da sua cota de R$ 11 milhões, R$ 3 milhões entrarão como soma para atingir a meta de R$ 100 milhões que o governador pretende atingir. Se cada deputado e os dois outros senadores liberassem esse valor autorizado por Jarbas, o Estado já garantiria R$ 84 milhões dos R$ 100 milhões propostos.

O sortudo – Em razão do processo de afunilamento do orçamento 2021, prefeitos de todo País promovem uma verdadeira invasão a Brasília. São vistos nos corredores e nos gabinetes dos deputados de pires nas mãos. Adelmo Moura (PSB), prefeito de Itapetim, no Sertão do Pajeú, foi um dos sortudos na sua peregrinação pelo Congresso. No gabinete de Jarbas Vasconcelos assegurou uma emenda de R$ 350 mil para uma retroescavadeira.

Compra – Câmara dos Deputados aprovou, ontem, a MP que possibilita que o Governo compre vacinas contra o coronavírus sem licitação e antes de a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) registrar a substância. A aplicação, porém, só poderá ser feita depois da aprovação da Anvisa, seja permanente ou emergencial. A votação foi simbólica. Ou seja, sem contagem de votos. Isso é possível quando há acerto entre os líderes partidários. Agora, a proposta vai ao Senado.

Maioria – O Supremo Tribunal Federal formou maioria, ontem, para autorizar que Estados e municípios comprem e distribuam vacinas contra o coronavírus. A permissão valerá caso o Governo não cumpra o PNI (Plano Nacional de Imunização) ou se as doses previstas no documento não sejam suficientes. A ação, apresentada em dezembro de 2020 pelo Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), é julgada em plenário virtual. Até o momento, 6 dos 11 ministros já votaram a favor da medida, inclusive o relator do caso, Ricardo Lewandowski, que deu o aval em 17 de dezembro de 2020.

Nem um telefonema – Em Brasília desde ontem, o prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge (Podemos), só soube que o seu município, sede da II Geres – Gerência Regional de Saúde – foi incluído nas medidas de restrições, com toque de recolher, pela Imprensa. “Nem sequer um comunicado prévio por telefone recebi”, disse o prefeito ao blog, ontem, em Brasília, apreensivo com os desdobramentos do decreto do Governo do Estado. Segundo o prefeito, o quadro da Covid é preocupante em Limoeiro, onde já fez 71 vítimas.

CURTAS

CASSAÇÃO – O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou, ontem, o processo contra a deputada Flordelis (PSD-RJ), denunciada pelo Ministério Público pelo homicídio do marido, o pastor Anderson do Carmo. A representação contra a deputada é a 2 de 2021. O colegiado poderá recomendar a cassação de Flordelis ao plenário da Casa.

AFAGOS – O presidente Jair Bolsonaro fez afagos ao ministro da Economia, Paulo Guedes, durante cerimônia no Palácio do Planalto na tarde de ontem. Disse que o País vive um momento muito difícil e que Guedes foi uma das pessoas mais importantes no combate à crise econômica decorrente da pandemia. O elogio vem em um momento em que os investidores temem o enfraquecimento da agenda liberal do governo depois que Bolsonaro indicou um general para o comando da Petrobras, a maior estatal do país, e que tem parte do capital no mercado financeiro.

Perguntar não ofende: Por que o governador não comunicou antes o toque de recolher aos prefeitos de municípios que sediam a Geres?

Coluna da Folha / Edamr Lyra

Fernando Haddad veste roupa de pré-candidato em 2022

Após ser lançado como pré-candidato do PT a presidência da República pelo ex-presidente Lula, o ex-prefeito e ex-ministro Fernando Haddad começa a trilhar o caminho de fazer o contraponto ao presidente Jair Bolsonaro, que o derrotou no segundo turno de 2018.

Apesar de adotar uma posição de presidenciável, Haddad sinaliza ter dificuldades para construir uma narrativa que convença o eleitorado de centro a trocar Bolsonaro pelo seu projeto, uma vez que as críticas feitas ao presidente, apesar de legítimas, não são acompanhadas de soluções, e o PT continua com grandes dificuldades em convencer a maioria eleitorado brasileiro a lhe devolver a presidência da República, vide o resultado obtido pelo partido nas eleições municipais.

Mesmo com o desafio e o desgaste do partido, o PT ainda é o principal antagonista de Jair Bolsonaro para 2022, e a colocação de Haddad como presidenciável é um indicativo claro de que o partido não vai querer queimar cartucho levantando a ainda pouco provável candidatura do ex-presidente Lula no próximo ano.

Armas – A partir dos decretos de Jair Bolsonaro que flexibilizaram o acesso a armas de fogo, a Associação Paulista de Magistrados (APAMAGIS) firmou convênio com uma fabricante de armas para que os juízes e dependentes adquiram pistolas e munições com descontos especiais, além de condições de parcelamento exclusivas aos associados. “Depois de vários anos de luta, a Apamagis conseguiu viabilizar, pela primeira vez, o convênio de venda de armas para magistrados associados”, disse um desembargador.

Brasília – O prefeito do Recife João Campos (PSB) cumprirá agenda nesta quarta-feira na capital federal. Na pauta duas reuniões, uma na Secretaria do Tesouro Nacional e outra no Ministério da Infraestrutura.

Nepotismo – O líder do Governo na Câmara de Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), defendeu modificações na vedação do nepotismo e afirmou ser favorável à contratação de parentes de políticos. A prática é punida por lei e foi proibida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “Só porque a pessoa é parente, então, é pior do que o outro? O cara não pode ser onerado por ser parente. Se a pessoa está no cargo para o qual tem qualificação profissional, é formada e pode desempenhar bem, qual é o problema?”, questionou Barros.

Celeridade – O líder do governo e presidente da Comissão de Finanças e Orçamento  da Câmara de Vereadores do Recife, Samuel Salazar (MDB) agilizou a tramitação do PLE 02/2021 que institui o Programa Crédito Popular do Recife, promessa de campanha do prefeito João Campos. Pela manhã o parlamentar solicitou dispensa de prazo, o que permitiu a matéria tramitar, à tarde, na Comissão de Finanças e Orçamentos e receber, por unanimidade, parecer favorável.

Aprovado – Designado relator do Crédito Popular, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) conseguiu que seu relatório fosse aprovado por unanimidade na Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife. O programa vai conceder até R$ 3 mil para empreendedores individuais, formais ou informais, microempresas, empresas de pequeno porte e organizações econômicas de caráter coletivo e solidário.

