Gordo Construções

ProntoMaisLab

Sertão Online

Supermercado Queiroz

Dr. Gilson Brito

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Jailson Pneus

Restaurante Império Gourmet SJE

BMG Correspondente Antônio Filho

F. e P. Droga Center

Clínica Santa Lúcia

Casa Shopping Center

ADRIANTUR

Dr. Diego Aragão

O Centenário

Costa Lira

Informatic Center

Eduardo da Fonte

Centro Clinico

Eletro Móveis

Deixe Seu Like

Grave acidente na BR-232 acaba com a morte de três jovens de Flores

 

(Os jovens eram Weverson (sem camisa), Pedro (Camisa branca e Welisson (camisa preta).)

Três jovens do distrito de Fátima, município de Flores se envolveram em um acidente na BR-232 na manhã deste sábado (7), Weverson, Pedro e Welisson, estavam no Fox azul, placas DUF 7473 e se chocaram com um caminhão que capotou.

Segundo informações eles voltavam de uma festa em Serra Talhada. Os três faleceram ainda no local. Ainda não se tem notícias sobre o motorista do caminhão. E mais uma vez a humanidade mostra o seu lado mais desumano.

Enquanto havia três Jovens mortos no local, pessoas se aproveitaram para saquear a mercadoria do caminhão. Depois vão reclamar dos políticos e da corrupção que assola o nosso país…

FVP | Faculdade Vale do Pajeú investe em tecnologia para curso de Enfermagem

No próximo dia 8 de dezembro a Faculdade Vale do Pajeú estará realizando vestibular simultâneo em São José do Egito (PE) e em Teixeira (PB) para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Pedagogia.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos fones (87) 3844 1941 e (87) 9.9948 1802. Há consulta para descontos especiais.

“O curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Vale do Pajeú tem utilizado metodologias que favoreçam  aprimorar os processos de ensino centrados no estudante, favorecendo a construção do conhecimento a partir de vivências, situações reais, estimulando reflexões e problematizações onde o estudante é protagonista do seu processo de aprendizagem”, diz a entidade em nota.

“Os professores do curso de Enfermagem FVP, buscam sempre promover as melhores estratégias com o intuito de facilitar o aprendizado dos estudantes, desenvolvendo um processo dinâmico, semelhante ao da realidade, possibilitando ao estudante integrar complexidades teóricas e práticas, permitindo feedback, avaliação e reflexão. Estas estratégias adotadas desde o início do curso capacitam os estudantes durante sua formação, tornando estes competentes no cuidado com pessoas e capacitando-os para o trabalho no futuro”, conclui em nota.

Instituto Opinião | Adelmo Moura sai na frente com 73% em Itapetim

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo

 

Em Itapetim, o prefeito Adelmo Moura (PSB) só não será reeleito se houver uma hecatombe. Pesquisa do Instituto Opinião aponta que o socialista lidera com folga nos dois cenários confrontados com adversários, ambos do PTB. Frente a Olavo Batista, teria, hoje, 73,4% das intenções de voto contra 10,9%. Neste cenário, brancos e nulos somam 7,1% e indecisos são apenas 8,6%. Quando Olavo é substituído por Anderson Lopes, Moura aparece com 63,1% e o concorrente com 22%. Brancos e nulos somam 4,6% e 10,3% se apresentam indecisos.

Na espontânea, modelo pelo qual o eleitor entrevistado é obrigado a lembrar o nome do candidato sem o auxílio da cartela com os respectivos postulantes, o prefeito se situa, igualmente, numa faixa bastante confortável. Tem 52% das intenções de voto, enquanto Anderson aparece com 6%, Arquimedes com 0,3% e Zé Lopes com 0,3%. Neste cenário, brancos e nulos somam 4,3% e 37,1% não souberam responder.

No item rejeição, Olavo Batista aparece no topo. Entre os entrevistados, 32,2% disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Anderson é o segundo, com 12,6% e Adelmo é o menos rejeitado, com apenas 10,9%. Neste cenário, 3,7% disseram que rejeitam todos e 40,6% afirmaram que não rejeitam nenhum dos nomes postos para estimulação no levantamento pré-eleitoral.

A pesquisa foi a campo entre os dias 2 e 3 passados, sendo aplicados 350 questionários, com margem de erro de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares.

Estratificando a primeira sondagem eleitoral em Itapetim, berço da poesia do repente no Sertão do Pajeú, o prefeito aparece melhor situado entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários (81,8%), entre os eleitores na faixa etária entre 35 a 44 anos (78,5%) e entre os eleitores com grau de instrução até o 9º ano escolar (72%). Por sexo, 75,4% dos seus eleitores são mulheres e 72,3% são homens.

Já Anderson Lopes, que aparece melhor situado do que Olavo, tem a maior taxa de intenção de voto entre os eleitores na faixa etária de 35 a 44 anos (26,8%), entre os eleitores com grau de instrução superior (22,8%) e entre os eleitores com renda familiar até dois salários mínimos (20%). Por sexo, 22,7% dos seus eleitores são masculinos e 20,9% são femininos.

AVALIAÇÃO DE GESTÃO

No quesito gestão administrativa, o prefeito Adelmo Moura se situa numa faixa de excelência, com índices, provavelmente, que o apontam como o melhor gestor avaliado no Estado. Ele aparece com 35,7% de ótimo e 42% de bom, enquanto 14,9% o julgam regular. Entre os que desaprovam apenas 3,1% consideram seu Governo péssimo e 3,4% ruim. Enquanto a soma da aprovação beira os 80%, a de desaprovação é de menos de 7%, algo inédito na história de Itapetim.

Já o Governo Paulo Câmara, tem mais aprovação do que desaprovação. É julgado ótimo por 6% e bom por 24,9%, enquanto 32% acham regular. Entre os que desaprovam 12,3% são de péssimo e 7,7% de ruim. Dos três níveis de poder, o federal é o que detém as maiores taxas de desaprovação. O Governo Bolsonaro aparece com 46% de péssimo e 16% de ruim, , enquanto 20,9% julgam regular e 6.6% não quiseram opinar.  Já os que o aprovam, 9,1% consideram bom e 1,4% de ótimo.

Para Jornalista Itapetim é laboratório de gestão

Coluna do Magno

Berço esplêndido da poesia e do repente, ventre materno de monstros sagrados em verso e prosa que brotam no dedilhar da viola, como Rogaciano Leite e os irmãos Lourival, Dimas e Otacilo Batista,  Jô Patriota, a pequena Itapetim, no Sertão do Pajeú, também é exitosa em gestão pública.

No exercício do seu quarto mandato, o socialista Adelmo Moura tem impressionantes 86% de aprovação, quase unanimidade, segundo pesquisa do Instituto Opinião, no qual aparece, também, com 73% das intenções de voto para virar penta.

Oásis em meio a um deserto de gestores públicos no Estado, Itapetim fez o ajuste fiscal, paga servidor em dia, tem obras de pau e pedra para exibir e se apresenta como laboratório em municípios do seu porte para ser copiado para o resto do País.

Quando se tem elevado espírito público, respeito ao dinheiro alheio e seriedade, a obra floresce, mesmo em terra seca onde antes só brotava poesia.

No conjunto da obra – Em tempos tão bicudos, gestões bem-sucedidas são frutos de um conjunto de fatores. Ninguém governa sozinho. Em Itapetim, Adelmo garantiu emendas federais pela ação do deputado Gonzaga Patriota e no Estado, no âmbito da Assembleia Legislativa, a mão que se estende é a do deputado Aglailson Victor, também da bancada do PSB, cumpridor de palavra.

Em nota Compesa informa redução e interrupção no abastecimento em cidades do Pajeú

Ação será necessária para interligar a segunda etapa do Sistema Adutor do Pajeú.

Em nota enviada ao blog na tarde desta sexta-feira (6), a Compesa informa que precisará reduzir a vazão no abastecimento de São José do Egito e suspender o de Flores, o de Carnaíba, o de Quixaba, o de Tabira, o de Santa Terezinha e o de Tuparetama, para interligar a segunda etapa do Sistema Adutor do Pajeú. Ainda segundo a nota, as intervenções têm início na segunda-feira (9), com previsão de retorno para a 0h do dia 11, e que o abastecimento será retomado gradualmente, conforme o calendário. Na nota a empresa ainda informa que o serviço dessa etapa possibilitará interligar o Sistema Adutor do Pajeú ao ramal Sertânia para atender a essas cidades.

APOSENTADORIA | 60% dos pedidos de aposentadoria de agricultores foram negados em 2019. Direito está ameaçado pela burocracia e arrocho do Governo Bolsonaro

A burocracia vem colocando em xeque a aposentadoria de trabalhadores rurais em diversas regiões do país. Por conta de mudanças implementadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no sistema de liberação de benefícios, que passou a exigir um número maior de documentos para o processo, diferentes agricultores estão com dificuldade para obter a aposentadoria.
O problema tem como contexto um arrocho na conduta do governo Bolsonaro no sentido de fazer um pente fino nos benefícios concedidos pelo INSS. A gestão tem adotado como discurso o combate a fraudes no sistema previdenciário. Para o deputado Vilson da Fetaemg (PSB-MG), a estratégia estaria equivocada. “Se tiver alguém fazendo coisa errada, temos que separar o joio do trigo, mas não podemos é generalizar e criar essa situação difícil pros agricultores. E temos que lembrar que o Brasil é outra coisa depois que se criou a aposentadoria rural”, argumenta o parlamentar, acrescentando que o benefício movimenta a economia no campo e traz mais dignidade aos trabalhadores da zona rural.
Um levantamento feito por deputados da Comissão de Agricultura da Câmara com base em dados do INSS mostra que, ao longo deste ano, 60% dos benefícios requisitados foram negados. Em 2018, a média nacional era de 30%.

No início deste ano, o INSS passou a exigir uma autodeclaração acompanhada de documentos como CPF de vizinhos, título de eleitor e carteira de habilitação de todos os filhos, além do valor anual da produção do agricultor. Trabalhadores relatam que as exigências dificultam o atendimento a todas as normas, especialmente no que se refere à Declaração de Aptidão ao (DAP), instrumento utilizado pelo governo federal para identificar unidades familiares de produção agrária (UFPA).
Edjane Rodrigues Silva, da Contag,  destaca que, até 2018, o DAP era aceito pelo INSS, mas não era considerado essencial. “Hoje o DAP é o documento mais importante do processo. Só que o desafio é que ela surgiu pra que os trabalhadores acessem linhas de crédito, então, os agricultores só vão fazer quando precisam acessar um crédito”, acrescenta, pontuando que muitos trabalhadores estão ficando de fora da cobertura previdenciária por não terem o documento.
“O INSS não ouve mais as pessoas” 
Essas novas exigência do INSS tem causado um clima de apreensão entre agricultores, que precisam lidar também com as ferramentas digitais, uma vez que todo o processo atualmente é feito pela internet. Anteriormente, a interação com o INSS se dava de forma presencial, nas agências da rede do instituto.
“Hoje o INSS não ouve mais as pessoas. É [tudo] digitalizado, e aí manda pro INSS. Ele analisa só documento e, muitas vezes, a pessoa não tem o documento que eles querem, aí negam o benefício. Trabalhou a vida toda e, na hora em que mais precisa e não está aguentando mais, se sente humilhado diante dessa situação”, desabafa o agricultor José Luiz da Anunciação.
A Câmara dos Deputados realizou nesta quinta-feira (05/12) uma audiência com mais de 30 agricultores para debater o assunto. “Sempre foi um desafio o acesso aos benefícios por parte de segurados especiais, que incluem não só nós, trabalhadores rurais, mas quilombolas e outros. Mas as preocupações e as insatisfações em relação a isso têm aumentado. O INSS começou a tomar algumas medidas, mas de forma ainda muito lenta”, queixa-se a secretária de Políticas Sociais da Contag, também ouvida por parlamentares nesta quinta.
Outro lado
 
A diretora nacional de Benefícios do INSS, Márcia Elisa, afirma que não é possível conceder a aposentadoria sem a apresentação de todos os documentos que atualmente integram o rol de exigências. “Depende do INSS estabelecer regras, mas depende também de nós, cidadãos, apresentarmos isso, comprovar a situação”, complementa. Segundo ela, o instituto estaria promovendo um esforço para administrar a demanda represada na área. “O interesse do INSS é em colocar os processos em dia e, dessa forma, analisar tudo dentro do prazo, que é de 45 dias para o processo administrativo. É pra isso que a gente tem trabalhado”.

SJEgito: Prefeitura assina ordem de serviço de requalificação de Escola

Neste domingo, dia 8 de dezembro, às 9 horas, o prefeito Evandro Valadares e sua equipe, irão a comunidade de Curralinho para assinar ordem de serviço de requalificação e ampliação da Escola Municipal Manoel da Costa.

Além de reforma e ampliação, a escola que atende cerca de 10 comunidades circunvizinhas, receberá também uma quadra poliesportiva coberta para facilitar a prática de esportes dos habitantes daquela região.