Inocente quer saber – Quem seria vitorioso num eventual segundo turno entre Bolsonaro e Haddad em 2022?

SJEgito e região tem ‘Autounidos’ proteção e benefícios

São José do Egito e região tem Autounidos proteção e benefícios

Enfrentamos tempos difíceis, mais quando temos parceiros sérios e comprometidos com o nosso bem estar, como a autounidos, as dificuldades do dia a dia são facilmente vencidas.

O que vou escrever agora retrata uma empresa egipciense, que chegou para suprir as necessidades de um povo, com proteção e benefícios. A Autounidos oferece a proteção veicular que você precisa para sua moto ou carro, contra roubo, furto, colisão, perda total, e ainda dá assistência 24h com hospedagem, cobertura para terceiros, auxílio funeral e muito mais, e o preço? Esse é justíssimo, faça parte do maior e melhor clube de benefícios da região.

Na Autounidos você não é um cliente, você é associado, e ainda ganha descontos em diversos estabelecimentos locais e nacionais. Tá esperando o que, para dar uma passadinha no Escritório da Autounidos em São José do Egito, na rua Dom José Pereira Alves, 149. Se preferir também pode ligar ou mandar um zap para mais esclarecimentos, através do telefone (87) 99678.3277

Casal morre por Covid-19 em intervalo de 20 minutos entre óbitos, em cidade do interior da PB

Casal morre por Covid-19 em intervalo de 20 minutos entre óbitos, em cidade do interior da PBUm casal de empresários morreu por Covid-19 nesta segunda-feira (22), em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. José Carlos de Abreu e Lívia Gonçalves de Abreu eram casados e morreram em um intervalo de 20 minutos entre um e outro no Hospital Regional da cidade.

José Carlos tinha 36 anos e Lívia Gonçalves tinha 35 anos. Eles eram empresários e tinham duas filhas adolescentes.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira, o Sertão do estado tem a maior taxa de ocupação de leitos da UTI adulto para Covid-19, com 94% de ocupação.

Com informações do G1 PB

Três regiões de Pernambuco terão apenas serviços essenciais entre 20h e 5h, a partir desta sexta-feira

O Governo de Pernambuco determinou – após análise do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 – que a partir da próxima sexta-feira(26.02), até o dia 10 de março, todas as atividades econômicas e sociais estarão proibidas, entre 20h e 5h, nos 63 municípios das II, IV e IX Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sedes em Limoeiro, Caruaru e Ouricuri, respectivamente. Nos próximos dois finais de semana, as atividades estarão proibidas entre 17h e 5h, quando apenas serviços essenciais poderão continuar funcionando.  O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara, em pronunciamento nesta terça-feira (23.02). Os números crescentes da pandemia e a lotação acima de 90% dos leitos nessas três Geres justificaram a medida restritiva. “A nova aceleração da doença tem superlotado os sistemas de saúde, e vem repetindo o mesmo caminho de 2020, começando pelos Estados do Norte e, agora, chegando com força ao Nordeste”, afirmou Paulo Câmara.  Além disso, também foi anunciada a prorrogação da proibição de eventos por mais 15 dias, valendo para todo o Estado. Da mesma forma, o retorno às aulas nas escolas públicas municipais permanece suspenso até o dia 12 de março.  O governador reforçou que o Estado segue monitorando diariamente os números da Covid-19. “Caso o índice de ocupação de leitos de UTI permaneça subindo, teremos que tomar medidas ainda mais duras nos próximos dias”, advertiu. Segundo Paulo Câmara, durante os 11 meses de luta contra o novo coronavírus, Pernambuco montou a segunda maior rede de UTIs do País, com leitos no Recife e em mais 15 cidades, do litoral ao Sertão.

II GERES  //   Municípios (20): Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério, Vicência.
IV GERES // Municípios (32): Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.
IX GERES // Municípios (11): Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade.

SERRA TALHADA / Câmara aprova Moção de Repúdio contra a Celpe

SAMININA ASSUME ASSESSORIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE SERRA TALHADA — Câmara MunicipalBLOG FAROL DE NOTICIAS / A Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST) aprovou, nessa segunda-feira (22), Moção de Repúdio contra a Celpe, pelos os péssimos serviços prestados na capital do xaxado. A moção foi aprovada por unanimidade, e o autor da proposta, China Menezes, pautou sua iniciativa, por falhas da empresa.

“No domingo (21) tivemos quedas de energia em alguns bairros de Serra Talhada. Todos os dias, recebemos reclamações de ruas escuras, postes sem lâmpadas, e tudo mais. E o pior: as pessoas reclamam, ligam para empresa, e fazem compromisso, mas não cumprem. Fica aqui o nosso repúdio, porque é obrigação da Celpe manter as ruas claras”, disse o vereador. A Moção de Repúdio será enviada a Celpe.

ARCOVERDE / TRE manda executar afastamento do Prefeito Wellington Maciel e seu Vice

EXCLUSIVO/ BLOG DO MAGNO MARTINS /

Acaba de ser encaminhado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco a 57a Zona Eleitoral em Arcoverde a certidão comunicando o inteiro teor do acórdão que cassou os mandatos do prefeito Wellington Maciel e seu vice, delegado Israel, para que seja executado o afastamento dos dois políticos e determinada a posse do presidente da Câmara Municipal, vereador Wevertton Siqueira, como prefeito interino.

Agora tantos os políticos cassados, Wellington e Israel, como o presidente da Câmara, Siqueirinha, serão comunicados da execução da decisão do TRE-PE para que os primeiro se afastem definitivamente do poder público municipal e o vereador convoque a Casa James Pacheco para dar posse ao prefeito interino. A não obediência da decisão acarretará ato de desobediência e irá gerar novas penas ao condenados e também ao presidente da Câmara.

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu, por unanimidade, afastar o prefeito eleito de Arcoverde, José Wellington Cordeiro Maciel (MDB), e o seu vice, Israel Lima Braga Rubis (PP). Os desembargadores da Corte Eleitoral negaram provimento aos recursos e decidiram manter a decisão do juiz de primeiro grau, Draulternani Melo Pantaleão, que havia cassado os registros de candidatura dos políticos.

Com a decisão, os líderes políticos ficam políticos ficam inelegíveis por oito anos. A ex-prefeita de Arcoverde, Maria Madalena Santos de Brito, também é ré no processo.

Vice-prefeito de Monteiro-PB e filho são vítimas de tentativa de homicídio

Vice-prefeito Celecileno e filho são vítimas de tentativa de homicídio em Monteiro - O Pipoco

( Pai e filho são vitimas de tentativa de homicídio)

(Com informações do G1 PB)    O vice-prefeito de Monteiro, Celecileno Alves, foi vítima de uma tentativa na noite desta segunda-feira (22), quando ele estava numa granja de sua propriedade que é localizada no município. Dois homens com os rostos cobertos atiraram algumas vezes, mas não atingiu ninguém. A Polícia Civil da Paraíba, no entanto, suspeita que o alvo dos bandidos era na verdade Caio Alves, filho do político.

De acordo com o delegado Gilson Duarte, do Grupo Tático Especial da 14ª Delegacia Seccional de Monteiro, os homens chegaram ao local em um veículo procurando por Caio. O vice-prefeito, entretanto, achou a ação da dupla suspeita e não deixou o filho de aproximar do portão. De longe, Celecileno disse que ele era Caio e que os homens dissessem o que queria. Foi nesse momento que eles atiraram, mas os disparos não atingiram ninguém. Os homens fugiram. A Polícia Civil está em diligência em busca de suspeitos.

 

Em Stª Terezinha comerciante e esposa foram assaltados e viraram reféns de criminosos

Em Santa Terezinha comerciante e esposa foram assaltados e viraram reféns de criminososBlog do Pereira / O crime aconteceu por volta das 5h30 da manhã dessa segunda (22), dois homens altos e magros esperaram seu Valter da Ração abrir o portão para que os trabalhadores entrassem, para agir.

Rendido e forçado a entrar na sua própria casa, onde foi amarrado com sua esposa que estava na cozinha, ambos ficando reféns. De acordo com um familiar do casal, os ladrões levaram uma quantia em dinheiro, armas de sua propriedade, joias de sua esposa e celulares. Segundo relato, os bandidos estavam encapuzados e as vítimas não conseguiram identificá-los. Segundo informações de um blog local, no momento da ação a cidade estava sem policiamento, a Polícia não se pronunciou. Seu Valter é um comerciante conhecido em Santa Terezinha e região, ele e a esposa passam bem.

 

Professora é a 20ª vítima fatal de covid-19 em SJEgito

São José do Egito registra sua 20ª vítima fatal de covid-19

Blog do Erbi / A egipciense Valdicleide de Oliveira Vasconcelos, popularmente conhecida como professora Val, faleceu no inicio da manhã desta terça (23), no Hospital Regional Emilia Câmara de Afogados da Ingazeira, na Ala covid, depois de quase um mês internada, lutando contra a doença causada pelo coronavírus. Val infelizmente é a 20ª vítima falta da doença em São José do Egito.

A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação divulgaram nota de pesar pela morte da servidora. Nas redes sociais, amigos, colegas e alunos lamentam a morte precoce da Professora Val, que era muito querida.

Nossos sentimentos a toda família e amigos, que Deus conforte o coração de cada um. O sepultamento da Professora Valdicleide , foi nessa terça-feira(23), no Cemitério de SJEgito às 12h, respeitando todos os protocolos de segurança da vigilância sanitária.

Afogados / Morre aos 92 anos ex vice-prefeito e vereador Expedito Araújo

Morreu esta madrugada aos 92 anos o ex-vereador e ex vice-prefeito Expedito Araújo da Silva.

Ele faleceu de causas naturais.  A família ainda não confirmou horário e local do sepultamento.

Expedito Araújo foi vereador por cinco mandatos vice-prefeito do também falecido ex-prefeito João Alves Filho e aliado do ex-prefeito e ex-deputado Antonio Mariano de Brito, também falecido.

Aliás,  Araújo teve como uma de suas características a lealdade ao líder político,  de quem foi aliado por décadas. Ele ja vinha debilitado pelo peso da idade e alguns problemas de saúde.

O presidente da Câmara,  Rubinho do São João e o prefeito Sandrinho Palmeira externaram pesar por conta de seu falecimento.

Nota de pesar

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, externa o seu pesar pelo falecimento de Expedito Araújo, ex-vice prefeito e ex-vereador do município. Aproveita o doloroso momento para se solidarizar com a dor do amigo Pedro Araújo e demais familiares pela perda, e informar que será decretado, ainda está manhã, luto oficial de três dias em nosso município, em decorrência do falecimento de Expedito Araújo.

Arquidiocese da PB suspende celebrações presenciais por 15 dias devido ao avanço da Covid-19

Arquidiocese da Paraíba suspende celebrações presenciais por 15 dias devido ao avanço da Covid-19

A Arquidiocese da Paraíba suspendeu celebrações com a presença de fiéis por 15 dias, a partir desta segunda-feira (22). A medida foi tomada devido ao aumento de novos casos de Covid-19 na região metropolitana de João Pessoa, assim como em todo o estado.

O anúncio foi feito após uma reunião realizada pelo Conselho Presbiteriano, na manhã desta segunda. Durante a suspensão das atividades presenciais, será mantida a transmissão de missas e celebrações por meio da internet pelas redes sociais da instituição. A jurisdição eclesiástica da Arquidiocese da Paraíba compreende a cidade de João Pessoa, onde está localizada a sua sede, as cidades da faixa litorânea e uma pequena parte do Agreste e Brejo do estado. A Diocese de Cajazeiras,no Sertão da Paraíba, também suspendeu temporariamente as missas com a presença de público nas paróquias da cidade. Com a medida, as igrejas ficam abertas durante o dia para momentos de orações dos fiéis. O trabalho nas secretarias das paróquias também será mantido. As celebrações serão transmitidas pelos meios de comunicação da instituição. Já em Campina Grande, a assessoria de comunicação da Diocese informou que seguirá com as atividades presenciais, junto com a adoção de todos os protocolos e cuidados sanitários de prevenção à doença.  A Diocese de Patos, ainda não se pronunciou.

Homem de Brejinho-PE é morto em Matureia-PB

A Polícia Militar identificou o corpo do homem encontrado em uma rua do Centro de Matureia-PB, na Região Metropolitana de Patos. A vítima é Carlos Carvalho Ferreira, de 36 anos. Ele foi reconhecido por familiares.  O corpo foi encontrado na madrugada desta segunda-feira, 22 de fevereiro, por populares por volta de 1h da manhã. A polícia esteve no local. Pelo apurado pelo Blog Teixeira em foco.com o homem residia no Povoado de Lagoinha, pertencente a Brejinho-PE. Após cometerem o crime, os homens ainda tentaram roubar a moto da vítima que foi abandonada logo depois. A Pm recuperou a motocicleta e conduziu à Delegacia de Policia Civil de Matureia. A Polícia Civil investiga o caso e a causa da morte que deverá ser esclarecida após exame de necropsia. O Corpo foi levado para o IML de Patos-PB. Segundo relatos de populares, o homem pode ter sido por facadas.