Segundo a Secretaria de Educação,  será um grande passo para a educação daqueles moradores.

TUPARETAMA | 21ª FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA terá início nessa sexta, dia 6.

Neste final de semana a equipe do CEMIL estará realizando mais uma Feira do Livro Espírita na cidade.
Esta será a 21ª edição do evento, que acontecerá no centro da cidade, na Rua da Matriz. A Feira começa na sexta, dia 6 e termina na segunda, dia 9, das 8h às 21:30 horas.
Estarão expostos e à venda livros diversos a preços especiais, além de agendas espíritas 2020. Quem visitar a feira, além de poder comprar livros para si mesmo e para presentear amigos e familiares, também recebe mensagens gratuitas e poderá assistir a filmes e palestras em vídeo que serão exibidas no local da feira.
Neste mês de dezembro a equipe do CEMIL também fará uma FEIRA ITINERANTE nas cidades de São José do Egito, Sertânia, Monteiro e Brejinho, com o apoio das casas espíritas dessas localidades. Após a feira, à noite, em cada cidade, haverá uma palestra pública ministrada por Aldinete Lima com o tema “O QUE É O ESPIRITISMO”. Durante a 21ª Feira do Livro Espírita em Tuparetama haverá atividades paralelas como o Programa de Rádio Visão Espírita que no sábado terá a participação especial do confrade João Paulo, do NEASA- Arcoverde e representante regional da FEP.

VENDEDOR RECONHECE MOTO EM SJEGITO QUE FOI TOMADA DE ASSALTO EM RIACHO MEIO, E ACIONA A POLÍCIA

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, motocicleta e atividades ao ar livre

Antônio Marcos, 27 anos, vendedor, ao passar por uma rua do bairro Novo Horizonte em SJE reconheceu a moto de sua propriedade que havia sido roubada no mês de Setembro, no distrito de Riacho do Meio. Arranhões que a MOTO  possui em determinado local, foi o que levou Marcos a acreditar 100%, que era sua moto. Ligou para a Viatura, que chegou logo em seguida.
Diante dos fatos a polícia encaminhou as partes para a Delegacia de Policia (A ocorrência foi repassada DP, onde um inquérito por portaria foi instaurado.)Na DP, onde após consulta foi constatado o furto, bem como a adulteração na placa. A Moto foto devolvida ao proprietário, Antônio Marcos. A placa original é o número OVT-1268.

SAÚDE | consórcio do SAMU \ PAJEÚ

O registro é histórico e mostra os prefeitos e representantes de 31 municípios sertanejos assinando o ato de adesão ao SAMU da III Macrorregião Dentre eles, Madalena Brito,  prefeita de Arcoverde, Márcio Oliveira,  vice-prefeito de Serra Talhada, Manuca Fernandez, José Patriota,  João Batista, Mário Flor, Tânia Maria e muitos outros. Estão aderindo os municípios de  Arcoverde, Buíque, Custódia, Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Venturosa, Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Ingazeira, Solidão, Tabira, Itapetim, São José do Egito, Brejinho, Betânia, Calumbi, Flores, Santa Cruz da Baixa Verde, Serra Talhada, Santa Terezinha, Triunfo, Carnaubeira da Penha, Floresta, São José do Belmonte e Itacuruba. Todos esses aceitaram as discussões.

Representantes dos municípios dizem ainda haver esperança de adesão dos gestores que resistem a integrar o Consórcio, Zeinha Torres de Iguaracy, Sávio Torres,  de Tuparetama, Tião de Gaudêncio,  de Quixaba e Arnaldo Bodegão, de Ibimirim.

Manuca disse que ainda vai tentar incorporar cidades que não aderiram

O Presidente do Cimpajeú, Emanuel Fernandez, o Manuca, avaliou positivamente o ato de assinatura da adesão ao SAMU Regional. Ao todo, 31 municípios ingressam no serviço.

Ele comemorou os números falando ao repórter Celso Brandão, da Rádio Pajeú, para o programa A Tarde é Sua,  ancorado por Michelli Martins.  “É uma conquista do Sertão de Pernambuco. Será o primeiro SAMU consorciado do Nordeste. É mais um passo e o principal, prestar esse serviço à população”. Manuca disse ainda haver espaço para o ingresso dps que resistem a integrar o Consórcio, Iguaracy, Tuparetama, Quixaba e Ibimirim.

“A gente está tentando convencer os colegas prefeitos da necessidade que nossa região tem. Falei com Sávio Torres, vou procurar Zeinha, pra que todos os municípios possam prestar esse serviço à população”. O repórter Celso Brandão  confirmou ao programa A Tarde é Sua que a gestão Vaninho de Danda e o município de Santa Terezinha aderiu ao SAMU Regional esta tarde.O anúncio foi feito pelo Presidente do Cimpajeú, Emanuel Fernandez, o Manuca. A mesa foi formada por nomes como Manuca, João Batista , de Triunfo, José Patriota,  de Afogados e Aron Lourenço,  Secretário Executivo de Saúde de Serra Talhada.  Nomes como a prefeita de Arcoverde,  Madalena Brito, estão entre os presentes.

A expectativa  é de que o serviço comece a funcionar até janeiro. Para os municípios que aderiram, um passo histórico em nome da saúde na região.

O prefeito de Afogados e Presidente da Amupe, José Patriota, disse ao repórter Celso Brandão,  da Rádio Pajeú ao programa A Tarde é Sua, que não esperava que se chegasse a esses quatro municípios fora do programa, três no Pajeú.

Disse que as contas foram feitas para que o programa fosse tocado de forma consorciada.

“A grande maioria aderiu. Um serviço insubstituível, de qualidade, onde todos terão direito a uma ambulância básica e uma ambulância avançada, uma UTI Móvel . Isso significa salvar vidas”, disse.

“A Amupe fica feliz em participar desse processo. E não tem ninguém folgado. Tá todo mundo apertado. Seria uma vergonha a gente não resolvesse mais um dos gargalos da região”.

Sobre os que ainda não aderiram, Iguaracy,  Tuparetama,  Quixaba e Ibimirim, Patriota disse esperar mudança de posição. “Infelizmente não esperava tanto , mas vamos ter a paciência. Tenho certeza que esses colegas ao longo dessa caminhada, acredito, até o primeiro semestre vão fazer. Tenho certeza que eles não tem má vontade com o povo. Mas os que aderiram já representam uma vitória muito grande”.

Famílias de comunidades rurais de Carnaíba recebem fogões ecológicos e banheiros

Mais de 30 famílias das comunidades rurais de Gangorra e Chico Pereira em Carnaíba ganharam fogões agroecológicos e banheiros com fossas sépticas. A iniciativa integra as ações de combate à desertificação no Semiárido do Estado, dentro do Projeto de Implantação de Módulos de Manejo Sustentável da Agrobiodiversidade.

De acordo com o secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, que realizou a entrega dos equipamentos juntamente com o prefeito Anchieta Patriota, foram construídos 30 banheiros e 31 fogões agroecológicos, que promovem a eficiência da combustão e reduzem o uso de lenha.

“As casas já tinham fogões, mas era preciso usar lenha pesada e retirar mais madeira da Caatinga para garantir o sustento. Já os fogões ecológicos possuem uma mistura de barro com areia na base que ajuda a manter o calor. Com isso, se usa menos lenha. Esse fogão ainda tem forno e chaminé. O forno aproveita o calor do que se está se cozinhando nas bocas. Já a chaminé canaliza a fumaça e evita que as pessoas cozinhando tenham contato com a fumaça”, ressaltou Bertotti.

A iniciativa do Governo do Estado contou com o apoio da Prefeitura de Carnaíba e usou a mão de obra local.

INGAZEIRA \ luta contra projeto que extingue cidades com menos de 5 mil habitantes

O prefeito de Ingazeira, Lino Morais, mais o advogado Roberto Morais estiveram no Debate das Dez de hoje na Rádio Pajeú .

Eles defenderam a mobilização contra o fim de municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria inferior a 10% da receita total, que seriam incorporados pelo município vizinho. O ponto consta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo, enviada  em 5 de novembro pelo governo ao Senado.

Roberto Morais, que foi Desembargador do TRE e Defensor Público Geral do Estado afirmou que a medida teria prejuízos incalculáveis e não resolveria a origem do problema. Ele defendeu a história de Ingazeira, cuja vila foi criada em maio de 1852. “É uma questão sociológica, política e histórica”. Para que se tenha uma ideia, Afogados da Ingazeira já foi administrativamente dependente da Ingazeira. A cidade foi criada oficialmente em 20 de dezembro de 1963. Para ele, a unidade administrativa permite que serviços básicos cheguem à população. “Quando virou distrito, os serviços contarão centralizados na nova sede administrativa”.

O Prefeito Lino Morais disse que caso a cidade fosse incorporada por Ingazeira, o drama administrativo aumentaria. “O FPM de Ingazeira é categoria 0.6. O de Tuparetama também. Mas se Ingazeira fosse incorporada a Tuparetama, o FPM seria 0.8, não dobraria. Não há como gerir desse jeito. Vamos continuar ingazeirenses”, disse.

O Prefeito de Afogados da Ingazeira e Presidente da AMUPE, José Patriota, disse que a entidade está unida à CNM contra a medida. “São 1.252 municípios, 22% do total do país. O Brasil é um país muito diferenciado de região pra região. Há no Mato Grosso municípios com 400 quilômetros de distância. Essas cidades tem identidade, memoria, história. É uma agressão à autonomia dos municípios”. Em Pernambuco, apenas dois municípios seriam afetados, Ingazeira e Itacuruba.

Ainda defenderam a mobilização o padre Luiz Marques Ferreira, dizendo que essa medida é reflexo de um modelo de poder escolhido pela população onde os menores não são prioridade. “Esse projeto de Estado Mínimo e liberalismo mata as pessoas”. Ainda participaram os vereadores Aécio Moraes e Argemiro da Caiçara.

A cada 20 minutos, 1 menina é vítima de estupro no país

– Os registros de crimes de estupro contra meninas de até 18 anos chegaram 50.899 de janeiro de 2017 a dezembro de 2018, alta de 62% em relação ao período anterior (considerando aqueles em que foi possível identificar gênero e idade das vítimas). O número representa uma jovem como vítima de estupro a cada 20 minutos. O levantamento é do Fórum Brasileiro de Segurança Pública a pedido da organização Plan International Brasil, que promove os direitos de crianças e adolescentes, com base nos dados do 13° Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Tuparetama, Quixaba, Iguaracy, Santa Terezinha e Ibimirim ficaram de fora

(Central de Regulação do SAMU em Serra Talhada)

Não teve choro nem vela. Cinco das 35 cidades  que compõem a região de atuação das VI, X e XI Geres não aderiram ao Consórcio para a regulamentação do Sistema de Atendimento Médico de Urgência – SAMU.

São elas: no Pajeú,  Iguaracy, do prefeito Zeinha Torres, Tuparetama, gerida pelo prefeito Sávio Torres (PTB),  Quixaba, de Tião de Gaudêncio (PR) e Santa Terezinha, do Prefeito Vaninho de Danda (PR). Ainda Ibimirim, do Prefeito Arnaldo Bodegão, do PP.

Iguaracy é um dos que mais chama a atenção pelo fato de que a Gerente Regional de Saúde, Mary Delânea, é primeira dama do município, esposa do prefeito Zeinha Torres. A cidade estava até bem pouco tempo na lista das que avaliavam a adesão.

Além dos valores da parceria tripartite, com recursos federais e estaduais repassados diretamente para o Consório, Tuparetama teria custo mensal de  R$ 4.492,00 com a manutenção do serviço atendendo a cidade. Quixaba, R$ 3.759,25 mensais. Em Santa Terezinha, R$ 6.498,25. Ibimirim, R$ 16.079,25. Iguaracy, que avalia a adesão, R$ 6.696,25. A informação foi confirmada por secretários titulares e executivos de Saúde da região. O Ministério da Saúde  deu um prazo de 90 dias sob pena de devolução dos recursos para o serviço começar a funcionar. O SAMU é o Serviço de Atendimento Móvel que atende os casos de urgência e emergência. Foi criado em 2003 e faz parte do Política Nacional de Urgências e Emergências. A região inclui também os municípios de  Arcoverde, Buíque, Custódia, Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Venturosa, Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Ingazeira, Solidão, Tabira, Itapetim, São José do Egito, Brejinho, Betânia, Calumbi, Flores, Santa Cruz da Baixa Verde, Serra Talhada, Triunfo, Carnaubeira da Penha, Floresta, São José do Belmonte e Itacuruba. Todos esses aceitaram as discussões.

Felipão Moral animará a Festa do Cajú no distrito de Lagoinha em Brejinho

A Prefeitura de Brejinho confirmou nesta quarta (4) a programação da tradicional Festa do Cajú. O evento é realizado anualmente no distrito de Lagoinha e faz parte do calendário festivo do município.

A edição 2019 da festividade ocorrerá no dia 21 de dezembro e terá como atração principal o cantor Felipão Moral. A banda Fofoqueiros do Forró também animará o público, que deve lotar o Praça Central da comunidade. A entrada é franca.