Aulas presenciais da rede pública de ensino da Paraíba são adiadas

Aulas presenciais da rede pública de ensino da Paraíba são adiadas

As aulas presenciais da rede pública de ensino da Paraíba estão suspensas, de acordo com o governador do estado, João Azevêdo (Cidadania). As aulas começariam no sistema híbrido, com 30% da capacidade de alunos de forma presencial e 70% remota, no dia 1º de março.

A medida foi adotado devido ao aumento nos casos de Covid-19 na Paraíba. Durante cinco dias consecutivos, a Paraíba registrou mais de mil casos confirmados da doença. Já são 212.286 casos de contaminação pelo novo coronavírus em todo o estado e 4.356 mortes. Conforme entrevista do governador da Paraíba à TV Cabo Branco, nesta segunda-feira (22), a orientação é que as escolas particulares também suspendam as aulas presenciais por pelo menos 15 dias, para frear o aumento de casos e evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Com a decisão, as aulas do sistema público estadual vão começar, ainda no dia 1º de março, mas de forma totalmente remota, e deve permanecer dessa forma até que o cenário da pandemia do novo coronavírus esteja mais favorável.

O governador João Azevêdo se reúne, nesta segunda-feira (22), com os representantes da Secretaria de Estado da Saúde e de diversos órgãos do setor sanitário do estado, bem como da Procuradoria Geral do Estado, para definir ações de enfrentamento da pandemia, a fim de conter o avanço da Covid-19 na Paraíba.

Pelé encara seus dilemas com a ditadura na Netflix

Em cadeira de rodas, Pelé é ovacionado em sorteio do Mundial de 2018 - Esportes - HOMEEl País

A Netflix e os diretores britânicos David Tryhorn e Ben Nicholas toparam uma missão ambiciosa: trazer à luz uma versão ainda não contada da história do maior jogador de futebol de todos os tempos, celebridade mundial há mais de 50 anos e personagem de incontáveis livros, filmes, documentários e peças publicitárias. Nesta terça-feira (23), a plataforma lança o documentário Pelé, que narra a história do ex-jogador durante seu auge esportivo enquanto aposta nos conflitos pessoais e políticos do ex-craque, em especial sua relação ditadura brasileira, para se diferenciar das produções anteriores ―tudo comentado pelo próprio Rei do Futebol.

A primeira cena do documentário, a abertura da Copa do Mundo de 70, no México, palco da coroação de Pelé como tricampeão mundial, deixa claro que o sucesso esportivo do brasileiro é o fio condutor do filme, mas não sem uma camada de tensão e as análises do ex-atleta sobre sua trajetória, agora com 80 anos. Na produção, não são abordadas apenas os quatro Mundiais que jogou (58, 62, 66 e 70), mas Pelé diante das mudanças pelas quais o Brasil passou da industrialização e desenvolvimento cultural ao golpe e anos de chumbo da ditadura.

Pelé fala às câmeras em uma cadeira na qual chega com a ajuda de um andador ―na hora da entrevista, faz questão de empurrar a ajuda para fora do enquadramento. É uma rara visão de seus últimos anos de reclusão e problemas de saúde. Emociona-se duas vezes. A primeira ao falar de seu surgimento como ídolo na Copa de 58, a segunda, ao comentar sua coroação com o tricampeonato em 70. Confessa ter traído sua primeira mulher, Rosemeri Reis, com quem se casou aos 26 anos, e se deixa filmar na cadeira de rodas enquanto almoça com colegas da época de Santos, todos na casa dos 80 anos.

“O grande presente da vitória é o alívio”, diz ele sobre o medo e nervosismo que sentia antes das grandes decisões, especialmente antes do torneio do México, cercado de simbolismo e controvérsias políticas. “Naquele momento, não queria ser Pelé”, revela também, enquanto são passadas imagens do Mundial de 1970.

O tom das declarações dá uma ideia da pressão sob a qual Pelé e a seleção jogaram aquela Copa. O Brasil chegara desacreditado em 1970, com uma desconfiança fruto da campanha ruim no Mundial de 66, mas ainda era grande esperança do Governo militar que, seis anos após o golpe e dois após o repressivo AI-5, via no trunfo da seleção a chance de exaltar o nacionalismo e manter a população contente. E o 10, desmoralizado pela idade e baleado pelas pancadas de defensores, concentrava essa pressão como referência do selecionado. Não tinha a missão apenas de jogar bem e marcar gols, mas de fazer “mais pelo país do que muitos políticos”, como afirma o próprio. “Não morri, não!”, gritou três vezes Pelé após a vitória na final ― segundo conta o colega Rivellino.

Pelé foi pivô de uma discussão que acabou na demissão do treinador João Saldanha ― militante do Partido Comunista― dois meses antes do Mundial, com evidente interferência dos militares que tomavam conta da comissão técnica brasileira. Mário Jorge Lobo Zagallo assumiu e comandou o time que venceu todos os jogos no México e coroou o tri com atuações históricas contra Inglaterra, Uruguai e Itália. Nas palavras do jornalista José Trajano, uma das vozes do documentário, “fui à Copa torcer contra a seleção por causa da ditadura. Mas quando cheguei lá, não tinha como”. A seleção brasileira de 70 é lembrada até hoje como um dos melhores times da história do futebol. E seu craque correspondeu, sendo eleito o melhor jogador do Mundial.

A Copa do México marca o início e o fim do documentário, além de ser o único Mundial do qual são exibidas imagens de todos os jogos do Brasil durante a narrativa. E o evento é protagonista no filme não só pela grandiosidade dos feitos esportivos de Pelé, mas porque é central no debate em torno do astro fora das quatro linhas. A produção da Netflix fez o jogador falar, pela primeira vez de forma tão longa, sobre ditadura, tortura e o uso do futebol ―e dele próprio ―como propaganda do regime militar. “Se eu disser que não sabia [que existiam torturas], estaria mentindo. Mas não tínhamos certeza das coisas. No futebol não fez diferença nenhuma”, afirma ele.