Gestores do Pajeú se reunirão para assinar contratos de convênios do SAMU

O presidente do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú – CIMPAJEÚ, Emmanuel Fernandes, o Manuca, confirmou que acontece hoje às 14h na sede do Cimpajeú o Ato de Assinatura de contratos e convênios do SAMU Consorciado III Macro Região.

Ele ainda emitiu nota para convocar todos os gestores municipais, consorciados e não consorciados, que firmaram participação através da Ata de Adesão.

Com isso, sai do papel um tema que se arrastou a anos, sendo acompanhado pelo blog desde a chegada das ambulâncias, como você pode acompanhar nesse link de busca.

“É fundamental o comparecimento de todos, nesta data tão significativa e comemorativa para nossa região, uma vez que estaremos formalizando a prestação deste serviço primordial à vida, que é o SAMU”, diz o gestor.

A Sede do CIMPAJEÚ fica localizada à Rua Luciano Barbosa de Araújo, n°75, Bairro: Manoela Valadares, Afogados da Ingazeira, nesta quinta-feira, dia 5 de dezembro, pontualmente às 14h.

**********Giro pelos Blog……..(o5.12.2019)*************

Cintra, nome talhado para Sudene

Dois dias após esta coluna noticiar que o Governo Bolsonaro está quase fechando a cortina do seu primeiro ano sem definir o segundo e terceiro escalões federais, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, bateu, ontem, à porta do gabinete do líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB), para anunciar que foi desatado, enfim, o nó das nomeações com a escolha do ex-senador Douglas Cintra para o comando da Sudene.

Cintra é empresário bem-sucedido do ramo atacadista em Caruaru, com o braço estendido para outros municípios, como Garanhuns. Fernando Bezerra não poderia ter feito melhor indicação. Além de conhecer os dois lados da moeda – a privada e a pública – Cintra transita bem no Congresso, espaço que ocupou quando senador da República, interinamente, na vaga de Armando Monteiro Neto, escolhido ministro da Indústria no Governo Dilma. Tem, portanto, as credenciais para dar uma nova dinâmica à Sudene.

Esperança na mudança – Douglas Cintra toma posse na Superintendência da Sudene no próximo dia 12, em meio à reunião do Conselho Deliberativo da instituição, que agrega todos os governadores do Nordeste e o governador de Minas Gerais. Se Bolsonaro redirecionar o órgão como fomentador e planejador do desenvolvimento regional, sua imagem de antinordestino tende a mudar.

Sem conversa fiada – O Congresso manteve o veto presidencial às inserções de propaganda eleitoral no rádio e na TV em ano não eleitoral. Traduzindo, são aquelas chamadas de 30 segundos propagadas ao longo da programação das emissoras nas quais quem assistia a novela, por exemplo, era forçado a ouvir começa fiada de político. Ponto para Bolsonaro.

No coração – A briga pelo comando do PDT em Pernambuco entre o grupo Queiroz e o deputado Túlio Gadelha promete. Pré-candidato a prefeito do Recife, Gadelha não restringe seu território à capital, onde assume, em breve, a presidência do diretório municipal. Até em Caruaru, onde os corações de José e Wolney Queiroz batem mais forte, Gadelha já tem adesão de dissidentes.

Na hora H – Líder na pesquisa de intenção de voto para prefeito em Jaboatão, segundo levantamento do Instituto Opinião, a deputada Gleide Ângelo (PSB) vai continuar dizendo que não será candidata até o último minuto da prorrogação do jogo político. Tem recebido orientação de marqueteiros.

Avante – O deputado Sebastião Oliveira, de saída do PL, se dedicou, nos últimos dias, à organização do primeiro encontro estadual do Avante, amanhã, em Gravatá. Atrairá uma penca de filiados, prefeitos, vereadores e candidatos às eleições do ano que vem. Sua meta é eleger mais de 40 prefeitos.

TV NOVA – Sob a batuta do jornalista Pedro Paulo, craque no rádio e na televisão, a TV-Nova, hoje afiliada da Cultura de São Paulo, comemora 15 anos. A data vai ser festejada com um rega bofe na próxima segunda-feira, às 19h30, no Fiordes Buffet, na rua da Aurora, 1583, em Santo Amaro. Vou lá bater continência para meu amigo.

Perguntar não ofende: Depois de Douglas Cintra na Sudene, qual órgão do segundo escalão federal terá seu dirigente anunciado no Estado?

Blog do Finfa

Concluiu – O Governo Municipal da Ingazeira, através da Secretaria de Agricultura, em parceria com o DNOCS, concluiu os sistemas de abastecimentos simplificados de água, das comunidades, do Saco e Barrocas. Em conversa com este blogueiro o Secretário Municipal de Agricultura, Gustavo Veras, confirmou que na próxima semana estará concluindo o Sistema de Abastecimento da Assentamento do Riacho dos Boi. “Estes sistemas simplificados que foram concluídos, vai atender mais de 40 famílias”, finalizou o secretário.

Em Brasília – O prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, acompanhando do Secretário de Saúde e Planejamento,  Paulo de Tarso, tiveram audiência com o deputado federal Tadeu Alencar, em busca de liberação de recursos para o município. Foram informados que mais recursos virão, além de liberação de emendas para pavimentação e saúde.

Maratona – O Governo Municipal de Itapetim-PE, através da Secretaria Municipal de Saúde e Cultura, realizam no próximo sábado (07), Maratona Outubro Rosa e Novembro Azul, com percursos de 2,5 Km para homens e 1,5 Km para mulheres, inscrições na Secretaria de Saúde e Academia da Saúde.

Recebeu – A cidade da Ingazeira-PE, recebeu prêmio Destaque 2019 na Mostra de Experiência Exitosa, troféu: Thaysa Mirelle, realizado pela X Gerência Regional de Saúde – GERES, com o projeto ‘SAÚDE NA MEDIDA CERTA’, realizado pelas equipes: NASF, Academias e AB.

Assina – Marconi Santana, Prefeito de Flores, assina nesta quinta-feira (05), na sede do governo, ordem de serviço para construção de pavimento em paralelepípedos em diversas do município. O ato acontecerá, às 14h, no piso superior do Palácio Municipal.

Mais uma obra – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, assina na próxima terça-feira (10), ordem de serviço para mais um obra no município, desta vez é para a construção da murada da creche e da Quadra do Distrito de Jabitaca. O evento será às 17 horas no referido Distrito.

Você sabia – Que no Pajeú, o PSB tem grande possibilidade de ganhar em nove cidades, nas eleições de 2020.

Agradecendo – Os comerciantes da Praça de Alimentação do Mercado Público de Afogados da Ingazeira, em contato com este blogueiro, confirmaram, que o trabalho de higienização dos banheiros foi realizado como também a água chegou as torneiras. “A Prefeitura através do vice-prefeito Sandrinho,  atendeu o pedido feito pelo Blog do Finfa, e agora esperamos que as coisas corram dentro da normalidade”, disse um comerciante.

Perguntar não ofende – Qual foi a pauta da visita que o governador Paulo Câmara fez ontem ao deputado federal André de Paula?

Artigo de médica pajeuzeira publicado nos EUA

A pajeuzeira Maria Tereza, filha do casal Clóvis Lira e Izilda Sampaio cada dia que passa enche mais de orgulho seus familiares.

Por vocação, escolheu ser médica e desde sempre foi muito estudiosa, dedicada, generosa e comprometida com a profissão que abraçou.

Esta semana, um dos mais importantes periódicos médicos dos Estados Unidos, o JACC – Jornal of The American College of Cardiology, publicou pesquisa médica de sua autoria e mais cinco médicos.

Eles trataram de um cardiopata de 63 anos, um caso raro e com um tratamento inédito obtiveram êxito o que chamou atenção da comunidade científica.

Maria Tereza concluiu o curso e a primeira residência em Clínica Médica, na UFPE. Em seguida deslocou-se para São Paulo, onde cursa Cardiologia na USP.

Em março do próximo ano ela conclui a residência, mas já externou aos pais que ficará mais dois anos em São Paulo fazendo mais uma especialização dentro da própria cardiologia.

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

ENCARNOU – Pré-candidato da sucessão do prefeito de Afogados da Ingazeira, Zé Coimbra (PSB), o psicólogo e atual vice-prefeito, Alessandro Palmeira (REDE) já encarnou o padrinho político, superando alguns dos seus principais desafios… Lapidado pelo seu ‘criador político’ e entusiasta, Palmeira tem caminhado com pernas próprias reforçando ações na costura de alianças e na busca de conquistar o voto do eleitor. Palmeira se prepara para encarar nas urnas um adversário competitivo, experiente e com resquícios de decepção, pelo fato de ter sido escuso do processo de escolha do candidato à vice da Frente Popular nas eleições de 2016. Sua principal estratégia será investir no corpo a corpo e no voto da massa jovem. Por outro lado, o ex-prefeito Totonho Valadares (MDB) utilizará além dos diversos argumentos, uma série de ações desenvolvidas no município. No embate entre Palmeira contra Valadares, Coimbra entra como peça-chave no processo e terá uma enorme influência, pela sua força política. Nos bastidores, o trabalho vem sendo feito pelas duas raposas políticas, entrando o terceiro personagem de forma mansa e sorrateira, no jogo da chamada desigualdade…

………………………………………………………

EXPIRANDO – O tempo para a definição do propósito do ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares (MDB) está expirando. Acreditando que o ‘cozinhar do galo’, cai bem em seu campo de estratégia, Totonho continua dando linha a pipa, sem imaginar o processo montado nos bastidores… Por etapa, Coimbra vem pavimentando o caminho para o seu candidato à sucessão. Estudos técnicos estão servindo de norte para suas tomadas de decisões. São neles que se notam os desconhecidos avançando no processo de mutação e a inversão de números, através de um trabalho organizado. Em suma, Coimbra, aguarda o momento certo para propagar aquilo que deveria ter sido propagado pelo Cabeça Branca…

………………………………………………………………

VICE DE SANDRINHO – O Partido Patriota está discutindo internamente um nome para concorrer à vice dentro do conjunto da chamada Frente Popular. O ex-vereador Erickson Torres, o empresário Edson Cosméticos e o vereador e presidente da Câmara Municipal, Igor Mariano disputam a indicação. Atualmente o partido conta com cinco vereadores Argemiro, Cancão, Wellington JK, Rubinho do São João, Augusto Martins e o possível ingresso de Igor Mariano. Se não for desmontado, a legenda deverá eleger pelo menos três representantes para o legislativo.

………………………………………………………….

NO PSB – Se houver uma debandada de Wellington JK, Cancão, Augusto Martins e outros quadros intermediários, a tendência do partido Patriota é se unir ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Coimbra. Alguns até foram convidados pelo Chefe do Executivo a ingressarem do PSB, mas recusaram o pedido do socialista. Que vai ter baixa no partido não há dúvida, agora resta saber se o Patriota se acomoda no ninho socialista ou busca outra alternativa.

……………………………………………………………

BATENDO CABEÇA – A oposição de Carnaíba ainda bate cabeça na escolha de um nome para encabeçar a chapa majoritária na eleição do ano que vem. Por enquanto, apenas o vereador Gleybson Martins (PDT) colocou o nome a disposição para o embate. Os ex-prefeitos José Francisco Filho, Didi e José Mário Cassiano não demonstram interesse na disputa. Outro que também se disse fora do processo de discussão da majoritária foi o vereador Neudo da Itã (PSB). O grupo alimenta a esperança de o empresário Alessandro Queiroz, encabeçar o movimento, colocando o nome na disputa. O empresário tem evitado falar sobre o assunto.

…………………………………………………………..

PÍFIO – O desempenho nas pesquisas dos pré-candidatos a sucessão do prefeito Sebastião Dias (PTB) mostra claramente que o petebista terá que buscar alternativas se quiser manter o grupo de situação a frente do comando do município. O Secretário de Administração Flávio Marques e o atual vice-prefeito Zé Amaral patinam nos números. Por outro lado, o ex-prefeito Dinca Brandino mantém uma alta taxa de rejeição, dado negativo que respinga inclusive em Nicinha, provável nome para a disputa dentro do seu grupo político. Na atual conjuntura, o nome da vereadora Nelly Sampaio aparece como bom  quadro para o grupo de situação.

……………………………………………………

COMPLICADA – Em São José do Egito, ainda que as principais lideranças marchem unidas a oposição terá pela frente uma eleição complicada É que dentro do próprio grupo de oposição existem as chamadas diferenças, uma divisão, onde eleitores fiéis do ex-prefeito Zé Marcos tem restrição ao nome de Romério e vice e versa. Nesse contexto, o atual prefeito Evandro Valadares (PSB) leva a melhor, ainda que ‘desgastado politicamente’. Indefinida quanto ao nome que encabeçará a chapa em 2020, a oposição terá como candidato Romério ou Zé Marcos.

……………………………………………………..

ACIRRADA – Em Solidão, o jogo ainda não começou. Com a pré-candidatura a prefeitura anunciada, a ex-prefeita Cida Oliveira (Podemos) trabalha nos bastidores, dialogando com lideranças políticas e comunitárias. No time do prefeito Djalma da Padaria (PSB) se encontra uma túia de ex-aliados de Cida, todos conhecedores dos pontos positivos e negativos administrativos dos dois… Cida, acredita nos serviços prestados ao município quando gestora e no seu potencial político. A ex-prefeita mostrará uma série de ações desenvolvidas e apresentará um novo projeto para a terra da santa. A eleição promete ser bastante acirrada.

Frango e porco também sobem, e preço não será como antes, alerta associação

 A medidas do governo Bolsonaro que culminaram com a disparada do aumento da carne bovina, também irá se estender para o preço da carne de porco e aves, segundo informa Ricardo Santin, diretor-executivo da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), que representa produtores de suínos, aves e ovos. Na semana passada, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que o preço da carne bovina não vai voltar ao preço anterior, por causa da falta de reajuste nos últimos três anos, relembra a  reportagem.

Dom Egídio Bisol anuncia alterações na Diocese

O bispo Diocesano de Afogados da Ingazeira, dom Egidio Bisol, acabou de anunciar as transferências de alguns padres para o início do próximo ano.

O anúncio aconteceu durante reunião do clero que está acontece no Centro de Formação Pastoral Stella Maris, em Triunfo esta manhã.

Para a Paróquias de São Francisco (Afogados) foi anunciado o Padre Luis Marques Ferreira, o Padre Luizinho, com posse dia 4 de março.

Em Ingazeira, assume a Paróquia de São José o Padre Rogério Marinho, dia 15 de fevereiro. Os Padres Elton Bezerra e Adenildo Santos (a ser ordenado dia 9 de janeiro) assumirão a missão em Mucajaí, Roraima, no mês de fevereiro.

Padre Antonio Orlando assumirá a Paróquia de Santa Terezinha dia 13 de fevereiro. Para a Paróquia da Imaculada Conceição, em Calumbi, assume o padre Wanderson Eduardo Morais, dia 12 de fevereiro.  Padre Américo Leite servirá como Vigário Paroquial na Paróquia da Penha.  Padre Aderlan Siqueira assumirá a Nossa Senhora de Lourdes (Solidão) dia 11 de fevereiro.

Padre André Ferreira ficará responsável pelo seminário de Filosofia em Serra Talhada. O Diácono Alisson José Maciel será responsável pelo Seminário Propedêutico em Afogados da Ingazeira.

SJEGITO PERDEU BOSCO DO PASC

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, sentado e texto

( João Bosco de Lima, 65 anos. 28/12/1953).Deixou cinco filhos e 3 netos )

BOSCO DO PASC “Luto!”

“Bosco, descanse em paz. Que Deus conforte os seus familiares e te recebas de braços abertos no reino da sua Morada Eterna.”

Bosco, faleceu na tarde dessa terça-feira (03/12), em sua morada (Sítio), vítima de uma parada renal. Seu corpo está sendo velado na Central de Velório do PASC. O sepultamento será as 4 da tarde no Cemitério  Padre Sebastião Rabelo, (cemitério VELHO)

João Bosco de Lima, carinhosamente conhecido em SJEgito e região primeiro como Bosco do Carro de Som , depois Bosco dos Caixões e nos últimos 20 anos como Bosco do PASC-Plano Assistencial São Cristovão , Bosco era um visionário e empreendedor astuto, fundou em 1993, no Ramo de Funerária e depois em 2003 passou a ser Plano de Assistência Familiar. Hoje a empresa atua em  8 cidades e tem 25 funcionários.

O PASC atua no Pajeú e no Cariri Paraibano : Tuparetama, São José do Egito, Itapetim, Brejinho, Santa Terezinha em PE e na PB; Prata, Ouro Velho e  Teixeira.

TUPARETAMA | Vereadores aprovam orçamento de 35,9 milhões para 2020.

(Sessão da Câmara de Tuparetama em 02/12/2019)

A sessão ordinária de 02/12 da Câmara de Vereadores de Tuparetama foi exclusiva para votação do Projeto de Lei 010/2019 que dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021 e do Projeto de Lei 011/2019 que estima a receita e fixa a despesa para o exercício de 2020 do município.  Presidida pelo vereador Danilo Augusto (PDT) estavam presentes todos os vereadores: Plécio Galvão (PSL), Vanda Lúcia (PSD), Orlando Ferreira (MDB), Idelbrando Valdevino (PSDB), Valmir Tunú (DEM), Arlã Gomes (PSDB), Evaldo Daví (PSD) e Diógenes Patriota (SD).

Os dois projetos foram aprovados por unanimidade, observado o prazo legal para apreciação, discussão e votação, que seria até 04 de dezembro. As votações desta segunda-feira definem uma dotação orçamentária de R$ 35.998.000,00 para o município de Tuparetama em 2020. Os projetos aprovados agora seguem para sanção do executivo municipal.
O presidente Danilo Augusto comentou o resultado da sessão: “A Câmara de Vereadores tem cumprido seu papel que é o de trabalhar em prol do município e da população. O orçamento para 2020 foi aprovado sem nenhuma alteração. Vale salientar que emendas ao orçamento foram sugeridas pela população nas plenárias do programa Câmara nos Bairros e apresentadas pela bancada de oposição mas infelizmente foram rejeitadas pelos cinco vereadores de situação. Cabe a cada um dos 9 vereadores acompanhar a execução orçamentária a partir de 1° de Janeiro de 2020 e é o que faremos, em respeito ao Povo e em cumprimento ao nosso mandato.
As sessões podem ser assistidas no Facebook da Câmara de Tuparetama, no Canal da Câmara de Vereadores de Tuparetama no YouTube e ao vivo pela Rádio Bom Jesus FM 87,9.

SAÚDE | Anvisa aprova regulamentação de remédios à base de maconha para venda em farmácias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (03/12) uma regulamentação provisória para o uso medicinal de produtos derivados da maconha. A decisão foi unânime e deverá ser revisada em três anos.
Os princípios ativos presentes na planta de cannabis – nome científico da maconha – com maior potencial para uso medicinal são o canabidiol (CBD) e o tetra-hidrocanabidiol (THC). A resolução impõe critérios para a fabricação e comercialização dos produtos exclusivamente pela indústria farmacêutica, com manipulação proibida.
A norma passa a vigorar 90 dias após a publicação no Diário Oficial da União. Veja quais são os requisitos exigidos no novo regulamento: Qualidade A norma exige uma série de certificações que comprovem, tecnicamente, a qualidade, limites de especificação, métodos de controle de qualidade, estudos de estabilidade e relatórios periódicos de avaliação de uso.
Certificados 
A empresa responsável pelo produto de Cannabis deve ter documentos como Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE), Autorização Especial (AE), Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF), além de conhecimento da concentração dos principais canabinoides presentes na formulação, dentre eles o CBD e o THC.
Rotulagem e embalagem
Os rótulos e embalagens devem deixar claro o fim medicinal dos produtos, sendo proibidas quaisquer indicações gráficas, como desenhos ou símbolos, que provoquem confusão quanto ao uso estrito ao tratamento de doenças. Produtos com mais de 0,2% de THC devem ter uma faixa preta, explicitando que a venda só pode ser feita sob prescrição médica.
Folheto informativo 
Devem ser produzidos folhetos informativos, com frases de advertência como “O uso deste produto pode causar dependência física ou psíquica” ou “Este produto é de uso individual, é proibido passá-lo para outra pessoa”.
 
Prescrição
Médicos devem indicar o uso e a forma de uso dos produtos à base de cannabis. Pacientes ou representantes legais devem assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), que detalha dados específicos da medicação.
 
Dispensação 
Os produtos devem ser comercializados exclusivamente por farmácias sem manipulação ou drogarias, mediante apresentação de prescrição de médico legalmente habilitado. Já a dispensação dos produtos de cannabis deve ser feita exclusivamente por profissional farmacêutico.
Importação 
Os fabricantes dos produtos que optarem por importar o substrato da cannabis para fabricação do produto deverão realizar a importação da matéria-prima semielaborada, e não da planta ou parte dela. Devem ser obedecidas as atuais regras de importação da Anvisa.
Manipulação
O regulamento veda a manipulação de qualquer produto derivado de cannabis. O regulamento é específico para produtos voltados ao tratamento de humanos, não sendo prevista a prescrição para uso em animais.
 
Monitoramento 
Cada unidade comercializada deverá ser registrada no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), já usado para a monitoramento dos medicamentos de uso controlado no Brasil. Os produtos de cannabis produzidos em território nacional devem ser analisados em laboratório da Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas) e os dados analíticos obtidos devem ser enviados à Anvisa. A Agência irá estabelecer e coordenar um programa especial de monitoramento dos produtos. A empresa detentora deverá possuir banco de dados para o registro sistemático das atividades e informações relacionadas às notificações de eventos adversos e de desvios de qualidade recebidas.

SJEgito : Câmara paga segunda metade do 13º salário de servidores sexta

(Vereadores Aldo da Clipsi, Rogaciano Jorge, Albérico Tiago e Alberto de Zé Loló.)

O presidente da Câmara de Vereadores de São José do Egito, Rogaciano Jorge, autorizou a tesouraria da Casa efetuar o pagamento da segunda metade do 13º salário de seus servidores.

Na próxima sexta (6) os valores estarão nas contas dos funcionários.

A primeira parcela foi paga em 15 de julho e com isso a edilidade honra mais uma vez com seus compromissos. A Câmara SJE vem pagando servidores dentro do mês trabalhado tendo como base o dia 20.

Segundo o presidente Rogaciano, “a Casa paga mais uma folha e isso ajuda, consequentemente, a movimentar a economia do município”.

*******Giro pelos Blog’S …….(o4.12.2019)

Coluna do Blog Magno Martins

PSB já trabalha com Marília no páreo

Pelo tom das entrevistas, ontem, no Frente a Frente, do líder do PSB na Câmara, Tadeu Alencar, e do próprio João Campos, pré-candidato à Prefeitura do Recife, já está bem digerido o cenário para 2020, na capital, tendo o PT do outro lado do balcão.

Numa abordagem mais direta, Tadeu afirmou que a pré-candidata do PT, Marília Arraes, não se apresenta como bicho-papão, mesmo com Lula em seu palanque. Para ele, o PSB tem um candidato em potencial, serviços prestados ao Estado e ao Recife, particularmente, e uma vitrine – a gestão de Geraldo.

Já João, ao ser abordado sobre o assunto, disse que a manutenção do PT na aliança com o PSB só entrará em discussão no ano que vem, mas que não passa pela sua cabeça nenhum temor do enfrentamento. Com PT aliado, o quadro é bem favorável para João. Sem a legenda, com Lula bombando Marília, só existe uma certeza: uma eleição recheada por capítulos emocionantes.

Bolsa na constituição – A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados deu um passo importante, ontem, para acabar de vez com o velho discurso de candidatos ao Planalto para manter o Bolsa-Família. Pelo texto aprovado, a ser encaminhado para votação em plenário, o programa passa a ser obrigação para qualquer Governo, lei assegurada pela Constituição. Belo avanço!

Túlio presidente – O ex-ministro Ciro Gomes e o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, estão arrumando as malas para novo voo rumo ao Recife. Na pauta, a posse do deputado Túlio Gadelha, pré-candidato do partido à Prefeitura do Recife, na presidência do diretório municipal da capital. Resta saber se os dissidentes José e Wolney Queiroz abonam Gadelha.

Boicote forçado – Em tempos bicudos para pagar pessoal, cumprir os rigores da lei do 13º salário até o próximo dia 20, os prefeitos pernambucanos ficaram de fora da marcha a Brasília, ontem, promovida pela Federação Nacional dos Municípios. Dos 185, apenas dez meteram a mão no bolso para comprar passagem e pagar as despesas de hotel em Brasília, esvaziando o ato.

Estádio – De passagem, ontem, pela marcha dos prefeitos, em Brasília, Inácio Manoel, o Nino (PSDB), de Nazaré da Mata, fechou mais apoios e recursos para construção de um estádio de futebol no município. No plano estadual, o deputado Antônio Moraes (PSDB) garantiu uma emenda para o projeto.

Namorico – Que o deputado Sebastião Oliveira não saiba, mas o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), está de namoro firme com o Palácio das Princesas. E não será surpresa se a secretária de Saúde, Márcia Conrado, sua candidata já confirmada, tomar assento no ninho socialista.

MAIS FORTE – Em São Caetano, o prefeito Jadiel Braga (PSDB) corre o risco de perder a reeleição se a oposição tomar juízo e selar a união. Dentre os adversários, o mais competitivo é o ex-vereador para Josafá Almeida (PSL), ex-vice de Jadiel, conforme pesquisa que tomei conhecimento.

Perguntar não ofende: Onde Bolsonaro está com a cabeça para mexer em cotas para deficientes no mercado de trabalho?