Se, após a Copa de 58, Pelé foi alçado ao símbolo de um país que evoluía culturalmente e se industrializava, resolvendo o complexo do vira-lata brasileiro também como ícone da representatividade negra, a imagem do craque entregando a taça do mundo para o então ditador Emílio Garrastazu Médici marca as críticas à falta de posicionamento político e à submissão do tricampeão frente a ditadura. No documentário, no entanto, até seus críticos ponderam que o ídolo encontraria dificuldades para bater de frente com a repressão dos anos de chumbo e evitam qualquer condenação moral. “O tricampeonato não foi a vitória do Médici, foi a vitória do Pelé”, resume o jornalista Juca Kfouri.

“Sempre abri as portas pros Governos e sempre me procuraram”, segue o Rei. De fato, além de fotos junto com os presidentes militares, após a redemocratização ele ainda se reuniu com presidentes de todas as cores políticas: José Sarney (1985-1990), Fernando Collor (1990-1992), Itamar Franco (1992-1994), Fernando Henrique Cardoso (1995-2002, de quem foi ministro dos Esportes), Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), Dilma Rousseff (2011-2016) e Michel Temer (2016-2018). Neste ano, mandou uma camisa do Santos autografada para Jair Bolsonaro.

~~Giro pelos Blog’S ( terça feira 23/02/2021)~~

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

VAI OU NÃO VAI? – Até o início da manhã desta terça-feira (23), o presidente da Câmara Municipal de Arcoverde, Weverton Barros de Siqueira, Siqueirinha (PSB) não havia recebido comunicado sobre a vacância do cargo de prefeito. O jurídico da coligação vencedora do pleito eleitoral de 2020 entrou com uma ação cautelar, um pedido de liminar no Tribunal Superior Eleitoral – TSE solicitando que o prefeito Wellington Maciel (MDB) e o vice Israel Rubis (Progressista) se manterem no cargo até que seja julgado o mérito. Por enquanto, o TSE não publicou o acórdão da decisão negando recursos do prefeito e do vice-prefeito. Para o vereador Luciano Pacheco (MDB), existe a possibilidade de o TSE julgar o mérito com a permanência de ambos no cargo, citando o exemplo de Belo Jardim, João Mendonça, Tuparetama, Sávio Torres e Júnior Matuto de Paulista. A vereadora Célia Galindo (PSB) questionou Pacheco ao afirmar que se houver a publicação no Diário Oficial, Siqueirinha assume a prefeitura. Para Luciano os embargos de declaração suspendem os efeitos se forem bem fundamentados. Por enquanto, LW e Rubis continuam no cargo, diante de uma situação nunca vista na terra do Cardeal.

***********************************************************

“COMPRADA” – Ao discursar da tribuna da Câmara de Arcoverde, no grande expediente, na sessão ordinária realizada ontem (22) a vereadora Zirleide Monteiro (PTB) soltou o verbo e disse que a chapa encabeçada pelo prefeito, Welligton Maciel (MDB) desrespeitou todo o processo eleitoral com a prática do abuso de poder econômico e político. Segundo a petebista foram fatos absurdos cometidos. “O que está sendo questionado é o político que aceitou o convite de um grupo liderado pela pior prefeita que Arcoverde já teve e que assumiu todas as infrações cometidas pelo grupo”. A petebista foi mais contundente, quando afirmou que a eleição de Arcoverde não foi disputada, mas sim “COMPRADA” pelo grupo do prefeito Wellington.

***********************************************************

Blog do Itamar - Página 2 de 303 - OS BASTIDORES DA POLÍTICA E O GIRO POLICIAL!NÃO CONVENCEU – O vereador Rodrigo Roa (Avante) continua sem uma posição firme na Câmara de Arcoverde. Na sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira (22) disse que “NÃO É OPOSIÇÃO” ao governo do prefeito, Wellington Araújo (MDB). “Não sou oposição, nem sou situação, sou Rodrigo Roa, só quero que trabalhem pelo povo”. A posição do parlamentar deixa certa dúvida nos próprios pares. Afinal, como será seu mandato de Rodrigo?. Uma vela pra LW, outra pra oposição, ou ficará no meio Termo? Não há dúvidas de que a frase de Rodrigo não convenceu parte do eleitorado arcoverdense. Político tem que ter posição!

***********************************************************

DESCASO NA GESTÃO DE JOÃO – A deputada federal Marília Arraes (PT) lamentou a ineficiência da Prefeitura do Recife, sob as gestões do PSB, em NÃO garantir as vagas necessárias para todas as crianças em idade escolar, residentes no município. Segundo a petista, o caso há anos vem sendo denunciado por representantes do Conselho Tutelar. Inconformada com o descaso com a educação na gestão de João, ela disse que o socialista prometeu durante a campanha, que a Educação seria prioridade, mas nada mudou porque milhares de crianças continuam fora das salas de aula em toda a cidade. “Profissionais que atuam no setor calculam que essa demanda sem atendimento pode ultrapassar três mil crianças. É essa a prioridade que a prefeitura do Recife dá a estas famílias?”, indagou.

***********************************************************

LAMENTOU – O prefeito do Recife, João Campos (PSB) usou ontem suas redes sociais para lamentar a pichação na estátua do cantor Reginaldo Rossi. Poucos dias depois de ser inaugurado o busto amanheceu com pichações. O socialista disse que será feito o reparo e apelou para que a população preserve o patrimônio público. “Vamos fazer o reparo, mas é absurdo que atos de vandalismo assim continuem acontecendo. Cuidar da cidade é papel de todos, não apenas do poder público. Se você presenciar ou souber de algo, denuncie! Não vamos tolerar mais ações assim”, escreveu João Campos. A Polícia Civil investiga o caso.

***********************************************************

ASSEGUROU – O prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela (DEM) assegurou na manhã desta segunda-feira (22) a mudança da feira de gado do município.  Acompanhado do secretário de Agricultura, Chagas Lopes, do presidente da Câmara de Vereadores, Zé Lopes e do agropecuarista Zé de Natalício, ele debateu com os comerciantes de animais a possibilidade de mudar a feira de lugar, com a finalidade de garantir mais estrutura, segurança e conforto.

***********************************************************

Os desafios das mulheres (na advocacia): como se diferenciar no mercado de trabalho? – dra. Lisiane Schmidel ‹ O RegionalMULHERES – Pelo andar da carruagem, pessoas do gênero feminino serão maioria em toda a advocacia brasileira neste 1º semestre. Os números fechados ontem (22) pela OAB nacional revelam 1.211.335 inscrições em vigor – sendo 606.650 masculinas e 604.685 femininas.

***********************************************************

Desfrutando da unidade em Cristo : Aliança Bíblica Pio XSEM OPOSIÇÃO – O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira (PSB) governa nesse início de gestão sem oposição na Câmara Municipal. A atuação dos vereadores Edson Henrique (PTB) e Toinho da Ponte (Podemos) estão mais para situação. Nada mais do que requerimentos e proposições. Pelo menos até o momento, ambos estão fora do contexto…

Coluna O Linguarudo - Não Vou Mentir Para Agradar (02/12/2020)

Pegado no trabalho – O Prefeito Sandrinho Palmeira (PSB) da cidade de Afogados da Ingazeira não tem tido descanso nesse início de governo. Ele tem recebido o povo em seu gabinete, reuniões, inaugurações e visitas as comunidades. Segundo informações, essa tem sido a rotina da administração do prefeito de Afogados que assim como seu antecessor não tem hora e nem dia para pegar no trabalho.

Vice atuante – E por falar em pegar no batente, Afogados tem um vice bastante atuante neste começo de mandato. Daniel Valadares tem recebido aliados e população em seu gabinete, feito visitas as comunidades e acompanhado o prefeito nas principais ações no município.
Pinheiro e André Terto abrem o verbo contra Luciano Duque – Os vereadores de oposição Pinheiro de São Miguel e André Terto, ambos do Avante, abriram o verbo em discursos duros na tribuna da Casa Legislativa contra o ex-prefeito Luciano Duque, durante sessão ordinária ocorrida na segunda-feira (22). A dupla, na verdade, repercutiu uma crítica feita por Luciano em entrevista ao Farol, dizendo que os parlamentares “torcem contra Serra Talhada” e estariam “fazendo politicagem” ao cobrarem melhorias na chamada feira do gado, que foi deslocada para as margens da PE-418 e onde – segundo Pinheiro e André Terto – não há ainda uma estrutura adequada para receber os comerciantes de animais. Os dois vereadores soltaramo verbo contra o ex-prefeito. (Rádio Vivo)
Arcoverde – Após o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco manter a anulação da chapa do prefeito Wellington Maciel (MDB), o presidente da Câmara de Vereadores, Weverton Siqueira (PSB), conhecido como Siqueirinha, será empossado hoje como prefeito interino. É de responsabilidade do novo prefeito marcar a data da nova eleição. A decisão ainda cabe recurso ao TSE.
Endureceram – Três cidades da Mata Norte anunciaram medidas mais restritivas de combate ao coronavírus: Nazaré da Mata, Carpina Tracunhaém. Entre as restrições, estão horário do comércio, padaria, bar e restaurantes, além de suspensão das aulas presenciais.
Inocente quer saber – Quem é o candidato preferido de Bolsonaro, Anderson Ferreira ou Miguel Coelho?

Coluna da Folha / Edmar Lyra

A disputa para ser o candidato de Bolsonaro em Pernambuco 

Apesar de não admitirem publicamente e manterem uma relação harmônica, os prefeitos Anderson Ferreira (Jaboatão) e Miguel Coelho (Petrolina) travam uma disputa interna na oposição para apresentar-se como o candidato do presidente Jair Bolsonaro a governador no próximo ano. Para disputar a cadeira de Paulo Câmara, qualquer um dos dois terá que deixar a prefeitura em abril de 2022 e a decisão não será tarefa fácil, porque uma vez renunciando e não logrando êxito, o postulante ficará nada menos que cinco anos no sereno, pois só poderá disputar eleições em 2026.

Apenas Anderson Ferreira poderá disputar tanto o governo quanto o Senado, por ter idade para os dois cargos, Miguel Coelho só terá idade para tentar o governo de Pernambuco, mas está evidente que Anderson não renunciaria uma prefeitura do porte de Jaboatão para ser coadjuvante de uma chapa majoritária em 2022, o que dificulta qualquer tipo de entendimento entre os dois.

A tendência nos próximos meses é que Anderson e Miguel recrudesçam a disputa, pois a viabilidade eleitoral do projeto de ambos passará pelo apoio do presidente da República. Ambos possuem relação com Jair Bolsonaro, Fernando Bezerra, pai de Miguel, é líder do governo no Senado, enquanto André Ferreira, irmão de Anderson, assumiu uma das 14 vice-lideranças do governo na Câmara.

É possível que eles não cheguem em 2022 com algum tipo de harmonia, e também não se pode descartar a hipótese de ambos renunciarem para disputar o Palácio do Campo das Princesas, o que poderá viabilizar um remake de 2020 quando a oposição não conseguiu se entender e se fragmentou em seis candidaturas a prefeito do Recife.

Acordos – O procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um documento em que defende o uso das delações premiadas no âmbito civil, em ações de improbidade administrativa conduzidas pelo Ministério Público. Para Aras, a celebração dos acordos em ações de improbidade atende ao interesse público, uma vez que cessa atos de corrupção, responsabiliza os culpados e previne novos casos. O assunto vai ser decidido em recurso no plenário do STF.

Desafios do cargo – O deputado federal André Ferreira (PSC) assume a vice-liderança do Governo na Câmara e entre as missões que terá nos próximos meses, duas se destacam: articular junto com a base aliada a aprovação das reformas administrativa e tributária, pautas extremamente importantes para a recuperação econômica do Brasil.

Pisos – A proposta de incluir na PEC Emergencial o fim do piso mínimo de gastos em saúde e educação já está mobilizando contra vários setores da sociedade. “Atenção: é possível que entre na PEC Emergencial, que está sendo discutida no Senado, a desvinculação do piso da educação, ou seja, o fim do investimento mínimo de recursos na área. A luta pelo Novo Fundeb deixou um recado claro: nós não vamos permitir que se tire da educação”, registrou a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP).

Inocente quer saber – Quem é o candidato preferido de Bolsonaro, Anderson Ferreira ou Miguel Coelho?

Coluna de Elielson Lima

Coluna da terça | A vitrine de Geraldo Júlio para 22

Após oito anos como prefeito do Recife Geraldo Julio retorna ao comando da pasta do Desenvolvimento Econômico, que deixou ainda no governo Eduardo para disputar a Prefeitura, com uma missão ainda maior. Fazer alavancar o Estado em meio a uma pandemia ao mesmo tempo que tem o desafio de projetar seu nome para sucessão de Paulo Câmara.

Nome natural na Frente Popular, o ex-prefeito do Recife tenta repetir a façanha dos seus antecessores Miguel Arraes, Joaquim Francisco e Jarbas todos eles estiveram no comando do Recife e depois se projetaram para dar as ordens no Palácio do Campo das Princesas.

A vitrine de Geraldo está também ligada intrinsicamente aos primeiros anos da gestão de João Campos. Se João manter esse ritmo e aprovação do início, as chances que o PSB emplaque mais um governador é altíssima.