Coluna do Finfa

5ª Mostra – A X Gerência Regional de Saúde – GERES, realiza nesta quarta-feira (04), a 5ª Mostra de Experiência Exitosas, “Prêmio Thaysa Mirelle“, com todos os municípios de sua abrangência, Segundo a Gerente Mary Delanae, este evento estimula a troca de experiências, para melhorar a saúde dos municípios do Pajeú. O evento será realizado no auditório da X GERES, a partir das 9 horas.

Perder a eleição para si mesmo – Tem coisas engraçadas na política do Pajeú. Em Tuparetama, o grupo atualmente na oposição, tinha como certa a reeleição do então prefeito Deva Pessoa em 2016, terminaram perdendo. Apesar de ser um político que nasceu dos movimentos sociais e com raízes no povo, Deva perdeu a eleição praticamente para ele mesmo, por prepotência e dizem, até mesmo por soberba. O “já ganhou” e o “sapato alto” foram as suas bandeiras durante a campanha. As eleições se aproximam, e a oposição de Tuparetama, por falta de novas lideranças, deve ir com Deva sendo o candidato prefeito, segundo escuto de pessoas da oposição. Segundo uma fonte da cidade de Tuparetama, caso não mude a sua maneira de agir, achando que o grupo é ele só, o ex-prefeito pode até ganhar, mas dependerá única e exclusivamente do seu comportamento, mudando terá uma grande chance da oposição retomar o poder, finalizou a fonte.

Palestra – A Faculdade Vale do Pajeú, de São José do Egito, realiza nesta sexta-feira (06), às 18:30 horas, palestra sobre o tema: ‘Controle Social e o Cidadão Fiscalizador’, com a Drª Patrícia Domingos, Delegada de Polícia. Vagas Limitadas. Inscrições e informações (87) 38441941 – 9.99481802.

Comemorando – A Diretora da GRE do Sertão do Pajeú, Miriam Nogueira, comemora mais uma EREFEM, Escola de Referência Ensino Fundamental e Médio anunciada ontem (03), pelo Governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas. “Parabéns para Serra Talhada, para Escola Methódio de Godoy, nossa gratidão ao governador Paulo Câmara, ao Secretário de Educação Fred Amâncio e a Maria Medeiros, Secretária Executiva da Educação Integral e Profissional e ao nosso gestor Jakson Alves”, disse a diretora.

Disse – “O governador Paulo Câmara, anunciou mais 25 Escolas Integral, agora a nossa Onze de Setembro de Flores, pena para que a reforma que foi iniciada em parceria com o Governo do Estado, seja retomada“, disse uma professora em contato com este blogueiro.

Santo do Nordeste – Depois de ser considerado Hors Concours pela 23ª edição do Cine PE, o longa pernambucano Frei Damião – O Santo do Nordeste foi super premiado no 14º Comunicurtas, festival de cinema promovido pela Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande. O documentário levou os prêmios de Melhor Fotografia (Breno Cesar), Melhor Som (Pablo Lopes, Paulo Umbelino, Pedrinho Moreira e Moabe Filho) e Melhor Roteiro (Nadezhda Bezerra), dentro da Mostra de Longas-Metragens.

Perguntar não ofende – Existe uma grande insatisfação de membros do PSD, MDB e até do PSB, com a imposição da candidatura de João Campos para prefeito do Recife?

Blog do Itamar França

MAL AVALIADO – Reeleito em 2018, o governador Paulo Câmara (PSB) continua mal avaliado por mais da metade do povo pernambucano. Pesquisas realizadas por institutos diferentes de ponta a ponta no estado mostram a avaliação do socialista negativa – ou seja, a soma dos que o consideram ruim ou péssimo – representa um resultado insatisfatório. Os números se mantêm em relação ao ano passado. Para o governador a saúde melhorou, a educação também é boa e a segurança aponta redução nos números da violência. Não há dúvidas de que a reeleição de Paulo se deu em virtude do grande número de prefeitos e da estrutura montada, tendo inclusive o comando da prefeitura do Recife, se bem que o ex-senador Armando Monteiro (PTB) é pesado e não empolga. Ô nome ruim de carregar!

……………………………………………..

MONTANDO O TIME – Por falar nisso, o senador Fernando Bezerra Coelho vem fortalecendo o MDB e montando seu time para 2022. A legenda terá candidatos a prefeito em vários municípios do estado. Fernando trabalha para ser o próximo candidato a governador pela oposição. O emedebista tem o comando da prefeitura de (Petrolina) e deverá ampliar o número de prefeituras nas eleições de 2020, quando elegerá um magote de prefeitos.

…………………………………………………

FORTE EM 2022 – Outro que vem forte para as eleições em 22 é o atual presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe, o deputado estadual Eriberto Medeiros (Progressista). É que o parlamentar acomodou uma túia de ex-deputados e suplentes em seu gabinete, além de acomodar outros em cargos importantes. Estrategista, Eriberto se elegeu por duas vezes na chamada chapinha, formada com partidos nanicos e intermediários, quando à época comandava o Partido Trabalhista Cristão (PTC). Sonhando com voo mais alto, Medeiros já preparou o terreno e hoje é um dos nomes contados para o parlamento federal.

………………………………………………………

FUGIRAM DO DEBATE – Em Serra Talhada, a Rádio Nova Gospel FM realizou na noite desta segunda-feira (02) um debate de ideias. Os principais pré-candidatos a prefeitura não compareceram. Márcia Conrado, Carlos Evandro e Victor Oliveira estiveram ausentes. O debate foi mediado pelo jornalista Adriano Roberto que apresenta o programa Ponto de Vista. Participaram os pré-candidatos Marcos Godói, Faeca, Marquinhos Dantas, Elizandro Nogueira e Waldir Tenório, este último deu umas alfinetadas de leve no ex-prefeito Carlos Evandro. Já o apresentador lamentou a ausência de Victor que prometeu, mas não compareceu.

…………………………………………………..

KAIO MANIÇOBA 2020 – Em Floresta, a ex-prefeita Rorró Maniçoba trabalha a hipótese de o filho, o ex-deputado federal Kaio Maniçoba concorrer à prefeitura daquele município na eleição do ano que vem. Bem colocada nas pesquisas de intenção de voto, Rorró tem andado no município. No final de novembro, esteve no distrito de Nazaré do Pico junto com o filho na abertura dos jogos da Copa Rural de Futebol Rorró Maniçoba. Se não for para o embate eleitoral, Kaio representará o grupo Maniçoba como candidato a prefeito pela oposição.

……………………………………………………..

MAL AVALIADO – Em Belém do São Francisco a situação do prefeito Licínio Lustosa (PSD) é desastrosa. Atraso de pagamento dos servidores, paralisação de obras, falta de médico, lixo nas ruas são algumas das deficiências da atual gestão. Mesmo diante de tanta complicação, Licínio já anunciou que tentará a recondução do cargo nas eleições municipais que ocorrerão no ano que vem. A gestão Licínio é mal avaliada, com um índice de rejeição na casa de 70%.

………………………………………………………..

SURFANDO – O ex-prefeito Gustavo Caribé vem surfando na onda de rejeição do prefeito Licínio Lustosa. Levantamentos técnicos apontam Gustavo com larga vantagem sobre o atual Chefe do Executivo. Primeiro suplente de deputado estadual, Gustavo já anunciou sua pretensão e novamente disputar a prefeitura de Belém. Em 2018 concorreu uma vaga na Alepe pelo PRTB, sendo majoritário no município com 56,53% somando 6.404 votos.

……………………………………………………….

CADÊ O TURISMO? – Em Tamandaré, o prefeito Sérgio Hacker (PSB) também não vem bem na fita. Entre as principais deficiências da gestão estão à saúde e a falta de investimento no turismo. Sérgio já anunciou que irá para a reeleição. Enfrentará nas urnas, o ex-vereador Carrapicho. O prefeito contabilizou recentemente uma baixa, om o rompimento político do seu atual vice-prefeito Mundinho (PSB) que na próxima eleição formará chapa com Carapinho.

……………………………………………………..

O JOGO AVANÇA – Em Afogados da Ingazeira, nos bastidores, o xadrez político avança. De forma explícita, o prefeito Zé Coimbra (PSB) já escancarou as portas para o vice-prefeito viabilizar o nome para sua sucessão, deixando este governar o município com total autonomia. Num jogo desigual, o ex-prefeito Totonho Valadares (MDB) se mantém firme com o propósito de colocar seu nome mais uma vez a disposição do povo de Afogados e disposto a encarar o desafio de enfrentar nas urnas o candidato de Coimbra, o psicólogo Alessandro Palmeira.

…………………………………………………………

QUEM É QUEM… – Por falar nisso, o pleito eleitoral de 2020 se aproxima e saberemos de fato na hora do pega pra capar quem fica com quem na disputa pela prefeitura de Afogados da Ingazeira. Parte dos contratados e prestadores de serviço da prefeitura municipal foi indicada pelo ex-prefeito Totonho, muitos deles estão acomodados desde 2005. Há ainda os que tiveram espaço nas gestões Valadares e que alavancaram seus negócios devido as oportunidades oferecidas pelo Cabeça Branca. Agora, o mesmo que ofereceu tais oportunidades sentirá o amargo da ingratidão dos que se condicionam as chamadas conveniências políticas…

Municípios perderão R$ 7 bi com fusões e extinções

Resultado de imagem para Municípios podem perder R$ 7 bi com fusões e extinçõesEstudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra que a proposta de extinção e fusão de municípios prevista na Proposta de Emenda da Constituição (PEC) do pacto federativo pode produzir uma perda de arrecadação de R$ 7 bilhões anuais para os 1.820 envolvidos (tanto os que podem ser extintos quanto os que vão agregá-los).

Câmara Municipal de Tuparetama antecipou pagamento do 13º dos seus servidores

O presidente da Câmara Municipal de Tuparetama, vereador Danilo Augusto (PDT) antecipou o pagamento da segunda parcela do 13º salário para os servidores da Casa Legislativa. Os valores foram disponibilizados para saque dos funcionários efetivos e contratados desde a segunda-feira, 25 de novembro. Por lei, as empresas e órgãos públicos têm até dezembro para efetuar o pagamento, mas o adiantamento além de desafogar a folha do final do ano, ajuda no orçamento dos servidores e movimenta a economia.

(Danilo Augusto (PDT) Presidente da Câmara)

A antecipação da segunda parcela do 13º salário dos servidores da Câmara representa um compromisso da atual presidência na valorização da equipe de trabalho colocando-a como peça principal da casa legislativa de Tuparetama. Demonstra também que sua política de austeridade trouxe equilibrou às contas da Casa, com respeito e transparência no uso dos recursos públicos.

O presidente Danilo Augusto demonstrou satisfação ao anunciar que “pela primeira vez, a Câmara paga o 13º salário no mês de novembro” e ressaltou: “Ganham os servidores que podem sanar compromissos nesse momento de crise, além de planejar melhor suas festividades natalinas com antecipação e ganha também o comércio da cidade com mais dinheiro circulando.”

SOLIDÃO \ Dinheiro devolvido pela Câmara será utilizado na recuperação da quadra

Em Solidão não tem mais leilão do automóvel Siena 2017 da Câmara e nem compra do Fiat Touro de R$ 104 mil. Durante encontro do Presidente Antônio Marinheiro (Bujão), o Prefeito Djalma Alves (PSB) e a mediação do promotor Público Romero Borja, ficou definido que o recurso devolvido será utilizado para recuperação da quadra esportiva da cidade.

Falando ao comunicador Anchieta Santos na Rádio Cidade FM o Presidente Antônio Bujão não anunciou o valor que será devolvido já que prefere esperar o duodécimo do dia 20 para em seguida definir. Mesmo assim chegou a dizer que o dinheiro será suficiente para recuperar a murada da quadra que caiu durante o inverno e concluir o calçamento da Rua Nossa Senhora de Lourdes. Bujão disse que as últimas denúncias contra o prefeito não foram por vingança e sim porque este “é o papel do legislativo”.

Por seu lado o Prefeito Djalma Alves declarou ao Programa Cidade Alerta que a melhor decisão foi tomada na reunião. “A quadra precisará da melhoria para que os jovens possam voltar a usar o espaço normalmente”. O gestor informou que a iniciativa teria mesmo que partir do presidente da Câmara, coisa que ele não fez. Sobre as denúncias o Prefeito Djalma disse não passar de politicagem da Câmara e que a contratação das empresas, de carro para o gabinete foram feitas através de licitação.

Sobre o recurso devolvido, vai usar na quadra e nas ruas utilizará dinheiro da sessão onerosa, uma vez que Solidão receberá R$ 460 mil. O prefeito fez referência as críticas a sua gestão pela vereadora Edleuza Godê entendendo que parecem pessoais, mesmo no passado tento apoiado candidaturas da família por duas oportunidades. Ele concluiu elogiando a imprensa, dizendo que graças a ela, o povo toma conhecimento do que se passa nos bastidores da política.