COMBATE AO COVID– Três cidades da Mata Norte anunciaram medidas mais restritivas de combate ao coronavírus: Nazaré da Mata, Carpina Tracunhaém. Entre as restrições, estão horário do comércio, padaria, bar e restaurantes, além de suspensão das aulas presenciais.

ARCOVERDE – Após o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco manter a anulação da chapa do prefeito Wellington Maciel (MDB), o presidente da Câmara de Vereadores, Weverton Siqueira (PSB), conhecido como Siqueirinha, será empossado hoje como prefeito interino. É de responsabilidade do novo prefeito marcar a data da nova eleição. A decisão ainda cabe recurso ao TSE.

RÁPIDAS

FAXINA GERAL – O novo presidente da Petrobras, general Silva e Luna chegou com a promessa de fazer uma faxina geral na estatal. Ontem, ele já demitiu dezenas de funcionários, a missão é varrer qualquer vestígio da gestão do PT.

FORÇA TOTAL – Com a vice-liderança, o deputado André Ferreira (PSC) aumenta sua influência no Palácio do Planalto. Ele conseguiu se aproximar do presidente por causa da amizade com seu irmão Anderson e a liderança do PSC, agora o tom é de mais proximidade ampliando a força dentro do Governo.

MAIS ESCOLA – O deputado estadual Guilherme Uchoa Jr (PSC) solicitou ao Governo de Pernambuco a construção de mais uma escola estadual na cidade de Agrestina, no Agreste pernambucano. A cidade apenas conta com uma unidade de ensino estadual que não possui ensino médio.

PINGA-FOGO: Zeca Cavalcanti vai disputar novamente a Prefeitura de Arcoverde?

Fim do ciclo da traição

Ao se despedir, hoje, do gabinete que ocupou por menos de dois meses, o agora prefeito afastado de Arcoverde, Wellington Maciel (MDB), põe fim ao chamado ciclo da traição, instalado pela ex-prefeita Madalena Brito (PSB). Em política, é sabido, só os inimigos não traem. “Vivam os meus inimigos! Eles, ao menos, não podem me trair”.

Esta frase, o ex-prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (PTB), poderia proclamar aos quatro cantos da terra que governou por dois mandatos em relação a quem quer fosse entre os seus mais declarados históricos adversários, com exceção da também ex-prefeita Madalena, que era inimiga, mas fingia amor eterno. Madalena, está na Bíblia, foi a seguidora mais fiel de Jesus Cristo. Ela viu Jesus ser executado e teve o privilégio de assistir o Salvador ressuscitado, nas nuvens.

A Madalena de Arcoverde não tem o mesmo dom nem a mesma piedade da Madalena de Cristo. Ungida candidata em 2012 pela fé cega que Zeca tinha nela como uma das auxiliares de maior destaque, a criatura se voltou contra o criador e o apunhalou pelas costas antes mesmo de tomar posse, eleita que foi pela força, o prestígio e a popularidade de um dos prefeitos mais influentes e realizadores da cidade.

Maria Madalena apoiou generosamente o Ministério de Jesus e foi uma seguidora leal dele. A Madalena, de Arcoverde, parece ignorar a história da outra Madalena e só conjuga o verbo trair. Não aprendeu com a Madalena de Jesus que traição é para os fracos, porque os fortes jamais trocam um verdadeiro amor por uma aventura qualquer. Ainda que a traição agrade, o traidor é sempre odiado. Arcoverde verte ódio a sua Madalena.

A traição, porém, tem caminhos tortuosos e há sempre os que aparecem para bajular. Ao se afastar de Zeca sem nenhum motivo aparente, apenas pela fome de poder, a Madalena, que não é a de Cristo, ganhou um séquito, formado em sua maioria pelos que juravam amor eterno ao ex-prefeito. A política tem dessas coisas.

Empolgado na época pelo seu poder de fogo, apontado como ótimo e bom por mais de 80% da população de Arcoverde, faltou em Zeca, quando escolheu Madalena sucessora, despertar para uma simples realidade, cruel na arte da política, que Roberto Magalhães chama de diabólica: quanto maior a confiança, maior a traição.

Prefeito interino – Caberá ao presidente da Câmara de Arcoverde, Weverton Siqueira, o Siqueirinha (PSB), assinar, hoje, na posse como prefeito interino, o atestado comprobatório do fim do ciclo da trairagem política no município. Por votação unânime dos sete integrantes do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, a eleição do prefeito Wellington Maciel (MDB) foi anulada por abuso de poder econômico, na última sexta-feira. Cabe recurso ao TSE, mas com a publicação do acordão ontem, pelo TRE, Siqueirinha assume até que o TSE se manifeste em liminar ou marque a data da nova eleição.

Auxílio emergencial – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), vai esperar o Governo mandar a proposta de auxílio emergencial logo depois que o Senado aprovar a PEC Emergencial. Esta seria apenas uma sinalização de responsabilidade fiscal, que daria a segurança necessária para o Executivo agir. “O que nós vamos pretender é que, uma vez aprovado no Senado Federal [a PEC Emergencial], já haja por parte do governo uma efetivação do auxílio emergencial considerando que há uma tendência muito clara da Câmara diante da importância disso para o País também aprová-la no tempo que seja adequado”, afirmou.

Revolução – Segundo o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), a gestão de Silva e Luna, o novo presidente da Petrobras, na Itaipu Binacional, foi marcada por “recordes de investimentos, geração de energia, obras de infraestrutura e gestão eficiente e moderna”. “Não tenho dúvidas que ele vai transformar a empresa e revolucionar a gestão da Petrobras assim como ele fez com a Itaipu, no Paraná. Sua gestão foi marcada com recordes de investimentos, geração de energia, obras de infraestrutura e gestão eficiente e moderna”, disse.

Desoneração – A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que autoriza a concessão de uma nova rodada do auxílio emergencial pode abrir uma brecha para o governo conceder a desoneração dos combustíveis sem medidas de compensação, se for decretado o estado de calamidade no futuro. Por enquanto, a minuta da PEC prevê a concessão do auxílio emergencial na forma residual, sem a decretação do Estado de calamidade pública. Artigo da minuta da PEC diz, porém, que as propostas do Congresso e os atos do Poder Executivo que provoquem ampliação de despesas, isenções e renúncia de receitas para o enfrentamento da covid-19 ficam dispensados das limitações legais que existem hoje para fazer esse tipo de medida.