Filme “Leonardo Bastião, o poeta analfabeto” vence quatro prêmios em festival de cinema no Piauí

(Diretor do filme, Jéfferson Sousa recebendo a premiação)

Blog  Repórter do Sertão

Depois das premiações internacionais, o filme itapetinense “Leonardo Bastião, o poeta analfabeto” do jornalista Jefferson Sousa, continua vencendo festivais de cinema pelo Brasil afora. Dessa vez, o documentário ganhou quatro das seis categorias da Mostra FILMES DE CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO, no 14º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, realizado de 26 a 30 de novembro na cidade de Floriano, no Piauí.

O curta faturou o Troféu Cactos de Ouro 2019 nas categorias Melhor Filme, Melhor Filme Júri Popular, Melhor Diretor (Jefferson Sousa) e Melhor Fotografia (José Robernito).

Vencedores do festival em diversas categorias. Foto: Divulgação

(Vencedores do festival em diversas categorias.)

As principais Mostras dentro da programação foram as Competitivas de Curta-metragem Ficção, Curta-metragem Animação, Curta-metragem Documentário e Longa-metragem.

Ao todo, o festival contou com a exibição de 36 filmes produzidos nos estados do Paraná, Maranhão, São Paulo, Rio Grande do Sul, Piauí, Rio de Janeiro, Brasília, Bahia, Pará, Goiás, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.

O filme produzido no “Ventre imortal da poesia” retrata Leonardo Bastião, de 74 anos, residente na zona rural de Itapetim, no Sertão do Pajeú pernambucano. Bastião não lê e nem escreve, mas tem um dom inexplicável para fazer poesias metrificadas e improvisadas, despertando a curiosidade de estudiosos da cultura popular.

Bernardo Ferreira, pai de Jefferson e proprietário do canal “Bisaco do doido”, foi o primeiro a gravar as poesias de Leonardo e publicar no YouTube e redes sociais, levando o poeta a ficar conhecido em todo Brasil.

Calor e baixa umidade aumentam no Sertão

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) alertou que até a próxima terça-feira (10) a umidade relativa do ar ficará abaixo de 20% no Sertão do Estado. A umidade baixa e as temperaturas altas – em torno de 37°C , 39 °– podem trazer vários prejuízos à saúde.

Dicas – De acordo com o otorrinolaringologista José Netto, medidas podem ser tomadas em casa para combater a baixa umidade do ar. Algumas delas são: utilizar um vaporizador ou umidificador de ar; estender toalhas úmidas no quarto; não diminuir muito a temperatura do ar-condicionado, entre outras.

“Quem mais sofre nessas situações é o nariz e a laringe, a garganta, as cordas vocais. Diminui alguns mecanismos de defesa dessas estruturas e favorece o aparecimento de infecções, crostas, sangramentos. Até a pessoa tende a mexer mais no nariz. Tudo isso pode trazer desde riscos leves até situações mais graves como é o caso dos sangramentos nasais”, explica o médico.

Compesa realiza últimos ajustes para inaugurar ETA Tabira

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciou a fase de testes operacionais da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) do município de Tabira, no Sertão do Pajeú.

A expectativa é de que em dezembro o sistema comece a operar, proporcionando melhorias significativas para o abastecimento de água de toda a população de Tabira e, consequentemente, de Afogados da Ingazeira. O projeto, orçado em R$ 1,5 milhão, é executado pelo Governo de Pernambuco através da Compesa.

“Iniciamos nesta semana os testes operacionais na rede de distribuição, após a conclusão dos testes de controle de qualidade. Já na primeira quinzena do mês de dezembro, os moradores das localidades atendidas começarão a perceber o aumento da oferta de água em suas torneiras”, afirma o gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Gileno Gomes.

Com a conclusão da obra, Tabira e Afogados da Ingazeira terão mais da metade de suas populações livres do rodízio. “Com a implantação da nova ETA em Tabira, que tem capacidade de produção de 40 litros por segundo, Afogados não precisará mais mandar a mesma vazão de água que hoje envia à Tabira. Ou seja, Afogados ficará com mais água”, explica Gileno.

Pipeiros fecham trecho sertanejo da BR 232 e cobram pagamento

Pipeiros fecham nessa manhã de terça(o3), 0 trecho da BR 232 entre Sertânia a Custódia. Estão na manifestação pipeiros que fazem o transporte de água potável pra zona rural de todos os municípios do Pajeú.Segundo eles, são três meses sem receber do Governo Federal. A paralisação é parcial. O trânsito está sendo liberado de meia em meia hora. Há prioridade para veículos como ambulâncias e de TFD. Os manifestantes dizem que  recebemos direto do 71º  Batalhão de Infantaria Motorizado (71BIMtz) – Batalhão Duarte Coelho, sediado em Garanhuns. “Estamos sem receber setembro, outubro e novembro”, disse um pipeiro à Rádio Pajeú.

Presidente do CIMPAJEÚ convoca gestores para assinatura do convênio SAMU

O presidente do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú – CIMPAJEÚ, Emmanuel Fernandes, o Manuca, emitiu nota para convocar todos os gestores municipais, consorciados e não consorciados, que firmaram participação através da Ata de Adesão, para o Ato de Assinatura de contratos e convênios do SAMU Consorciado III Macro Região.

“É fundamental o comparecimento de todos, nesta data tão significativa e comemorativa para nossa região, uma vez que estaremos formalizando a prestação deste serviço primordial à vida, que é o SAMU”, diz o gestor.

O evento ocorrerá na Sede do CIMPAJEÚ, localizado à Rua Luciano Barbosa de Araújo, n°75, Bairro: Manoela Valadares, Afogados da Ingazeira, nesta quinta-feira, dia 5 de dezembro, pontualmente às 14h.

Dezembro, janeiro e fevereiro terão chuvas dentro da média em Pernambuco, diz Apac

Foi realizada na última sexta-feira (29) pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a reunião climática para previsão sazonal para o período de dezembro de 2019, janeiro e fevereiro/2020 baseada nas análises dos campos globais dos oceanos Pacífico Equatorial e Atlântico Tropical e da atmosfera bem como, nos resultados de modelos numéricos e estatísticos de previsão climática para o  trimestre.

A previsão para o período é que as chuvas deverão ocorrer dentro da normalidade nas regiões do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife. Neste trimestre, a ocorrência de chuva tem grande variabilidade temporal e, principalmente, espacial devido os sistemas indutores de chuva que são transientes (atuam em período de tempo curto e/ou alguns dias) podendo inibir ou favorecer a ocorrência de chuva.

Assim, alguns municípios ainda poderão ficar com chuva abaixo da climatologia. E no trimestre dezembro, janeiro e fevereiro, já é período de verão no Hemisfério Sul, e a temperatura máxima média climatológica é em torno de 34 °C na região do Sertão e 32 °C no Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife, no entanto, a previsão é que seja acima desses valores.

Fonte: Apac

Bolsonaro comemora 12,4 milhões de DESempregados

Depois de comemorar o aumento do consumo de ovos de galinha, no lugar da carne vermelha, agora o presidente Jair Bolsonaro comemora os 12,4 milhões de DESempregados. Os dados sobre o número de desocupados foram divulgados nesta sexta-feira (29) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O Blog grafou o “DES” em caixa alta para dificultar a manipulação da informação pelos bolsonaristas e lavajatistas, acostumados a deturpar o factual para transformá-lo em fake news. Feito este esclarecimento, sob o governo Bolsonaro o número de desempregados, sem carteira assinada e precarizados (informais) somam oficialmente 48,7 milhões de pessoas. Já o número de trabalhadores com carteira assinada caiu para o mais baixo patamar da história: 33,2 milhões, segundo o IBGE.

PARA NÃO SE PERDER NOS NÚMEROS:

*Desempregados e precarizados (informais): 36,8 milhões de pessoas;

*Trabalhadores com carteira assinada no setor privado: 33,2 milhões de pessoas;

*Desempregados 12,4 milhões de pessoas;

*Trabalhadores sem carteira  assinada 11,9 milhões de pessoas

TOTAL GERAL \ Desempregados, precarizados e sem carteira: 48,7 milhões de pessoas
Empregados com carteira assinada: 33,2 milhões de pessoas. De acordo com o IBGE, o recorde do emprego sem carteira assinada e do trabalho por conta própria (precarizado) é a expressão máxima da recessão econômica e do pleno DESemprego no País.

Bolsonaro facilita pro patrão. E ainda manda aumento do gás, gasolina, carne, reduz o salário mínimo e vai taxar desempregado”.

CARNAÍBA \ Autorizado início das obras da nova adutora de Serra Branca

(Foto: Renan Walisson/Comunicação digital )

Nesta segunda-feira (02), o prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, ao lado de moradores da comunidade e membros da Associação Local, autorizou o início das obras de implantação da nova adutora de Serra Branca, que beneficiará mais de 250 famílias da comunidade.

A comunidade local adquiriu uma bomba no valor de R$ 7.000,00; o restante da obra custará aproximadamente R$ 75.000,00, que serão custeados através de recursos próprios do Município.  O poço artesiano já foi perfurado, tem vasão de 6 mil litros, com 185 metros de profundidade.

Segundo o prefeito Anchieta Patriota: “as ações  buscam a universalização do acesso à água na Zona Rural do Município através de sistemas hídricos desenvolvido com a finalidade de garantir o abastecimento de famílias que residem em áreas rurais”.

Participaram da ordem de serviço, além dos moradores do povoado, lideranças locais, dentre elas, o senhor Davi, Manoel Raimundo, o senhor Dé de Zezito Onça, o líder comunitário Josias, o vice-prefeito de Carnaíba Junior de Mocinha, o secretário de infraestrutura e serviços públicos, Edval Morato (Fafinha), e Kátia Santos, secretária de assistência e inclusão social.

Em seguida, o prefeito Anchieta Patriota, o vice Júnior de Mocinha, e o secretário de infraestrutura e serviços públicos, Edval Morato (Fafinha), visitaram às obras da construção de mais uma barragem de nível no leito do Rio Pajeú, no sítio Oitizeiro.

IPA \ AGRICULTORES CONHECEM TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS NO PAJEÚ

Foi na última quinta-feira, 28/11, 20 agricultores de Tuparetama estiveram na Gerência Regional do IPA em Afogados da Ingazeira. Conheceram o escritório local e tomaram um café da manhã juntos com o gerente Dêva Pessoa, conterrâneo e ex-prefeito de Tuparetama.  Após essa visita foram participar de uma excursão do Projeto Dom Helder Câmara-PDHC, coordenado pelo IPA. A excursão levou os agricultores para a comunidade de Barreiro de Ibitiranga em Carnaíba, propriedade que dispõe de várias tecnologias alternativas em pleno uso. Lá os agricultores puderam conhecer diversas tecnologias sustentáveis de convivência com o semiárido, como sistemas de irrigação, bio digestor, aquaponia, produção de mudas nativas e frutíferas, reaproveitamento de águas cinzas, apicultura, piscicultura, dentre outros.

O intuito da excursão é divulgar e incentivar o uso dessas novas formas de cultivos e tecnologias sustentáveis, de fácil implantação.

(agricultores de Tuparetama estiveram Projeto Dom Helder Câmara-PDHC, em Ibitiranga em Carnaíba)

O gerente do IPA, Dêva Pessoa, comentou: “Iremos construir na Unidade de Referência em Tuparetama uma cisterna calçadão com capacidade para 52.000 litros com o intuito de desenvolver nosso propósito. Agradeço aos técnicos de Tuparetama, Marcileyne e Jorge, ao supervisor Petrônio Ramos e ao técnico de Carnaíba Allysson Cordeiro pelo empenho. Um agradecimento todo especial aos proprietários do sítio visitado, o Sr Reginaldo e sua filha Maria que acolheu a todos. Muito obrigado em meu nome o da nossa instituição”

********** Giro pelos Blog’S ……..(o3.12.2019)**********

Carreras é carta fora do baralho

Se há algo consensual em Brasília, entre o Salão Verde da Câmara e os tribunais superiores, diz respeito à inviabilidade de uma possível candidatura do deputado Felipe Carreras, dissidente do PSB e punido pelo partido, à Prefeitura do Recife. Não há uma só alma viva que acredite na possibilidade dele ultrapassar as barreiras quase intransponíveis à sua frente, para reverter o tombo dado pelo PSB.

Vítima de uma cassação branca, por ter votado a favor da reforma da Previdência, castigo que o afasta de comissões temáticas e de quase todas as atividades no Congresso como representante da legenda socialista, Carreras aguarda o resultado de uma consulta ao TSE para sair do partido sem perder o mandato.

A sustentabilidade jurídica tem chances próximas a zero para uma manifestação positiva da corte. A ele, só restará se curvar no apoio ao pré-candidato do PSB, João Campos, ou fechar uma aliança branca com a oposição.

PSB flerta Labanca – Atualmente filiado ao PP, o pré-candidato a prefeito de São Lourenço da Mata, Vinicius Labanca, está sendo corteja para voltar ao velho ninho do PSB. Diante do desgaste do prefeito Bruno Pereira (PTB), subiu muito a cotação do ex-parlamentar para devolver aos Labanca em 2020 o controle da Prefeitura. O PSD, de André de Paula, já fechou e o Republicanos, de Silvio Filho, vai aderir.

Canetada petista – Nem os aliados de Bolsonaro entendem a demora dele para fechar as indicações dos cargos de segundo e terceiro escalões em Pernambuco. O retardamento amplia no Estado a permanência no poder de dirigentes nomeados pelo ex-presidente Temer e até pela ex-presidente Dilma. Em português claro, tem petista dando canetada no Governo Bolsonaro.

Turma pesada – Nas redes sociais, o prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel (PSL), soltou um foguete ferindo de morte o ex-prefeito Alexandre Arraes (PSB): “A turma de Alexandre pegou R$ 712 milhões, deu um calote de R$ 25 milhões nas contas do município, deixou professores com salários atrasados, aposentados sem receber, crianças sem merenda, médicos e garis em greve”.

Nova espécime – Brasília tem de tudo, mas atravessador de viaturas de segurança municipal, via emendas carimbadas, não estava escrito nas estrelas. O coronel Antônio Francisco age pela “causa” em nome do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança – Consems.

Ficha imunda – Em Serra Talhada, o candidato mais forte para enfrentar Márcia Conrado, confirmada pelo prefeito Luciano Duque (PT) como candidata do seu grupo, é o ex-prefeito Carlos Evandro (PSB). A pedra no caminho do socialista está nos tribunais: é um belo exemplar de ficha imunda.

ALÔ, JABOATÃO! – A grande expectativa política na Região Metropolitana está deixando muita gente extremamente ansiosa: trata-se da primeira pesquisa do Instituto Opinião para prefeito de Jaboatão dos Guararapes. Foi a campo neste último fim de semana e será postada hoje à meia noite no meu blog.

Perguntar não ofende: Quem será o candidato preferido de Felipe Carreras a prefeito do Recife?

Coluna do Finfa

Encerrou – No último sábado (30), o Governo Municipal da Ingazeira-PE, através da Secretaria de Saúde realizou o encerramento do Novembro Azul, desenvolvida pela equipe da UBS I- Sede, Organizado pelas ACS’s Rafaela, Daniela e Agda. Na oportunidade foram realizadas várias atividades: Orientações sobre Câncer de próstata; aferição de Pressão Arterial; Realização de Testes Rápido; Sorteio de um Bode (doação do Sr. Djalminha Veras); Entrega de Lembrancinhas e um lanche. “Quero parabenizar todos da secretaria de saúde, que se empenharam durante todo mês de novembro, para prestar serviços e deixar os homens informados de várias enfermidades”, disse o prefeito Lino Morais.

Reaberta –

Aconteceu no última sexta-feira (29), a reabertura da agência dos Correio na cidade de Quixaba-PE, a solenidade foi muito prestigiada, o prefeito Tião Gaudência recebeu as presenças do deputado estadual Alberto Feitosa, a senhora Dayse Viana Ferraz de Araújo Sobreira, Superintendente dos Correios e equipe, ex-prefeito Ze Pretinho, vice-prefeito Francisco Cabral, Vereadores Neudiran, Nena do Hospital, Antonio Ramos e João Vianey, secretários municipais, e a população. “Lutamos muito para conseguirmos a reabertura desta agência, que presta um grande serviço a população quixabense, quem ganhou foram todos nós”, disse o prefeito Tião.

Sem vereador – O vereador Zé Negão é o único pré-candidato a prefeito do município de Afogados da Ingazeira que não tem apoio de nenhum colega vereador na eleição do ano que vem. Embora conviva com vários parlamentares a bastante tempo os vereadores de mandato não engolem o fato de Zé, ter chamado todos eles de pangarés analfabetos.

Você sabia – Que o Governo Municipal da cidade de Quixaba-PE, já realizou o pagamento da folha dos servidores de novembro, incluindo o 1/3 de férias de todos professores da rede municipal.

Assina – O prefeito de Flores, Marconi Santana, assina na próxima quinta-feira (05), a ordem de serviço para a construção de pavimentação de ruas no município. O evento será no prédio da Prefeitura, às 14 horas, onde serão beneficiadas as Rua, Bahia, Maria de Fátima e o pátio da igreja no Povoado do Tenório.

Desmentindo – Diante da entrevista que concedeu ontem (02), a Rádio Pajeú, ao programa Manhã Total, com o âncora Nill Júnior, o empresário Emídio Vasconcelos, afirmou que o PT de Afogados da Ingazeira, caminha para uma candidatura própria em Afogados da Ingazeira, o membro do partido Gildázio Moura (foto), em contato com o blog, negou a afirmação. “Em momento algum nosso partido está neste nível de discussão, isso não está em pauta, a discussão hoje não é ainda apoio, e sim o fortalecimento da chapa de vereadores. Em nenhum momento discutimos isso, é uma posição particular do colega. Esta discussão de candidatura própria em Afogados da Ingazeira, inexiste no momento, a executiva do partido, não tratou nada sobre isso, reafirmo que é um posição particular de Emídio”, finalizou Gildázio

Sem condições de trabalho – Comerciantes da Praça de Alimentação do Mercado Público de Afogados da Ingazeira, procuraram este blogueiro, para denunciar que estão trabalhando no maior sufoco, em virtude da falta de água, além dos banheiros fechado. “Tem hora que eles falam que vão lavar a caixa de água, na mesma hora dizem que é falta de água, ninguém toma uma posição, a luta é grande para a gente lavar louças e cozinhar, e até agora não resolvem nada”, afirmou um comerciante.

Agenda – O governador Paulo Câmara, nesta terça-feira (03), às 9:30 horas, recebe doações do Itaú para a Defesa Civil, no : Palácio do Campo das Princesas; às 10 horas, anuncia novas escolas em tempo integral no Estado, no Palácio do Campo das Princesas.
Frase – “Treino é treino e jogo é jogo” (Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, sobre a campanha de 2020, ontem em entrevista ao Programa Frente a Frente)

Perguntar não ofende – Como anda a relação do vereador governista da cidade de Carnaíba, Cícero Batista com a Secretaria de Ação Social Kátia Santos?

Dinca diz que filho de Sebastião Dias ostenta na Dinamarca enquanto servidores sofrem

(Segundo Dinca, flagrante de Alan Dias na Dinamarca é uma vergonha)

O ex-prefeito de Tabira, Dinca Brandino, criticou o prefeito Sebastião Dias por ser flagrado jogando baralho em uma reunião da Amupe e seu filho, Alan Dias, segundo ele de férias por países nórdicos como a Dinamarca. No link do post você vê o vídeo.

“Enquanto o filho do prefeito brinca de asa delta na Dinamarca e o prefeito joga baralho em Recife durante palestra que apresentava alternativas para os problemas do município, o povo de Tabira sofre com salários em atraso, falta remédios e médicos no hospital e até nos postos de saúde tambem falta”, denuncia.

Na verdade o esporte praticado no vídeo não é Asa Delta, mas um voo de parasail, um paraquedas rebocado geralmente por uma lancha.

“A meu ver, quem não foi eleito, administra o dinheiro do municipio de Tabira enquanto aquele que deveria administrar brinca de baralho” acrescenta .

Segundo Dinca, apenas no mês de novembro de 2019, fruto do FPM, ICMS e arrecadação municipal, a Prefeitura de Tabira recebeu mais de R$ 3 milhões e 400 mil. “Mesmo assim,  servidores se queixam de quatro meses de salários em atraso e sem previsão de receber”.

“Falta dinheiro na Prefeitura ou vergonha para administrar o dinheiro público ? Eu esperava que neste Natal que se aproxima em Tabira, fosse um natal sem fome. Mas infelizmente o Natal será sem fome para alguns, e com muita fome para outros”, diz.

Acidente entre carro e caminhão da banda Cavaleiros do Forró deixa um morto na PB

(Acidente entre carro e caminhão da banda Cavaleiros do Forró deixa um morto, em Aroeiras, PB )

Após colisão com caminhão da banda Cavaleiros do Forró, motorista do carro morreu no local, na PB — Foto: Felipe Valentim/TV Paraíba

(Após colisão motorista do carro morreu no local)

Um acidente envolvendo um carro e o caminhão da banda Cavaleiros do Forró deixou um morto na manhã desta segunda-feira (2), em Aroeiras, no Agreste da Paraíba. De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, o carro teria colidido frontalmente com o caminhão. O motorista do carro não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.O acidente aconteceu por volta das 8h, na PB-108. Com o impacto da colisão, a frente do carro em que a vítima estava foi totalmente destruída. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado ao local e constatou que o motorista do carro, identificado como José Elpídio da Costa, de 53 anos, já estava morto.Segundo relato do motorista do caminhão à polícia, ele estava seguindo viagem no sentido Aroeiras-Queimadas, retornando de um show que a banda fez na noite do domingo (1º) em Aroeiras, quando o carro de passeio, que estava no sentido contrário da via, teria invadido o sentido em que o caminhão seguia.Ainda segundo o motorista do caminhão, ele teria buzinado e tentado puxar o caminhão para o acostamento, mas não deu tempo e o carro de passeio acabou colidindo com o veículo. Até as 11h desta segunda-feira (2), o corpo da vítima e as polícias Militar e Civil permaneciam no local do acidente.

Acidentes envolvendo a banda Cavaleiros do Forró

Gabriel Diniz, cantor que morreu no dia 27 de maio deste ano em uma queda de avião, foi a terceira pessoa que já foi vocalista da banda Cavaleiros do Forró, do Rio Grande do Norte, a morrer em acidentes. José Inácio Alexandre da Silva, em 2005, e Eliza Clívia, em 2017, foram vítimas de acidentes automobilísticos. Em 2005, uma colisão entre dois ônibus no Rio Grande do Norte provocou a morte de quatro pessoas. Entre os mortos estavam o vocalista do Cavaleiros do Forró, José Inácio Alexandre da Silva, e o guitarrista, Edivan Paulo da Silva. Em 2017, Clívia morreu em acidente de trânsito em Aracaju, no Sergipe. Ela foi vocalista do grupo entre 2003 e 2013, e chegou a trabalhar com Diniz, que cantou com a banda entre 2010 e 2011.

RECORDAÇÃO | Quando GUGU Liberato esteve em Tuparetama

(Em 18 de março de 2010 Tuparetama viveu três semanas de muita agitação e curiosidade com a presença do Gugu)

Na semana em que a Brasil sepultou o apresentador de televisão Gugu Liberato moradores de Tuparetama não tiveram como deixar de lembrar a passagem do comunicador na cidade.
Em março de 2010 Tuparetama viveu três semanas de muita agitação e curiosidade com a presença da produção do Programa do Gugu “quebrando” a rotina do local. Estavam reformando a casa e fazendo gravações diversas para o quadro “de volta pro meu aconchego”.
No dia 18 a cidade literalmente parou para receber a visita de Gulu Liberato para gravar o famoso quadro dominical do seu programa na TV Record. Centenas de pessoas de Tuparetama e das cidades vizinhas se aglomeraram para ver de perto um dos apresentadores mais famosos do Brasil. A Banda Marcial da Escola Anchieta Torres e artistas em pernas de pau da Cia. de Danças Populares de Tuparetama animaram a chegada de Gugu e equipe, que desfilou pela cidade em carro dos Bombeiros.
Exibido pela Record, o programa acompanhou o dia-a-dia do casal Maria Madalena e Cícero, pais de nove filhos.
A falta de emprego na cidade de São Paulo, levou a família a percorrer o caminho de volta para Tuparetama. Na cidade, a família recebeu das mãos de Gugu as chaves de uma casa nova, mobiliada, feira de alimentos e diversos produtos doados pelos patrocinadores do programa.

Festival do Livro e da Literatura movimenta Itapetim

( I Festival do Livro e da Literatura de Itapetim.)

A Secretaria de Educação de Itapetim realizou nesta última sexta-feira (29), o I Festival do Livro e da Literatura de Itapetim.

O Ginásio Miguel Arraes de Alencar estava lotado de alunos para prestigiar o grande dia, onde todas as escolas apresentaram projetos desenvolvidos durante todo o ano.

O Dia da Leitura teve a participação das escolas Antonio Piancó Sobrinho, Santo Antônio, Adealdo Equimedes, Walfredo Siqueira, Paulino Amaro Cordeiro e todas do campo prestigiaram o evento.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e multidãoEstiveram presentes o prefeito Adelmo Moura, o presidente da Câmara de Vereadores, Junior de Diógenes e demais vereadores, a secretária de Educação, Luciana Paulino, e toda a sua equipe.

“Foi um dia de grande importância para a educação do nosso município e o dia 29 de novembro ficará marcado como o Dia da Leitura”, disse Adelmo.

“Muito feliz em poder realizar este grande dia de tamanha importância para a educação do nosso município. Com certeza vai ficar pra história de Itapetim”, afirmou a secretária Luciana Paulino.

Também foram entregues brindes, kits de livros e muito mais.