PE na Petrobrás – O novo presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, é pernambucano. Nasceu em Barreiros, na Zona da Mata, e fez carreira no Exército em Brasília. Para o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), que conhece a trajetória vitoriosa do general, ele fará uma revolução na estatal petrolífera. “Vai transformar e revolucionar a Petrobras”, disse Ratinho, após lamentar pelas redes sociais a saída de Joaquim do comando da Itaipu Binacional. “O Paraná ficou triste com a sua saída de Itaipu”, acrescentou.

CURTAS

RESTRIÇÕES – Duas cidades da Zona da Mata Norte publicaram decretos, ontem, para controlar a circulação de pessoas e evitar a disseminação do novo coronavírus. As prefeituras de Carpina e Tracunhaém proibiram aulas nas escolas, restringiram o funcionamento de bares e restaurantes e limitaram o número de fiéis em igrejas.

POSSE – A posse do deputado João Roma Neto (Republicanos-BA) no Ministério da Cidadania está marcada para amanhã, ao final da tarde, no Palácio do Planalto. Não fossem as restrições impostas pela pandemia, uma delegação de pernambucanos, à frente o ex-governador Joaquim Francisco, com quem Roma trabalhou, estaria lá para prestigiá-lo.

Perguntar não ofende: Quem da Bahia vai bater continência para João Roma em sua posse amanhã?

Blog do FinFa

Visitou – O Presidente da Câmara de Vereadores de Iguaracy-PE, vereador Chico Torres (PSB), esteve fazendo uma visita de cortesia a sede deste blog.

Chico, falou sobre a primeira sessão ordinária que aconteceu na semana passada, onde o prefeito Zeinha Torres marcou presença. “A nossa primeira reunião foi muito proveitosa, onde vários requerimentos foram apresentados pelos colegas, eu apresentei calçamento da Rua Ezau Ferreira, além do Projeto de funcionamento do SAMU, construção do Posto Médico do Caroá, Quadra Poliesportiva do Picos, Academia de Saúde de Jabitacá”.

O presidente confirmou que hoje às 10 horas, haverá a segunda reunião, onde o mesmo espera a presença de todos os vereadores. “Irei apresentar os requerimentos solicitando ao executivo, a recuperação do catavento na propriedade do ex vice-prefeito Luiz da Sucam, além da construção da vestuário do campo da comunidade do Picos e com a chegada das sementes, aração na zona rural”, finalizou o presidente.

Escolhido – O prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, juntamente com o secretário de Planejamento Paulo Jucá, estiveram reunidosontem (22), com os vereadores governistas, onde ficou definido que o vereador Vicente de Vevei será o líder e Tadeu do Hospital o vice. Em contato com este blogueiro, o secretário Paulo Juca, confirmou que os vereadores Flávio Jucá e David Teixeir, não estiveram participando da reuniao, mais estão de acordo com os nomes escolhidos.

Recebeu – O Presidente do IPA-PE, Kaio Maniçoba, realizou ontem (22), a entrega simbólica das sementes para os agricultores do município de Custódia. A solenidade aconteceu na sede da Secretaria de Agricultura no Parque de Exposições Armando Wanderley da Fonte. Dentro de todos os protocolos em virtude da Pandemia, evitando aglomerações, Kaio Maniçoba realizou a entrega simbolicamente aos agricultores: Aristéia Tenório, Margarida Rodrigues, Aldecir e Heleno.

Disse – “Tu esqueceu que não é mais prefeito? Tu não quer largar a prefeitura, não? Por que tu anda tanto em inauguração e ordem de serviço? Tudo bem, é bom sua presença, mas lembre que tem a prefeita, uma jovem inteligente, que precisa trabalhar… Lembre que você não é mais prefeito não, você não aguenta crítica nem depois que saiu da Prefeitura? Respeite essa casa legislativa, respeite os vereadores que estão fazendo o seu trabalho ao bem da população”. (Vereador de Serra Talhada, Pinhiero de São Miguel, disparando contra o ex-prefeito Luiano Duque, ontem na tribuna da sessão da Casa Legislativa)

Iniciou – O prefeito de Quixaba-PE Zé Pretinho, autorizou ontem (22), a Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, abrir as inscrições para alunos na Escola de Música Antônio Salvador de Araújo, onde se encerra no próximo irá até à próxima sexta-feira (2), com vagas limitadas. As inscrições estão sendo realizadas na Secretaria Municipal de Cultura e Esportes.

Avalaição negativa – O governo Jair Bolsonaro é visto de maneira negativa por 35,5% dos entrevistados consultados pela pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) em parceria com o Instituto MDA, entre os dias 18 e 21 de fevereiro. Na consulta anterior, em outubro, os que consideravam a gestão ruim ou péssima somavam 27%. A pesquisa ouviu 2.002 pessoas em 137 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Preocupado – O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, fez ontem (22), um pronunciamento preocupado com a situação do auamento de internações nas UTI da cidade. Petrolina, além de receber pacientes locais, atende a população de dezenas de municípios de Pernambuco, Bahia e Piauí. Atualmente, a rede de atendimento de saúde apresenta uma situação na qual um terço dos pacientes internados em UTI são de cidades vizinhas. “Venho mais uma vez pedir para todos tomarem as medidas de cuidado. Não queremos tomar nenhuma medida mais drástica ou restritiva, mas para vencer essa pandemia precisamos da união e solidariedade de todos”, clamou Miguel Coelho.

Frase – “Nós esperamos que o PSB tenha para 2022 uma visão aliancista, naturalmente nós temos nomes para o Senado, para vice, é importante que o PSB tenha essa compreensão em 2022”.(Presidente Estadual do Republicanos em Pernambuco, o deputado federal, Silvio Costa Filho)

Perguntar não ofende – Por que tem construções em Afogados da Ingazeira que é exigido placas de identificação e outras não?

Presidente da Câmara assume Prefeitura de Arcoverde

O Tribunal Regional Eleitoral, que anulou a eleição de Arcoverde pela unanimidade dos seus sete integrantes, na última sexta-feira, já tornou público, hoje, o acórdão (decisão final proferida sobre um processo por tribunal superior, que funciona como paradigma para solucionar casos análogos). Com isso, vence à zero hora de hoje o prazo para que o agora prefeito cassado Wellington Maciel (MDB) se afaste.

Com a vacância, que cabe em decisão do juiz eleitoral da Comarca, a ser proferida amanhã, assume, interinamente, o presidente da Câmara de Arcoverde, Weverton Siqueira, o Siqueirinha (PSB), até a convocação de novas eleições.