Até 2020 A Depressão Será A Doença Mais Incapacitante Do Mundo

Dr Drauzio Varella

O doutor Drauzio Varella endossou, numa matéria no Fantástico do dia 04 de agosto de 2019, na série “Não tá tudo bem”,  a assertiva da Organização Mundial de Saúde de que até 2020 a depressão será a doença mais incapacitante do mundo e que é preciso urgentemente colocar a saúde mental em estado de alerta e ser tratada como prioridade.Ela chega de mansinho, assim como quem não quer nada. Num dia, você acorda triste, desanimado. No outro, bate uma sensação de vazio e uma vontade incontrolável de chorar, sem qualquer motivo aparente. A depressão é assim, um mal silencioso e ainda mal compreendido – até mesmo entre os próprios pacientes.

A depressão é um transtorno mental grave, mas que ainda enfrenta preconceito, apesar de afetar mais de 120 milhões de pessoas

Considerada um transtorno mental afetivo, ou uma doença psiquiátrica, a depressão é caracterizada pela tristeza constante e outros sintomas negativos que incapacitam o indivíduo para as atividades corriqueiras, como trabalhar, estudar, cuidar da família e até passear.

**********Giro Pelos Blog’S ………(o2.12.2019) **********

PSB já prega distância de Lula

No congresso da autorefoma do PSB, no Rio, com direito a descampar  para o debate internacional, choveu pauleira no PT e a pregação, quase consensual, de que o partido deve se distanciar do lulismo-petismo e da própria sombra do ex-presidente Lula.

Então lulista de carteirinha, o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, disse que as falas de Lula, após a sua soltura, isolam o PT, quando afirmam que o partido não nasceu para apoiar, mas para ser apoiado, abrindo, assim, o caminho para candidaturas próprias nas capitais e em colégios eleitorais acima de 200 mil eleitores.

“Lula se comporta muito mais como chefe de partido, quando deveria ser um líder com estatura para aglutinar mundialmente setores afinados com a democracia”, reclamou Coutinho. “Se o PT acha que não precisa fazer autocrítica, essa já é a nossa maior diferenciação”, bradou o ex-governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.

Nem livre, nem preso – Uma das falas que mais repercutiram foi a do vice-presidente nacional do PSB, Beto Albuquerque (RS). “Não somos nem Lula livre nem Lula preso. Isso é questão da justiça. Nossa luta é pela democracia e contra a brutal desigualdade”, disse. O deputado Júlio Delgado (MG) afirmou que o PSB já se afastou do PT ao discordar de NIcolás Maduro e sair do Foro de São Paulo.

Voz destoante – Já o prefeito Geraldo Júlio, que tem interesse na manutenção da aliança com o PT no Recife, foi dissonante. Para ele, o debate deve se concentrar na melhoria da vida dos brasileiros e pregou a união da oposição para o combate as perdas sociais. “Não é o momento de discutir a hegemonia de A, B ou C”, afirmou. Pelo jeito, não há consenso no divórcio com Lula.

Briga feia – Em Araripina, a radicalização impediu que o município, a exemplo de tantos outros, assinasse um empréstimo de R$ 4,5 milhões com a CEF. A maioria na Câmara rejeitou o pedido do prefeito Raimundo Pimentel. O município ficou negativado no Cauc durante 18 anos e só limpou a ficha em julho passado. Adversários, Bringel Filho, Aluizio e Tião do Gesso ajudaram na derrota.

Lei imoral – Os shoppings brasileiros estão infestados de cachorros depois de aprovada a lei que os ambientes comerciais podem servir de praça para a cadelada em geral. Nunca vi uma lei tão absurda! A caravana de cães faz cocô, xixi, late e ainda põe em risco a vida de crianças indefesas.

Guerra – O alvo dos ataques de Bolsonaro não é mais a Globo, mas a Folha de São Paulo. Depois de cancelar assinaturas digitais em todas as esferas do Governo, partiu para o ataque. “Não quero mais ler a Folha e ponto final. O povo faz coro: “Nem eu, nem eu”, disse, ontem, nas redes sociais.

QUEM TEM RAZÃO? – Enquanto em Araripina a oposição rifa o empréstimo à CEF, o prefeito Raimundo Pimentel (PSL) pagou, na sexta-feira passada, o salário de novembro, a segunda parcela do 13º salário da Educação e mais uma parcela do parcelamento dos salários atrasados da gestão Alexandre Arraes (PSB).

Perguntar não ofende: Quem é o pai do 13º salário do programa Bolsa Família em Pernambuco: Bolsonaro, que voltou a reafirmar, ou Paulo Câmara?

Blog do Finfa Coluna

Definições de Candidaturas –  2020 se aproxima, e as definições dos candidatos nos principais colégios eleitorais do Estado vão acontecendo. Em Petrolina, Júlio Lossio, Lucas Ramos ou Odacy Amorim, quem será o escolhido para enfrentar o quase imbatível Miguel Coelho? Nas terras do São Francisco, ou a oposição se une, ou Miguel irá conquistar um segundo Governo, já que sua avaliação é muito boa, e Petrolina se transformou em um canteiro de obras. No Agreste, a polarização entre Queiroz, Tony Gel e Raquel Lyra foi quebrada pelo Delegado Lessa.
Tony parece sem entusiasmo para enfrentar uma majoritária , Queiroz já sente o peso da idade, ,Raquel continua “patinando” em uma administração “feijão com arroz”, e o Delegado Lessa promete ser a “bala de prata” da eleição.Já na Região Metropolitana, em Olinda, o Professor Lupércio vai de “céu de Brigadeiro”, já que a oposição no município está desarticulada e desacreditada. Em Jaboatão , Anderson Ferreira, caminha para consolidar a sua reeleição, tendo como único provável obstáculo a candidatura de Gleide Ângelo, candidata sonhada pelo Palácio, mas que pode repetir o fiasco de Cleiton Collins. Por último, a “Joia da Coroa”, o Recife.  Na capital, o PSB vai de João Campos, filho de Eduardo Campos. João, que terá a responsabilidade de defender o legado de Geraldo Júlio, apesar de não ter no currículo nenhuma experiência administrativa, o que pesa na hora da escolha do gestor da principal cidade do Nordeste. Porém, João é jeitoso, e deverá ter uma boa performance nos debates e no guia eleitoral. Já o PT, apesar de todo o esforço do PSB para evitar uma candidatura, não engoliu a escolha de Geraldo para suceder João da Costa, e por isso, Marília Arraes, não será impedida de concorrer. A oposição deverá apresentar múltiplas candidaturas, como Silvio Costa Filho, Daniel Coelho e Mendonça Filho, sendo Silvinho a única novidade nesse processo. Existe ainda uma candidatura que vem tirando o sono do PSB, que apesar de não ser da oposição, não estava nos planos de Paulo Câmara e Geraldo Julio, que é a do presidente estadual do PSD, André de Paula. André tem um largo currículo de mandatos eletivos e importantes participações no executivo.
Foi vereador do Recife, Deputado Estadual, e cumpre o seu quinto mandato de Deputado Federal, sendo atualmente o líder de partido em Brasília. Por isso, este blogueiro foi informado que a candidatura de André de Paula, tende a incomodar os planos socialistas. Na minha opinião,estou convicto, que teremos muitas unhas ruídas até às convenções eleitorais, teremos eleições para lá de emocionantes!

Assinou e inaugurou – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, assinou ontem (01) a ordem de serviço para a construção de uma quadra poliesportiva na comunidade de Caatingueira, com a presença do ex-deputado federal, João Fernando Coutinho (PROS), autor da emenda parlamentar. O prefeito acompanhado do ex-deputado, do vice-prefeito Pedro Alves, vereadores, inaugurou a Feira de Animais do Distrito de Jabitacá, além de entregar um trator fruto da emenda parlamentar do ex-deputado João fernando Coutinho, para as comunidades Ramada da Quixabeira e Caldeirões.

Entregou – O prefeito de Itapetim-PE, Adelmo Moura, entregou a passagem molhada do Riacho da Grota, no sítio Boa Vista. “Este era um grande sonho da população dos sítios Boa Vista, Gameleira e Cacimbinha. “Quero agradecer a presença de todos e dizer que estou muito feliz por esta grande conquista. Está passagem vai ajudar bastante na época de inverno para todos que se locomovem por lá. Continuaremos na luta por cada vez mais serviços para nosso homem do campo”, disse o prefeito muito emocionado.

Participou – O prefeito de Flores, Marconi Santana e a primeira dama, Lucila Santana, participaram na última sexta-feira (29), da cerimônia da abertura dos 236 anos em homenagem à Nossa Imaculada Conceição. “Um momento de renovação da nossa fé, de agradecermos pelas bênçãos alcançadas e de confraternização entre todos nós. Parabéns aos organizadores e ao nosso Pároco Aldo Guedes, por mais um momento tão especial para todos nós”, finalizou Marconi.

Frase –  “Eu quero invocar aqui uma frase que aprendi, hoje (ontem), aqui em Pernambuco, de autoria do nosso presidente, senador, enfim, governador Marco Maciel: “Quem tem tempo não tem pressa. Nós temos tempo para discutir, é muito cedo para tratar do assunto”.(Ex-ministro da Indústria e Comércio e presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, sobre sua candidatura à presidência da Câmara Federal)

 

Apresentou – O prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca), este no último sábado (30) na comunidade Quilombola Buenos Aires, onde apresentou o projeto da reforma, ampliação e climatização da Escola Municipal José Henrique de Melo, seguindo os padrões do (MEC), Ministério da Educação. “É preciso garantir uma estrutura adequada para que os alunos e professores possam desenvolver o processo de ensino-aprendizagem em um ambiente agradável”, disse Manuca.

Perguntar não ofende – O Presidente da Câmara de Vereadores de Tuparetama, Danilo Augusto,  está sondando a executiva estadual do PSL, de olho no milionário fundo partidário que o partido terá para as eleições de 2020 em Pernambuco?

Rejeição a Bolsonaro já supera 42%, aponta pesquisa do El País

 A escalada autoritária de Jair Bolsonaro faz barulho, mas também tira um pouco mais do seu apoio, como constatou o cientista político Andrei Roman, da Atlas Político, segundo aponta reportagem da jornalista Carla Jimenez, do jornal El Pais. “A rejeição ao presidente Bolsonaro subiu nos últimos dias, enquanto o número de apoiadores que consideram seu governo ótimo ou bom caiu de 27,5% no dia 12 de novembro, para algo em torno de 25% neste sábado, diz Roman, que monitora por tracking diariamente as redes para clientes do mercado financeiro”, relata Carla Jímenez.  “A rejeição voltou a subir”, explica Roman, embora não precise quanto. Mas no último levantamento, feito em 12 de novembro, estava em 42,1%. “A aposta do presidente atiça sua base radical, mas mostra-se um jogo arriscado para sua própria sobrevivência política antes mesmo de completar um ano de Governo”, diz a editora do jornal El País. O El País é um dos jornais mais respeitados do mundo. Veja o site do jornal El País

Escritório Brito & Nunes, em SJEgito, completa 13 anos de bons serviços prestados no Pajeú.

 

A imagem pode conter: Hérica Nunes, Adalberto Júnior e Albérico Tiago, pessoas sorrindo, área interna

(Escritório Brito & Nunes, em SJEgito, completa 13 anos de bons serviços prestados no Pajeú.Sentado Dr. Junior, em Pé DrªHerica e Albérico Tiago)

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas em péSão José do Egito é um município que se destaca em vários setores, entre eles nos serviços advocatícios e de contabilidade. Inaugurada há 13 anos, a Brito & Nunes Sociedade de Advogados é uma empresa que tem a marca da credibilidade. Consolidada pelos profissionais que nela atuam, localizada na principal avenida da Terra dos Poetas (25 de Agosto), é certamente um dos escritórios mais movimentados do Pajeú.
Com a experiência dos advogados Adalberto Júnior e Hérica Nunes, e do bacharel em Direito e contador Albérico Tiago, carrega uma trajetória que enobrece o município. Fruto de um sonho desses três irmãos que deixaram sua terra natal e foram estudar em Recife há 20 anos, graças, principalmente à persistência de sua mãe, a professora Fátima Nunes – ex-diretora da tradicional Escola Oliveira Lima e secretária desde a fundação do renomado Colégio Interativo, e do pai – já falecido, ex-vereador Beto Tiago, que dá nome ao auditório da Câmara SJEgito.
Foi com suas carreiras já consolidadas, com o trabalho reconhecido de sua sociedade, que chegaram a postos públicos com louvor. Albérico já está em seu segundo mandato na Câmara de Vereadores de São José. Dr. Júnior está em seu primeiro mandato como parlamentar em Santa Terezinha, onde é o atual presidente da Câmara. Hérica foi procuradora do município no período de 2013 a 2016.
Neste final de ano a empresa vem agradecendo aos seus parceiros, correspondentes, clientes e amigos pela confiança depositada e por serem geradores dessa credibilidade que torna o trabalho desenvolvido cada vez mais eficiente e acima das expectativas.